Sie sind auf Seite 1von 13

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV PROFESSOR: ELI MENESES BESSA

TEORIA GERAL DA EXECUO PRINCPIOS GERAIS DA EXECUO FORADA 1 Vias de execuo O CPC elegeu, depois da Lei n. 11232/05, 2 vias ou meios de execuo forada: a) a via do cumprimento de sentena (Livro I, Ttulo VIII, Cap. X) e a do processo de execuo ( (Livro II). O cumprimento de sentena ocorre nos prprios autos do processo em que surgida a ordem judicial. E a execuo de ttulo EXTRAjudicial ocorre, como sempre foi, no mbito de processo especfico, ajuizado apenas para esse fim. INICIAREMOS PELO ESTUDO DA VIA DE EXECUO PARA CUMPRIMENTO DE SENTENA. A TUTELA JURISDICIONAL DAS OBRIGAES DE FAZER, NO FAZER E DAR COISA: 1 A tutela jurisdicional como resultado da atividade do Poder Judicirio Classificao: pode ser vista pelo equivalente em pecnia; e pode ser vista pela tutela especfica, dada em sentena, para garantir o resultado. Na tutela pelo equivalente no se entrega o bem de vida exato que lhe foi retirado, mas algo equivalente em $. Tutela especfica aquela em que o resultado alcanado corresponde exatamente ao previsto pelo direito material. mais adequada e mais justa. No BRASIL, as tutelas de pagar quantia sempre foram adequadamente reguladas, e o problema residia nas tutelas de fazer, no fazer e entregar coisa certa distinta de $, pois o credor era constantemente constrangido a ter que aceitar o equivalente em perdas e danos. Mas hoje h a especfica tutela dessas obrigaes (art 461, 461-A,CPC, e art 84 do CDC), esta a mais adequada e hoje j se fala em um princpio da primazia da tutela especfica ou princpio da maior coincidncia possvel (Jose Carlos Barbosa Moreira). veja art 84 do CDC

Art. 84. Na ao que tenha por objeto o cumprimento da obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. 1 A converso da obrigao em perdas e danos somente ser admissvel se por elas optar o autor ou se impossvel a tutela especfica ou a obteno do resultado prtico correspondente. 2 A indenizao por perdas e danos se far sem prejuzo da multa (art. 287, do Cdigo de Processo Civil). 2 CLASSIFICAO DA TUTELA ESPECFICA 2.1 Distino entre Ilcito e Dano: nem todo ilcito gera um dano. Mas o Ordenamento esteve impregnado da confuso, gerando classificao trinria das tutelas (declaratria, constitutiva e condenatria). A partir dos anos 50, na Itlia, surge a distino entre tutela contra o ilcito e tutela dirigida ao dano. A mera existncia do ilcito j poderia ensejar ajuizamento de ao. Com base na distino: diviso da tutela especfica em inibitria, reintegratria e ressarcitria. Art 12 CC Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. ameaa, tutela inibitria para evitar a pratica do ilcito; leso alude tutela reintegratria, remover o ilcito j consumado. E perdas e danos tutela ressarcitria, reparao pelo dano decorrente do ilcito. 2.2 A Tutela Inibitria a tutela contra o ato ilcito, impedindo que ocorra o ilcito, ou, quando j praticado, tenta impedir sua reiterao ou continuao. tutela preventiva, com base no inciso XXXV do art 5 da CF. Ex: tutela para impedir que o nome de uma pessoa seja includo num cadastro de inadimplentes. A tutela inibitria no depende da alegao ou prova do dano. Basta haver ameaa de leso. Tambm no depende de demonstrao de culpa. Se assim, a cognio mais limitada (no se olha leso, ou culpa), e mais rpida. Deve-se indicar a ameaa por elementos objetivos e perigo iminente. A tutela inibitria poder ser efetivada por provimento jurisdicional mandamental (mais usada) ou executivo. 2.3 A Tutela reintegratria (remoo do ilcito)

Contra o ilcito j praticado, visa remov-lo, de modo que as coisas voltem ao status quo ante. tutela repressiva, mas pode ter tambm carter preventivo, nos casos em que o ilcito ainda no causou dano. Ex: ao requer que nome de consumidor seja retirado do cadastro de inadimplentes. No depende da demonstrao de dano ou de culpa.

2.4 - Tutela ressarcitria a tutela contra o dano. Promove a reparao do dano j consumado. Nem sempre o dano resulta de ato ilcito, pois pode ser da licitude tambm, e s vezes prescinde de discusso sobre culpa (ex: responsabilidade objetiva do Estado). A tutela ressarcitria pode ser: 1) pelo equivalente em dinheiro a mais comum; ou 2) especfica, quando se proporciona ao lesado o status quo ante, ou algo mais prximo disso. s vezes no possvel a reparao do dano in natura, mas reparao em forma de algo no-pecunirio (ex: tutela para obrigar jornal a exibir retificao de informao veiculada).

3 PRINCPIOS DO CUMPRIMENTO DE SENTENA E DO PROCESSO DE EXECUO


Todo procedimento executrio, quer seja o de cumprimento de sentena, quer seja aquele voltado ao ttulo extrajudicial, informado por PRINCPIOS ESPECFICOS, que jamais afastam aqueles princpios gerais que guiam qualquer atividade jurisdicional, como, v. g., os princpios do contraditrio, da ampla defesa, da instrumentalidade das formas, da proporcionalidade etc. PRINCPIOS ESPECFICOS DE TODO PROCESSO DE EXECUO (sugesto de leitura: Luiz Fux, O Novo Processo de Execuo, Ed. Forense, cap. II): 3.1 Princpio da Realidade Decorre do princpio da responsabilidade, segundo o qual, na dico do art. 591 do CPC, Art. 591. O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei.. Houve evoluo histrica em que o devedor deixou de responder com sacrifcios corporais, para responder apenas com o seu patrimnio, o
3

conjunto de seus bens. Enquanto a obrigao no estiver satisfeita, todos os bens do devedor ficam comprometidos at o limite da dvida. Excees: fiador; bens impenhorveis (bem de famlia), pois alguns bens so inatingveis pela execuo. 3.2 Princpio da Execuo Especfica O FIM DO PROCESSO DE EXECUO DAR AO CREDOR TUDO AQUILO E EXATAMENTE AQUILO A QUE ELE FAZ JUS, SEGUNDO O TTULO EXECUTIVO, como se a obrigao tivesse sido cumprida espontaneamente. Logo, a finalidade entregar ao credor a tutela especfica da obrigao contida no ttulo. O resultado prtico equivalente s deve ser buscado quando a execuo especfica restar impossibilitada. O princpio est consagrado no art 461, 1,CPC. 3.3 Princpio da Livre Disponibilidade Art. 569: O credor tem a faculdade de desistir de toda a execuo ou de apenas algumas medidas executivas. 3.4 Princpio da Economicidade Determina a realizao do processo de execuo visando a satisfao do credor, porm da forma menos onerosa para o devedor. Deve-se atingir o resultado, mas se h duas formas de faz-lo, no se admite que se faa pela forma mais onerosa, que aplique um prejuzo intil ao devedor. Tratase de princpio de procedimento, que deve ser observado pelo juiz, como por exemplo na penhora de bens. Ento, v. g., se o devedor tem bens mveis suficientes para garantir a dvida, no se admite que seja penhorado o seu imvel.

4 PRESSUPOSTOS DA EXECUO E DO CUMPRIMENTO DE SENTENA


So requisitos que, faltantes, conduzem extino do processo de execuo (por carncia da ao de execuo). So eles: o inadimplemento da obrigao pelo devedor; e o ttulo executivo. O ttulo comprova que existe obrigao; e o inadimplemento, que houve violao e que o devedor est em mora. Eles figuram para a execuo assim como as condies da ao para o processo de conhecimento. Mas so verificados em abstrato para permitir

o incio da execuo, de modo que o ttulo e o inadimplemento podem ser negados no curso do processo. 4.1 Inadimplemento do Devedor inadimplente o devedor que no satisfaz a obrigao na forma e nos prazos legais. Cdigo CIVIL, Art. 397. O inadimplemento da obrigao, positiva e lquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. Ateno! O inadimplemento exigvel para o incio da execuo abstratamente considerado. Tanto que, no caso concreto, pode haver o cumprimento superveniente da obrigao e, logo, a execuo no ter mais como prosseguir. Da porque o CPC: Seo I Do Inadimplemento do Devedor Art. 580. A execuo pode ser instaurada caso o devedor no satisfaa a obrigao certa, lquida e exigvel, consubstanciada em ttulo executivo. (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). Pargrafo nico. (Revogado pela Lei n 11.382, de 2006) Art. 581. O credor no poder iniciar a execuo, ou nela prosseguir, se o devedor cumprir a obrigao; mas poder recusar o recebimento da prestao, estabelecida no ttulo executivo, se ela no corresponder ao direito ou obrigao; caso em que requerer ao juiz a execuo, ressalvado ao devedor o direito de embarg-la. Art. 582. Em todos os casos em que defeso a um contraente, antes de cumprida a sua obrigao, exigir o implemento da do outro, no se proceder execuo, se o devedor se prope satisfazer a prestao, com meios considerados idneos pelo juiz, mediante a execuo da contraprestao pelo credor, e este, sem justo motivo, recusar a oferta. Pargrafo nico. O devedor poder, entretanto, exonerar-se da obrigao, depositando em juzo a prestao ou a coisa; caso em que o juiz suspender a execuo, no permitindo que o credor a receba, sem cumprir a contraprestao, que Ihe tocar.

