Sie sind auf Seite 1von 2

Como aliviar a presso interna via meditao

:: Bel Cesar :: Segundo o budismo tibetano, existem duas formas primrias de sofrimento: o sofrimento intrnseco vida humana e o sofrimento causado pelas tentativas de fugir dele. A presso interna uma expresso deste segundo tipo de sofrimento. Ela aumenta ao passo que tentamos no nos conscientizarmos do sofrimento que j est presente em nossa mente. A chave para liberar a presso interna consiste, portanto, em tornarmo-nos atentos e curiosos em relao ao confronto conosco mesmos. Perdemos tempo e energia vital evitando entrar em contato com a dor. O quantum energtico de presso interna que sentimos refere-se quantidade de sentimentos e tarefas inacabadas que encontram-se dentro ns, esperando por serem tocadas, sentidas e dissolvidas. Se quisermos superar a presso interna, teremos que ser muito sinceros ao responder a seguinte pergunta: Preferimos um relacionamento direto com a vida, ou viver e morrer com medo? Os sentimentos que esto nos pressionando para serem sentidos expressam-se em nossas reaes de irritao, medo, decepo, cimes. Dentro de ns, habita uma mente infantil, mimada e carente de ateno. Alguns sentimentos pedem por explicaes. Outros j compreenderam o ocorrido, mas ainda no foram digeridos. Eles ainda esto presos a algo que ficou para trs. Como diz Naomi Remen, em seu livro As bnos de meu av: A dor que no sofrida transforma-se numa barreira entre ns e a vida. Quando no sofremos a dor, uma parte nossa fica presa ao passado. Cada dor tem um quantum de energia acumulada que precisa ser consumida. A conscincia da dor acelera seu processo de dissoluo. Ter conscincia no lutar contra a dor, vivenci-la com aceitao incondicional. Por exemplo, dizendo: OK, agora aceito aceitar, pois sei que um dia entenderei melhor o que essa dor veio me ensinar ou ento: No quero ficar estagnada nessa dor, quero seguir em frente; por isso, abro-me para novas oportunidades sem compreender agora o que estou deixando. Certa vez, na Malsia, o Lama Gangchen Rimpoche nos mostrou um monge que havia feito uma oferenda queimando o prprio dedo. Fiquei chocada e perguntei: "Mas no di?". E ele me respondeu: "Aquilo que a mente aceita no di." A humildade de abrir mo da necessidade imediata de compreender racionalmente o ocorrido um antdoto para irmos alm do dualismo do certo e errado. O constante julgamento de nosso mundo interno e externo como gasolina para o fogo da presso interna. Temos que aceitar a verdade de que a nossa prpria viso limitada da realidade que nos prende ao sofrimento. Aceitar a dor ser autntico frente a ela. ter um relacionamento direto com a vida.

Quando estamos sob presso interna, nossa mente se desloca em vrias direes ao mesmo tempo e intensifica nossas avaliaes. A mora o maior perigo: concluirmos quem somos a partir da intensificao de auto-imagem presa na confuso mental. Esse o momento de nos dizermos: MENOS. O humor e a delicadeza de nos dizermos MENOS nesse momento nos trar de volta o bom senso. A presso interna existe porque no nos permitimos mais sentir nossos sentimentos com abertura. Mas, quando rompemos esta atitude e passamos a nos sentir de fato, vemos que possvel romper este hbito. Quando a presso interna surgir, feche os olhos, respire profundamente algumas vezes e pergunte-se: O que est acontecendo aqui?. Ao nos abrirmos para sentir o sentimento, deslocamos nosso foco de ateno sobre o sentimento em si mesmo e nos abrimos para a percepo da conscincia do sentimento. A conscincia do sentimento nos lembra que no somos apenas a experincia mental do sentir, mas que temos a capacidade de nos sustentarmos no que quer que estejamos sentindo. A capacidade de auto-sustentao diminui a ameaa e a presso interna passa a ceder. Com a prtica de meditao budista conhecida por Tong Len acabamos nos acostumando a sentir aquilo que habitualmente evitamos sentir. Ao inspirar, inverteremos nosso padro de endurecer o corao e temos a experincia de suaviz-lo. Ao inspirar nos propomos: Abro-me para sentir o que quer exista em mim agora e ao expirar afirmamos: Envio-me coragem e suavidade. Ao inspirar, acolhemos nossa presso interna e ao expirar deixamos que ela se dissolva no espao interno que nos oferecemos para ela se esvair. Inspiramos buscando espao e expiramos expandindo o espao. Ento, inspiramos desejando que todas as pessoas possam ser livres da presso interna por manter seus coraes fechados. E expiramos enviando-lhes alvio e frescor, enquanto as visualizamos descansadas e relaxadas.

Bel Cesar terapeuta e dedica-se ao atendimento de pacientes que enfrentam o


processo da morte. Autora dos livros Viagem Interior ao Tibete e Morrer no se improvisa. Visite seu Site Email: belcesar@ajato.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen