Sie sind auf Seite 1von 10

N 18468/001 MANUAL DE INSTRUES TRANSFORMADORES DE CORRENTE

NDICE GERAL
ESQUEMTICO ................................................................................................................3 TRANSPORTE E RECEPO..........................................................................................4 ARMAZENAMENTO ..........................................................................................................4 MONTAGEM NO PEDESTAL............................................................................................4 Fixao no Pedestal COLOCAO EM SERVIO ............................................................................................5 Marcao dos Terminais CONEXES ......................................................................................................................6 Terminais Secundrios Terminais Primrios ENERGIZAO.................................................................................................................6 MANUTENO .................................................................................................................6 Limpeza do isolador Base Cabea Ensaios FIGURAS...........................................................................................................................8

ESQUEMTICO

Borne primrio

Circuito magntico

Enrolamento de alta e baixa tenso

Caixa de terminais secundrios

Terminal de terra

Alguns transformadores variam sua estrutura externa de acordo com a sua utilizao. As variaes acontecem devido ao tipo de instalao requerida que pode ser interna ou externa.

TC para uso em ambiente EXTERNO Uso da resina ciclo aliftica cor cinza

TC para uso em ambiente INTERNO Uso da resina tipo B cor marrom

Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

TRANSPORTE E RECEPO
TRANSPORTE Os Transformadores de Corrente (TC) so fornecidos e embalados em caixas de madeira, prprias para transporte de longa distncia, inclusive em estradas no pavimentadas, porm devemos considerar as seguintes instrues: Evitar quaisquer vibraes intensas e choques. Levantar a caixa (carga e descarga) conforme indicado nas Figuras 2 anexa, mantendo sempre a caixa na posio originalmente embalada. indispensvel transportar o TC em sua embalagem original. Caso necessrio solicite o desenho dimensional da mesma Assistncia Tcnica da AREVA. Nunca transportar o TC sem estar embalado em sua embalagem original ou similar. Verificar se o TC est bem fixado no palete e com sua cabea travada na embalagem. Evitar quaisquer vibraes intensas e choques. RECEPO Conferir o material recebido, conforme Nota Fiscal e Romaneio que acompanham o material. Quando da recepo dos transformadores, verificar se as caixas ou os aparelhos apresentam quaisquer sinais de avarias. O responsvel pela recepo do equipamento, percebendo tal situao, deve interromper o processo, ainda na presena do funcionrio da transportadora, contatar imediatamente a AREVA, para o caso de transporte CIF ou o agente de carga em caso de transporte FOB. A garantia para o transporte CIF inclui os seguintes itens: RR: Risco Rodovirio OCD: Carga e Descarga Quebra-danos.

ARMAZENAMENTO
Os aparelhos devero ser armazenados, preferencialmente, em suas embalagens originais, em local abrigado e na posio vertical. O armazenamento a intemprie permitido somente por dois meses. Caso necessite armazenagem por um perodo superior deve-se fazer em local abrigado, ventilado e seco.

MONTAGEM NO PEDESTAL
Deve-se tomar uma srie de precaues por ocasio do descarregamento dos transformadores e sua movimentao. Para desembalar, abrir pelo menos dois lados da caixa de embalagem (parte superior e uma das laterais), para permitir a retirada do TC com facilidade.
Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

JAMAIS LEVANTAR O TRANSFORMADOR PELOS PRIMRIOS. Utilizar sempre o procedimento indicado na figura 1

SEUS

TERMINAIS

A suspenso ou iamento do TC pode ser feito com uma ponte rolante ou guincho apropriado, conforme mostra a figura 1 (s o transformador) com o auxlio de dois cabos de ao ou cordas com 4 ganchos. A cruzeta de madeira colocada entre os cabos de suspenso, no topo do transformador, para evitar que tais cabos toquem a porcelana e danifiquem o aparelho. Uma precauo muito importante consiste em amarrar o transformador por meio de uma corda que fixa os cabos de iamento, conforme mostra a Figura 1. FIXAO DO TRANSFORMADOR NO PEDESTAL Posio vertical muito importante que a superfcie onde se fixar o TC esteja rigorosamente plana. Apertar somente 3 (trs) parafusos e observar se o 4 ponto est apoiado totalmente sobre o pedestal. Caso contrrio, colocar calo, antes de apertar o parafuso.

