Sie sind auf Seite 1von 114

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO

Analisando o processo de leitura de uma possvel escrita da lngua brasileira de sinais: Signwriting

Fbio Irineu da Silva

Florianpolis-SC, 2009 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PS-GRADUAO LINHA DE PESQUISA: EDUCAO E PROCESSOS INCLUSIVOS

Fbio Irineu da Silva

Analisando o processo de leitura de uma possvel escrita da lngua brasileira de sinais: Signwriting

Dissertao apresentada ao Curso de PsGraduao em Educao na Linha Educao e Processos Inclusivos da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial para obteno do ttulo de Mestre em Educao

Orientadora: Prof.. Dr. Ronice Mller de Quadros

Florianpolis-SC, 2009 2

Silva, Fbio Irineu da. Analisando o processo de leitura de uma possvel escrita da lngua brasileira de sinais: Signwriting. Florianpolis, 2009. Dissertao de Mestrado em Educao - Universidade Federal de Santa Catarina.

FBIO IRINEU DA SILVA

ANALISANDO O PROCESSO DE LEITURA DE UMA POSSVEL ESCRITA DA LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: SIGNWRITING
Dissertao apresentada ao Curso de PsGraduao em Educao na Linha Educao e Processos Inclusivos da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial para obteno do ttulo de Mestre em Educao Aprovado em 03 de junho de 2009.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________ Prof. Dra. Ronice Mller de Quadros UFSC/LLE Presidente e Orientadora

_________________________________________________ Prof. Dra. Marianne Rossi Stumpf UFSC/EED Membro

_________________________________________________ Prof. Dra. Karin Llian Strobel - FENEIS Membro

_________________________________________________ Prof. Dra. Mara Lcia Masutti IF/SC Suplente

Dedicatria

A todos os professores Surdos que buscam melhor qualidade na educao de surdos.

AGRADECIMENTOS

No poderia deixar de agradecer queles que de alguma forma contriburam para que esta pesquisa entrasse em campo. Ao meu amigo e irmo Vilmar Silva, que abriu as portas e janelas de Santa Catarina para que a poltica de educao e direitos humanos chegasse at ns Surdos. minha famlia: minha me, pelo contnuo e incansvel estmulo educao; meus irmos Surdos lson e Tnia; meus irmos ouvintes Isaias e Vilmar, que muitas vezes fizeram papel de pai para mim; minha esposa, Simone, companheira inseparvel de todos os momentos, quem aderiu de corpo e alma ao Movimento por uma educao de qualidade para ns Surdos. Ao nosso filho, Rafael, resultado da nossa cumplicidade. Ao professor Surdo, Jferson Miranda, batalhador pela valorizao da Lngua de Sinais atravs do Signwriting, que contribuiu muito para este estudo. Aos participantes da pesquisa, que se dispuseram a expor seus conhecimentos. Ao meu grande amigo Paulo Roberto Gauto, que, alm de amigo, tambm fez o intercmbio para realizao desta pesquisa. Ao Centro Federal de Educao Tecnolgica de Santa Catarina CEFET-SC, agora Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Santa Catarina IF-SC / Ncleo de Estudos e Pesquisas em Educao de Surdos - NEPES, pelo apoio e compreenso. Professora Ronice Quadros, por aceitar a orientao deste estudo e conduzir seu desenvolvimento com muita sabedoria e pacincia. Banca Examinadora, por aceitar o convite de analisar este trabalho. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, por abrir caminhos na aceitao das diferenas e possibilitar ao povo Surdo aprofundamento de sua existncia.

RESUMO

Este estudo investigou a compreenso da leitura de um sistema de escrita de lngua de sinais, chamado signwriting, por uma pequena amostra de surdos fluentes em Libras e conhecedores deste sistema de escrita de sinais. Os participantes da pesquisa tm contato com esta escrita no ambiente escolar h pelo menos seis anos, mais especificamente na disciplina de Lngua Brasileira de Sinais. Para verificar a compreenso da leitura, analisou-se a estruturao do sentido entre os conhecimentos ativados pelas expresses do texto coerncia e a utilizao de recursos gramaticais e lxicos da lngua de sinais coeso. De modo geral, os participantes leram um texto em signwriting e em seguida sinalizaram o que entenderam da leitura realizada. Os resultados das anlises demonstraram que, ao ler em signwriting, o leitor capaz de associar informaes j adquiridas a novas informaes, alm de demonstrar habilidade em acrescentar, interpretar e sintetizar. O tempo de leitura e a exposio no podem ser utilizados para anlise de compreenso, pois a velocidade de cada um algo bastante especfica. Conclu-se que, com o aprimoramento do sistema signwriting e sua adaptao realidade brasileira, os surdos tero um novo caminho de acesso ao conhecimento e um novo modo de registro de seu pensamento.

Palavras-chave: Leitura Signwriting Lngua de Sinais.

ABSTRACT

This study investigated the reading comprehension of a writing system of language of signs, called Signwriting, a small sample of deaf and fluent in Pounds knowledgeable of the system of written signs. The participants of the research have contact with the writing in the school environment for at least six years, more specifically in the discipline of Brazilian sign language. To check the understanding of reading analyzes the structure of meaning between the knowledge activated by the words of the text consistency and the use of grammar and lexicons of sign language - cohesion. In general the participants read a text in signwriting and then signaled that understood the reading done. The test results showed that the read Signwriting the reader is able to associate the new information already acquired information, and demonstrate ability to add, interpret and synthesize. The time of reading and exposure can not be used for analysis of understanding, because the speed is very specific to each. It was concluded that with the improvement of the Signwriting system and its adaptation to the Brazilian reality the deaf have a new way of access to knowledge and a new way of record of his thinking.

Keywords: Reading Signwriting Language of Signs.

SUMRIO

INTRODUO............................................................................................ 011 Captulo 1 - A lngua brasileira de sinais e o sistema de escrita signwriting................................................................................ 017 1.1 A Lngua Brasileira de Sinais Libras................................................ 017 1.2 A Escrita das Lnguas de Sinais........................................................... 020 1.3 O Sistema de Escrita escolhido para esta Pesquisa - Signwriting....... 028 1.3.1 Detalhamento do Sistema de Escrita de Sinais Signwriting.......... 029 1.3.1.1 Regras Bsicas para Entendimento do Sistema de Escrita Signwriting............................................................................... 030 1.3.1.1.1 Configurao de mos....................................................... 031 1.3.1.1.2 Orientao da palma.......................................................... 033 1.3.1.1.3 Movimento......................................................................... 033 1.3.1.1.4 Ponto de articulao/locao............................................. 038 1.3.1.1.5 Expresses no-manuais.................................................... 040 1.3.1.1.6 Pontuao........................................................................... 042 1.3.1.2 Como escrever em Signwriting................................................ 042 Captulo 2 - Leitura no contexto da educao de surdos......................... 048 2.1 A aquisio da linguagem em crianas surdas e o contexto escolar.................................................................................................. 048 2.2 Leitura surda........................................................................................ 050 2.3 A importncia da leitura em lngua natural......................................... 051 2.4 A libras como componente curricular na rede de ensino..................... 055 Captulo 3 - A pesquisa................................................................................ 059 3.1 Objetivos.............................................................................................. 059 3.2 O contexto da pesquisa ....................................................................... 060 3.3 Sujeitos da pesquisa............................................................................. 062 3.4 Procedimentos e instrumentos de coleta.............................................. 063 3.5 Coerncia e coeso na lngua brasileira de sinais................................ 065 9

3.6 Apresentao e anlise dos dados........................................................ 067 3.6.1 Transcrio da sinalizao de F1................................................... 067 3.6.1.1 Traduo para a lngua portuguesa.......................................... 071 3.6.1.2 Anlise da coerncia e coeso de F1....................................... 071 3.6.2 Transcrio da sinalizao de F2................................................... 072 3.6.2.1 Traduo para a lngua portuguesa.......................................... 077 3.6.2.2 Anlise da coerncia e coeso de F2....................................... 077 3.6.3 Transcrio da sinalizao de F3................................................... 078 3.6.3.1 Traduo para a lngua portuguesa.......................................... 079 3.6.3.2 Anlise da coerncia e coeso de F3....................................... 079 3.6.4 Transcrio da sinalizao de M1.................................................. 080 3.6.4.1 Traduo para a lngua portuguesa.......................................... 083 3.6.4.2 Anlise da coerncia e coeso de M1...................................... 083 3.6.5 Transcrio da sinalizao de M2.................................................. 084 3.6.5.1 Traduo para a lngua portuguesa.......................................... 092 3.6.5.2 Anlise da coerncia e coeso de M2...................................... 092 3.6.6 Transcrio da sinalizao de M3.................................................. 093 3.6.6.1 Traduo para a lngua portuguesa.......................................... 096 3.6.6.2 Anlise da coerncia e coeso de M3...................................... 097 3.7 Anlise geral da coerncia e coeso entre o lido e o exposto.............. 097 Consideraes finais.................................................................................... 099 Referncias................................................................................................... 101 Anexos........................................................................................................... 106

10

INTRODUO

Para conviver com o outro, devemos comear nos perguntando sobre o que causa em ns a sua presena, o que nela nos incomoda e por nos incomoda. Com isso, talvez possamos nos dar conta de que os processos sociais, histricos e lingsticos que inventam alguns outros como anormais ou estranhos podem ser reinventados. Permitir-nos a experincia do convvio com a diferena pode ser o comeo para mudanas que visam o direito de participao afetiva de todos na escola e na sociedade, mudana essa que no acontecer apenas por leis e decretos, mas por profundas alteraes nas representaes sobre os outros a serem includos em nossas prprias identidades. Adriana da Silva Thoma

Esta pesquisa est diretamente ligada s seguintes questes: educao de surdos, lngua de sinais escrita (signwriting) e processos de leitura. A questo central sobre o nvel de alfabetizao da lngua portuguesa escrita para uma leitura proficiente pelos surdos para acessar as informaes veiculadas ao seu redor. Ser que existe compreenso favorvel s expectativas dos surdos dessas informaes quando esto lendo em lngua portuguesa? Que diferena sobre o entendimento destas informaes haveria se fossem escritas num cdigo lingstico mais prximo da lngua de sinais, ou seja, em signwriting? Este estudo guia-se por essas indagaes e busca argumentar o quanto fundamental no currculo escolar da educao bilnge a insero do ensino da lngua de sinais juntamente com uma representao grfica coerente com sua modalidade lngua de sinais escrita (signwriting) e seu processo de leitura. A educao de surdos tem passado por constantes mudanas pedaggicas e lingusticas ao longo da vivncia humana. O oralismo estrito foi a filosofia educacional de 11

maior impacto da histria dos surdos. Como apresenta Capovilla (2004, p. 226), o mtodo oralista objetivava levar o surdo a falar e a desenvolver competncia lingustica oral. No entanto, foi atravs da religio1 que se abriu o reconhecimento sobre a comunicao para os surdos e sua educao, buscando-se outros mtodos. Os sinais prprios da lngua da comunidade dos surdos ganharam ateno e comearam a ser considerados como forma de comunicao, coexistindo com a filosofia oralista e resistindo concepo de que as lnguas de sinais dos surdos eram desprovidas de qualquer trao lingustico. Conrad (1979 apud CAPOVILLA, 2004, p. 226) apresenta dados sobre o oralismo no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita pelos surdos.

Na Inglaterra, foi observado que, aps a educao especial oralista, apenas 25 por cento dos surdos que graduam-se aos 15-16 anos de idade conseguem articular a fala de um modo que seja inteligvel, pelo menos por seus prprios professores (Conrad, 1979). Em termos de leitura e escrita, a mesma pesquisa mostrou que, dos graduados, 30 por cento eram analfabetos e menos de 10 por cento tinham um nvel de leitura apropriado sua idade. O nvel de leitura mdio era equivalente ao de crianas de nove anos. Os dados mostraram, ainda, que suas habilidades de leitura labial eram igualmente insatisfatrias. [...] Alm disso, em conseqncia das limitaes no desenvolvimento das competncias lingsticas de leitura e escrita, tende a haver deficincias srias tambm em outras reas de conhecimento e matrias escolares. (CAPOVILLA,

2004, p. 226)

Com este crtico cenrio, depois de mais de um sculo (1880-1980), buscava-se outra filosofia educacional que alm da linguagem oral inclusse todo e qualquer meio de comunicao, abrangendo tambm os sinais oriundos das conversaes dos surdos. Assim iniciou-se a era da comunicao total, que logo foi concebida como mtodo de ensino. Neste mtodo incorporava-se fala oral, simultaneamente, sinais das lnguas de sinais e sinais inventados (artificiais), cujo objetivo era tornar a oralizao mais acessvel e visvel. Segundo CAPOVILLA (2004, p. 232-233), mais uma vez os resultados do processo de leitura e escrita no foram os esperados.

Abade Charles Michel de EEpe, na Frana, reverendo Thomas Hopkins Gallaudet, nos EUA, e Padre Eugene Oates no Brasil.

12

Embora a comunicao entre as crianas surdas e a comunidade ouvinte tivesse melhorado drasticamente com a adoo dos mtodos da Comunicao Total, foi observado que as habilidades de leitura e escrita ainda continuavam muito mais limitadas do que o esperado. Para descobrir por que, na dcada de 1970, pesquisadores do Centro de Comunicao Total de Copenhague comearam a desenvolver uma srie de pesquisas. Uma linha de pesquisa filmava as conversaes entre surdos em lngua de sinais. Outra linha de pesquisa filmava as professoras do centro enquanto ministravam aulas aos seus alunos, falando e sinalizando ao mesmo tempo. Enquanto a primeira linha de pesquisa permitiu a descoberta de regras fonolgicas, morfolgicas e sintticas da Lngua de Sinais Dinamarquesa, a segunda linha de pesquisa permitiu uma descoberta desconcertante [...] eles exibiram as fitas s professoras, mas sem o som da fala... foi descoberto, ento, que, quando estavam impossibilitadas de ouvir a fala que acompanhava a sua sinalizao, as professoras exibiam uma grande dificuldade em entender o que elas mesmas haviam sinalizado! As prprias professoras perceberam ento que, quando sinalizavam e falavam ao mesmo tempo, elas costumavam omitir sinais e pistas gramaticais que eram essenciais compreenso das comunicaes, [...], durante todo o tempo, as crianas no estavam obtendo uma verso visual da lngua falada na sala de aula, mas, sim, uma amostra lingstica incompleta e inconsistente, em que nem os sinais nem nas palavras faladas podiam ser compreendidos plenamente por si ss. Em conseqncia daquela abordagem, para sobreviver comunicativamente, as crianas estavam se tornando no bilnges como se esperava, mas sim hemilngues, por assim dizer, sem ter acesso pleno a qualquer uma das lnguas, e sem conhecer os limites entre uma e outra.

Os resultados desta prtica pedaggica somados s pesquisas que se iniciaram com Willian Stokoe (1960), em seu instituto de pesquisas lingusticas, na Universidade Gallaudet, em Washington D.C, e posteriormente com Klima e Bellugi (1979), foram decisivos para comprovar as estruturas lingusticas das lnguas de sinais e para divulgar a concepo de bilinguismo na educao de surdos. De acordo com Prillwtz e Vollhaber, (1990 apud CAPOVILLA, 2004, p. 234) um passo seminal para concretizar o Bilingismo foi dado pela Sucia, que foi o primeiro pas a reconhecer politicamente os surdos como uma minoria lingstica com direitos polticos assegurados educao na lngua de sinais e na lngua falada. importante perceber que, tanto no oralismo como na comunicao total e no bilinguismo, o que se almeja que o surdo consiga se apropriar dos conhecimentos da 13

sociedade maior atravs da leitura e escrita da lngua falada. E para tanto foram utilizadas vrias formas, como oralizao, comunicao simultnea e reconhecimento do surdo como sujeito bilngue. No Brasil, a Lngua Brasileira de Sinais Libras teve seu status lingustico reconhecido no ano de 2002, com a Lei Federal n. 10.436. A Libras oriunda das comunidades surdas do Brasil, de modalidade gestual-visual (ou espao-visual), tem como principal rgo articulador as mos e receptor os olhos2. O Bilingismo brasileiro tem se definido como o uso da lngua de sinais como primeira lngua e uso da escrita da lngua portuguesa como segunda lngua. As lnguas de sinais existentes no mundo so comumente conhecidas em sua modalidade sinalizada, poucos pases adotaram uma forma de registr-la graficamente3 e, para tal registro utilizam um sistema de escrita chamado de signwriting. Os primeiros estudos brasileiros sobre a escrita da lngua de sinais, mais precisamente sobre o signwriting4, tiveram incio com o Dr. Antnio Carlos da Rocha Costa, Marianne Stumpf (Surda) e a Professora Mrcia Borba, na Pontifcia Universidade Catlica (PUC) do Rio Grande do Sul, em 1996 (QUADROS, 2004). Segundo Costa et al. (2004), William C. Stokoe foi o primeiro linguista a realizar um estudo sistemtico das lnguas de sinais nos Estados Unidos, iniciando inclusive um sistema de notao dessas lnguas. Sobre o signwriting, os autores informam que:

O Signwriting um sistema de escrita com caractersticas grficoesquemticas, que permite uma representao de textos de lnguas de sinais atravs de uma forma intuitiva e de fcil compreenso. O sistema constitudo de um conjunto de smbolos e um conjunto de regras de escrita, definidos para representar os diversos aspectos fontico-fonolgicos das lnguas de sinais. (COSTA et al., 2004, p.254, grifos nossos).

Para conhecer a estrutura da Libras e seus parmetros lingusticos ver QUADROS e KARNOPP. Lngua de sinais brasileira. Porto Alegre: Artmed, 2004. O signwriting se encontra em uso em vrios pases, como Dinamarca, Irlanda, Itlia, Mxico, Nicargua, Holanda, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, (CAPOVILLA, 2004).
4 3

No captulo 1, explica-se detalhadamente este sistema de escrita.

14

Cabe destacar aqui que existe uma contenda sobre a utilizao dos termos fonticofonolgicos quando se refere s lnguas de sinais, visto que so termos que remetem ao aspecto sonoro da lngua o que na lngua de sinais seriam aspectos visuais. Barros (2008, p.26), pesquisadora sobre escrita de lnguas de sinais e criadora da ELiS5, nomeia os aspectos visuais das lnguas de sinais como visografemas, ou seja, unidades mnimas (-ema) escritas (graf-) dos visemas (vis-), uma monenclatura especfica para a escrita dos elementos das LS. Outro pesquisador que atribuiu uma nomenclatura diferente anlise lingustica das lnguas de sinais foi Stokoe (1965), que, considerando inadequada a denominao fonema, criou o termo querema de origem grega para designar as configuraes de mo6. No entanto, tal denominao deixou de ser utilizada pelo argumento que as lnguas de sinais so lnguas naturais que compartilham princpios lingsticos subjacentes com as lnguas orais, apesar da superfcie entre fala e sinal (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.48), e ainda por ser desnecessrio a criao de dois termos para um s conceito. Neste estudo opta-se pelo uso dos termos adotados por Barros (2008), uma vez que delimitam o espao das lnguas de sinais e as tornam independentes das lnguas orais. A utilizao de outros termos para a anlise lingustica das lnguas de sinais no desqualifica seu status de lngua natural, pois elas no deixam de ter os traos atribudos s lnguas em geral: flexibilidade e versatilidade; arbitrariedade; descontinuidade; criatividade/produtividade; dupla articulao; padro e dependncia estrutural (QUADROS; KARNOPP, 2004). Os termos adotados por Barros (2008, p.15) so: visema equivalente ao termo fonema unidade visual de uma lngua de sinais; visografema representao grfica destes fonemas; vismico, onde nas lnguas orais se diz fonolgico; vistico, o mesmo que fontico; e viso utilizado no lugar de fone. Visograma o conjunto de smbolos que representam o recorte do continuum visual das lnguas de sinais, ou seja, o alfabeto das lnguas de sinais (BARROS, 2008, p. 15). O alfabeto manual da Libras foi desenvolvido para os emprstimos lexicais. Sendo constitudo de configuraes de mo, que representam as letras do alfabeto da lngua portuguesa. Este alfabeto manual atravs da datilologia ou soletrao digital utilizado para traduzir nomes prprios ou palavras para as quais no se encontram equivalentes prontos em Libras.
ELIS um sistema de escrita da lngua de sinais, diferente do signwriting, mas ambos visuais, o primeiro elaborado pela Doutora Maringela Estelita Barros.
6 5

Unidades mnimas que formam os sinais.

15

Sintetizando, usa-se visema para designar o termo fonema a unidade visual de uma lngua de sinais; visografema para representao grfica destes fonemas; vismico onde nas lnguas orais se diz fonolgico; vistico, no lugar de fontico e viso, ao invs de fone. Visograma para o conjunto de smbolos que representam os sinais. Apesar de ainda no ter sido oficializada a Libras como disciplina obrigatria nas escolas fundamentais regulares que abarcam a alfabetizao e sries iniciais de crianas surdas na sua lngua natural, existem classes de alunos surdos, escolas especiais e servios de atendimento escolar especializado que ensinam a Libras a crianas, jovens e adultos, e algumas poucas instituies adotaram tambm a utilizao da leitura e escrita em signwriting, como, por exemplo, o Centro Federal de Educao Tecnolgica de Santa Catarina Unidade So Jos, hoje denominado Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Santa Catarina Campus So Jos, onde a disciplina de Libras abrange a escrita de sinais signwriting e oferece um curso de curta durao comunidade. Outro exemplo a Escola Estadual de Educao Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser, em Santa Maria (RS), voltada exclusivamente ao ensino de surdos, sendo tambm o local onde ser realizado este estudo. Diante do exposto, esta pesquisa alia-se contnua observao dos educadores de surdos, atuando com o aluno surdo e mostrando as dificuldades de compreenso e uso da leitura e escrita da Lngua Portuguesa de seus alunos (SILVA, 2008). Espera-se com essa pesquisa aprofundar o estudo sobre a aprendizagem de leitura e da escrita de sinais e verificar possveis contribuies que a leitura em signwriting pode oferecer educao de surdos. No primeiro captulo ser aprofundado aspectos relativos escrita das lnguas de sinais, cujo objetivo oferecer uma viso geral do que constitui os sistemas de escritas de lnguas de sinais, em especial, o signwriting. No segundo captulo, estarei abordando a questo da leitura no contexto da educao de surdos, pois a leitura o foco da investigao proposta nesta pesquisa. Na terceira parte, apresento a pesquisa em si e os caminhos metodolgicos pelos quais trilhei para desenvolver o este trabalho. Neste mesmo captulo, nas trilhas desta pesquisa, apresento a anlise dos textos coletados e o resultados obtidos. Por fim, foco algumas consideraes finais e verifico que de fato a escrita de sinais importantssima para o desenvolvimento dos surdos.

16

CAPTULO 1
A LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O SISTEMA DE ESCRITA SIGNWRITING

1.1 A Lngua Brasileira de Sinais Libras

A lngua de sinais no Brasil foi reconhecida com a Lei federal n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Sua origem est relacionada fundao do Instituto de Surdos-Mudos em 1857, no Rio de Janeiro, fundado pelo Professor Surdo Francs Eduardo Huet com o apoio do Imperador D. Pedro II. Para atender surdos nobres, D. Pedro II convidou Eduardo Huet para ensin-los; no entanto, a partir do encontro com outros surdos, surgiu a ideia de criar um Instituto que no incio servia como asilo onde s eram aceitos surdos do sexo masculino7. Neste sentido, sob influncia da lngua de sinais francesa LSF, a lngua brasileira de sinais Libras se configura gradualmente e se expande por todo pas. Aps perodos de aceitao e rejeio,8 a Libras persiste e torna-se lngua oficial da comunidade surda. a lngua natural da comunidade surda. Natural, pois a lingstica a considera como um sistema lingustico legtimo e no como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem (QUADROS & KARNOPP, 2004, p. 30). Alm disso, as lnguas de sinais possuem os mesmos universais lingusticos das lnguas orais, ou seja, propriedades como: flexibilidade e versatilidade; arbitrariedade; descontinuidade; criatividade/produtividade; dupla articulao; padro; e dependncia estrutural. A Libras possui caractersticas de uma lngua viso-espacial, estando organizada de maneira visual no crebro dos sinalizantes desta lngua. Os sinais no se constituem como simples imagens, como muitos pensam, num primeiro contato com os sinais. Apesar de possuir muitos sinais icnicos, no esta a caracterstica que define a visualidade das lnguas de sinais. Os sinais so smbolos/caracteres abstratos, complexos e finitos, que permitem a construo de infinitas sentenas.
7

INES - 150 anos de Histria. Disponvel em: <http://www.ines.gov.br/Paginas/historico.asp>. Acesso em: 20 out 2008.

O perodo de aceitao se deu com a criao da primeira Escola Pblica para Surdos em Paris, em 1760, valorizando a lngua de sinais e repercutindo em vrias partes do mundo. O perodo de rejeio se d a partir do Congresso de Milo, em 1880, onde se determinou abolir com as lnguas de sinais nos espaos educacionais. Determinao tambm cumprida pelo Brasil, persistindo por mais de cem anos. (SILVA, 2006).

17

Segundo Oviedo (2008), o primeiro a se interessar pelos estudos lingusticos das lnguas de sinais foi o Sacerdote Espanhol Panduro Lorenzo Hervs, atravs do contato com seu amigo Abade Tommaso Silvestri, que era professor de surdos e havia estudado em Paris. Em 1784, Silvestri abriu uma escola para surdos em Roma onde Hervs pde contemplar a lngua se sinais e, propando investig-la.

