Sie sind auf Seite 1von 36

1

de Elio Eugenio Mller, 1993 Reservados todos os direitos ao autor.

Apoio na Pesquisa: Yoshichi Kanno. Foto da Capa: Rodrigo Sounis Saporiti Reviso: Doris Bobsin Mller Impresso: Italprint Grfica e Editora Ltda. Desktop: Fonte Publicidade S/C Ltda.

CAPA Apresentando uma Nihon Ninguiy "Silhueta Japonesa, de Kmono" (protegida em redoma de vidro) oferecida ao autor e esposa (no dia do casamento, em 19.12.1970) pelos integrantes da Colnia Japonesa de Itati.

EUO EUGENIO MLLER Rua Guilherme Pugsley 2512, Ap 1003 80600-310 - Curitiba - PR Fone: (041) 99511741 eliomuller@uol.com.br
4

SUMRIO I - TRS DATAS COMEMORATIVAS . - 85 anos da Imigrao Japonesa no Brasil - 25 anos da Colnia Japonesa de Itati - 20 anos da Congregao Japonesa (IECLB) II - A IMIGRAO JAPONESA EM ITATI . - Vencendo obstculos - A mentalidade japonesa - A miscigenao . - A naturalizao e a integrao no Brasil IIl - GENTE DE DOIS MUNDOS . - O suave perfume das flores . - A arte milenar do Ikebana . - O fenmeno "Dekasegui" . IV - FAMLIAS JAPONESAS DE ITAtI... . - A Famlia Aso - A Famlia Ouchi - A Famlia Takimoto - A Famlia Kanno - A Famlia Sato - A Famlia Abe - A Famlia Miyazaki - A Famlia Shimomura - A Famlia Cho V - A FORMAO DA CONGREGAO JAPONESA . - A amabilidade japonesa - O casamento de Ayako Ouchi com J. P. Brehm - A criao da Congregao Japonesa - Os primeiros batismos - A primeira Diretoria (Presbitrio) - O crescimento da Congregao

I - TRS DATAS COMEMORATIVAS


- 85 anos de imigrao japonesa no Brasil.
No dia 18 de junho de 1908, 781 imigrantes japoneses, embarcados no Kasato-Maru, aportaram em Santos. Vieram vestidos a europia: os homens com chapus ou bons, botinas ou sapatos, meias e gravatas; as mulheres de saias e luvas brancas. Entraram trazendo bandeiras do Brasil, confeccionadas de seda finssima. Foi uma atitude, que bem mostra uma caracterstica do imigrante japons, de ser amvel com os outros. E, assim eles so vistos at os nossos dias, como gente educada, de delicadeza fina e com respeito a todos.

- 25 anos da Colnia Japonesa de Itati.


No dia 3 de janeiro de 1968, o Sr. Masaharu Aso chegou ao vale do rio Trs Forquilhas, trazendo a sua famlia e a sua mudana. Ele j estivera na localidade entre 26 a 28 de dezembro de 1967 quando adquiriu terras (originrias do antigo "Stio da Figueira"). O que ocorrera em So Paulo em 1908, era agora vivenciado pelo povo de Vila Itati, no ento municpio de Osrio. Teve incio uma saga de trabalho, sacrifcios e coragem. Masaharu Aso e famlia seriam logo seguidos por outros: Riohey Shimomura, Tadao Ouchi, Hiroshi Takimoto, Ichiro Abe, Otozo Sato, Yoshichi Kanno, Yushin Miyazaki. No primeiro ano entraram 7 famlias (ao todo perfazendo 34 pessoas). Mais tarde viriam ainda as famlias Kiyoshi Aso, Mitsugi Ezaki e Shigehisa Cho.

- 20 anos de Congregao Japonesa (IECLB).


No dia 2 de novembro de 1973 era criada a Congregao Japonesa de Itati, vinculada Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil (IECLB). O ato ocorreu na residncia do Sr. Masaharu Aso, junto ao "Stio da Figueira", durante um culto de orao memorial oficiado pelo P. MIler, para lembrar a me do dono da casa, que falecera no Japo. Assim a lembrana da me, a saudade do lar paterno e a hora do culto divino foram os aspectos motivadores para estabelecer esta Comunidade de Cristo. Ela que viria transformar-se em processo de acelerao para a integrao dos imigrantes japoneses, na comunidade local.
6

II - A IMIGRAO JAPONESA EM ITATI


- Vencendo obstculos.
A imigrao japonesa no vale do rio Trs Forquilhas no chocou a populao local. Pelo contrrio, foram recebidos com muito carinho. Evidentemente que eles chamaram a ateno pela feio, olhos e cor, pela cultura oriental e alimentao tpica que os distinguiam. Enquanto se pensava que o imigrante japons seria inassimilvel, a prtica revelou serem possuidores de uma grande capacidade para suportar dificuldades e enfrentar novos desafios, assimilando com naturalidade no s hbitos e costumes do povo do vale do rio Trs Forquilhas como tambm se adaptando muito bem ao clima, solo e gente diferente, ao que at ento conheciam. Um dos grandes obstculos previstos, era a lngua. Entretanto, Dona Yasue Aso, esposa de Aso-san, relata: "Cheguei em ltati, falando bem poucas palavras em portugus. Naquele dia (3.1.1968) eu estava preocupada com a alimentao para minhas crianas. Fiquei surpresa, quando vi chegando minha vizinha, Celina. Ela trazia leite de vaca, po caseiro e doce. Ela adivinhou as minhas dificuldades, nesta hora de correria, para instalar nossa mudana. Acreditei ento de que seriamos muito felizes neste lugar, no meio dessa gente atenciosa e to hospitaleira. Vi que o problema da lngua j no me deixaria mais preocupada".

- A mentalidade japonesa.
O que distingue o imigrante japons o seu interesse pela educao dos filhos. Logo na chegada, quiseram saber onde, nas proximidades, funcionava uma boa escola e como poderiam matricular os filhos. Certamente explica-se isto pela histria do Japo, em particular com a Restaurao Meiji (ocorrida em 1871, naquele pas), quando fora promulgada a obrigatoriedade do ensino escolar. Por isto, todo o japons alfabetizado. Eles criam-se com esta mentalidade, de que a instruo escolar necessria e primordial. Assim. o imigrante japons procura dar o mximo de si, visando um status de prosperidade para a sua famlia, vendo a educao como meio mais prprio na consecuo deste objetivo.

- A miscigenao.
Como acontece entre as diferentes raas os japoneses tambm preferem que os seus filhos mantenham seus traos e razes, no caso, orientais. Entretanto, em uma colnia com apenas uma dezena de famlias, isto toma-se bem mais difcil. Por isto, bem cedo ocorreram casamentos intertnicos. Lembro bem do primeiro casamento do meio japons que realizei, em 07.10.1973, dos jovens Jos Paulo Brehm e Ayako Ouchi. Eu e Doris at havamos ido a So Paulo, contatar o pastor Hisashi Shiobara para vir ajudar nesse ofcio religioso, visando oferecer uma mais adequada comunicao com os japoneses.

- A naturalizao e a integrao ao Brasil.


Na poca em que para c vieram, os imigrantes japoneses encontraram um municpio na situao de "Area de Segurana Nacional".

Na condio de estrangeiros eles no podiam ser proprietrios de terras na regio. Era imprescindvel a integrao dos mesmos, com seus filhos e netos (nisseis e sanseis) na realidade social e poltica brasileira.
8

Com o apoio da Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil (IECLB) o processo de naturalizao teve um rpido encaminhamento. Passaram assim condio de cidados brasileiros com todos os direitos e deveres dos mesmos. A partir de ento os lderes de origem japonesa passaram a marcar importante presena no cenrio local com um efetivo trabalho em favor do desenvolvimento. Participaram na Associao para o Desenvolvimento de ltati (ADIT A) e nas atividades do Centro de Assistncia Rural de Itati (CARI). Os integrantes da Colonia Japonesa criaram uma Cooperativa de Floricultores e anos mais tarde a Associao Cultural e Esportiva de Itati. Hoje, estes imigrantes japoneses no s participam de urna histria de 25 anos, de presena em Itati, bem como so reconhecidos como gente que faz histria, pela efetiva contribuio para o desenvolvimento no s regional, porm, por um Brasil melhor para todos, sem distino.

TADAO OUCHI e OTOZO SATO, expositores premiados na 2a Exposio Agro-Industrial promovida pela Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas, vendo-se atrs deles o interventor municipal Coronel Carlos Fernando Dornelles de Azambuja, o Sr. Olcio Bobsin e o Sr. Ady Brehm, em 15.07.1973.
9

Dia da inaugurao do Monumento ao Imigrante, em Itati, 1974. Hasteamento das Bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Alemanha e Japo

10

III - GENTE DE DOIS MUNDOS.


- O suave perfume das flores.

11

A grande novidade que os imigrantes japoneses trouxeram ao vale do rio Trs Forquilhas foi a introduo do cultivo de flores, mais particularmente rosas, crisntemos e cravos. Atualmente so 12 os produtores de flores, em ltati. O volume de comercializao atinge anualmente cerca de 300.000 unidades de cravos, 450.000 de rosas e 150.000 de crisntemos. Foi de grande importncia a criao da cooperativa de floricultores. Tomaram possvel a instalao de uma cmara fria que permite a conservao de flores por maior tempo. Desta forma podem ser comercializadas em pocas mais favorveis, como por exemplo, em finados, no dia das mes ou outras datas especiais. Muito importante para o progresso da Colnia Japonesa de ltati foi a eliminao dos intermedirios. Eles negociam diretamente com o comrcio de Porto Alegre atravs de um espao na Central de Abastecimento (CEASA).

- A arte milenar do Ikebana.


Ligada produo de flores os japoneses cultivam uma de suas mais antigas tradies: a arte milenar do ikebana, ou a arte de fazer arranjos de flores. Conforme a tradio japonesa em um arranjo de ikebana so observados trs elementos: o sol (o pai), a lua (a me) e a terra (os filhos). lkebana tambm tida como uma espcie de terapia, pois teria a faculdade de harmonizar a casa, a famlia e o trabalho. Por isto, quem oferece um arranjo de ikebana para algum na verdade deseja o que h de melhor para o bem e a felicidade daquele que recebe o mimo. Ensinam que ikebana transmite a energia da flor para dentro da casa e da vida das pessoas. Podemos assim observar que os japoneses trouxeram ao vale do rio Trs Forquilhas muitos novos ensinamentos de grande valor cultural e humano. No s aprimoraram o setor agrcola como tambm a vida social e uma nova viso poltica.
12

Dona Yasue Aso enyendida em IKEBANA.

Os japoneses so "gente de dois mundos" (Futatsu no secaini ikiru Hitobito), que conhecem o oriente e o ocidente. Esperamos por isto que os imigrantes japoneses e seus descendentes conquistem mais espaos na vida pblica local, para poderem contribuir ainda mais efetivamente no desenvolvimento scio-cultural e poltico da nossa gente.

13

- O fenmeno Dekasegui.
Diante da situao econmica adversa que a economia brasileira vem enfren-tando nestes ltimos anos, surgiu entre os imigrantes japoneses e seus descendentes um fenmeno designado "Dekasegui". A traduo "aquele que viaja para trabalhar". Dezesseis pessoas de Itati foram ao Japo, em busca de trabalho e dlares. As famlias Kanno, Ouchi, Abe, Takimoto, Sato e Miyazaki esto com familiares fora do lar. Esta situao levou inclusive a desmotivar uma condigna comemorao dos 25 anos da Colnia Japonesa de Itati. As informaes recebidas dos "Dekasegui de Itati", falam de uma vida muito difcil e dura, no Japo. Sentem o choque cultural pois esto ocidentalizados e abrasileirados. A saudade do Brasil muito grande. Alm disso sofrem de discriminao e muitas vezes at rejeio da parte da sociedade japonesa. O que os faz perseverar unicamente a idia de uma poupana razovel em dlares e que possa ser aplicada em Itati, para a melhoria de seus empreendimentos agrcolas. Os Dekasegui tambm do conta das grandes transformaes que ocorreram no Japo, nos ltimos anos. Fato marcante foi a mudana da "Era Showa"(Era da paz Iluminada) que durou 62 anos. Essa Era terminou com o falecimento do Imperador Hirohito, em 7 de janeiro de 1989. Iniciou ento a Era Heisei"(Era da paz e Concrdia). Ascendeu ao "Trono do Crisntemo" o novo imperador Akihito (125 monarca da dinastia), investido no dia 12 de novembro de1990.

14

IV - FAMLIAS JAPONESAS, DE ITATI.


- Famlia Aso.

O Sr. MASAHARU ASO, nasceu em 1923 em Hukuoka-Ken, no Japo, filho de Jiroku Aso e Misao Aso. Formou-se tcnico agrcola, atuando no ramo do cooperativismo. Incorporado ao Exrcito Nipnico, lutou na Birmnia, durante a II Guerra Mundial. Casou em 14.12.1952, diante do pastor Matake, com YASUE ASO, nascida na cidade de Hukuoka-ken, filha de Kaizo e Setsu Watanabe. Formou-se professora de Ikebana. Vieram ao Brasil em 11.09.1958 atravs do Porto de Santos. Filhos do casal: MICHIYO ASO, nasceu em Hukuoka-ken, JOJI ASO, nasceu em Hukuoka-ken, LUIZ YUSO ASO, nasceu em Cachoeirinha-RS, RICARDO HIROTOSHI ASO, nasceu em CachoeirinhaRS e ADRIANA SAYURI ASO, nasceu em Itat - RS). O Sr. KIYOSHI ASO, irmo de Masaharu, nasceu em1932 em Kukuokaken, no Japo, filho de Jiroku e Misao Aso. Casou com MIEKO YASUMI, nascida em 1941, no Japo, filha de Ioshimi e Chieko Yasumi. O casal teve duas filhas e trs filhos: FLORENCE HIROMI ASO, nascida em CachoeirinhaRS, PAULO HIDEO ASO, nascido em So Francisco de Paula-RS, EMLIA HISAMI ASO, nascida em So Francisco de Paula-RS, MRIO YOHINO ASO, nascido em So Francisco de Paula-RS, MARCELO A TSUHIKO ASO, nascido em Itati e AUGUSTO ISAMO ASO, nascido tambm em Itati-RS.

15

- Famlia Shimomura.

O Sr. RYOHEI SHIMOMURA nasceu em 1935 em Nagano-ken, no Japo, filho de Yoichi e Toyo Shimomura, Foi batizado pelo pastor Aiji Kishida, em 23.05.1958, na cidade de Kanagawa, aos 23 anos de idade. Formou-se como tcnico agrcola e fez a Faculdade de Agronomia. Em 1958, ainda solteiro, veio ao Brasil, em companhia da Famlia Aso. Por um ano permaneceu prximo aos Aso em Porto Alegre. Depois tentou a sorte em Rivera (Uruguai). Convidado pelo Sr. Masaharu Aso, veio a Itati em 1969. Ali casou com Kazuko Obika, em 1970, nascida em 1938 em Batonko Mandchria, China), filha de Hissakiti e Kiyoko Obika. Ela veio formada como enfermeira, tendo, por diversos anos, atuado no Hospital Universitrio de Tquio. O casal uniu-se pelos sagrados laos do matrimnio religioso somente em 10.08.1974, diante do pastor Mller (acompanhado no procedimento pelos casais Kiyoshi e Mieko Asa e Yuzuke e Ai Miyazaki). Ryohei e Kazuko tiveram um casal de filhos em Itati: ELISABETHE SHIMOMURA e MARCIO SATOSHI SHIMOMURA.

16

- Famlia Ouchi.

O Sr. TADAO OUCHI nasceu em 1929 em Fukushima-ken, no Japo, filho de Hyioji e Fuyo Sato. Formou-se no 20 grau e depois incorporado ao Exrcito Nipnico, foi at a China, na II Guerra Mundial. O Sr. Tadao casou em 1951 com SHISENO OUCHI, filha de Seiji e Kane Ouchi, tatnbm nascida em Fukushima. Veio ao Brasil em 1961 aportando em Rio Grande-RS, em companhia da esposa, dois filhos e duas filhas. Trabalhou em Porto Alegre e Gravata. Veio a Itati em 1968. No Brasil, o casal teve mais trs filhas e dois filhos.

A turma nipobrasileira dos Ouchi, vendo-se Carlos Sarate, Akemi Ouchi e seus trs filhos.
17

- Famlia Takimoto.

O Sr. HIROSHI TAKIMOTO nasceu em 1935 em Fukushima-ken, filho de Hideo e Ume Takimoto. Formou-se no Colgio Agrcola de Fukushima, tomando-se ajudante de professor. Fez estgio em agricultura, na Califmia (EUA). Veio ao Brasil em 1958. Casou com YOSHIKO TAKIMOTO, filha de Unokichi e Roku Sakuma. Foi batizada pelo pastor Koshiro Motomiya, da IEUJ - Igreja Evanglica Unida, do Japo. Filhos do casal: MAGDA TAKIMOTO, nascida no Jaguaro-RS e JORGE TAKIMOTO, nascido em Gravata-RS. O casal esteve durante dois anos em Jaguaro e cinco anos em Gravata, chegando em Itati em fevereiro de 1968.

Famlia Kanno.
O Sr. YOSHICHI KANNO nasceu nem 1936 em Fukushirna-ken, no Japo, filho de Masae e Hideyo Kanno. Formou-se no 20 grau em 1952. Trabalhou com o pai em atividade agrcola. Aps a guerra foi chamado para participar do plano de reconstruo do Japo, recebendo misses em obras das mais diferentes, como por exemplo em usinas eltricas, barragens, usinas de tratamento de gua, esgotos, canais de irrigao e finalmente em prdios na rea metropolitana do Japo. Colheu assim muitos ensinamentos e experincia
18

administrativa. Em 1957 recebeu uma bolsa de estudos para realizar estgios agrcolas nos Estados Unidos da Amrica do Norte. Sua principal atuao foi na "The Oxnard Plains Labor Association", na Califrnia-USA. Regressou ao Japo em agosto de 1960. Em 13.05.1961 aportou em Rio Grande-RS. Trabalhou junto a Tadao Ouchi e depois com Hiroshi Takimoto em Porto Alegre e Gravata. Finalmente em 1968, realizou o seu grande sonho, adquirindo terras no rico vale do rio Trs Forquilhas, na Vila Itati. Teve destacada atuao na formao e na direo da Cooperativa de Floricultores e na Associao Cultural e Esportiva de Itati. Foi candidato a vereador do municpio de Terra de Areia, dando assim os primeiros passos para a presena do imigrante japons, em ltati, na atividade poltico-partidria. O Sr. Yoshichi Kanno casado com HISAKO SAKUMA, nascida em Fukushima, no Japo, filha de Unokichi e Roku Sakuma. formada em enfermagem e serviu no Hospital Okubo, de Tkio, atuando nas reas de clnica geral, cirurgia, ginecologia e obstetrcia. Como parteira experiente que , pode atender o nascimento decinco bebs nisseis, em ltati, alm da atuao na sade geral, na Colnia Japonesa de Itati. O casal batizou dois filhos em Itati, em 1976: MIKA KANNO e MINORU KANNO. O casal teve trs filhos.

Na falta de uma foto da famlia Kanno, inserimos esta de um dos filhos. Fonte: Arquivo do autor. 19

Minoru Kanno.

- Famlia Sato.

O Sr. OTOZO SATO nasceu em 1930 em Fukushima, no Japo, filho de Terukichi Suzuki e Koyo Suzuki. Trabalhou como funcionrio de uma Cooperativa. Veio ao Brasil em 1958, apertando em Rio Grande-RS. Casou em 1959, em Gravata-RS com HIDEKO SATO, nascida em Fukushirna. filha de Hisashi e Aki Sato. Em 1961 nasceu a filha nica do casal MARISA. Viveram dois anos em Passo Fundo e sete anos em Gravata. Em fevereiro de 1968 entraram em Itati. Hoje, com trs netos, juntamente com seu genro JURIJI TANAKA, dedica-se ao cultivo de rosas e crisntemos.

- Famlia Abe.
O Sr. ICHIRO ABE nasceu em 1930 em Fukushima, no Japo. Filho de Ichinosuk e Riyo Abe. Casou em I953 com SATSU ABE nascida em Fukushirna, filha de Heiji e Hatsu Sato. Vieram ao Brasil em 01.04.1958. Filhos do casal: KAZUO ABE, nascido em Fukushima, FUMIO ABE, nascida em Fukushima, JOO PAULO ABE, nascido em Passo Fundo-RS, ERICA ABE, nascida em Gravata-RS, LEONILDO TOSHIO ABE, nascido em Itati. A famlia esteve durante quatro anos em Passo Fundo e cinco anos em Gravata. Vieram a Itati em 1968.
20

Foto antiga da famlia Abe.

- Famlia Miyazaki.
O Sr. YUSHIM MIY AZAKI nasceu no dia 13.05.1905 em Asogum Kitaogunimati Kurnamoto, no Japo, filho de Katzuo Miyazaki e Jose Miyazaki. Casou em 1940 com MIE MIY AZAKI, nascida no dia 15.04.1914, em Kurnarnoto, no Japo. No mesmo ano em que casou, Yushim foi incorporado ao Exrcito Imperial e enviado ao norte da China. A esposa pde acompanhaIo. L eles tiveram que permanecer durante 5 anos. Terminada a guerra, em 1945, foram repatriados no dia do Natal (25 de dezembro). Conseguiram adquirir um moinho. Tiveram 4 filhos e I filha: YUSUKE, SHINSUKE, KA TSUHIKO, a filha MIYUKl e KENJlRO. Emigraram ao Brasil em julho de 1959, atravs do navio Argentina-Maru. Aportaram em Santos-SP. Aps uma semana, conseguiram seguir rumo ao Rio Grande do Sul, radicando-se no Passo do Lami. Mudaram aps dois anos para Viarno, tentaram melhor sorte em Cricirna e Sombrio (Santa Catarina). Finalmente em 1969, vieram para Itati, conseguindo realizar a sonhada compra de terra prpria. O venerando patriarca Yushim Miyazaki faleceu em 28.08.1976, sendo o primeiro imigrante
21

japons sepultado no Cemitrio Evanglico de ltati.

Yuzuke Miyazaki no centro. Na falta de uma foto da famlia Miyazaki, inserimos Yuzuke, em companhia do autor esquerda, e os pastores Kunert e Gottschald direita. Fonte: Arquivo fotogrfico do autor.

- Famlia Cho,
O Sr. SHIGEHISA CHO, nascido no dia 12.05.1922 em Fukuoka-ken. no Japo, filho de Bunzo e Tami Cho. Em 1943 foi incorporado Fora Area Japonesa. Seguiu para a frente de combate, na Indonsia. Regressou ao Japo somente em 1946. Em 1948 casou com FUSANO CHO, nascida no dia 17.02.1924 em Fukuoka-ken, no Japo, filha de Renzi e Kane Cho. Em 1959 aportou em Rio Grande-RS, acompanhado de um casal de filhos. Tentou fixar-se com produo agrcola nas cidades de Porto Alegre, Viamo e. Alvorada.
22

Finalmente. em 1974, encontrou um lugar que lhe agradasse. Adquiriu terras em Itati, contando com a intermediao do pastor Mller. O casal teve mais trs filhos no Brasil.

___________________________________________________________

Foto abaixo mostrando danos da enchente,

Sr. Yushim Miyazaki mostrando, em sua moradia, a altura alcanada pela enchente de 1974.
23

V A FORMAO DA CONGREGAO JAPONESA DE ITATI (IECLB).


- A amabilidade japonesa.
Doris, minha esposa, era vizinha da Fanlia Aso. Alis, continuamos vizinhos, pois herdamos a propriedade. Isto certamente nos aproximou muito com eles.

Quando Doris e eu casamos em 19.12.1970 os integrantes da Colnia Japonesa nos ofereceram uma linda lembrana. Era uma Nihon Ninguiy (silhueta japonesa, de kimono), guardada em uma redoma de vidro (vide capa).

Com essa amabilidade fomos cativados por eles.

24

Procuramos conhec-Ios os melhor, visitando as suas propriedades e convidando-os para as nossas programaes comunitrias. Eles passaram a colaborar com a Comunidade, particularmente revelando interesse pela Festa da Colheita e a Exposio Agro-Industrial bem como outras atividades de apoio ao pequeno agricultor.

- Casamento de Ayako Ouchi com J. P. Brehm.


O convite para oficiarmos o casamento da japonesinha Ayako com Jos Paulo Brehm, nos motivou a dar uma demonstrao de especial ateno aos japoneses. A Doris e eu fomos a So Paulo, contatando o pastor Hisashi Shiobara, para nos auxiliar neste servio.

Pastor Shiobara aceitou o convite e, em 07.10.1973 ele fez a sua primeira visita a Itati. Acreditamos que esta participao na beno matrimonial ajudou a despertar um maior interesse da Colnia, pela mensagem da Igreja, pois ouviam o anncio da Palavra de Deus em sua prpria lngua.
25

Pastores Elio Mller e Hisashi Shiobara, oficiando o casamento da Ayako Ouchi e J. Paulo Brehm

- A criao da Congregao Japonesa.


Ainda em 1973 falecia no Japo a Sra. Misao Aso, me de Masaharu e Kiyoshi Aso. O Sr. Masaharu solicitou que realizssemos um culto, com orao memorial pela falecida, em sua residncia. A data escolhida foi a noite de finados (02.11.73). Organizamos um culto bastante simples. Perguntamos se a famlia possua uma Bblia. Aso-san no s trouxe a sua Bblia (em lngua japonesa) bem como o seu hinrio.

26

Masaharu Aso participou diretamente da liturgia e pregao, lendo todas as passagens bblicas em sua prpria lngua. Perguntamos tambm se ele conhecia algum hino do seu hinrio. Para surpresa nossa, ele cantou dois dos seus hinos prediletos, com voz firme e clara. Uma das melodias inclusive consta do hinrio atual da IECLB (HPD, no. 206 - "Quo bondoso amigo Cristo"). Algumas lgrimas apareceram tmidas nos cantos dos olhos de Asosan. Ele se emocionara um pouco, talvez pela lembrana da terra natal e do lar paterno. Estiveram presentes ao culto as famlias de Kiyoshi Aso, Ryohei Shimomura e do dono da casa (eram sete adultos e treze jovens e crianas). Verifiquei se eles tinham interesse por uma assistncia mais regular da nossa parte ou, quem sabe, a formao de um ncleo comunitrio da nossa Igreja. Prontamente aceitaram a idia. Redigimos ento uma ata, lanada sob o no. 24/73, no Livro de Atas da Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas, sediada em Itati.

- Os primeiros batismos na Congregao.


No dia 2 de fevereiro de 1974, j foi possvel realizar o primeiro culto de batismo.

Para nos auxiliar, convidamos o ento estudante de teologia Renato Augusto Khne, encarregado de servios de assistncia aos veranistas, naquele perodo. Foram batizados oito adultos e onze jovens e crianas.
27

A partir deste evento foi possvel motivar os novos membros da Comunidade Evanglica a manterem uma participao regular nos cultos dominicais, no templo. Programamos um culto mensal, especial, no horrio regular do culto da Comunidade, incluindo leituras bblicas bilinges (portugus e japons). O Coral da Congregao passou a se apresentar, sempre com dois cnticos, tambm em lngua japonesa. O Pai Nosso ou o Credo Apostlico passaram a ser realizados em lngua japonesa, altemadamente. Nessas ocasies a Comunidade era convidada a acompanhar os japoneses, nas oraes, em voz baixa, em portugus.

Aproveitamos datas comemorativas, como a Festa da Colheita e outras ocasies, incluindo a participao da Congregao Japonesa, vestindo os seus trajes tpicos.

- A Primeira Diretoria (Presbitrio).


Em 02.11.1973 foi eleita a primeira diretoria da Congregao Japonesa de Itati, assim constituda:
28

Presidente: Masaharu Aso Vice-Presidente: Kiyoshi Aso Secretrio: Ryohei Shimomura Tesoureiro: Yuzuke Miyazaki

- O crescimento da Congregao.
Na dcada dos anos 70, a Congregao Japonesa cresceu rapidamente, reunin-do quase todas as famlias da Colnia Japonesa de Itati. Para motiv-los em sua caminhada de f, colocamos o texto da carta do apstolo Paulo aos Efsios 2,19: "Assim j no sois estrangeiros e peregrinos, mas concidados dos santos, e sois da famlia de Deus".

O Sr. Masaharu Aso. presidente da Congregao Japonesa em visita ao. Pastor Elio e Dona Doris, acompanhado da cunhada Mieko Aso e da filha Michiyo.

Em 15.11.1975, o pastor Hisashi Shiobara pode realizar outro culto significativo, de batismo, integrando os casais Yushim e Mie Miyazaki, Otozo e Hideko Sato e Yoshichi e Hisako Kanno, alm de filhos destes casais. Desta forma a Congregao Japonesa de Itati se consolidou, inclusive estabelecendo relaes com os japoneses evanglicos de Porto Alegre e Ivoti, integrados na vida e ao da Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil (IECLB). Curitiba-PR, 02 de novembro de 1993. Elio E. Mller
29

DANA DO BOM ODORI.


O autor tambm foi convidado e participou do evento.

30

Michiyo, no incio serviu de intrprete, nos contatos do autor com os integrantes da Colnia Japonesa de Itati.

Momento significativo do aniversrio dos 88 anos do Sr Masaharu Aso. 31

Luiz Yuso Aso e esposa Marione Pelisser Aso vivem as tradies gachas e cultivam o momento do chimarro e as festas com churrasco, Sem descuidar de seus costumes nipnicos.. Foto: O casal nipobrasileiro sombra da figueira, no Stio da Figueira, do qual so vizinhos. 32

33

Sobre o autor:
(Estas informaes foram atualizadas em 1999).

ELIO EUGENIO MLLER


Dados biogrficos Nasceu em Panambl - RS no dia 12/11/1944, filho de Arthur Theodoro Mller e Hilda Mller irmo de Armindo, Arry, Dulce e Waldemar.. Casado com Doris (Voges) Bobsin Mller. Tiveram os filhos Carlos Augusto e Cristiane. Possui morada no histrico "Stio da Figueira, em Itati - RS. Dados profissionais: Pastor Luterano da lECLB, Coronel Capelo R/1 do Exrcito Brasileiro, e escritor. Atividade literria: Membro da Academia Virtual Brasileira de Letras AVBL. Ocupa a cadeira 211 da Academia de Letras dos Municpios do Rio Grande do Sul ALMURS. Scio dos Instituto Histrico e Geogrfico do Paran IHGP. Scio do Instituto Genealgico do Rio Grande do Sul INGERS. Membro do Centro de Letras do Paran, em Curitiba PR.

34

Foto de1969

Foto de 1980.

35

36

Das könnte Ihnen auch gefallen