Sie sind auf Seite 1von 19

1

A CIDADE COMO UM SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA1 Karla Annyelly T. de Oliveira2 As prticas sociais dos sujeitos na cidade so espaciais e compostas de conhecimentos sobre esse espao. Vrios so os olhares, conhecimentos e significados atribudos cidade conforme os diversos grupos sociais. No plano da moradia, por exemplo, o olhar do incorporador imobilirio, do poltico gestor e dos integrantes do movimento dos sem tento possuem concepes e finalidades bem especficas sobre o habitar. Trata-se de concepes construdas a partir da vivncia e tambm da compreenso das relaes sociais que produzem a cidade. A cidade uma construo humana, uma obra de agentes histrico-sociais, que expressa a materializao das relaes sociais que a produz no interior dos diferentes modos de produo. Essa dimenso scio-espao-temporal da cidade vislumbrada por Lefebvre (2002), quando destaca a existncia de trs tipos de cidade a poltica, a mercantil e a industrial e postula o surgimento e o desenvolvimento da sociedade urbana, sociedade que emerge da industrializao e a sucede. O urbano concebido como a realidade social composta de relaes a serem concebidas, construdas e reconstrudas pelo pensamento, o suporte de um modo de viver. A cidade a realidade prtico-sensvel, arquitetnica. A distino entre cidade e urbano, segundo Lefebvre (1991), s tem efeito para a anlise terica, pois na prtica eles so interdependentes. A articulao entre a prtica real urbana e a teoria urbana a proposta de Carlos (2007) para pensar a cidade enquanto construo humana, com vistas construo de uma teoria crtica e luta pelo direito cidade. Segundo a autora se a construo da problemtica urbana se realiza no plano terico, a produo da cidade e do urbano se coloca no plano da prtica scio-espacial, evidenciado a vida na cidade (CARLOS, 2007, p. 20). Entender o contedo da urbanizao para alm das transformaes morfolgicas a inteno da proposta de Carlos, para quem a cidade produzida na tenso entre os planos: econmico, poltico e social, na interao entre as escalas local e global e tendo como plano de fundo a mundializao da sociedade e a constituio da sociedade urbana.

Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

A construo do conhecimento sobre a cidade inclui, mas no se reduz ao conhecimento da vivncia das prticas sociais urbanas cotidianas, h que se considerar tambm o conhecimento terico sistematizado sobre essas prticas, ou seja, abstrair a realidade e pens-la conceitualmente. Parte dessa concepo a luta pelo direito cidade, conforme Carlos (2007). Os professores, em especial, os professores de Geografia so importante sujeitos na formao da cidadania e na luta pelo direito cidade. A concepo dos professores de Geografia sobre a cidade de Goinia-GO, por exemplo, segundo Cavalcanti (2008) se aproxima da leitura que a pesquisa cientfica tem apresentado sobre essa cidade. Contudo, como o professor de Geografia constri o seu conhecimento sobre a cidade? Como a formao na universidade e o trabalho na escola contribuem para a construo desse conhecimento? Em que medida a cidade pode ser considerado como um saber do professor? A anlise da problemtica tem como referncia as concepes de saberes e formao docente, bem como a relao entre o saber acadmico e o escolar. A inteno compreender como os professores constroem os saberes que ensinam na escola, no caso os saberes sobre a cidade, aqui denominados de geografia urbana escolar. A base do texto a pesquisa em nvel de mestrado (OLIVEIRA, 2008), que investigou a formao de professores que trabalham em Goinia-GO e se formaram em cursos de Geografia de trs Universidades de Gois (UFG, UCG e UEG)3. O texto est estruturado em duas partes. A primeira apresenta as bases que a universidade e a escola ofertam para a formao do saber do professor sobre a cidade e explicita como a cidade ensinada na universidade. A segunda situa a cidade como um saber do professor de Geografia ao tecer uma reflexo sobre a constituio do saber escolar e pontuar momentos da prtica de ensino do professor de Geografia. A FORMAO DO SABER DOCENTE SOBRE A CIDADE A reflexo sobre a formao do saber docente do professor de Geografia sobre a cidade considerou a formao inicial na universidade e a formao continuada na escola. A formao inicial oferece as bases terico-metodolgicas para compreenso da cidade de modo sistematizado, por sua vez o exerccio do trabalho na escola o lugar onde o saber escolar sobre a cidade efetivamente construdo pelo professor.
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

A concepo de formao do professor de Geografia que tem como referncia a universidade e a escola decorre do debate que envolve os conceitos do professor como profissional crtico-reflexivo (ZEICHNER, 1998; CONTRERAS, 2002; LIBNEO, 2002; PIMENTA, 2002), que est em formao continuamente (PIMENTA, 1997; NVOA, 1992; GARCIA, 1992;) e que constri saberes docentes (TARDIF, 2002; BORGES, 2004). O professor, na acepo do conceito de profissional crtico reflexivo, o sujeito que em grupo com seus pares constri conhecimentos sobre o mundo e sobre o seu trabalho apoiado em uma teoria crtica em busca da emancipao social (CONTRERAS, 2002). Os movimentos sociais dos professores que iniciam em busca de melhores condies de trabalho e da qualidade da educao e que passam a questionar o direito cidade e o processo eleitoral da sociedade democrtica capitalista, ocorridos em vrias cidades brasileiras no ano de 2010, um exemplo de ao docente como intelectual crticoreflexivo. Nessa luta pelo direito cidade, a partir da luta pela educao, os professores utilizam de seus conhecimentos sobre as dinmicas urbanas e tomam a cidade em pontos estratgicos: centralidades de ruas e cruzamentos movimentados; terminais centrais do transporte coletivo; feiras livres; convenes sobre educao; convenes de partidos polticos; assemblias legislativas; festas populares tradicionais entre outros para manifestar suas reivindicaes. Por se tratar de lutas proibidas aos olhos do Estado, so reprimidas pela fora militar e no raro muitos so espancados e detidos pela polcia, conforme Carlos (1999) na contradio entre a ao dos movimentos sociais e da ao do Estado e do capital que o espao urbano produzido/reproduzido e que o direito cidade conquistado. Portanto, as praticas sociais urbanas so carregadas de saber e criadoras de saber, pois a cidade educa, forma valores e condutas (GOMES-GRANEL, 2001). A construo dos conhecimentos dos professores um processo contnuo, que no se inicia tampouco se encerra nos cursos de formao inicial feitos na universidade. A vida cotidiana e a prtica profissional tambm so importantes contextos formativos. No mbito da prtica profissional os professores constroem saberes sobre o seu ofcio ao vivenciar conflitos e dilemas da atividade de ensinar. Conforme Zeichner:
Em minha opinio, a teoria pessoal de um professor sobre a razo do porque uma lio de leitura ocorreu pior ou melhor do que o esperado tanto teoria quanto as teorias geradas nas universidades sobre o ensino de leitura: ambas precisam ser avaliadas quanto a sua qualidade, mas ambas Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

so teorias sobre a realizao de objetivos educacionais. ( GERALDI,

1998, p. 248) A formao do professor no pode se dissociar da produo de saberes, nem se alhear de uma interveno no terreno profissional. Assim, o desafio para a formao de professores conceber a escola como um ambiente educativo, em que trabalho e formao no tenham significados distintos (NVOA, 1992). O trabalho escolar na gesto do trabalho pedaggico; o trabalho escolar articulado s demandas da academia e da sociedade; e o trabalho escolar voltado para a reflexo sobre os conhecimentos que veicula no caso, o conhecimento sobre a cidade, sobre a geografia urbana escolar so algumas aes que elucidam a escola como espao formativo (CAVALCANTI, 2006). H nessa concepo de conhecimento um posicionamento poltico que elege o professor como um sujeito que pensa e que constri anlises sobre a realidade e sobre o seu trabalho. Trata-se de posio relevante, pois houve perodos em que predominou a concepo de que o papel do professor seria utilizar e reproduzir em sua prtica os conhecimentos tericos construdos em outros mbitos. Atualmente, a prtica longe de ser tomada como lugar de simples aplicao de saber concebida como criadora de saber. H que se reafirmar, portanto, que a prtica por si s no transformadora para tanto ela deve ser articulada aos fundamentos terico-filosficos que sustentam a prtica presente e que vislumbram prticas sociais utpicas. Portanto, a ao e o conhecimento do professor so terico-prticos, conforme elucidou Pimenta (2002). O saber docente, de acordo com Tardif (2002, p.16), situa na interface entre o social e o individual e so construdos continuamente. Destacam-se trs dimenses espaotemporal na formao dos saberes docentes. A primeira a trajetria pr-profissional, que diz respeito ao papel das experincias familiar e escolar do professor para a construo do seu saber. A segunda a carreira, dizendo o autor que a insero e a atuao do professor na escola so responsveis pela elaborao de saberes prticos da experincia, alm de esses saberes serem reformulados ao longo da sua carreira. A terceira a formao inicial na universidade, que se constitui como uma das fontes social do saber docente, que tem como meta possibilitar ao professor construir conhecimentos sistematizados sobre os fundamentos terico-metodolgicos sobre a sua cincia de referncia, sobre as teorias do processo de ensino-aprendizagem, sobre a sociedade, sobre sua profisso e sobre a sua
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

formao. Destaca-se aqui, portanto, a relevncia da formao inicial na universidade para que os professores construam uma concepo crtica sobre a sua formao e o seu trabalho. A anlise da formao acadmica do professor de Geografia, com vistas construo de seu saber sobre a cidade, a geografia urbana escolar, se deu a partir das disciplinas que abordam o tema cidade. Partiu-se do princpio de que essas disciplinas abordam, ou deveriam abordar, a um s tempo a dimenso acadmica da Geografia Urbana e os fundamentos pedaggicos necessrios ao trabalho docente com esse tema. Os professores de Geografia egressos da UEG, UCG e UFG que contriburam com a realizao da pesquisa so trs mulheres e dois homens jovens, que moram em Goinia. O Quadro 1, a seguir, apresenta o nome fictcio, o sexo, a idade, a instituio de sua formao inicial e o tempo de seu egresso da universidade. Perfil dos professores de Geografia egressos da UFG, UCG e UEG, Goinia, 2007
Nome
Anglica Elicia Dalva Raimundo Valdomiro

Sexo
Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino

Idade
29 32 29 23 23

Instituio
UFG UFG UEG UCG UCG

Egresso
2007 2003 2006 2006 2007

Fonte: Entrevista com professores de Geografia egressos da UFG e UCG (Goinia, GO) e UEG (Anpolis, GO). Organizado por Karla Annyelly Teixeira de Oliveira.

Os saberes docentes pr-profissionais dos professores da pesquisa tem como base a inspirao dos professores de Geografia da escola bsica e o trabalho docente exercido antes e no decorrer do curso de graduao. Esclarece-se que fazer o curso de licenciatura em Geografia no se constituiu como primeira opo de profisso para quatro dos cinco professores. A constituio dos saberes da formao profissional, isto , os saberes construdos ao longo dos cursos de formao, por sua vez, so almejados pelos professores que visam ter uma formao cientfica sobre determinada rea do conhecimento e ter um curso superior. Como pode ser observado no relato das entrevistas concedidas pelos professores:
a professora Anglica (UFG), por exemplo, desejava ter um curso superior. O professor Raimundo (UCG) esperava conseguir desenvolver uma viso mais cientfica da cincia geogrfica. Como ele mesmo disse, eu precisava me fundamentar cientificamente para conseguir apreender a realidade, atravs da Geografia. A expectativa de Elicia (UFG) era ser mais do que professora. Ela explica: Comecei a trabalhar antes de me Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

formar, como a maioria das pessoas. Ento eu j sabia que a profisso de professor para mim nunca foi uma coisa difcil. (OLIVEIRA, 2008, p. 43).

Trata-se de apontamentos comuns sobre a formao inicial visto que muitos estudos j o identificaram (MARIN, 2003; BORGES V., 2001; BORGES C., 2004). Os posicionamentos iniciais desses professores sobre a docncia ligam-se s representaes sobre o significado social dessa profisso. Para Libneo (2001, p. 76-77) o quadro da profisso docente no Brasil nos anos 2000 permeado pelas seguintes caractersticas: desvalorizao social e econmica; condies precrias de profissionalizao (salrios, formao profissional, condies de trabalho), cujo provimento de responsabilidade dos governos; a valorizao da profisso tem ocorrido apenas nos discursos dos governos em detrimento da efetivao na prtica. O investimento na formao inicial um dos meios para se obter a profissionalizao docente. Ao longo do curso de licenciatura, os professores da pesquisa conciliaram trabalho e estudo, dois deles inseriram-se em atividades de iniciao cientifica, atuando em projetos de pesquisa e um fez estgio em agncia municipal de administrao. Foram sob essas discusses que eles sistematizaram suas concepes sobre a cidade, em uma perspectiva cientfica. O ensino de cidade nos cursos de Geografia fundamentado, dentre outras, nas teorias da Geografia sobre o urbano na Geografia Urbana. O objetivo desse ensino a formao conceitual sobre o urbano. Nos ltimos dez anos, o contedo cidade foi abordado nos cursos de Geografia das Universidades Federal, Catlica e Estadual de Gois em disciplinas com diferentes nomenclaturas: Geografia Urbana e da Indstria, na UFG; Geografia Humana II, na UEG, e Geografia Agrourbana I, na UCG. A partir da reformulao curricular dos cursos de Geografia, conforme projetos pedaggicos de 2005, as trs universidades passaram a denominar Geografia Urbana a disciplina que teria como foco tratar a temtica cidade4. A concepo de ensino de cidade veiculada nos cursos de Geografia da UFG, UEG e UCG vislumbrada pelas concepes dos professores formadores 5 professores que ministram aulas na universidade - por meio de entrevista; e pela anlise de contedos e de bibliografias explicitadas nos programas e planos de ensino das disciplinas. A anlise
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

dessas fontes demonstra que a cidade ensinada nas trs instituies atravs dos seguintes eixos temticos: cidade na histria conforme Lefebvre (2002) e Munford (1965); urbanizao e urbanizao brasileira, Santos (1996) e Sposito (1996); produo do espao urbano, Villaa (2001), Corra (1995) e Carlos (1994); e problemas urbanos associados s anlises sobre o exerccio da cidadania, a produo do espao urbano, bem como aos movimentos sociais e o planejamento urbano, Lefebvre (1991), Souza (2003), Rodrigues (1994) e Carlos (2003). Cada professor formador possui uma concepo prpria de ensino de cidade como pode ser observado a seguir:
a concepo que eu trabalho, no sei se a nica, mas a principal, que a do Henri Lefebvre, que trabalha o modo de vida. E o modo de vida urbano, tambm na concepo de Henri Lefebvre, esse modo de vida atual, ele surge com a industrializao. (professor-UFG). Na minha maneira de trabalhar eu, normalmente, busco os propsitos, bem anteriores, eu gosto muito de trabalhar com o processo de [...] historicidade, porque, na minha compreenso, eu no consigo ir adiante, ir avante, chegar at os dias de hoje com a problemtica que existe sobre a questo urbana, sem buscar o processo de formao, o processo histrico, que eu chamo de historicidade. (professor-UCG). Um dos objetivos dessa disciplina possibilitar uma compreenso do processo histrico da urbanizao mundial, bem como conhecer as novas tendncias da urbanizao contempornea. Busca-se, tambm, uma compreenso das estruturas, funes e formas internas do espao urbano brasileiro e goiano... (professor-UEG).

A cidade, abordada nos cursos de Geografia das universidades analisadas, tem como referncia a produo geogrfica e sociolgica de orientao crtica, com nfase na escala intra-urbana e na compreenso do espao urbano como uma produo social. Assim, quando a cidade tratada numa escala para alm da intra-urbana, ela tomada com base no processo de urbanizao, e no a partir da influncia da cidade na constituio do espao regional. Os estudos da cidade na perspectiva regional priorizam a anlise da funo, polarizao e hierarquia da cidade nas redes urbanas e foram realizados prioritariamente com foco nos princpios tericos do positivismo. Com o advento das transformaes polticas, econmicas, culturais e cientficas por que a sociedade passou a partir da dcada de 1970, as orientaes tericas produzidas com base no positivismo

Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

passaram a ser contestadas, em prol de anlises tericas da dialtica marxista (ABREU, 1989). Nesse contexto, os conceitos de regio e rede urbana passaram por um processo de deslegitimao. Contudo, como bem destaca Arrais (2007), o conceito de regio ressurge sob interpretaes filosficas dialticas, indo alm das noes de regio, paisagem e de regio definida conforme os critrios do sujeito que regionaliza. A partir de ento, a regio foi vista como um territrio produzido pelos diversos agentes produtores do espao geogrfico, que possuem relaes com o espao regional imediato, bem como com espaos internacionais. Isso concorreu para o estabelecimento de conceitos de cidade global e de cidade regio que possibilitam a anlise da produo do espao urbano na escala intra-urbana articulada ao espao regional, na medida em que a produo desse espao realizada por agentes como o Estado, o capital, bem como pelos sujeitos sociais isolados ou articulados em movimentos sociais em sua vida cotidiana. Os principais procedimentos de ensino utilizados para ensinar cidade nos cursos de Geografia da UFG, UCG e UEG, de acordo com os professores formadores foram o trabalho em grupo, o trabalho de campo, o uso de recursos audiovisuais, a dramatizao e a prova. As principais dificuldades vividas pelos professores formadores para ensinar cidade foram: lidar com o aluno trabalhador; a deficincia de leitura dos alunos; o lugar da disciplina no currculo e o excesso de trabalho na universidade. Ao avaliarem o ensino de cidade obtido na formao inicial nas universidades goianas (UEG, UFG e UCG) os professores pesquisados destacaram em seus argumentos os contedos, as bibliografias e as metodologias de ensino dessas disciplinas, conforme os relatos:
Foi boa. Acho que foi no segundo ano, a gente trabalhou com um livro praticamente o ano inteiro, que foi A cidade, acho que da Ana Fani. Ele aborda bem todos esses problemas da cidade, desde aquelas cidades l da Grcia, de quando comeou a se ter essa noo de cidade, [...] at os dias de hoje. (Anglica, UFG). Eu acho que a gente tinha que aproveitar mais esse tema numa disciplina que se chama Geografia Urbana [...] Mas, assim vrias crticas podem ser feitas. A gente tinha l uns textos, lia quem queria e enganava e ia passando. Fazia uns fichamentozinhos l, e ningum aproveitava, no tinha uma discusso sobre Lefebvre e Ana Fani. (Elicia, UFG). ns tivemos Geografia Urbana que estudou a origem da cidade, mas no tivemos a prtica de trabalhar a cidade de Goinia, ver a realidade. Eu gosto muito de trabalhar esse tema. [...]. Acho que esse curso est mais para ruim do que para bom. E a prpria Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

universidade [...] s tem o espao fsico. At mesmo um laboratrio com qualidade ns no temos. No temos um laboratrio l, no temos nada, nada mesmo. O curso de Geografia no tem nem mapa atualizado. (Valdomiro, UCG). ns trabalhamos muitos textos sobre a questo da urbanizao, principalmente, o Milton Santos, que nos ajudou bastante a entender o processo de urbanizao no Brasil. Fundamentados nessas idias que ns tivemos uma boa formao, uma parcial ou uma boa formao, posso assim dizer. Ela contribuiu para a minha profisso. (Raimundo, UCG). Tinha Geografia Urbana, acho que no com esse nome, acho que estou confundido, acho que era Geografia Regional mesmo, que a gente fazia alguns trabalhos, assim, na cidade. [...] Quer saber a importncia disso, se teve alguma relevncia? Ns tivemos algumas aulas prticas saindo na cidade e observando. Por exemplo, que eu lembro bem que ficou a questo dos condomnios fechados horizontal, vertical, isso a ficou. Mas, para falar, assim, nossa, essa ai foi uma disciplina que me enriqueceu no! No! (Dalva, UEG).

As disciplinas que abordam a cidade no foram consideradas como as mais significativas na formao desses professores. Em suas crticas, os professores pesquisados questionaram o fato de a abordagem terica sobre a cidade do curso no ter sido adequada ou suficiente para a sua formao. Quando tratam da metodologia de ensino, lembram que ela deveria ter integrado outros autores, modos de discusso, anlise da realidade local, assim como trabalhos prticos. A partir dessa reflexo os professores puderam tomar cincia da concepo de cidade que eles formaram ao longo do curso de licenciatura, bem como indicar os pontos que ainda devem ser revistos e/ou aprimorados. Destaca-se, portanto, a relevncia da formao inicial como o momento de construo de saberes sistematizados teoricamente sobre diversos conceitos, categorias e temas, no caso aqui sobre a cidade. E a escola, que contribuies ela fornece para a construo do saber do professor sobre a cidade? Como o professor ensina a cidade na escola? Essas so questes que envolvem a anlise da trajetria profissional do professor, que ser abordado na sequncia. A CIDADE NA PRTICA DE ENSINO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A anlise sobre a cidade na prtica de ensino do professor de Geografia pretende vislumbrar a ao do professor na construo da Geografia Urbana Escolar, isto , o saber sobre a cidade construdo e ensinado pelo professor. Considera-se para tanto a
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

10

observao de aulas e a realizao de entrevista com os professores pesquisados egressos da UFG, UEG e UCG, bem como as teorias sobre a constituio do saber escolar. Desdobra-se este tpico em duas partes que se articulam entre si. A primeira aborda as bases tericas da Geografia Urbana Escolar e a segunda apresenta como a cidade ensinada na escola. A anlise da constituio do saber escolar conta com duas principais perspectivas tericas: a histria das disciplinas escolares conforme Andr Chervel e Ivor Goodson e a teoria da transposio didtica nas linhas de Yves Chevallard e de Michel Develay. As duas perspectivas cada uma sua maneira contribui para a realizao de uma leitura da formao do saber escolar. A linha da histria das disciplinas escolares fundamental por que situa o contexto scio-histrico de origem, desenvolvimento e constituio dos saberes escolares, vislumbrando o carter poltico desse conhecimento. A transposio didtica, por sua vez, oferece as bases para a compreenso da estruturao lgica do saber escolar, uma vez que apresenta os sujeitos, contextos e nveis de elaborao desse conhecimento. Ao longo de sua trajetria histrica, as disciplinas escolares mantem estreitas relaes com as disciplinas acadmicas. A incluso das disciplinas escolares na escola antecedeu instituio acadmica dessas disciplinas, logo elas no derivaram das cincias de referncia, mas forneceram as bases para a instituio dessas cincias na universidade. Goodson (1990) explicita os estgios de constituio da disciplina escolar. No primeiro estgio, o foco assegurar um lugar no currculo escolar, os professores raramente possuem formao. No segundo estgio comea a emergir uma tradio de trabalho acadmico na matria, bem como um corpo de especialistas treinados. No terceiro estgio a seleo de contedo de ensino passa a ser determinada pela prtica dos acadmicos especialistas que pesquisam na rea, os professores constituem-se como um corpo profissional com regras e valores. Os estgios da evoluo da Geografia escolar, analisados por Goodson (1990), podem de algum modo ser observados no desenvolvimento dessa disciplina no Brasil. Dentre os trabalhos que abordam o tema no pas, citam-se os de Oliveira (1989), Rocha (1997), Vesentine (2005) e Vlach (2005). A introduo da Geografia escolar no Brasil ocorreu inicialmente nas escolas de primeiras letras diluda nas aulas de leitura, posteriormente tornou-se uma disciplina independente no currculo do Colgio Pedro II,
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

11

com a inteno de preparar a elite para ingressar na universidade. Os primeiros livros didticos da rea foram os de Manoel Said Ali e de Delgado de Carvalho, professores de Geografia e precursores da Geografia cientfica/sistematizada no Brasil, antes de sua institucionalizao nas universidades de So Paulo e Rio de Janeiro na dcada de 1930. (VLACH, 2005). Uma vez instituda na universidade a Geografia acadmica passa a ser uma das principais referncias para a estruturao dos conhecimentos da Geografia escolar, o estudo da relao entre os conhecimentos acadmicos e escolares feito pela teoria da transposio didtica. A teoria da transposio didtica elaborada por Yves Chevallard (1995) trata da constituio dos saberes escolares, que ocorre em duas esferas essenciais: a lato sensu e a stricto sensu. A transposio didtica inicia-se na esfera lato sensu, com a definio do saber a ensinar a partir do saber acadmico. Continua na esfera stricto sensu onde o saber a ensinar reelaborado em saber ensinado, ao realizada pelos professores que elaboram possveis verses do saber ensinado. No processo de transposio didtica, portanto, o saber classificado em trs tipos conforme os mtodos e os sujeitos que atuam em sua elaborao: (a) saber sbio refere-se aos conhecimentos elaborados, via pesquisa pautada em mtodos de investigao cientifica, na esfera acadmica ou cientifica; (b) saber a ensinar diz respeito aos conhecimentos presentes nos currculos escolares e nos livros didticos. Tais conhecimentos so elaborados via pesquisa e so pautados em mtodos de ensino, por pessoas que a partir da anlise do saber sbio elegem o que e como os conhecimentos derivados desse saber devero ser ensinados na escola; (c) saber ensinado o conhecimento que professores e alunos constroem em sala de aula. O saber ensinado elaborado via mtodo de ensino adotado pelo professor, na confluncia dos saberes a ensinar e saberes cotidianos de professores e alunos, no processo de ensino que envolve o saber, o professor e os alunos. Nesse sentido, Chevallard argumenta que um dos segredos que o conceito de transposio didtica pe em perigo a distino entre o saber a ensinar e o ensinado, posto que a legitimao do ensino ocorre mediante o argumento de que o saber ensinado deve corresponder com o saber a ensinar. Assim, segundo Chevallard (1995, p. 20), o professor profissional da escola atua numa parte especfica da transposio didtica.
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

12

Preparar uma lio sobre logaritmo envolve, ento, fazer a transposio didtica da noo de logaritmo. Sem dvida, preparar uma lio sim um trabalho com a transposio didtica (ou melhor, na transposio didtica); mas no fazer a transposio didtica. Quando o professor escreve a variante local do texto do saber que ele chama de seu curso, ou para preparar seu curso (que dizer, para realizar o texto do saber, conforme suas prprias palavras), j faz tempo que a transposio didtica iniciou.

Sobre as crticas tecidas ao conceito de transposio didtica de Chevallard, Monteiro (2002) denuncia a supervalorizao do saber acadmico. Leite (2004), por sua vez, lembra que uma crtica recorrente proposta de Chevallard refere-se ao papel do professor no processo de transposio didtica. Apesar das limitaes da teoria do autor supracitado, ela relevante por ser uma teoria bem estruturada sobre o processo de elaborao do saber escolar. Pode-se dizer que os impasses em torno das propostas de transposio didtica ligam-se ao papel e ao modo de relao entre os diferentes sujeitos e grupos sociais que lidam/trabalham com esse processo. Cavalcanti (2006) ressalta que a reflexo pedaggicodidtica e epistemolgica sobre a construo do saber escolar envolve: a) os estudiosos que se dedicam a sistematizar, teoricamente, os saberes; b) os elaboradores de propostas e diretrizes curriculares; c) os autores de livros didticos; e d) os professores que preparam didaticamente o curso e a aula. A importncia da concepo de Cavalcanti (2006, p. 119) est no fato de ela conceber a Geografia escolar como um saber do professor, em que a Geografia escolar se realiza de fato quando o professor a ensina. A Geografia escolar o conhecimento geogrfico efetivamente ensinado, efetivamente veiculado trabalhado em sala de aula. A cidade ensinada na escola como mais um contedo da matria Geografia. A temtica no se constitui como um eixo orientador da seleo nem da abordagem de outros contedos dessa matria. Nesse contexto de ensino, o livro didtico uma das principais referncias para a delimitao da Geografia escolar a ser ensinada pelos professores. Nas anlises da ao dos professores na elaborao curricular e tambm do saber escolar relevante destacar que, embora eles usem o livro didtico como um orientador dos contedos a serem ensinados, h a argumentao de que no obedecem
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

13

sua seqncia didtica. Asseveram tambm que no usam exclusivamente esse tipo de material na elaborao de suas aulas. Para tanto, citam revistas, mapas, vdeos, msicas, textos de internet e livros literrios, mas destaca-se, sobretudo, a formao acadmica sobre o assunto, pois ela que possibilita o professor selecionar as diversas fontes citadas. Nota-se que tais professores, pelo fato de tambm se utilizarem de outros textos, tanto afirmam a utilizao do livro didtico quanto a negam. Veja-se que a adoo de outros textos feita em momentos de fuga do cotidiano, em que no houve referncia aos textos de carter acadmico-cientfico. Assim, a seleo dos textos bsicos que orientam o ensino realizado pelos professores expressa uma das dimenses de seus saberes sobre a Geografia urbana escolar. Visto por este ngulo, de fato, o ensino realizado pelo professor est alm da Geografia escolar do livro didtico e da Geografia acadmica tratada na universidade, apesar de possuir relaes estreitas com essas geografias. Para corroborar essa afirmao, mais uma vez utiliza-se de Cavalcanti (2006, p. 119), que diz que a verdadeira geografia escolar aquela ensinada pelos professores na aula:

A Geografia escolar o conhecimento geogrfico efetivamente ensinado, efetivamente veiculado, trabalhado em sala de aula. Para sua composio, como j foi dito, concorrem a Geografia acadmica, a Geografia didatizada, a Geografia da Tradio prtica. Essa composio feita pelos professores no coletivo, a partir do conhecimento que constroem sobre a Geografia escolar.

As metodologias de ensino utilizadas pelos professores, isto , as suas aes para efetivar o ensino tambm explicitam o seu papel na elaborao do saber escolar. Na seqncia, apresenta-se uma descrio das aulas ministradas por uma professora pesquisada, com base no perodo de observao das aulas, destacando-se os contedos e as metodologias adotadas. Associaram-se descrio das aulas realizadas pela professora alguns conceitos geogrficos que potencializam o ensino de cidade. A Geografia escolar ensinada pela professora Dalva (UEG) construda pela leitura que ela faz de um conjunto de textos de vrias fontes e naturezas: didtico, internet, potico, musical e literrio. A professora ensinou os contedos mdia, meios de comunicao, globalizao e fluxos de informao, utilizando-se do rap, bem como da
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

14

leitura em tom teatral e questionador de textos sobre o papel da mdia em nossa sociedade. A linguagem e a cultura dos alunos outro elemento que compe a Geografia ensinada por essa professora. A prtica de ensino da professora confirma o enunciado de Saviani (1998), segundo o qual o saber escolar constitudo a partir das demais formas de saber que compem a cultura global da sociedade. Assim, para que os alunos construam noes sistematizadas sobre mdia, globalizao e outros contedos, a professora parte do saber espontneo dos alunos na expectativa de acrescentar novos significados a eles. O debate encaminhado pela professora mais em uma perspectiva de conciliao do que de confronto. Ao usar a linguagem do aluno (como, por exemplo, as grias fera, louco demais), e ao ler os textos em tom teatral a professora prende a ateno dos alunos a um contedo sistematizado. Assim, ao invs de propiciar um choque de culturas cientfica e cotidiana, do embate entre o saber escolar e espontneo, como bem destacou Lopes (1997) , h um dilogo em que alguns alunos podem mudar suas concepes, sem que isso lhes provoque transtornos. Em seguida aula, puderam ser ouvidas expresses como as seguintes, ditas pelos alunos, a respeito do contedo mdia: gosto do assunto, porque do dia-a-dia, gosto de fofoca, prefiro ver filme a ler livro. Todos os temas abordados pela professora Dalva (UEG), no segundo ano do Ensino Mdio, perpassam a temtica conceitual da cidade, embora a temtica urbana no tenha sido abordada explicitamente. O contedo sobre mdia, por exemplo, estreitamente interligado com o conceito de modo de vida urbano. O contedo globalizao, em especial o destaque para a concentrao dos fluxos de informao, um importante ponto de partida para se discutir a temtica conceitual da cidade global. Teceram-se essa mesma interligao para os contedos ensinados pelos demais professores pesquisados. A concepo de ensino de cidade dos professores pesquisados, registrada tambm pelos argumentos deles sobre o assunto, pode ser classificados em dois grupos: o primeiro traz em seu bojo alguns conceitos para analisar a cidade, como cidade na histria, urbanizao, hierarquia urbana, expanso urbana, relao cidade campo, centro e periferia (Anglica, UFG; Valdomiro, UCG; e Dalva, UEG); o segundo associa a cidade principalmente ao mundo vivido, paisagem, relevncia de tratar esse contedo de modo articulado com as experincias dos alunos (Raimundo, UCG; Dalva (UEG). Ao explicarem sobre a sua concepo de ensino de cidade, os professores destacaram as especificidades da Geografia acadmica e escolar, apontaram a necessidade
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

15

de considerar a realidade do aluno para empreender o ensino e fizeram uma leitura baseados em conceitos geogrficos sobre essa realidade, apontando a relevncia da formao universitria para a prtica desses professores. Contudo, parece que os professores no tm cincia de uma estrutura conceitual, um sistema conceitual, para pensar o urbano, uma vez que se notou que eles abordam o urbano a partir de apenas um conceito, como o fez a professora Anglica (UFG), por exemplo, que tratou o conceito de cidade. J o docente Raimundo (UCG) no explicitou nenhum conceito. O professor Valdomiro (UCG), por sua vez, abordou de modo impreciso o conceito de megalpole, mas referiu-se tambm expanso urbana. A professora Dalva (UEG) desenvolveu o conceito de periferia. Nesse quadro, pode-se encontrar uma das razes para a carncia do pensamento conceitual que esses professores possuem sobre a cidade, visto que a formao inicial, dentro dos limites apresentados no tpico anterior, se constituiu como nico tempo destinado sistematizao desse conceito e que a escola no propicia a continuidade dessa formao de modo sistematizado. Todos os professores argumentaram que os seus planos de ensino so elaborados em suas casas, essencialmente, aos sbados pela manh, quando no tem atividades na escola nesse dia. A escola no se constitui como lugar de estudo do professor. Na carncia de espao/tempo de reflexo institudo na escola, a territorializao do professor constituda nas sucessivas salas de aulas, com grupos de alunos e contedos especficos, onde atua ao longo dos turnos de trabalho. Em um nico turno de trabalho, o professor ministra aula para at cinco turmas e sries diferentes, lidando em mdia com duzentos alunos. Nesse ritmo, o professor engolido pelo tempo. As raras reunies realizadas no curto intervalo, grande parte das vezes, tem como foco os informes/ordens de instncias superiores, a deciso rpida e frentica sobre o prximo conselho de classe, das datas comemorativas etc. Assim, mais uma vez o debate sobre o contedo a ser ensinado relegado a segundo plano, ou melhor, ao bel-prazer de cada professor, especialista de cada disciplina, para que sozinho e no espao/tempo que possuir decida por onde trilhar. desse contexto de trabalho sob condies extremas e muitos conflitos, que emerge as reaes dos professores em forma de luta pela qualidade da educao e pelo direito cidade. Essa realidade reconhecida h muito tempo. Aqui cabe destacar que a formao dos saberes docentes sobre a cidade, sobre a Geografia urbana escolar marcada
Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

16

por um conjunto de precariedades, as quais vo desde a opo pela profisso professor de Geografia, passam pelo percurso universitrio e desembocam nas condies de trabalho na escola. H, assim, um movimento amplo que no possibilita creditar as fragilidades da geografia escolar ensinada formao na universidade, tampouco s condies de trabalho professor, menos ainda s suas aspiraes pessoais, sem consider-los em conjunto e ter como referncia o papel do Estado e da estrutura socioeconmica nesse processo. Isso sem contar o papel da cincia, do conhecimento, como discurso de legitimao e de crtica dessa realidade. Portanto, refora-se assim a necessidade de aliar s prticas sociais cotidianas teoria urbana para se lutar pelo direito cidadania, cidade. REFERNCIAS
ABREU, Maurcio de Almeida. O estudo geogrfico da cidade no Brasil: evoluo e avaliao. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). Os caminhos da reflexo sobre a cidade e o urbano. So Paulo: Edusp, 1989. ARRAIS, Tadeu Alencar. A regio como arena poltica. Goinia: Vieira, 2007. BORGES, Ceclia. O professor da educao bsica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004. BORGES, Vilmar Jos. Mapeando a Geografia escolar: identidade, saberes e prticas. Uberlndia, 2001. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao da Universidade Federal de Uberlndia. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A reproduo do espao urbano. So Paulo: EDUSP, 1994. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 4. ed. So Paulo: Contexto, 1999. CARLOS, Ana Fani Alessandri et al. (Orgs.). Dilemas urbanos: novas abordagens sobre a cidade. So Paulo: Contexto, 2003. CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espao urbano: novos escritos sobre a cidade. So Paulo: labur Edies, 2007. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar na formao e prtica docentes: o professor e seu conhecimento geogrfico. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO, 13., 2006, Recife. Anais... Recife, 2006a. p. 109-126. CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana. Campinas, SP: Papirus, 2008. CHEVALLARD, Yves. La transposicin didctica: del saber sabio al saber enseado. Buenos Aires: Aique, 1995. CONTRERAS, Jos. A autonomia de professores. So Paulo: Cortez, 2002. CORRA, Roberto Lobato. O espao urbano. So Paulo, 1995. GARCA, Carlos Marcelo. A formao de professores: novas perspectivas baseadas na investigao sobre o pensamento do professor. In: NVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formao. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1992. GERALDI, Corinta et al. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupaes polticas, tericas e epistemolgicas. In: GERALDI, Corinta; FIORENTINI, Drio; PEREIRA Elizabete (Orgs.). A cartografia do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998. GMES-GRANEL, Carmen; MENDIBURU, Ignacio Vila (Orgs.). La ciudad como proyecto educativo. Barcelona, Espanha: Octaedro, 2001. p.11-52. Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

17

GOODSON, Ivor. Tornando-se uma matria acadmica: padres de explicao e evoluo. Teoria e Educao, Porto Alegre: Pannnica, n. 2, p. 230-254, 1990. LEFEBVRE, Henri. O direito cidade. So Paulo: Morais, 1991. LEFEBVRE, Henri. A revoluo urbana. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002. LEITE, Miriam Soares. Contribuies de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Rio de Janeiro, 2004. Dissertao (Mestrado) Departamento de Educao da Pontifcia Universidade Catlica. LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. Goinia: Alternativa, 2001. LIBNEO, Jos Carlos. Reflexividade e formao de professores: outra oscilao do pensamento pedaggico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. So Paulo: Cortez, 2002. LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar: inter-relaes com conhecimentos cientficos e cotidianos. Contexto e Educao, Iju, Ano 11, n. 45, 1997. MARIN, Alda Junqueira. Formao de professores: novas identidades, conscincia e subjetividade. In: TIBALLI, Eliandra F.; CHAVES, Sandramara (Org.). Concepes e prticas em formao de professores: olhares diferentes. Rio de Janeiro: DP&ED, 2003. p. 57-73. MONTEIRO, Ana Maria F. da C. Ensino de histria: entre saberes e prticas. Rio de Janeiro, 2002. Tese. (Doutorado em Educao) Departamento de Educao, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. MUNFORD, Lewis. A cidade na histria. Belo Horizonte: Itatiaia, 1965. NVOA, Antnio. Formao de professores e a profisso docente. In: NVOA, Antnio (Org.). Os professores e a sua formao. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1992. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia? So Paulo: Contexto, 1989. OLIVEIRA, Karla Annyelly T. de. Saberes docentes e a Geografia urbana escolar. Goinia, 2008. Dissertao de Mestrado. Programa de Pesquisa e Ps-Graduao em Geografia. Universidade Federal de Gois. PIMENTA, Selma Garrido. A didtica como mediao na construo da identidade do professor: uma experincia de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDR, Marli, E. D. et al. (Orgs.). Alternativas no ensino de didtica. So Paulo: Papirus, 1997. PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo construindo uma crtica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. So Paulo: Cortez, 2002. ROCHA, Genylton Odilon Rego da. A trajetria da disciplina Geografia no currculo escolar brasileiro (1837-1942): uma contribuio histria das disciplinas escolares. Ver Educao, Belm, n. 1, v. 3, p. 49-66, 1997. RODRIGUES, Arlete Moyses. Moradia nas cidades brasileiras. So Paulo: Contexto, 1994. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. 2. ed. So Paulo: Hucitec, 1996. SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currculo e didtica: problemas da unidade contedo mtodo no processo pedaggico. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. SOUZA, M. L. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. SPSITO, M. E. B. Capitalismo e urbanizao. So Paulo: Contexto, 1996. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. So Paulo: Contexto, 2002. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS. Instituto de Estudos Scio-Ambientais. Projeto Pedaggico do Curso de Geografia. Goinia: UFG, 2005. UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS. Projeto Pedaggico do Curso de Geografia. Goinia: UCG, 2005. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS/ Curso de Geografia. Projeto Pedaggico do Curso de Geografia. Anpolis, GO: UEG, 2005. VESENTINE, William. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. In: VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no sculo XXI. So Paulo: Papirus, 2005. Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

18

VILLAA, Flvio. O espao intra-urbano no Brasil. So Paulo: Studio Nobel/Fapesp, 2001. VLACH, Vania Rubia Farias. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histrica. In: VESENTINI, Jos Willian. (Org.). O ensino de Geografia no sculo XXI. SP: Papirus, 2005. ZEICHNER, Kenneth M. Para alm da diviso entre professor-pesquisador e pesquisador acadmico. In: GERALDI, Corinta; FIORENTINI, Drio; PEREIRA Elizabete (Orgs.). A cartografia do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

Publicado em: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. A cidade como um saber do professor de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAIS, Eliana M. de. (Orgs). A cidade e seus sujeitos. Goinia-GO: Vieira, 2010.

Este artigo apresenta anlises realizadas na dissertao de mestrado intitulada Saberes docentes e a geografia urbana escolar, defendida em 2008, sob orientao da professora Lana de Souza Cavalcanti. 2 Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Gois. Professora do Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Goinia-GO, e do curso de Geografia da Universidade Estadual de Gois da Cidade de GoisGO. E-mail: karlapetgeo@yahoo.com.br. 3 Refere-se aos cursos de Geografia ofertados em Goinia-GO pela Universidade Federal de Gois (UFG) e pela Universidade Catlica de Gois (UCG) atual Pontifcia Universidade Catlica de Gois (PUC-Gois), bem como sobre o curso de Geografia ofertado em Anpolis-GO pela Universidade Estadual de Gois (UEG).
4

Os cursos de Geografia das Universidades Catlica, Federal e Estadual de Gois foram reformulados no contexto de debate terico, poltico e legislativo sobre a formao de professores, conforme projetos pedaggico-curriculares dos trs cursos do ano de 2005. 5 Utiliza-se o termo professor formador para ser referir aos professores que ministram aulas nos cursos de Geografia na universidade. Os termos professor pesquisado ou professor da pesquisa so utilizados para se referir aos professores que fizeram o curso de Geografia na universidade e foram alunos dos professores formadores.

Das könnte Ihnen auch gefallen