Sie sind auf Seite 1von 2

MANUAL DE SEGURANA DE LABORATRIOS ESCOLARES

FICHA DE DADOS DE SEGURANA

52.1

NAFTALENO
C10H8
Massa molecular: 128,18
N CAS 91-20-3 N RTECS QJ 0525000 N NU 1334 (slido) 2304 (derretido)

Identificao dos perigos

Principais perigos Sintomas Sinais Combustvel Acima dos 79C podem ocorrer misturas explosivas de vapor/ar. Partculas finas dispersas podem formar misturas explosivas no ar.

Preveno/Cuidados Proteco pessoal No fazer chama. Evitar a deposio de poeira; sistema fechado, equipamento elctrico e iluminao prova de poeira explosiva.

Combate ao incndio Primeiros socorros P, gua em spray, espuma, dixido de carbono.

Incndio Exploso

Exposio Efeitos da inalao Dores de cabea. Confuso. Ventilao (se no houver Nuseas. Vmitos. Suores. p), exausto local ou Ictercia. Urina escura. proteco respiratria. Luvas de proteco. Ar fresco, descanso. Assistncia mdica. Enxaguar a pele com muita gua.

Efeitos na pele

Efeitos nos olhos

culos de proteco.

Primeiro enxaguar com bastante gua durante alguns minutos (retirar lentes de contacto se for possvel). Assistncia mdica.

Efeitos da ingesto

Tonturas. Dores abdominais. No comer, beber ou fumar Descanso. Assistncia Diarreia. Convulses. Perda durante o trabalho. Lavar as mdica. de conscincia. mos antes de comer.

EVITAR A DISPERSO DE POEIRA!

Derrame

Varrer a substncia derramada para contentores; se for apropriado, humedecer primeiro para evitar formao de poeiras. Recolher cuidadosamente os resduos e coloc-los em lugar seguro. (proteco pessoal extra: mscara com filtro de respirao para vapores e gases orgnicos).

Distantia

MANUAL DE SEGURANA DE LABORATRIOS ESCOLARES Armazenamento Separado de oxidantes fortes .

FICHA DE DADOS DE SEGURANA

52.2

Dados importantes Perigos fsicos Perigos qumicos Valor limite de exposio Vias de absoro Risco de inalao Efeitos de uma curta exposio Efeitos de uma exposio prolongada Pode ocorrer exploso de poeira misturada com o ar, se estiver em forma de p ou grnulos. Ao arder, forma gases irritantes e txicos. Reage com oxidantes fortes. VLE (a): 10 ppm; 50 mg/m3 A substncia pode ser absorvida por inalao, atravs da pele e por ingesto. Obter-se- uma perigosa contaminao do ar, embora muito lentamente, se esta substncia se evaporar a 20C. A substncia pode afectar o sangue, da resultando leses nas clulas sanguneas (hemlise). Os efeitos podem manifestar-se mais tarde. A ingesto da substncia pode causar a morte. Recomenda-se observao mdica. A substncia pode afectar o sangue, da resultando anemia hemoltica crnica. A substncia pode afectar os olhos da resultando o desenvolvimento de cataratas.

Propriedades fsicas

Slido branco com formas variadas e odor caracterstico. Ponto de ebulio: 218C Ponto de fuso: 80C Densidade: 1,16 g/cm3 Solubilidade na gua, g/100ml a 25C: nenhuma Presso do vapor, Pa a 25C: 11 Densidade relativa do vapor (ar=1): 4,42 Ponto de inflamao: 79C Temperatura de auto-ignio: 56C Limite explosividade % volume no ar: 0,9-5,9 Coeficiente de partio octanol/gua como logaritmo de Pow: 3,3

Dados ambientais Notas

A substncia txica para os organismos aquticos. Poluente marinho. Algumas pessoas podem ser mais sensveis ao efeito do naftaleno nas clulas do sangue. Risco nvel 4,1 NU.

(a) Fez-se corresponder VLE a TLV - TWA Adaptado de International Labour Organization (ILO): http://www.ilo.org/public/english/protection/safework/cis/products/icsc/dtasht/ Centro Internacional de Segurana e Sade no Trabalho (CIS)

Distantia

Das könnte Ihnen auch gefallen