Sie sind auf Seite 1von 15

CASA, Vol.10 n.

2, dezembro de 2012

Cadernos de Semitica Aplicada Vol. 10.n.2, dezembro de 2012 Publicao SEMESTRAL

ISSN: 1679-3404

METALINGUAGEM SEMITICA: EMPRSTIMOS E REDEFINIES THE SEMIOTIC METALANGUAGE: BORROWINGS AND REDEFININGS

Jean Cristtus Portela UNESP Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao UNESP Faculdade de Cincias e Letras de Araraquara

RESUMO: Este trabalho discute o problema da terminologia e da conceitualizao na construo da metalinguagem semitica. O ponto de partida para essa discusso o iderio cientfico de pensadores como C. S. Peirce, R. Bastide e . Benveniste, que entendem que a criao de uma nova cincia tem como exigncia a elaborao de uma nova e precisa terminologia. Essa posio relativizada e ampliada pela viso de A. J. Greimas, que defende a centralidade da conceitualizao, em detrimento da formalizao e da produo terminolgica. Por fim, propem-se e analisam-se dois tipos de elaborao metalingustica baseados no dilogo com teorias e disciplinas precedentes: o emprstimo e a redefinio. PALAVRAS-CHAVE: Metalinguagem; Semitica; Terminologia; Conceito; Termo; Algirdas Julien Greimas. ABSTRACT: This paper deals with the issue of terminology and conceptualization in the construction of the semiotic metalanguage. The starting point of this discussion is the scientific thought of C. S. Pierce, R. Bastide and . Benveniste, who understand that the creation of a new science requires a new and precise terminology. This position is relativized and magnified by the point of view of A. J. Greimas, who defends the centrality of the conceptualization rather than the formalization and the terminological production. Thus, this study proposes and analyses two types of metalinguistic elaboration based on the dialogue with previous theories and disciplines: the borrowing and the redefining. KEYWORDS: Metalanguage; Semiotics; Terminology; Concept; Term; Algirdas Julien Greimas.

Introduo
A qualidade da bebida que bebemos depende muito mais do caf do que da cafeteira. A formalizao (e, em geral, os mtodos lgico-matemticos introduzidos artificialmente) a cafeteira . A.J. Greimas (1980, p. 54)1

Todas as tradues das obras em lngua estrangeira so nossas.


Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

[O lxico cientfico] tomado na comunicao, comporta-se como qualquer outro lxico: difuso, emprstimos, analogias intervm e so acompanhadas de mudanas de sentido, a sinonmia e a polissemia persistem, ligadas atividade cientfica ela mesma; em todos os casos observa-se um trabalho constante de reformulao. Claudine Normand (1990, p. 177)

A Semitica discursiva uma teoria do discurso frequentemente considerada difcil pela especificidade de sua metalinguagem. No raramente, o pesquisador e o estudante nefitos queixam-se do semiotiqus, esse dialeto de lxico supostamente bem (inter)definido, verdadeiro labirinto hipertextual (FIORIN, 2008, p. 9), que familiar aos leitores dos dois tomos do Dicionrio de A. J. Greimas e J. Courts e do enciclopdico Tenso e Significao, de J. Fontanille e C. Zilberberg. Dentro e fora das cincias humanas, no foram poucos os estudiosos que defenderam a ideia de que, na produo da cincia, novas concepes tericas devem ser acompanhadas de uma igualmente nova terminologia. Entre os principais defensores dessa ideia, particularmente no mbito das cincias humanas, nos sculos XIX e XX, esto C. S. Peirce, R. Bastide e . Benveniste. Uma leitura cuidadosa da metalinguagem arrolada e definida nos dois tomos do Dicionrio nos mostra, como costuma acontecer na produo de textos e discursos, que a criao terminolgica e a criao conceitual no se produzem por gerao espontnea, a partir de um grau zero do pensamento, e mantm um intercmbio mais ou menos explcito, por meio de emprstimos e de redefinies, com a tradio cientfica em que est imersa e da qual, por vezes, se esfora em se separar. A seguir, apresentaremos (1) algumas ideias a respeito da produo terminolgica e conceitual no campo cientfico, de modo a preparar o terreno para (2) colocar em questo o papel da metalinguagem na economia da teoria semitica, especialmente na sua forma de produo e circulao por meio de dicionrios, e, finalmente, (3) abordaremos os emprstimos e redefinies que foram operados em torno do conceito de ponto de vista e de seus correlatos perspectiva e focalizao 2, e que marcaram, em sentido amplo, a construo da identidade e da alteridade da Semitica em face s teorias da lngua, da literatura e do discurso. 1 Termo ou conceito? Distinguiremos termo de conceito por meio de uma definio corrente nos estudos de Terminologia:
[...] o termo [...] uma designao por meio de uma unidade lingustica de um conceito definido em uma lngua de especialidade. O termo , portanto,
2

As entradas ponto de vista, perspectiva e focalizao foram tomadas do primeiro tomo do Dicionrio nessa sequncia a fim de conservar uma ordem de anlise que fosse do conceito englobante (ponto de vista) ou simplesmente distinto (perspectiva) ao conceito englobado (focalizao). O texto integral das entradas, digitalizado a partir de Greimas e Courts (2008), pode ser consultado, respectivamente, nos Anexos A, B e C. Limitamo-nos anlise to somente das entradas do primeiro tomo do Dicionrio, que nos pareceram suficientemente esclarecedoras sobre as operaes de emprstimo e redefinio que procuramos descrever. No segundo tomo do Dicionrio, Greimas e Courts (1986) faro constar novamente as trs entradas com complementos e propostas de Jacques Fontanille e crticas de Franoise Bastide.
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

uma unidade lexical com um contedo especfico dentro de um domnio especfico (BARROS, 2004, p. 38-9).

