Sie sind auf Seite 1von 16

O SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAO DA NATUREZA

Repblica Federativa do Brasil Presidenta: Dilma Rousseff Vice-Presidente: Michel Temer Ministrio do Meio Ambiente Ministra: Izabella Mnica Vieira Teixeira Secretaria Executiva Secretrio: Francisco Gaetani Secretaria de Biodiversidade e Florestas Secretrio: Braulio Ferreira de Souza Dias Departamento de reas Protegidas Diretora: Ana Paula Leite Prates Gerentes de Projeto: Larissa Godoy e Trajano Augustus Quinhes

Responsveis Tcnicos: Gerncia de Implementao do SNUC: Andr Afonso Ribeiro, Andr Luis Lima, Andr Luiz Fernandes Lobo, Esther Carone Blumenfeld, Fbio Matsumoto Ricarte, Fernando Antnio Rodrigues Lima, Gisele Batista Ferreira, Gustavo Henrique Gonalves, Helen da Costa Gurgel, Josiane Rodrigues, Marco Antnio Souza Salgado, Nadinni Oliveira de Matos Sousa, Nayara S, Pedro Henrique dos Santos Silva e Srgio Henrique Collao de Carvalho. Programa ARPA: Carla Navarro, Denner Herbert, Fabrizio Domingos, Gisele Ferreira, Hellen Maria Vaz Roriz, Marco Bueno, Reinaldo Pinto Jnior e Rosiane de Jesus Pinto Projeto Corredores Ecolgicos: Adriano Silva de Paiva, Diogo Silva da Fonseca, rico Grassi Cadermatori, Joo Batista de Oliveira Ivo, Jorge Lus Pereira, Romana Picano Figueiredo e Thayssa Izetti Luna. Colaboradores: Fabiana Regina Pirondi dos Santos, Iara Vasco (ICMBio), Luis Henrique Mota F. Neves (ICMBio), Paula Moraes Pereira e Roberta Magalhes Holmes. Reviso: Ana Flora Caminha Criao e diagramao: ngela Ester Magalhes Duarte

Fonte de dados utilizados na publicao: www.mma.gov.br/cadastro_uc. Unidades de conservao com cadastro finalizado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservao/MMA at 10/05/2011.
Parque Nacional dos Lenis Maranhenses (MA)
Foto: Andr Afonso Ribeiro

O SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAO DA NATUREZA

Unidade de conservao vida, diversidade, riqueza, patrimnio nacional

O Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza SNUC um dos modelos de conservao mais sofisticados do mundo. Sua concepo vai alm da manuteno da biodiversidade, pois possibilita vrios usos do solo e dos recursos naturais. Assim, o SNUC se torna uma ferramenta para potencializar atividades que contribuem para a gerao de emprego e renda, para o aumento da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do pas, sem prejuzo para a conservao ambiental. O SNUC deve ser entendido como uma maneira especial de ordenamento territorial e no como um entrave ao desenvolvimento econmico e social. Nosso desafio despertar o interesse da sociedade brasileira pelo patrimnio natural e cultural protegido pelo SNUC, aproximando as unidades de conservao das pessoas, de maneira que o investimento em unidades de conservao tambm signifique retorno na forma de benefcios para todos os brasileiros.

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT)


Foto: Srgio Henrique Collao

As Unidades de Conservao Brasileiras


Unidades de conservao so espaos com caractersticas naturais relevantes, que tm a funo de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viveis das diferentes populaes, habitats e ecossistemas do territrio nacional e das guas jurisdicionais, preservando o patrimnio biolgico existente. As UC asseguram o uso sustentvel dos recursos naturais e ainda propiciam s comunidades envolvidas o desenvolvimento de atividades econmicas sustentveis em seu interior ou entorno. O Sistema Nacional de Unidades de Conservao composto pelo conjunto de unidades de conservao federais, estaduais, municipais e particulares, distribudas em doze categorias de manejo. Cada uma dessas categorias se diferencia quanto forma de proteo e usos permitidos. H unidades de proteo integral, que precisam de maiores cuidados por sua fragilidade e particularidades ambientais, e h unidades de uso sustentvel, cujos recursos naturais podem ser utilizados de forma direta e sustentvel e, ao mesmo tempo, serem conservados. Assim, as unidades de conservao formam uma rede, na qual cada categoria contribui de uma forma especfica para a conservao dos recursos naturais. A padronizao das categorias de UC e o envolvimento das trs esferas de governo na gesto e implementao do Sistema possibilitam que as diversas aes voltadas conservao ambiental convirjam para um objetivo comum.

Unidades de Conservao como forma de proteo do

Patrimnio Ambiental Brasileiro

As unidades de conservao tm protegido o patrimnio ambiental do Brasil desde 1934, com a criao da Floresta Nacional de Lorena (SP). Desde ento, a rea abrangida por UC tem aumentado, especialmente nos ltimos anos, resultando em quase 1,5 milhes de km, ou 16,6% do territrio continental brasileiro e 1,5% do territrio marinho, destinados para a conservao da biodiversidade, preservao de paisagens naturais com notvel beleza cnica, uso sustentvel dos recursos naturais e valorizao da diversidade cultural brasileira. Toda essa rea est protegida por um total de 310 unidades federais, 503 estaduais, 81 municipais e 973 RPPN, dados consolidados at 10 de maio de 2011. Esses nmeros tornam-se ainda mais expressivos quando comparados com outros pases. Enquanto o Brasil tem aproximadamente 17% de seu territrio continental protegido por UC, no mundo apenas 12,8% dos territrios encontram-se sob proteo legal1. Considerando os nmeros absolutos, o Brasil ocupa o 4 lugar em quantidade de rea continental destinada a unidades de conservao, 1.411.834 km, ficando atrs somente dos Estados Unidos (2.607.132 km), Rssia (1.543.466 km) e China (1.452.693 km). 4
WPDA . World Database on Protected Areas. 2010. Disponvel em: <http://www.wdpa.org/
1

STIOS DO PATRIMNIO MUNDIAL NATURAL Algumas unidades de conservao brasileiras so reconhecidas pela UNESCO como stios do Patrimnio Mundial Natural por possurem importncia to extraordinria ao ponto de serem consideradas como patrimnio da humanidade para as presentes e futuras geraes.

CONVENO DE RAMSAR Onze unidades de conservao brasileiras foram designadas reas midas de Importncia Internacional, os denominados Stios Ramsar. Os Stios Ramsar favorecem a adoo das medidas necessrias implementao dos compromissos assumidos pelo Brasil perante a Conveno sobre Zonas midas, mais conhecida como Conveno de Ramsar.
rea de Proteo Ambiental das Reentrncias Maranhenses, Stio Ramsar (MA)
Foto: Jos Renato Silva Foicinha

Categorias de Unidades de Conservao


rea de Proteo Ambiental: rea em geral extensa, com certo grau de ocupao humana, dotada de atributos naturais, estticos e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populaes. rea de Relevante Interesse Ecolgico: rea de pequena extenso, com pouca ou nenhuma ocupao humana e com caractersticas naturais singulares, cujo objetivo manter ecossistemas naturais de importncia regional ou local e regular o uso admissvel dessas reas. Permite a existncia de propriedades privadas em seu interior. Floresta: rea com cobertura florestal onde predominam espcies nativas, cujo principal objetivo o uso sustentvel e diversificado dos recursos florestais e a pesquisa cientfica. Reserva Extrativista: rea natural com o objetivo principal de proteger os meios, a vida e a cultura de populaes tradicionais, cuja subsistncia baseia-se no extrativismo e, ao mesmo tempo, assegurar o uso sustentvel dos recursos naturais existentes. Reserva de Fauna: rea com populaes animais de espcies nativas, terrestres ou aquticas, onde so incentivados estudos tcnicocientficos sobre o manejo econmico sustentvel dos recursos faunsticos. Reserva de Desenvolvimento Sustentvel: rea natural onde vivem populaes tradicionais que se baseiam em sistemas sustentveis de explorao dos recursos naturais. Reserva Particular do Patrimnio Natural: rea privada criada para proteger a biodiversidade a partir de iniciativa do proprietrio.

Uso Sustentvel Proteo Integral

Estao Ecolgica: rea destinada preservao da natureza e realizao de pesquisas cientficas. Reserva Biolgica: rea destinada preservao da diversidade biolgica, onde podem ser efetuadas medidas de recuperao de ecossistemas alterados e de preservao e recuperao do equilbrio natural, da diversidade biolgica e dos processos ecolgicos naturais. Parque: rea destinada proteo dos ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica, onde podem ser realizadas atividades de recreao, educao e interpretao ambiental, e desenvolvidas pesquisas cientficas. Monumento Natural: rea que tem como objetivo bsico a preservao de lugares singulares, raros e de grande beleza cnica. Permite a existncia de propriedades privadas em seu interior. Refgio de Vida Silvestre: ambiente natural onde se asseguram condies para a existncia ou reproduo de espcies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratria. Permite a existncia de propriedades privadas em seu interior.

As categorias mais representativas do SNUC


As categorias mais representativas no SNUC so os Parques e as reas de Proteo Ambiental, ambas protegem 53% de toda rea abrangida por unidades de conservao no Brasil. Os Parques so muito conhecidos devido importncia que tm para a recreao, turismo ecolgico e educao ambiental. O primeiro Parque criado foi o Parque Nacional de Itatiaia em 1937. Desde ento, foram criados outros 273 parques (federais, estaduais e municipais), totalizando 345.093km. Por sua ampla distribuio no territrio brasileiro e por permitirem a visitao pblica, so as unidades de conservao que propiciam a maior variedade de experincias e a maior interao entre o visitante e a natureza. As APA abrangem 426.273km do territrio brasileiro, continental e marinho. uma importante categoria, pois possibilita o ordenamento da ocupao humana e a sustentabilidade dos recursos naturais, especialmente em reas em processo de expanso urbana. Para garantir que seus objetivos sejam alcanados, a gesto participativa e a efetiva implementao do plano de manejo e de seu zoneamento so fundamentais. Na esfera estadual tambm a mais representativa, com 45,6% da rea total das unidades de conservao estaduais.
Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)
Foto: Maria Carolina Hazin
1.600.000 1.400.000 1.200.000 1.000.000

O Histrico do SNUC
900 800 700 600

rea (Km)

500 800.000 400 600.000 300 400.000 200.000 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 200 100 0

Nmero de UC

rea UC Total rea UC Total rea UC Federal rea UC Federal rea UC Estadual rea UC Estadual N UC Federal N UC Federal N UC Estadual N UC Estadual

Devido pequena proporo de UC municipais, sua rea total e nmero no esto representados no grfico. Nmero total UC de municipais = 81, rea total = 5.526km.

Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)


Foto: Rui Faquini

A Proteo dos Biomas Brasileiros: Um Cenrio Geral


O Brasil definiu em 2006 as metas nacionais para conservao de pelo menos 30% da Amaznia e 10% dos outros biomas em unidades de conservao. Foram uma resposta Meta 1 do Plano Estratgico da Conveno sobre Diversidade Biolgica das Naes Unidas CDB e tm sido utilizadas como objeto norteador da poltica de proteo da biodiversidade no Brasil. Em 2010, durante a COP10 da CDB, foram estabelecidas novas Metas Globais de Biodiversidade para 2011-2020. Para as reas protegidas, a nova meta ainda mais desafiadora:

Meta 11. At 2020, que pelo menos 17% das reas terrestres e de guas continentais,e pelo menos 10% das reas costeiras e marinhas, especialmente reas de particular importncia para a biodiversidade e para os servios ecossistmicos, sejam conservadas por meio de um sistema de reas protegidas efetivamente e equitativamente manejadas, com representatividade ecolgica e conectividade, integradas com a ampla paisagem terrestre e marinha.

Para que o pas cumpra os compromissos assumidos nacional e internacionalmente, foi institudo em 2006 o Plano Estratgico Nacional de reas Protegidas PNAP (Decreto n 5.758/2006). Elaborado a partir da contribuio de especialistas, gestores de unidades de conservao e lideranas da sociedade civil e de movimentos sociais, o PNAP visa atender os objetivos trazidos pelo Programa de Trabalho sobre reas Protegidas da CDB, aprovado em 2004 durante a COP7. Sua estratgia consiste no estabelecimento de um sistema abrangente de reas protegidas ecologicamente representativo, efetivamente manejado e integrado a reas terrestres e marinhas mais amplas at 2015. Para isso, o PNAP busca integrar as unidades de conservao a terras indgenas e terras quilombolas, alm de reservas legais e reas de preservao permanente, identificadas como elementos integradores da paisagem. Busca ainda evidenciar o papel das reas protegidas para a melhoria da qualidade de vida da populao local e combate pobreza.
Estao Ecolgica Raso da Catarina (BA)
Foto: Adriano Gambarini

O quanto das Metas Nacionais foi atingido?


30%

30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% 7% 8% 9% 3% Amaznia Caatinga Cerrado Mata Atlntica 5% 2% rea Marinha3 25%
10% 10% 10% 10% 10% 10%

Pampa Pantanal

% atingido
6
2

% restante para a Meta


Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT)
Foto: Zig Koch

O percentual apresentado foi calculado com base na rea das unidades de conservao federais, estaduais e municipais com cadastro finalizado no CNUC. A rea marinha considerada a soma da rea do mar territorial e da zona econmica exclusiva.

Estratgias para ampliar a proteo dos Biomas


Ainda que falte muito para garantir a representatividade dos nossos biomas, o Brasil tem se empenhado para atingir as metas de conservao. Somente entre 2003 e 2008, o Brasil foi responsvel pela criao de 74% de todas as reas destinadas conservao da natureza no mundo4, obtendo cada vez mais destaque no cenrio internacional. Diversas estratgias esto sendo traadas pelo Governo Brasileiro para atingir as metas nacionais, tais como: - Criao de 10 milhes de hectares de unidades de conservao nos prximos quatro anos, ampliando a proteo dos demais; - Reviso do Mapa de reas Prioritrias para a Conservao, Uso Sustentvel e Repartio de Benefcios da Biodiversidade Brasileira em 2012; - Integrao da gesto do SNUC com outras reas protegidas relevantes para a manuteno da biodiversidade, tais como terras indgenas, territrios quilombolas, reas de preservao permanente, reservas legais, e manuteno da conectividade dessas reas por meio de instrumentos de gesto do territrio; e - Implementao de projetos de apoio financeiro, como o GEF-SNUC e Iniciativa LifeWeb. Especificamente no que se refere rea Marinha, cujo percentual de proteo em unidades de conservao ainda muito baixo, o Governo Brasileiro traa estratgias para ampliar sua proteo, o que tambm contribuir para aumentar o potencial da produo pesqueira, pois garantir o recrutamento e a manuteno dos estoques pesqueiros (veja quadro na pgina 9). Uma das estratgias a implementao de projetos de apoio financeiro implantao de sistema de reas protegidas no bioma, como o GEF-Marinho, e o desenvolvimento de aes de conservao e fomento pesquisa por meio de parcerias.
Parque Nacional do Superagui (SP)
Foto: Enrico Marone

Os Novos Desafios para o SNUC


Somado ao desafio de ampliar a proteo dos biomas est a consolidao das unidades de conservao existentes, especialmente aquelas criadas nos ltimos anos. Somente com as unidades de conservao cumprindo efetivamente o seu papel que realmente se garantir a manuteno da rica biodiversidade que o Brasil abriga e a sociedade poder desfrutar dos benefcios econmicos e sociais que esses espaos podem proporcionar. Para isso, o Brasil tem como estratgias prioritrias: - Conscientizar a sociedade sobre os benefcios das UC; - Ampliar a participao social na criao, implantao e gesto das UC; - Estimular a interao das pessoas com as UC, por exemplo, por meio da visitao e consumo de produtos da sociobiodiversidade; - Valorizar a funo sociocultural das UC, por meio do apoio s comunidades envolvidas direta ou indiretamente por UC; - Integrar as unidades de conservao a outras reas protegidas; - Monitorar a biodiversidade e ameaas s UC; - Garantir a sustentabilidade financeira do SNUC; e - Otimizar o uso de recursos financeiros e humanos destinados conservao, por exemplo, por meio da formao e reconhecimento de mosaicos de reas protegidas.
4

JENKINS, C. N. & JOPPA, L. 2009. Expansion of the Global Terrestrial Protected Area System Biological Conservation, 142: 2166-2174.

