Sie sind auf Seite 1von 8

Nas Veredas do Rio, a Arte da Palavra

Ano I - n 03 - 2011 Patrimnio, Cultura, Turismo e Memria

O RIO DAS ALTURAS

Vinte anos depois do primeiro voo panormico na cidade maravilhosa, saiba como se prepara a empresa que ajuda a reconstruir a imagem do Rio l fora. Turismo, negcios, estratgias de marketing: o brasileiro est voando alto num dos cenrios mais lindos do mundo. E a equipe do Gerais do Rio tambm curtiu o visual que traz nesta edio!
Divulgao

TIPO EXPORTAO
A Confeitaria Colombo est na lista das mais bonitas do mundo. Ah, mas se o ranking de um site especializado em viagens internacionais de agora, o nosso bom gosto j tradio. (pg. 05)

RIO ANTIGO
Nossos articulistas lembram a destruio do Morro do Castelo, um dos mais importantes marcos do nascimento da cidade, que veio abaixo em nome da modernidade. (pg. 08)

A. Malta

Nilo Lima

EDITORIAL

Existem praias to lindas, cheias de luz Nenhuma tem o encanto que tu possuis Tuas areias Teu cu to lindo Tuas sereias sempre sorrindo Copacabana princesinha do mar Pelas manhs tu s a vida a cantar e a tardinha ao sol poente Deixa sempre uma saudade na gente Copacabana o mar eterno cantor Ao te beijar ficou perdido de amor e hoje vive a murmurar S a ti Copacabana Eu hei de amar

Ano I - n 03 julho / agosto de 2011


Jornalista Responsvel: Fafate Costa - Mtb 5201 jornal@geraisdorio.com.br Produo Executiva: Leila Fidalgo Projeto grfico e arte: Mrcio Miranda www.marciomiranda.com Agradecimentos: Nilo Lima Luis Pimentel Leonardo Cohen Luis Carlos Munhoz Ana Cristina Pereira Vieira Impresso: Artecriao www.artecriacao.com.br Uma publicao:

Fafate Costa

Carlos Alberto Ferreira Braga Braguinha ou Joo de Barro (Rio de Janeiro 1907 / 2006)

Ol !
Os amigos leitores que fazem parte do nosso correio eletrnico j estavam avisados que logo receberiam a terceira edio do Gerais. E c estamos nos apresentando tambm para aqueles que nos leem pela primeira vez! O Gerais do Rio est voando alto e foi conversar sobre turismo e servios com quem mais entende de voos panormicos no Rio de Janeiro (pg. 3). Voc vai decolar com a gente! Um brinde ao caf brasileiro. Nossa Confeitaria Colombo, do alto dos seus 117 anos de tradio, ficou em stimo lugar num ranking dos 10 mais belos cafs do mundo, na seleo de um guia de viagens internacionais. opinio de quem tem muito bom gosto! (pg. 5) Neste nmero, abrimos as Veredas da Palavra para o Espao Liter-Rio e inauguramos a coluna Falando de Patrimnio (pgs.6 e 7). Temos ainda um artigo saudosista sobre o Morro do Castelo (pg. 8) que foi derrubado em nome da modernidade, do progresso e, - acredite: do saneamento! E queremos convidar voc a um passeio pela natureza exuberante de Maromba, na regio do Parque Nacional de Itatiaia. Quem ainda no conhece realmente no sabe o que est perdendo! (pg. 4). E, antes de esperar o prximo Jornal Gerais do Rio, venha bater um papo: escreva para o e-mail: jornal@geraisdorio.com.br e tambm faa a sua assinatura. Boa leitura, e um timo Rio pra voc!

(21) 3238-3821 / 7292-8899 Caixa Postal 24.111 Tijuca Rio de Janeiro, RJ CEP: 20550-970 www.veredascomunicacao.com.br
contato@veredascomunicacao.com.br Preserve o meio ambiente. Cuide do Rio e de voc.

Jornalista responsvel GERAIS DO RIO

Fafate Costa

GERAIS DO RIO CONCORRENDO A PRMIOS


A Grfica Arte Criao inscreveu o Jornal Gerais do Rio como pea grfica no 21 Prmio Brasileiro de Excelncia Grfica Fernando Pini 2011 (a realizar-se no dia 22 de novembro, em SP) e tambm no Prmio de Excelncia Grfica Werner Klatt 2011 a realizar-se no dia 26 de agosto, na sede da Firjan RJ. Nossa equipe ficou muito honrada com a escolha. Que bom que a Arte Criao considera o design da nossa publicao digno de prmios. Estamos juntos na torcida!

Vdeos-documentrios, jornais, revistas, livros e projetos de comunicao para sua empresa, associao ou instituio. Otimize a sua www.veredascomunicacao.com.br comunicao com contato@veredascomunicacao.com.br fornecedores, clientes, (21) 3238-3821 - Rio de Janeiro, RJ funcionrios e comunidade.

Gerais do Rio

E N T R E V I S TA
Nesta edio o Jornal Gerais do Rio brinda os leitores com a entrevista de Luis Carlos Munhoz, procurador em servios aeroespecializados da Helisul e diretor da Helisight Helicpteros - nica empresa de helicpteros do pas a receber a certificao ambiental ISO 14000. Em 2011, a Helisight comemora 20 anos do primeiro voo panormico num dos cenrios mais bonitos do Brasil, decolando do heliponto Mirante Dona Marta. E nada melhor do que a vista area dos cartes postais cariocas para ambientar o batepapo com o empresrio que acredita diariamente na reconstruo da imagem do Rio.

Gerais do Rio: Sempre comeamos esta conversa agradecendo aos entrevistados pela oportunidade. E, desta vez, vamos tambm parabenizar pelos 20 anos do primeiro voo turstico da Helisight aqui no Rio. Que bela histria de sucesso empresarial, no? Luis Carlos Munhoz: Pois ... muito gratificante para todos ns da Helisight comemorarmos este tempo aqui no Rio - melhorando cada vez mais o nosso trabalho e consolidando nossa empresa dentro dos padres de referncia no setor. Somos uma das trs mais bem sucedidas empresas do mundo no ramo de voos panormicos de helicpteros (1). GR: Luis, no turismo quem voa mais: o brasileiro ou o estrangeiro? LC: Olha, cerca de oito anos atrs, nosso pblico era desigual: 90% estrangeiros e 10% brasileiros. De uns dois anos para c essa realidade mudou. Posso dizer que hoje 40% dos turistas que contratam os voos panormicos so do Brasil. E a gente tambm entra no projeto Carioquinha com opes bem em conta para quem daqui, curtir essa paisagem realmente deslumbrante. GR: Mas alm da promoo do turismo, a Helisight atua pela preservao ambiental do Rio... LC: Sim, esta a nica empresa de helicpteros do Brasil a possuir o certificado ISO 14000 (2). uma pena que h quem maltrate a cidade. O carioca s vezes predatrio e se esquece que aqui uma bno divina que jamais pode ser desprezada. Nossos pilotos so treinados para serem fiscais do meio ambiente: detectamos a presena de bales; sobrevoamos reservas e parques para denunciar invases; temos equipamentos apropriados para o combate a incndios, entre outros servios. Hoje so sete helicpteros disposio do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, o ICMBio. GR: E existem outras parcerias com instituies pblicas e empresas privadas para a prestao de servios areos?

O Rio de Janeiro a cidade mais linda do mundo!

LC: Claro, ns atuamos em parceria com a Embratur, a Riotur, o Rio Convention Bureau, a TurisRio. O heliponto da Lagoa da prefeitura e a estao de passageiros nossa. Em contrapartida pela cesso do espao, doamos horas de voo para a prefeitura nas atuaes da Georio, servios de trnsito, turismo, jornalismo. Temos autorizao do DAC (Departamento de Aviao Civil) para aerofotografia e filmagens. So os nossos helicpteros que atendem ao jornalismo da Rede Globo de Televiso no Rio e em So Paulo. Alm da fotografia area, temos vrios filmes no currculo e a Helisight tambm pode orgulhar-se de ter ajudado a gravar as imagens que contriburam para a vitria do Rio de Janeiro na disputa por sediar os Jogos Olmpicos de 2016. GR: Falando nisso, h previso de investimentos para este momento histrico do Rio? LC: Com certeza! Estamos com perspectiva de crescimento de 10% este ano. Vamos corresponder plenamente s demandas de quem vier visitar o Rio. Ns reformamos os trs helipontos, temos uma estrutura de muito conforto para os passageiros que aguardam os voos e estamos em permanente processo de qualificao para atender quem nos procura. GR: Voc se refere qualificao dos seus pilotos tambm? Isso importante. LC: Ns somos muito rigorosos na contratao dos nossos pilotos. Para voc ter uma ideia, um piloto de helicptero particular costuma atuar a partir de 30 horas de experincia. A ANAC (Agncia Nacional de Aviao Civil) determina 130 horas de voo. A nossa seguradora exige que nossos pilotos tenham voado 500 horas, antes de realizarem os voos panormicos. Mas a direo da empresa Helisight no permite que nenhum piloto decole com os turistas e profissionais que nos contratam com menos de 1000 horas de voo.
Gerais do Rio

Nossos pilotos so fiscais do meio ambiente.

GR: Agora confessa... que trabalho bom esse, n! Passar o dia todo sobrevoando a Cidade Maravilhosa!? LC: (ele ri) Sou suspeito para falar... E te digo que uma das declaraes do nosso amor pela cidade o livro que est revelando ainda mais a imagem do Rio de Janeiro l fora. Rio das Alturas traz as fotos do renomado Nilo Lima, que nos ltimos 14 anos tem se dedicado fotografia area (3). Somos, com certeza, uma ferramenta de reconstruo da imagem do Rio! GR: E o qu o Luis sente quando est voando? LC: Ah, o que eu sinto voando? O Rio uma cidade nica no mundo e o nosso voo emociona a gente! Eu sou curitibano - muito mais carioca do que curitibano, verdade - e quem nascido aqui, muitas vezes no percebe, acha corriqueiro, mas no ! Eu viajei muito e posso dizer com tranquilidade que o Rio de Janeiro a cidade mais linda do mundo! GR: Para encerrar deixo alguns exemplares do Gerais do Rio para distribuir ao pessoal que vier voar, e j pergunto o que voc achou da iniciativa? LC: A ideia excelente! Na primeira edio foi bem mostrado que o Rio exemplo de preservao e replantio da nossa maravilhosa floresta tropical. Que venham muitas edies para incentivar o carioca ainda mais a preservar seu patrimnio ambiental, cultural. S que antes de terminar a entrevista, temos que marcar o seu voo! (4)
Notas: (1) Para mais informaes sobre os roteiros de voos panormicos, consulte o site: www.helisight.com.br (2) A norma ISO 14000 estabelece as diretrizes para um sistema de gerenciamento dentro das empresas que esteja focado nas aes ambientais. (3) Nilo Lima, fotgrafo com 50 anos de experincia, dos quais dedicou 17 deles trabalhando no exterior pela agncia Photo Researcher; e nos ltimos 14 anos tem se especializado em fotografias areas no Brasil. Consulte o portflio de Nilo Lima no site: www.dasalturas.com.br (4) E marcamos! Por isso, os Olhares do Rio nesta edio trazem fotos do voo panormico que nossa equipe fez.

TURISMO

VILA DE MAROMBA
Um paraso no primeiro Parque Nacional do Brasil
Fafate Costa
Brincando entre as pedras, as guas do Rio Preto compem melodiosa e linda paisagem.
Divulgao

la pode ser uma sardinha bem grada; ou a corda pela qual se puxam pequenas barcas de uma margem a outra nos cursos dgua; ou ainda um antigo costume de fazer pernoitar o gado sobre troncos de madeira para fugir das enchentes dos grandes rios; e at uma engenhoca para fabricar tijolos. Ah, os mais jovens no hesitaro em atribuir contornos musculosos para a palavra maromba... Mas quem ama turismo de montanha no tem dvidas do que vai encontrar ao escolher como roteiro a Vila de Maromba. A 200km do Rio de Janeiro, o destino de incontveis belezas naturais. Encravada na Serra da Mantiqueira, e na regio do Parque Nacional do Itatiaia, Maromba uma das vilas de Visconde Mau (a outra a Vila de Maring), com seu lado mineiro e fluminense. O Rio Preto serpenteia a geografia brincando de unir e separar os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao colocar os ps nesta gua que corre fria e limpssima, voc estar onde, afinal? A regio de Visconde Mau pertence a dois estados e trs municpios Itatiaia (RJ), Resende (RJ) e Bocaina de Minas (MG). Poo da Maromba, Cachoeira dos Macacos, Vu de Noiva, Cachoeira do Escorrega, chals com lareira, boa gastronomia, trutrios, jeitinho de cidade do interior, canto de passarinhos, caminhadas por trilhas incrveis, vinhos, cafs e chocolates... Na arquitetura do centro comercial possvel perceber alguma influncia alem; j nos caminhos de terra entre uma vila e outra, no raro voc encontrar queijeiros conduzindo mulas - lembrando os velhos tropeiros que levavam as boas novas, remdios e toda sorte de mantimentos aos povoados da Mantiqueira. No perca a chance comprar o verdadeiro Queijo Minas! Na prxima viagem no se esquea do agasalho nem da cmera fotogrfica, mas deixe para trs o relgio - j que no d mesmo vontade de ir embora, melhor no saber quanto tempo falta para o fim de semana acabar.

Carto postal de Maromba: a Cachoeira do Escorrega.

Dica:
Ande com alguns reais no bolso, porque s h um caixa eletrnico na entrada de Visconde Mau. Em Maring e Maromba no existem bancos. Pode ser que voc encontre algum estabelecimento que ainda no trabalhe com cartes, ou os queijeiros de Minas!

Gerais do Rio

Fafate Costa

CENTRO DO RIO

Entre as 10 mais belas do mundo

CONfEITARIA COLOMBO:
fama internacional de requinte e bom gosto
Fafate Costa omo reunir Olavo Bilac e Rui Barbosa; Juscelino Kubitschek e Getlio Vargas; Chiquinha Gonzaga e Villa Lobos; Virgnia Lane e a Rainha Elizabeth? A resposta : feche os olhos por alguns segundos, transporte-se ao passado destas personalidades e brinde ao presente de estar na Confeitaria Colombo - palco da vida e da histria do Rio de Janeiro. Eles no estaro juntos, mas voc pode sentar-se mesma mesa. Pode girar, ao contrrio, os ponteiros e sentir-se no sculo XIX. Ouvir (internamente) as notas de Atraente ou as declamaes que enalteciam a ltima Flor do Lcio. Decises polticas importantes podem ter sido tomadas ali, no caf das 5h, de um dos espaos mais encantadores da belle poque carioca. O que aqueles espelhos belgas j refletiram ao longo de mais de um sculo, s os historiadores vo nos contar. Mas o fato que um dos mais elegantes estabelecimentos do Rio - ponto de encontro de intelectuais e artistas - foi eleito, por um site especializado em viagens internacionais: um dos 10 cafs mais bonitos do mundo. O Ucity Guides listou os 10 mais em Budapeste (Hungria); Veneza, Roma e Npoles (Itlia); Viena (ustria), Praga (Repblica
Fafate Costa

Frequentador da Confeitaria, o poeta Olavo Bilac ocupou a cadeira n 15 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono Gonalves Dias - que, numa delicada coincidncia, est no endereo da Colombo: Rua Gonalves Dias, 32.

Os vitrais da claraboia encantam todos os que visitam a Confeitaria. Tudo na Colombo de muito requinte.

O Jornal Gerais do Rio apia o projeto Caxambu de Miracema: a herana cultural dos tambores. O projeto est entre os Registros de Tradio Oral contemplados com incentivo da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro - na Chamada Pblica n 026/2010.

Checa), Paris (Frana), Porto (Portugal); e, fazendo bonito junto aos cafs da Europa, esto o Caf Tortoni de Buenos Aires na Argentina, e a Confeitaria Colombo, aqui no Rio de Janeiro - que aparece, pela ordem do guia, em stimo lugar. (1) Mesmo adaptada aos novos tempos que dispensam o fraque e a cartola, a Colombo ainda conserva o glamour em todas as suas peas decorativas e o estilo art nouveau que convida e inspira - cerca de 3 mil pessoas diariamente - a uma merecida quebra de ritmo no centro nervoso do Rio. E num outro espao, a tradio fica de frente ao mar: a Colombo Caf do Forte, em Copacabana. Um passeio imperdvel no roteiro de todo turista de bom gosto.
Nota: (1) Para ver a publicao internacional, visite o site: http://www.ucityguides.com/cities/top-10-cafes.html

Gerais do Rio

NOTCIAS DO IPHAN

Praa Tiradentes:
reira de Albuquerque - um verdadeiro guardio da memria e do patrimnio - recebeu a equipe do Gerais do Rio para mostrar o andamento dos trabalhos. Entusiasta da arte e da histria, atuando h 12 anos na Guarda, ele disse esperar que, cada vez mais, as pessoas decidam doar um pouco do seu tempo a admirar o centro do Rio e a conservlo. Se depender do Renato, o novo calamento de pedras portuguesas ainda receber muitos passos em direo ao conhecimento. O guia no poderia ser melhor!

aberta para o povo

esttua pblica mais antiga do Rio (inaugurada em 1862) foi devolvida aos cariocas. O monumento em homenagem independncia do Brasil completa 150 anos em 2012. Personificando a fora do Imprio e uma nao livre, Dom Pedro I - sobre o seu cavalo - ergue o Manifesto s Naes Amigas. Mas o que so as tramas da histria! Trinta anos antes daquele 1822, o local de serventia pblica - chamado, ento, de Largo do Lampadrio - foi o cenrio da execuo de Joaquim Jos da Silva Xavier, o Tiradentes (da a origem do nome que mais tarde receberia a praa), condenado forca (e esquartejado) por liderar a Inconfidncia Mineira contra a Coroa Portuguesa. Quase R$3,5 milhes foram investidos na reurbanizao da Praa Tiradentes com recursos do Programa Monumenta, uma parceria do Ministrio da Cultura, Prefeitura do Rio e Banco Interamericano de Desenvolvimento. Pouco tempo antes da restaurao terminar, o Guarda Municipal da Praa Tiradentes, Renato Fer-

No detalhe do monumento restaurado, as inscries de Pedro I

Cuidando muito bem do presente, o Guarda Municipal Renato Ferreira recebe os visitantes da Praa Tiradentes com deliciosos comentrios sobre o passado do Rio e do Brasil.

FALANDO EM PATRIMNIO

A partir desta edio voc, leitor do Gerais do Rio, acompanha textos de especialistas convidados a falar sobre o vasto campo do Patrimnio, Cultura, Turismo e Memria as principais editorias que norteiam esta publicao.

O que

Ana Cristina Vieira * Patrimnio um conjunto de bens materiais ou imateriais, representativos da identidade de um povo. Advm como herana da natureza, de pessoas ou sociedades pregressas s atuais, ou geradas no presente, mas que devam ser legados s geraes futuras. Um patrimnio pode ser pblico ou privado: pertencente a um individuo, a uma famlia, ou ainda a uma instituio, no caso, pessoa jurdica. O patrimnio pblico, pertence ao povo, gerido e conservado pelo governo. De acordo com sua relevncia este bem pode ser municipal, estadual, federal ou mundial. Alguns possuem tombamento triplo, sendo protegido pelas trs esferas governamentais do pas (exemplo no Rio de Janeiro: o Cristo Redentor) e h outros cuja importncia histrica, artstica, cientfica ou paisagstica ultrapassa as fronteiras nacionais e passa a ser objeto de interesse mundial, obtendo valor universal. Estes so inseridos na lista de Patrimnio Mundial, reconhecidos pela UNESCO - Organizao para a Educao, Cincia e Cultura das Naes Unidas. Nesta categoria a responsabilidade de conservao recai no apenas para o pas de origem, mas para todos os Estados-membros da Conveno Geral para a Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural criado pela UNESCO em 1972. Gerais do Rio

Patrimnio

O monumento do Cristo Redentor um patrimnio tombado pelas esferas municipal, estadual e nacional. Erguida no Morro do Corcovado, a esttua completa 80 anos em outubro.
Fafate Costa

Um patrimnio pode ser natural ou cultural. Os bens naturais so frutos da natureza: formaes rochosas, hdricas, edficas, fauna, flora e paisagens e os culturais gerados pelo trabalho humano, podendo ser ainda constitudos por uma combinao Homem &Natureza. O Parque Nacional da Tijuca - RJ um bom exemplo desta interao. Dentre os bens culturais figuram obras de arquitetura, escultura, pintura, objetos e stios arqueolgicos, documentos, arte sacra, decorativa, utilitria e artesanato. Integrando ainda o patrimnio cultural existe o patrimnio imaterial, representado pelas expresses e saberes da cultura tradicional e popular, composto por lendas, mitos, danas, msicas, folclore, linguagem, costumes e celebraes. Todos os tipos de patrimnio representam bens a serem preservados quer por sua natureza histrica, arqueolgica, antropolgica, etnolgica, paleontolgica, religiosa, paisagstica, artstica, ecolgica e cientfica. Constituem fontes inesgotveis de pesquisa e simbolizam a riqueza e a multiplicidade de valores de uma nao.
* Ana Cristina P. Vieira, colaboradora do Gerais do Rio, Museloga, trabalhou em Museus Histricos, Artsticos e Cientficos, integrou a equipe de elaborao do Dossi de Candidatura do Rio de Janeiro a Patrimnio da Humanidade, na Categoria Paisagem Cultural.

Fafate Costa

OLHARES do rio

Fotos: Fafate Costa

ESPAO LITER-RIO

CENAS CARIOCAS
Luis Pimentel * Depois de castigar as varizes e sacudir os braos, sem sucesso, para meia dzia de nibus urbanos em Cascadura, a anci balana uma nota entre os dedos, simulando que vai pagar a passagem, que no depende da gratuidade a que tem direito. S assim consegue embarcar num deles, que a levar at as imediaes do Hospital dos Servidores. Antes de guardar o dinheiro e exibir a carteirinha de idoso, pergunta ao motorista: O senhor tem me? O insensvel gagueja que sim. Um brinde ao comentrio final: Ento, pea a Deus para que ela no chegue a ficar velha! Alfredinho, dono do Bip-Bip, templo da msica brasileira e do alto astral em Copacabana, conhecido pelo mau humor e pela tolerncia quase zero. Dia desses estava l tomando o seu vinho, meio de saco cheio das aporrinhaes, quando chegou um fregus que tem fama de chato. T doente, Alfredo? foi logo perguntando. Claro que no! Por qu? Porque vi voc saindo da farmcia. E o Alfredinho, de trivela: Ah, ? Se eu estivesse saindo do cemitrio estaria morto?
* Luis Pimentel jornalista, poeta e escritor com livros publicados para o pblico jovem e adulto. professor no Clube da Escrita - Oficina Literria do Espao Telezoom.

Do alto, uma cauda de baleia, a beleza da Pedra do Arpoador. Separando (e por que no, unindo) Copacabana e Ipanema. As fotos areas desta pgina foram tiradas em voo panormico da empresa Helisight.

Existem praias to lindas, cheias de luz nenhuma tem o encanto que tu possuis tuas areias teu cu to lindo tuas sereias sempre sorrindo Copacabana princesinha do mar... (Joo de Barro / Alberto Ribeiro)

A arquitetura deslumbrante da natureza carioca unindo montanhas e mar. Na foto, Copacabana, Leme e a Praia Vermelha na enseada de Botafogo.

A prxima edio pode ter o seu Olhar sobre o Rio. Participe! Envie sua foto com autorizao para publicao na coluna: Olhares do Rio e descreva o local fotografado por voc. E-mail: jornal@geraisdorio.com.br
Gerais do Rio

RIO ANTIGO

O arrasamento do Morro do Castelo


Um dos maiores crimes histricos na cidade do Rio de Janeiro
aps a expulso dos franceses em 1567. Estcio de S preferiu transferir a sede da cidade da Urca para o dia 9 de maro de 1921, a prefeitura do um local mais alto, - que os vitoriosos lusitanos Distrito Federal aprova a nova Lei 1509 batizaram de Morro do Descanso. A localizao de melhoramentos da cidade. A partir privilegiada foi um dos fatores que levaram os porda, parte da Histria do Rio de Janeiro est com tugueses mudana. Dali, era possvel ver quase seus dias contados. Uma morte anunciada. Um toda a Baa da Guanabara e a entrada da Barra. crime que para a poca Mas a destruio do apenas fazia parte do deCastelo - numa compasenvolvimento da capital rao do quo absurda federal e do pas. Esquefoi tal medida seria o am do passado portumesmo que matar a gus, colonial e imperial, prpria me! Apagar da era o que se passava pela cidade o marco de seu cabea de alguns intelecnascimento. Em pouco tuais e dos governantes. A mais de um ano, tudo modernidade francesa posto abaixo graas s havia se tornado a coquemodernas mquinas que Desmanchar o Castelo era uma luche do momento. lanavam jatos dgua questo de higiene e esttica. O prefeito do Distrito com areia - o que fazia o Federal, Carlos Sampaio, nomeado pelo presidente morro literalmente derreter. Mquinas e emprsEpitcio Pessoa - quela poca no havia eleies timos no valor de US$ 12 milhes foram contratapara prefeitos - resolveu colocar em prtica uma dos para desmantelar o morro. ideia que pairava no ar desde os tempos de D. Monumentos histricos como o Complexo JePedro I. O prefeito tinha como objetivo sanear a sutico, o Forte de So Sebastio, o Observatrio cidade e prepar-la para as comemoraes do 1 Nacional, viraram p. S o Complexo Jesutico forCentenrio da Independncia do Brasil, em 1922. Uma atitude higinica e esttica, pregava o governo. Portanto, o Morro do Castelo deveria ser posto abaixo! j que impedia a circulao do ar vindo do mar, contribuindo assim para a insalubridade da capital e a infestao de doenas que a cada vero matavam milhares de pessoas. Febre amarela, clera, dengue [a prpria!], peste bubnica e a terrvel gripe espanhola. Eram tantas mortes que visitantes de outros pases apelidaram o Rio de tmulo dos estrangeiros. Um monstro feio e velho, diante da cintilante e jovem Avenida Central, menina dos olhos do governo. Ningum poderia impedir o progresso. Alguns intelectuais achavam a destruio do Castelo uma loucura. Monteiro Lobato chamava o morro de nossa Acrpole. Lima Barreto achava o arrasamento uma medida de megalomania. Opinio no compartilhada por Olavo Bilac e Vieira Fazenda. O Morro, nascedouro da cidade do Rio de Janeiro, tem seus primeiros dias registrados logo Leonardo Cohen*
O desmonte do primeiro ncleo urbano do Rio, o Morro do Castelo, em 1922.

mado por igrejas, um cemitrio, um hospital era do tempo de nossos fundadores. Toda a terra foi usada na Esplanada do Castelo; no aterro da Praa XV e Marechal ncora; e na construo do Aeroporto Santos Dumont. Quatrocentas casas foram destrudas, mais de cinco mil pessoas ficaram sem moradias e acabaram deslocadas para os mais diferentes pontos do Rio. Mas o que aconteceria se o Morro do Castelo(1) no tivesse sido arrasado? Seria uma espcie de Santa Teresa com seu lado glamouroso e histrico permeado por favelas? Ou um Morro da Providncia comandado por traficantes de drogas? Jamais saberemos. Fica na imaginao de cada um. Para mim, quase certo que l seria instalada mais uma UPP (Unidade de Polcia Pacificadora).
Nota: (1) Saiba mais sobre o Morro do Castelo lendo o livro: Era uma vez o Morro do Castelo de autoria de Jos Antnio Nonato e Nubia Malhem Santos. * Leonardo Cohen jornalista e um apaixonado pelo Rio Antigo. A partir desta edio integra o quadro dos gentis colaboradores do jornal Gerais do Rio porque acredita em nossa proposta de preservar, com a boa informao, a memria, a cultura e o patrimnio do Rio.

Fotos: A. Malta

Das könnte Ihnen auch gefallen