Sie sind auf Seite 1von 6

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor

Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

10 males causados pela inveja

O que inveja?

Inveja um misto de dio, desgosto e pesar pelo bem e felicidade de outrem; o desejo violento de possuir o bem alheio; a invejar a prosperidade e a alegria de outra pessoa, porque ela possui algo que no possumos.

Isto j algo para atrapalhar na jornada crist. Devemos fazer uso da arma mais importante par combat-la, que a orao, a fim de que a inveja no faa parte do nosso corao. No queremos ser invejosos. Qual o tempo ou poca em que a inveja se manifesta? Ser numa determinada parte do ano? Ser que a inveja ataca somente os pobres, que possuem pouca coisa? Ou s os ricos que querem cada vez mais? Todos ns vivemos sob a possibilidade de sermos atacados pela inveja. Da, a grande necessidade da orao de entrega a Deus, para que Ele nos d autoridade para expulsar a inveja quando ela se manifestar.

A inveja pode se manifestar a qualquer hora e em todo lugar. Na famlia, quando um irmo tem emprego melhor; quando uma irm feliz no casamento e a outra sofre com o marido; pode ser por causa do cabelo cheio ou ralo. A inveja pode se manifestar a qualquer hora, muitas vezes por motivos fteis. Os bens materiais so motivos de intensas manifestaes de inveja por parte daquele que no foi contemplado com riquezas. "O que a Bblia diz sobre a inveja?" ter inveja de algum por ter algo que no temos, um pecado e no uma caracterstica de um Cristo isso s mostra que ainda estamos sendo controlados pelos nossos prprios desejos (1 Co 3.3; Gl 5.26) diz: No sejamos cobiosos de vanglrias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. A Bblia nos diz que devemos ter um tipo de amor to perfeito quanto o que Deus tem por ns. O amor sofredor, benigno; o amor no invejoso; o amor no trata com leviandade, no se ensoberbece. No se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal (1 Co 13.4-5). O mais que nos focalizamos em ns mesmos e nos nossos prprios desejos, o menos poderemos nos focalizar em Deus. Quando endurecemos nossos coraes para a verdade, no podemos nos voltar a Jesus e deixar que Ele nos cure (Mt 13.15). No entanto, quando deixamos que o Esprito Santo nos controle, Ele vai produzir em ns o fruto da nossa salvao, que so amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana (Gl 5.22-23). Tg 3.15 diz: Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso corao, no vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa no a sabedoria que vem do alto, mas terrena, animal e diabl ica. Ter inveja indica que no estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar (Hb 13.5). Para combater o sentimento de inveja, precisamos nos tornar mais como Jesus e menos como ns mesmos. Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com Deus. Podemos conhec-lO mais atravs de estudos bblicos, orao e de ir igreja. medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invs de ns mesmos, nossos coraes comeam a mudar. No sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

1. A inveja de Caim matou Abel ( Gn 4.1-5).

A Bblia nos informa que o jovem Caim foi tomado por uma ira assassina, porque Deus recebeu a oferta (um sacrifcio) de seu irmo, mas recusou a sua. Caim no podia aceitar a recusa de Deus, pois a considerou humilhante. Os filhos de Ado eram ambos trabalhadores; um cuidava do rebanho de ovelhas, o ouro era plantador de alimentos. De relance no atinamos com o motivo da recusa. Mas o relato bblico nos mostra claramente a razo da no aceitao da oferta. Toda a cerimnia das ofertas est centralizada em uma palavra: Primcias. Abel separou a primeira ovelha do rebanho e a levou par Deus; Caim tomou o fruto da terra no fim de uns tempos, ou seja, do que restara da colheita e o levou em oferta ao Senhor. Mas Deus no um Deus de sobras, de restolho, dos sobejos de aps os segadores. Ele o Deus das primcias, da primeira escolha, do primeiro fruto, da primeira deciso (Pv 3:9). Qual foi a reao de Caim? Tomado de inveja, convidou seu irmo para ir com ele ao campo e l o matou. O primeiro homicdio ocorrido na terra foi provocado pela inveja. Mas a inveja trouxe tambm ao corao de Caim a ira descontrolada, autocomiserao, o dio mesclado com o desgosto, e a morte. Isaque, filho de Abrao, tambm foi vtima da inveja. A Bblia relata esse acontecimento em Gn 26:12-14). A inveja surge como um vulco que irrompe no corao das pessoas. A inveja provoca uma reao em cadeia de atos que visam ofuscar a alegria e o prazer daquele que est sendo abenoado com prosperidade financeira e espiritual. Os filisteus reagiram ante a prosperidade de Isaque de forma direta e incisiva. J que Isaque possua grande rebanho de ovelhas e bois, os inimigos procuraram atingir o rebanho negando-lhe usufruir do fator mais essencial para se viver no deserto: a gua. Os filisteus no se preocuparam em roubar o gado, nem em matar os servos de Isaque, nem em destruir sua plantao. Isto daria muito trabalho e no alcanaria o fim proposto. Os filisteus atingiram Isaque no ponto de sua maior necessidade. Na calada da noite eles penetraram na possesso de Isaque eentulharam todos os poos que os servos de seu pai haviam cavado, enchendo-os de terra (Gn 26:15). Pronto. Estava resolvido o problema que os filisteus mais temiam: o crescimento contnuo das riquezas de Isaque, pois sem gua o rebanho morreria. Para que tal no acontecesse, o trabalho dos servos de Isaque foi duplicado e tremendamente cansativo. Isaque retirou-se habitou com o seu povo e seus bens. Os seus servos cavaram, cavaram, e acharam um poo de gua nascente. Agora havia gua para o povo e par o gado. Mais o preo de muito esforo e suor dos trabalhadores. Todo esse transtorno foi motivado pela inveja que os filisteus nutriam contra Isaque por causa da sua prosperidade e crescimento.

2. A inveja dos irmos de Jos fez com que o colocassem numa cisterna e depois
o vendessem para o Egito.

A Bblia relata o drama vivido pela famlia de Jac em decorrncia da inveja que irrompeu entre seus filhos. Jac amava mais a Jos que a todos seus filhos, porque Jos era filho da sua velhice. Esse grave erra cometido por Jac gerou nos outros irmos o sentimento de dio, cimes e inveja. A convivncia entre eles j no era mais possvel. Resolveram ento matar o irmo Jos e lan-lo em alguma cisterna, Para justificar o sumio diriam que ele fora comido por algum animal selvagem. Mas Rubem achou por bem no mat-lo. Decidiram que o melhor seria vend-lo aos mercadores midianitas por vinte ciclos de prata. Assim o fizeram e l se foi o jovem Jos para o Egito. Do Egito viveu momentos apavorantes. Por inveja Jos, foi vendido aos mercadores. Mas Deus estava com ele e o usou como instrumento para salvar a todos quantos iam a ele buscar po para saciar a fome fsica. Por inveja Jesus, foi preso e crucificado. Mas, Deus estava com ele e o usou como instrumento de salvao a todos quantos vo a Ele buscar o po que alimenta o esprito (Jo 6:33-35). Quando a inveja se manifesta, no h vencedor; todos so perdedores! Todos vo para o crcere profundo da lngua destemperada e invejosa; h sofrimento, dor, separao, tristeza, morte... a inveja lana a alma na priso da mentira; da hipocrisia; da intemperana.

A inveja dos judeus levou a crucificar a Jesus

Numa noite fria em que a luz opaca e turva das estrelas se escondia atrs das nuvens, Jesus, sabendo que a sua hora se aproximava, reuniu alguns discpulos e foi a um lugar chamado Getsmani para orar. Algum tempo depois ouviu-se o tropel de uma multido que chegava ao local. Local os sacerdotes, escribas e ancios, seguidos de uma turba de homens armados com espadas e cacetes. Entre eles estava Judas, o discpulo traidor. Trinta moedas fora o preo estipulado para o pagamento da traio. Aoitado, esbofeteado, esmurrado, cuspido no rosto, Jesus foi levado preso para o palcio de Pilatos a fim de ser julgado peloscrimes cometidos. Embora Pilatos fosse um homem mpio, incrdulo e perverso, ele no era tolo. Tomando conhecimento das acusaes feitas contra Jesus, logo viu que no havia motivos reais para uma condenao. Ento ele fez uma proposta (Mt 227:17, 18). Pilatos notou que o principal motivo usado par a priso e condenao de Jesus era a inveja. Jesus foi aprisionado por um bando de homens invejosos. A inveja gera crueldade, dio e perseguio. Todos os outros motivos apresentados contra Jesus, serviam apenas para camuflar a terrvel inveja a terrvel inveja. No ntimo, tanto os fariseus quanto os saduceus sabiam que Jesus era inocente das acusaes. Mas eles estavam indignados e enfurecidos, porque Jesus falava como quem autoridade. Bem ao contrrio deles que eram hipcritas e considerados como um sepulcro caiado. A inveja capaz de estragar o ambiente agradvel de uma famlia, o respeito mtuo e a unio.

10. A inveja finalmente nos coloca fora do reino dos cus

A inveja est qualificada no nvel da prostituio, do adultrio, da heresia etc confira em Gl 5:19-21, os que cometem tais coisas fora do reino ficaram. Precisamos da graa de Deus para no cairmos no precipcio da inveja. Que o Senhor nos guarde; que o Esprito Santo nos encha da Sua presena derramando-se em nossa vida; e que todo esprito de inveja que se levantar contra ns, seja repreendido em nome de Jesus.

Considere isto: Quando alguma pessoa est fazendo algo em seu lugar voc se alegra ou fica analisando cada detalhe do que ela est executando? Voc participa do culto tranqilo, sem se importar se ela est executando o servio bem ou mal? Se ela falhar no servio voc levar palavras de nimo e consolo a esta pessoa, ou ir se alegrar no erro cometido? Se voc do tipo de pessoa que no cede o seu lugar para ningum ou fica incomodado quando algum est em seu lugar ministrando, ou ainda se alegra com o erro dos outros, porque voc ainda no entendeu o que significa considerar os outros superiores a voc.. Jesus, sendo Deus, no teve por vaidade ser igual a Deus, mas aniquilou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se em tudo semelhante ao homem (menos no pecado) e, achado na forma de homem, humilhou-se a Si mesmo, sendo obediente at morte e morte de cruz.Afinal a Prpria palavra de Deus nos ensina: - Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade; cada um

Das könnte Ihnen auch gefallen