Sie sind auf Seite 1von 103

AutoCAD para Desenho Arquitetnico

Verso 2008

Professor Araken Patusca Linhares


Agosto de 2008

1. Conhecendo a rea de trabalho:


A rea de trabalho do Auto CAD composta por cinco Itens, dentre eles as Barras de Ferramentas, Barra de Menus, Linha de Comando, Barra de Status, o local onde efetivamente se desenha denominado rea Grfica:

A- Barra de Menus: File / Edit / View / Insert / Format / Tools / Draw / Dimension / Modify / Windows / Help, onde podemos encontrar todos os comandos e opes para configurao do AutoCAD. B- Barra de ferramentas: Grupo de ferramentas organizadas de acordo com sua funo. Ao passar com o cursor sobre uma ferramenta aparecer seu nome o que facilita a identificao de cada ferramenta. Nestas Barra de Ferramentas encontramos as funes mais usadas do AutoCAD. C- Linha de Comando: Local de interao do usurio com o programa. Na linha de comando digitamos o comando que desejamos usar atravs do teclado. Conforme a prtica recomenda-se dar preferncia ao uso do teclado ao invs dos cones, o que proporciona mais rapidez e agilidade alm de economia de espao do monitor. Por ser to importante usaremos a Linha de comando em todo o curso. D- Barra de status: Situa-se abaixo da Linha de Comando e tem a funo de mostrar algumas caractersticas de performance do cursor, por exemplo, se o cursor est em modo Ortogonal ou no. E- rea grfica: rea onde so feitos os desenhos em 20 e 3D.

2. Organizao das Barra de Ferramentas mais usadas


O AutoCAD possui uma imensa variedade de ferramentas das quais s vamos usar as que nos interessam. a. Para selecionarmos as ferramentas necessrias siga a instruo da figura ao lado. Feito isso aparecer um menu com todas Barra de Ferramentas de ferramentas disponveis. b. Verifique se as Barra de Ferramentas a seguir esto marcadas, se no estiverem marque-as clicando sobre as mesmas: Draw / Layers / Modify / Properties / Standard. c. Se outra opo estiver marcada retire seu visto, clicando sobre ela. Assim ficamos com cinco barras ativadas na rea de trabalho.

3. Unidades de medidas
As unidades de medida so muito importantes no desenho, pois so elas que do origem aos elementos. No AutoCAD, todas as medidas que so informadas so admitidas em Metros, ou seja, se digitarmos 1, isto significa 1.00 m, se digitarmos 0.30 significa 30 cm e assim por diante. Algumas pessoas preferem utilizar o padro como 1 cm o que far com que o desenho aumente 100 vezes o tamanho. Esta conveno no errada, mas, recomenda-se utilizar o padro em metros e no em centmetros, pois, a maioria dos usurios do AutoCAD utiliza o metro como medida. Isto evita tambm que outros programas compatveis com o AutoCAD, ao importar um arquivo, interpretem as medidas em tamanhos 100 vezes maiores. Para configurar as unidades de medidas, de comprimento e ngulo ser usado o Sistema Decimal. Para configur-Ias faa o seguinte: a. D um clique no menu Format, e em seguida, na opo Units. b. Configure a janela Units de acordo com o que pedido na figura abaixo:

Clique sobre este campo e escolha a opo Decimal.

Clique aqui e escolha a opo Decimal Degrees.

Clique aqui e escolha a opo duas casas aps a vrgula.

Clique aqui e escolha a opo duas casas aps a vrgula.

Depois de terminado clique em OK para concluir.

4. Configurao do mouse
No AutoCAD utilizaremos o mouse com os dois botes. Esta tcnica imprescindvel para obtermos rapidez no desenho. As funes de cada boto so: Boto esquerdo: utilizado para desenhar, ou seja, deslocar o cursar sobre a tela grfica e mostrar os pontos desejados no desenho Boto direito: utilizado como substituto do ENTER do teclado, tornando mais fcil e rpido o desenho. Portanto, ele desempenha funes como: entrada de comandos, confirmao de dados e concluso dos comandos.

a. D um clique no menu Tools e escolha Options. . b. Clique na guia User Preferences. c. Feito isso, siga as instrues da figura na prxima pgina:

Verifique se existe um ", se no tiver, coloque

Clique ento sobre o boto indicado

Clique sobre esta opo

Clique sobre esta opo

Clique ento sobre o boto indicado

Clique sobre esta opo

Clique no boto Apply & Close novamente para sair do Options.

5. Formatando a rea de Desenho


Podemos formatar as cores da rea de trabalho, o tamanho e cores do cursor, forma e local para salvar arquivos,

1 passo

2 passo

3 passo

4 passo

5 passo
Siga a seqncia de escolhas e no passo 5 escolha a cor desejada para a rea de trabalho.

6 passo

6. Abrindo e visualizando um projeto


Qualquer arquivo feito no AutoCAD ter a extenso dwg. Vamos abrir um arquivo como exemplo para conhecermos o aspecto de um desenho feito no AutoCAD. a. Abra no internet explorer o link: http://groups.google.com.br/group/prof-araken, entre em Arquivos e selecione Atividade 1.dwg b. Ao abrir o arquivo voc ver um desenho, em planta. Vamos chegar mais perto da Planta. c. Para isso usaremos uma ferramenta que se encontra na paleta Zoom.

d. Procure pela ferramenta Zoom Window, e quando acha-Ia clique sobre ela. Em caso de dvidas observe a figura abaixo:
Clique aqui esta opo

Abra o tamanho da janela como deseja e clique de novo

e. Para retornar a ao zoom anterior selecione a ferramenta Zoom Previous

f.

Para diminuir o zoom clique sobre a ferramenta Zoom Realtime. Clique em qualquer ponto da tela e, sem soltar, arraste o cursor para baixo. Note que para baixo diminui o zoom e para cima aumenta o zoom. Com um clique em qualquer ponto da tela e, sem soltar arraste o cursor para cima. Perceba que para cima o zoom aumenta.
Esta a "rodinha" Roling Scrooll

g. Observe em seu mouse se existe uma "rodinha" entre os botes esquerdo e direito. h. Rode esta rodinha para cima e para baixo, e perceba que ela tem a mesma funo do clique, s que bem mais acessvel. i. Pressionado a tecla ESC voc cancela qualquer comando no Auto CAD. Para certificar-se de que no h nenhum comando em uso a Linha de Comando deve apresentar somente a mensagem Comando

7. Localizando-se na rea de trabalho


muito comum quando estamos trabalhando com as ferramentas da paleta Zoom no nos localizarmos, ento se por algum momento voc se perder no desenho e no souber localizar-se faa o seguinte: Clique e segure sobre a ferramenta Zoom Window e escolha a ltima opo Zoom Extents para visualizar o desenho por inteiro retomando ao zoom inicial quando o arquivo foi aberto. Observe a figura a seguir:

Clique neste local, sem soltar o boto

do mouse

Arraste at a opo Zoom Extents, ento solte o boto do mouse

8. Identificando Objetos
A organizao em um desenho feito no AutoCAD imprescindvel para que possamos identificar e isolar diferentes tipos de objetos, como "Parede", "Cotas", "Mobilirio", etc. Esta organizao feita atravs de LAYERS. Funcionam como transparncias sobrepostas. Quando juntamos todas as transparncias o desenho aparece por completo e quando for conveniente podemos tirar, por exemplo, a transparncia do "mobilirio" assim, teremos o desenho sem o mobilirio.

9. Criando Layers

1 passo

2 passo 3 passo 4 passo

Ao criar o novo Layer, d um nome a ele. Clic em cima da cor e escolha uma cor para identific-lo.

1 passo

2 passo

3 passo

2 passo

10. Identificando Layers


a. D um dique na ferramenta Zoom Previous que se encontra na barra de Ferramentas Zoom. b. Localize qualquer linha verde e clique sobre a mesma. Caso clique em alguma outra linha pressione a tecla ESC e tente novamente. c. Observe que na Lista de LAYERS, aparece o nome Cota. Significa que esta linha que acabamos de clicar representa uma cota da planta.

d. Pressione a tecla Esc para retirar a seleo da linha.

11. Trabalhando com as facilidades dos Layers.


Conclumos que o desenho est organizado em camadas chamadas LAYERS, que so teis na organizao e entendimento do desenho. Assim, podemos visualizar somente alguns e outros no. Vamos desligar o LAYER Parede. a. Clique no Drop Down e, em seguida, aparecer uma lista contendo todos os LAYERS criados neste desenho. b. Clique sobre o desenho da lmpada que fica esquerda do nome Parede e repare que ela se apaga. Observe a figura abaixo:

Layer Properties Manager

Clique para abrir Drop Down

Clique na lmpada Assim todas as paredes do desenho desaparecem. Esta operao muito til quando temos que isolar alguns elementos do desenho, por exemplo, quando um profissional precisa fornecer uma planta para outro, e no h necessidade de enviar o mobilirio e elementos decorativos tais como hachuras de piso etc., pois, o que interessa na realidade so os elementos construtivos como paredes, lajes, telhados, etc. Para ligar novamente o LAYER Parede, repita o procedimento anterior e clique sobre a lmpada para lig-Ia. Agora, vamos isolar somente as portas e janelas no desenho: a. Abra a Caixa de LAYERS, como j aprendemos. b. Com a janela Layer Properties Manager aberta, clique com o boto direito sobre qualquer espao em branco e ao aparecer um pequeno menu escolha a opo select all Como voc deve ter percebido isso faz com que todos os objetos sejam selecionados. c. Clique na lmpada de qualquer um deles e veja que todos sero desligados. d. Na janela que surgir dique no boto OK. e. Vamos retirar a seleo dos LAYERS, repita o procedimento da etapa dois, mas ao invs de clicar em Select All escolha a opo Clear All. f. Ligue a lmpada somente dos LAYERS Piso e Paredes e d OK.

g. Observe que aparecero na tela somente os pisos e as paredes isoladas da planta. Isto facilita quando o desenhista precisa fazer alguma modificao no desenho no havendo perigo de editar ou apagar os elementos escondidos.

12. Trabalhando com cores


Observe que ao abrirmos o projeto ele apareceu colorido. Na maioria dos programas CAD as espessuras de linha no so mostradas na tela, pois isso poderia dificultar a visualizao do desenho, ou seja, a espessura de uma linha apareceria muito grossa quando o zoom estivesse muito prximo. Por isso, ao invs de espessuras, so utilizadas cores. Cada uma das cores representa uma espessura que definida pelo usurio. Essa atribuio de espessuras ser tratada no momento da impresso. No existe nenhuma conveno padro para cores das linhas, mas no curso adotaremos alguns padres para efeito de aprendizado. Confira na tabela de cores a seguir:

No podemos desenhar uma parede, por exemplo, sem que esteja ativo o LAYER desejado, ser necessrio abrir a lista de LAYERS e clicar sobre o nome do que vamos utilizar. Ativar o LAYER nada mais que seleciona-Ia, assim, quando dizemos ativo significa que ele est em uso. Para saber qual o est ativo, olhe na lista ao lado da janela BYLAYER.

IMPORTANTE Nunca desligue um LAYER ativo, pois, qualquer linha que for feita no ser visualizada.

DICAS DO PROFESSOR
Atalhos de teclado so outra forma de acessar as ferramentas do Auto CAD. Para utilizao, basta digitar na Linha de Comando, uma ou mais letras e as ferramentas, que sero vistos no decorrer do curso, sero acessadas. Isto torna o desenho muito mais rpido do que usando o mouse, pois, perde-se um tempo considervel buscando a ferramenta desejada nas Barras de Ferramentas. Lembre-se que o seu desenho poder ser analisado por outras pessoas como Arquitetos, Engenheiros e Desenhistas, por isso, muito importante o uso de cores e camadas para que essas pessoas consigam entender o desenho de forma imediata. A espessura das canetas imprescindvel para um bom desenho arquitetnico. Ao analisar seu desenho, as pessoas sabero que voc possui boas noes e profundidade, o que deixa o desenho mais claro e apresentvel.

10

13. Iniciando um projeto.


Agora aprenderemos a construir um terreno e um muro de uma residncia a partir das medidas do lote, assim como seus respectivos recuos (limite at onde pode ser construdo dentro do terreno). Assim ser dado o passo inicial para o desenho de uma residncia atravs das medidas iniciais. No comeo vocs podero encontrar algumas dificuldades, mas, devemos nos lembrar que dificuldades foram feitas para serem superadas. Evite faltar nas aulas, pois, o projeto que iremos iniciar agora ser utilizado nas aulas seguintes. A utilizao correta das ferramentas do Auto CAD, pode abrir vrias portas em sua vida profissional. Espero que se beneficie com as aulas e saiba que estou torcendo pelo seu sucesso. Feche tudo que estiver aberto no Auto CAD, e agora vamos criar o nosso projeto a partir de um arquivo novo;

I.

Criando os primeiros Layers


Antes de iniciar o desenho, devemos sempre ter em mos, nosso padro de LAYERS para que o desenho esteja organizado desde o incio. Para isso, vamos criar um para Parede outro para Terreno e um para Muro, que sero necessrios para o que vamos fazer. a. Clique no menu em LAYER Properties Manager. b. Clique no boto New. c. Feito isso um novo LAYER adicionado lista, pronto para ser renomeado. d. Feito isso, digite Parede e pressione ENTER. Deste modo criamos um LAYER chamado Parede. e. Do mesmo modo que acabou de fazer, crie mais dois LAYERS com os nomes de Piso e Muro. Ao final teremos trs: parede, piso e muro. f. Vamos definir a cor de cada um dos LAYERS, pois, cada cor representar uma espessura quando o desenho for impresso. Por exemplo: Vermelho = 0,15 mm Azul.= 0.45 mm. Cinza = 0.25mm

g. Siga a instruo da figura na figura abaixo: Clique para selecionar cor

Clique para selecionar espessura

A cor 9 (cinza) ser definida na impresso com espessura 0.25 mm que representar a linha do reboco da Parede. h. D um clique no boto OK, e ao retomar a Caixa de LAYERS, escolha a cor 8 para o Piso. A linha de piso deve ter espessura 0.15 mm que ser atribuda cor 8. Em um projeto de arquitetura a linha de piso o elemento mais baixo da obra e por isso ele recebe uma espessura fim nos possibilitando ter uma noo de profundidade do desenho.

11

i.

Escolha a cor 2 para o LAYER Muro e clique no boto OK. Muros e muretas normalmente so representados com linhas de espessura 0.20 mm atribuda cor 2 conforme o padro estabelecido na aula anterior. Clique no boto OK para retomar a tela do AutoCAD. Agora temos os LAYERS suficientes para desenhar o permetro do terreno, que ser a prxima tarefa.

j.

II. Linha de comando


A Linha de comando uma barra de interao entre o usurio e o programa. Nela digitamos os nomes ou at mesmo os atalhos das ferramentas que queremos usar facilitando assim o manuseio com o programa e tambm a imensa ganha de tempo, pois, no temos todas as ferramentas em nossa rea de trabalho. Imagine se habilitssemos as 29 barras de ferramentas do AutoCAD, no nos sobraria espao para trabalhar com rea grfica. Por isso colocam-se na tela apenas as ferramentas mais usadas para um especifico trabalho. Para entrarmos com um novo comando no Command Line, ou seja, na Linha de comando, necessrio que nela esteja escrito a palavra "command", isso significa que no h nenhum comando ou operao carregada nela. Observe abaixo quando a Linha de comando est pronta:

III.

Configurando a Grade
Para desenhar podemos utilizar a grade como guia para os pontos do retngulo como se fosse um papel quadriculado. Vamos ver como utilizamos esta ferramenta, na linha de Comando do AutoCad, onde ocorrer a maior interao entre o usurio e o programa, ou seja, a maioria das informaes sero dadas na Linha de Comando. a. Digite GRID na linha de comando e em seguida ENTER com o boto direito do mouse. Esse comando habilita uma grade quadriculada na rea grfica, onde nela podemos moldar as medidas dos pontos para desenhar o projeto com mais facilidade. b. Precisamos definir uma grade de 1.00 X 1.00 metros. Observe que ao entrar no comando aparecem algumas opes de escolha. Para escolher uma delas digite apenas a letra que est em Maisculo da opo, mas em nosso caso no h necessidade de digitar em maisculo, j que o AutoCAD reconhece a letra tanto em maisculo como em minsculo. c. Vamos alterar o aspecto da grade, ento digite A e em seguida ENTER.

d. Digite 1.00 para o espao horizontal (X) e ENTER. e. Digite 1.00 para o espao vertical (Y) e ENTER. Repare que a grade aparece, mas ela ainda pequena. Vamos dar outro zoom para que possamos ver melhor os pontos.

12

f. D um Zoom Window sobre qualquer ponto da grande. Neste momento a nossa medida de referncia ser o GRID, ou seja, sabemos que a distncia entre 2 pontos do GRID de 1.00 metro. Para ocultar a grade podemos ir at a Barra de Status e clicar sobre o boto GRID ou ainda pressionar a tecla F7, caso deseje voltar a visualizar a grade novamente faa o mesmo e a mesma ser visualizada. g. A configurao da grade no suficiente para que o cursor caminhe exatamente sobre os pontos. Para perceber isto, movimente o cursor sobre a tela e veja que ele se movimenta livremente. Para que o cursor caminhe exatamente sobre os pontos da grade vamos configurar o SNAP. Com essa opo ativada cursor deve agarrar os pontos da grade como se fossem ims. h. Digite SNAP na Linha de Comando e d ENTER com o boto 'direito do mouse. O SNAP faz com que o cursor se movimente por pontos com distancias estipuladas pelo projetor. Para o SNAP coincidir com o GRID, vamos definir uma grade de 1.00 x 1.00 para que o cursor do mouse se movimente a cada 1.00 m encaixando exatamente sobre a grade (GRID) que foi configurado. i. Alteraremos o aspecto e a movimentao do mouse configurando o SNAP, ento digite A e d ENTER j. Digite 1.00 para o espao horizontal (X) e d ENTER. k. Digite 1.00 para o espao vertical (Y) e d ENTER. Perceba que agora o cursor somente se movimenta sobre os pontos da grade. Para desativar e liberar o cursor, na barra de Status e clique sobre o boto SNAP, ou pressione sua tecla de atalho F9. Agora podemos desenhar precisamente o terreno. Lembre-se de deixar o GRID e o SNAP ligados para a prxima tarefa.

IV. Ferramentas para Criar Objetos (Draw)


Para desenhar no Auto CAD, precisamos conhecer as ferramentas bsicas que nos auxiliam a construir, atravs de objetos, as formas que desejamos construir. Abaixo esto as ferramentas bsicas que precisamos conhecer:

Comando LINE: Este comando permite a construo de LINHAS. Comando CONSTRUCTION LINE: Este comando permite a construo de LINHAS de comprimento infinito, partindo clic inicial, at um segundo clic. Comando POLYLINE: Este comando permite a construo de DIVERSAS LINHAS com o sendo um nico objeto, partindo clic inicial, e sucessivamente at um clic final. Comando POLYGON: Este comando permite a construo de POLGONOS, de quantos lados desejarmos, partindo de uma circunferncia (inscrito ou subscrito). Comando RECTANGLE: Este comando permite a construo de RETNGULOS, a partir da dimenso. Comando ARC: Este comando permite a construo de ARCOS. Comando CIRCLE: Este comando permite a construo de CIRCUNFERNCIA, a partir do raio ou do dimetro. Comando REVISION CLOUD: Este comando permite a construo de NUVENS, para a anotao de informaes importantes no desenho. Comando ELIPSE: Este comando permite a construo de ELIPSES. Comando ELIPSE ARC: Este comando permite a construo de ARCOS DE ELIPSES. Comando INSERT E MAKE BLOCK: Este comando permite a construo de BLOCOS.

13

V. Desenhando o terreno e o muro


O desenho do terreno ser feito com o LAYER Muro. Aconselhamos voc que ao desenhar qualquer coisa. Preste sempre bastante ateno no LAYER ativo, o que aparece na segunda linha de ferramenta: (Paleta de Propriedades dos Objetos). Vamos desenhar um terreno de 28.00 X 12.00 m a. Clique na Lista de LAYERS e, dentre vrias opes clique sobre o Muro. b. Podemos desenhar usando o GRID, ou apenas utilizando as ferramentas de desenho na rea grfica. c. Na Barra de Ferramentas de Draw, procure pela ferramenta LINE ( ), clique sobre ela. Antes de comearmos, lembre-se que de um ponto a outro, temos exatamente 1m. Configuramos isso anteriormente atravs da opo Grid.

Clique no local indicado

Arraste o cursor 28m para direita e clique novamente

Perceba que conforme voc foi deslocando o mouse, um pequeno quadrado com uma indicao de quantas unidades voc se deslocou mostrado.

Arraste o cursor 12m para baixo e clique novamente

14

d. Novamente repita as operaes descritas anteriormente, para o fechamento do permetro do terreno. Se no conseguir visualizar toda a linha vertical utilize o Zoom Pan Realtime para movimentar a tela. O desenho deve estar representado com linhas amarelas que a cor definida para o LAYER Muro. e. Desligue o GRID (F7) e o SNAP (F9) para que eles no nos atrapalhem na movimentao do cursor que deve estar livre para as prximas operaes. f. D um zoom de modo que visualize todo o terreno na tela. Agora vamos fazer a espessura do muro. A espessura de uma parede ou muro pode ser definida com duas linhas paralelas. Para fazer uma linha paralela a outra, vamos utilizar um comando que est na barra de ferramenta Modify chamado Offset.

g. Antes de utilizar o comendo Offset ou qualquer outro da barra de ferramentas Modify, vamos agora conhecer os comandos de edio que constam desta barra;

Comando ERASE: Este comando permite apagar objetos desenhados. Comando COPY: Este comando permite a copiar objetos desenhados de uma referencia para outra. Comando MIRROR: Este comando permite espelhar objetos. Comando OFFSET: Este comando permite a copiar objetos com distancias solicitadas. Comando ARRAY: Este comando permite a copiar objetos construdos dentro de um padro. Comando MOVE: Este comando permite mover objetos de uma referencia a outra. Comando ROTATE: Este comando permite a rotao de objetos ou desenhos. Comando SCALE: Este comando permite a modificao da escala do desenho. Comando STRETCH: Este comando permite esticar o objeto ou desenho. Comando TRIM: Este comando permite recortar objetos do desenho. Comando EXTEND: Este comando permite estender objetos. Comando FILET: Este comando permite arredondar cantos de objetos. Comando CHANFER: Este comando permite chanfrar cantos de objetos.

h. Agora, na barra de ferramentas Modify clique na ferramenta Offset (

), observe a figura abaixo:

Ferramenta Offset.

15

O OFFSET uma das ferramentas mais usadas no AutoCAD. Ela servir para criar cpias paralelas de linhas existentes. Por exemplo, se tivssemos uma linha e quisssemos dar a ela uma espessura de 30 cm, basta apenas desenharmos a linha com a ferramenta LINE e com a ajuda da ferramenta OFFSET informar a sua espessura e o lado pra onde se deve copiar, e assim uma cpia daquela linha feita. Podemos especificar qualquer medida para a cpia da linha. Sempre que entramos na ferramenta do OFFSET nos solicitada a espessura que usaremos. a. Digite na linha de comando o valor da espessura do muro 0.15, ou seja, para definir um muro de 15 cm e d ENTER. Repare que o cursor tomou a forma de um quadrado, isso significa que algo deve ser selecionado, em nosso caso, linha que ser copiada deve ser selecionada. b. D um dique sobre a linha direita do quadrado que desenhamos para seleciona-Ia. Agora indicamos para que lado da linha que desejamos que a espessura fique. c. Leve o cursor do mouse para o lado de dentro do quadrado e d um clique. Como pode observar feita uma cpia da linha que estava selecionada. Devemos sempre fazer a linha na parte interna, pois, os recuos, so dados a partir do limite externo do terreno. d. Agora faa o mesmo com a linha que est do lado esquerdo do terreno. Lembre-se, sempre que ao fazer uma cpia da linha, devemos sempre clicar na parte interna, ou seja, em direo ao centro do desenho ou objeto. e. Faa isso na linha vertical (fundo do terreno). Deixe somente a frente do terreno sem fazer, pois, esta a entrada da casa e, portanto, no haver muro. f. D ENTER para concluir o comando. Agora preciso consertar os cantos do terreno.

g. Selecione a ferramenta Zoom Window, e d um zoom no canto superior direito como mostrado na prxima figura

Devemos corrigir todos os cantos para que o desenho fique com a representao correta de um muro. Vamos ento conhecer a ferramenta/comando Fillet. O comando/ferramenta Fillet uma ferramenta utilizada para corrigir os cantos de duas linhas que se cruzam, e tambm para fazer curvas entre duas linhas paralelas, como por exemplo, a curva de uma esquina ou um canto arredondado de uma mesa. Portanto devemos informar qual o raio curva entre as linhas. f. Clique na ferramenta Fillet ( ), que se encontra na barra de ferramentas Modify. Esta opo serve para configurarmos o tamanho do raio entre duas linhas perpendiculares, tecle R para solicitar raio, e em seguida aparecer na Linha de Comando aparece outro valor <0.0000, aceite dando ENTER, pois no existir curva. A mensagem Select first object aparecer para selecionar as linhas que desejamos consertar. Para o comando Fillet no h a necessidade de dar o ENTER no final, pois, ele conclui automaticamente a operao. O canto foi corrigido com preciso, e isto nos d uma noo melhor do muro. g. Com a ajuda da ferramenta Zoom Window, visualize os outros cantos do muro, e com a ferramenta Fillet, repita os mesmos passos neste canto do muro.

16

h. Agora devemos desenhar os recuos da casa para definir o permetro das paredes. Para o tal vamos utilizar a ferramenta OFFSET ( ), que se encontra na barra de ferramentas Modify, digite na linha de comando digite 5.00m e em seguida ENTER. i. Agora preciso clicar na linha que se deseja copiar, levar o cursor do mouse um pouco para o lado que se deseja copiar, neste caso, o de dentro, em seguida outro clique. Repita as operaes at ter todos os recuos desenhados. Siga as medidas indicadas abaixo.

5.00

1.35

2.45

7.35

j.

Utilizando novamente o comando Fillet, corrija os cantos.

k. Com os recuos do terreno desenhados, use o comando OFFSET ( externas da casa.

) para desenhar as paredes

17

l.

Salve seu desenho na sua rea de login com o nome de seu nmero de RGM ou RA, pois, ainda vamos us-lo mais vezes.

m. Entre em Tools, escolha Options, e em prepare seu AutoCAD para salvar seu projeto a cada 5 minutos, assim, caso acontea qualquer coisa com seu PC, voc s perder no mximo 4min e 59seg de trabalho.

DICAS DO PROFESSOR
Cada cidade possui suas leis quanto ao afastamento da obra em relao aos limites do terreno. Assim, ao iniciar um projeto de qualquer espcie (Residncia, Comercial, etc.) verifique as restries da cidade na qual o projeto ser construdo, para que no haja transtornos e grandes modificaes no desenho, pois, uma diferena de 1 ou 2 metros podem causar grandes modificaes no projeto. Ao iniciar um desenho, comece sempre pelo terreno e pelos recuos de modo a limitar a rea til, ou seja, o espao que realmente poder ser ocupado pelo projeto. Procure sempre desenhar partindo do geral para o detalhe, isto , nunca comece o desenho pela janela do quarto, mas sim pelas paredes externas da casa. Facilite sua vida: Crie um arquivo em branco contendo todas as configuraes iniciais vistas. Deixe seu arquivo pronto para quando iniciar um novo projeto salvando-o com o nome do cliente, por exemplo. Crie os seguintes elementos neste arquivo de modo a no precisar faz-Ios toda vez que iniciar um desenho: LAYERS mais usados bem como suas cores; Estilo de Texto; Estilo de Cotas. A espessura das canetas. Etc.

18

14. Desenhando as paredes internas.


O comando OFFSET utilizado para criar cpias paralelas a partir de linhas existentes no desenho informando a distncia entre as linhas paralelas, esteja sempre atento Linha de Comando para saber o que est acontecendo, e o que o AutoCAD est, pedindo, lembre-se que o AutoCAD est sempre pronto pra ajud-Io, atravs da Linha de Comando, portanto, converse com ele. O comando Fillet utilizado para corrigir os cantos entre linhas que se atravessam, ou entre linhas que no se encontram. Ao solicitar o comando Fillet verifique sempre o valor do raio para que no sejam criadas curvas indesejadas. Estes comandos so os mais utilizados do AutoCAD. a. Toda conexo de parede deve ser ajustada, ou seja, no podendo existir linhas atravessadas para fora ou para dentro da parede. Observe a figura abaixo para um melhor entendimento:

b. Abra o seu arquivo, salvo com seu nmero de RGM ou RA, que se encontra dentro da sua pasta na rede. c. Desenhe as paredes internas de acordo com as medidas solicitadas no desenho da prxima pagina, utilizando a ferramentas OFFSET.

19

20

d. Selecione a ferramenta TRIM ( comando TR).

) e d ENTER. (Se preferir utilize tambm no Command Line o

e. Selecione as barreiras de corte que no caso sero as duas linhas horizontais que atravessam a linha a ser cortada.

Clique em cima da linha que deseja aparar

f. Depois d ESC para sair do comando, confirmando assim o corte das barreiras. g. Repita o mesmo procedimento para os outros cantos. Utilize a barra de rolagem vertical para deslizar a tela para baixo at encontrar este canto.

15. Preciso do cursor


De agora em diante, a preciso do cursor ser imprescindvel para algumas operaes, como, ancorar em uma posio de um objeto, exemplo, clicar no centro, quadrante ou tangente de um crculo, no centro de uma reta, interseco entre linhas, etc. Para isso usa-se a ferramenta OSNAP localizado na Barra de Status, bastando clicar em seu boto para ativar e desativar esta opo ou atravs de sua tecla de funo no teclado (F3). Primeiramente vamos conhecer os tipos de preciso que iremos necessitar.

Com o boto direito clique sobre o boto OSNAP


'

a. Na barra de status, clique com o boto da direita do mouse, e escolha a opo Settings. Com isso, uma caixa de dilogo com vrias opes aparece, nela podemos escolher vrios tipos de preciso conforme a necessidade. b. Deixe marcadas as opes ENDPOINT, MIDPOINT CENTER, QUADRANTE, PERPENDICULAR, TANGENTE e INTERSECTION. Para isso, clique na caixa de escolha que se encontra ao lado de cada uma das opes.

21

c. Desmarque todas as outras opes que estiverem marcadas e depois clique no boto OK. Estas Sero as opes mais usadas nos seus desenhos. As demais sero usadas somente em momentos mais especficos.

O ENDPOINT faz o cursor ancorar na extremidade de uma linha.

O CENTER faz o cursor agarrar no centro do crculo.

O INTERSECTION faz o cursor agarrar na interseco entre linhas.

Agora, todas as vezes que desejar desenha um objeto, este poder partir sempre ancorando, precisamente, sobre uma extremidade de linha ou no centro de um circulo ou numa interseco de linhas, de um quadrante, tangente etc.

22

16. Modo de seleo


Se a seleo de objetos for feita em uma janela aberta da esquerda para direita, como no exemplo abaixo, somente sero selecionados os objetos que estejam totalmente dentro da janela aberta, como no exemplo:
Clique, segure arraste e solte

Objetos selecionados

Se ao invs de abrir uma janela da esquerda para a direita, como no exemplo acima, for aberta uma janela da direita para esquerda, ento, todos os objetos que estive apenas um pedao dentro da janela, sero selecionados, como no exemplo:
Clique, segure arraste e solte

Objetos selecionados

DICAS DO PROFESSOR
Ao iniciar um desenho, comece sempre pelo terreno e pelos recuos de modo a limitar a rea til, ou seja, o espao que realmente poder ser ocupado pelo projeto. Procure sempre desenhar partindo do geral para o detalhe, isto , nunca comece o desenho pela janela do quarto, mas sim pelas paredes externas da casa. Facilite sua vida: Crie um arquivo em branco contendo todas as configuraes iniciais vistas. Deixe seu arquivo pronto para quando iniciar um novo projeto salvando-o com o nome do cliente, por exemplo. Crie os seguintes elementos neste arquivo de modo a no precisar faz-Ios toda vez que iniciar um desenho: LAYERS mais usados bem como suas cores; Estilo de Texto; Estilo de Cotas. A espessura das canetas. Etc.

23

17. Desenhando paredes internas


O desenho de paredes internas ser sempre baseado em paredes existentes. Assim vamos utilizar o comando OFFSET para pedir uma distncia em relao outra parede. Vamos ento fazer uma cpia paralela da linha interna da divisa do terreno. 1. Selecione a ferramenta OFFSET, ou digite O na linha de comando e de ENTER. Se preferir, utilize o atalho atravs do teclado. Digite O na linha de comando e d ENTER com o boto direito. 2. A linha a ser copiada deve ter 1.35m para baixo, ento digite a medida e d ENTER. 3. Selecione a linha indicada na figura da prxima pgina para copi-Ia. 4. Agora escolha o lado a ser copiado levando o cursor para baixo da linha e clicando em qualquer local, em seguida d o ENTER para concluir o comando, em seguida, Agora crie uma linha a partir dessa que foi copiada, s que agora com o valor de 0.15.

O procedimento sempre o mesmo, basta analisar de qual parede ser feita a cpia e dar seus devidos valores.

DICAS DO PROFESSOR
As paredes podem ser construdas por 3 tipos de elementos:

Tijolo Comum

Tijolo Cermico

Bloco de Concreto

O assentamento dos tijolos pode ser feito de diversas formas, as quais iro resultar em espessuras diferentes de parede:

Um Tijolo

Tijolo

Tijolo em espelho

24

18. Desenhando os pilares da cobertura do carro


Podemos ver em nossa planta que no corredor de entrada na cozinha, h uma cobertura para abrigar o carro, prximo da entrada da cozinha e de rea de servio. Selecione o comando LINE (L), e em seguida clique no final da linha da parede externa do dormitrio. Leve o cursor com o ORTHO ligado para baixo at chegar indicao de perpendicular do muro, em seguida digite na Linha de Comando 9.75, coloque o cursor para a esquerda, e em seguida ENTER. Ainda sem teclar ESC, leve o cursor para cima e digite agora 3.70, e em seguida ENTER e depois ESC para sair do comando. Em seguida desenhe as colunas de 0.20 x 0.20cm.

Salve seu arquivo.

19. Abrindo os vos das portas e janelas


O modo mais correto de desenhar as portas e janelas o de deixar os vos prontos para receberem os blocos que simbolizam janelas e portas, que sero gerados separadamente e gravados na biblioteca de objetos para serem inseridos no momento adequado. No devemos nos preocupar se as janelas e portas paream representados da mesma forma at o momento, pois, so apenas vos, ou melhor, aberturas na parede onde sero encaixadas as janelas ou portas. a. Abra seu arquivo salvo na rea do aluno, com as paredes internas j desenhadas por voc. D um zoom na cozinha, e no canto superior direito, abriremos o vo para uma porta de 0.80m na parede direita, 0.05m do canto interno. b. Clique em OFFSET, ou digite O e d o valor de 0.05. c. Clique sobre a linha superior interna da parede faa a cpia para baixo, e d ENTER. d. Agora definamos um novo OFFSET (O) de 0.90 (80 cm da porta + 5 cm de cada lado de batente) e copiemos a ltima linha que acabamos de criar para baixo, e em seguida ENTER

e. Selecione a ferramenta EXTEND (EX). f. Clique na linha externa da esquerda do cmodo para definir uma barreira onde as outras duas linhas criadas iro se estender e d o ENTER.

25

g. Clique nas duas linhas que formam o vo para que elas se estendam at a linha vertical, em seguida d ENTER. Veja as duas linhas que devero ser clicadas na figura da prxima pgina:

Agora que temos o vo delimitado pelas linhas, vamos cortar as linhas excedentes para abrir e definir o vo, h. Clique em TRIM, ou digite TR e em seguida, sobre as duas linhas que formam o vo. Elas sero a barreira de corte para que o vo seja aberto. Ao selecion-las d ENTER.

i.

Selecione os trechos indicados que sero cortados e d ENTER.

j.

Escolha novamente o TRIM ou d ENTER, em seguida, selecione os dois pedaos da linha na vertical interna a direita do cmodo e d o ENTER.

26

k. Clique sobre as linhas horizontais que sobraram do lado de dentro, e, em seguida d ENTER.

Acabamos de abrir o primeiro vo de porta, agora, vamos repetir a operao para todas as portas e janelas. A primeira janela estar centralizada na parede, e com 1,39m de largura, portanto, precisamos de uma linha de referncia no meio da parede para definir suas medidas. l. Clique no boto LINE, ou digite L no Command Line, caso no tenha habilitado o OSNAP, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique com o boto direito do mouse sobre a Tela Grfica, a linha dever ser iniciada no meio da parede, assim, ser solicitado ao AutoCAD, que a preciso esteja no meio da linha.

m. Ao aparecer o tringulo amarelo, que o smbolo do MIDPOINT, clique sobre a linha. Para fixar o cursor em 90 graus, v at a Barra de Status e clique no boto ORTHO ou pressione a tecla funo F8 no teclado para ativar esta ferramenta. Note que seu cursor deve estar deslizando somente no sentido Ortogonal (Horizontal ou Vertical). Mova o cursor at o outro lado da parede, vai aparecer de novo um triangulo, e clique novamente para concluir o seguimento de reta. n. Como a janela ter 1.39m e ser centralizada, portanto devemos usar o comando OFFSET para delimitar a largura da janela.

27

o. No comando OFFSET, coloque a medida 0.695m, clique na linha central e em seguida eleve o cursor para cima e torne a clicar, repita a operao, mas agora clique na parte de baixo.

p. Repita os mesmos passos para todas a janelas, seu desenho deve estar semelhante a figura abaixo:

q. Na barra de ferramentas Modify, clique sobre a ferramenta ERASE que a partir de agora ser a nossa borracha para apagar qualquer elemento. Como a linha central foi utilizada apenas como referncia para as medidas da janela, devemos apag-la, clique sobre a linha central e d o ENTER para confirmar a excluso. r. Salve as alteraes que fez no projeto.

DICAS DO PROFESSOR
Prumo: Nome do aparelho que se resume a um fio provido de um peso em uma das extremidades. Permite verificar por paralelismo a verticalidade de paredes e colunas. Veja a imagem ao lado:
.

Vo-Luz: a rea livre da porta ou janela por onde a luz passa. Existem basicamente quatro tipos de esquadrias que se en quadram em diferentes tipos de construo ou estilos: a) Ferro (Mais resistentes, mas, sofrem corroso da maresia em cidades litorneas); b) Alumnio (Indicada em cidades litorneas, pois, no sofre corroso) c) Madeira (Indicada para projetos rsticos) d) PVC (Similar ao alumnio)

28

20. Linhas de Nvel


A variao de nveis em relao aos cmodos de uma edificao identificada com linhas de espessura fina. O piso e esses objetos que ficam perto dele devem ser desenhados com canetas de espessura fina, como 0.05mm, 0.10mm, 0.15 mm. Para parecerem estar em profundidade, j que estes tipos de objetos so os mais baixos da casa, por isso, usaremos o LAYER Piso que j foi previamente configurado para isso. Quando aplicamos o LAYER suas cores, aplicamos tambm as espessuras, pois, elas esto ligadas as cores, agora precisamos conhecer: As linhas de piso e conhecer suas utilidades; O que so linhas de soleira, onde e quando devem ser usadas; Como utilizar as linhas de projeo; Como alterar os traos das linhas de um determinado LAYER; Como calcular a distancia entre um ponto e outro.

21. Linhas de Piso


As linhas de piso demonstram a diferena de altura entre um piso e outro. Em nosso projeto vamos admitir que o coberto lateral esteja 5 cm mais baixo do que o piso interno da edificao, e por isso deve existir uma linha representando esta situao. Estes tipos de elementos devem ser desenhados com canetas de espessura fina como 0.15 mm, por exemplo, por isso vamos usar o LAYER Piso que j foi previamente configurado para isso. Devemos ento criar linhas entre o pilar e parede do dormitrio. Abra o seu arquivo, e agora que temos a estrutura bsica da nossa edificao, vamos comear acrescentar alguns itens como linhas de piso e soleiras. 1. Ative o LAYER Piso, entre no comando LINE ou digite L no Command Line e d ENTER. 2. Posicione o cursor sobre o canto inferior esquerdo do pilar em sua extremidade (A) e espere aparecer o smbolo do ENDPOINT para o cursor se fixe precisamente. 3. Se no aparecer o ENDPOINT certifique-se de que a opo OSNAP (F3) esteja acionada na Barra de Status. C

4. Movimente o cursor para a direita posicionando o cursor sobre o ENDPOINT do ponto direito do da parede externa do dormitrio (B), e clique. Em seguida de A at B 5. Para concluir d ENTER.

22. Linhas de Soleira


Em seguida, vamos desenhar as soleiras da casa que so representadas por duas linhas dentro do vo das portas. Elas separam um ambiente do outro, indicando que nos mesmos h um desnvel, ou pisos diferentes, que ser indicado por smbolos, mais adiante. 1. Com a ferramenta Zoom Window amplie a cozinha, como destacado pela figura abaixo:

COZINHA

29

2. Entre no comando LINE (L). Vamos fazer a linha de soleira da porta para a sala. 3. Com o ENDPOINT acionado, clique nas duas extremidades do vo da porta fazendo assim duas linhas separando os dois cmodos e d o ENTER para concluir o comando. Veja como base a figura abaixo:

COZINHA

Quando estamos utilizando o mesmo comando diversas vezes seguidas, podemos simplesmente dar novamente o ENTER para entrar neste comando, pois, foi o ltimo comando a ser utilizado. Faa agora a soleira das demais portas. Salve seu arquivo.

23. Linhas de Projeo


Se observarmos um projeto que possui beirais de telhado, vamos notar que no pavimento trreo aparece uma linha tracejada contornando toda a casa. Esta linha est mostrando que acima do trreo existe um beiral de telhado. Isto pode ser explicado de outra forma: imagine uma maquete da casa em trs dimenses. Se cortarmos esta maquete a uma altura de 1.50 m de modo que possamos retirar sua "tampa" e olhar seu contedo, veremos a espessura das paredes, os buracos das portas e das janelas alm das linhas de piso em profundidade. Assim, o que estiver acima de 1.50 m ser representado por linha tracejada como o caso da projeo de beiral. a. Vamos ento fazer as linhas de projeo da nossa casa. Para fazer as linhas de projeo podemos fazer cpias paralelas das linhas externas da casa; b. D um zoom de modo que apaream todas as paredes da edificao; c. Entre no OFFSET; Em geral, as dimenses de beiral de telhados e coberturas so de 60, 70 ou 80 cm; d. Digite o valor de 0.60 e d ENTER; e. Clique sobre as linhas externas das paredes externas; f. Movimente o cursor para fora da casa e dique com o boto esquerdo. Temos ento, uma cpia da linha de piso.

g. Entre novamente no OFFSET. h. Na linha de comando estar entre parnteses a medida dada anteriormente (0.60), para aceit-Ia basta dar ENTER. i. Faa o OFFSET de todas as paredes indicadas e a edificao dever como na figura abaixo:

30

j. k. l.

Em seguida, use o comando FILLET ou digite F para fechar as linhas e concluir o beiral da edificao. Crie um novo LAYER com o nome Projeo, com a cor White Como todas as linhas deste LAYER sero tracejadas, clique sobre o item Continuous para escolher o tipo de linha.

m. Na prxima tela existir somente a opo Continuous. Devemos carregar os tipos de linhas que desejamos usar para o AutoCAD, pois ele no traz todas as linhas carregadas. n. Clique no boto Load. o. Das vrias opes que podemos escolher, escolha Hidden, clique sobre ela, e em seguida, clique no boto OK. Perceba que aparecer a opo Hidden nas opes de linha junto Continuous. p. Selecione a opo Hidden para demonstrar que esta ser o tipo de linha para o LAYER Projeo e, em seguida, clique no boto OK.

Retornar Caixa de LAYERS, veja que l temos o Projeo definido com a linha HIDDEN.

31

q. D um dique no boto OK. r. Agora, selecione as linhas de projeo que acabou de fazer e v Lista de LAYERS para mud-Ias para o LAYER Projeo.

As linhas ficaram na cor White e com linhas tracejadas. Mas o tracejado est muito grande, pois seu tamanho ainda no foi configurado, s. D um clique no menu Format e escolha a opo LINETYPE. Nessa caixa voc configura o tamanho dos tracejados de qualquer tipo de linha. t. Selecione a linha HIDDEN e verifique se no canto superior direito da tela aparece Hide Details, se no clique no boto Show Details para abrirmos essas opes abaixo da tela.

u. Na Linha de Comando surgir o campo Global scale factor digite o valor de 0.02, em seguida d OK. Repare que agora o tracejado aparece menor, e mais adequado aos padres de desenho.

24. Conferindo medidas


Agora que j temos uma boa parte da casa desenhada, vamos conferir algumas medidas. Para tirar medidas das distncias faa o seguinte. 1. D um Zoom Window na cozinha; 2. Na Linha de Comando, digite DIST e em seguida ENTER; 3. Na parte interna do ambiente, clique com o boto esquerdo sobre o canto inferior esquerdo; 4. Clique no canto inferior direito; 5. Leia na Linha de Comando. Na frente de Distance estar a distncia calculada entre os dois pontos.

32

Dica: Se voc precisar saber a largura e a altura do ambiente mais rapidamente, ao invs de clicar 2 pontos no sentido horizontal como foi feito anteriormente, clique em 2 pontos no sentido diagonal do retngulo. Isto nos dar duas coordenadas X e Y desta diagonal bastando ler seus valores na Linha de Comando.

DICAS DO PROFESSOR
A soleira um elemento instala do na base da porta servindo de arremate entre pisos de materiais distintos, como assoalho de madeira e piso cermico por exemplo. Neste caso pode ser utilizada uma pedra de mrmore ou granito que combine com a cor utilizada em um dos dois pisos. Em alguns desenhos podem ser encontradas, projees das vigas, o que no e muito comum, pois, pode dificultar a leitura do desenho, mas no considerado um erro de desenho.

Quando existem diversos tipos de projeo em um projeto, podemos variar o tamanho do tracejado para

fazer a diferenciao entre os tipos de elementos.


1. 2. 3. Beiral Viga Escada

33

25. Desenhando a piscina


Para a construo da piscina, usaremos objetos com feitos com polylines, e tambm aprenderemos novos conceitos para construo de objetos com coordenadas absolutas. Ser construda uma piscina atravs da Linha de Comando, apenas digitando os valores sem precisar utilizar o mouse. Tomemos como exemplo este caso; se precisarmos fazer uma linha na vertical para cima, de 0.50m e no seu ENDPOINT outra linha na horizontal para direita de 2.00m entrarmos com o comando @0.50,2.00. E muito mais rpido fcil trabalhar com a Linha de Comando. Para desenhar a piscina, vamos utilizar o sistema de Coordenadas do AutoCAD e no mais o GRID e o SNAP, como foi feito antes para desenhar o terreno. O sistema de coordenadas mais recomendado, pois podemos entrar com medidas diversas o que ficaria difcil no uso do Grid e do Snap, pois, o cursor ficaria sempre preso nas mesmas medidas. A piscina ser desenhada no fundo do terreno a uma distncia de 3.00m 0do final da edificao. a. Abra seu desenho na rea do aluno, que foi salvo anteriormente. b. D um zoom no fundo da casa na planta e ative o LAYER Piso. A piscina fica no mesmo nvel do piso da edificao e, portanto, utilizaremos o mesmo LAYER que as linhas de piso. c. Entre no comando LINE. Vamos fazer agora uma linha auxiliar para iniciar o primeiro ponto da piscina. d. Clique sobre o ENDPOINT no canto superior da parede dos fundos, e faa uma linha horizontal de 3.00 m.

Clique no Endpoint da quina externa da parede

e. Na Linha de comando, digite: @3.00,0.00 e d ENTER, onde o 0.00 o deslocamento na coordenada X e 3.00 o deslocamento na coordenada Y. O smbolo @ (Arroba) indica que o ponto ser dado em relao ao ponto que acabamos de clicar. A vrgula utilizada como separador de coordenadas X e Y e o ponto utilizado para separar casas decimais, portanto, sempre que informar X e Y, separe-os com a vrgula; f. O ponto onde o cursor parou o incio da piscina. A linha de Comando continua pedindo um prximo ponto ou uma nova coordenada. Digite @3.50,0.00 e d ENTER;

g. Agora temos que fazer uma linha vertical para baixo, portanto a medida em Y deve ser negativa, portanto, digite @0.00,-5.90 e d ENTER; h. Digite agora @-4.40,0.00 e d ENTER. A linha ser deslocada 4.40 no sentido oposto do eixo X, pois, negativa. i. j. Agora, digite @0.00,1.90 e ENTER. A linha ser deslocada 1.90 no sentido do eixo Y. Digite @0.60,0.00 e d ENTER;

k. Finalmente, digite @0.00,4.00 e d ENTER, para fechar o permetro da piscina.

34

IMPORTANTE Comece sempre com @, e lembre-se que a vrgula somente um separador das coordenadas X e Y e o ponto separa as casas decimais.

l.

A linha de 3.00 m feita a partir da parede pode ser apagada, pois, foi utilizada apenas para iniciarmos o primeiro ponto da piscina. Faa isso, utilizando o comando ERASE.

Agora falta definir uma borda de 40 cm para dentro da piscina. Para fazer a borda, utilizaremos um comando para transformar as linhas da piscina em um elemento nico denominado Polyline. m. Na Linha de Comando, digite PEDIT ou PE (Polyline Edit) e d ENTER. Polyline um elemento formado por diversas linhas conectadas em seqncia resultando em um elemento inteiro o que facilita a seleo da mesma. A borda da piscina uma cpia idntica do contorno, mas com 40 em menor. Conclumos que, se transformarmos as linhas da piscina em uma Polyline e utilizar o OFFSET para copiar 40 cm para dentro teramos um resultado mais rpido. n. Selecione uma das linhas da piscina para transformar as linhas da piscina em Polyline. o. Na Linha de Comando aparece a solicitao de informao se deseja transformar as linhas selecionadas em Polyline. D ENTER para aceitar a opo <Y> (Yes). Aparecer um Menu na Linha de Comando onde existem diversas opes.
Essas so as diversas opes que Podemos escolher.

Podemos escolher as opes que esto entre os dentro dos colchetes [ ], para isso basta simplesmente digitar a letra em maiscula de cada uma das opes que desejamos escolher. p. Aparecer um Menu na Linha de Comando onde existem diversas opes. Dentre elas vamos escolher o JOIN, bastando digitar J e dar ENTER para aceitar o comando. q. Selecione todas as linhas da piscina que sero unidas e d ENTER, depois de selecionar todas as linhas, as mesmas ficaro tracejadas. r. A Linha de comando retornar ao menu, tecle ENTER para concluir a operao. Clique em cima de uma das linhas da piscina para se certificar que todas elas se tornaram um s objeto. Todo o permetro da piscina dever ser selecionado mostrando-as em tracejado.

35

s. Para retirar a seleo pressione a tecla ESC. t. Para fazer a borda, entre no OFFSET, digite o valor da largura da borda 0.40 e d ENTER. Selecione a piscina e movimente o cursor para o lado de dentro da mesma.

u. Clique para efetuar a cpia, a piscina dever estar como a figura abaixo.

Para concluir a piscina, vamos fazer os degraus da parte rasa. Nesta operao podemos utilizar o OFFSET, mas se fizermos isto a partir da polyline interna a cpia para ela ser feita da polyline inteira e na verdade s queremos cpias de uma linha. Para conseguirmos selecionar somente uma linha no OFFSET, devemos antes, transformar a polyline interna em linhas. v. Na Barra de Ferramentas Modify, clique na ltima ferramenta EXPLODE ( ), selecione a linha interna da piscina e d ENTER. As linhas esto independentes, e agora podemos utilizar o OFFSET. w. Entre no OFFSET, digite 0.30 (largura do degrau) e confirme com ENTER. x. Selecione a linha horizontal interna do trecho menor da piscina. Veja a figura na pgina na outra pgina. y. Clique para o lado de dentro da piscina para fazer a cpia. Assim fizemos os degraus para a piscina.

36

26. Desenhando o telhado


Vamos desenhar mais uma planta ao lado da existente e defini-Ia como Planta de Cobertura. Esta planta deve mostrar a edificao vista por cima, que deve conter o telhado da casa, o telhado da garagem, o caminho da garagem, os jardins da frente e dos fundos e a piscina, para o tal, usaremos novas ferramentas, como o MIRROR que nos possibilita fazer cpias "espelhadas" de quaisquer objetos na rea grfica, e o COPY. Para desenhar o telhado, antes devemos fazer uma cpia da planta da edificao. Abra seu desenho para desenharmos o telhado, que a princpio, utilizaremos os recursos e comandos j conhecidos at o presente momento. a. Selecione a ferramenta Zoom Realtime que se encontra na barra de ferramentas Zoom e diminua o desenho na tela. b. Na barra de ferramentas Modify selecione a ferramenta COPY OBJECT. Ela est logo abaixo da ferramenta ERASE. Ao entrar no comando COPY OBJECT, ser pedido na Linha de Comando para selecionar os objetos a serem copiados. c. Selecione os objetos a serem copiados, ou seja, todo o muro, a piscina, a cobertura da garagem, e a linha do beiral.

d. Em seguida d ENTER para confirmara seleo. Na linha Comando se solicitada o ponto base para deslocamento, escolha o canto inferior esquerdo do muro, eleve o cursor e digite 17, para que fique a 5m de distancia da planta de origem. Clique com o boto esquerdo, e d ESC para sair do comando. e. Feito isso, nosso projeto deve estar semelhante a figura abaixo:

37

f.

Habilite Todos os LAYERS, e veja se no h necessidade de apagar mais nenhum. Caso seja necessrio, apague os que no sero usados.

g. D um Zoom Window na planta de cobertura. Os elementos mais altos da planta de cobertura so os telhados, em seguida, um pouco mais abaixo temos os muros e por ltimo a linha de piso representada pela piscina. Estes nveis de profundidade devem ser representados por espessura de canetas, sendo que os elementos em primeiro plano devem ter linhas mais grossas do que os que esto em segundo plano, e assim por diante. Vamos ento criar um LAYER para as linhas de telhado. Usamos essa cor no LAYER Alvenaria, mas no h problema nenhum, pois tanto a alvenaria como o telhado em primeiro plano tero espessura de 0.50mm. As linhas que esto em projeo so as mesmas linhas do telhado e, portanto vamos mud-Ias para o LAYER Telhado. Observe que temos agora que temos dois retngulos, que sero os telhados mais altos da casa. Estes telhados ter 4 guas. gua, utilizamos essa denominao aos painis inclinados do telhado que levam a gua para o beiral ou para a calha; para criarmos um telhado de 4 guas, primeiramente devemos dividir o retngulo em 2 metades. h. Entre no comando LINE. i. j. Escolha a opo MIDPOINT. V com o cursor sobre a linha esquerda do retngulo e ao aparecer o cursor do MIDPOINT (tringulo) clique com o boto esquerdo.

k. Arraste o mouse at o outro lado do tracejado do beiral e quando aparecer o triangulo do MIDPOINT, clique para terminar a linha do centro do telhado. l. Pressione o ESC para concluir o comando.

Agora devemos criar uma linha em 45 graus a partir dos cantos para definir o "Espigo", linha que separa uma gua da outra, ele se inicia na quina de um telhado e termina na cumeeira. Cume eira: o ponto mais alto do telhado. m. Novamente entre no comando LINE. n. Clique no ponto inferior esquerdo do retngulo e desligue o ORTHO (F8). Anteriormente conhecemos as coordenadas cartesianas (X e Y) para desenhar o permetro da piscina. Para desenhar uma linha em 45 graus, vamos utilizar outro tipo de coordenada, a coordenada polar. o. 51- Na Linha de Comando digite @3<45 e de ENTER.

38

O @ (arroba) representa que estamos fazendo a coordenada em funo do ponto que acabamos de clicar, 3 a medida da linha que pode variar conforme o tamanho do telhado, < o smbolo que indica que ser digitado um valor de ngulo e 45 o valor do ngulo. . Esta linha deve existir nos 4 cantos do retngulo. Para espelhar esta linha para a parte superior vamos utilizar a ferramenta MIRROR. Esta uma ferramenta muito usada no AutoCAD, por sua capacidade de "espelhar" qualquer linha ou polyline atravs de um eixo definido por dois pontos. p. Procure MIRROR ( ) na barra de ferramentas Modify, clique sobre ela.

q. Selecione a linha inclinada e d ENTER. Na Linha de Comando ser solicitada que indique o primeiro ponto de referencia, clique no ENDPOINT da linha central, esta ser a linha de simetria da cpia espelhada. Note que ao movimentar o mouse, a cpia espelhada o acompanha.

r.

Ligue o ORTHO e movimente o mouse para que a linha fique exatamente no local que deseja, clique assim que o objeto estiver no local.

39

s. Em seguida, na linha de comando aparecer a mensagem Delete source objects? [Yes;No] <N>, ela est nos perguntando se desejamos eliminar a linha original de origem, e o padro o No, portanto d ENTER. Na Linha de comando digite MI para entrar no MIRROR e d ENTER: t. Repita a operao para espelhar as duas linhas inclinadas e lev-las para o outro lado. Para definir a linha de simetria, desta vez no temos uma linha central na vertical, ento acione a opo MIDPOINT e dique na linha horizontal inferior do retngulo. Em caso de dvida, veja a figura abaixo:

u. Agora precisamos estender as linhas at a linha central, e para isso usaremos o comando EXTEND parar unir as linhas inclinadas linha central. v. Clique em EXTEND, selecione a linha central e d ENTER, em seguida clique nas 4 linhas para que seja entendidas, e em seguida ENTER para concluir. w. Para cortar as linhas que divide as guas laterais utilize o comando TRIM. Faa os ajustes das linhas para que o telhado tenha esta conformao, desenhando tambm a cobertura pata o automvel.

40

DICAS DO PROFESSOR
As telhas possuem formas variadas e podem ser de barro, concreto, cimento amianto, alumnio ou vidro: sendo que cada inclinao de telhado requer um tipo de telha. Telhados com inclinaes entre 20% e 45% requerem telhas de barro ou concreto Telhados com inclinaes de at 20% requerem telhas de cimento amianto ou alumnio.

Existem 2 tipos de beiral:

Beiral de Telhado Aparente

Beiral de Laje

A tesoura de um telhado a armao de madeira triangular usada em telados que cobrem grandes vos sem o auxlio de paredes internas.

41

27. Desenhando o caminho da garagem


Agora construiremos o caminho da garagem, isto que dizer que vamos desenhar as pedras que enfeitam o jardim da casa.

Abra seu arquivo que est na sua pasta e agora vamos desenhar o caminho da garagem. Este caminho ser formado por vrios blocos de pedra de 40 x 40 cm, alinhados em fila. Primeiramente vamos delimitar o trecho de acesso garagem atravs de uma linha. a. D um zoom na planta no trecho da garagem. Tenha como objetivo a figura abaixo:

b. Faa um OFFSET de 0.85 da linha interna do muro, e outro de 0.05 da linha de fechamento do terreno;

c. Ative o LAYER Piso e, em seguida, selecione a ferramenta RECTANGLE. Clique na interseco entre as duas linhas do OFFSET. Escolha a opo Dimensions digitando D. Na Linha de Comando ser solicitado o comprimento, 0.40 ENTER e em seguida a largura, 0.40 ENTER. Escolha o lado onde o retngulo ser construdo e d um clique final. Em seguida apague as linhas auxiliares feitas pelo OFFSET.

42

Agora que foi criado o primeiro bloco de pedra do caminho, agora vamos copiar os retngulos restantes. Devemos ter duas filas de 10 retngulos cada uma, por onde o carro passar. Em cada fila os retngulos estaro distanciados 10 cm um do outro. d. Na barra de ferramentas Modify clique sobre a ferramenta ARRAY ( ).

e. Ao abrir a caixa de dilogo do ARRAY selecione a opo Rectangular Array, esta opo trabalha em linhas (Rows) e colunas (Columns). f. No campo Rows digite 2 para informar que existir um total de 2 blocos na vertical.

g. No campo Columns digite 10 para informar que existiro 10 caminhos de pedra. h. No campo Row offset (espao entre linhas) digite 1.30 (distncia que o bloco ser copiado na vertical). O valor de 1.30 devido ao tamanho do retngulo (40 cm) + espaamento entre colunas (90 cm). i. No campo Column offset (espao entre colunas) digite 0.50 (valor da distncia que o bloco ser copiado na horizontal. O valor de 0.50 devido ao tamanho do retngulo (40 cm) + espaamento entre os blocos (10 cm). No campo Angle of array deixe o valor como 0 que o ngulo em que sero feitas as cpias,

j.

k. Clique no boto Select Objects e selecione o retngulo e d ENTER. Existe uma tela direita para a pr-visualizao do que ir acontecer.

l.

Clique no boto Preview para visualizar o resultado. Se a caixa de dilogo Array estiver atrapalhando a sua visualizao, arraste-a baixo.

m. Se estiver conforme a figura na pagina seguinte, clique no boto Accept para concluir. Caso contrrio, clique no boto Modify e veja se no digitou nenhum valor errado.

43

Salve seu desenho

DICAS DO PROFESSOR
Antes de definir qualquer espao em um projeto, importante que se tenha algumas noes bsicas quanto s medidas mnimas necessrias para a elaborao do mesmo. Assim, para definir o espao de uma garagem, deve-se considerar as medidas que um carro comum ocupa (aproximadamente 2.5 X 5.0m), tal como o espao adicional de suas portas abertas. Veja a figura que est do lado direito:

Numa construo de uma escada, o vo pode ser por inteiro (piso superior com o buraco exato da escada toda), ou at que o usurio no bata a cabea ao subir a escada. Assim sendo, importante o conhecimento da localizao que o piso superior poder ter para que seja economizado um maior espao no pavimento superior. O clculo deve considerar a altura mxima de uma pessoa, somada ao numero de degraus (altura dos espelhos) que esta poder subir sem bater a cabea no piso superior.

importante o conhecimento tambm de outros meios de acessibilidade, como a rampa, cuja inclinao mxima (para o uso de deficientes fsicos) no deve passar de 10%, tal como as dimenses mnimas de um elevador: 1.75 X 1.75m, dependendo do tipo de uso.

44

28. Fazendo as portas


As portas geralmente so padronizadas na maioria dos projetos, ou seja, suas dimenses so padronizadas. Sendo assim, vamos admitir todas as portas com altura de 2.10m e larguras de 70, 80 e 90 cm. As portas de 0,70 cm so usadas em ambientes onde no h necessidade de porta de muita circulao e onde no so utilizados equipamentos grandes como Geladeiras, fogo, etc, que no caberiam nas aberturas. As portas de 80 cm so utilizadas para circulao entre ambientes como dormitrios, cozinhas, salas onde existe um nmero maior de pessoas circulando, e as portas de 90 cm so utilizadas na entrada das casas ou em locais onde o fluxo de pessoas e grande. Podem existir outros tamanhos de acordo com o projeto, mas, em nesta edificao vamos limitar a esses 3 tipos com exceo s portas de folha dupla e portas de correr. Abra seu desenho desenvolvido desde o comeo das aulas. 1. D um zoom em qualquer local vazio da tela ao lado esquerdo da planta trrea para desenharmos as portas separadamente da planta. 2. Crie um Layer chamado Porta e de a cor marrom (34) para ele, em seguida deixe-o ativado e na cor ByLayer. 3. Vamos lembrar como um batente:
Encaixe da folha da porta

e. Para criar um modelo de porta, clique em qualquer local da tela, e em seguida escolha o comando RECTANGLE, digite @0.05,0.15 e d ENTER. f. Assim fizemos um retngulo que ser a batente da porta. Selecione a ferramenta EXPLODE, e clique no retngulo desenhado.

g. Edite o retngulo de forma transform-lo de modo a ficar com a conformao do batente acima.
Vamos fazer uma cpia deste batente para definir o tamanho da porta usando o comando MIRROR. Faa uma linha auxiliar na metade da largura desejada da porta, por exemplo, se a porta for de 0.80, faa a reta de 0.40:

h. Acione o comando, selecione o batente e d ENTER. Escolha como referencia para espelhar o ENDPOINT direito da reta auxiliar criada, e clique em seguida, e ENTER em seguida para escolher no deletar o objeto de origem. Lembre-se de observar que o ORTHO (F8) esteja habilitado para manter o cursor na horizontal. Apague a linha auxiliar criada.

45

i.

Para fazer a folha da porta vamos utilizar novamente o RECTANGLE. Clique sobre esta ferramenta, em seu. Seu atalho pela Linha de Comando REG. Clique no ENDPOINT superior direito do primeiro batente.

j.

k. A folha deve ter 3 cm de espessura e 82 cm de largura. Digite @O.O3,O.82 e d ENTER.

Para concluir a porta, falta o arco que representa a abertura da folha. l. Clique no barra de ferramentas DRAW e aponte para opo ARC.

m. Clique sobre o ENDPOINT do batente.

n. Em seguida clique sobre o ENDPOINT superior direito da folha da porta.

46

o. E para concluir, clique no outro ponto da folha da porta, para fechar o arco.

p. Construa agora uma porta com 70 cm da largura, seguindo os mesmos passos anteriores. Normalmente precisamos de muitas portas em projeto, por exemplo, se precisssemos de 10 portas iramos ter que fazer uma a uma. Para evitar esse trabalho, vamos gravar estas duas portas na biblioteca e assim podemos utiliza-Ias quantas vezes quisermos. importante saber que um objeto quando inserido na biblioteca pode ser usado em qualquer outro Arquivo que esteja aberto.

29. Gravando a porta na biblioteca


Os desenhos das portas j esto prontos, ento devemos primeiramente inseri-los grav-Ias na pasta de bibliotecas para us-lo no momento em que for necessrio e a partir de qualquer arquivo que esteja aberto. Assim, se voc precisar desta porta em outro projeto basta busc-Io na biblioteca. Para gravar a porta faa o seguinte: a. Na Linha de Comando digite WBLOCK, assim abrimos a caixa de dilogo Write Block. b. No campo Source(A) deixe a opo a Objects(B) marcada. c. Agora clique no boto Pick Point(C) clique no Endpoint inferior esquerdo do primeiro batente da porta com 70 cm. Este ser o ponto de insero usado no momento da insero.

d. Clique no boto Select ObJects (D), faa uma janela de seleo ao redor da porta e d ENTER. e. Ao retomar caixa de dilogo marque a opo Retain(E). Assim mantemos o desenho original da porta. na tela. f. Clique no campo File name and path(F), digite o nome da porta porta_80.

47

g. Clique no boto direita deste campo (G). A B C E D

h. Ao aparecer a janela Browse for Drawing File, clique na seta para baixo da caixa Save in e escolha a pasta onde quer guardar sua biblioteca, clique em Save para salvar o arquivo. i. Ao retomar janela Write Block dique no boto OK.

Aparecer uma pequena janela esquerda de sua tela mostrando que a porta est sendo gravada.

30. Inserindo a porta na planta


Para inserir a porta nos vos da residncia, vamos utilizar o comando INSERT. a. D um Zoom Window no vo da porta da cozinha para a sala.

b. Clique no menu INSERT, em seguida, escolha a opo Block. Ao aparecer a caixa de dilogo INSERT, clique no boto Browse, e procure o arquivo da porta salva. c. Selecione a porta_80 e clique em open, clique no ENDPOINT do batente como figura a seguinte;

48

d. Na Linha de Comando temos que Informar o fator de escala do objeto, Specify scale factor d ENTER para aceitar a opo <1>. e. A prxima mensagem para informar o ngulo de rotao Specify rotation angle. Como pode ser visto na figura, conveniente que faamos uma rotao no sentido anti-horrio da porta, portanto, isto pode ser feito informando o ngulo de rotao, devemos solicitar uma rotao de 90o. Se nossa rotao fosse ao sentido horrio, deveramos informar de uma rotao de -90o, d ENTER para concluir. Outra maneira de rotacionar a porta, movendo o mouse em crculos, se o ORTHO estiver ligado, a porta girar em intervalos de 90o.

f.

A posio da porta ainda no est correta, e para o tal, devemos espelhar a porta com base no ponto de insero, s que agora pediremos para que o objeto de origem seja apagado.

g. Selecione a ferramenta MIRROR, selecione a porta com apenas um clique em qualquer uma das linhas, pois, agora um objeto, d ENTER para confirmar a seleo, e clique sobre o ponto de insero; h. Puxe o cursor para a direta e observe se a porta agora est posicionada corretamente. Caso positivo, clique novamente. No se preocupe, a imagem sumiu da tela porque espera o comando de apagar ou no o objeto de origem, neste caso, responda sim Y.

Repita a operao para todas as outras portas. No se esquea de associar todas as portas inseridas ao LAYER Porta. Para isso, assim que terminar, clique em todas, v ao gerenciador e clique em Porta.

49

DICAS DO PROFESSOR
A escolha da dimenso das portas varia segundo cada situao, para a economia de espaos, como citado. importante ressaltar que diferentes pessoas podero utilizar o mesmo espao. Assim, para uma pessoa que portadora de necessidades especais, e cadeirante, a escolha das dimenses requer uma ateno especial. Para o conforto e acessibilidade de todos, e segundo cada projeto especfico, seja pblico como privado, portanto, os acessos devem atender as necessidades de todos.

Batente: rebaixo onde a porta ou a janela se encaixam ao fechar. Pode ser feito em madeira, ferro ou alumnio.

Geralmente o vidro utilizado em janelas o vidro comum de 6 mm de espessura. Para projetos onde hajam exigncias termo-acstico recomenda-se o uso de vidros mais espessos ou a composio de duas placas de vidro formando uma camada de ar entre os mesmos isolando o som.

50

31. Construindo portas de correr


Portas de correr, que so maiores que as portas convencionais, geralmente, do acesso s varandas e reas de servio. Essas portas, geralmente so duas vezes maior que as portas convencionais, e por isso mais caras, elas se movimentam sobre trilhos que ficam no cho. A representao desse tipo de porta, que do acesso s varandas e rea de servio que ser do tipo de correr em folhas sendo uma fixa e outra mvel.

As dimenses deste tipo de porta variam de 1.40 m a 0.50 m (Lembrando que ela formada por 2 folhas e estas devem ter de 70 cm a 1.25m para no ficarem muito pesadas no manuseio). a. Desenhe um retngulo de 0,05 x 0,15 (batente), usando @0.05,0.15 com base no ENDPOINT da parede;

b. Copie o batente para a direita, como uma distancia interna de 1,30m. c. Entre no Rectangle (REC), clique no Endpoint superior direito do primeiro batente, digite @0.65,-0.03 e d ENTER. A folha ter 65 cm de comprimento e 3 cm de espessura.

d.

Copie a folha de porta desenhada para o outro lado.

e. Agora que J temos as 2 folhas prontas agora basta mov-Ias para o local adequado. f. Entre na ferramenta Move, ou digite na Linha de Comando para isso digite M e d ENTER.

g. Selecione a primeira folha e d ENTER. h. Clique em qualquer ponto da folha e arraste o cursor para baixo com o ORTHO ligado. i. Digite 0.035 para que a folha fique afastada 3.5 cm para dentro e, em seguida, d ENTER: Seu desenho deve estar igual ao da figura abaixo:

51

j.

Faa o mesmo procedimento para a segunda folha.

k. Entre no comando MOVE novamente, e vamos dar a impresso de que a porta est aberta pela metade. Lembre-se de deixar ativado o ORTHO (F8).

Procure sempre mover a porta de forma a ela percorrer metade de seu tamanho. A porta de correr est pronta, sempre grave os blocos que puder utilizar em outros desenhos na biblioteca. Lembre-se para gravar um novo bloco ser necessrio o uso da ferramenta Write Block, conforme j orientado na pgina 47.

32. Desenhando janelas


As janelas sero desenhadas da mesma forma que as portas de correr. A maioria das janelas de uma casa tem 50 cm de vo, portanto podemos gravar uma janela na biblioteca para utiliz-Ia ao comando INSERT quando for preciso. a. D um Zoom Extents para visualizar todo o desenho. b. Localize as paredes desenhadas e d um Zoom Window em uma das paredes que vai receber uma janela, como por exemplo, a cozinha.

52

c. Entre na Caixa de Layers e crie um chamado Janela, certifique-se de que ele esteja ativado. d. Usaremos o mesmo tipo de batente das outras portas. Observe que a janela em nossa planta da pagina 20, localiza-se bem no meio da parede, ento, faa uma linha de referencia no centro.

e. Faa um OFFSET de 65 cm para cada lada, j que nossa janela tem 1,30m de largura. f. Desenhe o batente da janela, como explicado na pagina 51.

g. Copie o batente para o outro lado com o comando COPY para a direita, e d ENTER. Como a janela ter um vo de 1.30 m, portanto digite 1.30 e d ENTER. h. Devemos agora fazer as linhas do peitoril. Estas linhas devem unir os 2 batentes, como se fosse uma continuao da parede. Clique no ENDPOINT inferior direito do primeiro batente. Em caso de dvida veja a figura abaixo:
Peitoril

Peitoril

Tanto na representao de portas como de janelas devemos ter a noo de que estes elementos esto sendo cortados ao meio, isto , imagine um plano horizontal a uma altura de 1.50 m que corta a residncia em 2 metades, se retirarmos a metade de cima veremos as janelas e portas pela metade, assim bi alguns estaro cortados e outros no. As linhas do peitoril da janela no esto cortadas e, portanto devem ter espessura mais fina j que esto em 2 plano. Agora devemos fazer cpias paralelas dessas linhas de peitoril para formara espessura do vidro. Para efeito de desenho vamos adotar 2 cm de espessura, o que muito na realidade, mas o ideal para ser visualizado na escala de 1: 100 ou 1:50, pois, o desenho estaria 100 ou 50 vezes menor. a. Entre no comando OFFSET, utilizemos as linhas do peitoril para fazer a espessura do vidro. A janela tem espessura total de 15 em, se descontarmos a espessura do vidro 2 cm, restam 13 cm para dividir em 2 partes sendo 6,5 cm cada. b. Digite 0.065 e d ENTER; c. Selecione a linha superior do peitoril e clique para o lado interno da janela.

53

d. Agora clique na linha inferior do peitoril e dique novamente para o lado interno da janela.

e. Grave esta janela usando o comando WBLOCK como j explicado na pagina 47, e em seguida crie as demais janelas, e insira no seu desenho.

DICAS DO PROFESSOR
Para a economia de espaos, onde o ambiente reduzido, podem ser utilizadas portas e janelas de correr, sanfonadas, basculantes, pivotantes e de guilhotina.

Peitoril: base inferior das janelas que se projeta alm da parede e funciona como parapeito - proteo que atinge a altura do peito, presente em janela, terraos, sacadas, patamares, etc.

Peitoril

Ao desenhar uma janela verifique se sua rea de iluminao est em conformidade com o mnimo exigido para as normas da cidade onde ser construdo o projeto. Geralmente, nos banheiros a rea mnima para aberturas de ventilao e iluminao de 1/8 da rea de piso do ambiente. Sendo assim, em um banheiro com rea de 4.5 m2, devemos ter uma janela de no mnimo 1.00 x 0.56 m.

54

33. Desenhando o jardim


Agora, vamos enfeitar o caminho que leva s portas e desenharemos o Jardim. Planejar um Jardim no e to fcil quanto pode parecer, pois, existem pessoas que do um grande valor a essa parte da casa. Um bom projeto indicar quais os tipos de plantas adequadas ao local, bem como, implantar sistemas de irrigao, drenagem e iluminao. Se voc uma dessas pessoas que adoram e do muito valor aos jardins, aconselhamos a encomendar um projeto de um profissional especializado como um arquiteto ou paisagista. Faremos um jardim sinuoso no fundo da casa. O permetro do jardim ser fechado com tijolos Aparentes. Se fssemos colocar os tijolos um a um, seria muito exaustivo e demorado. Portanto, veremos a maneira mais fcil de multiplicar o mesmo elemento em um caminho, observe nosso objetivo na figura abaixo:

a. Abra o seu arquivo que est localizado em sua pasta. b. D um zoom no fundo da casa, na planta do trreo. Primeiramente, faremos o caminho sinuoso por onde os tijolos sero multiplicados.

c. Ative o layer Piso. d. Na barra de ferramentas, clique sobre a ferramenta SPLINE ( ). Precisamos iniciar o primeiro ponto da curva na face externa do muro lateral esquerda do terreno. Posicione o cursor sobre o Endpoint da parede e d um clique.

55

e. Desative o ORTHO (F8) e siga as instrues das figuras a seguir:

Clique novamente Clique novamente

Clique no Endpoint

f.

A cada clique dado a linha passa a fixar-se nestes pontos e formar o contorno desenhado.

g. Para definir o ltimo ponto precisamos pedir a funo Nearest. Escreva no Command Line OSNAP e habilite o Nearest. h. Ao aparecer o Nearest prximo ao muro, clique sobre a linha interna do muro, e para concluir a curva, d ENTER 3 vezes. No se preocupe em informar medidas ao desenhar curvas, pois, so desenhos normalmente feitos manualmente pelos profissionais, portanto, no h necessidade de preciso. A curva que acabamos de fazer servir simplesmente como guia para as cpias do tijolo que criaremos agora. i. j. Crie um Layer chamado Mureta na cor amarela (2) e em seguida deixe-o ativado. Entre no comando RECTANGLE (REC), e agora, faremos um tijolo vertical de 10 X 20 cm utilizando o sistema de coordenadas X e Y.

k. D um dique em qualquer local da tela para iniciar o retngulo, digite @0.10,0.20 e d ENTER, e o tijolo est feito. l. Selecione o tijolo sem acessar nenhum comando, entre na lista de cores Color Control e escolha a cor White (7).

Para que o tijolo seja copiado ao longo da curva, ele deve ser gravado na biblioteca atravs do comando BLOCK. Note que anteriormente utilizamos o comando WBLOCK, que idntico ao BLOCK, com a nica diferena: que o WBLOCK grava os objetos em pastas do computador e o BLOCK grava os objetos no prprio arquivo em que estamos desenhando, ou seja, em outros projetos s conseguiremos utilizar os objetos salvos nas pastas pelo WBLOCK. Neste caso, o tijolo dificilmente ser utilizado em outro desenho e mesmo que seja utilizado, um desenho muito simples (um retngulo) que pode ser feito a qualquer momento deforma rpida, evitando que nossa biblioteca fique carregada de objetos pouco utilizados. m. Para gravar o tijolo digite BLOCK na Linha de Comando. No campo Name, digite o nome Tijolo. n. Clique no boto Pick point.

56

o. Ao retomar rea grfica, dique no Midpoint da linha horizontal inferior do tijolo. Este ser o ponto de insero do tijolo.

p. Voltando tela do Block Definition, clique no boto Select objects. q. Selecione o retngulo e d ENTER. r. Certifique-se de que a opo Retain esteja marcada e dique no boto OK.

Agora que o tijolo foi gravado na biblioteca interna, faremos as cpias mltiplas ao longo da curva. O prximo comando far a diviso da linha em diversas partes para ilustrar seu funcionamento. Para que isso ocorra, devemos configurar previamente o sistema de pontos do AutoCAD, pois so eles que fazem a diviso. s. Clique no menu Format e, em seguida, escolha a opo Point Style. Ao aparecer a tela com os diversos estilos de ponto, escolha a 4 opo, e clique no boto OK para concluir. Agora dividiremos a linha em 10 partes, apenas para conhecermos a ferramenta. t. Digite DIVIDE e d ENTER, com este comando, podemos dividir qualquer linha em quantos segmentos forem precisos.

u. D um zoom no jardim, selecione a curva que fizemos e d ENTER. Na Linha de Comando aparece uma mensagem pedindo para que voc informe o nmero de segmentos para a diviso, digite 10 e d ENTER, a diviso foi feita usando o ponto no estilo escolhido.

Essa operao foi feita apenas para ilustrar o funcionamento do comando DIVIDE. Agora vamos coloc-Ia em prtica, mas agora com a condio que desejamos. v. Clique sobre a ferramenta Undo para desfazer a operao e retirarmos a seleo da linha, em seguida, entre no comando DIVIDE novamente. w. Selecione a curva. Neste momento, antes de informar o nmero de segmentos, devemos pedir para que o AutoCAD use o tijolo gravado como elemento de diviso e no mais o ponto. Digite B para entrar na opo Block e d ENTER. x. Digite o nome do objeto gravado, no caso Tijolo, e d ENTER. y. Em seguida, ser questionado a voc se as cpias sero alinhadas curva ou mantero sempre a mesma orientao. D o ENTER para aceitar a opo <Y> e alinhar as cpias.

57

z. Agora informamos o nmero de segmentos que sero feitos a partir dos tijolos, digite 60 e d ENTER.

aa. Agora d um Zoom Window na parte inferior da curva.

Observe se o ltimo tijolo entra na parede, caso positivo, devemos apag-Io. Se no seu projeto o tijolo no encostar no muro, salve seu desenho. bb. Entre no ERASE. cc. Selecione o tijolo e d ENTER. Esta ferramenta pode ser usada em vrias outras operaes como fazer um caminho de pedras ou os dormentes de uma linha frrea, pois conseguimos multiplicar o mesmo objeto ao longo de um caminho definido por curvas ou polylines Se o caminho for formado de retas, estas devem ser transformadas em polyline para que o comando DIVIDE faa a diviso em um elemento nico.

34. Desenhando os arbustos e rvores


A representao de um arbusto na planta bem simples. Atravs de 2 crculos concntricos, conseguimos representar o caule e a copa do arbusto ou da rvore. Existem outras maneiras mais detalhadas para a representao destes elementos, mas para o nosso propsito a maneira simples o suficiente, mesmo porque encontra-se facilmente na Internet, bibliotecas de diversos tipos de elementos (carros, rvores, mobilirio etc.) prontas para o uso, no havendo necessidade de faz-Ios. Vamos ento desenhar os arbustos do jardim. a. Entre na Caixa de Layers e crie um chamado Vegetao na cor verde. Neste layer, ser usado para desenhar todos os elementos de paisagismo. Dever ser definido como 0.18 mm, pois, ser usado nas vegetaes que devem ter um certo destaque em relao linha de piso, que 0.15 mm, deixe-o ativado. b. Na Barra de ferramentas clique sobre a ferramenta: Circle ( ). Ao entrarmos na ferramenta Circle, observe que a mensagem na Linha de Comando: Specify center point for circle pede voc para que escolha um ponto na tela onde ser o centro do crculo.

58

c. Clique com o boto esquerdo para fixar o centro da circunferncia, e movimente o cursor do mouse, e veja o que acontece.

d. Na Linha de Comando, digite 1.20 para informar o valor do raio do crculo e d ENTER. Este crculo representa a copa do arbusto. e. Entre novamente no comando CIRCLE (C). Faremos o caule do arbusto que deve se iniciar no centro do crculo existente. f. Ao aparecer, o smbolo de indicao de centro do Osnap, clique sobre a opo.

g. A opo Center faz com que o cursor agarre no centro de qualquer objeto. Posicione o cursor sobre a borda do crculo e d um clique. "Repare que aparece um pequeno crculo amarelo no centro do Crculo existente, indicando que o cursor agarrar exatamente no centro. h. 55- A espessura do caule deve ter 20 cm de dimetro. Na Linha de Comando, digite D e d ENTER para acessar a opo Diameter. Digite 0.20 e d ENTER. i. j. Para dar um efeito interessante e para ilustrar melhor o arbusto, podemos fazer uma cpia deslocada da copa do arbusto para dar um certo movimento ao desenho. Entre no COPY (CO), selecione o crculo maior e d ENTER. Clique em qualquer local da tela fora do crculo para definir o ponto inicial de cpia. Desloque o cursor levemente at produzir um pequeno deslocamento na cpia do crculo e dique para concluir a operao.

Observe se na Linha de Comando aparece Command, certificando-se de que no h nenhum comando ativo. Agora, se desejar, faa uma cpia deste arbusto em outro lugar do jardim.

59

35. Redimensionando os arbustos


A cpia do arbusto que acabamos de fazer ficou idntica ao original, mas nem sempre os arbustos so do mesmo tamanho. Para criarmos a sensao de diferena de tamanho, podemos diminuir um pouco o segundo arbusto atravs do comando SCALE. Este usado para diminuir ou aumentar os objetos na mesma proporo atravs de um fator de escala. a. Na barra de ferramentas Modify, selecione a ferramenta Scale ( b. Selecione o segundo arbusto e d ENTER. c. A Linha de Comando pedir para voc definir um ponto na tela, informando o ponto fixo a partir do qual o arbusto ser redimensionado. Clique no centro do caule (Center). Agora devemos informar o fator de escala de reduo, digite 0.70 para diminuir para 70% do tamanho original. ).

Salve seu desenho.

DICAS DO PROFESSOR
A representao em planta da vegetao varia segundo cada tipo de espcie. As mais comuns utilizadas so: Arbustos rvores

Desenho ilustrativo

Desenho tcnico

Desenho ilustrativo

Desenho tcnico

Um jardim de inverno um local, em geral, envidraado e reservado no interior das construes para o cultivo de plantas. Tome cuidado ao projetar floreiras suspensas ou sobre lajes, pois devemos nos atentar ao sistema de drenagem da gua e aos sistemas de impermeabilizao para que no ocorram problemas de infiltrao de gua.

60

36. Desenhando uma mesa de copa


Sabemos que o jardim e a moblias e so as ultimas etapas na construo de uma casa. Nesta aula, vamos mobiliar nossa residncia. Primeiramente, desenharemos as cadeiras e mesas. E importante que saiba que devemos sempre adicionar esses desenhos na biblioteca, facilitando assim nosso trabalho, pois se precisarmos novamente deste objeto em outro projeto, ele j estar pronto. Saiba tambm que muitos desses objetos podem ser encontrados sem custo algum em sites da internet, e em CDs especializados no assunto. Aprenderemos a desenhar mobilirios a partir de alguns comandos j abordados, como o crculo e o retngulo. Vamos desenhar um mesa redonda de 1.00 m de dimetro com 3 cadeiras ao seu redor.

a. Em qualquer lugar de seu desenho, j aberto, entre na Caixa de Layers e crie um novo chamado Mobilirio na cor Magenta (220), deixe-o ativado. Entre no comando CIRCLE (C) e clique em qualquer local na parte fora do desenho. b. Na Linha de Comando aparecer a mensagem pedindo para que seja informado o raio da mesa, digite 0.50 e d ENTER. c. Para desenhar a cadeira, d um zoom em cima da mesa (o crculo que acabou de fazer). Faremos o assento da cadeira a partir de um retngulo. Entre no comando RECTANGLE (REC). d. Geralmente, as dimenses de cadeiras so de 40 X 40 em. Clique num ponto perto da mesa e digite @0.40,0.40 e d ENTER. Seu desenho deve estar semelhante figura ao lado, caso o retngulo no esteja na posio correta, utilize o comando Move para reposicion-lo. Agora faremos o suporte do encosto da cadeira que deve sair do meio do assento. e. Entre no LINE e com o comando OSNAP habilitado, escolha a opo Midpoint. f. Posicione o cursor sobre a linha superior da cadeira para encontrar seu ponto central.

61

g. Ao aparecer o Tringulo do Midpoint clique sobre a linha com o modo ORTHO (F8) habilitado e arraste o cursor para cima, digite 0.03 e d ENTER duas vezes para definir o suporte com 3 cm e concluir o comando. h. O suporte deve ter uma largura de 3 cm. Entre no OFFSET (O). Digite de 0.015 e d ENTER. i. Faa uma cpia da linha nos lados esquerdo e direito, caso seja necessrio utilize o zoam.

Agora definiremos o encosto da cadeira que ser em forma de arco.


j.

Procure na Barra de ferramentas a ferramenta Arc ( ) e clique sobre ela. Com essa ferramenta ser feita a "meia-lua" da cadeira. Clique no Endpoint do canto superior esquerdo do assento.

k. Clique no Endpoint da extremidade superior da linha do meio do suporte.

l.

E finalmente clique canto superior

no Endpoint do direito do assento.

Construdo o arco, agora vamos fazer uma cpia paralela desta curva para que seja definida a espessura. m. Entre no OFFSET e digite 0.05 (5 cm de espessura) e d ENTER, selecione a curva que acabou de fazer e clique para o lado de cima. D ENTER para concluir o comando.

62

Para arrematar as extremidades do encosto, faremos um semicrculo em cada uma delas.

n. No comando CIRCLE (C), aparece na Linha de Comando aparecem vrias opes de construo do
crculo, escolha por dois pontos digitando 2P, isso significa que vamos fazer um crculo baseado em 2 pontos. o. Na extremidade esquerda do encosto, clique no Endpoint de um dos arcos.

p. Clique no Endpoint da outra curva. Repare que aparecer um crculo.

q. Faa o mesmo procedimento para o lado direito.

r.

Agora cortaremos a parte interna dos crculos usando o TRIM, selecione as 2 curvas e d ENTER, as barreiras de cortes do TRIM so as curvas, pois, o trecho do crculo que ser cortado esta entre delas.

s. Clique sobre o trecho dos crculos que ficam para a parte de dentro das curvas para cort-lo, em seguida apague a linha central do suporte com o Erase.

t.

Agora, vamos arredondar os cantos do assento. Entre no comando EXPLODE (para que o objeto assento da cadeira passe a ser 4 objetos distintos), selecione o assento da cadeira e d ENTER. Em seguida habilite o comando FILLET, escolha R para raio, digite 0.05, e finalmente, clique em duas faces para arredondar.

63

u.

Repita o procedimento para os outros cantos.

Agora basta gravar a cadeira na biblioteca usando o comando WBLOCK para poder us-Ia em seguida.

37. Inserindo a cadeira na mesa


Para inserir a cadeira a primeira cadeira acima da mesa redonda, devemos proceder como feito para a insero das portas e janelas, ou seja utilizando o comando INSERT. a. Certifique-se de que o layer Mobilirio esteja ativado. Clique sobre o menu Insert e escolha a opo Block. b. Ao aparecer a caixa de dilogo, clique no boto Browse, na janela de pastas Select Drawing Files, clique sobre o campo Look In, devemos buscar o bloco cadeira na pasta em que foram salvos os arquivos de biblioteca. c. Voltando tela do Insert, deixe marcadas as 3 opes Specify on-Screen, pois algumas opes da insero sero informadas na tela (on-screen), em seguida, ao clicar em OK, aparecer a cadeira vinculada ao cursor. d. Ao aproximar o cursor com a cadeira ancorada nela, com o modo OSNAP habilitado, escolha a opo de preciso, Quadrant para o cursor agarrar na parte superior da mesa. e. Posicione o cursor sobre a parte superior do crculo, e ao aparecer o smbolo do Quadrant clique sobre a linha com o boto esquerdo.

f.

Na Linha de Comando temos que informar o fator de escala tanto de X quanto de Y do objeto, isto , se a cadeira manter seu tamanho original ou sofrer alterao. Neste caso as cadeiras j foram desenhadas nas dimenses certas e um aumento ou diminuio causariam distores em todas as suas medidas, portanto, d ENTER para aceitar a opo <1>.

g. Agora, ser pedida a rotao do objeto, mova o mouse de modo a cadeira ficar posio desejada e d ENTER.
h.

Vamos colocar a cadeira um pouco para dentro da mesa. Entre no comando MOVE (M), selecione a cadeira e d ENTER.

64

i. j.

Na linha de comando aparece uma mensagem pedindo para indicar o ponto inicial do deslocamento, clique em qualquer lugar da tela. Arraste o mouse para baixo usando o modo ORTHO (F8) ativado e dique quando a cadeira estiver um pouco para dentro da mesa.

k. Observe que h um cruzamento entre as linhas da mesa e da cadeira. Exploda a cadeira e com o comando TRIM selecione a mesa e d ENTER, pois as linhas do crculo sero as barreiras de corte para a cadeira. l. Clique sobre as linhas verticais do assento que esto sob a mesa. Restaram as curvas e a linha horizontal, pois, estas no estavam cruzando o crculo e, portanto, no foram cortadas pelo TRIM, assim utilize ERASE para apag-Ias.

v. Agora temos a representao correta da cadeira sob a mesa.

65

38. Organizando as cadeiras


Para que possamos copiar mais duas cadeiras ao redor da mesa, sendo que haver 3 no total. Estas cadeiras devem estar igualmente distribudas ao longo da mesa. a. Na barra de ferramentas, clique sobre a ferramenta Array. No topo da caixa de dilogo, escolha a opo Polar: Array, esta a opo porque vamos trabalhar com um objeto redondo.

b. Clique no boto Pick Center Point ( ), e escolha o Centerpoint sobre mesa, desta forma, estamos mostrando que as cpias sero rotacionadas ao redor da mesa.

c. No campo Method deve estar selecionada a opo Total number of items & Angle to fill. No campo Total number of itens digite 3 (total de cadeiras), e no campo Angle to fill digite 360. Assim, as cpias sero distribudas num ngulo de 360 , ou seja, na circunferncia toda.

d. O item Rotate itens as copied tambm deve estar marcado, e se no estiver, devemos marc-lo.

66

e. Clique no boto Select Objects na parte superior direita da tela. Faa uma janela de seleo ao redor da cadeira e d ENTER.

f.

Ao voltar caixa de dilogo, clique no boto Preview para visualizar o resultado. Se estiver tudo correto, clique no boto Accept. Caso contrrio, clique em Modify para corrigir as informaes.

39. Desenhando uma mesa de jantar


Vamos desenhar uma mesa retangular com 6 cadeiras. a. D um zoom na sala de jantar. b. Com o Layer Mobilirio ativado, entre na ferramenta Rectangle (REC) quando a Linha de Comando pedir o 1 ponto da mesa, como queremos que o canto superior esquerdo da mesa esteja a 60 cm do canto superior esquerdo da sala de jantar, utilizaremos como referncia o canto da sala. c. Com o modo OSNAP habilitado, clique com o boto direito do mouse e com a tecla SHIFT apertada a escolha a opo FROM, para informarmos em que um ponto inicia nosso retngulo. d. Aparecer na Linha de Comando a mensagem Base point pedindo para mostrar qual o ponto de referncia, clique no ENDPOINT do canto da sala. e. Ao aparecer <Offset> na Linha de Comando, digite @0.60,O.60 e d ENTER indicando que o ponto inicial da mesa estar a 60 cm do canto da sala. f. O ponto inicial j foi dado, agora informamos o tamanho da mesa, digite @1.40,0.80 e d ENTER.

A dimenso da mesa depende do nmero de cadeiras, para 8 cadeiras, usamos uma mesa de 2.30 x 0.80.

67

40. Desenhando a cadeira da mesa de jantar


Esta cadeira ser um pouco diferente da outra cadeira que fizemos anteriormente. a. Entre novamente no Rectangle (REC), ao lado da mesa, clique num local qualquer para iniciar o retngulo. b. Faremos o assento de 40 X 40 cm. Na Linha de Comando, digite @0.40,0.40 e d ENTER.

c. D um Zoom Window ao redor da cadeira para ampli-Ia na tela. d. Faa um retngulo de 40 X 5 cm iniciando do ponto superior esquerdo do assento. Este ser o encosto da cadeira.

e. Agora entre no WBLOCK e grave esta cadeira na biblioteca com o nome cadeira-jantar. f. Utilize o MIDPOINT da linha inferior do assento como ponto de insero.

41. Inserindo a cadeira na mesa de jantar


a. Para inserir a primeira cadeira acima da mesa de jantar, utilizando o INSERT. D um Zoom Previous para retomar sala de jantar. b. Certifique-se de que o layer Mobilirio esteja ativado. c. Clique no menu Insert e em seguida, escolha a opo Block. Ao aparecer a Janela de Dilogo, clique no boto Browse, na janela de pastas, escolha o local em que foi gravado o bloco cadeirajantar feito h pouco. d. Clique sobre o arquivo cadeira-jantar e depois clique em Open. e. Voltando tela do INSERT deixe marcadas as 3 opes Specify on-Screen, pois algumas opes da insero sero informadas na tela (on-screen). Em seguida, d OK.

68

f.

Aparecer a cadeira vinculada ao cursor. Com o modo OSNAP habilitado, selecione a opo Midpoint e logo aps clique no local indicado.

g. Na Linha de Comando, temos que informar o fato de escala X e Y do objeto, isto , se a cadeira manter seu tamanho original ou sofrer alterao. No caso da janela, no podemos fazer isto, pois ela j foi desenhada nas dimenses certas e um aumento ou diminuio causariam distores em todas as suas medidas, portanto de ENTER para aceitar a opo <1>. h. Agora ser pedida a rotao da cadeira, o que faremos de modo mais prtico atravs do mouse. Deixe ativado o modo ORTHO e movimente o cursor at que a cadeira fique na orientao desejada. Nesse caso, o cursor deve ser movimentado para a direita e a cadeira foi inserida. i. j. Colocaremos a cadeira um pouco para dentro da mesa, digite M e d ENTER para entrar no comando Move (M), selecione a cadeira e d ENTER. Na Linha de Comando aparece a mensagem pedindo para indicar o ponto inicial do deslocamento, clique em qualquer lugar da tela e arraste o mouse para baixo usando o modo ORTHO (F8) ativado e clique quando a cadeira estiver um pouco para dentro da mesa.

k. Observe que h um cruzamento entre as linhas da mesa e da cadeira. A forma correta de representao deve nos dar a impresso de que a cadeira est abaixo da mesa e por isso, suas linhas devem ser cortadas no trecho sob a mesa. l. Exploda a cadeira atravs do EXPLODE, para que seus elementos fiquem desvinculados e assim, possam ser editados.

m. Entre no TRIM, selecione a mesa e d ENTER, pois as linhas da mesa sero as barreiras de corte para a cadeira. n. Clique sobre as linhas do assento que esto sob a mesa e d ENTER.

69

Agora temos a representao correta da cadeira sob a mesa. Vamos copiar as outras cadeiras ao redor da mesa. Primeiro copiaremos a cadeira para os outros dois lugares. a. Entre no comando COPY (CO), selecione a cadeira, especifique o Midpoint como ponto para cpia, coloque o cursor para direita e marque na Linha de Comando 0.71, e d ENTER, em seguida coloque o mouse para o lado esquerdo marque na Linha de Comando 0.71, e d ENTER novamente. b. Selecione a cadeira e d ENTER. Faa uma janela de seleo tipo Window, ou seja, da esquerda para a direita. c. Agora copiaremos as cadeiras para o outro lado. Neste caso, no utilizaremos o ARRAY, pois, ele deve ser usado somente em casos onde as cpias so rotacionadas ao redor de um elemento circular como a mesa redonda. Para fazer as cpias, utilizaremos o comando MIRROR. d. Na Linha de Comando, digite MI (MIRROR) e d ENTER. e. Selecione a cadeira e d ENTER. Faa uma janela de seleo tipo Window, ou seja, da esquerda para a direita. f. Na Linha de Comando aparece a mensagem pedindo a voc que defina a linha de simetria. Esta linha deve partir do meio da mesa. Com o modo OSNAP habilitado, procure o triangulo do Midpoint e clique com o boto

g. Ao retomar tela de desenho, posicione o cursor sobre uma das linhas horizontais da mesa at que aparea o smbolo do MIDPOINT. Em seguida, clique sobre a linha.

h. Ative o ORTHO (F8) e arraste o cursor para cima de modo a traar uma linha vertical e d um clique para definir a linha de simetria. i. Na Linha de Comando aparece a mensagem Delete Source Objects perguntando se voc deseja apagar o objeto original, para aceitar a opo <N> basta dar o ENTER.

70

j.

Agora copiaremos as cadeiras para as cabeceiras da mesa. Clique em COPY (CO) selecione uma cadeira e d ENTER e mova-a para o lado.

k. Clique em ROTATE, selecione a cadeira copiada e d ENTER, em seguida escolha o ponto de giro da pea.

l.

Com o modo ORTHO habilitado, puxe o curso para baixo, e observe se a cadeira rotacionou 90, caso positivo, d um clique.

m. Clique em MOVE, selecione a cadeira copiada e d ENTER. Em seguida escolha o Midpoint para mov-la para o centro da mesa.

71

n. Em seguida mova o Endpoint indicado para encostar-se borda da mesa.

o. Com o modo ORTHO ativado, clique em MIRROR (MI), selecione a cadeira, e d ENTER, em seguida clique no Midpoint da mesa para espelhar a cadeira simetricamente para o outro lado;

p. Com modo ORTHO habilitado, mova o cursos para baixo e d um clique, em seguida, ao aparecer a mensagem na Linha de Comando, digite ENTER para aceitar a opo <N>.

Agora arredondaremos as pontas da mesa. A mesa foi desenhada pelo comando RECTANGLE, portanto, as 4 linhas que formam o retngulo esto unidas entre si, formando um objeto nico chamado Polyline. Podemos utilizar o FILLET para fazer curvas nos 4 cantos de uma s vez.

72

a. Entre no FILLET. Para definir o raio de curvatura, digite R e d ENTER, em seguida digite 0.05 para o valor do raio e d ENTER. b. Observe que na linha de comando existem diversas opes, precisamos acessar a opo Polyline, ento digite P e d ENTER. Em seguida clique sobre qualquer parte do retngulo para que ele fique com os cantos arredondados.

c. Use o comando WBLOCK para gravar na biblioteca.

42. Mobiliando a cozinha


Agora vamos desenhar e/ou importar blocos da internet para mobiliar da cozinha, com 4 cadeiras, uma bancada, um freezer, uma geladeira, um fogo e mobiliaremos a cozinha com objetos da biblioteca. Veja abaixo o que voc ter feito ao terminar

a. Vamos fazer a bancada da pia, para isso clique na ferramenta Rectangle e clique no canto superior esquerdo da cozinha, e digite @0.43,-0.90 e d ENTER.

73

a. Em seguida, no mesmo ponto anterior, no canto superior esquerdo da cozinha, e digite @1.81,-0.43 e d ENTER.

b. Clique no boto TRIM, e em seguida d ENTER. Depois clique nas duas retas que se cruzam para apag-las.

c. Agora para inserir a geladeira, o freezer, o fogo e a pia, entre na internet no endereo http://groups.google.com.br/group/prof-araken, v em arquivos escolha o bloco a ser inserido, e clique duas vezes sobre ele. Em seguida, use o comando WBLOCK para gravar em sua biblioteca o bloco escolhido. d. Para desenhar a mesa de 4 lugares, vamos desenhar um crculo de 1.0 m de dimetro, em seguida insira um bloco cadeira j salvo em sua biblioteca.

c. Em seguida entre no comando ARRAY. No topo da caixa de dilogo, escolha a opo Polar: Array, esta a opo porque vamos trabalhar com um objeto redondo. Vamos repetir todas as operaes da pgina 66, s que agora no campo Total number of Itens digitaremos 4 (total de cadeiras). e. Terminada a mesa com cadeiras, salve-a em sua biblioteca, e mova-a para o lugar indicado no desenho.

74

DICAS DO PROFESSOR
As mesas, em geral, possuem altura de 70 a 75 cm na parte superior do tampo. As medidas bsicas de uma cadeira so: a. Altura do assento = 40 a 45 cm b. Altura do encosto at o piso = 75 a 80 cm c. Largura e comprimento do assento = 40 a 45 em,

Os espaos onde sero localizadas as mesas e cadeiras variam de acordo com o uso. A distncia mnima da mesa parede varia conforme a existncia ou no de empregados na residncia, pois estes necessitam de um espao para servir s pessoas sentadas. As varandas devem ter dimenses de, no mnimo, 1.20 m para que possam ser colocadas cadeiras e pequenas mesas para caf ou revistas. J em varandas onde podem existir mesas maiores com diversas cadeiras, utilize pelo menos 2.00 m.

A sala de jantar que antes constitua a maior zona da casa, desperdiada assim durante a maior parte do dia, hoje se reduz ao indispensvel. As vezes, apenas um canto da cozinha reservado ao jantar j o necessrio. Para a economia de espao em uma cozinha, podem-se adotar mesas extensveis, sejam estas redondas, quadradas ou retangulares.

Dimenses de sala de jantar: a. Mesa para 6 pessoas: 1.50 X 1.10 m b. Mesa para 8 pessoas 2.30 X 1.10 m c. Largura por lugar: 55 a 70cm

75

43. Desenhando a sala de estar


Desenharemos, agora, diversos objetos e vamos grav-los na biblioteca, para que possam ser inseridos futuramente em outros projetos, agora, criaremos os mobilirios do banheiro (vaso sanitrio, chuveiro, box etc), rea de servio (maquina de lavar e tanque), dormitrios (cama, armrios, etc...) e sala de estar (sof, poltrona, rack etc...). Existem muitos blocos prontos para serem inseridos, e eles podem ser encontrados na internet no endereo http://www.cadblocos.arq.br. Primeiro, daremos seqncia na criao de mobilirios, desenhando os modelos da sala de estar e tambm os moveis dos dormitrios, como cama, criado-mudo, abajur e guarda-roupa e ao final, teremos concludo a fase de colocao de todos os mveis, equipamentos e peas sanitrias da residncia.

a. Desenhe a poltrona observando as medidas abaixo e salve-a usando a ferramenta WBLOCK em sua biblioteca.

76

b. Desenhe a namoradeira observando as medidas abaixo e salve-a usando a ferramenta WBLOCK em sua biblioteca.

c. Desenhe o sof de trs lugares observando as medidas abaixo e salve-a usando a ferramenta WBLOCK em sua biblioteca.

d. Ao terminar de desenhar, utilizando os moveis da biblioteca, insira-os na sala de estar como achar mais conveniente, fazendo, desta forma sua decorao da sala. e. f. Podem ser encontrados alguns blocos j prontos, na pagina do professor, na internet no endereo http://groups.google.com.br/group/prof-araken, em arquivos os seguintes blocos: a. b. c. d. e. f. g. h. i. Fogo 4 bocas Automvel Geladeira Freezer Pia com torneira Arbusto 1 Arbusto 2 Arbusto 3 Arbusto 4 j. k. l. m. n. o. p. q. r. Tanque Maquina de lavar roupa Secadora Vaso sanitrio com caixa Lavatrio Chuveiro Cama Solteira Cama de casal TV - LC

77

g. Agora desenharemos a estante para a televiso, que ser simplesmente um retngulo de 2.10 X 0.40, e insere-a na sala de estar.

DICAS DO PROFESSOR
Ao desenhar um sof, seja ele de 1, 2 ou 3 lugares, leve em considerao que uma pessoa sentada ocupa um espao de 60 cm de largura. Assim, num sof de 3 lugares voc ter 1.80m, que pode variar at 2.10 dependendo do tamanho do apoio de brao nas laterais.

Uma boa sala de estar deve ter espao de circulao, entre o sof e a mesa de centro, de pelo menos 60 cm. Assim, ao projetar uma sala de estar, leve em considerao a dimenso dos mveis e da circulao entre eles.

A distncia mdia entre as prateleiras de um armrio de cozinha ou estante de livros deve ser de aproximadamente 35 em. A espessura de uma prateleira pode variar de 3 a 5 cm, conforme o material empregado. Prateleiras de vidro podem ter pelo menos 1 cm de espessura.

78

44. Desenhando guarda-corpo


Observe que na ltima etapa foi envolvida uma quantidade menor de comandos para executar os desenhos, pois so mobilirios basicamente compostos por linhas perpendiculares e paralelas que requerem somente o uso dos comandos bsicos (OFFSET, TRIM, FILLET, EXTEND). Guarda-corpo o conjunto de protees para evitar que as pessoas de caam de sacadas, varandas ou escadas, por isso, chamado "guarda-corpo". E Eles podem ser feitos em metal, madeira ou simplesmente em alvenaria, formando neste ltimo, uma mureta. Todo guarda-corpo deve respeitar uma altura mnima de 90 cm em relao ao piso do pavimento. O corrimo o guarda-corpo da escada, que geralmente acompanha o estilo dos demais guarda-corpos. A altura mnima exigida para o corrimo de 80 cm em relao ao degrau. A representao de um guarda corpo feita com duas linhas paralelas representando a espessura do tubo vista por cima, que geralmente de 5 a 10 cm. Conclumos ento que, bsicamente, o guarda-corpo ser feito por cpias paralelas das linhas existentes do desenho e para isso, utilizaremos o comando OFFSET.

45. Desenhando o caminho de entrada.


Neste item, desenharemos o caminho da rua at a entrada da residncia, formado por pedras octogonais dispostas em duas linhas e colunas, resultando em duas fileiras de pedras, semelhante ao que foi feito no caminho da garagem, mas desta vez, com uma diferena, os cantos do das pedras retangulares sero chanfrados. Chanfrar um canto algo como quebrar a ponta de um retngulo restando uma linha que liga os dois novos pontos. O motivo do chanfro somente esttico. Podemos chanfrar somente um lado do retngulo, como todos os lados em uma s operao. Vamos entender como funciona o chanfro atravs de duas linhas. a. Verifique se o ORTHO est ativado, entre no LINE e faa uma linha horizontal de 1 m em seguida, faa uma linha vertical do mesmo tamanho da anterior, deixando-a o mais idntica possvel com a figura abaixo:

b. Na barra de ferramenta MODIFY, clique sobre a ferramenta CHAMFER ( ). Ao entrar neste comando, aparecer algumas solicitaes de informao, como Dst1 e Dist2. Estas so as duas distncias que necessitamos para fazer o chanfro. Estas distncias tm como referncia sempre a ponta do retngulo (ou o encontro das duas linhas). Abaixo destas informaes, temos as opes de mtodos para o CHAMFER e ns utilizaremos o mtodo Distance para informar o quanto queremos chanfrar. Para isso, basta digite D e depois d ENTER. c. Ao entrarmos nesta opo, a Linha de Comando pergunta qual o valor da 1 distncia. Digite 0.50 e d ENTER para informar que a distncia ser de 50 cm e em seguida ser pedido a 2 distncia, digite 0.50 novamente e d ENTER. d. Clique nas duas linhas para fazer o chanfro.

79

e. Como j entendemos o CHAMFER, faremos a pedra do caminho da piscina. Todos os cantos da pedra sero chanfrados. Dessa forma, vamos ento fazer o CHAMFER para Polyline, ou seja, vamos chanfrar todos os cantos de uma Polyline, lembrando que o retngulo uma Polyline e, portanto, podemos chanfrar todos os seus cantos de uma s vez. f. Ative o layer Piso para que todas as pedras sejam desenhadas neste layer. Para criar a 1 pedra, precisamos de um ponto de referencia inicial.

g. Faa uma reta auxiliar saindo do batente da porta, a 0.36 m do Endpoint da linha do batente. Em seguida com a ferramenta Rectangle. Clique no Endpoint construda e digite na Linha de Comando @-0.48,-0.48 d ENTER.

h. Em seguida, clique em CHANFER. Ao entrarmos nesta opo, temos as opes de mtodos para o CHAMFER, e ns utilizaremos o mtodo Distance para informar o quanto queremos chanfrar. Para isso, basta digite D e depois d ENTER. i. Em seguida na Linha de Comando aparecer a pergunta de qual o valor da 1 distncia. Digite 0.10 e d ENTER para informar que a distncia ser de 10 cm e em seguida ser pedido a 2 distncia, digite 0.10 novamente e d ENTER. Depois informe que deseja o Chanfer em Polyline d ENTER, em seguida clique no retngulo e todas as arestas sero chanfradas. Apague a linha auxiliar construda.

j.

k. Com o comandoARRAY, faremos as demais cpias desta pedra para completar o caminho. Acesse ao comando, e informe:
1. Informe 8 colunas

4. Selecione a lajota 5. Informe 2 linhas 3. Clique em Preview para se certificar que est correto

2. Informe offset de -0.58

80

l.

Se no modo Preview mostrar tudo correto, clique em Accept para efetivar o Array

m. Depois, clique em MOVE, selecione da direita para esquerda, pulando a primeira, as duas pedras da colunas sim, e duas no, at que tenha terminada as colunas:

n. E mova-as para baixo 0.15 m.

DICAS DO PROFESSOR
Em guarda-corpos e corrimos so utilizados geralmente tubos de 5 a 8 cm de dimetro para a parte superior, onde apoiamos a mo. Na haste, podem ser utilizados tubos de 3 cm de dimetro ou chapas, de 3 cm de largura, que podem produzir um efeito esttico mais interessante. Em funo de crianas, as hastes do guarda-corpo, sejam elas verticais ou horizontais, devem ter espaamento mximo entre elas de 20 em, evitando que uma criana atravesse e ocorra um acidente. A profundidade de uma piscina pode variar de acordo com o uso: 1. Piscina para adultos: 1.20 m 2. Piscina infantil: 30 a 40 cm 3. Piscina olmpica: 3.00 a 5.00 m A localizao da piscina no terreno muito importante. Procure deix-la ao mximo exposta ao sol da manh e da tarde, para usufru-Ia dela o dia todo.

81

46. Trabalhando com textos e indicaes


Vamos agora aprender como criar os smbolos do telhado. Esse smbolo nos servira para informar o ponto baixo do caimento de gua no telhado, entre outros, aprenderemos tambm novos conceitos e recursos muito utilizados pelos profissionais da rea.

47. Criando os smbolos do telhado


Agora que temos o desenho praticamente pronto, podemos comear a criar os smbolos que sero utilizados em algumas indicaes. Comearemos pela indicao do caimento da gua no telhado. Todo telhado representado em planta deve possuir uma seta indicando o caimento da gua, ilustrando bidimensional mente, o que s conseguiramos visualizar em trs dimenses ou lateralmente. Esta indicao pode ser feita atravs de um tringulo com uma de suas pontas voltadas para a parte mais baixa do telhado.

a. Criar o tringulo, que ser colocado dentro do telhado e voltado para baixo, pois, consideramos a calha na parte inferior do telhado. b. D um zoom no telhado, na Barra de desenho selecione a ferramenta Polygon ( ).

c. Ao entrar em Polygon, nos ser solicitada na Linha de Comando a quantidade de lados para o nosso polgono. Digite 3. d. Ao clicar devemos escolher se queremos um tringulo Inscrito ou Circunscrito, digite I para escolher o Inscrito, e d ENTER. Um polgono Inscrito quando os seus vrtices encostam-se borda do circulo. Um polgono Circunscrito quando o raio da circunferncia perpendicular s suas arestas.

82

e. Ao escolher o mtodo Inscrito, ative o ORTHO e desloque o cursor para baixo, deixando o tringulo apontado para baixo e clique.

Agora faremos uma pequena alterao esttica no tringulo para facilitar a leitura do projeto. Como fizemos um polgono de trs lados iguais, poderia ficar a dvida, quais de seus vrtices esto apontando o caimento da gua? Assim, vamos diferenciar uma de suas pontas. f. Aproxime um pouco o zoom no tringulo, pois, vamos encurtar a ponta que est voltada para baixo para diferenci-Ia das demais. Entre no comando STRETCH (S) e d ENTER.

g. Faa uma janela de seleo Crossing (da direita para esquerda) ao redor da ponta inferior do tringulo e d ENTER.

h. Clique no ENDPOINT da ponta inferior, e desloque o cursor para cima e dique livremente at que o seu tringulo fique semelhante figura ao lado

i. j.

D um clique para sair do comando. Tambm podemos fazer o mesmo smbolo de outra maneira.

k. D um zoom no telhado da planta de cobertura, selecione a ferramenta Polygon, digite 3 e d ENTER para definir um polgono de 3 lados, assim como do outro modo. Podemos escolher entre 3 e 1024 lados, ou seja, se quisermos um quadrado, ser 4, um pentgono, ser 5 etc.

83

l.

Desenharemos o tringulo atravs de sua aresta. Digite E e d ENTER para escolher a opo Edge (Aresta), clique no local desejado para colocar o smbolo de indicao.

m. Movimente o cursor com o modo ORTHO habilitado, para definir a posio do triangulo, na Linha de Comando aparece a mensagem pedindo para definir na tela o tamanho da lateral do tringulo, poder ser definida movendo o cursor ou digitando a medida. n. Agora entre no STRETCH para encurtar a ponta inferior, repita o mesmo procedimento feito no primeiro tringulo, em seguida, utilize o MOVE para deslocar o tringulo e deix-Io centralizado na gua do telhado. Cada trecho do telhado denominado como "gua, pois, tem a funo de direcionar a gua das chuvas. Desse modo, temos neste caso, um telhado de 6 guas. colocar preciso colocar a indicao de caimento de gua em todas as partes do telhado, e para isso, use os comandos COPY, MOVE, MIRROR, ROTATE.

48. Desenhando as linhas de corte


Um projeto de arquitetura no formado somente por plantas, pois para ser construdo, o projeto necessita tambm de dimenses verticais informadas no corte e nas elevaes. Corte uma forma de desenha seu projeto de modo que se possa visualiz-lo em duas partes, para olhar o que h por dentro dela. Esta vista chamada corte, onde se pode ver a espessura das lajes, altura das portas e janelas, p direito, altura do telhado, etc. Podemos ter diversos cortes em um projeto dependendo de sua complexidade. Os cortes ajudam-nos a entender o projeto como um todo, ou seja, quando juntamos as informaes das plantas e dos cortes, conseguimos entender o espao tridimensional do projeto. A elevao um desenho bi-dimensional da fachada da casa. Atravs dela podemos interpretar a aparncia da casa e analisar como o desenho da planta afeta a volumetria do projeto. Podemos ter diversos tipos de elevaes. Normalmente, em projetos onde o terreno retangular so feitas 4 elevaes, sendo uma de cada lateral. Quando juntamos as informaes das plantas, cortes e elevaes, podemos ter a idia final da volumetria da casa e analisar as interferncias que cada desenho pode produzir no outro. Por exemplo, se desenharmos uma lareira na planta, esta deve aparecer na elevao como um elemento vertical que se destaca de alguma forma na elevao. Antes de desenhar o corte, devemos marcar uma Linha de Corte, que mostrar onde a residncia foi cortada. Geralmente, a Linha de Corte deve passar por trechos relevantes do projeto como as reas molhadas (Banheiros, rea de Servio, Piscina) e escadas. Assim, ao desenharmos o corte estaremos informando, por exemplo, a altura da bancada de um banheiro ou o desnvel entre o piso do dormitrio e o piso do banheiro. Podemos tambm analisar a escada e detectar possveis erros que podem comprometer o projeto corno, por exemplo, quando uma pessoa sobe a escada e bate a cabea na laje do pavimento superior. a. Crie um layer Indicao e deixe-o ativado, em seguida com o comando LINE, faa uma linha horizontal atravessando transversalmente a edificao.

84

b. Agora d um clique na linha para seleciona-Ia, pois, as Linhas de Corte devem ser representadas por uma linha-trao. Esse trao que deve ser menor do que o da linha de projeo. c. Para atribuir este padro de linha a Linha de Corte vamos entrar na Lista de Linhas e clicar na opo Other.

d. Ao aparecer caixa de dilogo, clique no boto Load para disponibilizar o tipo de linha desejado na Lista de Padres de Linha.

e. Entre as diversas opes de padres de linha, clique em Center e d OK. f. Ao retomar Lista de Linhas, clique em OK, desta forma, este padro de linha est disponvel para futuras aplicaes.

g. Selecione a Linha de Corte, v at a Lista de Linhas e escolha o padro Center e pressione Esc para retirarmos a seleo da linha e observe se o padro est um pouco grande em relao ao desenho. Se for necessrio diminuir uni pouco, d um duplo clique sobre a Linha de Corte. h. Aparecer a janela do Properties (Propriedades) mostrando as caractersticas da linha selecionada. Localize o campo Linetype Scale e mude o valor, seguido de ENTER. i. j. Feche a janela Properties clicando em seu boto de fechar, em seguida Esc para retirarmos a seleo da linha e observe que agora o padro est um pouco menor.

85

Normalmente, as Linhas de Corte so representadas com espessuras grossas para se destacarem do desenho. Podemos escolher a cor 4 (Cyan) para a Linha de Corte. Agora, criaremos um smbolo de direo do corte, que deve ser um tringulo sobre a extremidade da linha. Observe que a seta est indicando para cima. Portanto, a parte que ser vista no corte ser a que est acima da linha de corte. a. Para fazer o tringulo, entre no comando POLYGON (POL) e d ENTER, em seguida digite o nmero de lados (3) e d ENTER. b. Digite E para escolher a opo Edge e em seguida, d ENTER. c. Clique sobre o ENDPOINT da extremidade esquerda da Linha de Corte, e afaste-o aproximadamente 0.20.

d. Mude a cor do tringulo para yellow (2) para se destacar do desenho com a espessura de 0.20 mm. Agora, colocaremos a letra indicador a do Corte seguindo a seqncia A, B, C, D etc. As duas extremidades da linha de Corte devem possuir a letra A de forma que o corte seja denominado como Corte A-A.

Antes de escrever os textos, devemos criar os estilos aos quais iro pertencer. Por exemplo, em nosso desenho teremos quatro estilos de texto: Ambientes, Indicaes, Cotas, Ttulos. Cada um deles ser usado para uma finalidade. Ambientes: Nome dos ambientes (Dormitrios, Sala, Cozinha, etc...) Indicaes: Especificaes de elementos (Linha de Projeo e linha de Corte). Cotas: Dimenses das cotas. Ttulos: Textos da prancha (Nome dos desenhos, Notas, Nome do autor, etc...).

86

Para criar estes estilos, faa o seguinte: a. Clique sobre o menu Format e clique na opo Text Style. b. Ao aparecer janela de dilogo Text Style, clique no boto New para criar um novo estilo de texto. c.Digite o nome Indicaes e d OK.

d. V at o campo Font Name e escolha a fonte Swis721 BT. e. No campo Height, digite 0.20 para a altura do texto. f. Para concluir, clique no boto Apply e em seguida, Close. Desta forma, criamos e ativamos o estilo de texto Indicaes. Enquanto no for criado outro estilo, valer sempre o estilo Indicaes para qualquer texto que seja feito. Ento criaremos o texto da Linha de Corte.

Neste local temos uma pr-visualizao do formato do texto

g. Para escrever o texto, clique na barra de ferramentas Draw, clique em Text. (

h. Aparecer na Linha de Comando a mensagem pedindo para clicar no local onde deve ser iniciado

o texto, clique no local indicado onde pretende escrever


i. Ao aparecer a Linha de Comando requisitando o valor do ngulo, d o ENTER para aceitar o valor 0.00.

j.

Digite B, em maisculo e d ENTER, para o texto mudar de linha. Como no queremos mais escrever em outra linha, vamos dar o ENTER para concluir a operao.

87

k. Selecione o texto e clique no boto Properties, localize o campo Height e ajuste a altura do texto para 0.50, em seguida, d ENTER e feche a janela do Properties. l. Para colocar o B ao lado da outra indicao de corte, use a ferramenta MIRROR.

m. Agora escreva o nome de todos os cmodos da edificao, ou seja, estar, garagem, cozinha, etc... n. Abra do endereo http://groups.google.com.br/group/prof-araken, em arquivos e insira o bloco Automvel e insira-o na garagem.

49. O carimbo da folha


Carimbo da folha onde vamos organizar todos os desenhos para impresso em tamanho grande. Em todo projeto de arquitetura impresso, deve existir um quadro de informaes contendo os dados do desenho, tais como: Autor do projeto, Nome do projeto, Data do projeto e Nmero da folha. Este quadro informativo chamado Carimbo. O carimbo ser formado por linhas, textos e atributos, sendo estes ltimos os textos variveis, por exemplo: Residncia Fulano, Arquiteto Ciciano. Conclumos ento que os atributos servem para fazer o preenchimento dos dados do carimbo. No nosso exemplo, vamos ter quatro atributos a fazer no carimbo, que sero: PROJETO, AUTOR, DATA e FOLHA vamos ento criar o carimbo que ser usado futuramente no momento de impresso do desenho. a. Vamos criar um layer chamado Prancha com a cor 7(White), e deix-lo ativo. Este ser usado para todo elemento que faa parte da folha de impresso. Sendo assim, o carimbo, as margens e o ttulo de cada desenho pertencero a este layer. b. Entre no comando Rectangle (REC) e d um clique em qualquer lugar de nosso desenho, e digite @12.0,6.0 e d ENTER. Nosso carimbo, esta sendo admitindo com 1 m, e ser impresso no tamanho 12 X 6 cm

c. Mova o retngulo fazendo com que ele fique mais ou menos no canto inferior direito do desenho. Agora precisamos criar as linhas que dividem os trs campos do carimbo. Cada campo ter 2 m de altura, vamos fazer isso atravs do OFFSET. Mas antes devemos explodir o retngulo, seno ser feita uma cpia do retngulo internamente, o que ficar incorreto. Para explodi-lo, entre no EXPLODE ou selecione sua ferramenta, selecione o retngulo e d ENTER, agora atravs do OFFSET, crie as linhas independentes de diviso do carimbo com 2.00 de distancia entre elas.

d. Agora que fizemos todos os campos horizontais. Agora criaremos o campo onde ser informado o nmero da folha e o RGM ou RA do aluno. e. Como o comando OFFSET ainda est ativado, selecione a linha vertical direita do retngulo e clique no lado interno do retngulo para fazer a cpia, em seguida d ENTER duas vezes e digite 5.5, e faa outra cpia direita da anterior. Para deixarmos somente o quadrado no canto do retngulo, cortaremos a linha que atravessa os campos horizontais atravs da ferramenta TRIM.

88

f.

Entre no TRIM e selecione a primeira linha horizontal e d ENTER. Clique sobre os trechos das linhas que sero cortados.

Agora tendo a estrutura do carimbo podemos colocar os textos. Ento, definiremos um novo estilo de texto. Este estilo servir para qualquer texto que faa parte da prancha, ou seja, vamos utiliz-Io tanto para os textos do carimbo, como para os ttulos dos desenhos futuramente. g. No menu FORMAT, clique na opo TEXT STYLE. h. Ao aparecer a caixa de dilogo, clique no boto New e em seguida, digite o nome do novo estilo, Ttulos, depois, d OK. Escolha a fonte Arial para este estilo, e no campo Font Style, escolha a opo Regular e no campo Height, deixe 0.30 para a altura do texto, em seguida, crie uma oura chamada Ttulos 1 com a altura do texto de 0.5. i. i. Clique em Apply para concluir e depois feche esta janela. Para escrever os textos fixos do carimbo, v at no menu Draw e escolha a opo Text. Dentre as opes, escolha Single Line Text. Aparecer na Linha de Comando a mensagem pedindo para mostrar o ponto onde o texto deve ser iniciado. Clique no canto superior esquerdo como mostrado abaixo:

j.

A Linha de Comando pergunta se voc quer manter o texto na horizontal. D ENTER para confirmar e em seguida digite PROJETO e pressione a tecla ENTER. Neste momento, o cursor muda para a segunda linha, tecle mais uma vez a tecla ENTER para concluir a operao.

k. Faa o mesmo para os outros campos, digitando os nomes conforme a figura da prxima pgina:

89

At este momento, temos a estrutura fixa do carimbo, ou seja, esses valores no sero alterados, pois so somente os nomes dos campos. Agora, criaremos 5 atributos do carimbo (Projeto, Autor, Data RGM/RA e Folha) para que o texto de preenchimento fique inteligente e nos pergunte no momento da insero qual o valor desejado. a. V at o menu Draw e aponte para o sub menu Block. Dentre as opes que aparecem, d um clique em Define Attributes. b. Como esta sendo feito o primeiro campo do carimbo, digitaremos PROJETO no campo Tag. Neste campo, colocaremos sempre o nome do campo do carimbo. No campo Prompt, digite a pergunta que ser feita pelo AutoCAD quando estivermos inserindo o smbolo atravs do comando Insert. Ento digite Qual o nome do projeto? c. No campo Value, digite o valor padro, ou seja, adotaremos como valor padro o texto Residncia. d. No campo Justification, deve estar especificado o tipo de alinhamento do texto. Neste caso, o texto Projeto de Residncia deve estar sempre iniciando a partir do ponto inferior esquerdo. Sendo assim, basta escolher a opo Bottom left. e. No campo Text Style escolha o estilo Ttulos 1, que foi criado para os textos do carimbo. f. O campo Rotation deve estar em 0 para que a escrita do texto esteja na horizontal.

g. Se foi preenchido corretamente os campos, a caixa de dilogo deve estar semelhante figura a seguir:

h. Aps estas configuraes, clique no boto OK, nesta etapa, o AutoCAD retoma a tela de desenho, leve o cursor para o local desejado e clique.

90

i.

Clique alocar o campo no local e para concluir a operao. No primeiro campo do carimbo, aparece o texto PROJETO indicando que a operao teve sucesso. Existem 2 textos iguais no mesmo campo, porque o texto que est no canto permanecer como voc est visualizando, isto , sempre estar escrito PROJETO, j que este o nome do campo. O outro texto s funcionar adequadamente aps o carimbo ter sido gravado na biblioteca de objetos e inserido no desenho. Na verdade o que aparecer neste campo o texto Residncia (que o valor padro do campo) ou qualquer outro nome que queira colocar. Agora faremos o segundo atributo no segundo campo. Ainda com o comando ativo, basta clicar com o boto direito do mouse para que um novo quadro de dilogos se abra para inserir um novo campo. Caso o comando tenha sido desabilitado, v novamente ao menu Draw e aponte para o submenu Block.

j.

k. Proceda como j explicado na letra a acima. l. Digite AUTOR no campo Tag. No campo Prompt, digite a pergunta Quem o autor do projeto? No campo Value digite o valor padro, ou seja, o valor mais utilizado. Adotaremos como valor padro o seu nome. Ou seja, voc dever colocar seu primeiro nome.

m. No campo Justification, deve estar especificado o tipo de alinhamento Bottom left conforme foi feito no campo anterior. n. No campo Text style escolha o estilo Ttulos 1, que foi criado para os textos do carimbo. o. O campo Rotation deve estar em 0 para que a escrita do texto esteja na horizontal. A tela deve estar conforme a figura abaixo:

p. Aps estas configuraes, clique no boto OK, nesta etapa, o AutoCAD retoma a tela de desenho, leve o cursor para o local desejado e clique.

q. Vamos fazer o mesmo procedimento para o campo Data, baseado na figura a seguir.

91

r.

Vamos fazer o mesmo procedimento para o campo RGM/RA, baseado na figura a seguir.

s. 91- Para terminar, faa o campo FOLHA.

Ao concluir os cinco atributos, o carimbo estar semelhante figura a seguir:

92

Agora o carimbo precisa ser inserido na biblioteca para que possa ser usado em outro desenho, para grav-lo na pasta de bibliotecas usaremos o comando WBLOCK.

50. Inserindo o carimbo inteligente


Agora que j gravamos o carimbo na biblioteca, faremos um teste para ver se ele est funcionando corretamente. Antes devemos colocar nosso desenho um formato padronizado de folha, conforme descrito na tabela abaixo:

Ao procurar o formato mais adequado vamos encontrar o A2. Faa um retngulo com 59.4 de X por 42.0 de Y. Enquadre como o comando MOVE nosso desenho dentro da folha. Agora podemos inserir o carimbo, e para isso utilizaremos o comando INSERT BLOCK. a. Como o layer Carimbo ativado, d um clique em Insert Block na barra de ferramentas DRAW. b. Ao aparecer a caixa de dilogo, clique no boto Browse, procure o bloco Carimbo em sua pasta de blocos, e clique no boto Open. Na tela do Insert, deixe marcadas todas as opes.

Os outros campos servem para informar o tamanho e a rotao do objeto que, neste caso, so dispensveis para o carimbo, pois este estar sempre no tamanho original e com rotao 0.00o. c. Em seguida, d OK e perceba que o smbolo ser vinculado ao cursor. Posicione o cursar na linha da moldura, no canto inferior direito e d um clique.

93

d. Ao clicar no canto, ser perguntado o fator escala e rotao, deve ser dado ENTER para ambos. Na Linha de Comando aparecer uma das mensagens dos 4 atributos na Linha de Comando. Por exemplo: Qual o nmero da folha? Exatamente como voc digitou quando estava criando o carimbo.

O valor padro aparece sempre desta forma <01/01> o que quer dizer que se caso for dado apenas ENTER ser atribudo o valor padro, caso contrrio poder ser digitado outro. a. Na seqncia, aparecer a pergunta que foi digitada, na criao do atributo: Qual o RGM ou o RA? Digite o nmero e d ENTER.

b. Na seqncia, aparecer a pergunta que foi digitada,na criao do atributo: Qual a data? Digite a data de hoje e d ENTER.

c. Agora aparecer pergunta Quem o autor do projeto? Digite seu nome e depois d ENTER.

d. Por fim, aparecer a ltima pergunta: Qual o ttulo? D ENTER para aceitar o valor padro que est entre parnteses.

94

51. Trabalhando com hachuras


Vamos aprender a trabalhar com hachuras. Hachuras so preenchimentos para cobrir certas reas, o prprio AutoCAD j nos da alguns tipos de hachuras, mas nada nos impede de desenharmos outros tipos. Podemos hachurar todos os ambientes que possuam algum tipo de preenchimento, por exemplo, colocaremos piso cermica de 40 X 40 cm na sala, textura de grama no jardim etc. Estas hachuras so desenhos que representam os materiais empregados na casa.

Concreto

Tijolo vista

Taco

Telhado

Grama

Piso cermica

Criando a hachura da sala de estar a. Para colocar hachura na Sala de Estar de um piso cermico 40 X 40 cmm, devemos primeiro criar um layer chamado Hachura cermico com a cor 8 e d OK. b. Deixe todos os layers ligados. Antes de fazer qualquer tipo de hachura, devemos verificar se todos os elementos do desenho esto presentes na tela, ou seja, com seus layers ligados. Caso contrrio, a hachura ser criada sobre estes elementos, pois no momento da criao, o AutoCAD precisa reconhecer as reas que sero preenchidas ou no.

c. Posicione o desenho na tela de modo que a Sala de Estar aparea inteira na janela. Veja a figura abaixo. E muito importante que a rea a ser preenchida com hachuras fique totalmente visvel na tela, caso contrrio o AutoCAD no conseguir reconhecer o trecho a ser preenchido.

95

d. Na barra de ferramentas DRAW, clique sobre a ferramenta Hatch ( ). Ao aparecer caixa de dialogo Boundary Hatch and FiII, clique sobre o nome Predefined no campo Type.

e. Existem dois tipos de hachura no AutoCAD: I. Predefined (Pr-Definido) - So os padres de desenho prontos para serem usados, tais como, as hachuras de tijolo, telha, concreto, grama etc...

II.

User Defined (Definido pelo Usurio) - um padro de desenho formado por linhas paralelas, existindo a opo de cruzar linhas paralelas dando a origem a um quadriculado para a representao de cermicas. Esta opo s permite criar cermicas com os dois lados do mesmo tamanho, tipo 40 X 40 cm, 25 X 25 cm e mas no consegue criar retngulos, como 40 x 0 cm ou 60 X 40 cm.

96

f.

Dentre as opes, escolha User Defined, pois faremos uma hachura de 40 x 40 cm. Para pedir o cruzamento entre as linhas, clique na opo Double. No campo Angle, deixe o valor em 0 para que a hachura fique horizontal e no campo Spacing, digite 0.40 para informar o espaamento entre as linhas.

g. Agora escolheremos o trecho que deve ser preenchido. Clique no boto Pick points. Ao retomar tela de desenho, clique num lugar vazio dentro da sala de estar. Aguarde um momento at que a operao seja completada, e em seguida d ENTER para concluir a seleo. h. Clique no boto Preview para pr-visualizar o preenchimento. Assim, podemos verificar se cometemos algum erro na escolha dos trechos a serem preenchidos. Se a Janela de Dilogo ficar na frente da rea a ser hachurada, desloque-a para o lado para poder visualizar o resultado.

i.

Se a hachura do piso estiver conforme a figura abaixa, basta dar OK.

Criando a hachura do jardim Faremos agora a grama do jardim. A nica diferena, dessa vez, que devemos escolher a hachura da tipo Defined (Pr-definida) na janela de dilogo, pais no se trata mais de linhas cruzadas cama a piso cermica. A representao de grama geralmente feita com uma hachura de pontas aleatrios espalhados camo a da figura.

a. D um zoom, de modo que voc consiga visualizar toda a rea externa da casa. Seja preciso neste exerccio do contrria voc no conseguir colocar a hachura do jardim.

97

b. Verifique se o layer Hachura est ativado, desligue os layers Vegetao e Projeo para ocultar as rvores que podem atrapalhar, caso contrrio, a hachura ser feita ao redor delas ficar incorreto. c. Clique em HATCH, e ao abrir a caixa de dilogo Hatch and Gradient. clique no boto Drop down Pattern e escolha pelo padro de hachura ARSAND, clique sobre ele e, em seguida, clique no boto OK.

d.

e.

Ao retomar a tela do HATCH clique no campo Scale e digite 0.25. Este valor emprico, ou seja, devemos test-Io, pois, cada padro de hachura tem um tamanho. Quanto menor o tamanho, mais pontos aglomerados existiro na representao da grama, neste caso. Clique no boto Pick Points para definir a rea a ser preenchida e agora clique sobre qualquer rea livre da rea a ser hachurada, tome cuidado para no clicar dentro da piscina. Aguarde at o AutoCAD execute esta tarefa. Quando a rea se mostrar selecionada, d ENTER para retomar tela do HATCH,clique no boto Preview e arraste a caixa de dilogo para o lado para poder visualizar o preenchimento. Se estiver como na figura abaixo, d ENTER para voltar a caixa de dilogo e em seguida clique no boto OK.

f.

g. Agora, atribuiremos uma cor diferente grama. Para selecionar a hachura da grama, clique sobre um dos diversos pontos da grama at aparecer um pequeno ponto azul mostrando que ela foi

98

selecionada. h. Clique na Lista de Cores e em seguida, clique na opo Select Color, ao aparecer tabela de cores, escolha a cor 64 e d OK. Esta cor ter espessura definida como 0.22 mm para que os pontos apaream na impresso.

Faamos agora todas as demais hachuras, piso da cozinha, telhado, lavanderia, pedras da entrada, etc...

Atividade

Faa os dois cortes A-A e B-B

99

Guia rpido de consulta


Este um pequeno guia rpido de consulta dos principais comandos do AutoCAD, este guia tem como objetivo mostrar rapidamente os comandos mais usuais. um guia rpido de consulta, bem simples, porm, eficiente para achar aquele comando que s vezes esquecemos o que ou como utiliz-Io.

Leia sempre o que est escrito na Linha de Comando

Barra de Ferramentas DRAW


Comando Line
cone

Construction Line

Polyline

Polygon Rectangle Arc Circle


Revision Cloud

Elipse
Elipse Arc Insert Block

Descrio Linha: Cria linhas simples, desenha uma linha de um ponto ao outro, podemos finalizar a utilizao deste comando/ferramenta dando ENTER ou pressionando a tecla Esc. Selecione a ferramenta/comando Line, clique no local onde deseja comear a linha e clique no local onde deseja que a linha termine e a linha estar pronta. Linha de Construo: Cria segmentos de reta auxiliares, seu comprimento infinito. Poli-linha: Cria diversos segmentos de reta com sendo apenas um nico objeto. Determine seu incio, escolha a direo e o sentido que se deseja, especifique a distancia e clicar de novo, repetindo a operao at que o objeto todo seja construdo. Polgono: Cria polgonos, primeiro tenha uma circunferncia como referencia, em seguida clique em POLYGON e informe o nmero de lados que deseja, ENTER o centro, clique, e se a figura ser inscrita ou subscrita na circunferncia. Informe o raio e clique. Retngulo: Determine seu incio, escolha entre rea, dimenso ou rotao, se dimenso informe altura e largura (Tente trabalhar com coordenadas absolutas) Arco: Desenha arcos de circunferncias, habilite o comando, tecle C para informar o centro, informe seu incio, e seu trmino, lembre-se que no AutoCAD o padro a rotao anti-horria. Crculo: Habilite o comando, especifique o centro, escolha por 2 pontos, 3 pontos ou tangente tangente. Informe as solicitaes na Linha de Comando. Nuvem de Reviso: Para destacar informaes importantes. Habilite o comando clique onde deseja que ela fique e mova o cursor at completa o tamanho que deseja. Elipse: Habilite o comando, informe o eixo ou o centro. Se a opo for o eixo, informe a distancia entre os eixo X e em seguida a informe a distancia entre os eixo Y, em seguida ENTER. Arco de Elipse: Utilizao semelhante a da Elipse. Inserir Bloco: Para inserir blocos armazenados na sua biblioteca, habilite, informe o local onde esto guardados seus blocos, escolha, e insira-o. Fazer um Bloco: Para armazenar blocos no desenho que est sendo feito, crie o desenho do bloco, em seguida habilite o comando, informe o solicitado no quadro de dilogos, e ele ser salvo. Este comando permite que grave blocos somente no desenho que esta fazendo, se preferir guard-lo em sua biblioteca, use o comando WBLOCK. Hachurar: Habilita o quadro de dilogos hachura, preenchimentos para cobrir certas reas. Gradiente: Assim com o HATCH preenche com efeito de cores certas reas.

Pg.

14

34

82

42 46 58 -

48

Make Block

56

Hatch Gradiente

95 -

100

Barra de Ferramentas MODIFY


Ferramenta
cone

Descrio Apagar: Habilite o comando, clique nos objetos que deseja apagar e em seguida d ENTER. Copiar: Sua utilizao mais fcil se utilizar em conjunto com o Osnap. Entre ou acione o comando Copy (CO), selecione o objeto a ser copiado e de ENTER. D um clique no ponto inicial da cpia, depois digite o valor da onde quer que a cpia seja inserida ou clique no ponto de destino da cpia. Espelhar: Para espelhar objetos, habilite o comando Mirror (MI), selecione o objeto ou linha e d ENTER, defina a linha de espelho (linha de simetria), que dever ser indicado por dois pontos. Na linha de comando nos perguntado se queremos apagar ou no o objeto que estamos espelhando, temos duas opes, pressione a tecla N para aceitar a opo No (No) ou Y para aceitar a opo Sim (Yes) e para terminar de ENTER. Copiar para o lado: Para criar cpias de linhas para o lado de linhas, crculos, retngulos, quadrados, etc. Habilite o comando Offset (O), entre com o valor da distncia da cpia na linha de comando; selecione o objeto que deseja copiar e clique sobre o lado que deseja ter a cpia. Muita ateno ao clicar no lado que queremos a cpia. Arranjo: Cria padres circulares e retangulares a partir de um modelo, ao habilitar abre um quadro de dilogos que recebe as informaes necessrias para criar os padres. Mover: Com esta ferramenta pode-se mover/arrastar objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos de um lugar para outro. O atalho desta ferramenta a tecla M. Habilite o comando Move (M), selecione o objeto que deseja mover e de ENTER. Clique no ponto de incio do deslocamento e depois clique no ponto de trmino. Rotacionar: Com esta ferramenta pode-se rotacionar/girar objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos com base em um ponto. O atalho desta ferramenta a tecla RO, e que ela pode ser facilmente confundido com o atalho da ferramenta Redraw(R). Selecione o objeto, d ENTER, indique o ponto de giro, posicione e clique novamente. Escalonar: Podemos alterar o tamanho de objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos, bastando selecionar o conjunto, informar o ponto referencia de aumento ou diminuio, pode-se alterar somente movendo o mouse, ou informando o fator multiplicativo de aumento ou reduo. Esticar: Podemos alterar parte do tamanho de objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos, bastando selecionar o conjunto, informar o ponto referencia de aumento ou diminuio da parte do objeto selecionado, pode-se alterar somente movendo o mouse, ou informando o fator multiplicativo de aumento ou reduo. Aparar: Com esta ferramenta podemos cortar linhas em relao a outra linha que podemos chamar de fronteira (barreira). As fronteiras podem estar cruzando as entidades. Entre ou acione o comando Trim (TR), selecione a linha que forma uma fronteira/barreira e de ENTER. Clique no lado que deseja ser cortado. Extender: Podemos estender (esticar) uma linha ou vrias, mas podemos selecionar todas as linhas que queremos estender/esticar, mas sempre uma de cada vez, acione o comando, selecione a fronteira ou barreira e depois selecione a metade mais prxima da fronteira/barreira e ao terminar de ENTER.

Pg. 35

Erase

Copy

37

Mirror

39

Offset

15

Array

43

Move

51

Rotate

71

Scale

60

Stretch

83

Trim

21

Extend

40

101

Ferramenta

cone

Descrio Interrupo de Pontos: A ferramenta nos til para cortar as linhas, bastando selecionar a linha a ser cortada e, em seguida, o ponto em que ela ser dividida. Juntar: Junta dois segmentos de reta na mesma direo, clique nas duas retas e d ENTER. Chanfrar: Com esta ferramenta podemos unir, chanfrar. Habilite o comando Chanfer (cha), selecione as linhas que deseja chanfrar o vrtice e d ENTER. Arredondar: Com esta ferramenta podemos unir, arredondar e cortar as pontas de duas linhas que se cruzam. Habilite o comando Fillet (F), selecione as linhas que deseja arredondar o vrtice e d ENTER. Explodir: Separa conjuntos de objetos, basta clicar sobre o objeto formado por vrios objetos e dar ENTER.

Pg. 79 16 36

Break at Point Join Chamfer Fillet Explode

Outras Dicas
Comando Dist
Utilizado para medir objetos digite dist e pressionar ENTER, em seguida clique sobre primeiro ponto do objeto que se deseja obter a medida e depois clicar no outro ponto para saber a medida exata.

GRID (F7)
Nada mais que uma grade, isso mesmo so pontos na tela de modo a ajudar no entendimento e na elaborao de algum projeto. Uma observao a ser feita que eles so apenas pontos de referncias, sendo assim, no momento da impresso eles no sero impressos.

Modo de seleo Crossing


Seleciona todos os elementos que so atravessados pela janela de seleo, tendo como ponto inicial definido da direita para a esquerda. Esse tipo de seleo muito utilizado para selecionar portas, janelas etc. Tambm utilizado para selecionar grandes objetos e linhas, pois, no precisamos fazer uma janela se de seleo ao redor do objeto inteiro, podemos fazer em uma pequena parte dele e em conseqncia todo o objeto ser selecionado.

ORTHO (F8)
Com este comando ativado podemos desenhar linhas ortogonais, ou mesmo, indicar a direo de alguma tarefa a ser executada somente no eixo X e Y, ou seja, as linhas no podero ser desenhadas no eixo Z. Com este comando ativado podemos desenhar linhas ortogonais, ou mesmo, indicar a direo de alguma tarefa ser

executada somente no eixo X e Y, ou seja, as linhas no podero ser desenhadas no eixo Z.

OSNAP (F3)
Com este comando ativado podemos selecionar pontos geomtricos com preciso, como por ex: o final de uma linha (Endpoint), o meio de uma linha (Midpoint), etc, Isso por que quando ativamos esse comando ao movimentar o cursor do mouse ele grudar aos pontos geomtricos pr-determinado. Uma observao que podemos configurar esses pontos pr-determinados (veja como fazer isso na pg. 32). Ressaltamos que cada usurio tem um tipo de necessidade, sendo assim, voc deve saber por onde costuma selecionar determinados objetos e assim configurar conforme essa necessidade, assim economizar tempo e desenvolver com muito mais facilidade seus projetos.

102

Abaixo mostraremos os pontos geomtricos mais comuns que podemos configurar juntos com suas funes: Endpoint: o cursor agarra o ponto final de uma linha. Midpoint: o cursor agarra exatamente no meio de uma linha. Center: o cursor agarra no ponto central do arco. Quadrant: o cursor agarra os quadrantes de arcos e crculos, sendo 0, 90, 180 ou 270. Intersection: o cursor agarra na interseo das linhas. Perpedicular: O cursor agarra no futuro ponto de interseco de 2 linhas Tangente: o cursor agarra na tangente da circunferncia, arco, ou elipse. Nearest: o cursor agarra em qualquer ponto da linha.

SNAP (F9)
Ao executar este comando o cursor do mo use passa a funcionar como se os pontos da grade (caso esteja ativada) fosse um m, ou seja, ele permite que o cursor s se desloque grudando nos pontos. Pode ser notado melhor isso se o comando Grid (F7) estiver ativado, mas caso no esteja, tambm ser percebido que o cursor do mouse ser atrado conforme a configurao da grade.

103

Das könnte Ihnen auch gefallen