Sie sind auf Seite 1von 9

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

UNIVERSIDADE DAS AMRICAS

DISCIPLINA: Fundamentos Filosficos, Polticos e Antropolgicos da Educao.

JOS EVANGELISTA DAMASCENO

FORTALAZA 2012

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

UNIVERSIDADE DAS AMRICAS MESTRADO EM CINCIAS DA EDUCAO

DISCIPLINA: Fundamentos Filosficos, Polticos e Antropolgicos da Educao.

RESENHA CRTICA: Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

JOS EVANGELISTA DAMASCENO

FORTALAZA 2012

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

Artigo de Paul Singer Poder, Poltico e Educao. Bibliografia:

Paul Israel Singer, Viena, 24 de maro de 1932, um economista e professor brasileiro nascido na ustria. Desde a juventude como trabalhador participou de organizaes, um dos mais influentes intelectuais brasileiros. Seus livros e artigos procuram tornar acessveis os conhecimentos da economia, da poltica e da educao. Como militante, professor e administrador pblico ele responde a cada dia ajudando a construir um horizonte mais justo e digno para todos. Em 1940, radicou-se no Brasil, obteve a cidadania brasileira em 1954. Em 1951, Singer formou-se em eletrotcnica no ensino mdio da Escola Tcnica Getlio Vargas de So Paulo, exercendo a profisso entre 1952 e 1956. Posteriormente, estudou Economia na Universidade de So Paulo, ao mesmo tempo em que desenvolvia atividade poltico-partidria, no PSB. Graduado em 1959, em 1960 inicia sua atividade de docente na USP, como professor assistente. Em 1966, obteve o grau de doutor em Sociologia, com um estudo sobre desenvolvimento econmico e seus desdobramentos territoriais, abordando cinco cidades brasileiras So Paulo, Belo Horizonte, Blumenau, Porto Alegre e Recife - na Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. A tese deu origem ao livro Desenvolvimento Econmica e Evoluo Urbana. Entre 1966 e 1967, estudou Demografia em Princeton, nos Estados Unidos. Em 1968, apresentou sua tese de livredocncia, Dinmica populacional e Desenvolvimento. Nesse mesmo ano, retoma suas atividades como professoras da USP at ter seus direitos polticos cassados pelo AI-5 e ser aposentado compulsoriamente, em razo de suas atividades polticas, em 1969. Singer contextualiza sua abordagem em educao expondo o grande universo entre educadores e educandos, traz a linha de frente a questo dos gestores pblicos, polticos e administradores na polarizao das vises opostas dos fins e rumos para a educao e como atingir - ls. Discorre ainda sobre a exigncia democrtica da educao universal, fala do liberalismo em face da democracia apresenta a crtica neoliberal aos servios sociais do Estado, a crise do Estado de bem-estar social, traz um enfoque excluso social decorrente da Terceira Revoluo Industrial e da globalizao econmica, fala sobre a crise do sistema escolar e por fim retoma o grande debate educacional.

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

Discorre ainda sobre as faces da educao onde essa viso se concentra no educando e em particular no educador, Conforme Singer.
O lao que une os procederes educativos o respeito e a preocupao pela autonomia do educando, portanto, pela autoformao de sua conscincia e pela sua gradativa capacitao para se libertar da tutela do educador e poder prosseguir, sozinho ou em companhia de seus pares, sua auto-educao

As duas faces tanto da civil democrtica, como da produtivista, valorizam a educao como meio de melhorar a sociedade, nas concepes que integram os legados ideolgicos opostos. Cabe observar que h outras vises e pensamentos sobre educao. O leque do educar e do saber, no deve ser meramente limitado vontade de um, mais de uma discusso macro em uma viso holstica do entendimento do conhecer do entender e do pensamento ideolgico tanto do educando como do educado. O autor disserta sobre a importncia democrtica da educao e da igualdade entre os cidados, alerta que homens e mulheres devem ser iguais em direitos sem quaisquer interferncias na igualdade destes direitos. Segundo Adam Smith, o sagrado direito liberdade. A educao deve ser vista como um processo universal e igualitrio para todos. A constituio de 1988 capitula III; seo I; Artigo 205 diz que: "A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho". O educador tem papel importante na figura e na construo social e intelectual de uma sociedade. Hora, Singer relata que o acesso educao deve ser universal e igualitrio, a colocao do escritor se reporta ao artigo citado da carta magna onde ele deixa claro, a viso macro do processo educacional. A lei de Diretrizes e bases da Educao LDB em seu Art. 1 estabelece que: a educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais.

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

Em relao construo do grande debate educacional, Singer abri o leque das possibilidades para o aprender. Concordando com o pensamento do autor a LDB quando trata Dos Princpios e Fins da Educao Nacional em seu Art. 2, vislumbra este pensar quando diz: a educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Pensar de forma resumida ou meramente internalizada na figura do educador, sem levar em considerao o pensar e o entender do educando restringir o processo do aprender. A educao deve ser entendida e vista, como uma atividade de inteligncias coletivas. E , a base para o conhecimento da filosofia do aprender, e do processo educacional. A crise do sistema escolar era considerada mundial em 1996 quando o autor publicou este artigo. Observando a contextualizao em 2012, os resultados obtidos ainda so tmidos, em ralao a 1996, mais j se percebe mudanas na viso dos educadores e dos educandos, ambos os Lados tornaram-se mais questionadores. Mais, este interlace filosfico ainda bastante tmido em relao ao ideal. Hoje os seguimentos sociais lutam de forma equnime em defesa de uma escola pblica de qualidade e com acesso universal e igualitrio para todos. Ao questionar a o acesso universal, a colocao do autor muito pertinente quando ele interroga:
Que tipo de pessoa nossas escolas esto formando e para que tipo de sociedade? Se a democracia uma conquista irreversvel e quero crer que , qual o modelo de cidado consciente que inspira nosso ensino? Ser que os nossos currculos correspondem adequadamente ao desejo natural de aprender dos jovens, motivando-os a participar ativamente do processo educativo?

O nosso sistema educacional pblico, fragilizado por ambos os lados... Do poder pblica parte os programas e projetos educacionais; que na filosofia escrita, maravilhoso! Recursos so alocados para a excurso dos projetos, mais so maus geridos na esfera administrativa. Recursos o Pais tem, mas, bate no mostro e nas muralhas das ingerncias dos recursos pblicos destinado no s a educao, mais se distribui no contesto global. O educador em muitas vezes estar merc de programas que no participou de sua elaborao e livros que no opinou para lecionar suas disciplinas. H de se levar em considerao o grau de deficincia na base fundamental que o educado submetido, existem vrios fatores que contribuem para est deficincia, fatores como o nutricional, social interferem gradativamente no processo de aprendizado do aluno. Cabe figura maior do educador rever estes conceitos e

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

tornar prazerosa a forma do aprender, ser educador uma escolha, e no uma imposio. Sabemos que h relatos e estudos comprovados que a violncia aterroriza nossas escolas e consequentemente nossos alunos.

Saviani, em um estudo realizado nas escolas pblicas dos Estados Unidos da America EUA mostra que a deficincia, a evaso e a violncia no sistema educacional, no uma condio s do Brasil. O autor apresenta em seu estudo que a evaso relativa aos alunos que frequentam a escola secundaria se aproxima dos 30%, ele alerta que:
O sintoma mais alarmante do fracasso da escola pblica talvez no esteja nos que pulam fora, e sim nos que permanecem dentro e no aprendem nada. Os especialistas chamam-nos de analfabetos funcionais: embora possuam diplomas, isto , sejam nominalmente alfabetizados, na prtica so incapazes de entender, por exemplo, como funciona o metr, e no conseguem consultar uma lista telefnica ou ler uma bula de remdio. Em Nova York, segundo as ltimas pesquisas, h 2 milhes de indivduos nessas condies. (Saviani, 1992, p. 10).

Singer considerou necessrio transcrever o pensamento e descrio do autor para enfatizar que a crise do ensino no propriamente s nossa, ela existe tambm em pases como: Argentina, Uruguai e Chile, segundo Saviani relatou Singer, o ensino est em crise. Convm considerar que a crise educacional e oriunda da fragilizao do sistema e da poltica estrutural, mais tambm decorre da ausncia da sociedade e da famlia em sua defesa. De um modo geral a educao deve ser vista, ensinada, entendida e concebida como inteligncia coletiva no se deve optar pela relao de quem manda ou quem deva obedecer. Deve ser construda com menos autoridade e mais contedo, tendo uma troca de ideias entre governos, sociedade, famlias, educando e educados, tendo na sua concepo uma igualdade de direitos e responsabilidades, tanto para homes, mulheres, jovens e crianas, independente de credo raa e opo sexual. Deve ser universal igualitria para todos independente de classe social. O autoritarismo aniquila as ideias, retrai o educado e constrange o educando, a educao deve ser concebida como instrumento de transformao. O professor deve ser democrtico para ensinar socializando o conhecimento para todos. E a forma a ser socializado este conhecimento a troca de experincias vivenciadas com o alunato democratizando o processo do ensinar e do aprender. Todos devem est abertos ao dilogo, no se deve fechar o circulo em uma nica forma de ensinar ou de aprender, h vrios mtodos e formas para se internalizar o conhecimento. Todas as ideias devem ser somativas nunca divisveis, o

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

educador no pode impor sua vontade sobre o educado ele deve socializar o aprendizado em detrimento do saber e do conhecer para aplicar proporcionalmente o poder de ensinar. A educao deve ser um compromisso de todos, no apenas uma ideia de governos, mais que envolva todas as organizaes. Neste sentido percebe-se claramente a importncia da socializao do conhecimento mostrando seu papel, sua finalidade e seus objetivos, que o ensinar e o aprender. John Locke adverte, o caminho que leva construo desta sociedade implica um processo gigantesco de educao, e no apenas a educao entendida no sentido da transmisso do conhecimento, mas no sentido da formao da cidadania. (Oliveira, p. 181, 2000). Para Bobbio, a existncia de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existncia de um sistema normativo, onde por existncia deve entender-se tanto o mero fator exterior de um direito histrico ou vigente quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da prpria ao. A figura do direito tem como correlato a figura da obrigao. (1992, p. 79-80). Segundo Marshall, A educao das crianas est diretamente relacionada com a cidadania, e, quando o Estado garante que todas as crianas sero educadas, este tem em mente, sem sombra de dvida, as exigncias e a natureza da cidadania. Est tentando estimular o desenvolvimento de cidados em formao. O direito educao um direito social de cidadania genuno porque o objetivo da educao durante a infncia moldar o adulto em perspectiva. Basicamente, deveria ser considerado no como o direito da criana freqentar a escola, mas como o direito do cidado adulto ter sido educado. (p. 73). Para Cury (2002): A magnitude da educao assim reconhecida por envolver todas as dimenses do ser humano: o singulus, o civis e o socius. O singulus, por pertencer ao indivduo como tal, o civis, por envolver a participao nos destinos de sua comunidade, e o socius, por significar a igualdade bsica entre todos os homens (p. 254). Singer Acredito que o ensino pblico e gratuito de acesso universal pode ser salvo da crise em que se encontra desde que, seus defensores o submetam a uma autocrtica radical, a partir da qual sua reforma possa ser proposta. Consequentemente o grande debate sobre a crise da educao possa dar frutos, como a finalidade de ser uma conquista de todos e para todos. Finalmente, deixa claro que as crticas tem base na realidade, no s do Brasil mais tambm em outros Pases das Amricas. As diversas faces do sistema educacional pblico

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

brasileiro e mundial coexistem. E no pode ser considerado de maneira independente dos conceitos ou das bases tericas, implcita ou explicitamente, envolvidas na poltica de ensino. O artigo tem por objetivo discutir alternativas e oferecer sugestes para estudantes universitrios e pesquisadores, a fim de que possam realizar planejar e desenvolver as prprias pesquisas, na graduao e ps-graduao, utilizando-se do rigor necessrio produo de conhecimentos confiveis. de grande auxilio, principalmente, queles que desenvolvem trabalhos acadmicos no campo das cincias sociais. No se trata de um manual para educao, com passos a serem seguidos, mais uma resenha de um artigo que apresenta os fundamentos necessrios compreenso da natureza do mtodo cientfico, nas cincias sociais, bem como diretrizes operacionais que contribuem para o desenvolvimento da atitude crtica necessria ao progresso do conhecimento.

RESENHA ANALTICA - Poder, Poltico e educao. Paul Singer.

Referncias Bibliogrficas
1. BODINGTON, S., GEORGE, M., MICHAELSON, J. (1986). Developing the

socially useful economy. Londres.


2. BOBBIO, N. A Era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 3. CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito educao: Direito igualdade, direito

diferena. In: Cadernos de Pesquisa, n 16, p. 245-262, julho/2002.


4. MARSHALL, T. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. 5. OLIVEIRA, I. A. R. Sociabilidade e direito no liberalismo nascente. Revista Lua

Nova, n. 50, p. 160, 2000, v. II. 6. Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurdicos. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. 7. Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurdicos. Lei n 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional.
8. SINGER, Paul Israel Artigo Poder, Poltico e Educao. Revista Brasileira de

Educao 1996 n 1.
9. SAVIANI, Demerval. (1992). Neo-liberalismo ou ps-liberalismo? Educao pblica,

crise do Estado e democracia na Amrica latina. In: Estado e educao. Campinas: Papirus.
10. WIKIPDIA,

Enciclopdia Livre Artigo - Paul Singer. Disponvel http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Singer. Acessado em 05 de mar. De 2013.

em;

11. USP: A Trajetria de Paul Singer Enviado por ANTONIO ATEU, Sexta, 13/04/2012 -

11h30min acessado em 07 de jul. de 2012. Disponvel http://www.advivo.com.br/blog/antonio-ateu/usp-a-trajetoria-de-paul-singer.

em

Jos Evangelista Damasceno aluno do Curso de Mestrado em Cincias da Educao da UNIAMERICAS.

Das könnte Ihnen auch gefallen