Dessa definio depreende-se que o termo a denominao do conceito, e este, por sua vez, pertinente como contedo especfico em uma dada especialidade, em nosso caso, a Semitica:
[A lngua de especialidade um] sistema de comunicao oral ou escrita usado por uma comunidade de especialistas de uma rea particular do conhecimento (PAVEL; NOLET apud BARROS, 2004, p. 39).

Para o semioticista, talvez no seja fcil pensar sua prtica analtica como atravessada, e at mesmo viabilizada, por uma lngua de especialidade. Segundo essa concepo, o semioticista deveria renunciar a qualquer narcisismo para se enquadrar na vala comum daqueles que, defendendo aquilo que pode ser um projeto de vida, exercem uma atividade profissional, nos seguintes termos explicitados por Maria da Graa Krieger (2006), que nos oferece uma hiptese sobre a abundncia e a relevncia do lxico especializado na atualidade:
Na realidade, o sculo XX o cenrio maior de grande desenvolvimento e consolidao da terminologia, quer como instrumental lingustico a servio da comunicao profissional, quer como campo de conhecimento. O crescimento desse componente lingustico, denominado de lxico especializado, est diretamente relacionado exponencial ampliao do conhecimento cientfico e da produo tecnolgica, uma das mais marcantes caractersticas do final do milnio. Em consequncia, novos termos surgem e se multiplicam para batizar as inovaes que surgem cotidianamente (KRIEGER, 2006).

Ar do tempo? O fato que, no campo das teorias do discurso, o sculo XX foi marcado pela exigncia de cientificidade, exigncia que Greimas assumiu enquanto projeto de vocao cientfica e que nos legou o conforto e o desconforto de que goza o semioticista entre os demais interessados pela linguagem. Sentimo-nos confortveis porque ns nos entendemos, partilhamos mais ou menos os mesmos termos que, se tudo corre bem, recobrem os mesmos conceitos. Mas, ainda assim, algo no vai bem, algo nos causa desconforto: nossos vizinhos pouco ou nada nos compreendem, nossos termos no so to precisos e articulados ao conjunto da teoria como imaginamos, muitos de nossos conceitos caem em desuso ou em completo descrdito no limiar de cada dcada. E, entretanto, podemos, ainda, nos dizer (e nos reconfortar): o projeto era e novo, arrojado, indmito at, e exige uma intensa atividade de conceitualizao que nos remete forosamente diversidade e novidade terminolgicas.

2 O partido tomado da cientificidade e da criao terminolgica Em A tica da terminologia (1903), de Charles Sanders Peirce, podemos encontrar, de forma condensada e elaborada ao mesmo tempo, o iderio cientfico herdado das cincias naturais que grassava no pragmatismo americano da poca. As seguintes passagens do ensaio ilustram o partido peirciano sobre a terminologia:
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

A trama de todo pensamento e de toda pesquisa so smbolos, e a vida do pensamento e da cincia a vida inerente aos smbolos. [...] desejvel que qualquer ramo da cincia tenha um vocabulrio que fornea uma famlia de palavras cognatas para cada conceito cientfico, e que cada palavra tenha um nico e exato significado, a menos que seus diferentes significados se refiram a objetos de diferentes categorias que nunca podero ser confundidas umas com as outras. [...] A cincia est continuamente ganhando novos conceitos, e todo novo conceito cientfico deveria receber uma nova palavra ou, melhor, uma nova famlia de palavras cognatas. [...] A primeira regra de bom gosto ao escrever usar palavras cujos significados no sero mal interpretados; e se o leitor no conhece os significados das palavras, infinitamente melhor que ele saiba que no os conhece. [...] Todo aquele que deliberadamente usar uma palavra ou outro smbolo em qualquer outro sentido que no o que lhe foi conferido por seu nico e legtimo criador comete uma vergonhosa ofensa contra o inventor do smbolo e contra a cincia, e torna-se dever dos demais encarar tal ato com desprezo e indignao (PEIRCE, 1995, p. 39-42).

Percebemos nesses excertos a posio exigente de Peirce em relao produo de conhecimento, segundo regras estritas de um mtodo lgico-formal que no admite o contraditrio e estigmatiza a impreciso, a mistura 3, em suma. Embora partidrio de concepes inovadoras sobre a semiose, a ao dos signos, que para ele se desenvolveria de modo ilimitado e contnuo, Peirce revela nesse ensaio uma viso conservadora sobre a semiose no campo da atividade cientfica, que deveria ser controlada, mediada, por uma terminologia rigorosa. Anos depois, no final dos anos 1950, no diferente a posio que revela Roger Bastide, em sua Introduo ao uso do termo estrutura (1959), sobre a importncia da preciso terminolgica e do obstculo que sua ausncia ao projeto das cincias humanas:
Nenhuma cincia conseguiu realizar progressos substanciais sem dispor de um vocabulrio tcnico perfeito. [...] Entretanto, as cincias humanas e, em especial, as cincias sociais, ainda no apresentaram esse vocabulrio tcnico perfeito, indispensvel aos seus futuros progressos. Com efeito, apresentaram elas diversos vocabulrios tcnicos, mas cada qual feito por um autor, fato este que vem impossibilitar o trabalho comum (BASTIDE, 1971, p. 1).

