Sie sind auf Seite 1von 4

Revista Garrafa 23

janeiro-abril 2011

CAPITALISMO COMO RELIGIO

Walter Benjamin (1892-1940) Traduo de Jander de Melo Marques Arajo2

H uma religio a divisar no capitalismo, isto , o capitalismo serve essencialmente satisfao das mesmas preocupaes, tormentos e inquietudes aos quais outrora davam resposta as chamadas religies. A prova desta estrutura religiosa do capitalismo, no apenas, como pensa Weber3, como formao condicionada pela religio, mas sim como um fenmeno religioso essencial, conduziria-nos hoje aos meandros de uma polmica universal desmedida. No podemos contrair a rede na qual nos encontramos. Isto, entretanto, ser contemplado mais tarde.
1 BENJAMIN, Walter. Kapitalismus als Religion [Fragment] [Capitalismo como religio, fragmento]. Gesammelte Schriften VI [escritos reunidos vol. VI]. In: Gesammelte Schriften [escritos reunidos]. Unter Mitwirkung von Theodor W. Adorno und Gershom Scholem, herausgegeben von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhuser [Com a colaborao de Theodor W. Adorno e Gershom Scholem, edio de Rolf Tiedemann e Hermann Schweppenhuser]. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1991. pp. 100-103.

2 Utilizei algumas solues prov

en "O Capitalismo como Religio", que foi publicado na Folha de So Paulo, Caderno Mais, domingo, 18 de setembro de 2005. Tal texto foi uma verso condensada de uma conferncia que Lwy realizou na USP em 29 de setembro de 2005. "Le capitalisme comme religion: Walter Benjamin et Max Confronte ainda um artigo posterior de maior extenso, intitulado Weber", publicado em Raisons Politiques 2006/3, n 23 p. 203-219. , No resumo deste ltimo artigo, Michael Lwy informa o seguinte: "O fragmento 'O capitalismo como religio', redigido por Walter Benjamin em 1921 - e que permaneceu indito at 1985, quando foi publicado nas Obras Completas - um de seus textos mais interessantes, mas tambm um dos mais hermticos. Inspirado na obra de Max Weber [1864-1920] nominalmente citado -, sob uma afinidade eletiva com "A tica protestante e o esprito do capitalismo" [1904-1905/ 1920], Benjamin [no obstante] vai mais longe que o socilogo: o capitalismo no tem somente origens religiosas, ele mesmo uma religio, um culto incessante, sem trgua nem piedade, que conduz o planeta humano Casa do Desespero. Esse fragmento pertence, como alguns textos de Georg Lukcs, Ernst Bloch ou Erich Fromm, categoria das 'interpretaes' anti-capitalistas de Weber." (p. 219).
3

ientes das citaes de Michael Lwy em seu artigo intitulado

A tese do presente texto " articulada expressamente com referncia a Weber e em oposio a ele. [...] Benjamin defende a ideia da natureza religiosa do capitalismo distanciando-se da tese weberiana sobre as influncias causais do calvinismo sobre o capitalismo. [...] Esse texto comprova, no mnimo, que Benjamin conhecia Weber e que, discordando dele, negava que a modernizao capitalista tivesse abolido o universo religioso. Essa tese se tornaria decisiva no Trabalho das Passagens [...]. Como apenas seis anos separam o perodo de redao do esboo [Capitalismo como Religio, 1921] da poca em que Benjamin comeou a tomar suas primeiras notas para o Trabalho das Passagens [1927], a hiptese [...] de que Benjamin construiu uma teoria da modernidade contra e a partir de Weber adquire alguma plausibilidade." Cf. Sergio Paulo Rouanet, A razo nmade: Walter Benjamin e outros viajantes, Rio de Janeiro: Editora UFRJ 1993, pp. 71-72.

No obstante, trs traos desta estrutura religiosa do capitalismo j so reconhecveis no presente. Primeiro, o capitalismo uma religio puramente cultual, talvez a mais extrema que jamais tenha existido. Nada h nele seno uma relao imediata com o significado do culto; ele no conhece nenhum dogma especial nem teologia. O utilitarismo ganha, sob esse ponto de vista, sua colorao religiosa. Um segundo trao do capitalismo interliga-se com esta concreo do culto: a durao permanente do culto. O capitalismo a celebrao de um culto sans rve et sans merci4 [sem sonho e sem piedade]. No h nele nenhum "dia de semana", nenhum dia que no seja de festa no sentido terrvel do desdobramento de toda pompa sagrada, da tenso extrema do adorador. Em terceiro, este culto culpabilizador [verschuldend]. O capitalismo provavelmente o primeiro caso de um culto no expiatrio, mas sim culpabilizador [verschuldenden]. Nisto, este sistema religioso est sob a queda de um movimento monstruoso. Uma conscincia de culpa [Schuldbewusstsein] monstruosa, que no se sabe expiada, agarra-se ao culto, no para expiar nele esta culpa, mas sim para faz-la universal, martel-la na conscincia e, finalmente e sobretudo, para implicar o prprio Deus nesta culpa [Schuld], para que enfim ele mesmo se interesse pela expiao. Esta tambm no tem que esperar no prprio culto, tampouco na reforma desta religio - reforma que deveria poder se apoiar em algo seguro desta religio - nem em sua recusa. Tem-se na essncia deste movimento religioso, que o capitalismo, a persistncia at o final, at a completa culpabilizao [Verschuldung] final de Deus, at o atingido estado de mundo do desespero ao qual ainda confiado a esperana. Nisso reside o inaudito histrico do capitalismo, em que a religio no mais reforma do ser, mas sim sua destruio. O desespero se estende ao estado religioso do mundo do qual deveria se esperar a salvao [Heilung]. A transcendncia de Deus decaiu. Mas ele no est morto, est envolvido no destino do homem. Esta transio do homem planetrio pela casa do desespero , na solido absoluta de sua rbita, o ethos que Nietzsche define. Este homem o super-homem [bermensch], o primeiro que a religio capitalista comea reconhecidamente a satisfazer. O quarto trao que seu Deus deve permanecer oculto e apenas pode ser apelado no znite de sua culpabilizao [Verschuldung]. O culto celebrado ante uma divindade imatura; cada representao, cada pensamento fere nela o segredo de sua maturidade.

provvel que a leitura correta deva ser ), sens trve et sans merci [sem trgua e sem piedade]. Religion"

, de acordo com a nota de uma traduo para o ingls (de Chad Kautzer

, "Capitalism as

A teoria freudiana pertence tambm dominao sacerdotal deste culto. Ela est toda pensada de forma capitalista. O reprimido, a representao pecaminosa , segundo uma analogia muito profunda, ainda por esclarecer, o capital, o qual remunera [verzinst] o inferno do inconsciente. O tipo de pensamento religioso capitalista encontra-se extraordinariamente expressado na filosofia de Nietzsche. A ideia do super-homem desloca o "salto" apocalptico, no para a converso, a expiao, a purificao e a penitncia, e sim para uma intensificao aparentemente constante, mas, no ltimo timo, por ruptura, descontnua. Por isso, a intensificao e o desenvolvimento, no sentido de "non facit saltum"5 [no d salto], so inconciliveis. O super-homem o homem histrico que chegou sem converso, que riscou o cu. Nietzsche pregou que nesta exploso do cu atravs da humanizao crescente, a religio e permanece (tambm para Nietzsche) culpabilizao [Verschuldung]. E semelhante em Marx: o capitalismo no convertido se torna socialismo com juro e juro composto, que so as funes da culpa/dvida [Schuld] (veja a ambiguidade demonaca deste conceito). O capitalismo uma religio de mero culto, sem dogma. O capitalismo desenvolveu-se no Ocidente como um parasita no cristianismo no apenas no calvinismo, mas tambm, como deve ser mostrado, nas vrias correntes crists ortodoxas - de tal maneira que, no final, a histria do cristianismo essencialmente a de seu parasita, o capitalismo. Comparao entre, por um lado, as imagens sagradas de diferentes religies e, por outro, as notas de banco de diferentes Estados. O esprito que fala na ornamentao das notas. Capitalismo e direito. Carter pago do direito Sorel Reflxions sur la violence [Reflexes sobre a Violncia], p. 262. Domnio do capitalismo atravs da migrao [Wanderung] Unger Politik und Metaphysik [Poltica e Metafsica], p. 44. Fuchs: Struktur der kapitalistischen Gesellschaft [Estrutura da Sociedade Capitalista] ou similar. Max Weber: Ges. Aufstze zur Religionssoziologie [Ensaios de Sociologia da Religio] 2 vols. 1919/20.

A expresso completa , segundo a nota de uma traduo para o ingls (de saltum (A natureza no d salto).

Chad Kautzer

), Natura non facit

Ernst Troeltsch: Die Sociallehren der chr. Kirchen und Gruppen [As Doutrinas Sociais de Igrejas e Grupos Cristos] (Ges. W. I 1912). Ver sobretudo a bibliografia de Schnberg, II. Landauer: Aufruf zum Sozialismus [Apelo ao Socialismo], p. 144. As preocupaes: uma doena do esprito apta poca capitalista. Desesperana espiritual (no material) na pobreza, monacato de pedintes e desocupados. Um estado de tanta desesperana culpvel [verschuldend]. As "preocupaes" so o ndice desta conscincia de culpa da desesperana. As "preocupaes" originam-se no medo de base comunitria, no da desesperana material ou individual. O cristianismo na poca da reforma no favoreceu o advento do capitalismo, mas sim se converteu em capitalismo. Inicialmente, haveria que investigar metodicamente os vnculos que desde sempre o dinheiro estabeleceu com o mito ao longo da histria, at que haja extrado do cristianismo elementos mticos suficientes para constituir o seu prprio mito. O preo do sangue [Wergeld]/ Thesaurus das boas obras/ O salrio que se deve ao sacerdote/ Pluto como deus da riqueza. Adam Mller: Reden ber die Beredsamkeit [Discursos sobre a eloquncia] 1816 p. 56 ss. Relao entre o dogma da natureza do conhecimento, que, em sua qualidade resolutiva [auflsenden], , para ns, ao mesmo tempo redentor e fatal, e o capitalismo: o resultado como saber redentor e liquidador. Contribui-se para o conhecimento do capitalismo como uma religio se se recorda que seguramente o paganismo originrio concebia a religio, a princpio, no como um interesse "superior", "moral", mas sim como um interesse imediatamente prtico; em outras palavras, o paganismo tampouco tinha mais conscincia que o capitalismo atual de sua natureza "ideal", "transcendente", antes via o indivduo irreligioso ou heterodoxo de sua comunidade exatamente como um membro infalvel6, assim como a burguesia atual v os seus integrantes improdutivos.

[fragmento 74, 1921]

No original consta 'infalvel' [untrgliches]. No entanto, convm mencionar, devido natureza do texto, ou seja, um esboo de Benjamin sem uma posterior reviso, a soluo proposta por uma traduo espanhola (de Omar Rosas, "El Capitalismo como Religin"), que, de acordo com o contexto, optou pela palavra 'incapaz' [untchtig].

Das könnte Ihnen auch gefallen