Sie sind auf Seite 1von 6

Artur e Joo Timtheo da Costa

As influncias impressionistas na pintura brasileira das primeiras dcadas do sculo corrente, que estabelecem um cominho decididamente diverso do que lhe assistiu no sculo precedente, no desfazem, porm, como seria de esperar, conotaes conservadoras que sustentam para adiante formulaes pictricas de claro-escuro bem distantes do que exigiria um comportamento desprevenido e decididamente entregue s sugestes da atmosfera e sua luz envolvente e rica de transparncias. Os tons escuros, fora dos temas decididamente ao ar livre, seguem cultivados dentro da escala de valores que no atende s sutilezas tonais da fluidez atmosfrica, e preferem continuar a estabelecer contrastes com os focos iluminados, com a exaltao de um pela oposio de outro, o que os mestres impressionistas contrariaram. Da as tintas de ordem terrosa prosseguirem na paleta de certos pintores apesar de receberem influncias impressionistas. Influncias sempre reveladas com mais preciso na interpretao da paisagem, porm prejudiciais quando o tema do quadro passa cena de interior. Seguem, ento, os valores de claro-escuro medidos fora do que possa ser um efeito envolvente, onde as sombras devem aparecer necessariamente iluminadas e consequentemente providas de cor, o que as tonalizaes terrosas e enegrecidas no traduzem. o que vamos constatar nas obras de dois pintores que se singularizam na gerao que sustentar as melhores condies para a pintura brasileira neste tero de sculo, os irmos Joo e Artur Timtheo da Costa.

Demonstram-se, ambos, catequizados pelos efeitos do ar livre que o impressionismo revelou, quando se aplicam paisagem, com expressiva espontaneidade e paleta de cores limpas. No mantm igual disposio quando se defrontam com temas de interior, em que violemos contrastes de luzes e sombras correspondem a um interesse predominante nas melhores telas de Joo e de Artur. Efeitos penumbristas so conscientemente trabalhados para exaltao de restritos focos de luz agressivamente projetados, estes, com exageradas espessuras de tintas, enquanto os escuros, bem apagados, e, para maior resultado no contraste, so, de preferencia,
1

cuidados com tintas muito diludas, quando no resultam de simples esfregaos, como a lembrar os envolvimentos de Eugne Carrire. Pintura quase monocrmica qual se acrescentassem pronunciamentos de cores num proposito de violentar o intimismo que foi obtido pelo mestre francs, a cuja obra a confuso de critrios tcnicos atribui correlaes impressionistas. Erro a que leva o descobrimento das autnticas proposies da pintura impressionista, que tem em sua denominao uma relativa conotao com seus principais tcnicos, embora subordinados a uma necessria impresso visual do fenmeno luminoso, que exige um tratamento pictrico de rpido registro. O mestre Carrire incide numa forma impressionista do registro figurativo, quando contornos e detalhes se diluem na penumbra dominante, sem manter nenhum relacionamento com o fenmeno luminstico subordinado atuao das cores como condio essencial, conforme sucede no proposito dos mestres impressionistas, com Monet, Pissarro e Sisley frente. A denominao impressionismo decorreu da expresso de um critico, ao se referir, com certo desdm, s telas de Monet apresentadas na primeira exposio do grupo em 1870: so impresses.... O trabalho contido em uma realizao rpida, a que sempre se dedicaram os pintores para os primeiros estudos ou anotaes de primeiras idias ou impresses (esboos, manchas, ou croquis conforme so denominados), no equivalem ao que a pintura impressionista expressa especificamente, objetivados seus compromissos definidos e responsveis para com uma traduo plstica do fenmeno tico da luz e suas relaes cromticas, o que interfere na totalidade da representao atmosfrica.

Assim, pode-se constatar que nem sempre o impressionismo em sua clareza de princpios tcnicos e ideolgicos foi suficientemente assimilado por nossos pintores dessa gerao, apesar de julgarem-se descompromissados com os antigos preconceitos pictricos. Estendese esta fase da pintura brasileira por quase trs dcadas, ou seja, do inicio do sculo at abertura para novas conceituaes plsticas promovidas pela Semana de Arte Moderna a iniciarem-se na dcada de vinte.

Pintura de largos recursos para efeitos impressionantes, decidida e arrojada no tratamento da matria que as tintas sucosas promovem, exaltando a epiderme pictrica e a sugesto cromtica, espontnea e
2

bem gestual pelo toque rpido do pincel conjugado agressividade do golpe de esptula, caracteriza a tcnica empregada tanto por Joo como por Artur Timtheo da Costa. Comearemos por biografar ARTUR TIMTHEO DA COSTA (Rio de janeiro, 1882 idem, 1923) porque, embora mais jovem trs anos que seu irmo, mais prontamente revela a deciso de sua vocao artstica. Ingressam ambos em 1894 na Escola Nacional de Belas Artes, meninos ainda, pois contavam 12 e 15 anos de idade, respectivamente. Mas, Artur, por seu temperamento agitado e mais impulsivo, prontamente demonstra suas inatas aptides, deferentemente do irmo, mais sereno e demorado em suas decises artsticas. Ambos ligavam-se aos cursos de aprendizado da Casa da Moeda (desenho e gravao de moedas e selos) quando Artur j se revela com temperamento incontido. Da, logo travar conhecimento com o cengrafo italiano Orestes Coliva e junto ao mesmo trabalhar durante cinco anos, adquirindo a habilidade que resulta do trato pictrico particularizado para o cenrio de teatro. Habilidade que se vai somar sua sensibilidade de pintor condicionado arte do cavalete, aparecendo bem na destreza de seus pincis na obteno de sugestivos efeitos atravs de uma tcnica desembaraada e largamente conduzida. Isto se constata francamente na grande tela que prepara para o Salo Nacional de Belas, Antes da Aleluia (no M.N.B.A), em 1907. Com harmonia cromtica ocre, uma aprecivel luminosidade se estende por todo o cenrio constitudo por uma multido popularesca que se apresenta a acender foguetes, no adro da igreja, para a alegria comemorativa da Ressurreio.

Seguiu Artur para Paris, onde passa o tempo na residncia europeia. Desobrigado de severas disciplinas escolares, temperamental e de espirito independente, deu desembarao muito pessoal a seu trabalho. Passa, desde ento, a desenvolver uma obra particularmente dotada de notvel espontaneidade, em que a pintura se liberta das limitaes plsticas de teor pictrico.

Conquanto conservem sempre certa similitude, tanto a obra de Artur como a de Joo acentuam categorias prprias, j que o primeiro revela-se mais aplicado no tratamento tcnico enquanto Joo cultiva preferentemente o improviso do esboo. Desse comportamento de Artur bem significativo o Auto-Retrato, hoje no M.N.B.A.

A marcante espontaneidade pictrica, particularmente na pastosidade das partes iluminadas, no se deixa levar pela destreza dos pincis mas submetida a um desenho rigoroso, que no vacila nos detalhes anatmicos do rosto e da mo direita que pousa com segurana sobre o encosto da cadeira sustentando o pincel entre os dedos indicador e anular. O jogo de luz e sombra notavelmente conseguido dentro de u conjunto sbrio de cores admiravelmente tonalizadas, em que predominam o ocre claro do guarda-p e o branco bem empastado da camisa que contorna o vermelho suave da gravata. A boina projeta sombra tratada com necessria transparncia sobre um tero do rosto e valoriza bem os pontos iluminados. Dentro desse mesmo padro de apuro tcnico tambm o retrato que pintou de seu colega Eduardo S, onde o artista posa sentado ao lado do cavalete de escultura, desbastador mo e guarda-p branco marcado de barro e gesso, admiravelmente entonado na totalidade muito clara de toda a composio, que envolve a cabea dotada de muita fidelidade fisionmica. So dois retratos que rivalizam com os melhores da pintura brasileira, no gnero.

Em parceria com o irmo, Artur desincumbe-se de painis para o Pavilho do Brasil na Exposio Internacional de 1911, em Turim. Nos ltimos anos de vida faz-se mnima sua produo em vista da molstia que sempre mais o acometia, at ser internado em Hospital psiquitrico, onde veio a falecer aos 41 anos de idade, precisamente quando alcanava plena maturidade artstica. Uma existncia cortada quando estava preparada para concretizar uma obra bem mais numerosa e dotada de qualidades que sempre mais iriam revelar, dado o prenncio de sua parte realizada, sempre a denunciar uma evoluo coerente.

Fazem-se ainda destacadas as telas seguintes: Alguns Colegas (srie de retratos agrupados numa s tela), No Ateli de Lucilio (Museu Antonio Parreiras, em Niteri), Cigana (Pinacoteca do Estado de So Paulo), A Dama de Verde (Museu de Arte de So Paulo) e uma pequena Marinha (no acervo da Sociedade Brasileira de Belas Artes) em que se pode ver a destreza e comoo pictrica com aquele semblante bem impressionista que Artur sabia imprimir s pinturas desse gnero.

JOO TIMTHEO DA COSTA (Rio de Janeiro, 1879 idem, 1930) a principio teve sua atividade artstica superada pelo irmo Artur, mais desembaraado e de espirito agitado, decididamente atirado disputa do Prmio de Viagem Europa no Salo Nacional, o que sempre situava com destaque aos jovens, dado produzirem com mais sofreguido em vista da competio. Joo, mais idoso, sempre demonstrou desinteresse por esse prmio, e, conservando-se margem daquela acirrada disputa, escapava ao interesse voltado para o que realizavam os competidores do concurso, que era a grande motivao das tradicionais coletivas oficiais criadas em 1840.

Conhece a Europa quando o Governo o inclui na equipe de jovens pintores incumbidos das decoraes do Pavilho do Brasil na Exposio de Turim, em 1911. Junta-se ao irmo em Paris e trabalham em colaborao nos painis que lhes competiam. Apesar de comparecer assiduamente ao Salo Nacional at seu falecimento, obtendo medalhas inclusive a de ouro, tornava-se comentada sua estranha atitude de no ambicionar a viagem que tanto seduzia seus colegas. Ao jornalista que o entrevistou em 1927, responde Joo Timtheo: curioso, no ? Parece que a Europa me infundia certo receio, pavor; entretanto l estive, - e que agradvel temporada foi aquela mas j como artista, contratado para decorar o Pavilho do Brasil em Turim (Angyone Costa Inquietao das Abelhas). Por motivo dessas decoraes, Joo Timtheo acabou demorando-se ano e meio na Europa, quando pde conhecer os grandes museus da Itlia, da Frana, Sua e, na Espanha, os de Barcelona.

Sua pintura conserva muita afinidade com a do irmo, caracterizando-se, porm, como j foi dito, por uma tendncia mais decidida para dar s tintas os valores de espontaneidade do esboo o que acentua um sedutor envolvimento de cores em que a esptula participa tanto quanto o pincel na obteno de fortes empastamentos nas partes mais iluminadas e particularmente os brancos, muitas vezes tratados em audaciosos a-plats. Sua obra se diversifica nas composies ditas de gnero, marinhas e retratos. A idade ia criando estmulos a uma produo sempre mais intensa e sua tcnica se aprimorava. A espontaneidade com que trabalhava exerceu sobre os jovens estudantes da dcada de vinte uma flagrante atrao. Seu falecimento, aos 50 anos de idade, aps internamento, como sucedeu
5

a seu irmo, em hospital psiquitrico, interrompe uma obra que se demonstrava capacitada para afirmar considervel evoluo.

Aps o desaparecimento do irmo. Joo Timtheo teve ocasio de se desincumbir de importantes trabalhos murais, dentre os quais sobressaem-se os grandes painis para o Salo de Honra do Palcio Tiradentes (Rio), quando emprega, acompanhando o exemplo que ento se generalizava, a tcnica do divisionismo, que parecia oferecer decorao a oportunidade de no sobrecarregar a superfcie parietal. Outras decoraes foram destinadas, sempre na tcnica pontilista, ao salo do Copacabana Palace, sede do Fluminense Futebol Clube e a vrios palacetes residenciais. Telas em que se demonstram suas imponentes condies de pintor so: Auscultando (com expressivo efeito de luz pastosamente obtido), O Discpulo, Cabea de Velho (otimamente esboada), No Ateli, Adolescente, um quadro histrico, Ferno de Magalhes; no M.N.B.A. Paisagem, Retrato do Ministro ndio do Brasil e Retrato de Homem; no acervo da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Figura de Jovem, em que aparecem boas qualidades impressionistas e uma pequena marinha com as marcas melhores da tcnica espontnea de Joo Timtheo da Costa.

Histria da Pintura Brasileira no Sculo XIX Quirino Campofiorito

Das könnte Ihnen auch gefallen