Sie sind auf Seite 1von 2

Islndia lidera tecnologia de hidrognio combustvel

Domingo - 29 Jan 2006 . Portal CONPET

http://www.biodieselbr.com/noticias/energia/islandia-lidera-tecnologia-de-hidrogeniocombustivel.htm A Islndia caminha a largos passos para ser o primeiro pas do mundo a substituir os combustveis fsseis pelo hidrognio. O plano, traado h cerca de trs dcadas, comeou a se tornar realidade a partir de 1999, com o incio dos trabalhos da Nova Energia Islandesa - INE, um consrcio de empresas que visa impulsionar a tecnologia do hidrognio no pas.

Os planos da INE so de longo prazo: estima-se que sero necessrios 40 anos at que a tecnologia esteja completamente implementada no pas. No entanto desde 2003 circulam no pas nibus movidos a hidrognio e, at o final de 2006, a INE espera introduzir os primeiros carros alimentados com este combustvel nas ruas.

Suas trs fundadoras, Shell, DaimlerChrysler e e a companhia de energia e metais Norsk Hydro, se uniram ao governo irlands, universidade e instituies de pesquisa para formar um consrcio nico no mundo. O know-how de cada uma das corporaes fundamental para as pesquisas: a Shell contribui com sua experincia na distribuio de combustveis, a DaimlerChrysler com seu conhecimento na fabricao de veculos e a Norsk Hydro a tecnologia de produo do hidrognio.

O objetivo irlands de se tornar o pas pioneiro no uso do hidrognio como combustvel se divide em trs etapas. Num primeiro momento, a idia converter os nibus do pas. Em seguida, os automveis particulares.

A terceira e mais importante etapa converter a frota pesqueira ao hidrognio. A indstria pesqueira uma das maiores fontes de renda do pas: seus subprodutos constituem 62% das exportaes. Devido ao alto consumo de petrleo da frota pesqueira, o consumo per capita de combustvel islands muito mais alto que o de outros pases europeus. O projeto islands tem se desenrolado se grandes problemas. At o momento o projeto

est indo extremamente bem, diz Jon Bjorn Skulason, lder da INE. nico desafio significativo at hoje ocorreu quando um tubo no posto de abastecimento de hidrognio dos nibus, localizado na capital Reykjavik, se rompeu demandando um pequeno reprojeto. Desafios O maior desafio o alto custo da tecnologia. Um nibus movido a hidrognio entre oito e dez vezes mais caro do que um tradicional, movido a diesel. O hidrognio tambm apresenta custo elevado de produo. A tendncia dos custos diminuir ao longo do tempo, com a produo em srie dos veculos.

Outra dificuldade a limitao do tempo de rodagem do veculo a hidrognio: enquanto um tanque de combustvel de nibus a diesel tem combustvel suficiente para rodar entre 18 e 20 horas dirias, o coletivo a hidrognio tem capacidade de armazenao de combustvel para no mximo 12 horas ao dia.

O problema est sendo resolvido com o desenvolvimento pela DaimlerChrysler de uma bateria que acumula as sobras de energia desperdiadas durante seu funcionamento, que poder ser ligada quando o combustvel terminar.

Das könnte Ihnen auch gefallen