Sie sind auf Seite 1von 6

CIRCULAR N 3.

641, DE 4 DE MARO DE 2013 Estabelece os procedimentos para o clculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente s exposies em ouro, em moeda estrangeira e em ativos sujeitos variao cambial cujo requerimento de capital calculado mediante abordagem padronizada (RWACAM), de que trata a Resoluo n 4.193, de 1 de maro de 2013. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sesso extraordinria realizada em 1 de maro de 2013, com base no disposto nos arts. 9, 10, inciso IX, e 11, inciso VII, da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e 3, 2, e 15 da Resoluo n 4.193, de 1 de maro de 2013, e tendo em vista o contido na Resoluo n 3.488, de 29 de agosto de 2007, RESOLVE: Art. 1 O clculo dirio da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA), relativa s exposies em ouro, em moeda estrangeira e em ativos sujeitos variao cambial cujo requerimento de capital calculado mediante abordagem padronizada (RWACAM), de que trata a Resoluo n 4.193, de 1 de maro de 2013, deve ser efetuado com base na seguinte frmula:

RWACAM =

F "EXP , em que: F

I - F = fator estabelecido no art. 4 da Resoluo n 4.193, de 2013; II - F" = fator aplicvel s exposies em ouro, em moeda estrangeira e em ativos e passivos sujeitos variao cambial, definido no 3 deste artigo; III - EXP = exposio cambial calculada de acordo com a seguinte frmula:

EXP = Exp1 + H Exp2 + G Exp3 , em que:


a) Exp1 = exposio cambial calculada de acordo com a seguinte frmula:
n i

Exp1 = EC i EV i

, em que:

1. n = nmero de moedas, incluindo o ouro, para as quais so apuradas as exposies mencionadas no caput; 2. ECi = total das exposies compradas na moeda "i";

3. EVi = total das exposies vendidas na moeda "i"; b) H = fator aplicvel ao montante do menor dos excessos das exposies compradas ou vendidas (Exp2), definido no 3 deste artigo; c) Exp2 = exposio cambial calculada de acordo com a seguinte frmula:
n1 n1 Exp2 = min ExCi ; ExVi , em que: i =1 i=1

1. n1 = nmero de moedas, considerando apenas as exposies em dlar dos Estados Unidos, euro, franco suo, iene, libra esterlina, dlar canadense e ouro; 2. ExCi = excesso da exposio comprada em relao exposio vendida, apurado para a moeda "i"; e 3. ExVi = excesso da exposio vendida em relao exposio comprada, apurado para a moeda "i"; d) G = fator aplicvel ao montante das posies opostas em ouro, em moeda estrangeira e em ativos e passivos sujeitos variao cambial, no Brasil e no exterior, definido no 3; e e) Exp3 = exposio cambial calculada de acordo com a seguinte frmula:

n2 Exp 3 = min i =1

ElB i ;
i =1

n3

ElE i , em que:

1. n2 = nmero de moedas, incluindo o ouro, para as quais so apuradas as exposies no Brasil; 2. n3 = nmero de moedas, incluindo o ouro, para as quais so apuradas as exposies no exterior, inclusive para subsidirias e dependncias localizadas no exterior; 3. ElBi = exposio lquida no Brasil na moeda "i", resultante da diferena entre o total das posies compradas e o total das posies vendidas no Brasil; e 4. ElEi = exposio lquida no exterior na moeda "i", resultante da diferena entre o total das posies compradas e o total das posies vendidas no exterior, incluindo subsidirias e dependncias localizadas no exterior. 1 O valor da RWACAM igual a zero para as exposies em ouro, em moeda estrangeira e em ativos e passivos sujeitos variao cambial (EXP) iguais ou inferiores a 0,02 (dois centsimos) do Patrimnio de Referncia (PR), definido nos termos da Resoluo n 4.192, de 1 de maro de 2013, no perodo de 30 de abril de 2012 a 31 de dezembro de 2013.
Pgina 2 de 6 Circular n 3.641, de 4 de maro de 2013

2 As exposies devem ser apuradas em reais, pela converso dos respectivos valores, com base nas cotaes de venda disponveis na transao PTAX800, opo 5, do Sistema de Informaes Banco Central (Sisbacen), do dia anterior ao dia a que se refira a apurao. 3 Para o clculo da parcela RWACAM devem ser considerados: I - F" definido a partir da razo entre as exposies em ouro, em moeda estrangeira e em ativos e passivos sujeitos variao cambial (EXP) e o Patrimnio de Referncia (PR), definido nos termos da Resoluo n 4.192, de 2013, considerando a seguinte gradao: a) F" = 0,40 (quarenta centsimos), caso a razo EXP/PR seja igual ou inferior a 0,05 (cinco centsimos); b) F" = 0,60 (sessenta centsimos), caso a razo EXP/PR seja igual ou inferior a 0,10 (dez centsimos); c) F" = 0,80 (oitenta centsimos), caso a razo EXP/PR seja igual ou inferior a 0,15 (quinze centsimos); e d) F" = 1,00 (um inteiro), caso a razo EXP/PR seja superior a 0,15 (quinze centsimos); II - H = 0,70 (setenta centsimos); e III - G = 1,00 (um inteiro), se G = 0 (zero), em caso contrrio. 4 Para o clculo de Exp1 e Exp3, as exposies em dlar dos Estados Unidos da Amrica, euro, franco suo, iene, libra esterlina, dlar canadense e ouro devem ser consideradas conjuntamente, como uma nica moeda. 5 Para o clculo de Exp3, no devem ser consideradas as exposies relativas s operaes realizadas entre instituies consolidadas, incluindo dependncias, exceto as exposies referentes aos recursos captados no exterior e utilizados em operaes de emprstimo, repasse, adiantamento, financiamento e arrendamento mercantil, contratadas com pessoas naturais e jurdicas no Pas, observado que: I - o patrimnio lquido de instituies, subsidirias e dependncias no exterior, sujeitas consolidao nos termos da regulamentao em vigor, deve ser considerado como posio vendida no exterior, para apurao de ElEi; e II - o valor correspondente a investimento em instituies, subsidirias e dependncias no exterior, em bases percentuais, sujeitas consolidao nos termos da regulamentao em vigor, poder ser considerado, total ou parcialmente, como posio comprada para a apurao de ElBi e ElEi, desde que mantida exposio lquida vendida em valor equivalente ou superior, observado ainda que:
Circular n 3.641, de 4 de maro de 2013 Pgina 3 de 6

ElBi e
i

n2

ElE
i

n3

tiverem posies opostas, e

a) posio comprada pode ser composta por uma ou mais moedas estrangeiras, a critrio da instituio; b) a opo pela prerrogativa deve ser deliberada em reunio do conselho de administrao, quando houver, ou da diretoria da instituio, com a definio do percentual do investimento a ser considerado como posio comprada, o respectivo percentual de participao de cada moeda e a data de incio de vigncia da referida definio; c) a opo pela prerrogativa de que se trata no pode ser alterada antes do primeiro balano semestral seguinte sua deliberao; d) a exposio vendida lquida em valor equivalente ou superior deve ser mantida durante a vigncia dessa opo; e) a base percentual e a composio de moedas da posio comprada, vigentes no ltimo dia de cada semestre, devem ser automaticamente consideradas para o semestre seguinte, salvo na hiptese de nova deliberao da instituio nos termos da alnea "b", a ser tomada no decorrer do prprio semestre, para vigorar no semestre subsequente; e f) as informaes relativas opo pela prerrogativa de que se trata devem ser documentadas e mantidas disposio do Banco Central do Brasil. 6 Para a apurao da parcela RWACAM devem ser consideradas as operaes contratadas que apresentem, a qualquer tempo, risco cambial para a instituio. Art. 2 Para a apurao do valor dirio da parcela RWACAM, bem como do limite de exposio cambial de que trata a Resoluo n 3.488, de 29 de agosto de 2007, define-se como: I - exposio comprada: a soma dos ativos que aumentam seu valor em moeda nacional e das posies passivas em instrumentos financeiros derivativos que diminuem seu valor em moeda nacional, em funo de uma desvalorizao do valor da moeda nacional em relao moeda estrangeira em que referenciados; II - exposio vendida: a soma das posies ativas em instrumentos financeiros derivativos que diminuem seu valor em moeda nacional e dos passivos que aumentam seu valor em moeda nacional, em funo de uma desvalorizao do valor da moeda nacional em relao moeda estrangeira em que referenciados. 1 Os fluxos referenciados em ouro e em moeda estrangeira devem ser marcados a mercado, pelo perodo remanescente de cada contrato, tomando-se por base a estrutura temporal da taxa de juros referente moeda objeto de negociao. 2 Os instrumentos financeiros derivativos referenciados em ouro, em moeda estrangeira ou em ativos sujeitos variao cambial devem ser apurados com base no montante do ativo objeto. 3 No caso de operaes em aberto de contratos de opes referenciados em ouro, em moeda estrangeira ou em ativos sujeitos variao cambial, os clculos pertinentes a

