Sie sind auf Seite 1von 44

19

Emenda ptica: unio permanente ou temporria de duas pontas de fibras pticas por tcnicas mecnicas ou de fuso.

20

Tamanho limitado dos lances de cabos de fibras pticas. Por exemplo, se um sistema possui um enlace de 10 Km e o tamanho mximo das bobinas do cabo a ser utilizado de lances de 2 Km precisaremos de 5 bobinas de cabos para atender os 10 Km. Cabe ainda ressaltar, que mesmo que o projeto fosse de 2 Km, no teramos emendas externas, mas precisaramos fazer as emendas nas estaes, emendando o cabo com os cordes pticos pig tail, emenda necessria para que a terminao do cabo na estao fique acessvel para a instalao de equipamentos ou instrumentos de testes em conectores.
Imagem: http://www.evobras.com.br/cabos-opticos

21

Por diversos motivos pode ocorrer o rompimento da fibra, dois deles exemplificados acima. E para reparar este problema necessrio emendar as extremidades rompidas. Muitas vezes, no teremos sobra de cabo para repuxar e fazer a emenda, nestes casos, ser necessrio instalar um pedao de cabo no meio nas duas pontas rompidas e fazer duas emendas para reparar o cabo.
Imagem: http://www.diariodoaco.com.br

22

Manuteno preventiva: Em alguns casos, h a necessidade de substituir trechos de fibras com alta atenuao.

Neste caso, se o sistema no possuir rota alternativa o servio dever ser programado no horrio que prejudicar menos os usurios e feita uma comunicao de que haver a interrupo dos servios no horrio programado.
Expanso da rede ptica. Diversos projetos novos podem utilizar cabos existentes como parte da rede ptica a ser utilizada. Nestes casos, necessrio muito cuidado no manuseio do cabo e das fibras, pois sero utilizadas fibras escuras do cabo (fibras sem sistemas em operao, tambm conhecidas como fibras apagadas), mas no mesmo cabo diversos sistemas estaro operando e podem sofrer interrupo se for cometido algum erro na execuo dos servios.
Imagem: http://www.catelecom.info/manutencao_de_redes.html

23

Cada tcnica de emenda tem caractersticas distintas quanto as perdas, facilidades operacionais, custo e etc.

24

25

26

Antes de detalharmos como realizado cada tipo de emenda, vamos avaliar como o processo de preparao da fibra. Este processo o mesmo tanto para a fuso quanto para a mecnica. Ele muito importante para se obter uma emenda de qualidade. Uma fibra mal preparada resultar em uma emenda com alta atenuao ou at mesmo impossibilitar a realizao da emenda. Passo 1: Limpeza da Fibra 1- Limpar a fibra com um leno umedecido em lcool isoproplico, neste momento a fibra ainda esta com o acrilato. 2- Remover o acrilato da fibra com o auxilio do decapador de fibra, com isso deixaremos a fibra nua (sem proteo). Remover de 30 50 mm de acrilato. 3- Limpar a fibra nua, procedimento descrito abaixo, realizar esta etapa com cuidado pois a fibra nua muito frgil. Para realizar a limpeza da fibra nua sero necessrios: lcool isoproplico e leno no abrasivo e livre de fiapos. 3.1- Segurar com uma das mos a fibra e com a outra segurar o leno umedecido. 3.2- Posicionar a fibra no meio do leno, praticamente escondendo-a. 3.3- Pressionar o leno contra a fibra, e fazer um movimento retirando o leno da fibra. 3.4- Repetir o passo acima 3 ou 4 vezes at ter certeza que a fibra esteja limpa.

27

Porque devemos usar lcool isoproplico ? - Limpeza dos equipamentos Evita a oxidao dos equipamentos. - Limpeza da fibra Minimiza a exposio de umidade pela fibra. Quando a fibra fica exposta a umidade ela absorve ions hidroxila. Estes ions aumentam a atenuao da fibra, podendo prejudicar o desempenho do sistema.

28

Clivagem - A clivagem realizada atravs do clivador. O Clivador na realidade no corta a fibra, ele faz um leve risco na superfcie da fibra e depois a pressiona para baixo, fazendo com que ela rompa no local do risco. (Este procedimento parecido com o corte de vidro realizado pelo vidraceiro). O corte obtido com o clivador proporciona uma superfcie plana e polida, evitando assim a presena de ar entre as duas fibras (a presena de ar na emenda gera atenuao e se isto ocorrer a emenda dever ser refeita). Nesta etapa que devemos ter o mximo de cuidado no manuseio da fibra, pois aps a clivagem a fibra estar pronta para a emenda. Mas lembre-se que, a ponta da fibra sensvel a qualquer toque, ou seja, aps a clivagem a fibra dever ir com muito cuidado diretamente para a mquina de emenda ou para a emenda mecnica. ATENO: Aps a clivagem a fibra no pode ser limpa novamente, pois isto prejudicar a clivagem e contaminar e extremidade de fibra que est clivada.
Imagem: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/sumitomo-fc6s-clivador-de-fibra-optica-XDRHPHLEEI#

29

Como a fibra muito fina, olho nu no possvel detectar se a clivagem foi boa ou ruim, para isso necessrio o auxilio de uma ferramenta de aproximao (zoom), recurso disponvel nas mquinas de emenda.

A imagem acima demonstra este cenrio. Podemos perceber a grande diferena entre uma clivagem ruim e uma boa, e com isso concluir o quanto isso vai influir na qualidade da emenda.
Para se conseguir uma boa clivagem os passos indicados na prxima pgina devem ser seguidos criteriosamente. Algumas consideraes importantes: - A fibra no pode ser cortada, ela deve sempre ser clivada (ver pgina anterior). - Aps a clivagem a ponta da fibra no pode tocar em nada e tambm no pode ser limpa.

30

O processo de clivagem consiste basicamente em: 1. Posicionar a fibra na canaleta de fixao do clivador, observando que o acrilato dever terminar em 16mm (ou em outra medida, vai depender da mquina de emenda e do tipo de protetor a ser utilizado). 2. Fechar a tampa. 3. Passar a lmina pela fibra (no cortar a fibra, apenas far um risco na fibra). 3.1. Este modelo pressiona a fibra automaticamente para cliv-la. Existem outros modelos onde neste momento necessrio apertar um especfico para pressionar a fibra para a clivagem. nada. 5. Acomodar a fibra com cuidado na mquina de emenda ou na emenda mecnica. boto

4. Abrir a tampa e retirar a fibra com muito cuidado para no esbarrar a ponta em

31

de extrema importncia realizar uma delicada limpeza nos equipamentos e acessrios a serem utilizados. Esta limpeza deve ser realizada antes do inicio dos trabalhos diariamente ou, se necessrio, mais de uma vez ao dia. Por se tratar de equipamentos sensveis, deveremos utilizar apenas lcool isopropilico, cotonete e leno no abrasivo e livre de fiapos (no utilizar outro material). Devem ser limpas: - As lminas de corte de todos os equipamentos at retirar todos os resduos das emendas que foram realizadas anteriormente. - Todas as superfcies e canaletas que a fibra entrar em contato. CUIDADO: Desligar a mquina de emenda antes de fazer a limpeza.
Imagem:http://www.flickr.com/photos/pastell/3749455248/

32

a mais utilizada atualmente e consiste em soldar com uma mquina de fuso as extremidades das duas fibras pticas. Restringese a fibras compostas exclusivamente por slica (ou outro vidro).

importante observar que ambas as fibras a serem fundidas podem ser de tipos de cabos diferentes, desde que o tipo de fibra seja o mesmo. ( SM com SM, MM com MM, etc...)
Por se tratar de um procedimento muito delicado, para operar esta mquina necessrio tomar muito cuidado e seguir vrios procedimentos que sero demonstrados nos prximos slides.

33

A mquina de emenda ptica possui pequenas partes onde as fibras so acomodadas e que devem ser limpas com um cotonete e lcool isopropilico diariamente antes de iniciar o processo de emenda.

Esta limpeza deve ocorrer diariamente, mas pode e deve ser repetida se necessrio.
Ela muito importante, pois, em funo do tamanho reduzido das fibras, qualquer sujeira poder dificultar o alinhamento das fibras prejudicando ou at inviabilizando o processo de fuso. Pontos importantes: - Limpar diariamente o V-Groove para eliminar a sujeira, utilizar cotonete umedecido em lcool isoproplico. - Com a mquina desligada, limpar periodicamente os eletrodos, para evitar o acmulo de xido de slica. Utilizar cotonete umedecido no lcool isoproplico.

34

Devemos calibrar a mquina para podermos obter uma melhor clivagem. Para realizarmos a calibrao devemos:

1. Inserir duas amostras de fibra do cabo ser utilizado.


2. Apertar o boto ARC, para realizar o teste de arco de fuso. Obs.: Devemos realizar essa calibragem toda vez que alterarmos o tipo de fibra e/ou cabo.

35

36

Fonte: http://www.fujihara.com.br/protetor.htm

37

Esta etapa consta apenas em introduzir o tubo protetor em uma das fibras, este tubo ser responsvel pela proteo da emenda h ser realizada. A fibra deve ser inseria no tubo interno do protetor (destacado acima), ele prov uma proteo extra para a fibra, evitando que quando o protetor for aquecido ele no danifique a fibra. Aps o processo de fuso, iremos avaliar como fixar este tudo na fibra. Ateno: Em circunstncia nenhuma podemos cortar o tubo protetor, caso ele seja grande de mais devemos obter outro protetor que j venha de fbrica com o comprimento menor. Pois se cortarmos o tubo as extremidades ficaro danificadas podendo assim romper a fibra.
Imagem: http://www.sollan.com.br/ft_site/protetor.html

38

recomendado que depois de iniciada a limpeza de uma certa fibra, dar seqncia na clivagem e no encaixe da fibra na mquina, sem interrupo, pois com isso evitamos que a fibra suje novamente ou danifique a sua clivagem.

Depois que a primeira fibra j esta limpa, clivada e acomodada na mquina, estaremos apto a repetir o mesmo processo para a segunda fibra.
Aps limpar, clivar e acomodar as duas fibras na mquina, poderemos verificar no visor da mquina como ficaram as clivagens.

39

Com as fibras j preparadas, ou seja, limpas e clivadas, acomod-las delicadamente no V-Groove da mquina de emenda ptica. Evitar esbarrar a extremidade da fibra na superfcie da mquina, isso poder afetar sua clivagem. Deixar a ponta fora do V-Groove, mas sem atravessar a linha imaginria entre os dois eletrodos. Fechar a mquina logo aps a acomodao das fibras para evitar a entrada de poeira e outros resduos que por menores que sejam so capazes de prejudicar a qualidade ou tornar a emenda invivel, se isso ocorrer ser necessrio realizar o processo de preparao da fibra novamente. As duas fibras devem estar alinhadas frente a frente, mantendo-se uma pequena distncia entre as mesmas, cerca de 1mm.

40

Aps introduzir e fechar a mquina de emenda, possvel dar inicio ao processo de fuso das fibras. Ele realizado automaticamente pela mquina de emenda e se baseia em 4 passos: Passo 1 Os eletrodos geram um arco voltaico (ARCO DE LIMPEZA) para aquecer as fibras e retirar qualquer resduo de umidade que possa contaminar a fuso; Passo 2 A mquina aproxima as fibras e faz o alinhamento horizontal e vertical; Passo 3 Os eletrodos geram um arco voltaico de 1900V, aumentando a temperatura das fibras para 2000C, a mquina pressiona uma fibra contra a outra realizando a fuso; Passo 4 A mquina faz o teste de trao, esticando as fibras para garantir que a fuso ficou bem feita.

41

Com a mquina fechada possvel observar na tela duas imagens, mostrando um zoom com corte na vertical e outro com corte na horizontal. Se as duas fibras estiverem limpas e clivadas corretamente, a mquina automaticamente far um alinhamento fino (Passo 2 do slide anterior) e em seguida a fuso das fibras. Se as clivagens no estiverem boas, a mquina acusar qual fibra no est bem clivada e, neste caso, a fibra dever ser retirada da mquina para que a clivagem possa ser refeita. Aps refeita a clivagem devemos introduzir a fibra novamente na mquina verificarmos se ela ficou boa. Este processo dever ser repetido at que a mquina aceite as duas fibras como bem clivadas. A mquina pode tambm no fazer a fuso por m acomodao das fibras. Neste caso, a fibra deve ser retirada e acomodada novamente atentando-se com a posio das pontas. As pontas clivadas devem ficar posicionadas aps o V-groove e antes dos eletrodos. Ateno: Quando com freqncia a mquina recusar as fibras por no estar conseguindo alinh-las, recomendvel enviar a mquina para calibrao.

42

Com o auxlio do zoom da mquina de emenda possvel diagnosticar vrios problemas que podero ocorrer ou que j ocorreram com a fibra, problemas os quais iro atrapalhar ou impossibilitar a confeco da emenda. O slide acima, detalha alguns dos problemas de alinhamentos que podem ser observados na mquina de emenda ptica. 1. Deslocamento vertical Impossibilita a mquina em continuar com a fuso, normalmente ocorre pela presena de sujeira na mquina, o recomendado a limpeza da mquina com os cuidados necessrios. 2. Deslocamento horizontal Se for um deslocamento pequeno, a prpria mquina corrige o problema e realiza a emenda, caso as fibras estejam com um deslocamento grande a mquina no ir realizar a emenda, ento ser necessrio alinh-las manualmente, o ideal deixar-las com uma distancia de aproximadamente 1 mm. 3. Fibra 2 no clivada corretamente A mquina no ir realizar a fuso e informar que a fibra 2 est com problema, neste caso ser necessrio limpar e clivar a fibra 2 novamente. 4. Ncleos com dimetro diferentes A mquina no ir realizar a fuso, pois s possvel realizar a fuso com fibras do mesmo tipo, ou seja, MM com MM ou SM com SM.

43

Aps realizar o alinhamento apropriado, a mquina automaticamente dar incio ao processo de fuso (Passo 3 da pgina 41) . Com isso a fibra ser submetida um arco voltaico, criado pela mquina, que eleva a temperatura a 2.000 Celsius nas extremidades das fibras, o que provoca o derretimento das fibras, em seguida a mquina pressiona uma fibra contra a outra e ocorre a soldagem (fuso).
Imagem: http://www.datacottage.com/nch/fiberfusion.htm

44

Aps concludo o processo de fuso, necessrio proteger a emenda, pois a emenda feita na fibra nua e sem proteo nenhuma. Para resolver isso existe o protetor de emenda (tubete), este protetor um tubo cilndrico termo contrtil. Ele prov um reforo mecnico das emendas, protegendo-a contra quebras e fraturas. Para fix-lo na fibra, devemos: 1. Centralizar a emenda no meio do tubete. Usando o acrilato das fibras como referencia, suas extremidades devero estar no interior do protetor. 2. Introduzir o tubete no forno da mquina de emenda. Figura da esquerda. 3. Pressionar o boto heat da mquina, isso ir aquecer o tubete e far com que ele se contraia e se fixe nas fibras, protegendo-as. Ateno: - Aps o passo 3 acima, precisamos verificar se no ficou fibra sem acrilato para fora do protetor de emenda, pois neste caso, a fibra continuar desprotegida. Se isto ocorrer, a emenda dever ser refeita desde o inicio. - Em circunstncia nenhuma podemos cortar o tubo protetor, caso ele seja grande de mais devemos obter outro protetor que j venha de fbrica com o comprimento menor. Pois se cortarmos o tubo as extremidades ficaro danificadas podendo assim romper a fibra.

45

As emendas mecnicas permitem juntar duas fibras atravs de uma estrutura de alinhamento mecnico e mecanismo de reteno do tipo braadeira ou por colagem das suas extremidades. Este tipo de emenda, por ser menos preciso que a emenda por fuso, apresenta atenuaes maiores. Com o intuito de diminuir essa atenuao aplicado no interior dessas emendas uma espcie de gelia que possui um ndice de refrao prximo ao da fibra, minimizando o efeito reflexivo que seria causado pela grande diferena de ndice de refrao de uma interface fibra-ar e obtendo assim uma menor atenuao. Por outro lado, as emendas mecnicas so mais fceis de serem realizadas no campo e no requerem um equipamento sofisticado e caro, como a mquina de emenda ptica, sendo desta forma uma opo interessante para as equipes de manuteno de cabos pticos ou para equipes que fazem servios de emenda com freqncia muito baixa..

46

Os principais benefcios de uma emenda mecnica a velocidade e a facilidade com que ela pode ser concluda, por isso ela se torna uma tima opo quando necessrio realizar um reparo de urgncia. Em muitos casos ela usada como uma soluo provisria para re-estabelecer a comunicao rapidamente, e aps isso realizam a emenda por fuso (definitiva).

47

A emenda mecnica realizada basicamente por uma prensa que fecha a emenda mecnica, obtendo assim um contato fsico permanente entre as 2 fibras. Este procedimento mais simples que o de emenda por fuso, mas mesmo assim requer certos cuidados e alguns procedimentos que sero demonstrados a seguir.

48

Assim como na mquina de emenda ptica, a prensa de emenda mecnica tambm possui pequenas partes onde as fibras so acomodadas e que devem ser limpas com um cotonete e lcool isopropilico diariamente antes de iniciar o processo de emenda. Esta limpeza deve ocorrer diariamente, mas pode e deve ser repetida se necessrio. Ela muito importante, pois, em funo do tamanho muito reduzido das fibras, qualquer sujeira poder dificultar o alinhamento das fibras prejudicando ou at inviabilizando o processo de emenda. Pontos Importantes da Limpeza: - Limpar as canaletas de alinhamento da fibra, utilizar cotonete umedecido em lcool isopropilico. - Limpar as superfcies as quais a fibra entrar em contato, utilizar cotonete e/ou leno umedecido em lcool isopropilico.

49

50

recomendado que depois de iniciada a limpeza de uma certa fibra, dar seqncia na clivagem e no encaixe da fibra na emenda mecnica sem interrupes, pois com isso evitamos que a fibra suje novamente ou danifique a sua clivagem. Como por exemplo colocando ela em alguma superfcie antes de encaixar na emenda. Depois que a primeira fibra j esta limpa, clivada e introduzida na emenda, estaremos aptos a repetir o mesmo processo para a segunda fibra.

51

Com as fibras j preparadas, ou seja, limpas e clivadas, iniciaremos o processo de emenda. Para obter uma emenda de qualidade ser necessrio seguir os 8 passos que sero avaliados a seguir: 1- Encaixar a primeira fibra dentro da espuma de reteno de fibras localizada na extremidade da prensa manual.

52

2- Pegar a fibra tomando cuidado para no tocar na fibra nua, segurando pelo revestimento de acrilato a 2 cm da extremidade da fibra. Introduzir a fibra para dentro da emenda mecnica utilizando a canaleta como guia para o alinhamento. Obs.: Tomar cuidado para no esbarrar a extremidade da fibra nas bordas da emenda para no danificar a clivagem.

53

3- Continuar a empurrar a fibra para o interior da emenda at que no seja mais possvel inseri - l. Quando inserida, a primeira fibra deve estar reta ou com uma leve curvatura (aprox. 3mm) at a espuma de reteno da fibra.

54

4- Agora com a primeira fibra totalmente inserida, devemos repetir os 3 passos anteriores com a segunda fibra.

55

O posicionamento final das fibras um passo importante pois se ele no for bem realizado a emenda sofrer uma atenuao maior.

5- Durante a introduo da segunda fibra, verificaremos um aumento na curvatura da primeira. Empurrar a segunda fibra at o seu curso mximo, quando a mesma dever estar reta ou com uma leve curvatura ( aprox. 3mm).
Neste instante, a primeira fibra ter uma curvatura maior que a segunda e maior que a inicial.

56

6- Empurrar a primeira fibra de encontro segunda at que as curvaturas se igualem.

Aps isso a emenda estar apta a ser fechada.

57

Com as fibras totalmente introduzidas e posicionadas corretamente, realizar a prensa da emenda. Este procedimento ir fechar - l, concluindo assim o processo de emenda da fibra. 7- Pressionar a alavanca da prensa contra a emenda mecnica para fech-la.

58

8- Primeiro deve-se remover as fibras presas nas espumas de reteno para depois retirar a emenda da prensa.

Aps isso o processo de emenda foi concludo.

59

Neste tipo de emenda, as fibras pticas no so unidas e sim posicionadas muito perto, isto conseguido atravs do uso de um outro tipo de conector chamado de adaptador. Este tipo de emenda executada de forma rpida, desde que os conectores j estejam instalados nos cordes pticos. Ele tambm muito usado em distribuidores pticos, onde fazem a interface entre um cabo vindo da rede externa e os equipamentos ativos instalados na sala de equipamentos de transmisso. Principais caractersticas dos Conectores: -baixas perdas de conexo mesmo em face de inmeras conexes / desconexes; da ordem de at 0.5dB; -intercambialidade com conectores do mesmo tipo; -confiabilidade mesmo em face de variaes de temperatura e condies ambientais adversas

60

Os modelos SMA, DIM e ST foram muito utilizados no Brasil na dcada de 90, e ainda so encontrados em alguns casos, mas principalmente em cabos mais antigos.

O ST ainda bastante utilizado em equipamentos, por ser um modelo de conector de boa resistncia aos esforos de conexo e desconexo. Concorre diretamente com o FC/PC.
Conector E2000: Atualmente muito utilizado em rotas de longa distncia pois pode oferecer acoplamento com perdas inferiores a 0,1dB e possui um sistema mecnico de autoproteo que evita a contaminao da extremidade. A desvantagem ser um conector com custo mais elevado que outros modelos mais simples, o que inviabiliza a sua aplicao em sistemas de curta distncia, principalmente quando a taxa de transmisso a ser utilizada for pequena. Conector SC: o mais comum nas estaes, pois oferece custos baixos e facilidade de manuseio. Tem perdas na ordem de 0,2dB a 0,5dB por conexo. Atualmente, o conector LC atualmente tem sido mais utilizado que o SC, pois tem preo equivalente e menor, reduzindo o espao por conector e portanto possvel colocar mais conectores por bastidor. Conector FC/PC: muito utilizado em equipamentos de teste, pois mais robusto, qualidade necessria em conectores de cordes de testes, pois h a necessidade de acoplamentos e desacoplamentos frequentes.

61

62

Das könnte Ihnen auch gefallen