Sie sind auf Seite 1von 4

AUTOMATISMOS INDUSTRIAIS

5 Seg

15,6A

Como determinar a intensidade nominal do fusvel do tipo aM Curvas caracterstica dos cartuchos aM (0,16 a 125A) falta de indicaes do fabricante deve-se considerar: Arranque directo: Corrente de arranque (Ia) = 6 x In durante um tempo de arranque (ta) de 5 segundos. Arranque estrela/tringulo: Corrente de arranque (Ia) = 2 x In durante um tempo de arranque (ta) de 15 segundos. Exemplo: Se a intensidade nominal do motor for de 2,6 A, e se o arranque for directo, temos: Ia = 6 x 2,6 Ia = 15,6A (marca-se esse valor no eixo dos xx do grfico). ta = 5 Seg. (marca-se esse valor no eixo dos yy do grfico). A interseco desses dois segmentos de recta determina o ponto de arranque do motor. O fusvel AM a utilizar ser o correspondente curva caracterstica imediatamente acima desse ponto de arranque (neste exemplo, o fusvel aM a utilizar seria de 4A).
Pgina 1 de 4

AUTOMATISMOS INDUSTRIAIS

Categorias de emprego para contactores utilizados em corrente alternada Categoria AC1 Aplica-se a todos os aparelhos de utilizao em corrente alternada (receptores), cujo factor de potncia no mnimo igual a 0,95 (cos 0,95). Exemplos de utilizao: Accionamento de cargas no indutivas (aquecimento) ou fracamente indutivas (iluminao).

Categoria AC2 Esta categoria diz respeito aos motores de rtor bobinado e com o corte efectuado quando o motor j est lanado. No fecho, o contactor estabelece a corrente de arranque prxima de duas a duas vezes e meia a corrente nominal do motor. Na abertura, o contactor corta a corrente nominal do motor. O corte fcil.

Categoria AC2 Esta categoria compreende o arranque, a travagem por contracorrente, como tambm a marcha por impulsos dos motores de rtor bobinado. No fecho, o contactor estabelece a corrente de arranque, prximo de 2,5 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, ele deve cortar a corrente de arranque, com uma tenso no mnimo igual tenso da rede. O corte difcil.

Categoria AC3 relativa aos motores de rtor em curto-circuito cujo corte efectuado quando o motor est lanado. No fecho, o contactor estabelece a corrente de arranque que de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, o contactor interrompe a corrente nominal absorvida pelo motor, e neste momento, a tenso nos bornes de seus plos da ordem de 20% da tenso da rede. O corte fcil. Exemplos de utilizao: todos os motores de rtor em curto-circuito: elevadores, escadas rolantes, correias transportadoras, compressores, bombas, misturadores, etc.

Categorias AC4 Esta categoria relativa s aplicaes com travagem por contracorrente e marcha por impulsos dos motores de rtor em curto-circuito. O contactor fecha sob um pico de corrente que pode atingir 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor. Ao abrir, ele interrompe esta mesma corrente sob uma tenso tanto maior quanto menor for a velocidade do motor. Esta tenso pode ser igual tenso da rede. O corte muito difcil.
Pgina 2 de 4

AUTOMATISMOS INDUSTRIAIS Exemplos de utilizao: mquinas de impresso, de levantamento, de metalurgia. Rel trmico

Botoneira Geralmente as botoneiras possuem botes de marcha I (b1) e de paragem 0 (b0) com duplo contacto que podem ser utilizados quando se pretende fazer encravamentos elctricos.

Pgina 3 de 4

AUTOMATISMOS INDUSTRIAIS Estrutura de apoio ao equipamento e cablagem (platina)

Exemplo de distribuio da aparelhagem na platina.

Pgina 4 de 4

Das könnte Ihnen auch gefallen