Sie sind auf Seite 1von 2

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Clima Temperado
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Centro de Pesquisa Agropecuria de Clima Temperado Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento BR 392 - km 78 - CEP 96001-970 - Pelotas, RS - Cx.Postal 403 Fone (53) 275-8100 - Fax (53) 275-8221 www.cpact.embrapa.br
sac@cpact.embrapa.br

Alternativa para o produtor


A capivara a espcie selvagem nativa mais criada em nosso pas. Entre as caractersticas que a fazem um bom animal de criao esto: preo de venda do peso vivo superior ao de espcies domsticas, a sua alta prolificidade, alimentao diversificada, excelente aproveitamento de carboidratos estruturais (fibra), boa taxa de ganho de peso e rusticidade. Criando capivara voc: - Obtem lucro igual ou superior ao de outras criaes devido ao maior preo de venda do animal / carne, pois o mercado de carnes exticas ou de caa volta-se inicialmente para consumidores de mdio a alto poder aquisitivo; - Coloca no mercado carne de qualidade semelhante a do suno, mas com gordura menos saturada, de maior densidade, rica em cidos graxos mega-3, que tm a propriedade de reduzir o colesterol e as gorduras de baixa densidade no sangue atendendo essa nova demanda da sociedade; - Pode obter um animal, cujo processo de produo fica prximo do orgnico pois as capivaras so criadas em sistema semi-intensivo a campo, permitindo atingir maior nvel sustentabilidade na criao; - Contribui para a conservao das capivaras do ambiente natural reduzindo a compra de carne no mercado ilegal.

CRIAO DE CAPIVARA
Lucro Carne de qualidade Sustentabilidade na criao Conservao das capivaras no ambiente natural

MINISTRIO DA AGRICULTURA PECURIA E ABASTECIMENTO

Dezembro 2003 Tiragem 50

COMO CRIAR CAPIVARA EM SISTEMA SEMI-INTENSIVO


Projeto no Ibama / Tcnico responsvel
O primeiro passo contratar ou conseguir um tcnico de nvel superior, de preferfncia com experincia na rea, para elaborar o projeto a ser encaminhado ao Ibama, responsabilizando-se pelo mesmo. importante ler as portarias 117 e 118 do Ibama que regulamentam a comercializao e os criadouros comercias. ndices tcnicos e biolgicos da criao de capivara. DESCRIO VALOR Relao macho / fmea 1 Macho : 6 a 8 Fmeas Maturidade sexual Fmea: 13-15 meses Macho: 15-18 meses Vida til da fmea 6 8 anos (at 8 partos) Vida til do macho 5 - 7 anos Longevidade at 12 anos Ciclo estral 7,5 dias Cio 24 horas Perodo de gestao 5 meses Idade ao primeiro parto 26,3 meses Crias / parto: 1 e 2 parto 4 crias 3 e 4 parto 5 crias 5 parto 6 crias (mx. nove) Intervalo entre partos 9,4 meses Nmero de partos / fmea / ano 1,5 Peso ao nascer 1,75 kg (0,79 a 3,4 kg) Perodo de lactao 3,5 - 4 meses 1 Cio ps-parto 15 - 28 dias Peso ao desmame c. ~ 3 meses ~ 6 kg Peso ao abate (c. ~ 12 meses) 35 a 45 kg Peso mximo 100 kg Rendimento de carcaa 50-60% Msculo na carcaa ~70% Mortalidade de adultos 23% Mortalidade de filhotes / subad. 5-6% devem variar entre 0,5 e 1 ha, prevendo-se a carga mxima de 60 animais e devem conter aude, sombra e pastagem natural. A rea deve ser cercada com tela de malha 7x7cm (arame 12) at um metro e fios de arame at a altura de 1,5 m. Moures de madeira a cada 10m e piques a cada 2 m constituem a estrutura de suporte a tela. Os piquetes podem ser dispostos paralelo a um corredor central, no fim do qual haver uma mangueira de madeira (8x16m p. ex.) com brete, subdividida em dois compartimentos, contendo um comedouro coberto (4x2m) em cada uma. So necessrios os seguintes equipamentos e veculos: balana mecnica para mais de 150 kg, gaiolas de madeira e de ferro, cambo enforcador para conteno, pu de captura, alicate assinalador para piques em v e furos, trator, reboque para transporte de forrageiras cortadas, arado, grade e gadanhas.

Rebanho
O rebanho dever ser adquirido de outros criadores ou capturado no ambiente natural com autorizao do Ibama. Os animais devero pertencer a um mesmo grupo, para evitar infanticdio. Estima-se que um criadouro em escala comercial deva prever instalaes para 30 matrizes ou mais. Com o rebanho de 15 fmeas e dois machos previsto o abate de cerca de 80 terminados por ano.

Alimentao
A Alimentao concentrada composta por milho como componente enrgtico, fornecido numa mdia de 250g / cabea / dia. Resduos de limpeza de arroz seco, sorgo granfero ou rao feita na propriedade so outras alternativas. Todo o volumoso, necessrio, fornecido cortado, obtido de forrageiras cultivadas como capim-elefante, aveia-azevm, milheto, sorgo forrageiro p. corte/pastejo, cana-de-acar. Mandioca e batata-doce tambm so apreciados.

Manejo
As operaes de manejo so feitas nas mangueiras que servem para a captura e manejo dos animais. A captura feita colocando-se o alimento no interior da mangueira, prendendo em seguida os animais. Os filhotes so numerados por assinalaes em v ou furos nas orelhas, sexados, pesados e desmamados com peso acima de 5 kg, sendo machos e fmeas apartados para o piquete de crescimento. O abate deve ser feito com um ano de idade e peso de 35 a 45 kg.

Custo e comercializao
O custo de produo tem sido estimado em 1,0 a 1,5 reais e os animais vendidos por 3 a 5 reais o kg vivo. A alimentao representa 55% do custo. No caso do produtor ter estrutura para vender diretamente a carne, prevendo-se o custo da prestao de servios de abate de lotes de 10 animais por ms (p. ex.), o que seria comportado em 3 a 4 freezers, o rendimento torna-se muito superior ao da venda por peso vivo, pois a carne vendida embalada a vcuo (rotulada) a preos iguais ou superiores ao do fil bovino (cerca de 12 reais).

Instalaes, equipamentos e veculos


Os piquetes de reproduo podem ser de 0,5 ha para sete fmeas e um macho ou de 1 ha para 15 fmeas e dois machos. Os cercados de crescimento / terminao tambm

Das könnte Ihnen auch gefallen