Panduro Lorenzo Hervs

Em 1795, Hervs publicou o livro La Escuela Espaola de Sordomudos, considerado o primeiro estudo lingustico sobre a lngua de sinais. Alm de afirmar que a lngua de sinais possui sua prpria gramtica, postulou tambm que os sinais tm duas funes importantes: os nomes (como casa, cu, gua, etc.) e verbos (como comer, viver, sair, etc). Um substantivo e um verbo em conjunto, fazer uma orao. Nome + verbo = frase (OVIEDO, 2008) Hervs ainda abriu uma escola para surdos em Barcelona, no ano de 1800; contudo, apesar da importncia de seus estudos, ningum continuou seu trabalho. Muitos anos depois, Stokoe (1960), linguista e pesquisador americano, tambm foi considerado um dos primeiros a se interessar pelo estudo das lnguas de sinais, mais especificamente a lngua de sinais americana ASL. Seus estudos comprovaram inicialmente que cada sinal era formado por trs partes independentes (localizao, configurao de mo, movimento), fazendo-se assim uma comparao com os fonemas das lnguas orais. Atualmente, pesquisas apontam mais alguns parmetros para a constituio do sinal, inclui-se a orientao da mo e expresses no manuais (QUADROS; KARNOPP, 2004). 18

PARMETROS 1 Locao Configurao de Mo Movimento Orientao da Mo Expresso No-Manual Palma para baixo9

A Libras ainda uma lngua jovem, a formao superior em Letras para capacitar professores de Libras iniciou-se em 200610. Ainda h muitas pesquisas lingsticas e pedaggicas a serem realizadas, ou seja, h pela frente um longo perodo de expanso de novos vocbulos e definio de seu sistema de escrita.
9

Na escrita em Signwriting a orientao da mo representada pelo preenchimento do visograma, mais detalhes ver item 1.3.1. Curso de Graduao em Letras-Libras www.libras.ufsc.br.

10

19

1.2 A escrita das lnguas de sinais

Conforme relato de Oviedo (2008), uma das primeiras tentativas de escrever a lngua de sinais partiu de Roch Ambroise Auguste, apelidado de Bbian, que, em 1875, publicou um livro intitulado Mimographie.

Roch Ambroise Bbian, Mimographie (Pars, 1825) Livro em francs

Bbian passou grande parte de sua juventude ao lado do padrinho Roch Ambroise Sicard que era diretor do Institution Nationale des Sourds-Muets Paris, cuja tendo a oportunidade de aprender a lngua de sinais francesa e conviver com os alunos e professores Surdos ou tornou fluente na lngua de sinais. Acreditando na importncia da lngua de sinais e tendo cincia da incompatibilidade do ensino sem um registro efetivo, Bbian teve a idia de tentar escrever os sinais. Sua escrita era composta por quarto componentes principais:

20

1 - Forma e orientao da mo

2 Movimento

21

3 - Lugar

22

4 - Expresso facial/corpora.

23

Oviedo (2008) apresenta um exemplo de escrita do sinal Encontrar da lngua de sinais alem:

Smbolo repetir

Smbolo acima

Smbolo a direita

Forma e orientao da mo

Lugar - Cabea Movimento Expresso neutra da direita para a esquerda + reta diagonal

Escrita final:

Sobre a escrita das lnguas de sinais, vrias tipos de notao foram testados. Stumpf (2005), em sua tese de doutorado, apresenta cinco tipos:

Stokoe Notation O linguista William Stokoe publicou Sign Language Structure em 1960, o trabalho pioneiro no reconhecimento das lnguas de sinais como sistemas lingusticos autnticos foi, tambm, o primeiro a elaborar um sistema de notao que pudesse registrar as lnguas de sinais para fins de investigao.

24

Notao de Franois Neve (1996) Notao que utiliza cdigos que tornam possveis uma numerao e um tratamento informtico dos sinais. Seu registro organizado em colunas verticalmente de cima para baixo, sendo em uma s coluna, quando a mo dominante sinaliza, e em duas colunas, quando as duas mos sinalizam. A constituio do sinal registrada na seguinte ordem:

Configurao << CO>> Localizao <<LO>> Orientao <<ORI>> Ao <<ACT>>

25

Hamburg Notation System HamNoSys Inventado na Universidade de Hamburgo, Alemanha, por Prillwitz, Vollhaber e seus colaboradores, foi inspirado no sistema de Stokoe.

26

O Sistema D` Sing de Paul Jouison (1990) Neste sistema o registro no se d de forma isolada, mas em sentenas longas e sequncias de discursos. Entretanto, o autor desta notao faleceu antes de apresent-la totalmente.

O Sistema de Escrita Signwriting (1974) Originado de um sistema para escrever passos de dana, foi reelaborado para escrever as lnguas de sinais. um dos sistemas de notao mais utilizado pela comunidade surda. Em 2006 foi inserido no currculo da Graduao em LetrasLibras da Universidade Federal de Santa Catarina.

DanceWriting

SignWriting

27

A proposta de escrita de sinais mais recente a de Barros (2008) que apresenta em sua tese a ELiS Escrita das Lnguas de Sinais. Este um sistema de escrita de base alfabtica e linear, organizada a partir dos parmetros proposto por Stokoe (1965). Barros (2008) apresenta alguns textos escritos por alunos utilizando a Elis, conforme o exemplo a seguir:

Maringela, Ns queremos te agradecer, pois estamos felizes com o curso de janeiro, em que voc nos ensinou a ELiS. Vamos chorar. Ns aprendemos coisas diferentes. Ser bom e importante ensinar as crianas para que no futuro possam se desenvolver. Obrigada! (No original, Barros, 2008, p.137-139).

1.3 O sistema de escrita escolhido para esta pesquisa Signwriting

O sistema de escrita Signwriting SW um sistema complexo e adaptvel s gramticas das lnguas de sinais. No Brasil, utilizado em algumas escolas de surdos e classes bilngues11 na disciplina Lngua de Sinais. O estado pioneiro em adotar este sistema de escrita foi o Rio Grande do Sul, a partir de pesquisas da Escola de Informtica UCPel,
Classes compostas somente por alunos surdos em escolas da rede regular de ensino destinada tambm a alunos ouvintes.
11

28

Museu de Cincia e Tecnologia PUCRS, Faculdade de Informtica PUCRS e Unidade de Ensino Especial Concrdia ULBRA. Em 1996, deu-se incio ao projeto de criao de um software que permite o registro das lnguas de sinais atravs do sistema signwriting12. A primeira tese sobre o uso da escrita Signwriting foi a da Doutora Surda Marianne Rossi Stumpf em 2005, com o titulo Aprendizagem de escrita de lngua de sinais pelo sistema signwriting: lnguas de sinais no papel e no computador. O sistema signwriting funciona como um sistema de escrita alfabtico. Barros (2008) relata sobre os Mitos do alfabeto em seu referencial terico, destacando que diferente do senso comum que relaciona o alfabeto com a ideia absoluta de um som para cada letra, o alfabeto uma ideia de equilbrio entre foras contrrias, sua principal caracterstica sua maleabilidade. A autora ressalta tambm que da mesma forma que o alfabeto existe para as lnguas orais, ele existe tambm para as lnguas de sinais, em que so expressadas graficamente uma intuio vismica ou fonolgica de uma dada lngua de sinais ou lngua oral (BARROS, 2008, p.13). O que se chama alfabeto nas lnguas orais so denominados configuraes de mo na lngua brasileira de sinais, h tambm a denominao alfabeto manual ou datilologia que corresponde s configuraes que representam o alfabeto da lngua oral; lngua portuguesa, no caso do Brasil. Este sistema de escrita foi escolhido para ser utilizado nesta dissertao, uma vez que os dados foram coletados em uma escola que o utiliza para alfabetizao dos alunos surdos. Nesta dissertao, no se tem como objetivo avaliar os diferentes sistemas de escrita existentes, mas sim de observar a leitura de um sistema escrito baseado em lnguas de sinais.

1.3.1 Detalhamento do sistema de escrita de sinais signwriting

Alguns visografemas utilizados pelo signwriting nos remetem sensao de iconicidade. O que no significa que se trata de uma escrita ideogrfica.13 O signwriting se

12 13

Para saber mais sobre o software e obter download visite: http://sign-net.ucpel.tche.br/.

Consiste em representar, atravs de signos pictrios, no somente objetos e idias mas tambm os sons com que tais objetos ou ideias eram nomeados no respectivo idioma.

29

origina da escrita fontica do tipo alfabtica, mas um sistema com base visual-espacial, ou seja, das lnguas de sinais. Apesar de as lnguas de sinais serem de modalidade viso-espacial possuem diversas semelhanas com a estrutura lingustica das lnguas orais. Da mesma forma que o alfabeto das lnguas orais so smbolos que s possuem sentido por conveno social, os visogramas do signwriting tambm. Se o alfabeto exprime os sons elementares da linguagem oral o visograma exprime os gestos elementares da linguagem viso-espacial.

1.3.1.1 Regras bsicas para entendimento do sistema de escrita signwriting

O sistema signwriting possui aproximadamente 900 visografemas, o que facilita seu uso por qualquer lngua de sinais do mundo. Para escrever em signwriting no preciso decorar todos os visografemas, mas sim entender a perspectiva visual que se baseia, ou seja, sempre de acordo com a viso de quem est sinalizando. Quando se visualiza a palma da mo, a escrita ser um visografema branco; quando se v o dorso da mo, o visografema ser totalmente preto, e, quando o que se v a borda da mo, o visografema ser escrito com uma parte branca para onde se dirige a palma da mo e uma parte preta que representa o dorso da mo.

Quando o sinal feito com a mo paralela ao solo, os visografemas apresentam uma pequena diferena de quando o sinal feito com a mo paralela parede. 30

Sinal paralelo ao solo

Sinal paralelo parede

1.3.1.1.1 Configurao de mos

O sistema de escrita signwriting abrange 7214 configuraes de mos, e, apesar de terem um nmero finito, no impendem o uso da criatividade, ou seja, pode-se escrever poesias, cartas, panfletos, grias, etc. Na Libras existem 46 configuraes de mos, mas, conforme Ferreira-Brito e Langevin (1995), atualmente a Federao Nacional de Educao e Integrao de Surdos FENEIS adota 64 configuraes.

14

De acordo com o software SW-Edit.

31

Este nmero de configuraes de mos consideravelmente alto deve representar o conjunto de visos da Libras. Ainda no h uma anlise do conjunto de visemas que, provavelmente, apresentaria um conjunto mais restrito de elementos. A seguir mostra-se o conjunto de visos de configuraes de mos da Libras identificados at o momento:

Configurao de mos15

15

De acordo com a FENEIS. FELIPE, Tanya A. ; MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto: curso bsico. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial. 2005, p.26.

32

Exemplos:

casa

azul

onde

1.3.1.1.2 Orientao da palma

Existem seis tipos de orientao da palma da mo na Libras. O quadro abaixo mostra a escrita com a mo direita, as possibilidades de expresso da orientao da palma da mo.

Orientao das palmas

Palma para frente

Palma para o lado esquerdo

Palma para dentro

Palma para baixo

Palma para cima

Palma para o lado direito

1.3.1.1.3 Movimento

H uma grande variedade de movimentos na Libras, aproximadamente 174 smbolos. Um detalhe importante o registro da mo que se movimenta durante o sinal mo direita ou esquerda , ou ainda se as duas mos se movem juntas como se fossem uma ou com vrios movimentos simultneos, observando-se sempre o plano vertical, diagonal ou horizontal.

33

Alm da direo do movimento, escreve-se a velocidade do movimento, os tipos de contato e o movimento dos dedos. 16 A seguir apresenta-se a representao escrita da direo do movimento realizado por meio da mo esquerda, mo direita ou ambas mos:

Flecha de movimento Flecha de movimento com a mo direita com a mo esquerda

Flecha de movimento simultneo com as duas mos

No plano vertical, segue o conjunto de representaes escritas dos movimentos j identificados na Libras:

Movimento (plano vertical)

Para entender como aplicar cada tipo de movimento e suas variantes, consultar Lies em signwriting. Disponvel em: <http:/sign-net.ucpel.tche.br/licoes-sw/lies-sw.pdf>.

16

34

No plano horizontal, segue o conjunto de representaes escritas dos movimentos j identificados na Libras:

Movimento (plano horizontal)

35

H tambm os movimentos no plano diagonal, conforme segue:

Movimento (plano diagonal)

36

Quanto velocidade dos movimentos, o quadro a seguir mostra o conjunto de representaes escritas que a identificam:

Velocidade dos movimentos

H tambm os tipos de contato, conforme mostra o quadro a seguir:

Tipos de contato

37

Exemplos de sinais com contato:

"Vinho"

"Banco"

"Ms"

No prximo quadro, mostram-se os movimentos dos dedos:

Movimento dos dedos

Exemplos de movimentos dos dedos:

Ensinar

Barata

Especial

1.3.1.1.4 Ponto de articulao/locao

O ponto de articulao ou locao aquela rea do corpo, ou no espao de articulao definido pelo corpo, em que ou perto da qual o sinal articulado (KLIMA;BELLUGI, 1979, apud QUADROS; KARNOPP, 2004, p.57). Os pontos de articulao em signwriting correspondem cabea, rosto (bochecha, nariz, boca, pescoo,

38

queixo), tronco, conforme mostra-se a seguir no conjunto de representaes escritas dos pontos de articulao em libras:

Ponto de articulao

39

Exemplos de pontos de articulao:

Febre

Pecado

So Paulo

1.3.1.1.5 Expresses no manuais

Conforme os estudos lingusticos de Quadros e Karnopp (2004, p.60), as expresses no manuais correspondem aos movimentos da face, dos olhos, da cabea ou do tronco. Possuem duas funes importantes: marcao de construes sintticas (sentenas interrogativas, oraes relativas, topicalizaes, concordncia e foco) e diferenciao de itens lexicais (marcao de referncia especfica, referncia pronominal, partcula negativa, advrbio, grau ou aspecto); apresenta aproximadamente 142 smbolos. O quadro abaixo mostra o conjunto de representaes escrita das expresses no manuais da Libras:

Expresses no manuais

40

Exemplos de expresses no manuais:

Nada

Feliz

Morte

41

1.3.1.1.6 Pontuao

A pontuao em signwriting importante para que o texto fique claro e coerente. O manual Lies sobre o Signwriting, traduzido do ingls por Stumpf e disponvel em: <http://sign-net.ucpel.tche.br/licoes-sw/licoes-sw.pdf>, explica detalhadamente a utilizao de cada visografema. A seguir so apresentados os elementos grficos de pontuao mais usados na Libras escrita:

Pontuao

1.3.1.2 Como escrever em signwriting

Para escrever frases e textos em signwriting, preciso conhecer a sintaxe espacial das lnguas de sinais. As caractersticas de visualidade e espacialidade destas lnguas so muito importantes para a ordem da frase e se referem s referncias usadas no discurso, ou seja, ao estabelecimento de um local no espao de sinalizao para o sistema pronominal e nominal. No estabelecimento dos referentes associados, a localizao no espao pode estar presente fisicamente ou no, quando no esto presentes so estabelecidos pontos abstratos que podem ser citados posteriormente no discurso, logo a ateno visual na lngua de sinais imprescindvel tanto para ler como para escrever em sinais. Quadros e Karnopp (2004) apresentam um captulo sobre sintaxe espacial nas lnguas de sinais, onde renem pesquisas fundamentais neste campo de estudo (Baker e Cokely, 1980; Liddel, 1980; Loew, 1984; Lillo-Martin e Klima, 1990; Bahan, 1996). O espao de 42

sinalizao se refere ao espao definido na frente do corpo do sinalizador que pode ser mencionado atravs de vrias maneiras. Quadros e Karnopp (2004, p. 128-129) citam em signwriting estas formas de representao do espao de sinalizao tambm so visveis:

a) Definio de um local particular:

CASA (do Joo)

CASA (do Pedro)

b) Direo da cabea e olhos com ou sem apontao para o substantivo:

CASA

IX (casa)

43

c) Apontao antes do sinal de um referente especfico:

IX CASA

d) Apontao para uma localizao particular j referenciada:

IX (casa) NOVA

44

e) Uso de classificador no lugar do referente em um local particular:

CARRO CL (carro passou um pelo outro)

f) Uso de verbos com concordncia incorporando os referentes j mencionados:

(eu) IR (casa)

45

O sistema de ordenao das frases em Libras flexvel, havendo vrias possibilidades. As variaes so determinadas principalmente pelas operaes sintticas que so motivadas por implicaes no significado intencionado pelo falante (semntica) e por implicaes de organizao visual (vismicas17). A ordenao mais ocorrente a ordem SVO, ou seja, Sujeito-Verbo-Objeto. No entanto, como j exposto, dependendo do significado intencionado e da organizao visual, podem ocorrer as ordenaes de topicalizao, focalizao, formao de interrogativas, introduo de oraes relativas, uso de condicionais, uso de classificadores e uso de espaos para comparar diferentes tpicos, ideias ou objetos.

Ordenao SVO:

Ele sabe Libras.

Topicalizao: Na Libras as sentenas com topicalizao so aquelas de valor contextual referencial, em que o locutor anuncia aquilo sobre o qual ele vai sinalizar. Comumente so sentenas acompanhadas de expresses no manuais.

Libras, ele sabe.

17

Equivalente a fonolgicas.

46

Focalizao: a enfatizao do ncleo da sentena. Tambm acompanha expresses no-manuais.

Eu gosto de Libras sim.

Interrogativa: Para escrever as interrogativas, introduzem as expresses faciais associadas com cada tipo de interrogativa no incio da frase e, ao final, o visografema , que

indica a extenso da marcao da expresso facial. H dois tipos de interrogativas, as interrogativas que esperam respostas sim/no marcadas pela expresso facial ; e as

interrogativas formadas a partir dos pronomes O-QUE, QUEM, COMO, ONDE, QUAL marcadas
pela expresso facial

.(Manual Lies sobre o signwriting, traduo de Marianne Rossi

Stumpf. Disponvel em: <http:/sign-net.ucpel.tche.br/licoes-sw/lies-sw.pdf>. Acesso em: 24 mar 2009).

Fabio Libras saber?

Hoje aprender o qu?

47

CAPTULO 2 LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAO DE SURDOS

2.1 A Aquisio da linguagem em crianas surdas e o contexto escolar

Pesquisas mostram que crianas surdas, filhas de pais surdos, sinalizantes de uma lngua de sinais, tendem a adquirir linguagem seguindo os mesmos estgios que crianas ouvintes em contato com uma lngua oral. Quadros (2008, p. 66-77) expe sobre estes estgios de aquisio com base na teoria gerativista de Noam Chomsky, demonstrando o quo semelhantes so tanto para crianas surdas como ouvintes. O primeiro estgio de aquisio da linguagem o estgio do balbucio, tanto bebs surdos como ouvintes apresentam esta fase pr-lingustica, pois um fenmeno ligado capacidade inata para linguagem. A partir de dado momento, com o input lingustico do meio, bebs ouvintes entram no estgio de uma palavra e os surdos no estgio de um sinal por volta de um ano de idade. O estgio seguinte estgio de duas palavras/sinais caracterizado pelo uso de combinaes e erros de inverso pronominal (em vez de dizer EU, a criana diz VOC, referindo-se a ela mesma) que tambm acontecem de formas muito semelhantes entre surdos e ouvintes. O Estgio de mltiplas combinaes o momento de classificaes, distines e generalizaes verbais. Estgio que ocorre tambm de forma semelhante entre surdos e ouvintes, mesmo em se tratando de lnguas de modalidades diferentes. Exposio esta que confirma a teoria gerativista sobre a existncia de um dispositivo na mente/crebro responsvel pela linguagem, o que a torna a princpio inata e universal. A linguagem neste campo terico possui duas perspectivas para sua definio: 1) linguagem como toda e qualquer comunicao cotidiana Linguagem externa; 2) linguagem como algo especfico da natureza humana Linguagem interna, sendo est ltima a perspectiva investigada por Chomsky. Neste sentido, partindo-se do pressuposto de que todo ser humano possui um dispositivo interno referente aquisio da linguagem, que ser acionado pelo contato com a 48

lngua, o drama dos surdos com relao aquisio da linguagem estaria relacionado modalidade da lngua em contato para acionar tal dispositivo. Para as crianas surdas, seria ento fundamental um acionamento por uma lngua visoespacial, por ser esta a modalidade acessvel sua condio. Outro ponto importante a ser observado se refere existncia de um perodo crtico para aquisio da linguagem dos dois anos de idade puberdade.

O perodo crtico pode ser entendido como o pico do processo de aquisio da linguagem. Isso no significa que no possa haver aquisio em outras fases da vida, cujas evidncias para a sua existncia vm de crianas que, por alguma razo, foram impedidas de acesso linguagem durante esse perodo, motivo pelo qual dificuldades (e impossibilidade) de aquisio da linguagem, especialmente da sintaxe (em nvel de estrutura). (FINGER e QUADROS, 2008, p.79).

Com relao s crianas surdas, sendo a maioria filhas de pais ouvintes, elas passam este perodo tendo que acessar seu dispositivo para aquisio da linguagem atravs de uma lngua no acessvel (lngua oral), causando grandes estragos no campo lingustico e cognitivo. Apesar de muitos pais se esforarem para aprender a lngua de sinais, este aprendizado requer tempo e dedicao. Sendo assim, lana-se a hiptese de que, se pelo menos na educao infantil houvesse um ensino centrado na lngua de sinais maiores, seriam as chances de acionamento do dispositivo de aquisio da linguagem por uma lngua acessvel, que neste caso seria a lngua de sinais, tanto sinalizada como escrita, e assim muitos problemas relacionados com a aprendizagem dos surdos poderiam ser evitados. Para que a criana surda no fique em desvantagem, seria importante tentar o contato com a lngua de sinais por outros meios, como, por exemplo, atravs da educao. Como modelo de uma educao que viabiliza a aquisio da linguagem e da escrita por meio da lngua de sinais, temos a escola onde foi coletado os dados desta pesquisa.

49

2.2 Leitura surda

A leitura dos surdos sempre foi e continua sendo uma incgnita que, com todos os esforos de estudiosos linguistas, ainda no foi totalmente esclarecida. So muitas dvidas, principalmente em decorrncia de a lngua de sinais no possuir, oficialmente, uma escrita que represente o pensamento visual dos surdos a partir da sua maneira de decodificar a linguagem em seu pensamento. Quando os surdos comeam a ler diretamente uma segunda lngua que totalmente divergente da sua lngua natural, vejo um grande conflito lingustico entre compreender, expressar e produzir uma lngua. Em muitos casos, o surdo l, mas no entende o que l, no consegue construir o sentido do texto, tem o costume de ler as palavras isoladamente, sem considerar seu contexto, costuma sempre buscar a traduo para a lngua de sinais. O fracasso da leitura pela maioria dos surdos, por muitos anos, pode estar ligado a fatores como: (1) prtica pedaggica em que o professor segue o caminho mais fcil ensinando palavra por palavra e descartando os elementos de ligao como preposies, conjunes e artigos, pois deduzem que a lngua de sinais no possui estes conectores; (2) grande maioria dos professores que ensinam a lngua portuguesa para surdos no so fluentes na lngua de sinais, o que acarreta um grande barreira na mediao entre professor e aluno, alm da descaracterizao da Libras como lngua efetiva, e, por ltimo, (3) o fato de os surdos estarem diante de textos em portugus e no em Libras. E ainda h a questo da no aquisio de uma linguagem completa pelo surdo, ou seja, eles aprendem a sinalizar com seus pares surdos nas associaes de surdos e/ou nas escolas, mas no h um ensino especfico sobre as regras e formas de uso da lngua de sinais, no h uma introduo ao que a atividade de ler em sinais, os professores no lem em sinais para seus alunos surdos, no h uma introduo ao que o ato de escrever, para que serve a escrita, a nossa escrita, da nossa prpria lngua. Tudo acontece em saltos, vai-se direto para outra lngua totalmente divergente daquela que se est aflorando naturalmente. Ento, assim fica realmente difcil fazer da leitura uma atividade prazerosa e proveitosa. Assim, se no h a efetividade de uma lngua primeira, ser um caos compreender a segunda lngua. Existe uma descontinuidade do ponto de vista lingustico entre essas lnguas que no podem ser desconsideradas. Essa descontinuidade do ponto de vista lingustico passou a se evidenciar com pesquisas que levaram criao do signwriting. 50

Todavia, mesmo entendendo-se esse impasse sobre a discusso e a pesquisa da descontinuidade lingustica no processo de alfabetizao e leitura relevante para uma proposta de educao bilngue para surdo, no esse o escopo deste estudo. Entende-se por isso que, para que surdos sejam bons leitores da lngua oficial de seu pas, importantssimo que sejam timos leitores em sua prpria lngua e, para tanto, ainda mais importante que se amplifiquem os estudos sobre a forma escrita da lngua de sinais para que se permita um aproveitamento cognitivo maior e de melhor qualidade. No h como negar que existe certa resistncia at mesmo por parte dos surdos sobre a forma escrita da lngua de sinais, fato este que revela a fora da dominao da lngua majoritria, que ainda tem sido hierarquizada sendo classificada como lngua mais importante.

2.3 A importncia da leitura em lngua natural

Algumas pessoas afirmam que a lngua de sinais no possui um sistema de escrita, o que no verdade, ela tem uma representao, uma gramtica e um lxico baseado na visualidade, ainda que no seja oficial e esteja em perodo de experimentao. Vrios pesquisadores (PEREIRA, 2003; KARNOPP, 2003; SILVA, 2001) afirmam que a lngua portuguesa, na modalidade escrita, uma segunda lngua para o sujeito surdo sinalizante da lngua de sinais; a diferena crucial entre as duas lnguas a modalidade em que ambas se estruturam: a lngua portuguesa uma lngua oral-auditiva, usada pela comunidade predominante (ouvintes), e a lngua de sinais uma lngua viso-espacial, usada pela comunidade surda e alguns ouvintes quando em contato com os surdos, que so denominados minoria lingustica. 18 As lnguas escritas, em geral, foram frutos de uma interveno social, ou seja, quando uma sociedade necessitou comunicar atravs do tempo e do espao e quando necessitou recordar sua herana de ideias e conhecimentos, inventou uma lngua escrita. Atualmente, esta
Surdos so minorias lingsticas como outras, mas no devido imigrao ou etnia, j que nascem de famlias que falam a lngua oficial da comunidade maior, qual tambm pertencem por etnia; eles so minoria lingustica por se organizarem em associaes em que o fator principal de agregao a utilizao de uma lngua gesto-visual por quase todos os associados. Sua integrao est no fato de poderem ter um espao onde no h represso de sua condio de Surdo, podendo se expressar da maneira que mais lhes satisfaz, para manterem entre si uma situao prazerosa no ato de comunicao. (FELIPE, Tanya A. Introduo aos estudos sobre a Libras Disponvel em: <http://www.feneis.org.br/Libras/anexos/introducao_estudos_libras.htm).
18

51

necessidade tem sido sentida pelos surdos destacando-se cada vez mais as pesquisas sobre leitura e escrita em sinais (STUMPF, 2005; BARROS, 1997). Na educao de surdos, muito se fala em visual, que o ensino deve respeitar a caracterstica visual do surdo. Ocorre que muitos educadores confundem esta caracterstica visual com o uso de imagens. bvio que os dois termos relacionam-se, mas no se resume um ao outro, deve-se ir mais alm e tentar decifrar como processada a informao na mente/crebro de uma pessoa que se apropria do conhecimento, principalmente pelo canal ocular. Crianas surdas brasileiras enfrentam um grande e grave problema quando entram na fase de alfabetizao, pois esta ocorre diretamente na lngua portuguesa, lngua oral auditiva, que se caracteriza como segunda lngua para os surdos. Porm seu ensino pouco muda em relao a alfabetizao de crianas ouvintes. No h, ainda, um programa de alfabetizao em lngua de sinais que envolva processos pedaggicos de leitura e escrita nesta lngua. As poucas escolas para surdos existentes no Brasil ainda no esto qualificadas para alfabetizar surdos de modo bilnge19. Aprender a ler e escrever na lngua de seu pas passa a ser um desafio que se arrasta por anos e anos de escolarizao. Muitos acabam tornando-se analfabetos funcionais. O conceito de analfabetismo funcional foi adotado pela UNESCO em 1978 e se refere aquelas pessoas cujos conhecimentos no lhes permitem uma atuao eficaz em seu grupo, nem podem aplic-los com fins claros e contextos precisos. Ler e escrever so processos estreitamente ligados. A leitura leva a um melhor desempenho na escrita, ambas estimulam o pensamento, a produo de diferentes textos melhora a compreenso da leitura.

A maioria dos estudos conclui que a leitura e a escrita esto mutuamente ligadas, mutuamente apoiadas e fundamentalmente envolvidas com o pensamento; [...] Os estudantes, quando participam de uma variedade de experincias combinadas de leitura e escrita, desenvolvem nveis de pensamento mais altos do que quando cada processo praticado de forma isolada. (ALLIENDE & CONDEMARN, 2005, p. 16)

Bilnge, neste contexto, significa uma alfabetizao que envolva as duas lnguas de modo que a criana surda perceba a funo social de cada uma, bem como suas diferenas lingusticas e culturais.

19

52

No entanto, para os estudantes surdos, todas estas vantagens que a leitura e a escrita oferecem s tero efeito se o cdigo lingustico utilizado for naturalmente acessvel. A hiptese deste estudo se apoia na ideia de que a lngua de sinais juntamente com sistema de escrita signwriting podem favorecer todo este desenvolvimento do pensamento. O uso do sistema de escrita signwriting, assim como outras escritas, se constitui como estratgia de construo de significados e mtodo de estudo, pois facilita a lembrana e a recuperao da informao guardada na memria. Atualmente a maioria dos surdos tem acesso aos contedos escolares atravs da traduo por um intrprete de Libras; porm, os contedos so escritos em lngua portuguesa, o que no contribui para memorizao, lembrana e associao com outros conhecimentos. No h uma forma de registro acessvel que se possa consultar. Alliende e Condemarin (2005, p.16) salientam que o ato de estudar com apoio de resumos, esquemas, apontamentos, notas, grficos, etc. permite que os contedos das disciplinas, por serem estruturados, sejam compreendidos e memorizados de forma mais permanente. Outra caracterstica importante da escrita a de desenvolver a criatividade enquanto estimula a expresso de afetividade e imaginao por meios de poemas, prosas, roteiros de dramatizaes, qualquer outro meio de expresso de sentimentos, das fantasias e do humor. O fato que a lngua de sinais no tem sido ensinada na sua modalidade escrita, acontecendo muitas vezes de a escrita da lngua portuguesa ser usada como forma escrita da lngua de sinais, causando um confronto lingustico no pensamento da criana. A realidade hoje mostra que uma das principais dificuldades dos educadores de surdos est exatamente no processo de ensino da leitura e escrita da lngua portuguesa como segunda lngua. A relativa capacidade de um leitor em particular obviamente importante para um processo de leitura bem-sucedido. Mas tambm importante o propsito do leitor, a cultura social, o conhecimento prvio, o controle lingustico, as atitudes e os esquemas conceptuais, os quais so adquiridos pelos surdos quando em contato o mais precocemente com a lngua de sinais. Goodman (1987) afirma que toda leitura interpretao, e o que o leitor capaz de compreender e de aprender atravs da leitura depende fortemente daquilo que conhece e acredita a priori, ou seja, antes da leitura.

53

Tem-se a ideia de que, para a criana surda compreender a funo social da leitura e da escrita, precisa sentir a necessidade e o prazer de ler e escrever, fato que raramente se observa entre crianas, jovens e adultos surdos. Logo, esse fato pode estar relacionado tambm descontinuidade entre a lngua de sinais e da lngua portuguesa, conforme apresentado nos trabalhos de Capovilla e Sutton (2001). Assim, importante que o sujeito surdo aprenda a usar sua prpria lngua tanto sinalizada, para comunicao direta, como na forma escrita, para a comunicao a distncia, para exposio do que gostaria que outras pessoas soubessem ou ainda para registro de seus pensamentos. Capovilla (2004, p.256) explica claramente sobre a descontinuidade da lngua imposta s crianas surdas:

Na criana ouvinte e falante, h uma continuidade entre os trs contextos comunicativos bsicos: a comunicao transitria consigo mesma (i.e., o pensar), a comunicao transitria com outrem na relao face a face (i.e., o falar), e a comunicao perene na relao remota e mediada (i.e., o escrever). Com isto todo o seu processamento lingstico pode concentrar-se na palavra falada de uma mesma lngua: para pensar, comunicar-se e escrever, ela pode fazer uso das mesmas palavras de sua prpria lngua falada primria. Para essa criana h uma compatibilidade entre os sistemas de representao lingstica primria (i.e., a lngua falada) e secundria (i.e., a lngua escrita alfabtica) [...]. Da criana surda, no entanto, espera-se muito mais. Ela pensa e se comunica em sua lngua de sinais primria na modalidade visual e quiroarticulatria (i.e., quiro, do Grego, mo). Mas, frente tarefa de escrever, espera-se que o faa por meio das palavras de uma lngua falada estrangeira: A Lngua Portuguesa (grifos do autor.)

Desse modo, e em concordncia com o autor, prope-se esta pesquisa como continuidade de suas observaes, principalmente quando relata que:
Do mesmo modo que a criana ouvinte pode beneficiar-se do uso de uma escrita alfabtica para mapear os fonemas de sua lngua falada, a surda poderia beneficiar-se sobremaneira de uma escrita visual capaz de mapear os quiremas de sua lngua de sinais. [...] Permitiria criana surda tirar vantagem das propriedades visuais de sua lngua materna para pensar, comunicar-se e escrever uma nica lngua, o que aceleraria seu desenvolvimento lingstico e cognitivo, e a colocaria em p de igualdade com a ouvinte. [...] Isto seria instrumental constituio da identidade da cultura de sinais e do povo surdo, a sua integrao espacial e temporal, no territrio geogrfico e atravs das

54

geraes, e ao seu desenvolvimento cultural e social pleno (CAPOVILLA, 2002, p.260).

Parece mais que urgente que se d a oportunidade criana surda de se desenvolver, ter seu pensamento em plena liberdade para criar e inovar. Outro fator que contribui para a propriedade (e urgncia) de pesquisas sobre leitura em sinais a viso indiferenciada/homogeneizadora dos governos sobre o surdo, como se constitussem um grupo que necessite urgentemente de reparo sensorial, submisso lngua oficial do pas, tendo que pr em segundo plano sua prpria lngua.

2.4 A Libras como componente curricular na rede de ensino

O Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispe sobre a lngua brasileira de sinais Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, incluem a Libras como disciplina curricular obrigatria nos cursos de formao de professores.

CAPTULO II DA INCLUSO DA LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR Art. 3o A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatria nos cursos de formao de professores para o exerccio do magistrio, em nvel mdio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituies de ensino, pblicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 1o Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes reas do conhecimento, o curso normal de nvel mdio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educao Especial so considerados cursos de formao de professores e profissionais da educao para o exerccio do magistrio. 2o A Libras constituir-se- em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educao superior e na educao profissional, a partir de um ano da publicao deste Decreto.

55

Atualmente h no Senado Federal o Projeto de lei n 14, de 2007, que prope alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394, de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da lngua brasileira de sinais (Libras) na educao infantil e no ensino fundamental, que passa a vigorar com o acrscimo do seguinte 6:

Art. 26 [...] 6 A Lngua Brasileira de Sinais (Libras) constituir componente curricular obrigatrio da grade escolar da educao infantil e do ensino fundamental. (NR)

Seria importante que este projeto destacasse a Libras tanto sinalizada como escrita atravs do sistema signwriting, contudo ainda no h produes suficientes para disseminar este sistema de escrita alm do aval da sociedade surda para tornar o signwriting como sistema de escrita oficial da Libras. Ainda assim, a aprovao de tal projeto seria uma grande conquista dos movimentos surdos e o incio da desconstruo da viso monolngue do Brasil.

O monolingismo difundido por vrias prticas, contando com a escola como parceira e a mdia. A lngua falada e de referncia nas escolas pblicas brasileiras o portugus e, raramente, alguma outra lngua chega a ocupar algum espao nesse contexto. Inclusive a lngua estrangeira que includa nos currculos das escolas pblicas brasileira, no apresenta um status que a valorize enquanto oportunidade dos alunos serem bilnges. Pelo contrrio, o status da lngua estrangeira marginal, tanto que as suas aulas so consideradas um adendo para responder a uma exigncia curricular. As poucas escolas bilnges existentes no Brasil so, em sua grande maioria, escolas privadas, restringindo-se o status bilnge a uma pequena parcela da populao brasileira. (QUADROS, no prelo)

A Comisso de Educao, Cultura e Esporte do Senado aprovou o referido Projeto de lei, mas com a seguinte alterao.

56

O art. 1 do Projeto de Lei do Senado n 14, de 2007, passa a ter a seguinte redao: Art. 1 O art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com o seguinte 5: Art. 26. [...] 5 Na parte diversificada do currculo ser includo: I prioritariamente, na educao infantil e nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a disciplina de LIBRAS; II facultativamente, a partir da quinta srie do ensino fundamental, o ensino de LIBRAS, conforme as possibilidades e demandas da escola; III obrigatoriamente, a partir da quinta srie, o ensino de pelo menos uma lngua estrangeira moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio. (NR) (Parecer da Comisso de Educao, Cultura e Esporte, em 9 de dezembro de 2008. Disponvel em <http://webthes.senado.gov.br/sil/Comissoes/Permanentes/CE/Pareceres/PLS2 008120914.rtf.> Acesso em 11 mar 2009. Grifos nossos)

A alterao de obrigatoriamente para prioritariamente e facultativamente refora a fora do monolinguismo, que define a lngua portuguesa como lngua mais importante que outras. As polticas educacionais reconhecem a lngua de sinais como a lngua da comunidade surda, mas no como uma lngua pertencente ao Brasil.

Conceber uma identidade entre a lngua portuguesa e a nao brasileira sempre foi uma forma de excluir importantes grupos tnicos e lingsticos da nacionalidade; ou de querer reduzir estes grupos, no mais das vezes fora, ao formato luso-brasileiro. Muito mais interessante seria redefinir o conceito de nacionalidade, tornando-o plural e aberto diversidade: seria mais democrtico e culturalmente mais enriquecedor, menos violento e discricionrio, e permitiria que consegussemos nos relacionar de uma forma mais honesta com a nossa prpria histria: nem tentando camuflar e maquilar o passado, escondendo os horrores das guerras, dos massacres e da escravido que nos constituram, nem vendo a histria apenas como uma seqncia de denncias a serem feitas. (OLIVEIRA, 2004, p.07)

Apesar de a lngua portuguesa se caracterizar como uma segunda lngua para os surdos, as metodologias empregadas nas salas de aulas ainda permanecem como de primeira

57

lngua, devido principalmente s classes serem mistas,20 prevalecendo a maioria que so os ouvintes e a falta de preparo dos professores. Isso exige pensar em novos currculos, em espaos educacionais diferenciados e qualificao de professores.

20

Classes mistas so aquelas que possuem tanto surdos como ouvintes.

58

CAPTULO 3 A PESQUISA

Esta pesquisa, em relao natureza da investigao, se configura uma pesquisa aplicada, ou seja, objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. (SILVA, 2001, p.20). Assim, a partir de um estudo da leitura em signwriting, busca-se contribuir para a potencialidade de leitura dentro de uma mesma modalidade viso-espacial sem descontinuidades tpicas do processo de alfabetizao de surdos, sugerindo outras formas para a conduo da educao de surdos antes do contato com a leitura da lngua de seu pas. Trata-se de um estudo exploratrio sobre a coerncia e coeso na leitura em signwriting, realizada por seis alunos surdos, conhecedores tanto do signwriting como da escrita da lngua portuguesa como segunda lngua, de uma escola para surdos, onde a disciplina de Libras abrange tambm este sistema de escrita. Utilizaram instrumentos de coleta de dados visuais, ou seja, filmadora, texto em signwriting. A analise feita a partir do conceito de coerncia e coeso na lngua de sinais.

3.1 Objetivos

Objetivo geral Analisar a leitura em signwriting feita por alunos surdos, verificando a coerncia e coeso entre o exposto e o lido.

Objetivos especficos Identificar e descrever as semelhanas e diferenas no processo de exteriorizao das informaes obtidas atravs da leitura em signwriting. 59

Analisar o nvel de compreenso das informaes lidas em signwriting. Verificar quais as contribuies que a leitura em signwriting pode oferecer educao de surdos.

3.2 O contexto da pesquisa

O contexto da pesquisa um contexto escolar em que o uso do sistema signwriting para escrever a lngua brasileira de sinais j seja familiar aos alunos. O local selecionado a Escola Estadual de Educao Especial Dr. Reinaldo Fernando Cser, localizada na Vila Lorenzi, municpio de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, que funciona desde maro de 2001, nas modalidades de Educao Infantil, Ensino Fundamental e Educao de Jovens e Adultos Surdos. A escola possui um carter regional, pois proporciona atendimento educacional aos alunos surdos de vrios municpios da regio central do estado. Em 1960, em Santa Maria RS teve incio a educao de surdos baseada nos pressupostos do oralismo (treinamento intensivo da fala oral). O objetivo era igualar os surdos aos ouvintes no quesito fala oral. O oralismo tinha como princpio que somente atravs da fala era possvel adquirir linguagem, que se transformaria em pensamento e, assim, a pessoa poderia obter conhecimentos. Professores e fonoaudilogos acompanhavam o desenvolvimento oral dos surdos, aqueles que conseguiam oralizar eram includos nas classes comuns do ensino regular e aqueles que no obtinham o mesmo desempenho (que era a grande maioria) abandonavam a escola ou tentavam as classes de Educao de Jovens e Adultos. A educao de surdos no atingiu os resultados esperados com o oralismo, foram muitos anos de repetncia escolar e evaso. Porm, dentre estes surdos surgiram lderes que com a ajuda da famlia conseguiram avanar nos estudos e chegaram graduao. A lngua de sinais em Santa Maria comeou com a vinda de surdos da capital Porto Alegre, na dcada de 1980. Antes se utilizava classificadores, gestos, sinais criados por cada um. Com a vinda de outros surdos, a Libras comeou a ser configurada, a comunidade surda foi se fortalecendo. Em 1985 foi fundada a Associao de Surdos de Santa Maria, com o

60

objetivo de defender os direitos dos surdos e tambm criar uma escola prpria para surdos, em que a lngua principal a lngua de sinais. Em 1989, propagou-se a ideia de bilinguismo (Libras e lngua portuguesa escrita), no houve a tentativa de usar o mtodo da comunicao total uso simultneo de alguns sinais da Libras e a fala oral, caracterizando um portugus sinalizado , foi-se direto para a ideia de bilinguismo como um novo caminho para a educao de surdos. Em 1990, a Associao de Surdos junto com familiares e professores de surdos elaboraram um projeto para escola de surdos que foi entregue Prefeitura e ao Estado. Este ficou na gaveta por anos, pois era um projeto grande e caro, e, em 1999, continuando a luta, o governo do estado e a secretaria de educao aprovaram-no. O governo federal construiu o Centro de Ateno Integrao Criana (CAIC), que atraiu alunos ouvintes de uma escola da prefeitura que acabou fechando. O governo do estado decidiu reform-la, tendo sido reinaugurada no dia 27 de setembro de 2000, cujas aulas foram iniciadas em 07 de maro de 2001, com turmas de Educao Infantil, Ensino Fundamental 1 a 8. A pedido da comunidade surda, em 2005 criou-se uma nova turma de Ensino Mdio, com profissionalizao em Magistrio, focado na educao de surdos. Esta foi uma conquista pioneira, pois ainda no havia sido criado um curso de magistrio direcionado educao de surdos, com currculo escolar abrangendo suas reais necessidades. As atividades da escola comearam com o quadro de professores ouvintes, havia apenas um professor surdo que j tinha prestado concurso pblico para o estado. Logo, o nico professor surdo assumiu o cargo de vice-diretor da escola e houve a necessidade de contratar mais professores surdos para disciplina de Libras, para Educao Infantil, Educao de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Ensino Mdio, que, alm da disciplina de Libras, abrangia as disciplinas de Didtica para o ensino de Libras e Histria da educao de surdos. H uma grande falta de professores surdos para as disciplinas bsicas: Histria, Geografia, Matemtica, Biologia, Lngua portuguesa e outras. Hoje a escola atende a 150 alunos surdos. A escola atua na conscientizao da comunidade escolar quanto importncia da cultura, da identidade surda e da lngua de sinais, como primeira lngua, e da lngua portuguesa escrita, como segunda lngua. Desta forma, conta com educadores de lngua de sinais atuando em todos os nveis e modalidades de ensino. Na Educao Infantil e no I e II ciclo de formao dada nfase na exposio a Libras, priorizando, assim, o contato com a lngua a partir de interaes com o educador de Libras, entre os alunos e vice-versa, pois a aquisio de natureza socio-interacional. 61

O signwriting sempre esteve presente nas aulas de lngua de sinais desde a inaugurao da escola. Isto foi possvel em 1999, atravs de um projeto de capacitao aprovado pela Fundao de Ampara ao Trabalhador FAT, que inclua uma palestra da Doutora Surda Marianne Rossi Stumpf sobre o sistema de escrita de sinais signwriting. No comeo causou certo estranhamento, pois, para os surdos, muito importante aprender a escrita da lngua portuguesa. Foi ento que a Dra. Marianne explicou a importncia do registro da lngua de sinais em sua forma escrita, mesmo com a ajuda da tecnologia atravs da gravao em vdeo, a escrita valoriza a lngua. Em 2001, outro projeto foi feito e aprovado pela FAT, para capacitao em signwriting. Assim, logo que a escola foi inaugurada e as aulas comearam, o signwriting esteve sempre presente na disciplina de lngua de sinais.

3.3 Sujeitos da pesquisa

Os participantes da pesquisa so jovens surdos estudantes do Ensino Mdio que possuem conhecimento do sistema de escrita signwriting h pelo menos cinco anos. Foram selecionados trs estudantes do sexo feminino e trs do sexo masculino, sendo denominados F1, F2 e F3; M1, M2 e M3. A seleo foi feita pelo professor e lder Surdo Jferson Miranda, que vice-diretor da escola onde foi feita a coleta de dados.

Participante F1 F2 F3 M1 M2 M3

Idade que aprendeu SW 09 anos 10-11 anos 13-14 anos 11 anos 10-11 anos 13-14 anos

Idade atual 15 anos 17 anos 20 anos 16 anos 18 anos 19 anos

62

3.4 Procedimentos e instrumentos de coleta de dados

Esta pesquisa busca analisar a leitura em signwriting, feita por alunos surdos fluentes em Libras, verificando a coerncia e a coeso entre o exposto e o lido. Para tanto, utilizam-se instrumentos de coleta de dados visuais: filmadora, texto em signwriting. O primeiro passo foi a seleo de seis alunos feita pelo professor regente, o Surdo Jferson. Em seguida, selecionou-se o texto em estudo, elaborado pelo mesmo professor, abordando o tema das enchentes em Santa Catarina. Segue o texto produzido na escrita de sinais:

63

64

Traduo para lngua portuguesa

No ms de novembro, o Estado de Santa Catarina recebeu grande volume de chuvas fortes. Cidades ficaram alagadas, casas totalmente inundadas com gua na altura do telhado. Houve vrios deslizamentos de terras, ruas com crateras e congestionamento de carros. Setenta e oito mil pessoas ficaram desabrigadas e cento e vinte duas morreram. A Populao e tambm o Presidente Lula se comprometeram em ajudar. Temos de nos conscientizar e cuidar da natureza.

3.5 Coerncia e coeso na lngua brasileira de sinais

Este estudo envolve a anlise da compreenso da leitura atravs da coerncia e coeso na leitura em signwriting. O objetivo foi verificar se houve compreenso do que foi lido em signwriting atravs da exposio sinalizada do entendimento. Entende-se sobre coerncia como a estruturao do sentido, quando existe uma conexo conceitual contnua entre os conhecimentos ativados pelas expresses do texto (FVERO, 2006, p.61). J a coeso diz respeito aos recursos lxicos e gramaticais da lngua, por meio dos quais se distribui e organiza a informao contida no texto (AZEREDO, 2007, p.24). Na lngua de sinais, a coerncia e coeso tambm fazem parte do estudo do texto, tanto escrito como sinalizado. A coerncia nas lnguas de sinais est ligada a interpretao/interpretabilidade e a compreenso do texto. A coeso se d por meio de movimentos, est tambm ligada transio dos sinais. Ela fundamental na lngua de sinais e ocorre diferente da lngua escrita (ou falada). Um dos recursos que s as lnguas espaos-gestuais possuem a marcao de referente no espao visual, elemento de coeso fundamental para que haja coerncia.

65

Texto com coeso:

21

Rafael

casa

Fbio

ir

Texto sem coeso:

Casa

Rafael

Fabio

ir

21

Sinal pessoal em Libras. Para saber mais consulte

66

3.6 Apresentao e anlise dos dados

Para apresentao dos dados, optou-se por transcrev-los em signwriting e em seguida traduzi-los para lngua portuguesa. A princpio, a ideia seria utilizar o software para transcrio de dados (Eudico Linguistic Annotator ELAN, verso 2.3.6), a transcrio iria ser feita a partir de uma glosa em lngua portuguesa, porm se verificou que muitas informaes iriam ser perdidas por falta de termos que representassem o mesmo significado nas duas lnguas, alm das diferenas de modalidades. Sendo assim, utilizou-se o software para leitura dos vdeos para transcrev-los diretamente em signwriting, devido s ferramentas de reproduo.

3.6.1 Transcrio da sinalizao de F1

67

68

69

70

3.6.1.1 Traduo para a lngua portuguesa

Em Santa Catarina, no ms de novembro, houve noventa dias de muita chuva provocando desabamento de casas, estragos nas ruas, grande volume de gua chegando altura do teto das casas. Muitas pessoas perderam casas, mveis e outras coisas. Logo depois os bombeiros comearam as buscas, 122 pessoas morreram. No Rio Grande do Sul no choveu muito, um ou dois dias apenas e muitos dias de sol e calor. O Presidente Lula aceitou ajudar o Estado de Santa Catarina, o povo catarinense tambm se prontificou em ajudar. preciso se conscientizar sobre a questo da natureza.

3.6.1.2 Anlise da coerncia e coeso de F1

F1, hoje com 15 anos, comeou a aprender signwriting com 9 anos de idade. Seu tempo de leitura foi de 2min 58seg., exposio de 1min 03seg, sua leitura feita diretamente em signwriting, sem a necessidade de traduo dos sinais para a lngua portuguesa. Analisando a coerncia entre o que foi lido e exposto, apenas um elemento deixou de ser citado: 78 mil desabrigados. Foram acrescentadas novas informaes que no constavam no texto 90 dias de chuva, a busca dos bombeiros, a pouca chuva e os dias de sol e calor no Rio Grande do Sul. Fato que mostra como a aquisio de novas informaes se uniu s informaes j recebidas. Ponto-chave para o desenvolvimento lingustico e cognitivo de qualquer ser humano. A coeso foi clara, tanto que foi possvel traduzir para lngua portuguesa. Houve marcao de referentes que davam conexo ao exposto.

71

3.6.2 Transcrio da sinalizao de F2

72

73

74

75

76

3.6.2.1 Traduo para a lngua portuguesa

Em Santa Catarina houve um grande problema devido ao grande volume de chuvas, vrias cidades ficaram alagadas, grandes congestionamentos, casas desabaram. Muitas pessoas morreram, 78 mil ou mais de 100 mil. O Presidente Lula foi alertado do problema, famlias que perderam tudo e ficaram arrasadas. Pessoas famosas, jogadores de futebol tambm resolveram ajudar. O Presidente ajudou distribuindo alimentos, roupas, eletrodomsticos, automveis. Tambm a populao se prontificou em ajudar, outros estados como Rio Grande do Sul, So Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Gerais todos ajudaram com doaes. Santa Catarina ficou feliz e agradecida. Precisa cuidar da natureza e seguir em frente.

3.6.2.2 Anlise da coerncia e coeso de F2

F2, atualmente possui 17 anos de idade, comeou a aprender signwriting com 10-11 anos. Para a leitura do texto em signwriting, seu tempo foi de 3min e 49seg., exps o que entendeu em 57seg., lendo diretamente em signwriting. Sua exposio demonstrou alto grau de domnio da Libras, velocidade de explanao e pensamento. Acrescentaram-se vrias novas informaes que no constavam no texto doao de eletrodomsticos, automveis, ajuda de pessoas famosas, ajuda de outros estados. Houve m interpretao de informaes 78 mil a 100 mil mortos. A exposio apresentou pouca coerncia com o texto lido, apesar de haver coeso bem definida pela clareza da sinalizao com uso de classificadores22 que do maior nitidez ao que se deseja informar.

Os classificadores constituem importante rea de estudo da gramtica da Libras; so divididos em classificadores de formas, objetos inanimados e seres animados, que fazem parte do processo de adjetivao; detalhando, reproduzindo formas, movimentos e espacialidade. Outro tipo de classificador predicativo; que funciona como parte dos verbos de movimento ou localizao, indicando o objeto que se move ou localizado (SILVA et al., 2007, p.56).

22

77

3.6.3 Transcrio da sinalizao de F3

78

3.6.3.1 - Traduo para a lngua portuguesa

Muita chuva e forte causou estrago nas casas, desmoronamento e cheias nas ruas, vrios problemas. Muitas pessoas morreram, foram 122 mortes. preciso cuidar da natureza, das rvores.

3.6.3.2 Anlise da coerncia e coeso de F3

F3 possui idade de 20 anos, aprendeu signwriting com 13-14 anos. Sua leitura durou 3min e 04seg, realizou leitura direta em signwriting, porm teve dificuldade para ler os sinais, no que se refere aos movimentos. Exps o que entendeu em 27seg, que, apesar de pouco 79

tempo, apresentou informaes bsicas do texto. Isto confirma que a leitura pode ser considerada como uma atividade de produo de sentido, implicando estratgias de escolha, antecipao, deduo e comprovao. Os aspectos coesivos marcao de referente, movimentos, expresses no manuais, e etc. estiveram presentes. No entanto, quanto coerncia, muitos elementos foram omitidos, nem todas as informaes principais presentes no texto foram expostas local onde choveu, interveno das autoridades pblicas, interveno da populao, etc. Ao final da apresentao, faltou conexo entre o assunto principal estragos provocados pelas chuvas e a preservao da natureza.

3.6.4 Transcrio da sinalizao de M1

80

81

82

3.6.4.1 Traduo para a lngua portuguesa

No Estado de Santa Catarina, no ms de novembro, choveu intensamente, causando enchentes. A gua chegou a ultrapassar o telhado das casas. Quando a gua baixou, viu-se que nada restou das casas e at os carros foram levados pelas chuvas. 122 pessoas morreram e 78 mil ficaram sem casa, causando grandes problemas. O Presidente Lula resolve ajudar e tambm a populao. As pessoas precisam ter conscincia e cuidar da natureza.

3.6.4.2 Anlise da coerncia e coeso de M1

M1 tem 16 anos de idade, aprendeu signwriting aos 11 anos. Sua leitura durou 11min e 57seg, exps em 1min e 2seg. Durante a leitura, observou-se que alguns pargrafos foram lidos de imediato, para outros foi necessrio juntar visografemas/visogramas manualmente. Sua exposio foi coerente com o lido, no desviou do assunto. Porm, houve pausas longas e esforo para se lembrar do texto, nem todas as informaes presentes no texto foram expostas desabamento de encostas, engarrafamentos. Houve acrscimo de novas informaes estragos deixados pela chuva. Analisando a coeso, pode-se perceber que h domnio do lxico, bom uso de classificadores e expresses no manuais, aspectos que muito contribuem para entendimento do exposto, ou seja, demonstra a compreenso do que foi lido e a assimilao com informaes j conhecidas.

83

3.6.5 Transcrio da sinalizao de M2

84

85

86

87

88

89

90

91

3.6.5.1 Traduo para a lngua portuguesa

No ltimo ms de novembro aconteceu em Santa Catarina temporais que causaram muitos estragos. Houve muitas enchentes, surpreendendo as pessoas. Foi alarmante. Vrios deslizamentos de terra, acidentes de carro. Tudo foi divulgado na televiso, 122 pessoas morreram e tambm 78 mil ficaram sem casa, pois a gua invadiu tudo, foi horrvel. Os desmoronamentos de terra tambm atrapalharam o transporte. Mesmo depois de a chuva parar, vrias ruas foram interrompidas, causando confuso. A polcia controlava tudo, foi uma situao alarmante. As pessoas perderam tudo que tinham em casa e precisam recomear a reconstruir e no tinham materiais, o Presidente Lula, a populao, prefeitos de outras cidades, tambm outros estados da regio sul, o Rio Grande do Sul, recolheram ajuda para Santa Catarina enviando roupas, foi uma grande dificuldade. Algumas pessoas querem cuidar da natureza, mas difcil, acontece. At agora ainda esto arrumando os estragos.

3.6.5.2 Anlise da coerncia e coeso de M2

M2 tem 18 anos de idade, aprendeu signwriting com 10-11 anos. Realizou a leitura em escrita de sinais num tempo de 4min e 8seg e exps em 1min e 32seg. Apresentou todas as 92

informaes do texto de modo bem estruturado. Demonstra coerncia e coeso entre o lido e o exposto, possui marcao de referente bastante clara. Um aspecto que interferiu na coeso foi a repetio, vrias vezes, de uma mesma sentena que poderia ser substituda ou descartada.

3.6.6 Transcrio da sinalizao de M3

93

94

95

3.6.6.1 Traduo para a lngua portuguesa

Aconteceu em Santa Catarina chuvas fortes, causando muitos problemas, choveu muito em vrias cidades, causando alagamentos. Vrias pessoas morreram, foram 122 mortes, 78 mil perderam casas destrudas pela gua e queda de rvores. preciso se preocupar com os problemas futuros, precisa diminuir, precisa doaes, precisa diminuir as enchentes, precisa ajudar Santa Catarina, todos precisam ajudar.

96

3.6.6.2 Anlise da coerncia e coeso de M3

M3 tem 19 anos de idade, aprendeu signwriting com 13-14 anos. Seu tempo de leitura foi de 3min e 53seg e sua exposio foi de 1min e 05seg. Demonstrou entendimento na leitura, sua exposio foi coerente, porm bastante breve com pausas longas, em que tenta lembrar do que foi lido. No apresentou coeso clara, muitos sinais soltos sem conexo. No houve marcao de referente no espao.

3.7 Anlise geral da coerncia e coeso entre o lido e o exposto

Os sujeitos pesquisados tiveram seu primeiro contato com a escrita signwriting, em mdia, h seis anos. Contudo, este contato ficou restrito ao ambiente escolar e s aulas de lngua de sinais, ainda assim desenvolveram estratgias de leitura que se conectam conhecimentos j adquiridos, fazendo-os produzirem novas informaes. Observou-se que, ao lerem o texto, alguns soletram o sinal, ou seja, sinalizam cada elemento juntando-os ao final e atribuindo-lhes um conceito. Quando o sinal escrito de uso j familiar, tal decifrao por elementos no acontece, o sinal reconhecido automaticamente. Constata-se que com a ampliao dos meios de comunicao utilizando a escrita signwriting, mais natural seria este processo de leitura. Durante a qualificao desta pesquisa, foi proposto responder a seguinte questo23: A compreenso da escrita signwriting uma leitura direta na primeira lngua (lngua de sinais), capaz de ser lida sem mediao, ou se, depois de anos de estudo, ainda precisam de referenciais da segunda lngua (o portugus escrito)?

Questo elaborada durante a qualificao da presente pesquisa pela avaliadora Dra. Marianne Rossi Stumpf, a partir da sua experincia com o ensino de signwriting, em que os alunos, ao receberem um texto escrito em sinais, imediatamente comearem a traduzir os smbolos para o portugus escrito, sem que se pea para que faam esta tarefa.

23

97

Todos os sujeitos pesquisados com seus anos de conhecimento de signwriting fizeram uma leitura direta em lngua de sinais. No houve qualquer manifestao de necessidade de traduo e/ou mediao da lngua portuguesa escrita. De modo geral, todos leram e expuseram compreenso acerca do que foi lido. Observou-se que a variao da coerncia e coeso apresentada est diretamente ligada aos conhecimentos de vida de cada um, das informaes percebidas ao seu redor. Constatou-se, tambm, que a variao da coeso, em particular, est ligada ao nvel de fluncia na lngua de sinais, uma vez que ainda no h professores devidamente formados, com conhecimentos lingusticos e cientficos sobre a lngua de sinais.

98

CONSIDERAES FINAIS

Ainda h muito que investigar sobre a escrita da lngua de sinais, desde seu aprimoramento s contribuies no desenvolvimento cognitivo e lingustico daqueles que dela fazem uso. Faz-la circular cada vez mais como meio de comunicao e informao so requisitos fundamentais para resultados mais concretos sobre sua atuao como ferramenta de obteno de conhecimento. Este estudo focou a compreenso da leitura em signwriting atravs da exposio do entendimento sobre determinado texto. Os resultados das anlises demonstraram que ao ler em signwriting, o leitor capaz de associar informaes j adquiridas s novas informaes. Acrescentar, interpretar, resumir, tudo possvel nesta troca de informaes entre texto e leitor na lngua de sinais. importante destacar que tanto o tempo de leitura como o tempo de exposio no definem se o leitor no fluente ou vacilante. Um leitor lento no necessariamente impreciso. (McGUINNESS, 2006, p.144). A compreenso de um texto depende de vrios fatores complexos e inter-relacionados entre si, dentre eles a bagagem cultural, a legibilidade do texto atravs do uso de determinadas expresses, o lxico, etc. A coerncia no est no texto mas sim no processo de interao com o autor e o texto baseados nos nossos conhecimentos sociocognitivos, diferente da coeso a qual, pode-se, apontar, destacar, sublinhar. Durante a pesquisa foi possvel observar a tamanha importncia da escrita de modo geral e principalmente da escrita acessvel, clara, identificvel, que o signwriting, para os surdos. Este sistema de escrita faz com que se reflita sobre determinado assunto, manifeste pensamentos adormecidos, e se exercite o pensamento diferentemente de apenas sinalizar. O exerccio da escrita da lngua de sinais basilar para o processo de desenvolvimento cognitivo dos surdos. No contexto escolar, mais especificamente nas aulas da disciplina de Libras, a escrita exerce papel principal no processo de memorizao no no sentido de decorar, mas sim de assimilar. As polticas educacionais do momento preconizam o uso da Libras, de professores bilngues, intrpretes em sala de aula, que so elementos importantssimos; contudo, tem-se 99

verificado alunos surdos sentados em suas carteiras apenas olhando o intrprete ou o professor, sem um meio acessvel de registrar tais olhares. A escrita da lngua portuguesa no permite este exerccio de reflexo imediato, ficando o aluno sem recursos para desenvolver suas habilidades cognitivas. Assim, para que os surdos tenham meios adequados de apropriao do conhecimento, imprescindvel e urgente o aprimoramento do sistema de escrita signwriting, adequando-o realidade brasileira. Com certeza, ser um passo decisivo a efetivao da Libras como uma das lnguas existentes no Brasil e no apenas como lngua restrita aos surdos.

100

REFERNCIAS

ALLIENDE, Felipe, CONDEMARN, Mabel. A leitura: teoria, avaliao e desenvolvimento. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artemed, 2005. AZEREDO, Jos Carlos de. Ensino de Portugus: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007. BARROS, M. E. Proposta de escrita das lnguas de sinais. Dissertao (Mestrado em Letras e Lingstica) Universidade Federal de Gois, Goinia, 1998. BARROS, M. E. Escrita das Lnguas de Sinais: proposta terica e verificao prtica. Tese (Doutorado em Lingstica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2008. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BORGES, Priscila Monteiro. Tipografia: ideograma ocidental. Dissertao ( Mestrado em Comunicao e Semitica). Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2005. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e Lingstica. So Paulo. Editora Scipione, 2002. CAMPOS, Mrcia de Borba; GIRAFFA, Lcia Maria Martins; SANTAROSA, Lucila Maria. SIGNSIM: uma ferramenta para auxlio aprendizagem da lngua brasileira de sinais. Disponvel em: <http: //lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200372912341SIGNSIM.pdf>. Acesso em: 06 set 2005. CAPOVILLA, F. (Org.). Neuropsicologia e aprendizagem: uma abordagem multidisciplinar. So Paulo: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Scortecci, 2004. CAPOVILLA, Fernando Csar, Walkiria Duarte Raphael. Dicionrio Enciclopdico Ilustrado Trinlnge da Lngua de Sinais Brasileira, Volume II: sinais de M a Z. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2001. COSTA, Antnio Carlos; STUMPF, Marianne Rossi; FREITAS, Juliano Baldez; DIMURO, Graaliz Pereira. Um convite ao processamento da lngua de sinais. Disponvel em: <http://gmc.ucpel.tche.br/TIL2004/til-2004-slides.pdf> . UCEPEL-RS, PGIE / UFRGS, RS, PPGC / UFRGS, RS, Brasil. Acesso em 06 set 2005.

101

FVERO, Leonor Lopes. Coeso e Coerncia Textuais. 11. ed. So Paulo: tica, 2006. FCEE, (Fundao Catarinense de Educao Especial). Poltica para educao de Surdos no Estado de Santa Catarina. Santa Catarina : FCEE, 2004. FELIPE, Tanya A. Introduo aos Estudos Sobre a Libras. Disponvel em: <http://www.feneis.org.br/Libras/anexos/introducao_estudos_libras.htm>. Acesso em: 29 set 2008. FELIPE, Tanya A.; MONTEIRO, Myrna S.. Libras em Contexto: curso bsico. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial. 2005, p.26. FERNANDES, Eullia. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. FERREIRA-BRITO, L.; LANGEVIN, R. Por uma gramtica de lngua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. FERREIRO, Emlia; PALACIO, Margarita Gmez. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Trad. Luiza Maria Silveira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. GARCIA, Brigitte. Ecrits sur la langue des signes franaise. Editora LHarmattan, Paris, 1995. _______________. Contribution lhistoire ds dbuts de la recherche linguistique sur la Langue des Signes Franaise. Les travaux de Paul Jouison. Paris, Frana. (Tese de doutorado Faculdade de Cincia Humana e Social). Universit Paris V Ren Descartes. 2000. GOLDFELD, Mrcia. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva sociointeracionista. 2. ed. So Paulo: Plexus Editora, 2002. GOODMAN, Kenneth S. O Processo de leitura: consideraes a respeito das lnguas e do desenvolvimento. In FERREIRO, Emlia; PALACIO, Margarita Gmez. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Trad. Luiza Maria Silveira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. GOTIJO, Cludia Maria Mendes. Alfabetizao: a criana e a linguagem escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

102

KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. Concepes de Leitura e Escrita e Educao de Surdos. In: LODI, Ana C.B.; HARRISON, Kathy M. P.; CAMPOS, Sandra R. L. (Orgs.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediao, 2004, p.35. KOCH, Ingedore Villaa; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. So Paulo : Contexto, 2006. LANE, Harlan. A mscara da benevolncia: a comunidade surda amordaada. Coleo Horizontes Pedaggicos. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. McGUINNESS, Diane. O ensino da leitura inicial: o que a cincia nos diz sobre como ensinar a ler. Trad. Luzia Arajo. Porto Alegre : Artmed, 2006. OLIVEIRA, Gilvan Muller de. (2004) Monolingismo e preconceito lingustico. Disponvel em: <http://www.ipol.org.br/ler.php?cod=92>. Acesso em: mar 2009. OVIEDO, Alejandro. El primer sistema de escritura para las seas (1825) .Berln, 2008. Disponivel em <http://www.cultura-sorda.eu>. Acesso em: 24 mar 2009. PADDEN, Carol & HUMPHRIES, O surdo na Amrica: vozes de uma cultura. Cambridge, Massachusetts. London, England: Harvard University Press. 1996. PEREIRA, Maria Cristina Pires; FRONZA, Ctia de Azevedo. Sistema Signwriting como uma possibilidade na alfabetizao de pessoas surdas. In: Encontro do Crculo Lingstico do Sul (CELSUL). Pelotas : UCEPEL e UFPEL, 2006. QUADROS, Ronice Muller de. O bi em bilingismo na educao de surdos. (Artigo que est sendo publicado no livro Educao de Surdos da Editora Mediao). Acesso em 08/09/2005. __________________________ (Org.). Estudos Surdos I. Petrpolis (RJ): Arara Azul, 2006. __________________________. ; KARNOPP, L. Lngua de sinais brasileira. Porto Alegre: Artmed, 2004. __________________________. Alfabetizao e o ensino da lngua de sinais. Textura, Canoas, n.3, p. 53-62, 2000. __________________________. Educao de Surdos: a aquisio da linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. 103

__________________________. Educao de surdos: efeitos de modalidade e prticas pedaggicas. Artigo publicado no livro ps-congresso Temas em Educao Especial IV, pela EDUFSCar. Disponvel em: <http://www.ronice.ced.ufsc.br/publicacoes/edu_surdos.pdf>. Acesso em 08 set 2008. ___________________________ . Um captulo da histria do Signwriting. Disponvel em: <http://www.signwriting.org/library/history/hist010.html>. Acesso em: 20 abr 2009. _____________________________. A educao de surdos na perspectiva da educao inclusiva no Brasil. (no prelo). _____________________________ , FINGER, Ingrid. Teorias de aquisio da linguagem. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2008. _____________________________. Mecanismos Coesivos na LSCB. Monografia de Sintaxe. SANTOS, Deize Vieira dos. Coeso e Coerncia em Escrita de Surdos. Dissertao (Mestrado em Lingstica) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994. SILVA, Fbio Irineu da. Aprendendo Libras como segunda lngua: nvel bsico. Caderno Pedaggico I, et al., Santa Catarina, 2007. Disponvel em: <http://www.sj.cefetsc.edu.br/~nepes>. Acesso em: 05 jun 2009. SILVA, Marise Borba; GRIGOLO, Tnia Maris. Metodologia para iniciao prtica da pesquisa e da extenso II. Florianpolis: UDESC/CEAD, 2002. (Cad. Pedaggico II). SILVA, Simone Gonalves de Lima da. Ensino de Lngua Portuguesa para Surdos: das polticas as prticas pedaggicas. Florianpolis, 2008. Dissertao de Mestrado em Educao - Universidade Federal de Santa Catarina. SILVA, Vilmar. Educao de Surdos: uma releitura da primeira escola pblica para surdos em Paris e do congresso de Milo em 1980. QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos I. Petrpolis (RJ): Arara Azul, 2006. SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da educao bilngue para surdos. Porto Alegre: Mediao, 1999. ________ (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre : Mediao, 1998. 104

SOUZA, Regina Maria de. Que palavra que te falta? Lingustica e Educao: consideraes epistemolgicas a partir da surdez. So Paulo: Martins Fontes, 1998. PARKHURST, Steve y Dianne. Signo Escritura : Um sistema completo para escribir y leer las Lenguas de Signos. Promotora Espaola de Lingstica, Madrid, 2001. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2008. SUTTON, Valerie. SignWriting: Manual. [online] Disponvel em: <www.signwrting.org>, 1996. Acesso em: out 2008. ________________. Um Sistema de Escrita para Lngua de Sinais. Trad. Marianne Rossi Stumpf. THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (org.). A Inveno da Surdez: cultura, alteridade, identidades e diferena no campo da educao. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

105

ANEXO
PROJETO DE LEI DO SENADO N , DE 2007

Altera a Lei n 9.394, de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da Libras na educao infantil e no ensino fundamental.

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 O art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com o acrscimo do seguinte 6: Art. 26................................................................................................................ . 6 A Lngua Brasileira de Sinais (Libras) constituir componente curricular obrigatrio da grade escolar da educao infantil e do ensino fundamental. (NR) Art. 2 O prazo para que os sistemas de ensino cumpram as exigncias estabelecidas no art. 1 de trs anos. Art. 3 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO A Lngua Brasileira de Sinais (Libras) definida pela Lei n 10.436, de 24 de abril de 2002, como sistema lingstico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria. Oriunda de comunidades de pessoas surdas, a Lei a reconhece como meio legal de comunicao e expresso (Art. 1). Em sua regulamentao, j existe a determinao de que a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatria nos cursos de formao de professores para o exerccio do pblicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (Art. 3 do Decreto n 5.626, de 22 de dezembro de 2005). Desde j, vemos a importncia de tais determinaes para o incio da integrao dos portadores de deficincia auditiva nas escolas e na sociedade. Entretanto, necessrio ir alm, tornandoqualquer cidado capaz de se comunicar por meio da Libras. 106

Como passo inicial deste processo, sugerimos que, nos currculos da educao infantil e do ensino fundamental, o ensino da Libras seja obrigatrio. Alm disso, fixamos o prazo de trs anos para que os estabelecimentos de ensino se adaptem determinao, perodo superior ao prescrito pelo prprio Decreto n 5.626, de um ano a partir de sua publicao, no qual os sistemas e as instituies de ensino da educao bsica e as de educao superior devem incluir o professor de Libras em seu quadro do magistrio ( 2 do art. 7).

Diante do exposto, solicitamos o apoio dos nobres colegas para a aprovao deste projeto. Sala das Sesses, Senador CRISTOVAM BUARQUE

107

LEGISLAO CITADA

LEI N 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional.

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 26. Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. 1 Os currculos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da lngua portuguesa e da matemtica, o conhecimento do mundo fsico e natural e da realidade social e poltica, especialmente do Brasil. 2 O ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. 3o A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da educao bsica, sendo sua prtica facultativa ao aluno: (Redao dada pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) I que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) II maior de trinta anos de idade; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) III que estiver prestando servio militar inicial ou que, em situao similar, estiver obrigado prtica da educao fsica; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) IV amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) V (VETADO) (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) VI que tenha prole. (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) 4 O ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e europia.

108

5 Na parte diversificada do currculo ser includo, obrigatoriamente, a partir da quinta srie, o ensino de pelo menos uma lngua estrangeira moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio.

LEI N 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - Libras e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o reconhecida como meio legal de comunicao e expresso a Lngua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expresso a ela associados. Pargrafo nico. Entende-se como Lngua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicao e expresso, em que o sistema lingstico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria, constituem um sistema lingstico de transmisso de idias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

DECRETO N 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto na Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e no art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, ........................................................................................................................................... Art. 3o A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatria nos cursos de formao de professores para o exerccio do magistrio, em nvel mdio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituies de ensino, pblicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 1o Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes reas do conhecimento, o curso normal de nvel mdio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educao Especial so considerados cursos de formao de professores e profissionais da educao para o exerccio do magistrio.

109

2o A Libras constituir-se- em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educao superior e na educao profissional, a partir de um ano da publicao deste Decreto. ........................................................................................................................................... Art. 7o Nos prximos dez anos, a partir da publicao deste Decreto, caso no haja docente com ttulo de ps-graduao ou de graduao em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educao superior, ela poder ser ministrada por profissionais que apresentem pelo menos um dos seguintes perfis: I - professor de Libras, usurio dessa lngua com curso de ps-graduao ou com formao superior e certificado de proficincia em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministrio da Educao; II - instrutor de Libras, usurio dessa lngua com formao de nvel mdio e com certificado obtido por meio de exame de proficincia em Libras, promovido pelo Ministrio da Educao; III - professor ouvinte bilnge: Libras - Lngua Portuguesa, com psgraduao ou formao superior e com certificado obtido por meio de exame de proficincia em Libras, promovido pelo Ministrio da Educao. 1o Nos casos previstos nos incisos I e II, as pessoas surdas tero prioridade para ministrar a disciplina de Libras. 2o A partir de um ano da publicao deste Decreto, os sistemas e as instituies de ensino da educao bsica e as de educao superior devem incluir o professor de Libras em seu quadro do magistrio.

110

PARECER N

, DE 2008

Da COMISSO DE EDUCAO, CULTURA E ESPORTE, em deciso terminativa, ao Projeto de Lei do Senado n 14, de 2007, que altera a Lei n 9.394, de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da Libras na educao infantil e no ensino fundamental.

RELATORA: Senadora LCIA VNIA RELATOR AD HOC: Senador FLVIO ARNS

I RELATRIO O Projeto de Lei do Senado (PLS) n 14, de 2007, de iniciativa do Senador Cristovam Buarque, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), propondo que o ensino da Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) passe a fazer parte do cotidiano escolar. O art. 1 do PLS em comento dispe que a Libras constituir componente curricular na educao infantil e no ensino fundamental. O art. 2, por sua vez, estipula um prazo de trs anos para que os sistemas de ensino introduzam a Libras no currculo. A lei que o projeto intenta criar entrar em vigor na data de sua publicao. No foram apresentadas emendas proposio. II ANLISE A Libras definida pela Lei n 10.436, de 24 de abril de 2002, como sistema lingstico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria. A Lei a reconhece como meio legal de comunicao e expresso. Esse reconhecimento possibilitou a exigncia da Libras nos cursos de formao de professores para o exerccio do magistrio, conforme regulamenta o Decreto n 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

111

Como lembra a justificao do PLS em apreo, importante que a sociedade possua um nmero maior de pessoas capazes de se comunicar por meio da Libras. Esse um passo importante na direo da integrao dos portadores de deficincia auditiva, seja na escola ou na sociedade. Como passo inicial deste processo, o autor do projeto sugere que, nos currculos da educao infantil e do ensino fundamental, seja implementado o ensino da Libras. De acordo com o 2 do art. 7 do Decreto n 5.626, de 2005, a presena do professor de Libras no ensino bsico est garantida, por isso propomos a supresso do prazo prescrito no art. 2 do PLS. Reconhecemos, por fim, o mrito da proposio e, com vistas ao aprimoramento do projeto, sugerimos algumas modificaes consignadas abaixo, na forma de substitutivo, o que torna mais claras as intenes do legislador, favorecendo a ao regulamentadora. Atendidas essas pequenas consideraes, pronunciamo-nos favoravelmente ao mrito do projeto, bem como sua constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica legislativa. III VOTO Em vista das razes expostas, o voto pela aprovao do Projeto de Lei do Senado n 14, de 2007, na forma do seguinte substitutivo:

PROJETO DE LEI DO SENADO N 14 (SUBSTITUTIVO), DE 2007

Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na educao infantil e no ensino fundamental.

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 O 5 do art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 26. ................................................................................................ 5 Na parte diversificada do currculo ser includo: I prioritariamente, na educao infantil e nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a disciplina de LIBRAS; 112

II facultativamente, a partir da quinta srie do ensino fundamental, o ensino de LIBRAS, conforme as possibilidades e demandas da escola; III obrigatoriamente, a partir da quinta srie, o ensino de pelo menos uma lngua estrangeira moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio. (NR)

Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Sala da Comisso, em 9 de setembro de 2008.

113

SENADO FEDERAL COMISSO DE EDUCAO, CULTURA E ESPORTE SECRETARIA DA COMISSO TEXTO FINAL (TURNO SUPLEMENTAR)

PROJETO DE LEI DO SENADO N 014, DE 2007 Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na educao infantil e no ensino fundamental.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:


Art. 1 O 5 do art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 26................................................................................................................ 5 Na parte diversificada do currculo ser includo: I - prioritariamente, na educao infantil e nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a disciplina de LIBRAS; II facultativamente, a partir da quinta srie do ensino fundamental, o ensino da LIBRAS, conforme as possibilidades e demandas da escola; III - obrigatoriamente, a partir da quinta srie, o ensino de pelo menos uma lngua estrangeira moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio. (NR) Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Sala da Comisso, em 9 de dezembro de 2008. Senador Cristovam Buarque, Presidente Senador Flvio Arns, Relator 114

Das könnte Ihnen auch gefallen