Sie sind auf Seite 1von 16

CONCURSO PBLICO EDITAL n 080/DDPP/2011 CARGO: OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO INSTRUES

1. O tempo total concedido para a resoluo desta prova (Lngua Portuguesa + Conhecimentos Especficos) de 3 (trs) horas, incluindo o tempo destinado ao preenchimento do carto-resposta. 2. Confira, no carto-resposta, seu nmero de inscrio, o cargo para o qual se inscreveu e demais dados. Transcreva-os nos quadros abaixo. Assine no local indicado. Verifique no carto-resposta se h marcaes indevidas nos campos destinados s respostas. Se houver, reclame imediatamente ao fiscal. 3. Depois de autorizado pelo fiscal, verifique se faltam folhas no caderno de prova, se a sequncia de questes, no total de 40 (quarenta), est correta e se h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. 4. Cada questo objetiva apresentada com 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (de A a E), das quais apenas 1 (uma) correta. 5. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. Utilize os espaos e/ou pginas em branco para rascunho. No destaque folhas do caderno de prova. 6. Transcreva com caneta esferogrfica transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul, as respostas da prova objetiva para o carto-resposta. Este ser o nico documento vlido para efeito de correo. Em hiptese alguma haver substituio do cartoresposta por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo(a) candidato(a). 7. No ser permitida, durante a realizao da prova, a comunicao entre os candidatos, o porte e a utilizao de aparelhos celulares ou similares, de calculadoras ou similares, de relgios, de livros, de anotaes, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o(a) candidato(a) que descumprir esta determinao. 8. Ao terminar, entregue ao fiscal o seu caderno de prova e o carto-resposta. Voc s poder entregar este material e se retirar definitivamente do seu grupo aps as 10h 30min. 9. Os 3 (trs) ltimos candidatos que restarem em cada sala de prova somente podero entregar as suas provas e o carto-resposta e retirar-se do local simultaneamente. 10. Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante da ltima folha do caderno de prova, o qual poder ser destacado e levado com voc.

___________________________________________ ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

INSCRIO

NOME DO(A) CANDIDATO(A)

CARGO

LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM

LNGUA PORTUGUESA Texto 1 Os mgicos so as pessoas mais honestas do mundo. Eles te avisam: Se prepare, eu sou uma fraude, um mentiroso e vou te enganar. E a eles vo l e voc cai mesmo assim. Quem diz isso James Randi, um mgico canadense de 82 anos. Desde os anos 70, Randi conhecido por revelar como pretensos paranormais usam truques de mgica para arrancar dinheiro de fiis. Com esse mesmo objetivo ele criou, em 1996, a Fundao James Randi, a qual tem por objetivo desmascarar msticos enganadores de todo tipo. Por conta desse trabalho, acabou aprendendo uma gama imensa de truques e, mesmo sem nunca ter pisado em uma universidade, considerado um grande neurocientista.
ROSA, Guilherme. A mgica do crebro. Galileu, p. 9, n. 2351, fev. 2011. [adaptado]

01) Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o Texto 1. A( ) Um mgico canadense de 82 anos revela os dotes paranormais com os quais realiza truques de mgica. B( ) Desde os 70 anos, Randi conhecido como um pretenso paranormal. C( ) A Fundao James Randi uma instituio que rene neurocientistas, para que possam aperfeioar o estilo de seus truques. D( ) James Randi dedica-se a desmoralizar falsos msticos que enganam os fiis com truques. E( ) Os neurocientistas da Fundao James Randi revelam por que os ilusionistas so as pessoas mais honestas do mundo.

02) Assinale a alternativa CORRETA sobre o emprego de aspas no Texto 1. A( ) As aspas simples indicam que o mgico canadense adverte o autor de que pretende engan-lo com seus truques. B( ) Os primeiros perodos esto entre aspas duplas porque transcrevem a fala de um mgico canadense sobre outros mgicos, citada pelo autor do texto. C( ) As aspas destacam o pensamento do autor sobre os mgicos em geral, que ele considera as pessoas mais honestas do mundo. D( ) As aspas, tanto as duplas como as simples, foram empregadas para destacar as caractersticas da linguagem prpria dos mgicos. E( ) As aspas simples indicam que foi feita a transcrio de uma fala do autor sobre as mentiras que os mgicos contam aos espectadores.

03) Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Na frase [...] a Fundao James Randi, a qual tem por objetivo desmascarar msticos enganadores de todo tipo., a expresso sublinhada... A( ) pode ser substituda pela expresso dita cuja sem atentar contra a norma padro da lngua portuguesa. B( ) introduz uma explicao sobre os falsos msticos. C( ) restringe os objetivos da fundao ao fato de enganar msticos de todo tipo. D( ) introduz uma orao independente. E( ) refere-se Fundao James Randi.

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

04) Considere as afirmativas abaixo sobre o uso dos pronomes na frase Eles te avisam: Se prepare, eu sou uma fraude, um mentiroso e vou te enganar. I. O emprego dos dois pronomes te indica um registro de linguagem informal, no Brasil. II. O emprego do pronome se no segue a norma padro escrita da lngua portuguesa. III. O emprego dos trs pronomes sublinhados aceitvel, porque se trata da transcrio de uma fala em registro informal. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Nenhuma das afirmativas est correta. Todas as afirmativas esto corretas. Apenas as afirmativas I e II esto corretas. Apenas as afirmativas I e III esto corretas. Apenas as afirmativas II e III esto corretas.

05) Assinale a alternativa cujo significado do segundo vocbulo NO equivale ao da palavra sublinhada no texto. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) fraude farsa msticos religiosos gama srie pretenso pretexto fiis crentes

Texto 2 O casal Stephen Macknick e Suzana Martinez-Conde, ambos neurocientistas, com a ajuda de diversos mgicos, estudou os mecanismos pelos quais os truques enganam o crebro humano a que chamaram de neuromgica. Durante as pesquisas, acabaram descobrindo que os ilusionistas sabiam mais do que ningum como funciona a mente humana, e que os cientistas teriam muito a aprender com eles. claro que os mgicos no frequentaram as salas de aula na universidade atrs dos mistrios da mente seu conhecimento muito mais intuitivo. Eles sabem que no enxergamos o mundo como ele de fato , mas como nosso crebro o constri, e se aproveitam disso. A gente s tem a impresso de enxergar com melhor qualidade porque nosso crebro preenche as partes que no conseguimos ver perfeitamente, usando para isso experincias passadas. Os mgicos entenderam esse mecanismo para nos enganar. O seu trabalho uma tentativa constante de surpreender nosso senso muito treinado de causa e efeito. Como ningum some no ar sem explicao e no cabem coelhos dentro de cartolas, s h uma explicao para aquilo que vemos no palco: pura mgica.
ROSA, Guilherme. A mgica do crebro. Galileu, p. 10, n. 2351, fev. 2011. [Adaptado]

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

06) Considere as afirmativas abaixo sobre o Texto 2. I. Um casal de estudiosos da mente humana descobriu que os mgicos conhecem intuitivamente como o crebro humano funciona. II. Os expectadores, embora no compreendam as mgicas, sabem que elas so resultado de impresses enganosas. III. Alm dos neurocientistas, os ilusionistas frequentam universidades para descobrir o funcionamento dos olhos humanos. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Nenhuma das afirmativas est correta. Apenas as afirmativas I e III esto corretas. Apenas as afirmativas II e III esto corretas. Todas as afirmativas esto corretas. Apenas as afirmativas I e II esto corretas.

07) Assinale a alternativa na qual a mesma palavra tem funo de substantivo na frase 1 e de adjetivo na frase 2. A( ) 1. Com a ajuda de um mgico, o casal estudou o crebro humano. 2. Um processo mgico acontece dentro do crebro. B( ) 1. S h uma explicao para aquilo que vemos no palco: pura mgica. 2. A mgica acontece quando presenciamos algo que no est de acordo com o modo como percebemos o mundo. C( ) 1. Se um objeto desaparece atrs de outro, sabemos que ele continuar existindo, ainda que no possamos mais v-lo. 2. Quando se levanta o objeto da frente e percebemos que o de trs sumiu, supomos que ele desapareceu magicamente. D( ) 1. Os ilusionistas sabem como funciona a mente humana. 2. O casal de neurocientistas trabalhou em conjunto com ilusionistas. E( ) 1. H um famoso truque em que uma assistente colocada dentro de uma caixa e serrada ao meio. 2. O truque s funciona porque vemos a cabea da mulher de um lado da caixa e seus ps do outro. 08) Indique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, considerando os verbos sublinhados na frase Durante as pesquisas, acabaram descobrindo que os ilusionistas sabiam mais do que ningum como funciona a mente humana, e que os cientistas teriam muito a aprender com eles. ( ( ( ) A locuo verbal acabaram descobrindo pode ser substituda por descobriram sem que ocorra grande alterao no sentido do texto. ) A forma verbal sabiam indica um fato ocorrido no passado com incio e fim definidos. ) A forma verbal teriam indica que a ao transcorre no momento em que se fala. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, de cima para baixo. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) VFV FFV VFF VVF FVF

