Sie sind auf Seite 1von 37

Defesa do reclamado: contestao

Consideraes gerais
A contestao representa uma das formas processuais por meio da qual a parte reclamada pode se defender em juzo. Tal qual a pea de ingresso reclamao trabalhista , a contestao figura como uma das peties mais importantes para o reclamado, pois nela que se apresentam os contra-argumentos, definindo-se assim, a litiscontestao. na contestao que o reclamado aduz toda a matria de defesa, seja ela de fundo material, seja ela de fundo processual. Excetuam-se desse rol apenas a alegao de suspeio, impedimento e incompetncia de foro, vez que esses assuntos so reservados s excees. Em razo dos princpios reitores do Direito Processual do Trabalho, a forma oral foi eleita pelo legislador para a apresentao de defesa perante a Justia do Trabalho (CLT, art. 847). Aberta a audincia e no havendo acordo, o reclamado ter apenas 20 (vinte) minutos para aduzir a sua tese de defesa. Na prtica e para fins de Exame de Ordem, a defesa feita na forma escrita. Por isso, sendo esta a pea processual eleita, dever o candidato esgotar todas as formas de defesa, demonstrando habilidade e raciocnio jurdico.

Requisitos fundamentais
Como a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) primou pela forma oral de oferecimento de defesa, no tratou dos requisitos fundamentais para a elaborao da contestao. Desse modo, para a confeco escrita dessa pea processual, deve-se buscar os requisitos constantes dos artigos 300 a 302 do Cdigo de Processo Civil (CPC), diploma jurdico esse que tem aplicao subsidiria no processo do trabalho (CLT, art. 769). Isso posto, partimos para a anlise dos requisitos essenciais da pea em questo.

PRTICA TRABALHISTA

Endereamento ao juzo competente


Para o endereamento da petio inicial era necessrio saber para qual Vara do Trabalho a pea deveria ser encaminhada, de acordo com a competncia territorial. Sendo eleita a contestao como pea a confeccionar, a questo ir apresentar em seu bojo nmero da Vara do Trabalho (somente naquelas localidades onde exista mais de uma Vara do Trabalho) e o local do ajuizamento da reclamao trabalhista. Desse modo, ao contrrio da reclamao trabalhista, o endereamento ao Juzo competente no dever conter qualquer espao em branco ou preenchido com pontilhados. Todas as informaes que no existiam quando do ajuizamento da demanda agora se fazem presentes. Assim, tomamos como exemplo uma reclamao trabalhista ajuizada na Vara do Trabalho de Campinas, So Paulo, e distribuda1 5. Vara do Trabalho, temos: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da 5. Vara do Trabalho de Campinas.

Qualificao das partes


Reclamado
A primeira pessoa a ser qualificada o reclamado, considerando-se que ele o peticionrio da contestao. A qualificao do reclamado dever observar os mesmos requisitos da petio inicial, descritos no artigo 282, II, do CPC. Vale dizer, sendo pessoa natural, consignar o nome, prenome, estado civil, profisso e domiclio. Sendo reclamada uma pessoa jurdica, esta dever encabear a qualificao. Se o reclamado for algum ente despersonalizado a exemplo da massa falida e do esplio ou que deve ser representado em juzo a exemplo de algumas situaes do artigo 12 do CPC o representante processual tambm dever ser qualificado. Na eventualidade da questo objeto do Exame de Ordem no fornecer todos os dados para a completa qualificao da parte, ainda assim esta dever ser preenchida da forma mais completa possvel na pea de defesa, utilizando-se, como se fez com a petio inicial, espaos preenchidos com pontilhados.
1 De acordo com os artigos 783 e 838 da CLT, nas localidades onde haja mais de uma Vara do Trabalho ou mais de um Juiz de Direito, ser feita a distribuio das aes ajuizadas.

55

Isso feito, podemos ter: FZKK, pessoa jurdica de direito privado inscrita no CNPJ sob o n. ( _____ ), estabelecida na Rua ( _____ ) , n. ( _____ ), CEP ( _____ ), (cidade), (estado), doravante denominada reclamada, vem presena desse Juzo, _____ Massa Falida de Alimentos Alice Ltda., pessoa jurdica de direito privado, estabelecida em (cidade), (estado), na Rua ( _____ ) , n. ( _____ ) , CEP ( _____ ) , representada por seu sndico, Fulano de Tal, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB - (subseo) n. ( ____ ), residente e domiciliado na Rua ( _____ ) , n. ( _____ ) , CEP ( _____ ), (cidade), (estado), vem presena desse Juzo [ ... ]

Procurador
Considerando-se que a pea processual confeccionada por advogado, devidamente constitudo, faz-se necessrio consignar a existncia do procurador legal da parte, medida que tambm se adotou em relao ao reclamante. Essa informao poder ser aduzida da seguinte forma: [...] vem presena desse Juzo, por seu advogado infra-assinado e devidamente constitudo (procurao em anexo ou instrumento de mandato em anexo), inscrito na OAB - (subseo) sob o n. ( _____ ), com endereo profissional Rua ( _____ ), n. ( _____ ) ,(cidade/UF). Lembramos que algumas subsees da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) exigem ainda que o candidato mencione o endereo do advogado, fazendo valer o disposto no artigo 39 do CPC. Para tanto, constar na prova prtica o endereo do advogado, devendo-se, desse modo, consign-lo ao citar o procurador da parte.

Reclamante
Para a contestao, diversamente da petio inicial, no necessrio apontar a qualificao completa do reclamante. A necessidade, na reclamao trabalhista, de consignar o maior nmero de informaes possveis em relao parte adversa, tinha o condo de possibilitar a correta individualizao da parte e a sua notificao. Em face disso, basta que seja mencionado o nome do reclamante, sem o acrscimo de qualquer outro dado. Exemplificando:

PRTICA TRABALHISTA

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz da 5. Vara do Trabalho de Campinas. (espaamento de 10 linhas) Autos n. 1.234/2005 FZKK, pessoa jurdica de direito privado inscrita no CNPJ sob o n. ( _____ ), estabelecida na Rua dos Anzis, n. 44, Centro, CEP 13.000-000, Campinas, So Paulo, doravante denominado reclamada, vem presena desse Juzo, por seu advogado infra-assinado e devidamente constitudo (procurao em anexo), inscrito na OAB-SP sob o n. 100.000, com endereo profissional Rua _________ , n. _____ , Campinas-SP, apresentar CONTESTAO s alegaes formuladas por Fulano de Tal na reclamao trabalhista em epgrafe, o que faz pelos seguintes fundamentos de fato e de direito que a seguir expe: [...]

Comisso de Conciliao Prvia


A Lei 9.958/2000 deu origem aos artigos 625-A a 625-H da CLT, que tratam da Comisso de Conciliao Prvia. Ao tratar desse tema no item reclamao trabalhista, pode-se observar que a meno existncia e passagem pela comisso de conciliao prvia era uma exigncia para a aptido da petio inicial. Como compete ao reclamado refutar em contestao toda e qualquer pretenso do reclamante, verificando-se que a passagem pela comisso no foi observada, dever o reclamado denunci-la na contestao. Entendemos que o momento oportuno para a arguio logo aps qualificao das partes, figurando como uma espcie de preliminar. Contudo, ao invs de trat-la conjuntamente com as demais espcies de preliminares, descritas no artigo 301 do CPC, preferiu-se destac-la em um tpico apartado. Justifica-se esse posicionamento, de no inseri-la entre as demais preliminares do artigo 301 do CPC, porque ainda h debate doutrinrio e jurisprudencial quanto natureza dessa alegao. Enquanto para alguns o descumprimento pelo reclamante de demanda perante a cmara de conciliao traduz-se em ausncia de condio da ao, para outros ela figura meramente como ausncia de pressuposto processual.2
2 Merece destaque, quanto ao tema, a lio de Jorge Luiz Souto Maior (2000, p. 130): No artigo 625-D ficou determinado que
qualquer demanda de natureza trabalhista ser submetida Comisso de Conciliao Prvia se, na localidade da prestao de servios, houver sido instituda a Comisso no mbito da empresa ou do sindicato da categoria. No se fixou, expressamente, que submeter-se Comisso constitua condio para o ingresso em juzo, como havia no projeto de lei, e no h na lei, igualmente uma penalidade especfica para o descumprimento de tal procedimento, como tambm havia no projeto de lei.

