Sie sind auf Seite 1von 9

1.

PRATICANDO 1

1.1 Identifique o tipo de redao dos fragmentos de textos abaixo: redao literria, tcnica ou oficial.

a) O crescimento desordenado vem ocorrendo na cidade de Manaus, desde a dcada de 70, gerando mudanas fsicas e socioambientais no bairro Nova Vitria da Zona Leste. R.: redao tcnica.

b) Clido, o estio abrasava. No esplendor custico do cu imaculado, o sol dum brilho intenso, parecia girar vertiginosamente. R.: redao literria.

c) A diviso do trabalho pode ser compreendida como a prtica de se dividir um trabalho maior em partes menores, menos complexas e mais rotineiras. J a especializao definida por Chiavaneto (1997) como uma consequncia da diviso do trabalho que implica que cada rgo ou cargo passe a ter funes e tarefas especficas e especializadas. R.: redao tcnica.

d) Encaminho a Vossa Excelncia a presente Exposio de Motivos proposta de edio de Decreto, que, ao regulamentar a Medida Provisria n. 1.704, de 30 de junho de 1998, dispe sobre os procedimentos para pagamento da integralizao [...] R.: redao oficial.

e) Amor ave que, se as asas solta, no torna mais ao primitivo ninho. R.: redao literria. f) Nos termos do Plano Geral de Informatizao, solicito a V.Sa. verificar a possibilidade de que sejam instalados trs microcomputadores neste Departamento. R.: redao oficial.

g) Sem maiores detalhes tcnicos, acrescento, apenas, que o ideal seria que o equipamento fosse dotado de disco rgido e de monitor Padro EGA. Quanto a programas, haveria necessidade de dois tipos: um processador de texto, e outro gerenciador de banco de dados. R.: redao tcnica.

2. PRATICANDO 2

2.1 Observe a ilustrao abaixo e descreva-a. Monte um plano de descrio, considerando que a imagem faz parte de uma sequncia de fotos utilizada como material coletado para avaliao do Projeto X. Destaque os principais aspectos observados e a ordem em que eles sero apresentados. A seguir, produza um texto, descrevendo a cena. a) Qual a paisagem? b) Qual a perspectiva, ponto de vista? c) Como o ambiente? Aberto? Fechado? Rural? Urbano? d) O que se observa? 2.2 Descreva minuciosamente o processo de transmisso de uma notcia de jornal televisivo (Crie um plano de descrio, antes da produo de seu texto). a) Qual seu princpio cientfico? b) Quais so as normas para seu funcionamento? c) Quais so as fases ou estgios de funcionamento? d) Qual sua viso de conjunto, aplicaes prticas e limitaes?

3. PRATICANDO 3

3.1. Faa o resumo dos fragmentos de textos abaixo, seguindo as regras de elaborao: apagamento, generalizao, seleo e combinao de tpicos.

a) O

trnsito

de

uma cidade

grande

bastante

estressante,

com

engarrafamentos, ruas esburacadas etc. Alm disso, outro problema est deixando os motoristas com medo; que so os furtos no sinal de trnsito.

Os motoristas que param no sinal de trnsito correm o risco de ser assaltados, principalmente motoristas que deixam as portas de seus veculos destravadas ou o vidro abaixado. Se os rgos competentes agissem com um maior rigor esses problemas poderiam ser minimizados. Uma forma que talvez ajudasse a implantao de um nmero maior de cmeras nos sinais de trnsito. R.: As cidades grandes tm trnsito estressante. Alm de estressados os motoristas esto com medo pelos furtos nos sinais de trnsito. Tal problema poderia ser minimizado se fossem instalados cmaras nos semforos. Alm disso, o risco aumenta, pois muitos motoristas deixam portas destravadas e vidros abaixados.

b) A fora da comunicao, no mundo atual, de uma multiplicidade infinita. Realmente, a todo instante, o homem sofre o impacto desse processo. A vida e o comportamento humano so regidos pela informao, pela persuaso, pela palavra, som, cores, formas, gestos, expresso facial, smbolos. O entendimento no mais se faz apenas pela lngua falada ou escrita, mas tambm atravs do rdio, da televiso, do jornal, da msica, do cinema, da publicidade. Diramos mais: hoje, podemos constatar

estarrecidos que o cdigo verbal est em crise. Predominam a imagem e a comunicao gestual. Assim, podemos estar concluindo que todas as atividades procuram buscar desenvolver e ampliar as habilidades comunicatrias atravs de

experincias reais de comunicao.

