Sie sind auf Seite 1von 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Psicologia
1 Srie Prticas Emergentes
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Aline Mide Romano de Barros


Centro Universitrio Anhanguera Leme

Psicologia - 1 Srie - Prticas Emergentes

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Discutir prticas emergentes, bem como suas perspectivas de atuao. Demonstrar as prticas emergentes em psicologia no Brasil, enquanto campos potenciais de atuao do psiclogo no esporte, na justia e no trnsito. Construir material informativo para essa categoria de profissionais.

Produo Acadmica

Relatrios parciais. Confeco de flder. Apresentao em Power Point.

Participao
Para a execuo desta atividade, os alunos devero se organizar previamente em equipes de cinco participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
Os alunos, divididos em equipes, realizaro uma pesquisa terica sobre um dos quatro temas preestabelecidos: (1) As prticas emergentes do psiclogo no Brasil; (2) Psicologia jurdica; (3) Psicologia do esporte; (4) Psicologia do trnsito. Cada grupo ficar responsvel pela pesquisa detalhada de um nico tema, o qual dever ser definido por sorteio. Ao final deste desafio, os alunos confeccionaro um flder, dirigido aos profissionais de psicologia, com informaes relevantes sobre o tema da

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Aline Mide Romano de Barros

Psicologia - 1 Srie - Prticas Emergentes

Pg. 3 de 3

pesquisa, que sejam de fundamental interesse desse pblico-alvo e ressaltem as possibilidades de atuao do profissional da psicologia na rea investigada. A relevncia deste desafio encontra-se na possibilidade de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre a profisso e suas perspectivas, tanto no que tange ao campo de atuao quanto aos aspectos ticos, legais e aos desafios contemporneos.

Objetivo do desafio
Confeccionar um flder, dirigido aos profissionais de psicologia.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Definio dos grupos e temas de trabalho. Esta atividade importante para que voc defina seu grupo de trabalho, bem como o tema que ser desenvolvido. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Rena-se com seu grupo. Lembre-se de que os grupos podero ser compostos por, no mximo, cinco alunos. Passo 2 Para dar sequncia atividade, o professor dever realizar um sorteio dos temas descritos abaixo, que nortearo a confeco dos flderes. Vale lembrar que cada grupo ficar responsvel pela confeco de um nico tema. Caso existam mais grupos do que temas, dois ou mais grupos podero trabalhar com o mesmo tema. Temas para sorteio: a) b) c) d) As prticas emergentes do psiclogo no Brasil. Psicologia jurdica. Psicologia do esporte. Psicologia do trnsito.

Passo 3 Aps a realizao do sorteio, liste os nomes dos integrantes do grupo, bem como o tema sorteado, e entregue ao professor.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Levantamento de referencial terico sobre os temas. Esta atividade importante para que voc realize um levantamento bibliogrfico e adquira os conhecimentos tericos necessrios confeco de seu flder.
Aline Mide Romano de Barros

Psicologia - 1 Srie - Prticas Emergentes

Pg. 4 de 4

Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Individualmente, realize com seu grupo uma pesquisa sobre o tema sorteado. Voc poder utilizar os diversos recursos disponveis, tais como internet, livros, artigos, revistas, entre outros, e levantar o mximo de informaes possveis sobre o seu tema. Preocupe-se em levantar material que contemple os seguintes aspectos: gerais sobre o tema (legais, acadmicos, entre outros); peculiaridades e especificidades do tema; curiosidades interessantes; possibilidades de atuao e interveno do psiclogo nessa rea; fotos e imagens para ilustrar a confeco do flder. Passo 2 Rena-se com seu grupo e discuta o material coletado individualmente. Faa uma sntese das informaes e separe todo o material que for interessante e que ser includo em seu flder. Passo 3 Organize o material em forma de um relatrio parcial, que dever ser entregue ao professor, em data estipulada por ele, seguindo a formatao preestabelecida no item Padronizao desta ATPS.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Construo dos flderes. Esta atividade importante para que voc construa seu flder, utilizando todas as informaes coletadas nas etapas anteriores. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Agora, que o texto e as imagens esto prontos, utilize os diversos recursos disponveis online, para que o flder seja construdo e tenha um padro esttico de excelncia para divulgao das informaes sobre o seu tema. Sites sugeridos para consulta:

Aprendendo com Folders. Produzindo folhetos crticos e informativos em sala de aula. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzdACi XpNTdhYTFhODgtZWJlZi00Y2ZjLWFhOWYtNGIxN2ZjMDVlNmY5&hl=en&authkey=CKv itOYL>. Acesso em: 24 nov. 2011.

Aline Mide Romano de Barros

Psicologia - 1 Srie - Prticas Emergentes

Pg. 5 de 5

Microsoft. Download de alguns modelos prontos para criao de flderes/folhetos. Disponvel em: <http://office.microsoft.com/pt-br/templates/>. Acesso em: 24 nov. 2011. Passo 2 Imprima o flder em quantidade suficiente para oferecer uma cpia para o professor e para cada um de seus colegas de sala no dia da apresentao.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Apresentao final da ATPS. Esta etapa importante para que voc exponha o resultado do seu trabalho. Falar em pblico e expressar suas opinies faz parte da sua futura profisso. Aproveite a oportunidade, enquanto discente, e apresente o seu flder para o professor e os colegas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Construa em Power Point, uma apresentao curta (de at dez minutos) do flder confeccionado pelo seu grupo. Ao final de cada apresentao, o professor dever apresentar seu parecer e abrir oportunidade para as consideraes dos demais alunos sobre o trabalho. Passo 2 Distribua para os colegas da sala de aula e para o professor um exemplar de seu flder. Sugesto: O professor poder organizar um evento para expor esses materiais. Os alunos podero organizar em sua unidade uma exposio dos flderes. Use a criatividade!

Livro Texto da disciplina:


FIORELLI, J. O.; MANGINI, R. (orgs.). Psicologia jurdica. So Paulo: Atlas, 2009. HOFFMANN, M. H.; CRUZ, R. M.; ALCHIERI, J. C. Comportamento humano no trnsito. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003. MACHADO, A. A. Psicologia do esporte: da educao fsica escolar ao esporte de alto nvel. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. MYRA E LOPES, E. Manual de psicologia jurdica. Sorocaba: Minelli, 2007. RUBIO, K. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisas e interveno. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2000.

Aline Mide Romano de Barros

Das könnte Ihnen auch gefallen