Sie sind auf Seite 1von 18

Conhea os reais motivos da renncia de Bento16

Meus amados e queridos irmos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Por que o Papa renunciou?

Estamos trazendo com exclusividade e baseados no noticirio da mdia um resumo dos principais motivos pelos quais o Papa Bento 16 assumiu a deciso de renunciar.

Na verdade h cerca de um ano ele j tinha tomado essa deciso guardada a sete chaves e foi precipitada agora com o ltimo escndalo chamado VatiLeaks. Veja esta matria publicada no O Estado de S.Paulo

A revista italiana Panorama diz que o papa Bento XVI renunciou na segunda-feira aps ter recebido uma nova informao sobre o escndalo VatiLeaks, o vazamento de documentos oficiais do Vaticano que revelava uma "forte resistncia" na Cria Romana sobre as medidas de transparncia que havia pedido. Segundo a matria da publicao do grupo Mondadori, propriedade da famlia Berlusconi, em 17 de dezembro Bento XVI recebeu os trs cardeais que nomeou para investigar o vazamento de seus documentos pessoais e do Vaticano que acabaram publicados no polmico livro Sua Santidade, do

italiano Gianluigi Luzzi, e levaram priso e condenao do ento mordomo do papa, Paolo Gabriele. Os membros dessa comisso so os cardeais Julin Herranz, espanhol, de 82 anos; Salvatore De Giorgi, italiano, de 82 anos; e Jozef Tomko, eslovaco, de 88 anos, que interrogaram cerca de 30 pessoas no Vaticano. Os trs cardeais apresentaram um volumoso relatrio com documentos, entrevistas e interrogatrios que revelava segundo a revista - uma "grande resistncia da Cria a mudanas e muitos obstculos contra as aes pedidas pelo papa para promover a transparncia". Segundo a revista, o papa ficou "muito impressionado" com as informaes e s teve foras para conversar com seu irmo, Georg. "Admitiu, talvez pela primeira vez, ter descoberto um lado da Cria Vaticana que jamais havia imaginado. Antes do Natal, comeou a pensar seriamente em sua demisso", afirma Panorama, em um comunicado distribudo aos meios de comunicao italianos. Bento XVI, de 85 anos, afirmou ontem aos fiis que renunciou "em plena liberdade pelo bem da Igreja" e aps constatar que lhe "faltam foras para exercer com o vigor necessrio o ministrio do papado". Bento XVI tambm destacou a importncia do testemunho de f e vida crist de cada um dos seguidores de Cristo para mostrar a verdadeira cara da Igreja. O papa advertiu que muitas vezes esse rosto "aparece desfigurado". "Penso em particular nos atentados contra a unio da Igreja e as divises que existem no corpo eclesial."

I. Bento XVI afirmou em comunicado que vai deixar a liderana da Igreja Catlica Apostlica Romana devido idade avanada

ele tem 85 anos e por "no ter mais foras" para exercer as obrigaes do cargo. Nos ltimos meses, o Papa parecia cada vez mais frgil em suas aparies pblicas, muitas vezes precisando de ajuda para caminhar. O Vaticano negou que uma doena tenha sido o motivo, mas informou aps o anncio da renncia que o Papa est usando um marcapasso cardaco "h algum tempo".

II. 'Somos todos pecadores', disse Papa no Twitter um dia antes de renncia 'Devemos confiar na misericrdia de Deus', postou Bento XVI no domingo. Papa criou perfil em 2012; renncia foi anunciada nesta segunda (11). Bento XVI continuar sendo considerado infalvel aps a renncia? O dogma da infalibilidade dos papas em questes referentes f crist foi adotado oficialmente pela Igreja Catlica em 1870, com sua instituio pelo Conclio Vaticano 1, durante o papado de Pio IX. Segundo a doutrina catlica, o Papa no perfeito, mas infalvel quando fala ex cathedra, ou seja em exerccio como supremo pastor do povo de Deus em questes relacionadas f, s doutrinas e ao exerccio moral, e com a inteno de estabelecer uma nova doutrina. Desde o Conclio Vaticano 1, apenas um pronunciamento ex cathedra foi feito quando Pio XII declarou a Assuno de Maria como um dogma da Igreja, em 1950 a crena segundo a qual o corpo e a alma da Virgem Maria foram elevados aos cus logo aps sua morte Apenas os papas podem fazer pronunciamentos ex cathedra. Bento XVI no realizou nenhum, e perder esse poder quando deixar o pontificado por isso, no ser considerado infalvel.

III. O Papa Bento XVI fez um post em seu perfil no Twitter no domingo (10).

Devemos confiar no poder da misericrdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graa nos transforma e renova, escreveu. o post mais recente no seu perfil at a manh desta segunda-feira (11), quando o Papa anunciou sua renncia para o dia 28 de fevereiro.

IV. Vtimas irlandesas de abusos celebram renncia de Bento XVI Entidade afirma que Papa no se esforou para punir responsveis. Pontfice anunciou que vai renunciar ao cargo em 28 de fevereiro. Um grupo que representa vtimas de abusos contra crianas cometidos em instituies dirigidas por catlicos na Irlanda celebrou nesta segunda-feira (11) a renncia do Papa Bento XVI, considerando que ele "no fez nada" para punir os responsveis por tais aes. "Este Papa teve uma grande oportunidade de abordar dcadas de abusos na Igreja, mas no final das contas no fez nada mais que prometer tudo e, definitivamente, no fazer nada", declarou John Kelly, do grupo Survivors of Child Abuse (Sobreviventes de Abusos contra Crianas), que representa vtimas de abusos fsicos, sexuais e emocionais. A Irlanda, pas tradicionalmente catlico, foi sacudido nos ltimos anos por uma srie de relatrios que revelaram

dcadas de abusos contra crianas por parte do clero acobertados pela hierarquia da Igreja. "Pedimos ao Papa sanes contra as ordens religiosas que cometeram os abusos e os lderes religiosos da Irlanda que permitiram que isto acontecesse, mas para nossa consternao no aconteceu nada", completou Kelly. A Survivors of Child Abuse e outros grupos que representam e defendem as vtimas tm pedido repetidamente ao Vaticano que permitam que o clero culpado por estes abusos enfrentem a justia. "A Igreja deve reconhecer que tudo isto aconteceu. Deve reconhecer que deixou entrar o diabo e residir nela durante 50 anos antes de que as pessoas possam aceitar que mudou", acusou. "A Igreja no pode avanar. A permanncia no cargo deste Papa foi contaminada pelos escndalos e isto continuar at que o Papa aborde as razes do problema", concluiu.

V. Papa decidiu renunciar a quase um ano, diz jornal do Vaticano. Bento XVI anunciou que vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro. Ele manteve deciso em segredo, diz editorial do 'L'Osservatore Romano'. O Papa Bento XVI j havia tomado sua deciso de renunciar ao papado em maro do ano passado, na volta de uma viagem a Cuba e ao Mxico, revelou nesta segunda-feira (11) o diretor do jornal semioficial do Vaticano, o "L'Osservatore Romano", num editorial. "A deciso foi tomada h meses, depois da viagem ao Mxico e a Cuba, mas ele a manteve em segredo", escreveu o historiador Giovanni Maria Vian, conhecido por ser muito bem relacionado no Vaticano.

Na manh desta segunda-feira, O Papa Bento XVI causou uma grande surpresa, inclusive entre os cardeais, ao anunciar sua renncia para o dia 28 de fevereiro, argumentando que "no tinha mais foras" para estar frente da Igreja Catlica em razo da sua "idade avanada".

VI. ' a oportunidade para enfrentar antigos problemas', afirma telogo. Ubaldo Silveira diz que novo Papa poder ver temas de forma diferente. Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado no dia 28 de fevereiro. O telogo de So Carlos (SP) Ubaldo Silveira acredita que a renncia do Papa Bento XVI, anunciada nesta segunda-feira (11) e que acontecer no dia 28, pode ser a oportunidade para a Igreja Catlica enfrentar antigos problemas. De acordo com Silveira, um novo Papa poderia ver de maneira diferente os temas polmicos para a igreja. Como a pedofilia no clero, a homossexualidade, casamento de pessoas do mesmo sexo e o celibato, afirmou. Ele ainda explica que, apesar de estar prevista no cdigo que rege as leis da igreja, a deciso do Papa pode trazer preocupao, j que ele o chefe universal do catolicismo. Para a igreja do sculo XXI, [a renncia] um fato novo. A especulao vai ser enorme. De problemas de sade que o Vaticano no quer revelar at intrigas polticas dentro da igreja. Por que o Papa com boa vitalidade est renunciando?, explicou.

VII. Feministas festejam a renncia do Papa com seios mostra em Paris.

Elas gritaram 'Papa nunca mais' dentro da catedral de Notre Dame. Visitantes ficaram consternados: 'A catedral sagrada', disse turista. Oito feministas com os seios mostra participaram em uma manifestao nesta tera-feira (12) na catedral de Notre Dame de Paris para festejar a renncia do Papa Bento XVI, anunciada na segunda-feira. As mulheres, que estavam em meio a dezenas de turistas, vestiam longos casacos, que tiraram perto de trs dos novos sinos colocados de maneira provisria na grande nave da catedral. As feministas tocaram os sinos com pedaos de madeira, ao mesmo tempo que gritavam em ingls "Pope no more" ("Papa nunca mais"). Nos seios e nas costas elas escreveram frases como "No homofobia", "Crise da f" e "Bye bye Bento!". Visitantes da catedral expressaram consternao. "A catedral sagrada, vocs no devem tirar as roupas aqui", disse uma turista francesa. As mulheres foram retiradas da catedral pelo servio de segurana de Notre Dame e permaneceram vrios minutos diante do templo gritando frases.

Vtimas de abusos sexuais criticam pontificado de Bento XVI Papa no tomou medidas para corrigir o 'mal incalculvel', disse entidade. Ele deve dar audincia pblica em praa aberta um dia antes da renncia.

A entidade norte-americana Responsabilidade Episcopal disse que o papa, a despeito dos frequentes pedidos de perdo pelos abusos, no tomou medidas eficazes para corrigir o "mal incalculvel" infligido a centenas de milhares de crianas assediadas por padres e bispos. "As palavras de Bento soam vazias. Ele falava como um transeunte chocado, como se tivesse acabado de tropear na crise dos abusos", disse em nota Anne Barrett Doyle, codiretora do grupo. O escndalo de pedofilia na Igreja Catlica estourou bem antes de o ento cardeal Joseph Ratzinger ser eleito papa, em 2005, mas ofuscou seu pontificado desde o incio, medida que novos casos continuaram vindo tona no mundo todo. Centenas de vtimas vieram a pblico com devastadores relatos sobre abusos sofridos nas mos de padres, em alguns casos por anos a fio, causando graves danos psicolgicos. Pouco antes de assumir o cargo, Ratzinger falou em limpar a "sujeira" da Igreja, e posteriormente manifestou "profundo remorso" pelos danos. Mas o choque sentido em todo o mundo catlico contribuiu para uma constante sangria dos seus membros. "Ele falou publicamente sobre a crise mais do que seu antecessor, mas isso por si s no nenhum feito", disse em nota a entidade SNAP, que tambm defende vtimas dos abusos. "Isso simplesmente porque as revelaes de um acobertamento nos mais altos escales se tornaram amplamente documentadas durante seu pontificado". Os crticos mais ferozes acusam Bento 16 de cumplicidade direta com o acobertamento, para proteger a imagem da Igreja.

"Essa renncia no poderia vir em melhor hora, e deveria ser seguida pela renncia da maior parte da hierarquia da Igreja Catlica Romana", disse o ativista Ray Mouton, autor do romance "In God's House" ("Na Casa de Deus"), que aborda o tema dos abusos.

Como chefe da Congregao para a Doutrina da F, antes da sua ascenso a papa sob o nome de Bento 16, o cardeal Ratzinger era responsvel por investigar casos de abusos sexuais e por formular a resposta da Igreja a uma crise que vinha se formando desde 1981. Ele ascendeu ao topo da hierarquia catlica logo depois de sua Congregao receber cerca de 3.000 denncias de abusos nos anos de 2003 e 2004. O escndalo continuou ao longo do pontificado desse religioso conservador. Ainda no ms passado, o cardeal Roger Mahony, ex-arcebispo de Los Angeles, foi privado de todas as suas atribuies pblicas e administrativas aps a divulgao de milhares de pginas de documentos detalhando abusos.

VIII. Em Missa de Cinzas, Bento XVI v Igreja 'desfigurada' por divises. O Papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira (13), durante a homilia da Missa de Quarta de Cinzas, que a Igreja "est desfigurada" pela "divises em seu corpo eclesistico". O pontfice rezou a aguardada Missa de Cinzas sob grande expectativa, dois dias aps o anncio de que vai renunciar ao pontificado no prximo dia 28 de fevereiro. O Papa entrou na catedral com uma casula violeta, sobre um carrinho com rodas e com semblante cansado, enquanto cardeais e bispos cantavam o "Ora pro Nobis" (Orai por ns). Uma multido deu uma estrondosa ovao de p ao Papa antes da missa. "Obrigado a vocs. Agora, vamos voltar s oraes", disse o Papa, acabando com vrios minutos de aplauso.

Num gesto raro, os bispos tiraram as mitras em sinal de respeito e alguns deles choraram.

"A qualidade e a verdade da relao com Deus o que certifica a autenticidade de todos os sinais religiosos", disse o pontfice no sermo. Depois, ele denunciou a "hipocrisia religiosa, o comportamento dos que querem aparentar, as atitudes que buscam os aplausos e a aprovao".

IX. Veja os desafios que aguardam o novo Papa

De problemas gerenciais presso por modernizao, passando pela estagnao do catolicismo, escolhido para substituir Bento XVI ter de lidar com diversos temas espinhosos.

A renncia de Bento XVI ocorre num momento difcil para a Igreja Catlica. No Ocidente, a instituio enfrenta a estagnao no nmero de catlicos, bem como a queda no nmero de padres. Enquanto isso, o avano das igrejas evanglicas, sobretudo na Amrica Latina e na frica, limita o crescimento de congregaes catlicas, as quais tambm sofrem ameaas em regies onde a intolerncia religiosa comum. Bento XVI rejeitou pedidos por um debate a respeito do celibato de clrigos catlicos e confirmou o veto comunho de catlicos divorciados que voltam a se casar. Leis liberais sendo votadas em diversos pases ocidentais tambm desafiam a igreja. Bento XVI disse que as rgidas posies da Igreja Catlica em temas como aborto, eutansia e homossexualidade "no so negociveis" - ortodoxia que alienou muitos catlicos de orientao mais liberal.

Alm disso, o prximo Papa ter, entre as suas tarefas, a de reconstruir a confiana sobre uma instituio que tem sido, nos ltimos anos, alvo de centenas de denncias de abusos sexuais perpetrados por padres contra menores. O prximo Papa ter, enfim, de lidar com vrios temas. Confira abaixo alguns dos principais desafios que ele deve enfrentar: Gerenciar o Vaticano O recente vazamento de documentos do Vaticano, pelo mordomo do Papa, revelou que a Cria - o governo central da igreja - uma instituio com graves problemas. Para o analista de Vaticano Clifford Longley, a instituio parece repleta de disputas entre 'faes rivais'. 'E h acusaes de corrupo em altas esferas', diz ele. 'A reforma do Vaticano, que s comeou nas beiradas, ainda tem um longo caminho a percorrer. A descentralizao imperativa. Seu sucessor tem uma tarefa enorme e pouco invejvel.' Sero necessrios sistemas de superviso para garantir que casos de corrupo sejam detectados e punidos e para dar transparncia s transaes financeiras do Vaticano. Leis igualitrias 'A questo que se sobrepe s demais a crescente presso sobre catlicos por conta de leis de igualdade sendo debatidas no Ocidente', diz o analista de catolicismo Austen Ivereigh. Leis de casamento homossexual esto em pauta na Frana e no Reino Unido; agncias catlicas de adoo foram fechadas no Reino Unido; nos EUA, esto em curso batalhas legais entre instituies catlicas e Estados, por conta de igualdade sexual. Tudo isso afeta profundamente a igreja no Ocidente, diz Ivereigh. 'Leis de igualdade, como as que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornam cristos e organizaes religiosas vulnerveis a processos judiciais e acusaes de preconceito.'

Para o analista, essas leis podem ter o efeito de marginalizar catlicos e a presena da igreja na vida pblica. Casos de abuso sexual Bento XVI chegou a comentar sobre a vergonha da igreja por conta dos 'crimes inenarrveis' cometidos por sacerdotes pedfilos e pediu desculpas s vtimas que conheceu durante suas viagens. Mas muitos crticos opinam que o Vaticano foi (e ainda ) muito lento, muito relutante e muito tmido na admisso e na investigao das acusaes de abusos sexuais. O novo Papa ter como tarefa dar sequncia punio dos criminosos e garantir que as mudanas introduzidas por Bento XVI sejam implementadas - em especial as orientaes de proteo infncia, que devem ser cumpridas pelos bispos catlicos. 'O prximo Papa ter que fazer mais no que diz respeito proteo das crianas', opina BBC David Clohessy, diretorexecutivo da Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres. 'Ele deve parar de pedir desculpas e, em vez disso, rebaixar bispos que continuam a encobrir crimes horrendos. E ele deve insistir em que sacerdotes atuem em conjunto com autoridades seculares para elaborar e aprovar leis mais fortes contra o abuso de crianas pelo mundo.' O papel das mulheres Bento XVI admitiu a lentido da igreja em promover mulheres dentro da instituio, sobretudo em cargos administrativos. Em 2007, ele declarou que, enquanto Jesus escolheu 12 homens como apstolos, 'entre os discpulos muitas mulheres tambm foram escolhidas. Elas tiveram um papel proativo no contexto da misso de Jesus'. Apesar disso, porm, ele rejeitou a ordenao de mulheres e fez, no ano passado, um duro discurso criticando a 'desobedincia' de reformistas.

Ainda que algumas mulheres tenham ascendido na hierarquia do Vaticano, outras consideradas 'difceis' foram expulsas da instituio, diz Gemma Simmonds, diretora do instituto britnico Religious Life. Tambm causou polmica o cerco, em 2012, a um grupo de freiras americanas que, na interpretao do Vaticano, desafiou a doutrina da igreja em temas como homossexualidade e celibato. Para o padre jesuta Drew Christiansen, acadmico visitante no Boston College, essa foi uma das falhas do pontificado. 'O contraste entre o tratamento (dado s freiras) e dado a padres pedfilos causa escndalo', opina. amplamente aceita a ideia de que necessria uma mudana cultural dentro do Vaticano, e espera-se que o novo papa promova mulheres em cargos gerenciais altos na Cria. Tenses inter-religiosas A proteo a cristos perseguidos ao redor do mundo, em especial em reas conturbadas do Oriente Mdio, da sia e da frica, deve ser um grande tema de preocupao para o novo Papa. O atual xodo de cristos da Terra Santa vo dar mais relevncia abordagem do prximo papa em suas relaes com judeus e muulmanos. Bento XVI foi apenas o segundo Papa a entrar em um local sagrado islmico, quando visitou a Mesquita Azul de Istambul, em 2006, e rezou com muulmanos. Essa tentativa de aproximao no foi bem vista em alguns crculos muulmanos, especialmente por ter ocorrido pouco tempo depois de o Papa ter citado um imperador bizantino do sculo 14 que chamara o profeta Maom de 'diablico e desumano'. O sucessor de Bento XVI ter o desafio de dialogar com o isl, que avana na sia e na frica, em locais onde o catolicismo tem uma grande base de fiis.

Bento XVI irritou os judeus ao dar andamento ao processo de canonizao do papa Pio XII, apesar de crticas de que este teria feito vista grossa diante do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. O atual Papa tambm causou ira em alguns representantes da Igreja Anglicana, por ter estimulado os insatisfeitos com o anglicanismo a se converter ao catolicismo. Em geral, as relaes com anglicanos e judeus parecem estar apaziguadas. Mas o novo papa ter que ter cuidado ao estender a mo ao mundo muulmano, sob o perigo de alienar judeus e parecer condescendente com o extremismo islmico. Congregaes menores e menos padres H mais de 1,2 bilho de catlicos no mundo, uma grande parcela deles (42%) na Amrica Latina. A Europa, corao histrico do catolicismo, atualmente casa de apenas um quarto dos catlicos. Entretanto, Bento XVI pareceu no se incomodar com o declnio numrico, mirando uma igreja menor, porm mais fiel. Para seu sucessor, ser essencial consolidar essa mudana de posio da igreja dentro da sociedade. medida que a igreja se afasta das instituies oficiais, ela ter que dar apoio aos seus seguidores e lideranas, diz Austen Ivereigh. Ao mesmo tempo, a igreja deve continuar a garantir que tirar proveito das tecnologias modernas para espalhar sua mensagem. A nomeao de Greg Burke, correspondente em Roma da Fox News, para o cargo de conselheiro, em 2012, sinalizou a adoo de uma estratgia de comunicao mais moderna no Vaticano. Alm disso, o Papa abriu uma conta no Twitter. esperada de seu sucessor uma abordagem igualmente entusiasmada tecnologia.

X. Bento XVI afirma que vai ficar 'escondido do mundo' aps renncia Papa fez declarao durante encontro com padres em Roma. Ele afirmou que estar sempre perto de todos. O Papa Bento XVI indicou nesta quinta-feira (14) que pode ficar em isolamento, longe dos olhares pblicos, aps deixar o papado no final do ms. "Mesmo me retirando para rezar, estarei sempre perto de todos vocs e tenho certeza que vocs estaro perto de mim, mesmo se eu permanecer escondido do mundo", disse ele em declarao de improviso a padres da diocese de Roma. Bento XVI pediu nesta quinta uma "verdadeira renovao" da Igreja Catlica, durante encontro com sacerdotes da Diocese de Roma.

ltimos discursos de Bento XVI 'do pistas' e pedem unidade na Igreja Falas do Papa aps anncio da renncia insinuam divises na Santa S. Pontfice vai renunciar ao cargo em 28 de fevereiro.

Com imagens marcantes e frases momentneas, o Papa Bento XVI est montando um "ltimo testamento" para a Igreja Catlica Apostlica Romana, pedindo aos lderes eclesisticos que ponham de lado suas rivalidades e pensem apenas na unidade da f. A mensagem, passada em declaraes antes e depois de seu surpreendente anncio de renncia na segunda-feira, como

uma censura velada aos principais cardeais que disputam influncia no conclave que se aproxima e no papado que vai produzir.

Seus comentrios vagos tambm poderiam ser pistas de que foram lutas internas de poder no Vaticano, como a que levou ao escndalo do VatiLeaks envolvendo o mordomo de Bento XVI no ano passado, que fizeram com que ele desse o passo quase indito de desistir da liderana da maior Igreja do mundo. Bento XVI, de 85 anos, vai deixar o cargo em 28 de fevereiro, suscitando um novo Conclave --a eleio papal, feita a portas fechadas-- em meados de maro, sem um favorito claro e com vrias faces j apresentando suas ideias sobre quem deve ser o novo pontfice. Na quarta-feira, o papa alemo instou os fiis a "mostrar o rosto da Igreja e como esse rosto s vezes desfigurado". "Estou pensando principalmente sobre os pecados contra a unidade da Igreja, sobre as divises no organismo da Igreja", ele disse. "Superar o individualismo e a rivalidade um sinal de humildade", acrescentou durante sua ltima Missa pblica na Baslica de So Pedro. Os jornais italianos, cujos especialistas no Vaticano esto pesando toda palavra dita por Bento XVI nesses dias, destacaram os termos "rosto desfigurado" e "rivalidade" como o que o jornal milans "Corriere della Sera" chamou de "sinais arremessados no conclave". Vrios analistas destacaram a rivalidade bem conhecida entre o cardeal Angelo Sodano, o ex-secretrio de Estado ou nmero dois do Vaticano do antecessor de Bento XVI, o Papa Joo Paulo II, e o atual vice, o cardeal Tarcisio Bertone. Sodano nunca escondeu seu desdm por Bertone.

Desde que o sucedeu em 2006, Bertone expurgou vrios dos protegidos de Sodano do poderoso Secretariado de Estado, despachando-os para postos de embaixador no exterior ou para papis menos centrais dentro do prprio Vaticano. Muitas das gafes da era de Bento XVI, de sua palestra em Regensburg em 2006 que enfureceu os muulmanos aos documentos vazados no escndalo do VatiLeaks, so atribudas pelo campo de Sodano m gesto de Bertone. Os documentos vazados publicados em maio no livro "Sua Santidade" documentavam casos de corrupo e brigas dentro dos muros do Vaticano, muitas delas refletindo uma reao interna contra Bertone e sua liderana. O julgamento em outubro passado do mordomo do Papa por vazar os documentos deixou muitas perguntas sobre uma intriga maior no Vaticano sem respostas. O Vaticano nunca publicou seu prprio inqurito interno sobre o escndalo, que pode ter revelado ao papa uma luta em escala maior do que ele imaginava.

XI. Bento XVI publica mensagem no Twitter sobre redescobrir a f

O Papa Bento XVIpublicou uma mensagem em sua conta no Twitter (@pontifex) neste domingo (17) sobre a Quaresma e o redescobrimento da f. A mensagem foi publicada logo aps a beno dada pelo Papa aos milhares de fiis que foram ao Vaticano para a penltima orao do ngelus feita por Bento XVI antes de sua renncia, marcada para o dia 28 de fevereiro. "A Quaresma um tempo favorvel para redescobrir a f em Deus como fundamento das nossas vidas e da vida da Igreja", disse a mensagem do Papa.

XII. Papa Bento XVI pede novamente renovao da Igreja

O Papa Bento XVI apareceu na janela de seus aposentos no Vaticano para abenoar os milhares de fiis que se reuniram na manh deste domingo (17) na Praa So Pedro, durante sua primeira bno dominical do ngelus desde o anncio de sua renncia - e a penltima antes de sua sada, marcada para o dia 28 de fevereiro. Bento XVI convocou a Igreja e todos os seus membros a se "renovarem" e "se reorientarem em direo a Deus, rejeitando o orgulho e o egosmo". A Igreja convoca todos os seus membros a se renovarem (...), o que envolve uma luta, um combate espiritual, porque o esprito do mal quer nos desviar do caminho em direo a Deus, afirmou Bento XVI para a multido na Praa So Pedro.

Estes 12 pontos assinalados que esto circulando na mdia pode ser intendidos como um real diagnostico da atual situao doutrinria, tica, moral e religiosa da Igreja catlica.

Cabe com mais seriedade a cada um de ns na condio de pesquisadores, elogiar a coragem e a serenidade com que o Papa assumiu a sbia deciso de renunciar ao mandato por intender o tamanho da complexidade que envolve a situao vigente. Precisamos continuar acompanhando os fatos e ver quais os desdobramentos que adviro nos prximos dias com a substituio do atual Papa.

Que Deus nos abenoe e nos guarde em nome de Jesus, amm!

Das könnte Ihnen auch gefallen