Pgina 4 de 6

Circular n 3.641, de 4 de maro de 2013

cada operao devem ser realizados separadamente e os seus resultados devem ser includos no clculo da exposio lquida relativa ao ativo objeto do contrato. 4 Para efeito da apurao do valor representativo das posies em opes, deve ser considerada a variao do preo da opo em relao variao do preo do ativo objeto (delta) multiplicada pela quantidade de contratos e pelo seu tamanho. 5 Os valores das posies detidas em decorrncia de aplicaes em cotas de fundos de investimento devem ser tratados de forma consistente com base na composio proporcional de suas carteiras ou, na impossibilidade, como uma posio em uma moeda, vedada a compensao com qualquer posio vendida. 6 No integram a base de clculo as operaes: I - nas quais a instituio atue exclusivamente como intermediadora, no assumindo quaisquer direitos ou obrigaes para com as partes; e II - vincendas at o dia til subsequente, desde que liquidadas pela cotao do dia da apurao. 7 A metodologia de apurao das taxas utilizadas para a marcao a mercado das exposies em ouro, em moeda estrangeira e em ativos e passivos sujeitos variao cambial deve ser estabelecida com base em critrios consistentes e passveis de verificao, em conformidade com as normas em vigor. Art. 3 O valor correspondente a participaes, em bases percentuais, de investimentos estrangeiros no patrimnio de instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil pode ser considerado, total ou parcialmente, como posio vendida em moeda estrangeira, desde que exista exposio lquida comprada em valor equivalente ou superior. 1 A posio vendida de que trata o caput pode ser composta por uma ou mais moedas estrangeiras, a critrio da instituio. 2 A opo pela prerrogativa de que trata o caput deve ser deliberada em reunio do conselho de administrao, quando houver, ou da diretoria da instituio, com a definio do percentual do investimento a ser considerado como posio vendida, o respectivo percentual de participao de cada moeda e a data de incio de vigncia da referida definio. 3 A opo pela prerrogativa de que trata o caput no poder ser alterada antes do primeiro balano semestral seguinte sua deliberao. 4 A base percentual e a composio de moedas da posio vendida referidas neste artigo, vigentes no ltimo dia de cada semestre, devem ser automaticamente consideradas para o semestre seguinte, salvo na hiptese de nova deliberao da instituio nos termos do 2 deste artigo, a ser tomada no decorrer do prprio semestre, para vigorar no semestre subsequente. 5 As informaes relativas opo pela prerrogativa de que trata o caput devem ser documentadas e mantidas disposio do Banco Central do Brasil.

Circular n 3.641, de 4 de maro de 2013

Pgina 5 de 6

Art. 4 A posio vendida em moeda estrangeira realizada com o objetivo de proporcionar hedge para a participao em investimentos no exterior de instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil poder considerar o valor necessrio para proporcionar a efetiva proteo da referida posio comprada em moeda estrangeira, inclusive computando-se os efeitos fiscais, para fins da apurao da parcela RWACAM. 1 Os parmetros para a determinao do valor da proteo de que trata o caput devem ser documentados e estabelecidos com base em critrios consistentes com a estratgia de hedge adotada. 2 A opo pela prerrogativa de que trata o caput deve ser deliberada em reunio do conselho de administrao, quando for o caso, ou da diretoria da instituio, observado que no poder ser alterada antes do primeiro balano semestral que se seguir sua deliberao. 3 As informaes relativas opo pela prerrogativa de que trata o caput devem ser documentadas e mantidas disposio do Banco Central do Brasil. Art. 5 Deve ser encaminhado ao Banco Central do Brasil, na forma a ser estabelecida, relatrio detalhando a apurao da parcela RWACAM. 1 Cabe instituio do conglomerado responsvel pela remessa de informaes contbeis ao Banco Central do Brasil a apurao consolidada da parcela RWACAM. 2 As instituies devem manter disposio do Banco Central do Brasil, pelo prazo de cinco anos, as informaes utilizadas para a apurao diria da parcela RWACAM, assim como a metodologia utilizada para apurao do valor de mercado das respectivas operaes. Art. 6 Ficam mantidos no Plano Contbil das Instituies do Sistema Financeiro Nacional (Cosif) os ttulos contbeis 3.0.9.97.00-4 - PATRIMNIO LQUIDO EXIGIDO PARA COBERTURA DO RISCO DE MERCADO e 9.0.9.97.00-6 - EXIGNCIA DE PATRIMNIO LQUIDO PARA COBERTURA DO RISCO DE MERCADO, para o registro do valor apurado para a RWACAM nos balancetes mensais e balanos. Art. 7 Esta Circular entra em vigor em 1 de outubro de 2013. Art. 8 Ficam revogadas, a partir de 1 de outubro de 2013, as Circulares ns. 3.389, de 25 de junho de 2008, e 3.608, de 17 de agosto de 2012. Pargrafo nico. As citaes Circular n 3.389, de 2008, passam a ter como referncia esta Circular.

Luiz Awazu Pereira da Silva Diretor de Regulao do Sistema Financeiro

Pgina 6 de 6

Circular n 3.641, de 4 de maro de 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen