Sie sind auf Seite 1von 25

POR UMA REDISCUSSO DO CONCEITO DE INTERGENERICIDADE1

Vicente de Lima-Neto2 Jlio Csar Arajo3


Resumo: Este ensaio tem como objetivo rediscutir a intergenericidade, conceito que estuda as misturas de gneros. Com base nas reflexes de Bakhtin (2006 [1953]) sobre reelaboraes e misturas de gneros, buscamos argumentos que sustentem a tese de que o conceito de intergenericidade, tal qual vem sendo proposto pela Lingustica de Texto, no contempla todas as diferentes formas de manifestao textual em que se misturam gneros. Propomos trs tipos de mesclas genricas distintas: a mescla por intergenericidade prototpica, caracterizada pela fuso de traos de pelo menos dois gneros; a mescla por gneros casualmente ocorrentes; constituda por gneros que no necessariamente se fundem, mas que coexistem numa relao simbitica, voltada para um propsito comunicativo comum; e a mescla por gneros intercalados, que envolve gneros que podem pertencer a cenas enunciativas distintas. Palavras-chave: Gneros. Intergenericidade. Mesclas de gneros.

1 CONSIDERAES INICIAIS
Esta indistino dos gneros mais complexa que o tipo de confuso estilstica que transformou Harry Houdini ou Richard Nixon em personagens de romances [...]. Questionamentos filosficos parecem crticas literrias, debates cientficos se assemelham a textos selecionados das belles lettres, fantasias barrocas so apresentadas como srias observaes empricas [...]. O fenmeno generalizou-se tanto, e tornou-se to evidente, que sugere que o que estamos observando no apenas uma verso mais recente do mapa cultural [...]. e, sim, uma mudana no prprio sistema de mapear. (GEERTZ, 1983, p. 34)

Trabalho desenvolvido no mbito do projeto Prticas de Linguagens da Web: links entre gneros, letramentos, hipermodalidade e convergncias de mdias (Etapa II). Agradecemos professora Elaine Cristina Forte-Ferreira, pela leitura crtica e atenta. Assumimos a responsabilidade por problemas remanescentes. 2 Doutorando em Lingustica pela UFC. Email: netosenna@gmail.com 3 Professor do Programa de Ps-graduao em Lingustica da UFC. Email: araujo@ufc.br.
1

274

O que chama a ateno na epgrafe acima o fato de o seu autor atentar para um fenmeno que intriga pensadores da linguagem desde a dcada de 20: as misturas genricas. Geertz (1983), de um ponto de vista da etnografia interpretativista, observa que h mudanas ocorrendo nas prticas sociais das culturas. Parece haver uma reconfigurao do pensamento social em decorrncia das hibridizaes, logo, as formas de categorizar esto sendo alteradas em virtude do que acontece de novo, e os gneros so bons exemplos das misturas que ocorrem numa dada sociedade. Embora, em sua obra, o antroplogo no cite Bakhtin (2006), ambos partilham do mesmo ponto de vista sobre o gnero como uma entidade sociocultural. As prticas de linguagem nada mais so do que reflexos de prticas sociais, portanto, o gnero to complexo e heterogneo quanto o a sociedade onde est inserido. Com base nessas consideraes, o objetivo deste trabalho discutir o conceito de intergenericidade, j posto pela literatura, e propor uma nova hiptese de trabalho que leve em conta o fato de as mesclas de gneros serem mais complexas do que se tem colocado, mostrando que o conceito no d conta dos diferentes tipos de misturas genricas que existem. 2 SOBRE MESCLAS GENRICAS Embora parea ser recente, o estudo sobre mesclas genricas j tem mais de oitenta anos. Bakhtin (2005)4, estudando o romance polifnico de Dostoivski, j apontava a maleabilidade em gneros praticados na Grcia Antiga, quando evidenciou a mistura de padres genricos, tais como os de carter estilstico e composicional, entre o dilogo socrtico e a stira menipeia, ambos gneros do campo literrio, que reelaboravam e subvertiam outros gneros, como cartas, manuscritos, citaes etc. Segundo o autor, a stira menipeia talvez tenha sido um dos gneros mais flexveis da histria da humanidade, com amplo emprego de gneros intercalados, como novelas, cartas, discursos oratrios etc. Ela tinha tanto a capacidade de absorver gneros menores quanto o de penetrar maiores, o que dificultava encontrar suas fronteiras estruturais.
4

Estamos usando a edio de 2005, mas a edio original russa data de 1929.

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

275

Logo se v que as misturas de gneros no so prticas de linguagem atuais. O gnero citado por Bakhtin, a stira menipeia, j era utilizado no sculo III a.C.. O estudo de Fix (2006)5 mais aprofundado, e a autora foi a primeira a se debruar especificamente sobre o fenmeno6. A linguista alem argumenta que o cnone e a dissoluo do cnone, tpicos do comportamento das sociedades, est se refletindo nos textos cada vez com mais frequncia. Logo, textos publicitrios (sejam polticos, sejam comerciais), jornalsticos, aforismos, pichaes etc., por terem a caracterstica de chamar a ateno do pblico, so formados com recursos da dissoluo do cnone: variaes, montagens de texto, transgresses e misturas textuais e estilsticas (FIX, 2006, p. 264). Para esta variao, a autora designa a nomenclatura intertextualidade tipolgica7. Ento,
uma montagem de padres de textos poderia ser descrita como um acoplamento de vrios exemplares de textos que pertencem, cada um, a outro tipo de padro, mas que seguem uma nica inteno textual. [...] Uma transgresso de padres de textos ocorre quando um exemplar de texto tem as caractersticas de um padro de texto e, alm disso, traos que no podem ser associados, inequivocamente, com nenhum padro de texto. (FIX, 2006, p. 264).

Logo, para a autora, qualquer tipo de mescla, transgresso de regras ou apagamento de fronteiras leva dissoluo do cnone. Essa quebra de paradigmas representa um recurso estilstico dos textos, elaborados criativamente de forma a chamar a ateno dos leitores. Todas essas fugas do tradicional so fabricadas para levar a um objetivo especfico.
Tivemos acesso ao texto de Fix traduzido por Wieser, em 2006. A publicao original data de 1996. H trabalhos anteriores que falam de misturas de gneros, como o prprio Bakhtin (1929), Geertz (1983), Bhatia (1993), mas nenhum se detm unicamente sobre este fenmeno lingustico. 7 Por uma questo terminolgica, vale a pena salientar que intertextualidade tipolgica, para Fix, a intertextualidade inter-gneros de Marcuschi (2002) ou intergenericidade de Koch (2004). A intertextualidade tipolgica para estes ltimos autores diz respeito a um gnero que contm, em sua estrutura, a presena de vrios tipos textuais, os quais so entendidos como unidades estruturais, organizacionais e autnomas que nos ajudam a realizar o ato comunicativo. So essas estruturas que fazem com que reconheamos se um texto do tipo narrativo ou descritivo, por exemplo.
5 6

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

276

Alm de Fix (2006), outros autores (MARCUSCHI, 2002; 2008; KOCH, 2004; KOCH; ELIAS, 2006; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007) atribuem intertextualidade os estudos das misturas de gneros. Para Marcuschi (2002), quando um gnero tem uma determinada funo, mas se utiliza da forma de outro, constri-se o fenmeno da intertextualidade inter-gneros. Para entender melhor, o autor, baseado em Fix (2006), sugere o seguinte grfico:
Grfico 1 Grfico da intertextualidade inter-gneros:

Fonte: Marcuschi (2008, p. 18) (adaptado).

O grfico mostra como se d esse tipo de relao genrica: de um lado, h o gnero A, com caractersticas formais e funcionais, e, do outro, o gnero B. A funo, neste caso, diz respeito ao propsito comunicativo. A interseo entre os eixos gera um enunciado hbrido cuja forma ser a de um gnero, e a funo (propsito), de outro. Para
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

277

Marcuschi (2008, p. 166), isso no deve trazer dificuldade alguma para a interpretabilidade, j que impera o predomnio da funo sobre a forma na determinao interpretativa do gnero [...], ou seja, h a prioridade no propsito para a definio do gnero, minimizando outros elementos que contribuem para resgatar a sua identidade. Alm desse posicionamento, numa obra sobre intertextualidade, Koch, Bentes e Cavalcante (2007) fazem uma distino entre intertextualidade lato sensu e stricto sensu. A primeira constitutiva de todo e qualquer discurso, ou seja, neste caso, qualquer enunciado intertextual, pois resposta a enunciados anteriores e potencializa ulteriores. Esta definio tributria dos baldrames bakhtinianos de linguagem, pois ela tem suas bases no conceito de dialogismo de Bakhtin, para quem no existe um enunciado que no seja uma resposta a outro j proferido ou uma antecipao a outro que se vai proferir. A segunda
ocorre quando, em um texto, est inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memria social de uma coletividade ou da memria discursiva dos interlocutores. Isto , em se tratando de uma intertextualidade stricto sensu, necessrio que o texto remeta a outros textos ou fragmentos de textos efetivamente produzidos, com os quais estabelece algum tipo de relao. (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 17).

Neste caso, s haver intertextualidade quando houver a presena de um intertexto entendido, ento, como um fragmento de texto j efetivamente produzido, o qual permite estabelecer uma relao com o de origem. Quando um gnero mantm relaes com outro, seja quanto construo composicional, ao contedo temtico ou ao estilo, temos, segundo as mesmas autoras, outra forma de intertextualidade: a intergenrica. Dentro da tipologia estabelecida, a intergenericidade (ou intertextualidade intergenrica, como entendem as autoras) parece no se enquadrar nem na intertextualidade lato sensu, pois, nesse caso, na
NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

278

grande maioria das vezes, a relao dar-se-ia entre dois gneros, no entre dois textos; nem na stricto sensu, pois o que permitiria correlacionar um gnero ao outro seriam traos de genericidade, como estrutura composicional, contedo, estilo ou propsito comunicativo. Ainda em se tratando da intergenericidade, Pagano (2001) no atrela o fenmeno intertextualidade. Para ela, os gneros so
categorias histricas, aparentemente estveis, porm sujeitas a um processo de transformao contnua. Nesse processo, gneros existentes mudam a partir de modificaes na situao social na qual exercem uma funo ou novos gneros podem surgir a partir de transformaes ostensivas daqueles j existentes. (PAGANO, 2001, p. 87).

Ento, como essa transformao, qual esto sujeitos os gneros, j constitutiva de sua estrutura, para a autora, a hibridizao inerente s formaes genricas. Alm disso, a hibridizao no ocorre somente com gneros antigos, mas tambm com os novos, como, por exemplo, o e-mail, que hbrido da carta, telefonema, telegrama etc. Elucidemos o fenmeno, observando a figura 1, a seguir. Em princpio, um leitor pouco atento diria tratar-se do gnero currculo, a partir do momento em que se baseia na estrutura para identificao do enunciado. Este o ponto de vista defendido por Askehave e Swales (2001), quando afirmam que a primeira coisa com que o leitor se depara a forma. Entretanto, quando se l o que est escrito, v-se que, na verdade, no se trata de um currculo, mas, sim, de uma piada, inclusive, eivada de preconceitos lingusticos. O sentido do texto construdo quando as informaes sobre a formao acadmica de Lula ento presidente do Brasil so lidas. Essas informaes trazem problemas de ortografia no aceitveis para o gnero, alm de informaes desnecessrias, que teriam como fim provocar o riso. O gnero piada ser reconhecido quando o leitor mover esquemas cognitivos que recuperem informaes das mais variadas naturezas, principalmente no que diz respeito ao conhecimento que ele tenha sobre o personagem em questo, sobre o local onde este texto foi postado o

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

279

site Desciclopdia8 e, principalmente, sobre os gneros que esto envolvidos no processo: o currculo, do qual se utiliza a forma; e a piada, da qual se extrai o propsito comunicativo geral provocar o riso.
Figura 1 Intertextualidade intergenrica:

Fonte: <http://desciclo.pedia.ws/wiki/Luiz_Incio_Lula_da_Silva>.
O site da Desciclopdia www.desciclo.pedia.ws uma pardia da Wikipedia, esta ltima considerada a maior enciclopdia virtual do mundo. No caso da Desciclopdia, trata-se de uma enciclopdia humorstica, j que seu contedo constitudo por artigos escritos colaborativamente de maneira sarcstica.
8

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

280

Relevante para essa interpretao tambm a assinatura, que traz o nome grafado sem obedincia norma ortogrfica da lngua portuguesa e com traos de quem adquiriu a escrita tardiamente, provavelmente j adulto, o que poderia levar a imaginar que, pelo fato de Lula no ter ensino superior9 caracterstica que parece ser necessria para o cargo que ocupa ele seria quase analfabeto e no teria os atributos exigidos para ocupar a presidncia. Ao reconhecer esta construo hbrida como uma piada, o leitor ter se utilizado, nos dizeres de Koch (2004), de sua competncia metagenrica, a qual possibilita que possamos interagir de forma conveniente com determinados gneros, por mais desconhecidos que sejam, e permite a produo e a compreenso dos gneros discursivos. Em suma, embora seja constitutivo dos gneros o seu potencial de hibridizao, tem-se defendido, pelo menos nos estudos da Lingustica de Texto, que as mesclas acontecem quando se misturam dois elementos genricos distintos: a estrutura de um gnero A e o propsito (funo) de um gnero B, o que culminar na identificao do gnero B, j que o propsito o seu principal elemento definidor. Para didatizar essa explicao, teramos, numa frmula matemtica, algo como
Forma do Gnero A + Propsito de Gnero B = Gnero B

Aplicando a equao acima figura analisada, teramos, ento, ESTRUTURA DO CURRCULO + PROPSITO DA PIADA = PIADA (ou um gnero de natureza humorstica). Queremos mostrar que considerar apenas essas caractersticas para as misturas acontecerem seria limitar a realidade desse tipo de mescla. Como veremos, h diferentes tipos de misturas de gneros, e a terminologia intertextualidade intergenrica merece ser repensada. Vejamos o porqu.
Nota-se que, para que o objetivo seja alcanado, necessrio ter esse conhecimento prvio sobre as origens do ex-presidente. Tal conhecimento de mundo, no gnero piada, parece ser ainda mais exigido para a construo do sentido, pelo fato de ele deixar, propositalmente, lacunas a serem preenchidas pelo leitor.
9

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

281

3 REPENSANDO UM CONCEITO... Por que atribuir intertextualidade a responsabilidade pela designao do fenmeno em questo se nem sempre h relao entre textos, mas entre (elementos distintos de) gneros? Para que haja uma intertextualidade (pelo menos stricto sensu), necessria a presena de um intertexto, considerado uma co-incidncia de fragmentos de textos (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 121). Ento, analisando a figura 1 novamente, reconhece-se um elemento de um gnero A e outro elemento de um gnero B, no necessariamente uma materialidade verbal que permita recuperar outro texto. Cavalcante (2007, p.1) lana uma proposta:
Assim, no importa qual o tipo de remisso se ao lxico, se a estruturas fonolgicas, a estruturas sintticas, ao gnero, ao estilo, ao tom , haver intertextualidade sempre que, intencionalmente, o enunciador estabelecer um dilogo entre o texto que est produzindo e outro(s), supondo que o co-enunciador conseguir reconhecer a interseo entre eles, ou seja, que ser capaz de identificar o intertexto.

Mesmo assim, no fica claro qual o intertexto numa relao intergenrica. Embora saibamos que os textos pertencem a gneros (logo, estes, entidades abstratas, se materializam naqueles, concretas), o leitor, participante de uma determinada comunidade discursiva (SWALES, 1990; 1992) e usurio de determinados gneros, consegue recuperar alguns elementos de um determinado gnero (como estrutura composicional, propsito comunicativo etc.), no necessariamente uma materialidade verbal. Na verdade, tais questionamentos convergem para o conceito de texto, algo muito discutido em Lingustica Textual e longe de ser unnime10. No convm aqui discutir toda a historicidade do conceito, mas, para que se mantenha operante a expresso intertextualidade intergenrica, necessrio o alargamento do conceito
10

Para uma discusso sobre o conceito de texto, remetemos o leitor a Hanks (2008).

