Sie sind auf Seite 1von 6

EANB N 70001762921 2000/CRIME

JRI PRONNCIA HOMICDIO -QUALIFICADORAS. 1. Uma vez demonstrada a materialidade e admitida a autoria do delito, compete aos Jurados o exame do mrito da acusao, inclusive quanto s qualificadoras do motivo ftil e do recurso que dificultou a defesa da vtima. 2. O afastamento, em sede de pronncia, somente possvel quando manifestamente improcedentes. 3. Negado provimento.

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO N 70001762921 JOSE CLAUDIO LOPES MINISTERIO PUBLICO

TERCEIRA CMARA CRIMINAL SANTO NGELO RECORRENTE; RECORRIDO(A).

A D O C R
Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Terceira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em negar provimento ao recurso defensivo. Custas, na forma da lei. Participaram do julgamento, alm do signatrio, os eminentes Senhores Desembargadores, Saulo Brum Leal e Marco Antnio Barbosa Leal. Porto Alegre, 30 de novembro de 2000.

DES. ELBA APARECIDA NICOLLI BASTOS, Relator.

EANB N 70001762921 2000/CRIME

R L T R E A IO
DES. ELBA APARECIDA NICOLLI BASTOS (RELATOR) JOS CLUDIO LOPES foi pronunciado por incurso nas sanes do art. 121, 2, incisos II e IV, do Cdigo e, inconformado com o decisum, interps RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, para o fim de ver afastadas as qualificadoras, restando submetido a julgamento popular pelo art. 121, caput, do CP. Com as contra-razes de fls. 213/219, 222/223 e a manuteno da deciso recorrida (fls. 224), distribudos a esta Cmara, vieram conclusos para reexame, aps parecer do Dr. Procurador de Justia que opinou pelo improvimento do recurso. o relatrio.

V T O O
DES. ELBA APARECIDA NICOLLI BASTOS (RELATOR) Cuida-se, na espcie, de recurso em sentido estrito interposto por JOS CLUDIO LOPES contra a deciso que o pronunciou por incurso nas sanes do art. 121, 2, inciso II motivo ftil e IV surpresa, recurso que dificultou a defesa da vtima -, objetivando o afastamento das qualificadoras. 1. No assiste razo ao recorrente. Conforme narra a denncia, cerca de 05horas e 20 minutos do dia 27 de outubro de 1996, em frente Estao Rodoviria de Santo ngelo, o 2

EANB N 70001762921 2000/CRIME

denunciado, usando um revlver Taurus, calibre 38, por motivo ftil, desferiu tiros contra a vtima Srgio Roberto Silva, porque esta, horas antes, no interior da boate SER Califrnia, teria lhe provocado dizendo hoje eu vou tomar uma loira de um negro. A inicial acusatria, refere, ainda, que o acusado teria cometido o delito mediante surpresa - disparado quando a vtima estava dando arranque e preparando para manobrar seu automvel -, recurso que impossibilitou a defesa do ofendido porque efetuou disparos quando Srgio j estava prostado ao solo. 2. Qualificadora do motivo ftil: O acusado, na polcia (fls.30/31), afirma que foi no banheiro, quando chegou o CABEO e o mesmo disse: hoje eu vou tomar uma loira de um nego; que mais tarde novamente quando o depoente tinha ido na copa, sua mulher ficou sozinha na mesa, onde o CABEO aproveitando-se passou a mo em sua bunda (Loreni). Em juzo (fls. 126/127), tambm admite que a vtima teria lhe dito que iria tomar a mulher e seu revlver. Loreni (fl.39) confirma que no baile, Cabeo a teria importunado e contou Xuxa, mas acrescenta no saber porque ele o matou. Paulo Roberto (fl.39) estava com o ru, mas no viu nada de anormal e Xuxa comentou que Cabeo insinuara que tomaria sua mulher. Neli (fl.18) no viu Cabeo sequer aproximar-se do ru e saiu junto com ele e Wilmar (fl.19). H indcio de que a vtima possa ter dito gracinhas e importunado a mulher do ru, o que teria ocorrido no incio do baile, no tendo algumas testemunhas visto tal incidente. Na verso de outros, aparentemente Xuxa, no final da festa foi atrs da vtima que j estava prestes a acionar o carro, no indicando o motivo. Pela razo exposta pelo ru ou por ausncia de motivo admissvel, o acolhimento em sede de juzo acusatrio da qualificadora descrita se impe. 3

EANB N 70001762921 2000/CRIME

A pronncia juzo de admissibilidade, no condenatrio, e sempre que das provas existir vertente que possibilite o reconhecimento da circunstncia descrita, compor a pronncia para exame pelos Jurados. 3. Qualificadora da surpresa, recurso que impossibilitou a defesa do ofendido: Da mesma forma, como j examinado quanto desproporo do motivo, aplica-se a esta circunstncia qualificadora. narrativa do ru se ope a verso reconstitutiva das testemunhas, pelo menos algumas, como o caso de Alberi (fl.141) a vtima havia ligado o veculo pronta para partir, Xuxa chegou com a arma empunho, a vtima tentou sair e escutou o disparo. Xuxa apontava para a cabea. Ele efetuou mais disparos contra a cabea. Neli Marlene (fl.142) e Gilmar (fl.142v) tambm do suporte ao acolhimento da qualificadora, nesta fase, para compor a pronncia. A sistemtica dos delitos de competncia do Tribunal do Jri determina que o Juiz Singular, uma vez demonstrada a materialidade e indcios de autoria, remeta o processo a julgamento para que os Jurados pronunciem-se sobre o mrito da acusao, inclusive quanto s qualificadoras. A jurisprudncia unssona neste sentido se houver indcios probatrios verossmeis, somente sero afastadas quando os elementos demonstrarem que no ocorreram, portanto, desprovidas de suporte.
PRONNCIA. QUALIFICADORAS. PROVA. SE H ELEMENTOS NA PROVA RESPALDANDO AS QUALIFICADORAS APONTADAS NA DENNCIA, NO CABE AO AJUIZ EXCLU-LAS NA FASE DE PRONNCIA, QUANDO A DVIDA SOBRE PONTOS RELEVANTES SE RESOLVE PELO SEU ENCAMINHAMENTO A DEFINIO PELO TRIBUNAL COMPETENTE O TRIBUNAL DO JRI. RECURSO NO PROVIDO. (RCR N 699 038 386, Rel. Des. Marcelo Bandeira Pereira) RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. HOMICDIO

EANB N 70001762921 2000/CRIME

DUPLAMENTE QUALIFICADO. PRONNCIA. EXCLUSO DAS QUALIFICADORAS. IMPOSSIBILIDADE. Havendo indcios de qualificadoras descritas na denncia, ho de ser reconhecidas na pronncia, permitindo, com isso, que os Jurados tenham integral conhecimento do processo, de vez que eles so Juzes naturais e constitucionais. O Juiz-Presidente s pode excluir qualificadoras quando manifestamente improcedentes. Alis, nem poderia admitir-se ao contrrio, ou seja, pronunciar ru por qualificadoras no provadas. Jurisprudncia pacfica, inclusive do STJ. Negaram provimento. Unnime. (RCR n 697 258 051, Rel. Saulo Brum Leal) PROCESSUAL PENAL. PRONNCIA. Estando provada a materialidade e havendo indcios de co-autoria, cabvel a pronncia a fim de que os jurados decidam. O mesmo dito em relao s qualificadoras, pois que, existindo viabilidade na sua manuteno, impossvel se pretenda expungi-las na sentena de pronncia. Recurso improvido. (RCR n 70000392944, Rel. Des. Jos Domingues Guimares Ribeiro) RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. PRONNCIA. HOMICDIO DUPLAMENTE QUALIFICADO. INDCIOS DE AUTORIA. QUALIFICADORAS. AFASTAMENTO. DESCLASSIFICAO. IMPOSSIBILIDADE. Cabvel a sentena de pronncia, havendo elemento a indicar a probalidade de terem os acusados praticado o crime. No se admite a valorao subjetiva da prova nesse momento. O exame aprofundado da matria cabe aos jurados. As qualificadoras do motivo torpe e do recurso que dificultou a defesa do ofendido no deve ser afastadas, sem a apreciao do Jri, quando h indicao na prova de que possam estar caracterizadas, e no j elementos seguros para afast-las, at porque, neste momento, descabe uma anlise mais aprofundada. Recurso Desprovido. (RCR n 70000321679, Rel. Des. Silvestre Jasson Ayres Torres)

Assim, havendo indcios da circunstncias qualificadoras, so mantidas na pronncia. Nego provimento ao recurso. 5

EANB N 70001762921 2000/CRIME

DES. SAULO BRUM LEAL De acordo.

DES. MARCO ANTNIO BARBOSA LEAL De acordo.

Decisor(a) de 1 Grau: Ricardo Pereira de Pereira.

Das könnte Ihnen auch gefallen