Sie sind auf Seite 1von 6

A implantao do Liberalismo em Portugal

Antecedentes e conjuntura(1807-1820)
. Portugal (governado pelo prncipe D. Joo) parecia escapar ao Liberalismo fortemente presente na Frana revolucionria. O Absolutismo estava para durar, tanto mais quanto se escudava na aco repressiva da Inquisio, na Real Mesa Censria e da Intendncia-Geral da Polcia. . Nos principais centros urbanos, uma burguesia comercial, queria mudar. Uns e outros constituam terreno frtil para a propagao dos ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade (provenientes de Frana. Muitos deles filiavam-se em lojas manicas, lutavam pelo exerccio da liberdade politica e econmica , pelo fim dos privilgios sociais -> tirania.

As invases francesas e a dominao inglesa em Portugal

. Para abater o poderio de Inglaterra, Napoleo Bonaparte decretou o bloqueio continental(1806), no qual nenhuma nao europeia deveria comerciar com as Ilhas Britnicas, mas Portugal acabou por no se subordinar aos ditames do bloqueio. A deciso custou-lhe de 1807 a 1811, o flagelo de 3 invases napolenicas. . o embarque da famlia real para o Brasil permitiu a Portugal manter a independncia do Estado, mas isto causou uma devastao e domnio politico e econmico por parte de Inglaterra sobre ns. 4 anos de guerra com a Frana deixaram o pais na misria: a agricultura, o comrcio, e a industria foram muito afectados e o patrimnio cultural sofreu importantes perdas. . Portugal viveu de 1808 a 1821, na dupla condio de protectorado ingls e de colnia brasileira, e D. Joo continuava a viver no Brasil, proclamado reino em 1815. O marechal Beresford tornou-se generalssimo das tropas portuguesas e exerceu um rigoroso controlo sobre o funcionalismo e a economia, reactivou a inquisio e encheu as prises de suspeitos de jacobinismo. . A situao econmica e financeira estava muito m, pois as despesas ultrapassavam as receitas. Para isto contriburam a abertura dos portos do Brasil ao comercio internacional(1808), assim como o tratado de comercio de 1810 com a Gr-Bretanha. . A perda do exclusivo comercial com o Brasil revelou-se desestruturante para a economia portuguesa, pois a grande colnia brasileira abastecia, a bom preo a metrpole de alimentos e matrias primas.

A rebelio em marcha

. No Porto, Manuel Fernandes Toms, fundava em 1817, uma associao secreta(Sindrio), cujos membros pertenciam Maonaria. Este propunha-se a intervir na marcha dos sucessos polticos(o que veio a acontecer em 1820). . Em Janeiro, uma revoluo liberal restaurou a Constituiao de 1812 em Espanha, mas deixou de funcionar aps a reaco absolutista de 1814, e Espanha tornou-se ento, centro de uma vasta rede de agitao politica e Portugal passou a receber muita propaganda liberal. . Em Maro, Beresford foi para o Rio de Janeiro e esta ausncia favoreceu a aco do sindrio, cujos membros se lanaram no aliciamento de figuras militares capazes de consumar a to desejada revoluo, que viria a ocorrer a 24 de Agosto de 1820.

A revoluo de 1820 e as dificuldades de implantao da ordem liberal(1820-1834)


1. O vintismo O triunfo da Revoluo vintista

. O movimento ocorrido no Porto a 24 de Agosto de 1820, foi principalmente um pronunciamento militar, e a sua adeso deveu-se ao ressentimento contra a presena britnica. E coube a Manuel Fernandes Toms, a redaco do Manifesto aos Portugueses , e da sua leitura ficamos a saber os objectivos do movimento e que para alm dos revolucionrios quererem subverter instituies, os homens veiculavam um profundo nacionalismo e respeito pela monarquia e pelo catolicismo. . Estes apelavam aliana do rei com as foras sociais representadas nas Cortes, e da convocao de umas novas Cortes esperavam uma sbia Constituio, defensora da autoridade rgia e dos direitos dos portugueses. . A 15 de Setembro um movimento autnomo de oficiais subalternos, expulsou os regentes e constituiu um governo interino. A 28 de Setembro, os governos do Porto e Lisboa fundiram-se numa nova Junta Provisional do Supremo Governo do Reino . o Novo governo exerceu funes durante 4 meses e teve como principal tarefa a organizao de eleies para as Cortes Constituintes que iniciaram os seus trabalhos a 24 de Janeiro de 1821.

A constituio de 1822

. um documento que reconhece os direitos e os deveres do individuo, garantindo a liberdade, segurana, propriedade e igualdade perante a lei; afirma a soberania da nao(so vares maiores de 25 anos q soubessem ler e escrever e q podia eleger os deputados); e aceita a independncia dos poderes legislativo, executivo e judicial. . A constituio foi fruto do vintismo (corte mais radical dos deputados presentes as Cortes Constituintes), e desde o inicio de que se mostrou clara a existncia de uma tendncia para uma Constituio conservadora. .Em relao religio, os deputados diziam que o catolicismo deveria ser a nica religio permitida no Reino, mas a verdade que os estrangeiros podiam realizar livremente os respectivos cultos, logo no havia s uma religio. . Sobre o funcionamento das Cortes Legislativas, os deputados conservadores defenderam a existncia de um sistema bicameral(uma Cmara de Deputados do Povo e uma Cmara Alta(das classes superiores)), mas a ala radical imps a soluo de uma Cmara nica. . O mesmo aconteceu com o problema do veto, e no fundo a verdadeira soberania residia nas Cortes representativas da Nao.

Precariedade da legislao vintista de carcter socioeconmico

.Nas cortes Extraordinrias e Constituintes imps-se a importncia da vida politica portuguesa, e as cortes legislaram em muitos outros domnios, tomando algumas medidas para eliminar as estruturas de Antigo Regime, tal como: - extino da Inquisio e da censura prvia; - a instituio da liberdade de imprensa e da liberdade de ensino; - a fundao do Banco de Lisboa; - a transformao dos bens da Coroa em bens nacionais; - a suspenso dos noviciados nas ordens regulares e encerramento de mosteiros e conventos a mais; - a abolio da dizima; - eliminao de justias privadas e privilgios nos assuntos criminais e civis; - a reforma dos forais e prestaes fundirias. . a reforma dos forais teve importncia na liberdade dos camponeses, e os deputados das Cortes suprimiram, em 1821, todo um conjunto de direitos banais e tributos pessoais, e em 1822, a lei dos forais reduziu para metade as rendas e penses devidas pelos agricultores, mas esta lei no foi muito positiva pois os camponeses passaram a ter prestaes fixas em dinheiro, e porque as terras no regulamentadas pela carta de foral continuavam como antes o que gerava um clima de desigualdade e instabilidade social. . a legislao vintista mostra ser precria e isto porque as Cortes Constituintes representavam mt os interesses da burguesia, e isto explica porque uma assembleia que se propunha encaminhar o pais para o liberalismo quisesse manter os privilgios econmicos da companhia da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

2. A desagregao do imprio atlntico: a independncia do Brasil A caminho da separao

. De 1807 a 1821, D. Joo e a corte residiram no Brasil, e este reino acusou um extraordinrio progresso econmico, poltico e cultural, e ansiava autonomia, havendo ate uma revoluo de estudantes (Inconfidncia Mineira)

A actuao das Cortes Constituintes

. A revoluo Liberal de 24 de Agosto de 1820, forou o regresso de D. Joo VI a Portugal, e este pressionado pelos brasileiros a ficar na Amrica pressentiu uma independncia prxima. Esta veio a verificar-se a 7 de Setembro de 1822 e deu-se devido a poltica antibrasileira das Cortes constituintes de Portugal. . Com o objectivo de voltar a chamar colnia ao Brasil, e de rejeitar o estatuto de Reino Unido , anularam os benefcios do Brasil, e de o subordinar administrativa, judicial e militarmente a Lisboa. Instado a desobedecer, D. Pedro permaneceu no Brasil num ambiente de tenso e animosidade contra as Cortes Constituintes. . A independncia a 7 de Setembro de 1822, s veio a ser reconhecida por Portugal em 1825. A separao do Brasil representou um golpe para os revolucionrios vintistas e ps em causa os seus interesses comercias e industriais e comprometeu a recuperao financeira do pas, fazendo crescer o descontentamento e oposio.

3. A resistncia ao liberalismo A conjuntura externa desfavorvel e a oposio absolutista

. Em 1815, constitura-se a Santa Aliana entre a Rssia, a ustria e a Prssia, que se destinava a manter a ordem poltica estabelecida na Europa, ou seja, evitar a disseminao dos ideias liberdade e igualdade individuais e dos povos. Foi depois completada pela Qudrupla Aliana(+ Inglaterra, e mais tarde Frana). . O ambiente hostil com que os revolucionrios vintistas se depararam ficou visvel, e apesar de os vintistas terem declarado que no pretendiam derrubar a monarquia e a religio catlica, a Nobreza e o Clero comearam a contra-revoluo absolutista. Descontentes e prejudicados pela abolio de antigos privilgios senhoriais, encontraram um apoio por parte da rainha D. Carlota Joaquina e D.Miguel. . A contra-revoluo veio a eclodir em 1823 e houve uma revolta por parte de dois regimentos de Lisboa, dirigidos por D. Miguel e esta veio a terminar quando D. Joo VI tomou o poder e remodelou o Governo, e em 1824 D. Miguel tentou de novo levar o rei a abdicar do seu poder mas D. Joo mais uma vez conseguiu debelar o golpe de D.Miguel.

A Carta Constitucional e a tentativa de apaziguamento poltico-social

. Quando D. Joo VI morreu(10 Maro de 1826) houve um problema delicado da sucesso(D.Pedro era imperador do Brasil; D.Miguel identificava-se com o Absolutismo), e acabou por haver um Conselho de Regncia provisrio, presidido pela filha D. Isabel Maria. . O primeiro acto de Regncia foi enviar ao Brasil uma deputao a explicar a confuso da sucesso. D. Pedro considerou-se o legtimo herdeiro da Coroa Portuguesa. A 26 de Abril, confirmou a regncia de D. Isabel Maria. Dia 29, outorgou a Carta Constitucional. . Sendo a Carta Constitucional um diploma aprovado pelos governantes, seria de esperar uma recuperao do poder real e dos privilgios da Nobreza. As Cortes compunham-se de duas cmaras(Cmara dos deputados eleita atravs do sufrgio indirecto, por indivduos do sexo masculino; a Cmara dos Pares, os seus membros(Alta Nobreza, Alto Clero, o prncipe real e os infantes) eram nomeados a titulo vitalcio e hereditrio) . Atravs do poder moderado, o rei podia nomear os Pares, convocar as Cortes e dissolver a Cmara de Deputados, nomear e demitir o Governo, suspender os magistrados, conceder amnistias e perdes e vetar as resolues das Cortes. . Os direitos do indivduo eram postos no fim, pois ampliava-se os poderes reais, salvaguardava-se a alta nobreza e a alta hierarquia religiosa, e assim a Carta Constitucional representava um manifesto em relao Constituio de 1822.

A guerra Civil

.D. Miguel regressou a Portugal em 1828 e fez-se aclamar rei absoluto. Milhares de Liberais fugiram para
Frana e Inglaterra, organizaram a resistncia e a partir de 1831 e contaram com o apoio de D. Pedro, que abandonou o trono brasileiro. Este dirigiu-se a Ilha Terceira que se revoltara contra o domnio absolutista, e assumiu a chefia da Regncia liberal, disposto a aniquilar a ilegalidade que seu irmo impusera ao pas. . o desembarque das foras liberais deu-se, em 1832, seguindo-se de uma ocupao do Porto e surgindo uma guerra civil o Cerco do Porto. Esta durou 2 anos dos quais os exrcitos de D. Pedro organizaram uma expedio ao Algarve, destroaram Miguel e tomaram Lisboa. . Os absolutistas no tiveram mais foras e a D. Miguel derrotado assinou a Conveno de vora -Monte e acabou de vez o absolutismo!

O novo ordenamento poltico e socioeconmico(1832/34 -1851)


1. A Aco reformadora da Regncia de D. Pedro
.D. Pedro no se poupou a esforos para que o cartismo triunfasse e o primeiro Ministrio liberal proclamava as adequadas reformas econmicas e sociais, administrativas, judiciais e fiscais. A D Jos Xavier Mouzinho da Silveira, coube a autoria das grandes reformas legislativas que consolidaram o Liberalismo.

Importncia da legislao de Mouzinho da Silveira

. Muitas das leis destinaram-se a colmatar a incoerncias e fragilidades da legislao vintista de carcter socioeconmico, e com estas medidas pretendia-se disponibilizar mais terra e trabalho para as massas rurais. . Fez-se a libertao da terra e do comrcio e uma eliminao de privilgios na organizao das actividades econmicas. Permitiram lanar as bases de uma nova organizao administrativa centralizada. O pais ficou dividido em provncias, comarcas e concelhos chefiados por prefeitos, subprefeitos e provedores. . A instituio do Registo Civil teve como objectivo enquadrar civilmente os cidados na administrao pblica. Estava criada a figura do cidado como membro poltico da nao. As reformas judiciais tambm tiveram um papel importante, pois dividiu-se o pas em crculos judiciais, estes em comarcas, estes em julgados e estes em freguesias. | | | | Nomeados pelo rei Escolhi dos por eleio . No topo da pirmide estava o Supremo Tribunal da Justia, composto por juizes-conselheiros. . Em relao as finanas, foi eliminado o secular sistema de tributao local, (atravs do qual grande parte dos impostos revertia a favor da Nobreza e do Clero), e surgiu um sistema de tributao nacional centralizado. . Criou-se o Tribunal do Tesouro Pblico, que substituiu o Errio Rgio, ao qual lhe competia conhecer todas as contas do pas e defini-las como correntes ou no. . Para centralizar as receitas e pagar as despesas, existia em cada provncia um recebedor-geral e na comarca, um delegado.

Outras reformas

.A regncia de D. Pedro dedicou um cuidado organizao do comrcio, abolindo tudo o que pudesse impedir o livre cmbio dentro e fora do pais, como monoplios etc. . Em 1833 surgiu o primeiro Cdigo Comercial, que no deixou de reflectir os princpios da livre circulao e da livre distribuio dos produtos(liberalismo econmico)

. A questo religiosa deu problemas pois do ponto de vista poltico, quer a Constituio de 1822, quer a Carta Constitucional de 1826 negaram ao Clero regular os direitos de representao em Cortes e de votante nas eleies, e o facto de muitos mosteiros terem apoiado o absolutismo miguelista, permitiu a D.Pedro eliminar o Clero Regular. . Por um decreto de 1834, extinguiu-se todos os conventos, mosteiros, colgios etc, cujos bens foram confiscados e vendidos mais tarde em hasta pblica, permitindo assim ao novo ministro da Fazenda, pagar as dvidas contradas, evitando o aumento de impostos.

2. Os projectos Setembrista e Cabralista A Revoluo de Setembro de 1836

.A Revoluo de Setembro viria alterar a nossa agitada cena poltica. Ocorreu em Lisboa, com um carcter civil e adeso militar. E reagiu tanto aos excessos de misria como actuao do Governo cartista, pois este era acusado de corrupo e de defender apenas os interesses da alta burguesia. . Em lugar da Carta Constitucional propunham o regresso da Constituio de 1822, e a 9 e 10 de Setembro ouviram-se vivas Constituio de 1822, e a rainha D. Maria II acabou por entregar o poder aos radicais.

Actuao do Governo setembrista

. O novo Governo declarou-se mais democrtico, empenhando-se em valorizar a soberania da Nao e reduzir a interveno rgia. Assim surgiu a Constituio de 1838, que era um compromisso entre o esprito monrquico da Carta de 1826 e o radicalismo democrtico da Constituio de 1822. . Os princpios fundamentais da nova Constituio so: maior importncia aos direitos individuais(soberania da Nao como base democrtica do poder); bicameralismo electivo e temporrio atravs de eleies directas; voto censitrio. . A orientao econmica do setembrismo procurou corresponder aos propsitos de desenvolvimento nacional de pequena e mdia burguesias, decididas a libertar o pas da Inglaterra. .A pauta proteccionista(10 de Dezembro 1837) obrigava ao pagamento de direitos todos os produtos que entrassem nas alfandegas da metropole e ilhas perto. Fomentou-se o associativismo empresarial com a criao de associaes de agricultura, comercio e de indstria. . A perda do mercado brasileiro deu origem a uma alternativa econmica (explorao colonial em frica). . Preocupado com a formao de elites polticas, jurdicas e tcnicas, o setembrismo promoveu uma reforma do ensino. Abrangeu a instruo primria, secundria e superior. Criaram-se escolas Medicinais, Politcnicas, Conservatrios e Universidades. Os liceus correspondiam necessidade de um ensino moderno e europeu que preparasse os filhos da burguesia para a prossecuo de estudos superiores. . A poltica econmica setembrista foi um fracasso, pois havia falta de capitais, vias de comunicao e instabilidade poltica. No se aboliu taxas gravosas para os pequenos agricultores, nem deu impostos aos grandes proprietrios.

O cabralismo e o regresso a Carta Constitucional

Em Fevereiro de 1842, Antnio Bernardo da Costa Cabral, ps fim a Constituio de 1838. A nova governao conhecida por cabralismo fez regressar ao poder a grande burguesia. . Com o objectivo de ordem pblica e desenvolvimento econmico, apostou-se no fomento industrial, nas obras pblicas, na reforma administrativa e fiscal; surgiu a energia a vapor; surgiu a Companhia das Obras Pblicas de Portugal(1844), levantaram-se algumas pontes; publicou-se o Cdigo Administrativo centralizado; maior eficcia na cobrana de receitas e contribuies; criao de um tribunal de contas(1849); reforma da Sade(1846). . a inovao e exigncia das medidas de Costa Cabral, deram origem a motins populares, e entre 184647, viveu-se um clima de guerra civil entre cabralistas contra setembristas, cartistas e mig uelistas. . Em Abril e Maio de 1846, foi a revolta da Maria da Fonte , em relao s Leis de Sade e da Leis da Estradas. Em Outubro de 1846 a Junho de 1847 houve a Patuleia , que se iniciou no Porto, alastrou-se

at Aveiro, Coimbra, Santarm e Algarve e teve como razo o incumprimento das promessas feitas pela Rainha como a realizao de eleies por sufrgio directo para a Cmara dos Deputados. . A hiptese de uma Repblica para solucionar a crise levou o Governo de Lisboa a solicitar a interveno da Qudrupla Aliana de 1834. A interveno estrangeira ditou os termos da Conveno de Gramido, garantindo uma amnistia geral e prevendo a nomeao de um Governo em que no houvesse figuras de governo. . isto demonstraria que a fora poltica do setembrismo estava acabada e em 1849 Costa Cabral regressou gerncia poltica e s conseguiu conciliar as foras polticas e estabilizar a vida nacional em 1850 sob o signo da regenerao.

Das könnte Ihnen auch gefallen