Sie sind auf Seite 1von 19

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

5 condies bsicas para se encher um vaso

O vaso precisa se encher de todo o precioso contedo determinado pelo Senhor. Precisamos que Deus ocupe todos os espaos da nossa vida. Assim, no seremos vazios nem cheios de coisas ruins. No vos embriagueis com vinho, no qual h contenda, mas enchei-vos do Esprito Santo. (Ef 5.18.) A palavra de Cristo habite em vs abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cnticos espirituais, cantando ao Senhor com graa em vosso corao. (Cl 3.16). Um pouquinho do Esprito ou da Palavra no basta. Ler um versculo bblico no basta. Deus tem mais. No podemos ser econmicos na

utilizao dos recursos espirituais disponveis.

Essa plenitude resultado da dedicao j mencionada. Quanto mais nos dedicarmos ao Senhor, em orao, leitura bblica, adorao e santidade, maior ser a manifestao de sua glria em ns. Tal foi a experincia de Moiss. Depois de ter ficado 40 dias na presena de Deus no monte Sinai, seu rosto brilhava, refletindo a glria do Senhor (x 34.29).

Unges a minha cabea com leo e o meu clice transborda. (Salmo 23.5.) Com dedicao ao Senhor, nossa necessidade espiritual ser suprida. Nosso vaso ser cheio e transbordar. Muitos querem abundncia de recursos materiais. Tudo bem, isto possvel e pode ser bno, mas esta no a prioridade do Senhor Jesus nem do evangelho.

O vaso no pode apenas receber e guardar. Ele precisa, no tempo certo, fornecer o seu contedo para suprir as necessidades alheias. Caso contrrio, haver perda daquilo que lhe foi confiado. Precisamos transmitir, compartilhar, o que Deus nos deu. No podemos ser dominados pelo egosmo dizendo: Se Deus me deu, meu! No. Fomos chamados para servir. Compartilhe a Palavra, a uno e outras bnos do Senhor.

O vaso que compartilha, ter sua medida completada novamente. Habilite-se a receber mais. Dai e ser-vos- dado. (Lc 6.38.)

Sejamos como aquelas talhas das bodas de Can, que foram cheias de gua e colocadas disposio de Jesus. Pelo poder de Deus, a gua foi transformada em vinho, que foi servido para que a festa continuasse.

Quando nos colocamos nas mos do Mestre, prontos para sermos usados, seremos instrumentos dos seus milagres para que muitas vidas sejam alcanadas para o reino de Deus.

Vejamos agora as 5 condies bsicas para se encher um vaso:

1. Estar vazio Os olhos de Deus esto procurando em todo lugar, vasos consagrados e preparados para ele usar, se o vaso fraco O Esprito Santo ao mudar nosso corao, nos capacita para viver a vida nova e convencer-nos de que a experincia de pentecostes oferecida tambm a cada um de ns hoje. Esprito Santo no antigo testamento: Eram pessoas escolhidas pr Deus. Ex. Abrao, Moises, ou seja, os profetas, que recebiam o Esprito Santo. Esprito Santo no novo testamento: Todos podem receber o Esprito Santo. Deixamos de ser criatura para ser filhos de Deus. ALIANA DE DEUS .

Deus sempre quis fazer aliana com seu povo. Viu que sangue de animais (holocaustos) no deu,ento fez uso do sangue de Jesus. A promessa Antes de sua morte, Jesus disse seus discpulos: No entanto, em vos digo a verdade: de vosso interesse que eu parta, pois, seu eu no for, o Parclito no vir a vs.

Mas, se eu vou, vo-lo envi-lo a vs Jo 16-7 Depois quando Jesus ressuscitou, apareceu aos seus discpulos dando-lhes ordem de no se afastarem de Jerusalm, mas esperarem a Promessa do Pai, da qual tanto lhes havia falado durante o seu ministrio.(Lc- 24-49) Quando Jesus falava da vinda do Esprito Santo, chamava-a de a Promessa do Pai Tratava-se, portanto de um compromisso de Deus com os homens pr meio de Jesus.

Jesus veio trazer uma vida nova, mas ela no pode ser vivida sem o Esprito Santo e um corao novo, se Deus no cumprisse antes a promessa feita pelos profetas Ezequiel e Jeremias. Dar-lhes-ei um corao, porei no seu intimo um esprito novo, removerei do seu corpo o corao de pedra, dar-lhes-ei um corao de carne, a fim de que andem de acordo com os meus estatutos e guardem as minhas normas e as cumpram.

Ento sero o meu povo, e eu serei o seu Deus. Ez- 11 19-20) Porque esta a Aliana que selarei com a casa de Israel depois desses dias, orculo de Jav.Eu porei minha lei no seu seio e a escreverei em seu corao. Ento eu serei seu Deus, e eles sero meu povo (Jr 31-33) O Corao do homem s pode ser mudado pr Deus.

preciso, pois a renovao interior do homem pelo esprito de Deus que o transformar. O Esprito vem transformar o corao do homem. Assim aquele que atua animado pelo Esprito, o faz em virtude da prpria exigncia do amor que habita nele, e no pela fora de uma imposio exterior.

O Esprito muda seu corao de pedra, endurecido plos apetites da carne, para que saiba discernir o bem e o mal e ter um dinamismo que o capacite a realizar o primeiro e a evitar o segundo. O Esprito Santo vem para mudar o homem, fazendo-o imagem e semelhana do prprio Cristo. Sua ao no acidental ou opcional. absolutamente necessria .

Sem o Esprito de Cristo, no podemos pertencer a Ele. ..quem no tem o Esprito de Cristo, no pertence ele Rm 8. 9b Cumprimento da Promessa Logo depois de sua ressurreio Jesus, cheio do Esprito Santo, cumpriu sua promessa: enviou do cu a torrente do Esprito Santo sobre os discpulos que estavam em orao com sua Me, Maria. Pentecostes cumprimento da promessa de Deus aos homens. Jesus glorificado., cheio do Esprito Santo, que d o seu Esprito Santo aos que crem nEle.

A promessa do Esprito Santo para todos, para cada um de ns. Jesus prometeu com muitas e variadas formas Jesus havia falado do Esprito Santo, que haveriam de receber os que cressem nEle. AT 2- 14 Quando chegou o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos em um mesmo lugar. De repente veio do cu um rudo semelhante ao soprar de impetuoso vendaval e encheu toda a casa onde se achavam.

E apareceram como lnguas de fogo, que se distriburam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Esp. Santo e comearam a falar em outras lnguas, conforme o Esprito os impelia que falassem A partir da toda a vida dos apstolos mudaram. Testemunhavam Jesus Cristo com garra e destemor. Dos discpulos temerosos e covardes agora apareceram homens com bravura e

coragem que proclamavam o nome de Jesus para todos os lados. Profetizavam, dando mensagens em nome de Deus.

Conheceram verdadeiramente a pessoa e misso de Cristo. O Esprito Santo, lhes revelou quem era Jesus e lhes mostrou a verdadeira dimenso salvifica para a qual o Pai O havia enviado. Ensinou-lhes o profundo significado das palavras do Mestre. Levou-os at a verdade completa: ao conhecimento perfeito da verdade, a verdade revelada pr Cristo Jesus, que a verdade e a vida At 15-26, 16-13) Jesus transforma coraes A efuso do Esprito Santo muda nossos coraes de pedra em coraes de carne: deu-lhes o mesmo corao de Jesus.

Os discpulos comearam a ter os mesmos sentimentos, interesses e critrios de Cristo. Desde ento Cristo vivia neles pela presena do seu Esprito. At 4-32 Jesus, centro de suas vidas J no buscavam ser servidos, mas servir: serem amados, mas amar, serem compreendidos, mas compreender.

Deste modo experimentaram a verdade das palavras de Jesus. (At2035) Jesus passou a ser o centro de suas vidas. Comearam a testemunhar com palavras poderosas. Naquela mesma manh, Pedro tomou a palavra em nome de toda a comunidade, e com discursos de trs minutos, converteu trs mil pessoas era obra do Esprito Santo que havia transformado aqueles homens.

Comearam a experimentar uma fora nova, a fora do alto, que os fazia falar em outras lnguas, curar enfermos, ressuscitar mortos e toda a classe de sinais, prodgios e milagres que manifestavam palpavelmente a presena de Cristo Salvador no meio deles ( At. 4, 3031) Nascimento da Igreja Foi fruto tambm do Batismo no Esprito Santo.

O Esprito Santo no s alma e o motor da Igreja, sim o seu criador. S os que tm o Esprito Santo podem pertencer a Ele. A Igreja est animada por um s e nico Esprito: o Esprito de Jesus, que o Esp. Santo.

A vida de comunho, harmonia, paz e amor que reinava entre os apstolos eram de tal maneira nova e atraente que convidavam todos a viveram-na tambm. A vinda do Esprito Santo inaugurou uma nova era na vida da humanidade. A era do poder de Deus no meio dos homens a era da graa, e era dos adoradores em Esprito e em Verdade. Glorificavam a Deus Desde o momento da Efuso, comearam a dar graas a Deus sempre e pr tudo. Se eram metidos na priso cantavam salmos. Se eram aoitados e perseguidos, davam graas a Deus, se passavam fome, louvavam o Senhor. Sempre estavam cheios da alegria do Esp. Santo, ainda que em meio a enfermidade e tribulaes. A Graa do Senhor lhes bastava.

Se algum tem sede, venha a mim e beba (Jo 7-37-39). ..quem beber a gua que eu lhe darei nunca mais ter sede (Jo 4-14) Condio para receber o Esprito Santo S existe uma condio para beber essa gua viva: Ter sede dela. S que tiver sede pode ir a Jesus para lhe pedir que derrame nele o rio de gua Viva.

Devemos reconhecer que temos necessidade do Esprito Santo, que confiemos que Jesus nos dar a gua viva eterna que saciar a nossa sede. S que para encher um vaso vazio, necessrio que esteja vazio. Para que o Esprito Santo nos encha, preciso estar vazio de ns mesmos e de todo o pecado.

Existem vasos pequenos, mdios, grandes e imensos. Conforme nossa capacidade de receber, assim nos encher o Esprito Santo. Deus nos encher de todo o Esprito Santo de que nosso corao necessite. Cada um recebe de acordo com sua possibilidade e capacitao de recepo, depende da nossa abertura, quanto mais aberto e necessitado se esteja, mais se receber.

Jesus mesmo prometeu.

A Graa do Esprito Santo vem de acordo com nossa vontade, nossa disposio para aceit-lo. ...Pedi e vos ser dado...( LC 11 9-13) Jesus prometeu um nova efuso do Esprito Santo em nossa vida.

Ele fiel (1Ts 5-24) Jesus sempre cheio do Esprito Santo que continuamente O est derramando sobre aqueles que lhe pedem. S temos de pedi-lo a Jesus, que est desejoso de no-lo dar. Jesus prometeu e ns vamos pedir que cumpra sua promessa, porque temos especial necessidade de seu Esprito Santo, precisamos dele. Jesus quer nos dar essa nova efuso do seu Esprito Santo para transformar nossa vida.

Mas, Jesus no nos fora a receber. S se quisermos e lhe pedimos. No merecemos o Esprito Santo, mas Jesus, o Filho de Deus, o mereceu pr ns e para ns. Ele pergunta agora a cada um de ns: Voc quer? Tem sede de gua viva? Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje e sempre.

O que fez a dois mil anos, em Pentecostes, pode faz-lo agora outra vez....mas temos de pedir, temos de aceitar..e reconhecermos que necessitamos e, temos sede da gua viva. A partir desse dia glorioso de Pentecostes, o esprito Santo, continua sendo derramado sobre pessoas e comunidades, homens e mulheres.

Cada um de nos est sendo chamado a viver nosso pentecostes pessoal. Hoje o dia em que Deus oferece a voc o dom de seu Esprito Santo. O Esprito Santo nos faz desejar, do fundo dos nossos coraes, pregar o evangelho e servir sempre ao Senhor. Fazem-nos zelosos, dispostos, atuantes, para nos engajarmos em nossos trabalhos para servir o reino de Deus.

Andar no Esprito significa viver uma vida que est agradando a Deus. Aqueles que tm a habitao do Esprito Santo O obedecem e andam nELE, apesar de ainda terem as cobias da carne.

Como difcil para ns seguirmos o Senhor sozinhos, devemos fazer a obra de servir o evangelho entrando para a Igreja do Deus. Ai receberemos o Esprito Santo, que nos d fora, entendimento, sabedoria, discernimento para levarmos o evangelho de Jesus. S vamos conseguir viver uma vida no Esprito, a partir do momento que

abandonar-nos a ns mesmos, abandonar-nos a vida mundana, as coisas da carne. A obra do Esprito Santo iluminar o homem na verdade sobre o pecado, sobre a justia, sobre o amor, enfim tudo sobre o reino de Deus.

Se no nascer do alto, no ver o Reino (JO 31.15)

Tirarei de vocs o corao de pedra (EZ 36.26)

O Esp. de Jav vir e te transformar (IS 10.6)

A Igreja cresce com a ajuda do Esprito Santo ( AT 10.31)

2. Estar desemborcado

O Vaso no usado na casa do Senhor para enfeite; mas para que Deus derrame azeite. Deve ser limpo, sem rachaduras, desemborcado, pronto para ser cheio e usado por Deus, que o Oleiro; Ele deve moldar esse vaso conforme a Sua vontade e sempre devemos ser vasos de honra, nunca para desonra...

O vaso no deve jamais dizer ao Oleiro como deve ser moldado, porque o Oleiro sbio para faz-lo, mas quando o vaso sai com fissura, o Oleiro toma o vaso, quebra e molda novamente. Ns como vasos de Deus, devemos esperar que o Esprito Santo de Deus, venha encher-nos, devemos deixar que Ele faa a obra. Para que o Esprito Santo faa a obra, ns devemos nos entregar ao Oleiro e deixar que aps moldados e queimados no fogo, ou seja, refinados, possamos ser usados da maneira como Ele quer.

Somos o barro na mo do oleiro. Devemos sair da nossa posio cmoda, da zona de conforto; Deus quer nos fazer vasos conforme o que parecer bom ao prprio Deus e o que Deus faz sempre bom, Ele o Senhor de todas as coisas, nada foge ao Seu controle, nem o barro no torno...

Um vaso bem moldado, no vazar azeite, um vaso desemborcado trar alegria para o Senhor. Devemos dizer a Deus: "Quero ser um instrumento usado por Ti, para fazer a Tua vontade e dizer s naes necessitadas que S O SENHOR DEUS. Somos vasos para fazer a obra do Pai.

Sem pedreiro, uma casa no levantada de conformidade com a planta... Sem oleiro, um vaso no pode ser moldado com perfeio, ele no molda a si prprio... voc, que vaso, mas ta virado com a boca pra baixo, e voc, que ta

com rachaduras o teu vaso, voc que tem uma boca enorme e s quer falar e no deixa Deus falar com voc, e voc, que tem medo de ser moldado pelo Oleiro... PAREM!!! Deus quer te usar, sai agora da zona de conforto e arregace as mangas pra trabalhar... Deus quer te usar VASO... entra na presena do Oleiro e deixa Deus fazer a obra!

Deixe a essncia do poder de Deus encher teu vaso, pois toda honra dEle e no nossa!

3. Sem rachaduras

s vezes uma rachadura em um vaso imperceptvel, ningum v. Entretanto, se algum lquido for despejado naquele vaso certamente ir vazar e o lquido ser desperdiado. Esses vasos so mais comuns do que se imagina.

Qualquer vaso eu uso ou desuso pode ter uma rachadura. Essas rachaduras so brechas que deixamos em nossas vidas, so pecados que no queremos abandonar, sentimentos pecaminosos, em fim, as obras da carne. Quando no lutamos pra vencer tais obras, as rachaduras s aumentam, e quando Deus derrama a sua uno, ela desperdiada.

4. Estar limpo

A bblia nos compara aos vasos de barro preparados pelo oleiro por meio de um processo transformador que vai alm da aparncia, afetando o carter e o modo de vida (Jr.18.6). Tal o resultado da ao de Deus em ns, que comea at mesmo antes da converso (At 9.15).

Depois de moldado, o vaso no se destina ornamentao da casa do Senhor. A mentalidade das pessoas est to voltada para o materialismo, que o verbo receber tem sido relacionado quase sempre ao dinheiro. Se algum diz: Eu recebo no dia 10, ningum tem dvida de qual seja o objeto oculto na frase. Contudo, precisamos ver alm dos limites financeiros da nossa vida. Ainda que tenhamos todo o dinheiro do mundo, ele no substitui os valores mais importantes da nossa existncia.

O vaso na casa de Deus precisa receber encher-se e servir. Precisa receber porque no pode ser a origem do seu prprio contedo. O que temos no vem de ns mesmos (2 Co 2.5). Disse o apstolo Paulo: Eu recebi do Senhor o que tambm vos entreguei (I Co.11.23).

No podemos inventar doutrinas. No podemos simular espiritualidade nem tentar imitar a performance ministerial de outros homens de Deus. Seria como fogo estranho sobre o altar (Lv.10.1).

No sejamos falsos profetas, que nada receberam, mas esto profetizando. Precisamos receber de Deus e no de qualquer fonte. Cuidado com o conselho dos mpios (Salmo 1) e com as ofertas tentadoras

que nos cercam (Mt.4.1-11). Precisamos receber o qu? Apenas bnos materiais? S coisas que atendem aos nossos desejos pessoais? No. No podemos transformar o evangelho em um conjunto de tcnicas a servio do ego. Deus pode nos dar coisas, e ele nos tem dado, mas no percamos de vista aquilo que o mais importante.

Todo ser humano precisa:

1- Receber o Senhor Jesus Cristo como Salvador. Ele veio para o que era seu, e os seus no o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crem no seu nome (Jo 1.11-12).

Receber Jesus como Salvador um ato de f, confirmado por uma manifestao pblica. acreditar, decidir e manifestar essa deciso por meio de uma orao e, se possvel, confisso verbal.

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao (Rm.10.9-10).

2- Receber o Esprito Santo e ser por ele batizado. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo (Jo 20.22).

Aquele fato no poderia ter acontecido antes da morte e ressurreio do Mestre. Para os cristos da atualidade, entretanto, no necessrio um intervalo entre a converso e o recebimento do Esprito. Paulo disse que

se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele (Rm 8.9). Logo, todo convertido recebeu o Esprito Santo quando aceitou Jesus como salvador. O batismo com o Esprito, porm, outra experincia, tambm conhecida como revestimento de poder (Lc 24.49).

Os apstolos receberam o Esprito Santo quando Jesus assoprou sobre eles, mas o batismo s aconteceu no dia de Pentecoste (At 2). 3- Receber a Palavra de Deus.

Por isso, rejeitando toda a imundcia e superfluidade de malcia, recebei com mansido a palavra em vs enxertada, a qual pode salvar as vossas almas (Tg.1.21).

O vaso no pode conter tudo ao mesmo tempo. Se a palavra entra, a imundcia tem que sair, mas isso depende tambm da vontade de cada um.

Geralmente, comeamos a receber a palavra antes de aceitar o Senhor Jesus. Afinal, este o modo padro de se obter conhecimento sobre nossas necessidades espirituais. Depois de convertidos, precisamos ainda mais da palavra a cada dia.

O Senhor nos deu a bblia, mas muitos cristos no a lem. Isso nos faz lembrar o que Deus disse a respeito de Israel por meio do profeta Osias:

Escrevi-lhes as grandezas da minha lei, mas isso para eles como coisa estranha (Os 8.12).

No podemos desprezar a palavra de Deus, pois ela o alimento para as nossas almas. Abster-se da alimentao uma tima atitude para quem quer adoecer e morrer.

preciso tomar cuidado com o que aprendemos da filosofia, sociologia, antropologia, psicologia e outras reas do conhecimento humano. Podemos examinar e utilizar tudo isso, mas a nossa mensagem deve ser bblica em sua essncia e propsito. Tal deve ser tambm nosso modo de pensar e viver.

Todo aquele que se considera um vaso nas mos de Deus precisa receber o que Deus quer lhe dar. Isso implica em uma atitude de humildade, reconhecendo nossa necessidade espiritual. Nenhum de ns pode se considerar sabedor de todas as coisas, como se fosse auto-suficiente. Tais atributos pertencem exclusivamente a Deus.

O vaso de honra precisa colocar-se diante de Deus em atitude receptiva, sem tampa, sem bloqueios, assim como um copo colocado sob a torneira aberta para receber gua limpa.

Para que recebamos algo de Deus, precisamos nos colocar aos seus ps, como fez Maria, irm de Lzaro (Lc 10.39). Isso requer tempo dedicado ao Senhor. Essa atitude deve ser constante para que sejamos renovados em sua

5. Estar puro

O vaso precisa estar limpo, por dentro e por fora. Aqui esto includos os pecados visveis e os ocultos, do corpo e da alma, os que o homem v e os que s Deus v. Um detalhe que temos a observar que o vaso s recebe, no coloca coisas, mas pode permitir que elas fiquem nele O contedo do vaso.

Na bblia encontramos vasos contendo gua (Joo 2), vinho (Jo 2), perfume (Lc 7.37), azeite (2 Rs.4), man (x.16.33), tesouro (II Cor.4.7), vinagre (Jo 19.29), etc. Precisamos nos livrar do contedo maligno, o pecado guardado. Precisamos nos encher da palavra de Deus (Cl.3.16) e do Esprito Santo (Ef 5.18).

Os Tipos de vaso:

1.1- Em 2 Tm.2.20, Paulo chegou a dizer que numa grande casa h uma grande diversidade de vasos. Vasos de ouro, de prata, de madeira, e tambm de barro.

1.2- Em At.9.15, o prprio Paulo foi chamado por Deus de vaso escolhido.

1.3- No SL.31.12, o prprio Davi se sentia como um vaso quebrado.

1.4- De acordo com Pv 25.4, preciso tirar a escria, para que o vaso se torne til para o ourives.

1.5- Em Is 66.20, o profeta fala de Vasos puros na Casa do Senhor.

1.6- Em Jr 18.1-6, o povo do Senhor comparado ao vaso na mo do Oleiro.

1.7- Em Rm 9.21, Paulo fala de vasos de honra e vasos de desonra.

1.8- Em Rm 9.22-23, Paulo fala de vasos da ira e Vasos de misericrdia.

Voc j meditou sobre qual tipo de vaso voc ? No importa se um vaso de enfeite, um vaso rachado, um vaso quebrado e at mesmo um vaso til: Todos ns precisamos descer casa do oleiro. Muitas vezes duvidei se realmente eu era um vaso escolhido, porque eu olhava somente para as minhas limitaes e falhas e esquecia de me entregar totalmente ao oleiro. Hoje compreendo que pra ser um vaso til e cheio da uno de Deus preciso ser quebrantado pra deixar o oleiro fazer o que ele quiser, ainda que rolem as lgrimas.

A sua f pode estar despedaada, o seu corao vazio ou voc est pensando em desistir. Saiba que voc sim, um vaso escolhido e que o Oleiro quer hoje mesmo te restaurar, te curar e te encher de uma nova uno.

Que Deus nos abenoe e nos guarde no seu grandioso amor em nome de Jesus, amm!

Das könnte Ihnen auch gefallen