4.2 O TTULO EXECUTIVO


4.2.1 - Requisitos do Crdito Exeqendo
5

O ttulo executivo deve consubstanciar uma obrigao certa a ser satisfeita, porque determinada e livre de dvidas. O ttulo deve fixar exatamente os limites dessa obrigao, em funo dos quais sero fixados os limites da prpria execuo. O ttulo tambm deve ser claro quanto ao vencimento da obrigao, para configurar-se a mora. Em suma, o ttulo executivo deve espelhar obrigao certa, lquida e exigvel. CPC, Art. 586. A execuo para cobrana de crdito fundar-se- sempre em ttulo de obrigao certa, lquida e exigvel. Logo, so requisitos do crdito exeqendo: certeza, liquidez e exigibilidade. A rigor, o crdito deve ser certo e lquido; e o ttulo, exigvel. O ttulo deve trazer sempre o an debeatur (o que devido) e o quantum debeatur (o quanto devido). a) Certeza Certa a obrigao de existncia induvidosa, que surge do ttulo executivo. A obrigao, presente em um ttulo, certa quando foi assumida pelo devedor. Afinal, a obrigao sempre resulta de um vnculo jurdico entre credor e devedor, portanto de relao bilateral. No existe certeza quando eventual obrigao, estimada por quem se acha credor, no estiver fundada em ttulo que espelhe essa bilateralidade. Ex: absurdo seria permitir que ajuizasse ao executiva de perdas e danos que o prprio autor quantificou. b) Exigibilidade Exigvel a obrigao vencida, o que pressupe o inadimplemento do devedor. c) Liquidez Lquida a obrigao individuada no que concerne a seu objeto. Objeto da obrigao deve ser claro, de modo a permitir ao devedor saber o que ou o quanto ele deve. O objeto da obrigao determina a espcie de procedimento que vai regular o processo de execuo. Ex 1: se a obrigao era de entregar coisa, arts 621 e ss., CAPTULO II - DA EXECUO PARA A ENTREGA DE COISA) Ex 2: se o devedor se obrigou a fazer, ou a no fazer algo: CPC, arts 632 e ss., DA EXECUO DAS OBRIGAES DE FAZER E DE NO FAZER).
6

Ex 3: se o devedor se obrigou por uma quantia certa, procedimento de execuo por quantia certa (Cap. IV do CPC, CAPTULO IV - DA EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE - arts 646 e ss,CPC). NO proc. Conheicimento, a lei permite o pedido genrico. Na inicial da ao de execuo de tt. Extrajudicial, no. Assim, uma sentena condenatria pode ser lquida ou ilquida. A ilquida ser objeto de incidente de liquidao de sentena, que anterior fase do cumprimento de sentena, e s cabhe para isso, nunca para ttulo extra (se este no for certo, liqquido e exig., extingue a execuo). Art. 618. nula a execuo: I - se o ttulo executivo extrajudicial no corresponder a obrigao certa, lquida e exigvel (art. 586);

4.2.2 OS TTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS: A atual Execuo Judicial uma fase do processo de conhecimento. Por isso, os ttulos judiciais saram do art. 584 (revogado), do Livro II da Execuo, indo para o art 475, LIVRO I. Art. 475-N. So ttulos executivos judiciais: (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) I a sentena proferida no processo civil que reconhea a existncia de obrigao de fazer, no fazer, entregar coisa ou pagar quantia; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) II a sentena penal condenatria transitada em julgado; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) III a sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que inclua matria no posta em juzo; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) IV a sentena arbitral; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) V o acordo extrajudicial, de qualquer natureza, homologado judicialmente; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005)
7

VI a sentena estrangeira, homologada pelo Superior Tribunal de Justia; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) VII o formal e a certido de partilha, exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal. O cumprimento da sentena uma fase do processo. Se houver incidente de liquidao de sentena, outra fase, anterior ao cumprimento. O cumprimento ocorre em relao a obrigao reconhecida de qualquer espcie, incluindo as obrigaes de fazer, no fazer e entregar coisa, segundo o CPC: Art. 475-I. O cumprimento da sentena far-se- conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigao por quantia certa, por execuo, nos termos dos demais artigos deste Captulo Veja que a Lei no fala de sentena condenatria, como fazia antes. Sentena que reconhece obrigao: abarca a sentena condenatria de pagar quantia e aquela sentena de obrigao de fazer, no fazer e entregar coisa, mesmo que sentena arbitral e estrangeira. Sentena penal condenatria que reconhece dever de reparar o dano ex delicto - aps a sentena penal, no h necessidade de instaurar processo de conhecimento; basta liquidar a sentena penal , por incidente de liquidao, para purar o dano meidante as regras do CC para atos ilcitos, e depois fase de cumprimento. (475-J). Art. 475-J. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se mandado de penhora e avaliao. Sentena estrangeira s se cumpre depois de nacionalizada pela Homologao, procedimento prprio , do STJ, para executar em juzo federal. Sentenas de transao e conciliao (inciso III), incluindo o acordo extrajudicial do inciso (inciso IV) - dependem de homologao do juzo.
8

Sentena arbitral (da Lei n. 9307/96) decorrente de arbitragem. Lei 9307/96, Art. 31. A sentena arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentena proferida pelos rgos do Poder Judicirio e, sendo condenatria, constitui ttulo executivo. REGRA FUNDAMENTAL PARA O CUMPRIMENTO DE SENTENA Sempre tem subsdio nos artigos do CPC sobre processo de execeuo extrajudicial Art. 475-R. Aplicam-se subsidiariamente ao cumprimento da sentena, no que couber, as normas que regem o processo de execuo de ttulo extrajudicial.

4.2.3 DA LIQUIDAO DOS TTULOS EXECUTIVOS (JUDICIAIS) S se inicia a fase de cumprimento de sentena com quantia lquida. Se no for lquida, ento para individualizar o quantum debeatur de uma sentena, abre-se um incidente, uma fase, posterior fase de conhecimento, e anterior fase de cumprimento de sentena. a liquidao. Art. 475-A. Quando a sentena no determinar o valor devido, procedese sua liquidao. (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) 1o Do requerimento de liquidao de sentena ser a parte intimada, na pessoa de seu advogado. Nos Juizados Especiais, a sentena no pode ser ilquida. Lei 9099/95,Art. 38. Pargrafo nico. No se admitir sentena condenatria por quantia ilquida, ainda que genrico o pedido. Acabou, depois da Lei 11232, a chamada liquidao por clculos do contador. Claro que hoje o contador do Juzo pode ser chamado a atuar, mas no em todos os casos. Portanto, nos casos em que a liquidez da sentena depender de simples clculo aritmtico, cabe ao credor trazer a planilha - Porque hoje a regra o do art 475-B,caput: Art. 475-B. Quando a determinao do valor da condenao depender apenas de clculo aritmtico, o credor requerer o cumprimento da sentena, na forma do art. 475-J desta Lei, instruindo o pedido com a memria discriminada e atualizada do clculo.

Mas, se a elaborao dos clculos depender de dados existentes que estejam em poder do devedor,ou de terceiro: 475-B 1o Quando a elaborao da memria do clculo depender de dados existentes em poder do devedor ou de terceiro, o juiz, a requerimento do credor, poder requisit-los, fixando prazo de at trinta dias para o cumprimento da diligncia. (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) 2o Se os dados no forem, injustificadamente, apresentados pelo devedor, reputar-se-o corretos os clculos apresentados pelo credor, e, se no o forem pelo terceiro, configurar-se- a situao prevista no art. 362. (determina apresentar; se no, busca e apreenso, com polcia, sem prejuzo de crime de desobedincia). OBS. n. 1 Liquidao no Procedimento Sumrio aes de reparao de danos decorrentes de acidente de veculo e ao de cobrana de seguro facultativo em face de eventos a sentena sempre deve ser lquida, mesmo que a critrio do juiz. 3o Nos processos sob procedimento comum sumrio, referidos no art. 275, inciso II, alneas d e e desta Lei, defesa a sentena ilquida, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critrio, o valor devido. OBS. n. 2 - Liquidao por Iniciativa do Devedor Se a sentena no for lquida e o credor se mantiver inerte para a liquidao, poder o devedor inici-la. Nos Juizados JEFs existe a execuo invertida, mas por acordo entre rgos pblicos (INSS) e JEF. Obs N. 3 a LIQUIDAO UM INCIDENTE PROCESSUAL, QUE SER JULGADO POR DECISO INTERLOCUTRIA PRPRIA.