Vocabulrio perfeito, futuros progressos... Essas consideraes evocam nossas expectativas mais guardadas e hoje praticamente inconfessveis: resqucios do tempo em que se referia a uma cincia formal como a Lingustica como sendo uma cincia -piloto?

Utilizamos neste trabalho os termos mistura e triagem na acepo que lhes corrente na Semitica tensiva, em especial nas definies reunidas no captulo Valor de Tenso e significao (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001, p. 39-59).
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

Em uma perspectiva muito prxima das posies de Peirce e Bastide, . Benveniste, em Gnese do termo cientfico (1969), explicita de um modo muito particular a relao entre termo e conceito e afirma um programa forte de dominao, ou melhor, imposio de nossos pontos de vista cientficos:
A constituio de uma terminologia prpria marca, em toda cincia, o advento ou o desenvolvimento de uma conceitualizao nova, assinalando, assim, um momento decisivo de sua histria. Poder-se-ia mesmo dizer que a histria particular de uma cincia se resume na de seus termos especficos. Uma cincia s comea a existir ou consegue se impor na medida em que faz existir e em que impe seus conceitos, atravs de sua denominao. Ela no tem outro meio de estabelecer sua legitimidade seno por especificar seu objeto denominando-o, podendo este constituir uma ordem de fenmenos, um domnio novo ou um modo novo de relao entre certos dados. O aparelhamento mental consiste, em primeiro lugar, de um inventrio de termos que arrolam, configuram ou analisam a realidade. Denominar, isto , criar um conceito, , ao mesmo tempo, a primeira e ltima operao de uma cincia (BENVENISTE, 1989, p. 250).

A julgar por esse excerto, para Benveniste, a questo da metalinguagem e de seu bom uso na produo da cincia parece se dar explicitamente mais no campo de uma sociologia do conhecimento ou histria das ideias, na medida em que ele evoca valores como pertencimento, prevalncia e legitimidade, do que propriamente no interior de um dado projeto epistemolgico. 3 A metalinguagem no um clube de discurso Em Notes sur le mtalangage, Greimas (1980) vai explicitar o desconforto com a metalinguagem que mencionamos anteriormente por meio de afirmaes como as pessoas de bem nos pedem que falemos de maneira simples, como todo mundo ou, ainda, do ponto de vista sociolingustico, a situao da Semitica desconfortvel (GREIMAS, 1980, p. 48). O problema da metalinguagem enfrentado em toda a sua dimenso, especialmente em relao s reaes adversas que o semiotiqus causa:
Por que tantos protestos [sobre a metalinguagem]? o problema da diferenciao cultural de uma comunidade lingustica em socioletos (clubes de discurso) e conotaes sociais que desenvolve sua existncia e suas manifestaes: 1) O emprego da metalinguagem pode ser/parecer terrorista; 2) A reao pode ser: a imitao, a rejeio, o contra -ataque ou a acusao (justificada ou no) de fazer uso de jargo (GREIMAS, 1980, p. 48).

Reconhecida a dimenso social do uso da metalinguagem em Semitica, o bom lituano vai orientar a discusso sobre a metalinguagem na direo que ele imagina ser apropriada, o que, como era de se esperar, no se limita a uma reflexo de ordem socioletal sobre a metalinguagem, mas recentra a questo no mbito do projeto cientfico da prpria Semitica:

Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

preciso reconhecer: a metalinguagem no uma linguagem no sentido estrito do termo, isto , um meio de comunicao que permite que os membros de um clube se compreendam. Ela tem uma finalidade prpria, a descrio ou a construo de um objeto cientfico: a determinao das partes em relao ao todo (e inversamente), seu funcionamento, os percursos que permitem produzir, a partir de regras gerais, objetos particulares, etc. Em suma, a construo de uma teoria (GREIMAS, 1980, p. 52).

A metalinguagem no um dialeto, no a senha para o bom convvio cientfico, mas, antes, a manifestao lexical de uma fina rede conceitual que se organiza por meio de dependncias, de modo a explicitar e a descrever a complexidade das semiticasobjeto. Quando se considera a metalinguagem segundo essa perspectiva, a sua produo torna-se um processo vagaroso e complexo, que avana a partir da anlise e da confrontao (a descrio semntica) e da tentativa de estabilizao da rede conceitual:
Existe uma fase prvia na elaborao de uma teoria formal, uma fase de conceitualizao. Ela compreende dois nveis, duas problemticas distintas: a) a descrio semntica propriamente dita; b) a construo conceitual (GREIMAS, 1980, p. 52).

s etapas de descrio semntica e construo conceitual, Greimas acrescentar a etapa final de formalizao, esta ltima sendo mais superficial e menos necessria do que as outras, a julgar pela epgrafe que deflagrou o presente trabalho: A qualidade da bebida que bebemos depende muito mais do caf do que da cafeteira. A formalizao (e, em geral, os mtodos lgico-matemticos introduzidos artificialmente) a cafeteira (GREIMAS, 1980, p. 54). 4 O Dicionrio de Semitica: lugar de construo da teoria e da metalinguagem A demanda explcita por uma metalinguagem bem formulada, cuja conceitualizao abre caminho para a escolha terminolgica e para a formalizao, passou a ser, a partir do final dos anos 1970, com a publicao do Dicionrio e dos primeiros manuais de Semitica (COURTS, 1976; GROUPE DENTREVERNES, 1979; HNAULT, 1979), um elemento programtico e identitrio importante entre os praticantes da Semitica de origem greimasiana. A publicao, em 1979, do Dicionrio de Semitica, de Greimas e Courts (2008), parece tributria desse esforo, por um lado, de difuso das prticas analticas da Semitica e, por outro, de um programa de gesto da teoria, de demarcao de terreno e conteno ou guarda de seus nascentes e moventes termos de primeira poca. Basta lembrar que um termo como figurativo, que acabou por se impor a partir dos anos 1970, conheceu sucessivas elaboraes terminolgicas, como, por exemplo, cosmolgico, exteroceptivo (entrada exteroceptividade), semiolgico e prtico, todas registradas no Dicionrio, que a um s tempo enciclopdico e hesitante ou polmico em relao triagem metalingustica. Pode-se dizer que o Dicionrio mais lanou do que fez propriamente conhecer as bases da Semitica. A opo por essa soluo lexicogrfica, que pode ser considerada original e tipicamente greimasiana, vem ao encontro de exemplos to basilares quanto clssicos na Semitica europeia. Como Saussure, que definiu, em notas diversas e no Curso (SAUSSURE, 2002, p. 262; SAUSSURE, 2005, p. 32-35), o escopo e o carter da Semiologia
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

antes mesmo que ela viesse a se desenvolver, ou, ainda, Hjelmslev, que fez constar ao final de seus Prolegmenos uma lista de 108 definies de termos essenciais sua teoria da linguagem (HJELMSLEV, 2003, p. 137-141), Greimas e Courts pareciam estar de acordo a respeito do valor programtico das definies. Em seu prlogo ao Dicionrio, Greimas e Courts (2008, p. 11), ao esboarem o quadro epistemolgico da poca, em que a Lingustica [...] com sua tradio mais do que secular havia [...] enveredado pelo caminho de um rigor lgico-matemtico e as correntes semiticas de inspirao metafsica ou ideolgica conheciam um esgotamento [...] previsvel, apontam a necessidade de um esforo no de unificao, mas, antes, de homogeneizao, para instaurar, ainda que com certo partidarismo, um lugar de aproximao, de comparao e avaliao. a esse partidarismo, a esse movimento de triagem conceitual e terminolgica, que Paolo Fabbri (1992) alude em Introduction un dictionnaire sans moyens termes (1986), que serve de prefcio traduo italiana do Dicionrio. Para o semioticista italiano, o Dicionrio sustenta com maestria o seu delicado equilbrio nos princpios de pertinncia e adequao, mantendo sua coerncia pelo uso do princpio de pertinncia por adequao horizontal (termos monossmicos em relao de coerncia e coeso) e por adequao vertical (com a linguagem objeto descrita). Grosso modo, trs seriam os pontos, para Fabbri, que ficam patentes na leitura do Dicionrio, segundo a avaliao que ele fazia sem complacncia, indicando lacunas imperdoveis como a do verbete paixo (FABBRI, 1992, p. 16): (1) o Dicionrio faz homologaes tericas provisrias, (2) omite-se sobre temas importantes e (3) pensa ignorar as modas, mas no est prova delas. A leitura de Fabbri sobre o Dicionrio explicita, em linhas gerais, problemas recorrentes que a soluo lexicogrfica mencionada anteriormente trouxe para a produo da teoria semitica e para a sua circulao nas esferas acadmicas. Essa situao chega ao seu pice quando publicado, em 1986, o segundo tomo do Dicionrio, em que Greimas e Courts figuram apenas como organizadores e autores de poucos verbetes e em que os verbetes so redigidos em seu conjunto por vinte colaboradores. Alm disso, cada verbete do segundo tomo do Dicionrio identificado, de incio, com os cdigos N, C, D ou P (N = nova entrada; C = complementos; D = debate; P = proposta) e, ao final, assinado pelas iniciais de seu redator. Poucos semioticistas souberam como H. Parret que no participou da elaborao do segundo tomo apontar os riscos que essa babel autoral e metalingustica que o Dicionrio de 1986 poderia acarretar para o desenvolviment o da Semitica. Em Les avenirs de la Smiotique (1986), texto reunido em um nmero da Actes Smiotiques Bulletin intitulado Autour dun dictionnaire, Parret (1986, p. 9) afirma sair em defesa do protossemioticista ao levantar uma srie de pontos problemticos em relao ao texto do segundo tomo do Dicionrio. Esses pontos ilustram de maneira bastante clara os problemas ligados a uma conceitualizao inacabada e ausncia de uma efetiva e coerente formalizao. Eis alguns dos pontos alm dos erros de tipografia e dos equvocos ou omisses de referncias bibliogrficas que nos parecem mais contundentes: 1) A profuso dos estilos; 2) A domesticao do charme (tentativas de seduo por meio de modismos); 3) A pseudossemiotizao de noes filosficas; 4) As armadilhas da formalizao; 5) A arbitrariedade das entradas e o recalque das problemticas; 6) O perspectivismo (o partido tomado na escolha) dos contedos; e 7) A relao paradoxal do segundo tomo (o filho) com o primeiro (o pai). Por mais penetrantes que sejam cada uma dessas crticas, seu interesse reside menos no que elas tm de justificado e pertinente e mais na constatao geral de que a
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

empreitada do segundo tomo do Dicionrio equivale a um momento crtico da Semitica e de sua metalinguagem. De certo modo, esse momento crtico da Semitica antecipou em termos de efeitos na comunidade de semioticistas, o cenrio ps-greimasiano em que a Semitica se desenvolveria dez ou vinte anos depois, no qual os conceitos e termos se multiplicam exponencialmente e caem em desuso com a mesma velocidade. 5 Emprstimos e redefinies Definido pelo Houaiss Eletrnico como ato de emprestar e aquilo que se empresta ao passo que emprestar seria pr disposio; ceder temporariamente , o lexema emprstimo evoca neste trabalho o sentido que adquiriu na Lingustica histrica e na Sociolingustica. Nessa acepo, que no se distancia da acepo do Houaiss, um emprstimo pode ser definido como a operao em que um falar A usa e acaba por integrar uma unidade ou um trao lingustico que existia precedentemente num falar B e que A no possua (DUBOIS, 2011, p. 209). Essa operao pode se dar por integrao parcial ou total. O emprstimo, no portugus brasileiro, por exemplo, do lexema site do ingls um caso de integrao parcial: tomou-se a forma da lngua de origem sem integrao fonolgica e ortogrfica. No caso do emprstimo de apagn ou blackout, respectivamente do espanhol platino e do ingls, a integrao foi completa, como se pode perceber nos lexemas apago e blecaute, que apresentam integraes fonolgicas, morfolgicas e ortogrficas. Os emprstimos de que tratamos nesta seo no ocorrem no nvel de pertinncia lingustico das unidades de carter fonolgico, mrfico ou sinttico, mas nos nveis de pertinncia lexical e discursivo, manifestando-se pela introduo, na lngua de especialidade da Semitica, de termos herdados de outros domnios tericos, por meio de citaes e aluses, em um verdadeiro processo de intertextualidade. esse o caso do termo ponto de vista e de seus correlatos perspectiva e focalizao no Dicionrio de Semitica, termos esses cuja suposta paternidade atribuda Teoria Literria, mais especialmente a Grard Genette. Foi a partir das ideias de C. Brooks & R. P. Warren, e W. Booth, N. Friedman, J. Pouillon e T. Todorov, dentre outros, que Genette, em seu clebre Discours du Rcit (1972), reconfigurou a relao entre voz (do narrador) e modo (de apresentao da narrativa), conferindo a este ltimo o registro dos pontos de vista que circulam na narrativa (GENETTE, 1972, p. 203)4. Os termos ponto de vista, perspectiva e focalizao so definidos no domnio da Teoria Literria por outros dicionrios especializados, como, por exemplo, o de Reis e Lopes (2011) e o de Prince (2003) 5. Nesses dicionrios, nos quais o ponto de vista aparece como um fenmeno mais amplo da narrao, em relao ao qual a perspectiva um elemento de avaliao e a focalizao um operador complexo (focalizao interna, externa e no focalizao), a meno direta ou indireta a Genette constante e, em termos narrativos e fiducirios, contratual: os dicionaristas limitam-se a retomar os pressupostos genettianos, no mximo, complementando-os com pressupostos de outros autores. No Dicionrio de
4

Nosso interesse no promover a arqueologia completa do conceito de ponto de vista, mas observar como o Dicionrio de Semitica incorpora o conceito e seus correlatos e como procede a tomadas de posio mais ou menos explcitas nessa oper ao. Para uma exposio detalhada sobre o conceito de ponto de vista, remetemonos pesquisa O ponto de vista em Semitica: uma abordagem tensiva, desenvolvida sob nossa orientao por Maria Goreti Silva Prado no Curso de Mestrado do Programa de Ps-graduao em Lingustica e Lngua Portuguesa da FCLAr/Unesp (Proc. Fapesp n. 2011/04204-4). 5 Em Reis e Lopes (2011), a entrada ponto de vista no recebe propriamente definio, ela remete entrada perspectiva narrativa.
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

Semitica, embora o vulto de Genette seja tambm evocado direta ou indiretamente, o tipo de relao estabelecida com a tradio genettiana oscila entre o contratual e o polmico. O Dicionrio classifica o ponto de vista como um conceito de definio intuitiva e demasiadamente complexa (GREIMAS; COURTS, 2008, p. 377), quase indefinvel, que se distingue da perspectiva (esta no dependeria do sujeito observador e se assentaria na relao direta entre enunciador e enunciatrio) e que depende das operaes de focalizao, j que estas selecionam diferentes tipos de observador. Na entrada ponto de vista, que define o termo como um conjunto de procedimentos utilizados pelo enunciador para fazer variar o foco narrativo 6, isto, para diversificar a leitura que o enunciatrio far da narrativa, no se menciona o nome de Genette, mas, sim, os termos genettianos: os esforos tericos sucessivos [que] tentaram extrair da [da noo de ponto de vista] articulaes definveis, tais como a colocao em perspectiva e a focalizao. Esse ponto de partida da elaborao do conceito de ponto de vista, ponto de formulao em que se reconhece sua generalidade e as tentativas de conceituao e formalizao. Eis o terreno do emprstimo: emprstimos lexical e conceitual que alinham as preocupaes da Semitica com a enunciao dos textos narrativos aos princpios gerais da pesquisa genettiana sobre narrao. No toa que Genette mencionado no prlogo do Dicionrio como um terico que tem trabalhos valiosos para a Semitica da poca (GREIMAS; COURTS, 2008, p. 14). No cenrio do emprstimo, a mistura se dissemina enquanto valor, tendendo ao universal, multiplicando e dilatando o indistinto na extensidade das expanses discursivas. Muitas vezes acoplada a um emprstimo metalingustico, encontramos uma redefinio. O lexema definio tem no Houaiss as seguintes acepes: delimitao exata, estabelecimento de limites, deciso, determinao, resoluo e manifestao clara; revelao. Nesses trs conjuntos de acepes, podemos observar propriedades constitutivas da definio (delimitao, assuno e evidncia) que a caracterizam pelos valores da triagem, de cunho absoluto, que operam por excluso e concentrao, com a intensidade que lhes prpria. O morfema re, que remete, segundo o Houaiss, repetio, iterao, faz da redefinio uma operao de triagem mais explcita, na medida em que podemos pensar que a redefinio uma operao de segundo grau que converte o definido em redefinido. uma operao de redefinio que se d ao final da entrada ponto de vista, quando aps um emprstimo iminentemente contratual, Greimas e Courts (2008, p. 119) instauram a polmica que demarca a definio semitica do conceito: um melhor conhecimento da dimenso cognitiva dos discursos narrativos levou-nos [...] a prever a instalao, no interior do discurso, do sujeito cognitivo dito observador. Essa (re)definio, ainda que tenha sido introduzida nas ltimas linhas do verbete e sem maiores esclarecimentos, mostra-nos que o emprstimo do termo ponto de vista da herana de anlise literria foi um emprstimo de integrao parcial, j que no recobriu, ou melhor, no preencheu homogeneamente o emprstimo lexical, reservando nele lugar para a heterogeneidade conceitual-discursiva. Se para Genette (1972, p. 183) a perspectiva, ao lado da distncia, uma modalidade essencial que regula a informao narrativa (PRINCE, 2003, p. 72) segundo um dado ponto de vista, para Greimas e Courts (2008, p. 367), diferentemente do ponto de vista, que necessita da mediao de um observador, a perspectiva vale-se da relao
6

A expresso foco narrativo, em ingls focus of narration, foi cunhada por C. Brooks & R. P. Warren em seu conhecido Understanding fiction (1943). O termo foi introduzido em lngua francesa (foyer narratif) provavelmente pelas mos de Genette (1972, p. 203). Em portugus, como observam Reis e Lopes (2011, p. 165), o termo muito usual em estudos de provenincia brasileira.
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

enunciador/enunciatrio e depende dos procedimentos de textualizao. Em Genette, a regulao da informao narrativa d-se no interior do discurso narrativo pela perspectiva que orienta os procedimentos de focalizao (REIS; LOPES, 2011, p. 323). Na Semitica, de acordo com a definio citada do Dicionrio, a perspectiva, por estar ligada textualizao, diz respeito escolha que [o enunciador] levado a fazer quando da organizao sintagmtica dos programas narrativos, podendo conservar dois programas narrativos opostos para controlar sua manifestao textual e seu nvel de explicitao ou, diferentemente, proceder por ocultao, seu correlato contrrio , que se pauta pela eliminao total da manifestao do programa narrativo do sujeito em proveito do programa do antissujeito (ou vice-versa) (GREIMAS; COURTS, 2008, p. 349). Para os autores do Dicionrio, perspectiva e ocultao so prerrogativas do enunciador em seu jogo com o enunciatrio e no implicam a presena de um observador. Se esse posicionamento corresponde ingenuidade dos clebres dicionaristas poca, no nos cabe aqui avaliar7. O fato que a entrada perspectiva em muito e desde o comeo se afasta da definio genettiana, configurando um caso de emprstimo lexical e de redefinio discursiva. Na entrada focalizao, nica das trs at aqui analisadas que fazem meno explcita G. Genette, Greimas e Courts (2008, p. 214) vo nos oferecer duas acepes do termo. A primeira consiste na semiotizao narrativa do conceito genettiano, que definido como a delegao pelo enunciador a um sujeito cognitivo, chamado observador, e a sua instalao no discurso narrativo ou, ainda, como um procedimento de debreagem actorial. Essa primeira definio, de base genettiana, dada pelos dicionaristas como provisria, j que no explicaria todos os modos de presena do observador e nem a constituio de espaos cognitivos parciais e, por isso, complexos. Procedimento curioso o do Dicionrio de Semitica, que semiotiza um conceito j existente, obedecendo estritamente aos seus limites, para, em seguida, dizer que o conceito provisrio, por no abarcar todos os casos. Esse seguramente um caso de emprstimo total, mas um emprstimo que feito na falta de um mais adequado ou na impossibilidade de criao terminolgica ou conceitual, que serve bem ao carter mais enciclopdico do que analtico que o Dicionrio adota por vezes. A segunda acepo de focalizao do Dicionrio, essa de carter discursivo estritamente redefinicional, conceituar por focalizao o procedimento, de base aspectual, que consiste em inscrever (ou em delimitar), por aproximaes concntricas sucessivas, um ator ou uma sequncia narrativa, em coordenadas espao-temporais cada vez mais precisas. Essa acepo descreve a autonomia que o enunciador tem de concentrar e coordenar narrativas e sujeitos ao longo de uma narrativa e de coloc-los em foco quando achar necessrio. Como se pode perceber, o estudo das operaes de emprstimo e redefinio do termo ponto de vista e de seus correlatos mostra-nos que o emprstimo lexical, que se d como alternativa criao terminolgica, no implica necessariamente emprstimo conceitual-discursivo, j que certos termos so elaborados, do ponto de vista discursivo, por emprstimos seguidos de redefinies (o ponto de vista, a focalizao) e outros por puras redefinies (a perspectiva).
7

No segundo tomo do Dicionrio, na retomada da entrada perspectiva. J. Fontanille reformular a definio de Greimas e Courts (2008, p. 367) segundo a qual a perspectiva prescindiria de um sujeito observador, afirmando que pode-se considerar, por exemplo, que a perspectiva necessita da mediao de um observador tanto quanto o ponto de vista, desde que se defina o observador como um actante e no como um at or (GREIMAS; COURTS, 1986, p. 165). Esse um caso de redefinio discursiva no prprio mbito da metalinguagem semitica.
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

10

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

Consideraes finais
Este dicionrio no fecha, abre rotas, sendeiros, caminhos... J. L. Fiorin (2008, p. 9)

Embora as posies de Peirce, Bastide e Benveniste evocadas anteriormente sobre a importncia da terminologia na definio e criao de um novo campo cientfico no estejam exatamente em desuso ainda que revelem um iderio cientfico das cincias naturais, caro aos sculos XVIII e XIX a relevncia e, sobretudo, a necessidade de uma metalinguagem rgida e distinta do senso comum vm recebendo nas ltimas dcadas algumas crticas duras e nem sempre bem fundadas, verdade, mas que do margem certamente reflexo, na medida em que colocam em risco as certezas mais correntes sobre a terminologia. Um bom exemplo dessas crticas a polmica que causaram Sokal e Bricmont (1999) com sua acusao de que certos pensadores nas cincias humanas, dentre outras imposturas intelectuais, extrapolam o bom-senso e a razo ao usarem sem rigor termos das cincias exatas para definirem vaga e metaforicamente algumas de suas ideias, o que sinaliza, no mnimo, que h algo que no vai bem no terreno da terminologia em humanidades. Outro exemplo contundente, e mais recente, a crtica que Gusmo (2012) faz a alguns pensadores das cincias sociais que teriam multiplicado o uso de termos e conceitos, distanciando-se do mundo do senso comum, de um possvel real de que justamente esses conceitos deveriam supostamente dar conta. isso que ele chamar em seu livro de fetichismo do conceito, denunciando o enamoramento dos intelectuais pelos conceitos e termos em detrimento dos problemas que tm a resolver. Na Semitica de inspirao Greimasiana, embora o esforo de publicao de dois dicionrios de Semitica testemunhe um apreo intenso pelo rigor da metalinguagem, vimos como a posio de Greimas (1980) a esse respeito cuida de relativizar o papel da terminologia e da formalizao e priorizar a atividade de conceitualizao, considerada uma operao mais central e mais profunda na concepo da teoria, porque baseada em crpus concretos de anlise. Nesse sentido, Greimas seguido por Parret (1986) e Fabbri (1992) que, ainda que no abordem exatamente a centralidade da conceitualizao no trabalho terico, ao passo que reconhecem uma srie de desafios ou inconsistncias no trabalho dos dicionaristas dos dois tomos do Dicionrio de Semitica, deixam entrever que a atividade de fechamento metalingustico, de acabamento monossmico de um termo, no algo fcil e natural, mas decorre de emprstimos e redefinies, em suma, de tomadas de posio mais ou menos conscientes e confessas. Os emprstimos e redefinies realizados pela metalinguagem de inspirao greimasiana em relao a termos correntes em outras disciplinas do discurso no so sempre to categricos e nem to fceis de notar aparentemente quanto os que escolhemos para desenvolver este trabalho. Os emprstimos, como os realizados em torno do termo ponto de vista e seus correlatos, pautam-se pela mistura, que convoca as origens e os desenvolvimentos do termo em questo e os reorganiza sem delimitar claramente sua extenso operatria dentro e fora da Semitica. As redefinies, que atuam acopladas aos emprstimos, procedem essencialmente por triagem, selecionando no conceito de partida os elementos definicionais que podem ser aproveitados no conceito de chegada e lhes conferindo nova identidade (ou, simplesmente, alteridade) em relao ao repertrio terico de que foram extrados. Essa identidade,
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

