Sie sind auf Seite 1von 4

UNIFESO Centro Universitrio Serra dos rgos Curso de Bacharelado em Cincia da Computao Histria da Cincia da Computao Prof.

f. Gilvan Vilarim Alunos: Anne Federici e Fbio Miranda

Galileu Galilei
Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564, em Pisa (Itlia), filho de Vincenzo Galilei, msico, e Giulia Ammannati de Pescia. Galileu foi um fsico, matemtico, astrnomo e filsofo italiano com um papel de suma importncia na chamada revoluo cientfica. No perodo de 1581 a 1585 estudou medicina na Universidade de Pisa, para atender ao desejo do pai. No entanto, trocou a rea biomdica para estudar matemtica, mecnica e hidrosttica e, desta maneira, tornou-se professor de matemtica, na mesma Universidade, entre 1589 e 1592. Entre um perodo e outro, em 1586, Galileu Galilei inventou a balana hidrosttica - um aparelho capaz de determinar o peso especfico dos corpos - e escreveu a obra La bilancetta, publicada apenas aps sua morte. Durante o curso de medicina descobriu que o perodo de um pndulo no depende de sua amplitude, ou seja, no depende da massa, mas apenas do comprimento do fio. Foi o primeiro a pensar que este fenmeno permitiria fazer relgios mais precisos, e, no final da sua vida, viria a trabalhar no mecanismo de escapo que mais tarde originaria o relgio de pndulo. Em 1590, publicou um pequeno tratado sobre o movimento dos corpos. Foi quando Galileu, atravs de suas experincias de movimento de bolas em planos inclinados, aproximou-se do que seria conhecido posteriormente como a primeira lei de Newton. As descobertas sobre o movimento tiveram significado especial pela abordagem matemtica usada para analis-las, o que tornaria-se a marca registrada da fsica dos sculos XVII e XVIII. Por esta razo, RONAN (1987) nos lembra que Galileu seria chamado o pai da fsica matemtica. Em 1593, onde j era professor de matemtica na Universidade de Pdua, criou uma mquina para elevar gua - uma bomba movimentada por cavalos - patenteada no ano seguinte. Em 1597 inventou o compasso geomtrico, uma rgua de clculo, com vrias escalas, que permitia medir ngulos e reas.

Em 1609 Galileu teve conhecimento de um instrumento de olhar distncia, construdo por um holands, e, mesmo sem nunca ter visto o aparelho, construiu a sua primeira luneta (com aumento de trs vezes) um ms depois. Ele se deu conta da necessidade de fixar a luneta - ou telescpio como se chamaria mais tarde - para permitir que sua posio fosse registrada com exatido. At que ele construiu vrios outros, o mais potente com 30 vezes, capaz de observar a lua e descobrir que esta tem montanhas. Em 1610 descobre os satlites de Jpiter, provando, contrariamente ao sistema de Ptolomeu, a existncia de corpos celestes que circundam outro corpo que no a Terra. Todas essas descobertas foram comunicadas ao mundo no livro Sidereus Nuncius ("Mensageiro das Estrelas") em 1610. A observao dos satlites de Jpiter levaram-no a defender o sistema heliocntrico de Coprnico.

Em abril de 1610, Galileu enviou uma cpia do seu trabalho a Johannes Kepler com a finalidade de obter a sua opinio. Dez dias depois Kepler enviou-lhe uma carta apoiando as descobertas, publicada em Praga como "Conversaes com o Mensageiro Celeste" e depois em Florena. Kepler era considerado uma autoridade do meio cientfico da poca e, com o seu apoio, prestigiou as descobertas de Galileu perante aos demais fsicos que duvidavam de suas teorias. Esta publicao fez com que Galileu fosse nomeado matemtico e filsofo gr-ducal, sem obrigao de ensinar. Entretanto, por causa da baixa resoluo do telescpio, confunde as manchas solares e os anis de Saturno com dois satlites. No mesmo perodo, ainda observou que Vnus apresentava fases como a Lua, que utiliza como uma prova a mais do sistema heliocntrico e tornando falso o sistema geocntrico de Ptolomeu ao afirmar que Vnus orbita o Sol. A confirmao oficial das descobertas galileanas foi dada pelos poderosos padres jesutas do Colgio Romano, que observaram os satlites de Jpiter por dois meses, em uma conferncia solene realizada em maio de 1611, na presena de Galileu. Esta conferncia foi intitulada Nuncius sidereus Collegii Romani e apresentada pelo padre Odo van Maelcote. Em Florena, Galileu participou de reunies no palcio do Gro Duque Csimo II, onde exps e defendeu a tese de Arquimdes (Archimedes de Siracusa, ca. 287-ca. 212 aC), de que um corpo flutua pela diferena do peso especfico do corpo e da gua, ao qual se alinhou o Cardeal Maffeo Barberini (o futuro Papa Urbano VIII). Enquanto outros defendiam a tese de Aristteles, de que um corpo flutua porque dentro dele h o elemento areo, que tende a subir.

Csimo II props que os debatentes registrassem seus argumentos e Galileu escreveu Discorso intorno alle cose che stanno in su l'acqua o che in quella si muovono, publicado em 1612. Em sua introduo havia referncia aos satlites de Jpiter e s manchas solares. Em 1613 a Academia del Lincei publica Istoria e dimonstrazione intorno alle macchie solari e loro accidenti, comprese in tre lettere scritte all'ilustrissimo Signor Marco Velseri Linceo, Duumviro d'Augusta, Consigliero di Sua Maest Cesarea, dal Signor Galileo Galilei, Nobil fiorentino, Filosofo e Matematico primario del Serenissimo D. Cosimo II Gran Duca di Toscana (Histria Sobre as Manchas Solares) argumentando que a existncia das manchas demonstrava a rotao do Sol. Desta forma, Galileu reuniu uma quantidade significativa de evidncias em prol da teoria heliocntrica e escrevia em italiano para difundir ao pblico a teoria de Coprnico. Ele descreveu as suas idias inovadoras, que geraram muito escndalo nos meios conservadores, e que circularam apesar de nunca terem sido publicadas, ficando assim uma diviso de apoiantes e de opositores nas principais universidades da Itlia. Este fato chama a ateno da Inquisio, pois considerava hertica a teoria de que o Sol o centro imvel do Universo, advertindo-o e proibindo-o de difundir as ideias heliocntricas. A razo da proibio porque no Salmo 104:5 da Bblia, est escrito: "Deus colocou a Terra em suas fundaes, para que no se mova por todo o sempre". Em 1623 o Cardeal Maffeo Barberini, amigo e patrono de Galileu, foi eleito papa e assumiu com o nome de Urbano VIII. Em 1624 Galileu teve seis audincias com o papa, e este o liberou a escrever sobre a teoria de Coprnico, desde que fosse tratada como uma hiptese matemtica. Neste mesmo ano, Galileu publicou Il Saggiatore (O Analisador), dedicado ao novo papa, para combater a fsica aristotlica e estabelecer a matemtica como fundamento das cincias exatas. No entanto, o papa no aceitou o pedido de Galileu de revogar o decreto de 1616 contra o heliocentrismo. Sendo assim, encorajou Galileu a continuar os seus estudos sobre o mesmo, mas sempre como uma hiptese matemtica til porque simplificava os clculos das rbitas dos astros e significavam um avano cientfico que ainda no estaria suficientemente maduro para a poca. Em abril de 1630, Galileo terminou seu Dialogo di Galileo Galilei Linceo, dove ne i congressi di quattro giornate si discorre sopra i due massimi sistemi del mondo, tolemaico e copernicano (Dilogo Sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo), e o enviou ao Vaticano para liberao para publicao, o que aconteceu em 1632. Na obra, Galileu refuta as objees contra o movimento dirio e anual da Terra, e mostra como o sistema de Coprnico explica os fenmenos celestes, principalmente as fases de Vnus. O livro tem mais o carter de uma obra pedaggico-filosfica do

que estritamente cientfica. O papa, que enfrentava grande oposio poltica na poca, enviou o caso para a Inquisio, que exige a presena de Galileu em Roma, para ser julgado por heresia. Apesar de ter sido publicado com as autorizaes eclesisticas prescritas, Galileu foi intimado a Roma, julgado e condenado por heresia em 1633. Em 22 de junho de 1633, em uma cerimnia formal no convento dos padres dominicanos de Santa Maria de Minerva, lida a sentena proibindo a sua obra, e sentenciando seu autor ao crcere. Galileu, aos setenta anos, renega suas concluses de que a Terra no o centro do Universo e imvel. A sentena ao exlio foi depois convertida a aprisionamento em sua residncia, em Arcetri, onde permaneceu at sua morte. Apesar de praticamente cego, completa o Discorsi e dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienze, attinenti alla meccanica e I movimenti locali (Discurso das Duas Novas Cincias, Mecnica e Dinmica), contrabandeado para a Holanda, pois Galileu havia sido tambm proibido de contato pblico e publicar novos livros. O livro foi publicado em Leiden em 1638, e trata das oscilaes pendulares e suas leis, da coeso dos slidos, do movimento uniforme, acelerado e uniformemente acelerado, e da forma parablica da trajetrias percorrida pelos projteis. Faleceu em 8 de janeiro de 1642 em Arcetri, perto de Florena, e est enterrado na Igreja da Santa Cruz, em Florena. Apenas em 1822 foram retiradas do ndice de livros proibidos as obras de Coprnico, Kepler e Galileu, e em 1980, o papa Joo Paulo II ordenou um re-exame do processo contra Galileu, o que eliminou os ltimos vestgios de resistncia, por parte da igreja Catlica, revoluo Copernicana.

Referncias Bibliogrficas

1. RONAN, Colin A.. Histria Ilustrada da Cincia: Universidade de Cambridge. 1.ed. So Paulo: Crculo do Livro, 1987. 4 v. v. III - Da Renascena Revoluo Cientfica. 2. GEYMONAT, Ludovico. Galileu Galilei. 1.ed. So Paulo: Nova Fronteira, 1997. 3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei, acessado em 26/09/2009. 4. http://astro.if.ufrgs.br/bib/bibkepler.htm, acessado em 26/09/2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen