Sie sind auf Seite 1von 36

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Sumrio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 - Material de amostra ..............................................................................................................................3 - Lio 3-1 ................................................................................................................................................3 - Lio 3-2 ................................................................................................................................................6 - Lio 3-3 ................................................................................................................................................8 - Lio 5-1 ..............................................................................................................................................10 - Lio 5-2 ..............................................................................................................................................11 - Lio 5-3 ..............................................................................................................................................14 - Lio 9-1 ..............................................................................................................................................14 - Lio 9-2 ..............................................................................................................................................15 - Lio 9-3 ..............................................................................................................................................24 - Lio 13-1 ............................................................................................................................................25 - Lio 13-2 ............................................................................................................................................27 - Lio 13-3 ............................................................................................................................................28 - Lio 13-4 ............................................................................................................................................29 - Lio 13-5 ............................................................................................................................................32 - Lio 13-6 ............................................................................................................................................35

2
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

1 - Material de amostra
Este documento serve de amostragem do material das apostilas dos cursos EaD da IST. As partes das lies aqui apresentados tambm so mostrados no vdeo de demonstrao no sistema do EaD.

2 - Lio 3-1
Neste novo esboo vamos criar um retngulo, clicando sobre a ferramenta Retngulo de canto, que fica na aba Esboo:

Algumas entidades de esboo, como o retngulo, podem ser criadas de diversas formas. Para visualiz-las e alternar entre elas, possvel encontrar estas variaes em dois lugares. Na seta que fica ao lado da ferramenta retngulo na prpria barra de ferramentas, aps selecionar a ferramenta, do lado esquerdo do SolidWorks onde temos a rvore de projetos:

3
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Aps a seleo de algumas das entidades de esboo, podemos observar no lado esquerdo da tela, e encontrar pequenos cones instrutivos sobre como criar a geometria com a qual estamos trabalhando. Sendo assim, com a ferramenta selecionada, vamos dar um clique sobre a origem e dar um segundo clique para gerar um modelo como o abaixo, onde j podemos colocar as dimenses especificadas:

Em seguida, selecione a ferramenta de linha, crie uma entidade e adicione o ngulo como mostra a imagem que segue:

Temos ento um modelo com dois perfis fechados. Voltando a lgica da analogia com uma folha de papel, podemos dizer que no temos como recortar este perfil, pois no sabemos qual linha seguir. O mesmo acontece com o SolidWorks. Ento, vamos de alguma maneira cortar as linhas sobressalentes. Para isso, vamos utilizar a ferramenta Aparar entidades na aba Esboo.

4
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Existem vrios mtodos de aparagem, e vamos conhecer todos eles no vdeo posteriormente. Por enquanto, vamos apenas utilizar o mtodo de Aparagem ativa.

Para utilizar a ferramenta, basta clicar em qualquer parte da rea de grficos, manter o boto esquerdo do mouse pressionado e arrastar o mouse sobre as linhas que deseja recortar. A ferramenta automaticamente apara a entidade at a conexo mais prxima.

5
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Caso voc corte alguma linha indesejada, basta voltar o ponteiro do mouse at o ponto vermelho, que a posio na qual voc cortou a ultima linha. Fazendo isso, a linha voltar a existir. Assim, o esboo est concludo. Vamos ento confirmar o esboo e criar uma extruso com 10 mm de comprimento. Desse modo, teremos o seguinte modelo:

3 - Lio 3-2
Vamos agora adicionar mais um recurso de Assistente de perfurao. Clique no boto da ferramenta e configure o campo Tipo conforme a imagem abaixo:

6
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

E em seguida, clique na face indicada e adicione apenas um ponto. Desmarque a ferramenta ponto clicando com o boto direito do mouse e clique em Selecionar.

Como mostra a imagem acima, para definir totalmente este esboo, comum selecionar o arco superior, segurar o Ctrl, clicar no ponto e adicionar um recurso de concentricidade. Porm, vamos fazer como sugere a imagem. Apenas

7
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

arraste o ponto de esboo, e sem solt-lo, passe ele pelo arco. Um pontinho preto surgir indicando o cento do arco. Solte o ponto sobre este pontinho e automaticamente o SolidWorks colocar o ponto de esboo concntrico com o arco.

Temos agora um modelo com todo o material adicionado, todos os cortes e furaes feitas. A nica coisa que falta so filetes para acabamento do modelo.

4 - Lio 3-3
Para concluirmos o modelo, basta adicionarmos um ultimo filete com raio de 1,5 mm. Vamos novamente ao recurso de Filete e com o valor de 1,5 mm vamos selecionar no uma aresta, mas sim uma face. Selecionando uma face, o recurso busca as arestas vinculadas a ela e tambm propaga tangncia para outras arestas. Para comprovarmos a capacidade desta funo, vamos concluir o modelo com a seleo de apenas uma face, conforme segue abaixo:

8
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Adicionando o filete de 1,5 mm na face indicada, teremos o modelo concludo. Caso queira modificar a cor do modelo, possvel simplesmente clicar com o boto direito sobre a pea, e na parte superior possvel encontrar um smbolo de uma esfera com quatro cores. Clique sobre ela e na janela que se abrir clique em pea, como mostra a imagem abaixo:

Assim abrir um campo de propriedades de cores. Sem nenhum compromisso, modifique as condies de cor do seu modelo e confirme a modificao.

Feito isso, temos o modelo totalmente concludo e com uma cor prpria.

9
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

5 - Lio 5-1
Vamos comear com um modelo j criado e vamos conclui-lo pelos recursos do padro linear.

Veremos que o padro linear cria cpias de recursos, faces e corpos em funo de uma linha ou aresta. As ferramentas de padro, independentemente de qual tipo, esto na aba Inserir > Padro/espelho.

Abra a pea 05 - Padro linear e selecione o recurso Padro linear.

Comentamos, no comeo do curso, que ao lado esquerdo temos a rvore de projetos. Porm, ela constantemente desaparece e d lugar ao campo de propriedades de recursos e entidades do SolidWorks. Isso acontece porque existe uma aba que se alterna toda a vez que o SolidWorks julga necessrio.

10
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

6 - Lio 5-2
O caminho para a ferramenta est no mesmo caminho que o Padro linear. Tambm possvel encontrar o atalho das ferramentas de padro na aba Recursos, como mostra a imagem abaixo:

Abra o arquivo 05 Padro Circular.

Nos exemplos de padro linear vistos anteriormente, criamos padres de recursos e de face. Neste exemplo, vamos criar um padro de corpo. Clique sobre a ferramenta Padro circular e o seguinte campo de propriedades aparecer, onde identificamos os campos principais:

11
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Eixo do padro ngulo Nmero de instncias Espaamento igualmente distribudo

Corpos que sero copiados

Clique no campo Eixo para padro, pois quando abrimos o comando, a caixa ativa ser a de Recursos para padro. importante verificar qual caixa de seleo est ativa, para que no erremos as selees. A caixa de seleo ativa a que estiver em azul. Dentro da caixa de seleo Eixo para padro, clique em uma face circular, como a que est em destaque:

um erro comum achar que a face exibida na imagem abaixo uma face circular.

12
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Esta face acima plana. Eventualmente ela tem um formato de crculo. Uma face circular d a volta nela mesma, como no primeiro modelo. Tanto que no possvel selecionar a face plana com formato de circulo como Eixo para padro. Mas a aresta circular seria uma seleo vlida. Uma vez que selecionamos a face circular, vamos selecionar o corpo slido. Isso pode ser feito apenas abrindo o campo de Corpos para padro e uma vez que este o campo habilitado, basta clicar sobre a pea e j teremos uma prvia.

O recurso de Padro circular sempre habilita 360 de angulao, j que normalmente a maioria dos padres ocorre nesta condio. Mas, podemos modificar este ngulo para verificar as variaes que ele cria. Para avanar, vamos apenas adicionar 4 instncias, manter 360 e deixar marcado o campo Espaamento igual, para que ao longo dos 360, independentemente da quantidade de instncias, elas fiquem equidistantes. Feito isso, confirme o comando.

13
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

7 - Lio 5-3
Para escolher o plano, vamos exibir a rvore de projetos pela pequena chave que temos na rea de grficos, e selecionar o plano direito. No campo de Recursos a espelhar, vamos adicionar os cortes e seus respectivos filetes. Alterne a seleo, clicando na arvore de projetos ou clicando no prprio recurso.

Feito isso, confirme o comando. O espelhamento pode ser feito utilizando-se planos criados como geometria de referncia. Neste caso, no sabemos ainda como criar um novo plano de referncia dentro do SolidWorks. Depois que dominarmos mais este comando, poderemos criar planos e utiliz-los para a criao de espelhamentos.

8 - Lio 9-1
Nesta lio, vamos nos preocupar em modificar um projeto. Vamos abrir uma pea e deix-la como sugere a imagem abaixo:

14
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

O grande desafio de modificar este modelo evitar erros de reconstruo, e conseguir cri-lo sem excluir nenhum recurso e nenhum esboo.

9 - Lio 9-2
Agora que entendemos o motivo do modelo possuir tal geometria, vamos tentar finalmente arrastar o recurso Ressalto-extruso2 para a ltima posio na rvore. Ao tentarmos fazer isso, veremos que o smbolo de movimentao de recurso, a seta amarela, aparecer com um crculo vermelho com uma tarja

Se soltarmos o boto do mouse mesmo assim, a seguinte mensagem aparecer:

15
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Tivemos que chegar at aqui para descobrir que o recurso Ressaltoextruso2 Pai do recurso Corte-extruso2. Mas existe uma maneira mais simples de chegarmos a esta concluso. Podemos apenas clicar sobre o recurso Ressalto-extruso2 com o boto direito e selecionar a opo Pai/filho:

Ao clicar sobre esta opo, teremos a seguinte janela:

Nela podemos ver claramente quais so os pais e os filhos de cada recurso. E dentro do campo filhos, encontramos o Corte-extruso2. A questo que temos que solucionar agora a seguinte: - Qual a referncia que impede que o recurso Ressalto-extruso2 fique abaixo do Corte-extruso2? Para isso, temos que investigar o recurso filho e retirar as relaes que ele possua com o seu respectivo Pai.

16
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Vamos comear investigando o Recurso propriamente dito:

Podemos ver que o recurso apenas um corte extrudado normal e passante, portanto, a relao de vnculo que estamos buscando no est no recurso.

Na sequncia, vamos ver qual o Plano do esboo. Caso o plano/face em que o esboo esteja feito, seja relacionado com o recurso Pai, encontramos a nossa relao:

17
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Vemos que o plano no qual o esboo foi inserido, o plano direito. Como sabemos o plano direito um dos planos padro do SolidWorks. Portanto, ele no est vinculado com o Pai do corte. Por fim, vamos verificar o esboo editando-o:

Vemos claramente que existe uma dimenso de 30 mm que est sendo relacionada com o Ressalto-extruso2.

18
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Para retirar a dimenso e manter o esboo totalmente definido, podemos excluir a dimenso e adiciona-la novamente em funo de outra aresta. Mas neste caso, vamos selecionar a dimenso e assim como fizemos para realocar a dimenso com erro na lio anterior, vamos apenas arrastar a ponta da dimenso que est no Ressalto-extruso2:

A dimenso se modificar para 20mm e se referenciar na aresta em que a arrastamos. Feito isso, confirme o esboo. Antes de tentarmos arrastar o Ressalto-extruso2, vamos novamente clicar sobre ele com o boto direito do mouse e clicar na opo Pai/filho:

Podemos ver que temos apenas o prprio recurso Ressalto-extruso2 como filho. Isso basicamente quer dizer que se ns o deletarmos, ele vai desaparecer, pois ele precisa de si mesmo para existir. um pouco redundante, mas evita possveis enganos.

19
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Isso significa que agora podemos fechar esta janela e arrastar o recurso Ressalto-extruso2, para baixo pela ultima vez. Feito isso, ele acontecer depois de todos os cortes e no sofrer nenhum tipo de interveno em sua geometria.

Para concluir o modelo temos, por fim, que modificar algumas dimenses. O SolidWorks possui uma ferramenta muito prtica para a edio de dimenses de forma dinmica chamada Instant3D. Esta ferramenta est na aba Recursos, como mostra a imagem abaixo:

Diferente de outras ferramentas, o fato do Instant3D estar ativo no abre uma janela. O que muda quando habilitamos o Instant3D s pode ser visto quando clicamos sobre a face de uma pea:

20
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Instant3D desabilitado

Instant3D habilitado

Todas as dimenses utilizadas para criar o modelo aparecem. As dimenses que so provenientes de esboo aparecem na cor preta, e as dimenses provenientes de um recurso, como uma extruso, so apresentadas na cor azul. Podemos aumentar e diminuir as dimenses do modelo apenas segurando e arrastando um pequeno ponto azul prximo ao valor da cota. Ao arrastarmos este ponto, veremos uma rgua aparecer. Se trabalharmos com o mouse acima dela, o SolidWorks j comea a dar novas dimenses com valores arredondados.

Caso seja de nosso desejo controlar valores menores desse modo, como dcimos de milmetro, basta dar um Zoom maior antes de arrastar a dimenso.

21
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Veja abaixo a escala da rgua modificando a mesma dimenso de 40mm com pouco Zoom e com muito Zoom:

Pouco Zoom

Muito Zoom

Do lado direito, o Zoom to grande que nem conseguimos ver a pea, j que estamos muito prximos da cota de 40mm. Mas o importante ver a diferena da escala entre as duas rguas.

Apenas clicando sobre as faces do modelo e utilizando o Instant3D, vamos modificar as dimenses do modelo conforme a tabela abaixo:

Face de seleo

Dimenso original

Dimenso final

ds

22
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Face de seleo

Dimenso original

Dimenso final

23
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Face de seleo

Dimenso original

Dimenso final

Aps realizar estas modificaes teremos o modelo de acordo com o desenho que apresentamos no incio da lio.

10 - Lio 9-3
Repita o mesmo passo anterior, mas com o recurso Corte por revoluo seguindo como referncia a imagem a seguir:

Feito isso, podemos ver o resultado final do modelo conforme mostra a imagem seguinte:

24
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

interessante verificar na rvore de projetos que o smbolo do esboo tambm se modificou. O smbolo novo nos diz que temos um recurso que utilizou o esboo com a ferramenta de Seleo de contorno. Como o esboo utilizado em mais de um recurso, tambm temos uma mo segurando o smbolo do esboo. Este smbolo normalmente utilizado quando temos algo Compartilhado. Isso expressa claramente que apenas um esboo Pai de todos os recursos que temos neste modelo.

11 - Lio 13-1
normal que criemos montagens e por descuido, no prestemos ateno em diversas dimenses e geometrias das peas que iro se relacionar. Como esses erros podem ocorrer, temos ferramentas para verificar as montagens. Na mesma interferncia: aba Avaliar, clique sobre o comando Deteco de

25
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Ao clicar neste comando, o seguinte campo de propriedades aparecer e em destaque temos as principais opes:

Entidades a verificar

Faces coincidentes so tratadas como interferncia Ignora interferncias em submontagens Peas com mltiplos corpos so verificados Uma interferncia verificada exibe as peas transparentes

Ao clicar em Calcular, no campo Resultados teremos a visualizao de diversas interferncias. Todas estas so resultantes da interferncia dos pinos no rasgo guia:

26
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

12 - Lio 13-2
Modifique ento o dimetro do pino central de 13 mm para 11,5 mm

Temos mais do que um problema de coliso durante a movimentao, e precisamos corrigir este outro problema. E muitas vezes no precisamos modificar dimenses, mas sim adicionar recursos que modifiquem a geometria do nosso modelo. Para corrigir o pino quadrado, vamos apenas adicionar um filete com o raio de 2 mm nas arestas destacadas abaixo:

27
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Na sequncia, salve o arquivo Base e feche-o, voltando para a montagem principal. Realize novamente a verificao de Deteco de coliso e veja que agora os limites da movimentao so dados pelas seguintes colises:

Como o modelo se movimenta livremente pelos pinos at atingir os limites dos pinos externos, podemos concluir esta verificao.

13 - Lio 13-3
Desmarque a opo Espaar componentes automaticamente aps arrastar e clique sobre a Estrela. Voc ver uma trade de movimentao aparecer sobre o modelo:

28
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Utilizando a seta verde que est relacionada ao eixo Y, arraste a pea at que esta saia do seu furo de encaixe:

Ao soltar o mouse, voc ver que uma etapa de exploso foi criada na aba de propriedades. Retire na sequncia o Retngulo, o Crculo, a Elipse, o Tringulo e por fim o Hexgono. Deixe sempre uma pea mais alta do que a outra sucessivamente para que depois fique fcil a sua visualizao. O resultado ser o seguinte:

muito importante que durante a criao da exploso, no seja pressionada a tecla Esc. Caso isso seja feito, o comando de criao de vista explodida cancelado e fechado.

14 - Lio 13-4
As Clicando com o boto direito sobre a configurao VistaExpl1, possvel tambm, pedir para Animar recolhimento/exploso. Aonde podemos ver a

29
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

movimentao gerada pelo processo de recolhimento/exploso, e se for o caso salvar esta animao:

Obviamente, possvel criar animaes de maneira muito mais completas dentro do SolidWorks com muitos outros recursos, mas no vamos abordar esses recursos neste curso. Agora que temos uma montagem em vista explodida, vamos criar uma visualizao para melhor posicionar todas as peas. Abaixo temos uma posio boa, na qual vemos bem todas as peas explodidas:

Agora pressione a Barra de espao do seu teclado e veja que aparecer a seguinte janela:

30
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Como sugere a imagem acima, clique sobre o comando Nova vista. Ao clicar sobre ele, o campo a seguir ir aparecer

Digite o nome da nova vista. Como exemplo, criamos a vista Vista para exploso. Clique em OK e pressione a Barra de espao para a janela anterior tambm desaparecer. Agora, toda vez que pressionarmos a Barra de espao existir o campo com a Vista para exploso. Ao clicar sobre ela duas vezes, a posio da vista sempre se atualizar para a que selecionamos, assim como uma vista padro como a frontal, posterior, superior ou lateral. Desative a condio explodida da montagem e salve o arquivo.

31
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

15 - Lio 13-5
d Agora que temos o modelo explodido e todas as suas vistas criadas, vamos expor as peas que existem na montagem a partir de uma Lista de materiais, ou BOM do ingls Bill Of Materials, como tambm conhecida. Para criar uma Lista de materiais, vamos clicar sobre o comando Lista de materiais que est no campo Inserir Tabelas:

Ao Clicar sobre o comando, ser solicitado que cliquemos sobre a vista que vai ser a referncia para a criao da lista de materiais:

Clique sobre a vista explodida e ao fazer isso, temos mais um campo de propriedades. Deixe o campo de propriedades da sua mquina como exibido abaixo:

32
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Um campo que vale ser discutido neste momento o de Tipo de BOM. Elas so o seguinte: Somente nvel superior O modo de organizao da lista de materiais segue a rvore de projetos, criando uma tabela que exibe as peas e montagens que foram inseridas no ultimo nvel da montagem como um item da lista; Somente peas Como se no existissem submontagens, todas as peas so tratadas como um item da lista;

33
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Recuado Nesta condio, a lista de materiais criada mostrando as peas no nvel principal, as submontagens e mostra abaixo das submontagens, as peas que as criam. Com a possibilidade de ocultar e dissolver estas peas de submontagem. Depois de configurar o seu campo de propriedades, clique em OK e voc ver que preso ao seu mouse existir uma tabela. Clique no local aonde deseja colocar a tabela:

Existe a possibilidade de movimentar a tabela e modificar algumas de suas propriedades. Para isso, podemos simplesmente clicar sobre um pequeno campo no canto superior esquerdo da tabela:

34
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Como a prpria imagem acima mostra, podemos selecionar a tabela e clicando sobre o cone que contm a letra A, podemos modificar a fonte da tabela e os alinhamentos da mesma. Podemos modificar o layout da tabela a vontade. Vamos agora modificar a propriedade personalizada na coluna C. O campo descrio que neste momento aparece em branco para as peas uma propriedade personalizada que o prprio SolidWorks sugere como uma insero. Mas vamos localizar uma propriedade intitulada simplesmente Propriedade e ver os seus valores na tabela. D um duplo clique com o boto esquerdo do mouse sobre a coluna C. Assim surgir uma janela aonde podemos buscar as propriedades que existem nos arquivos de pea:

16 - Lio 13-6
possvel tambm adicionar dimenses ao modelo se este for o caso. E teremos ento o modelo final aps a modificao de algumas fontes e adio de dimenses:

35
www.istsistemas.com.br

SolidWorks Essencial Recursos de Repetio

Salve o arquivo de detalhamento 2D

36
www.istsistemas.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen