Sie sind auf Seite 1von 2

NEGCIO EDUCAO

Por Mariana Branco

AUTONOMIA E LIDERANA

iderana a capacidade de influenciar, motivar, integrar pessoas e grupos, para que todos trabalhem para os mesmos objetivos. preciso que se consiga, entre os membros da equipe, o compartilhamento de ideias, valores e interesses canalizados para o mesmo resultado. Essa a opinio de Mrcia Regina do Carmo Claro Oliveira, mantenedora e gestora das unidades de Santos e Guaruj (SP) do Colgio mega. Para ela, os lderes que pensam grande so visionrios. Entre os educadores h reatores e atores: os reatores esperam os acontecimentos e os atores usam a imaginao, ou seja, dirigem e controlam os acontecimentos. O pensar grande precede grande realizao, afirma Mrcia Regina, que tambm estuda o tema Liderana nas Escolas. Veja, a seguir, outras orientaes da gestora sobre liderana. Um lder mestre em mudana Cabe ao gestor aceitar as mudanas, mesmo que, quase sempre, elas impliquem em abrir mo do passado, alm de tambm ser capaz de processar as mudanas nos outros, acompanhando o crescimento da equipe. Um lder corre risco O risco pode induzir ao erro, mas o lder que tem a responsabilidade pelos erros e falhas ganha credibilidade. Alm disso, o gestor precisa ajudar os outros a se arriscarem e, ao mesmo tempo, aceitar que as outras pessoas tambm podem cometer erros. Um lder sabe se comunicar Para o gestor se diferenciar, h a necessidade de promover uma comunicao eficiente, que aumente e melhore o relacionamento entre as pessoas. o poder da comunicao que certamente aumenta a liderana.
Divulgao

COMO DISSEMINAR A CULTURA DE SEGURANA

a edio passada, esta seo da Gesto Educacional analisou a importncia da cultura de segurana nas escolas. Desta vez, a pedagoga Yara Regina Gonalves Dias, consultora em segurana com MBA em Gesto Estratgica de Segurana Empresarial, explica em detalhes como as instituies de ensino podem vencer as diversas barreiras que dificultam a disseminao da cultura de segurana. Ao final, Yara apresenta um checklist que pode ser usado para o gestor verificar se a sua escola est realmente segura. Gesto Educacional: preciso fazer com que toda a comunidade escolar entenda que ela tambm faz parte da cultura de segurana? Como fazer isso? Yara Regina Gonalves Dias: Conscientizando as pessoas e as chamando para esta batalha. Alis, esta a minha maior luta hoje em dia: conscientizar as pessoas de que segurana no se faz s com homens de preto usando rdios-comunicadores e falando em cdigo, ou policiais na porta da instituio de ensino. Segurana um processo do qual todos fazem parte, sobretudo nas instituies de ensino; ela se faz com interao, inteligncia e estratgia. Gesto Educacional: De que forma a escola pode disseminar a cultura de segurana? Yara Regina: Treinamentos e

Mrcia Regina do Carmo Claro Oliveira: O lder que tem a responsabilidade pelos erros e falhas ganha credibilidade

cursos de capacitao em segurana com foco em instituies de ensino so fundamentais. necessrio, ainda, que se divulguem as informaes sobre os procedimentos de segurana para que estes sejam seguidos tambm pelos pais. E a elaborao de campanhas de endomarketing para primeiro empenharmos os funcionrios da instituio tambm so outra tima opo. Alm disso, ter uma gesto democrtica e com foco na qualidade outro ponto importante. A instituio de ensino deve ter um canal de comunicao aberto e gil para responder aos questionamentos dos pais e alunos, seja pessoalmente ou por e-mail. O que deve ficar claro que no devemos deixar ningum sem a resoluo de seu problema. Muitas vezes, por esta falta de conversa, acabamos por presenciar animosidades no ambiente escolar em qualquer um dos nveis de ensino. Palestras, fruns e grupos de discusso sobre os assuntos que mais causam problema no ambiente escolar tambm so interessantes como forma de socializar as informaes. No adianta enviar no comeo do ano um comunicado explicando como a escola segue os procedimentos ou como o regimento interno se de tempos em tempos no reavivarmos o que foi elaborado e no revermos nossa realidade para adaptar o que no est funcionando bem.

12

GESTO Educacional maio de 2012

PARA ASSINAR: www.gestaoeducacional.com.br

Faa o checklist Verifique se a sua escola est realmente segura. Em ordem de prioridade, veja o que deve ser observado:
Divulgao

Yara Regina Gonalves Dias: Segurana se faz com interao, inteligncia e estratgia

Gesto Educacional: Quais as principais dificuldades para se realizar esse trabalho? Yara Regina: Entendo que o maior problema seja o empenho das pessoas que trabalham naquela instituio. As pessoas acreditam no mito de que Isto nunca acontece aqui!. Outras pensam O problema da segurana e quando acontecer eles resolvem, quando na verdade no assim, pois todos so agentes da segurana, todos tm seu papel na grande engrenagem que a segurana. Em seguida, a falta de comprometimento de muitos pais que entendem que procedimentos de segurana so formas de burocratizar a entrada, sada e permanncia do aluno na escola. A nica sada para resolver o problema que as pessoas entendam que fundamental uma postura tica, transparente e de respeito s regras da instituio, ou seja, conscientizao fundamental!

Temos planejamento de segurana? Temos um manual de procedimentos impresso? Todos os funcionrios tm acesso a ele? Como controlado o acesso instituio de ensino? H controle rigoroso? Abrimos excees? Quais meios usamos para controlar o acesso? Como est o regimento interno da instituio? Ele claro quanto a direitos e deveres de pais, alunos, professores e demais profissionais da instituio? O documento entregue a todos no incio do ano? Est disponvel para consulta? Como reavivamos a necessidade de seguir o que manda o regimento no decorrer do ano letivo? Como a gesto da instituio? Ela democrtica e acessvel ou autoritria? Como a postura de nossos professores e coordenadores? Eles so reflexivos e abertos ao dilogo? Levam em considerao os questionamentos dos alunos ou os ignoram? No horrio de entrada, sada e lanche, quem monitora as reas comuns da instituio de ensino? H coordenadores ou supervisores circulando nos ptios? H inspetores? Estes tm treinamento em gesto de crises no ambiente escolar? Escalonamos entrada, sada e lanche de acordo com faixa etria ou todos entram e saem na mesma hora? Nos ltimos seis meses, fizemos treinamento para evacuao de instalaes? Nos ltimos seis meses, os funcionrios que fazem a segurana da instituio de ensino fizeram algum curso ou assistiram palestras com Na prxima edio:

foco na segurana de instituies de ensino (tanto a segurana orgnica quanto a terceirizada)? Nos ltimos seis meses, os professores e coordenadores fizeram algum curso ou assistiram palestras com foco na segurana de instituies de ensino? Fazemos periodicamente palestras com foco especfico nos professores, coordenadores, pais e alunos sobre violncia no ambiente escolar, sobre os temas bullying e ciberbullying, por exemplo? Como so os procedimentos no estacionamento da instituio? Quantas pessoas esto l nos horrios de pico para organizar o trnsito? Somos muito permissivos abrindo espaos para estacionamento em locais proibidos ou seguimos sempre a regra? Aps o horrio de sada dos alunos, fazemos vistoria nas salas de aulas, quadras, ginsios e banheiros para checar se realmente esto vazios? Temos equipamentos de segurana eletrnica e proteo perimetral? Se sim, de qual tipo? Esto posicionados corretamente? A manuteno est em dia? Eles foram indicados por um consultor de segurana especialista com base em um diagnstico de segurana ou adquiridos de uma empresa que vende produtos para circuito fechado de televiso? H cmeras? Quem as monitora? H sistema de gravao de imagens? De quanto em quanto tempo fazemos backup desses arquivos? Onde este material est armazenado? Est em local seguro?

Conhea as principais falhas nos sistemas de segurana das escolas. 13

PARA ASSINAR: www.gestaoeducacional.com.br

GESTO Educacional maio 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen