Sie sind auf Seite 1von 52

ISSN 1948-5456

revista pedaggica Lngua portuguesa 9 ano do ensino Fundamental

SAERJ

2011

ISSN 1948-5456

SiStema de avaliao da educao do eStado do Rio de JaNeiRo ReviSta pedaggica


lngua portuguesa 9 ano do ensino Fundamental

sAERJ2011

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO Governador do estado do Rio de Janeiro Srgio Cabral Vice-governador Luiz Fernando de Souza Secretrio de Educao Wilson Risolia Subsecretrio de Gesto de Ensino Antonio Jos Vieira de Paiva Neto Equipe de Avaliao Vania Maria Machado de Oliveira Edilene Nor onha Rodrigues Jaqueline Antunes Farias Alessandra Silveira Vasconcelos de Oliveira Saladino Correia Leite Messias Fernandes Santos

A ImpORTNCIA dOs ResULTAdOs

Os resultados da sua escola

10

A esCALA de pROfICINCIA

11 12 22

A estrutura da escala de proficincia domnios e Competncias Como formar um leitor proficiente?

26

pAdRes de desempeNHO esTUdANTIL

27 27 33 40 44

Baixo Intermedirio Adequado Avanado Com a palavra, o professor

47

O TRABALHO CONTINUA

A importnciA dos resultAdos

s avaliaes em larga escala realizadas pelo Sistema de avaliao da educao do estado do Rio de Janeiro (SaeRJ), ao oferecer medidas acerca do progresso do sistema de ensino como um todo e, em particular, de cada escola, atendem a dois propsitos principais: o de prestar contas sociedade sobre a eficcia dos servios educacionais oferecidos populao, e o de fornecer subsdios para o planejamento das escolas em suas atividades de gesto e de interveno pedaggica. para as escolas, a oportunidade de receber os seus resultados de forma individualizada tem como finalidade prover subsdios para o planejamento de suas aes de aprendizagem. a Revista pedaggica, portanto, foi criada para atender ao objetivo de divulgar os dados gerados pelo SaeRJ de maneira que eles possam ser, efetivamente, utilizados como subsdio para as diversas instncias gestoras, bem como por cada unidade escolar. Nesta Revista pedaggica voc encontrar os resultados desta escola em lngua portuguesa para o 9 ano do ensino Fundamental. para a interpretao pedaggica desses resultados, a escala de proficincia, com seus domnios e competncias, ser fundamental. com

ela, torna-se possvel entender em quais pontos os estudantes esto em relao ao desenvolvimento das habilidades consideradas essenciais ao aprendizado da lngua portuguesa. como voc ver, o detalhamento dos nveis de complexidade das habilidades, apresentado nos domnios e competncias da escala, prioriza a descrio do desenvolvimento cognitivo ao longo do processo de escolarizao. essas informaes so muito importantes para o planejamento dos professores, bem como para as intervenes pedaggicas em sala de aula. os padres de desempenho oferecem escola os subsdios necessrios para a elaborao de metas coletivas. assim, ao relacionar a descrio das habilidades com o percentual de estudantes em cada padro, a escola pode elaborar o seu projeto com propostas mais concisas e eficazes, capazes de trazer modificaes substanciais para o aprendizado dos estudantes com vistas promoo da equidade. tambm so apresentados, nesta revista, alguns artigos importantes sobre o ensino de lngua portuguesa e depoimentos de professores que, como voc, fazem toda a diferena nas comunidades em que atuam.

os resultAdos dA suA escolA


os resultados desta escola no SaeRJ 2011 so apresentados sob seis aspectos, quatro deles esto impressos nesta revista. os outros dois, que se referem aos resultados do percentual de acerto no teste, esto disponveis no cd (anexo a esta revista) e no portal da avaliao, pelo endereo eletrnico www.saerj.caedufjf.net.

resultAdos impressos nestA revistA


1. Proficincia mdia

apresenta a proficincia mdia desta escola. voc pode comparar a proficincia com as mdias do estado, da sua diretoria regional e do seu municpio. o objetivo proporcionar uma viso das proficincias mdias e posicionar sua escola em relao a essas mdias.

2. Participao

informa o nmero estimado de estudantes para a realizao do teste e quantos, efetivamente, participaram da avaliao no estado, na sua diretoria regional, no seu municpio e na sua escola.
3. Evoluo do percentual de estudantes por padro de desempenho

permite que voc acompanhe a evoluo do percentual de estudantes nos padres de desempenho das avaliaes realizadas pelo SaeRJ em suas ltimas edies.

4. Percentual de alunos por nvel de proficincia e por padro de desempenho

apresenta a distribuio dos estudantes ao longo dos intervalos de proficincia no estado, na sua regional, no seu municpio e na sua escola. os grficos permitem que voc identifique o percentual de estudantes para cada padro de desempenho. isso ser fundamental para planejar intervenes pedaggicas, voltadas melhoria do processo de ensino e promoo da equidade escolar.

resultAdos disponveis no cd e no portAl dA AvAliAo


5. Percentual de acerto por descritor
Apresenta o percentual de acerto no teste para cada uma das habilidades avaliadas. Esses resultados so apresentados por estado, diretoria regional, municpio, escola, turma e estudante.

6. Resultados por estudante


Cada estudante pode ter acesso aos seus resultados no SAERJ. Nesse boletim, informado o padro de desempenho alcanado e quais habilidades ele possui desenvolvidas em Lngua Portuguesa para o 9 ano do Ensino Fundamental. Essas so informaes importantes para o acompanhamento, pelo estudante e seus familiares, de seu desempenho escolar.

10

Domnios

Competncias identifica letras. * * * * d1 d6

Descritores

apropriao do Sistema da escrita

Reconhece convenes grficas. manifesta conscincia fonolgica. l palavras. localiza informao. identifica tema.

estratgias de leitura

Realiza inferncia. identifica gnero, funo, e destinatrio de um texto. estabelece relaes lgico-discursivas. identifica elementos de um texto narrativo.

d3, d4, d5, d16, d17, d18 e d19 d12

d2, d9, d11 e d15 d10 d20 d7, d8, d14 e d21 d13

processamento do texto

estabelece relaes entre textos. distingue posicionamentos. identifica marcas lingusticas.

* as habilidades relativas a essas competncias so avaliadas nas sries iniciais do ensino Fundamental.

A escAlA de proficinciA

ma escala a expresso da medida de uma grandeza. uma forma de apresentar resultados com base em uma espcie de rgua em que os valores so ordenados e categorizados. para as avaliaes em larga escala da educao bsica realizadas no Brasil, os resultados dos estudantes em lngua portuguesa so dispostos em uma escala de proficincia definida pelo Sistema Nacional de avaliao da educao Bsica (SaeB). as escalas do SaeB permitem ordenar os resultados de desempenho em um continuum, ou seja, do nvel

mais baixo ao mais alto. assim, os estudantes que alcanaram um nvel mais alto da escala, por exemplo, mostram que possuem o domnio das habilidades presentes nos nveis anteriores. isso significa que o estudante do ltimo ano do ensino mdio deve, naturalmente, ser capaz de dominar habilidades em um nvel mais complexo do que as de um estudante do 5 ano do ensino Fundamental. as escalas apresentam, tambm, para cada intervalo, as habilidades presentes naquele ponto, o que muito importante

para o diagnstico das habilidades ainda no consolidadas em cada etapa de escolaridade. a grande vantagem da adoo de uma escala de proficincia sua capacidade de traduzir as medidas obtidas em diagnsticos qualitativos do desempenho escolar. com isso, os educadores tm acesso descrio das habilidades distintivas dos intervalos correspondentes a cada nvel e podem atuar com mais preciso na deteco de dificuldades de aprendizagens, bem como planejar e executar aes de correo de rumos.

11
intermedirio

adequado

25

50

75

100

125

150

175

200

225

250

275

300

325

avanado
350

Baixo

375

400

425

450

475

500

a gradao das cores indica a complexidade da tarefa.

A estruturA dA escAlA de proficinciA


Na primeira coluna da escala so apresentados os grandes domnios do conhecimento em lngua portuguesa para toda a educao bsica. esses domnios so agrupamentos de competncias que, por sua vez, agregam as habilidades presentes na matriz de referncia de lngua portuguesa. as colunas mostram a relao entre a escala e a matriz, para cada competncia, trazendo os descritores que lhes so relacionados. as habilidades, representadas por diferentes cores, que vo do amarelo-claro ao vermelho, esto dispostas nas vrias linhas da escala. essas cores indicam a gradao de complexidade das habilidades pertinentes a cada competncia. assim, por exemplo, a cor amarelo-clara indica o primeiro nvel de complexidade da habilidade, passando pelo laranja e indo at o nvel mais complexo, representado pela cor vermelha. a legenda explicativa das cores informa sobre essa gradao na prpria escala. Na primeira linha da escala esto divididos todos os intervalos em faixas de 25 pontos, que vo do zero a 500. em tons de verde, esto agrupados os padres de desempenho definidos pela Secretaria de estado de educao do Rio de Janeiro para o 9 ano do ensino Fundamental. os limites entre os padres transpassam a escala, no sentido vertical, da primeira ltima linha.

12

domnios e competnciAs
os domnios da escala de proficincia agrupam as competncias bsicas ao aprendizado de lngua portuguesa para toda a educao bsica. ao relacionar os resultados de sua escola a cada um dos domnios da escala de proficincia e aos respectivos intervalos de gradao de complexidade da habilidade, possvel diagnosticar, com grande preciso, dois pontos principais: o primeiro se refere ao nvel de desenvolvimento obtido no teste e o segundo ao que esperado dos estudantes nas etapas de escolaridade em que se encontram. com esses dados possvel implementar aes em nvel de sala de aula com vistas ao desenvolvimento das habilidades ainda no consolidadas, o que, de certo, contribuir para a melhoria do processo educativo da escola.

ApROpRIAO dO sIsTemA dA esCRITA


professor, a apropriao do sistema de escrita condio para que o estudante leia com compreenso e de forma autnoma. essa apropriao o foco do trabalho nos anos iniciais do ensino Fundamental, ao longo dos quais se espera que o estudante avance em suas hipteses sobre a lngua escrita. Neste domnio, encontram-se reunidas quatro competncias que envolvem percepes acerca dos sinais grficos que utilizamos na escrita as letras e sua organizao na pgina e aquelas referentes a correspondncias entre som e grafia. o conjunto dessas competncias permite ao alfabetizando ler com compreenso.

identificA letrAs
0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

uma das primeiras hipteses que a criana formula com relao lngua escrita a de que escrita e desenho so uma mesma coisa. Sendo assim, quando solicitada a escrever, por exemplo, casa, a criana pode simplesmente desenhar uma casa. Quando comea a ter contatos mais sistemticos com textos escritos, observando-os e vendo-os ser utilizados por outras pessoas, a criana comea a perceber que escrita e desenho so coisas diferentes, reconhecendo as letras como os sinais que se deve utilizar para escrever. para chegar a essa percepo, a criana dever, inicialmente, diferenciar as letras de outros smbolos grficos, como os nmeros, por exemplo. uma vez percebendo essa diferenciao, um prximo passo ser o de identificar as letras do alfabeto, nomeando-as e sabendo identific-las mesmo quando escritas em diferentes padres. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. estudantes que se encontram em nveis de proficincia entre 75 e 100 pontos so capazes de diferenciar letras de outros rabiscos, desenhos e/ou outros sinais grficos tambm utilizados na escrita. esse um nvel bsico de desenvolvimento desta competncia, representado na escala pelo amarelo-claro. estudantes com proficincia entre 100 e 125 pontos so capazes de identificar as letras do alfabeto. este novo nvel de complexidade desta competncia indicado, na escala, pelo amarelo-escuro. estudantes com nvel de proficincia acima de 125 pontos diferenciam as letras de outros sinais grficos e identificam as letras do alfabeto, mesmo quando escritas em diferentes padres grficos. esse dado est indicado na escala de proficincia pela cor vermelha.

13

reconHece convenes GrficAs


0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

mesmo quando ainda bem pequenas, muitas crianas que tm contatos frequentes com situaes de leitura imitam gestos leitores dos adultos. Fazem de conta, por exemplo, que leem um livro, folheando-o e olhando suas pginas. esse um primeiro indcio de reconhecimento das convenes grficas. essas convenes incluem saber que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo ou, ainda, que, diferentemente da fala, se apresenta num fluxo contnuo e na escrita necessrio deixar espaos entre as palavras. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. estudantes que se encontram em nveis de proficincia de 75 a 100 pontos reconhecem que o texto organizado na pgina escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo. esse fato representado na escala pelo amarelo-claro. estudantes com proficincia acima de 100 pontos, alm de reconhecerem as direes da esquerda para a direita e de cima para baixo na organizao da pgina escrita, tambm identificam os espaamentos adequados entre palavras na construo do texto. Na escala, este novo nvel de complexidade da competncia est representado pela cor vermelha.

mAnifestA conscinciA fonolGicA


0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

a conscincia fonolgica se desenvolve quando o sujeito percebe que a palavra composta de unidades menores que ela prpria. essas unidades podem ser a slaba ou o fonema. as habilidades relacionadas a esta competncia so importantes para que o estudante seja capaz de compreender que existe correspondncia entre o que se fala e o que se escreve. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. os estudantes que se encontram em nveis de proficincia entre 75 e 100 pontos identificam rimas e slabas que se repetem em incio ou fim de palavra. ouvir e recitar poesias, alm de participar de jogos e brincadeiras que explorem a sonoridade das palavras contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades. estudantes com proficincia entre 100 e 125 pontos contam slabas de uma palavra lida ou ditada. este novo nvel de complexidade da competncia est representado na escala pelo amarelo-escuro. estudantes com proficincia acima de 125 pontos j consolidaram esta competncia e esse fato est representado na escala de proficincia pela cor vermelha.

14

l pAlAvrAs
0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

para ler palavras com compreenso, o alfabetizando precisa desenvolver algumas habilidades. uma delas, bastante elementar, a de identificar as direes da escrita: de cima para baixo e da esquerda para direita. em geral, ao iniciar o processo de alfabetizao, o alfabetizando l com maior facilidade as palavras formadas por slabas no padro consoante/vogal, isso porque, quando esto se apropriando da base alfabtica, as crianas constroem uma hiptese inicial de que todas as slabas so formadas por esse padro. posteriormente, em funo de sua exposio a um vocabulrio mais amplo e a atividades nas quais so solicitadas a refletir sobre a lngua escrita, tornam-se hbeis na leitura de palavras compostas por outros padres silbicos. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. Na escala de proficincia, o amarelo-claro indica que os estudantes que apresentam nveis de proficincia de entre 75 e 100 pontos so capazes de ler palavras formadas por slabas no padro consoante/vogal, o mais simples, e que, geralmente, objeto de ensino nas etapas iniciais da alfabetizao. o amarelo-escuro indica, na escala, que estudantes com proficincia entre 100 e 125 pontos alcanaram um novo nvel de complexidade da competncia de ler palavras: a leitura de palavra formadas por slabas com padro diferente do padro consoante/vogal. a cor vermelha indica que estudantes com proficincia acima de 125 pontos j consolidaram as habilidades que concorrem para a construo da competncia de ler palavras.

15

esTRATGIAs de LeITURA
a concepo de linguagem que fundamenta o trabalho com a lngua materna no ensino Fundamental a de que a linguagem uma forma de interao entre os falantes. consequentemente, o texto deve ser o foco do ensino da lngua, uma vez que as interaes entre os sujeitos, mediadas pela linguagem, se materializam na forma de textos de diferentes gneros. o domnio estratgias de leitura rene as competncias que possibilitam ao leitor utilizar recursos variados para ler com compreenso textos de diferentes gneros.

locAliZA informAo
0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

a competncia de localizar informao explcita em textos pode ser considerada uma das mais elementares. com o seu desenvolvimento o leitor pode recorrer a textos de diversos gneros, buscando neles informaes de que possa necessitar. esta competncia pode apresentar diferentes nveis de complexidade - desde localizar informaes em frases, por exemplo, at fazer essa localizao em textos mais extensos - e se consolida a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades que devem ser objeto de trabalho do professor em cada perodo de escolarizao. isso est indicado, na escala de proficincia, pela gradao de cores. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 100 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. estudantes que se encontram em um nvel de proficincia entre 100 e 125 pontos localizam informaes em frases, pequenos avisos, bilhetes curtos, um verso. essa uma habilidade importante porque mostra que o leitor consegue estabelecer nexos entre as palavras que compem uma sentena, produzindo sentido para o todo e no apenas para as palavras isoladamente. Na escala de proficincia, o desenvolvimento dessa habilidade est indicado pelo amarelo-claro. os estudantes, que apresentam proficincia entre 125 e 175 pontos, localizam informaes em textos curtos, de gnero familiar e com poucas informaes. esses leitores conseguem, por exemplo, a partir da leitura de um convite, localizar o lugar onde a festa acontecer ou ainda, a partir da leitura de uma fbula, localizar uma informao relativa caracterizao de um dos personagens. essa habilidade est indicada, na escala, pelo amarelo-escuro. os estudantes com proficincia entre 175 e 225 pontos localizam informaes em textos mais extensos, desde que o texto se apresente em gnero que lhes seja familiar. esses leitores selecionam, dentre as vrias informaes apresentadas pelo texto, aquela(s) que lhes interessa(m). Na escala de proficincia, o laranja-claro indica o desenvolvimento dessa habilidade. os estudantes com proficincia entre 225 e 250 pontos, alm de localizar informaes em textos mais extensos, conseguem localiz-las, mesmo quando o gnero e o tipo textual lhe so menos familiares. isso est indicado, na escala de proficincia, pelo laranja-escuro. a partir de 250 pontos, encontram-se os estudantes que localizam informaes explcitas, mesmo quando essas se encontram sob a forma de parfrases. esses estudantes j consolidaram a habilidade de localizar informaes explcitas, o que est indicado, na escala de proficincia, pela cor vermelha.

16

identificA temA
0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

a competncia de identificar tema se constri pelo desenvolvimento de um conjunto de habilidades que permitem ao leitor perceber o texto como um todo significativo pela articulao entre suas partes. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. estudantes que apresentam um nvel de proficincia entre 125 e 175 pontos identificam o tema de um texto desde que esse venha indicado no ttulo, como no caso de textos informativos curtos, notcias de jornal ou revista e textos instrucionais. esses estudantes comeam a desenvolver a competncia de identificar tema de um texto, fato indicado, na escala de proficincia, pelo amarelo-claro. estudantes com proficincia entre 175 e 225 pontos fazem a identificao do tema de um texto valendo-se de pistas textuais. Na escala de proficincia, o amarelo-escuro indica este nvel mais complexo de desenvolvimento da competncia de identificar tema de um texto. estudantes com proficincia entre 225 e 275 pontos identificam o tema de um texto mesmo quando esse tema no est marcado apenas por pistas textuais, mas inferido a partir da conjugao dessas pistas com a experincia de mundo do leitor. Justamente por mobilizar intensamente a experincia de mundo, estudantes com este nvel de proficincia conseguem identificar o tema em textos que exijam inferncias, desde que os mesmos sejam de gnero e tipo familiares. o laranja-claro indica este nvel de complexidade mais elevado da competncia. J os estudantes com nvel de proficincia a partir de 275 pontos identificam o tema em textos de tipo e gnero menos familiares que exijam a realizao de inferncias nesse processo. esses estudantes j consolidaram a competncia de identificar tema em textos, o que est indicado na escala de proficincia pela cor vermelha.

reAliZA infernciA
0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

Fazer inferncias uma competncia bastante ampla e que caracteriza leitores mais experientes, que conseguem ir alm daquelas informaes que se encontram na superfcie textual, atingindo camadas mais profundas de significao. para realizar inferncias, o leitor deve conjugar, no processo de produo de sentidos para o que l, as pistas oferecidas pelo texto aos seus conhecimentos prvios, sua experincia de mundo. esto envolvidas na construo da competncia de fazer inferncias as habilidades de: inferir o sentido de uma palavra ou expresso a partir do contexto no qual ela aparece; inferir o sentido de sinais de pontuao ou outros recursos morfossintticos; inferir uma informao a partir de outras que o texto apresenta ou, ainda, o efeito de humor ou ironia em um texto. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia.

17

o nvel de complexidade desta competncia tambm pode variar em funo de alguns fatores: se o texto apresenta linguagem no verbal, verbal ou mista; se o vocabulrio mais ou menos complexo; se o gnero textual e a temtica abordada so mais ou menos familiares ao leitor, dentre outros. estudantes com proficincia entre 125 e 175 pontos apresentam um nvel bsico de construo desta competncia, podendo realizar inferncias em textos no verbais como, por exemplo, tirinhas ou histrias sem texto verbal, e, ainda, inferir o sentido de palavras ou expresses a partir do contexto em que elas se apresentam. Na escala de proficincia, o amarelo-claro indica essa etapa inicial de desenvolvimento da competncia de realizar inferncias. aqueles estudantes que apresentam proficincia entre 175 e 225 pontos inferem informaes em textos no verbais e de linguagem mista desde que a temtica desenvolvida e o vocabulrio empregado lhes sejam familiares. esses estudantes conseguem, ainda, inferir o efeito de sentido produzido por alguns sinais de pontuao e o efeito de humor em textos como piadas e tirinhas. Na escala de proficincia o desenvolvimento dessas habilidades pelos estudantes est indicado pelo amarelo-escuro. estudantes com proficincia entre 225 e 275 pontos realizam tarefas mais sofisticadas como inferir o sentido de uma expresso metafrica ou efeito de sentido de uma onomatopeia; inferir o efeito de sentido produzido pelo uso de uma palavra em sentido conotativo e pelo uso de notaes grficas e, ainda, o efeito de sentido produzido pelo uso de determinadas expresses em textos pouco familiares e/ou com vocabulrio mais complexo. Na escala de proficincia o desenvolvimento dessas habilidades est indicado pelo laranja-claro. estudantes com proficincia a partir de 275 pontos j consolidaram a habilidade de realizar inferncias, pois, alm das habilidades relacionadas aos nveis anteriores da escala, inferem informaes em textos de vocabulrio mais complexo e temtica pouco familiar, valendo-se das pistas textuais, de sua experincia de mundo e de leitor e, ainda, de inferir o efeito de ironia em textos diversos, alm de reconhecer o efeito do uso de recursos estilsticos. a consolidao das habilidades relacionadas a esta competncia est indicada na escala de proficincia pela cor vermelha.

identificA Gnero, funo e destinAtrio de teXtos de diferentes Gneros


0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

a competncia de identificar gnero, funo ou destinatrio de um texto envolve habilidades cujo desenvolvimento permite ao leitor uma participao mais ativa em situaes sociais diversas, nas quais o texto escrito utilizado com funes comunicativas reais. essas habilidades vo desde a identificao da finalidade com que um texto foi produzido at a percepo de a quem ele se dirige. o nvel de complexidade que esta competncia pode apresentar depender da familiaridade do leitor com o gnero textual, portanto, quanto mais amplo for o repertrio de gneros de que o estudante dispuser, maiores suas possibilidades de perceber a finalidade dos textos que l. importante destacar que o repertrio de gneros textuais se amplia medida que os estudantes tm possibilidades de participar de situaes variadas, nas quais a leitura e a escrita tenham funes reais e atendam a propsitos comunicativos concretos. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 100 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. estudantes que apresentam um nvel de proficincia de 100 a 175 pontos identificam a finalidade de textos de gnero familiar como receitas culinrias, bilhetes, poesias. essa identificao pode se fazer em funo da forma do texto, quando ele se apresenta na forma estvel em que o gnero geralmente se encontra em situaes da vida cotidiana. por exemplo, no caso da receita culinria, quando ela traz inicialmente os ingredientes, seguidos do modo de preparo dos mesmos. alm de identificarem uma notcia. Na escala de proficincia esse incio de desenvolvimento da competncia est indicado pelo amarelo-claro.

18

aqueles estudantes com proficincia de 175 a 250 pontos identificam o gnero e o destinatrio de textos de ampla circulao na sociedade, menos comuns no ambiente escolar, valendo-se das pistas oferecidas pelo texto, tais como: o tipo de linguagem e o apelo que faz a seus leitores em potencial. Na escala de proficincia, a maior complexidade desta competncia est indicada pelo amarelo-escuro. os estudantes que apresentam proficincia a partir de 250 pontos j consolidaram a competncia de identificar gnero, funo e destinatrio de textos, ainda que estes se apresentem em gnero pouco familiar e com vocabulrio mais complexo. esse fato est representado na escala de proficincia pela cor vermelha.

pROCessAmeNTO dO TeXTO
Neste domnio esto agrupadas competncias cujo desenvolvimento tem incio nas sries iniciais do ensino Fundamental, progredindo em grau de complexidade at o final do ensino mdio. para melhor compreendermos o desenvolvimento destas competncias, precisamos lembrar que a avaliao tem como foco a leitura, no se fixando em nenhum contedo especfico. Na verdade, diversos contedos trabalhados no decorrer de todo o perodo de escolarizao contribuem para o desenvolvimento das competncias e habilidades associadas a este domnio. chamamos de processamento do texto as estratgias utilizadas na sua constituio e sua utilizao na e para a construo do sentido do texto. Neste domnio, encontramos cinco competncias, as quais sero detalhadas a seguir, considerando que as cores apresentadas na escala indicam o incio do desenvolvimento da habilidade, as gradaes de dificuldade e sua consequente consolidao.

estABelece relAes lGico-discursivAs entre pArtes de um teXto


0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

a competncia de estabelecer relaes lgico-discursivas envolve habilidades necessrias para que o leitor estabelea relaes que contribuem para a continuidade, progresso do texto, garantindo sua coeso e coerncia. essas habilidades relacionam-se, por exemplo, ao reconhecimento de relaes semnticas indicadas por conjunes, preposies, advrbios ou verbos. ainda podemos indicar a capacidade de o estudante reconhecer as relaes anafricas marcadas pelos diversos tipos de pronome. o grau de complexidade das habilidades associadas a essa competncia est diretamente associado a dois fatores: a presena dos elementos lingusticos que estabelecem a relao e o posicionamento desses elementos dentro do texto, por exemplo, se um pronome est mais prximo ou mais distante do termo a que ele se refere. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza de 0 a 150 pontos ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. os estudantes que se encontram no intervalo amarelo-claro, de 150 a 200, comeam a desenvolver a habilidade de perceber relaes de causa e consequncia em texto no verbal e em texto com linguagem mista, alm de perceberem aquelas relaes expressas por meio de advrbios ou locues adverbiais como, por exemplo, de tempo, lugar e modo.

19

No intervalo de 200 a 250, indicado pelo amarelo-escuro, os estudantes j conseguem realizar tarefas mais complexas como estabelecer relaes anafricas por meio do uso de pronomes pessoais retos, e por meio de substituies lexicais. acrescente-se que j comeam a estabelecer relaes semnticas pelo uso de conjunes, como as comparativas. No laranja-claro, intervalo de 250 a 300 pontos na escala, os estudantes atingem um nvel maior de abstrao na construo dos elos que do continuidade ao texto, pois reconhecem relaes de causa e consequncia sem que haja marcas textuais explcitas indicando essa relao semntica. esses estudantes tambm reconhecem, na estrutura textual, os termos retomados por pronomes pessoais oblquos, por pronomes demonstrativos e possessivos. os estudantes com proficincia acima de 300 pontos na escala estabelecem relaes lgico-semnticas mais complexas, pelo uso de conectivos menos comuns ou mesmo pela ausncia de conectores. a cor vermelha indica a consolidao das habilidades associadas a esta competncia. importante ressaltar que o trabalho com elementos de coeso e coerncia do texto deve ser algo que promova a compreenso de que os elementos lingusticos que constroem uma estrutura sinttica estabelecem entre si uma rede de sentido, o qual deve ser construdo pelo leitor.

identificA elementos de um teXto nArrAtivo


0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

os textos com sequncias narrativas so os primeiros com os quais todos ns entramos em contato e com os quais mantemos maior contato, tanto na oralidade quanto na escrita. da, observarmos a consolidao das habilidades associadas a esta competncia em nveis mais baixos da escala de proficincia, ao contrrio do que foi visto na competncia anterior. identificar os elementos estruturadores de uma narrativa significa conseguir dizer onde, quando e com quem os fatos ocorrem, bem como sob que ponto de vista a histria narrada. essa competncia envolve, ainda, a habilidade de reconhecer o fato que deu origem histria (conflito ou fato gerador), o clmax e o desfecho da narrativa. esses elementos dizem respeito tanto s narrativas literrias (contos, fbulas, crnicas, romances...) como a narrativas de carter no literrio, uma notcia, por exemplo. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 150 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. os estudantes, cuja proficincia se encontra entre 150 e 175 pontos na escala, nvel marcado pelo amarelo-claro, esto comeando a desenvolver esta competncia. esses estudantes identificam o fato gerador de uma narrativa curta e simples, bem como reconhecem o espao em que transcorrem os fatos narrados. entre 175 e 200 pontos na escala, h um segundo nvel de complexidade, marcado pelo amarelo-escuro. Nesse nvel, os estudantes reconhecem, por exemplo, a ordem em que os fatos so narrados. a partir de 200 pontos, os estudantes agregam a esta competncia mais duas habilidades: o reconhecimento da soluo de conflitos e do tempo em que os fatos ocorrem. Nessa ltima habilidade, isso pode ocorrer sem que haja marcas explcitas, ou seja, pode ser necessrio fazer uma inferncia. a faixa vermelha indica a consolidao das habilidades envolvidas nesta competncia.

20

estABelece relAes entre teXtos


0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

essa competncia diz respeito ao estabelecimento de relaes intertextuais, as quais podem ocorrer dentro de um texto ou entre textos diferentes. importante lembrar, tambm, que a intertextualidade um fator importante para o estabelecimento dos tipos e dos gneros, na medida em que os relaciona e os distingue. as habilidades envolvidas nesta competncia comeam a ser desenvolvidas em nveis mais altos da escala de proficincia, revelando, portanto, tratar-se de habilidades mais complexas, que exigem do leitor uma maior experincia de leitura. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 225 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. os estudantes que se encontram entre 225 e 275 pontos na escala, marcado pelo amarelo-claro, comeam a desenvolver as habilidades desta competncia. esses estudantes reconhecem diferenas e semelhanas no tratamento dado ao mesmo tema em textos distintos, alm de identificar um tema comum na comparao entre diferentes textos informativos. o amarelo-escuro, 275 a 325 pontos, indica que os estudantes com uma proficincia que se encontra neste intervalo j conseguem realizar tarefas mais complexas ao comparar textos, como, por exemplo, reconhecer, na comparao entre textos, posies contrrias acerca de um determinado assunto. a partir de 325 pontos, temos o vermelho que indica a consolidao das habilidades relacionadas a esta competncia. os estudantes que ultrapassam esse nvel na escala de proficincia so considerados leitores proficientes.

distinGue posicionAmentos
0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

distinguir posicionamentos est diretamente associado a uma relao mais dinmica entre o leitor e o texto. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 200 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. esta competncia comea a se desenvolver entre 200 e 225 pontos na escala de proficincia. os estudantes que se encontram no nvel indicado pelo amarelo-claro distinguem fato de opinio em um texto narrativo, por exemplo. No amarelo-escuro, de 225 a 275 pontos, encontram-se os estudantes que j se relacionam com o texto de modo mais avanado. Neste nvel de proficincia, encontram-se as habilidades de identificar trechos de textos em que est expressa uma opinio e a tese de um texto.

21

o laranja-claro, 275 a 325 pontos, indica uma nova gradao de complexidade das habilidades associadas a essa competncia. os estudantes cujo desempenho se localiza neste intervalo da escala de proficincia conseguem reconhecer, na comparao entre textos, posies contrrias acerca de um determinado assunto. o vermelho, acima do nvel 325, indica a consolidao das habilidades envolvidas nesta competncia.

identificA mArcAs linGusticAs


0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

esta competncia relaciona-se ao reconhecimento de que a lngua no imutvel e faz parte do patrimnio social e cultural de uma sociedade. assim, identificar marcas lingusticas significa reconhecer as variaes que uma lngua apresenta, de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada. esta competncia envolve as habilidades de reconhecer, por exemplo, marcas de coloquialidade ou formalidade de uma forma lingustica e identificar o locutor ou interlocutor por meio de marcas lingusticas. os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. os estudantes que se encontram no intervalo amarelo-claro, de 125 a 175 pontos na escala, comeam a desenvolver essa competncia ao reconhecer expresses prprias da oralidade. No intervalo de 175 a 225, amarelo-escuro, os estudantes j conseguem identificar marcas lingusticas que diferenciam o estilo de linguagem em textos de gneros distintos. No intervalo de 225 a 275, laranja-claro, os estudantes apresentam a habilidade de reconhecer marcas de formalidade ou de regionalismos e aquelas que evidenciam o locutor de um texto expositivo. os estudantes que apresentam uma proficincia de 275 a 325 pontos, laranja-escuro, identificam marcas de coloquialidade que evidenciam o locutor e o interlocutor, as quais so indicadas por expresses idiomticas. a faixa vermelha, a partir do nvel 325 da escala de proficincia, indica a consolidao das habilidades associadas a essa competncia. o desenvolvimento dessas habilidades muito importante, pois implica a capacidade de realizar uma reflexo metalingustica.

22

como formAr um leitor proficiente?


Ler uma atividade cognitiva, que exige operaes mentais que vo alm da decodificao. Para compreender um texto, preciso associar vrias informaes, ou seja, ter uma postura de leitor ativo, capaz de mobilizar conhecimentos para construir o sentido.

esto envolvidos no processo educacional na escola tenham clareza do que a leitura. assim, cabe perguntar: o que ler? ao contrrio do que se imagina, o ato de ler e compreender no se resume a passar os olhos pelas pginas de um livro ou um jornal. ler, no sentido amplo, significa construir sentido. Quando construmos sentido para o que lemos, ento compreendemos. mais do que isso, preciso ter em mente que ler uma atividade complexa, pois o sentido no est nas palavras e frases; no est dado no texto. S possvel ler e compreender quando os leitores relacionam as informaes dadas com os conhecimentos que j tm armazenados, fruto de suas vivncias sociais, culturais e afetivas, resultantes de sua interao com o mundo. Sendo assim, ler uma atividade cognitiva, que exige operaes mentais que vo alm da decodificao. para compreender um texto, preciso associar vrias informaes, ou seja, ter uma postura de leitor ativo, capaz de mobilizar conhecimentos para construir o sentido. Mais alm da superfcie em qualquer tipo de texto, numa propaganda, por exemplo, sempre h vrias pistas que nos conduzem ao sentido: o local onde ele publicado ou veiculado (revista, tv, rdio etc.); a existncia do nome ou da logomarca da empresa responsvel

s resultados das avaliaes externas em lngua portuguesa apontam que, apesar da melhoria do desempenho dos alunos em leitura ao longo da ltima dcada, uma das dificuldades da escola brasileira que persiste desenvolver habilidades de leitura para a plena participao social dos alunos. Segundo dados do Sistema Nacional de avaliao da educao Bsica (SaeB), em 2009, da amostra dos alunos avaliados em lngua portuguesa, apenas 34,2% e 26,3% apresentaram aprendizado adequado, respectivamente, ao 5 e 9 anos do ensino Fundamental. apesar dos avanos, parcelas significativas do alunado permanecem em nveis de proficincia aqum dos esperados para a srie/ano ou idade. mas como as habilidades de leitura podem ser desenvolvidas? o que pode ser feito, no mbito da escola e da sala de aula? essa reflexo exige, antes de tudo, que docentes e demais atores que

23

pelo servio ou produto ofertado. Se a empresa atua na regio onde a propaganda veiculada, a familiaridade das pessoas com seu nome ajuda na compreenso de que se trata de um anncio e no de uma matria jornalstica, por exemplo. alm disso, em anncios impressos comum se relacionar o texto verbal a imagens, ampliando os sentidos desde que o leitor do anncio tenha familiaridade com o repertrio de imagens e situaes apresentadas. ou seja, para compreender a mensagem, preciso associar uma srie de informaes, nem sempre apresentadas de maneira explcita no texto. a compreenso de um texto como um todo, muitas vezes, ocorre rapidamente, assentando-se no apenas na dimenso lingustica (palavras e frases), mas na dimenso discursiva (os interlocutores, o meio de circulao e o objetivo do texto). esse o movimento: associar o que o texto traz na sua superfcie ao que j temos de conhecimento acumulado. essa associao que produz o sentido. por isso, a linguista ingedore grunfeld villaa Koch afirma que a leitura uma interao entre autor-texto-leitor. Sempre que se l com compreenso seja o texto verbal ou no se est associando informaes dadas na superfcie do texto com outras j armazenadas, oriundas das interaes sociais: as pessoas conhecem ditados populares, palavras e frases, msicas, poemas, conhecem diversos tipos de textos, esto ligadas a informaes do cotidiano, conhecem aes tpicas realizadas no dia a dia (pegar um nibus, abrir a porta, encontrar com pessoas no elevador, pedir uma bebida num bar, chegar atrasado a uma palestra). enfim, uma infinidade de conhecimentos cientficos e vivncias sociais, culturais, interpessoais acumulados na memria e que so ativados pela leitura de um texto. por isso, alguns autores, muito apropriadamente, estabelecem uma metfora para o texto: a metfora do iceberg. um iceberg tem na superfcie da gua apenas uma pequena porcentagem de seu corpo, ficando imersa uma grande quantidade de massa de gelo. a parte de cima representa o texto, ou seja, as informaes dadas. a parte submersa representa todo o conhecimento prvio acumulado na memria. a compreenso fruto das relaes estabelecidas entre as duas partes: a que emerge da superfcie e a submersa.

importante que a escola amplie o conhecimento do aluno, colocando-o em contato com diversos tipos de textos e materiais de comunicao, a fim de que ele amplie, cada vez mais, suas possibilidades de compreenso de textos e, como consequncia, do mundo que o cerca. cabe ao professor atuar em sala de aula no sentido de desenvolver, em seus alunos, habilidades de carter inferencial, e no meramente de identificao de informaes. dessa maneira, a escola enfoca os aspectos discursivos do texto, propiciando ao aluno uma relao direta com a sociedade. para isso, preciso que o trabalho escolar com a lngua materna relacione o conhecimento discursivo, textual e lingustico, associando-os s atividades de compreenso. esse tipo de trabalho, contudo, s possvel se houver uma preocupao e uma nfase no letramento do professor: tambm ele deve ampliar seu conhecimento geral e especifico da rea de conhecimento na qual atua. ademais, fundamental que saibamos, com clareza, as estratgias necessrias para ensinar a ler. Caminhos para ensinar a ler existem alguns procedimentos, apontados em pesquisas, teis para ampliar e fortalecer a capacidade de leitura dos alunos no contexto de um trabalho pedaggico srio e sistemtico de investigao, anlise e ao na escola, apresentados a seguir: 1. como o conhecimento prvio uma condio para que haja a compreenso, o ponto de partida , justamente, expandir a viso de mundo dos alunos, suas vivncias culturais, sociais e cientficas. cabe escola atuar em prol da ampliao do contato com as mais diversas formas de interao por meio da linguagem, estimulando a interao das crianas e jovens com diversos textos e mdias.

O professor desempenha um papel central ao promover a circulao do saber, conduzindo o trabalho de modo a aguar o interesse e a curiosidade dos alunos.

24

importante que a escola amplie o conhecimento do aluno, colocando-o em contato com diversos tipos de textos e materiais de comunicao, a fim de que ele amplie, cada vez mais, suas possibilidades de compreenso de textos e, como consequncia, do mundo que o cerca.

fessor desempenha um papel central ao promover a circulao do saber, conduzindo o trabalho de modo a aguar o interesse e a curiosidade dos alunos, fazendo-os sanar suas prprias dvidas. ele faz a mediao entre o aluno e o texto de forma experiente: ao mesmo tempo em que conduz a leitura, deixa que o aluno faa suas prprias descobertas, abrindo espao para que o estudante dialogue com o texto de forma cada vez mais autnoma. essa tarefa no fcil, mas como leitor maduro, o professor saber interferir apenas quando necessrio. 4. o professor pode, antes de ler o texto, pedir que os alunos formulem hipteses. deve-se, nesse momento, ficar atento s pistas que emergem do texto. para exemplificar, numa experincia realizada em sala de aula, foi solicitado aos alunos que formulassem algumas hipteses a partir do ttulo Barbrie e cidadania. inicialmente, os alunos disseram que poderiam aparecer palavras como sociedade, violncia, convivncia, polcia, escola, aprendizagem, dentre outras. como num jogo de adivinhao, foi dito turma que o texto estava alocado na seo esportiva de um jornal, o que levou modificao do escopo das sugestes: os estudantes passaram a mencionar palavras relacionadas a esportes futebol, violncia entre torcidas, punies etc. em seguida, foi informado que se tratava de texto do domnio do argumentar, o que levou a formulao de hipteses como: o autor vai defender a extino das torcidas organizadas ou o autor vai sugerir formas de punir os torcedores que geram violncia, dentre outras bastante plausveis para o texto. essa capacidade de formular hipteses facilita a leitura, pois ajuda a prever que tipo de informao pode aparecer no texto. desse modo, o leitor processa a informao mais rapidamente, no se atendo ao visual, mas ao sentido. diante do texto, ento, medida que o aluno l, vai testando, aos poucos, suas hipteses. No necessrio acert-las. contudo, o leitor maduro tem mais possibilidades de acert-las, tamanho o conhecimento que tem sobre o tema. Sua capacidade de prever maior quando j conhece o gnero, o jornal, a posio poltica de um autor, o objetivo do texto etc. ao longo da leitura, interessante que o leitor monitore sua compreenso, confirmando suas hipteses ou reformulando-as a cada momento em que

os gneros geralmente possuem um certo formato; ento, quanto mais familiarizado com a diversidade deles, mais o aluno capaz de reconhecer as regularidades textuais, auxiliando-o na compreenso. alargando esse conhecimento, ampliam-se as possibilidades de compreenso. Nessa direo, as vivncias extraescolares contribuiro sobremaneira para isso. ademais, a valorizao da cultura da comunidade dos alunos uma forma de aproximar a escola da realidade e vice-versa. 2. cabe ao professor ativar todo conhecimento prvio do aluno sobre determinado tema, antes mesmo da leitura do texto. ou seja, preciso fazer uma contextualizao. H algumas sugestes para ajudar nesse processo: apresentar, aos poucos, o ttulo, a seo do jornal ou revista, o subttulo. Neste momento, o professor pode, inclusive, antecipar o gnero textual que ser lido, para que sejam lembradas tambm suas caractersticas. esse procedimento permite que o aluno mobilize uma srie de conhecimentos, abrindo-se o caminho da compreenso: nessa antecipao so relembrados vrios acontecimentos e ocorrncias, palavras, vivncias, enfim, fundamentais no momento da leitura. 3. outra dimenso o acesso a materiais diversos e de qualidade fundamental para que o aluno desenvolva seu senso crtico, sua capacidade de compreenso e abstrao, alm de habilidades mais sofisticadas. No entanto, de pouco vale o acesso a materiais de qualidade sem uma orientao adequada para as atividades. ou seja, o pro-

25

encontra informaes inusitadas, no previamente reconhecidas. 5. outro aspecto a se levar em conta o fato de que a leitura torna-se mais proveitosa quando o professor traa objetivos para ela. ao se estabelecer um objetivo, possvel focar determinados aspectos de interesse para a atividade que realizada em sala de aula, ou para um projeto pedaggico em andamento na escola. a adoo dessas estratgias favorece a leitura fluente e compreenso integral do texto. aps a leitura propriamente dita, h duas estratgias que podem ser adotadas: a construo de esquemas e a reao aos textos. 1. a construo de esquemas envolve a percepo e a organizao do contedo apresentado. assim, possvel elaborar uma lista dos tpicos e subtpicos citados no texto. No exemplo citado anteriormente (o texto argumentativo sobre esportes), os alunos perceberam que o autor apresentou um fato do cotidiano (um confronto entre torcedores); em seguida, apresentaram algumas solues propostas pelo senso comum para resolver o problema enfocado. mais frente, apresentaram sua prpria soluo para o problema (sua tese). em seguida, sustentaram sua proposta com comentrios plausveis em relao sugesto feita. a utilizao desse esquema favorece a internalizao ao mesmo tempo em que tem uma compreenso global do texto. 2. outra estratgia para a formao do leitor proficiente o momento de reao frente ao texto. So inmeras as reaes que um texto pode provocar, fazendo com que as pessoas exercitem o senso de humor, a capacidade de argumentar, contra-argumentar, de propor solues, de comparar fatos. todas essas atividades fazem com que o aluno cresa intelectualmente. um gnero textual que focaliza essas reaes e tem o objetivo de registr-las o chamado dirio de leitura, pouco conhecido em escolas e universidades, mas bastante til para que o leitor tenha uma atitude ativa e analtica diante da leitura. os exerccios de escrita no dirio (anotaes que se faz durante e depois da leitura) proporcionam um movimento contnuo de reflexo, o que colabora para a formao do cidado crtico e participativo que tanto enfatizamos na educao.

em outras palavras, no basta escrever sobre o que foi lido: o aluno precisa, para alm de descrever, analisar e avaliar o texto. de fato, um instrumento que propicia ao aluno uma conscientizao sobre seus processos de compreenso e de aprendizagem. ademais, permite que os professores detectem o estado real de cada aluno em relao a esses processos, podendo, ento, interferir de maneira mais eficaz no seu desenvolvimento. esse conjunto de estratgias evidencia que h uma constante necessidade de se retomar alguns princpios centrais e basilares sobre a leitura, referendando alguns conceitos talvez difusos em virtude do uso corrente no cotidiano escolar. Da sala de aula para toda a escola em termos do processo pedaggico, a organizao do currculo, somada formao e qualificao docente, so aspectos relevantes para a formao do leitor. afinal, a maneira como o currculo se estrutura pode favorecer uma percepo mais ampla dos processos sociais inerentes leitura, favorecendo a aprendizagem. Nessa linha, o desenvolvimento de projetos pode dar bons resultados, na medida em que so desenvolvidas atividades socialmente relevantes e engajadas. ainda nessa direo, a interdisciplinaridade tambm contribui, pois promove uma integrao temtica e metodolgica entre reas do conhecimento, por meio de atividades conjuntas do corpo docente, j que a leitura permeia todas as reas do conhecimento. outro aspecto decorre da constatao que o desenvolvimento das habilidades de leitura progressivo. assim, as crianas com dificuldades podem ser agrupadas em atividades extraclasse, a partir da verificao das habilidades no desenvolvidas, para um trabalho complementar a fim de avanar na direo do leitor proficiente. como se constata, muito j foi produzido no campo do ensino de lngua e j existe um corpo de conhecimento, produzido inclusive a partir dos resultados das avaliaes, que pode colaborar fortemente para a construo de uma escola de qualidade.

26

pAdres de desempenHo estudAntil

ara uma escola ser considerada eficaz, ou seja, para fazer a diferena na vida de seus usurios, ela deve proporcionar altos padres de aprendizagem a todos, independente de suas caractersticas individuais, familiares e sociais. Se apenas um grupo privilegiado consegue aprender com suficiente qualidade o que ensinado, aumentam-se as desigualdades intraescolares e, como consequncia, elevam-se os indicadores de repetncia, evaso e abandono escolar. Na verdade, criam-se mais injustias. esse um cenrio que, certamente, nenhum professor gostaria de ver em nenhuma escola. o desempenho escolar de qualidade implica, necessariamente, a realizao dos objetivos de ensino propostos. os padres de desempenho estudantil, nesse sentido, so balizadores dos diferentes graus de realizao educacional alcanados pela escola. por meio deles possvel analisar a distncia de aprendizagem entre o percentual de estudantes que se encontra nos nveis mais altos de desempenho e aqueles que esto nos nveis mais baixos. a distncia entre esses extremos representa, ainda que de forma alegrica, o abismo existente entre aqueles que tm grandes chances de sucesso escolar e, consequentemente, maiores possibilidades de acesso aos bens materiais, culturais e sociais; e aqueles para os quais o fracasso escolar e a excluso social podem ser mera questo de tempo, caso a escola no reaja e promova aes com vistas promoo da equidade. para cada padro, so apresentados exemplos de item* do teste do SaeRJ.
* o percenteual de brancos e nulos no est contemplado nesses exemplos.

27

BAIXO - At 200 Pontos


Neste padro de desempenho, os estudantes se limitam a realizar operaes bsicas de leitura, interagindo apenas com textos do cotidiano, de estrutura simples e de temticas que lhes so familiares. eles localizam informaes explcitas. alm disso, realizam inferncias de informaes, de efeito de sentido de palavra ou expresso, de efeito do emprego de pontuao e de efeitos de humor. identificam, tambm, a finalidade desses textos. Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenrio e tempo. Na apropriao de elementos que estruturam o texto, manifestam-se operaes de retomada de informaes por meio de pronomes pessoais retos, por substituio lexical e por reconhecimento de relaes lgico-discursivas no texto, marcadas por advrbios e locues adverbiais e por marcadores de causa e consequncia. No campo da variao lingustica reconhecem expresses representativas da linguagem coloquial. considerando as habilidades descritas, constata-se que esses estudantes, aps nove anos de escolaridade, apresentam lacunas no processo de desenvolvimento da competncia leitora.

INTeRmedIRIO - dE 200 At 275 Pontos


os estudantes cujas mdias de proficincia esto situadas neste padro de desempenho ampliam suas habilidades de leitura, sendo capazes de interagir com textos de temtica menos familiar e de estrutura um pouco mais complexa. No que diz respeito percepo de posicionamentos no texto, esses estudantes conseguem distinguir fato de opinio e identificar a tese e os argumentos que a defende. Na apropriao de elementos que estruturam o texto, manifestam-se operaes de retomada de informaes por meio de pronomes pessoais e, tambm, de indefinidos, por substituio lexical e por reconhecimento de relaes lgico-discursivas no texto, marcadas por advrbios e locues adverbiais e por marcadores de causa e consequncia. No que diz respeito ao tratamento das informaes globais, esses estudantes inferem o assunto de textos de temtica do cotidiano. Revelam a capacidade de selecionar informaes do texto, distinguindo a principal das secundrias. No campo da variao lingustica, identificam interlocutores por meio das marcas lingusticas. com relao s operaes inferenciais, eles depreendem informaes implcitas, o sentido de palavras ou expresses, o efeito do uso pontuao e de situaes de humor. alm disso, reconhecem o efeito de sentido de notaes em um texto de linguagem mista.

28

Leia o texto abaixo. A menina Ceclia Ceclia Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901. Era filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles e Matilde Benevides. O pai morreu antes do nascimento de Ceclia; e a me, aos trs anos de idade da filhota. Os trs irmos tambm faleceram. Por isso, passou a vida na chcara da av Jacinta Garcia Benevides. Quando criana, Cecilinha tinha olhos azuis-esverdeados, era curiosa e adorava usar um vestido de babado branco cheio de rendas. Na infncia, era muito sozinha. As crianas a chamavam para brincar, mas a av nunca deixava. A vov Jacinta morria de medo de sua menina ficar doente, sabe? Naquele tempo, tudo era diferente, muito calmo, sem carros, sem avies, nem prdios, nem supermercados e muito menos shopping center. Os vendedores andavam nas ruas vendendo mercadorias. O fogo era a lenha, no havia televiso, nem computador. Por isso, sabe o que a menina fazia para se divertir? Ceclia ficava um tempo imaginando histrias no cho, olhando os desenhos na madeira e pensando que eram florestas, praias, montanhas, sol, rio... Gostava, tambm, de ficar olhando livros, mesmo sem saber ler. Ela via as figuras e imaginava que de dentro dos livros saa uma voz que contava histrias.
Disponvel em: <http://www.plenarinho.gov.br/l/>. Acesso em: 20 jan. 2010. (P060033B1_SUP) (P060033B1) O

10

15

assunto desse texto a

A) vida no Rio de Janeiro em 1901. B) infncia de Ceclia Meireles. C) imaginao de Ceclia Meireles. D) diverso de algumas crianas.

A 13,4%

B 67,9%

C 12,6%

D 5,3%

com este item, possvel avaliar a habilidade de os estudantes em identificar o assunto de um texto que, nesse caso, trata-se de uma biografia de uma conhecida poetisa, ceclia meireles. a autora relata fatos e curiosidades da infncia da escritora com muitos detalhes, como a construo do perfil de uma personagem. a resoluo do item requer dos estudantes uma leitura atenta para perceber o eixo sobre o qual o texto se estrutura, a fim de identificar, dentre as alternativas do item, aquela que relaciona as diferentes informaes do texto, construindo seu sentido global. assim, dentre todas as informaes

presentes no texto, a infncia o assunto no qual todas as informaes se desenvolvem. os estudantes que assinalaram a alternativa B (67,9%) perceberam o eixo central do assunto, demonstrando terem consolidado a habilidade avaliada. os estudantes que assinalaram as alternativas a (13,4%), c (12,6%) e d (5,3%) ativeram-se a aspectos pontuais, demonstrando dificuldades em relacionar as diferentes informaes para construir o sentido do texto, no conseguindo depreender o assunto; demonstrando, assim, que ainda no desenvolveram a habilidade avaliada.

29

Leia o texto abaixo. O JUIZ Houve uma reunio do Moreiro e do Moreirinha comigo e com o Orlandinho, trs dias antes do jogo, para tratar de um assunto importante. Quem seria o juiz? Quem apitava os jogos do Universal, normalmente era o seu Bruno, da farmcia. Mas o seu Bruno da farmcia no era de confiana. s vezes se distraa, uma vez sara no meio do jogo, dizendo Continuem, continuem, para ir farmcia dar uma injeo, e confessava que no gostava de marcar pnalti. No sou de dar pnalti, dizia, como se fosse uma prova de bom carter. Dava injeo sem d, mas no dava pnalti. O seu Bruno da farmcia no servia. Propus o coronel Demtrio que gostava de assistir aos jogos no campinho, parecia conhecer as regras de futebol e, como militar, imporia respeito dos dois lados. O qu?! disse o Moreiro. O coronel Demtrio mal pode caminhar! Ele no precisa se mexer muito. Duvido que ele ainda possa soprar um apito! Est certo concedi. O coronel Demtrio tambm foi vetado. E o Lcio? [...] Tambm foi vetado.
Fragmento. (P060158B1_SUP) (P060161B1)

10

15

VERSSIMO, Lus Fernando. O juiz. In: O cachorro que jogava na ponta esquerda. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. p. 40-42.

De acordo com esse texto, Universal o nome de um

A) jogador de futebol. B) juiz de futebol. C) time de futebol. D) torcedor de futebol.

A 7,6%

B 20%

C 66,1%

D5,5%

com este item, possvel avaliar a habilidade de os estudantes em inferir uma informao implcita em um texto. Nesse caso, o suporte empregado o fragmento de um conto infanto-juvenil, no qual meninos discutem a escolha de um juiz para apitar um jogo, texto que utiliza uma linguagem acessvel aos estudantes deste nvel de escolaridade. para a resoluo deste item, preciso que os estudantes, aps a leitura global do texto, consigam depreender a informao implcita solicitada pelo comando do item, a partir do que est explcito. Nesse sentido, primordial que os estudantes observem as pistas textuais que permitam revelar que universal o nome de um time de futebol. os estudantes que marcaram a alternativa c (66,1%)

conseguiram realizar as inferncias necessrias e identificaram a informao solicitada pelo item, demonstrando terem consolidado a habilidade avaliada. os estudantes que assinalaram a alternativa B (20%) deixaram-se guiar pelo mote da discusso dos meninos na narrativa que a escolha de um juiz de futebol no conseguindo associar corretamente a tarefa solicitada pelo comando para resposta. aqueles estudantes que marcaram as demais alternativas a (7,6%) e d (5,5%) demonstram dificuldades em realizar inferncias, j que apontaram aspectos pontuais presentes no texto, mas que no se constituem como a inferncia solicitada no comando para resposta.

30

Leia o texto abaixo.

Disponvel em: <www.euvocetodospelaeducacao.org.br>. Acesso em: 06 jun. 2010. (P060095B1_SUP)

(P060095B1)

Esse texto direcionado aos

A) alunos. B) diretores. C) pais. D) professores.

A 18,7%

B 5,3%

C 69,7%

D 5,3%

com este item, possvel avaliar a habilidade de os estudantes em identificar o interlocutor a partir das marcas lingusticas presentes em um texto. Nesse caso, o suporte um cartaz, que conjuga linguagens verbal e no verbal, direcionado aos pais, incentivando-os a participar da vida escolar dos filhos. para a resoluo deste item, os estudantes devem perceber a quem o texto se destina, essencialmente, por meio da presena de marcas lingusticas, como ... escola de seus filhos, e, tambm, da imagem de dois adultos, que demonstram estarem atentos mensagem, para identificar que o cartaz direcionado aos pais.

os estudantes que marcaram a alternativa c (69,7%) identificaram o destinatrio desse texto, comprovando terem consolidado a habilidade avaliada. aqueles que optaram pela alternativa a (18,7%), possivelmente, prenderam-se apenas s primeiras informaes do texto, no qual citado a palavra estudante, no conseguindo perceber as marcas que apontam o interlocutor do texto. de forma semelhante, os estudantes que optaram pelas outras alternativas B (5,3%) e d (5,3%) , provavelmente, privilegiaram as informaes do ltimo pargrafo, em que aparecem os termos diretoria e professores, sem atentar-se aos outros aspectos que apontam a quem o texto se destina.

31

Leia o texto abaixo. O JUIZ Houve uma reunio do Moreiro e do Moreirinha comigo e com o Orlandinho, trs dias antes do jogo, para tratar de um assunto importante. Quem seria o juiz? Quem apitava os jogos do Universal, normalmente era o seu Bruno, da farmcia. Mas o seu Bruno da farmcia no era de confiana. s vezes se distraa, uma vez sara no meio do jogo, dizendo Continuem, continuem, para ir farmcia dar uma injeo, e confessava que no gostava de marcar pnalti. No sou de dar pnalti, dizia, como se fosse uma prova de bom carter. Dava injeo sem d, mas no dava pnalti. O seu Bruno da farmcia no servia. Propus o coronel Demtrio que gostava de assistir aos jogos no campinho, parecia conhecer as regras de futebol e, como militar, imporia respeito dos dois lados. O qu?! disse o Moreiro. O coronel Demtrio mal pode caminhar! Ele no precisa se mexer muito. Duvido que ele ainda possa soprar um apito! Est certo concedi. O coronel Demtrio tambm foi vetado. E o Lcio? [...] Tambm foi vetado.
Fragmento. (P060158B1_SUP) (P060159B1)

10

15

VERSSIMO, Lus Fernando. O juiz. In: O cachorro que jogava na ponte esquerda. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. p. 40-42.

sugerem

No trecho O qu?! disse o Moreiro. (. 10), os pontos de interrogao e exclamao

A) admirao. B) desafio. C) indignao. D) teimosia.

A 13,5%

B 16,8%

C 57,3%

D 11,6%

com este item, possvel avaliar a habilidade de os estudantes em identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao, que colabora para a construo do sentido global, no se restringindo apenas ao seu aspecto puramente gramatical. Neste item, o suporte escolhido um texto narrativo com uma linguagem familiar para os estudantes nessa etapa de escolarizao. para a resoluo deste item, necessrio que os estudantes conheam as funes convencionais desses sinais de pontuao e possam construir, juntamente com a leitura global do texto, o efeito de sentido pretendido com o emprego do ponto de interrogao e exclamao nesse contexto. assim, eles deveriam perceber que o uso concomitante desses sinais intensifica a indignao da personagem moreiro com a proposta do amigo.

os estudantes que assinalaram a alternativa c (57,3%) perceberam o sentido pretendido com o uso da pontuao, demonstrando terem consolidado a habilidade avaliada. os estudantes que optaram pela alternativa a (13,5%), possivelmente, interpretaram apenas o ponto de exclamao e no consideraram o restante do texto, acreditando que a personagem demonstrou admirao pelo coronel demtrio. aqueles que optaram pela alternativa B (16,8%) podem ter considerado apenas o uso da interrogao, acreditando que a fala da personagem soou como um desafio ao amigo. a escolha da alternativa d (11,6%) revela que os estudantes entenderam que moreiro estava sendo teimoso por questionar as sugestes de pessoas para apitar o jogo.

32

Leia o texto abaixo. Faa chuva ou faa sol Apesar de o serto ser logo lembrado quando se trata do tema, a relao de nossas vidas com o clima evidencia-se em todo canto. E, num pas continental como o Brasil, tempo feio expresso abstrata: pode querer dizer que cai uma chuva das boas, no Sudeste; ou que no h uma nica nuvem no cu, no Nordeste. De Norte a Sul no h assunto mais recorrente no dia a dia: Ser que chove logo?, E o calor? T demais..., Parece que o tempo vai firmar.... No para menos. As condies atmosfricas no interferem s no piquenique ou na praia; na roupa do dia ou no trnsito de fim de tarde. Importam indstria, aviao, ao comrcio, ao turismo, agricultura e pesca. O tempo soberano apesar das interferncias nos ciclos da natureza que a humanidade vem causando. Por maiores que sejam os avanos tecnolgicos, o homem no desenvolveu nenhum aparato capaz de controlar o tempo. Aprendeu, no entanto, a lidar com ele seja com os mais modernos equipamentos, seja com suas mandingas, crenas e sabedorias.
PESCIOTTA, Natlia. Almanaque da cultura popular. Mar. 2010, n 131. (P060303B1_SUP) (P060304B1) No trecho Aprendeu, no entanto, a lidar com ele... (. 12), o pronome destacado refere-se ao termo

10

A) aparato. B) clima. C) homem. D) tempo.

A 8,4%

B 8,4%

C 17,3%

D 51,6%

este item avalia a habilidade de os estudantes estabelecerem relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para sua continuidade. a referenciao constitui uma atividade discursiva que visa a manter a coeso textual e o entendimento de todas as partes do texto. Nesse caso, o texto suporte para o item um informativo com caractersticas de curiosidade, veiculado em uma publicao mensal de cultura geral. Neste item, foi destacado o pronome reto masculino e singular ele. para recuperar o sentido desse pronome, os estudantes deveriam perceber o seu carter anafrico e reler o contexto maior em que a frase se insere para manter o nexo, j que o referente no se encontra imediatamente anterior ao pronome. os estudantes que marcaram a alternativa d o gabarito (51,6%) perceberam que o pronome em destaque retoma o termo tempo citado no perodo anterior.

aqueles estudantes que optaram pela alternativa a (8,4%) no conseguiram relacionar o pronome pessoal ele ao seu referente, pois a palavra aparato, apesar de ser um substantivo masculino singular, ao ser substituda pelo pronome ele, no mantm o sentido do texto. os estudantes que escolheram a alternativa B (8,4%) realizaram a retomada baseados no sentido global do texto e no na atividade de retomada pronominal, j que, nesse contexto, clima e tempo foram empregados pelo autor como sinnimos; mas o termo presente nessa alternativa no se constitui como referente do pronome ele. os estudantes que marcaram a alternativa c (17,3%) entenderam que o sujeito da orao na qual o pronome ele est inserido seria o referente do mesmo, uma relao equivocada, demonstrando que ainda no consolidaram essa habilidade.

33

AdeqUAdO - dE 275 At 325 Pontos


as habilidades caractersticas deste padro de desempenho revelam um avano no desenvolvimento da competncia leitora, pois os estudantes demonstram serem capazes de realizar inferncia de sentido de palavras/expresses em textos literrios em prosa e verso, interpretar textos de linguagem mista, reconhecer o efeito de sentido do uso de recursos estilsticos e de ironia e identificar o valor semntico de expresses adverbiais pouco usuais. No campo da variao lingustica, reconhecem expresses de linguagem informal e marcas de regionalismo. alm de reconhecerem a gria como trao de informalidade. Quanto ao tratamento das informaes globais do texto, distinguem a informao principal das secundrias e identificam gneros textuais diversos. No que concerne estrutura textual, reconhecem relaes lgico-discursivas expressas por advrbios, locues adverbiais e conjunes. Na realizao de atividades de retomada por meio do uso de pronomes, esses estudantes conseguem recuperar informaes por meio do uso de pronomes relativos. eles demonstram, ainda, a capacidade de localizar informaes em textos expositivos e argumentativos, alm de identificar a tese de um artigo de opinio e reconhecer a adequao vocabular como estratgia argumentativa. Neste padro, os estudantes demonstram, portanto, uma maior familiaridade com textos de diferentes gneros e tipologias.

34

Leia o texto abaixo.

(P090378B1_SUP) (P090378B1)

No ltimo quadrinho, a fala do menino insinua que

A) ele impaciente. B) ele preguioso. C) o pai ocupado. D) o pai repetitivo.

A 11,5%

B 31,2%

C 6,6%

D 49,7%

este item avalia a habilidade de os estudantes interpretarem um texto com auxlio de material grfico. Nesse caso, o suporte utilizado foi uma tirinha, gnero bastante comum no ambiente escolar e no cotidiano dos estudantes. Na leitura da tirinha, essencial atentar para os recursos visuais e grficos, alm de fazer uma leitura atenta do texto verbal. para a resoluo do item, faz-se necessrio que os estudantes interpretem a fala do menino como uma crtica ao pai, pois ao perguntar se era melhor tirar cpia das resolues do ano passado, pressupe-se que o pai no consegue cumprir as promessas do incio do ano. assim, os estudantes que marcaram a alternativa d (49,7%) perceberam que a pergunta do

menino insinua que o pai repetitivo com as resolues de fim de ano, demonstrando terem consolidado a habilidade avaliada. aqueles que optaram pela alternativa B (31,2%) talvez no tenham compreendido a inferncia na fala do menino, acreditando que sua inteno, por ser preguioso, era facilitar a nova lista, xerocando a do ano anterior. os estudantes que optaram pelas demais alternativas a (11,5%) ou c (6,6%) possivelmente fizeram uma leitura parcial desse texto, prendendo-se ora na linguagem verbal, ora na no verbal, no conseguindo conjug-las.

35

Leia o texto abaixo. SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS A vida uns deveres que ns trouxemos para fazer em casa. Quando se v, j so 6 horas: h tempo... Quando se v, j 6 feira... Quando se v, passaram 60 anos... Agora, tarde demais para ser reprovado... E se me dessem um dia uma outra oportunidade, eu nem olhava o relgio. seguia sempre, sempre em frente... E iria jogando pelo caminho a casca dourada e intil das horas.
QUINTANA, Mrio. Nariz de vidro. So Paulo: Moderna, 1984. p. 40. (P090026EX_SUP) (P090027EX)

Nesse texto, o uso das reticncias sugere que o eu lrico est

A) confuso. B) esperanoso. C) eufrico. D) pensativo.

A 13,5%

B 23,1%

C 13,4%

D 49,0%

Neste item, avalia-se a habilidade de os estudantes reconhecerem o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. o suporte utilizado um poema, que se estrutura em versos livres e brancos, no qual o eu lrico reflete sobre a passagem do tempo. para a resoluo deste item, os estudantes precisariam apresentar o conhecimento gramatical das funes das reticncias, mas no se limitar apenas a esses aspectos, pois, em diferentes contextos, os sinais de pontuao expressam sentidos variados. Nesse caso especfico, as reticncias, convencionalmente, indicam uma pausa para pensar, ou seja, uma reflexo. assim, aps uma leitura atenta, os

estudantes deveriam depreender que as reticncias sugerem a reflexo do poeta em relao efemeridade do tempo. os estudantes que marcaram a opo d (49,0%) o gabarito demonstram que j desenvolveram a habilidade avaliada pelo item e mostraram-se competentes para a sua realizao. os estudantes que marcaram as outras opes a (13,5%), B (23,1%) e c (13,4%) no depreenderam o sentido da pontuao em anlise, provavelmente, prendendo-se a elementos pontuais e realizando inferncias a partir de pressupostos no confirmados pelo texto.

36

Leia os textos abaixo. E agora? Texto 2 Comida esquisita Voc vai almoar na casa de um amigo e descobre que no conhecia aquele tipo de comida... Para no chatear os donos da casa e no parecer mal-educado, prove um pouquinho. Ou voc se surpreende e descobre que o prato uma delcia ou desiste e diz a verdade de maneira gentil. Explique que no est acostumado com esse tipo de comida e achou o tempero forte. Se voc mentir, dizendo que adorou, corre o risco de ter de comer mais. Xi, esqueci! Se acaba de lembrar que o aniversrio de seu amigo foi na semana passada, escreva logo um carto de desculpas. Vale tambm convid-lo para um lanche, criar um presente ou comprar uma lembrana e entregar junto com o carto. Aproveite e faa uma agendinha para anotar essas datas especiais.

Texto 1

Recreio. Ano 5, n 238. p. 18. (P060101B1_SUP) (P060101B1)

Esses dois textos so semelhantes, porque

A) abordam situaes embaraosas. B) censuram comportamentos inadequados. C) descrevem reaes inesperadas. D) explicam regras de etiqueta.

A 42,8%

B 11,1%

C 23,3%

D 21,9%

com este item, possvel avaliar a habilidade de os estudantes em comparar dois textos de mesma temtica e perceber caractersticas comuns. Nesse caso, os estudantes devem analisar dois textos que apresentam diferentes situaes embaraosas no convvio social, publicados em uma conhecida revista do universo infanto-juvenil. para a resoluo do item, necessrio que os estudantes realizem uma leitura atenta de ambos e busquem semelhanas entre os textos quanto ao tema abordado e quanto ao tratamento dado ao tema, fazendo o cruzamento entre eles para construir a comparao, para, ento, selecionar,

dentre as opes de resposta apresentadas pelo item, aquela que melhor sintetiza as similaridades. os estudantes que marcaram a alternativa a (42,8%) conseguiram depreender que os textos so semelhantes porque abordam situaes cotidianas embaraosas, demonstrando que so proficientes na habilidade de estabelecer relaes entre textos. os estudantes que marcaram as opes B (11,1%), c (23,3%) e d (21,9%) no consolidaram a habilidade avaliada pelo item, pois no conseguiram perceber de que forma os textos se relacionam, por se apegarem a algum aspecto pontual de um dos textos.

37

Leia o texto abaixo.

Disponvel em: <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira9.htm>. Acesso em: 21 mar. 2010. (P100009EX_SUP) (P100011EX) Nesse

texto, o humor est no fato de

A) a menina querer bater no menino. B) a menina sair calada. C) o anjo cair do cu. D) o anjo apanhar da menina.

A 23,8%

B 9,9%

C 3,8%

D 42,2%

a habilidade avaliada neste item identificar os efeitos de ironia e humor em textos variados. Nesse caso, o suporte utilizado foi uma tirinha, gnero bastante comum no ambiente escolar e no cotidiano dos estudantes, no qual, comumente, so explorados efeitos de humor. Na leitura desse texto, essencial que os estudantes atentem-se para os recursos visuais e grficos, alm de fazerem uma leitura atenta do texto verbal, associando essas duas linguagens. para a resoluo deste item, os estudantes deveriam perceber que a construo do humor se d pela apresentao de uma situao inusitada, na qual h a quebra da

expectativa do leitor. dessa forma, o sentido humorstico desse texto est representado no final inesperado da tirinha, quando possvel perceber que a menina, alm de bater no menino, bate tambm no anjo, que fora invocado para auxiliar o garoto. assim, os estudantes que marcaram a alternativa d (42,2%) perceberam que o fato de o anjo apanhar da menina gerador do humor. por isso, j desenvolveram essa habilidade. aqueles que optaram pelas letras a (23,8%), B (9,9%) e c (3,8%) ativeram-se a aspectos secundrios das cenas e no conseguiram inferir o elemento que provoca o humor nesse texto.

38

Leia o texto abaixo. Peixes de aqurio: animais de estimao ou pestes? A criao de peixes ornamentais uma atividade de lazer muito popular, mas constitui uma ameaa aos ecossistemas marinhos e de gua doce. Quando libertados na natureza, os peixes de aqurio podem gerar impactos ambientais e at prejudicar a sade humana. A criao de peixes ornamentais em aqurios o aquarismo uma das atividades de lazer mais praticadas no mundo, mas tambm uma crescente fonte de disseminao de peixes no nativos em corpos dgua de diversos pases. Essa introduo de espcies de outras regies por aquaristas pode ter desastrosos impactos sobre ecossistemas marinhos e de gua doce e at na integridade fsica das pessoas. Peixes de aqurio nunca devem ser libertados no meio ambiente. Para se desfazer de seus peixes, os aquaristas devem seguir as recomendaes feitas por instituies da rea ambiental: do-los, vend-los ou, se no for possvel, sacrific-los com anestsicos ou congelamento. [...] Estudos sobre essa atividade mostraram que a presena de aqurios nos lares proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas. Alguns resultados positivos do aquarismo seriam: desenvolvimento do senso de responsabilidade, da iniciativa e da confiana em crianas, reduo no nvel de estresse em adultos e melhoria do bem-estar fsico e psicolgico em idosos (inclusive benefcios como tratamento suplementar para a doena de Parkinson). Infelizmente, muitas pessoas que praticam essa atividade no cuidam de modo adequado de seus aqurios, por diversos motivos. O interesse dos aquaristas pode ser afetado por problemas como o crescimento exagerado de algumas espcies, entre elas o p a c u - d e - b a r r i g a - v e r m e l h a ; o comportamento agressivo de outras, como o oscar ou o apaiari, que atacam outros peixes colocados no mesmo aqurio; e a morte de exemplares, decorrente de falhas de manuteno. [...] Pesquisadores da agncia de Pesquisas Geolgicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em ingls) tambm mostraram que, naquele pas, a liberao no ambiente de peixes de aqurio a segunda maior causa de introduo de espcies no nativas. Esse tipo de invaso biolgica mais grave no estado da Flrida. Em Taiwan, na sia, pesquisadores das universidades de Kaohsiung e Taiwan, e do Zoolgico de Taipei descobriram que 20 das 26 espcies de peixes no nativos presentes nos ambientes naturais daquele pas foram introduzidas devido a solturas de aquaristas.
Cincia Hoje. dezembro de 2009. Fragmento. (P080013B1_SUP) (P080014B1) Qual

10

15

20

25

a tese defendida nesse texto?

A) A prtica do aquarismo traz benefcios para a sade das pessoas. B) A soltura de peixes de aqurios em corpos dgua prejudica o ecossistema. C) O aquarismo uma das atividades de lazer mais praticadas no mundo. D) O descuido dos aqurios por parte dos aquaristas grande.

39

A 20,8%

B 38,8%

C 24,6%

D 14,8%

este item avalia a habilidade de os estudantes reconhecerem a tese de um texto. Nesse caso, o texto que d suporte ao item o fragmento de uma reportagem veiculada em uma revista de divulgao cientfica voltada para o pblico em geral, cujo tema a criao de peixes ornamentais e os impactos da liberao desses animais na natureza. para resoluo do item, os estudantes deveriam analisar as estruturas argumentativas empregadas no texto, para identificar o ponto de vista ou a ideia central defendida pelo autor. os estudantes que escolheram a alternativa B (38,8%) conseguiram identificar corretamente o eixo de argumentao empregado pelo autor

para o desenvolvimento do restante do texto. a afirmao, tomada pelo autor como certeza (prejuzo ao meio ambiente com a soltura de peixes de criao), cujos argumentos de sustentao so empregados na sequncia, de forma a convencer o leitor de que essa ideia plausvel. as alternativas a (20,8%), c (24,6%) e d (14,8%) no traduzem a tese defendida pelo autor, mas sim argumentos empregados para sustentar esse ponto de vista ou fatos pontuais abordados, revelando, dessa forma, que os estudantes que marcaram essas alternativas realizaram leituras superficiais ou no conseguiram reconhecer, no texto, a estrutura argumentativa montada pelo autor em torno da ideia defendida.

40

AVANAdO - AcimA dE 325 Pontos


a anlise das habilidades encontradas neste padro permite afirmar que os estudantes que nele se encontram so capazes de interagir com textos de tema e vocabulrio complexos e no familiares. os estudantes reconhecem os efeitos de sentido do uso de recursos morfossintticos diversos, de notaes, de repeties, de escolha lexical, em gneros de vrias naturezas e temticas, ou seja, demonstram maior conhecimento lingustico associado aos aspectos discursivos dos textos. eles ainda realizam operaes de retomadas com alta complexidade (usando pronomes demonstrativos e indefinidos, retos, incluindo tambm elipses). So capazes de analisar, com profundidade, uma maior gama de textos argumentativos, narrativos, expositivos, instrucionais e de relato, observando diversas categorias ainda no atingidas anteriormente, tanto no interior do texto quanto na comparao entre eles. Na comparao, inferem diferentes posicionamentos em relao ao mesmo assunto em textos de tipologias diferentes. No tocante anlise de textos que conjugam diversas tipologias, so capazes de identific-las e analis-las, reconhecendo seus objetivos separada ou conjuntamente. analisam gneros textuais hbridos, considerando as condies de produo e os efeitos de sentido pretendidos. em textos literrios complexos, inferem o significado da metfora e o efeito de sentido pretendido com seu uso. assim, os estudantes que se posicionam acima de 325 pontos na escala de proficincia podem ser considerados leitores proficientes, ou seja, so leitores que conseguem selecionar informaes, levantar hipteses, realizar inferncias, autorregular sua leitura, corrigindo sua trajetria de leitura quando suas hipteses no so confirmadas pelo texto.

41

Leia o texto abaixo. Peixes de aqurio: animais de estimao ou pestes? A criao de peixes ornamentais uma atividade de lazer muito popular, mas constitui uma ameaa aos ecossistemas marinhos e de gua doce. Quando libertados na natureza, os peixes de aqurio podem gerar impactos ambientais e at prejudicar a sade humana. A criao de peixes ornamentais em aqurios o aquarismo uma das atividades de lazer mais praticadas no mundo, mas tambm uma crescente fonte de disseminao de peixes no nativos em corpos dgua de diversos pases. Essa introduo de espcies de outras regies por aquaristas pode ter desastrosos impactos sobre ecossistemas marinhos e de gua doce e at na integridade fsica das pessoas. Peixes de aqurio nunca devem ser libertados no meio ambiente. Para se desfazer de seus peixes, os aquaristas devem seguir as recomendaes feitas por instituies da rea ambiental: do-los, vend-los ou, se no for possvel, sacrific-los com anestsicos ou congelamento. [...] Estudos sobre essa atividade mostraram que a presena de aqurios nos lares proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas. Alguns resultados positivos do aquarismo seriam: desenvolvimento do senso de responsabilidade, da iniciativa e da confiana em crianas, reduo no nvel de estresse em adultos e melhoria do bem-estar fsico e psicolgico em idosos (inclusive benefcios como tratamento suplementar para a doena de Parkinson). Infelizmente, muitas pessoas que praticam essa atividade no cuidam de modo adequado de seus aqurios, por diversos motivos. O interesse dos aquaristas pode ser afetado por problemas como o crescimento exagerado de algumas espcies, entre elas o p a c u - d e - b a r r i g a - v e r m e l h a ; o comportamento agressivo de outras, como o oscar ou o apaiari, que atacam outros peixes colocados no mesmo aqurio; e a morte de exemplares, decorrente de falhas de manuteno. [...] Pesquisadores da agncia de Pesquisas Geolgicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em ingls) tambm mostraram que, naquele pas, a liberao no ambiente de peixes de aqurio a segunda maior causa de introduo de espcies no nativas. Esse tipo de invaso biolgica mais grave no estado da Flrida. Em Taiwan, na sia, pesquisadores das universidades de Kaohsiung e Taiwan, e do Zoolgico de Taipei descobriram que 20 das 26 espcies de peixes no nativos presentes nos ambientes naturais daquele pas foram introduzidas devido a solturas de aquaristas.
Cincia Hoje. dezembro de 2009. Fragmento. (P080013B1_SUP) (P080013B1)

10

15

20

25

Sobre o aquarismo, esse texto apresenta pontos de vista

A) diferentes. B) idnticos. C) semelhantes. D) unnimes.

A 39,0%

B 13,3%

C 33,9%

D 12,9%

este item avalia a habilidade de os estudantes reconhecerem posies distintas entre duas ou mais opinies relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. para avaliar essa habilidade, foi utilizada uma reportagem de divulgao cientfica, na qual esto expressas as opinies de especialistas acerca da criao de peixes ornamentais. os estudantes que marcaram a alternativa a (39,0%) conseguiram identificar o gabarito. para tanto, foi necessrio que eles realizassem uma leitura atenta do texto, relacionando os pontos de vista sobre a prtica do aquarismo e identificando que a atividade

benfica para a qualidade de vida das pessoas, porm pode ser prejudicial ao meio ambiente quando da soltura dos peixes de estimao na natureza. os estudantes que escolheram as alternativas B (13,3%), c (33,9%) e d (12,9%) no conseguiram emparelhar e comparar as informaes oferecidas pelo texto, como o impacto positivo do aquarismo na vida das pessoas em contraponto aos problemas causados pela presena de peixes no nativos em ambientes naturais, demonstrando, assim, que ainda no conseguem identificar posicionamentos em diferentes contextos.

42

Leia o texto abaixo.

Disponvel em: <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira9.htm>. Acesso em: 21 mar. 2010. (P100009EX_SUP) (P100016EX)

No terceiro quadrinho, conclui-se que o anjo est

A) chateado. B) confuso. C) constrangido. D) surpreso.

A 4,2%

B 28,7%

C 27,8%

D 39,3%

este item avalia a habilidade de os estudantes interpretarem um texto com auxlio de material grfico. o suporte deste item apresenta um texto que conjuga as linguagens verbal e no verbal: a tirinha. para escolher a opo correta, os estudantes deveriam acompanhar a sequncia dos quadrinhos, nos quais a menina aparece com expresso de raiva perseguindo o menino; associar o pedido do menino ao anjo sua expresso de desespero; perceber que o anjo aparece no segundo quadrinho em socorro do menino e, finalmente, compreender que, na ltima imagem, a menina, alm de bater no menino, tambm bate no anjo, concluindo, dessa forma, que o anjo no s deixou de ajudar o menino, como tambm apanhou da menina. assim, aque-

les que escolheram a alternativa c conseguiram identificar o gabarito. Na alternativa a (4,2%), os estudantes associaram ao anjo da guarda o aborrecimento sentido pelo menino depois de apanhar da menina. Na alternativa B (28,7%), os estudantes demonstram dificuldade em interpretar textos que associam elementos verbais e no verbais. J aqueles que marcaram a alternativa d (39,3%), relacionaram a expresso da menina no segundo quadrinho tarefa solicitada no comando, demonstrando que no conseguiram acompanhar a sequncia dos quadrinhos, atendo-se a uma informao pontual.

43

44

com A PAlAvRA, o PRofEssoR

por um ensino conteXtuAliZAdo e HumAniZAdo professores relacionam desafios e superao

mais de 20 anos lecionando lngua portuguesa no estado do Rio de Janeiro, os professores Jos luiz Barbosa e Bianca maria arajo conhecem bem a realidade da educao nos municpios em que trabalham. ambos os educadores, com formao em letras e especializaes, atuam no sentido de garantir a aprendizagem dos seus alunos, em especial no mbito da leitura e da escrita. Jos luiz e Bianca encontram desafios no cotidiano da profisso. para ela, os maiores obstculos so a estrutura deficiente das escolas, a falta de estmulo dos alunos para participar integralmente do processo de aprendizagem e as jornadas de trabalho extras para complementar sua renda. J para Jos luiz, h ainda outros problemas, tais como a precariedade da formao inicial e continuada, o uso de sistemas disciplinares antigos, a falta de participao da famlia e a desvalorizao da profisso de educar. No entanto, o professor acredita que, com a superao dessas dificuldades e com uma viso mais humanista, os profissionais da educao podero experimentar o quanto o conhecimento fomentado pela informao pode servir para ter sonhos bons, viver melhor e trabalhar por um mundo mais justo e fraterno.

No processo ensino-aprendizagem da lngua portuguesa, Bianca almeja atualizar o ensino numa perspectiva menos embasada nas regras vazias e evasivas da gramtica. ela entende que preciso tornar o aprendizado da lngua mais significativo e contextualizado para o aluno. Jos luiz, que trabalha numa escola de internato e semi-internato, defende a concepo de que ler e escrever no so coisas naturais; porque subsiste na contemporaneidade um verdadeiro embate entre a gramtica normativa e as estruturas sintticas construdas espontaneamente pelos falantes. portanto, oferecer a aprendizagem do nvel formal da lngua, condicionada ao respeito pelos dialetos preferenciais de cada aluno, a luta que se trava todo dia no cho da escola, destaca. Anlise dos resultados os desafios apresentados pelos professores podem ser, de acordo eles, minimizados com a utilizao dos resultados das avaliaes externas no planejamento pedaggico. Bianca assevera que os dados oriundos do programa avaliativo mostram onde preciso intervir, atuar ou redirecionar as prticas adotadas no ensino. Jos luiz afirma

45

Jos luiz Barbosa professor

que, por ser um retrato do sistema de ensino, os resultados das avaliaes podem contribuir em duas instncias: na sala de aula, para aperfeioar o trabalho em determinada rea do conhecimento; e, num panorama mais geral, para subsidiar a elaborao de polticas pblicas. o educador relata que, por meio da metodologia empregada para compor os resultados das avaliaes, possvel perceber quais contedos foram bem apropriados ou no, tanto no planejamento das aulas, quanto na viabilizao da recuperao paralela de alguns estudantes. acerca do modelo de preparao dos testes de mltipla escolha, a professora declara que sua aplicao em sala de aula conduz o aluno a refletir sobre o texto, inferir informaes e construir seu raciocnio. para Jos luiz, quando os professores aprenderem a formular as avaliaes baseadas nesse mtodo, haver uma promissora revoluo na avaliao da aprendizagem, desde que sua capacidade avaliativa esteja comprovada. Numa perspectiva mais prtica, ambos tm adotado o modelo de mltipla escolha como mecanismo avaliativo, a fim de dinamizar as respostas dos alunos e prepar-los para os diversos exames de

seleo e avaliao. trabalhar essas questes em sala de aula orientar e preparar o aluno para, posteriormente, pens-las e resolv-las sozinhos, salienta Bianca. os padres de desempenho determinados pelo estado podem garantir o alcance das metas que forem definidas. No estado fluminense, a meta que a unidade federativa esteja entre as cinco melhores no ideb em 2013, como informa Jos luiz. ele narra que melhorias estruturais tm sido implementadas, mas que ainda necessrio, para ele, oferecer aulas de reforo e premiaes por desempenho. a respeito das publicaes pedaggicas, a educadora afirma que elas servem para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, sendo utilizadas como forma de atualizao da minha prtica educacional, principalmente atravs do conhecimento de atividades realizadas por outros profissionais. o professor Jos luiz esclarece a funo de uma escala de proficincia para o seu trabalho pedaggico. ao avaliar a aprendizagem de um aluno, levamos em considerao as habilidades e competncias de que ele se apossou num determinado espao de tempo, esclarece.

A consolidao de uma escola de qualidade uma exigncia social. A aprendizagem de todos no tempo e idade certos um dever dos governos democrticos. Para tanto, as unidades escolares devem ser autnomas, capazes de planejar e executar seus projetos com o objetivo de garantir a aprendizagem dos estudantes. Tanto mais eficazes sero as aes desenvolvidas pelas escolas quanto mais informaes acerca de si prprias elas tiveram disposio. Nesse contexto, a avaliao se insere como forte instrumento provedor de dados sobre a realidade educacional. Portanto, os resultados apresentados nesta revista, para atingir o fim a que se destinam, devem ser socializados, estudados, analisados e debatidos exausto em suas mltiplas possibilidades de uso pedaggico. Temos certeza que isso j est acontecendo em todas as escolas do Rio de Janeiro.

Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora Henrique Duque de Miranda Chaves Filho Coordenao Geral do CAEd Lina Ktia Mesquita Oliveira Coordenao Tcnica do Projeto Manuel Fernando Palcios da Cunha Melo Coordenao da Unidade de Pesquisa Tufi Machado Soares Coordenao de Anlise e Publicaes Wagner Silveira Rezende Coordenao de Instrumentos de Avaliao Vernica Mendes Vieira Coordenao de Medidas Educacionais Wellington Silva Coordenao de Operaes de Avaliao Rafael de Oliveira Coordenao de Processamento de Documentos Benito Delage Coordenao de Produo Visual Hamilton Ferreira Responsvel pelo Projeto Grfico Edna Rezende S. de Alcntara

Ficha Catalogrfica VOLUME 3 PORTUGUS 9 ano Ensino Fundamental RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educao. SAERJ 2011 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educao, CAEd. v. 3 (jan/dez. 2011), Juiz de Fora, 2011 Anual ANDRADE, Adriana de Lourdes Ferreira de; FINAMORE, Rachel Garcia; FULCO, Roberta; MACHADO, Maika Som; MARTINS, Leila Mrcia Mafra; MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva; OLIVEIRA, Camila Fonseca de; PIFANO, Higor Evrson de Arajo; SILVA, Josiane Toledo Ferreira (coord.); SILVA, Maria Diomara da; TAVARES, Ana Letcia Duin. Contedo: 9 ano do Ensino Fundamental Lngua Portuguesa ISSN 1948-5456 CDU 373.3+373.5:371.26(05)

SeeS
a importncia dos resultados a escala de proficincia padres de desempenho estudantil O trabalho continua

Das könnte Ihnen auch gefallen