Sie sind auf Seite 1von 24

1. Alimentos 1.1 Etimologia: Alimentos, do latim alimentum , significa toda substncia que serve para nutrir o ser vivo.

1.2 Definies jurdicas Segundo Silvio de Salvo Venosa alimentos, na linguagem jurdica, possuem significado bem mais amplo do que o sentido comum. Compreendendo, alm da alimentao, tambm o que for necessrio para moradia, vesturio, assistncia mdica e instruo. Para Orlando Gomes alimentos so prestaes para satisfao das necessidades vitais de quem no pode prov-las por si. Para Humberto Theodoro Junior, alimentos, em sentido jurdico,compreendem tudo que uma pessoa tem direito de receber de outra para atender as suas necessidades fsicas, morais e jurdicas. Isto significa dizer que o termo alimentos, alm das substancias nutritivas, englobam tambm a habitao, o vesturio, os remdios e a instruo. E deve ser prestadas em razo de quem no tem condies de se manter por suas prprias foras. 1.3 Classificao: Alimentos naturais ou necessrios: Trata-se do mnimo necessrio para a sobrevivncia do indivduo, ou seja, sal subsistncia. Alimentos civis ou cngruos: trata-se das outras necessidades do indivduo, como vesturio, moradia, instruo. Trata-se dos alimentos que visam prover uma vida digna a pessoa. 1.4 Pressupostos: Binmio necessidade X possibilidade A prestao de alimentos tem como pressupostos o binmio necessidade do alimentado e a possibilidade econmico-financeira do alimentante. Dever haver proporcionalidade entre a necessidade e a possibilidade, pois a prestao de alimentos no visa enriquecer o primeiro e nem levar a misria o segundo. Quanto necessidade, significa dizer que a pessoa deve receber o necessrio para que seja mantido o mesmo padro de vida que tinha antes da causa que ensejou a obrigao alimentcia, pois j no pode ser mantido por si s. No poder exigir mais do que o necessrio para manter seu padro de vida, mesmo que o alimentante possua grande poder econmico. Quanto possibilidade do alimentante, significa dizer que dever prestar a verba alimentcia de acordo com suas possibilidades, ou seja, no pode haver desfalque do necessrio para ao seu prprio sustento. O alimentado dever suportar um padro de

vida reduzido, caso no seja possvel a prestao de verba necessria manuteno do padro de vida que tinha anteriormente. Uma observao importante a se fazer a de que alguns doutrinadores citam como pressuposto o vnculo de parentesco entre alimentante e alimentado, porm em muitos casos este vinculo no necessrio, como por exemplo nos casos de alimentos derivados por ato ilcito. 1.5 Fontes da obrigao alimentar: A obrigao poder ter com fonte a vontade humana (ou vontade das partes) seja atravs de contrato ou de testamento. Sendo que a primeira muito rara de acontecer, mas ocorre com certa freqncia nos casos de separaes consensuais onde o marido convenciona uma penso a ser dada a mulher. No segundo caso pode o testador impor a um herdeiro a obrigao de prestar alimentos a um legatrio. Outra fonte trata-se dos alimentos derivadas de ato ilcito. exemplo o caso em que o causador do dano fica obrigado a pagar penso alimentcia vtima ou a famlia da mesma. Por fim, temos ainda como fonte os alimentos derivados da lei. Trata-se de quando a lei impe a prestao de alimentos. Temos por exemplo o art. 1694 do C.C. Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender s necessidades de sua educao. 1.6 Natureza jurdica: A doutrina no pacifica quanto natureza dos alimentos podendo se observar trs correntes: O primeiro posicionamento inclui os alimentos como um Direito pessoal e extrapatrimonial. Consideram eles que a penso alimentcia possui um interesse social, tico, e no econmico, pois a prestao dos alimentos no visa ampliar o acervo patrimonial do alimentado e nem servir de garantia, mas sim suprir o direito vida dele, direito este que personalssimo. Expem Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald que os alimentos se prestam manuteno digna da pessoa humana, de se concluir que a natureza de direito da personalidade, pois destinam a assegurar a integridade fsica, psquica e intelectual da pessoa humana. A segunda corrente acredita tratar-se de um direito patrimonial, retratado na prestao paga em pecnia ou em espcie, em que o carter econmico no resta afastado. Acreditam se tratar apenas de uma relao de dbito-crdito.

A terceira corrente acredita tratar-se de um direito de carter especial, ou seja, uma mistura das duas correntes anteriores. Segundo os doutrinadores desta corrente a penso de alimentcia possui um valor pessoal e patrimonial, estando relacionados aos princpios do direito de famlia devido a sua funo, mas no perdendo caractersticas de crdito-dbito, pois o credor pode exigir esta prestao econmica. Maria Helena Diniz preleciona: de contedo patrimonial e finalidade pessoal, conexa a um interesse superior familiar, apresentando-se como uma relao patrimonial de crdito-dbito, uma vez que consiste no pagamento peridico de soma de dinheiro ou no fornecimento de vveres, remdios e roupas, feito pelo alimentante ao alimentado. 1.7 Origem histricas: O direito romano, no que tange a obrigao alimentar, foi pioneiro na elaborao de uma legislao que compreendia o amparo de parentes e outras pessoas que estavam vinculadas por algum meio ao alimentante. Entretanto as obrigaes alimentcias no surgiram de pronto no direito romano, sendo no inicio apenas um dever moral. Isto ocorreu devido caracterstica patriarcal daquela sociedade e a figura do pater famlias. Todos os membros de uma famlia giravam em torno do patriarca, no cabendo a eles qualquer exigncia de uma prestao economia contra ele, at por que no detinham capacidade econmica. Posteriormente, este dever moral se tornou uma obrigao jurdica. Segundo o doutrinador Yussef Said Cahali Com o advento do direito Justiniano, foi reconhecida uma obrigao alimentar entre ascendentes e descendentes em linha reta; tambm data desta poca divergncia quanto a prestao de alimentos entre cnjuges, visto que a mulher tem direito a alimentos, mas o marido no. Com o surgimento da igreja catlica e o direito cannico, houve uma ampliao da concepo da prestao de alimentos. Esta obrigao passou a ir alm dos laos consangneos (cnjuges, ascendentes , descendentes e irmos) como era previsto no direito romano, passando a consideram um aspecto espiritual, abrangendo, por exemplo, tios para com sobrinhos, padrinhos para com afilhados. Este entendimento do direito cannico no perdurou at os dias de hoje No Brasil obrigao alimentar, tem sido apreciado desde as Ordenaes Filipinas. Para alguns rfos o Juiz lhe ordenaria sua vida e estudo conforme a qualidade de pessoa e segundo suas posses, por exemplo, lhes daria o necessrio para sua sobrevivncia, mandaria ainda ensinar a ler e escrever at a idade de 12 anos. Foi no Cdigo Civil de 1916 que incluiu, alm de outros deveres, o dever de obrigao alimentcia como sendo efeito jurdico do casamento.

A Lei de Proteo da Famlia (Decreto-Lei n 3200 de 19/04/1941) criou a possibilidade de desconto em folha de pagamento para a o pagamento da obrigao alimentcia. A Lei n 8560 de 29/12/1992 regulamentou a investigao de paternidade dos filhos que foram tidos fora do casamento. Assunto de suma importncia em se tratando dos alimentos O dever de sustento de descendentes para com os ascendentes tambm foi uma grande inovao de nossa legislao. Direito amparado inclusive pelo Cdigo Penal, pelo Art. 244, que trata do abandono material. 1.8 Caractersticas: Carter Personalssimo: Tem direito aos alimentos aquele que no tem condies de prover seu prprio sustento. Esta titularidade no pode passar terceiro, seja atravs de negcio, seja de outro acontecimento jurdico Transmissibilidade: Segundo o Art.1700 "A obrigao de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do art. 1694". Deve-se salientar que o pagamento dos alimentos se d nos limites das foras da herana e que necessrio que j houvesse uma obrigao alimentar fixada judicialmente antes da morte do antigo alimentante. Irrenunciabilidade: Segundo o art.1707 do Cdigo Civil, "Pode o credor no exercer, porm lhe vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crdito insuscetvel de cesso, compensao e penhora". Isto significa que o credor pode no exercer o direito de recebimento dos alimentos, porm no poder renunci-lo. Seguindo a risca o dispositivo , qualquer clausula de renuncia, seria inadmissvel. A smula 379 do STF vem a reforar este entendimento ao prescrever que no acordo de desquite no se admite renncia aos alimentos, que podero ser pleiteados ulteriormente, verificado os pressupostos legais. Na pratica, o Superior Tribunal de Justia tem entendido em seus julgados, que a irrenunciabilidade dos alimentos somente era alcanada pelos incapazes. Quanto separao de cnjuges, o entendimento jurisprudencial de a clusula de renncia a alimentos, devidamente homologado, vlida e eficaz, no permitindo ao ex-cnjuge que renunciou a pretenso, pleitear novamente o recebimento das prestaes alimentcias. Atualidade: Esta caracterstica esta prevista no art. 1.710 do C.C: As prestaes alimentcias, de qualquer natureza, sero atualizadas segundo ndice oficial regularmente estabelecido. Enfim, como se tratam de prestaes peridicas, seu valor esta sujeito a atualizao.

Futuridade: A finalidade dos alimentos prover a manuteno daquele que no tem mais condies de faz-las por si s. Isto nos remete a caracterstica da futuridade, que significa que os alimentos so destinados a atender o alimentado no presente e no futuro, sendo vedado ao alimentante o pagamento de alimentos que no foram exigidos no passado. Imprescritibilidade: no h prazo extintivo para pleitear o recebimento alimentos. Deve se observar, porm que, em se tratando de prestaes alimentcias fixadas que no foram pagas, flui um prazo prescricional para a sua execuo. Este prazo de 2 anos aps o vencimento da prestao. Portanto, h somente prescrio quanto execuo dos alimentos. Irrepetibilidade: significa a impossibilidade de restituio dos alimentos pagos, qualquer que seja o motivo da cessao do dever de prest-Ios ou mesmo quando houver constatao posterior de que no eram devidos. Parte da doutrina critica esta caracterstica, afirmado que poderia haver enriquecimento ilcito. 1.9 Sujeitos da obrigao alimentcia: Os ascendentes, os descendentes e os colaterais at o 2 grau so, potencialmente, sujeitos ativo e passivo da prestao alimentar. Em suma, so sujeitos da relao alimentcia: os pais; os ascendentes; os descendentes; e os irmos. 2. Alimentos Provisionais Os alimentos provisionais esto previstos nos artigos 852 e seguintes, so considerados alimentos ad litem ou in litem. Podem ser preparatrios ou incidentes, e tm por finalidade prover o sustento da parte e os gastos da demanda durante o curso da ao de anulao de casamento, de separao judicial, de divrcio, de alimentos, de investigao de paternidade etc. Art. 852. lcito pedir alimentos provisionais: I nas aes de desquite e de anulao de casamento, desde que estejam separados os cnjuges; II nas aes de alimentos, desde o despacho da petio inicial; III nos demais casos expressos em lei. Pargrafo nico. Nos casos previsto no n.I desse artigo, a prestao alimentcia devida ao requerente abrange, alm do que necessitar para sustento, habitao e vesturio , a despesas para custear a demanda.

2.1 Natureza Discute-se o acerto de classificar os alimentos provisionais como cautelares. Os que negam tal possibilidade apegam-se, muitas vezes, ao argumento de que se trata de uma antecipao dos efeitos da tutela a ser propiciada no processo principal, o que afastaria o carter acautelatrio. No entanto, se for levado s ltimas consequncias a afirmao de que a medida cautelar a que tem por escopo garantir a eficcia da ao principal, a resposta tem que ser positiva. , sim, providncia cautelar em sentido amplo. Afinal, trata-se de ao cuja finalidade est ligada prpria sobrevivncia da parte e ao custeio do processo e, portanto, serve para assegurar a fruio prtica do possvel resultado final do processo. Por outro lado, a jurisprudncia firme quanto a considerar que os alimentos, ainda que pagos por fora de deciso judicial baseada em prova no exauriente, como o caso, no so repetveis. Ou seja, a parte que os pagou no pode reav-los. Diante disso, alguns entendem que a medida de alimentos no poderia ser tida por cautelar. Para tanto, amparam- se na ideia de que as medidas cautelares devem ser, como todas as concedidas com base em fumus, reversveis. 2.2 Contedo dos Alimentos Provisionais Nos casos de separao judicial e anulao de casamento, alm das necessidades de sustento, habitao e vesturio (alimentos naturais e civis), a prestao alimentcia provisional dever abranger as despesas do requerente para custear a demanda (custas e honorrios advocatcios), isto , proviso ad litem. Para a ao de alimentos, onde a lei faculta parte deduzir sua pretenso inicial at sem assistncia de advogado e concede benefcios da gratuidade da justia mediante simples declarao de pobreza da parte, no prev o Cdigo a proviso ad litem. Embora haja quem o censure por isso, posto que pode levar a esposa de marido abastado a ter de passar pela humilhao de recorrer aos prstimos da Assistencia Judiciria para propor ao de alimentos, o certo que assegurado o acesso gratuito prestao jurisdicional no se deve, sem necessidade, aumentar os encargos do obrigado aos alimentos.

2.3 Alimentos provisionais fora das relaes matrimoniais Antes do advento da Lei. N 8.971/94, a concubina, por mais longa que fosse a durao de seu concubinato, nenhum direito alimentar adquiria contra o concubinrio. Aos filhos extramatrimoniais, desde que reconhecidos, cabe a via comum da ao de alimentos, manejvel segundo o rito da Lei. N 5.478, com direito a

arbitramento liminar da verba provisional, bastando que, com a inicial, comprovem parentesco do devedor. O no reconhecido, para pleitear alimentos ter de obter, prvia ou concomitantemente, o reconhecimento de sua filiao. A antiga restrio de manejar ao alimentcia sem alcanar a declarao de paternidade adulterina restou revogada pela Constituio de 1988, j que esta decretou total equiparao entre filhos legtimos e ilegtimos. Disso decorre que, desde ento, ao filho, mesmo adulterino, cabe o direito de promover, a qualquer tempo, a ao de investigao de paternidade, para todos os efeitos de direito. No h, porm, necessidade de propor prvia e separadamente a ao investigatria, para depois aforar a alimentcia. Numa s relao processual as duas pretenses podem ser cumuladas. Caberiam alimentos provisrios, desde a inicial da investigatria? H duas hipteses diferentes que podem ocorrer: a-) a do filho ilegtimo que possui prova antecipada de reconhecimento a paternidade suficiente para satisfazer a exigncia do art. 273 do CPC: neste caso, uma vez apresentada desde logo a prova documental, no sentido de filiao, devem ser deferidos os alimentos provisrios. b-) a do que no dispe da referida prova : nessa ultima situao, o filho somente dispor de comprovao do vnculo de paternidade aps a sentena que der procedncia do pedido. No haver lugar para o pensionamento provisrio, porque sem a prova prvia de paternidade no possvel admitir-se a concesso de alimentos provisionais.

2.4 Outras aes de cunho alimentar O ato ilcito pode gerar para seu causador o dever de pensionar a vtima ou seus dependentes ( CC de 1916, arts. 1.537 e 1539; CC de 2002, arts. 948 e 950). A ao de indenizao em que se pleiteia a condenao do culpado ao pensionamento no pode ser equipada a uma ao de alimentos para os fins da prestao provisional de alimentos, dada a profunda diversidade de fundamentos na origem da responsabilidade num e noutro caso.

2.5 Durao da prestao provisional de alimentos A melhor exegese, embora no seja a nica, a que fixa como marco inicial da vigncia dos alimentos provisionais, a data em que o devedor citado para a medida, seja ela incidente ou preparatria.

No importa que a sentena da ao principal, em 1 ou 2 grau de jurisdio, seja desfavorvel ao autor dos alimentos provisionais. A cassao destes alimentos s poder ocorrer aps transito em julgado da deciso final, esgotada inclusive a via do recurso extraordinrio. caracterstica especial dos alimentos provisrio a irrepetibilidade dos que forem pagos, ainda que indevidos.

2.6 Cabimento

Admite-se a medida de alimentos provisionais instrumentalmente ligada ao de separao judicial, divrcio e anulao de casamento. o que se extrai do inciso I do art. 852, que alude, todavia, a desquite, instituto substitudo, em nosso ordenamento, pela separao e pelo divrcio. A lei condiciona o cabimento dos alimentos, nessas hipteses, separao de fato dos cnjuges. Por outro lado, o pargrafo nico do art. 852 explicita que, em tais hipteses, os alimentos devem abranger, alm do montante necessrio subsistncia digna, valor para fazer frente s despesas do processo. A medida de alimentos provisionais pode ainda estar vinculada ao de alimentos. Mas, nessa hiptese, a medida ser especialmente til apenas quando empregada em carter preparatrio. Afinal, depois de ajuizada a ao principal de alimentos, possvel obter-se medida urgente de alimentos provisrios dentro daquele prprio processo, com base no art. 4 da Lei 5.478 de 1968 ou na regra geral da antecipao de tutela. A jurisprudncia interpreta a previso do art. 852, II, de modo a estend-la tambm s aes de reviso de alimentos. Por fim, o inc. III do art. 852 remete aos demais casos expressos em lei. Podem ser citados como exemplos as previses de alimentos provisionais em relao ao de investigao de paternidade e ao de dissoluo de unio estvel. No se confundem os alimentos provisionais com os provisrios. Aqueles constituem objeto de ao cautelar, e estes, deciso proferida no bojo da ao de alimentos de rito especial, em que h prova formada da obrigao legal de alimentos.

2.7 Legitimidade As partes legtimas para a propositura da Ao de Alimentos Provisionais so as mesmas da que figuram ou figuraro como tais na ao principal.

O juiz examinar se existe a possibilidade de estabelecimento regular da ao principal entre as partes

2.8 Competncia A competncia para a concesso desses alimentos sempre do juzo de 1 grau, ainda que o processo esteja no tribunal. Tem-se, nesse caso, exceo regra geral do art. 800, pargrafo nico. Sendo a medida preparatria, dever ser ajuizada perante o juzo com competncia para a ao principal. Art. 800. As medidas cautelares sero requeridas ao juiz da causa; e, quando preparatrias, ao juiz competente para conhecer da ao principal. Pargrafo nico: Interposto o recurso, a medida cautelar ser requerida diretamente ao tribunal.

2.9 Procedimento A medida de alimentos provisionais, quanto ao seu procedimento, seguir as regras dos arts. 802 e 803 CPC. Art. 802. O requerido ser citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de 5 dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir. Pargrafo nico. Conta-se o prazo, da juntada aos autos do mandado: IIIDe citao devidamente cumprido; Da execuo da medida cautelar, quando concedido liminarmente ou aps justificao prvia.

Art. 803. No sendo contestado o pedido, presumir-se-o aceitos pelo requerido, como verdadeiros, os fatos alegados pelo requerente (arts. 285 e 319); caso em que o juiz decidir dentro de 5 (cinco) dias. Pargrafo nico. Se o requerido contestar no prazo legal, o juiz designar audincia de instruo e julgamento, havendo prova a ser nela produzida. A liminar que diz respeito aos alimentos provisionais pode ser considerada ou negada inaudita altera parte, ou seja, mesmo antes de outra parte ser citada ( art. 854, pargrafo nico). A sentena de procedncia dos alimentos provisionais tem eficcia mandamental, na medida em que ordena o pagamento sob pena de priso, e

condenatria, pois serve de ttulo para subsequente procedimento executivo destinado adoo de medidas sub-rogatrias. A sentena de mrito no processo de alimentos provisionais no faz coisa julgada material, dada a sumariedade de cognio. 2.10 Execuo A execuo dos alimentos provisionais, concedidos por liminar ou por sentena, feita pelo procedimento especial de execuo de alimentos. Assim, so cabveis: o desconto em folha, a reteno de aluguis ou outros rendimentos peridicos do devedor, a priso civil (art. 733 do CPC) e a execuo mediante penhora.

Smulas Smula 358 do STJ: O cancelamento de penso alimentcia de filho que atingiu a maioridade est sujeito a deciso judicial, mediante contraditrio, ainda que nos prprios autos. Smula 336 do STJ "A mulher que renunciou os alimentos na separao judicial tem direito penso previdenciria por morte do ex-marido, comprovada a necessidade econmica superveniente" Smula 379 do STF no acordo de desquite no se admite renncia aos alimentos, que podero ser pleiteados ulteriormente, verificado os pressupostos legais. Smula 309 do STJ:O dbito alimentar que autoriza priso civil do alimentante o que compreende as trs ultimas prestaes anteriores ao ajuizamento da execuo e as que vencerem no curso do processo.

Jurisprudncias 1). RE 589734 AgR / RJ - RIO DE JANEIRO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINRIO Relator(a): Min. AYRES BRITTO Julgamento: 05/10/2010 rgo Julgador: Segunda Turma Publicao DJe-241 DIVULG 10-12-2010 PUBLIC 13-12-2010 EMENT VOL-02449-01 PP-00264 Parte(s) AGTE.(S) ADV.(A/S) : MARCELA LOPES DA COSTA MARQUES E OUTRO(A/S) : GUILHERME DA SILVA MANHES E OUTRO(A/S)

AGDO.(A/S) ADV.(A/S) Ementa

: MARCELO DA COSTA MARQUES : MILTON LAURIA BASTOS

EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINRIO. CONTROVRSIA DECIDIDA COM BASE NO CONJUNTO FTICOPROBATRIO DOS AUTOS. INCIDNCIA DA SMULA 279/STF. 1. Caso em que entendimento diverso do adotado pela Instncia Judicante de origem demandaria o revolvimento dos fatos e provas constantes dos autos. Providncia vedada na instncia extraordinria. 2. Agravo regimental desprovido. Deciso Negado provimento ao agravo regimental. Deciso unnime. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Joaquim Barbosa. 2 Turma, 05.10.2010. Indexao - DESCABIMENTO, RECURSO EXTRAORDINRIO, REEXAME, MATRIA DE FATO, MATRIA DE PROVA, FIXAO, VALOR, ALIMENTOS PROVISIONAIS. Legislao LEG-FED CF ANO-1988 ART-00229 CF-1988 CONSTITUIO FEDERAL LEG-FED LEI-010406 ANO-2002 ART-01694 "CAPUT" PAR-00001 CC-2002 CDIGO CIVIL LEG-FED SUM-000279 SMULA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF Observao Nmero de pginas: 5. Anlise: 31/01/2011, AMS. 2). RE 106093 / PE - PERNAMBUCO RECURSO EXTRAORDINRIO Relator(a): Min. ALDIR PASSARINHO Julgamento: 10/10/1986 rgo Julgador: Segunda Turma Publicao DJ 14-11-1986 PP-22151 EMENT VOL-01441-02 PP-00405 Parte(s)

RECTE. : ANTONIO AYALLA GITIRANA FILHO ADV. : RODOLFO ALBUQUERQUE DE ARAJO RECDO. : ANGELINA LARANJEIRA PERRELLI ADV. : SADY D'ASSUMPO TORRES FILHO Ementa PENSO. ALIMENTOS PROVISIONAIS. MULHER DESQUITADA. RENUNCIA. 1. RECURSO. NO E CONHECER-SE DO RECURSO EXTRAORDINRIO REFERENTE AOS ALIMENTOS PROVISIONAIS SE NO ATENDE ELE AOS PRESSUPOSTOS QUE O JUSTIFICARIAM, A PAR DO QUE O JULGAMENTO DA AO PRINCIPAL DE QUALQUER SORTE O PREJUDICA. 2. RECURSO. EMBORA TENHA HAVIDO RENUNCIA A PENSO ALIMENTAR PELA MULHER, NA OCASIAO DA SEPARAO JUDICIAL, E POSSIVEL POSSA ELA FUTURAMENTE OBTE-LA SE DA PROVA DOS AUTOS RESULTA DELA NECESSITAR, J ASSIM OCORRENDO QUANDO DA SEPARAO. E PODE PLEITEA-LA, EMBORA J DIVORCIADA, POIS A PERDA DO DIREITO A ALIMENTOS - SE DELES PRECISAVA - SOMENTE SE DA NO CASO DE NOVO CASAMENTO OU PASSANDO A LEVAR VIDA IRREGULAR (ART. 29 DA LEI 6515/77). INAPLICAO, NA ESPCIE, DO ENUNCIADO DA SMULA 379. Indexao RENUNCIA, PENSO ALIMENTICIA, MULHER, SEPARAO JUDICIAL. CONCESSO, PENSO ALIMENTICIA, MULHER, FIXAO, PERCENTAGEM, REMUNERAO, MARIDO. DESCABIMENTO, RECURSO EXTRAORDINRIO, INCIDENCIA, OBICE REGIMENTAL, PROCEDIMENTO ESPECIAL, JURISDIO CONTENCIOSA, AO DE ALIMENTOS. CV0172,ALIMENTOS RENUNCIA EM DESQUITE PC0703,EMBARGOS DE DECLARAO ,CVEIS, MBITO PC0751,COMPETNCIA JURISDICIONAL ,CVEL, FUNCIONRIO FUNO GRATIFICADA PC0344,RECURSO EXTRAORDINRIO ,CVEL, PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIO CONTENCIOSA AO DE ALIMENTOS PC0322,RECURSO EXTRAORDINRIO ,CVEL, REEXAME DE PROVA Legislao LEG-FED CF ANO-1967 ART-00119 INC-00003 LET-A LET-D CF-1967 CONSTITUIO FEDERAL

LEG-FED EMC-000001 ANO-1969 LEG-FED LEI-005869 ANO-1973 ART-00476 PAR-NICO CPC-1973 CDIGO DE PROCESSO CIVIL LEG-FED RGI ANO-1980 ART-00322 ART-00325 INC-00005 LET-C RISTF-1980 REGIMENTO INTERNO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL LEG-FED LEI-005478 ANO-1968 LEG-FED LEI-006515 ANO-1977 ART-00029 LD-1977 LEI DO DIVRCIO LEG-FED SUM-000279 STF LEG-FED SUM-000379 STF Observao VOTAO: UNNIME. RESULTADO: NO CONHECIDO. - VEJA RE 85019, RTJ-85/208, RE 101614, RE 108092. Nmero de pginas: 12. Alterao: 16/12/2011, (LCG). Acrdos no mesmo sentido RE 106080 ANO-1986 UF-PE TURMA-02 Min. ALDIR PASSARINHO DJ 14-11-1986 PP-22151 EMENT VOL-01441-02 PP-00393

3). RE 96735 / RS - RIO GRANDE DO SUL RECURSO EXTRAORDINRIO Relator(a): Min. ALFREDO BUZAID Relator(a) p/ Acrdo: Min. DJACI FALCO Julgamento: 21/03/1984 rgo Julgador: Tribunal Pleno Publicao DJ 18-10-1985 PP-18455 EMENT VOL-01396-02 PP-00282 RTJ VOL-00115-03 PP-01231 Parte(s) RECTE. : ANILDO MACHADO ADVDOS. : DIRCEU J. SEBBEN E OUTRO RECDOS. : IVANILDO RODRIGO RUOSO, REPRESENTADO POR SUA ME

: LOURDES IONE RUOSO ADVDO. : SRGIO NUNES VIEIRA Ementa - AO DE ALIMENTOS EM FAVOR DE FILHO NATURAL, INDEPENDENTEMENTE DE INVESTIGAO DA PATERNIDADE, SOB INVOCAO DO ART. 2, DA LEI N 5478/68, TENDO O INDIGITADO PAI CONTESTADO A AO. EXATO ALCANCE DA LEI N 5.478, DE 25.7.68 (ART. 2., 1, INCS. I E II). A PRETENSO ALIMENTAR, EM RAZO DE PARENTESCO, H DE ASSENTAR NO RECONHECIMENTO VOLUNTRIO DO PARENTESCO, OU NO RECONHECIMENTO EM JUZO. NO E POSSIVEL DECLARAR-SE A PATERNIDADE INCIDENTEMENTE, E PARA O S EFEITO DE ALIMENTOS, QUANDO CONTESTADO O PARENTESCO (PATERNIDADE), PRESSUPOSTO ESSENCIAL AO RECONHECIMENTO DA OBRIGAO ALIMENTAR. A LEI N 5.478/68 TEVE EM VISTA UNICAMENTE A PRESTAO ALIMENTAR, EXIGINDO PARA ISSO A PROVA PRECONSTITUIDA DO PARENTESCO, QUE RENDE ENSEJO A FIXAO DE PLANO, PELO JUIZ, DOS ALIMENTOS PROVISORIOS, COMO SE V CONSIGNADO NO SEU ART. 42. O FIM SOCIAL QUE INSPIROU A LEI EM CAUSA NO JUSTIFICA INTERPRETAO ACOLHIDA PELO ACRDO RECORRIDO, QUE PODERA PROPICIAR A INSEGURANCA E O RISCO DE IRREPARAVEL INJUSTIA. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. O AUTOR APRESENTA-SE CARENTE DA AO INTENTADA. PROVIMENTO DO RECURSO, PARA SE JULGAR EXTINTO O PROCESSO. DECISO POR MAIORIA DE VOTOS. Indexao - EXTINO, PROCESSO, CARNCIA, AO, ALIMENTOS, AUTOR, FILHO NATURAL, AUSNCIA, PROVA, PR-CONSTITUDA, PARENTESCO // IMPOSSIBILIDADE, RECONHECIMENTO, "INCIDENTER TANTUM", PATERNIDADE, AO, RITO ESPECIAL // NECESSIDADE, SUSPENSO, PROCESSO, PENDNCIA, JULGAMENTO, INVESTIGAO DE PATERNIDADE // CONSIDERAO, PRESSUPOSTO, OBRIGAO, ALIMENTOS // PREVISO, ALIMENTOS PROVISIONAIS, AO INVESTIGATRIO. - (VOTO VENCIDO), DISPENSABILIDADE, PROVA, PARENTESCO, PROPOSITURA, FILHO ILEGTIMO, AO DE ALIMENTOS // CARACTERIZAO, PROCESSO, COGNIO INCOMPLETA, AUSNCIA, SUJEIO, COISA JULGADA // EXIGNCIA, COMPROVAO, PARENTESCO, CONCESSO, LIMINAR, ALIMENTOS PROVISRIOS // CONDENAO, OBRIGAO, DAR, AUSNCIA, DECLARAO, FILIAO // REVERSIBILIDADE, DECISO, AO,

RETRATAO, PATERNIDADE // PREVALNCIA, INTERESSE, MENOR, DIREITO DE FAMLIA MODERNO (MINS. ALFREDO BUZAID, FRANCISCO REZEK E SOARES MUOZ) . Legislao LEG-FED LEG-FED LEG-FED LEG-FED LEG-FED LEG-FED LEI-003071 ANO-1916 ART-00363 ART-00396 ART-00397 CC-1916 CDIGO CIVIL LEI-005869 ANO-1973 ART-00005 ART-00287 ART-00472 ART-00473 CPC-1973 CDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI-000883 ANO-1949 ART-00004 ART-00005 LEI-005478 ANO-1968 ART-00001 ART-00002 PAR-00001 INC-00001 INC-00002 ART-00004 ART-00042 MSG-000154 ANO-1968 (PODER EXECUTIVO). LEI-005869 ANO-1973 ART-00005 ART-00287 ART-00472 ART-00473 CPC-1973 CDIGO DE PROCESSO CIVIL

Observao Votao e resultado: conhecido por unanimidade e parcialmente provido, vencidos os Mins. Francisco Rezek e Soares Muoz. Acrdos citados: RE 59861 (RTJ-47/106), RE 72173 (RTJ-69/434), RE 71123 EDv (RTJ-95/635) RE 74754 (RTJ-64/526), RE 75271 (RTJ-67/820) RE 86183, RE 87008 (RTJ-91/223), RE 88847 (RTJ-96/216); RTJ-64/529, RTJ-95/644. Nmero de pginas: (54). Anlise:() Reviso: (). Incluso: 01/12/03, (SVF). Alterao: 03/12/03, (SVF). Alterao: 06/01/2012, (LCG). Doutrina OBRA: A NOVA LEI DE ALIMENTOS AUTOR: NELSON CARNEIRO EDITORA: FREITAS BASTOS EDIO: 2 PGINAS: 57, 81 OBRA: COMPNDIO DE TEORIA E PRTICA DO PROCESSO CIVIL AUTOR: PAULA BATISTA OBRA: DOUTRINA DA AES AUTOR: CORREA TELES OBRA: PRIMEIRAS LINHAS SOBRE O PROCESSO CIVIL AUTOR: PEREIRA E SOUSA

OBRA: COMMENTARIA AD ORDINATIONES REGNI PORTUGALIAE; LIV III, TTULOS 50 E 75 AUTOR: MANUEL GONALVES DA SILVA OBRA: AO DE ALIMENTOS NO S.T.F. AUTOR: EDSON BOMFIM PGINAS: 19 A 22 OBRA: TRATADO DE DIREITO PRIVADO AUTOR: PONTES DE MIRANDA VOLUME: 09 PGINA: 245 4). PROCESSO: HC 212996 / SP HABEAS CORPUS 2011/0161533-9 RELATOR(A): Ministro MASSAMI UYEDA (1129) RGO JULGADOR: T3 - TERCEIRA TURMA EMENTA: HABEAS CORPUS - EXECUO DE ALIMENTOS PROVISRIOS RECONHECIMENTO POSTERIOR DA INCOMPETNCIA (RELATIVA) DO JUZO TTULO EXECUTIVO JUDICIAL IDNEO A LASTREAR A CORRESPONDENTE EXECUO E VALIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS PRATICADOS, QUANDO RATIFICADOS PELO JUZO COMPETENTE - NULIDADE DA EXECUO - INOCORRNCIA - DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO - MATRIA NO VENTILADA NA ORIGEM - MEIO COERCITIVO NO RECONHECIDO, PELAS INSTNCIAS ORDINRIAS, COMO SENDO APTO A SATISFAZER AS PRESTAES DO DBITO ALIMENTAR - ALEGAO INSUBSISTENTE - ORDEM DENEGADA. I - O reconhecimento posterior da incompetncia do Juzo no tem, por si s, o condo de tornar nulos os atos processuais presididos pelo Juzo relativamente incompetente. Ao contrrio, a fixao da obrigao alimentar (no caso, os alimentos provisrios) por Juzo relativamente incompetente constitui ttulo executivo judicial hbil a lastrear a correspondente execuo de alimentos, remanescendo vlidos os correlatos atos coercitivos praticados, quando ratificados pelo Juzo competente; II - Em razo de a definio do foro do alimentando, como o competente para as aes em que se pleiteia alimentos, cuidar de critrio de competncia relativa (comportando, inclusive, renncia

daquele que detm tal prerrogativa, ut HC 71.986/MG, deste Relator), remanescem vlidos a deciso que fixou a obrigao alimentar, bem como os atos at ento praticados sob a presidncia de Juzo incompetente, a serem ratificados pelo Juzo competente. III - Insubsistente a alegao consistente na necessidade de se observar, na espcie, a coero executiva por meio dos descontos em folha de pagamento, ao invs da priso civil do executado. No ponto, de se constatar que tal argumentao, pelos elementos constantes dos autos, em momento algum foi ventilada, revelando-se, no mnimo, descabida sua meno, somente nesta via processual. Ad argumentandum, ainda que se admitisse tal alegao, esta no teria o condo de infirmar o decreto prisional, j que o simples desconto mensal em folha de pagamento, desde que devidamente reconhecido pelas instncias ordinrias como sendo apto a satisfazer as prestaes do dbito alimentar (situao no ocorrente na hiptese dos autos), referir-se-ia s parcelas vincendas, de forma a remanescer inadimplidas as vencidas; IV- Ordem denegada. ACORDO: Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, a Turma, por unanimidade, denegar a ordem, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Sidnei Beneti, Ricardo Villas Bas Cueva e Nancy Andrighi votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Paulo de Tarso Sanseverino. 5). PROCESSO: REsp 857228 / SP RECURSO ESPECIAL 2006/0119651-7 RELATOR(A): Ministro JOO OTVIO DE NORONHA (1123) RGO JULGADOR: T4 - QUARTA TURMA EMENTA: DIREITO DE FAMLIA. ALIMENTOS PROVISIONAIS FIXADOS EM PROCESSO CAUTELAR PREPARATRIO. AO PRINCIPAL IMPROCEDENTE. EXIGIBILIDADE DOS ALIMENTOS. EXCEO DE PR-EXECUTIVIDADE. 1. pacifico o entendimento do Superior Tribunal de Justia de que so devidos os alimentos provisionais desde a sua fixao at a

sentena definitiva, mesmo que esta desconstitua a obrigao de pagar, pois alimentos j quitados incorporam-se ao patrimnio do alimentado. 2. Contudo, esse entendimento no prevalece nas hipteses em que a obrigao tenha sido suspensa por deciso de agravo de instrumento aviado com essa finalidade. 3. Recurso especial no-conhecido. ACORDO: Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, no conhecer do recurso especial nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Luis Felipe Salomo, Honildo Amaral de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ/AP), Fernando Gonalves e Aldir Passarinho Junior votaram com o Sr. Ministro Relator.

PETIO INICIAL DE ALIMENTOS PROVISIONAIS

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito

da

Comarca

de

(nome, qualificao e endereo), por seu advogado infra-assinado, com escritrio situado nesta cidade, a rua. onde recebe intimaes e avisos , vm a presena de V Exa, com fulcro no art. 852 do Cdigo de Processo Civil, promover a presente MEDIDA CAUTELAR DE ALIMENTOS PROVISIONAIS contra (nome, qualificao e endereo), em vista das seguintes razes de fato e de direito: Dos Fatos 1. A suplicante casada com o suplicado, desde conforme certido de casamento anexa, tendo filhos (documentos anexos), esclarecendo que residia com seu marido e filhos rua que era o domiclio conjugal (CC, art. 231, II). 2. Ocorre que em virtude de fatos ocorridos entre os cnjuges, estes encontram-se separados de fato, desde o dia ocasio em que a suplicante passou a residir juntamente com seus filhos, na residncia de seus pais, pessoas que embora tenham acolhido com carinho e amor a suplicante e seus filhos, no tem obrigao e nem condies de sustent-los. 3. A suplicante necessita de alimentos, que vem ser tudo o que necessrio para o sustento, vesturio, alimentao, educao, etc., para se manter e cuidar de seus filhos, propiciando-lhes um pouco de conforto e uma boa alimentao. Dos Direitos 4. A separao de fato autoriza o presente pedido (RT 398/189), conforme doutrina de WASHINGTON DE BARROS MONTEIRO, Curso de Direito Civil, 17. ed., So Paulo: Saraiva, p. 298 e EDGARD DE MOURA BITTENCOURT, Alimentos, 4. ed., So Paulo: LEUD, p. 114. 5. Tem a suplicante conhecimento que seu marido recebe a quantia de por ms, trabalhando como na empresa situada rua.. nesta cidade. Dos Pedidos A vista do exposto, requer-se a concesso inaudita altera paire (CPC, art. 854, nico), de uma mensalidade para sua sobrevivncia e mantena, intimando-se o suplicado para seu pagamento, sob as penas da lei. (Poder aqui ser requerido o desconto mensal na folha de pagamento do ru CPC, art. 734). Requer-se a citao do suplicado (CPC, art. 802), para contestar, querendo, a presente ao, no prazo de 5 (cinco) dias, indicando desde logo as provas que pretende produzir, tudo sob pena de revelia, constando do mandado a advertncia prevista na parte final do art. 285 do Cdigo de Processo Civil.

Pede que ao final sejam os alimentos provisionais fixados em 50% do salrio mensal do suplicado, condenando-o, ainda, nas cominaes de estilo. Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito, notadamente o depoimento pessoal do suplicado, sob pena de confisso, caso no comparea ou comparecendo se recuse a depor, inquirio de testemunhas, juntada, requisio e exibio de documentos. D-se a causa o valor de. Pede deferimento. (local e data) (assinatura e n. da OAB do advogado)

Perguntas.

1)Conforme a legislao vigente em nosso pas, quais so as 3 hipteses em que se faz l cito o pedido de alimentos provisionais? Resposta: Artigo 852, I,II,III, do Cdigo de Processo Civil.

2)No pacfico o acerto de classificar os alimentos provisionais quanto sua natureza. Cite as duas correntes que discutem e abordam tal tema, expondo seus devidos fundame ntos. Resposta: Discute-se o acerto de classificar os alimentos provisionais como cautelares. Os que negam tal possibilidade apegam-se, muitas vezes, ao argumento de que se trata de uma antecipao dos efeitos da tutela a ser propiciada no processo principal, o que afastaria o carter acautelatrio. No entanto, se for levado s ltimas consequncias a afirmao de que a medida cautelar a que tem por escopo garantir a eficcia da ao principal, a resposta tem que ser positiva. , sim, providncia cautelar em sentido amplo. Afinal, trata-se de ao cuja finalidade est ligada prpria sobrevivncia da parte e ao custeio do processo e, portanto, serve para assegurar a fruio prtica do possvel resultado final do processo. Por outro lado, a jurisprudncia firme quanto a considerar que os alimentos, ainda que pagos por fora de deciso judicial baseada em prova no exauriente, como o caso, no so repetveis. Ou seja, a parte que os pagou no pode reav-los. Diante disso, alguns entendem que a medida de alimentos no poderia ser tida por cautelar. Para tanto, amparam-se na ideia de que as medidas cautelares devem ser, como todas as concedidas com base em fumus, reversveis. 3)Quanto ao contedo dos alimentos provisionais, nos casos de separao judicial e anul ao de casamento, qual deve ser a abrangncia, o alcance dos alimentos provisionais? Resposta: Nos casos de separao judicial e anulao de casamento, alm das necessidades de sustento, habitao e vesturio (alimentos naturais e civis), a prestao alimentcia provisional dever abranger as despesas do requerente para custear a demanda (custas e honorrios advocatcios), isto , proviso ad litem. 4)Qual deve ser a durao da prestao provisional? Cite seu marco inicial de vigncia a t sua cessao. Resposta: A melhor exegese, embora no seja a nica, a que fixa como marco inicial da vigncia dos alimentos provisionais, a data em que o devedor citado para a medida, seja ela incidente ou preparatria. No importa que a sentena da ao principal, em 1 ou 2 grau de jurisdio, seja desfavorvel ao autor dos alimentos provisionais. A cassao destes alimentos s poder ocorrer aps transito em julgado da deciso final, esgotada inclusive a via do recurso extraordinrio. caracterstica especial dos alimentos provisrio a irrepetibilidade dos que forem pagos, ainda que indevidos. 5) O ordenamento jurdico admite apenas uma possibilidade de priso civil. Qual essa possibilidade? Aponte suas caractersticas e alcance e trmino.

Resposta: Smula 309 do STJ:O dbito alimentar que autoriza priso civil do alimentante o que compreende as trs ultimas prestaes anteriores ao ajuizamento da execuo e as que vencerem no curso do processo. Pelos pargrafos I,II,III do artigo 733 do Cdigo de Processo Civil vemos que se o devedor no pagar e nem se escusar o juiz decretar sua priso pelo prazo de 1 a 3 meses, sendo que o cumprimento da pena no exime o devedor do pagamento das presta oes vincendas e vencidas. Paga a prestao alimentcia, o juiz suspender o cumprimen to da ordem de priso. 6) So caractersticas dos alimentos: (Assinale a incorreta): A) Irrenunciabilidade, Transmissibilidade, Futuridade e Irrepetibilidade; B)Imprescritibilidade, Futuridade, Atualidade e Carter personalssimo; C)Carter personalssimo, Prescritibilidade, Futuridade e Repetibilidade; D)Transmissibilidade, Imprescritibilidade, Irrenunciabilidade e Atualidade. Resposta: C

7)Qual dessas no uma das fontes do direito de alimentos: A)Alimentos derivados de ato ilcito; B)Possibilidade de priso civil por alimentos; C)Alimentos derivados da Lei; D)Vontade humana. Resposta: B 8)Marque a alternativa incorreta: A)As partes legtimas para a propositura da Ao de Alimentos Provisionais so as mesmas da que figuram ou figuraro como tais na ao principal; B)O juiz examinar se existe a possibilidade de estabelecimento regular da ao principal entre as partes; C)Sendo preparatria a medida, poder ser ajuizada perante qualquer juzo; D)Interposto o recurso, a medida cautelar ser requerida diretamente ao tribunal.

Resposta: C

9)Assinale a alternativa incorreta: A)A sentena de mrito no processo de alimentos provisionais faz coisa julgada materia l, dada a sumariedade da cognico; B)Conta-se o prazo da juntada aos autos do mandado de citaco devidamente cumprido; C)As medidas cautelares sero requeridas ao juiz da causa e quando preparatrias aojuiz competente para conhecer da ao principal; D)O requerido ser citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de 5 dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir. Resposta: A

10) Assinale V ou F: ( V )No sendo contestado o pedido, presumir-se-o aceitos pelo requerido, como verdadeiros, os fatos alegados pelo requerente (arts. 285 e 319); caso em que o juiz decidir dentro de 5 (cinco) dias.(Art 803, CPC). ( F )No acordo de desquite admite renncia aos alimentos, que podero ser pleiteados ulteriormente, verificado os pressupostos legais.(379 STF). ( F )A mulher que renunciou os alimentos na separao judicial no tem direito penso previdenciria por morte do ex-marido, ainda que comprovada a necessidade econmica superveniente(336 STJ). ( V )O cancelamento de penso alimentcia de filho que atingiu a maioridade est sujeito a deciso judicial, mediante contraditrio, ainda que nos prprios autos. (358 STJ).

Bibliografia:

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direito das famlias: de acordo com a lei n 11.340/06; lei Maria da Penha e com a lei n 11.441/07; lei da separao, divrcio e inventrio extrajudiciais GONALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil: direito de famlia. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. CAHALI, Yussef Said. Dos alimentos. RODRIGUES, Silvio. Comentrios ao cdigo civil: parte especial: do direito defamlia (artigos 1.511 a 1.590). THEODORO, Humberto Jnior. Curso de Direito Processual Civil, Volume II WAMBIER, Luiz Rodrigues. Curso Avanado de Processo Civil 3, Processo Cautelar e Procedimentos Especiais, 10 edio, editora revista dos tribunais.

http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia

Das könnte Ihnen auch gefallen