Sie sind auf Seite 1von 81

No Bambissa e Fabio Fatissone

TEXTO DE APOIO DA DISCIPLINA DE GESTO FINANCEIRA I

DOCENTES: FABIO FATISSONE NO BAMBISSA

MAPUTO, FEVEREIRO DE 2013

No Bambissa e Fabio Fatissone

CAPITULO I: FUNO FINANCEIRA

1.1.

Essncia

A essncia da funo financeira so os investimentos, financiamentos e a forma como deve ser consumido os produtos destas actividades (distribuio de dividendos). A gesto financeira numa organizao deve ser definida atendendo as funes e as responsabilidades de um gestor financeiro numa organizao, ou seja definindo a gesto financeira preciso ter em conta a funo financeira numa organizao.

a)

Quais as funes financeiras numa organizao?

A funo financeira consiste no planeamento sobre a obteno e utilizao dos fundos, zelar pelos investimentos tendo em conta e como objectivo a maximizao do valor da empresa e para o efeito exerce um conjunto de tarefas importantes. Planeamento, para o planeamento tem de estabelecer o intercmbio com todo o executivo da organizao responsvel por planos gerais da empresa: Zelar pelos investimentos preocupa-se em preparar as decises financeiras assim como a sua interaco significa definir forma de investir, definir momentos, reas da organizao onde devem ser alocados esses recursos ou seja esses investimentos num dado momento Coordenar com outros gestores da empresa para ajudar a empresa a operar o mais eficientemente possvel.

Objectivos da gesto financeira Assegurar empresa uma estrutura financeira equilibrada e que no coloque a organizao em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilbrio pode ser medido pela comparao entre as aplicaes de capital efectuadas e as fontes desses mesmos capitais. . Assegurar a rendibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais prprios, quer dos capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos prprios capitais investidos.

No Bambissa e Fabio Fatissone

. Garantir a estabilidade das operaes da organizao assegurando a existncia dos capitais financeiros necessrios quer actividade corrente, quer realizao de investimentos em capital fixo.

1.2.

O lugar das finanas na empresa

No existe nenhuma regra geral que permite definir o lugar da funo financeira no seu contedo para todas as empresas porque as estruturas de uma empresa dependem da sua dimenso do seu passado e das relaes existentes entre os grupos que motivam a organizao.

Na organizao a funo financeira uma parte da funo administrativa no sentido lato isto a posio da funo comercial, industrial e tambm social. Nalgumas empresas a funo financeira ou administrativa inclui a funo informtica porque a funo administrativa uma funo de gesto geral e ento precisa de produzir informao. comum na maior parte das organizaes encontrar duas actividades principais da funo administrativa nomeadamente, Firmas e tratamento de informao

Nas finanas cabem a anlise financeira, plano financeiro, operaes financeiras, tesouraria e planificao. No tratamento de informao encontramos a contabilidade analtica, financeira, controle de gesto e informtica.

b). Qual o contedo da funo financeira? --- Anlise financeira que a aplicao de instrumentos especficos a partir dos documentos contabilsticos e das relaes relativas a tesouraria --- Previses financeiras envolvem o esforo que o gestor financeiro deve despender para verificar quais os eventos que podero ocorrer com base no registo de uma srie de probabilidades isto porque o futuro envolve a incerteza --- Planeamento financeiro um processo de 1) uma anlise das opes financeiras de financiamento e de investimento de que a empresa se dispe 2) Projeco das implicaes futuras das decises actuais e compreenso das suas ligaes 3) Decises

No Bambissa e Fabio Fatissone

sobre quais as alternativas a escolher 4) Avaliao do desempenho posterior em funo dos objectivos definidos no plano financeiro. --- Realizao das operaes financeiras a longo prazo implica relaes constantes com os mercados financeiros e como um conjunto de intermedirios e organismos financeiros. --- Negociao de crditos principalmente a longo prazo a misso do gestor financeiro contactar permanentemente o sistema bancrio e com mercados de credito a curto prazo. --- A gesto de tesouraria e dos activos financeiros o seu objecto so todos os activos circulantes (disponvel, realizvel), crditos aos clientes envolve tambm a gesto dos fornecedores porque os fornecedores so os recursos renovveis da explorao, crditos bancrios no sentido lato desde que sejam correntes e outros tipos de crditos correntes. --- Politica de resultados, significa que tem a ver com a escolha de sistemas de amortizao, a escolha de montante da distribuio dos dividendos e as politicas de contribuio das provises. --- A informao financeira externa significa que deve haver relaes com accionistas, bolsa de valores, a imprensa econmica, financeira e as instituies --- A fundamentao das decises sobre as fuses, aquisies e integraes das empresas no a fuso no sentido contabilstico mas no sentido financeiro

1.3-Objectivo da empresa Os principais objectivos da empresa so Maximizao do lucro a curto prazo Maximizao do valor da empresa a mdio e longo prazo

No se pode cumprir o objectivo de longo prazo sem cumprir com o de curto prazo isto no se pode maximizar o valor da empresa sem maximizar o lucro. A maximizao do valor significa crescimento do valor das aces.

Ao obter lucros a empresa deve ter uma politica para estes lucros. A maximizao do valor depende da poltica de dividendos, depende do lucro da empresa. Se se consomem todos os lucros no se esto a criar condies para a maximizao do valor da empresa.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Objectivo social define a responsabilidade social de uma organizao atingido a medida que a empresa vai maximizando o seu valor. Se a empresa reteve valores conseguiu crescer significa que desenvolveu a tecnologia, introduziu mais produtos o que vai implicar maior emprego de pessoas e crescimento do valor.

A empresa um agrupamento humano e hierarquizado que mobiliza meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar servios com motivaes do lucro e da utilidade social. Principais funes nas empresas

a) Funo administrao (direco) - tarefa relacionadas com a gesto global da empresa; b) Funo produo - tarefa relacionadas com a transformao das MP em PA; c) Funo aprovisionamento (logstica) - tarefa relacionada com as compras, gesto material, administrativa e econmica dos stocks; d) Funo comercial - relaes com os destinatrios dos bens e servios; e) Funo pessoal ou Recursos Humanos - gesto e desenvolvimento das capacidades dos RH; f) Funo financeira - tarefas ligadas com os meios financeiros, pois as actividades exercidas traduzem-se num fluxo de entrada e sada de fundos que necessrio equilibrar.

As funes da funo financeira a) A mdio e longo prazo Poltica de investimento - dispndio de fundos no presente para se obter uma potencial entrada de fundos no futuro; Poltica de Financiamento - estuda a obteno dos meios monetrios em funo da sua poltica de investimentos e desenvolvimento;

No Bambissa e Fabio Fatissone

Poltica de distribuio de resultados - forma de aplicar os resultados obtidos decidindo sobre a parcela a afectar nas reservas, aos accionistas, tendo em conta a situao da empresa e as condies fiscais.

b) A curto prazo ou gesto de tesouraria Gesto da activo circulante - compreende a gesto de disponibilidades, gesto e controlo do crdito atribudo aos clientes, controlo financeiro dos stocks e a gesto das aplicaes dos excedentes temporrios de tesouraria; Gesto dos dbitos a curto prazo - gesto dos crditos obtidos dos fornecedores e credores gerais, gesto dos financiamentos para cobrir as insuficincias temporrias de tesouraria.

II. FUNES DO GESTOR FINANCEIRO Planeamento; Zelar pelos investimentos; Decises financeiras e suas alteraes; Coordenar com os outros gestores da empresa com a finalidade da empresa operar o mais eficiente possvel.

III. LUGAR DAS FINANAS NA EMPRESA No existe uma regra geral que defina tal lugar, porque a estrutura de uma empresa depende de: Sua dimenso; Tipo de actividade; Sua histria; Ambiente envolvente (econmico, poltico, etc.); Razes que ditaram a sua constituio; Influncia dos accionistas na empresa.

No Bambissa e Fabio Fatissone

IV. O IMPACTO DA INFLAO NA GESTO FINANCEIRA

A inflao a subida generalizada e persistente do nvel geral de preos e que tem como consequncias a reduo do poder aquisitivo de bens. Os seus efeitos ou seja as suas consequncias variam de empresa para empresa. Assim dependem da dimenso da empresa, estrutura e aplicao de fundos e da origem desses mesmos fundos.

Nesta perspectiva h que reter os seguintes aspectos: A inflao afecta as taxas de juro pois estas iro aumentar Dificulta o planeamento de negcios, no possvel prever as oscilaes exactas dos custos e proveitos Provoca o aumento da procura de capitais isto e com a inflao a quantidade de moeda para certos fins aumenta pois, o poder de compra da mesma decresceu Baixa o preo das aces porque as taxas de juro iro aumentar pois o efeito directo no mercado das aces quanto maior for a taxa de juro menor ser o preo das aces Provoca problemas contabilsticos. Torna difcil auto financiamento, todos os lucros apurados so fictcios, aparentes pois, so o equilbrio dos custos e proveitos num determinado momento. Os problemas contabilsticos sero ligados os amortizaes, o montante da amortizao calculado, resulta numa diminuio que no vai permitir o reinvestimento.

Caldeira Menenzes estabelece o impacto nos seguintes termos: efeitos econmicos, financeiros e globais.

a). Efeitos Econmicas Tendncia de riscos comerciais resultantes da concesso de crditos a clientes; Tendncia de riscos nos crditos concedidos por estrangeiros devido ao cmbio;

No Bambissa e Fabio Fatissone

Aumento ou diminuio da rentabilidade em funo de custos ou proveitos operativos porque nem sempre so imediatos.

b). Efeitos Financeiros Aumento da taxa de juro; Os financiamentos estrangeiros tomam-se mais onerosos; Diminuio das disponibilidade e crditos concedidos clientes; Aumenta as necessidades financeiras resultantes do aumento de investimentos em activo fixo; Os capitais prprios degradam-se, a no ser que anualmente se criem provises para a reconstituio do capital.

c). Efeitos Globais Diminuio da rentabilidade dos capitais prprios ou financeira; Diminuio do nvel do auto - financiamento anual (lucros retidos).

V. A FISCALIDADE NA GESTO FINANCEIRA

O Estado ao prosseguir os seus objectivos - necessidades econmicas cuja satisfao implica despesas. As necessidades colectivas (sade, educao, obras pblicas, defesa da soberania, etc.) pressupe a obteno dos meios indispensveis para o efeito. Dai que o Estado e as restantes entidades pblicas desenvolvem uma actividade que permite: A obteno dos meios econmicos que asseguram a satisfao das necessidades pblicas; O correcto emprego dos meios obtidos; A coordenao entre os meios e as necessidades pblicas a satisfazer.

A fiscalidade importante para ser estudada na medida em que influi nos fluxos de caixa da empresa e afecta os resultados lquidos da mesma. No se pode conceber uma empresa em que os gestores no conheam o ambiente fiscal. importante que a empresa saiba das obrigaes que tem com o Estado.

No Bambissa e Fabio Fatissone

IMPOSTOS E TAXAS

Impostos Os impostos so prestaes obrigatrias, avaliveis em dinheiro, exigidas por uma entidade pblica, para a prossecuo de fins pblicos, sem contraprestao individualizada, e cujo facto tributrio assenta em manifestaes de capacidade contributiva, devendo estar previstos por lei1. Os impostos no tm nenhuma relao directa com a actividade empresarial, mas as empresas funcionam como representantes do Estado na colecta dos impostos.

A fiscalidade no pode ser analisada s do ponto de vista negativo, porque h impostos que no representam custos para a empresa, mas sim para o consumidor final, que o caso do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA). Portanto, o consumidor final o verdadeiro contribuinte deste imposto.

Taxas As taxas so prestaes avaliveis em dinheiro, exigidas por uma entidade pblica, como contrapartida individualizada pela utilizao de um bem do domnio pblico, ou de servio pblico, ou pela remoo de um limite jurdico actividade dos particulares, desde que previstas na lei2.

Classificao dos impostos Os impostos classificam-se em directos (tributao directa dos rendimentos e da riqueza) e indirectos (tributao indirecta da despesa).

Sistema tributrio moambicano O sistema tributrio moambicano composto por Impostos nacionais e Impostos autrquicos e estes por sua vez classificam-se em directos e indirectos.

1 2

N 2 do Art 3 da Lei 2/2006 de 22 de Maro. N 3 do Art 3 da Lei 2/2006 de 22 de Maro.

No Bambissa e Fabio Fatissone

SISTEM A TRIBU TRIO DE M OAM BIQU E

IM POSTOS NACIONAIS

IM POSTOS AUTRQUICOS

Tribitao directa

Tributao indirecta

Outros impostos

Imposto pe ssoal autrquico Imposto pre dial autrquico Imposto autrquico de ve culos Imposto autrquico da SISA Contribuio de m e lhorias Taxas por lice nas e taxas por actividade e conmica Tarifas e taxas pe la pre stao de se rvios

Imposto sobre o Re ndime nto de Pe ssoas Singulare s(IRPS) Imposto sobre o Re ndime nto de Pe ssoas Cole ctivas (IRPC) Imposto Simplificado para Pe que nos Contribuinte s (ISPC)

Imposto sobre o valor acre sce ntado (IVA) Im posto sobre Consum os Espe cficos (ICE)

Imposto de se lo Im posto sobre suce sse s e doae s Imposto da SISA Imposto Espe cial sobre o jogo

Dire itos Aduane iros Im posto sobre Re construo N acional (IRN ) Imposto Sobre V e culos (ISV ) Outros impostos e tax as e stabe le cidas por Le i

CAPTULO 2: OS DOCUMENTOS FINANCEIROS E NOO DE CASH-FLOW

1. DOCUMENTOS FINANCEIROS

1.1.

Balano

O balano pode ser definido em duas pticas; contabilstica e financeira. Contabilisticamente, balano um mapa bipartido que mostra por um lado bens e direitos, e por outro, obrigaes que a empresa possui para com terceiros e, evidenciando a situao lquida.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Financeiramente, balano um documento que mostra as origens e aplicaes de fundos; por um lado mostra tambm a rea onde foram aplicados os fundos e por outro, o tipo e origens desses fundos, sumarizando a posio duma empresa num determinado momento.

O balano um instrumento predominantemente financeiro dada a sua prpria definio na ptica financeira, ao mostrar as origens e as aplicaes dos recursos financeiros.

O Balano procura responder a 3 questes principais: Principais recursos financeiros num dado momento Quais as fontes desses recursos Em que elementos activos tais fontes foram investidos.

1.2.

Mapa de resultados

um documento que mostra a situao econmica duma empresa, isto , a sntese dos efeitos financeiros das operaes realizadas pela empresa num especfico perodo contabilstico ou num dado perodo econmico ( em quanto que contriburam os financiamentos para o aumento do valor/riqueza da empresa).

Diferena entre balano e Mapa resultados O balano responde questes tais como: donde vem os recursos e onde foram usados. O mapa de resultados responde que efeitos produziram as operaes realizadas com os recursos financeiros num dado perodo.

1.3.

Mapa de origem e aplicao de fundos

Este documento ilustra as fontes sobre as quais a empresa recorreu para investir, tipos e reas em que tais fundos foram investidos. As reas no so, necessariamente, os activos. Tradicionalmente o termo fundo s tinha sentido para o actual conceito esttico de fundo de maneio, ou seja, diferena entre activo circulante e passivo corrente.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Conceito tradicional FM = AC PC Onde: FM Fundo de maneio AC Activo circulante (todos activos que sofre mutaes na empresa, ao longo de determinado exerccio, isto , compe-se de disponibilidades e de activo realizado). PC Passivo circulante ( constitudo pelas obrigaes da empresa a curto prazo).

A definio tradicional hoje est ultrapassada no contexto empresarial tendo-se mudado por duas razes: i. Determinadas fontes de financiamento destinam-se a determinados passivos de acordo com regras de estabilidade financeira. Hoje tambm utilizam-se crditos de curto prazo para financiar investimentos de longo prazo, enquanto que neste conceito de crditos de curto prazo s eram utilizados para fazer face s necessidades sazonais, como as deficincias de tesouraria, pagamento de despesas correntes. Na prtica esta mudana forada porque nos dias que correm difcil obter fundos a mdio e longo prazos (mais aconselhveis) para financiar os investimentos de longo prazo no conceito tradicional. ii. A inflao cria problemas de gesto das empresas levando a que estas necessitem de muito dinheiro para a sua actividade;

Fundo de maneio a diferena entre os capitais permanentes e imobilizados lquidos (CPm-ILiq.). Mostra o excesso de CPm sobre os ILiq.

Onde: CPm Capitais permanentes ILiq Imobilizados lquidos

ORIGEM DOS FUNDOS Os fundos de uma empresa tm origem diversa na ptica. Na ptica financeira devemos ser mais explcitos na determinao da origem dos fundos. O lucro um resultado de

No Bambissa e Fabio Fatissone

contas dada a considerao contabilstica de custos. Por isso no se pode considerar o lucro como o nico fundo da empresa. Ao se determinar os fundos procura-se saber quais so os gerados pela empresa, da que:

1. Fundos Gerados pelas Operaes (FGO) Esta medida permite-nos corrigir o lucro. Os FGO resultam dos proveitos da empresa (receitas no sentido restrito) provenientes das vendas realizadas. Uma empresa que no vende, no gera fundos, e a venda por sua natureza, a principal fonte de dinheiro. Ento, ao se vender obtm-se lucro e este definido como a diferena entre os proveitos totais e os custos totais incorridos pela empresa.

No se deve confundir o lucro contabilisticamente obtido com os FGO. O lucro afectado pelos custos que no representam desembolsos (pagamento) como so as amortizaes e as provises.

Amortizaes Registo contabilstico da diminuio do valor do imobilizado. Provises precauo de risco Para se ter FGO temos que deduzir das rubricas de custos, os custos no desembolsveis. A venda ou abate dos activos fixos contabilizada noutras contas e no na conta de vendas, isto , a venda ou abate dos activos fixos contabilizada na conta resultados extraordinrios.

Assim, para o clculo dos FGO, preciso considerar os resultados lquidos (RL), adicionando as amortizaes e provises de custos (provises contabilizadas em contrapartida de custos) e deduzir as receitas que no constituem entradas de caixa. FGO = RL + Custos no desembolsveis + Prejuizos inorganicos - lucros inorgnicos FGO = RL + AR + PR MV

No Bambissa e Fabio Fatissone

Exemplo: Em cts RAARPRI 120 AR PR R. EXPL. MV RAI PISL RL 10 0 110 30 140 40 100

FGO = 100 + 10 + 0 30 = 80cts

2. Diminuio do activo circulante no disponvel constitudo por crditos (clientes) e existncias (mercadorias). A diminuio do activo circulante significa que a sua transferncia de um lugar para o outro, pode ser traduzido no prprio activo circulante, no passivo ou activo fixo. A sada de mercadorias, por exemplo, implica a entrada de dinheiro.

3. Aumento do exigvel a curto, mdio e longo prazo. Traduz-se no aumento da capacidade de endividamento da empresa, como o aumento de fornecedores. No caso de aumento de crditos dos fornecedores, as mercadorias aumentam por contrapartida do aumento do exigvel. O aumento do exigvel pode financiar o prprio passivo. 4. Aumento do capital social ou venda das aces stockadas/aces em carteira (origem externa)

5. Valor de venda dos activos fixos

No Bambissa e Fabio Fatissone

APLICAO DE FUNDOS 1. Aumento do activo circulante no disponvel Se aumentamos as mercadorias significa que algumas fontes foram mobilizadas quer do activo quer do passivo.

2. Diminuio do exigvel a curto, mdio e longo prazo Se a dvida reduziu-se significa que um dado montante foi aplicado.

3. Pagamento ou compras do activo fixo Se encontramos a diferena do valor do activo fixo de um ano para o outro AFN+1 - AFN, ela pode no constituir necessariamente uma aplicao de fundos.

Exemplo: A tabela abaixo ilustra o total do activo fixo (AF) em 2010 e 2011 Anos Valor 2010 120 cts 2011 100cts

Nesta situao diramos que o activo fixo lquido diminuiu em 20cts. A concluso seria que a empresa so vendeu activo fixo. Mas no verdade porque, ao longo do ano a empresa pode comprar e vender activo fixo. Por exemplo a venda de 50 cts e a compra de 30 cts, nesta situao teramos: 120cts +30cts -50cts 2011 100cts

2010

Para resolver este problema existe o modelo:

Determinao da compra C = VRUB + AEB + VCBV - VRBI

No Bambissa e Fabio Fatissone

Onde: C Compra VRUB Valor da rubrica no ltimo balano AEB Amortizao do exerccio do bem em causa VCBV Valor contabilstico do bem vendido VRBI Valor da rubrica no balano inicial

4. Pagamento de dividendos (regularizao de dividendos/resultados)

Determinao dos dividendos D = RBI + RLE - RAUB

Onde: D Dividendos RBI Resultado do balano inicial RLE Resultados lquidos do exerccio RAUB Resultados acumulados do ltimo balano

5. Pagamento do stock ou diminuio de capital prprio Reembolso das aces amortizadas ou seja, pagamento das aces cujos accionistas desejam/decidiram abandonar a sociedade/empresa (simples

diminuio do capital social).

NB: A variao do disponvel constitui o elemento regularizador no mapa de origem e aplicao de fundos, pode ser tanto a origem como a aplicao.

No Bambissa e Fabio Fatissone

2. NOO DE CASH-FLOW OU FLUXO DE CAIXA

Cash-flow pode ser definido como o resultado de fluxos das entradas e sadas de dinheiro como consequncia da actividade da empresa. Numa ptica estrutural o cash-flow se confunde com o lucro no equilbrio do balano. O cash-flow um conceito dinmico ao ser definido como entrada e sada de dinheiro.

Fluxo de caixa = Entradas - Sadas (no se incluem custos no desembolsveis: Amortizaes e provises), portanto, o fluxo de caixa um elemento de natureza financeira. Lucro = Proveitos Custos (incluem custos no desembolsveis), portanto, o lucro um elemento de natureza econmica.

Distino entre lucro e Cash-flow Acabamos de dizer que a perspectiva contabilstica d nfase aos lucros, enquanto que a ptica financeira d nfase ao cash-flow ou fluxo de caixa. Na perspectiva financeira, o valor de qualquer activo numa empresa depende do valor dos fluxos de caixa que ela vai gerar. No h nenhuma organizao que paga suas despesas com lucros grande particularidade entre cash-flow e lucro. Todos os pagamentos tm que ser feitos em dinheiro (fluxo de caixa), embora para o pagamento de dividendos se recorra ao lucro. Por isso, uma empresa no pode vender muito a crdito impulsionada pelo lucro, porque isso pode lev-la a falncia tcnica. Logo, comeam a surgir dificuldades no pagamento de despesas correntes (salrios) e mais tarde as dvidas de maior valor, como os emprstimos (financiamento)

Como o objectivo da empresa a maximizao do seu valor, isso implicar a maximizao do valor das aces.

No Bambissa e Fabio Fatissone

O cash-flow de qualquer negcio a diferena entre o cash-flow das vendas e o cashflow dos custos operacionais, dos custos financeiros de financiamento (juros) e dos impostos. CF = CFV - (CFCO + CFJ + CFI) Onde: CF Cash-flow CFV Cash-flow das vendas CFCO Cash-flow dos custos operacionais CFJ Cash-flow dos juros CFI Cash-flow dos impostos

Mas, partindo do conceito de lucro e considerando o que foi dito sobre as depreciaes (amortizaes), o cash-flow pode ser definido, contabilisticamente como a soma do lucro lquido obtido num dado momento e o valor das depreciaes e provises: CF = LL + AR + PR

Exemplo: Assume-se que tudo foi pago e tudo foi recebido

Mapa de resultados 1. 2. Vendas Custos Antes de amort. AR Custos totais 3. 4. 5. 6. 7. Lucro tributvel Imposto (40%) Lucro lquido Depreciaes Cash-flow lquido 1.050,00 150,00 1.200,00 300,00 120,00 180,00 150,00 330,00 1.500,00

Cash-flow 1.500,00

1.050,00 1.050,00 450,00 120,00 330,00 330,00

No Bambissa e Fabio Fatissone

Cash-flow operacional Fluxos de caixa operacionais, so aqueles que resultam das operaes principais da empresa (ou actividades operacionais da empresa); isto , aqueles que resultam da diferena da diferena entre as vendas operacionais e custos operacionais.

So outros fluxos de caixa, aqueles que resultam da venda de outros activos financeiros ou activos fixos da empresa (abate, etc); isto , resultam do desenvolvimento de outras actividades da empresa, diferentes das actividades normais.

CAPTULO 3: MERCADOS FINANCEIROS E TAXAS DE JURO

Conceito Forma de instituies financeiras Mercados financeiros Custo do dinheiro Determinantes das taxas de juro Nvel das taxas de juro preo e das aces

3.1. Os mercados financeiros

So as maneiras segundo as quais se faz a transferncia dos fundos disponveis pelos aforradores (poupadores) aos investidores, isto , so as formas organizadas onde aqueles que oferecem e demandam vrios tipos fundos podero fazer transaces atravs de uma negociao directa. Portanto, na sociedade financeira/econmica existem duas figuras no que se refere a circulao do dinheiro: Aforradores (poupadores) e investidores ou utilizadores (os que precisam desses fundos).

Intermedirios financeiros So instituies que aceitam (captam) poupanas dos aforradores e depois transferem (ou emprestam) aos investidores, isto , a negociao feita de forma indirecta.

No Bambissa e Fabio Fatissone

3.1.1. Formas de instituies financeiras

Bancos comerciais: So instituies que aceitam depsitos a vista e a prazo e aplicam estes valores de forma directa aos tomadores ou ento atravs dos mercados financeiros e por conseguinte eles tem a autorizao para obter depsitos em conta corrente.

Caixas econmicas: Com algumas semelhanas com os bancos comerciais, a nica diferena principal que recebem poupanas a prazo e aplicam em emprstimos individuais para construo de habitaes prprias. Tambm podem por este dinheiro a disposio das empresas ou ento investir nos mercados financeiros fora dos emprstimos negociados.

Associao de poupanas e emprstimos: Estas instituies de poupana tambm mantm depsitos a prazo, vendem ttulos nos mercados financeiros. Os fundos da resultantes adicionados aos depsitos, so dados sob forma de emprstimos indivduos que requerem, exigindo-lhes hipotecas das habitaes prprias. A parte do dinheiro que sobra tambm investida nos mercados financeiros.

Associaes de crdito: Como regra, o objectivo principal da sua actividade a negociao da transferncia de fundos entre os consumidores. Regra geral, os membros desta associao tem algum vnculo com a empresa ou porque so empregados duma mesma empresa ou porque professam a mesma religio ou por qualquer outra razo. O excesso das necessidades entre os membros tambm pode ser aplicado nos mercados financeiros. Em Moambique existe uma instituio (CREDICOOP) semelhante a este tipo de associao.

Companhia de seguro de vida: So consideradas instituies financeiras porque recebem muito dinheiro sob forma de prmios de seguros, de pessoas que fazem seguro de vida (alguns bancos j se dedicam ao seguro). Para garantir o futuro dos clientes (os

No Bambissa e Fabio Fatissone

assegurados), essas companhias investem o dinheiro normalmente no ramo imobilirio ou dando emprestado a bancos, governo ou nos mercados financeiros. Em Moambique as companhias de seguro integram o ramo de vida mas no h companhias de seguro s no ramo de vida. O seguro de vida pode ser em caso de vida ou em caso de morte.

Fundos de penso: Instituies que permitem que as pessoas aposentadas recebam rendas depois da aposentadoria. Assim, as contribuies dos trabalhadores e das entidades empregadoras so depositadas nestes fundos. Para que esses fundos cresam necessrio que sejam investidos nas vrias reas como o caso do sector imobilirio, podendo tambm ser nos mercados financeiros. Como se referiu, esses fundos obtm-se a partir do desconto no rendimento dos empregados e empregadores. Investem e so accionistas de vrias empresas, inclusive de bancos. E Moambique representado pelo INSS.

3.1.2. Diferenas entre mercados financeiros e intermedirios financeiros Os mercados financeiros permitem que os tomadores e fornecedores de emprstimos e investimentos de curto, mdio e longo prazos negoceiem directamente, enquanto que os emprstimos e os investimentos dos intermedirios financeiros so feitos sem o conhecimento directo do poupador ou seja os fornecedores no conhecem os utilizadores do seu dinheiro.

3.2. Bolsa de valores ou mercado de ttulos

So mercados onde se transaccionam ttulos. Fazem parte do mercado financeiro, especfico, especializado em ttulos de capital e da dvida (Aces e Obrigaes). Encontramos 2 tipos de bolsas: Bolsa de valores organizadas e mercado de balco.

No Bambissa e Fabio Fatissone

3.2.1. Bolsa de valores organizadas

So entidades fsicas tangveis/corpreas, ocupando cada uma delas o seu prprio edifcio, com membros especificamente designados, em corpo gerencial devidamente eleito e um conselho de administrao.

3.2.1. Mercado de balco

So o inverso das bolsas de valores. So organizaes intangveis que facilitam o negcio entre aqueles que demandam e os que oferecem ttulos num perodo de tempo considerado perodo de transaco; podem no ter o seu edifcio prprio ou um lugar definido como bolsa de valores. Portanto, mercado de balco constitui um extremo grupo de correctores e agentes, conectados electronicamente por telefones e computadores que conduzem negcios em ttulos no registados em bolsa.

3.3. Instituies monetrias e no monetrias

Instituies monetrias: So aquelas instituies que podem captar depsitos, isto , alm de conceder crditos podem captar depsitos.

Instituies no monetrias: So aquelas que no podem captar depsitos, isto , podem fazer todas as operaes que os bancos fazem com excepo da captao de depsitos (exemplo: empresas de leasing).

3.4. Mercados primrios e mercados secundrios

Mercados primrios So aqueles em que os ttulos se comercializam pela primeira vez, isto , corresponde a compra de ttulos acabados de emitir. Normalmente, corresponde a compra feita pelo emitente, independentemente de ser no mercado de balco ou na bolsa de valores.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Mercados secundrios So aqueles em que os ttulos so transaccionados a partir da segunda vez. Isto significa recompra e revenda at n-sima vez. As bolsas de valores e os mercados de balco tambm so mercados secundrios de ttulos.

3.4. O custo do dinheiro

Tal como na economia real ou na economia de mercado livre, a compra e a venda de dinheiro, nos mercados financeiros feita em funo de um preo, ou seja, a venda ou alocao do dinheiro depende do preo que por ele pago, como tambm a compra ou a obteno desse dinheiro depende do seu preo.

Todo o dinheiro tem um custo; A taxa de juro o preo do dinheiro alheio (capital alheio). O dinheiro prprio (capital prprio) remunerado pelos dividendos, por isso, podemos dizer que os dividendos so o preo do capital prprio.

3.4.1. Principais factores que afectam o custo (ou a procura) do dinheiro

So basicamente quatro, os factores que influenciam o custo do dinheiro: 1. Oportunidade de capital em funo das oportunidades de produo, isto , taxa de retorno que os produtores esperam obter do capital investido; 2. Tempo preferencial de consumo, isto , preferncia dos consumidores para o consumo presente versus futuro; 3. O risco, isto , risco do emprstimo maior risco vai implicar maior taxa de retorno esperada; 4. A inflao, isto , taxa esperada de inflao inflao mais alta conduz a maiores taxas de juro.

No Bambissa e Fabio Fatissone

3.4.2. Factores que influenciam os nveis das taxas de juro

De um modo geral, a taxa de juro nominal (K) composta pela taxa livre de qualquer risco taxa pura de inflao (K*), inclui o prmio da inflao (PI), mais o prmio de liquidez (PL) mais o prmio do risco de maturao (PRM). Assim temos:

K = K* + PI + PRI+ PL + PRM

Onde: K = Taxa de juro nominal, de mercado

K* = Taxa de juro livre de risco; real; pura

PI = Prmio de inflao, que igual a taxa mdia de inflao no perodo de vida do activo financeiro.

PRI = Prmio de risco de incumprimento reflecte a possibilidade de no pagamento de juros ou do capital, nos prazos acordados, na data de vencimento, ou dum pagamento incompleto.

PL = Prmio de liquidez reflecte o facto de que alguns ttulos no so facilmente e a custo baixo convertidos em dinheiro.

PRM = Prmio de risco de maturao os ttulos de longo prazo (superior a 5 anos) so expostos a um risco significante da diminuio do seu preo. O prmio de maturao reflecte esse risco, ou seja, serve para cobrir casos em que o preo de uma obrigao no mercado cai.

A taxa de juro livre de risco (KLR) deve prever a inflao, ou seja, regra geral, quando se fala da taxa de juro livre de risco, j inclui-se o prmio de inflao.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Assim:

K* + PI = KLR

K = KLR + PRI+ PL + PRM

3.5. Nveis das taxas de juro e preos das aces As taxas de juro tm fundamentalmente dois efeitos nos resultados da empresa: 1. O juro um custo de financiamento. Quanto mais elevado for, menores sero os lucros ou mais altos sero os prejuzos da empresa, se tudo se mantiver constante. 2. As taxas de juro afectam a rendibilidade das empresas, uma vez que afectam rigorosamente os seus resultados. E porque afectam os resultados, afectam consequentemente o preo das aces. O mais importante que afecta a competitividade das aces no mercado, porque existe uma competio entre aces e obrigaes.

Quanto maior for a taxa de juro, menores so os resultados e menor o preo das aces. As pessoas no vo querer investir nas aces que no rendem muitos dividendos, j que os resultados da empresa no so altos. H mais incentivo em investir nas obrigaes, uma vez que elas rendem mais juros. Ento, as aces perdem competitividade em relao as obrigaes.

No mercado de ttulos (aces e obrigaes), a oscilao das taxas de juro influencia a oscilao da procura de aces uma vez que oscila o preo das aces. Numa situao de subida das taxas de juro as pessoas podero preferir vender as suas aces e comprar obrigaes. O contrario tambm pode acontecer.

Exemplo: Consideremos o seguinte caso em que a remunerao : Aco = 40% Obrigao = 40%

No Bambissa e Fabio Fatissone

Mantendo tudo constante, indiferente investir numa ou noutra anlise numa perspectiva de custo. Se no ano seguinte a taxa de juro do mercado baixa para 20%; para emprstimos sob forma de obrigaes, isto implicaria o aumento do investimento em aces. Mas, os obrigacionistas no ficam preocupados porque continuam a receber 40%, pois estes no sofrem com as flutuaes das taxas de juro de mercado.

CAPTULO 4: VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO Importncia do seu estudo; Valor futuro; Valor presente; Valor futuro de uma anuidade; Valor actual de uma anuidade; Valor actual e futuro de uma srie de recebimentos desiguais; Amortizao de emprstimo.

4.1. Importncia do estudo do valor do dinheiro no tempo O valor do dinheiro no tempo refere-se ao dinheiro que ele tem hoje podendo no ser o mesmo amanh. O dinheiro vale mais hoje do que amanh. A importncia do estudo do valor do dinheiro no tempo, que, os gestores financeiros devem saber que uma unidade monetria hoje, vale mais do que amanh mesmo no considerando as flutuaes que a moeda vai sofrer. Os gestores devero saber prever o valor do dinheiro no futuro em funo dos factores que determinam o valor do dinheiro no tempo, para que o valor presente seja equivalente ao valor futuro. Neste contexto temos que nos recordar dos conceitos de matemtica financeira e considerar o que a seguir se aborda.

4.2. Valor futuro (future value FV) aquele que permite fazer ideia, segundo a qual, recebido uma dada quantia de dinheiro, qual o valor que ir representar num tempo futuro.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Tem que se responder a preocupao de saber o quanto deve ser recebido no futuro por um investimento que se faz hoje sob uma dada taxa de juro.

Por exemplo: Se recebermos 100 cts hoje, qual seria o valor a receber depois do dinheiro ser posto a render juros? Passado o 1 ano = 100x1,05 = 105 cts Passado o 2 ano = 105 x1,05 = 110,25 cts Neste caso 100 cts iniciais venceram juros e esses juros produziram novos juros, vejamos. 100x1,05 = 105 cts 5x1,05 = 5.25 cts 110,25 cts Aqui estamos perante uma composio, o caso do regime composto. A composio uma funo exponencial.

Consideremos: K = taxa de juro ou custo de capital n = tempo que est em anlise V0 = Valor actual ou PV (present value) t = perodo de referncia VFn = Valor futuro ou FVn (future value) FVn = PV*(1 + k)n ou FVn = PV*(FVIFk,n) (1 + K)n = FVIFk,n Factor de capitalizao/composio

Consideremos os dados do exemplo anterior: PV = 100 K = 5%

No Bambissa e Fabio Fatissone

Se n= 1 FV1 = 100*(1 + 5%)1 = 105 cts Se n = 2 FV2 = 100*(1 + 5%)2 = 100 + 1,1025 = 110,25 cts O factor de capitalizao pode crescer com o crescimento da taxa de juro ainda que mantendo constante o tempo e vice-versa, pode crescer com o passar do tempo ainda que mantendo constante a taxa de juro. O factor de capitalizao (FVIFk,n) cresce mais rapidamente se o tempo e juros crescerem ao mesmo tempo. O valor futuro (FV) nunca inferior ao valor presente (PV), ou por outra, o factor de actualizao nunca inferior unidade. Uma taxa de juro igual a zero significa no haver custo de capital.

4.2.1. Mtodos para calcular o valor futuro (FV) O valor futuro (FV) pode ser calculado usando as tradicionais tabelas financeiras onde se encontram os factores de capitalizao. O Valor futuro (FV) pode ser calculado com a utilizao das calculadoras financeiras. Na ltima hiptese pode-se usar uma qualquer calculadora cientfica visto que possui uma funo exponencial.

4.3. Valor actual ou valor presente (present value PV) Aqui o objectivo inverso. para orientar algum a receber hoje um valor que prometido para o futuro, ou seja, se um dado valor oferecido no futuro, quanto devamos receber hoje? Qual o montante hoje que corresponde a um certo valor futuro? Portanto, o valor actual/valor presente o valor hoje de um fluxo ou uma srie futura de fluxos de caixa.

Assim temos: FVn (1+K)n ;

PV =

No Bambissa e Fabio Fatissone

PV = FVn*(1 + K)-n ; 1 (1+K)n

PV =

Se

1 (1+K)n

= PVIFk,n = Present value interest factor (factor de actualizao), teremos:

PV = FVn*(PVIFk,n)

Tambm,

PV =

1 FVIFk,n

Suponhamos que temos que receber uma quantia de 110,25 cts daqui a 2 anos. Quanto receberia hoje se a taxa de juro for de 5%?

Dados: FV2= 110,25 n=2 K = 5% PV = ?

Resoluo: PV = FVn*(PVIFk,n) PV = 110,25*(PVIF5%,2) = 100 cts

4.4. Valor futuro de uma anuidade Uma anuidade ou renda definida como uma srie de pagamentos ou recebimentos de um valor fixo durante um nmero especfico de anos. preciso saber quando o pagamento feito (no fim ou no incio do perodo).

No Bambissa e Fabio Fatissone

H dois tipos de anuidades: Diferidas ou ordinrias ou ainda, posticipadas no fim do perodo Antecipadas; do-se no incio do perodo.

4.4.1. Anuidade diferida ou posticipada n FVAn= PMT * (1 + K)n-1 t=1

FVAn = Valor futuro de uma anuidade PMT = Payment = anuidade = pagamento

Como a anuidade diferida, significa que a ltima anuidade no paga juros porque faz-se no fim no ano.

FVAn = PMT*(FVIFAK,n)

Onde:

n FVIFAK,n= (1 + K)n-1 t=1

Por exemplo, recebo agora como pagamento anual, 1000 cts e deposito num banco que paga juros taxa de 4%. Quanto receberia no final do 4 ano?

PMT = 1000 cts K = 4% n=3 FVA3 = ?

No Bambissa e Fabio Fatissone

1000

1000

1000

FVA3 = 1000(FVIFA4%,3) 3 FVA3 =1000* (1+ 4%)3-1 t=1 FVA3 =1000* (1,042 + 1,041 + 1,040) = 1000*3,1216 = 3.121,6 cts (O 1 mil tem juros de 2 anos, o 2 mil tem juros de 1 ano e o 3 mil no tem).

4.4.2. Anuidade antecipada Os depsitos so feitos no incio do ano e o juro vencido no incio de cada perodo. Haver capitalizao de mais um perodo. n FVAn = PMT* (1 + K)n-1*(1 + K) = PMT* t=1 n (1+K)n t=1

FVAn = PMT*(FVIFAK,n)*(1 + K), onde (1+K) um factor de correco.

No nosso exemplo teremos:

0 4%

1 4%

2 4%

1000

1000

1000

FV?

No Bambissa e Fabio Fatissone

FVA3 = 1000*(3,1216)*(1 + 4%) = 3.246,46 cts Ou FVA3 = 1000(1+4%)3 + 1000(1+4%)2 + 1000(1+4%)1= = 3.246,46 cts

4.5. Valor actual de uma anuidade Ao invs de receber anuidades em cada ano, podemos receber todo o valor hoje. Como j foi dito, podemos ter anuidades posticipadas e anuidades antecipadas. A ideia que, quanto iria receber hoje no lugar de pagamentos anuais durante (por exemplo) 10 anos.

4.5.1. Anuidades posticipadas n PVAn = PMT* (1 + K)-n t=1 N Sendo, (1+ K)-n = PVIFAK,n t=1

PVAn = PMT*(PVIFAK,n)

Por exemplo: PMT = 1000 cts K = 4% n = 3 anos PVAn = ?

No Bambissa e Fabio Fatissone

PVA3 = PMT (PVIFA4%,3) 3 = PVAn = 1000*


-3

(1 + K)-n t=1
-2

= 1000(1,04 +1,04 +1,04-1) = 1000*2,77509 =2.775,10 cts 4.5.2. Anuidades antecipadas n PVAn = PMT* (1 +K)-n*(1+K) t=1 Ou PVAn = PMT*(PVIFAK,n)* (1+k) Com base no exemplo anterior, neste caso seria: PVA3 = 1000*(2,7751)*(1+4%) = 2.886,10 cts

4.6. Valor futuro e actual de uma srie de recebimentos desiguais Ao invs de receber anuidades em cada ano, podemos receber todo o valor hoje. Como j foi dito, podemos ter anuidades posticipadas e anuidades antecipadas. A ideia que, quanto iria receber hoje no lugar de pagamentos anuais durante (por exemplo) 10 anos. 4.6.1. Valor futuro de uma srie de recebimentos desiguais Antecipados N FVAn = PMTi*(1+ K)n t=1 Ou

No Bambissa e Fabio Fatissone

N FVAn = PMTi*(FVIFAK,n)*(1+K) t=1

Posticipados N FVAn = PMTi*(1+ K)n-1 t=1 Ou N FVAn = PMTi*(FVIFAK,n) t=1

4.6.2. Valor presente de uma srie de recebimentos desiguais Posticipados N PVAn = PMTi*(1+K)-n t=1 Ou N PVAn = PMTi*(PVIFAK,n) t=1

No Bambissa e Fabio Fatissone

Antecipados N PVAn = PMTi*(1+K)-n*(1+k) t=1 Ou N PVAn = PMTi*(1+K)1-n t=1

4.7. Determinao da taxa de juro

A taxa de juro determinada a partir das frmulas dos casos anteriormente referidos e recorrendo as tabelas financeiras. Se precisarmos de uma exactido da taxa de juro teremos que fazer a interpolao linear.

4.8. Amortizao de emprstimo A amortizao de emprstimo, consiste numa tabela construda para efeitos de cumprimento do pagamento de dbitos financeiros. Temos que conhecer juros e amortizaes dum emprstimo para poder fazer uma anlise financeira. O juro o custo que vai afectar o lucro, os impostos e a prpria rendibilidade da empresa.

Sabemos que, PVAn = PMT (PVIFAK,n) Quanto ser o pagamento anual, PMT?

PMT =

PVAn PVIFAK,n

No Bambissa e Fabio Fatissone

Suponhamos que pedimos um emprstimo de 1000 cts taxa de juro de 10% e um emprstimo amortizvel em 3 anos. A anuidade posticipada e constante. Dados Pv = 1000 cts n=3 K = 10% PMT = ? N PVAn = PMT* (1 + K)-n t=1

PVAn = PMT*(PVIFAK,n)

Portanto: PMT = 1000 1,1-3+1,1-2+1,1-1 1000 PVIFA10%,3

PMT =

PMT = 402 cts Quadro de amortizao do emprstimo Ano 0 1 2 3 Capital inicial 1.000 1.000 698 366 302 332 365 100 70 37 402 402 402 Capital Juro; K = 10% PMT Saldo em dvida 1.000 698 366 0

Juro = Capital inicial*K PMT = Capital + Juro; logo, Capital = PMT - Juros Saldo em dvida = Capital inicial Capital

No Bambissa e Fabio Fatissone

CAPTULO 5: NOES SOBRE MODELOS DE VALORAO DE TTULOS Avaliao das obrigaes - Valor das Obrigaes em pagamentos semi-anuais; - Taxa de juro de uma obrigao Taxa de resgate Risco de taxas de juro em obrigaes Avaliao das aces - valorao das aces preferenciais - valorao e taxas de retorno das aces ordinrias.

5.1. Avaliao das obrigaes Obrigaes so ttulos de crdito representativos de dinheiro proveniente de emprstimo concedido, do ponto de vista do investidor. As obrigaes podem vencer juros anualmente ou semi-anualmente (semestralmente). Esse juro quando calculado na data de emisso chama-se juro de cupo ou simplesmente cupo. o juro que uma obrigao paga durante a sua vida e esse juro constante. Portanto, o cupo constante porque foi calculado na base do valor nominal das obrigaes.

Modelo Bsico M valor nominal de maturao ao par (transaco taxa de juro de mercado da data de emisso). Kd taxa de retorno esperada (exigida ou requerida) numa obrigao; n nmero de anos que faltam para a maturao V=Vo Valor actual da obrigao I Juro do cupo (taxa de juro de mercado da data de emisso) t tempo que falta para a maturao

Numa obrigao, at a data do seu vencimento as pessoas recebem juros e no ltimo dia da obrigao recebem o ltimo juro mais valor nominal.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Valorizar uma obrigao significa determinar o valor actual dessa obrigao; quanto vale uma obrigao no intervalo entre a emisso e a maturao.

Na emisso pagamos o valor nominal da obrigao e na maturao recebemos o ltimo juro e o valor nominal. A vida til da obrigao determinada na sua data de emisso.

O valor actual de uma obrigao a actualizao dos valores de cupes a receber mais o valor nominal; ou seja, o somatrio dos juros futuros esperados e o valor nominal dessa obrigao. n Vo = t=1 Como I constante, teremos: n Vo = I * t=1 Ou 1 (1+Kd)t + M (1+Kd)n I (1+Kd)t + M (1+Kd)n

Vo = I*(PVIFAKd,n) + M*(PVIFAKd,n) Conhecido o I e o valor nominal da obrigao (M) possvel determinar a taxa de juro do cupo. Kd = I M

No Bambissa e Fabio Fatissone

Entao;

I = Kd*M Exemplo: Calcular o valor actual duma obrigao no momento da emisso de 80.000 obrigaes com o valor nominal de 1000 USD, tendo prometido pagar juros anuais taxa de 15%. A emisso foi em Janeiro de 2010 devendo vencer em 2025.

M = USD 1000 Kd = 15% n = 15 anos

I = M*Kd = 1000x15% = USD 150 Antes de tudo, o valor da obrigao na data da sua emisso sempre o seu valor nominal. Portanto, para o nosso exemplo, o valor na data de emisso USD 1000.

Agora, podemos verificar usando a frmula: Vo = I*(PVIFAKd,n) + M*(PVIF15%,15) = 150x5,8474 + 1000x0,1229 Vo = USD 1000

5.1.1. Valor das Obrigaes em pagamentos semi-anuais

As obrigaes so, normalmente, pagas semi-anualmente ou semestralmente. Se a taxa de juro nominal declarada referente a um perodo maior ao perodo de capitalizao/actualizao, a taxa para esse perodo calculada pelo critrio de proporcionalidade de taxas. in = 15% = i(2) = 7,5%

Partindo do modelo bsico, podemos construir a frmula calculando a taxa de juro proporcionalmente:

No Bambissa e Fabio Fatissone

2n Vo = I/2 * t=1 Onde; I 2 n Kd 2 Ou (


1 1+Kd/2

)t + M(

1 1+Kd/2

)2n

- Cupo semestral

- nmero de semestres - Taxa semestral

Vo = I/2 (PVFIAKd/2,2n) + M(PVIFKd/2,2n) 6.1.2. Clculo da taxa de juro de uma obrigao ou taxa interna de rendibilidade das obrigaes Yield to Maturity (YTM)

Yield to Maturity (YTM) a taxa interna de rendibilidade de uma obrigao. Se comprarmos hoje uma obrigao por certo preo (diferente do valor nominal) qual seria a taxa de juro (Kd) que ganharamos at atingir o seu vencimento? a) Ensaio de taxas Para se fazer o ensaio de taxas, tem que se ter o valor presente, de modo a se calcular a taxa de actualizao. O pressuposto da determinao de YTM que conhece-se o preo da obrigao. Conhecido o preo, comparamos com o seu valor nominal e vemos se a obrigao vende acima ou abaixo do par.

No Bambissa e Fabio Fatissone

b) Frmula aproximada de clculo da YTM I+ (M - V)/n (M + 2V)/3

Kd = aprox YTM =

5.1.2.1Problemas com a YTM

1. A ideia da YTM que todos os fluxos de caixa (todos os recebimentos) so reinvestidos mesma taxa, o que pode no ser verdade, porque o investidor poderia fazer investimento diferente, a uma taxa diferente. 2. No podemos determinar YTM sem conhecer o preo. YTM no permite chegar ao preo. a procura e a oferta de capitais no mercado que determina o preo das obrigaes. 3. YTM d-nos uma mdia aproximada da rendibilidade da aplicao nas obrigaes.

5.2.

Taxa de resgate

a taxa com a qual se podem resgatar (pagar) as obrigaes. Resgatar as obrigaes significa retir-las do mercado (pag-las) antes da data de maturao. Isto acontece como consequncia da baixa da taxa de juro no mercado. Este fenmeno d-se quando o emitente da obrigao retira os direitos aos detentores de mant-las at a data de maturao, resgatando-as.

Acontece as vezes que, se a taxa de juro cair, a empresa que j tinha contrado um emprstimo a uma taxa de juro maior v-se a necessidade de substituir as antigas obrigaes (mais caras) pelas novas (mais baratas). Assim, a pessoa que detm a obrigao j no vai ter a possibilidade de ganhar YTM, porque as obrigaes vo ser retiradas. claro que para os detentores isto no benfico. Se por exemplo a taxa de juro cair de 15% para 10% significa que a empresa poderia retirar as obrigaes que custam 15% e substitu-las por obrigaes que custam 10%. O detentor da obrigao assim pode avaliar a taxa de rendibilidade da sua obrigao, mas no at a data de maturidade mas somente at a data de resgate.

No Bambissa e Fabio Fatissone

O preo de resgate o preo que a empresa deve pagar para retirar as obrigaes. Normalmente este preo nominal mais o juro de um ano.

V Preo da obrigao hoje N Nmero de anos que faltam at a data de resgate CP Call price (preo de resgate)

A incgnita Kd = YTC N V= t=1 V = I (PVIFAKd,N) + CP (PVIFKd,N) Exemplo: Admitamos que 1.368,31 USD o preo da obrigao a prmio e resgatvel daqui a 4 anos ao preo de 1.150 USD. Qual a YTM ou taxa de resgate? I (1+Kd)t + CP (1+Kd)N

4 1.368,31 = t=1 150 (1+Kd)4 + 1.150 (1+Kd)4

Kd = YTC = 7,39%

5.3.

Risco de taxas de juro em obrigaes

o risco a que os investidores se expem devido s mudanas das taxas de juro de mercado, levando a que os investidores realizem perdas ou ganhos financeiros.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Esta variao da taxa de juro refere-se ao perodo de tempo a que a pessoa se encontra adstrita a um investimento numa obrigao. Por causa desta oscilao das taxas de juro, o investidor pode incorrer em perdas ou ganhos extraordinrios do capital.

O risco tanto maior quanto maior for o perodo que falta para a maturao das obrigaes. No caso em que a taxa de juro baixa, o obrigacionista tem um ganho implcito (de oportunidade) porque recebe de juros mais do que poderia receber se tivesse comprado agora.

O emissor das obrigaes por outro lado tem perdas implcitas porque agora poderia pedir emprstimo a custos mais baixos.

Exemplo: A Sra Joana comprou uma obrigao com valor nominal de USD 1000, pagando USD 150 de cupo ao ano. Suponhamos que acaba de ser emitida uma obrigao com menos riscos (ou de caractersticas idnticas) e paga 20% de juros. E que o emissor da obrigao da Sra Joana no est com planos de resgatar. A Sra Joana estar a realizar perdas ou ganhos de capital por 14 anos que os emissores no esto interessados em resgatar essa obrigao.

Resposta: A Sra Joana estar a realizar perdas de capital por 14 anos que os emissores no esto interessados em resgatar essa obrigao. Isto porque se fosse feito o resgate da obrigao, ela subscrever nova obrigao a taxa de 20% ganhando USD 200 do cupo; portanto USD 50 a perda que a Sra Joana est a realizar por ano.

5.4.

Avaliao das aces

Aco um ttulo um ttulo nominativo que representa, uma fraco do capital social de uma empresa e o seu detentor tem direito a receber a sua quota-parte nos lucros distribudos anualmente. As aces podem ser ordinrias ou preferenciais.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Aces ordinrias So aquelas aces normais cujos detententores mantm direitos de controlo da sociedade (a propriedade da empresa) alm de outros direitos associados ao facto de ser detententor de uma fraco do capital social da empresa. Conferem os direitos de gesto da empresa, votar sobre os destinos da sociedade e usufruir de todos os restantes direitos particulares. O dividendo para estas aces depender das polticas da empresa sobre os dividendos e a existncia de lucros.

Aces preferenciais So aces que se caracterizam por proporcionar direitos especiais aos seus possuidores; pagam dividendo fixo previamente acordado, ao longo da sua existncia. O principal direito que as diferencia das aces ordinrias o facto de incorporar dividendo fixo a ser pago sempre que a empresa realize lucros, independentemente das polticas de dividendos. Ao avaliarmos as aces temos que saber se elas so ordinrias ou preferenciais.

5.4.1. Avaliao das aces preferenciais

Vp = Valor actual da aco preferencial Dp = Dividendo de uma aco preferencial Kp = Taxa de retorno requerida para um investimento em aces preferenciais Dp Kp

Vp =

Esta frmula vlida para o nr de anos no definido. Os pagamentos dos dividendos so perptuos (perpetuidade). Diz-se que so aces preferenciais perptuas.

Exemplo: Seja uma aco preferencial perptua pagando de dividendos 8,125 USD por ano. A taxa de retorno requerida de 10%. Qual o valor actual da aco preferencial (valor da Vp).

No Bambissa e Fabio Fatissone

Dp = 8,125 USD Kp = 10%

Ento o valor da aco em qualquer momento do tempo ser: Vp = 8,125/0,1 Vp = 81,25 USD

Conhecido Vp e Dp podemos calcular a taxa de retorno. Dp Vp - Taxa de retorno requerida duma aco preferencial

Kp =

Neste caso, Kp = 8,125/81,25 Kp = 10%

5.4.2. Valorao e taxas de retorno das aces ordinrias.

Definies dos termos bsicos usados na avaliao das aces ordinrias: Dt = dividendo que o accionista espera receber no fim do ano t Do = Dividendo mais recente j pago D1 = Dividendo a ser pago no fim do corrente ano D2 = Dividendo esperado no fim do segundo ano

A estimativa do Dt pode ser diferente entre os investidores, porque o nico valor certo o Do que j foi pago.

Dn = dividendo esperado no fim de n-simo ano

po = preo actual do mercado duma aco

No Bambissa e Fabio Fatissone

^ pt ^ po

= preo esperado das aces no ano t

= preo esperado das aces hoje

^ p1

= preo esperado das aces no final do 1 ano ^ pt

O investidor comprar uma aco s se

po (preo actual da aco)

g = taxa esperada de crescimento dos dividendos. Se os dividendos so esperados a crescer a uma taxa constante, ento g tambm igual a taxa de crescimento esperada do preo da aco.

Ks = taxa de retorno mnima aceitvel, requerida ou exigida duma aco, considerando seu risco e retornos disponveis noutros investimentos. ^ Ks = taxa de retorno esperada pelo investidor. O investidor s vai comprar uma aco se K^s Ks.

Ks D1 = rendibilidade ou rendimento esperado dos dividendos no prximo ano. po Se esperamos que uma aco paga o dividendo de 1$ durante os prximos 12 meses e o seu preo corrente $10, ento o rendimento esperado de 10%. ^ p1 - p0 p0 = g taxa de rendibilidade esperada ou rendimento esperado dos ganhos de = taxa de retorno actual ou realizada.

capital, no prximo ano.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Se o preo de uma aco hoje $10 e espera-se uma subida no fim do primeiro ano para $10,5, ento o ganho esperado do capital 10,5 - 10 = 0,5 e o rendimento esperado dos ganhos de capital 0,5/10 = 5%.

^ D1 p0 p1 - p0 p0

^ taxa de retorno total esperada dos = Ks dividendos e dos ganhos de capital Neste caso seria 10% + 5% = 15%

5.4.2.1.

Valorao

Os dividendos esperados so a base para o clculo do valor de uma aco. O valor de uma aco depende dos dividendos futuros esperados. E como o dividendo esperado um valor futuro, ento, podemos dizer que o valor de uma aco o valor actualizado decorrente dos dividendos futuros esperados. Ou seja, o preo de uma aco determinado como o valor actualizado dos fluxos de caixa gerados pelas aces.

Em obrigaes: I (1+Kd)1 I (1+Kd)2 I (1+Kd)n M (1+Kd)n

V0 =

+.....+

Quem compra uma obrigao toma o conhecimento do perodo de maturao. Mas quem compra uma aco no toma o conhecimento sobre o perodo de vida dessa aco. O valor da aco hoje determinado como o valor actualizado do fluxo infinito de dividendos. Na aco temos um fluxo de caixa ou dividendos infinitos porque as aces so transmissveis de gerao para gerao. Uma aco uma perpetuidade, logo, os seus dividendos so perptuos. Os dividendos podem ser de valores fixos ou no.

No Bambissa e Fabio Fatissone

^ Em aces: V0 = P0 = Pv = Present (Pv) ou Valor actual (VA) Frmula para clculo do valor de uma aco: D1 (1+Ks)
1

VA=

D2 (1+Ks)
2

+.....+

D (1+Ks)

VA= t=1 Suponhamos que daqui a 2 anos vamos vender a aco que temos hoje, t=2. Esperamos agora receber por ela os dividendos dos dois anos e o preo P0 daqui a 2 anos. Reescrevendo a frmula anterior (modelo base) teremos: ^ 1. VA = P0 = D1 (1+Ks)1 + D2 (1+Ks)2 + ^ P2 Dt (1+Ks)t - Modelo generalizado de valorao das aces

^ 2. P2 = D1 (1+Ks)
1

D2 (1+Ks)
2

+.....+

D (1+Ks)

Se substitumos (2) em (1) voltaremos para o modelo base.

H 3 hipteses a considerar na avaliao das aces: a) Os dividendos so os mesmos em cada ano/dividendos

constantes/dividendos com crescimento nulo. b) c) Dividendos com crescimento normal ou constante. Dividendos com crescimento anormal.

No Bambissa e Fabio Fatissone

5.4.2.2. Avaliao das aces com crescimento nulo de dividendos

O crescimento nulo significa que os dividendos so constantes durante o tempo todo, isto , g=0. D1 = D2 = D3 = . = D

Assim podemos escrever: ^ P0 = D1 (1+Ks)1 + D2 (1+Ks)2 +.....+ Dn (1+Ks)n +....+ D (1+Ks)

Logo, uma aco com crescimento nulo de dividendos, uma perpetuidade. Apesar da aco com crescimento nulo de dividendos fornecer um fluxo constante de dividendos, cada dividendo seguinte tem um valor presente menor, a medida que n cresce. Quando os valores de n ficam muito grandes, o valor presente do dividendo aproxima-se a zero. Isto porque os efeitos dos juros futuros duma renda perptua acabam distorcendo o valor da aco. O risco tanto maior quanto maior for o tempo.

Exemplo: Vamos supor que uma certa aco paga dividendos USD 1,82 durante a sua vida e que a sua taxa de retorno necessria de 16%.

D = USD 1,82 Ks = 16%

^ p0 = 1,82 (1,161)1 + 1,82 (1,16)2 + 1,82 (1,16)3 + .....+ 1,82 (1,16)50 + 1,82 (1,16)100 ........

= 1,57 + 1,35 + 1,17 + ......+0,001 + 0,000001

No Bambissa e Fabio Fatissone

A concluso que o preo de uma aco com crescimento nulo igual a razo entre o dividendo e a taxa de retorno.

Isto pode ser reduzido frmula para uma perpetuidade: ^ P0 = D Ks

Assim sendo: ^ P0 = 1,82 0,16 = 11,38 USD

Podemos tambm determinar a taxa de retorno esperada como sendo: ^ Ks = D P0 = 1,82/11,38 = 16%

Se ns compramos uma aco ao preo de USD 11,38 hoje, e esperamos dela dividendos constantes, a taxa de retorno esperada K^s.

5.4.2.3. Valor da aco com crescimento constante ou normal dos dividendos preciso primeiro determinar os dividendos. g = Taxa constante de crescimento (esperada) D1 = D0 + D0*g D1 = D0*(1+g) D2 = D1 + D1*g = D0*(1+g) + D0*(1+g)*g = D0*(1+g)2 Dt = D0(1+g)t O valor intrnseco da aco igual ao valor presente do fluxo dos dividendos futuros. Se g constante, ento:

No Bambissa e Fabio Fatissone

^ P0 = ^ D = Ks*p0 Mas, Ks constitudo pelos dividendos e ganhos de capital, quando h crescimento. Como podemos ver, a equao (1) a soma de uma progresso geomtrica cujo resultado final : D0(1+g)1 (1+Ks)1 + D0(1+g)2 (1+Ks)2 +.....+ D0(1+g) (1+Ks) (1)

^ (Ks - g)*p0 = D0 (1+g) = D1

^ p0 = D0(1+g) Ks - g = D1 Ks - g (2)

Condio de validade: Ks > g. Este modelo (2) chama-se Modelo de Gordon. ^ Se g = 0 p0 = ^ p1 = D2 Ks - g D1 Ks e, significa o valor duma aco quando o crescimento nulo.

Taxa de retorno esperada com crescimento constante de dividendos

No Bambissa e Fabio Fatissone

Podemos resolver a equao (2) para Ks fazendo K^s, para mostrarmos que trabalhamos com a taxa esperada de retorno. ^ Ks = D1 p0 +g

Ou seja: ^ Ks = D1 p0 + ^ p1 - p0 p0

^ Ks D1 p0 g

- Taxa de retorno esperada

- Rendibilidade esperada de dividendos

- taxa esperada de crescimento ou rendibilidade esperada dos ganhos de capital

Exemplo: Se hoje compramos uma aco que custa p0 = USD 23 e esperamos que D1 = 1,242 e que vai crescer a uma taxa constante de 8% no futuro, ento a taxa de retorno esperada ser:

Ks = 1,242/23 + 8% = 13,4%

5.4.2.4. Avaliao das aces com crescimento anormal dos lucros e dos dividendos Nesta hiptese de avaliao das aces, os dividendos verificam duas etapas de crescimento; uma etapa anormal que se segue depois por uma etapa normal. Aqui no h frmulas novas para determinar o valor das aces, da que o mais importante o raciocnio.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Para calcular o valor da aco com crescimento anormal dos lucros e dos dividendos, tem que obedecer certos procedimentos:

1 - Calcular os dividendos dos perodos ou anos de crescimento anormal. Significa isto que, se no 1 ano o crescimento de 10%, no 2 ano de 12% e no 3 ano, 20%, o crescimento no constante. Isto : D1 = D0(1+10%)1 D2 = D1(1+12%) ou D2 = D0(1+10%)(1+12%) D3 = D2(1+20%) ou D3 = D0(1+10%)(1+12%)(1+20%) 2 - Actualizar esses dividendos taxa de retorno mnima necessria. 3 - Calcular o preo da aco (p^t) no final do perodo de crescimento anormal ou no incio do perodo de crescimento normal. 4 - Actualizar o preo 5 - Somar tanto o valor dos dividendos actualizados como o preo da aco actualizado.

Em suma:

P0 =
t=1

Dt (1+Ks)
t

pn (1+Ks)n

Exemplo:

A Zeo Computadores est a atravessar um rpido crescimento. Espera-se que os lucros e os dividendos cresam a uma taxa de 18% durante os prximos 2 anos, a 15% no terceiro ano e depois a uma taxa constante de 6%. O ltimo dividendo foi 1.150 Mt por aco, e a sua taxa de retorno necessria de 12%.

a)

Calcule o valor da aco hoje e demonstre os ganhos totais, de dividendos e de capitais.

No Bambissa e Fabio Fatissone

CAPITULO 6: RISCO E TAXA DE RETORMO

Risco a probabilidade de ocorrncia de um acontecimento futuro desfavorvel. Do ponto de vista financeiro a variao provvel de retornos futuros de um activo, avaliao provvel de fluxos de tesouraria esperados, resultantes de um investimento.

Numa obrigao a curto prazo emitida pelo Estado, pressupe retornos livres de risco (a taxa livre de risco considera somente o ganho de inflao). Mas se em contrapartida essa mesma taxa oferecida para investir em aces duma nova empresa que vai abrir j estaramos perante o investimento de maior risco.

Distribuio de probabilidades e Taxa de Retorno Esperado

Distribuio de probabilidades a estimativa da probabilidade associada com cada resultado possvel, ela consiste em poucos resultados potenciais. Exemplo quando o prevemos os fluxos de caixa, regra geral faz-se as estimativas seguintes:

Estimativa pessimista associada ao estado da recesso econmica, tem a ver com a possibilidade de factores que condicionam o fracasso da procura;

Estimativa normal associada ao estado estacionrio da economia, os retornos tero o mesmo valor que tem hoje;

Estimativa optimista associada ao crescimento econmico do pas possvel que os resultados no futuro sejam maiores.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Comparao de riscos

Estado da economia

Probabilidade (P)

Projecto A

Projecto B

Valor esperado do projecto A P*A 80 300 120 500

Valor esperado do projecto A P*B 0 300 200 500

Recesso Normal Boom (pico) TOTAL

0,2 0,6 0,2 1

400 500 600 1.500

0 500 100 1500

Taxa de Retorno Esperada


Estado da economia Projecto A Recesso Normal Boom Projecto B Recesso Normal Boom (pico) 0,2 0,6 0,2 0 0,5 1,0 0 0,3 0,2 0,2 0,6 0,2 0,4 0,5 0,6 0,08 0,03 0,12 Probabilidade ocorrncia (P) de Resultados ocorrncia de Taxa de retorno esperado

No Bambissa e Fabio Fatissone

Modelo de clculo de valor e taxa de retorno esperado

K - Resultado mdio ou valor esperado;


Pi probabilidade de ocorrncia de uma situao econmica; K^ taxa de retorno esperada; Ki resultado esperado ou percentual para cada situao I Investimento

Valor esperado do retorno ( K ): o retorno mais provvel de um determinado activo K^= K Pr isto k1*p1+k2*p2+.+kn*pn
i i

Sendo que para resultados conhecidos e probabilidades iguais, K =

Ki n

Mediodo risco A concluso que tivemos quanto mais concentrados so os retornos futuros esperados menor o risco Desvio padro O desviopadro eo coeficiente da variao so as medidas do risco, medidas de concentrao distribuio de probabilidades de retornos dos projectos.

? = ( Ki K ) x Pr i e para resultados conhecidos e probabilidades iguais: ? =


2

( Ki K ) n 1

Quanto maior o desvio padromaior ser o risco do projecto, se maior quer dizer que a disperso maior.Conformemostra a tabela seguinte.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Coeficiente de variao

H vezes em que o desvio padro se mostra inadequado para medir o risco. Consideremos dois projectos C e D Projecto C Retorno esperado 1000 USD Projecto D Retorno esperado 4000 USD

C = 300 USD

D=300 USD

CV =

Projecto C , CV = 300/1000 = 0.3

Projecto D = 300/4000 = 0,075 Como podemos

constatar o coeficiente de variao do C maior do que do D, isto implica que o projecto C de maior risco sempre aconselhvel utilizar o coeficiente de variao se os fluxos de caixa em analise so dados em unidades monetrias enquanto que o desvio padro de maior utilidade se os retornos que temos so medidos percentualmente

Risco de uma carteira de ttulos (Portflio) e o modelo CAPM

Podem existir varias oportunidades de investir sempre que fazem previses de negcios para o futuro, pesquisar a possibilidade de investir devemos comparar os riscos de um investimento em particular com o risco combinado como consequncia de se considerar a combinao de vrios projectos cada um com o seu risco.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Uma empresa siderrgica pode num perodo de recesso conseguir um risco menor se combinar a sua actividade com uma outra actividade de produo de material de construo (porque no perodo de recesso regra geral os investimentos so de imobilirio).

Pode apenas investir num negcio combinado do que num nico negocio. A combinao de projectos chama-se porteflio significa investimentos em vrios projectos.

O desvio padro combinado situa-se entre os desvios padres dos 2 projectos. O desvio padro 2 do projecto sobre porteflio de activos pode ser menor que a soma dos desvios dos retornos dos activos individuais.

Se dois conjuntos de dados tendem se mover junto diz-se que so positivamente correlacionados, se eles tendem a se mover em direces contrrias diz-se que estes
dados so negativamente correlacionados.

Modelo de CAPM

A reduo de risco implica a minimizao da taxa de retorno esperada e a reduo da taxa de retorno esperada tem implicaes para a reduo da taxa de retorno necessria. O modelo CAPM desenvolveu se para analisar as relaes existentes entre o risco e as taxas de retorno existentes quando agrupados num portfolio bem diversificado e a taxa de retorno requerida

Pressupostos bsicos do modelo

Os investidores todos tem o mesmo perodo de maximizao ou o mesmo perodo esperado quando escolhem o portfolio com alternativa ao investimento individualizado; Todos os investidores podem vender ou comprar o numero ilimitado de activo e a uma dada taxa livre de risco no h restries no mercado; KRF = KRisk free = taxa de juro livre de risco

No Bambissa e Fabio Fatissone

As expectativas dos investidores so homogneas significa que qualquer um deles tem a mesma estimativa de retorno esperado, varincia e co-varincia de retorno Todos os activos so perfeitamente divisveis e perfeitamente lquidos por conseguinte no h custos na sua transaco; No h impostos; Os investidores assumem que a compra e venda no afectar o preo dos ttulos; Toda a informao disponvel relativamente aos elementos da transaco. Toda a quantidade do activo dada e fixa

SML Security Market Line ou Linha do mercado de activos

Esta linha mostra com sntese as concluses das nossas aulas a um risco maior deve compreender maior taxa de retorno; A SML mostra o comportamento dos investidores mediante a combinao risco-taxa de retorno, dai que tambm se chama curva ou funo dos dilemas risco-retorno;A medida que o risco aumenta so exigidos maiores retornos sobre os investimentos;

B Beta = risco especfico de cada aco, o beta constitui o elemento integrante do modelo CAPM

SML = Ki = krf + (Km-Krf)B

Onde km = taxa de retorno do mercado. Krf = taxa de retorno livre risco A medio do comportamento do investidor em funo da taxa de retorno e do risco. Ki = taxa de retorno requerida.

Neste caso a taxa de retorno do equilbrio, significa que a taxa de retorno esperada devera ser igual a esta taxa de retorno requerida. Ki

Km = tambm dita a taxa de retorno requerida do portfolio se esse portfolio consiste em todas aces do mercado.

No Bambissa e Fabio Fatissone

PRm = km-krf = prmio de risco do mercado. Se o beta (B), o risco especifico, ento premio do risco da aco especifica PRi = (Km-Krf)B

Exemplo Krf = 9%, Km = 13% B = 0,5 calcular a taxa de retorno do equilbrio, isto a taxa de retorno requerida das aces se o mercado estiver em equilbrio. Ki = 9%+(13%-9%)*0,5 = 11% O risco relevante todo o risco que pode ser medido atravs do beta (B)

CAPITULO 7. CUSTO DE CAPITAL

O custo de capital a taxa de retorno que uma empresa precisa de obter sobre os seus investimentos de forma a manter inalterado o valor da empresa, no mercado. O valor da empresa pode ser definido como o somatrio dos lucros futuros esperados, actualizados a uma dada taxa de retorno necessria que representa o custo de capital. A taxa de retorno necessria aquela taxa mnima para que a empresa no se desvalorize. Se o custo de capital a taxa de retorno necessria para que a empresa no de desvalorize, ento, tendo no futuro lucros que permitam somente a manuteno do seu valor presente, a actualizao desses lucros a essa taxa ser igual a zero. Neste caso significaria que a empresa est a operar sobre o seu ponto morto, porque vai manter no futuro o seu valor actual. Neste captulo, quando se fala de investidor tem-se em conta o poupador, o obrigacionista que fornece os fundos; o empresrio quem utiliza os fundos. Desta forma, se para quem fornece os fundos a taxa de retorno, para quem utiliza um custo. A aceitao de projectos que envolvem taxas de retorno abaixo do custo de capital, diminuir o valor da empresa e se for superior garantiro o aumento do valor da empresa. A empresa deve ser visualizada como um problema actual e o seu custo de capital deve ser calculado como uma mdia ponderada, composta dos vrios tipos de recursos que ela utiliza; no se pode analisar cada tipo de capital utilizado por uma empresa separadamente.

No Bambissa e Fabio Fatissone

Neste captulo sero abordadas questes como: componentes e custo de capital, custo de capitais prprios, custo dos capitais alheios, custo dos lucros retidos (abordagem CAPM e DCF) e por fim a lgica da mdia ponderada do custo de capital.

7.1. Componentes e custo de capital

Segundo J. Fred Weston e Eugene F. Brigham (2000:619), componente de capital cada um dos tipos de capital empregados pelas empresas para levantar dinheiro. Os componentes de capital so os seguintes: Capital alheio Aces preferenciais Lucros retidos Aces ordinrias

Cada um destes tem um custo prprio, assim: K Taxa de juro dos capitais alheios Kd Custo da dvida (CA) aps o imposto Kp Custo das aces preferenciais Kr Custo dos lucros retidos Ks Custo de novas emisses das aces ordinrias

7.2. Custo dos capitais alheios (antes do imposto)

O custo do capital alheio da empresa por ano igual a taxa de retorno dos investimentos, isto , a taxa de juro sobre o preo do capital alheio (CA).
K = J/M*100%

Onde
J Juro pago M Montante principal obtido K Custo da dvida

No Bambissa e Fabio Fatissone

7.2.1. Considerando o custo de emisso

O custo da divida ser:


Kd = K = (Jt + (M-P) /n)/ (M + P)/2 Jt Pagamento de juro peridico M Valor ao par P Preo de venda (que pode ser diferente de M) n Vida til da obrigao (M P) Amortizao anual de premio (P> M) ou desconto (P <M) (M + P)/2 Montante mdio emprestado

Considera-se que nem todo o valor de emisso vai para a empresa, mas uma parte fica com a pessoa que faz a emisso. O custo da emisso compreende a comisso que se deve pagar s pessoas que fazem com que a dvida, obrigaes cheguem s outras pessoas. Hoje em dia as obrigaes das empresas so emisses particulares, ento, o custo de emisso menor.

8.2.2. Aces preferenciais

Outra fonte dentro dos capitais prprios uma fonte hbrida: Aces preferenciais. Segundo J. Fred Weston e Eugene F. Brigham (2000: 622), o custo das aces preferenciais (Kp), a taxa de retorno que os investidores exigem sobre a aco preferencial da empresa.
Kp calculado como dividendo preferencial (Dp), e dividido pelo preo de emisso

lquido (Pn).

As aces preferenciais so uma fonte hbrida de financiamento pois situam-se entre o capital alheio e as aces ordinrias (capital prprio). O capital alheio (obrigaes) envolve um compromisso fixo de se desembolsar valores nos perodos estabelecidos.

No Bambissa e Fabio Fatissone

As aces preferenciais tambm envolvem um compromisso fixo de fazer desembolsos, simplesmente esses desembolsos dependem dos lucros. No caso de liquidao da empresa as exigncias do accionista preferencial gozam de primazia relativa do accionista ordinrio. Mas o no pagamento do dividendo preferencial no resulta em falncia da empresa, enquanto que o no pagamento da divida do capital alheio pode levar a falncia da empresa. As aces preferenciais so mais arriscadas para a empresa do que as aces ordinrias, mas o contrrio valido para o subscritor, por isso as aces preferenciais exigem maior taxa de retorno por parte da empresa. Todavia, as aces preferenciais so menos arriscadas do que as obrigaes; esta uma anlise do ponto de visa do utilizador de fundos. Em relao ao investidor, se um investidor desejar comprar obrigaes de uma empresa pode aceitar uma taxa de juro menor do que aquela que aceitaria se tivesse de comprar uma aco preferencial e, para esta exigir uma taxa de retorno menor do que se quisesse comprar uma aco ordinria; o problema de averso ao risco.

O custo das aces preferenciais uma rendibilidade preferencial Kp.


Kp = (Dividendo preferencial (Dp) /Preo da aco preferncia (Pp)) *100%

Mas as aces tm um custo de emisso; considerando a existncia de custo de emisso, temos de determinar o custo das aces preferenciais deduzido do custo de emisso.

Pn = Ppn = Pp-Custo de emisso Pn preo liquido

Assim Kp = Dp/Pn Portanto, o custo de emisso aumenta o custo de dinheiro.


Dividendo grandeza econmica Juro grandeza econmico financeira

A fiscalidade trata de duas formas diferentes, essas duas grandezas no aspecto de tributao.

No Bambissa e Fabio Fatissone

O dividendo resulta da distribuio do lucro lquido, enquanto que o juro um custo fiscalmente aceite, por isso utilizado na obteno de lucro lquido.

7.2.3. Ajuste fiscal do custo da divida

Na primeira abordagem, sobre o custo da dvida assumiu-se que no haviam impostos. Na abordagem sobre aces preferenciais considerou-se implicitamente, que elas so remuneradas pelos lucros lquidos; ento, existe uma incompatibilidade entre as duas abordagens pelo seguinte: Os juros so livres de impostos Os dividendos no so custos fiscais

A deciso de investir em aces preferenciais no depende dos impostos. O que maximiza o valor de uma empresa o lucro retido. O custo da divida ter que ser corrigido porque a dvida beneficia do desconto fiscal.

Segundo J. Fred Weston e Eugene F. Brigham (2000: 620), o custo da dvida psimpostos, Kd* (1-T), o custo relevante da nova dvida, levando em conta a dedutibilidade fiscal dos juros. Este custo empregado para calcular o custo mdio ponderado de capital e a taxa de juros sobre a divida, Kd, menos a economia fiscal resultante porque os juros so dedutveis, isto Kd multiplicado por (1-T), em que T representa a aliquota marginal do imposto sobre o rendimento da empresa.

Investir em capitais alheios garantir a participao do estado no pagamento do custo desse investimento; mas investir em aces preferenciais no permite a redistribuio do custo via fiscal. A economia do imposto no caso do capital alheio igual a Ei = taxa de juro. O custo do capital alheio aps imposto (Kd) :
Kd = K* (1 - T)

No Bambissa e Fabio Fatissone

7.3. Custo dos lucros retidos

O capital prprio, de modo geral, pode ser aumentado por via externa (atravs da emisso de aces) ou por reteno de lucros produzidos e retidos pela empresa. Segundo J. Fred Weston e Eugene F. Brigham (2000: 622), os custos de endividamento e as aces preferenciais so baseados nos retornos que os investidores exigem sobre esses ttulos. Da mesma forma, o custo dos lucros retidos, Ks, constitui a taxa de retorno que os accionistas exigem sobre o capital social que a empresa obtm retendo os lucros. Em suma, o custo dos lucros retidos (Ks), a taxa de retorno exigida pelos accionistas sobre as aces ordinrias de uma empresa.

Kr Taxa de retorno exigida pelos accionistas ordinrios da empresa, Ks a taxa de

retorno necessria em aces (modelo de valorao), isto leva a concluir que Ks = Kr. A razo desta separao decorre das formas de obteno dos capitais (emisso das aces ou reteno de lucros).

7.3.1. Abordagem DCF (discounted cash flow)

Este o modelo utilizado na avaliao das aces ordinrias e do custo dos lucros retidos, dado que Kr = Ks. No modelo de crescimento de dividendos, do modelo de Gornon temos que:
P0 = D1/(Kr - g), onde Kr = (D1/P0) + g

Como se referiu acima, Kr a taxa de equilbrio ou taxa de retorno exigida ou necessria; importa salientar ainda que, o custo dos lucros retidos depende do preo das aces e da taxa de crescimento dessas mesmas aces.

No Bambissa e Fabio Fatissone

7.3.2. Abordagem CAPM

Este modelo serve ara analisar as relaes existentes entre o risco e a taxa de retorno de activos quando esto agrupados num portiflio bem diversificado, fazendo comparao entre o risco global do mercado e a taxa de retorno exigida ou requerida.

Segundo J. Fred Weston e Eugene F. Brigham (2000: 624), para se usar o modelo de Precificao de Activos de Capital (CAPM), procede-se da seguinte forma: Estimamos a taxa livre de risco (KRF). Estimamos o coeficiente beta da aco (i), e o usamos como ndice do risco da aco; o i dignifica o i-simo beta da i-sima empresa. Estimamos a taxa de retorno esperada no mercado ou de uma aco mdia,
KM.

Substitumos os valores precedentes na equao CAPM para estimar a taxa de retorno exigida sobre a aco em questo.

7.3.3. Custo das aces ordinrias

Tambm designado por custo de capital prprio externo, isto , o custo de emisso de novas aces.

Segundo J. Fred Weston e Eugene F. Brigham (2000: 627), o custo das novas aces ordinrias (Ke), ou capital accionrio externo, mais elevado do que o custo dos lucros retidos (Ks), devido aos custos de lanamento envolvidos na venda de novas aces ordinrias; o custo capital accionrio externo, baseado no custo dos lucros retidos, mas aumentado devido aos custos de lanamento no mercado.

O custo de novas emisses dada a existncia de custos de emisso, que se pode denominar de Ks ou Ke.
Ks = [( D1/P0 (1 F)] + g, onde F = Custo de emisso/Preo da aco

No Bambissa e Fabio Fatissone

Custo de lanamento no mercado (F), o custo percentual da emisso de novas aces ordinrias. Seja Pn = (D1/Pn) + g
Pn = preo corrigido dos custos de emisso, assim, Ks = (D1/Pn) + g

Para se conseguir que o dividendo Dt das novas emisses seja igual ao dividendo antigo, deve-se conseguir uma taxa de retorno maior para cobrir os custos de emisso. Muitas vezes para salvaguardar os ganhos dos accionistas antigos os novos accionistas entram com o prmio de emisso (mais valia).
1. Pn = D1/ (1 + Ke) t , onde Ke o custo das novas emisses. Dt Fluxo dos dividendos para os novos accionistas

A que taxa ser reinvestido esse aumento? Na hiptese de que o crescimento constante temos:
2. Pn = P0 (1 F) = D1/(Ke g) Ke = [(D1/P0 (1 F)] + g.

7.4. Combinao do capital alheio e capital prprio

A opo em investir s em capitais alheios ou s nos capitais prprios pode no ser a melhor deciso no conjunto dos capitais possveis da empresa. A melhor deciso ser aquela que resulta do custo combinado desses tipos de capitais, porque ela pode inclusive reduzir o custo mdio do capital mas importa salientar ainda que nem sempre a combinao leva a uma reduo dos custos.

Quando comparamos combinaes normalmente existem duas alternativas: ou Capital alheio Capital alheio Aces preferenciais
Aces ordinrias

No Bambissa e Fabio Fatissone

Aces preferenciais
Lucros retidos

Portanto, nunca possvel combinar entre as retenes de lucros e a emisso de novas aces, porque ambas so opes alternativas e preciso escolher uma entre elas.
MPCC = mdia ponderada dos custos de capital (ou o custo de equilbrio, custo

composto ou ainda custo marginal de capital).

MPCC = Wd*Kd + Wp*Kp + Ws*Ks Wp, Wd, Ws, so propores de cada tipo de capital sobre os capitais totais K custo do emprstimo ou da dvida Kd = (1-T) *K Custo da divida corrigida do imposto Kp Custo das aces preferenciais Ks Custo das novas aces ou dos lucros retidos

Portanto, MPCC = Wd*K*(1-T) + Wp*Kp + Ws*Ks


WsKs substitudo por WsKr, quando ao invs de aces ordinrias temos lucros

retidos. As propores podem ser histricas ou marginais. O peso diz-se histrico porque se considera ptima a estrutura de capital existente at esse momento na empresa. Se o peso marginal quer dizer que baseia-se nas propores efectivas de cada tipo de financiamento que a empresa usar no financiamento de um dado projecto.
Peso histrico o mtodo que geralmente mais adoptado por ser barato, mas so se

pode usar no pressuposto de que a estrutura que a empresa tem naquele momento ptima. H dois tipos de peso histrico que podem ser usados:
Baseado no valor dos livros (contabilstico) o financiamento a ser levado a

cabo usa exactamente a mesma proporo de cada tipo de capital da actual estrutura de capital da empresa.
Baseado no valor do mercado considera-se as propores doa capitais a obter

em funo do seu preo no mercado naquele momento; o mtodo mais eficaz e

No Bambissa e Fabio Fatissone

mais prefervel na medida em que se aproxima melhor quilo que so os preos de capital no momento da deciso. A sua no adopo deve-se a dificuldade na determinao do preo do mercado dos capitais prprios (aces ordinrias e lucros retidos). A MPCC vai ser maior (considerando os valores do mercado) do que no mtodo baseado no valor do lucro, devido ao aumento dos custos de mercado dos diferentes tipos de capital medida que o tempo vai passando.

7.5. Alterao da MPCC

No se pode esperar que os custos de capital se mantenham constantes etereamente. Os custos de capital no se mantm constante eternamente porque os custos individuais dificilmente se mantm, a MPCC tambm sofrer alteraes futuras com o aumento de capital no futuro. Por exemplo, os capitais alheios ficam mais caros se uma empresa aumentar o grau de endividamento, porque os credores podem exigir maiores taxas de juro na medida em que perdem a confiana pela empresa, que tem o grau de dependncia muito alto. A medida que uma empresa vai-se endividando, o seu custo individual especfico do capital alheio vai aumentando e isso provoca tambm o aumento dos custos dos capitais prprios porque os accionistas tambm vo exigir taxas de rendibilidade necessria cada vez maiores (reduo dos lucros retidos).
Resultados retidos (R) = (1 POR) *Lucro

onde
POR Payout rate (rcio de dividendos)

Temos um limite dos lucros a reter e a partir desse limite sera determinado quanto utilizar das outras fontes de capital.
Lucro retido = Taxa de reteno * Lucro total Taxa de reteno = 1 Taxa de dividendo

No Bambissa e Fabio Fatissone

8.5. Ponto crtico de capitais

O ponto crtico dos capitais, o volume mximo de uma fonte especfica de capital que pode ser suportado por uma fonte especfica de capital. O ponto crtico dos capitais representa o financiamento total que a empresa ter que aceitar, se tiver que emitir forosamente novas aces, querendo manter a mesma estrutura de capital.
PCLR = (1 POR)*Lucro/Ws PCLR = LR/Ws

onde
PCLR Ponto crtico dos lucros retidos POR Payout rate (rcio de dividendos) LR Lucros retidos Ws Proporo dos lucros retidos

CAPITULO 8: ANLISE DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS 1. Demostraes e relatrios financeiros 1.2. A demonstrao de resultados do exerccio 1.3. Balano patrimonial 1.4. Demonstrao de lucros retidos 2. Anlise dos ndices econmico-financeiros 2.1. ndices de liquidez 2.2. ndices de administrao de activos (ou ndices de actividade) 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. ndice de endividamento ndices de lucratividade ndices de valor de mercado Anlise de tendncias Resumo da anlise de ndice: o quadro du pont Anlise comparativa de ndices

Este captulo deveria constituir, maioritariamente, uma reviso do que j se aprendeu em contabilidade. No entanto, a contabilidade focaliza como as demonstraes financeiras

No Bambissa e Fabio Fatissone

so feitas, ao passo que em nosso caso analisamos como elas so empregadas pela administrao, para melhorar o desempenho da empresa, e pelos investidores, para atribuir um valor s aces da empresa.

1. DEMOSTRAES E RELATRIOS FINANCEIROS

Dos vrios relatrios que as empresas enviam a seus accionistas, o relatrio anual provavelmente o mais importante. Este, um relatrio publicado anualmente por uma empresa para os seus accionistas. Ele contm demonstraes financeiras bsicas, bem como a posio da administrao sobre as operaes do respectivo ano e as perspectivas da empresa.

O relatrio anual apresenta quatro demonstraes financeiras bsicas: a demonstrao de resultados, o balano patrimonial, a demonstrao dos lucros retidos e a demonstrao dos fluxos de caixa. Consideradas em conjunto, essas demonstraes apresentam um resumo das operaes da empresa e sua situao financeira. A informao contida em relatrio anual utilizada pelos investidores para criar expectativas sobre os lucros e dividendos futuros. Assim, o relatrio anual evidentemente de grande interesse para os investidores.

1.2. A demonstrao de resultados do exerccio

A demonstrao de resultados do exerccio uma demostrao que resume as receitas e despesas da companhia durante um determinado perodo contbil, geralmente um ano (Brigham, 2000:34). Assim, pode-se afirmar que a demonstrao de resultados do exerccio um documento que mostra a situao econmica duma empresa, isto , a sntese dos efeitos financeiros das operaes realizadas pela empresa num especfico perodo contabilstico ou num dado perodo econmico (em quanto que contriburam os financiamentos para o aumento do valor/riqueza da empresa).

No Bambissa e Fabio Fatissone

Na demonstrao dos resultados do exerccio, as vendas lquidas so mostradas no topo de cada demonstrao. Em finanas o lucro por aco (LPA) chamado ltima linha, indicando que, todos os itens na demonstrao de resultados do exerccio, o LPA o mais importante.

LPA = Lucro lquido/Aces ordinrias

DPA = Dividendos pagos a detentores de aces ordinrias/Aces ordinrias a pagar

Onde:
LPA Lucro por Aco DPA Dividendo por Aco

1.3. Balano patrimonial

O balano pode ser definido em duas pticas; contabilstica e financeira.

Contabilisticamente, balano um mapa bipartido que mostra por um lado bens

e direitos, e por outro, obrigaes que a empresa possui para com terceiros e, evidenciando a situao lquida.
Financeiramente, balano um documento que mostra as origens e aplicaes de

fundos; por um lado mostra tambm a rea onde foram aplicados os fundos e por outro, o tipo e origens desses fundos, sumarizando a posio duma empresa num determinado momento.

O balano um instrumento predominantemente financeiro dada a sua prpria definio na ptica financeira, ao mostrar as origens e as aplicaes dos recursos financeiros. Assim, o balano a demonstrao da situao financeira da empresa em um ponto especfico de tempo (Brigham, 2000:35).

No Bambissa e Fabio Fatissone

Notas adicionais sobre o balano patrimonial3:

1) Caixa versus Outros activos

Embora os activos sejam todos declarados em moeda, apenas dinheiro em espcie representa dinheiro vivo. As contas a pagar so ttulos que outros devem empresa; os stocksmostram os recursos que a empresa investiu em matrias-primas, nos produtos em vias de fabrico e nos produtos acabados; e os activos permanentes reflectem a quantia de dinheiro que a empresa pagou por sua fbrica e equipamento quando adquiriu esses activos em um momento passado. Os activos no-monetrios devero produzir dinheiro vivo com o passar do tempo, mas no representam dinheiro em mos, e a quantia de caixa que produziriam se fossem vendidos hoje poderia ser mais alta ou mais baixa do que os valores com que so representados nos livros.

2) Passivo versus Aces ordinrias

As obrigaes contra os activos so de dois tipos: passivos (ou dinheiro devido pela empresa) e a posio proprietria dos accionistas. Os passivos podem ser divididos em: (1) dvidas contradas junto a terceiros; e (2) outros itens, como impostos e reservas diferidas, etc. J que no fizemos essa distino, os termos dvida e passivos so usados como sinnimos. Deve ser notado que as empresas ocasionalmente formam reservas para certas emergncias, como os custos em potencial envolvidos em um processo actualmente em julgamento. Essas reservas representam uma transferncia dos lucros retidos para a conta reservas. Se uma empresa ganha o processo, os lucros retidos sero creditados e a reserva eliminada. Se perde, a perda registada, o caixa ser reduzido e a reserva ser eliminada. As aces ordinriasdos accionistas ou patrimnio lquido, so residuais:

Activo Passivo Aces preferenciais = Patrimnio lquido dos accionistas

Brigham (2000:36-38)

No Bambissa e Fabio Fatissone

Aces ordinrias dos accionistas (patrimnio lquido) constituem o capital

fornecido pelos detentores de aces ordinrias capital subscrito, capital realizado, lucros retidos e, ocasionalmente, algumas reservas. O patrimnio lquido ou total formado pelas aces ordinrias e as aces preferenciais.

3) Aces preferenciais versus aces ordinrias

As aces preferenciais so um hbrido, um cruzamento entre as aces ordinrias e a dvida. No caso de falncia, as aces preferenciais classificam-se abaixo da dvida, mas acima das aces ordinrias. Da mesma forma, os dividendos preferenciais so fixos, de maneira que os detentores de aces preferenciais no se beneficiam se os lucros das empresam aumentam.

4) Aces ordinrias

As aces ordinrias so aquelas aces normais cujos detententores mantm direitos de controlo da sociedade (a propriedade da empresa) alm de outros direitos associados ao facto de ser detententor de uma fraco do capital social da empresa. Conferem os direitos de gesto da empresa, votar sobre os destinos da sociedade e usufruir de todos os restantes direitos particulares. O dividendo para estas aces depender das polticas da empresa sobre os dividendos e a existncia de lucros.

1.4. Demonstrao de Lucros Retidos

Segundo Brigham (2000:37), os lucros retidos so a parte dos lucros da empresa que foi poupada em vez de paga como dividendos, portanto, pode-se afirmar que a demonstrao de lucros retidos, uma demonstrao informando quanto dos lucros da empresa no foram pagos como dividendos.

2. ANLISE DOS NDICES ECONMICO-FINANCEIROS

As demonstraes financeiras divulgam tanto a posio de uma empresa em um ponto do tempo quanto suas operaes no decorrer de algum perodo passado. No entanto, o valor real das demonstraes financeiras est no facto de que elas podem ser usadas para ajudar a prever os lucros e dividendos futuros da empresa. Do ponto de vista de um investidor, a

No Bambissa e Fabio Fatissone

previso do futuro a base da anlise da demonstrao financeira, ao passo que, do ponto de vista da administrao, a anlise da demonstrao financeira til como meio de antecipar as condies futuras e, mais importante, como ponto de partida para o planeamento de medidas que influenciaro o curso dos eventos futuros. Uma anlise de ndices econmico-financeiros da empresa geralmente o primeiro passo de uma anlise financeira. Os ndices destinam-se a mostrar as relaes entre as contas da demonstrao financeira.

2.1. NDICES DE LIQUIDEZ

Um activo lquido aquele que pode ser facilmente convertido em caixa a um justo valor de mercado, e a posio de liquidez de uma empresa lida com esta questo: a empresa ser capaz de atender s suas obrigaes actuais? No que diz respeito aos ndices de liquidez, importa salientar que, estes so ndices que mostram a relao entre o caixa e outros activos circulantes em comparao com seus passivos circulantes.

2.1.1. ndice de liquidez corrente

Este ndice calculado dividindo-se o activo circulante pelo passivo circulante. Ele indica a extenso pela qual os passivos circulantes so cobertos pelos activos que se esperam converter em caixa no prximo exerccio.

ndice de liquidez corrente = Activo circulante / Passivo circulante

2.1.2. ndice de liquidez seco

Este ndice calculado deduzindo-se os stocks dos activos circulantes e dividindo-se o restante pelos passivos circulantes.

ndice de liquidez seco = (Activo circulante Stocks) / Passivo circulante


2.2. NDICES DE ADMINISTRAO DE ACTIVOS (OU NDICES DE

ACTIVIDADE)

No Bambissa e Fabio Fatissone

Este segundo grupo de ndices (os ndices de administrao de activos), avalia a eficincia com que a empresa est a administrar seus activos, isto , os ndices de administrao de activos so uma srie de ndices que avaliam a eficincia com que uma empresa administra seus activos.

2.2.1. Giro de Stock ou rotao de stock

O ndice de giro ou ndice de rotao de stock definido como as vendas divididas pelo stock:
ndice de rotao de stock ou giro de stock = Vendas / Stocks

2.2.2. Prazo mdio de Recebimento

O Prazo Mdio de Recebimento (PMR), tambm chamado de prazo mdio de


cobrana (PMC), usado para avaliar as contas a receber e calculado dividindo-se as

vendas mdias dirias em contas a receber para descobrir o nmero de dias de vendas que esto vinculados s contas a receber. Assim o PMR representa a extenso mdia de tempo entre uma venda e o recebimento do pagamento, o qual constitui o prazo mdio de cobrana. Em suma, o PMR constitui o ndice calculado ao dividir as contas a receber pelas vendas mdias dirias; indica a extenso mdia de tempo entre a realizao de uma venda e o recebimento do pagamento.

PMR = Prazo Mdio de Recebimento = Contas a receber / Vendas mdias dirias = Contas a receber / (Vendas anuais/360)

2.2.3. Giro do activo imobilizado

O ndice de giro do activo imobilizado mede a eficincia com que uma empresa utiliza suas fbricas e seus equipamentos. Trata-se do ndice de vendas em relao aos activos imobilizados lquidos, portanto, o ndice de vendas em relao aos activos fixos lquidos.

ndice de giro do activo imobilizado = Vendas / Activo imobilizado lquido

No Bambissa e Fabio Fatissone

2.2.4. Giro dos activos totais

ndice final da administrao de activos, o ndice de giro dos activos totais mede a rotao de todos os activos da empresa; ele calculado dividindo-se as vendas pelos activos totais:

Giro de activos totais = Vendas / Activos totais

2.3. NDICE DE ENDIVIDAMENTO

A extenso pela qual uma empresa utiliza o capital de terceiros, ou alavancagem


financeira, conta com trs importantes implicaes:

1) Ao aumentar recursos por meio da dvida, os accionistas podem manter o controle de uma empresa com investimento limitado. 2) Os credores esperam que o capital prprio, ou seja, os recursos fornecidos pelo proprietrio, proporcione uma margem de segurana; se os accionistas tivessem fornecido apenas uma pequena proporo do financiamento total, os riscos da empresa seriam assumidos principalmente por seus credores. 3) Se a companhia ganha mais em investimentos financiados com recursos tomados de emprstimo de que paga em juros, o retorno do capital dos proprietrios expandido, ou alavancado.

2.3.1. ndice de endividamento

O ndice de endividamento, avalia a percentagem dos recursos fornecidos pelos credores. O ndice de endividamento o ndice da dvida total em relao aos activos totais. O ndice de endividamento o ndice da dvida total em relao aos activos totais.

ndice de endividamento = Dvida Total / Activos totais

2.3.2. ndice de cobertura de juros (ICJ)

Este ndice determinado dividindo-se os lucros antes dos juros e impostos (LAJIR) pelos juros. Pode-se ainda afirmar que, o ndice de cobertura de juros (ICJ) o ndice do

No Bambissa e Fabio Fatissone

lucro antes do imposto (LAJIR) em relao aos encargos de juros; mede a capacidade da empresa de atender aos seus pagamentos de juros anuais.

ndice de cobertura de juros (ICJ) = LAJIR / Encargos de juros 2.3.3. ndice de cobertura do encargo fixo

Este ndice semelhante ao ndice de cobertura de juros, mas mais abrangente porque reconhece que muitas empresas arrendam activos e tambm devem realizar amortizaes. O arrendamento (leasing) tem-se tornado generalizado em certos sectores nos ltimos anos, fazendo este ndice prefervel ao ndice de cobertura de juros para muitos fins. Importa realar ainda que este ndice vai para alm do ndice ndice de cobertura de juros (ICJ) por incluir as obrigaes anuais de longo prazo e do fundo de amortizao da empresa.

ndice de cobertura = (LAJIR + Pagamento de leasing) / [(Encargos de juros + Pagamentos de leasing + Amortizao/(1 Taxa fiscal)]

2.4. NDICES DE LUCRATIVIDADE

Os ndices de lucratividade constituem uma srie de ndices que mostram os efeitos combinados da liquidez, da administrao de activos e da administrao da dvida sobre os resultados operacionais.

2.4.1. Margem lquida

Este ndice mede a renda por unidade monetria de vendas; ele calculado dividindo-se a renda lquida pelas vendas.

Margem lquida = LL / Vendas

2.4.2. ndice do poder de ganho bsico (PGB)

Este ndice indica a capacidade dos activos da empresa de gerarem renda operacional; ele calculado dividindo-se os LAJIR pelos activos totais.

No Bambissa e Fabio Fatissone

ndice do poder de ganho bsico = LAJIR / Activos totais

2.4.3. Retorno sobre os activos totais (ROA-return on total assets)

o ndice da renda lquida para com os activos totais.

Retorno sobre os activos totais (ROA) = Lucro lquido disponvel para detentores de aces ordinrias / Activos totais

2.4.4. Retorno sobre o patrimnio (ROE-return on common equity)

o ndice do lucro lquido para com o patrimnio lquido; mede a taxa de retorno sobre o investimento dos detentores de aces ordinrias.

Retorno sobre o patrimnio = Lucro lquido disponvel para os detentores de aces ordinrias / Patrimnio lquido

2.5. NDICES DE VALOR DE MERCADO

uma srie de ndices que relacionam o preo das aces da empresa com seus lucros e com o valor contbil por aco. Esses ndices do administrao um indcio do que os investidores pensam sobre o desempenho histrico da companhia e suas perspectivas. Se a liquidez, a administrao de activos e da dvida e os ndices de lucratividade da companhia so bons, ento os ndices de valor de mercado so altos e os preos de suas accoes provavelmente sero to altos quanto esperado.

2.5.1. ndice de preo/lucro (P/L)

Este ndice demonstra quanto os investidores esto dispostos a pagar por unidade de lucro divulgado, isto , o ndice do preo por aco para com o lucro por aco; ele demonstra o valor em unidade monetria que os investidores tero de pagar por 1 dlar de lucro corrente.

ndice de preo / lucro (P/L) = Preo por aco / Lucro por aco

No Bambissa e Fabio Fatissone

2.5.2. ndice de mercado/valor patrimonial (M/VP)

O ndice do preo de mercado de uma aco para com o seu valor contbil fornece outro indcio de como os investidores vm a empresa. Empresas com taxas relativamente altas de retorno sobre o patrimnio geralmente vendem a mltiplos mais altos do valor contbil do que as com baixos retornos. O ndice de mercado/valor patrimonial (M/VP), o ndice do preo de mercado de uma aco para com o seu valor patrimonial.

Valor patrimonial por aco = Capital (aces ordinrias) / Nmero de aces

2.5.2.1.

ndice de mercado /valor patrimonial

o ndice do preo de mercado por aco pelo valor patrimonial.

ndice de mercado/valor patrimonial = Preo do mercado por aco / Valor patrimonial por aco

2.6. ANLISE DE TENDNCIAS

Trata-se de uma anlise dos ndices financeiros de uma empresa com o passar do tempo; ela utilizada para determinar a melhoria ou agravamento da situao financeira.

2.7. RESUMO DA ANLISE DE NDICE: O QUADRO DU PONT

um grfico destinado a mostrar as relaes entre o retorno sobre o investimento, a rotao dos activos, a margem de lucro e a alavancagem.

A equao Du Pont uma frmula que fornece a taxa de retorno sobre os activos, multiplicando-se a margem de lucro pelo giro total dos activos, isto , a margem de lucros vezes o giro dos activos totais chamada equao Du Pont. Isso fornece a taxa de retorno sobre os activos (ROA):

ROA = MARGEM DE LUCRO X GIRO DOS ACTIVOS TOTAIS = (LUCRO LQUIDO / VENDAS) X (VENDAS / ACTIVOS TOTAIS)

No Bambissa e Fabio Fatissone

2.8. ANLISE COMPARATIVA DE NDICES

uma anlise baseada na comparao de ndices de uma empresa com os de outras empresas no mesmo sector.

Das könnte Ihnen auch gefallen