11

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

dependendo da intensidade da visada adaptativa e da extensidade da redefinio, pode ser mais polmica ou, ainda, mais contratual. Dizer que a Semitica, em relao Lingustica, Antropologia, Teoria Literria, Filosofia ou s Teorias do Discurso de sua poca, tenha elaborado sua metalinguagem to somente por meio de emprstimos e redefinies est longe de corresponder a uma viso de conjunto sobre os fatos. A soma das operaes de apropriao ou de dilogo com as tradies que lhe so anteriores deve certamente ser bem maior, j que, ao lado das operaes de emprstimo e redefinio, poderamos encontrar nos dois tomos do Dicionrio de Semitica, sob pena de inventrio e definio exaustivos, operaes de assimilao, excluso, denegao, foracluso, etc., que nos permitiriam, como indica a isotopia sugerida pelos dois ltimos termos, fazer a psicanlise da me talinguagem semitica ou, em outras palavras, estas mais exatas, a crtica metodolgica da Teoria Semitica por meio do percurso da elaborao e da circulao de sua metalinguagem. Desse modo, vemos como em Semitica, frequentemente, no estamos diante de um vocabulrio to estvel e preciso quanto imaginamos, e muito menos completamente pertinente e adequado. Essas fissuras na couraa metalingustica impem ao analista um quadro passional bem diferente daquele que costuma se instalar nos grandes momentos de fervor metalingustico. Diante da imperfeio do modelo e de sua terminologia, o semioticista provocado a exercer a vigilncia, a desconfiana, a tolerncia ou a humildade como formas de vida.

REFERNCIAS BASTIDE, R. Introduo ao estudo do termo estrutura. In: BASTIDE, Roger (Org.). Usos e sentidos do termo estrutura nas cincias humanas e sociais . Trad. Maria Heloiza Schabs Cappellato. Herder/Edusp: So Paulo, 1971. BENVENISTE, . Gense du terme scientifique. In: BENVENISTE, mile. Problmes de linguistique gnrale 2. ditions Gallimard: Paris, 1974. COURTS, J. Introduction la smiotique narrative et discursive. Paris: Hachette, 1976. DUBOIS, J. Dicionrio de lingustica. 16. ed. Trad. Frederico Pessoa de Barros et al. So Paulo: Cultrix, 2011. FABBRI, P. Pertinence et adquation. Trad. Francis Debyser. Nouveaux Actes Smiotiques, n. 19, Pulim, Limoges, 1992. FIORIN, J. L. Prefcio. In: GREIMAS, A. J., COURTS, J. Dicionrio de semitica. Trad. Alceu Dias Lima et al. So Paulo: Contexto, 2008. FONTANILLE, ; ZILBERBERG, C. Tenso e significao. Trad. Iv Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. So Paulo: Discurso/Humanitas, 2001. GENETTE, G. Figures III. Paris: ditions du Seuil, 1972. GREIMAS, A. J. Notes sur le mtalangage. Actes Smiotiques Bulletin, vol. III, n. 13, maro de 1980. GREIMAS, A. J., COURTS, J. Smiotique: dictionnaire raisonn de la thorie du langage. Paris: Hachette, 1979.
Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

12

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

________. Smiotique: dictionnaire raisonn de la thorie du langage (tome 2). Paris: Hachette, 1986. ________. Dicionrio de semitica. Trad. Alceu Dias Lima et al. So Paulo: Contexto, 2008. GROUPE DENTREVERNES. Analyse smiotique des textes: introduction thorie pratique. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1979. GUSMO, L. de. O fetichismo do conceito. So Paulo: Editora Topbooks, 2012. HNAULT, A. Les enjeux de la smiotique. Introduction la smiotique gnrale. Paris: PUF, 1979. HJELMSLEV, L. Prolegmenos a uma teoria da linguagem. 2. ed. Trad. Jos Teixeira Coelho Netto. So Paulo: Perspectiva, 2003. INSTITUTO ANTNIO HOUAISS. Houaiss Eletrnico 1.0. CD-Rom. So Paulo: Objetiva, 2009. KRIEGER, M. da G. Terminologia tcnico-cientfica: polticas lingsticas e Mercosul. Cienc. Cult., So Paulo, v. 58, n. 2, junho de 2006. Disponvel em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000967252006000200017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 Set 2012. PARRET, H. Les avenirs de la smiotique. Actes Smiotiques Bulletin, vol. IX, n. 38, Besanon, junho de 1986. PEIRCE, C. S. A tica da terminologia. In: PEIRCE, Charles Sanders. Semitica. 2. ed. Trad. Jos Teixeira Coelho Netto. Perspectiva: So Paulo, 1995. PRINCE, G. A dictionary of narratology. Lincoln: University of Nebraska Press. 2003. NORMAND, C. Les mots en emploi: lexique et discours. In: NORMAND, Claudine (Org.). La quadrature du sens. Paris: PUF, 1990. REIS, C; LOPES, A.C. M. Dicionrio de narratologia. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2011. SAUSSURE, F. de. Cours de linguistique gnrale. Notas e comentrios de Tullio de Mauro. Paris: Payot, 2005. ________. crits de linguistique gnrale. Paris: Gallimard, 2002. SOKAL, A; BRICMONT, J. Imposturas Intelectuais: o abuso da cincia pelos filsofos ps-modernos. Trad. Max Altman. Rio de Janeiro: Record, 1999.

Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

13

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

ANEXOS ANEXO A Verbete Ponto de vista no Dicionrio de Semitica

ANEXO B Verbete Perspectiva no Dicionrio de Semitica

Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

14

CASA, Vol.10 n.2, dezembro de 2012

ANEXO C Verbete Focalizao no Dicionrio de Semitica

Recebido em: 07/08/12 Aprovado em: 22/10/12

Disponvel em: http://seer.fclar.unesp.br/casa

15

Das könnte Ihnen auch gefallen