R.: A comunicao atual mltipla. Smbolos, informao e persuaso impactam o homem a todo instante em sua vida e comportamento, e o entendimento acontece por meio do rdio, televiso, jornal, cinema e publicidade; no apenas pela lngua falada ou escrita. Conclui-se ento que as experincias reais de comunicao desenvolvem e ampliam a habilidade comunicativa, da onde se constata que o cdigo verbal est em crise.

c) A revista Cincia do Amor publicou em outubro de 2007 uma matria que fala da influncia do beijo prolongado no tempo de vida das pessoas. Esse

estudo foi realizado pelos cientistas Carlos Alberto e Haroldo Gonalves, ambos brasileiros, que descobriram que o beijo prolongado diminui o tempo de vida de uma pessoa, ou seja, para se ter uma ideia: quinhentos beijos demorados equivalem a um ano de vida a menos. A Fundao Cincia do Amor, instituio que subsidia os dois cientistas brasileiros, explicou que a pesquisa baseou-se na quantidade de bactrias que so transmitidas por segundo durante o beijo.

R.: Matria publicada em outubro de 2007, em Cincia do Amor, cita estudo afirmando que o beijo prolongado diminui o tempo de vida de uma pessoa. Os cientistas brasileiros Carlos Alberto e Haroldo Gonalves, afirmam a ideia: quinhentos beijos demorados equivalem a um ano de vida a menos. Explica a financiadora, Fundao Cincia do Amor, que a quantidade de bactrias transmitidas por segundo durante o beijo a base da pesquisa.

3.2. Resuma o texto abaixo, usando como recurso o apagamento de palavras ou expresses (adjetivos, advrbios, locues verbais). Ateno! No reescreva o texto!

3.2.1 Uma tnue mancha de claridade plmbea delineia em vermelho a linha ondulada das colinas verdejantes. Pouco a pouco, uma poeira dourada transparente que se espalha para o alto, cobre intensamente todo o horizonte, e o sol surge luminosamente como uma gema de ouro flamejante. Vapores difanos diluem-se lentamente, em meio das maravilhosas listras que ruborizam o horizonte inquieto.

R.: Tnue claridade delineia a linha das colinas. Uma poeira transparente que se espalha, cobre o horizonte, e o sol surge. Vapores diluem-se, em meio das listras que ruborizam o horizonte.

4. PRATICANDO 4

4.1. Faa a reviso do texto abaixo. Atente para os seguintes aspectos da redao: ortografia, pontuao, acentuao grfica, as concordncias, as regncias etc. Verifique se o texto tem uma sequncia lgica (se no, d sugestes). Corrija erros de normatizao. Observao: no trecho c, detecta-se um problema bastante comum na produo de texto: a fragmentao de pargrafos; voc pode sugerir, como revisor, a reestruturao deles. (As correes devero ser feitas nos prprios textos).

a) A estrutura organizacional, representam a forma como agrupado e coordenado os recursos (humanos fsicos, e financeiros), empregados nos diversos processos desenvolvido na organizao, atingindo os objetivos da organizao. Para melhor compreenso do estudo da estrutura organizacional faz-se necessria discusso dos principais conceitos, que explicitado ou que est implicitamente contido nas diversas definies da estrutura organizacional. Por isso foram identificados portanto, os principais elementos definidores de estrutura organizacional: a diviso do trabalho a especializao a hierarquia a amplitude de controle a distribuio da autoridade e responsabilidade. Podem ser compreendidas a diviso do trabalho como a prtica de se dividir um trabalho maior em partes menor, menas complexas e mais rotineiras, j a especializao definida por CHIAVENATO (1997) como uma consequncia da diviso do trabalho cada rgo ou cargo passa ter funes e tarefas especficas e especializadas. O problema da amplitude de controle est relacionada a determinao do tamanho apropriado do grupo que se encontra ligado a um superior, a deciso quanto a amplitude de controle envolvem definio do nmero mximo de subordinados que um chefe pode supervisionar eficientemente.

b) CHIAVENATO, (1997) define a autoridade como o poder de comandar outros, para que executem ou deixem de executar algo, de maneira considerada pelo possuidor dessa autoridade, como sendo adequada para a realizao dos objetivos da empresa ou do rgo. A autoridade se distingue por

trs caractersticas. 1) alocada em posies da organizao e no em pessoas, 2) aceita pelos subordinados, 3) flui de cima para baixo, atravs da hierarquia verticalizada. J a responsabilidade, segundo o autor o dever de desempenharem tarefa ou para qual a pessoa foi designado. O mesmo ainda complementa que geralmente o grau de autoridade proporcional o grau de responsabilidade assumida pela pessoa. Em relao a definio quanto a centralizao da estrutura entendido pela forma como as decises concentrada em um s local da organizao (Alta Direo). Ao passo que quando a deciso fica dispersa entre muitas descentralizao. pessoas pode-se chamar de

c) Devido o seu estado de humor que sua pessoa desenvolveu a japonesa conseguiu atingir um prolongamento de vida. Sem os recursos tecnolgicos que temos atualmente tais como botox, cremes e plsticas que o tempo atual nos proporciona na natureza da mulher deste tempo. Sendo assim a mesma manteve-se saudvel, jovem e com bom humor intacto superando muitos outros familiares. Em resumo podemos dizer que a japonesa passou do prazo de validade.

5. PRATICANDO 5

5.1 Complete o sumrio abaixo. Crie uma seo (1, 2 ou 3) para a sequncia, enumere-a, indicando suas sees secundrias e tercirias. Crie a paginao.

SUMRIO

CAPA FOLHA DE SUMRIO 1 INTRODUO ......................................................................................... 04 2 OBJETIVOS ............................................................................................. 05 3 REFERENCIAL TERICO ...................................................................... 07 4 METODOLOGIA ...................................................................................... 15 4.1 Mtodos de Procedimentos ..................................................... 17 4.2 Natureza da Pesquisa ............................................................... 19 4.3 Formas da Pesquisa ................................................................. 23 4.4 Meios de Investigao da Pesquisa ........................................ 26

5 REFERNCIAS ........................................................................................ 33 APNDICE A Modelo de Projeto de Pesquisa ........................................ 39

6. PRATICANDO 7

6.1 Montar as referncias de acordos com as normas da ABNT, considerando os elementos:

Autora: Enilde L. de J. Faulstich Ttulo da obra: Como ler, entender e redigir um texto

10 edio Local: So Paulo Editora: Vozes Ano: 1998 Nmero de pginas: 118 R.: FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. 10ed. So Paulo, Vozes, 1998. 118 p.

Autores: Lucas Oliveira e Raimundo dos Santos Ttulo da obra: A economia no mundo capitalista: uma proposta para o novo milnio Local: So Paulo Editora: Vozes Ano: 2005 R.: OLIVEIRA, Lucas; SANTOS, Raimundo dos. A economia no mundo capitalista: uma proposta para o novo milnio. So Paulo, Vozes, 2005.

Autores: Raimundo dos Santos Ttulo do artigo: A obesidade mata Ttulo da Revista: Mulher Local: So Paulo Pginas: 36-24 Ano: 2005 R.: SANTOS, Raimundo dos. A obesidade mata. Revista Mulher, So Paulo. p 24-36, 2005.

Autora: Cristiane da Silva Oliveira Ttulo da dissertao: Mad Maria: do romance minissrie Universidade: Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Quantidade de pginas: 304 Data de defesa: 2/07/2007

R.: OLIVEIRA, Cristiane da S. Mad Maria: do romance minissrie. 304 f. Faculdade de Letras - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen