Sie sind auf Seite 1von 3

Projeto identidade e autonomia Pblico alvo: Maternal A, B, C e D Professoras: Jane Teixeira Marcia Silvia Kamila Xavier

Objetos Especficos: O projeto identidade e autonomia nesta faixa etria (3 e 4 anos) tem como objetivo valorizar o ldico e proporcionar momentos prazerosos de interao, onde o aprendizado ocorra, de modo dinmico. brincando que ela adquire e forma conceitos, brincando que ela comea a interagir e a socializar-se. So as regras do jogo, a participao ativa, o precisar enxergar o outro e analisar as prprias atitudes durante as atividades recreativas que fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores. Desde noes espao-temporais at identidade, socializao, tudo est envolvido nestes momentos de interao, na recreao em si. Por isso o amplo desenvolvimento pessoal e social que pode ser alcanado durante os jogos. de extrema importncia que durante os jogos e brincadeiras a criana tenha autonomia ou a desenvolva, que a interferncia do adulto seja o mais reduzida possvel e se permita criana expressar-se, posicionar-se, ter iniciativa. CONTEDOS: Linguagem oral e escrita (1, 8, 11, 12, 14 ,15) Participao em pesquisas; Compartilhar experincias vividas; Respeito e valorizao de si prprio e com os colegas; Rodas de conversas; Leitura do nome; Histrias.

Conhecimento matemtico (17, 18, 20, 24) Sequncia numrica; Contagem; Funo dos nmeros; Calendrio; Leitura de nmeros;

Natureza e sociedade (35, 36, 37, 38, 39, 40, 45,46) Esquema corporal Regras Higiene pessoal rgos dos sentidos; Reconhecimento e diferenciao do ambiente que vive e do ambiente escolar; Membros Integrantes da famlia; Regras e combinados Datas comemorativas (Carnaval, Dia da Mulher, Pscoa, Dia do ndio)

Linguagem musical (48, 49, 52, 55, 56) Musicas Cantiga de roda Produo de sons utilizando o corpo

Movimento (59, 60, 61, 66, 69, 70, 75) Circuitos; Brincadeiras; Fantoches

Artes visuais (76, 79, 80) Desenho; Pintura; Recorte e colagem; Modelagem; Apreciao; Explorao de retratos;

Identidade e autonomia (86, 89, 91, 92, 94, 95, 98, 99, 100, 101,102, 103, 113, 115, 118, 119, 120, 122, 123, 127) rvore genealgica; Identificao de si mesmo, do prximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar; Integrao com os colegas e adultos no ambiente escolar; Respeito e valorizao de si prprio e com os colegas Esquema corporal Regras Higiene pessoal Datas comemorativas (pscoa, ndio, dia internacional da mulher)

Estratgias

Atravs de msicas, jogos com bola, corda, blocos de montar, propiciar momentos de interao social e prtica das regras e combinados. Utilizao de recortes, colagem, traado de linhas em folha e no cho, incentivando jogos e brincadeiras. Utilizao de instrumentos sonoros, msicas, batidas de palmas e ps e sons produzidos pela boca e outras partes do corpo. Utilizao de sucatas, jogos e materiais pedaggicos com explorao dos objetos do ambiente interno e externo. Utilizao de leitura de histrias curtas, msicas e conversas dirias com a criana sobre sua rotina, dando ateno s perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional. Histrias curtas com gestos e ou fantoches, estimulando o interesse e fantasia da criana.

Realizao de atividades inseridas e integrada ao cotidiano das crianas; Manuseio e montagem de Fichas, crachs, cartazes, materiais impressos como: livros infantis, revistas e gibis; Atravs de jogos, msicas e atividades que incentivam o aprendizado da criana como movimentos coordenados bsicos, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar os seus limites dentro do meio ambiente. Utilizao do calendrio e estimulao de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanh. Atravs de jogos como quebra cabea, encaixes, de formas e situaes problemas que incentivem a criana a pensar, no respondendo tudo para criana, sem que ela tente responder sozinha. Contar histrias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produo de lembrancinhas que traduzam a data em questo. Produo de Calendrio e exerccio do mesmo ao iniciar a aula (manh e tarde), e aniversrios das crianas. Incentivar o lavar as mos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessrio, atravs de msicas e histrias que despertem o interesse das crianas. Utilizando quebra-cabea, msicas, figuras, bonecas e nomeao que desenvolvam o reconhecimento das partes do corpo humano e suas respectivas funes. Exerccios, atividades e jogos que desenvolvam a viso, audio, tato e gustao.

Avaliao Os projetos transformam a avaliao em um processo contnuo realidade cotidiana da sala de aula. Observao do comportamento da criana: interao social, cumprimento das tarefas escolares (regras e combinados), atitudes positivas ou negativas com relao ao ambiente escolar, capacidade de cooperao, aproveitamento de tempo e atividades e gestos produzidos espontaneamente. Registrados momentos por meio de fotos e atividades por eles produzidos e exposio.

Das könnte Ihnen auch gefallen