COLOCAO EM SERVIO
MARCAO DOS TERMINAIS Os terminais primrios e secundrios so marcados conforme a norma especificada pelo cliente. Os esquemas de conexes dos terminais do primrio e dos bornes secundrios se encontram em placas esquemticas fixadas aos aparelhos. Terminais Secundrios Um ponto de cada enrolamento secundrio deve ser conectado a terra, fixando o seu potencial. O objetivo evitar potencial flutuante o qual poder danificar o transformador. Cada transformador possui dois terminais de terra interconectados. Um deles se encontra dentro da caixa de terminais, e o outro, na prpria base do mesmo. Antes de o transformador entrar em operao, verifique os terminais da caixa de bornes. Os enrolamentos secundrios que no sero utilizados devero, OBRIGATORIAMENTE, serem curto-circuitados. Caso negativo, aparecer nestes terminais uma tenso induzida muito elevada e perigosa que poder provocar danos irreparveis ao TC. Conectar os instrumentos de medio e/ou proteo conforme polaridade indicada, assegurando-se que o secundrio no esteja aberto. Terminais Primrios O Transformador fornecido sempre com as barras conectadas para a maior corrente primria.
Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

Verificar a posio correta das barras de conexo dos terminais primrios, conforme corrente primria desejada. Verificar os apertos de todos os parafusos de conexes das barras de religao para garantir um bom contato. Torque de 3,0 kgf x m. Obs. As barras de religao devem ser conectadas de acordo com os desenhos aprovados e dados de cada projeto (srie ou paralelo). Verificar os apertos de todos os parafusos de conexes das barras de religao para garantir um bom contato. Conectar a linha de alta tenso nos terminais primrios do TC, atravs de conectores apropriados, assegurando um bom contato. Os parafusos de conexo dos conectores com o barramento da linha de transmisso NO fazem parte do fornecimento

ENERGIZAO
Os transformadores AREVA so fornecidos prontos para entrar em operao sem que haja necessidade de cuidados especiais e/ou testes, porm, observa-se que: O bom funcionamento do aparelho depende da superfcie de contato da ligao do mesmo com o barramento e da qualidade de aperto. Por este motivo deve-se sempre limpar e lixar os terminais e cuidar para que a conexo seja bem feita, pois caso contrrio, um sobreaquecimento poder vir a acontecer danificando o mesmo. Para os transformadores de corrente com derivao no secundrio, proceder da seguinte maneira: Sem carga: deve-se curto-circuitar sempre os terminais extremos e aterrar um deles. Com carga: desde que dois terminais secundrios estejam ligados a carga, os demais podem estar em aberto. Num aparelho energizado, com dois secundrios, e apenas um secundrio com carga, o outro deve ser curto-circuitado.

MANUTENO
Os aparelhos acima indicados so prprios para instalao em cubculos e alvenaria em qualquer posio. Alm dos cuidados acima citados, os transformadores AREVA, com tenso de isolamento at 25 kV em resina, so para instalao interna em lugares secos que so fornecidos completamente vedados e NO devem, sob nenhuma hiptese, serem abertos. A umidade nos cubculos deve ser observada e controlada, pois esta pode prejudicar o desempenho do aparelho provocando o "Flash Over".

Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

O mesmo fenmeno pode aparecer quando os aparelhos esto colocados em lugares com alto ndice de poluio. Neste caso a poeira local se acumula na resina formando uma camada semi-condutora, que poder criar caminhos superficiais os quais permitiro o "Flash Over", em caso de surto de tenso. Os TC's a seco tambm so fornecidos completamente vedados e NO devem ser abertos sob nenhuma hiptese. Recomenda-se proceder a uma inspeo completa e muito minuciosa antes da colocao em servio, inspeo esta que deve, tambm, ser feita periodicamente, a saber: LIMPEZA DO ISOLADOR Limpar periodicamente o isolador em intervalos que dependem do grau de contaminao atmosfrica. BASE Verificar se a conexo terra e as conexes aos bornes secundrios esto em perfeitas condies. Controlar o aperto dos bornes. CABEA Revisar as conexes dos terminais primrios, de modo que se encontrem em boas condies e revisar eventualmente o aperto destes conectores. ENSAIOS Aconselha-se a realizao dos seguintes ensaios antes da entrada em operao e de 4 e 4 anos: a) Relao (T.T.R) b) Tenso de Saturao (Fonte de Tenso, Voltmetro e Ampermetro). c) Resistncia Ohmica dos Enrolamentos (Ponte Wheatstone). d) Resistncia do Isolamento com C.C. (Megger) Obs: Durante esses ensaios sugerimos que sejam feitas comparaes com os resultados obtidos anteriormente. Em caso de dvidas, favor entrar em contato.

Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

FIGURAS

Figura 1 - Iamento do TC

Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

Figura 2 - Iamento e Transporte da embalagem horizontal


Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

AREVA T&D Brasil Equipamentos de Alta Tenso Av, Nossa Senhora da Piedade, 1021 Itajub MG Brasil Tel: 55 (35) 3629-7000 Fax: 55 (35) 3629-7007 areva.itajuba.br@areva-td.com

Centro de Contato Mundial AREVA T&D http://www.areva-td.com/contactcentre Tel: +44 (0) 1785 250 070 Data: 28/10/05 Verso: 02 Resp.: Rodrigo Marcos

10

www.areva-td.com

BR 022/05 - - AREVA - 2003. AREVA, the AREVA logo and any alternative version thereof are trademarks and service marks of AREVA. The other names mentioned, registered or not, are the property of their respective companies. - 389191982 RCS PARIS - Creation: LEtroit Unlimited - Printed in Brazil.

Das könnte Ihnen auch gefallen