Sie sind auf Seite 1von 9

MEDIDA CAUTELAR NA AO CAUTELAR 3.163 DISTRITO FEDERAL RELATOR AUTOR(A/S)(ES) ADV.(A/S) RU()(S) : MIN.

JOAQUIM BARBOSA : RENATO ANDR CORREIA : WARLEY PONTELLO BARBOSA : CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA , ARQUITETURA E AGRONOMIA DE MINAS GERAIS - CREA/MG : ROMY CRISTHINE S VALADARES

ADV.(A/S)

DECISO: Trata-se de ao cautelar proposta por Renato Andr Correia com o objetivo de atribuir efeito suspensivo ao RE 683.010, interposto de acrdo proferido pelo Tribunal Superior do Trabalho no qual aquela corte superior deu provimento ao recurso de revista para afastar a estabilidade de vnculo de emprego mantido pelo ora requerente com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). Na inicial da presente ao cautelar, o requerente pleiteia, inicialmente, a concesso do benefcio da justia gratuita. Junta documento de prprio punho no qual declara no poder arcar com os custos do processo sem prejuzo ao seu oramento familiar. Em seguida, o requerente esclarece que a controvrsia tem origem em reclamao trabalhista na qual pleiteou reintegrao no emprego sob o fundamento de que sua demisso no fora precedida de processo administrativo. A reintegrao ao emprego foi deferida em deciso que antecipou a tutela pretendida na reclamao. Posteriormente, a reclamao trabalhista foi julgada procedente, confirmando-se a tutela que fora antecipada e determinando a imediata reintegrao no emprego, bem como pagamento dos salrios devidos desde a demisso. A sentena de primeira instncia foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regio. No acrdo contra o qual foi interposto o recurso extraordinrio, o Tribunal Superior do Trabalho deu provimento ao recurso de revista interposto pelo CREA-MG do acrdo proferido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regio.

Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF Com o provimento do recurso de revista, cessou para o requerente a eficcia da sentena de primeira instncia que lhe deferira o direito reintegrao no emprego. O requerente sustenta que o recurso extraordinrio interposto do acrdo proferido pelo Tribunal Superior do Trabalho contm alegao de violao direta ao texto constitucional, especialmente dos arts. 37 e 41. Alega, ainda, que a jurisprudncia deste Supremo Tribunal Federal orienta-se no sentido de que os conselhos de fiscalizao profissional tm natureza de pessoa jurdica de direito pblico, possuindo os seus empregados direito ao processo administrativo prvio dispensa. O autor relata que, aps o Tribunal Superior do Trabalho ter dado provimento ao recurso de revista, foi notificado pelo CREA-MG a respeito da necessidade de se afastar definitivamente do trabalho e de restituir quele conselho crach de identificao profissional e carteirinha do plano de sade. Relata, ainda, que foi impedido de ingressar em seu antigo local de trabalho por ordem de superiores hierrquicos, evento que foi presenciado por colegas e que, por esta razo, teria dado ensejo a situao vexatria. Sustenta, tambm, que, muito embora o RE interposto do acrdo do Tribunal Superior do Trabalho no tenha efeito suspensivo, o processo trabalhista ainda no transitou em julgado, razo pela qual no deveria ter lhe sido determinado o afastamento definitivo do trabalho. Argumenta, por fim, que a demisso privar-lhe- da nica fonte de sustento. o relatrio. Decido. Defiro o pedido de justia gratuita ante a declarao pessoal do requerente. A presente ao cautelar me foi distribuda em virtude de preveno, tendo em vista a minha manifestao anterior na AC 3.066, ajuizada por Renato Andr Correia com finalidade idntica. Naquela ao cautelar, indeferi o pedido de atribuio de efeito suspensivo em razo do fato de que, na poca, o RE interposto pelo requerente ainda no tinha sido admitido pelo Tribunal Superior do Trabalho (smula 634).

2
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF No recurso extraordinrio, Renato Andr Correia sustenta violao aos arts. 5, LIV e LV; 37, caput; e 41, 4, da Constituio, tendo em vista, como relatado, a circunstncia de sua demisso no ter sido precedida de processo administrativo. O RE foi admitido pela Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi em 28.03.2012. O RE 683.010, inicialmente distribudo ao min. Ricardo Lewandowski, foi-me redistribudo em 06.09.2012, por deciso da Presidncia deste Supremo Tribunal Federal. Observo, a partir da leitura da petio de recurso extraordinrio, que o RE no pe em causa a aplicao do art. 19 do ADCT. Isto porque, conforme revela a inicial da reclamao trabalhista, o ora requerente foi admitido pelo CREA-MG em novembro de 2006, aps aprovao em concurso pblico. No que se refere estabilidade no emprego, portanto, o caso do requerente afasta-se dos recursos nos quais este Supremo Tribunal Federal assentou a aplicao do art. 19 do ADCT aos empregados dos conselhos profissionais. A documentao anexa presente ao cautelar permite verificar que as decises proferidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regio e pelo Tribunal Superior do Trabalho atriburam peso diverso natureza jurdica do CREA-MG no que se refere ao dever de motivar o ato de demisso de Renato Andr Correia. No acrdo proferido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regio, o reconhecimento da natureza autrquica do conselho profissional trouxe como consequncia a necessidade de motivao da dispensa de empregado admitido mediante concurso pblico. Leio no acrdo regional:
O artigo 80 de Lei n 5.194/66 estabelece que os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura consistem em servio pblico federal descentralizado, sob forma de autarquia, o que subordina seus atos aos princpios de direito pblico: O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agronomia constitui servio pblico federal descentralizado sob forma autrquica, gozando os seus bens, rendas e servios, bem como

3
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF
os dos CREAs, que lhe so subordinados, de imunidade tributria (art. 20, inciso III, alnea "a" e seu 1, da Constituio do Brasil). A autarquia que presta servios pblicos e compe a administrao indireta, ao contrrio do alegado nas razes de recurso, est sujeita aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, estabelecidos no caput do artigo 37 da Constituio Federal. Assim, o Recdo est submetido ao disposto no artigo 50 da Lei n 9.784/99: Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; 1 A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. Restam como fatos incontroversos neste processo que o obreiro foi admitido, mediante submisso a concurso pblico, em 06.11.2006, conforme consta da Portaria n 265/2006 de fl. 14 e anotaes da CTPS de fl. 18 e, pelo entendimento do Colendo TST, em princpio no existiria direito estabilidade para essa categoria de empregados, como decidido nos julgamentos dos processos: RR 127500-19.2008.5.10.0017, DEJT 18-12-09; AIRR 517240-74.2003.5.12.0035, DEJT 27-11-09 e RR 7430073.2006.5.09.0089, DIJT 16-10-09, por exemplo. Entretanto, como o provimento do cargo feito por concurso pblico, a despedida dever ser necessariamente motivada, porque constitui ato administrativo vinculado, com reflexos no interesse pblico. O provimento desses empregos deve ser feito por concurso pblico, conforme deciso do Excelso Supremo Tribunal Federal na ADI 1717-6, publicada em maio de 2001. Cabe ainda observar as regras do princpio da impessoalidade, como dever imposto Administrao Pblica. Em resumo, os critrios de impessoalidade (prevalncia do interesse pblico e proibio de atuao administrativa com