A Sociedade contribuindo para o crescimento do SNUC


A apropriao das unidades de conservao pela sociedade constitui importante elemento para a sustentabilidade dessas reas, pois o apoio pblico legitima a importncia da existncia desses espaos e exerce efeito direto na adoo de diferentes condutas e polticas em relao ao meio ambiente. A visitao em unidades de conservao uma forma de aproximar a sociedade e despertar o seu interesse sobre a conservao da natureza, pois uma oportunidade para a recreao e o aprendizado em contato com a natureza. Esse tipo de turismo capaz de dinamizar as economias locais e increReserva Extrativista Extremo Norte Tocantins (TO)
Foto: Pal Zuppani Foto: Ernesto V. Castro

mentar os recursos financeiros para a manuteno de unidades de conservao. O grande desafio, no entanto, desenvolver um turismo responsvel e integrado diversidade sociocultural, aos conhecimentos tradicionais e conservao da biodiversidade. Os espaos existentes para participao da sociedade na gesto e implantao das unidades de conservao, como os conselhos gestores, tambm possibilitam que as pessoas se sintam integrantes e responsveis por esse patrimnio pblico. Alm disso, constituem um frum de discusso onde h possibilidade de convergncia de interesses e integrao entre objetivos de proteo da biodiversidade e o desenvolvimento local e regional.
Parque Nacional da Serra dos rgos (RJ)

O SNUC valorizando o Patrimnio Ambiental e Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais


A diversidade sociocultural e o conhecimento tradicional dessas populaes foram reconhecidos pela Conveno sobre a Diversidade Biolgica e incorporados Poltica Nacional da Biodiversidade. Posteriormente, o Plano Estratgico Nacional de reas Protegidas consagrou a importncia das terras indgenas e dos territrios quilombolas nos esforos de reduo da taxa de perda de biodiversidade e de alvio da pobreza. Essas reas desempenham atualmente um papel de complementaridade estratgica s unidades de conservao e propiciam a conectividade entre fragmentos florestais e diversas categorias do SNUC nos biomas brasileiros. Integradas em mosaicos e corredores ecolgicos, elas reforam o potencial de conservao e de uso sustentvel dos componentes da biodiversidade em territrios mais amplos. O potencial do SNUC para reforar a salvaguarda do patrimnio ambiental e cultural de povos e comunidades tradicionais, bem como para apoiar e fomentar o desenvolvimento sustentvel desses grupos vasto. O desafio est apenas comeando.

A reproduo fsica e cultural de povos indgenas e comunidades tradicionais est associada diretamente aos recursos naturais. O modo de vida desses grupos sociais se caracteriza por uma estreita relao de dependncia com a natureza. Historicamente, a luta pelo direito e proteo de territrios tradicionalmente ocupados por esses grupos avanou nas ltimas dcadas. Sua evoluo percebida pelo grande nmero de demarcao de terras indgenas e criao de reservas extrativistas, em todo territrio nacional5. Nesse contexto, o fortalecimento dos direitos humanos e a incluso social de povos e comunidades tradicionais nas polticas pblicas recentes, que objetivam ou contribuem para a conservao e o uso sustentvel da biodiversidade, tambm merecem destaque6.
5 6

CF de 1988, Art. 225, 231, 232 e 68 e Lei 9985/2000. Conveno 169 da OIT (1989), Decreto n 5.051/2004; CDB, Decreto Legislativo n 2/94 (Prembulo; Artigos 8 e 18; Poltica Nacional da Biodiversidade, Decreto n 4339/02; reas prioritrias para a conservao, utilizao sustentvel e repartio de benefcios da biodiversidade, Decreto n 5092/04 e Portaria MMA n 09/07; PNAP, Decreto N 5.758/06; Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel dos Povos e Comunidades Tradicionais, Decreto N 6.040/07.

reas Aquticas Protegidas gerando benefcios para toda a sociedade


A proteo de reas aquticas traz inmeros benefcios sociedade. Isso porque funcionam como um instrumento de gesto pesqueira, devendo ser criadas e geridas visando no s a conservao da biodiversidade, mas tambm a recuperao dos estoques pesqueiros. Alm de serem provedoras de alimento, tambm so fundamentais para regular o clima, reciclar nutrientes e proteger a costa contra a eroso, entre outros. O principal meio de proteger as reas aquticas por meio da criao e implementao de unidades de conservao. Para a proteo da rea marinha, as reas de excluso de pesca complementam a proteo proporcionada pelas unidades de conservao de proteo integral, visando a gesto de espaos marinhos em que os estoques pesqueiros estejam sob risco. As reas de excluso de pesca podem ser estabelecidas dentro de unidades de uso sustentvel ou mesmo fora delas. A implementao de reas protegidas pode dobrar a quantidade de recursos pesqueiros, aumentar o tamanho dos peixes e a diversidade de espcies em determinada rea, j que servem como berrios e fonte de exportao de indivduos maduros para as reas do entorno. O resultado disso se d na forma de benefcios, por exemplo, para as comunidades locais: as pescarias do lado de fora aumentam a produtividade, e do lado de dentro, as pessoas aproveitam o potencial do turismo de observao que essas reas proporcionam ao serem protegidas. Para que diferentes usurios de recursos pesqueiros possam conhecer os benefcios trazidos pelas reas protegidas, foi lanado pelo MMA em 2010 um vdeo apresentando trs experincias exitosas de gesto pesqueira, reas Aquticas Protegidas como Instrumento de Gesto Pesqueira.
Reserva Extrativista do Corumbau (BA)
Foto: Enrico Marone

rea de Proteo Ambiantal Marinho dos Recifes de Corais (RN) Foto: Sandra Magalhes

Parque Nacional do Cabo Orange (AP)


Foto: Kelly Bonch

Competncias dos conselhos gestores


Acompanhar a elaborao, implementao e reviso do Plano de Manejo da unidade de conservao, quando couber, garantindo o seu carter participativo; Buscar a integrao da unidade de conservao com as demais unidades e espaos territoriais especialmente protegidos e com o seu entorno; Envidar esforos para compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados unidade; Avaliar o oramento da unidade e o relatrio financeiro anual elaborado pelo rgo executor em relao aos objetivos da unidade de conservao; Opinar, no caso de conselho consultivo, ou ratificar, no caso de conselho deliberativo, a contratao e os dispositivos do termo de parceria com OSCIP, na hiptese de gesto compartilhada da unidade; Acompanhar a gesto por OSCIP e recomendar a resciso do termo de parceria, quando constatada irregularidade; Manifestar-se sobre obra ou atividade potencialmente causadora de impacto na unidade de conservao, em sua zona de amortecimento, mosaicos ou corredores ecolgicos; e Propor diretrizes e aes para compatibilizar, integrar e otimizar a relao com a populao do entorno ou do interior da unidade, conforme o caso.

Conselhos gestores: garantem a participao e controle social na gesto e implementao das unidades de conservao. Os conselhos podem ser consultivos ou deliberativos. Planos de manejo: promovem a integrao da unidade de conservao vida econmica e social das comunidades vizinhas, pois um documento que no se limita a discutir somente o interior da rea, mas tambm o seu entorno. elaborado essencialmente para estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da unidade de conservao e o manejo de seus recursos naturais. A sociedade participa da sua elaborao, reviso e implementao, por meio do conselho gestor.

Fruto do umbuzeiro
Foto: ONG Deixe Viver

As Florestas Protegidas
Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Uacari (AM)
Foto: Preto

As florestas cobrem 31% da super fcie da Terra. Somente no Brasil so cerca de 516 milhes de hectares de florestas naturais e plantadas ou 60,7% do territrio nacional. Essa enorme rea de florestas nos rende uma posio de destaque no cenrio internacional, pois o Brasil representa a segunda maior rea de florestas do mundo, atrs apenas da Rssia. Com a contribuio das florestas, o Brasil possui a flora mais rica do mundo e a maior biodiversidade do planeta, mais de 20% do nmero total de espcies sobre a Terra. E no s isso. As florestas significam garantia de gua em quantidade e qualidade, estocagem de carbono, fornecimento de produtos madeireiros e no-madeireiros, diversidade cultural e beleza cnica. A principal forma de preservar as florestas brasileiras por meio de unidades de conservao. Esses espaos possibilitam que a riqueza e diversidade biolgica abrigadas pelas florestas sejam protegidas e utilizadas de forma sustentvel. As florestas podem prestar valiosos servios sociais para a comunidade local, por exemplo, quando esto protegidas por Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentvel.

por meio da concesso florestal7, instrumento que autoriza pessoa jurdica a explorao de produtos e servios f lorestais de forma sustentvel e mediante pagamento. Mais de sete mil metros cbicos de madeira j foram transportados, de forma sustentvel, da Floresta Nacional do Jamari (RO) por meio de contratos de concesso florestal. Outras duas unidades de conservao j esto sob concesso, a Floresta Nacional de Sarac-Taquera (PA) e a Floresta Nacional do Aman (PA), totalizando 356 mil hectares de floresta8.
Parque Nacional do Tumucumaque (AP)
Foto: Zig Koch

Para chamar a ateno da populao para o papel das florestas na gerao de benefcios econmicos, sociais e ambientais, principalmente para os povos dependentes das florestas, a Organizao das Naes Unidas declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas que, no Brasil, tem o Ministrio do Meio Ambiente como ponto focal (www. anodafloresta.com.br). O tema Proteja as Florestas. Elas protegem voc comemora o papel central das pessoas no manejo sustentvel, conservao e desenvolvimento sustentvel das florestas. O logotipo que simboliza o Ano Internacional das Florestas traz elementos que mostram que as florestas oferecem abrigo para as pessoas e habitat para a biodiversidade, so fonte de alimentos, remdios e gua potvel, e desempenham um papel vital na manuteno do clima e no equilbrio do meio ambiente. Todos esses elementos reforam a mensagem de que as florestas so essenciais para a sobrevivncia e bem estar das pessoas em todo mundo.

Parque Nacional de Anavilhanas (AM)

Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Uacari (AM)


Foto: Preto

Foto: Bruno Kamada

Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais e outras unidades de conservao de uso sustentvel tambm podem exercer importante papel econmico no aproveitamento das riquezas das florestas brasileiras. A produo de produtos madeireiros e no-madeireiros em unidades de conservao pode ser feita de forma sustentvel
7 8

10

Lei Federal 11.284, de 2 de maro de 2006. Dados do Servio Florestal Brasileiro, disponvel em: www.mma.gov.br/sfb

Foto: Preto

o maior Programa de Conservao de Florestas Tropicais do mundo, protegendo a maior Floresta Tropical do mundo.
A Floresta Amaznica a maior floresta tropical do mundo. Alm de abrigar uma em cada dez espcies que ocorrem no mundo, fundamental para o equilbrio ambiental do planeta. O Brasil abriga 60% da rea total da Floresta, que ocupa 49% de seu territrio. Desde 2003, a Floresta Amaznica vem sendo protegida pelo Programa reas Protegidas da Amaznia Arpa, o maior programa de conservao de florestas tropicais do planeta. Sero aproximadamente 60 milhes de hectares de florestas conservados por meio da criao e consolidao de unidades de conservao, garantindo que uma parcela relevante e ecologicamente representativa da biodiversidade da Amaznia brasileira seja conservada com seus ecossistemas e paisagens, inclusive em interao com as comunidades locais. At o momento foram apoiadas 64 unidades de conservao, que totalizam 32 milhes de hectares, rea equivalente ao Estado do Mato Grosso. As unidades foram beneficiadas com bens, obras e contratao de servios necessrios para a realizao de atividades de integrao com as comunidades de entorno, formao de conselhos, planos de manejo, levantamentos fundirios, fiscalizao e outras aes necessrias ao seu bom funcionamento. O Arpa um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministrio do Meio Ambiente, gerenciado pelo FUNBIO e financiado com recursos do GEF - por meio do Banco Mundial -, do governo da Alemanha, da Rede WWF e do Fundo Amaznia, por meio do BNDES. executado de forma descentralizada, com parceria dos rgos gestores federal e estadual, favorecendo a disseminao dos conceitos de conservao da biodiversidade e de planejamento e gesto de unidades de conservao.

A criao de UC e o reconhecimento de terras indgenas tm sido um dos principais fatores responsveis pela queda do desmatamento na Amaznia brasileira e reduo de emisses de carbono para a atmosfera. At 2050 espera-se que as reas protegidas existentes no Bioma induzam uma reduo de emisses de carbono na ordem de 4,3 1,2 bilhes de toneladas9. Pode-se dizer que a reduo do desmatamento no bioma e a mitigao das mudanas climticas pelo Brasil devem grande parte de seus resultados ao Arpa, tendo em vista que mais de 30% da rea protegida na Amaznia apoiada pelo Programa. Calcula-se que somente as UC apoiadas pelo Arpa seriam responsveis por evitar a emisso de 1,4 0,47 bilhes de toneladas de carbono, o que equivale a 16% das emisses anuais provenientes de todas as fontes globais de emisso ou a 70% da meta de reduo de emisses prevista para o primeiro perodo de compromisso do Protocolo de Quioto. As UC apoiadas pelo Programa so ainda mais eficientes na conservao das florestas do que aquelas no apoiadas. O percentual mdio de desmatamento nessas UC 41% inferior ao percentual mdio desmatado nas UC no beneficiadas10.

Arpa aumenta a eficcia das UC em deter o desmatamento e as emisses de gases de efeito estufa

Acesse www.programaarpa.org.br

O Projeto Corredores Ecolgicos (PCE) tambm um grande responsvel pela manuteno e recuperao de nossas florestas, atuando nos biomas Amaznia e Mata Atlntica, por meio do Corredor Central da Amaznia (CCA) e Corredor Central da Mata Atlntica (CCMA). O PCE comeou em 2002 adotando tcnicas da biologia da conservao e estratgias de planejamento e gesto socioambiental de forma compartilhada e participativa. Para o Projeto, as unidades de conservao representam o arcabouo estrutural que possibilita o fluxo gnico da biodiversidade local, incorporando ao planejamento da paisagem outros elementos como as terras indgenas, as reservas legais e as reas de preservao permanente. Os dois corredores prioritrios, CCA e CCMA, consideram as realidades distintas entre os ecossistemas da Amaznia e da Mata Atlntica, assim a implementao de cada um deles aborda estratgias especficas. No CCA busca-se manter a integridade da floresta e investir em atividades alternativas de gerao de renda com o uso sustentvel da biodiversidade. J no CCMA se procura assegurar a proteo dos remanescentes florestais significativos e incrementar, gradativamente, a ligao entre pores ncleo da paisagem por meio do controle, proteo e recuperao da cobertura florestal.
Soares-filho et. al. Reduo das emisses de carbono do desmatamento no Brasil: o papel do Programa reas Protegidas da Amaznia (Arpa). Disponvel em: http://www.programaarpa.org.br/images/stories/ARPA/DOCUMENTOS/reduo%20das%20emisses.pdf 10 WWF-Brasil. 2010. Arpa um novo caminho para a conservao da Amaznia. Disponvel em: http://www.wwf.org.br/informacoes/ bliblioteca/?26364/Resultados-da-primeira-fase-do-programa-Arpa-Areas-Protegidas-da-Amazonia.
9

11

Um Novo Olhar para as UC


Estao Ecolgica guas Emendadas (DF)
Foto: Fernando Costa Pinheiro

Estudos tm demonstrado cada vez mais que unidades de conservao tambm contribuem para o desenvolvimento econmico e reduo da pobreza do pas. Ao contrrio do que se pensa, no so espaos intocveis, onde nenhuma atividade humana pode ser desenvolvida. Em 88,3% da rea total protegida por UC so permitidos usos econmicos diversos passveis de gerar efeitos positivos imediatos economia regional. A rea restante apresenta restries do ponto de vista de uso econmico imediato, mas em contrapartida pode favorecer o desenvolvimento local (veja quadro abaixo11). Desse modo, 88,3% da rea protegida por UC passvel de utilizao econmica em atividades de turismo, produo florestal, extrativismo e at mesmo agricultura, agropecuria e atividades industriais de baixo impacto ambiental.

Classe de uso

Principais tipos de uso (Lei n 9.985/2000)

Categoria de Manejo
REBIO, ESEC PARQUE, RPPN FN, FE RESEX RDS, RVS, MN

Representatividade da categoria (%)


11,7 24,7 19,3 9,0 8,1

% no territrio nacional
1,95 4,09 3,21 1,50 1,34

Classe 1 Pesquisa cientfica e edu- Desenvolvimento de pesquisa cao ambiental cientfica e de educao ambiental Classe 2 Pesquisa cientfica, edu- Turismo em contato com a natureza cao ambiental e visitao Classe 3 Produo Florestal, pes- Produo florestal quisa cientfica e visitao Classe 4 Extrativismo, pesquisa Extrativismo por populaes cientfica e visitao tradicionais Classe 5 Agricultura de baixo impac to, p esquisa cientfica, visitao, produo florestal e extrativismo reas pblicas e privadas onde a produo agrcola e pecuria compatibilizada com os objetivos da UC

Classe 6 Agropecuria, atividade Terras pblicas e particulares com industrial,ncleo populacional possibilidade de usos variados urbano e rural visando a um ordenamento territorial sustentvel

APA, ARIE

27,2

4,50

APA = rea de Proteo Ambiental; ARIE = rea de Relevante Interesse Ecolgico; EE = Estao Ecolgica; FE = Floresta Estadual; FN = Floresta Nacional; MN = Monumento Natural; RDS = Reserva de Desenvolvimento Sustentvel; RESEX = Reserva Extrativista; RPPN = Reserva Particular do Patrimnio Natural; RVS = Refgio de Vida Silvestre

12

11 Atualizado de Gurgel et al. 2009. Unidades de conservao e o falso dilema entre conservao e desenvolvimento. Boletim Regional, Urbano e Ambiental IPEA, 3: 109-119. Disponvel em: <http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100406_boletimregio3.pdf>

Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS)


Foto: Zig Koch

Por que investir em Unidades de Conservao?


Pode-se dizer que o baixo investimento nas UC brasileiras se traduz na falta de conhecimento sobre o retorno financeiro que esses espaos podem gerar ao serem efetivamente implementados. O dinamismo econmico gerado pela conservao de reas naturais ainda pouco conhecido, divulgado e discutido com a sociedade. Viabilizar o funcionamento do Sistema Nacional de Unidades de Conservao fundamental no apenas para garantir a conservao e o uso sustentvel das riquezas naturais, mas tambm para promover o desenvolvimento social e econmico do pas em mdio e longo prazos. Com o objetivo de preencher essa lacuna, o Ministrio do Meio Ambiente, em parceria com o Centro para Monitoramento da Conservao Mundial do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC), desenvolveu estudo sobre a Contribuio das Unidades de Conservao para a Economia Nacional.

O estudo mostra a influncia das unidades de conser vao no contexto econmico e aponta a importncia desses espaos como geradores de oportunidades de negcios locais e regionais e provedores de servios ambientais para a sociedade. No trabalho so apresentados os resultados de anlises sobre o impacto e o potencial econmico de cinco bens e servios prestados pelas unidades: produtos florestais, uso pblico, carbono, gua e repartio de receitas tributrias. As anlises revelam que as unidades de conservao fornecem direta ou indiretamente bens e servios que satisfazem vrias necessidades da sociedade brasileira, inclusive produtivas. Alm disso, o conjunto de servios ambientais avaliados gera contribuies econmicas com valores superiores queles que tm sido destinados pelas administraes pblicas manuteno do SNUC.

A Contribuio Econmica das Unidades de Conservao


- Somente as Florestas Nacionais e Estaduais da Amaznia tm o potencial de ampliar em mais de 100% a produo anual no pas de madeira nativa segundo o modelo de concesso florestal, o que geraria entre R$ 1,2 bilho e R$ 2,2 bilhes; - A visitao nos 67 Parques Nacionais tem potencial para gerar entre R$ 1,6 bilho e R$ 1,8 bilho por ano; - A visitao nos 144 Parques Estaduais tem o potencial para atrair cerca de 1,4 milhes de pessoas, o que poder gerar entre R$ 90 milhes e R$ 103,3 milhes. - A criao e manuteno das unidades de conservao evitaram a emisso de pelo menos 2,8 bilhes de toneladas de carbono, que se estima que equivalem a cerca de R$ 96 bilhes; - 80% da hidreletricidade gerada no pas tm como fonte de gua pelo menos um rio a jusante de unidade de conser vao;
Monumento Natural Cnion So Francisco (AL, BA,SE)
Foto: Jos Henrique C. Barbosa

- 35% da gua captada para consumo humano depende de unidades de conservao: - 9% da gua para consumo humano diretamente captada em UC e 26% captada em fontes a jusante de UC; e - A receita real de ICMS Ecolgico repassada aos municpios pela simples existncia de unidades de conservao em seus territrios foi de Parque Nacional das Araucrias (SC) R$ 402,7 milhes em 2009.

Foto: Wigold B. Shffer

13

MOSAICOS: compartilhando responsabilidades, integrando paisagens


Os mosaicos vm se destacando no ordenamento e na gesto do territrio, pois compatibilizam a manuteno da biodiversidade, a valorizao da sociobiodiversidade e as prticas de desenvolvimento sustentvel no contexto regional. Representam uma partilha de responsabilidades e possibilitam a participao de todos os entes da federao, da sociedade e de outros atores de atuao local. Principais vantagens dos mosaicos: - gesto integrada e participativa das unidades de conservao e outras reas protegidas; - integrao de unidades de conservao a paisagens terrestres e marinhas mais amplas; - integrao de aes de fiscalizao, combate a incndios e outros desastres ambientais; - otimizao de recursos financeiros e humanos das unidades de conservao.

Parque Nacional do Tumucumaque (AP)


Foto: Zig Koch

Corredores ecolgicos so reas que possibilitam a conexo entre diferentes unidades de conservao e outras reas importantes para a conservao, favorecendo o fluxo de espcies. As atividades desenvolvidas nas reas que compem os corredores ecolgicos devem ser feitas de forma que no interfiram significativamente a conexo da paisagem. Os corredores ecolgicos podem ser partes integrantes de mosaicos de reas protegidas.

Reserva Extrativista Marinha Arraial do Cabo (RJ)


Foto: Enrico Marone

Como os Mosaicos so reconhecidos?


O processo de reconhecimento de um mosaico bem simples. indispensvel que os rgos gestores das unidades de conservao interessadas em compor o mosaico manifestem interesse ao MMA, o qual responsvel por conduzir todo o processo. Outras reas protegidas podem compor um mosaico, mas para isso devem ter limites definidos e apresentar claramente inteno de conservar a natureza. Para saber mais sobre os procedimentos para reconhecimento de mosaicos consulte a Portaria MMA n 482, de 14 de dezembro de 2010, ou acesse o site www.mma.gov.br/snuc.

RESERVAS DA BIOSFERA As reservas da biosfera so um modelo internacional de gesto integrada, participativa e sustentvel do territrio, reconhecido pela UNESCO. Possuem uma maneira especial de ordenamento do territrio, sendo as unidades de conservao de proteo integral as reas centrais desse zoneamento, chamadas reas-ncleo. 14

As publicaes citadas nesta revista esto disponveis nos seguintes endereos: Plano Estratgico Nacional de reas Protegidas PNAP http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=publicacao.publicacoesPorSecretaria&idEstrutura=146 reas Aquticas Protegidas como Instrumento de Gesto Pesqueira http://cdn.www.cbd.int/iyb/doc/celebrations/Iyb-brazil-moe-pa-success-en.pdf e no Youtube www.youtube.com Contribuio das Unidades de Conservao para a Economia Nacional
o estudo est disponvel na pgina www.mma.gov.br/areasprotegidas

Fotos da 1 capa: Athila Bertoncini, Carlos Belz e Danielle Blanc. Fotos da 4 capa: Avay Miranda Jnior, Bruno Cabral, Gustavo Oliveira, Marcelo Neiva de Amorim, Maria Carolina Hazin e Wigold B. Shffer.

CONHEA MAIS SOBRE O PATRIMNIO AMBIENTAL BRASILEIRO:


CNUC - O Portal do Conhecimento sobre as Unidades de Conservao Brasileiras
O que voc conhece sobre as unidades de conservao brasileiras? O Cadastro Nacional de Unidades de Conservao CNUC a principal ferramenta que agrupa informaes sobre as unidades de conservao brasileiras. O portal disponibiliza sociedade informaes bsicas sobre cada UC cadastrada, tais como rea, categoria de manejo, objetivos, rgo gestor, conselho gestor, plano de manejo, alm de informaes georreferenciadas da localizao da UC. Demais informaes como infraestrutura disponvel na UC, visitao pblica e situao fundiria tambm podem ser encontradas no CNUC. O portal oferece ainda 14 mapas que mostram a distribuio das UC no territrio nacional e relatrios detalhados. Ambos so interativos e podem ser modificados pelos usurios conforme as suas necessidades. O CNUC mantido pelo MMA com a colaborao do rgo gestor das unidades de conservao federais, o Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade, e de outros 119 rgos gestores estaduais e municipais. A responsabilidade pela inscrio, insero e atualizao dos dados de cada UC dos rgos gestores e cabe ao MMA conferir e disponibilizar para a sociedade informaes daquelas UC que esto em acordo com as diretrizes do SNUC.

RGO GESTOR, PORQUE CADASTRAR SUA UC?


As UC com cadastro finalizado podem receber recursos de compensao ambiental federal e apoio de programas e projetos desenvolvidos pelo MMA como, por exemplo, o Programa reas Protegidas da Amaznia ARPA e o Projeto Corredores Ecolgicos PCE. Alm disso, os rgos gestores, ao preencherem o Cadastro, contribuem para a realizao de anlises e balanos oficiais mais precisos, otimizando assim a implementao de polticas pblicas para o aprimoramento do SNUC. E o principal: a sociedade passa a conhecer mais as unidades de conservao brasileiras.

Acesse o portal do conhecimento sobre as unidades de conservao: www.mma.gov.br/cadastro_uc

Das könnte Ihnen auch gefallen