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

282

de texto, de intertextualidade e, por conseguinte, o de intertexto, que pode ser entendido como qualquer elemento que possibilite fazer referncia a outro texto ou a outro gnero, e no somente materialidade verbal. Numa relao intergenrica, o intertexto pode ser a estrutura composicional, o contedo temtico ou at mesmo o estilo ou o suporte, como veremos em seguida. Embora os conceitos de gnero e texto estejam muito relacionados, um gnero no reconhecido somente pela presena de um texto, mas tambm por um conjunto de elementos (estrutura composicional, estilo, propsito e/ou suporte, por exemplo), o que significa dizer que a intergenericidade no garantia terica para a intertextualidade e ser, desde que haja um alargamento do conceito de texto, de intertexto e de intertextualidade, conforme j argumentamos. Em funo disso, neste trabalho, preferiremos o termo mescla por intergenericidade prototpica no lugar de intertextualidade intergenrica por dois motivos: primeiro porque a intergenericidade apenas um dos tipos de possibilidades de mesclar gneros; segundo porque tal expresso sinaliza para misturas de gneros que no sejam reconhecidas nica e exclusivamente por seu elemento textual ou verbal. Para explicar este ltimo argumento, vejamos na figura 2 a seguir um exemplo do prprio Marcuschi (2002, p. 31), usado para demonstrar a intertextualidade intergneros. Esse texto foi publicado em um jornal, mais precisamente na seo de Opinio. Segundo a anlise feita por Marcuschi (2002), alm de fazer uma intertextualidade com o poema E agora, Jos?, de Carlos Drummond de Andrade, o colunista se utiliza da estrutura do poema com o propsito de argumentar. Nesse caso, o produtor quer chamar a ateno para as falcatruas que corriam poca, no Governo Federal. Marcuschi (2002) sustenta que existe a forma de um gnero o poema a servio da funo de outro do artigo. Partindo dessa observao, o linguista admite que o propsito comunicativo acaba sendo o definidor dessa configurao hbrida.
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

283

Figura 2 Artigo de opinio na forma de poema:

Fonte: Marcuschi (2002, p. 30).

Embora Marcuschi tenha mostrado evidncias empricas que apontam que a hibridizao se d no nvel forma/funo, ele deixa de considerar o suporte que veicula o texto, o qual, no nosso entender, o trao caracterizador do gnero. O leitor s consegue resgatar o propsito do gnero artigo de opinio e consegue vislumbrar a ao social que realiza porque, sociocognitivamente, ele reconhece um espao no jornal destinado a este gnero (geralmente uma seo de um caderno do jornal) que est sendo preenchido aparentemente por um poema. Se este texto fosse veiculado de outra forma, avulso ou em outra mdia, muito

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

284

dificilmente seria identificado como um artigo de opinio11. Ento, o que foi analisado como forma de um gnero A misturado ao propsito de um gnero B poderia ser repensado, pois o propsito s vem depois de ser identificado o suporte. A mistura deveria se caracterizar, ento, como forma de um gnero A + suporte de um gnero B + traos estilsticos do gnero B (argumentao/ posicionamento), para ento enxergar-se um artigo. Isso acaba se refletindo no grfico da intertextualidade intergneros (grfico 1), construdo num plano cartesiano bidimensional, o qual tem em sua composio espao apenas para duas caractersticas do gnero: forma e funo. Nesse caso, o exemplo utilizado pelo autor no se enquadraria no grfico, pois outra varivel do gnero tem de ser levada em conta: o suporte. Como dissemos, um gnero no se restringe apenas a texto, forma e funo. Portanto, a frmula que sugerimos para que se compreenda o fenmeno em questo a seguinte:
Trao X do Gnero A + (Trao Y do Gnero B + ...) + Propstito do Gnero C = Gnero C*

O Trao X do gnero A pode ser algo varivel, mas que evoque alguma caracterstica de algum gnero: estilo, composio, forma, suporte etc. Os parnteses sugerem possibilidades de incluso de outros traos/gneros na composio de um gnero hbrido12. O elemento Propsito do gnero C quase sempre aparecer, em virtude de ele ser o trao privilegiado na definio de um gnero, conforme defendem Askehave e Swales (2001); por conseguinte, o resultado dessa mistura tende a ser o gnero C. Entretanto, simbolizamos com asterisco a possibilidade de no ser o propsito comunicativo o trao definidor. Marcuschi (2002) traz o exemplo que nos mostra isso, j que, no caso do artigo de opinio em forma de poema, o suporte impera.
At mesmo se fosse publicado na mesma mdia, mas em outra seo do jornal, provavelmente haveria certo estranhamento por parte dos leitores, em virtude de no haver elementos lingusticos que indiquem se tratar de um artigo. 12 Em Lima-Neto (2009), foram encontrados exemplares hbridos que trazem resqucios de trs gneros.
11

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

285

Ao que parece, o fenmeno da intergenericidade diz respeito somente a algumas questes prprias de um determinado gnero, a saber, a construo composicional, o estilo, o contedo temtico, o propsito comunicativo e o suporte. Entendemos que haver intergenericidade quando for possvel enxergar, num mesmo enunciado, traos de pelo menos dois gneros, e um deles prevalecer para a sua identificao. Geralmente esse trao o propsito comunicativo. Suspeitamos que, por ser um enunciado hbrido e fabricado, o produtor tem a inteno de inovar, chamando a ateno do leitor de forma que este consiga recuperar traos dos dois gneros. Mas, por sua competncia metagenrica, ele reconhecer o trao que se destacar para identificar o gnero, da o fato de, antes de tudo, o gnero ser um constructo sociocognitivo. Mesmo assim, a mescla por intergenericidade prototpica apenas um dos tipos de mesclas possveis. 3.1 DA MESCLA POR GNEROS CASUALMENTE OCORRENTES Na mescla por intergenericidade prototpica, como vimos, os traos de gneros distintos se fundem, num mesmo espao enunciativo, e um deles se destaca para identificao do gnero. Uma mistura de outra natureza tambm ocorre de forma mais comum do que se imagina (ver figura 3 a seguir). Paiva (2009) reivindica o estatuto genrico do infogrfico, que pode ter duas naturezas: a de carter jornalstico, que utilizado para complementar a informao veiculada em uma notcia ou reportagem e geralmente explica um fato trazido nesses textos com o propsito de explicar como ele funciona, como aconteceu ou age (PAIVA, 2009, p. 4); e a de carter didtico, pois possui carter didtico, ao apresentar-se sem o acompanhamento de uma reportagem ou notcia.

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

286

Figura 3: Mescla por gneros casualmente ocorrentes:

Fonte: Superinteressante, n. 279 (p. 72-73).

Analisando a figura 3, deparamo-nos com um infogrfico que faz parte da reportagem Turismo Espacial13, da revista Superinteressante. Esta revista traz curiosidades culturais e cientficas e voltada para um pblico mais jovem. Na matria em destaque, o tema so voos comerciais para o espao, que esto ficando mais fceis de acontecer em funo do uso de uma espaonave mais econmica que os foguetes. V-se, pelas setas em destaque, que h um infogrfico inserido na reportagem, e ele, naturalmente, auxilia nas informaes trazidas pela reportagem, esta apenas em materialidade verbal. Se considerarmos a reportagem um gnero j estabilizado no campo jornalstico, e o infogrfico um outro gnero, conforme atesta Paiva (2009), estamos diante de uma configurao hbrida, a qual chamamos de mescla por gneros casualmente ocorrentes.
A matria tem seis pginas, das quais s recortamos duas, que atende aos propsitos deste trabalho. O ttulo da matria, na revista, se encontra nas duas pginas anteriores..
13

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

287

No faz parte da estrutura do gnero reportagem compor-se de um infogrfico sempre, embora isso possa acontecer, naturalmente. Ao que tudo indica, o infogrfico est a servio da reportagem, pois ela parece ter uma hierarquia sobre os demais gneros que poderiam compor essa mescla. Se ela for retirada, o infogrfico, pelo menos o que est em tela, pouco dir, at porque esta a sua natureza: complementar e ilustrar as informaes trazidas na reportagem14. Em contrapartida, a reportagem sobrevive ausncia do infogrfico, embora claramente com menos informaes didticas. Independentemente disto, outra caracterstica que serve para diferenciar os dois tipos de mistura que esta se configura por unir dois gneros (ou mais) que podem ter bem delimitadas as suas fronteiras estruturais, de forma que um no ocupe o espao do outro. Kress e van Leuween (2006) trazem a categoria de framing, estudada na macrofuno composicional, para atestar esse fato: a disposio de informaes nesta configurao hbrida aparece demarcada por elementos multimodais, como a presena de imagens que so explicadas por pequenos textos iniciados por uma numerao que vai de 1 a 6 dispostos pela pgina de forma que fique clara a relao entre materialidade verbal/imagtica. Alm disso, na segunda pgina da figura 3, a cor de fundo tambm alterada para preto, o que tambm demonstra tal enquadramento. Alm disso, possvel atestar que um gnero se utiliza do outro para atingir um determinado propsito no caso, ambos tm o intuito de deixar informar o leitor. Diferentemente do que ocorre na mescla por intergenericidade prototpica, que funde caractersticas de dois gneros, neste exemplo, a reportagem se utiliza do infogrfico, sendo que cada gnero tem o seu espao reservado, pois a natureza multimodal do infogrfico facilita a compreenso do leitor. Alheio a estas duas mesclas, uma outra merece ser discutida.

Saliente-se o fato de existirem infogrficos mais autnomos, muito utilizados na prpria Revista Superinteressante. Da um dos bons argumentos para Paiva (2009) reivindicar o estatuto genrico do infogrfico.
14

