Sie sind auf Seite 1von 3

ESTADO DE PERNAMBUCO

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO


Ncleo Regional de Serra Talhada

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito Vara Criminal da Comarca de Triunfo - PE

Processo n 0000095-64.2012.8.17.1520 Autor: Ministrio Pblico Acusado: Edvaldo Antas Pereira Alegaes finais, em favor do acusado.

DOUTO MAGISTRADO,

O Acusado foi denunciado em razo de suposta transgresso ao disposto no art. 15, caput, da Lei n 10.826/03, contudo bem analisando os motivos que ensejaram o Defendente a praticar o ato dito criminoso pela Promotoria de Justia, h de se reconhecer o mesmo agiu a caracterstica de imputvel de que trata o art. 26, caput, do Cdigo Penal, haja vista que se encontrava em verdadeiro e total desenvolvimento mental incompleto, seno vejamos. oportuno acrescentar que muito embora exista grande interesse social em coibir a repetio de fatos similares ao versado no presente processo, foroso reconhecer que o Estado tem grande parcela de culpa no desenlace presente ao penal, o mesmo ocorrendo em relao aos casos anlogos que, diuturnamente, vem ocorrendo, uma vez que o Estado possui a responsabilidade de realizar o devido tratamento atravs de polticas pblicas para adequao do imputvel a convvio social. Observe-se, que a prescrio contida na Constituio Federal, mais precisamente no art. 6, assegurando a toda populao o direito a educao, sade, trabalho, lazer, segurana, previdncia social, proteo maternidade e infncia, bem como a assistncia aos desamparados, no respeitada pelo Estado.

EDIFCIO DO FRUM Rua Isnerio Incio, s/n. - centro

56.900-000 - S E R R A T A L H A D A - P E

ESTADO DE PERNAMBUCO

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO


Ncleo Regional de Serra Talhada

A bem da verdade, necessrio que se diga que o Estado um verdadeiro padrasto, visto que as conquistas sociais emanadas da Carta Magna se constituem em verdadeiras letras mortas, mormente porque, na prtica, nada, ou quase nada, feito para cumprir os direitos ali assinalados. A falta de compromisso do Governo com os filhos desta Nao atribulada, vem, reiteradamente, refletindo na violncia vivida nos dias atuais. Entregues a prpria sorte, grande parcela da populao envereda pelo caminho tortuoso do crime, levados, quase sempre, pela falta de oportunidade e de perspectiva de vida digna. O acusado no fugiu do destino perverso reservado aos menos favorecidos pela sorte, haja vista que no teve oportunidade de adquirir os conhecimentos especficos advindos de tratamentos especializados ao qual o Poder Pblico encontra-se ausente e omisso. Desta forma, conclui-se que o acusado merece ter a oportunidade de voltar ao convvio social, notadamente porque nem sempre o melhor tratamento seria a internao compulsria em hospital psiquitrico, haja vista, diante da estrutura proporcionada pelo Estado em tais hospitais no condizer com a realidade de reinsero social do imputvel, logo, perfeitamente possvel que contando com circunstncias adequadas se reabilite e venha a prestar relevantes servios a sociedade. Ademais, levando-se em considerao a matria ora versada, se faz necessrio fazer distino entre justia formal e substancial, notadamente porque ntimo dos operadores do direito que a justia uma concepo muito mais ampla do que a lei, pois esta, embora concreta, esttica, enquanto que aquela, dinmica, cumprindo-lhe a adequao da norma a uma realidade em constante mutao. Segundo o magistrio inserto na obra A Idia de Lei de Denis Lloyd, professor de jurisprudncia da Universidade de Londres, no suficiente para o sistema legal aceitar os atributos formais da justia, mesmo quando temperados por um esprito de eqidade. O entendimento do professor londrino ganha respaldo, sobretudo, se considerarmos o notrio conservadorismo ingls, razo pela qual continuaremos com os seus ensinamentos quando defende a liberdade de atuao do juiz para realizar a adequao da lei s necessidades da comunidade, verbis:
EDIFCIO DO FRUM Rua Isnerio Incio, s/n. - centro 2

56.900-000 - S E R R A T A L H A D A - P E

ESTADO DE PERNAMBUCO

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO


Ncleo Regional de Serra Talhada

Uma rgida e intolerante profisso jurdica pode no se coadunar com os valores da sociedade em que atua, sobretudo quando essa sociedade se encontra num estado de transio, com substanciais correntes de mudanas sociais e econmicas, transformando gradualmente uma sociedade mais tradicional. Desta forma, resta patente que o carter de flexibilidade da atuao do juiz, objetivando uma adequao da norma s circunstncias que lhe so apresentadas, transforma o rigor de uma justia formal em uma justia substancial, que sem sobra de dvidas muito mais justa. Ante o exposto, espera que as ponderaes acima formuladas sejam acatadas por Vossa Excelncia, a fim de ser determinado a improcedncia da denuncia, redundando, por conseguinte, na absolvio do acusado, haja vista a excluso delitiva prevista no art. 386, inciso VI, do Cdigo de Processo Penal, uma vez que tal providncia medida da mais inteira justia, especialmente porque ao contrrio do que querem e pensam muitos, a internao em hospital psiquitrico nem sempre recupera nem readapta ao convvio social, pelo contrrio, s avilta, denigre, humilha, transformando pessoas plenamente recuperveis em terrveis facnoras. Porm, caso assim no entenda e venha a deliberar por uma condenao, fato no admitido e articulado apenas por amor ao argumento, exora sejam reconhecidas as circunstncias atenuantes de que trata o art. 26, Pargrafo nico, do Cdigo Penal.

N. termos E. deferimento Triunfo, 20 de Maro de 2013.

EDIFCIO DO FRUM Rua Isnerio Incio, s/n. - centro

56.900-000 - S E R R A T A L H A D A - P E

Das könnte Ihnen auch gefallen