Sie sind auf Seite 1von 119

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.

br/ubiratan34

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

SUMRIO Captulo I Sobre o autor 1.1 O Odiado Kiyosaki: o falido autor de caa nqueis.....................................1 1.2 O amado Kiyosaki: o homem que mudou minha vida.................................8 1.3 Sobre independncia financeira: o homem e seu conceito......................15 Captulo II Buscando a realidade da teoria 2.1 As idias de Kyosaki no Brasil: viajando na maionese?............................21 2.2 O possvel versus o impossvel: Halfeld X Kiyosaki..................................26 2.3 Do propsito pessoal a teoria da conspirao: Marx versus Kiyosaki......31 Captulo III Sobre empreendedores de Kyosaki 3.1 A idia de empreendedorismo messinico: eu vou conseguir ..................38 3.2 Comprando Boi Gordo: lidando com magros lucros.................................43 3.3 Comprando avestruzes: quando a esmola demais................................47 3.4 Sobre Marketing Multi Nvel: no comeo eu tambm no acreditei..........54

Captulo IV - Sobre Marketing Multinvel: quem tem esperana sempre... 4.1 - Marketing Multinivel: no comeo eu desconfiei, mas depois eu vi...........61 4.2 - O Marketing Multinvel da Amway: quero ser um diamente......................67 4.3 - O Marketing Multinvel da Herbalife: a gerao dos herbalovers..............74 4.4 O Marketing Multinvel da Forever Living: produtos divinos.....................82 Captulo V Afinal qual o caminho mais seguro para ganhar dinheiro 4.1 Fazendo faculdade: ouo sentado ou aprendo caminhando?..................89 4.2 Prestando concurso: choro agora, mas me alegro depois.......................95 4.3 Sendo empregado ou sendo patro: po na mesa ou corao na mo..99 4.4 Tendo um negcio prprio: mostro o pau e mato a cobra......................104

Concluses......................................................................................................116

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

I Sobre o autor 1.1 O Odiado Kiyosaki: o falido autor de caa nqueis O livro Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki (o livro do Japa como um internauta carinhosamente o chamou! Rs) um fenmeno de vendas! Isso ningum discute! Mas, como todo fenmeno de vendas h pessoas que so resistentes e crticas em relao a obra do autor. Muitas so resistentes idia de riqueza fcil e simples propagada por Kiyosaki. Mas, dentro deste grupo ainda h os que so contra a idia propagada pelo autor. E ainda dentro deste h pessoas que simplesmente odeiam as idias do autor. No entanto, dada a abrangncia das idias de Kiyosaki, esse grupo que discorda das idias de Kiyosaki incrivelmente pequeno! At o presente momento no h uma comunidade no Orkut dedicada aos odiadores de Kiyosaki. Olha que nem o Papa Bento XVI escapou da onda de dio no Orkut! Ele mesmo tem uma comunidade de mais de 1.700 pessoas que o odeiam! (rs). Mas, Kiyosaki at agora desfruta deste privilgio de no ser odiado de forma organizada. Levando-se em conta que ele o autor do livro que contraria o mandamento sagrado da nossa sociedade, "Estude com afinco, tire boas notas e voc encontrar um bom emprego com um salrio alto, isso uma faanha! Contrariar essa regra em tempos de globalizao onde passar no vestibular o fim ltimo de mais de 10 anos de estudo, em tempos em que concursos pblicos so o sonho dos melhores alunos das universidades pblicas e privadas, onde as vagas de trainne em multinacionais so disputadas por centenas de milhares de jovens super-capacitados e onde o desemprego assusta e deprime at os que so capacitados acadmica e culturalmente um tanto arriscado. Mas, o Japa conseguiu essa faanha. Ele conseguiu dizer, de uma maneira didtica, simples e direta, a uma gerao inteira que somente o estudo no d camisa (expresso collorida para os descamisados, mas se quiserem podem usar p-de-meia! )para ningum! No s conseguiu dizer, mas foi plenamente ouvido e reverenciado por isso.

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, como isso se deu? A verdade, como diz o famoso seriado, est l fora. Em termos acadmicos podemos dizer: a verdade esta no contexto! O mrito de Kiyosaki que ele vai fundo na questo e coloca o dedo na ferida da nossa gerao ao afirmar que a Universidade no salva mais ningum, que o INSS no vai prover aquela segurana da aposentadoria e nem vamos tocar no lance dos fundos de penso que no Brasil so sinnimos de corrupo desmedida. Nesse no d para confiar mesmo! Rs. Logo no incio do livro um dilogo entre um jovem e seus pais d a tnica da histria.
Tambm sei que o pessoal que se forma na universidade no est ganhando tanto quanto antigamente. Sei que no posso depender da seguridade social ou dos fundos de penso da empresa para aposentar-me. Preciso de novas respostas.

Por isso me impressiono como ele ainda pouco odiado! Ele vai direto ao ponto e tira a tbua de salvao da grande maioria da nossa gerao que se agarra em um diploma universitrio e em um bom emprego para poder dormir sossegado noite! O cara vai e chuta tudo isso! Ele afirma categoricamente que 90% das pessoas que, em termos de Brasil, alcanaram o pice da nossa cadeia alimentar (que garantir comida, moradia, estudo e algumas comprinhas de final de semana) esto com os dias contatados! O autor categrico: "Hoje, o conselho mais perigoso que se pode dar a um garoto V para a escola, tire boas notas e procure um emprego seguro". fato hoje que uma parte considervel de alunos esto correndo do esquema e boas notas e emprego seguro. Mas, como um cara diz isso abertamente e no sofre uma avalanche de crticas e tambm no se torna odiado e chamado de babaca: E besteira imaginar que a formao oferecida pelo sistema de ensino preparar seus filhos para o mundo que eles encontraro depois de formados. Talvez porque, apesar de todos quererem acreditar que isso no verdade, isso realmente seja um fato. bom lembrar que o pai verdadeiro de Kiyosaki era superintendente de educao no estado do Hava e ele deve ter escutado e visto muita coisa a respeito do produto final de uma escola tanto em termos educacionais quanto em termos financeiros: O pai verdadeiro de Robert era superintendente de educao no estado do Hava. Quando Robert estava com dezesseis anos, a

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

ameaa de "Se voc no tirar boas notas, voc no vai conseguir um bom emprego" tinha pouco efeito. Apesar de termos oficialmente o lema tire boas notas e arrumar um bom emprego de fato isso j se tornara passado a algum tempo depois da gerao Curtindo a vida adoidado. Claro que houve (e h) um choque de valores ai! Muitos pais ainda tem a idia de tire boas notas e arrumar um bom emprego. No livro o pai de Kiyosaki parece que no se desvinculava do cargo de superintendente de educao quando ia para casa e deve ter repetido esse conselho umas mil vezes para ele: se voc no tirar boas notas.

Conselhos de pais repetidos mecanicamente e freneticamente podem causar efeitos colaterais como o que aconteceu com Kiyosaki: arrumar outro pai. No orkut tem uma comunidade chamada Eu Odeio os Sermes do Meu Pai que congrega nada menos que 89 mil pessoas no qual os internautas abrem o jogo a respeito das centenas de conselhos que ouvem diariamente dos pais e um dos mais citados sobre estudo, dependncia financeira e responsabilidade temais centrais da relao de Robert com o Pai Pobre dele...rs

As frases da comunidade so muito engraadas e mostram um pouco o que Robert Kiyosaki deve ter passado nestes anos de relao intensa entre ele o Pai Pobre. Algumas frases: eh por isso q eu digo estude, blah,blah,blah,blah,blha1.......; "Se eu morresse, vocs passariam fome...."; mas no meu tempo..."; " e lembresse vc nao estud pra mim, nem pra ngm estuda pra vc! e vc eh uma vitoriosa kkkkk ridiculo!; "largue isso de mao... largue isso!!!"v estudar v! v estudar"; e por a vai...rs. Este mais um dos motivos que fazem que o autor no seja to odiado pelos leitores brasileiros! Muitos se identificaram com a relao entre ele o Pai Pobre e, com certeza, se pudessem, iriam querer tambm encontrar outro Pai.

Esses so fatos que acabam por diminuir sensivelmente a resistncia ao autor, mas h resistncia sim, principalmente no que se refere a prpria proposta do livro: educao financeira.

Tpico: E a frase que vc enjoou d ouvir em tds os sermoes!, 21/03/2006 - 14:35

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Para um internauta da Comunidade Pai Rico Pai Pobre, as crticas em relao ao livro no podem ser direcionadas as idias que o autor prope. Em termos de mentalidade, afirma o internauta, no se pode criticar Kiyosaki, mas em termos de orientao tcnica o livro de qualidade bem duvidosa para no dizer que ruim. Para o internauta tecnicamente o livro um desastre apesar de ser muito bom em termos de apontar novas perspectivas.
Realmente o livro muito ruim tecnicamente, a nica vantagem dele te colocar pra pensar sobre a perspectiva de um futuro melhor, se vale a pena ficar no emprego ou no, por exemplo. A partir da, cabe a cada um ler livros tcnicos sobre administrao, marketing, venda e sobre os assuntos especficos de sua rea, entre outros. Se voc leu o livro achando que ia ficar rico e no ficou, e ainda perdeu dinheiro, meus psames,hahahha, vai estudar2!!!

Mas, isso o prprio Kiyosaki adverte seus leitores a respeito da finalidade do livro e dos conceitos desenvolvidos nele: Lembre que a inteligncia financeira o processo mental pelo qual resolvemos nossos problemas financeiros. Claro que depois que o livro se tornou famoso e encontrou adeptos no mundo todo a coisa tomou outro rumo. Gradativamente Kiyosaki deixou de lado a idia de mudana de mentalidade preconizada em seu primeiro livro e foi adotando a idia de frmulas mgicas de enriquecimento no qual a idia de passivo e ativo ganhou um vulto gigantesco. Para outro internauta da Comunidade Pai Rico, Pai Pobre que congrega mais de 14 mil pessoas, a coisa foi mais ou menos por a e onde o autor pode ser criticado pela direo posterior de suas obras, mas no pela inteno original do livro.
Bem.. eu li o Pai Rico Pai Pobre e gostei muito, realmente um livro que muda a sua maneira de pensar sobre suas finanas, alis, no s financeiramente mas em tudo. Porm... Depois eu li o Guia de Investimentos e achei que ele fica martelando, martelando (pode ser at essa a idia) mas maante. Depois desse livro eu fiquei com a impresso que o resto da coleo so cpias uma das outras. Ele sempre vai voltar para um ponto comum. Portanto, na minha opinio o primeiro livro j o necessrio pra iniciar algo na sua vida, depois s ir aprendendo de outras maneiras, tipo... atualmente eu comprei o guia de imveis do Valor Econmico, para eu que sou leigo est servindo muito para entrar nesse ramo3.

2 3

Ver tpico: Kiyosaki e apenas mais um charlato, 12/11/2005 - 19:55 Ver tpico: Robert Kiyosaki, 24/08/2004 - 21:30

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Realmente o primeiro livro riqussimo em termos de nos levar a ver a vida sob uma nova perspectiva e, de certa forma, nos auxiliam a nos livrar da chamada pobreza mental. Uma frase que sempre me chama a ateno essa: "No sou rico porque tenho filhos." O outro: "Tenho que ser rico por causa de vocs, meus filhos." Diariamente vemos pessoas falarem isso! E isso cara escutou nos Estados Unidos da Amrica! Ns escutamos isso no Brasil e, provavelmente vamos escutar isso na Angola e na Alemanha porque uma frase que diz respeito a maneira de ver a vida e no esta circunscrita a culturas nacionais.

Mas, como bem afirma o internauta, o cara foi forando a barra nas frmulas e se tornou to maante nos livros seguintes o que ele preferiu ler o jornal Valor Econmico que no tem nada a ver com o conceito de mentalidades culturais e sim com tcnicas de investimento. O autor saiu do foco. Outros internautas, no entanto acusam Robert Kiyosaki de criar uma legio de seguidores no mundo moldando suas mentalidades no estilo seita religiosa. Um internauta annimo, na comunidade Pai Rico Pai Pobre, chega a comparar o autor a um pastor evanglico que arrebanha seus adeptos atravs de smbolos psicolgicos (ou melhor subliminares4) que conjugam a trade: paraso-traio-salvao.
Robert Kiyosaki e mais um Marketeiro que soube transformar suas idias em negcios e esses livros ajudam mais a ele do que pessoas de verdade, pude perceber as tcnicas que ele usa para que o leitor fique instigado a sempre comprar outros livros da serie e fique viciado nas suas opinies, todas aquelas coisas de quadrante, D, I, E, A - corrida de ratos, cash flow, tudo feito para abitolar as pessoas que ficam orgulhosas em achar que lendo o pai rico ficaro mais instrudas... tudo igual a uma religio, Kiyosaki fundou uma nova seita, as dos Financeiramente Instrudos, todos aqueles grficos e quadrantes so para excitar a nossa viso, (como a cruz de cristo ou a sustica nazista)e um Judas para malhar: empregos e casas prprias (demnio, mundo) e a salvao (Independncia financeira). Vi que as empresas de marketing de rede seguem o estilo religio, assim como igrejas evanglicas e o livro de Kiyosaki e suas escolas, tomara que nenhuma venha para aqui... estou enojado destas coisas5...

4 5

Se vc no sabe o que tem a comunidade Mensagem Subliminar no Orkut: 54 mil pessoas! Ver tpico: O melhor do Marketing Multi Nvel, 10/11/2005 09:04

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Ningum pode negar que h uma legio de seguidores de Kiosaki pelo mundo e que eles so bem tietes do autor, mas chegar a comparar com uma seita religiosa parece ser um tanto complicado. Claro que se nos atermos aos livros lanados Ps Pai Rico Pai Pobre realmente d para dar razo ao internauta annimo dado o formato de frmulas sagradas de enriquecimento.

Nas comunidades relacionadas ao tema do livro Pai Rico Pai Pobre h dezenas de tpicos relacionados a planos de negcio! Centenas de tpicos relacionados a frmulas mgicas e redes de marketing multinvel que prometem riqueza fcil e rpida. Mas, a msica de Robert Frost, a qual Kiosaki usa para ilustrar o sentimento de ser empreendedor clara: Dois caminhos se separaram em um bosque e eu... Eu escolhi o menos percorrido. E isso fez toda a diferena. / Robert Frost, 1916. Escolher o caminho menos percorrido no uma tarefa fcil. Muitos conseguem sonhar com os frutos da vitria mesmo que ele esteja longe, mas somente poucos conseguem conviver com a possibilidade da derrota que anda to perto de ns no dia a dia.

neste momento que as dvidas e as hesitaes comeam a chegar e a personalidade do individuo comea a fender em dois: uma quer tomar para si a responsabilidade de vencer e correr o risco do sucesso e a outra quer viver o prazer da segurana e viver no cio da irresponsabilidade. Um internauta, que postou anonimamente na comunidade Pai Rico Pai Pobre definiu bem o sentimento que toma conta daqueles que querem sonhar como ricos, mas tem um lado pobre bem pentelho que diz o tempo todo: j era meu irmo! Acabou! Finado! Finish! The End...rs
L todos os livros dele ao menos duas vezes cada, e confesso que fiquei muito decepcionado,comigo mesmo. Sempre achei que o meu destino era a riqueza,e que no pouparia esforos para atingir os meus objetivos. Mas no meio da leitura,simplesmente parei! Parei porque o meu lado pobre,me dizia l no fundo, que no valia a pena,que era muito difcil, que esse cara era s mais um mentiroso que publicava "LIVROS CAA NIQUEIS", para que pobres coitados como eu comprassem e acreditassem que aquilo que ele publicou era verdade6.

Ver Tpico: Robert Kiyosaki, Kiyosaki 19/08/2004 08:23

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Muitos tem vontade de mudar, mas s vezes o lado pobre por demais persistente em manter o cara na linha, na linha da pobreza, mas na linha...rs. Agora tem o pessoal que o acusa de querer apenas vender livros sem realmente ter um comprometimento com o seu pblico. Acusam-no de no ser realmente comprometido com o aprendizado do seu pblico. De fato, no d para afirmar que ele realmente quer ensinar, mas isso j estava na cara quando ele perguntou para o pai porque este no era rico: Porque resolvi ser professor. Os professores no esto muito preocupados em ficar ricos. Ns gostamos de ensinar .Realmente Kiyosaki sabia que ensinar no d dinheiro! Ele queria saber de fazer dinheiro. Um outro internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre disse tudo quando afirmou: Ele no enganou ningum. Ele diz no 1 livro que o negcio dele este, os livros. E ele prova que seguindo a "receita" deve da pra ficar muito rico7. E o cara esta muito rico mesmo! Mas, ele disse isso no livro, e de fato, no enganou ningum. L na pgina 107 do seu livro ele diz a uma boa escritora que no conseguia um bom volume de livros mesmo tendo qualidade tcnica e literria.
Est vendo isto? - disse eu apontando para suas anotaes. Ela olhou para o bloco: O qu? - ela disse confusa.Novamente, apontei para suas anotaes. No bloco ela escrevera "Robert Kiyosaki, autor de best-sellers". aqui fala "autor de best-sellers", no diz "melhor escritor". Seus olhos se arregalaram imediatamente. Sou um pssimo escritor. Voc uma grande escritora. Eu freqentei cursos de vendas. Voc tem um mestrado. Junte as duas coisas e voc ter uma "autora de best-sellers" e uma "boa escritora". Seu olhar estava enfurecido8.

Acus-lo de uma coisa que ele mesmo reconhece ser no o abala muito, mas deixa seus opositores com um olhar enfurecido. Outros, no entanto, gostam no somente do seu primeiro livro (que de fato mais consistente), mas adoram todos os livros do autor afirmando que a repetio um mtodo didtico tal como diz o internauta na comunidade Pai Rico, Pai Pobre: Todos os livros tm um motivo para estar nas prateleiras. O mtodo repetitivo promovido pelo autor didtico e visto diariamente em instituies de ensino9. O internauta ainda continua: Creio que as obras de Robert Kiyosaki continuaro aparecendo. So bblias que devem ser lidas para o resto da vida. Estes so os que afirmam: O amado Kiyosaki: o homem que mudou minha vida

7 8

Ver tpico: Kiyosaki e apenas mais um charlatao... 10/11/2005 11:03 Ver Pai Rico Pai Pobre. P.108 9 Ver tpico: Robert Kiyosaki, Caa-nqueis??? 22/07/2004 21:29

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

1.2 O amado Kiyosaki: o homem que mudou minha vida

Os opositores que de Kiyosaki so muito poucos em relao aos seus fs. O livro de Kiyosaki acabou por ser tomado como uma bandeira de uma gerao que se v envolvida em uma mudana estrutural sem precedentes! No reboque da crise educacional (onde os alunos rejeitam abertamente o modelo de escola atual) estamos em meio a uma mudana estrutural na qual o desemprego se faz presente no somente para os menos preparados, mas se faz tambm presente para os qualificados e hoje at para os superqualificados. No Orkut a comunidade Chat Papo Empregos currculo congrega mais de 53 mil pessoas. A comunidade no muito sria neste quesito de agilizar empregos, mas a comunidade dos Publicitrios, empregos aqui, que congrega mais de 16 mil pessoas, muito sria e as pessoas realmente trocam informaes e idias sobre o mercado de trabalho publicitrio. O desemprego entre os qualificados tambm grande e assustador. Em um dos tpicos um internauta coloca a questo do desemprego entre os qualificados de forma clara.
Caros companheiros do MBa de Marketing da FGV, estou comeando em 2006 minha MBA na FGV da barra em marketing e no momento estou desempregado gostaria de saber se algum poderia me dar uma dica de emprego ou estratgia para conseguir algum. Apesar de j estar cursando minha terceira faculdade e paralelamente estar realizando a MBA estou desempregado. Desde j obrigado pela colaborao de todos10

Com este currculo e com esta entrega de corao o internauta assustou muita gente e logo vieram os primeiros espantos de companheiros: Se voc com trs faculdades e MBA, est pedindo dicas de como arrumar um emprego, imagina a maioria que s tem uma faculdade11. De um lado um publicitrio mais engajado afirma veementemente: sou publicitrio e no desisto nunca!12, outro diz logo depois Sou publicitrio e to quase desistindo13

10 11

Ver tpico: Quero um trabalho!!!! 13/02/2006 13:45 Ver tpico: Quero um trabalho!!!! 13/02/2006 19:29 12 Ver tpico: Sou publicitrio e no desisto nunca! 04/02/2006 20:03 13 Ver tpico: Sou publicitrio e no desisto nunca! 05/02/2006 02:06

10

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Outro ainda afirma tenho orgulho da minha profisso fiz publicidade porque queria e porque gosto, no pra ganhar dinheiro14 . O debate se segue, mas fato que h uma crise de perspectivas. Um dos internautas afirma, em tom de stira,que vai largar a profisso mais criativa do mercado para se lanar em um novo projeto.
Ouvi dizer que a prostituio hoje em dia um campo de trabalho em abertura(literalmente), um verdadeiro nicho de mercado com muitas oportunidades. Vide o caso Bruna Surfistinha. Eu tava pensando em largar a Publicidade e me prostituir, o que vocs acham15?

A brincadeira do internauta rendeu nada menos que 66 tpicos me mesclavam as mais diferentes opinies e os mais diferentes sentimentos em relao a atividade profissional. As alternativas a profisso comeam a surgir: hoje peguei um nibus e por curiosidade perguntei qto que o cara tirava por ms o cobrador respondeu R$900,00 ao cara vendedor de balas e a fim disse que tirava por ms R$600,00 ento viu como temos outras alternativas16?; outro diz: o cuidador d carro daqui da esquina d casa tira milo por ms trabalhando do 1/2 dia as 15:00 ... fora isso ganha almoo do restaurante ainda17 ..... Da se segue um monte de sugestes na qual os publicitrios se sentem tentados a mudar de profisso por causa do desemprego, da baixa perspectiva da profisso como tambm pela dificuldade de se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O prprio autor da brincadeira, ao ver tamanho desespero de seus colegas que j tinham inmeras alternativas financeiras em relao a profisso adotada, prope a criao de uma agncia que gere emprego para todos que estavam ali.
Em razo da responsividade18 incrvel nesse tpico e do grande interesse dos publicitrios em se prostiturem estou mudando minha rea de atuao. Agora vou ser cafeto de ex-publicitrios. Alis, cafeto, no. Agenciador. Finalmente vocs vo conciliar o sonho de trabalhar em uma agncia e tirar um troco bom por ms. No era exatamente este tipo de agncia que vocs tinham em mente, mas uma agncia19...

14 15

Ver tpico: Sou publicitrio e no desisto nunca! 10/02/2006 12:48 Ver tpico: Novo campo de trabalho 09/02/2006 21:20 16 Ver tpico: Novo campo de trabalho 11/02/2006 20:02 17 Ver tpico: Novo campo de trabalho 11/02/2006 21:20 18 O internauta quis dizer: em vista do grande nmero de respostas...rs 19 Ver tpico: Novo campo de trabalho, 12/02/2006 09:08

11

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

E no so apenas os publicitrios que sofrem com a falta de perspectiva de bons empregos no! Os publicitrios somente so mais desinibidos e comunicativos e tem a maior comunidade do gnero, mas outras profisses tambm enfrentam problemas. A comunidade dos bilogos a maior no quesito desemprego (mais de 1.400 membros). Em outras comunidades relacionadas a curso superior a questo da falta e perspectivas tambm bastante evidente. Na grande maioria das carreiras universitrias a questo da perspectiva de mercado um problema srio.

Muitos universitrios de classe mdia se encontram presos a um ciclo que no conseguem quebrar: qualificao acadmica versus experincia profissional. H uma comunidade no Orkut chamada Desempregado no, recm-formado onde o tpico Qual a graduao? (so 101 postagens) espelha bem o desalento dos jovens universitrios que saem da faculdade e que so colocados entre qualificao acadmica e experincia profissional: me formei em 2004, e estou nessa fase desesperada tbm e concordo com vcs a respeito da experincia, q isso no esto dando oportunidade mesmo pra recm-formados. mas temos q ter pensamento positivo e no desistir q se estamos correndo atrs uma hora vai pintar algo e temos q abraar!!! ehehe Sucesso a todos. E gostei dessa comunidade20! Entre os dois as pessoas tendem a buscar mais a via acadmica para terem um pouco mais de segurana na hora de adentrar no mercado de trabalho. neste ponto que Kiyosaki estabelece o seu diferencial de mercado. Ele diz categoricamente: a escola importante, mas no vai resolver o problema da grana.
Veja, a escola muito, muito importante. Vocs vo escola para aprender uma habilidade ou uma profisso e poder se tornar um membro til da sociedade. Cada cultura necessita de professores, mdicos, artistas, cozinheiros, homens de negcios, policiais, bombeiros, soldados. A escola os treina de modo que nossa cultura possa florescer - disse pai rico. - Infelizmente para muita gente a escola o fim e no o incio. Fez-se um longo silncio21

Realmente um longo silncio se faz quando se afirma que aquilo que se considera ponto chave (o estudo, a instruo, o diploma) no to importante quanto se imaginou ser.

20 21

Ver tpico: Qual a graduao? Psicloga 01/04/2005 18:52 Ver Pai Rico Pai Pobre, p. 43

12

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Na

comunidade

Desempregado

no,

recm-formado

os

depoimentos expressam bem o sentimento daqueles que acabaram por entender que a faculdade (o diploma na mo) realmente no o fim do caminho, mas o incio: Dizem que existem dois momentos sublimes na Universidade: um, quando voc entra e dois, quando voc sai. Sou Cientista social, desempregada, fazendo bicos e, o pior, reconhecida no meu meio profissional. Pra mim desgastante ser chamada pra dar palestra e um monte de coisa e no ter nem o do nibus (lembrando que ainda pago meia) 22. dentro deste contexto que Kiyosaki lanou seu livro. Um contexto no qual uma parcela considervel de jovens est desiludida com os resultados que obtm com o sistema de ensino e com as ofertas do mercado de trabalho o autor de Pai Rico Pai Pobre lana a pedra fundamental de toda a sua obra: Vocs vero o que outras pessoas nunca percebem. Oportunidades que esto frente de seu nariz. A maioria jamais enxerga essas oportunidades porque esto atrs de dinheiro e segurana, e isso que elas recebem. No momento em que vislumbrarem uma oportunidade, vocs a reconhecero pelo resto de suas vidas23. Tendo estas palavras como base do seu livro o autor atingiu em cheio o ncleo nervoso da nova sociedade onde o diplomas universitrios se tornam cada vez mais banais e os jovens mais promissores acabam por vir da ala dos empreendedores amadores. Kiyosaki fala de um empreendedorismo simples sem tcnicas complicadas e nem alavancamento de capital tal como se fazia nos cursos do SEBRAE. Ele diz que possvel comear apenas com uma simples combinao: Lembre desta observao simples: Os ricos compram ativos. Os pobres s tm despesas.A classe mdia compra passivos pensando que so ativos. E como eu cuido dos meus negcios? Qual a resposta?24. Assombroso? Mas, este o ncleo tcnico do livro: obtenha receitas se livre das despesas. Por isso, os crticos do autor o confrontam no quesito tcnico apesar de reconhecerem o quesito mentalidade.

22 23

Ver tpico: Qual a graduao? Depois de cinco anos 03/05/2005 07:44 Ver Kiyosaki, p.47 24 Ver Kiyosaki, p.71

13

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Essa simples frmula, que muitas vezes at soa ridcula, explicada de forma simples e didtica acabou por fazer toda a diferena para muitas pessoas como bem afirmar um internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre: Os conceitos apresentados no livro, mesmo que simples e lgicos, sempre estiveram bem abaixo dos nossos narizes; e este o problema... A maioria de ns nunca havia atentado para eles! Uma srie de termos q Robert usa, acredito eu, foi a forma de criar realmente um padro, mas tb de simplificar e facilitar o entendimento do contedo dos seus livros!25

Grande parte dos admiradores de Kiyosaki, como tambm seus crticos, reconhecem que o autor extremamente didtico em suas colocaes conceituais (mesmo que duvidando da veracidade das histrias) de um modo que nem um outro foi anteriormente: pra bem da verdade o kiyosaki foda, mesmo que suas historias sejam mentirosas, ensina em seus livros de uma forma simples e em linguagem fcil um assunto que para a maioria das pessoas um bicho de sete cabeas: finanas pessoais26. Realmente Kiyosaki acabou por esclarecer para muitas pessoas, de maneira simples, o que de fato era a complexa e intricada relao que envolvia passivos e ativos. Muitos, ao entender tal co-relao, tomaram de pronto iniciativas individuais no sentido de se tornarem empreendedores. Um internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre narra a sua mudana de mentalidade.
Pra mim mudou muito, pois estou a 7 anos no mesmo emprego, e estava acostumado com as coisas como so. Resolvi arriscar um pouco e investi minhas economias que estavam rendendo mixaria em um negocio prprio. No larguei o emprego ainda, mas s os desafios que tive que enfrentar, o aprendizado que estou tendo j esta valendo a pena. Tenho estudado bastante e meu negocio esta saindo da fase de implantao e dando pinta de lucro, mas hoje sei que se der errado tenho a capacidade de tentar de novo e de novo, no apenas ficar suando a camisa pelo emprego. O livro serviu para me desligar um pouco do estigma de empregado, pois nunca ningum em minha famlia tentou algo, sofri criticas, mas estou feliz em tentar algo diferente e meu27

25 26

Ver tpico: Kiyosaki e apenas mais um charlatao...? ruim eu no acho! 10/11/2005 17:54 Ver tpico: Correr riscos ou emprego "seguro" ? 27 Ver tpico: O que mudou? Mudou muito 02/07/2004 08:02

14

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Muitos internautas realmente afirmam ter mudado de mentalidade com a leitura do livro. Um outro internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre afirma tambm que mudou a cabea por causa do livro: Um ano atrs eu li o livro Pai rico Pai pobre e apartir de ento coloquei na minha cabea que farei de tudo para me tornar um homem rico. Querer ser rico, todo mundo quer, mas decidi que vou seguir rigorosamente todos os princpios do livro para me tornar um28. Um outro internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre afirma que assim que leu o primeiro captulo do livro largou o emprego: Esse livro muito bom, estou no primeiro capitulo e j estou dando aviso prvio29 Outros afirmam ainda que o prprio rumo de suas vidas foram alterados com a leitura do livro. Este o caso de um internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre que afirma categoricamente: Bom, este livro de fato mudou minha vida. Estava caminhando sobre os passos da maioria das pessoas e o livro me disse: "o seu caminho este30". E qual este caminho que o internauta se refere? Qual o caminho que Kiyosaki aponta? Qual o segredo de Kiyosaki? Ele mesmo conta: O segredo : "Cuide de seu negcio." As dificuldades financeiras so muitas vezes o resultado direto de se trabalhar toda a vida para outras pessoas. Muita gente chegar sem nada ao fim de sua vida de trabalho31

A entra a fora do livro de Kiyosaki: ele um livro para empreendedores. Claro que h muitos livros para empreendedores, livros que trazem muito mais contedo tcnico e dicas prticas, mas a questo que o livro de Kiyosaki um livro para empreendedores que ainda so amadores e esto iniciando no caminho arriscado do negcio prprio. Ele, neste sentido, no somente cumpre o papel meio tcnico da ao de um empreendedor (o lance do patrimnio passivo e patrimnio ativo) como tambm cumpre o papel de motivador do jovem empreendedor afirmando que ele tem o poder de mudar sua prpria vida: Lembre-se da regra de ouro. Quem tem o ouro faz as regras

28 29

Ver tpico: Sucesso uma questo de sorte? No espere pela sorte. 01/12/2005 15:50 Ver tpico: O que mudou? LARGUEI MEU EMPREGO 10/07/2004 15:39 30 Ver tpico: O que mudou? Mudou... 01/07/2004 16:54 31 Ver Pai Rico Pai Pobre, p.72

15

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O autor conclama os jovens a sarem da Corrida dos Ratos no se atendo exclusivamente ao emprego e ao mundo acadmico. Diante da crise de desemprego e da crise de qualificao profissional isso soou como uma frase ao estilo Karl Marx: empreendedores do mundo! Uni-vos! E o autor elegeu tambm os inimigos a quem todos deveriam se dirigir: a mentalidade do classe mdia que vive atolado em despesas e que esta a beira de se tornar um pobreto...(rs)
Os pobres e a classe mdia muitas vezes permitem que o poder do dinheiro os controle. Ao simplesmente acordar e trabalhar mais arduamente, deixando de perguntar-se a si mesmos se o que fazem tem sentido, eles do um tiro no prprio p na hora em que saem de casa todos os dias. Por no entend-lo plenamente, a vasta maioria das pessoas permite que o formidvel poder do dinheiro exera o controle sobre elas. Contudo, o poder do dinheiro usado contra elas32.

Juntamente com o classe mdia e o pobre o autor tambm ataca diretamente outro cachorro morto: o sistema educacional. Ele ataca diretamente a figura do universitrio assalariado e do sistema de ensino acadmico: Nosso atual sistema de ensino se concentra em preparar a juventude para os empregos por meio do desenvolvimento de habilidades acadmicas. Suas vidas giraro em torno de seus salrios33 Ao mesmo tempo o autor exalta e engrandece a figura do empreendedor que dono do seu negcio. O livro se tornou uma bandeira para aqueles que aceitaram o fato de que nem escola nem emprego poderiam garantir um futuro promissor. Kiyosaki convocou todos os descontentes e ambiciosos a adentrarem na batalha da independncia financeira!
Esta guerra entre os que tm e os que no tm se mantm h centenas de anos. a turma do "Tire dos ricos" contra os ricos. A batalha travada sempre que so discutidas leis, e continuar sempre. O problema que as pessoas que perdem no tm informao. Se elas entendessem a maneira como os ricos jogam, tambm poderiam jogar. Ento estariam a caminho de sua independncia financeira. por isso que me arrepio toda vez que ouo um pai aconselhar seu filho a estudar para poder conseguir um bom emprego seguro. Um empregado com um emprego bom e seguro no tem escapatria.

Ele pode no ter sido o pai biolgico do conceito de independncia financeira, mas como ajudou a criar e a difundir. E como sabemos que pai no o que faz, mas o que cria devemos dar a ele os seus devidos crditos.

32 33

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.61 Ver Pai Rico Pai Pobre, p.73

16

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

1.3 Sobre independncia financeira: o homem e seu conceito

A idia de independncia financeira sempre fez parte do iderio coletivo. A prpria modernidade (com todos o conceito de estado, escola, famlia, segurana) nasce da idia de montar um negcio (um empreendimento) e produzir. Ora esta a base da revoluo capitalista: ter a liberdade de criar um produto, vender este produto e acumular capital. Claro que com o tempo o que era um principio econmico (criar produto, vender mercadoria e acumular capital) tornou-se um principio poltico (submeter as pessoas, explorar o empregado e escravizar a humanidade). No Orkut a comunidade Capitalismo, que congrega quase 4 mil pessoas, espelha bem esta transio de um capitalismo econmico para um capitalismo poltico. A grande maioria dos participantes desta comunidade discute um capitalismo poltico onde falam muito de liberdade capitalista de direita contra a priso sovitica de esquerda. Falam muito da opresso do povo e do domnio da elite, mas fato que alguns so muito conscientes a respeito de que capitalismo um sistema predominantemente financeiro que tem por objetivo fornecer a liberdade para que o individuo produza. Um internauta chega a comparar um chins com um brasileiro no quesito mentalidade afirmando que esta pequena diferena de viso (capitalismo poltico versus capitalismo financeiro) faz toda a diferena no progresso de um e na decorrada de outro. O internauta tambm, tal como Kiyosaki, acusa a escola de contribuir para consolidar esta mentalidade que impede o brasileiro de prosperar.
No Brasil o capitalismo s maligno e opressivo visando explorar e alcanar o monoplio porque o povo foi criado pra isso. Um chines foje do comunismo pro Brasil com uma mo na frente e outra atras e em dois anos ja dono de uma loja grande e prospera enquanto o Brasileiro tenta a vida toda nunca consegue por qu? Porque foi educado para acreditar que no se prospera honestamente, assim sempre evita inconscientemente ter dinheiro com medo de se tornar uma pessoa ruim. Vejo muita gente aqui que no sabe o que capitalismo nem a diferena de um sistema de governo pro outro. Particularmente tambm no lembro de ter aprendido essas coisas na escola, mas sei que mais da metade dos meus professores eram petistas e comunistas34

34

Ver tpico: GRANDE EXEMPLO! Educao 25/02/2006 22:03

17

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Kiyosaki tem o mrito de colocar a todo o seu pblico um capitalismo bem simples e claro. Sem grandes teorias econmicas e sem grandes debates polticos. O autor simplesmente prope: aumente sua receita, adquira ativos! Com isso voc caminha para sua independncia financeira! Simples, claro e direto. Em um dos tpicos da Comunidade Pai Rico Pai Pobre um internauta afirma que ele um pensador social e que suas obras ajudam na equalizao do capitalismo no Brasil: O Kiyosaki um pensador que trabalha com mtodos modernos, um pensador da gerao de riquezas e um disponibilizador social do produto de suas riquezas35. Em outra postagem o internauta bem claro a respeito da validade ou no das idias a respeito da possibilidade de independncia financeira expressa no livro e como os adeptos deste devem se colocar frente aos que afirmam que so explorados pelo capitalismo selvagem.
o problema capital dos "explorados". No mundo politico, ha' basicamente dois tipos de seres humanos: 1- os que querem um futuro garantido por si' proprios. 2- os que querem um futuro garantido pelo governo. Eu nao confio em governos. pertenco ao tipo 1. Trabalho duro pra isso. A obra do Kiyosaki e' destinada a esse publico, por isso estamos nessa comunidade. Kiyosaki e socialismo sao incompativeis. Se vc pensa diferente, considere vc estar equivocado. Faca um concurso publico (se ja' nao e' servidor publico) e garanta seu futuro36.

Para Kiyosaki tanto os que trabalham para o governo (funcionrios pblicos) quanto os que vivem custas do governo (e os que querem viver) so obstculos para aqueles que querem realmente produzir: "Os impostos punem os que produzem e recompensam os que no produzem 37. O Estado visto como um enorme sangue suga que pune todas pessoas produtivas para sustentar sua mquina administrativa: Voc trabalha para o governo. O governo fica com uma parte de seu contracheque, antes mesmo que voc veja o dinheiro. Ao trabalhar mais, voc simplesmente aumenta o montante de impostos que o governo arrecada - a maioria das pessoas trabalha de janeiro a maio apenas para o governo38. No Brasil este conceito de que trabalhamos para o governo mesmo sem ser funcionrios pblicos tem se consolidado.

35 36

Ver tpico: Kiyosaki e Marx, Por outro lado... 07/06/2005 09:02 Ver tpico: Kiyosaki e Marx A ingerencia dos proprios recursos 7/06/2005 22:04 37 Ver Pai Rico Pai Pobre, p.12 38 Ver Pai Rico Pai Pobre, p.69

18

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

H uma comunidade chamada Palhaos que pagam impostos a revolta generalizada quanto aos impostos que governo recolhe e no aplica devidamente em benefcio daqueles que produzem. Para Kiyosaki, a coisa simples! De um lado temos ricos que sabem como lidar com os impostos de outro os pobres no tem como pagar e, entre estes dois, a classe mdia esfolada. Um internauta da comunidade Palhaos que pagam impostos afirma o mesmo que o autor: basicamente isso mesmo, ns pagamos os impostos e sustentamos esse pas com todos seus polticos e ladres, enquanto isso o pobre no paga porque nem tem renda e os ricos sonegam os impostos, sem serem incomodados, pobre da classe mdia39! Para Kiyosaki quanto mais o governo arrecada mais os profissionais liberais (e comerciantes em geral) aumentam seus produtos e pagam ainda mais impostos e isso iria at o ponto do colapso.
Como os mdicos aumentam suas consultas, os advogados tambm aumentam sua remunerao. Como a remunerao dos advogados aumentou, os professores querem um aumento, o que provoca um aumento dos impostos e assim por diante. Logo, logo, a disparidade entre ricos e pobres ser to grande que surgir o caos e outra civilizao entrar em colapso. As grandes civilizaes entraram em colapso porque a distncia entre os que tm e os que no tm era grande demais40.

Para uma internauta da comunidade Palhaos que pagam impostos esta disparidade j to grande que a prpria classe mdia esta sumindo: A classe mdia vai acabar.....est em extino! Bom, pelo menos depois,quando fizermos parte da classe pobre, teremos direito tambm as tais "bolsas tudo".......Brincadeira!!!! o fim da picada mesmo!!! 41. Na brincadeira ela disse uma coisa sria. Ela tem razo em dizer isso porque na contramo do processo o governo tem que ampliar a assistncia aos mais pobres que pedem cada vez mais benefcios sociais. Um internauta da comunidade Odeio Capitalismo, que congrega mais de 3.600 pessoas, afirma que o capitalismo no liga para suas necessidades pessoais, mas deveria ligar: O capitalismo nao quer saber se voe esta bem, se voe se alimenta direito,se voe tem saude, se voe esta feliz,se voe tem filhos,se voe esta de bom humor,se voe ganha um bom salario o capitalismo so se importa com o lucro com o maldito dinheiro42

39 40

Ver tpico: ONDE ESTA A CLASSE MEDIA.... 08/03/2006 23:07 Ver Pai Rico Pai Pobre, p.44 41 Ver tpico: ONDE ESTA A CLASSE MEDIA.... isso a!!! 09/03/2006 16:26 42 Ver tpico: Capitalismo x Humanidade 18/02/2006 06:48

19

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O autor afirma bastante a questo dos impostos que o Estado cobra como tambm a fragilidade do emprego, mas a tragdia mesmo da classe mdia (ele faz questo de frisar isso!) no exatamente essa: A verdadeira tragdia, contudo, a falta de instruo financeira precoce, responsvel pelo risco enfrentado pela pessoa comum da classe mdia43. Mas, de fato o que ele fala exatamente sobre independncia financeira? Os males esto explcitos, mas e a soluo? A primeira lio de Kiyosaki : A primeira lio relativa a fazer o dinheiro trabalhar para mim, em vez de trabalhar pelo dinheiro, tem na verdade tudo a ver com poder. Se voc trabalha pelo dinheiro, est cedendo o poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para voc, voc mantm e controla o poder44. Beleza! T explicado! Mas, a entra a brincadeira do telefone sem fio e das intenes do nosso corao que influenciam diretamente o sentido das coisas. O autor bem claro, no primeiro livro, porque ele defende o desenvolvimento da inteligncia financeira que acaba gerando a independncia financeira.
Ento, por que desenvolver seu gnio financeiro? S voc pode responder a isso. Eu s posso dizer porque tenho estado desenvolvendo essa rea de minha inteligncia. Eu o fao porque quero ganhar dinheiro rapidamente. No porque eu precise, mas porque quero. E um processo de aprendizado fantstico. Desenvolvo meu QI financeiro porque quero participar do maior jogo do mundo. E de minha maneira pequena, gostaria de ser parte dessa evoluo sem precedentes da humanidade, a era em que os seres humanos no trabalham com seus corpos, mas apenas com suas mentes45.

Ele mesmo disse que s voc pode responder a isso, mas ELE no faz porque precise, mas porque quer. Ele enfatiza o prazer do aprendizado de ganhar dinheiro e a participao no desenvolvimento da humanidade. Verdade ou no isso que ele afirma. Ele afirma que o prprio processo de conseguir sua independncia financeira se constituiu na motivao principal para ter independncia financeira

43 44

Pai Rico Pai Pobre: p.68 Pai Rico Pai Pobre, p.83 45 Pai Rico Pai Pobre, p.94

20

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Ningum pode discordar do fato de que Bill Gates, de fato, no trabalha por necessidade. Ele tambm afirma que pelo prazer de competir. Cada um com sua motivao no ? Agora o autor enfatiza o desejo do aprendizado porque ele entendeu que este desejo que faz o empreendedor prosperar continuamente e no a necessidade de dinheiro. Quando ele fala da compra da sua primeira Mercedes, uma prova cabal de independncia financeira ele mesmo afirma: Mas o luxo, o Mercedes, foi uma verdadeira recompensa: ela provou que sabia como aumentar sua coluna de ativos. Esse carro significa muito mais para ela do que apenas outro carro bonito. Significa que utilizou sua inteligncia financeira para adquiri-lo46.

Ele mesmo afirma em seu livro a respeito da atitude de ambos em relao ao prazer do trabalho e a obrigao do trabalho: Embora ambos os pais trabalhassem com afinco, observei que um deles tinha o hbito de pr seu crebro a dormir quando o assunto era dinheiro e o outro tinha o costume de exercitar seu crebro. O resultado era que, ao longo do tempo, um dos pais ficava mais forte financeiramente, e o outro enfraquecia47. Mas, muitos dos seus leitores na terra brasilis passaram a entender o seu conceito de independncia financeira de outra forma. Um internauta, na comunidade Pai Rico, Pai Pobre sintetiza o que acabou por ser independncia financeira para a grande maioria dos leitores de Kiyosaki no Brasil.

Quanto a independencia financeira. Acho que voce Pablo, pegou o fio da meada. Independencia Financeira, eh naum ser obrigado a trabalhar para gerar renda. Voce pode ficar em casa assistindo TV sem se preocupar se vai ter ou naum dinheiro para pagar as contas no final, pois o dinheiro ta sempre entrando.Em minha opinio isto48.

A partir da cada um comea a entender, de acordo com as prprias intenes contidas no corao, o que realmente a independncia financeira. Uns querem gerar renda para nunca mais trabalhar, outros querem gerar milhes em poucos anos, outros ainda querem apenas posar de patro na balada.

46 47

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.78 Ver Pai Rico Pai Pobre, p.12 48 Ver tpico: O que independncia financeira exatamente?, 02/09/2004 06:54

21

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

As opinies divergem muito e variam de pessoa para pessoa, mas no final a grande maioria dos seus leitores tem um intuito bem diferente do autor. Elas no esto muito interessadas no processo de aprendizagem no (rs). Elas esto interessadas mesmo no produto do processo: money, grana, bufunfa, pixo etc. Esse o perigo de trocar os meios pelos fins, ou melhor de achar que os fins justificam os meios. O prprio Kiyosaki afirma que a grana apenas o sinal de que voc entendeu e sentiu prazer no processo de conseguir a sua independncia financeira sendo ele conseqncia deste prazer em aprender. Quando um internauta, na comunidade Pai Rico, Pai Pobre (sem MMN ), lana o tpico Vida boa antes dos 30, muitos internautas ficam meio balanados com a perspectiva de terem que trabalhar duro entendendo a grana como algo que no se deve buscar inicialmente, mas apenas como uma conseqncia de cuidar bem do seu negcio. O internauta lana a seguinte questo: Galera.. estive conversando ontem com um amigo sobre negcios. Se hj vc tivesse condies de sustentar um bom carro (AUDI PRA CIMA), Grandes viagens e conseguir poupar um pouco.. mas pouco. Mas nao garante q o futuro no ser milionrio, mas ter uma vida boa. Ele me disse: Meuuuu temos q aproveitar a grana agora enquanto a gente Jovem, pois depois de velho foda-se... s ter um salrio bom pra sustentar nossos filhos e acabou 50. De pronto outro internauta j diz:
49

esse topico muito interessante! essa duvida paira em minha cabea a alguns meses e assumo que ja quase quis jogar essa coisa toda de independencia financeira pro alto... pois se eu pensar mto nisso e na vida, me bate um baixo astral nao sei pq.rs Bom , a duvida a seguinte: "SERA QUE VALE A PENA MESMO EU FAZER TODO ESSE SACRIFIO QUE ESTOU FAZENDO AGORA ? SERA QUA NO FUTURO IRA VALER A PENA MESMO? SERA QUA VAI VALER A PENA DEIXAR DE IR AS FESTAS QUE ME CHAMAM PRA IR? AS VIAGENS QUE ME CHAMAM? AOS SHOWS? AOS BARES? AS BALADAS,NOITADAS, MULHERES, ETC ...ETC ? SOU UM CARA DE 20 ANOS , SERA QUA NAO ESTOU JOGANDO OS MELHORES ANOS DE MINHA VIDA NO LIXO POR CAUSA DO DINHEIRO? SERA QUE DEPOIS NAO SERA TARDE D+? VALER MESMO A PENA51???"

Neste ponto como diz o ditado popular: a teoria na prtica outra. Bonito de se ler, difcil de se praticar. Quando as primeiras dvidas a respeito do sacrifcio a ser feito para atingir os fins surgem tambm as primeiras conjunes adversativas que relacionam as idias de Kiyosaki a realidade do pas: mas, porm, todavia contudo, porm, entretanto. Muitos dos seus leitores,

49

MMN Marketing Multi Nvel. Geralmente essas comunidades so infestadas por propagandas de ganhe bilhes em cinco minutos 50 Ver tpico: Vida Boa antes dos 30.... 03/11/2005 14:12 51 Ver tpico: Vida Boa antes dos 30.... 03/11/2005 16:24

22

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

apesar de gostarem da obra, dizem que suas idias funcionam, mas no no Brasil...

23

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Captulo II Buscando a realidade da teoria

2.1 As idias de Kyosaki no Brasil: viajando na maionese ?

O Brasil outro mundo! Isso muitos dizem para o bem ou para o mal. Alguns dizem que graas a Deus o Brasil outro mundo, mas outros dizem que infelizmente o Brasil outro mundo. H os que exaltam as potencialidades do pas e sua riqueza humana e aos que dizem que devemos ver a realidade que nos cerca e a atoleiro que estamos parados. A comunidade chamada Eu sou Brasileiro uma das comunidades que exaltam as vantagens nacionais. Essa comunidade congrega 25 mil pessoas que exaltam as qualidades do pas como tambm a qualidade do povo brasileiro: Tenho a maior admirao desse povo que trabalha sem parar...que injustiado pelos nossos politicos e passa por tanta humilhao e nunca perde a esperana e o sorriso e principalmente um povo caridoso, que respeita seu semelhante e esta sempre pronto a ajudar52.

Outro internauta vai ainda mais longe, mas coloca observaes interessantes: Vish falar das qualidades do Brasil eh foda viu .. saum muitas... Eu adoro o povo brasileiro, muitos disem q o povo do brasil eh ignorante.. eu creio q naum eh o povo q eh ignorante e sim os politicos q naum sabem aproveitar o grande pas q eles tem em maos para governar... masi enfim.... Muitas outras comunidades ressaltam as caractersticas do brasileiro. Em outra comunidade do gnero chamada Sou Brasileiro no desisto nunca (congrega mais de 26 mil pessoas) h muitos tpicos exaltando as qualidades de um povo que persistente e batalhador apesar de todos os problemas: Nunca desisto do BRASIL, por mais problemas que o pais tenha, nao existe lugar melhor para se viver! Sou Brasileira com muito orgulho, e nao desisto nunca!53

52 53

Ver tpico: o que vc max gosta no Brasil?? 20/11/2005 20:09 Ver tpico: Do que/quem vc nunca desiste? 09/02/2005 17:52

24

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, de outro lado tem um outro grande nmero de comunidades que afirmam que o contrrio ainda mais verdadeiro: brasileiro s se ferra. Na comunidade S me Fodo Brasil h uma legio de mais de 222 mil pessoas afirmando que o nosso destino esse: se foder. So centenas de milhares de histrias de falta de sorte na vida cotidiana. Eles no culpam o pas, mas entendem que o prprio brasileiro azarado. Agora outros entendem que realmente o pas no tem jeito dada a sua cultura e maneira pela qual o povo se coloca. Na comunidade Eu quero ir embora do Brasil h inmeros depoimentos que afirmam que o melhor se mandar da terra brasilis: aqui no Brasil muito quente; essa gente s pensa em carnaval; os impostos so altssimos e apesar disso no vemos o pas ir pra frente; s roubam nosso dinheiro; e outras coisas mais!!!54. Um outro internauta categrico ao afirmar seus motivos para se mandar do pas:
gente querendo culpar outro pela Poltica, gente que s pensa em futebol, se deixa levar por qualquer moda, por mais idiota que seja; roubalheira at no querer mais, Lula pedindo perdo aos africanos por coisas que ningum tem culpa hj, vendedor baiano querendo te empurrar um pedao de plstico para por na porta do carro por 10 reais, e principalmente a inexistncia de qualquer manifestao cultural que no seja carnaval ou bumba-meu-boi. Acho que ainda no fizeram uma lei que me obrigue a gostar de futebol,carnaval e putaria para ser brasileiro.Antes que faam essa lei, prefiro ir embora55

dentro deste contexto que os leitores de Kiyosaki entendem sua obra. Alguns acreditam realmente que possvel vencer dado o carter e a flexibilidade do brasileiro so elementos que superam as dificuldades estruturais. Essa a opinio de um internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre quando alguns questionam a validade das idias de Kiyosaki em terra brasilis: Realmente existem muitas diferenas entre os dois pases em questo. Mas independente da realidade que lhe imposta (a que voc acredita esta vivendo), voc pode criar a sua ao ver as coisas com outras perspectivas56. Dentro deste contexto ele afirma que mais importante o que voc acredita do que em que bases voc acredita.

Ver tpico: Motivos para querer sair do Brasil 13/03/2005 18:55 Ver tpico: Motivos para querer sair do Brasil 13/03/2005 18:55 56 Ver tpico: Realidade 21/06/2004 01:27
54 55

25

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Um outro internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre categrico ao afirmar que as condies so o menor nmero na equao que leva ao sucesso: O Maior investimento que uma pessoa pode fazer, investir em sua F! O que F? F ter certeza de coisas que se esperam. Com esta F possvel voc chegar onde voc quiser, independente de vc ter dinheiro ou no!57. Mas, para outros a questo no assim to simples no! Afirmam que as condies brasileiras influenciam sim e dentro do contexto nacional as idias de Kiyosaki so uma iluso apesar de serem boas idias.
Vamos nos localizar. Brasil, aqui que estamos. Vamos analizar nossa economia como funciona. Querem saber o que achei do livro? ADOREI. mas no significa que funciona 100% em minha vida, Exatamente como no livro. Outra coisa. claro que sempre 'vo existir contradies mas PELO AMOR DE DEUS...O QUE "CERTAS PESSOAS" esperam de um livro assim??? Acha que s ler e sair ganhado rios de dinheiro58?

Para muitos a realidade brasileira um grande obstculo para aplicar as teorias de Kiyosaki por mais que se queira crer nelas. Essa a opinio de um internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre: Correr riscos aqui no Brasil extremamente complicado!!! Principalmente com a nossa cultura de calotes e piratarias!!!59. Outros ainda so mais radicais na sua viso de que neste pas acreditar que as teorias de Kiyosaki tem validade literalmente viajar na maionese. Esta a opinio de outro internauta da mesma comunidade: O livro uma iluso para o Brasil! A nica maneira de ficar rico no nosso pas roubar um banco, ganhar na mega sena (impossvel, 1 em 50 milhes) ou participar do Nrcotrafico!! Falei e disse!60 Esse foi radical mesmo! Mas, outros so menos radicais quanto a forma de se tornar rico, mas afirmam que realmente levar as idias de Kiyosaki a srio no Brasil viajar na maionese porque as idias dele s funcionam l nos Estados Unidos mesmo: Amigos, o fato que muito legal ler um livro como esse e tal, mas temos que cair na real com relao a um ponto: todas as coisas ditas no livro so da realidade Americana61. De fato, tem muitas questes econmicas e estruturais que tornam a aplicao das idias de Kiyosaki complicada, mas nada mais complicado no que os hbitos culturais do Brasil.

57 58

Ver tpico: Correr riscos ou emprego "seguro" ? 28/12/2005 11:38 Ver tpico: Correr riscos ou emprego "seguro" ? 28/12/2005 11:38 59 Ver tpico: Vc conheceu algum q tenha ficado rico... 05/09/2005 21:43 60 Ver tpico: Correr riscos ou emprego "seguro" ? 28/12/2005 11:38 61 Ver tpico: Realidade 21/06/2004 01:27

26

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

No digo hbitos culturais relacionados a trabalho, esforo ou comprometimento com o trabalho. Isso o brasileiro tira de letra, mas no quesito pensar no amanh a questo fica complicada. Quando se soma pensar no amanh com o quesito curtir a vida e com o quesito consumo a questo se complica. s dar uma olhada no Orkut para atestar que este o quesito mais complicado para o brasileiro aplicar as idias de Kiyosaki.

Vale lembrar que a primeira experincia que o Pai Rico ensinou ao jovem Kiyosaki foi a seguinte: o dinheiro s acentua o padro de fluxo de caixa que est na sua mente. Se seu padro for gastar tudo o que ganha, o mais provvel que um aumento de dinheiro disponvel apenas resulte em um aumento de despesas. Como se diz popularmente: "Um louco e seu dinheiro fazem uma grande festa62. Ele ensina ao jovem garoto a primeira lio sobre controlar seus desejos momentneos e olhar para o amanh abrindo mo do presente hoje. Aquela cena descrita na pgina onde o Pai Rico testa o desejo de consumo do jovem aprendiz lhe oferecendo um salrio que o inseriria no mundo do consumo juvenil.
Meu pequeno crebro e meu pequeno corao de nove anos quase explodiram. Afinal, estvamos em 1956 e receber 2 dlares a hora teria me tornado o garoto mais rico do mundo. No me podia imaginar ganhando esse dinheiro todo. Eu queria dizer "sim". Eu queria fechar o negcio. E podia ver a bicicleta nova, a luva de beisebol nova e a adorao de meus colegas quando eu mostrasse algum dinheiro. E, ainda por cima, Jimmy e seus amigos ricos nunca poderiam voltar a me chamar de pobre. Mas consegui me manter em silncio. Quem sabe tivesse torrado os miolos e queimado um fusvel. Mas no fundo do corao eu queria loucamente esses 2 dlares a hora63

Poucos brasileiros passariam neste teste! Ningum pode negar que realmente o brasileiro vidrado numa festa, em uma balada e, principalmente em uma curtio que lhe de a chance de extravasar seu desejo de curtir a vida. Acha que no? s dar uma volta no Orkut para atestar esta verdade. Vejamos se o brasileiro gosta ou no de curtir a vida! Somente a comunidade Curtindo a vida adoidado congrega mais de 218 mil pessoas e tem o seguinte lema: A palavra chave CURTIR A VIDA da melhor maneira possvel, seja viajar, acampar, sair, baladas, festas, danar, paquerar, beijar.

62 63

Pai Rico Pai Pobre, p.58 Pai Rico Pai Pobre, 36

27

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Uma outra comunidade chamada I love Shopping congrega mais de 315 mil pessoas e tem o seguinte lema: Apesar da economia estar numa pior, ns sabemos que passar a tarde fazendo compras tudo de bom!. Ainda h a comunidade Carpe Diem que congrega mais de 540 mil pessoas e tem como lema a frase: Essa Comunidade focaliza a frase Carpe Diem, ou seja, aproveite o dia e curta cada momento. Do outro lado temos as comunidades que expressam o desejo do brasileiro de pensar no amanh, de ser econmico e poupador. No quesito poupar h s uma comunidade chamada Economizar preciso que congrega apenas 209 pessoas. Sobre o quesito curtir o momento h uma comunidade chamada Penso no Futuro que congrega 109 pessoas no qual o lema : essa comunidade exclusiva PRA VOC q pensa no futuro: onde vou estar ,oq vou SER COMO VOU ESTAR, meu ESTADO CIVIL. O negcio no Brasil funciona de forma diferente mesmo em termos culturais, principalmente no que se refere ao modo de encarar a vida. Se os norte-americanos so mais comedidos, os brasileiros so mais atirados aos prazeres da vida e por isso na hora de aplicar as idias de Kiyosaki e implementar as mudanas de hbitos que ele prope para os norte-americanos o brasileiro se sente angustiado. Na comunidade Pai Rico, Pai Pobre um internauta coloca isso de maneira bem clara:
Quero saber se algum j ficou na fase, depois de ter lido "Pai Rico Pai Pobre", de controlar todos os gastos excessivamente a ponto de achar gastos to saudveis com cinemas, baladas, barzinhos, restaurantes, viagens, cds, livros, ,dvds, etc. gastos absurdos e se culpar por isso? Pergunto isso porque j senti isso e s me fez mal, acho que, no equilbrio, temos que curtir a vida e esses gastos fazem parte disso!!! Como foi a experincia, o que sentiram em relao a isso se que aconteceu com algum de vocs64?

Para o brasileiro meio impossvel conciliar ganhar dinheiro com poupar dinheiro. Se voc somar trabalho duro com a possibilidade de s desfrutar do resultado deste na velhice ai a maioria ta forma mesmo! Por isso nosso Kiyosaki brasileiro no fez tanto sucesso: Mauro Halfeld

64

Ver tpico: Neura de poupar?!? 27/08/2004 16:31

28

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

2.2 O possvel versus o impossvel: Halfeld X Kiyosaki

Uma parte das idias de Kiyosaki bate de frente com os conceitos predominantes no Brasil, principalmente aqueles que dizem respeito aos hbitos de consumo, mas por outro lado ele agradou em cheio os leitores brasileiros que viam com meio horror a idia de poupar para a velhice trabalhando arduamente na melhor parte de suas vidas:a juventude.

A velha histria da formiga que trabalha durante o vero para guardar alimento (poupar dinheiro) para os tempos de escassez (velhice) no cola muito aqui no Brasil no. A grande maioria quer ser cigarra mesmo! Quer zuar durante toda a juventude e depois no meio do caminho buscar uma forma de sustento razovel. E Kiyosaki d asas para esse pblico quando se declara abertamente contra os formiguinhas quando diz: A maioria das pessoas s conhece uma soluo: trabalhar arduamente, poupar e levantar emprstimos. E com essa onda de emprstimos para aposentados no Brasil a frase se tornou ainda mais forte. Os que no querem viver de emprstimos na velhice o que devem fazer ento? O prprio autor diz:
Ento, por que voc quer aumentar sua inteligncia financeira? Porque voc quer ser o tipo de pessoa que cria sua prpria sorte. Voc pega o que quer que acontea e o torna melhor. Poucas pessoas percebem que a sorte criada. Do mesmo modo que o dinheiro. E se voc quer ter mais sorte e criar dinheiro em lugar de trabalhar arduamente, ento sua inteligncia financeira importante. Agora, se voc o tipo de pessoa que fica espera de a coisa "certa" acontecer, pode esperar muito tempo. como esperar que todas as luzes estejam verdes cinco quilmetros antes de comear a viagem.

Tomar partido da ocasio e ser empreendedor! Esse o pensamento de Kiyosaki para desenvolver a inteligncia financeira dando a entender que o importante ter inteligncia financeira para gerar renda atravs de investimentos criativos deixando a questo do poupar para um terceiro plano. Dentro da nossa cultura nacional isso fui mais do que um canto de sereia, foi a prpria soluo entre a contradio de poupar e consumir. A mensagem foi clara: seja inteligente e no precisar se matar de poupar.

29

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Parece uma diferena mnima, mas ela extremamente significativa e delimita a diferena entre a grande aceitao de Kiyosaki e a baixa aceitao Mauro Halfeld que tambm trabalha com a temtica da inteligncia financeira. Na comunidade Eu n consigo juntar $$$$$, que congrega mais de 30 mil pessoas, possvel compreender esta diferena entre desenvolver uma inteligncia financeira poupando e desenvolver uma inteligncia financeira sendo criativo. Poupar at que no uma idia m, mas poupar para no gastar uma idia que o brasileiro no aceita bem.

Comprar? Sim... Juntar? depende... Porque se for pra juntar pra comprar: excelente idia. Ruim quando juntar t difcil e voc quer comprar e no pode. Ento comprar passa a ser um probleminha srio. Essa comunidade para quem junta dinheiro e gasta. Porque para ns, o dinheiro existe para ser utilizado e no ficar empoeirado numa conta bancria ou em um "porquinho" qualquer. timo juntar dinheiro. Mas melhor ainda gast-lo comprando aquilo que desejamos. Por isso que eu no consigo juntar dinheiro. Porque eu dito quem dono de quem.

Grande parte dos leitores de Kiyosaki repudiam abertamente esta mentalidade de poupar para ter dinheiro no porque ele no ache que isso certo, mas porque no faz parte da cultura. estranho para ns esta idia e muitos internautas expressam este mal estar de poupar para velhice: complicado, preciso mudar meus hbitos pois gasto muito do meu dinheiro com baladas, jantares, barzinhos, viagens, livros... e vivo extrapolando o limite!!! difcil mudar hbitos de anos...65. Os conselhos de Mauro Halfeld batem direto neste ponto nervoso do brasileiro: poupar para a velhice. A comunidade Mauro Halfeld na internet conta apenas com 69 pessoas e mesmo l ele no unanimidade: gente, ele tem um jeitinho de nerd MUITO irritante! Parece um velhinho de 85 anos falando66. Mas, h os que acham ele revolucionrio para o cenrio brasileiro em termos de colocar a coisa de forma prtica: economize primeiro. Na comunidade um internauta resume bem a filosofia do autor: Melhor juntar dinheiro e depois comprar o imvel do que cair no financiamento. Melhor acumular montante e comprar o carro depois. o que consigo pegar da filosofia que ele passa67.

65 66

Ver tpico: Neura de poupar?!? 27/08/2004 16:31 Ver tpico: Ouo sim, mas... 21/02/2006 19:45 67 Ver tpico: SEU DINHEIRO - Mauro Halfeld 29/03/2005 17:18

30

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, dentro das comunidades relacionadas ao livro Pai Rico Pai Pobre o autor no muito popular no: ODIEI O LIVRO DO CARA! me arrependi de ter pago 32 reis pelo livro dele, ele so fala de "trabalhar mto e nao gastar para a aposenadoria" completamente contra as minhas ideias, acho ignoramente a ideia de passar a vida trabalhando e ficar economizando tudu... acho melhor um investimento mais cedo para a aposentaria e mais dinherio68. Para a grande maioria dos leitores de Kiyosaki as idias de inteligncia financeira de Mauro Halfeld so pura Corrida dos Ratos de forma que nem possvel comparar um mtodo com outro: O Halfeld nada tem de parecido com o Kiyosaki. Ele est inserido dentro da normalidade: trabalhe muito + junte dinheiro= uma casa para morar, ou faa previdncia privada= aposentadoria tranquila; ou ainda: no gaste o 13= IPVA pago vista + seguro do carro feito. Pura corrida dos ratos. Mas, outros ainda acham que apesar da normalidade (faa somente o possvel e seja extremamente prudente) do autor, ele espelha bem a realidade brasileira em termos de investimentos. Muitos no concordam com o autor, mas acham que dentro da realidade brasileira ele extremamente til para a grande maioria da populao.
Mauro Halfeld v a realidade brasileira, dos impostos abusivos, do cpmf, desses polticos q s fazem perder tempo ao invs de votarem logo a porcaria da reforma fiscal! O Robert vive a realidade americana. Pelo o q percebemos l quem investe estimulado a investir sempre mais! O empreendorismo visto com bons olhos! So duas experincias, duas realidades, duas escolas69.

De fato, so duas escolas mesmo! Os leitores de Kiyosaki esto mais para serem empreendedores que fazem da criatividade o motor da sua independncia financeira do que os que so leitores de Mauro Halfeld que entendem que a manuteno do dinheiro muito mais importante do que arriscar em um pais que tem muitos entraves a idia de ser empreendedor. Mauro Halfeld , de fato, um professor enquanto Kiyosaki pousa mais de empreendedor. Um internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre coloca bem a postura de Halfeld sobre inteligncia financeira: Assisti a uma palestra dele que particularmente no gostei muito pois foi terico ao extremo.Perguntei a ele o que achava sobre os livros do Kiyosaki. Ele demonstrou total desconhecimento sobre seus ensinamentos70

68 69

Ver tpico: Halfeld X Kiyosaki 30/12/2004 03:33 Ver tpico: Halfeld X Kiyosaki 30/12/2004 03:33 70 Ver tpico: Halfeld X Kiyosaki 30/12/2004 03:33

31

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

A idia de ser empreendedor agrada muita gente, mas os custos e risco afastam muita gente. No Orkut possvel encontrar inmeras comunidades de negcios tais como a comunidade Empreendedorismo que congrega mais de 34 mil pessoas, mas a questo : o que realmente se fala sobre o tema empreendedorismo. Estas comunidades esto repletas de propagandas que oferecem riqueza em poucos dias, mas que de propostas concretas realmente no tem muita coisa. Um internauta desta comunidade resumiu bem qual sensao de se procurar algum realmente empreendedor dentro do contexto nacional: Assunto complexo. Estudo empreendedores a 13 anos. Eles esto na mesma categoria do abominvel homens das neves. Sabe-se que existem, mas ningum conseguiu tirar uma foto71. Um outro internauta vai ainda mais longe e afirma: O genoma do brasileiro no to empreendedor!. Ele mesmo explica logo aps a provocao:

O ttulo acima uma provocao. A finalidade esta mesma. Se o esprito empreendedor fosse to difundido aqui, teramos um veculo genuinamente brasileiro rodando pelas ruas. A Sucia, partindo do minrio de ferro existente no seu territrio, destacou-se na produo de aos especiais e, a seguir no segmento de caminhes pesados - Scania e Volvo. A Nokia, uma empresa de grande sucesso em telefonia celular, surgiu num pas inexpressivo, a Finlndia. Onde esto os nossos empresrios criativos? Eles so conservadores demais, odeiam riscos. O empreendedor individual muito frgil, dependendo de apoio creditcio a juros proibitivos. Por mais persistncia, criatividade, esprito de visionrio, etc. etc., nosso sistema econmico + herana gentica (sangue portugus, principalmente) no encaminham muitos jovens entusiasmados para a trilha de um McDonald ou Bill Gates72.

Realmente temos problemas em desenvolver o esprito empreendedor e em reconhecer o esprito empreendedor. Temos um dos maiores fenmenos de empreendedorismo do momento, reconhecido at por Michael Porter considerado atualmente o principal consultor e pensador do Management mundial e Lder do programa para presidentes de empresas que faturam acima de US$ 1 bi na Harvard Business School, como um exemplo a ser seguido em termos de iniciativa individual. Um homem que comeou com 12 reais e hoje ganha mais de 30 mil reais com palestras pelo Brasil a fora: David Portes, o David Camellot.

71 72

Ver tpico: A Personalidade Empreendedora 09/08/2004 05:28 Ver tpico: A Personalidade Empreendedora 09/08/2004 05:28

32

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Ele tem uma comunidade no Orkut chamada David Portes: the camelot, mas conta apenas com 48 membros. O prprio texto da comunidade diz o que ele fez e o que ele : David o famoso camel do Rio de Janeiro que conseguiu vencer na vida vendendo doces nos semforos e na sua banca localizada na Avenida Presidente Wilson. Ele conseguiu fazer na sua banca tudo que muitas empresas de grande porte tenta fazer com eficincia e no consegue: aumentar suas vendas. Mas, claro que dentro do contexto nacional ele exceo, como tambm sua vitria parece ser uma exceo. Muitos brasileiros querem ser empreendedores, mas h foras invisveis que impedem que o estado brasileiro cresa (geralmente estas foras vem dos Estrados Unidos), mas h tambm foras que nos impedem de crescermos individualmente. H uma conspirao no ar...
Salrio coleira. futebol o vento fresco na cela ftida do povo encarcerado. trabalho com carteira assinada prmio pra quem se comporta no sistema. Vida menos ordinria a classe mdia.a nica esperteza permitida baseada na mesquinharia e individualismo. No ultrapasse a linha. os castigos no so celas, torturas em pores, nem fuzilamentos em estdios. os castigos so perder sua imagem, seu precioso emprego de carteira assinada, seu mundinho medocre e e suprfluo73.
Este texto da comunidade Teoria da Conspirao, que congrega quase 100 mil pessoas, uma brincadeira, mas que parece ser um fato verdico para uma gama considervel de brasileiros que acreditam que s no fazem o impossvel porque algum os prende no mundo do possvel:

Aqui nossa vida feita para no pensar...s trabalhar e

consumir, para manter o sistema funcionando enquanto a elite politica que nunca trabalhou e controla a maquina do governo se refastela em mensales. Suga tudo que produzimos para ter seus previlgios74 . Muitos leitores de Kiyosaki gostaram de suas idias, mas o problema que no Brasil, voc sabe como , sempre h uma sensao de algum conspira contra mim. Se no for o governo, meu vizinho, mas se no meu vizinho meu cunhado, se no for meu cunhado o Bush uma vez que o FHC um dia tambm conspirou contra mim. E Kiyosaki tambm teve que enfrentar um outro guru que j dava cursos sobre inteligncia financeira, ou melhor dizendo, sobre justificativa de atrasos financeiros: Karl Marx.

73 74

Ver tpico: Teoria da Conspirao - Made in Brazil 14/12/2005 12:04 Ver tpico: Teoria da Conspirao - Made in Brazil 14/12/2005 12:04

33

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

2.3 Do propsito pessoal a teoria da conspirao: Marx versus Kiyosaki

Nossa economia capitalista e se baseia em princpios liberais. Por isso vivemos em um perodo chamado neo-liberalismo que prope o seguinte: Ao governo compete patrocinar a defesa nacional, garantir a livre concorrncia entre as empresas e a proteo propriedade privada. A iniciativa individual deve ser incentivada. Tudo deveria correr bem, mas h foras ocultas que conspiram contra ns. Depois dos discursos de Vargas e de Jnio Quadros parece que o brasileiro passou a ter isso como premissa bsica: Foras terrveis levantaram-se contra mim e intrigam ou difamam, at com a desculpa da colaborao, baldaram-se os meus esforos para conduzir esta nao pelo caminho de sua verdadeira libertao poltica e econmica, o nico que possibilitaria o progresso efetivo e a justia social, a que tem direito seu generoso povo".

A partir da todos comeamos a ter este sentimento que Kiyosaki coloca bem no comeo do livro a respeito do Pai Pobre: "No sou rico porque tenho filhos". Em termos nacionais seria: No sou rico porque nasci no Brasil No Orkut h uma comunidade chamada H uma conspirao contra mim que define bem esse sentimento: essa comunidade foi para aqueles que assim como eu acha que existe uma conspirao contra vc,ns e todos,que nada da certo,que sempre ta acontecendo alguma coisa que acaba te prejudicando e que sempre voc ta assustado com que pode acontecer a qualquer hora!!!!.

Realmente a qualquer hora algum pode tirar meu sucesso me manipulando sem que eu perceba. Fingindo colaborao podem baldar meus esforos. Mas, a comunidade que realmente espelha a idia de que algum conspira contra mim a comunidade Sua Inveja faz minha fama que congrega nada mais do que 995 mil pessoas que acham que de alguma forma algum quer tirar algo delas. Mas, isso no nasceu com a sociedade psmoderna, mas j vem de antes, muito antes. L no comeo da modernidade um jovem universitrio tambm desenvolveu uma teoria de conspirao: a conspirao da burguesia para explorar a classe trabalhadora.

34

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Esse jovem moo chamado Karl Marx dizia: Os que no regime burgus trabalham no lucram e os que lucram no trabalham. Ento muita gente

passou a acreditar que trabalho realmente no d dinheiro e que s se ganha dinheiro se no se trabalhar arduamente. claro que Karl Marx tem seus fs de carteirinha que lem e debatem suas idias. L na comunidade Karl Marx Brasil temos mais de 34 mil pessoas que reverenciam o autor. Mas, no a que encontramos os verdadeiros seguidores de Karl Marx! l na comunidade Quero Ganhar dinheiro dormindo que encontramos seus reais seguidores! So mais de 119 mil pessoas que realmente seguem Karl Marx e afirmam: no regime burgus trabalham no lucram e os que lucram no trabalham. Todos nesta comunidade comungam firmemente neste principio de que o trabalho rduo no leva a lugar nenhum. Um internauta sobe ao palanque, ao melhor estilo Lnin, e pede que todos da comunidade se unam em um s esprito e em um s corpo para atingir os objetivos a que os nobres camaradas se propem: ganhar dinheiro dormindo.
fala serio!!! tanta gente nessa comunidade e nao conseguimos chegar no nosso objetivo??? isso sem contar as outras comunidades sobre o mesmo objetivo!!!! nao da pra gente ficar esperando o dinheiro cair do ceu ou entao esperar alguem bolar e disponibilizar alguma forma "magica" de ganhar grana sem o menor esforco. na minha opiniao, o maior problema desses sistemas de ajuda mutua, renda extra, etc. nao eh o proprio sistema e sim as pessoas q estao a procura deles. temos q ter uma coisa em mente q eh extremamente fundamental: NAO VAI FUNCIONAR SE NAO NOS UNIRMOS75 !!!

O nobre marxista tem razo: dorminhocos do mundo uni-vos! Claro que estes marxistas esto em uma situao muitssimo melhor do que os marxistas que se atem apenas a teoria, pois estes querem a revoluo de uma classe social enquanto aqueles querem apenas a revoluo de uma casta de empreendedores dorminhocos. Kiyosaki tambm prope uma revoluo, mas no de classes sociais, mas sim de pessoas que se prope a adotar uma nova mentalidade: a mentalidade do Pai Rico.

Claro que muitos leitores de Kiyosaki tambm entenderam esta proposta social de Kiyosaki. Ele no diz nada a respeito de classes sociais, mas diz respeito a pessoas e suas mentalidades.
75

2592 membros e nao conseguimos chegar no objetivo? 17/05/2005 - 19:59

35

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Os termos pobres e classe mdia, como tambm os ricos, so termos usados para designar posturas mentais das pessoas. Uma pessoa pode ser pobre e adquirir uma mentalidade de rico e tornar-se rica, mas uma pessoa que herda uma herana e rica por conta disso pode, inevitavelmente, vir a se tornar pobre porque adquiriu tal mentalidade.

Para Kiyosaki o que diferencia um do outro simplesmente a relao com ele tem com o Estado. Se o individuo se deixa usar pelo estado (em termos de tributao de impostos, por exemplo) ele pobre porque acaba trabalhando para outros em vez de trabalhar para si. : O governo sempre tira sua parte antes. Voc paga impostos quando ganha. Voc paga impostos quando gasta. Voc paga impostos quando poupa. Voc paga impostos quando morre. Por que que as pessoas deixam que o governo faa isso com elas? Os ricos no deixam - disse pai rico com um sorriso. - Os pobres e a classe mdia deixam. Aposto que ganho mais que seu pai e contudo ele paga mais impostos76

Para ele o pobre (ou classe mdia) uma mentalidade, um estilo de vida, e no uma classe social. Para Kiyosaki o maior erro da classe mdia, como tambm na classe pobre, achar que o governo (ou a empresa para a qual trabalham) ir cuidar deles. Para o autor, essa a maior ignorncia de uma pessoa e o fato que leva a entrar na famosa Corrida dos Ratos: Os pobres, a classe mdia e os ignorantes teriam suas vidas arruinadas simplesmente porque continuariam acreditando que o dinheiro real e que a empresa para a qual trabalham, ou o governo, cuidaria dele77. A prpria constituio histrica dos Estados Unidos contribui para que eles acreditem menos no estado e mais na iniciativa privada. L nos Estados Unidos o Estado nasceu da sociedade organizada, mas aqui no Brasil o Estado gerou a sociedade organizada. O negcio diferente.

76 77

Pai Rico, Pai Pobre, p.33 Pai Rico, Pai Pobre, p.47

36

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Nos Estados Unidos Kiyosaki pode dizer abertamente que se preocupa quando observa que cada vez mais o norte-americano dependente do Estado: Muitas vezes penso no novo milnio e imagino o que acontecer quando houver milhes de pessoas precisando de assistncia financeira e mdica. Eles se tornaro dependentes do apoio financeiro de suas famlias ou do governo. O que acontecer quando o Medicare e a Seguridade Social ficarem sem dinheiro? Como uma nao sobreviver se ensinar sobre dinheiro continuar sendo tarefa dos pais - cuja maioria ser ou j pobre78?.

Aqui no Brasil as preocupaes vo diretamente no sentido oposto: o que acontecer quando o Estado no mais conseguir dar assistncia financeira ao povo? J no chega meus colegas conspirarem contra mim, mas agora h uma conspirao contra o meu prprio pais? Um internauta da comunidade Teoria da Conspirao alerta a todos: hoje o Iraque amanh ser o Brasil ... eles j esto aki ... esto na amazonia ... como biologos... vou ainda mais longe ... nas escolas dos USA a amazonia aparece como territrio internacional ... fica isso ai p/ pensarem ... vamos deixar eles nos dominar ...79.

Todos estes fatos so evidencias de que h realmente uma conspirao contra mim e isso me faz parar para pensar! Porque eu, e as dezenas de colegas que ficam comigo nas baladas, no conseguimos uma boa condio financeira? E isso me faz pensar? E quando o camarada diz isso e pensa na condio dele e na condio do pas sempre h a velha pergunta que no quer calar como bem afirma um internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre: J parou pra pensar que o ltimo presidente brasileiro democraticamente eleito que ameaou realizar propostas sociais como essa que voc cita acabou deposto por um golpe de estado que durou 20 anos e resultou na priso, tortura e assassinato de milhares de lderes sindicais, polticos, intelectuais, artistas ou qualquer outro que propusesse idias semelhantes?80.

78 79

Pai Rico, Pai Pobre, p.11 Ver tpico: norte americanos ... tome cuidado... 29/11/2004 - 14:42 80 Ver tpico: Kiyosaki e Marx 07/08/2005 - 22:29

37

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Realmente quanto tentamos fazer algo para melhorar um pouco h foras ocultas que conspiram contra ns e nos fazem retroceder nos nossos objetivos pessoais. Esse o tema da comunidade Pessoas que conspiram contra mim que tem como frase de abertura: Se vc uma dessas pessoas q at um beb conspira contra vc, nada da certo, todo mundo vai contra vc, vc sempre alvo de conspiraes. E segundo um internauta da comunidade Odeio Capitalismo at existem alternativas, mas o sistema no vai deixar que elas se concretizem porque o sistema conspira contra ns: Ariane na verdade existem alternativas sim! Mas o capitalismo nunca vai permitir que sejam instaladas! Eliminar a concorrencia apenas uma das regras desse brutal e selvagem sistema! Nao deixe que te iludam com falsas ideias sobre o que a verdadeira essencia desse sistema, ele nao presta nem nunca prestar81! Ahh, e no podemos esquecer das multinacionais! Alm de haver uma conspirao pessoal contra mim ainda h foras que conspiram contra o meu pas atravs das corporaes multinacionais: Assim, essas corporaes fazem todos os lobbys possveis para que o Estado no se dedique a essas atividades (...) E, se o governo sair da linha e comear a fazer essas coisas feias como obras sociais, basta intervir, retirar esse governo e botar um outro mais favorvel a suas exignicas (Hugo Chvez na Venezuela o prximo alvo82). E isso me faz pensar ainda mais! E se o sucesso dos norte-americanos no fruto da explorao imperialista? Kiyosaki ignora estes fatores contextuais! No ser intencionalmente, afinal de contas ele um yanke!

O que mais impressiona no seu discurso sua incapacidade de entender a relao entre o "modelo de sucesso" americano e a "escassez de recursos" brasileira... ser que so fenmenos estritamente justapostos, ou haver alguma relao entre eles? No ser que o "modelo de sucesso" americano o que gera a escassez de recursos brasileira (e haitiana, guatemalteca, angolana, paquistanesa etc.)? Alis, que escassez de recursos? Que eu saiba, temos o 11o. maior PIB do mundo... o problema que ele escoa para as mos dos "investidores" estrangeiros ou oligarquias locais, em vez de para as mos de quem efetivamente o produz...

81 82

Ver tpico: Capitalismo x Humanidade 08/03/2006 - 11:19 Ver tpico: Kiyosaki e Marx 07/08/2005 - 22:29

38

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, a grande maioria dos leitores de Kiyosaki no aceita a teoria da conspirao no. Um internauta chega a ser categrico com seu colega kiyosakiano-marxista: Espero que vc nao va' culpar os EUA ou o sistema capitalista. Quem nao tem competencia nao se estabelece. Quem nao organiza sua producao e' explorado83. E de fato um dos maiores problemas do nosso pas organizao. Se voltarmos para as estatsticas orkutianas podemos comprovar que o brasileiro meio sossegado neste quesito. H uma comunidade chamada Sou organizado demais que congrega cerca de 1.600 pessoas, mas por outro lado h uma comunidade chamada Tenho um lado desorganizado que congrega mais de 12 mil pessoas. quase 8 brasileiros desorganizados para um organizado. Mas, parece que a teoria da conspirao tem mais aceitao do que a teoria do pais desorganizado, mas um internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre enftico direto em relao a esquerdinha festiva que vive culpando os outros e se encostando no Estado.
Infelizmente o Brasil vai cometer outro erro historico. Vai continuar na contramao, vai continuar na miseria por causa da paixao socialista. Precisamos olhar a historia, seguir modelos de sucesso, acreditar que pobreza se combate com trabalho e recompensa pelo trabalho. Mas, como e' natural `a esquerdinha festiva, vao poder sempre continuar a culpar os outros por seus proprios problemas de incompetencia e dozinha de si mesmos, dizendo: ai, ai,ai, pobre de nos, somos explorados... ai ai... Eu sei que os esquerdas fazem isso com legitimidade de sentimentos, mas sao pobres enganados ou preguicosos invejosos do trabalho alheio. Nunca vi um esquerdista que gostasse de trabalhar ou que planejasse sua aposentaoria baseado no excesso da sua propria producao. Eles querem viver a custa do estado84

Esse um leitor de Kiyosaki e sabe definir bem seu ponto de vista na medida em que o prprio autor no diria de forma mais clara tal ponto de vista. O autor mais sutil e diplomtico, mas afirma categoricamente atravs da histria narrada: E melhor que voc mude seu ponto de vista. Pare de culparme pensando que eu sou o problema. Se voc pensa que eu sou o problema, ento ter que me modificar. Se perceber que voc o problema, ento poder modificar a si mesmo, aprender alguma coisa e tornar-se mais sbio. A maioria das pessoas quer que todos no mundo mudem, menos elas prprias. Mas eu lhe digo: mais fcil mudar a si prprio que a todos os demais85.

83 84

Ver tpico: Kiyosaki e Marx 07/08/2005 - 22:29 Ver tpico: Ver tpico: Kiyosaki e Marx 07/08/2005 - 22:29 85 Pai Rico Pai Pobre, p.29

39

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Kiyosaki conclama seu leitores a mudar, mas a porta estreita e o caminho longo. Tal como h muitos tipos de Igrejas que se utilizam de apenas parte do evangelho, tambm h um nmero grande de empreendedores kiyosakianos que somente se utilizam de parte das idias do autor. Mas, so, indiscutivelmente, os empreendedores de Kiyosaki...

40

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Captulo III Sobre empreendedores de Kyosaki

3.1 A idia de empreendedorismo messinico: eu vou conseguir

Uma das mais evidentes caractersticas do brasileiro a emotividade. Somos um povo que facilmente levado por um sorriso fcil e por emoes simples. Somos um povo que se empolga com as coisas que fazemos! As estatsticas orkutianas mostram essa caracterstica nacional bem facilmente. Por exemplo, a comunidade Eu adoro dar risada congrega nada menos que 800 mil pessoas e tem como texto de entrada: Para aqueles que gostam de rir, seja por motivos teis, mas principalmente, pelos inteis. Uma outra comunidade chama-se No leve a vida to a srio congrega mais de 350 mil pessoas e tem como lema: curta a vida! Ministrio da sade

adverte:levar a vida a srio gera diversas mazelas, tais como:cncer,stress..... H ainda outra chamada S rindo para no chorar congrega mais de 231 mil pessoas e tem como lema: Essa expresso muito ouvida no dia a dia. bem empregada para todas as situaes adversas e at mesmo para o nosso prprio pas, cheio de corruptos e safados...s rindo para no chorar!.

E dezenas de outras que demonstram que ns no esquentamos muita a cabea no, mas temos a emoes a flor da pele sim. Basta assistir um jogo da seleo com um brasileiro e todos sabero o que emoo para ns! E vero ainda mais! Vero que uma das emoes que mais caracterizam o povo brasileiro a esperana de viver dias melhores seja com ou sem dinheiro. Em seu livro Kiyosaki afirma que aprendeu que a chave do sucesso esta no eu no quero.
Quando algum fala "No quero consertar vasos sanitrios", tenho vontade de retrucar: "E o que o faz pensar que eu quero?" Eles esto dizendo que um vaso mais importante do que aquilo que eles querem. Eu falo de liberao da Corrida dos Ratos, e eles pensam em vasos sanitrios. Esse o padro de pensamento que mantm muita gente na pobreza. Criticam em vez de analisar. "A chave de seu sucesso est nos no quero", dizia pai rico.

41

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Eles esto dizendo que um vaso mais importante do que aquilo que eles querem. Claro que se questionados 99% dos brasileiros responderam que querem dinheiro, mas o que mais importante do que aquilo que todos querem? As estatsticas orkutianas provam: o brasileiro d mais valor ao amor do que o dinheiro. A maior comunidade do quesito eu quero a comunidade Eu quero uma amor para a vida toda que congrega nada mais do que 617 mil pessoas! No mesmo quesito do eu quero esta a comunidade Eu quero dinheiro que congrega mais de 69 mil pessoas.

Se colocamos a palavra amor em ingls temos nossos vizinhos norteamericanos (e nem todos que escrevem em ingls o so!) com uma comunidade Love de apenas 42 mil pessoas! Sem comparaes em termos de emotividade entre um norte-americano e um brasileiro. Da a dificuldade de se transplantar as idias de Kiyosaki para terra brasilis. Na comunidade Clube do Empreendedor, que congrega quase 800 pessoas temos um debate mais srio sobre empreendedorismo se compararmos com as outras comunidades do gnero. Em um tpico no qual as pessoas comentam qual a leitura obrigatria para ser um empreendedor temos na grande maioria das obras indicadas livros que so para motivao do empreendedor. Na comunidade Pequenas Empresas Grandes Negcios, que congrega quase 700 membros e tem como origem o programa da globo que mostra pequenos empresrios, a discusso quase nula. Da mesma forma pode-se notar que na Comunidade SEBRAE as discusses tambm so quase nulas. O Sebrae e a PEGN so linhas de empreendedorismo mais tcnicos que exigem um conhecimento maior sobre os componentes tcnicos de uma empresa tais como anlise de mercado, fluxo de caixa, fornecedores, impostos etc. Os empreendedores nacionais no ignoram tais exigncias, mas que... vc sabe. muito chato esse lance de dados tcnicos. H uma comunidade chamada Plano de Negcios que congrega mais de 13 mil pessoas que querem discutir a respeito deste tal de Plano de Negcios. Todos querem saber de uma forma mais humana de entender a questo sem aquele monto de dados tcnicos.

42

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O pessoal gosta mais mesmo de livros que os levem a sonhar! Livros emotivos que despertem sentimentos! Claro! Assim natureza do brasileiro: emotiva, sensvel e esperanosa. Por isso um dos maiores sucessos da rea de empreendedorismo o livro de Augusto Cury: Voc do tamanho de seus sonhos. A comunidade Voc do tamanho dos seus sonhos congrega mais de 12 mil pessoas e muito ativa. Uma das frases que faz parte da abertura da comunidade exemplifica bem a empatia que o livro gerou no pblico jovem empreendedor: A presena dos sonhos transforma os miserveis em reis,faz dos idosos,jovens,e a ausncia deles transforma milionrios em mendigos faz dos jovens idosos. E realmente Kiyosaki conseguiu fazer isso com seu pblico: conseguiu devolver os sonhos a jovens. impressionante a empolgao com que seus leitores adentram nos tpicos buscando cada vez mais alternativas para melhorar sua situao financeira. Na mesma medida se pode notar a voracidade das redes de que envolvem muitas pessoas em negcios digitais que funcionam em rede. Somente uma nica comunidade chamada Dinheiro na Internet congrega mais de 140 mil pessoas. Nesta comunidade s h propaganda de redes de negcios que prometem renda fcil sem trabalhar duro. Em um dos tpicos um internauta afirma que possvel ter uma renda de 19 mil reais sem sair de casa, s navegando na net. Esse tipo de empreendedorismo de rede atrai muitos leitores de Kiyosaki que acreditam que possvel ganhar dinheiro com este tipo de atividade. No entanto, alguns leitores mais atentos a idia de Kiyosaki rejeitam abertamente o chamado Marketing Multinvel que, de fato, infesta (a palavra essa mesmo) todas as comunidades de negcio do orkut. No h uma comunidade que se veja imune das propagandas de negcios multinvel. Para alguns leitores de Kiyosaki o negcio de marketing multinvel esta longe de ser um empreendimento do estilo Kiyosaki, mas, como bem afirma uma internauta, tem que se reconhecer que o autor estimulou a isso: sem querer chutar cachorro morto, eu particularmente no gosto dos que vem aki simplesmente pr fazer propaganda de MMN, pois o propsito da comunidade a troca de idias... porm, quem leu os livros de Kiyosaki sabe que ele mesmo estimula que entremos em MMN86

86

Ver tpico: Deturpao da comunidade 30/04/2005 - 23:34

43

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

E de fato Kiyosaki recomenda mesmo que os empreendedores faam um pequeno estgio nas redes de marketing de multinvel para ganhar agilidade em termos de business, mas ele diz que a instruo aprendida nestas redes vale mais do que o dinheiro ganho.
Muitas vezes recomendo que se integrem a uma empresa de marketing de rede, tambm chamado de marketing multinvel, se quiserem adquirir habilidades de venda. Algumas dessas empresas tm excelentes programas de treinamento que ajudam as pessoas a superar o medo do fracasso e da rejeio que so as principais razes pelas quais a maioria das pessoas no bem-sucedida. A instruo vale mais do que o dinheiro, no longo prazo87.

De fato, o prprio formato destas redes de marketing multinvel onde o integrante tem que coordenar pessoas, marcar reunies, oferecer produtos e ainda prestar contas no tem nada a ver com a proposta que Kiyosaki tem com seu livro e contraria a primeira lio do Pai Rico: A primeira lio relativa a fazer o dinheiro trabalhar para mim, em vez de trabalhar pelo dinheiro, tem na verdade tudo a ver com poder. Se voc trabalha pelo dinheiro, est cedendo o poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para voc, voc mantm e controla o poder88. Dentro deste contexto um internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre tem razo ao afirmar que nestas redes de marketing multinvel voc tem realmente que trabalhar pelo seu dinheiro: Voc indica amigos para serem vendedores e esses pagam um percentual de suas vendas para voc, e voc paga um percentual para quem te colocou nessa furada, er, te deu essa tima oportunidade89. E o internauta continua!
Opa, problema n1: As pessoas j tem os suas marcas de shampoos, sabonetes e remdios para emagrecer e no vo mudar s por que voc quer. E lembrem-se das regras de Kiyosaki: se vocs tiverem que trabalhar pelo seu dinheiro, vocs estaro na corrida dos ratos, ele que tem que trabalhar para voc. Voc ter que enxer o saco dos seus vizinhos e transformar agradveis conversas em chatssimas sees de "convena o vizinho a trocar a marca do sabonete". Opa, problema n2: nem todo mundo pato o suficiente, er, empreendedor o suficiente para entrar numa fria dessas, quis dizer, num mtodo enriquecedor desses. Ento voc ter que ser mais chato ainda e fazer "reunies" na vizinhana para arrebanhar patos, e l estar voc trabalhando pelo seu dinheiro de novo. Mas enfim, eu sou um cego que no v as oportunidades maravilhosas de se ganhar dinheiro fcil.

87 88

Pai Rico Pai Pobre, p,114 Pai Rico Pai Pobre, p.83 89 Ver tpico: Deturpao da comunidade 30/04/2005 - 23:34

44

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, eu sou brasileiro e no desisto nunca, principalmente no que se refere a ganhar dinheiro fcil. sempre bom lembrar que a comunidade Eu quero ganhar dinheiro dormindo conta com quase 130 mil pessoas no qual o lema : Comunidade para quem gosta de viver na Horizontal, e para isso se tornar perfeito, s falta GANHAR DINHEIRO DORMINDO!!!.

Tambm no podemos esquecer que o brasileiro no desiste deste ideal e que se sacrifica por ele tal como esta escrito na comunidade Eu me quebro, mas no desisto a bandeira daqueles que querem levar vantagem em tudo: Se voc no desiste de jeito nenhum quando coloca uma coisa em sua cabea pra fazer, e ainda que se quebre todo para conseguir, voc no desiste... Eu no desisto nunca. Est em meu inconsciente e consciente. Eu possuo uma fora absurda que me faz permanecer e continuar.

E realmente quando o lema ganhar dinheiro fcil levando vantagem sobre outros tantos colegas muitos no desistem nunca de seus propsitos, afinal de contas somos o pas da Lei de Gerson! Por isso, possvel afirmar que essas redes de marketing multinvel s crescem porque encontram um ambiente propcio para tal dada a nossa energia e entusiasmo para ganhar dinheiro de forma rpida e fcil. Mas, a idia de ganhar dinheiro fcil no comeou a se difundir com as redes de marketing multinvel, mas veio de antes. Veio da poca das vacas magras, melhor dizendo, veio da poca dos bois gordos.

45

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

3.2 Comprando Boi Gordo: lidando com magros lucros

Na dcada de 90 o Brasil foi tomado pela febre dos investimentos milionrios que prometiam lucros exorbitantes com criao de animais. Em uma reportagem da Revista Veja em outubro de 199690 o jornalista narra com tom apotetico a maior descoberta financeira de todos os tempos: Nos ltimos meses, a rentabilidade das Fazendas Reunidas Boi Gordo tem beirado os 60% em dezoito meses. Realmente parecia um negcio da China em pleno centrooeste do Brasil. Investir em gado de verdade sem sair do meio urbano? Isso mesmo! At um termo foi criado para definir o investidor: fazendeiro urbano. Tudo garantido, tudo segurado, investimento certo e lucro garantido.

O fazendeiro urbano compra a sua vaquinha da raa girolanda e uma cota de terreno de uma fazenda por 2 700 reais. A vaca ganha um brinco de plstico com o nmero do contrato do dono, que tem o direito de receber todo ms o dinheiro equivalente venda de 240 litros de leite. Se a vaca morrer por uma picada de cobra, por exemplo, o seguro a repe. As fmeas que nascerem da vaquinha pertencem ao seu dono, que pode vend-las ou transform-las em novas produtoras de leite. Os machos ficam com a fazenda. Estima-se que o investimento inicial se paga em 25 meses. A partir da comea o lucro do aplicador. Durante cinco anos, a vaca d leite. Depois, vai para o abate, e o investidor embolsa o dinheiro da carne91

Maravilha! Ganho com a criao do animal e ainda, no caso de ser uma vaca, ainda ganho com a produo de leite! Tudo segurado! Muitas pessoas entenderam que este era o melhor investimento e correram para a maior empresa do setor que no perodo era a Boi Gordo: A maior empresa nesse ramo, e a mais antiga, so as Fazendas Reunidas Boi Gordo. Tem 8 000 investidores. Eles compram bois magros e, depois de dezoito meses, resgatam o valor correspondente aos animais prontos para o abate. A notcia foi se espalhando e tomando conta de inmeros segmentos sociais e empolgando muita gente porque a proposta de fato era interessante:: Cada vez mais gente ganha dinheiro engordando bois e porcos, vendendo leite ou criando frangos. Para isso, no necessrio sair da cidade. Algumas empresas inventaram sistemas pelos quais o interessado em investir no campo pode entrar no negcio lidando apenas com papis.

90

Ver site: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicat ionCode=1&pageCode=1269&textCode=114087


91

46

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

A divulgao intensa na mdia deste novo negcio que era altamente seguro e rentvel atraiu muita gente. Um internauta da comunidade Eu Odeio a Boi Gordo relata o sentimento que tomava conta dos investidores na poca que desanimados com as aplicaes seguradas do mercado financeiro se sentiram tentados por levar uma vantagem extra em termos financeiros:

Pois , o que fazer com aquela grana. Poupana, no, no. os juros so muito baixos. Aplicaes, CDB, RDB, aes...Sei l, as vezes alto risco e baixo rendimento.Puxa, Fazendas Reunidas Boi Gordo, aparece na novela da Globo, est na revista Exame, na Veja, na Isto . Super elogiado por toda a mdia. Investidores de todas as partes confiam! Atores, jogadores de futebol, empresrios. Pronto, decidido, isso! Ento vamos l, me veja um contrato de confinamento com resgate em 17 meses, vou investir no matogrossense, 34 reais a arroba, garrotes com 10 arrobas cada. ...17 meses depois....Legal, deu certo, vou reinvestir o lucro e comprar mais umas cabecinhas! Negcinho bom este hein!... ...alguns meses depois ... ... Jornal Nacional - "Boa noite! Decretada a Falncia da empresa Fazendas Reunidas Boi Gordo..."Pois , fui mais um dos arrematados e abatidos nesta histria. Reaver a grana?!? Justia!!! O que isso!?!?!92

Realmente o canto da sereia do dinheiro fcil engana muita gente no Brasil. Tem at uma comunidade chamada To cansado de ser enganado que congrega mais de 27 mil pessoas que de alguma forma j foram lesados indo atrs do canto doce e suave da sereia do dinheiro fcil. Muitos vo se consolando e aprendendo com os fracassos e dessa forma que um colega da mesma comunidade do internauta que fora abatido nesta histria o consola: Pois , meu caro Benvindo ao clube. Vamos acompanhar esse processo e ver no que d. Espero que a justia funcione bem, porque at onde eu sei o Paulo Roberto t ganhando muito dinheiro arrendando as terras para plantarem soja. E ns aqui, esperando ... esperando ... esperando. difcil fugir de tentaes quando elas jorram diante da sua frente. Nas comunidades relacionadas ao livro Pai Rico Pai Pobre so inmeras as propostas de enriquecimento rpido: descobri um investimento muito interessante onde possvel duplicar o capital investido em menos de 90 dias em outro um internauta diz: Essa empresa permite que faamos investimentos (a partir de US$25,00-dlares) que num perodo de 60 a 90 dias rendem 100%, isso mesmo, seu investimento dobra!

92

Ver tpico: O Rei do gado! 19/11/2004 - 05:28

47

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O Boi Gordo foi mais uma destas ofertas de enriquecimento rpido e fcil que atraiu muita gente. Como sempre, como bem afirmara Kiyosaki, a classe mdia foi a maior lesada neste processo. No foi uma meia dzia de investidores, mas se fala em mais de 30 mil famlias de classe mdia que investiram suas finanas afim de ganhar um pouco mais de dinheiro de forma licita ou melhor, de forma licita e vantajosa. A questo foi to sria que mereceu at discurso na cmara dos deputados (no ano de 2002) a fim de denunciar o ocorrido.

O SR. LUIZ ANTONIO FLEURY (PTB-SP. Sem reviso do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, assomo tribuna hoje para alertar sobre a situao de cerca de 30 mil famlias, a maioria delas de classe mdia, que acreditaram nas promessas das Fazendas Reunidas Boi Gordo e hoje vivem um drama de propores inimaginveis. Estamos falando de investidores das Fazendas Reunidas Boi Gordo, empreendimento que prometia um retorno de 40%, ao longo de 18 meses, sobre o capital investido e que deu um golpe de mais de 1 bilho de reais. Para tanto se armou uma verdadeira arapuca, para iludir pessoas e lhes causar prejuzos93.

E realmente o estrago foi grande! Mas, quem disse que a histria no se repete? A histria no se repete sob os mesmos fatos, mas se repete diariamente sobre os mesmos princpios. Napoleo na Frana e Hitler na Alemanha. Napoleo consolidando a modernidade, Hitler abrindo espao para o perodo contemporneo. Um alemo e outro francs. Fatos e pocas diversas, mas o mesmo principio: ambio. Esse sentimento de ambio quando se soma com o medo (um outro sentimento tambm to intenso como o primeiro) acaba definindo o padro de comportamento das pessoas. Essa foi uma das lies que o Pai Rico ensinou ao seu jovem discpulo das finanas: A maioria das pessoas tem um preo. E tm um preo por causa de duas emoes humanas, o medo e a ambio. Primeiro, o medo de no ter dinheiro as leva a trabalhar arduamente e, quando recebem o contracheque, a ambio ou o desejo as levam a pensar nas coisas maravilhosas que podem ser compradas. Ento se define o padro 94. O padro de comportamento das pessoas definido exatamente com base nestes dois sentimentos afirmava o Pai Rico.

93 94

Ver site: http://www.almeidapaiva.adv.br/novo/template_geral.php?id=195 Pai Rico Pai Pobre, p.37

48

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

a intensidade destes dois sentimentos que nos faz trocar princpios por fatos. A ambio e o medo nos norteiam a ponto de no reconhecermos princpios em fatos que tentam ser diferentes. Isto quer dizer que se voc no entende os princpios que geram uma dada situao (mas decora apenas os fatos que a resultaram) quando chegar novamente uma situao similar (que vai gerar a mesma conseqncia) voc vai buscar reconhecer os fatos e no vai se atentar para os princpios.

Os que reconhecem somente os fatos so bem informados, mas os que reconhecem os princpios so considerados sbios porque aprendem com a experincia alheia, mas sabemos que ambos esto expostos a tentao de repetir as velhas experincias em novas roupagens. Diz o velho ditado: gua mole e pedra dura tanto bate at que fura. Isto poderia ser traduzido para termos orkutianos: propaganda de dinheiro fcil tanto vejo que aplico meu dinheiro. Esse o sentimento que leva um internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre a se questionar a respeito da tentao de ser mais ousado em relao as suas aplicaes.

Pessoal, vou receber um dinheiro e gostaria da opinio do grupo para um bom investimento de curto prazo uns 3 / 4 meses no mximo. Bom o que eu vi Renda Fixa que gira em torno de 1% a.m. E tambm algo um pouco mais arriscado que investir na Avestruz Master. Bom gostaria da opinio do pessoal95...

Se os investidores de boi gordo tiveram que enfiar a cabea na terra para se esconderem da vergonha de serem enganados e voltar para casa com vacas magras (os que conseguiram vacas magras) o que mais poderia acontecer com quem investe em avestruz? Mas, alguns leitores de Kiyosaki realmente entenderam que avestruz era diferente de boi (em termos de fatos concretos realmente so diferentes) e no entenderam o principio do negcio era o mesmo ignorando o ditado popular que diz: quando a esmola demais...

95

Ver tpico: Investimento Curto Prazo 05/11/2004 - 17:08

49

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

3.3 Comprando avestruzes: quando a esmola demais... O brasileiro empolgado com a idia de ganhar dinheiro. como diz o ditado da comunidade Eu me quebro mas no desisto: Se voc no desiste de jeito nenhum quando coloca uma coisa em sua cabea pra fazer, e ainda que se quebre todo para conseguir, voc no desiste.... Quando o brasileiro coloca na cabea que possvel conseguir algo (principalmente conseguir dinheiro fcil e rpido) ele no desiste. Neste quesito, de ganhar grana rpido e fcil, o brasileiro deixa a prudncia de lado e contradiz um dos ditados mais populares do nosso pas: quando a esmola demais o santo desconfia. At os santos sabem que quando o camarada vem todo dcil oferecendo muita oferta e muitos votos e promessas o pedido vai ser alto. No orkut a comunidade Qd esmola D+ Santo desconfia congrega apenas 283 prudentes, mas que logo de cara confirmam a validade do adgio popular: Se voc daqueles que quando as coisas acontecem muito fcil ou algum bonzinho demais, fica com p atrs , achou a comunidade certa Mas, a maioria dos brasileiros concorda com o ditado popular, mas mais adepta do estilo ganhar dinheiro dormindo. Esta mentalidade torna nosso povo alvo fcil para essas redes milagrosas de investimento financeiro. Muitos leitores de Kiyosaki ficaram fascinados com a possibilidade de ganhos oferecidos pela Avestruz Master. Um internauta diz: acho legal esse negocio de investir em avestruz, ja li arespeito e conheo algums criadores, pretendo investir mais pra frente....96 Um outro chega empolgado com a idia de investir na Avestruz Master: A avestruz master esta construindo o 2 maior abatedouro do mundo, que tera uma supervisao mensal de engenheiros Sul Africanos, que projetaram o maior do mundo e ele continua Antes de fazer qualquer investimento, eu estudei bastante sobre estrutiocultura e sobre a empresa, na qual eu ia depositar meu dinheiro. E cheguei a seguinte concluso.... Ele realmente chegou a concluso que o investimento seria lucrativo e no s decidiu investir, mas decidiu re-investir tambm.

96

Ver tpico: Avesrtuz 17/11/2004 - 14:17

50

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Como todo bom leitor de Kiyosaki o internauta entendeu que o momento faz o investidor e que oportunidades como esta no podem ser perdidas. As palavras de Kiyosaki deveriam estar ecoando na cabea do internauta: Vocs vero o que outras pessoas nunca percebem. Oportunidades que esto frente de seu nariz. A maioria jamais enxerga essas oportunidades porque esto atrs de dinheiro e segurana, e isso que elas recebem. No momento em que vislumbrarem uma oportunidade, vocs a reconhecero pelo resto de suas vidas97. O internauta estava to seguro do investimento que conclamava seus colegas a abrir suas mentes para enxergar a oportunidade.

Eu fiz um investimento pequeno, afinal ainda nao sou nenhum milhonario, mas no meu primeiro contrato investi $50.600 reais na compra de 22 aves e no final de 90 dias saquei $10.626 pois optei por reinvestir os $50.600 por mais noventa dias, porem nao sei se apos o termino desse contrato reinvestirei... pois como lemos no livro, a onda vem, voc pega se for esperto, a deixa partir sozinha e voce parte pra outra. Vi muitos de vocs metendo o pau nas fazendas reunidas, mas quem foi esperto soube ganhar dinheiro la... conheco pessoas que tiveram ganhos milhonarios e souberam a hora de deixar a onda passar. Portanto olhem o Ceticismo de voces. Abram suas mentes e saibam administrar seus riscos98!!

Muitos atestavam que a Avestruz Master era um bom empreendimento apesar da aparncia de ser um negcio no qual se podia aplicar o ditado popular: quando a esmola demais o santo desconfia. Um internauta chega a colocar esse adgio popular como ponto de reflexo para chamar seus colega a cautela:
No entendo nada de criao de avestruzes. Ento, com certeza no vou investir nisso. Se vc tb naum entende, deveria fazer o mesmo. Pelo q eu vi o colega falando logo acima, acho q tem uma passagem do "Pai Rico" que se aplica bem a esse caso: DESCONFIE DE RETORNOS EXORBITANTES. Claro que todos podemos estar errados, ou excessivamente cautelosos, e o avestruz ser mesmo um grande negcio. Mas que os sinais so preocupantes, isso so...99.

Ahh, mas e se for verdade? Essa a pergunta que no quer calar quando se trata de valores absurdos a serem ganhados. Todo mundo esta aplicando e se tudo mundo se der bem e eu no?

97 98

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.47 Ver tpico: Avesrtuz 17/11/2004 - 14:17 99 Ver tpico: Avesrtuz 17/11/2004 - 14:17

51

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, se for verdade? No orkut tem uma comunidade chamada Mas, se que congrega mais de 23 mil pessoas, e revela a verdadeira faceta desta expresso to brasileira: Algum cria um tpico: "Mas e se..." descrevendo um fato irreal, mas que poderia ter acontecido (ou no). Realmente o investimento na Avestruz Master poderia ser realmente um investimento irreal, mas parecia ser extremamente lucrativo! Por que no? Havia uma possibilidade disso acontecer? E se tivesse, claro, eu no poderia estar fora dessa! Esse era o sentimento daquele que investia no negcio de Avestruzes. Um internauta, leitor assduo de Kiyosaki, afirma, categoricamente que tal investimento uma TREMENDA FURADA.
eu dei uma olhada de dois minutos na pgina dos caras e fiquei enlouquecido. Pq eles te pagam 300% de lucro se as taxas para captao so bem menores que isso. Eles gostam de dar dinheiro pros outros. Pq no vo num banco e pagam uma exorbitante taxa de 50% e embolsam o resto do lucro. PARECE UMA TREMENDA FRIA!!!!algum j comeou a sonhar qtos avestruzes vo ter daqui h 2 ou 4 anos?? entao eles te pegaram....fui...

E realmente a empresa pegou muitos leitores de Kiyosaki que afirmavam estar seguindo os princpios de investimento do Mestre. Quanto ao sonhar quantos avestruzes eu terei no futuro o internauta estava certo porque logo depois um outro internauta d testemunho da viabilidade do investimento e fala sobre as perspectivas avestrunianas para o futuro:
Comprei um casal adulto de avestruz em 2003. Na temporada de postura 2003/2004 consegui exito em 10 dos 16 ovos. este mes vendi o ultimo filhote da temporada passada. Foi um investimento de R$4500 na compra dos animais e R$ 12000 na venda dos seus filhotes. Tirando o custo da raao tanto dos adultos como para os filhotes Sobram R$ 10000. Este ano j estou com 5 filhotes nascidos 5 ovos em incubao e a temporada de postura ainda vai at maio. Estou prevendo uns 18 filhotes este ano.

Mas, infelizmente o primeiro internauta que falou que a Avestruz Master parecia uma tremenda fria estava errado. Depois de exatamente um ano depois deste internauta postar suas expectativas o Jornal Opo On_line publicava: As atividades da Avestruz Master foram paralisadas no dia 4 deste ms. Na manh daquela sexta-feira, as portas da empresa amanheceram fechadas, com funcionrios e investidores sem qualquer informao. Notas distribudas no esclareciam nada do futuro da empresa, e os scios desapareceram100. O internauta estava errado: no parecia uma fria, era uma fria!

100

Ver site: http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Reportagens&idjornal=159&idrep=1567

52

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

A falncia da Avestruz Master no foi parcial, mas total. O golpe foi to grande quanto o do Boi Gordo e muitos investidores ficaram realmente com a cabea atolada na areia: Fontes do Ministrio Pblico informam que a anlise mais otimista indica que o patrimnio total da empresa e de seus scios todos os avestruzes, fazendas, casas, carros e outros bens no ultrapassa, com muito otimismo, a casa de 10 por cento da dvida da Avestruz Master. Lanchas, carros importados, avio, helicptero, fazendas e os prprios animais no alcanariam o valor reclamado pelos investidores e funcionrios. O negcio foi srio! E novamente a classe mdia! E novamente a classe mdia foi arrasada! Mesmo dentro deste contexto devemos admitir: O Kiyosaki sempre acerta a respeito da classe mdia!

Casos de empresas que vendiam aplicaes em papis como Ouromaster e Brasigold, ou, mais recentemente, da Lineacred, so emblemticos. At hoje nenhum credor que fez aplicaes nessas empresas recebeu de volta sequer o capital inicialmente investido. Todas eram aplicaes financeiras sem o lastro necessrio para pagar o investimento. Alguns analistas sustentam que o esquema da Avestruz Master era parecido com as antigas pirmides, e que a empresa s se sustentou at agora porque a base dessa pirmide ainda estava se expandindo. Havia uma f, nada racional, no investimento. Famlias inteiras, sabendo do sucesso de um seus integrantes, investiram grande parte de seu patrimnio (venderam lotes, casas, automveis. No Norte de Gois, um pastor teria vendido at mesmo a casa paroquial para aplicar o dinheiro na Avestruz Master. Seu objetivo era construir uma casa maior com o lucro. Um juiz de Direito da Grande Goinia aplicou mais de 100 mil reais. Era o dinheiro de pagar a concluso de sua casa no Residencial Alphaville).

Mas, porque camos sempre nestes mesmos golpes! O avestruz em essncia era um boi gordo! Segundo um professor de economia que fora entrevistado por conta da falncia da empresa a questo bem simples e esta intimamente ligada a nossa cultura: Capitalista brasileiro no gosta (ou no sabe) de correr risco. A maioria pauta-se pela Lei de Gerson, buscando vantagem em tudo, mas com o menor esforo possvel. Esse foi um dos motivos que fizeram da Avestruz Master um garimpo de papel e penas101. Imagina que cara malicioso! A comunidade Quero ganhar dinheiro dormindo no tem nem passou das 130 mil pessoas como ele pode afirmar que a galera quer ganhar dinheiro com o menor esforo possvel?

101

Ver site: http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Reportagens&idjornal=159&idrep=1567

53

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

A grande maioria dos leitores de Kiyosaki rejeitou a idia, mas alguns aceitaram de pronto! Logo de pronto foi criada uma comunidade no Orkut para alugar a galera que perdeu dinheiro com Avestruz: Avestruz Master-No me ferrei. Essa comunidade congrega 850 pessoas que ficam tirando sarro dos investidores de avestruz e tem logo na entrada a frase: Quem ja no sabia que a Avestruz Master ia falir? S os Investidores mesmo.. Ainda bem que no me enganaram, eu no comprei papel, no investi 1 centavo, ningum roubou minha fortuna.. s lamento pro que se achavam espertes, e acreditaram na lbia deles. As piadas no para por a no! Um internauta vai mais longe e afirmar esta vendendo um avestruz completo.

Estou vendendo: Uma Avestruz, em bom estado, modelo 2005/2006, vel.mx de 62km/H no dinamometro ,asas e pernas bem cuidadas,pescoo com direao hidraulica ,anda em qualquer terreno 4x4 ,extremamente dcil quando assim tratado, faz 10km por saco de rao... Interessados favor me encontrar debaixo do viaduto da Br 153 com a anhanguera, isso mesmo al na entrada no Novo Mundo. OBS.: Estudo troca numa sub-metralhadora israelense, desde que o Comprador me de uma carona at a porta da Policia Federal de Goinia102.

Essa foi de matar de rir! Eu mesmo no agentei! Em um dos tpicos iniciais da comunidade um internauta afirma para quem investiu o governo vai dar dois teros, mas quando vc vai ler a mensagem esta escrito: E um pra reza de manha,e o outro pra reza a noite!!!!!!!. E o sarro no para por a. A prpria imagem da comunidade j um sarro. Mas, no para por a no! Seguem-se mais tpicos do gnero por toda a comunidade.

Mas, o triste mesmo ir na comunidade dos investidores da empresa na comunidade do orkut chamada Avestruz Master. Realmente h um volume significativo de pessoas lesadas que perderam realmente uma quantia considervel de suas economias. Um internauta expressa o seu sentimento de indignao: ja ta tudo desgraado mesmo.. to num odio tao grande dessa porrr... de avestruz q quando vejo falar nesse trem quase infarto. perdemos tudo e besta de quem pensar ainda q vai receber. Infelizmente 103. E o pior que o internauta tem razo porque pelo andar da carruagem da justia brasileira o processo ainda vai levar longos e penosos anos.

102 103

Ver tpico: Vendo Avestruz 2005/2006 Completa. 09/12/2005 - 21:09 Ver tpico: agora fudeu 25/02/2006 - 11:09

54

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Uma internauta desta comunidade sente-se indignada quando o responsvel pela empresa alega estar sendo tratado como bandido pela impressa e pelos investidores: Tadinho, t morrendo de d. arrebenta com a vida da gente e fica se fazendo de vtima! Queria ver se fosse ele que estivesse no nosso lugar! Enganar as pessoas foi muito fcil p ele. Eu quero meu dinheiro de volta! Afinal de contas ele nunca caiu do cu104! Mas, segundo Luiz Alberto Gomes de Oliveira, professor da Universidade Catlica de Gois e exsecretrio de Finanas da Prefeitura de Goinia, o investidor realmente achou que dinheiro iria cair do cu: Uma coisa a criao de avestruz, que pode ser vivel para o agronegcio, outra coisa o modo como a Avestruz Master estava atuando no mercado. Para o professor esses investidores estavam mais do que cegos e agora querem culpar o avestruz...
Os investidores que apostaram na criao de avestruz bancada pela empresa pensaram apenas nos lucros exorbitantes que ela oferecia, sem atentarem-se para o fato de que dinheiro no cai do cu como man bblico. Para manter altas taxas de rendimento, o negcio do avestruz teria de ser um verdadeiro milagre econmico, infenso s intempries do mercado. Ou seja, o lucro grande deveria espantar at mesmo o investidor cego. Entretanto, no foi o que ocorreu e, como a imprensa tem noticiado, muitas pessoas investiram todas as suas economias, ou bens valiosos, como apartamentos e fazendas, na compra de avestruzes. Isso significa que, a partir de agora, avestruz nunca mais?

Realmente acho que avestruz e boi gordo os brasileiros no vo mais investir, mas como bem diz a comunidade Avestruz Master-No me ferrei h dois novos negcios na praa: Grupo Perdiz Tudo Master: Inovador na criao de Perdizes, s aqui vc Perdiz tudo.. e Grupo Tatu Master : Onde vc tem a certeza, que seu dinherio vai mesmo pro buraco... E j. E olha que o plantel de investidores da comunidade Eu invisto no tatu master j conta 230 pessoas e iniciou suas atividades em abril de 2005. O texto para convencer os investidores bem sugestivo.
Tu t bom? Tatu t melhor. Este o investimento atualmente mais rentvel do mercado. Se um avestruz que coloca s a cabea debaixo da terra e rende 12% ao ms, imagine o tatu que entra com o corpo inteiro... Venha conhecer nosso plantel, temos tatu de primeira, segunda e terceira postura e o maior abatedouro do mundo. Contamos com sistema de reposio de animal caso o mesmo venha a morrer, o seu tatu ser rastreado vai satlite 24h por dia, podendo ser localizado em qualquer lugar do mundo

104

Ver tpico: Notcias Atuais, 18/03/2006 - 10:29

55

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O sarro geral! Em outra comunidade chamada Avestruz Master! Num ca nessa h um grupo de 400 pessoas que tambm vivem de tirar sarro de quem perdeu dinheiro com avestruz. So muitos casos de perda tristes, mas o tom sempre de sarro: mais um caso, o man vendeu casa prpria e todos os bens p enfiar no avestruz,rsrsrsrs agora ele ta na bosta pensando em se matar105. Um internauta desta comunidade no consegue entender seus contemporneos e fica perplexo com o caso Avestruz Master e acha que o brasileiro tem que se ferrar mesmo para aprender a no ser besta. Tem que castigar o bicho com joelhos dobrados e muito milho porque pela experincia ele no aprende.
Faltou o milho para quem perdeu rezar ajoelhado!!! Pra sofrer mais ainda!!!!! um absurdo mesmo, brasileiro foda, s ns pra fazer( e cair) um migu ndecente desses!!hahaha. E o que pior... um golpe que apareceu menos de um ano depois das Fazendas Boi Gordo. Caboclo que cai numa dessas tem de rasgar o C%#%$# com a unha, pra deixar de ser burro e "esperto", pq quem entrou nessa barca achou que era o esperto, o cara com viso de mercado, t a o resultado. Se lascou at o cano, e o foda so esses coitados dos avestruzes morrendo de fome nas fazendas!!!106

Mas, brasileiro assim mesmo! do tipo exato da frase do Zeca Pagodinho: T ruim mas t bom eu tenho f Que a vida vai melhorar! O brasileiro no fica depre com nada! No acredita nisso? Acha que eu estou exagerando? Vamos as estatsticas orkutianas! Provavelmente a maior comunidade do orkut seja a que expressa melhor o carter do brasileiro: A gente se fode mais a gente se diverte. Quantas pessoas ela congrega? Simplesmente: 1.223.856 pessoas neste exato momento. Qual o lema? Ora a comunidade tem o lema do povo brasileiro: Pra todos aqueles que mesmo dando tudo errado e sempre se fudendo acabam dando um jeito de se divertir com a situao e levar a vida numa boa...

E o brasileiro vive de esperana e tem sempre f que a vida vai melhorar. Muitos querem acreditar e por isso o mercado fornece esperana para todos! Quer ficar rico? Me pergunte como! No comeo eu tambm no acreditei, mas....

105 106

Ver tpico: vc conhece alguem ?, 28/02/2006 - 10:57 Ver tpico: Pra quem investiu,o governo vai dar dois teros!! 14/03/2006 - 15:22

56

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

3.4 Sobre Marketing Multi Nvel: no comeo eu tambm no acreditei Ns brasileiros acreditamos em muita coisa! Para ns tudo possvel! Somos facilmente levados a crer em alguma coisa porque somos um povo muito esperanoso. Quem no se lembra daquele personagem chamado Sassa Mutema que era um retardado que chegou a ser o heri de uma cidade e nem sabia falar direito! Todos ns temos um pouco a crena de que de alguma forma algo parecido com o que aconteceu com o Sassa (o impossvel) vai acontecer conosco. como diz a comunidade Joselitos do meu Brasil (que congrega mais de 218 mil pessoas), somos um povo meio sem noo que gosta de falar e ouvir muitas coisas absurdas. A comunidade tem um lema claro que atrai muitas pessoas: Dedicado a todos os retardados e sem noo do pas. Aqui voc pode falar a merda que quiser, sem arrependimentos. A comunidade grande, mas nem todos utilizam somente ela para se manifestar. Muitos loucos zanzam pelas comunidade do Orkut falando todo o tipo de coisa que voc pode imaginar, mas agora no h grupo mais organizado e persistente do que o pessoal do Marketing Multinvel. Realmente eles so a tropa de elite dos sem noo que circulam na internet. quase impossvel que um internauta no tenha lidado com um soldado marketing multinvel em suas andanas virtuais. Eles esto em todos os lugares no Orkut menos na comunidade destinadas a eles chamada Marketing Multi Nvel que conta com apenas 8 membros! Mas, isso significa que eles esto trabalhando em outras comunidades. E trabalham muito e de diversas formas, mas sempre comeam com as mesmas promessas envoltas em atitudes de solidariedade que visam apenas compartilhar o achado
Caros amigos, deixa me contar para voc, h 9 meses atrs eu estava com alguns problemas financeiros e procurando uma forma de renda extra, foi quando um amigo do quartel onde trabalho me convidou para ir a uma reunio de oportunidade, l encontrei com um empresrio (Oscar Reis) que me contou sobre uma oportunidade de negcio, ele estava ganhando R$ 90 mil reais com este negcio, ele me convidou para um Seminrio de negcio, imediatamente eu vi que era isso o que estava procurando e comecei o negcio, desde l tudo mudou para mim em termos de (renda, perspectiva, satisfao estilo de vida e etc.)...107

107

Ver tpico: Quer Ganhar R$ 55,00/dia?????, 12/04/2005 - 15:03

57

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Esses soldados so eficazes e arregimentam quase tantas pessoas quanto uma igreja que promete vida prospera em terra (se for vida prospera no cu, no prospera! Rs). Nas comunidades relacionadas ao livro Pai Rico Pai Pobre propagandas de marketing multinvel so mato: cresce todo o tempo. Incrvel. A invaso dos soldados do markting multinvel to grande que foi criada at uma comunidade que tem uma verdadeira barricada contra esse tipo de empreendedor de rede: Pai Rico Pai Pobre (sem MMN).

Muitos leitores de Kiyosaki so adeptos incondicionais do MMN porque entendem ele como um negcio lcito que abre enormes possibilidades de enriquecimento fcil e rpido. E seus leitores no apenas interpretaram isso, mas tem seguido a orientao do prprio Kiyosaki que aconselha esse tipo de negcio de maneira um tanto indireta no seu primeiro livro (ele aconselha apenas como forma de treinamento), mas de maneira bem direta nos seus livros posteriores tal como o livro Independncia Financeira. Um dos seus leitores se espanta com esta associao que o autor faz.
H poucos minutos estava eu na pag 96 do livro "Independncia financeira" onde o Kiyosaki afirma categoricamente que o Marketing de rede um dos 3 tipos de sistemas empresariais!?!. HELP!!! Putz , e agora??por essa eu no esperava. Nunca gostei de MMN e conheo muita gente que tb no foi sucedida neste tipo de coisa. um dos motivos porque entrei nesta comunidade. Algum tb leu esta parte ?? ele volta neste assunto at o fim do Livro? Rodrigo, Wiler , Eduardo ,Thales e demais : o que vcs acharam desta parte do livro??Agora t meio confuso..

No Pai Rico Pai Pobre ele diz abertamente: Muitas vezes recomendo que se integrem a uma empresa. de marketing de rede, tambm chamado de marketing multinvel, se quiserem adquirir habilidades de venda108. Essa

referncia indireta (ele indica apenas como treinamento) no primeiro livro da srie, mas de fato no tem muito a ver com a essncia do livro em termos de idias e mentalidade. s passear um pouco pela comunidade para ver como o proceder dos soldados do MMN para ver que este tipo de negcio no tem nada a ver com a idia central do livro que gira em torno da idia de fazer o dinheiro trabalhar para voc de forma que ele possa se multiplicar sozinho sem que vc tenha que estar trabalhando com ele.

108

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.114

58

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Essa a idia que um internauta expe com muita clareza na comunidade Pai Rico, Pai Pobre:
O marketing de Rede promete riqueza rpida e fcil, sem grandes esforos e com muito retorno. O certo que o Marketing de Rede funciona muito bem para o dono da empresa LEMBREM-SE que RK ressalta a qualidade de um bom negcio como se ele pode se manter ainda que seu dono fique um ano sem dar ateno pra ele... Dessa forma isso no ir acontecer NUNCA, a menos que vc tenha Inventado o negcio e definido as regras, do contrrio REZA O CONTRATO. Isso ningum comenta... Nas pginas de marketing de rede, claro, isso no enfatizado; porm quando se aceita participar consta no contrato como uma CONDIO PRIMRIA pra se manter no negcio109.

Mas, alguns tipos de MMN prometem sim dinheiro no mo sem sair de casa. E realmente os soldados do MMN sabem vender, convencer e persistir no ato da criao de suas redes e sempre tem um slogan a mo: Fique RICO ! pergunte me como !! Gostaria de apresentar a oportunidade do SCULO para vocs !! Basicamente trata-se de um novo sistema de Marketing Multinvel que.... As propagandas deste tipo que prometem dinheiro rpido, fcil e sem trabalho so inmeras e muitas beiram ao absurdo. Em uma destas propagandas na comunidade Pai Rico Pai Pobre um internauta oferece ganhos de 1,7% ao dia! A mensagem miraculosa (para no dizer milagrosa) e afirma o seguinte: ganhe 1.7% ao dia de rentabilidade ao dia. A partir de 1 dlar e veja, comigo esta funcionando, veja 1.7% ao dia em juros compostos significa um rendimento de 65% ao ms, vale a pena arriscar.110

So rendimentos realmente estupendos para uma economia como a nossa. Melhor dizendo so rendimentos exorbitantes para qualquer economia terrquea. Os leitores de Kiyosaki so bastante cticos e bem humorados em relao a estas formas de ganho rpida. Alm de serem cticos eles tambm sabem fazer contas como bem mostra um internauta: Me explique somente uma coisa: Se eu aplicar $100 (cem reais) a 1,7% ao dia, aps 2 anos, contando apenas os dias teis, terei ao final a quantia de $489508,54. Como eh q pode ??? Quem lhe contou essa, o Papai Noel ??111.

Ver tpico: marketing em rede, 16/09/2004 - 05:30 Ver tpico: ganhe rentabilidade de 1.7% ao dia, 11/04/2005 - 15:55 111 Ver tpico: ganhe rentabilidade de 1.7% ao dia. 11/04/2005 - 15:55
109 110

59

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Realmente um negcio grande o que o soldado multinvel oferece heim? Uma outra internauta vai mais longe nas contas: se eu vender a minha casa por 100 mil, a 65%, em um ano terei mais de 40 milhes acho que vou esperar 2 anos, assim terei 16 bilhes . Agora como alguns leitores de Kiyosaki acabam entrando na linha do Marketing Multinvel? Claro que parte da resposta esta na prpria orientao (mesmo que indireta) que o autor faz das redes de MMN. Mas, tambm parte da resposta esta na prpria base de suas idias que incitam o seguinte questionamento: "Como posso conseguir no voltar a trabalhar mais?" E minha mente comeou a disparar respostas e solues112. Na poca em que o autor escreveu o livre no havia Orkut, mas se tivesse ele re-escreveria a frase e ficaria assim: como posso conseguir no voltar a trabalhar mais? E minha mente comeou a acreditar nas solues: fique rico rpido sem precisar sair de casa. Muitos internautas do testemunho da mgica.
Eu sinceramente no acreditava que pudesse ganhar dinheiro desta maneira. to simples que parece mgica, mas no . dinheiro vivo sendo depositado na sua conta sempre. Basta vc divulgar e convidar outras pessoas tb. Quer saber mais?113
Os que no do testemunho de si do testemunho de outros: Incrivel

ver um

amigo que desempregado em Janeiro, hoje ganham R$ 7.000,00 trabalhando com um MMN de investimento sem vender um produto sequer. O detalhe deste amigo que le no tem formao alguma.. ele apenas fala bem e encontrou uma ideia certa. Muitos leitores de Kiyosaki esto intimamente ligados a redes de marketing multinvel e chamam isso de negcio, mas outros realmente se mostram insatisfeitos com a guinada que o autor deu ao associar sua obre com o MMN.
Gostaria aqui de expressar minha insatisfacao como o livro de Kiyosaki, ele prega em seus livros que nao devemos buscar opiniao de consultores, que so conhecem a teoria, mas sim de lideres empreendedores que aprenderam a alcancar o sucesso na pratica... Mas como ele se contradiz quando recomenda o Marketing de Rede para seus leitores, pois ele diz ter mudado a sua opiniao a respeito da mesma apos de ter pesquisado a respeito do sistema...Pesquisado apenas... Mas ele mesmo nunca fez parte de uma, como alguem pode recomendar algo do qual nunca fez parte? a coisa e muito mais complexa e problematica do que parece...114

112 113

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.130 Ver tpico: Est Precisando de Dinheiro ?? 23/03/2006 - 09:14 114 Ver tpico: O melhor do Marketing Multi Nivel; 10/11/2005 - 18:25

60

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, o internauta se engana ao pensar que o velho Kiyosaki iria indicar um negcio de que ele mesmo no tenha participado. Pelo menos nisso ele segue firme com os princpios do livro. Segundo um internauta o prprio sucesso do livro fruto de uma rede de marketing multinvel arquitetada por um dos presidentes de uma destas grande redes de MMN e o velho japa que durante muito tempo ficou sem vender livro. No faam essa expresso de espanto porque eu tambm fao parte da comunidade Teoria da Conspirao. (O homem nunca pisou na Lua. - A Princesa Diana foi assassinada. Paul McCartney morreu em 1966. A Terra governada por uma Ordem Interplanetria. - O Papa Joo Paulo I foi morto pela prpria Igreja. A AIDS foi criada em laboratrio. Nenhum avio atingiu o Pentgono em 11 de setembro de 2001) e porque eu no acreditaria nesta teoria descrita por um internauta:
PRPP foi um livro que explodiu em vendas sem propagandas. Alguns de seus criticos contam uma lenda de que Kiyosaki "vendeu sua alma ao diabo" pra conseguir sucesso de vendas. Depois de anos sem vender, na prateleira dos fundos, um dia ele foi procurado por um dos principais executivos de uma empresa de MMN (muito conhecida no Brasil na poca do dolar baixo). Este executivo lhe props indicar seus livros a todos de sua rede mas ele precisaria incluir MMN em seus livros. Dai pra frente Kiyosaki explodiu como vendedor de livros, como ele mesmo afirma, sem nunca ter gasto um dlar em marketing.115

possvel ? claro que ! s lembramos da frase do prprio Kiyosaki: Aqui fala "autor de best-sellers", no diz "melhor escritor". Bom independente das intenes ocultas do autor o fato que ele prova o que ele aconselha: o marketing de rede d certo!. Muitos internautas entendem que este o negcio do futuro e perfeitamente legal como tambm perfeitamente vivel como bem afirma um membro da comunidade Pai Rico Pai Pobre: Marketing Multi Nvel um negcio legtimo, inteligente e com uma capacidade de alavancagem incrvel uma vez que o investimento relativamente baixo se comparado a outros tipos de negcios116. Mas, outros leitores de Kiyosaki rejeitam abertamente esse tipo de negcio: Pare de acreditar em dinheiro fcil pois este sempre tem provenincia duvidosa! Se quiser ficar rico, ou pelo menos melhorar de vira rapidamente, entre pra poltica, ou ento estude muito.... realmente a poltica um caminho vivel para se tornar rico de forma ilcita, agora estudar muito....rs

115 116

Ver tpico: MMN no livro do Kiyosaki????, 29/06/2005 - 11:07 Ver tpico: O melhor do Marketing Multi Nivel, 10/11/2005 - 18:25

61

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

De fato, o MMN um negcio licito e cria possibilidades de riqueza muito significativas. Isso ningum pode negar, mas agora o que se pode negar abertamente o tipo de aliciamento que feito dentro destas redes de MMN na qual os agenciadores sempre tem propostas tentadoras e irreais. como bem diz um internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre, o marketing de rede como todo e qualquer negcio: voc tem que trabalhar para poder ganhar. Independente da empresa que difunde o processo (a venda de produtos) o cara vai ter que trabalhar.

O Marketing de Rede (seja qual for, Herbalife, Noni, Forever, Natura) pode deixar realmente pessoas bem sucedidas, ricas, ou o que queiram chamar, desde que elas trabalhem muito. A grande vantagem do marketing de rede sobre os outros a perspectiva dos ganhos residuais (os royalties). O grande mal dos que "vendem seu peixe" que passada a impresso de que todos podem ter os ganhos prometidos sem muita dificuldade. De fato, a oportunidade aberta a todos, mas no nada fcil117.

Mas, claro que muitos aliciadores (soldados do MMN) no so to claros e objetivos. Eles na verdade dizem bem ao contrrio em relao ao trabalho. Claro que eles vem surfando na onda do Quero Ganhar Dinheiro Dorimindo e arrebatam muitas pessoas. Com muito trabalho e dedicao a possibilidade de ganho nas redes de MMN existe , como bem afirma outro internauta, mas sem trabalho ela inexistente: Mas isso so podera ocorrer apos bastante empenho e dedicacao ao trabalho. Nao existe dinheiro facil e rapido. Infelizmente muitos ao propagarem seu plano de marketing falam de ganhos astronomicos, em pouco tempo. Isso eh ilusao. Sem trabalho arduo o marketing de rede nao funciona118

Mas, h quem diga que no! H quem diga que entrar em MMN ganhar dinheiro na boa, como bem diz a comunidade ganhar dinheiro na horizontal, e isso atrai muitas pessoas e irrita outras tantas que buscam consolidar as prticas de MMN como uma atividade sria. E vale apenas lembrar que MMN uma prtica comercial e no uma prtica exclusiva de uma empresa em particular. a que a confuso comea na medida em que as pessoas comeam a confundir uma coisa com a outra.

117 118

Ver tpico: MMN Marketing Mult Nivel, ilusao ou realidade?, 12/03/2005 - 13:38 Ver tpico: MMN Marketing Mult Nivel, ilusao ou realidade? 12/03/2005 - 13:38

62

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Alguns internautas, principalmente os leitores de Kiyosaki dada a polemica que causa a idia de MMN dentro das idias propostas pelo autor, comeam a associar o processo de marketing de rede com determinada empresa. A empresa de MMN que mais odiada (e amada tambm) a Herbalife

63

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Captulo IV - Sobre a gerao Marketing Multinvel no Brasil 4.1 - Marketing Multinivel: no comeo eu desconfiei, mas depois eu vi... Ns brasileiros acreditamos em muita coisa! Para ns tudo possvel! Somos facilmente levados a crer em alguma coisa porque somos um povo muito esperanoso. Quem no se lembra daquele personagem chamado Sassa Mutema que era um retardado que chegou a ser o heri de uma cidade e nem sabia falar direito! Todos ns temos um pouco a crena de que de alguma forma algo parecido com o que aconteceu com o Sassa (o impossvel) vai acontecer conosco. como diz a comunidade Joselitos do meu Brasil (que congrega mais de 218 mil pessoas), somos um povo meio sem noo que gosta de falar e ouvir muitas coisas absurdas. A comunidade tem um lema claro que atrai muitas pessoas: Dedicado a todos os retardados e sem noo do pas. Aqui voc pode falar a merda que quiser, sem arrependimentos. A comunidade grande, mas nem todos utilizam somente ela para se manifestar. Muitos loucos zanzam pelas comunidades do Orkut falando todo o tipo de coisa que voc pode imaginar, mas agora no h grupo mais organizado e persistente do que o pessoal do Marketing Multinvel. Realmente eles so a tropa de elite dos sem noo que circulam na internet. quase impossvel que um internauta no tenha lidado com um soldado marketing multinvel em suas andanas virtuais. Eles esto em todos os lugares no Orkut menos na comunidade destinadas a eles chamada Marketing Multi Nvel que conta com apenas 8 membros! Mas, isso significa que eles esto trabalhando em outras comunidades. E trabalham muito e de diversas formas, mas sempre comeam com as mesmas promessas envoltas em atitudes de solidariedade que visam apenas compartilhar o achado
Caros amigos, deixa me contar para voc, h 9 meses atrs eu estava com alguns problemas financeiros e procurando uma forma de renda extra, foi quando um amigo do quartel onde trabalho me convidou para ir a uma reunio de oportunidade, l encontrei com um empresrio (Oscar Reis) que me contou sobre uma oportunidade de negcio, ele estava ganhando R$ 90 mil reais com este negcio, ele me convidou para um Seminrio de negcio, imediatamente eu vi que era isso o que estava procurando e comecei o negcio, desde l tudo mudou para mim em termos de (renda, perspectiva, satisfao estilo de vida e etc.)...119

119

Ver tpico: Quer Ganhar R$ 55,00/dia?????, 12/04/2005 - 15:03

64

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Esses soldados so eficazes e arregimentam quase tantas pessoas quanto uma igreja que promete vida prospera em terra (se for vida prospera no cu, no prospera! Rs). Nas comunidades relacionadas ao livro Pai Rico Pai Pobre propagandas de marketing multinvel so como mato: crescem o tempo todo. Incrvel. A invaso dos soldados do markting multinvel to grande que foi criada at uma comunidade que tem uma verdadeira barricada contra esse tipo de empreendedor de rede: Pai Rico Pai Pobre (sem MMN).

Muitos leitores de Kiyosaki so adeptos incondicionais do MMN porque entendem ele como um negcio lcito que abre enormes possibilidades de enriquecimento fcil e rpido. E seus leitores no apenas interpretaram isso, mas tem seguido a orientao do prprio Kiyosaki que aconselha esse tipo de negcio de maneira um tanto indireta no seu primeiro livro (ele aconselha apenas como forma de treinamento), mas de maneira bem direta nos seus livros posteriores tal como o livro Independncia Financeira. Um dos seus leitores se espanta com esta associao que o autor faz.
H poucos minutos estava eu na pag 96 do livro "Independncia financeira" onde o Kiyosaki afirma categoricamente que o Marketing de rede um dos 3 tipos de sistemas empresariais!?!. HELP!!! Putz , e agora??por essa eu no esperava. Nunca gostei de MMN e conheo muita gente que tb no foi sucedida neste tipo de coisa. um dos motivos porque entrei nesta comunidade. Algum tb leu esta parte ?? ele volta neste assunto at o fim do Livro? Rodrigo, Wiler , Eduardo ,Thales e demais : o que vcs acharam desta parte do livro??Agora t meio confuso..
No Pai Rico Pai Pobre ele diz abertamente: Muitas

vezes recomendo que se

integrem a uma empresa. de marketing de rede, tambm chamado de marketing multinvel, se quiserem adquirir habilidades de venda120. Essa

referncia indireta (ele indica apenas como treinamento) no primeiro livro da srie, mas de fato no tem muito a ver com a essncia do livro em termos de idias e mentalidade. s passear um pouco pela comunidade para ver como o proceder dos soldados do MMN para ver que este tipo de negcio no tem nada a ver com a idia central do livro que gira em torno da idia de fazer o dinheiro trabalhar para voc de forma que ele possa se multiplicar sozinho sem que vc tenha que estar trabalhando com ele.

120

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.114

65

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Essa a idia que um internauta expe com muita clareza na comunidade Pai Rico, Pai Pobre:
O marketing de Rede promete riqueza rpida e fcil, sem grandes esforos e com muito retorno. O certo que o Marketing de Rede funciona muito bem para o dono da empresa LEMBREM-SE que RK ressalta a qualidade de um bom negcio como se ele pode se manter ainda que seu dono fique um ano sem dar ateno pra ele... Dessa forma isso no ir acontecer NUNCA, a menos que vc tenha Inventado o negcio e definido as regras, do contrrio REZA O CONTRATO. Isso ningum comenta... Nas pginas de marketing de rede, claro, isso no enfatizado; porm quando se aceita participar consta no contrato como uma CONDIO PRIMRIA pra se manter no negcio121.

Mas, alguns tipos de MMN prometem sim dinheiro no mo sem sair de casa. E realmente os soldados do MMN sabem vender, convencer e persistir no ato da criao de suas redes e sempre tem um slogan a mo: Fique RICO ! pergunte me como !! Gostaria de apresentar a oportunidade do SCULO para vocs !! Basicamente trata-se de um novo sistema de Marketing Multinvel que.... As propagandas deste tipo que prometem dinheiro rpido, fcil e sem trabalho so inmeras e muitas beiram ao absurdo. Em uma destas propagandas na comunidade Pai Rico Pai Pobre um internauta oferece ganhos de 1,7% ao dia! A mensagem miraculosa (para no dizer milagrosa) e afirma o seguinte: ganhe 1.7% ao dia de rentabilidade ao dia. A partir de 1 dlar e veja, comigo esta funcionando, veja 1.7% ao dia em juros compostos significa um rendimento de 65% ao ms, vale a pena arriscar.122 So rendimentos realmente estupendos para uma economia como a nossa. Melhor dizendo so rendimentos exorbitantes para qualquer economia terrquea. Os leitores de Kiyosaki so bastante cticos e bem humorados em relao a estas formas de ganho rpido. Alm de serem cticos eles tambm sabem fazer contas como bem mostra um internauta: Me explique somente uma coisa: Se eu aplicar $100 (cem reais) a 1,7% ao dia, aps 2 anos, contando apenas os dias teis, terei ao final a quantia de $489508,54. Como eh q pode ??? Quem lhe contou essa, o Papai Noel ??.

121 122

Ver tpico: marketing em rede, 16/09/2004 - 05:30 Ver tpico: ganhe rentabilidade de 1.7% ao dia, 11/04/2005 - 15:55

66

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Realmente um negcio grande o que o soldado multinvel oferece hein? Uma outra internauta vai mais longe nas contas: se eu vender a minha casa por 100 mil, a 65%, em um ano terei mais de 40 milhes acho que vou esperar 2 anos, assim terei 16 bilhes . Agora como alguns leitores de Kiyosaki acabam entrando na linha do Marketing Multinvel? Claro que parte da resposta esta na prpria orientao (mesmo que indireta) que o autor faz das redes de MMN. Mas, tambm parte da resposta esta na prpria base de suas idias que incitam o seguinte questionamento: "Como posso conseguir no voltar a trabalhar mais?" E minha mente comeou a disparar respostas e solues123. Na poca em que o autor escreveu o livre no havia Orkut, mas se tivesse ele re-escreveria a frase e ficaria assim: como posso conseguir no voltar a trabalhar mais? E minha mente comeou a acreditar nas solues: fique rico rpido sem precisar sair de casa. Muitos internautas do testemunho da mgica.
Eu sinceramente no acreditava que pudesse ganhar dinheiro desta maneira. to simples que parece mgica, mas no . dinheiro vivo sendo depositado na sua conta sempre. Basta vc divulgar e convidar outras pessoas tb. Quer saber mais?124
Os que no do testemunho de si do testemunho de outros: Incrvel

ver um

amigo que desempregado em Janeiro, hoje ganham R$ 7.000,00 trabalhando com um MMN de investimento sem vender um produto sequer. O detalhe deste amigo que le no tem formao alguma.. ele apenas fala bem e encontrou uma ideia certa. Muitos leitores de Kiyosaki esto intimamente ligados a redes de marketing multinvel e chamam isso de negcio, mas outros realmente se mostram insatisfeitos com a guinada que o autor deu ao associar sua obre com o MMN.
Gostaria aqui de expressar minha insatisfacao como o livro de Kiyosaki, ele prega em seus livros que nao devemos buscar opiniao de consultores, que so conhecem a teoria, mas sim de lideres empreendedores que aprenderam a alcancar o sucesso na pratica... Mas como ele se contradiz quando recomenda o Marketing de Rede para seus leitores, pois ele diz ter mudado a sua opiniao a respeito da mesma apos de ter pesquisado a respeito do sistema...Pesquisado apenas... Mas ele mesmo nunca fez parte de uma, como alguem pode recomendar algo do qual nunca fez parte? a coisa e muito mais complexa e problematica do que parece...125

123 124

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.130 Ver tpico: Est Precisando de Dinheiro ?? 23/03/2006 - 09:14 125 Ver tpico: O melhor do Marketing Multi Nivel; 10/11/2005 - 18:25

67

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, o internauta se engana ao pensar que o velho Kiyosaki iria indicar um negcio de que ele mesmo no tenha participado. Pelo menos nisso ele segue firme com os princpios do livro. Segundo um internauta o prprio sucesso do livro fruto de uma rede de marketing multinvel arquitetada por um dos presidentes de uma destas grandes redes de MMN e o velho japa que durante muito tempo ficou sem vender livro. No faam essa expresso de espanto porque eu tambm fao parte da comunidade Teoria da Conspirao. (O homem nunca pisou na Lua. - A Princesa Diana foi assassinada. Paul McCartney morreu em 1966. A Terra governada por uma Ordem Interplanetria. - O Papa Joo Paulo I foi morto pela prpria Igreja. A AIDS foi criada em laboratrio. Nenhum avio atingiu o Pentgono em 11 de setembro de 2001) e porque eu no acreditaria nesta teoria descrita por um internauta:
PRPP foi um livro que explodiu em vendas sem propagandas. Alguns de seus criticos contam uma lenda de que Kiyosaki "vendeu sua alma ao diabo" pra conseguir sucesso de vendas. Depois de anos sem vender, na prateleira dos fundos, um dia ele foi procurado por um dos principais executivos de uma empresa de MMN (muito conhecida no Brasil na poca do dolar baixo). Este executivo lhe props indicar seus livros a todos de sua rede mas ele precisaria incluir MMN em seus livros. Dai pra frente Kiyosaki explodiu como vendedor de livros, como ele mesmo afirma, sem nunca ter gasto um dlar em marketing.126

possvel ? claro que ! s lembramos da frase do prprio Kiyosaki: Aqui fala "autor de best-sellers", no diz "melhor escritor". Bom independente das intenes ocultas do autor o fato que ele prova o que ele aconselha: o marketing de rede d certo!. Muitos internautas entendem que este o negcio do futuro e perfeitamente legal como tambm perfeitamente vivel como bem afirma um membro da comunidade Pai Rico Pai Pobre: Marketing Multi Nvel um negcio legtimo, inteligente e com uma capacidade de alavancagem incrvel uma vez que o investimento relativamente baixo se comparado a outros tipos de negcios127. Mas, outros leitores de Kiyosaki rejeitam abertamente esse tipo de negcio: Pare de acreditar em dinheiro fcil pois este sempre tem provenincia duvidosa! Se quiser ficar rico, ou pelo menos melhorar de vira rapidamente, entre pra poltica, ou ento estude muito.... Realmente a poltica um caminho vivel para se tornar rico de forma ilcita, agora estudar muito....rs

126 127

Ver tpico: MMN no livro do Kiyosaki????, 29/06/2005 - 11:07 Ver tpico: O melhor do Marketing Multi Nivel, 10/11/2005 - 18:25

68

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

De fato, o MMN um negcio licito e cria possibilidades de riqueza muito significativas. Isso ningum pode negar, mas agora o que se pode negar abertamente o tipo de aliciamento que feito dentro destas redes de MMN na qual os agenciadores sempre tem propostas tentadoras e irreais. como bem diz um internauta da comunidade Pai Rico Pai Pobre, o marketing de rede como todo e qualquer negcio: voc tem que trabalhar para poder ganhar. Independente da empresa que difunde o processo (a venda de produtos) o cara vai ter que trabalhar.

O Marketing de Rede (seja qual for, Herbalife, Noni, Forever, Natura) pode deixar realmente pessoas bem sucedidas, ricas, ou o que queiram chamar, desde que elas trabalhem muito. A grande vantagem do marketing de rede sobre os outros a perspectiva dos ganhos residuais (os royalties). O grande mal dos que "vendem seu peixe" que passada a impresso de que todos podem ter os ganhos prometidos sem muita dificuldade. De fato, a oportunidade aberta a todos, mas no nada fcil128.

Mas, claro que muitos aliciadores (soldados do MMN) no so to claros e objetivos. Eles na verdade dizem bem ao contrrio em relao ao trabalho. Claro que eles vem surfando na onda do Quero Ganhar Dinheiro Dormindo e arrebatam muitas pessoas. Com muito trabalho e dedicao a possibilidade de ganho nas redes de MMN existe , como bem afirma outro internauta, mas sem trabalho ela inexistente: Mas isso so podera ocorrer apos bastante empenho e dedicacao ao trabalho. Nao existe dinheiro facil e rapido. Infelizmente muitos ao propagarem seu plano de marketing falam de ganhos astronomicos, em pouco tempo. Isso eh ilusao. Sem trabalho arduo o marketing de rede nao funciona

O marketing de rede no nasceu com Orkut nem com a internet, apesar de ganharem abrangncia e relevncia por meio destas duas ferramentas, mas nasceu bem antes disso. Antes da Herbalife ser a empresa de MMN mais odiada (como tambm a mais amada) havia uma outra empresa que tambm se utilizava de MMN e prometia fortunas para os seus associados. Oferecia no s dinheiro em quantidade, mas tambm oferecia prolas, rubis, esmeraldas e grandes tesouros. 4.2 - O Marketing Multinvel da Amway: eu quis ser um diamante
128

Ver tpico: MMN Marketing Mult Nivel, ilusao ou realidade?, 12/03/2005 - 13:38

69

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O MMN no uma prtica exclusiva de uma dada empresa, mas uma tcnica de distribuio que visa levar o produto at o cliente por um canal privilegiado: os amigos. Todos sabem que a indicao um poderoso processo de alavancamento das vendas. Muitas empresas utilizam estas redes para distriburem seus produtos para ganhar escala e economia em termos de marketing. Em troca repassam parte dos ganhos para os seus associados. O negcio em si simples. As empresas so idneas e tem produtos de qualidade reconhecida pelos consumidores. Mas, ento o que tem de errado com MMN? Porque muitas pessoas simplesmente odeiam MMN e, em conseqncia disso, acabam odiando tambm as empresas que se utilizam dela? O problema esta na forma pela qual a estrutura de distribuio e arregimentao de pessoas feita. Realmente, vendo os depoimentos dos internautas e os causos que acontecem acabamos por duvidar da honestidade dos organizadores destas redes. Mas, o negcio em si licito como bem afirma um internauta que da comunidade Amway resume bem a alma do negcio.
O Marketing Multinvel (ou MMN) um mtodo de conduzir um produto ou servio ao consumidor, onde o marketing e a propaganda feita atravs de um distribuidor independente, que no um empregado da empresa. Esse distribuidor o nico intermedirio at o consumidor. Alm de revender os produtos, o marketing multinvel permite a este distribuidor apresentar novos distribuidores companhia, podendo assim formar um grupo de distribuidores dos quais pode receber comisses pelas vendas efetuadas por todo o grupo. E cada um tem o seu prprio negcio129

No h segredo nisso! Realmente o negcio de MMN licito e claro, mas claro que h os porns. Uma das primeiras empresas multinacionais a desembarcar no Brasil com o esquema MMN foi a Amway. Realmente a empresa fez um estardalhao no mercado nacional ao ignorar abertamente os porns do negcio. Os porns de uma rede MMN advm do fato de que para dar lucro ela precisa crescer rapidamente. Dentro deste contexto de alavancagem supersnica muitos dos organizadores da rede comearam a propor ganhos exorbitantes. Isso nada tem a ver com a empresa ou produto, mas tem a ver como o seu canal de vendas organizado.

129

Ver tpico: Desafio, 23/03/2006 - 22:00

70

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Em uma rede de MMN no espere que algum que lhe convide lhe aborde com o slogan: trabalhe duro e com o tempo voc chegar l. Ao contrrio, o slogan sempre: tenho um colega que j ganha X e no ms que vem vai ganhar 3x e se sua rede crescer ele vai ganhar 6x e podemos entrar nessa junto com ele! uma rede! Faa as contas!. A rede funciona em cima da idia de ganhar dinheiro em cima da atividade dos outros. Isto : levar vantagem no trabalho alheio. A voc sabe, brasileiro adora uma Lei de Gerson: o negcio levar vantagem em tudo. As empresas de fato (e oficialmente) no tem nada a ver com isso porque elas apenas distribuem os produtos para vendedores, mas no se pode negar que elas incentivam esse tipo de rede de fortuna fcil e rpida. Um internauta que foi nas reunies da Amway no perodo relata como eram feitas as contas que levavam as pessoas a loucura em termos de imaginar ganhos em rede: que vc acha de ter mais de 1000 pessoas na sua rede em 6 meses? Bastaria que eu indicasse 2 pessoas, essas duas colocassem mais 2 e assim sucessivamente. Ento eu disse: Isto uma Progresso Geomtrica. Daqui a pouco o Brasil e o mundo todo estaro na Amway130.

Por ser uma das primeiras empresas de MMN a Amway no to conhecida como a Herbalife, por exemplo, mas ela tem seus fs e seus odiadores tambm. No Orkut temos a comunidade chamada Amway congrega cerca de 129 pessoas. Nesta comunidade h pessoas que tiveram (e ainda tem) uma experincia positiva com a empresa apesar de dificilmente encontrarmos depoimentos de pessoas que realmente ficaram ricas com este sistema tal como elas foram feitas.

Mas, possvel encontrar internautas que fizeram parte da rede e tem boas lembranas: Com 23 anos iniciei essa atividade e at hj nunca consegui repetir tal feito. No s pela excelente soma em dinheiro realizada, participar da Universidade Pro-Net foi o melhor aprendizado que tive na vida disparado ...131.

130 131

Ver tpico: Desafio, 23/03/2006 - 22:00 Ver tpico: VALEU A PENA? 11/03/2006 - 11:07

71

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Outros ainda so mais empolgados em afirmar o ganho de amizades e de experincia que conquistaram atravs das redes de relacionamento que possibilitavam a distribuio dos produtos:
Conheci a Amway em 1994 quando tinha 18 anos convidada por uma grande amiga. Hoje tenho a certeza de que l encontrei pessoas maravilhosas.Aprendi ater um sonho!, dar maior valor as pessoas, falar em pblico com expontaniedade. conquistei amigos de verdade e mesmo no pertencendo mais ao grupo a muito tempo, eu valorizo a idia e apoio132.

H uma dezena de pessoas que afirmam ter saudades dos bons tempos de Amway onde se podia ganhar dinheiro e fazer amizades com facilidade. possvel ler uma dezena de depoimentos de pessoas que afirmam ter tido uma experincia fantstica na Amway em termos de relacionamentos e consumo de produtos: Amway.... Acho que nao teria palavras para dizer tudo o que essa empresa ...Amway sempre ira existir ,pois e sempre ser a Maior e melhor... Produtos de primeira qualidade...e uma opurtunidade de negocio incrivel... !!!. Muitos outros falam dos momentos inesquecveis onde a fraternidade foi tamanha que dinheiro nenhum poderia pagar, mas realmente de dinheiro (o quanto realmente se ganhou) ningum fala.
mas valeu demais por tudo que aprendemos ...aprendemos a aprender!! eu julgo ser uma de sucesso porque sei fazer amigos onde quer que eu va...gracas a AMWAY! um ex..ser uma pessoa sucesso e um adulto receber o primeiro pedaco do bolo de aniversario de uma crianca de 4 aninhos....no meio dos seus melhores amiguinhos...esse ou eu.. e isso nao tem dinheiro que pague!! go diamond!!

Agora a grande maioria dos internautas que so filiados a essa comunidade realmente tem muitos argumentos contra o MMN da Amway. Se os que ganharam dinheiro no so ativos no falar os que perderam so ativssimos. o velho ditado popular: quem bate esquece, mas quem apanha nunca esquece. E como teve gente que apanhou! Alguns ainda persistem na corrida da Amway a fim de ganhar os atrasados, mas j perderam as esperanas em ganhos milionrios: Como algum que associado h 12 anos, ganhou algum dinheiro mas nunca o que haviam "prometido", eu poderia compartilhar da sua indignao133.

132 133

Ver tpico: VALEU A PENA? 11/03/2006 - 11:07 Ver tpico: esse troo existe ainda?????, 13/02/2006 - 06:29

72

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O internauta reconhece que em alguns aspectos a empresa foi conivente com a corrente da riqueza fcil e rpida que alguns lderes da rede propagavam. Outro internauta de uma comunidade chamada Eu tentei ficar rico na Amway reconhece tambm o negcio funcionava, mas no como o prometido porque havia muitas vaidades no meio do processo.
Conheci pessoas que ganharam muita grana. Compraram casa, apartamentos e carros importados... E estavam bem prximos de mim. o problema que funciona como um cncer, se espalha com uma velocidade incrvel. E entrei na metade deste caminho. Fiquei um ano e meio e consegui arrebatar uma rede razovel, mas aquele grana que almejava nunca veio134.

Mas, como uns ganhavam muita grana e outros no. Segundo a maioria dos internautas o dinheiro no vinha da venda de produtos comestveis no sentido biolgico do termo, mas vinha da venda de produtos comestveis no sentido psicolgico do termo. O grande lucro, segundo muitos internautas, vinha da venda de materiais de motivao profissional e em termos de venda destes produtos nenhuma rede de MMN nacional chegou aos ps da Amway:: no existe dvida: o pessoal que vendia o material lucrava horrores. quanto aos sistemas de treinamento e motivao, os da natura e da avon nem de longe se aproximam da lavagem cerebral dos negcios-pirmide. essa baboseira de carres, iates, testimonials fajutos (e pagos), "aposentadorias"... j assisti a cursos do sebrae, muito light e sensato135. O negcio da chamada Pronet era fabuloso segundo alguns internautas que participaram da rede de MMN da Amway: nico objetivo era sempre agregar novas pessoas a rede. Qd a sua rede para de crescer a desculpa eh sempre a mesma: FALTA DE MOTIVACAO OU ESTRATEGIA. E toma-lha fitas (hoje seriam CDs e DVDs) e palestras de auto-ajuda, que enriquecem apenas uma pequena parcela. Pq vc nao ganha 30% qdo compra uma fita da ProNET, livros ou vai as palestras?? Nem na Natura o vendedor ganha 30%. Os associados da Amway ficam comprando produtos e alugando os membros da familia p/somar pontos. Poucos realmente ganham dinheiro com esse negocio, mas vende-se a ilusao de que facilmente enriquer-se-a136.

Ver tpico: Eu acreditei !!! Eu acreditei !!! Ver tpico: O MAL MAIOR ERA A PRONET!, 14/02/2006 - 07:30 136 Ver tpico: Desafio, 23/03/2006 - 22:00
134 135

73

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Outro ainda contesta a idia de baixo investimento e atesta que o associado era levado a gastar dinheiro sem perceber atravs de tcnicas usadas em igrejas pentecostais.
Ningum mais que eu se dedicou tanto a esse negcio, mas quando a minha racionalidade comeou a aparecer novamente eu entendi que estava numa religio, no num negcio. As semelhanas? Voc segue um livro, lderes, investe em palestras, desafiado a investir mais sob pena de no estar o determinado o suficiente e chegar l, e cada vez que voc chegava para um up line e falava que no estava dando certo a primeira coisa que vc ouviua era: "bem, eu sei que vc no anda comprando as fitas", ou seja, vc no est numa boa porque no tem f o suficiente. Sacaram as semelhanas?S que depois que voc entrava percebia que muitas coisas - no mnimo - no eram deixadas claras. Ora, voc tinha que comprar uma fita por semana, ir a um open por semana (pago), um seminrio (pago) por ms e uma conveno (paga pra caramba) a cada trimestre. Bem, cad o negcio de investiomento irrisrio? Primeira mentira137.

Claro que a Amway encontrou no pblico brasileiro um contexto psicolgico favorvel para a expanso de sua rede dado o fato de que grande parte da nossa populao realmente acredita na Lei de Gerson: levar vantagem sobre o outro. Na essncia uma rede MMN prope isso. A idia de convencer algum a fim de que se possa levar vantagem sobre ela uma coisa que nos atrai e transforma as pessoas tal como se pode ver atravs de inmeros depoimentos de pessoas que tiveram parentes e amigos envolvidos na rede de MMN como bem afirma uma internauta da comunidade Amway: P/algumas pessoas a Amway parece uma seita. Fazem uma lavagem cerebral e a pessoa quer converter todo mundo. Parentes, amigos, colegas de trabalho, o jornaleiro, etc. Ninguem escapa. Falei trevas no sentido figurado. A pessoa fica cega e se torna insuportavel, pois repete aquelas mensagens idiotas que ouviu repetidas vezes nas fitas de auto-ajuda. Esse processo soh termina qdo a pessoa perdeu muito dinheiro e boa parte dos amigos138.

Segundo muitos participantes, as fitas da Pronet serviam de suporte para que as pessoas continuassem a crer mesmo depois de todas as evidencias mostravam que ela no daria conta de arcar com as metas de criar uma rede.

137 138

Ver tpico: esse troo existe ainda?????, 13/02/2006 - 06:29 Ver tpico: Amway e Eu, 10/02/2006 - 11:35

74

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Na comunidade Amway: eu acreditei h um tpico em que muitas pessoas querem se desfazer destas fitas oferecendo-as para venda bem baratinho: ihauihaiu se por acaso alguem kiser comprar as malditas fitas.. dos otarios que ficam horas e horas falando eu as tenho todassss ... juntamente com as malditas pastinha rediculas... com certeza alguem fiko rico com tudo isso.. mas ccom certeza nao foi nenhum de nos.. e sim o "esperto" que inventou isso...139

O negcio da Amway de fato foi lucrativo para muitas pessoas, mas como bem afirma a maioria dos internautas que participaram da rede da empresa no perodo, o lucro advinha mesmo do clima psicolgico que se instalava nas reunies. Um internauta chegou a afirmar que tem 500 fitas desta em casa. Outros tantos falam tambm que tem este material em abundancia e que os lideres de grupo no deixam que estas fitas fossem emprestadas. Agora um fato de que a rede de MMN deu dinheiro para algumas pessoas. Afinal esta a lgica de uma rede de MMN: ela se expande e beneficia continuamente os que esto no topo at um ponto em que ela se estagna e comea a dissecar o corpo (a rede) a partir das extremidades. Isto quer dizer que quem esta na ponta do processo sempre tem o risco de ser dilacerado primeiro. Esta lgica se aplica em todas as redes de MMN, a que muitos internautas chamam de pirmide, e sempre tem o mesmo resultado. Um internauta, com muita propriedade, faz a comparao (e a diferenciao) dos esquemas de MMN da Amway, Boi Gordo (Vacas Magras), Avestruz Master (to com a cabea no buraco!) com os esquemas de MMN da Avon.
Eu gostaria de saber quais dessas pirmides se mantm por mais de 50 anos. Na verdade nenhuma. o tipo de negcio montado p/ existir p/um tempo e desaparecer. A partir do momento em que ningum mais agenta ouvir falar no produto e j no se consegue colocar ningum na rede. Pq a Boi Gordo e a Avestruz Master quebraram? De acordo com o degrau em que vc entra na pirmide fica mais difcil agregar novas pessoas, j que o foco no a venda dos produtos. Soma-se a isso o fato de as pessoas estarem melhor informadas e saber de um monte de pessoas que perdeu dinheiro. Resultado: Rompe-se a corrente e o negcio desaparece. Quando os negcios vo mal, uma empresa com a Avon faz promoes, diminui o nmero de lanamentos demite. O que faz uma pirmide? A AMway baixava preo dos produtos??? Claro que no.

139

Ver tpico: Fitas Pro-Net, 26/02/2006 - 14:18

75

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

E de fato a lgica acaba sendo essa mesmo! Tanto faz se boi, avestruz, tatu ou produtos dietticos. Se a rede de MMN se baseia no esquema pirmide algum vai ter que arcar com o prejuzo em algum momento, pois na medida em que as primeiras pessoas ganham a notcia se espalha. As pessoas, a partir da notcia do dinheiro fcil, vo entrando na rede de MMN no somente como consumidoras do produto, mas como vendedoras da rede. Na Avon e na Natura a rede cresce como uma rede consumidores de produtos, mas nas demais a rede cresce como uma rede de vendedores da idia de riqueza rpida e fcil. Uma pessoa vai falando para outra entrar e ganhar o mesmo rendimento que ela esta tendo. O produto, neste caso secundrio, vende-se a idia de ganhar dinheiro na boa! E como essa idia vende heim! aquela velha histria um amigo de um amigo meu que bem exemplificada pela comunidade Um amigo de um amigo meu (congrega mais de 7 mil pessoas) que tem como frase de entrada: "Um amigo de um amigo meu...Se a frase comea assim, prepare-se. Mas, na prtica das redes de MMN muita gente acredita e muitas mais que esto dispostas a acreditar. A partir da comea a brincadeira da Batata Quente que a comunidade Batata quente quente quente!! expressa bem no texto de entrada: A Batata quente quente! queimou!!! Queimou!!! Queimou!!! Aqueles que
no sabiam a hora exata do QUEIMOU tambm podem entrar.... E realmente muitas pessoas que entram nas redes de MMN comeam com o conceito de um amigo meu me convidou e terminam com a brincadeira da batata quente que vai queimar na mo de algum amigo que voc convidou. E estas redes de MMN, quando a pessoa no se apercebe que a batata esta ficando muito quente, acabam destruindo relacionamentos de amizade e relacionamentos familiares na medida em que quando o desespero aumenta a tendncia chamar os mais chegados a entrar na rede de MMN (s para dar uma forcinha) e o negcio acaba mal como bem diz um internauta: Existe

porm um aspecto lamentvel q todos vcs j sabem Soube de

relatos depois de casamentos, isto mesmo, casamentos destrudos, amizades definitivamente arranhadas, sonhos frustrados140. Muitos alm de ficaram com os prejuzos financeiros ainda ficaram com amizades e relacionamentos abalados por conta dos efeitos dramticos que ocorrem quando uma rede desta quebra. Mas, sabe como o brasileiro: eu sou brasileiro e no desisto nunca.
140

Ver tpico: esse troo existe ainda????? 13/02/2006 - 06:29

76

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

como bem disse um internauta que fez parte da rede da Amway e afirma que eles usam estratgias de religio para aliciar fieis: Eu to cansado de ouvir esprita me falar "se voc visse uma sesso". E realmente muita gente que foi a uma seo ficou maravilhada e entrou na rede. Sabe como somos um povo curioso e esperanoso como bem afirma a comunidade Curiosidade Mata que congrega mais de 47 mil pessoas, mas este sentimento foi melhor definido pela comunidade A curiosidade ainda me mata que afirma: ACHO QUE A PIOR SENSAO A DA DVIDA... E A VONTADE DE SABER O QUE SE PASSA...SE OU NO .... A gerao Amway no conheceu o Japa de perto, mas j vinha de uma gerao que conheceu MMN de perto. Quando alguns dos jovens leitores de Pai Rico Pai Pobre foram convidados a participar das redes de MMN eles se sentiram contrastados pelas idias de dinheiro fcil e rpido dos primeiros cabeas da rede (os que se enquadravam no perfil para ser o Pai Rico) , mas lembraram da experincia do mestre na sua infncia e seu corao se inclinou para querer acreditar: O contraste entre suas idias, especialmente no que se referia ao dinheiro, era to extremo que eu ficava curioso e intrigado 141 . Assim nasceu a gerao herbalovers.

141

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.11

77

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

4.3 - O Marketing Multinvel da Herbalife: a gerao herbalovers A gerao Amway no teve muito contato com as idias contidas no livro Pai Rico Pai Pobre, mas a gerao herbalife (mais conhecida como herbalovers) fruto direto da idia de MMN propagada por Kiyosaki e por outros tantos seguidores deste tipo de forma de agregar capital. H uma srie de discusses a respeito do assunto que sempre versam com base na mesma pergunta: funciona ou no? Ganha-se dinheiro mesmo da maneira como eles dizem? verdade?. As perguntas comeam assim e no final terminam com um tom um pouco diferente: pelo amor de Deus algum me diga que verdade! Na comunidade Pai Rico Pai Pobre temos dezenas de postagens que giram em torno da mesma pergunta. A histria comea da mesma forma. Um internauta curioso (lembre-se da comunidade: A curiosidade ainda me mata! rs) que j foi abordado e duvidou na primeira investida pergunta e um outro responde nos moldes da comunidade Um amigo de um amigo meu (lembrese do slogan: Um amigo de um amigo meu...Se a frase comea assim, prepare-se). E a temos o primeiro depoimento: eu conheci um cidado em Campo Grande MS que em poucos meses comeou a ganhar muito dinheiro com esse tipo de negcio. Logo depois se segue outro depoimento de um internauta que j faz parte da rede e fatura 3 mil reais, mas fala de um amigo que j esta um pouco mais tempo e fatura 13 mil reais.
No estou aqui pra defender esta ou aquela empresa, mas voc deveria procurar informaes concretas, no se basear em boatos, veja a reportagem da Herbalife na Isto Dinheiro deste ms, eu trabalho 1 ano, e faturo hoje em mdio R$3.000, sei que no muito mas isto em tempo parcial pois tenho outra atividade principal, realmente temos um suporte incrvel de treinamento agora um negcio que depende exclisivamente de desempenho pessoal de cada, por este motivo alguns realmente no tem sucesso, pois falta objetivo, perseverana etc... tenho um amigo que trabalha 3 anos na Herbalife te 24 anos de idade e ganha mais de 13.000 por ms mole142.

E a partir da se segue todo um conjunto de debates a respeito da validade ou no das tcnicas de MMN tendo alguns leitores de Kiyosaki extrema repudia por este tipo de prtica (apesar da indicao de Kiyosaki) que apenas leva as pessoas a serem obsessivas e obstinadas com o sistema.

142

Ver tpico: Vc conhecel algum q tenha ficado rico... 31/10/2005 - 03:21

78

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

A comea a tremenda confuso entre confundir a empresa com as tcnicas de MMN. Alguns leitores passam a odiar a Herbalife por causa da rede de MMN que ele tem sem se atentar para os produtos em si. Isso resultado direto das investidas agressivas dos SMMN (soldados do marketing multinvel) como bem afirma um internauta da comunidade: Sinceramente, no sei se isso acontece com vocs, mas eu dou a mesma atenao a um vendedor da herbalife que dou a um crentente tentando mostrar a mim o caminho de Jesus. J sei que eles vao tentar me convencer a comprar que nao desejo. Acho que o filme deles anda meio queimado e isso pssimo para o negcio143. E de fato, em muitos casos, se percebe que muitas pessoas realmente gostam do produto da Herbalife, mas abominam a maneira como eles so oferecidos porque esta oferta geralmente vem com a proposta de fazer parte da rede ou do cara ficar fazendo reunio na sua casa ou ainda ficar te oferecendo produto o tempo todo. Um internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre coloca isso com muita clareza: Eu gosto da herbalife.. produtos de qualidades indiscutveis.....O nico problema os vendedores.... esses sim so intragveis!!!! salvo poucos que no esto por aki... Muitas pessoas realmente elogiam abertamente a qualidade dos produtos da Herbalife. At os prprios associados da empresa, quando se toca no ponto da qualidade dos produtos, tem uma posio bem forte em relao a qualidade apesar de no defenderem abertamente as tcnicas de MMN praticas por eles: Voc pode falar o que quiser... pode dizer que no gosta da Herbalife, do sistema, do mmn, ou de qualquer outra coisa, mas a nica coisa que vc no pode falar mal so os produtos!!! A Herbalife tem por trs de seus produtos um dos mais respeitados conselhos mdicos do mundo, inclusive com um vencedor de prmio Nobel144. E neste quesito ningum questiona a validade dos produtos da empresa, mas a bronca toda esta na forma como os vendedores se comportam e o que mais irritam os anti-herbalife que muitas vezes a rede MMN apanha seus prprios amigos e vizinhos que passam a respirar herbalife...

143 144

Ver tpico: Vc conhecel algum q tenha ficado rico... 31/10/2005 - 03:21 Ver tpico: COMO A HERBALIFE DESGRAOU A MINHA VIDA". 14/05/2005 - 05:27

79

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Um internauta, em um tpico chamado Desabafo na comunidade Eu Odeio Herbalife, se mostra indignado com que a empresa (a Herbalife no caso) fez com a cidade dele: esse lance de herbalaife chegou recente aqui na minha cidade e impressionante como tem mudado a cabea de pessoas que antes eram normais e agora se transformaram em zumbis da herbalife q no sabem mais conversar com ninguem que no sejam da herbalife q no sabem falar em mais nada q no seja da herbalife145. Um outro internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre, de forma semelhante aquele internauta da Amway, tambm faz aluso a forma religiosa pela qual as pessoas so convencidas a participar de uma rede de MMN da empresa apesar de reconhecer que os produtos realmente so muito bons,

Sou contra o sistema herbalife e nao o produto Acredito que o produto seja bom, mas sou contra o sistema de vendas, quem ja foi a uma igreja universal (so vi na tv) e uma palestra herbalife sabe que a mesma coisa. Colocam depoimentos de pessoas que ninguem conhece que ganhar 10 mil por mes. E todos ficam fascinados e compram para chegar a essa renda. Levam profissionais da Unicamp (moro em Campinas) que falam muito bem do produto (se a globo conseguiu vender o Collor para presidente, comprar um docente da Unicamp fica fcil). Concluindo uma lavagem cerebral, quando conhecer alguem que vende isso, vai ver que ele s fala disso. Uma pessoa extremamente chata146.

Claro que uma situao desta previsvel na medida em que as pessoas tm que arregimentar outras. Muitos dos internautas so contra a Herbalife porque ela transformou sua rede de amigos em uma rede de vendedores. A o pessoal realmente toma uma posio pessoal contra a empresa no por razo dos produtos, mas em razo direta pelos efeitos colaterais que o esquema MMN causa em suas relaes pessoais mais prximas. Geralmente as pessoas que entram nestas redes buscam primeiro os colegas e os mais chegados para pode aumentar sua rede e a se instala o conflito. Mas isso ainda fichinha perto do caso de pessoas que tem seus familiares envolvidos nesta rede de negcios que promete milhares de reais em pouco tempo. Se j desagradvel lidar com um vendedor fantico como amigo imagine voc lidar com um parente ou um cunhado que jura que vai te tornar rico.

145 146

Ver tpico: DESABAFO! leiam, galera! 17/04/2005 16:30 Ver tpico: "COMO A HERBALIFE DESGRAOU A MINHA VIDA" 14/05/2005 - 10:30

80

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Muitos internautas tem casos de pessoas que entraram na rede e realmente transtornaram o ambiente familiar. Esse o caso de uma internauta da comunidade Eu odeio Herbalife que relata o envolvimento da irm na rede de MMN da Herbalife.

Como eu havia comentado, minha irm brigou com toda a famlia, h cerca de um ms, depois que bloqueamos a linha telefnica para chamadas interurbanas, a cobrar e celulares. Ela usava o telefone da famlia para os "negcios" e deixou a conta para a gente pagar. S que eu pensava que com o tempo, ela melhoraria. Meus pais esto inconformados, pois falam que ela faz a nossa casa de "hotel" (ela s vem para dormir). No conversa com ningum, vai viajar (com a Herbalife) sem dar explicaes e agora deu para "roubar" combustvel dos outros carros (do meu pai e do meu irmo). O pior que no h dilogo, s gritos e choradeira. Eu fico muito triste com a situao, mas no d, at eu cansei. Acabei de chegar de viagem e s ouo lamentos por parte dos meus pais e a minha irm de cara virada, at comigo, porque no emprestei dinheiro a ela e fui passear147.

Esse um dos inmeros casos no qual a rede MMN adentra do espao privado das pessoas alterando todo o ritmo de convvio. Afinal esta a lgica da venda direta que se concretiza atravs dos SMMN: adentrar no lar e nas relaes pessoais. Como esta internauta muitas pessoas realmente no duvidam que as redes de MMN sejam eficazes em termos financeiros o que elas so contra a forma como este enriquecimento ocorre as conseqncias que ele traz: E ela GANHA dinheiro com a Herbalife, s que GASTA MUITO MAIS, seja em eventos, recrutando, ou ostentando, seduzindo outras pessoas a entrar no negcio. O pior que ela ACREDITA que ser a PRXIMA PRESIDENTE DA EMPRESA!!!148.

A entramos no velho dilema da cultura brasileira: no somos um povo poupador. Lembremos sempre do lema da comunidade Eu n consigo juntar $$$$$ (que congrega mais de 30 mil pessoas): Comprar? Sim... Juntar? depende... Porque se for pra juntar pra comprar: excelente idia. Aquele lance do Kiyosaki de ganhar dinheiro como forma de desenvolver um sistema de aprendizado esta longe da realidade da nossa cultura e talvez longe da realidade de qualquer cultura que esteja baseada no capitalismo. O negcio ganhar para gastar.

147 148

Ver tpico: Problemas em Famlia, 09/02/2006 - 14:44 Ver tpico: Problemas em Famlia, 09/02/2006 - 14:44

81

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

E os soldados marketing multi nvel so atrados por isso. Os soldados marketing multi nvel so focados no seu objetivo: ganhar dinheiro fcil e rpido atraindo pessoas. Claro que essa uma proposta tentadora e tentao tentao. como bem definiu um internauta da comunidade Tentao (que congrega mais de 31 mil pessoas) a respeito da tentao: Uma tentao algo que mexe tanto com a gente, que quando a gente resiste, acaba se arrependendo e fica pensando em como seria se tivesse aceitado149.

A maioria dos que entram como SMMN so realmente tentados com as propostas de enriquecimento rpido, mas nem todos acordam do canto da sereia e outros tantos fazem tudo para no acordar. Um internauta da comunidade Eu Odeio Herbalife narra como foi tentado pela rede MMN e como acordou depois de um profundo sono de sonhos de glria fcil e rpida.
Me prometero que eu ia ganhar R$ 5.000,00 trabalhando 3 horas por dia a partir da minha casa e naum era isso que estava acontecendo. Eu vivia Herbalife 24 horas por dia no trabalho, em casa e com os amigos falando e fazendo propaganda. No tinha tempo pra nimgum. Estava perdendo meus amigos por bancar o chato, querendo que eles entrasem pro negcio e brigando com quem discordava que o negocio desse lucro. Tinha que assumir toda a responsabilidade se o produto no funcionase com o cliente. Tinha que engolir cheques sem fundo. A qualidade de vida que eles me prometero eu nunca tive, so trabalhava, trabalhava e me estressava com esse negocio. Por que ouvi muitos relatos de pessoas inclusive umas muito prximas, de que esse negocio acabou com a vida deles.150

Esse ainda acordou, mas difcil saber se podemos culpar o internauta por acreditar numa proposta destas (5 mil reais trabalhando trs horas por dia a partir de casa? Para cima de Moa...rs) ou devemos culpar a empresa por permitir que isso seja difundido de forma to escancarada como feito? Ser que podemos afirmar que as redes de MMN falam mentira? Mas, o brasileiro odeia mentira! Temos a comunidade Eu odeio Mentira! que tem mais de 138 mil pessoas, mas porque ento o brasileiro acredita em histrias de enriquecimento rpido e fcil. Como acreditar que possvel ganhar 5 mil reais trabalhando trs vezes por semana a partir da sua casa? Acaso isso no seria mentira?

149 150

Ver tpico: Resistir a uma tentao? 19/08/2005 - 09:31 Ver tpico: PORQUE SAI DA HERBALIFE!, 27/03/2006 - 06:16

82

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, tem uma comunidade chamada Sabedoria da Mentira que define bem o conceito de mentira: artifcio da imaginao em iludir com destreza, sobre a formulao e desenvolvimento de estrias estruturadas, para alcanar a mxima dos fatos no contraditrios. Essa definio de mentira verdade! Os fatos que no so contraditrios que se ganha dinheiro com MMN, mas os fatos contraditrios que s uma minoria ganha dinheiro com MMN apesar das promessas se estenderem a todos. Mas, claro que a maioria dos integrantes acredita que ele herdar o beneficio de estar no topo da cadeia (ganhar dinheiro sem fazer muito esforo) a partir do momento em que colocar mais pessoas na base (perdendo dinheiro e se matando de trabalhar). Neste contexto a Lei de Gerson vigora: levar vantagem. O problema que na maioria dos casos em se querendo ludibriar se ludibriado como bem afirma uma internauta da comunidade Eu Odeio Herbalife.
Travei discusso com alguns herbalovers e depois de um ano revendo seus profiles, j parecem no amar tanto assim a herbalife... No lugar onde aparecia : "Trabalho p/ uma excelente empresa e tal, tal..." j no mais existe nada escrito..., fotos mudaram... e por a vai... Fico admirada em ver como ainda existem pessoas que esto cegas... No tratam a herbalife como um investimento , onde elas deveriam ver os prs e contras, tratam como uma paixo, algo passional demais!! Talvez se eles (herbalovers) fossem forca e tivessem que escolher entre uma latinha de shake e a sua prpria vida, acho q eles escolheriam salvar a latinha de shake...afinal, eles acreditam que a latinha de shake pode salvar o mundo!!!... enquanto eles, simples sementinhas da disseminao da super frmula !!!...151

Os herbalovers, como eles so chamados pela maioria dos internautas, vivem realmente uma realidade a parte. Na comunidade Herbalife Gerao H temos mais de 3.500 pessoas que realmente esta satisfeitas com a rede de MMN que criada em torno da empresa. H alguns anti-herbalife na comunidade, mas um dos internautas criou um recanto para eles e colocou bem a base que separa os anti-herbalife dos herbalovers: Sendo assim, gostaria de pedir ao pessoal que no acredita, no gosta ou odeia Herbalife a centralizarem suas dvidas neste Tpico152. A grande maioria dos integrantes desta comunidade empolgada com o produto tanto quanto empolgada com a rede MMN que a envolve.

151 152

Ver tpico: olha o desespero dessa coitada gente, 02/03/2006 - 17:31 Ver tpico: PARA O PESSOAL QUE ANTI-HERBALIFE, 29/03/2006 - 15:27

83

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Muitos afirmam que esto ganhando como bem o fez um internauta que fora questionado sobre a chegada dos cheques: O cheque deste ms veio de R$ 5600,00 lquido e R$ 8 mil e pouco bruto. S no ano de 2005 foi mais de R$ 80.000 s de cheque fora as vendas. Funciona153 Muitos garantem que somente quem no trabalha no ganha dinheiro na Herbalife. Qualquer relato de insucesso na rede entendido como preguia de trabalhar: No da certo na Herbalife o cara que compra um estoque... Poe uma mesa e uma cadeira na varanda de casa... Senta e espera uma fila se formar e dar a volta no quarteiro... Fila que est desesperada parar comprar os produtos... Esse cara no vai dar certo na Herbalife... E o pior de tudo que existem vrios assim.. Tirando as derrotas parte tudo maravilhoso na rede. Realmente possvel se surpreender com a rede de MMN da Herbalife. Podemos dizer que uma famlia e em muitos casos podemos afirmar isso literalmente na medida em que muitos pretendem encontrar seu amor na prpria rede de MMN da empresa. Sabe como , para facilitar os negcios. Em um tpico chamado J encontrou sua ( seu ) herbalove alguns integrantes falam de suas expectativas de encontrar seu grande amor dentro da rede de MMN: Existe um para casa pessoa, vc pode ter entrado na Herbalife j com seu Herbalove ou ainda encontra-lo em um STS bem pertinho de vc. T acontecendo tantas maravilhas na minha vida que agora o prximo passo encontrar meu Herbalove154. E no caso melhor ter um relacionamento dentro da rede mesmo porque os relacionamentos que ficam fora dela no resistem como relata um internauta na comunidade Herbalife Gerao H: Minha ex Namorada entrou nessa merda e e acabou perdendo quase todos amigos e eu principalmente...no impedi ela de fazer nada que queria , e oque resultou....tristesa...vcs so um monte de iluso....pegam as pessoas e deixam elas desesperadas, para vender e ver o suposto dinheiro retornar... ela entrou como supervisora.....vcs falaram pr ela que ela pode desistir....

153 154

Ver tpico: Algum daqui j ganhou o cheque da Herbalife? 21/02/2006 - 08:06 Ver tpico: J encontrou sua(seu) Herbalove??? 15/01/2006 - 19:47

84

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

No caso da garota falaram para ela desistir dele (rs). E na grande parte dos tpicos fica evidente que ser supervisor a chave dos sucesso dentro da rede MMN da Herbalife. Muitos tem um enorme desejo (e uma esperana ainda maior) de serem colocados na posio se superviso. Em um tpico chamado Conte como voc conseguiu dinheiro para superviso fica-se maravilhado com o empenho que as pessoas colocam para ser supervisor. Um internauta narra como esta tentando levantar a grana para ser um supervisor:
Eu ainda estou tentando, mas j tenho o que falar: Assumi publicamente nuna STS q iria ser supervisor! (s no sabia como, meus parentes riquinhos me negaram, amigos idem, no consegui emprstimo em financeiras pq n tenho cheque, hj abri uma conta s pra ter cheque e pegar o $$$, j tenho R$ 5.000, 00 guardados, fruto de 2 anos de trabalho, s faltam mais 5, esse ms chego l! quem quiser me emprestar, s me falar ehehe155

Outro internauta chega e, solidrio com o amigo na empreitada: Noussa o meu foi difcil...tive q fazer uma salada, um pouco no carto, amigos, emprestimos...ixi esse foi o mais dificil, o gerente me dizia q nau ia me emprestar pq nau tinha nada no meu nome. Um outro diz: Foi um pavor, ningum me emprestou(pais, avs, banco) a vendi a minha moto 250 cc e refinaciei uma 125 com troco na troca, como meu supervisor me doou uma parte, s precisei comprar 1500pv.... Um outro ainda diz: Ainda bem q minha me tinha!! :D Peguei emprestado e agora to trabalhando q nem um cavalo doido pra pagar ela!! minha me merece... sempre deixou de ter as coisas delas pra dar para os filhos! certeza!!!. Independente da forma como se levantou a grana, todos afirmam que valeu a pena entrar nos emprstimos bancrios ou levantar a grana com familiares. Os resultados desta histria? Vocs podem acompanhar pelo orkut porque os depoimentos no so tericos, mas so histrias de pessoas reais igual a ns. Mas, certo que a lei da natureza que reza que tudo o que tem vida se reproduz esta funcionando para a Herbalife e seu sistema de MMN porque outras redes comeam a se formar com a mesma base e muitas outras pessoas tambm querem acreditar. Sabe como , sou brasileiro e no desisto nunca... Mas ela vai ter muito em troca!! pode ter

155

Ver tpico: Conte como vc conseguiu o dinheiro pra superviso? 22/12/2005 -

85

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

4.4 O Marketing Multinvel da Forever Living: produtos divinos A cultura do brasileiro extremamente ligada natureza. Claro que com o pas que temos como no poderamos ser ligados natureza! Isso pode ser surpresa para um alemo ou um russo, mas para um brasileiro isso normalidade. E por conta disso somos um povo tambm ligado muito mais a solues naturais do que solues de farmcia. s lembrar das dicas a respeito de doenas cotidianas (resfriado, por exemplo) que sempre envolvem algum tipo de ch ou soluo caseira que facilmente se comprova isso. Ora melhor maneira no h de comear um papo entre senhoras do que trocando receitas de simpatias caseiras que envolvem plantas. Quem j no tomou um bom ch de boldo no pode se dizer brasileiro! H inmeras comunidades relacionadas ao assunto no Orkut. A maior das comunidades referentes a esse tema a comunidade Plantas Medicinais na qual muitas pessoas debatem a respeito de cura atravs das plantas. H inmeros tpicos onde as pessoas trocam receitas a respeito de cura atravs das plantas. Em um dos tpicos h at uma receita para clarear a pele que iria poupar muito trabalho (e dinheiro) se Michael Jackson tivesse atentado para a maravilha que o Orkut no que se refere ao compartilhamento de conhecimentos. Ele ficaria branco rapidinho se atentasse para a receita desta internauta a respeito de clareamento de pele, pois a receita envolve at um sabugueiro:

Cosmtica: A infuso de sabugueiro usada para clarear e amaciar a pele, em cremes contra rugas, loes tnicas e loes para os olhos. Receita creme de proteo para trabalhos pesados: 4 colheres de sopa de vaselina e dois punhados de flores frescas de sabugueiro. Derreter a vaselina em fogo brando e juntar-lhe as flores de sabugeiro. Deixar macerar durante 45 minutos, derretendo a vaselina sempre que esta se solidificar.. Aquecer e coar com uma peneira passando para um frasco com tampa de rosca. Deixar esfriar e fechar156

Eu tambm fiquei meio tonto e tive que ler trs vezes, mas ainda no consegui entender a receita (rs).

156

Ver tpico: Para clarear a pele, 23/03/2006 - 12:05

86

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, dentro desta tendncia natural para o brasileiro usar plantas e receitas caseiras que a Forever Living parece tirar suas foras para crescer em territrio nacional. Claro que a idia de MMN tambm ajudada bastante o crescimento na medida em que tambm oferece ganhos substanciais em termos de venda direta. Mas, um diferencial significativo entre os vrios produtos que circulam na internet para os produtos da FLP (Forever Living Products) o efeito atribudo a estes. Muitos dizem obter resultados divinos no sentido real da palavra. No texto de entrada da comunidade Forever Living Products tem o seguinte texto: A Aloe Vera ou Babosa, por suas propriedades curativas, mencionada em passagens bblicas e nos antigos hierglifos egpcios; h quem diga de passagem que Niffertit e Clepatra se banham com Aloe e Vera para garantir beleza e poder. Este aspecto curativo e divino extremamente forte na rede de MMN da FLP (Forever Living Products). O fato de constar na Bblia que aloe vera cura realmente um ponto no qual alguns vendedores foram a barra no sentido de afirmar que os produtos so milagrosos. Um internauta chega a transcrever o trecho no qual consta que Jesus Cristo foi envolto com mirra e alos (o produto no era Forever Living porque a empresa ainda no existia), mas ningu chegou a afirmar que ele s ressuscitou porque usou o produto. Isso AINDA no falaram.
Joo 19:38 "Depois disto. Jos de Arimatia, que era discpulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio de que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Ento foi Jos de Arimatia e retirou o corpo de Jesus. 39 E tambm Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus noite, foi levando cerca de cem libras de um composto de mirra e ALOS.. (Aloe)157

Mas,

moderador

da

comunidade

interveio

logo

afirmou

categoricamente: ALOS significa: MADEIRA ODORFERA o alos da Escritura no tem relao com a florida planta dos jardins modernos, mas representa uma madeira odorfera, que desde tempos remotos foi empregada no oriente para fins sagrados e comuns. PORTANTO DIZER QUE O ALOE VERA EST NA BBLIA ESTA ERRADO. CASO NO ACREDITEM ENTO PESQUISEM VOCS MESMO!

157

Ver tpico: Consta na bblia ? 03/02/2006 - 11:44

87

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O moderador foi enftico, mas o internauta da rede MMN continuou afirmando que o produto bblico. Em outros tpicos outros internautas tambm passam a debater sobre os efeitos milagrosos dos produtos da FLP e alguns afirmam que realmente tiveram resultados milagrosos. Um internauta (que vendedor dos produtos da FLP) chega a afirmar que o produto da FLP consegue at mesmo anular os efeitos colaterais da quimioterapia. Ele recomendou o produto para a irm da namorada (como sempre os parentes mais prximos so os primeiros a comprar) e esta emocionado com os resultados que se mostram divinos.

A irm da minha namorada extraiu um dos seios por cncer de mamas, sabe o que ela est usando pra aumentar a imunidade do seu organsmo no tratamento de quimioterapia? Aloe Vera Gel e o resultado espetacular! ela no tem enjoos, mal estar e quedas dos cabelos, o mdico dela est recomendando os produtos para outros(as) pacintes dele ISSO UM FATO. Confesso que chorei, quando ela me abraou e me agradeceu. ISSO DIVINO! OS NOSSOS PRODUTOS NO CURAM! ELES POTENCIALIZAM O NOSSO ORGANSMO COMO SUPLEMENTOS ALIMENTARES158.

Este ponto que diferencia a Herbalife da Forever Living. Na primeira a nfase milagrosa nos ganhos exorbitantes que se consegue em pouco tempo, na segunda a nfase dada pelas curas divinas que produto consegue. Nos dois casos os soldados marketing muiti nvel tem como objetivo ampliar a rede. Uns ampliam de um jeito outros ampliam de outro, mas sempre esto buscando ampliar. Um dos internautas denuncia este tipo de abordagem de cura divina que os SMMN da FLP fazem: O que quero deixar claro, a maneira como todo o trabalho vem se desenvolvendo. Em reunies colocado sim, indiretamente, de maneira subliminar, que nossos produtos CURAM. Mas, alguns internautas realmente falam que foram curados e por isso querem entrar na rede e repassar essa libertao a outras pessoas que ainda esto presos a suas doenas.
Eu estou na FLP pq me curei da minha ASMA e RENITE forte, usava inalao e bombinha direto, tomava muitos antibioticos para renite, dor de garganta, e muitas outras enfermidades. Aps comear a tomar o pollen, vitamina c, forever kids eu melhorei muito. E at hoje no sei o que ter uma crise de asma e ter uma gripe159

158 159

Ver tpico: Forever Living - A histria se repete. 10/02/2006 - 12:43 Ver tpico: Jornal da band algum viu? 16/01/2006 - 20:30

88

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, como um produto to bom quanto esse (para falar a real, um produto milagroso como esse) ainda no explodiu no Brasil? Na realidade, no porque no vemos algo que ele no existe. A Forever Living, atravs da rede de MMN cresce e muito no Brasil: Sem campanhas publicitrias, contando com a propaganda boca-a-boca dos 100 mil distribuidores que atuam no Pas, a filial brasileira apresentou, em 2005, um surpreendente crescimento de 242%, atingindo uma receita de US$ 20 milhes160.

O negcio d dinheiro, mas como sempre onde h pessoas, sonhos e desejos a coisa acaba escapando do controle como bem diz um internauta que faz parte da FLP: TEM GENTE DA FOREVER FALANDO EM DINHEIRO FCIL, TEM GENTE EM REUNIES PROMETENDO MUITAS COISAS161. E aproveitando a onda a imprensa tambm comea a falar um monte de coisas de pessoas falando um monte de coisas a respeito da Aloe Vera (a famosa babosa)
HJ s 129,30 teve uma reportagem falando mal da Aloe vera, que td charlatanismo(dito por um mdico),que nos aproveitamos da carncia emocional das pessoas...,Num escritorio apareceu um reporter com camera escondida e a atendente disse que aloe vera cura Aids,cncer e muitas outras doenas ,inclusive o panfleto verde com os sucos da Forever que apareceu na revista poca ela apresentou...Disseram tbem que no Japo ela est em testes e que no mnimo em 05 anos eles tero uma resposta sobre os efeitos da babosa...Fiquei indignada... com,o podem falar de algo que no conhecem... e em rede nacional.... Nosso sucesso t incomodando muitos !!!!!!!

A empolgao de alguns internautas que fazem parte da rede de MMN da FLP com os produtos realmente grande de modo que eles no querem acreditar em nenhuma noticia contrria a que receberam da empresa em que eles trabalham: Todas as mdias gostam de fazer isso. A Globo exibiu no fantstico sobre suplementos alimentares e s falou mal.... Realmente no sei qual a inteno disso tudo. Com certeza incmodo. Sabe que brasileiro vidrado em teoria da conspirao, temos l nossa comunidade com mais de 100 mil pessoas e vira e mexe inventamos uma.

160 161

Ver site: http://www.terra.com.br/istoedinheiro/438/negocios/fortuna_natural.htm Ver tpico: Forever Living - A histria se repete. 10/02/2006 - 12:43

89

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

No demorou para um internauta arrumar uma explicao porque a Globo e a Band falaram mal da FLP de forma to agressiva questionando abertamente as curas milagrosas efetuadas pelo produto. O internauta, com sua denncia, de desmascarar todo o compl da indstria farmacutica (que lgico esta aliada com todos os canais de televiso) para barrar o avano das pesquisas (diga-se pesquisas de FLP) sobre babosa que podem perfeitamente trazer a cura para muitas enfermidades humanas.
Voc acha que com a tecnologia que ns temos a gente ainda no criou vascinas contra AIDS e CANCR? Claro que j criaram mas no vo nunca divulgar isso na mdia. O que valeria mais apena para eles alguem pagar 300 reais em uma vacina contra CANCR ou fazer uma quimioterapia por semana que cada uma custa 1000 reais? Fora os efeitos colaterais que causam a quimioterapia e os remdios para aids e cancr. Voc j notou que quando tomamos um remdio prescrito por um mdico a gente sempre volta com outra dor? Vocs j perceberam que o leite no calcifica os ossos? Porque se calcificase 80% das mulheres no teriam ostoporose, porque, j nascemos tomando leite. Se no foce necessrio tomar suplimentos nutricionais ns no precisariamos de mdicos, porque, a gente supriria todas as vitaminas necessris para o nosso organismo assim evitando termos qualquer tipo de doena162.

Voc j notou que quanto tomamos um remdio prescrito por um mdico a gente sempre volta com outra dor? J perceberam que o leite no calcifica os ossos? Porque se calcificasse 80% das mulheres no teriam ostoporose, porque j nascemos tomando leite. Voc j notou que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa poca antes de Cristo?? Voc j notou que depois do banho estamos limpos, mas mesmo assim lavamos a toalha??? Voc j notou que o Pato Donald no usa calas, mas quando ele aparece saindo do banho ele amarra uma toalha na cintura??. Brincadeira! Dos Flinstones para c eu tirei da comunidade Conspirao163, mas o restante do internauta da FLP. Outros internautas, membros at da rede de MMN da FLP falam com mais prudncia a respeito da conspirao.
Marcia, no existe nenhuma conspirao de concorrentes ou m-f dos jornalistas, apenas o registro da divulgao de informaes no-comprovadas e potencialmente perigosas. A comunidade cientfica ainda no comprovou nada a respeito da eficincia da babosa. Embora o uso da Aloe Vera tenha sido autorizado nos Estados Unidos para testes em pacientes com Aids e cncer, desde 1994, ainda no foi registrado nenhum resultado positivo. Concluiu-se tambm que seu consumo no deve ser indiscriminado, pois pode provocar dores abdominais, fortes diarrias e, em doses elevadas, pode causar at inflamao nos rins.

162 163

Ver tpico: Jornal da band algum viu? 16/01/2006 - 20:30 Ver tpico: Conspirando ! 30/03/2006 - 10:05

90

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Bom, conspiraes parte o fato que apesar de muitos, tambm, elogiarem a qualidade dos produtos da Forever Living a questo do MMN tambm colocada como um negcio agressivo, mas outros dizem que no. Pode-se perceber que muitas pessoas que trabalhavam nas redes de MMN da da Herbalife esto passando para a FLP: Em apenas 13 meses neste negcio, hoje sou Gerente Senior, j ganhei o bonus de u$400, e os clientes adoram os produtos. Sofri bastante na Herba tb e muito mais como GET durante 6 anos164

Algum deve ganhar dinheiro com MMN! Se assim no fosse esse sistema no seria to reproduzido durante dcadas! J so quase trs dcadas s no Brasil com sistemas que abrangem o pas! Mas, infelizmente essas pessoas no querem aparecer e muito menos vo escrever no orkut! (rs). Agora o desejo de ficar rico persiste em todos aqueles que adentram em um sistema de MMN. O pessoal honesto e batalha e temos que dar o brao a torcer quanto a isso! Agora se dermos uma voltinha no orkut e analisarmos as maneiras como grande parte das pessoas entendem como ficar ricas a vamos dar mais apoio ainda ao pessoal de MMN. Na comunidade Um dia eu Fico Rico (a)!! h um tpico chamado idia de como fikar rico que realmente vai levar o leitor a incentivar o pessoal de MMN. Um internauta resume bem as alternativas do brasileiro que fica meio desesperado para ficar rico logo. Mas, olha l heim o cara s esta dando a opinio dele e no est aconselhando ningum!

So estou dando minha opinio, no acomcelhando ningum: 1.JOGAR E GANHAR NA LOTERIA,2.CASAR COM UMA PESSOA MUITO RICA, OU 3.ENGRAVIDAR SE FOR MULHER, 4.CONVENCER ALGUM A TE COLOCAR COMO HERDEIRO DE UM TESTAMENTO, 5.SER UM POLITICO DESONESTO, 6.SEQUESTRAR E NO SER PEGO, 7.ENGANAR, 8.TRAPACEAR, 9.SER LIDER DE UMA IGREJA UNIVERSAL, 10.TRABALHAR 20ANOS GANHANDO PELO MENOS R$ 1.000,00 DAR A JUROS E NAO GASTAR NEM UM CENTAVOS. REAPLICAR POR MAIS 20ANOS165.

Mas, os leitores de Kiyosaki (ufa, enfim voltamos ao japa) so mais criativos e tem idias mais seguras (e honestas) para ficarem ricos de forma rpida, segura e (claro) sem trabalhar muito!
164 165

Ver tpico: Forever Living - A histria se repete. 10/02/2006 - 12:43 Ver tpico: ideia de como fikar rico 16/04/2006 - 18:03

91

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Captulo V Afinal qual o caminho mais seguro para ganhar dinheiro 4.1 Fazendo faculdade: ouo sentado ou aprendo caminhando?

Um dos maiores dilemas que um leitor de Kiyosaki tem que enfrentar adequar a cultura na qual as idias de Kiyosaki foram elaboradas (a cultura norte-americana) a nossa cultura. sempre bom lembrar que os caras l tem a cultura do com que idade voc ganhou seu primeiro milho que fortssima. Ns aqui tambm temos nossa verso tupiniquim do conceito l na comunidade Meu Primeiro milho aos 30!! que conta apenas com 23 membros. Mas, independente do nmero de participantes l esta escrito: Comunidade dedicada aquelas pessoas que sonham e lutam para conseguir seu 1 milho antes dos 30 anos de idade . Dedicada aqueles que querem curtir sua aposentadoria mais cedo !

Sem sarros pessoal! Toda grande jornada comea com um primeiro passo. Agora tem jornadas que comeam com muitos primeiros passos tal como a jornada do primeiro emprego. Nessa jornada os norte-americanos tambm tem nos dado uma bela fora em termos de cultura. Quando buscamos o termo primeiro emprego (muitos leitores de Kiyosaki afirmam que esta a cultura que impera no nosso pas. A cultura do primeiro emprego ao invs da cultura da primeira empresa) vemos que nossos irmos yankes esto conosco. A comunidade McDonalds-meu primeiro emprego congrega mais de dois mil brasileiros que tiveram sua vida profissional iniciada na rede de fastfood norte-americana. O primeiro emprego no to ruim assim principalmente se for em uma rede fast-food. Na comunidade ningum reclama de nada a respeito desta atividade.
L na "Mc Senzala" onde eu trabalhava, fui "McEscrava"... Meu brake era pequeno(Cheesburguer, batata peq e refri peq) e ainda tinha dia que saa com o lanche no saquinho pra casa, pois no dava pra brecar... dias cruis que passei nesta senzala... e ainda tinha que sorrir pra todos aqueles clientes idiotas... Hoje estou numa boa, e longe claro, da Mc Senzala

Brincadeiras a parte a maior parte dos ex-funcionrios reclama de excesso de trabalho, mas difcil voc encontrar algum reclamando do ambiente de trabalho. 92

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

O brasileiro muito chegado a estar em grupo e se divertir em grupo. No temos muito aquele lance de lobo solitrio (figura do empreendedor) que sofre sozinho e persiste no seu ideal de ascenso social. como eu disse antes, o brasileiro a cara da comunidade A gente se f. mas a gente se diverte. No a toa que conta com mais de um milho e trezentas mil pessoas. a maior comunidade do orkut brasileiro.

Claro que todos estamos ficando afeitos idia de empreendedorismo e a idia de comear um negcio prprio, mas esse processo de aceitao comea com a aceitao de figuras l do alto para depois comearmos a aceitar as figuras c de baixo. Quando ouvimos falar de um Constantino (Gol linhas areas) ou de um Ablio Diniz (Po de Acar) acreditamos que realmente o empreendedorismo um fato. Quando algum l o livro Caminhos e Escolhas de Ablio de Diniz se emociona e at deseja seguir a mesma trajetria. Mas, entre o desejo de ser empreendedor e a concretizao do desejo pelo ato de iniciao de um negcio o cara lembra das baladas, das festas, das amizades e...

Por isso os leitores de Kiyosaki reclamam que quando vo expor suas idias sobre o assunto sentem resistncia forte por parte dos seus colegas. Todos querem ser empreendedores, mas nem todos querem pagar o preo do risco de ser um empreendedor. Se eu sou emprego e minha empresa quebra eu no sou o fracassado ou o falido. Eu sou apenas o cara que ficou desempregado devido a incompetncia do meu patro, mas eu no sou um fracassado. Mas, agora quando algum se mete (a besta, no dizer dos crticos) a abrir um negcio e vai lona ele sim um fracassado. Todo mundo vai imputar a ele a culpa pelo fracasso da empresa que ele mesmo abriu.

o que todo mundo teme: o fracasso. Ser desempregado uma coisa. Eu posso culpar o governo e a globalizao por isso, mas quebrar um negcio outra coisa. Posso culpar o governo tambm, mas no fundo a pessoa sempre tem o sentimento de que algum a acusa de incompetncia.

93

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

esse sentimento que leva muitos leitores de Kiyosaki a hesitarem em cair de cabea em um negcio prprio. Se de um lado elas tem a dvida se podem acertar ou no na vida entrando em um negcio prprio de outro lado parece que elas tem tido cada vez mais certeza de que o caminho das vacas (o caminho j traado pelo rebanho anterior) no to seguro e certo como se pensava. No Orkut tem uma comunidade chamada Meu Diploma ta lindo na parede onde inmeras pessoas relatam como desistiram de insistir em suas carreiras profissionais e se tornaram empreendedoras em outras reas. So muitos depoimentos interessantes que mostram como as pessoas entenderam que o diploma no era a tbua de salvao. Na comunidade Vida de recm formado (a imagem da comunidade sugestiva..rs) temos tambm uma penca de pessoas que enfrentam a idia de se formarem e acabarem por no exercer a profisso pretendida. Em um dos tpicos chamado At onde vc chegou com o diploma nas mos d para sentir o clima da galera quanto ao futuro de suas carreiras. O tpico inicial parece at coisa de Kiyosaki, mas realidade brasileira mesmo. O pessoal no vidrado nas idias do japa, mas tem olhos abertos para a realidade nacional.
Bom... depois de 4 ou 5 anos na faculdade, virando noites estudando e fazendo trabalhos, estudando e correndo atrs de estgios remunerados ou no, eis que chega o grande dia para o universitrio: a concluso!De posse do diploma, o indivduo comea a questionar aquelas idias do colegial, onde os professores, familiares e amigos diziam "VC PRECISA ESTUDAR PARA ENTRAR NA FACULDADE E SER ALGUM NA VIDA". A partir da, comeam a surgir questionamentos, dvidas e problemas dos mais diversos. Por isso, quero saber de vc: At onde vc chegou com o DIPLOMA nas mos?

As respostas no so das mais animadoras: Eu me formei h 5 anos e nunca consegui uma boa colocao no mercado. E olha que me formei na PUC e tudo!! No quero desanimar ningum, mas o emprego formal est desaparecendo, principalmente nas grandes empresas outra internauta diz: sa da faculdade desempregada e com dvidas da faculdade! Ningum merece essa vida.... Mas, ento porque as pessoas ainda persistem no caminho da faculdade e resistem a idia de que a faculdade no pode dar o to pretendido livramento?

94

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

A resposta obvia: a faculdade um caminho seguro e reto onde eu aprendo toda a dinmica do mundo sentado em um banco apenas tendo o trabalho de ouvir. Claro que de vez enquanto em anoto alguma coisa, fao um trabalho e colo em algumas provas, mas na maioria dos casos fica-se ouvindo mesmo. Quando se passa 5 anos em uma rotina dessa acredita-se que no mundo real a coisa se processa da mesma forma. Claro que isso no verdade, mas muitas vezes compramos o que parece ser verdade como a verdade porque desejamos comprar essa imagem. Muitos compram a idia de que o desempenho da faculdade serve de parmetro para medir nosso desempenho na vida real. Ledo engano! O desempenho na faculdade como uma experincia de laboratrio em ambiente isolado: s serve como experincia sem que outros fatores do cotidiano sejam levados em conta. Por isso que quando cientistas testam remdios em ratos e depois vo aplicar em seres humanos a principal preocupao deles com os efeitos colaterais. E qual o efeito colateral de um aluno que acredita que seu desempenho escolar (condies isoladas e controladas) parmetro para medir o seu desempenho no mundo real (com todo um conjunto de fatores convergindo)? O resultado no poderia ser melhor expresso:

Desde o 1 ano da faculdade sempre fui uma tima aluna na faculdade, com dedicao conseguia as melhores notas da turma... Era motivo para ser de muito orgulho, se no fosse o fato de ser uma BRILHANTE RECM-FORMADA DESEMPREGADA! Poxa como frustante isso! O mercado no leva isso em considerao!!! Algum passa por situao semelhante?

Muitos devem passar por situao semelhante. Os leitores de Kiyosaki so mais avisados em relao a esse fato: A idia de que quem estuda, vai terminar os estudos e procurar um bom emprego nem sempre real. Mas, alguns leitores de Kiyosaki s vezes exageram na idia de que a universidade algo dispensvel e que perfeitamente possvel caminhar sem ela. Uma internauta, leitora do japa, narra como a filha tambm passou a entender que no deveria se aplicar nos estudos entendendo que o autor afirma ser intil estudar porque o estudo no faz diferena na hora de ser um empreendedor.

95

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Realmente ela tem razo em afirmar que esse raciocnio errado e nada tem a ver com as idias do japa. Na realidade uma adequao cultura de uma juventude prpria da terra brasilis.
Minha filha de 14 anos leu pai rico pai pobre e agora no est dando importncia para os estudos. Tento alertar os leitores sobre usara inteligncia para saber separar os valores, as dicas e a experincias de Kyosaki. Ele diz que quando quer ganhar dinheiro faz a pergunta para ele mesmo Como posso fazer para beneficiar um maior nmero de pessoas? Trabalhar para produzir, prestar servios e beneficiar a comunidade, o Estado, o Pas ou o Mundo. Para se chegar a isso, precisamos de princpios, estudo e pesquisa.

A internauta esta coberta de razo em afirmar que a faculdade realmente lhe fornece os princpios para elaborar propostas empreendedoras. Precisamos entender a diferena entre princpios e resultados. Um principio bem compreendido sempre gera bons resultados, mas nem sempre bons resultados geram bons princpios. aquele lance de vc arrumar um negcio no computador de forma rpida e eficiente (resultado) e quando algum chega para vc e diz olha vc arrumou o seu arruma o meu tambm vc responde puxa fiz aquela hora, mas no sei como fazer agora! Foi um lance de sorte.

o que a internauta leitura de Kiyosaki diz a respeito da pessoa que se entrega a escola buscando resultados e no princpios: Um indivduo que valorizar somente o que a escola ensina, um sujeito sem esprito de luta. Estudo um complemento, uma ferramenta que usamos todo o momento. Podemos distinguir os valores. Mas, vamos falar a verdade, que no se empolga com a conquista de um canudo e com uma formatura exuberante. Talvez ns, brasileiros, tambm soframos da sndrome de Cinderela: Tem muita princesa por a, esperando pelo prncipe encantado!

A maioria beija o sapo e no leva o prncipe... , as coisas andam difceis mesmo.... o barato louco, mas o processo lento como dizem os manos! Todos sabem que o caminho se faz andando, mas se possvel quero trilhar meu caminho seguro ouvindo e sentado em um banco de faculdade. como diz l o pessoal da comunidade Quer moleza? Senta no pudim! que tem logo no texto de abertura: Reclamando da vida?? a vida ta dura?? quer moleza??? senta no pudim e para de reclamar vagabundo!!!. 96

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Os leitores de Kiyosaki at que no reclamam da vida e sabem que o caminho se faz ao andar, mas que eles tambm acabam escutando um monto acabam. No s no banco da faculdade no meu! Um internauta relata como um leitor de Kiyosaki aprende ouvindo tambm.
Primeiro, a famlia de minha sogra inteira ficou me sacaneando, dizendo que eu tinha entrado para o clube dos idiotas que compram livros para ensinar a ficar rico e que s deixam rico o escritor. Ento, minha irm ficou maior de idade e comeou a se ferrar logo no primeiro contato com o mundo financeiro. A eu inventei de emprestar o Pai Rico para ela... para qu? Minha me veio toda sorrateira "Filho, que livro este? seu pai leu o ttulo e ficou todo triste, voc est dando livros de auto-ajuda para ela?" Outro dia eu tava na Siciliano com uns amigos e vi um dos novos volumes, o "Como Ficar Rico sem eliminar seu Carto de Crdito". Os amigos estavam longe e fui indo para o caixa. De repente o povo chegou e eu fui discretamente virando o livro de cabea para baixo, pois j antecipava a m interpretao por parte deles. Putz, a que chamou a ateno mesmo. Todos chegaram, olharam, fizeram o maior escndalo na loja, rindo da minha cara, me chamando de trouxa. At a vendedora falou "Esse livro ensina a ficar rico, ? Ento se funcionar voc volta aqui e me conta, ok?".

Esse tpico da comunidade Pai Rico, Pai Pobre retrata bem o drama dos leitores de Kiyosaki dentro do contexto familiar brasileiro que ainda vive a idia do trabalho seguro e diploma na mo. Quem quer ir contra a mar tem que saber nadar nego! O internauta que postou esse trecho sabem bem a respeito desta realidade que ele quer viver com base nas idias de Kiyosaki: Ento, estas crticas so na verdade uma parte da to esperada confirmao de que eu estou indo contra o "senso-comum" ou "contra a mar". Enfim, ser diferente d nisso, n? No querer mais fazer parte da "Corrida dos Ratos" leva a isso. Um leitor de Kiyosaki no poderia esperar menos do que resistncia afinal a prpria histria do livro versa sobre conflito familiar: Pai Rico versus Pai Pobre. E todos sabemos que quando o turbilho da insegurana assola o barco do emprego privado todos querem correr para o lugar mais seguro:o emprego pblico. Se o canudo no mo no esta garantindo emprego pelo menos serve para prestar concurso!

97

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

4.2 Prestando concurso: choro agora, mas me alegro depois A idia do emprego seguro hoje esta simbolizada pelo emprego pblico. Muitos jovens hoje j esto cursando a faculdade somente para pegar o diploma e prestar concurso pblico. Claro que h algumas reas tradicionais, como Direito por exemplo, que sempre foram mais intimas do setor pblico, mas hoje o negcio est mais dinmico vamos assim dizer. Hoje no se separa muito por disciplinas ou reas afins para prestar concurso basta saber o seguinte: nvel segundo grau nvel superior nvel primrio. Sabendo-se isso tudo esta claro e bem explicado. Claro que o salrio tambm conta, mas em muitos casos isso o de menos. Em um artigo chamado Universitrios no Lixo um cronista examina a situao de desespero de muitos universitrios por concursos pblicos. Ele fala de um Concurso que foi realizado pela Conlurb (Companhia de Limpeza Urbana) no Rio de Janeiro para vagas de gari (lixeiro). O concurso concorridssimo e nada menos do que 130 mil pessoas se inscreveram no ultimo concurso que foi realizado em 2003. Para o ano de 2005 esperava-se que este nmero simplesmente triplicasse. O interessante que os organizadores do concurso tiveram que colocar no Edital que este concurso tambm se dirigia pessoas de nvel superior a fim de que ficasse bem claro para os candidatos que tivessem esse perfil que eles poderiam concorrer em p de igualdade com as pessoas que tinha a quarta srie do primeiro grau ao qual o concurso era dirigido. O autor ainda conclui a respeito da trgica situao dos universitrios cariocas que foram exigir seus direitos de igualdade
O mais trgico nessa histria constatar que ela acontece numa cidade de gigantesco potencial turstico. Essas pessoas que esto disputando uma vaga de gari poderiam ser melhor empregadas em hotis, restaurantes, agncias de viagens, etc. At porque muitas delas esto superqualificadas para um emprego de gari. Mas h um lado bom. Os cariocas e os minguados turistas que visitam a cidade (poderiam ser dezenas de milhes por ano) no mais desprezaro os garis. Alm de garis bilnges haver garis-advogados, garis-engenheiros e garisfilsofos, todos capazes de entreter eruditas discusses com seus interlocutores.

98

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Mas, claro que a galera sabe a respeito da situao em que esto. Mas porque o pessoal que se formou com nvel superior quer uma vaga de gari? o lance do emprego seguro. Em pocas de turbulncia sempre se opta com mais freqncia pelo certo do que pelo duvidoso. Um emprego pblico, por menos que se ganhe, se ganha todo o ms. Mas, o lance do autnomo no bem assim. o velho ditado popular: melhor pingar do secar. Esse ditado da terra brasilis! E o leitor de Kiyosaki tem que lidar com isso todos os dias! E se esse leitor tiver um parente, amigo ou irmo que passou em um emprego pblico e esta bem de vida a o cara ta encrencado mesmo! Esse o caso deste internauta.

Ele deve est por a, est ficando louco com a idia do Pai rico Pai Pobre..." este colega comeou a rir e tambm falou: "Mais um que caiu no mundo da Auto-Ajuda", como se no bastasse meu irmo passou em um concurso pblico, e minha me vive me enchendo para que eu estude e passe tambm, pois segundo ela terei um emprego "seguro" para poder ficar rico, e no precisarei me matar de trabalhar como na iniciativa privada... s que desta vez minha me solta: "Voc pensa que vai ficar rico indo na onda do Pai Rico ? Se voc seguir os conselhos dele voc vai se ferrar..."

E o lance esse mesmo: pare de ler estas porcarias e v estudar para fazer um concurso pblico! O negcio de concursos, e podemos chamar assim no termo literal da palavra, gera empregos privados aos montes. Gera tanto dinheiro que foi possvel at fundar uma Faculdade de Concursos. Isso mesmo! A FACON (Faculdade dos Concursos) especializada em formar pessoas para prestar concursos pblicos. Pelo menos l ningum pergunta a respeito da finalidade do conhecimento adquirido! Ningum vai reclamar que saiu e no encontrou emprego no mercado (rs). E a tendncia que esta onda de concursos pblicos aumento cada vez mais de modo que esta no vai ser a ltima faculdade do gnero no Brasil. E ela j esta no Orkut representada pela comunidade FACON Faculdade dos Concursos.

L ningum se queixa da faculdade no! Ningum tambm tem dvidas sobre o que far depois de terminar a faculdade: far concursos! uma faculdade assim simplifica muito as coisas...rs. Mas, os leitores de Kiyosaki so meio resistentes a idia de concurso pblico.

99

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Muitos acham que isso admitir a falta de criatividade ou iniciativa, mas tambm no se pode afirmar que a maioria dos leitores do japa sejam adeptos incondicionais do empreendedorismo. H muita dvida a respeito do que fazer com o conceito de empreendedorismo e negcio prprio quando a questo envolve economia, estado e sociedade brasileira. Claro que h sempre os que so confiantes e j passaram pela experincia do emprego seguro e agora tem certeza do caminho a seguir tal como esse internauta abaixo;

Hoje, depois de 22 anos de carteira assim"nada", (e olhe que meu salario e razovel + - R$2.000,00 liquidos), eu digo a voc com toda a experincia desse anos todos, corra riscos, lute e com certeza vencers... HOJE, aps 22 anos estou comeando do zero... s como exemplo: estou numa empresa a FOREVER LIVING PRODUCTS, e em poucos dias estarei ganhando acima disso, e em escala sempre ascendente, com certeza...Espero ter contribuido com algo til pra toda sua vida... CARTEIRA ASSIM"NADA" FURADA...

Acho que j li algo parecido em algum lugar! (rs). Mas, sei l cada um na sua no . Muitos leitores acabam de Kiyosaki afirmam que emprego seguro no existe, que o desemprego grande entre os universitrios, que se dedicar a empresa dos outros (trabalhar para os outros) no compensa e furada, mas na hora de falar realmente sobre a deciso de comear um negcio prprio a coisa se complica. A maioria dos leitores de Kiyosaki acredita que pode ficar rica usando a frmula de negcios do japa, mas o que eles tem medo o quanto tempo isso pode demorar e se eles agentaro a presso que vai ser feita pelos parentes e amigos. Um internauta coloca de maneira clara a questo: O mal d muitas pessoas ao investir em algum negcio prprio, pensarem q vo ficar ricas d um dia para o outro e no percebem q esse processo a longo prazo(20,30anos). Muitas acabam desanimando com isso,pulando do barco ai mesmo

A galera quer seguir os ensinos do japa para se aposentar aos 30 anos e no seguir os ensinamentos dele para ter 30 anos de trabalho a partir da aplicao das idias dele. Se no como vai dar tempo de curtir a vida? A entra o conflito entre ser Kiyosaki (empreendedor, inovador, grana rpida, padro de vida bom com aposentadoria aos 30) ou ser Halfeld (empregado, poupador, grana longo prazo, padro de vida bom com aposentadoria os 60 anos).

100

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

A entra o lance do emprego pblico como uma alternativa a esses dois extremos. A pessoa pode fazer um concurso pblico, juntar uma grana e depois de um tempo sair para tentar montar seu negcio prprio como bem diz um internauta: sempre bom, pelo menos no comeo, ter um bom emprego publico, pois vc precisar de renda para investir nem sempre os investimentos iro corresponder s suas espectartivas, por isso seu emprego publico pode ser uma garantia, depois que seus negocios estiverem bem, ai vc chuta o balde mesmo Claro que isso pode vir a acontecer, mas o japa bem claro em suas colocaes que so baseadas na bela experincia que ele teve com o Pai Rico que logo fez questo de se diferenciar do seu pai biolgico: "Seu pai e eu somos exatamente os opostos. Ele um burocrata do governo, eu sou um capitalista. so coisas opostas hein? E a criatividade que voc iria exercer na iniciativa privada? E o lance do negcio prprio como fonte de aprendizagem para vida? , mas e a realidade brasileira, e o desemprego global e a famlia que eu quero ter. E a os sentimentos vo pesando e o sucesso comea a ficar mais longe e o desanimo comea a bater. E a eu acredito sim que h emprego segura sim:
Emprego seguro existe: funcionrio pblico um bom exemplo. Qtos vemos "relaxados"? E continuam l, com o seu ordenado mensal. Concordo qdo falam que pode-se ter um emprego e ser, juntamente, empreendedor. Mas depender, sem dvidas, do tipo de emprego e empreendimento, pois mtas vezes requer um tanto de dedicao.Da, necessitar canalizar energia p/ ambos os lados...tarefa difcil!

Claro que uma tarefa difcil conciliar emprego pblico com empreendedorismo, mas mais difcil ainda conciliar emprego privado (emprego-peo) com empreendedorismo. Neste esquema voc escolhe: po na mesa ou corao na mo.

101

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

4.3 Sendo empregado ou sendo patro: po na mesa ou corao na mo

Ns somos um povo trabalhador! Trabalhador e esperanoso! Isso ningum pode negar! O grande problema que gostamos tambm de uma farra de vez enquanto quase sempre. Por isso aquele cara que esta empregado hoje sempre esta a beira de ser mandado embora por causa dos seus hbitos de final de semana. Ele esta sempre tentado a sair do trabalho quando este interfere na sua rotina de final de semana. Conciliar uma cultura de trabalho com uma cultura de farra no uma tarefa fcil...rs No Orkut tem uma comunidade chamada Eu vou trabalhar de Ressaca que congrega nada mais do que 18 mil pessoas que vo trabalhar de ressaca depois da farra do final de semana. So inmeros tpicos onde jovens relatam como vo trabalhar e em que estado trabalham depois de passar a noite na farra. Digo a noite para ser otimista porque muitos comeam a beber na quinta-feira e s param de beber na porta do trampo. Em um dos tpicos chamado Nao aguento mais. Vou pedi pra ir embora... desta comunidade um internauta relata como as baladas j acabaram interferindo no seu cotidiano profissional e quase resultaram em sua demisso.

nem fale em pedir pa ir embora. Eu j fui mandado voltar pra casa 2 vezes porque tava mal no trabalho, dormindo no cho da sala e as porra. A sorte que a geente minha prima e me aliviou. heheheheehe. Mas se fosse em outro lugar eu tava fudido. Eta caxaa da peste.

O barato louco, mas o processo lento como dizem os manos. E o processo de cura de uma ressaca realmente lento e doloroso apesar da sensao de se embreagar ser louca e agradvel como bem afirma um internauta que sofre com os efeitos da cachaa: Esse sao as dispistas, qdo passa das nove e vc nao parra de soar frio , de ter calafrios...paresse que tudo vai acabar, que seu corpo esta lhe rejeitando. H inmeras comunidades deste tipo que relatam tais experincias! Uma outra comunidade chamada Da Balada ao Trabalho, que congrega mais de 1.500 pessoas tambm h muitos relatos deste tipo.

102

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Na maioria dos casos os caras s no so mandados embora por clemncia ou conivncia do chefe. Quando ele prprio (o chefe) no vai para balada ele compreende as razes de quem vai e pega leve. Este internauta narra bem como a clemncia dos chefes fundamental para a manuteno do emprego em plena segunda-feira.

A mesa do meu chefe era na frente da minha, e pra piorar, virada para mim. Dei uma fizgada num peixe to grande que dei com a testa no teclado... A pancada foi to grande que o barulho foi impossvel de ser ignorado... Para disfarar (como se desse pra disfarar as marcas de teclas na minha testa...) eu levantei e disse: "- Chefe, vou tomar um caf... O sr. quer um tambm?" com aquela cara de bbado de sono... Ainda bem que ele era gente fina e caiu na risada... Se fosse um chefe carnia eu tava na roa...

O brasileiro sempre d um jeitinho para adequar o trabalho ao lazer, mas em muitos casos a coisa acaba mal. E o lcool uma coisa sria na terra brasilis. Uma outra comunidade chamada EU JA FALEI Q NUNCA + IA BEBER congrega mais de 91 mil pessoas que afirmam querer parar de beber e no conseguem. Claro que na comunidade no h declaraes dramticas de quem quer parar de beber, mas todos admitem que j passaram situaes bem constrangedoras com ela e entenderam que era necessrio parar, mas s entenderam no pararam. Fora isso ainda tem as prprias condies de trabalho do pas que vo desde pequenos salrios e a falta de condies propcias at abuso de poder por parte dos chefes. Uma internauta relata, na comunidade Meu trampo uma merda como a vida de empregado do brasileiro em geral: eu fao trampos de officeboy, contabilidade, administrao, secretria, gerente, supervisora, abro e fecho a empresa e ganho pouco mais que um salrio minimo e a conduo...s....ainda levo marmita e tenho que comer fria pois nao tenho onde esquentar e nao recebo vale refeio!!!. Esta, falando na real, a situao de grande parte dos trabalhadores do pas que no tiveram a sorte de trabalhar para o pai, ter um tio na gerencia de uma multinacional ou no nasceram com dons especiais do tipo X-men.

103

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Agora independente disso o brasileiro sempre bem humorado. Somos um povo que a cara da comunidade A gente se f. mas se diverte. Olha este internauta relatando como o seu ambiente de trabalho!
o que me deixa puto e gente idiota, eu trabalho numa firma, onde o encarregado e gago, o outro paree o sherek,um parece o ney matogrosso...um tem o apelido de caixa d'agua... e no e encarregado porra nehuma, e um puxa saco lafranhudo e proxeneta, tem um chefe que so fala na realidade isso ou na realidade aquilo, o programador so fala que se eu continuar fumando meu ___ vai cair (ACHO QUE ELE QUER ___ PRA MIM),O gerente tem nome de nazista, o empilhador tem mania de chupar o dedo do p...dos outros... e ainda por cima a copeira apalpou minha bunda!!!!!!!!!!!!!!!

No vou colocar a fonte do comentrio para no comprometer o cara, mas sem dvida este deve ser o ambiente de trabalho mais engraado do pas! Brincadeiras parte, mas a vida de empregado no fcil. Os leitores de Kiyosaki tem certa razo em rejeitar de certa forma o trabalho assalariado. O prprio japa disse que quando era jovem trabalhou em grandes empresas, mas no se adaptou porque era um empreendedor: Quando jovem, trabalhei em grandes organizaes como a Standard Oil da Califrnia, a Marinha dos EUA e a Xrox Corp. Apreciei o tempo que l passei e tenho boas lembranas, mas eu sabia l no fundo que no era um homem de organizao. mais o japa foi prudente em relao ao conceito de empreendedorismo tal como o Pai Rico lhe aconselhar a ser.
Durante anos, mesmo quando estava na Marinha ou na Xerox, fiz o que aconselhava meu pai rico. Fiquei no meu emprego, mas ainda assim cuidava dos meus negcios. Estava atento minha coluna de ativos. Negociava com imveis e aes. Pai rico sempre destacava a importncia da alfabetizao financeira. Quanto melhor eu entendesse a contabilidade e a gesto do dinheiro, melhor eu poderia analisar investimentos e, por fim, construir minha prpria empresa

Claro que quando falamos de empreendedorismo falamos de Bill Gates (Microsoft) , Michael Dell (Dell Computers), Larry Page e Sergey Brin (Google), Jeffrey Bezos (Amazon) e outros tantos X-men do mundo dos negcios. So caras que com muito pouco, ou quase nenhum dinheiro, construram imprios financeiros que geram bilhes de dlares por ano.

104

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Claro que a maioria dos leitores de Kiyosaki opem um ao outro. Vo de um extremo ao outro comparando um empregado (escravo, subordinado e incapaz de pensar) com um empreendedor (livre, independente e extremamente criativo). O que eles s vezes tem que repensar que a ausncia de um patro no nos faz automaticamente um empreendedor porque se assim fosse o pas teria mais de 20 milhes de empreendedores (so mais de 20 milhes de desempregados). O prprio Kiyosaki cuidadoso em relao ao tema sair do emprego apesar de incentivar isso em outros trechos: Em certos casos, quando a pessoa no consegue um emprego, iniciar uma empresa pode ser uma soluo. As chances entretanto so adversas: nove entre dez empresas quebram em cinco anos.

Agora se a pessoa esta desempregada ou tem um trampo do tipo dos que foram relatados acima (a grande maioria) o negcio ser criativo mesmo e adentrar na idia do empreendedorismo. Mas, a fica bem claro: em falta de um trampo bom. Como isso se aplica a mais da metade dos brasileiros ento somos um pas que tem tendncia para ser um pas empreendedor. Agora isso requer trabalho e tempo. Nem o prprio japa saiu assim ficando rico de uma hora para outra. O cara cresceu, criou barriga e s depois de um tempo (se passaram mais de 30 anos sim, pois ele era um garotinho quando aprendeu as lies do Pai Rico e hoje j ta quarento) para ficar rico. Agora tem leitor de Kiyosaki achando que um X-men que pode fazer e acontecer. Porque estou insistindo no termo x-men? Ora porque esse o desejo de mais de uma centena de estagirios que esto na comunidade Eu quero ser um XMEN e desejam se livrar da vida dura de estagirio durango! rs
Voc, que estgiario de direito, que passa horas indo para foruns, protocolando, indo e voltando... [e ganha mal ainda].Voc que passa anos no cursinho pra passa na faculdade... Voc, designer, que faz catalogozinhos aqui, manuais a col. Voc que trabalha a semana toda e no tem UM PUTO nunca... pois ! Seus problemas acabaram...Venha ser um X men voc tambm!!! Eles NO trabalham, NO acordam cedo, mas... porra, MORAM NUMA MANSO, SO RICOS, BONITOS, CONHECEM O MUNDO INTEIRO [voce provavelmente nunca saiu da sua cidadezinha ... ],NO TEM UM GORDO E FEIO, TEM AVIES E O MAIS LEGAL... S.U.P.E.R. PODERES!!!! Vai falar que no te deu inveja?! ...[seja sincero com voc mesmo!!! te deu sim vai!!!!!]

105

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

realmente deu inveja heim! Ser um empreendedor mutante heim! J pensou ser o Charles Xavier para entrar na mente das pessoas e fazer elas comprarem meu produto? S no dava para vender peruca! Ou ser o Magneto para recolher todas as latinhas de alumnio do meu bairro em um bater de palmas! Nossa eu iria ter o maior ferro velho do mundo! Wolverine para vender espetinho de churrasco ou ento montar uma empresa de jardinagem? Quem sabe um cabeleireiro? Ahh, mas j tem o Edward Mos de Tesoura! A vaga de manicure ainda esta aberta! Com aquelas unhas do Wolverine d pra vender muito esmalte! Ora no custa soltar a imaginao no ?? Rs

Mas, o fato que entre andar com o corao na mo vivendo as turbulncias de se ter um negcio prprio e ter o po na mesa (ou a cerva na mesa) garantida sem ter que queimar os miolos com preos e custos a maioria dos leitores de Kiyosaki (na prtica) acabam por optar por ter um emprego seguro. A grande maioria no toma partido de forma decidida quando o negcio sair do emprego e montar uma empresa. Mas, tenho que admitir que os leitores de Kiyosaki que tomam partido de montar um negcio prprio e ser empreendedores realmente o fazem de maneira decidida. Realmente os caras mostram o pau e matam a cobra...

106

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

4.4 Tendo um negcio prprio: mostro o pau e mato a cobra

Montar uma empresa no Brasil coisa de macho! Sem desmerecer as mulheres claro! S uso a expresso para afirmar que a parada dura. coisa de macho tal como diz a comunidade Macho que macho no toma mel come a abelha. Para montar um negcio bem sucedido no Brasil tem que ser homem (ou mulher) desse quilate. Se comear a chorar por causa de impostos, falta de incentivo fiscal, carga previdenciria, fiscalizao corrupta, burocracia e outras tantas facilidades que o pas oferece melhor nem comear o lance. O japa disse bem quando aconselha o seguinte cuide de seus negcios e no chore pelos seus negcios. Se quer enfrentar a parada tem que comer a abelha ao invs de mel...rs

Quando digo "cuide de seus negcios", refiro-me formao e manuteno de uma slida coluna de ativos. Se um dlar entrar nela, nunca o deixe sair de l. Pense deste modo, uma vez que um dlar entra na coluna dos ativos, ele se transforma em seu empregado. O melhor do dinheiro que ele trabalha 24 horas por dia e pode faz-lo durante geraes. Fique no seu emprego, seja um timo empregado, mas construa essa coluna de ativos.

Ele disse coluna de ativos, dlar e emprego. O cara tem que conciliar as trs coisas antes de criar as bases para o sucesso segundo Kiyosaki. Se a pessoa um consumidor voraz (a maioria dos brasileiros composta por consumidores vorazes) no fcil manter uma coluna de ativos; se no consegue manter o seu negcio enxuto e gil (no vai poder ficar saindo para as baladas e deixando a empresa na mo do empregado porque ele pode ser fatalmente um outro baladeiro) e se no quer ficar no trampo porque coisa de pessoa medocre e sem criatividade (a maioria dos leitores de Kiyosaki realmente no associada a idia de emprego e

empreendedorismo) sem chance nego. As chances j esto muito reduzidas para chegar na base que o japa construiu, mas nesse lance de se dar bem no tem muito padro. Tem caras que conseguem conciliar estes trs elementos e ainda conseguem ficar na zueira a noite inteira. Em uma comunidade chamada Catadores de Latinha um cara tem as manhas de antes de ir para a balada organizar os seus empregados para catar latinha para ele vender prprio vender! Esse capitalista mesmo! 107

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Segundo o prprio: o Quilo da latinha ta 3,50!!! Eu por noite ganho por media 70 reais com latinha!!! Quer dizer, eu nao... eu estou zuando na festa... meus funcionarios que catam para mim!!!. E de fato, o cara vive na night, mas no esquece de tomar conta do seu negcio como bem disse o japa: Quando digo "cuide de seus negcios", refiro-me formao e manuteno de uma slida coluna de ativos. Se ele consegue gastar menos do que 70 reais na balada outro esquema, mas que um fato que enquanto ele zoa a coluna de ativos dele se movimenta verdade.

Mas, uma pessoa assim pode no ser entendida exatamente como uma pessoa empreendedora. De fato, ela pode ser entendida como um muquirana fominha e ganancioso. Imagina mandar o pobre do funcionrio (que j deve ganhar uma merreca) catar as latas de alumnio para o patro para que este venha a vender e ficar com a grana. O funcionrio se mata de ficar sacudindo latinhas de alumnio pela noite a fora para manter a coluna de ativos do patro enquanto o gracinha fica na balada. Esse rapidinho sai do conceito de empreendedor para entrar no conceito de muquirana tal como esta descrito na comunidade Eu conheo um MUQUIRANA. Mas, fato tambm que estamos em uma sociedade democrtica e livre e cada um faz o que quer, apesar de nem sempre ouvir o que quer. Talvez o cara no goste de ser associado a idia de um muquirana tal qual esta descrito na comunidade em questo.

Esta comunidade voltada para aquele seu amigo ou conhecido MUQUIRANA, que sempre procura estar na ABA dos outros...Ele(a) pede roupa emprestada, toma seu chopp, pede um pedao de qq coisa que voc est comendo, nunca tem dinheiro (e as vezes ainda pede emprestado) e sempre quer entrar de graa em todos os lugares... Na hora de pagar a conta tira a calculadora do bolso e diz que s bebeu uma garrafa de gua, Recolhe qualquer lixo da rua na certeza de que aquilo ir servir para alguma coisa, Vai na sua casa ler o jornal de graa e comete outros atos muquiranas, Quem no tem no mnimo, no mnimo, 1 amigo desse???

Claro que a maioria dos leitores de Kiyosaki so mais sofisticados e menos muquiranas, mas mesmo assim no fogem do perfil das pessoas que no so bem quistas em nossa sociedade. Os leitores Halfeld esto mais para muquiranas, mas os leitores de Kiyosaki esto mais para ambiciosos. So

108

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

pessoas que no tem medo de se mostrar como tal. Alguns leitores de Kiyosaki so realmente ambiciosos, mas dando uma volta pelo orkut eles parecem at humildes. Realmente ambiciosos so os internautas que fazem parte da comunidade Poder e Ambio. Estes sim sabem o que ambio... No tpico chamado Qual sua ambio? vemos o que realmente as pessoas entendem como ambio tal como esse internauta: Eu acho que o mundo no o bastante quando se tem um universo inteiro pra se conquistar...humildade um erro e a ambio a cura!; ou que tal esse: Crescer ..... ser milhonrio, ter tudo e todos aos meus ps, esperando uma simples ordem de cabea baixa, ser reconheido ,imortalizado ou ainda esse: Somente mostrar ao Brasil e ao mundo os erros j cometidos, e que o sentimentalismo no tem mais lugar. Acabar com o poder das religies, a ignorncia, o egosmo, a inpunidade, tornar o mundo um lugar agradvel, nem que precise ser radical.

Dentro deste contexto o que diramos se um leitor de Kiyosaki dissesse que quer montar um negcio prprio e faturar 1,5 milho at 2007. Fica mais agradvel de se compreender e de se aceitar depois de dar uma passada na comunidade Poder e ambio. Outros internautas so um pouco mais comedidos e falam em cifras de 10 milhes em dez anos, mas so do justificativas plausveis: Pode lhes parecer ganncia ou avarice. Na verdade, no. Estes bilhes no sero para mim. Pretendo ter muitos filhos, uns 10, pelo menos e ser tudo deles.

Outros tantos internautas tambm se exercitam em traas suas metas financeiras, mas muito poucos tm realmente um alvo claro e preciso no qual investir. Eles sabem que tem que investir para gerar capital, mas no sabem exatamente no que. Nas comunidades relacionadas ao livro Pai Rico Pai Pobre tem inmeros exerccios financeiros do tipo no que voc investiria se tivesse 100 reais. Os valores variam de 5 reais at 10 mil reais, mas os exerccios sempre terminam em muita teoria e pouca prtica.

109

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

como um internauta bem definiu a respeito da prtica de investir em um negcio prprio: Realmente depois de lermos Pai rico pai pobre ficamos doidos pra juntarmos algum dinheiro pra investir, mas qdo o dinheiro est juntado vm a duvida!!! Investir uma palavra bem ampla!! !Neste tpico os internautas fazem um exerccio a respeito do investimento que se iniciaria com 1.000 reais. O discpulo de Kiyosaki esta em dvida a respeito de investir em um negcio (apesar de ter adorado o livro) e conclama seus companheiros a ajuda-lo na tarefa de colocar as idias do japa em prtica: Caros amigos, estou comeando agora a estudar sobre investimentos. Tenho R$ 1000,00 para investir em alguma coisa e gostaria de saber de vcs qual a melhor maneira de comear, utilizando os conceitos de Robert Kiyosaki de fazer o dinheiro trabalhar pra mim. Desde j muito obrigado!!!. Muitas pessoas argumentam, mas ningum d uma dica concreta a no ser um internauta que sabe exatamente no que possvel investir o dinheiro.
Quer saber mesmo? De boa, R$ 1.000,00 eu gasto no Cafe Photo, tipo R$ 168,00 de entrada, mais uns R$ 600,00 numa mina, uns R$ 10,00 de caixinha para o manobrista e mais uns R$ 200,00 num motel e os R$ 22,00 que sobrou eu pagava uma bebida pra mina...Muito pouco R$ 1.000,00 hoje em dia essa grana pra gastar na balada...

Esse foi o internauta mais claro e seguro quanto ao investimento na comunidade Pai Rico, Pai Pobre. Se vai ter retorno s ele que sabe, mas que ele decidido em termos de investimento ! O fato que a maioria dos leitores de Kiyosaki no Brasil no tem a mnima idia de como montar um negcio e muito menos como transform-lo em um negcio prspero. Por isso a grande maioria deles acaba se tornando investidor financeiro ao invs de se tornarem verdadeiramente empreendedores. Um internauta da comunidade Pai Rico, Pai Pobre questiona a respeito de como investir seus mil reais e aconselhado a investir na Bolsa de Valores e quando volta da sondagem no mercado financeiro declara o seguinte:
Agradeo a todos que me deram idias bem oportunas.Fui alm e obtive maiores dados: Aes de Dividendos BB Mnimo de Investimento:R$200 Mnimo de Saque: RS200,00 Mnimo no Investimento:R$200,00. 20% Imposto de Renda sob lucro 3% taxa administrativa sob lucro. Tempo mnimo que pretendo deixar o dinheiro investido: 1 ano

110

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Misericrdia! Onde esta a emoo do empreendedorismo? Onde esta o lance do lobo solitrio que sai para pegar a presa chamada sucesso. Um internauta justifica sua opo pelos fundos de investimento: a filosofia dos fundos de investimento livrar o investidor do acompanhamento dirio dos mercados. Quando vc precisa entrar no mercado de aes vc efetivamente precisa cuidar o momento certo de entrar e de sair,mas no caso de um fundo de investimento no. Ora isso contradiz as prprias palavras do japa que fala que investimento emoo, estratgia, frmulas que aguam o lado direito do crebro (o lado criativo) gerando emoes seqenciais!

Investimento: O que eu chamo de cincia do dinheiro que faz dinheiro. Isso envolve estratgias e frmulas. E o lado direito do crebro, ou o lado criativo. Entendimento dos mercados: A cincia da oferta e da demanda. H necessidade de conhecer os aspectos "tcnicos" do mercado, o que est relacionado emoo. O boneco Tickle Me Elmo, no Natal de 1996, um caso de mercado tcnico ou conduzido pelas emoes.

Neste quesito os leitores de Kiyosaki deixam muito a desejar porque acabam se escondendo atrs de investimentos financeiros ao invs de colocar o coro prova na labuta diria para a conquista de clientes. O prprio japa disse que QI financeiro na verdade a sinergia de vrias habilidades e talentos. Como podemos entender isso?. Olha o Orkut explica! Quando os irmos McDonalds resolveram investir em hambrgueres eles no inovaram em termos de produto. Havia centenas de milhares de pessoas que faziam hambrgueres. Mas, eles reuniram suas habilidades e talentos para transformar o hambrguer em algo especial j que hambrguer era algo comum.

Sabe o lance das atrizes maquiadas? a mesma coisa! Ahh, Bira voc esta viajando e deu para falar de X-Men agora tambm? No estou no! Falo de pessoas sem poderes especiais que no possuem raios laser, mas possuem um bom senso de observao e senso de oportunidade! Coisas simples! Vejamos uma coisa simples de se exemplificar. Hambrguer muito sofisticado para o nosso pas! Mas, que tal uma coxinha! uma coisa bem cotidiana e qualquer pio sabe fazer e qualquer buteco sujo tem.

111

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Certo? Certo, mas a Padaria Real tem uma coxinha que reverenciada por mais de 17 mil clientes! Duvidas? Ento vai l na comunidade Coxinha da Real. Veja por si s o que um diferencial qualitativo! Como algum pode encantar clientes de todo o estado com uma simples coxinha como afirma esse cliente que no mora mais na regio de Sorocaba: estou procurando mais ate hoje nunca achei uma coxinha comparada a da real,huahuahuahu alguem ja encontrou??. Um outro diz:

Sou de Sampa, nasci l e moro em Soro h 16 anos. Comi muita coxinha da Ofner pq trabalhava do lado e, nem por isso. Tambm comi de muitas outras famosas de Sampa. Morava em frente Brunella (super badalada) e me esbaldei de comer coxinha l, fora muitas outras famosas e tradicionais de Sampa. No adianta! Ningum bate a coxinha da Real, e tenho o dito!!!!!!

So depoimentos entusiasmados afirmando que uma padaria do interior de So Paulo produz um produto melhor do que a Ofner que uma marca mundialmente conhecida pela sua qualidade. Os clientes no somente esto satisfeitos, mas saem a defesa da padaria quando algum questiona a veracidade desta devoo a coxinha da Real: A Real ganhou premio d 3 melhor padaria do Brasil, dando destaque pra coxinha....ou seja, realmente tem q ser mta boa...e naum soh eh mto boa, como eh perfeita! Jah matei aula pra ir comer uma!.

Esta surpreso? E se eu te falar do Tonho! Isso mesmo! O Tonho de Recife meu nego! Tu no conheces o Tonho? Ento tu no de Recife meu nego porque se tu fosse voc saberia quem o Tonho! Pois esse simples vendedor de coxinha tem uma comunidade no Orkut que congrega mais de 4 mil pessoas que admiram a coxinha dele! Isso mesmo! Um vendedor de coxinha tem mais de 3 mil clientes que se renem para falar bem do produto dele! E olha que uma coxinha! Mas, no qualquer coxinha! a coxinha do Tonho! Quem pode se dar ao luxo de manter um cliente por mais de 14 anos consecutivos com um entusiasmo destes:
Noooosssa!Desde aquela poca do cachorro do Danda e pastel do Tonho!!Alm da coxinha maravilhosa lembro de um pastel de accar com doce de leite!!E isso aconteceu a uns 14 anos atrs!! uma vida.. uma vida de delcias! E d-lhe Tonho!!166
166

Ver tpico: Quando vc comeu a sua 1a coxinha do Tonho? 26/01/2005 12:10

112

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Como possvel produzir uma coxinha que gere este efeito em um cliente: caramba eu era jardim 2 tinha uns 5 anos...foi isso mesmo vai fazer exatamente 7anos q eu comi minha primeira coxinha!!!. Ou ento esse efeito:Vinte e trs anos atrs, quando nem sabia o que era coxinha. SEMPRE GOSTOSA, ADORO TONHO E SANDRINHA. Pois, ! Uma simples coxinha! E hoje tem cara ganhando dinheiro para dar palestra sobre fidelidade do cliente!

Tem que perguntar para o Tonho que faz isso antes mesmo que o conceito existisse no Brasil! Nem o Tonho mesmo parece acreditar que produziu tanta fidelidade em seus clientes a ponto deles o homenagearem com uma comunidade: Falei com Tonho hj sobre a comunidade e ele meio que no acreditou na existencia dela... Dise que algum havia comentado com ele, mas acha que isso no passa de um boato!167. Quer aprender com fidelizao fale com o Tonho que tem mais de 3 mil clientes! Mesmos as pessoas que mudam de Recife quando vo l ainda passam na banca dele! Eita Tonho porreta! Mas, quem quiser aprender na teoria tem a comunidade Primeira Fidelizao de Clientes que conta com 14 membros!
Comunidade Pr-ativa, para voc participar e conhecer profissionais que tm afinidade no relacionamento duradouro com clientes, nas aes estratgicas voltadas conquista de clientes e nas aes exclusivas de fidelizao. Vale postar e falar de cases de sucesso, de idias a implantar, de metodologias, de potenciais de consumidores, de estratgias e de negcios voltados especificamente ao relacionamento com o cliente.

Poxa pe a foto do Tonho a p! Ta certo que ele no um dos cabras mais bonitos do Orkut, mas sabe o que fidelizao de clientes! Para o cara lembrar de uma coxinha que comeu a 23 anos atrs deve ser a coxinha. Quando eu for a Recife vou passar na banca do Tonho! Ahh, mas algum vai dizer: O cara tem um ponto comercial pelo menos eu nem isso tenho! Para mim mais difcil montar um negcio prprio. Beleza, vamos ento para a comunidade A Tia do chiclete Show!!! que congrega mais de 500 clientes de uma ambulante que vende balas e chicletes na noite paulistana! E como ela consegue ser to popular a ponto de ter uma comunidade no Orkut sendo que ela nem tem perfil no site e talvez nem computador tenha! Seus prprios clientes narram o porque gostam dela: ela uma cantora feliz e empolgada!
167

Ver tpico: Falei com Tonho hoje... 09/09/2005 - 06:45

113

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

pra tira o bafo d frango, vem compra meu halls morango, pra vc danca um tango!! pra tira as caca do dente, vem compra o meu trident, pra vc bja com os dente!! pra tira o bafo da breja, vem compra meu halls cereja.. pra vc nao zera, vem aki e compra ja bla bla..compra pirulito pra bja moo bunito compra o de cereja pra tirar bafo da breja compra o de mentinha pra bja gatinha. Olha o Halls de cereja pra agradar qm voc bja! Olha o Halls limo pra vc fisga akele gato! Compre um mentolato p/ arranjar um gato...168

A Tia do chiclete no usa a estratgia de ficar usando frases do tipo compre meu chiclete para me ajudar, tenho filhos e estou passando dificuldade. Ao contrrio, pelo que seus clientes narram, ela parece estar to alegre e bem disposta na noite como algum que acabara de ganhar na loteria. A mulher tem alegria e emoo transbordando e por isso atrai tanto os jovens. Uma jovem internauta relata como ela deixa o astral para cima e alegra a todos que encontra: Essa tia do chicleteee..ahaahuah foi ela q me fez compahia no dia dos namorados, e quando eu sai do Vila Isabel triste !!..Sempre me d vrias balas...pra me deixar feliz!!...Ela eh

demaaissss...sempre me faz rir quando to depressiva!! aahu BJOOOOKAA PRA ELA!. A mulher no tem um ponto comercial tipo pessoa jurdica tal como a Padaria Real, como tambm no tem um ponto fixo tal como o Tonho de Recife, mas ela tem, como eles, a alegria de tocar um negcio prprio. Eis o grande diferencial que Kiyosaki quis demonstrar quando falou de emoo. O prprio Kiyosaki citou o poema de Frost: Dois caminhos se separaram em um bosque e eu... / Eu escolhi o menos percorrido / E isso fez toda a Diferena. Tal como a Padaria Real e o Tonho de Recife, a Tiazinha do Chiclete tambm escolheu trilhar um caminho diferente dos demais vendedores de chiclete. Ao invs de cobrar do governo ou da sociedade a dvida que estes tem com ela em termos de bem-estar (e realmente o governo e a sociedade tem esta dvida com todo o cidado, mas ter uma dvida e pagar a dvida so termos bem diferentes) ela distribui bem-estar ao seus clientes.

168

Ver tpico: musiquinhas 27/10/2005 - 06:26

114

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

E, como bem dizem seus clientes, o diferencial da Tiazinha no esta no preo!: Com um puta sorriso, de guarda-chuvinha e de cabelinho preso. Aps comprar um Trident a R$2,00 (facada!), ela me lana com um jeito nico, a seguinte frase: "Eu sou a tia do chicltiii E eu t na internetiiii169. A fama desta guerreira j comea a percorrer outros estados da federao porque ela de fato um caso exemplar de fidelizao de clientes tendo como base no sistemas sofisticados de pesquisa ou atendimento. O sistema de fidelizao dela consiste em uma nica ttica: alegria...

D um abrao na tia pra pq moro em Recife! Olha, maravilha esta comunidade viu! Voc foi fantstica e reconheceu um talento nato na arte de fidelizar clientes e olha que os recursos dela so bem poucos e sequer tem um computador pra acompanhar toda a sua popularidade, acredite, soube da fama da tiazinha no portal da www.syxt.com.br, alis por um dos managers de l! Pois , esse um talento puro, cristalino digno de servir de exemplo para todos ns! Por favor, d um abrao nela pra mim e os parabns!!!

So exemplos assim que nos fazem atentar a questo do investimento tal como exemplificou o japa: Investimento. O que eu chamo de cincia do dinheiro que faz dinheiro. Isso envolve estratgias e frmulas. E o lado direito do crebro, ou o lado criativo. A Tiazinha do Chiclete muito mais criativa do que um empreendedor que investe no Mercado Financeiro e, com certeza, leva muito mais alegria as pessoas. Com bem afirma Kiyosaki H necessidade de conhecer os aspectos "tcnicos" do mercado, o que est relacionado emoo. Os aspecto tcnicos dizem respeito a uma coxinha que atrai mais de 17 mil pessoas, dizem respeito ao Tonho que emociona pessoas com uma simples coxinha mesmo depois de 23 anos e diz respeito a Tiazinha do Chiclete que conforta jovens em suas angstias tanto quanto os alegra com suas rimas. A verdade seja dita: precisamos de mais exemplos assim de pessoas simples que conseguem fazer tanto com to pouco! O livro de Kiyosaki seria bem melhor entendido atravs de exemplos de vida, pois foi assim que ele se tornou bem sucedido.

169

Ver tpico: Ela sabe q estno mundo virtual! 21/01/2006 - 12:39

115

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Ele tambm encontrou algum que o estimulou e o incentivou a fazer muito com o pouco que ele tinha quando na mente dele comeava a se formar os primeiros sentimentos de inferioridade: Tenho a impresso de que Mike e eu ramos os nicos garotos pobres da escola. No ramos pobres de verdade, mas sentamos como se fssemos porque os demais garotos tinham luvas de beisebol novas, bicicletas novas, tudo novo170. No era pobre, mas se sentia como tal. Perigoso esse caminho que leva a insatisfao, a inveja e ao desanimo. Mas, ele encontrou algum que, pelo prprio exemplo de vida, lhe colou os parafusos no lugar:
E melhor que voc mude seu ponto de vista. Pare de culpar-me pensando que eu sou o problema. Se voc pensa que eu sou o problema, ento ter que me modificar. Se perceber que voc o problema, ento poder modificar a si mesmo, aprender alguma coisa e tornar-se mais sbio. A maioria das pessoas quer que todos no mundo mudem, menos elas prprias. Mas eu lhe digo: mais fcil mudar a si prprio que a todos os demais171.

o que precisamos! Precisamos de exemplos de pessoas que no culpam os demais pela situao de desvantagem pela qual comearam o jogo da vida. Uns nascem mais na frente (nascem ricos), outros nascem mais atrs (nascem classe mdia) e outros nascem l no fundo (os pobres), mas o fato que todos nascemos! Isso por si s, o dom da vida, j deveria ser mais do que suficiente para nos empolgarmos com a possibilidade de vencer. Afinal, toda a corrida sempre tem um azaro.

E temos inmeros azares por a. Temos muitas pessoas que comearam a corrida em desvantagem (classes mdias que se tornaram ricos), mas temos muito mais pessoas que comearam a corrida em extrema desvantagem (pessoas que nasceram com uma mo na frente outra atrs para dizer o portugus claro) e realmente conseguiram estabilidade para viverem suas vidas de maneira digna. Umas se tornaram ricas, outras se tornaram classe mdia e outras conseguem comer bem. Mas, o importante que em todas se pode notar a alegria da vitria tal como se nota na Tiazinha do Chiclete!

170 171

Ver Pai Rico Pai Pobre, p.17 Ver Pai Rico Pai Pobre, p.29

116

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Outras ainda, alcanaram lugares privilegiados tendo no tendo o pouco para comear tal como nosso querido David Portes (o David Camelot) que relata como no incio da sua vida enfrentou um pequeno problema financeiro.
Mas havia um pequeno problema: eu tinha que pagar o aluguel de um pequeno barraco que eu tinha alugado para minha famlia. E eu no tinha dinheiro para pagar! Depois disso fui despejado do barraco e tive que morar na rua com a minha famlia, que na poca era formada pela minha mulher e meu filho, que ainda estava na barriga dela172

Este era o pequeno problema do cara! Quer saber como ele resolveu? Vi l no site dele ou filie-se a comunidade David Portes, the camelot que conta com apenas 53 membros. Ou ainda assista a entrevista dele na www.Endeavor.org.br que um excelente canal para o empreendedor brasileiro. Esta entrevista esta sob o ttulo Como transformar R& 12,00 reais em R$ 100.000,00. Uma lio de vida e de marketing com o 2 Camel mais bem sucedido do Brasil.

Justamente! Esse o cara que foi despejado do barraco e olha que ele diz que hoje j so BEM MAIS de 100 mil reais! H inmeros exemplos dessas pessoas no Brasil, algumas ganham mais outras ganham menos, mas a lio que sempre fica que possvel fazer mais com menos. O Pai Rico, o que no era pai biolgico, mas pai em termos de valores sociais, ensinou bem essa lio ao jovem Kiyosaki: no culpe ningum pelos seus fracassos, porque eles podem lhe ser teis algum dia. Como bem afirmou Kiyosaki, aprender um ponto de vista diferenciado faz uma diferena muito maior do que diplomas universitrios na luta por uma vida bem sucedida.
Foi nesse momento que pai rico me mostrou o ponto de vista central que o separava de seus empregados e de meu pai pobre - e que mais tarde o levou a tornar-se um dos homens mais ricos do Hava, enquanto meu pai, muito instrudo mas pobre, lutou com problemas financeiros durante toda sua vida. Era um ponto de vista singular que fez toda a diferena durante uma vida inteira173.

Comunidades como a Figuras de Transio, do empolgado Alex Santos, so repletas de exemplos de pessoas empreendedoras que fizeram a diferena porque tiveram pontos de vista empreendedores.
172 173

Ver site: http://www.bancadodavid.com.br/ocomeco.asp Ver Pai Rico Pai Pobre, p.30

117

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Esses caras tambm foram para a escola (alguns no tiveram chance), alguns deles tambm fizeram faculdade (outros no), tiveram famlia para sustentar ou no tiveram para comear. Mas, o fato que todos passaram por uma escola que comum a todos eles: a escola da vida. Isso mesmo! Os antigos (nossos avs) j nos diziam isso: a vida ensina, na vida voc vai aprender. como esta l na comunidade Escola da Vida.
A Vida nos proporciona, muitas emoes, Lies e experincias nicas. Sabemos mais do que ningum que a "Escola" da metodologia mais difcil e eficz que existe, e que temos um Pezinho l. "Estamos todos matriculados na Escola da Vida, onde o Mestre o Tempo".

Alguns querem fugir dela, ou cabulam aula, mas que esto matriculados esto....rs

Concluso

Acabou de ler tudo? Ento tire as suas prprias concluses....

118

Livro Criado por UBIRATAN CARLOS MACHADO_ todos os direitos reservados: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

Contato: http://www.syxt.com.br/ubiratan34

http://rapidshare.de/files/36374095/HISTORIAS_DO_PAI_RICO_PAI_POBRE_ORKUT _LIVRO_internet.doc.html

119

Das könnte Ihnen auch gefallen