4
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF
a finalidade de beneficiar ou prejudicar determinadas pessoas), da legalidade (a administrao s pode fazer o que a lei permite) e da publicidade devem ser respeitados (caput do artigo 37 da Constituio Federal), tudo sem prejuzo do cumprimento do disposto nos incisos III e IV artigo 1, pargrafo 2 artigo 5, bem como os artigos 6, 170 e 193, todos da Constituio Federal. No existe notcia neste processo que teria sido instaurado procedimento administrativo, mesmo de forma coletiva, em relao a todos os empregados despedidos. O documento de fl. 63 noticia que em ato contnuo despedida do Recte, foram nomeados outros empregados, tambm admitidos por concurso pblico, nos meses de maro e abril de 2009, o que afasta o fundamento de dificuldades econmicas, que impossibilitassem a manuteno do emprego do Recte. Est demonstrado, ainda, o desvio de finalidade do ato administrativo de despedida, que tambm o torna nulo. Por outro lado, fato pblico e notrio que a alegada crise econmica, instaurada no exterior ao final de 2008, no produziu os efeitos econmicos devastadores que o Recdo alega. Atualmente o mercado de engenharia, construo e arquitetura, est em plena expanso, conforme amplamente noticiado pela mdia, de um modo geral. O prprio Recdo reconhece que a crise econmica ... assolou a comunidade mundial nos anos de 2008 e 2009. Logo, est agora superada e, considerando que a reintegrao do obreiro somente ocorreu em 10.03.2010 (fl. 1350), no mais existe o alegado motivo determinante, para que no possa continuar trabalhando. Por essas razes, entendo que deve ser mantida a r. sentena, pelos seus fundamentos, no podendo ser acolhido, neste caso especfico, o douto parecer do Ministrio Pblico do Trabalho.

No acrdo recorrido, por outro lado, a natureza de direito pblico do CREA-MG no foi suficiente para impor ao conselho o dever de motivar a dispensa do empregado pblico. Leio no acrdo proferido 5
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF pelo Tribunal Superior do Trabalho:


Cinge-se a lide possibilidade de dispensa imotivada de empregado do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/MG, rgo de fiscalizao dessas profisses, face a sua natureza jurdica de autarquia, estabelecida pela Lei n 5.194/1666: -Art. 80. O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agronomia constitui servio pblico federal descentralizado sob forma autrquica, gozando os seus bens, rendas e servios, bem como os dos CREAs, que lhe so subordinados, de imunidade tributria (art. 20, inciso III, alnea "a" e seu 1, da Constituio do Brasil). (Redao dada pelo Decreto Lei n 620, de 1969)- (art. 80). O art. 58, 3, da Lei 9.649/98 enfatiza que -os empregados dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas sero regidos pela legislao trabalhista, sendo vedada qualquer forma de transposio, transferncia ou deslocamento para o quadro de Administrao Pblica direta ou indireta-. Referida lei foi objeto de Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI n 1.717-6/DF), mas o Supremo Tribunal manteve intacto o 3 daquele dispositivo, na medida em que declarou a inconstitucionalidade apenas de seu -capute dos pargrafos 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8. Efetivamente: -Deciso Final O Tribunal julgou procedente o pedido formulado na ao para declarar a inconstitucionalidade da cabea do artigo 58 e 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8 da Lei n 9649, de 27 de maio de 1998. Votou o Presidente, o Senhor Ministro Marco Aurlio. Deciso unnime. Impedido o Senhor Ministro Gilmar Mendes. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Nelson Jobim. Plenrio, 07.11.2002. Acrdo, DJ 28.03.2003-. Logo, o 3 do art. 58 da Lei n 9.649/98 continua com eficcia, da mesma forma que permanece vlido o art. 1 do Decreto-Lei n 968/69, in verbis: -As entidades criadas por lei com atribuies de fiscalizao do exerccio de profisses liberais que sejam mantidas com recursos prprios e no

6
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF
recebam subvenes ou transferncias conta do oramento da Unio, regular-se-o pela respectiva legislao especfica, no se lhes aplicando as normas legais sobre pessoal e demais disposies de carter-geral, relativas administrao interna das autarquias federais-. Nesse contexto, evidenciada a natureza privada do regime de contratao de pessoal dos conselhos profissionais, que no se apresentam como autarquia em sentido estrito, exsurge a desnecessidade de concurso pblico para a contratao de seus empregados. Efetivamente, sendo a reclamada autarquia sui generis, que se mantm com recursos prprios (art. 35 da Lei n 5.194/66) e no inserida no mbito da Administrao Pblica Direta ou Indireta, seus empregados no se submetem s regras dos arts. 37 e 41 da Constituio Federal, sendo lcita, por conseguinte, a sua dispensa imotivada.

No mbito deste Supremo Tribunal Federal, a atividade exercida pelos conselhos profissionais (fiscalizao, inclusive com poder de polcia) tem sido considerada relevante para a apreciao da sua natureza jurdica de direito pblico. Veja-se, a respeito, o acrdo proferido no julgamento da ADI 1.717, rel. min. Sydney Sanches, DJ 28.03.2003, cuja ementa transcrevo:
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 58 E SEUS PARGRAFOS DA LEI FEDERAL N 9.649, DE 27.05.1998, QUE TRATAM DOS SERVIOS DE FISCALIZAO DE PROFISSES REGULAMENTADAS. 1. Estando prejudicada a Ao, quanto ao 3 do art. 58 da Lei n 9.649, de 27.05.1998, como j decidiu o Plenrio, quando apreciou o pedido de medida cautelar, a Ao Direta julgada procedente, quanto ao mais, declarando-se a inconstitucionalidade do "caput" e dos 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8 do mesmo art. 58. 2. Isso porque a interpretao conjugada dos artigos 5, XIII, 22, XVI, 21, XXIV, 70, pargrafo nico, 149 e 175

7
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF
da Constituio Federal, leva concluso, no sentido da indelegabilidade, a uma entidade privada, de atividade tpica de Estado, que abrange at poder de polcia, de tributar e de punir, no que concerne ao exerccio de atividades profissionais regulamentadas, como ocorre com os dispositivos impugnados. 3. Deciso unnime.

De outra parte, o dever de motivar a dispensa de empregados dos conselhos profissionais tem sido encarada como consequncia do fato de se constiturem como autarquias. Transcrevo, nesse sentido, a ementa do acrdo proferido pela Primeira Turma no RE 563.820-AgR, rel. min. Dias Toffoli, DJe 10.05.2012 (grifei):
Agravo regimental no recurso extraordinrio. Conselhos de fiscalizao profissional. Natureza de autarquia reconhecida por esta Suprema Corte. Precedentes. 1. O servidor de rgo de fiscalizao profissional, cuja natureza jurdica inegavelmente de autarquia federal, no pode ser demitido sem a prvia instaurao de processo administrativo. 2. Inaplicabilidade, no caso, da Smula Vinculante n 10 desta Corte, porque no se declarou inconstitucionalidade de lei, tampouco se afastou sua incidncia. 3. Agravo regimental no provido.

Ver, tambm, as seguintes decises: RE 696.936, rel. min. Crmen Lcia, DJe 06.08.2012; RE 419.120, rel. min. Marco Aurlio, DJe 21.09.2011; RE 520.622, rel. min. Ayres Britto, DJ 16.03.2007. Assim, tal como advertido pela min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi no despacho que admitiu o recurso extraordinrio, muito embora ainda no constituam uma corrente jurisprudencial, as decises mencionadas permitem verificar que existe a possibilidade de alterao, por deciso deste Supremo Tribunal Federal, do entendimento adotado pelo Tribunal Superior do Trabalho no acrdo recorrido. Portanto, no caso do RE 683.010, a possibilidade de alterao da deciso recorrida parece indicar, de igual modo, a existncia da plausibilidade jurdica da tese exposta no recurso extraordinrio. 8
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

AC 3.163 MC / DF Por outro lado, a presena do perigo da demora reside na possibilidade de o requerente ver-se privado de seu sustento at o julgamento do recurso extraordinrio. Esses fatos recomendam que se defira a medida cautelar. Ante o exposto, defiro a cautelar requerida para atribuir efeito suspensivo ao RE 683.010. Intime-se o CREA-MG para, querendo, manifestar-se nesta ao cautelar, no prazo de 5 (cinco) dias. Registre-se a existncia deste provimento cautelar no processo eletrnico relativo ao RE 683.010. Publique-se. Braslia, 13 de setembro de 2012 Ministro JOAQUIM BARBOSA Relator
Documento assinado digitalmente

9
Documento assinado digitalmente conforme MP n 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereo eletrnico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o nmero 2774232.

Das könnte Ihnen auch gefallen