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

09) Assinale a alternativa CORRETA. Se a expresso sublinhada na frase O casal Stephen Macknick e Suzana Martinez-Conde, ambos neurocientistas, com a ajuda de diversos mgicos, estudou os mecanismos pelos quais os truques enganam o crebro humano... fosse substituda por Tanto Stephen Macknick como Suzana Martinez-Conde so neurocientistas..., segundo a norma padro da lngua portuguesa, a frase teria que ser reescrita como segue: A( ) Tanto Stephen Macknick como Suzana Martinez-Conde so neurocientistas. Com a ajuda de diversos mgicos, eles estudaram os mecanismos pelos quais os truques enganam o crebro humano. B( ) Tanto Stephen Macknick como Suzana Martinez-Conde so neurocientistas, com a ajuda de diversos mgicos, estudou os mecanismos pelos quais os truques enganam o crebro humano. C( ) Tanto Stephen Macknick como Suzana Martinez-Conde so neurocientistas, com a ajuda de diversos mgicos, estudava os mecanismos pelos quais os truques enganam o crebro humano. D( ) Tanto Stephen Macknick como Suzana Martinez-Conde so neurocientistas com a ajuda de diversos mgicos, estuda os mecanismos pelos quais os truques enganam o crebro humano. E( ) Tanto Stephen Macknick como Suzana Martinez-Conde so neurocientistas e com a ajuda de diversos mgicos estudara, os mecanismos pelos quais os truques enganam o crebro humano. 10) Considere as afirmativas abaixo. I. Os cientistas chamaram de neuromgica o estudo dos mecanismos que levam os truques a enganarem o crebro humano. II. As pesquisas revelaram que os mgicos, se no fossem grandes enganadores, teriam muito a ensinar aos cientistas sobre os mistrios da mente humana. III. Os espectadores de truques de mgica sabem que esto sendo enganados, pois enxergam o mundo como ele , no como o crebro humano o v. Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o Texto 2. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Nenhuma das afirmativas est correta. Apenas as afirmativas I e II esto corretas. Apenas a afirmativa I est correta. Apenas as afirmativas II e III esto corretas. Todas as afirmativas esto corretas.
Texto 3 Analisar o modo com que os mgicos faziam seu truque passar despercebido do pblico ajudou os neurocientistas a entenderem melhor como funciona o sistema de ateno do ser humano. Ns temos um foco de ateno. Podemos olhar para toda uma regio do espao fsico, ou podemos nos focar em determinado ponto e suprimir todo o resto. O que os mgicos fazem manipular esse foco de ateno, para que o pblico olhe para a direo errada, justamente onde o truque no est sendo realizado. Usando sua linguagem corporal, piadas e luzes, os espetculos de magia conseguem nos distrair do que realmente importa. Os mgicos so unnimes em dizer que no basta ter apenas conhecimento cientfico eles levam anos treinando para que suas mos sejam rpidas o suficiente para tapear nossa cognio. A prtica mais importante que a cincia na hora de entender o que se passa durante um truque. Mesmo que se saiba qual o truque, ainda no se sabe como ele funciona na cabea do espectador. mais um mistrio adicionado mgica. Novas mgicas ensinam alguma coisa nova sobre como se enxerga o mundo.
ROSA, Guilherme. A mgica do crebro. Galileu, p. 11, n. 2351, fev. 2011. [Adaptado] CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011 5

11) Assinale a alternativa que apresenta o TTULO MAIS ADEQUADO ao Texto 3. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Neuromgica: a nova maneira de fazer mgica Linguagem corporal, piadas e luzes no fazem o truque perfeito Grande mistrio: novas mgicas desafiam os ilusionistas Cincia e mgica: novos ensinamentos sobre como se enxerga o mundo Mgicos analisam neurocientistas

12) Identifique as expresses que podem substituir as palavras sublinhadas abaixo e que, feitas as concordncias necessrias, ainda mantm o sentido do texto: Os mgicos so unnimes em dizer que no basta ter apenas conhecimento cientfico eles levam anos treinando para que suas mos sejam rpidas o suficiente para tapear nossa cognio. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) esto unidos/confirmar/conhecimento. se contradizem/ludibriar/conhecimento. concordam/enganar/percepo. recusam/desviar/ateno. esto de acordo/reforar/coordenao.

13) Assinale a alternativa CORRETA. Se o sujeito da frase Podemos olhar para toda uma regio do espao fsico, ou podemos nos focar em determinado ponto e suprimir todo o resto. for substitudo por eles, a frase teria que ser reescrita, segundo a norma padro da lngua portuguesa, como segue: A( ) Podem olhar para toda uma regio do espao fsico, ou podem se focar em determinado ponto e suprimir todo o resto. B( ) Podem olharem para toda uma regio do espao fsico, ou podem se focar em determinado ponto e suprimir todo o resto. C( ) Pode olharem para toda uma regio do espao fsico, ou pode se focarem em determinado ponto e suprimirem todo o resto. D( ) Podem olhar para toda uma regio do espao fsico, ou podem se focarem em determinado ponto e suprimir todo o resto. E( ) Pode olhar para toda uma regio do espao fsico, ou pode se focar em determinado ponto e suprimirem todo o resto. 14) A frase A prtica mais importante que a cincia na hora de entender o que se passa durante um truque. pode ser reescrita de outras maneiras e permanecer gramaticalmente correta, embora o sentido se altere. Assinale a alternativa na qual a frase NO EST CORRETA, de acordo com a norma padro da lngua portuguesa. A( ) A prtica menos importante que a cincia na hora de entender o que se passa durante um truque. B( ) A prtica importantssima que a cincia na hora de entender o que se passa durante um truque. C( ) A prtica to importante quanto a cincia na hora de entender o que se passa durante um truque. D( ) A prtica to ou menos importante que a cincia na hora de entender o que se passa durante um truque. E( ) A prtica to ou mais importante que a cincia na hora de entender o que se passa durante um truque.
CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011 6

15) Considere a frase Mesmo que se saiba qual o truque, ainda no se sabe como ele funciona na cabea do espectador. Assinale a alternativa CORRETA. ainda estabelece uma relao de adio entre as oraes. ainda estabelece uma relao de alternncia entre as duas oraes. Mesmo que indica uma concluso em relao ao que diz a segunda orao. Mesmo que inicia uma orao indicando uma condio para que o fato expresso na segunda orao se realize ou no. E( ) Mesmo que indica uma contradio em relao ao que diz a segunda orao, embora no a negue. A( B( C( D( ) ) ) )

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

16) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE pergunta abaixo. Um reservatrio de nvel constante alimenta uma tubulao que descarrega em uma caixa que, no tempo zero, estava vazia. Esta tem volume de 1570 litros. O tempo para encher a caixa foi de 100 segundos. O dimetro interno da referida tubulao de 100 mm. Considerar (Pi) como 3,14. Qual a velocidade mdia da gua na tubulao? A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 0,50 m/s 5,00 m/s 1,50 m/s 0,15 m/s 2,00 m/s

17) Em uma tubulao, a vazo de 0,0628 m3/s e a velocidade mdia de 2,0 m/s. Considerar (Pi) como 3,14. Assinale a alternativa que apresenta o dimetro CORRETO da tubulao. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 250,00 mm 20,00 cm 2,50 m 0,025 m 0,22 m

18) Um filtro de areia tem formato cilndrico. As tubulaes de entrada e sada ligam-se a esse filtro em pontos distintos mas que esto na mesma cota topogrfica. Em cada um desses pontos h um manmetro (leituras em kgf/cm2). Todas as tubulaes tm o mesmo dimetro. A vazo do sistema constante. Como se sabe, a equao de Bernoulli (da energia) aplicada no ponto de entrada tem 3 energias que devem ser somadas. No ponto de sada (de jusante), devemos somar suas 3 energias e tambm a perda de carga entre os citados pontos. Assim, a igualdade na referida equao respeitada. Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA. A ( ) A diferena entre as leituras dos manmetros nada tem a ver com perda de carga mas sim com outro fenmeno. B ( ) A diferena entre as leituras dos manmetros no normal, pois para uma boa operao essas leituras deveriam ser sempre iguais. C ( ) A diferena entre as leituras dos manmetros (em kgf/cm2) diretamente proporcional perda de carga da referida equao. D ( ) A equao da energia no pode ser aplicada a este caso. E ( ) A equao da energia foi apresentada de forma totalmente equivocada.

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

19) Uma bomba centrfuga tem um manmetro na sua entrada e outro na sua sada (leituras em m.c.a.). Considerar que a diferena entre as leituras dos manmetros seja exatamente igual Altura Manomtrica Total (AMT) que est ocorrendo. Na sada, aps o manmetro (portanto jusante desse manmetro), h um registro que est sendo acionado pelo operador. Como resultado dessa operao, a Tabela a seguir mostra alguns valores obtidos para vazo e AMT. Tabela: Valores mdios de vazo e AMT AMT (m.c.a) Vazo (m3/h) 30,00 7,20 29,00 10,80 27,00 14,40 24,00 18,00 CORRETO afirmar que: A( ) o conjunto de valores da Tabela tem aspecto normal para uma bomba centrfuga. B( ) o conjunto de valores da Tabela est muito estranho, pois a vazo deve ser diretamente proporcional AMT. C( ) uma vazo de 18,00 m3/h algo anormal e muito acima do que uma bomba centrfuga poderia fornecer. D( ) uma vazo de 7,20 m3/h baixa demais para uma bomba centrfuga, que opera normalmente com vazes muito maiores. E( ) os dados mostram que esta bomba no est em funcionamento normal, tendo um srio problema que precisa ser solucionado.

20) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE pergunta abaixo. Considere uma piscina contendo um volume de gua de 800 m3. Voc foi informado de que precisa colocar na piscina 30 mg/L de um certo produto para elevar o pH. Voc dever preparar 300 L (litros) de uma soluo com o referido produto, para a aplicao de uma s vez. Qual a concentrao da soluo, em porcentagem (%), a ser preparada? A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 11,5% 8,8% 2,6% 5% 8%

21) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE pergunta abaixo. Voc mediu a concentrao de cloro livre de uma piscina, cujo volume de gua 1300 m3, e encontrou um valor inferior ao recomendado. Aps consultar informaes em um manual, concluiu que deveria adicionar 1,0 mg/L de cloro gasoso para normalizar a situao. O sistema de dosagem de cloro existente permite uma aplicao mxima, constante, de 2,0 kg/h de gs, cujo valor indicado por um rotmetro previamente regulado. Qual o tempo de aplicao de cloro sob as condies acima descritas, admitindo ser esse o sistema de dosagem disponvel? A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 18 minutos 39 segundos 25 minutos 39 minutos 90 minutos

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

22) Com relao qualidade da gua da piscina, de acordo com a Resoluo DVS n. 0003, de 15/02/2001, da Diretoria de Vigilncia Sanitria-SC, CORRETO afirmar que: A ( ) o pH da gua deve ficar entre 6,2 e 7,8. B ( ) a gua da piscina pode estar isenta de bactrias do grupo coliforme e/ou Staphylococcus aureus. C ( ) o cloro residual deve estar compreendido entre 0,8 mg/L e 1,5 mg/L. D ( ) o controle de proliferao de algas deve ser feito com produtos base de cobre. E ( ) a turbidez da gua da piscina no deve ultrapassar o valor de 5 uT (cinco unidades de turbidez).

23) Um aspecto muito importante com relao sade dos usurios de piscinas coletivas so as doenas que podem ser transmitidas atravs da gua. Escolha a alternativa que apresenta a relao CORRETA de doenas comumente associadas ao uso de piscinas. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Osteoporose, otites, estomatite. Micoses, acefalia, miopia. Bronquite, osteoporose, micoses. Esofagite, artrite, conjuntivites. Otites, conjuntivites, micoses.

24)

Analise as afirmativas abaixo com relao s exigncias sobre os usurios de piscinas coletivas e/ou de uso especial, de acordo com a Resoluo DVS n. 0003, de 15/02/2001, da Diretoria de Vigilncia Sanitria-SC.

I. II.

Os usurios de piscina devem se submeter a exames mdicos a cada 12 meses. Pessoas com ferimentos abertos ou com curativos de qualquer natureza no podem frequentar a piscina. III. Pessoas sob efeito de droga ou alcoolizados no podem frequentar a piscina. IV. O banho em ducha ou chuveiro antes de entrar no tanque obrigatrio apenas para os maiores de 18 anos. V. O usurio da piscina deve passar obrigatoriamente pelo lava-ps antes de entrar no tanque. VI. proibido o consumo de bebidas, alimentos e cigarro pelo usurio no interior do tanque. VII. permitido aos usurios de piscina o uso de leos, cremes e protetores solares, desde que feitos exclusivamente a partir de substncias vegetais. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Somente as afirmativas I, II, V e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III, VI e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III, V e VI so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III, IV e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas I, IV, V e VI so verdadeiras.

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

10

25) De acordo com a Resoluo DVS n. 0003, de 15/02/2001, da Diretoria de Vigilncia SanitriaSC, na administrao da rea das piscinas dever ser mantido um livro para registros de dados, devidamente autenticado pela Vigilncia Sanitria. Com relao a esses registros, CORRETO afirmar que diariamente deve ser anotado no livro: A ( ) temperatura da gua (3 vezes ao dia); leitura de pH e residual de cloro (a cada 2 horas); nmero de coliformes em 10 mL de amostra. B ( ) temperatura do ar e da gua (3 vezes ao dia); leitura de pH e residual de cloro (a cada 2 horas); taxa de cloro residual no lava-ps. C ( ) taxa de cloro residual no lava-ps; pH da gua (a cada 4 horas); turbidez da gua (a cada 2 horas). D ( ) dose de cloro aplicado na gua; pH e temperatura da gua (a cada 2 horas); taxa de cloro residual no lava-ps. E ( ) nmero de banhistas que frequentaram a piscina; pH e temperatura da gua (a cada 2 horas); leitura do cloro residual (a cada 4 horas).

26) Uma piscina de 864 m3 (volume de gua) recebeu um novo sistema de filtragem. Para conciliar a rotina de uso e manuteno da piscina, necessrio ajustar, atravs da manobra de registros, a vazo da bomba, para que toda a gua seja filtrada uma vez em 8 horas. Para fazer esse ajuste voc dispe da Tabela abaixo, que relaciona a presso indicada num manmetro na sada da bomba e a vazo da bomba, considerando o filtro limpo. Voc dever fazer a retrolavagem do filtro e, em seguida, ajustar a presso. Tabela: Vazo da bomba em funo da presso Presso no manmetro (m.c.a) 45 22,5 15 12,5 10 9 Vazo da bomba (L/s) 10 20 30 36 45 50

Qual das alternativas indica a presso CORRETA que o manmetro dever marcar aps o referido ajuste? A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 22,5 mca 10 mca 15 mca 45 mca 12,5 mca

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

11

27) A manuteno da qualidade da gua da piscina depende, entre outros fatores, da sua limpeza fsica. Com relao a esse aspecto, analise as afirmativas abaixo. I. As coadeiras localizadas nas bordas da piscina so dispositivos responsveis, em grande parte, pela retirada de partculas flutuantes da superfcie da gua. II. O sistema de filtragem permite remover, atravs das linhas de suco pelo ralo de fundo e bocais laterais, partculas em suspenso no meio aquoso. III. Atravs da aspirao possvel remover o material sedimentado no fundo da piscina. Tal operao no pode ser realizada conduzindo a gua aspirada para o sistema de drenagem. IV. Numa sequncia de tratamento para a eliminao de algas aderidas, a escovao das paredes e bordas da piscina nunca pode ser feita aps o ajuste do pH da gua. V. Nmero de usurios por dia, uso ou no de duchas pelos usurios antes de entrar na piscina e ausncia de cobertura na piscina so fatores que influenciam na operao de limpeza. VI. A limpeza do piso no entorno da piscina influencia na manuteno da qualidade da sua gua. VII. A aspirao uma ao fsica de limpeza que pode ocorrer aps um tratamento qumico da gua da piscina. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Somente as afirmativas I, II, V, VI e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II, III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III, V, VI e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III, IV, V e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas II, IV, V, VI e VII so verdadeiras.

28) Um aspecto muito importante na operao de piscinas so os cuidados na execuo dos testes para avaliar a qualidade da gua. Com relao a esse assunto, analise as afirmativas abaixo. I. A coleta da amostra de gua deve ser feita num local distante do bocal de retorno. II. A coleta da amostra de gua deve ser feita a uma profundidade mdia de 3 a 4,5 cm abaixo do nvel da gua. III. A amostra deve ser tirada sempre no mesmo lugar. IV. Sempre fazer os testes antes e depois de adicionar os produtos qumicos piscina, respeitando um ciclo completo de filtrao. V. Lavar o comparador padro do kit de teste com gua da prpria piscina antes do teste. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Somente as afirmativas II, III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II, III e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II, III e IV so verdadeiras.

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

12

29) Usados para o controle da qualidade da gua de piscinas, kits baseados em leitura colorimtrica permitem avaliar pH, cloro e alcalinidade. Cuidados especiais devem ser tomados no uso desses kits e na conservao dos reagentes para esses testes. Sobre esse aspecto, analise as afirmativas abaixo. I. Ajustar o volume de gua na cubeta do comparador e considerar correto quando a base da curva que se forma na gua do visor, denominada menisco, tangenciar a linha indicadora do nvel de gua na cubeta. Colocar as gotas de reagente (lquido) sempre com a bisnaga na posio horizontal. No usar o dedo para tampar a cubeta do comparado padro, quando da mistura do reagente com a gua. Comparar as cores abrigado da luz do sol, de preferncia, contra um fundo azul. Ler o resultado imediatamente aps a execuo do teste, a menos que as instrues indiquem o contrrio. No usar reagentes vencidos nem reagentes de um fabricante em kit de outro fabricante. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Somente as afirmativas I, II, III e V so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III, IV e VI so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III, V e VI so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III, V e VI so verdadeiras. Somente as afirmativas I, IV, V e VI so verdadeiras.

II. III. IV. V. VI.

30) Um problema muito comum associado ao funcionamento das bombas a entrada de ar no sistema de suco. Assinale a alternativa que contm o conjunto CORRETO de causas provveis desse problema. A ( ) Selo mecnico da bomba danificado; bomba posicionada abaixo do nvel da gua da piscina; bomba trabalhando com rotao muito elevada. B ( ) Nvel de gua na piscina acima do mnimo para funcionamento da coadeira; anel de vedao do pr-filtro danificado; selo mecnico da bomba danificado. C ( ) Selo mecnico da bomba danificado; retorno de gua na piscina muito distante da coadeira; registro da linha de suco danificado. D ( ) Anel de vedao do pr-filtro danificado; tampa do pr-filtro mal rosqueada ou rachada; utilizao de tubulao de PVC na suco. E ( ) Nvel de gua na piscina abaixo do mnimo para funcionamento da coadeira; anel de vedao do pr-filtro danificado; tampa do pr-filtro mal rosqueada ou rachada.

31) Sobre os produtos comerciais usualmente utilizados para a correo do pH da gua da piscina, CORRETO afirmar que: A ( ) para a correo do pH para cima utilizar barrilha, e para baixar o pH utilizar cido muritico. B ( ) para a correo do pH para cima utilizar sulfato de alumnio, e para baixar o pH utilizar cido muritico. C ( ) para a correo do pH para cima utilizar cloro lquido, e para baixar o pH utilizar cloro granulado. D ( ) para a correo do pH para cima utilizar policloreto de alumnio, e para baixar o pH utilizar cido sulfrico. E ( ) para a correo do pH para cima utilizar cido sulfrico, e para baixar o pH utilizar cal.

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

13

32) Assinale a alternativa CORRETA. Para proceder coagulao da gua da piscina importante que preliminarmente se tomem algumas medidas. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Ajuste da temperatura e da viscosidade da gua. Ajuste da cor e do pH da gua. Ajuste da alcalinidade e do pH da gua. Manuteno do nvel de gua da piscina no mximo e ajuste da vazo da bomba. Ajuste da alcalinidade e do teor de flor.

33) Analisando a qualidade da gua de uma determinada piscina, voc percebeu que a gua se mantm turva, mesmo estando quimicamente balanceada. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de causas provveis. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Filtro com pouco material filtrante e volume da piscina muito pequeno. Filtro defeituoso e poucos banhistas frequentando a piscina. Pr-filtro total ou parcialmente entupido (colmatado) e piscina profunda. Pouco tempo de filtrao e meio filtrante excessivamente sujo. Ausncia de registro da linha de suco e tempo de filtrao muito elevado.

34) Com relao aos materiais que usualmente so usados como meio filtrante em filtros de piscina, assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Areia e bentonita. Areia e diatomita. Areia e carvo ativado. Pedrisco e dolomita. Seixo rolado e manta sinttica.

35) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE questo sobre o critrio para fazer a lavao do filtro da piscina. O(s) filtro(s) deve(m) ser lavado(s) quando: A ( ) a diferena de presso entre a entrada e a sada do filtro, indicadas por manmetro, atingir um valor preestabelecido. B ( ) a cor da gua filtrada atingir 80 uH (unidade de cor). C ( ) a turbidez da gua filtrada ultrapassar 5 uT (unidade de turbidez). D ( ) a vazo efluente do filtro for a metade da vazo de suco da bomba. E ( ) a presso de entrada no filtro for igual presso de sada, indicadas por manmetro.

36) Durante a retrolavagem do filtro da piscina, dependendo das caractersticas do filtro e das condies operacionais, pode ocorrer a perda de material filtrante granular. Com relao causa para esse fato, assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Vazo da gua reduzida durante a retrolavagem. Quantidade reduzida de material filtrante granular no filtro. Filtro muito sujo. Dimetro reduzido da tubulao de drenagem. Velocidade ascensional da gua excessiva durante a retrolavagem.

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

14

37) Quando se utiliza cloro gasoso para a desinfeco de gua de piscina, o depsito dos cilindros de cloro e o sistema de dosagem devem atender a certos requisitos de localizao. Quanto a esse aspecto, CORRETO afirmar que: A ( ) devem estar localizados no piso superior (no ltimo) quando existir mais de um pavimento na edificao, sendo os inferiores utilizados para outros fins. B ( ) podem estar localizados no nvel trreo ou no subsolo. C ( ) podem estar localizados em ambiente comum ao frequentado pelos usurios da piscina. D ( ) devem estar localizados no mesmo ambiente que os filtros da piscina. E ( ) devem estar localizados ao nvel do solo (trreo) e separados de qualquer outro ambiente com finalidade distinta. 38) Analise as afirmativas abaixo sobre os fatores que influenciam na desinfeco de gua de piscina. I. II. III. IV. V. VI. VII. Temperatura da gua. Temperatura do ar. Caractersticas fsicas e qumicas da gua. Tipo de coagulante usado na piscina. Caracterstica do desinfectante. Capacidade de filtrao. Homogeneidade da disperso do desinfectante na massa lquida. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Somente as afirmativas I, II, III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III, V e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III, VI e VII so verdadeiras. Somente as afirmativas III, IV, V e VI so verdadeiras.

39) O poder desinfectante do cloro tanto maior quanto menor for o pH da gua da piscina. Sobre esse aspecto, CORRETO afirmar que, para valores menores de pH, A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) predomina o cloro na forma de cido hipocloroso. predomina o cloro na forma de on hipoclorito. os micro-organismos se tornam menos resistentes. o cloro se dissolve na gua com maior facilidade. o cloro no reage com o sulfato de alumnio.

40) Escolha a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de agentes utilizados como desinfectantes de gua de piscinas. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Mercrio; oznio; hipoclorito de sdio. Hipoclorito de sdio; oznio; radiao ultravioleta. Radiao ultravioleta; cido sulfrico; hipoclorito de clcio. Hipoclorito de clcio; dixido de cloro; barrilha. Oznio; nitrato de prata; cido fluossilcico.

GRADE DE RESPOSTAS (Somente esta parte poder ser destacada) QUESTES RESPOSTAS QUESTES RESPOSTAS
CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011 15

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

CONCURSO UFSC 2011 OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DGUA E ESGOTO 10/07/2011

16

Das könnte Ihnen auch gefallen