Sie sind auf Seite 1von 5

ESTADO DA PARABA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO E CULTURA 4 REGIONAL DE ENSINO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO IOLANDA TEREZA CHAVES

LIMA CUBATI-PARABA PLANO DE ENSINO 1- Identificao


1.1 Curso: Ensino Mdio 1.2 Disciplina: Qumica 1.3 Srie/Ano: 2 ano Mdio 1.4 Curso: Ensino Mdio 1.5 Professor: Ricardo Cavalcante da Silva 1.6 Emails: cavalcantesilva1962@uol.com.br

Ano Letivo: 2013

Fone: 83-8883-5415

2- Emenda Disperses, solues, concentrao das solues, diluio das solues, misturas de solues.a evaporao dos lquidos puros, a ebulio dos lquidos puros, o congelamento dos lquidos puros, diagrama de fases, solues de solutos no-volteis e no inicos, as propriedades coligativas nas solues. Osmometria, a energia e as transformaes da matria, energia interna e entalpia, fatores que influem nas entalpias (ou calores) das reaes, equao termoqumica, casos particulares das entalpias das reaes.

3- Objetivo 3.1 - OBJETIVOS GERAIS Promover a autonomia em relao ao aprendizado, tendo como ponto de partida a reflexo, o raciocnio, a organizao e a consolidao de hbitos de estudo; recorrendo a conhecimentos desenvolvidos para a elaborao de propostas de interveno solidria na sua realidade social e sendo capaz de relacionar o desenvolvimento cientfico com a transformao da sociedade.

3.2 - OBJETIVOS ESPECFICOS A.Referente disciplina: Com base nos conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, ao seu final, o aluno dever ser capaz de: Enunciar e comentar os principais conceitos estudados na fsico-qumica; Compreender os fundamentos da Termoqumica e da interpretao fsico-qumica das substncias e fenmenos; Aplicar os princpios da Termoqumica a diferentes tipos de transformaes e processos; Reconhecer os problemas especficos em fsico-qumica; Resolver problemas sobre os temas desenvolvidos; Trabalhar em grupo na resoluo dos temas abordados; Ter responsabilidade e solidariedade perante os grupos de resoluo de exerccios; Compreender a importncia dos clculos qumicos, podendo assim , analisar quantitativamente os elementos qumicos e molculas, tendo como padro a constante de Avogadro- massas ( atmica e molecular ), volume molecular e estequiometria. Referente s Unidades de Ensino (de conhecimento, de atitudes/valores) O aluno deve entender que a linguagem das frmulas e equaes a maneira mais prtica e lgica de representar os fenmenos qumicos. Construir e aplicar conceitos de reaes qumicas de modo a investigar e compreender a realidade, organizando informaes e conhecimentos, para enfrentar situaesproblema e tomar decises. Conscientizar-se da importncia do papel da Qumica no sistema produtivo, industrial e rural.

4- Contedo 1Disperses. 2. Solues. 3. Concentrao das solues. 4. Diluio das solues. 5. Misturas de solues. 6. A evaporao dos lquidos puros. 7. A ebulio dos lquidos puros. 8. O congelamento dos lquidos puros. 9. Diagrama de fases. 10. Solues de solutos no-volteis e no inicos. 11. As propriedades coligativas nas solues. 12. Osmometria. 13 A energia e as transformaes da matria. 14 Energia interna e entalpia. 15 Fatores que influem nas entalpias (ou calores) das reaes. 16 Equao termoqumica. 17 Casos particulares das entalpias das reaes.

5- Metodologia

Aulas expositivas com uso de transparncias ,DVDs e Data Show; Resolues de exerccios do livro didtico individualmente e em grupo; Realizao de pesquisas bibliogrficas na Internet, utilizando o Laboratrio de Informtica da escola; Apresentao de debates e seminrios em sala de aula; Anlise e interpretao de grficos diversos; Elaborao e apresentao de relatrios ; Resoluo de questes dos principais vestibulares e ENEM; Atividades prticas em laboratrio.

6- Avaliao 1.DIAGNSTICA: Ouvir e considerar opinies e sugestes dos alunos no planejamento de aulas; Verificar o que os alunos aprenderam no ano anterior (teste de sondagem); Observar a progresso dos alunos e as suas dificuldades; Verificar a assiduidade dos alunos s aulas; Aplicar avaliao interdimensional; Promover autoavaliao durante o perodo letivo.

2.FORMATIVA: Discutir coletivamente as avaliaes realizadas no perodo letivo; Promover reflexo sobre a avaliao bimestral; Orientar sobre os instrumentos utilizados para medir o desempenho dos alunos; Apoiar o xito dos alunos; Analisar os erros e acertos dos alunos; Desenvolver confiana nos alunos; Revisar os contedos e o planejamento dos bimestres; Discutir o resultado da avaliao interdimensional. 3.SOMATIVA: Demonstrar o conhecimento adquirido atravs de atividades diversas (pesquisas, debates, seminrios e avaliao formal); Participar efetivamente na realizao de trabalhos, debates, seminrios e elaborao de relatrios de aulas; Participar na resoluo dos exerccios (individual e em grupo); Aplicar os resultados obtidos na avaliao interdimensional.

7- Bibliogrfia

FELTRE, Ricardo. Qumica Geral. So Paulo: Moderna, 2004. USBERCO, J & SALVADOR, E. Qumica. So Paulo: Saraiva, 2005 FONSECA, M.R.M. Completamente Qumica. So Paulo: FTD, 2001 TITO & CANTO. Qumica na abordagem do cotidiano. So Paulo: Moderna,2006.

REVISTAS:
.

Cincia hoje; Qumica Nova; Qumica Nova na Escola. SITES: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ http://www.bussolanaescola.com.br http://www.escolanet.com.br http://www.iupac.org/ http://www.sbq.org.br

Cubati, 20 de Fevereiro de 2013

____________________________________

Ricardo Cavalcante da Silva Professor

Das könnte Ihnen auch gefallen