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

288

3.2 MESCLA POR GNEROS INTERCALADOS O ltimo tipo de mescla que trazemos para discusso neste trabalho parte do conceito de reelaborao, de Bakhtin (2006). Para este autor, os gneros (geralmente) secundrios absorvem primrios, os quais perdem algumas de suas caractersticas originais e passam a existir em funo do secundrio, mais complexo. No caso, o exemplo de Bakhtin foi o romance (secundrio), objeto de sua anlise, que tinha como caracterstica bastante comum absorver outros gneros, como a carta e a conversa cotidiana. Ento, a simples presena de um gnero em outro j constitui uma mescla, pois, do ponto de vista da recepo, o leitor identificar outro gnero, mas saber que ele no cumpre, ali, seus objetivos prprios, mas, sim, os do gnero onde est inserido. Mas resumir a interpretao desse tipo de relao entre gneros a apenas esse aspecto no contemplar a natureza do fenmeno formativo de determinados gneros. Por essa razo, julgamos relevante uma anlise mais acurada por meio da qual possamos chegar ao entendimento da natureza dessa mistura genrica. Retornando ao exemplo dado por Bakhtin em sua Esttica da criao verbal, quando uma carta compe um romance, ela perde suas caractersticas naturais e ganha traos do gnero e do campo que a absorveram. Se investigarmos isso sob o ponto de vista do leitor do romance, a hiptese de que ele conseguir identificar o gnero transmutante (aquele que absorve outro gnero) e distingui-lo do transmutado (o gnero absorvido) seria, no mnimo, passvel de sustentao15. A anlise, possivelmente, revelaria que, embora o leitor soubesse que, no romance, a carta perde suas caractersticas prprias e s passa a existir em funo da realidade desse gnero secundrio, a carta consegue, ao mesmo tempo, conservar seus traos naturais e ser um componente do romance. Entretanto, conforme mostrou Zavam (2009), se o mesmo objeto de estudo for investigado sob a enunciao das

Transmutante e transmutado so categorias relacionadas ao fenmeno da transmutao de gneros sugeridas por Arajo (2006), ao analisar a constelao dos gneros chats.
15

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

289

personagens da obra16, aquela carta um gnero genuno e pode, por exemplo, ter sido enviada ou produzida por algum personagem do romance. Em sntese, a carta tem, ontologicamente, o status de gnero e est imersa num outro, o romance, mas este no traz, em todos os seus exemplares, cartas como se fizessem parte de sua estrutura. Esta absoro faz parte da natureza do gnero romance, profundamente malevel e passvel de receber outros gneros, mas no podemos afirmar, por exemplo, que todos os romances tm cartas em sua composio. Isso em muito se assemelha mescla por gneros casualmente ocorrentes, mas, se nos lembrarmos de determinados romances que foram escritos somente com base em cartas, como Os sofrimentos do jovem Werther17, veremos que, sem elas, o romance no existiria. O que queremos dizer que, diferentemente da mescla por gneros casualmente ocorrentes, que no obriga necessariamente a vinculao entre dois gneros, este tipo de mescla exige. Alm disso, possvel enxergar, nessa constituio hbrida, gneros que esto sob cenas enunciativas diferentes. Drcula (STOKER, 2007) tambm um bom exemplo desse tipo de romance. Esta obra, por exemplo, um romance constitudo por dirios, cartas e relatos, como se pode ver destacado na figura 4, que traz o seu ndice. Aqui detectamos trs gneros (dirio, relato e carta) como constituintes de um gnero maior (o romance), com a diferena de que este no traz aqueles trs gneros como parte de sua organizao retrica, mas to somente um grande potencial de absorv-los sem danos para a sua estrutura e para a recepo do leitor. Naturalmente esses trs gneros so reelaborados, perdem suas caractersticas peculiares dos campos de onde procederam e passam a constituir o romance, neste caso, eminentemente hbrido. Entretanto, se ajustarmos a lupa com o foco para a enunciao das personagens, carta, dirio e relatos sero considerados ainda gneros do campo do cotidiano, s que o cotidiano dos personagens (ZAVAM, 2009, p. 53). No estamos assumindo aqui
Aprofundar uma anlise dessa natureza, entretanto, seria entrar no campo literrio e se distanciar do campo lingustico. 17 A obra de Goethe o romance que marca o incio do Romantismo alemo e construdo com base em cartas enviadas por Werther, o heri, a Guilherme, o leitor.
16

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

290

uma perspectiva de anlise literria, mas to somente o fato de que o gnero romance, por sua constituio complexa e extremamente malevel, pode comportar outros gneros que circulam socialmente e so reconhecidos por uma determinada comunidade em sua organizao retrica.
Figura 4 ndice do romance Drcula:

Fonte: Stoker (2007).

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

291

A natureza do romance Drcula, por exemplo, implica dois fatores que devem ser levados em considerao pela Anlise de Gneros: o primeiro o fato de que um leitor que tenha um bom conhecimento de mundo reconhecer outros gneros que ali se materializam como uma carta, um dirio etc. , mas ter uma atitude responsiva diferente, pois ter a conscincia de que, naquela contextualizao, a carta ou o dirio no estaro cumprindo suas funes sociais naturais, mas estaro a servio do romance. Neste caso, ele saber que o gnero est sendo utilizado por personagens da obra, ou seja, que o gnero funcionar muito bem, mas numa outra cena enunciativa o leitor ver, ento, uma carta num romance, sendo que esses gneros no esto num mesmo patamar enunciativo , logo, trata-se de uma constituio hbrida; o segundo o fato de que h a necessidade de a carta/o dirio precisarem aparecer na ntegra, simulando a sua real funo social. Neste sentido, h obrigatoriedade da presena desses gneros. Caso Os sofrimentos do jovem Werther e Drcula tivessem sido construdos em formas de narrativas tradicionais, naturalmente no haveria misturas genricas. A necessria presena de dois (ou mais) gneros em um outro j diferencia este tipo de mescla da anterior, que se caracteriza por no ter essa obrigatoriedade para que o sentido seja construdo. Na mescla por gneros casualmente ocorrentes, a retirada do infogrfico, por exemplo, no mximo diminuiria as informaes da reportagem, mas esta no deixaria de existir. J na mescla por gneros intercalados, em no havendo cartas, dirios etc. em sua composio original, o romance que no existiria ou existiria, mas formatado diferentemente. So preocupaes da Literatura as implicaes disso, como a anlise da obra, a recepo pelo pblico, o seu significado para a sociedade etc. Na verdade, a este tipo de mescla genrica que Koch e Elias (2006) se referem, quando trazem em sua obra a figura 5 para explicar a intergenericidade.

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

292

O anncio, assim como o romance, tem uma constituio bastante malevel, tanto que seria redutor tentar expressar uma organizao retrica. Ele tambm pode se constituir por mesclas, que o que se observa na figura 5.
Figura 5 Mescla por gneros intercalados:

Fonte: Koch e Elias (2006, p. 116).

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

293

Vemos neste exemplo um anncio de feira de automveis, construdo com o uso de um telegrama de um funcionrio (Pedro) a seu chefe. Aqui reside a distino desta mescla em relao s outras: o leitor da Folha de S. Paulo no levaria em considerao a funo social do telegrama, pois este est imerso no anncio. Logo, no faz parte da enunciao do leitor, embora ele o reconhea como um outro gnero, utilizado em outras circunstncias comunicativas. Se observarmos a enunciao dos interlocutores, o telegrama ser considerado um gnero do cotidiano, ou seja, o enunciador do telegrama Pedro efetivamente comunicou ao seu superior, por meio do gnero telegrama, um afastamento por poucos dias. Entretanto, considerar a enunciao dos interlocutores nos obrigaria a acionar dispositivos de uma anlise menos lingustica do gnero textual e, talvez, mais prxima dos interesses de uma anlise literria. O nosso interesse, portanto, no a anlise do que poderiam pensar os enunciadores do gnero transmutado, sujeitos fictcios, mas a recepo do coenunciador do gnero transmutante, o leitor do anncio, neste caso, usurio do gnero, o qual saber que se trata de uma imitao de toda uma funo social exercida pelo gnero telegrama, neste caso, redimensionada para cumprir o propsito do gnero anncio. Caso este telegrama no aparecesse da forma que est, o ttulo do anncio (V arranjando sua desculpa para no perder o Feiro Flex Fiat) tambm no seria o mesmo. Como enunciadores do gnero anncio, os diretores de arte e os redatores teriam de encontrar uma outra forma de promover o Feiro Fiat Flex. Considerando as trs formas de mesclar gneros elencadas por ns, h diferenas entre a mescla por gneros intercalados e a intergenericidade prototpica porque, nesta, caractersticas de dois gneros (forma, funo, suporte, estilo, propsito etc.) so amalgamadas, no sendo possvel delimitar as fronteiras de cada um. Na salincia de uma dessas caractersticas, h a definio do gnero. J quanto mescla por gneros casualmente ocorrentes, os padres de gneros estrutura, contedo, estilo, propsito so facilmente identificveis, de forma que um no ocupa o espao do outro, trao que se aproxima da mescla por gneros intercalados, no fosse o fato de, nesta, ltima, a relao
NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

294

existente entre os gneros ser de outra natureza: o telegrama faz parte do anncio, mas no necessariamente complementa as informaes dele originalmente, o telegrama tem outros propsitos, alheios promoo de um produto, e eles foram redimensionados para outro objetivo , como ocorre com o infogrfico. Os propsitos comunicativos dos gneros na mescla em anlise so diferentes (o telegrama informa; o anncio vende), ao passo que a relao entre a reportagem e o infogrfico mais simbitica: um complementa o outro, e ambos voltam os seus propsitos para informar/explicar um fato. Alm disso, se os gneros forem vistos sob enunciaes distintas (a do leitor e a dos enunciadores), tambm teremos interpretaes variadas. Para o leitor, o telegrama, embora seja reconhecido, no cumpre o seu papel, pois no est sendo utilizado na funo social para a qual foi preparado. apenas parte (obrigatria) deste anncio em especfico. 4 DAS CONSIDERAES (SEMI)FINAIS O que buscamos mostrar com essa anlise que o que a literatura especializada chama de intergenericidade deve ser repensado por dois motivos: em primeiro lugar, numa mescla de gneros desta natureza, no entram em jogo apenas dois traos genricos, a saber, a forma e o propsito, mas, muitas vezes, estilo, suporte, contedo etc.; em segundo lugar, o que tem se apresentado como intergenericidade na literatura terica sobre o assunto no tem dado conta das variadas formas de mesclar gneros na sociedade, algo comum no cotidiano dos usurios da lngua. Por isto, sugerimos distinguir tipos de mesclas, embora sejamos conscientes de que a nomenclatura que utilizamos talvez no seja fiel ao fenmeno. importante que fique claro que esta categorizao no esgota os tipos de mesclas genricas. Em Lima-Neto (2009), por exemplo, foi encontrada uma outra mescla, denominada Mescla por gneros coocorrentes, mas foi definido com dados do meio digital, ocasio, o universo da pesquisa, que muito difere do que acontece na mdia impressa. provvel, inclusive, que mesclas outras ainda apaream na
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

295

hipertextualidade digital, pois a web, no nosso entender, o espao das misturas por excelncia: l se cruzam domnios discursivos (a partir do momento em que se encontra qualquer coisa de qualquer rea do conhecimento), de semioses (som, imagem e escrita coocorrem, exigindo mais cognitivamente dos usurios), de comunidades ( s verificar sites de relacionamento, como o Facebook, ou sites que propiciam listas de discusso, como o Yahoo!, onde milhes de pessoas das mais variadas procedncias convivem e discutem os mais variados temas) e principalmente de culturas. natural que isso se reflita nas prticas de linguagem. Mas isto assunto para outros estudos. REFERNCIAS
ARAJO, J. C. Os chats: uma constelao de gneros na internet. 2006. 341 f. Tese (Doutorado em Lingustica) Programa de Ps-graduao em Lingustica, Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 2006. ASKHAVE, I.; SWALES, J. M. Genre identification and communicative purpose: a problem and a possible solution. Applied Linguistics, Oxford (UK), v. 22, n. 2, p. 195-212, 2001. BAKHTIN, M. Problemas da potica de Dostoivski. Rio de Janeiro: Ed. Forense-Universitria, [1929] 2005. ______. Os gneros do discurso. In: ______. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, [1953] 2006. BHATIA, V. K. Analysing genre: language use in professional settings. London: Longman, 1993. CAVALCANTE, M. M. Intertextualidades: critrios classificatrios. In: ENCONTRO LINGUSTICO E LITERRIO DO MESTRADO EM LETRAS & I ENCONTRO REGIONAL DO ENMEL, 2., 2007, Teresina. Anais... Teresina: UFPI, 2007. FIX, U. O cnone e a dissoluo do cnone. A intertextualidade tipolgica um recurso estilstico ps-moderno? Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 14, n. 1., p. 261-281, jan./jun. 2006. GEERTZ, C. Mistura de gneros: a reconfigurao do pensamento social. In: ______. O saber local. 3. ed. Editora Vozes: Petrpolis, 1983.
NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

296

HANKS, W. F. Texto e textualidade. In: BENTES, A. C.; REZENDE, R. C.; MACHADO, M. A. R. (Orgs.). Lngua como prtica social: das relaes entre lngua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. So Paulo: Cortez, 2008, p. 118-168. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2006. KOCH, I. V.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: dilogos possveis. So Paulo: Cortez, 2007. KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2 ed. London; New York: Longman, [1996] 2006. LIMA-NETO, V. Mesclas de gneros no Orkut: o caso do scrap. 2009. 213 f. Dissertao (Mestrado em Lingustica) Programa de ps-graduao em Lingustica, Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 2009. MARCUSCHI, L. A. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36. ______. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. Rio de Janeiro: Parbola Editorial, 2008. PAGANO, A. S. Gneros hbridos. In: MAGALHES, C. (Org.). Reflexes sobre a Anlise Crtica do Discurso. Estudos Lingsticos. v. 2. Belo Horizonte: POSLING-UFMG, 2001. p. 83-103. SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. ______. Re-thinking genre: another look at a discourse community effects. In: Re-Thinking Genre Colloquium. Ottawa, Carleton University, 1992. PAIVA, F. A. A leitura de gnero textual multimodal: a hipertextualidade do infogrfico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. 6., 2009, Joo Pessoa. Anais... Joo Pessoa: UFPB, 2009. v. 1. p. 3666-3674. STOKER, B. Drcula. So Paulo: Martin Claret, 2007. ZAVAM, A. Por uma abordagem diacrnica dos gneros do discurso luz da concepo de tradio discursiva: um estudo com editoriais de jornal. 2009. 420 f. Tese (Doutorado em Lingustica) Programa de Ps-graduao em Lingustica, Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 2009.

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012

297

Recebido em: 08/08/11. Aprovado em 21/04/12.


Title: Revisiting the concept of intergenericity Authors: Vicente de Lima-Neto; Jlio Csar Arajo Abstract: This paper aims to revisit the intergenericity, a concept that deals with genre mixture. Based on Bakhtin's reflections (2006 [1953]) on reelaboration and genre mixture, we seek arguments to support the thesis that the concept of intergenericity, as it has been proposed by Text Linguistics, does not account for all the different forms of text in which genres are mixed. We propose three different types of genre mixture: the prototype intergenericity mixture, characterized by the fusion of traces of, at least, two genres; the casually occurring genre mixture; that consists of genres that do not necessarily combine, but that coexists in a symbiotic relationship, considering a common communicative purpose; and the interspersed genre mixture, which involves genres that can belong to different enunciative scenes. Keywords: Genres. Intergenericity. Genre mixture. Ttulo: Por una rediscusin del concepto de intergenericidad Autores:Vicente de Lima-Neto; Jlio Csar Arajo Resumen: Este ensayo tiene como objetivo rediscutir la intergenericidad, concepto que estudia las mezclas de gneros. Con base en las reflexiones de Bakhtin (2006 [1953]) sobre reelaboraciones y mezclas de gneros, buscamos argumentos que sostengan la tesis de que el concepto de intergenericidad, tal cual viene siendo propuesto por la Lingstica de Texto, no contempla todas las diferentes formas de manifestacin textual en que se mezclan gneros. Proponemos tres tipos de mezclas genricas distintas: la mezcla por intergenericidad prototpica, caracterizada por la fusin de trazos de por lo menos dos gneros; la mezcla por gneros casualmente ocurrentes; constituida por gneros que no necesariamente se funden, mas que coexisten en una relacin simbitica, volcada para un propsito comunicativo comn; y la mezcla por gneros intercalados, que envuelve gneros que pueden pertenecer a escenas enunciativas distintas. Palabras-clave: Gneros. Intergenericidad. Mezcla de gneros.

NETO; ARAJO Por uma rediscusso do conceito de intergenericidade

Das könnte Ihnen auch gefallen