MODALIDADES DE LIQUIDAO ARBITRAMENTO E POR ARTIGOS

POR

A) LIQUIDAO POR ARBITRAMENTO: feita em forma de percia tcnica exigida pela prpria natureza do objeto da liquidao, ou quando as partes acordaram assim. AQUI, IMPOSSVEL AO JUIZ PROFERIR SENTENA LQUIDA NESTES CASOS. o que diz o art 475-C.

10

Ex: sentena condena ru a realizar obras para evitar infiltrao em imvel de vizinho de condomnio antes de se iniciar a fase de cumprimento da sentena, preciso realizar percia para determinar quais as obras necessrias e o seu custo. Procedimento processa em apartado. A parte interessada inicia, com petio inicial desse incidente. A parte requerida intimada na pessoa do advogado (art 475-A). O juiz despacha a inicial, j nomeando o perito, prazo para laudo. O perito confirma que aceita e d o valor da percia. No que couber, servem as regras do procedimento ordinrio, no que pertine prova pericial, logo , ex., sabe-se que deve haver contraditrio quanto ao laudo. B) LIQUIDAO POR ARTIGOS - Tambm resulta em percia, mas diferente do arbitramento, pois a liquidao por artigos visa apurar fatos novos, ligados ao fato base que foi objeto da condenao, fatos que so novos porque ocorreram aps o ajuizamento da ao condenatria. MOTIVO: h fatos cujas conseqncias se prolongam no tempo; a sentena acerta que existe a responsabilidade, logo todas as conseqncias so abarcadas pela deciso. Art. 475-E. Far-se- a liquidao por artigos, quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo Ex: acidente de carro deixa seqelas das leses, que podem se alterar e se agravar aps o ajuizamento da ao. O FATO NOVO A EXTENSO DA RESPONSABILIDADE. Observe que: Art. 475-F. Na liquidao por artigos, observar-se-, no que couber, o procedimento comum (art. 272). (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) Art. 475-G. defeso, na liquidao, discutir de novo a lide ou modificar a sentena que a julgou. No modificao da lide incluir na conta os juros moratrios, segundo STF: STF, SMULA 254 INCLUEM-SE OS JUROS MORATRIOS NA LIQUIDAO, EMBORA OMISSO O PEDIDO INICIAL OU A CONDENAO. A mesma lgica serve para a correo monetria, pois tambm decorre de Lei. Se no houver fatos novos com conseqncias danosas,a liquidao por artigos pode rsultar em ZERO. RECURSO NA LIQUIDAO Art. 475-H. Da deciso de liquidao caber agravo de instrumento.
11

A LIQUIDAO UM INCIDENTE PROCESSUAL, QUE SER JULGADO POR DECISO INTERLOCUTRIA PRPRIA, CABENDO DELA AGRAVO DE INSTRUMENTO.

OS TTULOS EXTRAJUDICIAIS

4.2.3

EXECUTIVOS

Todos os ttulos do 585 tm fora executiva. Quando houver um ttulo sem fora executiva, caber parte a ao monitria, exatamente para ttulo que carece de algum dos 3 requisitos formais executivos (certeza, liquidez, exigibilidade):
Art. 1.102.A - A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel.

Ex: nota promissria sem data de emisso no tem fora executria STJ, REsp 162.336. O art. 585 do CPC taxativo. Art. 585. So ttulos executivos extrajudiciais: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) I - a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque; - ttulos cambiais II - a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores; manifestaes de vontade; detalhe: essa transao a extrajudicial. Aqui : as leis especiais colocam nessa categoria novos documentos, como o compromisso de ajustamento da lei de ao civil pblica (firmado no TAC). Se o documento particular no tiver assinaturas de 2 testemunhas tem fora meramente monitria.

12

III - os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, bem como os de seguro de vida; - dvidas garantidas e crditos que merecem especial proteo. IV - o crdito decorrente de foro e laudmio; V - o crdito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio; VI - o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial; VII - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; - aqui a execuo movida pela Fazenda, pois a execuo contra a Fazenda obedece o art 730 do CPC. VIII - todos os demais ttulos a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva. muitos exemplos: cedula de credito rural (DL 167/67); nora credito industrial (DL 413/69)

13

Das könnte Ihnen auch gefallen