57

E, no obstante se entenda como condio da ao ou como pressuposto processual, a consequncia seria a mesma: a extino do processo, sem resoluo de mrito, com base no artigo 267 do CPC. Dessa forma, verificando-se que existe comisso de conciliao prvia e que o reclamante no apresentou demanda perante este rgo (CLT, art. 625-D) ou no justificou a no interposio de demanda (CLT, art. 625-D, 3.), compete ao reclamado requerer a extino do processo, sem resoluo de mrito, com base no dispositivo processual supracitado. Exemplificando: Primeiramente cumpre noticiar que a reclamante deixou de submeter suas pretenses Comisso de Conciliao Prvia, deixando de observar o disposto pelo artigo 625-D da Consolidao das Leis do Trabalho. Assim, tendo em vista a omisso da reclamante em atender s disposies do referido artigo, tornou-se invivel o processamento do feito, devendo ser extinto o processo sem resoluo de mrito, conforme dispe o artigo 267 do Cdigo de Processo Civil aplicado subsidiariamente ao processo do trabalho (CLT, art. 769).

Preliminares
Antes de investigar o mrito da reclamao trabalhista, algumas questes de ordem processual devem ser analisadas, sobretudo porque podem prejudicar o conhecimento do mrito da causa. Essas defesas prejudiciais so denominadas preliminares ou objees. O CPC as descreve no seu artigo 301, in verbis:
Art. 301. Compete-lhe, porm, antes de discutir o mrito, alegar: I - inexistncia ou nulidade da citao; II - incompetncia absoluta; III - inpcia da petio inicial; IV - perempo; V - litispendncia; VI - coisa julgada; VII - conexo; VIII - incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; IX - conveno de arbitragem; X - carncia de ao; XI - falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar.

PRTICA TRABALHISTA

Todas as ocorrncias noticiadas no artigo 301 do CPC devem ser objeto de anlise quando do Exame de Ordem. Isto , antes de iniciar a refutao ao mrito das pretenses do reclamante, devero ser arguidos os vcios processuais que impedem o regular andamento do processo. Assim, a fim de possibilitar a correta alegao das preliminares, faz-se necessria a investigao individualizada de cada uma delas. Vejamos.

Inexistncia ou nulidade da citao


Considera-se a citao ato essencial para a formao regular do processo, vez que por meio dela que se oportuniza para o reclamado o oferecimento de resposta, o direito de ampla defesa. Da, portanto, a importncia de que a citao tenha ocorrido regularmente. Na seara trabalhista, a citao, ou melhor dizendo, a notificao (termo utilizado pelo legislador trabalhista) feita normalmente pelo correio. Somente em circunstncias especiais, como aponta o artigo 841, pargrafo 1., da CLT, ser feita a notificao por outros meios. A fim de dirimir discusses sobre a regular notificao, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) editou a Smula 16, que assim dispe:
N. 16. NOTIFICAO. Presume-se recebida a notificao 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do destinatrio.

Diante do exposto, infere-se que nus do reclamado comprovar que a notificao no ocorreu corretamente e alegar tal fato nesta oportunidade. Desse modo, deve o reclamado requerer a extino do processo, sem resoluo de mrito, com base no artigo 267, IV, do CPC, pois a regular citao um dos pressupostos de desenvolvimento vlido e regular do processo. Na prtica, contudo, dificilmente se observar essa hiptese em contestao. Isso porque, se o reclamado comparece em juzo para apresentar a contestao (tendo em vista que esta a oportunidade para a apresentao de defesa no processo trabalhista), o prprio reclamado suprir o vcio existente. Logo, o processo no se extinguir. Porm, para fins de Exame de Ordem, deve ser observado o disposto na regra processual civil e no aquilo que adotado na prtica.

59

Incompetncia absoluta
A incompetncia poder ser absoluta (quando no pode ser modificada) ou relativa (quando pode ser, dentro de certos limites, modificada). Aquela deve ser aduzida na prpria contestao, enquanto esta deve ser feita em apartado (exceo instrumental). So alegveis como incompetncia absoluta: incompetncia material, funcional e com relao pessoa. A incompetncia relativa abrange: incompetncia de foro e aquela determinada pelo critrio do valor. Desse modo, sendo postulada na seara trabalhista matria que no diz respeito, por exemplo, a relao de trabalho (CF, art. 114), dever o reclamado alegar, em preliminar, a incompetncia material e requerer a extino do processo, sem resoluo de mrito, com fulcro no artigo 267, IV, do CPC, vez que a competncia um dos pressupostos de constituio e desenvolvimento vlido e regular do processo.

Inpcia da petio inicial


Conforme o pargrafo nico do artigo 295 do CPC, considera-se inepta a petio inicial quando:
Art. 295. [...] I - lhe faltar pedido ou causa de pedir; II - da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso; III - o pedido for juridicamente impossvel; IV - contiver pedidos incompatveis entre si.

Verificam-se importantes, ainda, a clareza, a preciso e a conciso da petio inicial, pois se mal redigida, poder conduzir a vcios. E, havendo vcios, como a falta de pedido ou de causa de pedir (por exemplo, faz o pedido de pagamento de horas extras e no indica o horrio em que o reclamante trabalhou) ou da narrao dos fatos no se compreender a pretenso, deve o reclamado arguir a inpcia da reclamao trabalhista e requerer a extino do processo, sem resoluo de mrito, com base no artigo 295, I e seu pargrafo nico, c/c artigo 267, I, ambos do CPC.

Perempo
A perempo , segundo Oliveira Dias (1997, p. 105), a perda do direito de ao por ter o autor deixado extinguir-se por trs vezes processos com os mesmos fundamentos, por abandono da causa, deixado de praticar os atos que tinha de faz-lo por mais de trinta dias (CPC, art. 267 [sic], pargrafo nico)3.
3 Ao invs do artigo 267, o autor deveria fazer referncia ao artigo 268 do CPC.

PRTICA TRABALHISTA

A ocorrncia da perempo na Justia do Trabalho se d na forma dos artigos 731 e 732 da CLT, que assim dispem:
Art. 731. Aquele que, tendo apresentado ao distribuidor reclamao verbal, no se apresentar, no prazo estabelecido no pargrafo nico do art. 786, Vara do Trabalho ou Juzo para faz-la tomar por termo, incorrer na pena de perda, pelo prazo de 6 (seis) meses, do direito de reclamar perante a Justia do Trabalho. Art. 732. Na mesma pena do artigo anterior incorrer o reclamante que, por duas vezes seguidas, der causa ao arquivamento de que trata o art. 844.

Assim, restando configurada tal situao no Exame de Ordem, dever ser arguida a preliminar de perempo, requerendo ainda seja extinto o processo sem resoluo de mrito, com fulcro nos artigos 267, V, e 268, pargrafo nico, do CPC.

Litispendncia e coisa julgada


A definio legal de litispendncia e de coisa julgada encontra-se no artigo 301, pargrafos 1., 2. e 3., do CPC. Ocorrendo litispendncia ou coisa julgada, ter o reclamado recebido ao idntica outra anteriormente proposta. No caso de litispendncia, a ao anteriormente proposta ainda estar em andamento e, no caso de coisa julgada, a ao anteriormente proposta j ter transitado em julgado. Observe-se que no necessrio que a reclamao trabalhista seja integralmente idntica. Basta que hajam pedidos idnticos, podendo ser arguida a litispendncia ou a coisa julgada em relao a cada um dos pedidos do reclamante. De qualquer sorte, ocorrendo uma dessas hipteses na questo objeto do Exame de Ordem, dever o candidato levantar a preliminar de litispendncia ou coisa julgada em relao s pretenses idnticas e requerer a extino do feito, sem resoluo de mrito, com base no artigo 267, V, do CPC.

Conexo e continncia
Haver conexo (CPC, art. 103) quando a reclamao trabalhista tem o mesmo objeto (pedido) ou a mesma causa de pedir de outra ao. Haver continncia (CPC, art. 104) na apresentao de reclamao trabalhista com as mesmas partes e a mesma causa de pedir, mas quando o objeto de uma mais abrangente que o da outra. Nessas situaes, a lei autoriza a prorrogao de competncia, a fim de se evitar prolao de decises diferentes em processos semelhantes. Homenageia-se, nesse caso, o princpio de economia processual.

61

Afirma Sergio Pinto Martins (2004, p. 300):


Na conexo, existe uma situao alternativa da existncia da mesma causa de pedir ou do mesmo pedido, como, por exemplo, da causa de pedir do trabalho em horas extras, postulando-se os reflexos. A continncia quando em uma ao o autor pretende os reflexos da equiparao salarial e na outra a prpria equiparao salarial, pois as partes sero as mesmas, a causa de pedir ser a mesma (decorrente da equiparao salarial) e o segundo pedido da segunda ao abrange o da primeira ou o principal em relao quela.

Contudo, havendo conexo ou continncia, no dever ser requerida a extino do processo sem julgamento do mrito. O artigo 105 do CPC enseja outra concluso. Verificando-se a existncia de conexo ou continncia, deve o candidato requerer a reunio das reclamaes trabalhistas propostas, para que sejam decididas simultaneamente.

Incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao


Como bem assevera Carlos Eduardo Oliveira Dias (1997, p. 107):
[...] trata-se de vcio processual relacionado com os pressupostos subjetivos do autor, significando que algum aspecto da sua capacidade de ser parte, de estar em Juzo ou postulatria est defeituoso. Nesse caso, o artigo 13 do CPC determina que o juiz, verificando a pertinncia dessa ocorrncia narrada pelo ru, conceda ao autor um prazo razovel para san-la, e somente aps isso, no caso de no cumprimento, que pode extinguir o feito (CPC, art. 13, I, e art. 267, IV).

A capacidade de ser parte na Justia do Trabalho se d aos 18 anos, conforme prescreve o artigo 792 da CLT. Os reclamantes menores de 18 anos, por sua vez, devem ser representados. O no cumprimento desse requisito enseja o reconhecimento da incapacidade da parte. O defeito de representao ocorre quando o reclamante, estando representado em juzo por advogado, deixa de juntar a procurao. O mesmo poder ocorrer com o reclamado, se no for juntado, por exemplo, o contrato social da pessoa jurdica. A falta de autorizao, por exemplo, pode ocorrer quando o preposto no tem autorizao para representar o empregador em juzo. Expostas as situaes de possvel ocorrncia da preliminar em questo, dever o candidato analisar se a questo objeto do Exame de Ordem informa algum desses acontecimentos. Caso positivo, dever o candidato requerer a extino do processo, sem resoluo de mrito, com base no artigo 267, IV, do CPC.

PRTICA TRABALHISTA

Conveno de arbitragem
A conveno de arbitragem representa o compromisso firmado pelas partes envolvidas no litgio de, antes de ajuizar a ao trabalhista, recorrer a um rbitro. A previso arbitragem est disposta apenas no artigo 114, pargrafos 1. e 2., da Constituio Federal (CF), para os dissdios coletivos de natureza econmica, razo pela qual no muito utilizada para os dissdios individuais. Contudo, mencionando a questo objeto do Exame de Ordem existncia desse compromisso arbitral e o seu no cumprimento pelo reclamante, dever o reclamado aleg-lo em preliminar, requerendo a extino do feito, sem resoluo de mrito, com fundamento no artigo 267, VII, do CPC.

Carncia de ao
Ocorre carncia da ao quando faltar uma das condies da ao: legitimidade das partes, interesse de agir e possibilidade jurdica do pedido. Normalmente, a alegao de ilegitimidade passiva ocorre quando se discute o reconhecimento do vnculo empregatcio. O reclamado alega no ser empregador do reclamante e aponta outra natureza jurdica para a relao existente, por exemplo, que a prestao de servios se deu em carter de trabalho autnomo ou por meio de representao comercial. O interesse de agir pode ser identificado quando a parte no necessita do provimento jurisdicional para satisfazer a sua pretenso. Vale dizer, quando inexiste efetivamente litgio. A impossibilidade jurdica do pedido, por sua vez, pode ocorrer quando o reclamante deduz pretenso sem qualquer fundamentao jurdica, como, por exemplo, pedir o pagamento dos feriados laborados de forma triplicada ou pedir o pagamento de frias em dobro, mesmo que elas no estejam vencidas. Existindo qualquer uma dessas situaes na questo, dever o candidato apontar especificadamente a preliminar e requerer a extino do feito, sem resoluo de mrito, com fulcro no artigo 267, VI, do CPC.

Falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar


A exigncia de cauo no compatvel com o processo do trabalho, em que vigora o princpio da gratuidade. Desse modo, no tem aplicabilidade essa preliminar.

63

Observaes
Urge chamar a ateno, por fim, para um detalhe importante. Mesmo que se tenha arguida a preliminar acerca de um determinado pedido, essa pretenso tambm dever ser impugnada no seu mrito ( princpio da eventualidade). Tome-se como exemplo o pedido do reclamante de reconhecimento de vnculo de emprego e a simples alegao do reclamado, em preliminar, de que parte ilegtima, pois nunca foi seu empregador. Se o reclamado no produzir qualquer defesa de mrito quanto a este tema e a preliminar no for acolhida isto , se o reclamado for considerado empregador do reclamante no existir efetivamente defesa s alegaes contidas na pea de ingresso, devendo estas serem reconhecidas como incontroversas. Por isso, independentemente da alegao em preliminar, obrigatoriamente o pedido dever ser rechaado no mrito.

Defesa indireta de mrito: prejudicial de mrito


As prejudiciais do mrito, como o prprio nome diz, devem anteceder ao ataque do mrito do pedido do reclamante. Consideram-se prejudiciais de mrito as questes relacionadas relao material das partes, mas que no envolvem diretamente o mrito. Podem ser consideradas prejudiciais de mrito a prescrio, a decadncia, as formas de extino das obrigaes previstas em lei (como novao e transao) e a compensao (CLT, art. 767).

Prescrio
Consiste a prescrio na perda do direito de ao, em razo da inrcia do seu titular num determinado perodo, o qual definido por lei. A consequncia de ser reconhecida a prescrio a extino do processo, com julgamento do mrito, como se infere do artigo 269, IV, do CPC. Desse modo, tem-se que a prescrio um fato extintivo do direito do reclamante e, por isso, deve ser alegada nesta oportunidade.4 Considerando-se que na reclamao trabalhista, via de regra, as pretenses deduzidas correspondem a direito disponvel das partes, a prescrio normalmente arguida aquela apontada no texto constitucional, a saber:

4 De acordo com a Smula 153 do TST, a prescrio poder ser arguida apenas na instncia ordinria, o que equivale dizer, apenas at o andamento do feito nos tribunais regionais.

PRTICA TRABALHISTA

Art. 7. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: [...] XXIX - ao, quanto a crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho.

Portanto, se a reclamao trabalhista foi ajuizada aps os dois anos da extino do contrato de trabalho, deve o candidato arguir a prescrio bienal e requerer a extino do processo, com resoluo de mrito, considerando-se o disposto no artigo 269, IV, do CPC. E na hiptese da reclamao trabalhista ter sido ajuizada no binio legal, mas exigindo direitos anteriores aos cinco anos da data do ajuizamento, o candidato dever arguir a prescrio quinquenal, para que sejam esses direitos, extintos com julgamento do mrito.

Decadncia
No caso de decadncia, o reclamante perde o prprio direito, por no ter sido exercitado no prazo legal. As hipteses de decadncia relacionadas ao processo do trabalho, contudo, no fazem qualquer correlao reclamao trabalhista. A Smula 62 do TST trata do prazo para o ajuizamento do inqurito para a apurao da falta grave e a Smula 100, do mesmo tribunal, cuida da ao rescisria. A consequncia do reconhecimento da decadncia a mesma da prescrio: a extino do processo, com julgamento do mrito, com base no artigo 269, IV, do CPC.

Compensao
De acordo com artigo 767 da CLT e com a Smula 48 do TST, a compensao dever ser arguida como matria de defesa. Assim, considerando que a compensao uma forma indireta de extino das obrigaes, tem-se que, nessa oportunidade, ela dever ser arguida (entre as prejudicais do mrito). No se verifica, contudo, a hiptese de extino do processo com resoluo de mrito, como ocorreu em relao s demais modalidades de prejudiciais de mrito. Somente se ir requerer que, em caso de eventual condenao, sejam compensadas as parcelas pagas sob o mesmo ttulo, a fim de se evitar o pagamento em duplicidade.

65

Defesa direta de mrito


Ultrapassadas as preliminares e prejudiciais, compete ao reclamado atacar precisamente todos os fatos invocados na reclamao trabalhista (ponto por ponto), ponderando, ainda, as razes de direito que se fundam a sua insurgncia. Nesse sentido o artigo 300 do CPC:
Art. 300. Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

Como se infere do artigo supra na contestao que o reclamado impugna cada pretenso e cada causa de pedir formulada na reclamao trabalhista, negando os fatos constitutivos do direito pleiteado pelo reclamante ou, admitindo-os, mas dando-lhes outro contorno jurdico ou ftico (opor fatos modificativos, extintos ou impeditivos do direito do reclamante). O que equivale dizer: expondo as razes de fato e de direito com as quais impugna o pedido do autor. Importante lembrar que o ordenamento jurdico no permite a contestao na forma de negativa geral (exceo regra para o advogado dativo, conforme pargrafo nico do art. 302 do CPC). Isto , no possvel o reclamado alegar: o reclamante no tem direito ao pagamento de horas extras; o reclamante no tem direito ao pagamento de frias em dobro; o reclamante no tem direito ao pagamento da multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS); [...]. Assim, deve o reclamado repelir a pretenso do reclamante de forma fundamentada, contestando o fato e/ou o fundamento jurdico que embasa o pedido do autor. Utilizando-se das mesmas situaes acima, pode-se exemplificar: O reclamante no tem direito ao pagamento de horas extras porque laborava das 8 s 17 horas, com uma hora de intervalo de segunda sexta-feira, sendo que eventuais horas extras foram pagas. O reclamante no tem direito ao pagamento de frias em dobro porque as recebeu e usufruiu corretamente durante o pacto laboral. O reclamante no tem direito ao pagamento da multa de 40% do FGTS porque foi dele a iniciativa do rompimento do pacto laboral. Ainda, essas impugnaes devem ser amparadas, sempre que possvel (e aqui o examinador investigar o conhecimento do candidato em relao ao Direito do Trabalho), por algum fundamento jurdico jurisprudncia, norma, doutrina etc. e com as provas pelas quais o reclamado entende que o direito do reclamante no procede.

PRTICA TRABALHISTA

Novamente, trazendo tona as situaes anteriores, podemos consignar: O reclamante no tem direito ao pagamento de horas extras porque laborava das 8 s 17 horas, com uma hora de intervalo de segunda sexta-feira, sendo que eventuais horas extras foram pagas. Conforme se infere dos controles de ponto e recibos de pagamento do reclamante, eventual trabalho extraordinrio realizado pelo reclamante foi pago ou devidamente compensado, consoante se extrai do acordo compensatrio juntado defesa. O reclamante no tem direito ao pagamento de frias em dobro porque as recebeu e usufruiu corretamente durante o pacto laboral. Conforme se infere do aviso de frias e comprovante de frias, devidamente assinado pelo reclamante, as frias foram gozadas e usufrudas normalmente. O reclamante no tem direito ao pagamento da multa de 40% do FGTS porque foi dele a iniciativa do rompimento do pacto laboral. O aviso prvio no deixa dvidas acerca da iniciativa do trabalhador na ruptura contratual, no sendo devida a multa postulada, como dispe o artigo 18, pargrafo 1., da Lei 8.036/90. Merece destaque, ainda, mais um outro dispositivo legal:
Art. 302. Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, salvo: I - se no for admissvel, a seu respeito, a confisso; II - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considerar da substncia do ato; III - se estiverem em contradio com a defesa, considerada em seu conjunto.

Observe-se que o caput do artigo determina ao reclamado a impugnao especfica, pois se no o fizer, ser presumida verdadeira a alegao contida na pea de ingresso do reclamante. Como lembra Carlos Eduardo Oliveira Dias (1997, p. 111), na contestao que o ru formaliza o contraditrio, e por isso deve ser exaustivo o quanto possvel. Desse modo, fundamental que o candidato tenha conhecimento dos direitos que o reclamante est reivindicando, devendo conhecer o direito material e processual do trabalho para poder combat-los. Mas o reclamado deve considerar que a sua impugnao ao direito do reclamante pode no ser conhecida. Isto , a alegao de fatos impeditivo, extintivo ou modificativo do direito do reclamante pode no ser aceita e ele no ter outra oportunidade de se defender.

67

Por isso, deve o reclamado apresentar tambm uma forma de defesa sucessiva, como se aceitasse a condenao, mas fazendo certas ressalvas pretenso do reclamante. Assim, por exemplo, no caso das horas extras, poder o reclamado alegar: Por cautela, em caso de eventual condenao, requer-se que no seja deferido ao reclamante o pagamento de horas extras, mas apenas o respectivo adicional, conforme dispe a Smula 85 do Tribunal Superior do Trabalho. Esse o sentido do princpio da eventualidade. As partes devem alegar tudo o que for possvel de uma s vez, contando, como medida de previso, com a possibilidade de a primeira impugnao, defesa ou alegao ser rejeitada. Dessa forma, mesmo elaborando uma preliminar, deve-se contestar adequada e especificamente o mrito, caso contrrio, quando a preliminar no for acatada, existir a confisso pela inexistncia de controvrsia no mrito. Em resumo, deve o candidato exaurir da forma mais ampla e abrangente a matria de defesa, apresentando impugnao fundamentada em elementos de prova e em dispositivos legais, jurisprudencial e doutrinrios.

Documentos
Alm da impugnao especfica de cada fato e fundamento jurdico da pretenso do reclamante, tambm deve o reclamado impugnar os documentos que foram utilizados como elementos de prova para o pedido do autor. Por exemplo, se na questo constar que o reclamante foi coagido a pedir demisso, conforme e-mail juntado inicial, dever o reclamado impugnar o fato de que o reclamante no foi coagido, mas rompeu o contrato de trabalho por livre e espontnea vontade e impugnar o documento relativo ao seu pedido alegando, por exemplo, que o e-mail no retrata a realidade dos fatos, restando por este motivo, impugnado. Lembre que esta impugnao, no caso de Exame de Ordem, somente deve ser feita se o documento for mencionado na questo para embasar o pedido do reclamante.

Requerimentos do reclamado
Como acima aduzido, deve o reclamado considerar a hiptese de ser condenado. Por isso, acaba aduzindo pretenses para que, no caso de eventual condenao, esta seja minorada.

PRTICA TRABALHISTA

Assim, considerando-se inclusive o tempo existente para a confeco da prova, ao contestar ponto a ponto da reclamao trabalhista, desde logo, deve o candidato aduzir uma segunda forma de defesa, que no seja incompatvel com a primeira impugnao. Contudo, existem algumas pretenses cautelares do reclamado que atingem toda a defesa. Ou seja, ela no adstrita a um s pedido do reclamante, mas se refere a todos eles. Via de regra, esses requerimentos dizem respeito poca prpria para a correo monetria e determinao judicial para que sejam feitos os descontos previdencirios e fiscais. Esses temas so to usuais nas demandas trabalhistas, que o TST j pacificou a matria por meio das Smulas 368 e 381. Por isso, ao final da pea de defesa, aps deduzir todas as impugnaes possveis, faz-se necessrio pontuar esses dois requerimentos por medida de cautela. Sugerimos, para tanto, as redaes abaixo: Na hiptese de ser deferida qualquer parcela ao reclamante, desde j requer que a reclamada seja autorizada a deduo dos encargos previdencirios e fiscais, que sejam de responsabilidade do reclamante, nos termos das Smulas 368 do Tribunal Superior do Trabalho. Da mesma forma, requer que a correo monetria incidente sobre eventual crdito a ser deferido ao reclamante se d a partir do ms seguinte ao trabalhado, como determinada a Smula 381 do Tribunal Superior do Trabalho.

Requerimentos finais
Aps terem sido deduzidas todas as impugnaes, deve a contestao apontar os requerimentos de ordem processual. Assim, dever ser requerida que: sejam acolhidas as preliminares (nesse caso, especificar qual preliminar foi alegada), extinguindo-se o processo, sem julgamento do mrito; sejam acolhidas as prejudiciais de mrito arguidas pelo reclamado (nesse caso, especificar qual prejudicial foi alegada), extinguindo-se o processo, com julgamento do mrito;

69

no mrito, sejam julgadas improcedentes as pretenses do reclamante, condenando-o ao pagamento das custas, despesas processuais e honorrios advocatcios. E, se houver condenao, o que no se espera em absoluto, que sejam compensadas as verbas j pagas sob o mesmo ttulo; a produo de todas as provas em direito admitidas, em especial o depoimento do reclamante, a oitiva de testemunha, a produo de prova pericial, a juntada de documentos e outras provas que se fizerem necessrias.

Finalizao e local, data e assinatura


Para finalizar a pea processual, podem ser utilizadas as mesmas expresses da petio inicial: Nestes termos, pede deferimento ou Termos em que, espera deferimento. Tambm dever ser apontado um local, sendo este o lugar onde foi distribuda a reclamao trabalhista. A data, geralmente, a dada no exame. E a assinatura, para efeitos de no identificar a prova, no deve ser consignada. Pode o candidato ento utilizar-se da mesma sistemtica adotada para a confeco da reclamao trabalhista.

Documentos e provas
Dispe o artigo 396 do CPC que a contestao dever vir acompanhada dos documentos necessrios a provar as alegaes. Tratando-se de exame para o ingresso na OAB, no sero fornecidos documentos com a questo a ser desenvolvida para serem juntados. Tal situao, contudo, no impede o candidato de cumprir o disposto nos dispositivos legais anteriormente transcritos. Desse modo, todos os documentos mencionados na questo devem ser relatados na pea processual. Outrossim, no mencionando a questo qualquer documento que possa provar a alegao constante da defesa, dever o reclamado especificar as provas que pretende produzir, como determina o artigo 300 do CPC.

Resumo
Estes seriam, em resumo, os requisitos essenciais para a elaborao da contestao:

PRTICA TRABALHISTA

Contestao
Endereamento ao Juzo e Vara constantes da questo Espaamento de 10 linhas Consignar na margem esquerda da folha: Nmero dos autos : autos n. xxxx Nome do reclamante: Fulano de Tal Qualificao individualizada do reclamado + endereo do advogado + juntada da procurao Comisso de Conciliao Prvia Lei 9.958/2000 Preliminares Artigo 301 do CPC Prejudiciais de mrito Defesa de mrito Artigos 300 e 302 do CPC Princpio da eventualidade Requerimentos do reclamado Correo monetria e descontos previdencirios e fiscais Requerimentos finais Acolher preliminares + extinguir o processo sem julgamento do mrito Acolher prejudiciais + extinguir o processo com julgamento do mrito No mrito, julgar improcedentes os pedidos do autor + condenar ao pagamento de despesas processuais e honorrios Autorizar a compensao de valores Produo de provas Finalizao Local, data e assinatura, nome do advogado e OAB

Defesa do reclamado: excees e reconveno


Excees
Consideraes gerais
As excees podem contemplar, em sentido amplo, todas as situaes em que o reclamado poderia objetar a pretenso do reclamante. Seriam, portanto, sinnimos de defesa. Contudo, a atual legislao processual as concebe em sentido mais restrito. As excees, de acordo com o Cdigo de Processo Civil (CPC) e com a Consolidao das Leis de Trabalho (CLT), passaram a ser concebidas como uma forma de defesa indireta do processo (isto , uma defesa contra o processo), cujo objetivo principal repousa no afastamento do juiz da causa do processo. No obstante possam ser utilizadas por ambas as partes (reclamante e reclamada), a anlise da medida, nesta oportunidade, reflete uma das formas de defesa da reclamada. Quem ingressa com a exceo recebe a denominao de excipiente, sendo respondida pelo exceto.

Definio
As excees representam uma espcie de defesa indireta do processo, chamadas dilatrias porque no implicam, em regra, na extino do feito. Discutem-se vcios, defeitos e irregularidades do processo que no permitem o seu desenvolvimento normal. Como aduz Sergio Pinto Martins (2004, p. 257), vem a ser, portanto, uma forma de defesa indireta que o ru, sem negar os fatos articulados pelo autor, ope fatos extintivos ou impeditivos ligados ao processo.

PRTICA TRABALHISTA

Tipos
De acordo com o artigo 304 do CPC so trs as espcies de excees processuais: exceo de suspeio, exceo de impedimento e a exceo de incompetncia relativa. O legislador trabalhista, por sua vez, introduziu no artigo 799 da CLT, apenas duas formas de exceo: por incompetncia relativa e por suspeio. Exclui, primeira vista, as alegaes concernentes ao impedimento. Esse silncio legislativo, contudo, no exclui as alegaes de impedimento como objeto de exceo. Segundo Carlos Henrique Bezerra Leite (2004, p. 329):
[...] as mesmas razes lgica, jurdica e tica que empolgam a suspeio devem ser estendidas ao impedimento, qual seja incompatibilizar o juiz para o exerccio da funo jurisdicional em determinado processo, a fim de evitar que ele aja com parcialidade seja por motivos intrnsecos (suspeio), seja por motivos extrnsecos (impedimento).

Outrossim, a redao da CLT contempornea ao CPC de 1939, o qual no fazia distino entre suspeio e impedimento. Somente o CPC de 1973 alargou as hipteses capazes de gerar a exceo, o que no impede a aplicao das duas figuras no processo do trabalho, pelos motivos acima expostos.

Forma de apresentao: exceo instrumental


Conforme se infere do artigo 297 do CPC, a forma adotada para a apresentao das respostas pelo reclamado ser a petio escrita, mormente em se tratando de Exame de Ordem. Cada uma das formas de defesa, ainda, dever ser feita de forma autnoma, de acordo com o artigo 299 do mesmo diploma legal (MARTINS, 2004, p. 287). Com isso, as matrias atinentes s excees (incompetncia de foro, suspeio e impedimento) devero ser confeccionadas em pea parte da contestao e da reconveno, como prescreve o prprio artigo 799, pargrafo 2., da CLT. Cada defesa dever ser feita em separado. Este um ponto importante a ser lembrado: no relacionar na contestao, principalmente, qualquer alegao atinente s matrias objeto de exceo. Ainda, merece destaque a observao de Carlos Henrique Bezerra Leite (2004, p. 333), o ru poder oferecer mais de uma exceo ao mesmo tempo. Por razes lgicas, a exceo de suspeio (ou impedimento) precede de incompetncia, pois o juiz suspeito (ou impedido) sequer poder declarar-se incompetente.

75

Dos efeitos das excees


O artigo 799, caput, da CLT prescreve expressamente que a oposio de excees pela reclamada tem o efeito de suspender o processo principal. No caso, a tramitao da reclamao trabalhista. Esse fato, por si s, no impossibilita o reclamado de apresentar as outras formas de resposta: contestao e reconveno. Como na Justia do Trabalho a oportunidade para a apresentao das defesas pelo reclamado se d em audincia (CLT, art. 847), este ser o momento para a arguio de todas as formas de resposta. Se assim no proceder, estar o reclamado sujeito declarao de precluso ao direito das outras modalidades de resposta do reclamado.1 Por isso, existindo na prova da ordem alguma situao que enseje a apresentao de exceo, alm dessa pea processual, dever o candidato apresentar tambm a contestao.

Da deciso proferida nas excees


O pargrafo 2. do artigo 799 da CLT dispe que:
Art. 799. Nas causas da jurisdio da Justia do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspenso do feito, as excees de suspeio ou incompetncia. [...] 2. Das decises sobre excees de suspeio e incompetncia, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, no caber recurso, podendo, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final.

Ao contrrio do que prescreve a parte final do artigo 299 do CPC, as excees na Justia do Trabalho no tramitam em apenso aos autos principais, mas sim nos prprios autos da reclamao trabalhista. As excees so resolvidas por meio de deciso interlocutria. E na Justia do Trabalho, nos termos do artigo 893, pargrafo 1., da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato (TST, Smula 214), exceto nas hipteses de deciso: de Tribunal Regional do Trabalho ser contrria a smula ou Orientao Jurisprudencial (OJ) do Tribunal Superior do Trabalho (TST);
1 No se ignora a existncia de opinies diversas, no sentido de que as outras formas de resposta somente poderiam ser apresentadas aps a solu o da exceo. Contudo, consi de rando-se que o prazo para apresentao de defesa peremptrio e em face ao princpio da concentrao dos atos processuais, tem-se que a apresentao de todas as formas de respostas nesta nica oportunidade seria a posio mais correta, mormente para fins de Exame de Ordem, em que efetiva mente s ter o candidato uma nica oportunidade para apresentar todas as peas de defesa, se houver mais de uma.

PRTICA TRABALHISTA

suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo tribunal; que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para tribunal regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no artigo 799, pargrafo 2., da CLT. Desse modo, a deciso proferida na exceo somente poder ser apreciada quando for proferida a deciso final (definitiva)2 da reclamao trabalhista, consoante artigo 799, pargrafo 2., da CLT.

Exceo de incompetncia territorial


Muito embora existam outras formas de incompetncia3, aquelas mencionadas nos artigos 307 a 311 do CPC e artigos 799 e 800 da CLT dizem respeito s incompetncias relativas4. E, no caso da Justia do Trabalho, refere-se to somente incompetncia em razo do lugar (incompetncia territorial). A exceo de incompetncia em razo do lugar tem por ensejo a alegao de que o juzo no qual foi proposta a reclamao trabalhista no tem competncia territorial para conhecer o feito e julg-lo, segundo as regras dispostas no artigo 651 da CLT.5 Como lembra Carlos Eduardo Oliveira Dias (1997, p. 93), quando o legislador consagrou, a regra de competncia territorial trabalhista, preocupou-se, fundamentalmente com a oportunizao das provas para as partes j que mais fcil se obter meios probatrios no local em que os fatos ocorreram. Desse modo, para que haja o desaforamento (remessa dos autos do processo para outra vara que entender competente), dever o reclamado apresentar a presente medida processual. Se o reclamado no apresentar a exceo de incompetncia territorial no prazo concedido para a defesa (que no caso da seara trabalhista se d em audincia, artigo 847 da CLT), ocorrer a prorrogao de competncia, conforme inteligncia do artigo 114 do CPC.
2 Relevante a explicao de Sergio Pinto Martins (2004, p. 293): o emprego da expresso terminativa do feito, como se observa do pargrafo 2. do artigo 799 da CLT, totalmente inadequado, pois s seria terminativa do feito se o processo fosse julgado, extinguindo-se com ou sem julgamento do mrito, mas no quando se remetem os autos para a justia competente, ou seja, quando h o deslocamento da competncia. H que se entender, portanto, que a expresso terminativa do feito se refere ao fato de que o andamento do processo termina na Justia do Trabalho com a deciso que lhe for dada. Por isso, caber recurso dessa deciso. 3 Incompetncia em razo da matria, das pessoas, do lugar e do valor. 4 De acordo com o artigo 112 do CPC; incompetncia em razo do lugar e do valor. 5 Para o estudo da competncia territorial sugerimos a leitura das obras de Sergio Pinto Martins (2004) e Carlos Henrique Bezerra Leite (2004).

77

Requisitos da pea processual


A petio de exceo de incompetncia de foro, como antes mencionado, deve ser confeccionada em petio autnoma contestao. E, como toda pea processual, a exceo guarda algumas caractersticas prprias e peculiares.

Endereamento e qualificao das partes


Muito embora o reclamado alegue que o juzo incompetente, a exceo dever ser encaminhada ao juzo no qual foi proposta a reclamao trabalhista. o juzo incompetente que receber a exceo. Assim, se o reclamante trabalhou durante todo o contrato de trabalho no interior do Estado do Paran, na cidade de Cascavel, mas reside em So Paulo, na cidade de Diadema, deveria apresentar a reclamao trabalhista no Juzo do Trabalho de Cascavel (de acordo com a CLT, art. 651). Se o reclamante, contudo, afora a reclamao trabalhista em Diadema, poder o reclamado apresentar exceo de incompetncia territorial, endereada a esse Juzo incompetente (Vara do Trabalho de Diadema). Desse modo, teremos o seguinte endereamento: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz da 1. Vara do Trabalho de Diadema (SP) No se pode esquecer que nesta oportunidade a questo objeto do Exame de Ordem j ter mencionado o nmero dos autos, razo pela qual ele deve ser consignado na pea da exceo. Outrossim, como a exceo se faz de forma apartada contestao, os dados das partes devem ser os mais completos possveis (principalmente o do reclamado). Desse modo, o excipiente dever observar o que dispe o artigo 282 do CPC. Tambm dever indicar que a parte se encontra assistida por advogado regularmente constitudo nos autos, como determina o artigo 39, I, do CPC. Exemplificando, temos: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz da 1. Vara do Trabalho de Diadema SP. (espaamento de 10 linhas) Autos 1.234/2005 (Nome do excipiente), pessoa jurdica de direito privado, estabelecida na Rua Antnio Pitanga, 65, CEP 09911-160, Diadema, So Paulo, doravante denominado

PRTICA TRABALHISTA

excipiente, vem presena desse Juzo, por seu advogado infra-assinado e devidamente constitudo (procurao em anexo), inscrito na OAB-SP sob o n. 100.000, com endereo profissional na Rua Francisco Alves, 44, Diadema, So Paulo, opor EXCEO DE INCOMPETNCIA DE FORO reclamao trabalhista proposta por Fulano de Tal, com base nos artigos 651 e 799 da Consolidao das Leis do Trabalho e artigos 304 a 311 do Cdigo de Processo Civil, o que faz pelos seguintes fundamentos de fato e de direito que a seguir expe: [...]

Fatos e fundamentos jurdicos


O artigo 307 do CPC prescreve que a exceo deve ser devidamente fundamentada. Isto , compete ao reclamado alegar os motivos de fato e de direito pelos quais entende ser o juzo da reclamao trabalhista incompetente. Ainda que referido dispositivo legal no exigisse a devida fundamentao na presente pea processual (exceo), para fins de Exame de Ordem imprescindvel apontar tais fundamentos, vez que atravs dessas alegaes que o examinador poder avaliar o raciocnio jurdico do candidato. Os fatos e os fundamentos jurdicos encontram-se estampados nos artigos 651, 668 e 669 da CLT. O reclamado ter que alegar que alguma das hipteses descritas nos artigos mencionados no se encontra preenchida e, para fins de atendimento da norma legal, a reclamao trabalhista dever tramitar em outra Vara do Trabalho. Como no exemplo acima, em que o trabalhador apenas prestou servios em Cascavel, no Paran, este ser o fundamento a ser alegado, o qual encontra amparo jurdico no artigo 651, caput, da CLT, no sentido de que a reclamao trabalhista deve ser ajuizada na localidade em que o trabalhador prestou servios. Outrossim, alm de alegar que o juzo em que foi proposta a reclamao trabalhista no competente, dever o reclamado (excipiente) indicar qual o foro competente, a fim de que os autos sejam para esse juzo remetidos. Por fim, dever o reclamado (excipiente) instruir a exceo com as provas de suas alegaes, como determina o artigo 96 do CPC. No caso do Exame de Ordem, em que no possvel a juntada de documentos, dever o candidato apenas mencionar a existncia dos documentos que se encontram anexados exceo, se for o caso.

Pedido
O tratamento processual da exceo muito semelhante confeco de uma petio inicial, ainda que a pea processual no seja verdadeiramente uma petio inicial, mas sim uma forma de defesa do reclamado.

79

Em virtude disso, o reclamado (excipiente) formular pedido, da seguinte forma: Requer-se, deste modo, seja julgada procedente a presente exceo de incompetncia territorial e, por conseguinte, seja determinado pelo Juzo a remessa dos autos (Vara do Trabalho que entende ser competente)

Requerimentos processuais
Alegada a exceo, dever o reclamante (exceto) respond-la, como determina o artigo 800 da CLT. Desse modo, dever ser requerida a observncia do referido artigo, para que seja oportunizado ao reclamante (exceto), querendo, manifestar-se sobre as alegaes aduzidas na exceo de incompetncia. Tambm dever o reclamado (excipiente) requerer a produo de provas, a fim de comprovar a alegao de incompetncia de foro. E, por fim, dever ser requerida a procedncia da pretenso do excipiente, que se traduz na remessa dos autos ao juzo competente.

Pedido de deferimento, local, data e assinatura


Ao final da pea processual, dever o excipiente (reclamado) relacionar os dados em epgrafe: Nestes termos, pede deferimento. (Cidade), (dia) de (ms) de (ano). Assinatura do advogado Nome do advogado OAB - (subseo) (nmero)

Tramitao
Conforme dispe o artigo 800 da CLT, recebida a exceo, o juzo abrir vistas dos autos ao reclamante (no caso, o exceto), para manifestar-se sobre as alegaes feitas na exceo de incompetncia de foro, pelo prazo improrrogvel de 24 horas. Dependendo da resposta do reclamante (exceto), o juzo poder realizar audincia probatria para instruir a exceo. Sendo esta acolhida, o juzo remeter os autos Vara do Trabalho competente para conhecer e solucionar a reclamao trabalhista.

PRTICA TRABALHISTA

Restando rejeitada a pretenso do excipiente (reclamado), o juzo determina que seja retomado o curso do processo da ao principal.

Exceo de suspeio e impedimento


De acordo com Tostes Malta (2004, p. 67),
[...] para a constituio vlida do processo mister que o juiz possa julgar a demanda com imparcialidade e que no haja circunstncias outras que o probam de funcionar no feito, consoante disciplinado pela lei; tais circunstncias dizem respeito pessoa fsica do juiz e no a atribuies do rgo, no se confundindo, pois, com a incompetncia.

Desse modo, infere-se que a preocupao do legislador foi a de preservar o princpio da imparcialidade do juiz, o qual pode ser ofendido nos casos de suspeio6 (motivos subjetivos) e impedimento7 (motivos objetivos). As situaes capazes de ensejar o reconhecimento do impedimento e suspeio encontram-se previstas nos artigos 134 a 136 do CPC, bem como no artigo 801 da CLT. Registre-se que as regras do processo civil comum aplicam-se subsidiariamente ao processo do trabalho, por fora do disposto no artigo 769 da CLT, inclusive porque o rol do artigo celetrio no exaustivo. Ocorrendo qualquer uma dessas hipteses, podero quaisquer das partes (e inclusive o juiz, de ofcio8) alegar a respectiva exceo. Ainda, de acordo como o artigo 138 do CPC, as hipteses de suspeio e impedimento so tambm aplicveis ao rgo do Ministrio Pblico (MP), ao serventurio da justia, ao perito e ao intrprete.

Requisitos da pea processual


A suspeio e o impedimento no precisariam aguardar a alegao pelas partes, podendo o juiz, de ofcio, reconhecer a ocorrncia de situao obstativa da sua atividade no feito. Contudo, se tal declarao no ocorre espontaneamente pelo juiz, a fim de que no ocorra precluso, dever a parte apresentar a exceo de suspeio e impedimento em petio autnoma contestao, como anteriormente aduzido.

6 [...] suspeio desconfiana, a dvida, o receio de que o juiz, ainda quando honesto, no ter condies psicolgicas de julgar
com iseno dada sua relao com qualquer das partes (TOSTES MALTA, 2004, p. 69).

7 Segundo Tostes Malta (2004, p. 69), impedimento a circunstncia que priva o juiz do exerccio de suas funes em determinado caso, dada sua relao com o objeto da causa. Embora em abstrato continuem tendo todos os poderes inerentes jurisdio ou necessrios a seu exerccio, no caso concreto v-se privado de exerc-los [...].

8 Nesse sentido, manifesta-se Carlos Eduardo Oliveira Dias (1997, p. 99).

81

Endereamento e qualificao das partes


A exceo dever ser encaminhada ao juzo que suspeito ou impedido para conhecer da demanda judicial. Desse modo, podemos adotar o mesmo endereamento anterior: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz da 1. Vara do Trabalho de Diadema (SP) Nesta oportunidade a questo objeto do Exame de Ordem j ter mencionado o nmero dos autos, razo pela qual ele deve ser consignado na pea da exceo. Outrossim, como a exceo se faz de forma apartada contestao, os dados das partes devem ser os mais completos possveis (principalmente o do reclamado). Desse modo, sendo o reclamado o excipiente, seus dados devero observar o que diz o artigo 282 do CPC. Tambm dever indicar que a parte se encontra assistida por advogado regularmente constitudo nos autos, como determina o artigo 39, I, do CPC. Exemplificando, temos: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz da 1. Vara do Trabalho de Diadema (SP). (espaamento de 10 linhas) Autos 1.234/2005 (Nome do excipiente), pessoa jurdica de direito privado, estabelecida na Rua Antnio Pitanga, 65, CEP 09911-160, Diadema, So Paulo, doravante denominado Excipiente, vem presena desse Juzo, por seu advogado infra-assinado e devidamente constitudo (procurao em anexo), inscrito na OAB-SP sob o n. 100.000, com endereo profissional na Rua Francisco Alves, 44, Diadema, So Paulo, opor EXCEO DE SUSPEIO, relativa ao Sr. Juiz, com base nos artigos 135 do Cdigo de Processo Civil e artigo 801 da Consolidao das Leis do Trabalho, o que faz pelos seguintes fundamentos de fato e de direito que a seguir expe: [...]

Fatos e fundamentos jurdicos


O artigo 307 do CPC prescreve que a exceo deve ser devidamente fundamentada. Isto , compete ao reclamado alegar os motivos de fato e de direito pelos quais entende ser o juiz suspeito ou impedido.

PRTICA TRABALHISTA

Ainda que referido dispositivo legal no exigisse a devida fundamentao na presente pea processual (exceo), para fins de Exame de Ordem imprescindvel apontar tais fundamentos, uma vez que por meio dessas alegaes que o examinador poder avaliar o raciocnio jurdico do candidato. Os fatos e os fundamentos jurdicos encontram-se estampados nos artigos 134 a 136 do CPC e artigo 801 da CLT. Vale dizer que o reclamado ter que alegar que alguma das hipteses descritas nos artigos mencionados no se encontra preenchida e, para fins de atendimento da norma legal, o juiz dever se afastar da tramitao do feito, sendo convocado para dar seguimento ao feito um juiz substituto. Por fim, dever o reclamado (excipiente) instruir a exceo com as provas de suas alegaes, como determina o artigo 396 do CPC. No caso do Exame de Ordem, em que no possvel a juntada de documentos, dever o candidato apenas mencionar a existncia dos documentos que se encontram anexados exceo, se for o caso.

Pedido
O tratamento processual da exceo muito semelhante confeco de uma petio inicial. Em virtude disso, poder o reclamado (excipiente) formular pedido, da seguinte forma: Requer-se, deste modo, seja julgada procedente a presente exceo de suspeio, afastando o Sr. Juiz da tramitao da reclamao trabalhista, convocando o membro substituto para continuar a funcionar no feito, conforme determina o artigo 802, pargrafo 1., da CLT.

Requerimentos processuais
No h, a princpio, contraditrio exceo de impedimento ou suspeio, como se infere da leitura do artigo 802 da CLT. Desse modo, no ser necessrio chamar o reclamante (exceto) convocado para, querendo, manifestar-se sobre as alegaes aduzidas na exceo. Dever o reclamado (excipiente), contudo, requerer a produo de provas, a fim de comprovar a alegao de suspeio ou impedimento. E, por fim, dever ser requerida a procedncia da pretenso do excipiente, que se traduz na convocao de novo juiz para prosseguir a marcha processual.

83

Pedido de deferimento, local, data e assinatura


Ao final da pea processual, dever o excipiente (reclamado) relacionar os dados em epgrafe: Nestes termos, pede deferimento. (Cidade), (dia) de (ms) de (ano). Assinatura do advogado Nome do advogado OAB - (subseo) (nmero)

Tramitao
Conforme dispe o artigo 802 da CLT, recebida a exceo, caso o juiz no acolha a alegao do excipiente, dever designar audincia de instruo em 48 (quarenta e oito) horas. Anteriormente Emenda Constitucional (EC) 24, que extinguiu a figura dos juzes classistas na Justia do Trabalho, o procedimento da exceo era inquo, como se refere Carlos Eduardo Oliveira Dias. Isso porque, competia ao prprio juiz proceder a instruo e o julgamento da exceo que era movida contra si. Aps a EC 24, com a reestruturao das Juntas de Conciliao e Julgamento para as Varas do Trabalho, passou-se a entender, consoante maioria doutrinria, que o julgamento da exceo de impedimento e suspeio no poder mais competir ao juiz suspeito ou impedido. Nesse sentido, a lio de Carlos Henrique Bezerra Leite (2004, p. 332):
Parece-nos, todavia, que o artigo 802 da CLT atrita-se parcialmente com a Emenda Constitucional 24, na medida em que no faz sentido o prprio juiz suspeito (ou impedido) instruir e julgar a exceo contra si oposta. A rigor, o julgamento deve ser feito por um rgo colegiado, dele no participando o juiz interessado. O artigo 802 da CLT, portanto, compatibiliza-se, na primeira instncia, quando o rgo julgador era a Junta de Conciliao e Julgamento, isto , um rgo colegiado. A partir do instante em que a Vara do Trabalho funciona apenas com juiz singular, pensamento que o julgamento da exceo de suspeio ou impedimento deve ser da competncia do juzo ad quem.

PRTICA TRABALHISTA

Reconveno
Consideraes gerais
A reconveno, de acordo com o artigo 297 do CPC, uma das modalidades de resposta do reclamado. Ao contrrio das excees e da contestao, a reconveno no se caracteriza puramente como uma forma de defesa do reclamado, mas sim como um contra-ataque s alegaes feitas pelo reclamante na reclamao trabalhista9. Desse modo, podemos defini-la como a ao do ru contra o primitivo autor, no mesmo processo em que demandado, com o fim de modificar ou excluir o pedido do demandante (COSTA, 1984, p. 288). Muito embora a CLT seja omissa quanto a essa figura processual, a maioria doutrinria entende ser cabvel o uso da medida no processo do trabalho, desde que observadas as peculiaridades dessa justia especializada. O reclamado, apresentando a reconveno, ser a partir de ento denominado reconvinte, e o reclamante, que ir responder a reconveno, ser o reconvindo.

Apresentao
Conforme se infere do artigo 297 do CPC, a forma adotada para a apresentao das respostas pelo reclamado ser a petio escrita, mormente em se tratando de Exame de Ordem10. Cada uma das formas de defesa, ainda, dever ser feita de forma autnoma, de acordo com o artigo 299 do mesmo diploma legal11.

Requisitos legais
A reconveno, por ser a ao demandada pelo reclamado em face do reclamante, dever observar todos os pressupostos processuais e condies da ao. Portanto, devero ser observadas todas as regras dispostas para a petio inicial, na forma j estudada. Outrossim, como a reconveno uma ao com finalidade de contra-ataque, detm tambm requisitos especficos, como se infere do artigo 315 do CPC:

9 o que se d, por exemplo, quando o empregador prope inqurito contra o empregado (digamos que sob o fundamento de que o servidor praticou ato de improbidade) e o empregado pleiteia, em outra reclamao, o pagamento de indenizao em dobro, dizendo-se ofendido em sua honra pelo empregador. Outro caso seria o do empregado que reclamasse o pagamento de salrios, e o patro, recon v indo, dissesse que tais salrios, embora ainda no pagos, eram indevidos porque o empregado causara prejuzos dolosos de valor superior ao da remunerao reivindicada, devendo pagar ao empregador, o que seria pedido em reconveno, a diferena entre os salrios e o prejuzo. (TOSTES Malta, 2004, p. 401). 10 Registre-se que, de acordo com o artigo 847 da CLT, a forma para apresentao da reconveno a oral, como as demais formas de defesa do reclamado. Referida regra, contudo, no se aplica em prova escrita de Exame de Ordem, em que o examinando ter que adotar, caso seja necessrio confeccionar uma reconveno, a forma escrita. 11 No mesmo sentido, Sergio Pinto Martins (2004, p. 287).

85

Art. 315. O ru pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vez que a reconveno seja conexa com a ao principal ou com o fundamento da defesa. Pargrafo nico. No pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem.

Carlos Henrique Bezerra Leite (2004, p. 346-347), com maestria, relaciona os requisitos especficos para o cabimento da reconveno, a saber:
a) que o juiz da causa principal no seja absolutamente incompetente para julgar a reconveno (CPC, art. 109). A reconveno deve versar, pois, matria trabalhista, isto , referente relao empregatcia ou, se existir lei, decorrente da relao de emprego (CF, art. 114); b) haver compatibilidade entre os ritos procedimentais da ao principal e da ao reconvencional. H quem sustente a incompatibilidade da reconveno com a reclamao trabalhista submetida ao procedimento sumrio (Lei 5.584/70, art. 2., 3. e 4.), por aplicao analgica do CPC, art. 315, 2.); ou sumarssimo (CLT, arts. 852-A et seq), por aplicao analgica do art. 31 da Lei 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais. Pensamos, contudo, que a analogia incabvel na espcie, pois restringe o direito constitucional de ao, olvidando, assim, o princpio da inafastabilidade da jurisdio; c) haver processo pendente. A reconveno tem lugar quando a ao principal estiver em curso, sendo certo que o momento prprio para a apresentao da reconveno trabalhista na audincia dita inaugural (CLT, art. 847); d) haver conexo (CPC, art. 103) entre a reconveno, a ao principal ou algum dos fundamentos da defesa.

Portanto, presente tais requisitos, possvel a utilizao da reconveno pelo reclamado.

Diferena com o instituto da compensao


A reconveno, por vezes, pode ser confundida com o instituto da compensao, induzindo assim o candidato a utiliz-los de forma equivocada. A compensao, como dispe o artigo 767 da CLT e a Smula 48 do TST, deve ser alegada como matria de defesa, fazendo parte, portanto, da contestao. A compensao normalmente arguida quando no h dvidas em relao efetiva compensao de obrigaes e quando o reclamado no tem nada para receber do reclamante. Exemplificando, se o reclamante postula o pagamento de horas extras e o empregador, durante o pacto laboral, j realizou o pagamento de algumas horas extras, dever postular a compensao em contestao, inclusive para evitar dupla condenao. Segundo Sergio Pinto Martins (2004, p. 11), a compensao tem cabimento quando os crditos do reclamante e do reclamado so iguais ou o daquele superior ao deste. A reconveno, por sua vez, tem lugar quando no h certeza do dbito do reclamante ou quando o reclamado no reconhece dever coisa alguma ao reclamante e

PRTICA TRABALHISTA

pretende dele dada importncia, ou se reconhece o crdito do reclamante, mas lhe ope outro crdito maior, pleiteando o recebimento de diferenas (TOSTES MALTA, 2004, p. 403). Exemplificando, se o reclamante ajuza reclamao trabalhista postulando a reverso da justa causa e, por consequncia, o pagamento das verbas rescisrias em face da dispensa imotivada. O reclamado, com base na justa causa aplicada ao trabalhador (e aqui se infere a conexo solicitada pelo CPC, art. 15), postula o pagamento de indenizao pelos danos causados pelo ex-empregado.

Requisitos da pea processual


A petio de reconveno, como acima mencionado, deve ser confeccionada da mesma forma que uma petio inicial, considerando-se todas as exigncias do artigo 282 do CPC, e artigo 840, pargrafo 1., da CLT.

Endereamento e qualificao das partes


A reconveno, como deve ser apresentada no momento da defesa do reclamado (CLT, art. 847), ser encaminhada ao mesmo Juzo no qual foi proposta a reclamao trabalhista, considerando-se, inclusive, que j se encontra definida para qual Vara do Trabalho foi feita a distribuio. Ainda, como a reconveno feita em pea autnoma contestao (CPC, art. 299) os dados das partes devem ser os mais completos possveis, considerando-se as exigncias do artigo 282, II, do CPC. Exemplificando, temos: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz da 1. Vara do Trabalho de Diadema (SP). (espaamento de 10 linhas) Autos 1.234/2005 (Nome do reconvinte), pessoa jurdica de direito privado, estabelecida na Rua Antnio Pitanga, 65, CEP 09911-160, Diadema, So Paulo, doravante denominado Reconvinte, vem presena desse Juzo, por seu advogado infra-assinado e devidamente constitudo (procurao em anexo), inscrito na OAB-SP sob o n. 100.000, com endereo profissional na Rua Francisco Alves, 44, Diadema, So Paulo, apresentar RECONVENO reclamao trabalhista proposta por Fulano de Tal, com base nos artigos 315 a 318 do Cdigo de Processo Civil e artigo 769 da Consolidao das Leis de Trabalho, o que faz pelos seguintes fundamentos de fato e de direito que a seguir expe: [...]

87

Fatos e fundamentos jurdicos


O artigo 315 do CPC prev expressamente que a reconveno somente poder ser proposta quando existir conexo com a ao principal ou com o fundamento da defesa. Desse modo, compete ao reclamado alegar a existncia da conexo, demonstrando que a pretenso reconvencional est diretamente relacionada reclamao trabalhista ou tese da defesa. Lembra-se, novamente, que para fins de Exame de Ordem imprescindvel pontar de forma clara e objetiva os fundamentos da pea processual, pois ser com a base principalmente nessas alegaes que o examinador poder avaliar o raciocnio jurdico do candidato. Por fim, dever o reclamado (reconvinte) instruir a exceo com as provas de suas alegaes, como determina o artigo 396 do CPC. No caso do Exame de Ordem, em que no possvel a juntada de documentos, dever o candidato apenas mencionar a existncia dos documentos que se encontram anexados reconveno ou contestao, se for o caso.

Pedido
O tratamento dessa pea processual idntico ao da reclamao trabalhista, razo pela qual possvel que o reclamado, ora reconvinte, formule pretenses em juzo. Assim, a ttulo de exemplo, sugere-se: Em face do exposto, postula-se a condenao da reconvinda indenizao reparatria pelos danos morais causados ao reconvinte, no importe de R$15.000,00 (quinze mil reais), devidamente atualizado at o dia do efetivo pagamento. Importante observar que o pedido dever ser correspondente fundamentao de fato e de direito anteriormente exposta pelo reconvinte, a fim de no ensejar a inpcia da reconveno, nos moldes do artigo 295, pargrafo nico, do CPC. Assim, inclusive o valor postulado, no caso do exemplo de pagamento de indenizao, dever ser deduzido com parmetros, para no impossibilitar o direito de ampla defesa e contraditrio que teria o reconvindo (reclamante).

Requerimentos processuais
Tratando-se de pea similar petio inicial, dever ser dada a oportunidade para o reconvindo (reclamante), querendo, apresentar resposta reconveno, como prescreve o artigo 316 do CPC.

PRTICA TRABALHISTA

Tambm dever ser requerida a produo de todas as provas em direito admitidas, a fim de possibilitar a comprovao das alegaes da reconveno. E, por fim, dever ser requerida a procedncia da pretenso do reconvinte, que se traduz na condenao do reconvindo (reclamante) aos pedidos formulados, bem como s custas processuais e aos honorrios advocatcios. Veja o exemplo: Notificao do reconvindo para, querendo, responder a presente reconveno. Produo de todos os meios de prova em direito admitidos, em especial o depoimento pessoal do reconvindo, oitiva de testemunhas, prova pericial e juntada de novos documentos. Condenao do reconvindo em todos os pedidos mencionados, acrescidos de juros e correo monetria, bem como nas custas processuais e honorrios advocatcios.

Valor da causa
Tambm se faz necessrio consignar o valor da reconveno, vez que o reclamado (reconvinte) estar pretendendo o cumprimento de uma obrigao (de fazer ou de pagar) pelo reclamante (reconvindo). Por isso, o valor da reconveno dever corresponder ao valor que o reconvinte pretende receber, nos termos dos artigos 258 e seguintes do CPC. Pode-se redigir da seguinte forma: O reconvinte atribui a seu pedido o valor de R$15.000,00 (quinze mil reais).

Pedido de deferimento, local, data e assinatura


Ao final da pea processual, dever o reclamado (reconvinte) relacionar os dados em epgrafe: Nestes termos, pede deferimento. (Cidade), (dia) de (ms) de (ano). Assinatura do advogado Nome do advogado OAB - (subseo) (nmero)

89

Tramitao
Conforme dispe o artigo 316 do CPC, recebida a reconveno o juzo abrir vista dos autos ao reclamante (no caso, reconvindo), para responder s alegaes feitas na reconveno. O prazo estabelecido no artigo 316 do CPC de 15 dias, tomando como parmetro o prazo que seria concedido ao ru de uma ao em trmite na justia comum (CPC, art. 297). Contudo, na seara trabalhista no existe a fixao de prazo para a apresentao de resposta, visto que ser feita em audincia (CLT, art. 847). Desse modo, tende-se a adotar o prazo mnimo estabelecido no artigo 841 da CLT de cinco dias, que se d entre a notificao do reclamado e a audincia (oportunidade na qual deveria apresentar resposta). Apresentada a resposta pelo reconvindo (reclamante), a tramitao da reconveno ser paralela da reclamao trabalhista, sendo que ambas sero decididas na mesma sentena (CPC, art. 318).

Direito Processual do Trabalho, de Sergio Pinto Martins, editora Atlas.

Das könnte Ihnen auch gefallen