Sie sind auf Seite 1von 31

captulo 2:

A IMPORTNCIA DA FISPQ NA GESTO DE SADE OCUPACIONAL

3 Edio Agosto/2012

1. Gesto de Sade Ocupacional


O crescimento urbano e a conseqente modernizao das cidades e dos processos industriais tm intensificando a produo, o armazenamento, a circulao e o consumo de produtos qumicos dentro de um contexto mundial, surgindo a segurana qumica como uma necessidade bsica na preveno dos efeitos adversos a sade humana e ao meio ambiente. Segundo estimativa da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), das 160 milhes de doenas relacionadas ao trabalho, 35 milhes esto relacionadas exposio a substncias qumicas com a ocorrncia de 439.000 mortes. Os produtos qumicos em geral fazem parte do cotidiano de diversos segmentos empresariais de modo que a acessibilidade, clareza e qualidade das informaes sobre seus perigos vm sendo exigidas.

2. Riscos Qumicos
2.1 Definio
o perigo a que determinado indivduo est exposto ao manipular produtos qumicos que podem causar-lhe danos fsicos ou prejudicar-lhe a sade. Os riscos qumicos presentes nos locais de trabalho so encontrados na forma slida, lquida e gasosa e classificam-se em: Poeiras So partculas slidas geradas mecanicamente por ruptura de partculas maiores. As poeiras so classificadas em: o Poeiras minerais: Ex: slica, asbesto, carvo mineral. Conseqncias: silicose (quartzo), asbestose (amianto), pneumoconiose dos minrios de carvo (mineral). o Poeiras vegetais: Ex: algodo, bagao de cana-de-acar. Conseqncias: bissinose (algodo), bagaose (cana-de-acar) etc. o Poeiras alcalinas: Ex: calcrio Conseqncias: doenas pulmonares obstrutivas crnicas, enfizema pulmonar. o Poeiras incmodas Conseqncias: interao com outros agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho, potencializando sua nocividade. Fumos Partculas slidas produzidas por condensao de vapores metlicos. o Ex: fumos de xido de zinco nas operaes de soldagem com ferro. Conseqncias: doena pulmonar obstrutiva, febre de fumos metlicos, intoxicao especfica de acordo com o metal. Nvoas Partculas lquidas resultantes da condensao de vapores ou da disperso mecnica de lquidos. o Ex: nvoa resultante do processo de pintura a revlver, monxido de carbono liberado pelos escapamentos dos carros. Gases Estado natural das substncias nas condies usuais de temperatura e presso. o Ex: GLP, hidrognio, cido ntrico, butano, ozona, etc. Vapores So disperses de molculas no ar que podem condensar-se para formar lquidos ou slidos em condies normais de temperatura e presso. o Ex: nafta, gasolina, naftalina, etc.

Nvoas, gases e vapores podem ser classificados em: Irritantes: o Ex: cido clordrico, cido sulfrico, soda castica, cloro, etc. Conseqncias: irritao das vias areas superiores. Asfixiantes: o Ex: hidrognio, nitrognio, hlio, metano, acetileno, dixido de carbono, monxido de carbono, etc. Conseqncias: dor de cabea, nuseas, sonolncia, convulses, coma e morte. Anestsicos: (a maioria solventes orgnicos). o Ex: butano, propano, aldedos, cetonas, cloreto de carbono, tricloroetileno, benzeno, tolueno, lcoois, percloritileno, xileno, etc. Conseqncias: Ao depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos rgos, ao sistema formador de sangue (benzeno), etc. Poeiras, fumos, nvoas, gases e vapores esto dispersos no ar (aerodispersides).

2.2 Vias de Penetrao no Organismo


Os diversos agentes qumicos que podem poluir um local de trabalho e entrar em contato com o organismo dos trabalhadores podem apresentar uma ao localizada ou serem distribudos aos diferentes rgos e tecidos, levados pelos fluidos internos (sangue e outros), produzindo uma ao generalizada. Por este motivo, as vias de ingresso destas substncias no organismo so: Via respiratria Constitui a principal via de ingresso de txicos, j que a superfcie dosalvolos pulmonares representam, no homem adulto, uma superfcie entre 80 90m. Esta grande superfcie facilita a absoro de gases e vapores, os quais podem passar ao sangue para serem distribudos a outras regies do organismo. Alguns slidos e lquidos ficam retidos nestes tecidos, podendo produzir uma ao localizada, ou dissolvem-se para serem distribudos atravs do aparelho circulatrio. O esforo fsico exercido durante o trabalho torna-se um fator que contribui para o aumento da probabilidade de ocorrncia deste risco de contaminao no trabalhador, uma vez que devido a este esforo, o consumo dirio mdio de ar por um organismo humano entre 10 20 Kg. fcil chegar a concluso que mais de 90% das intoxicaes generalizadas tenham esta origem. Via cutnea Quando uma substncia de uso industrial entra em contato coma pele podem ocorrer as seguintes situaes: o a pele e a gordura protetora podem atuar como uma barreira protetora efetiva; o o agente pode agir na superfcie da pele provocando uma irritao primria (queimadura ou reao alrgica); o a substncia qumica pode penetrar atravs da pele, atingir o sangue e atuar como um txico generalizado. Assim, por exemplo, o cido ciandrico, o mercrio, o chumbo tetraetila, alguns defensivos agrcolas, etc. so substncias que podem ingressar atravs da pele produzindo uma ao generalizada Via digestiva Representa uma via secundria de ingresso de txicos no organismo, uma vez que nenhum trabalhador ingere, conscientemente, produtos txicos. Isto pode acontecer de forma acidental, quando se tem o hbito de comer, beber ou fumar no ambiente de trabalho, ou ento devido a formas inadequadas de trabalho como ao engolir partculas que podem ficar retidas na parte superior do trato respiratrio, ou ainda, ao inalar substncias em forma de ps ou fumos.

2.3 Conceitos Bsicos de Toxicologia 2.3.1 Toxicologia


Segundo Paracelso (1443/1541) ...todas as substncias so venenos, no existe nenhuma que no seja. A dose correta que diferencia um remdio de um veneno. Desta forma, a Toxicologia a cincia que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interaes de substncias qumicas com o organismo. Assim, a toxicologia tem como principal finalidade proteger a sade, alm de ter o importante papel de reconhecer e identificar os agentes txicos, conhecer os mecanismos de absoro txica, prevenir a exposio atravs do estabelecimento dos limites de tolerncia biolgico e ambiental, e definir mtodos de tratamento para os efeitos desses agentes no sistema biolgico. A toxicologia abrange uma vasta rea do conhecimento, onde atuam profissionais de diversas formaes tais como Qumica Toxicolgica, Toxicologia Farmacolgica, Clnica, Forense, Ocupacional, Veterinria, Ambiental (Ecotoxicologia), Aplicada a Alimentos, Gentica, Analtica, Experimental entre outras reas.

2.3.2 Toxicidade
a capacidade inerente e potencial do agente txico de provocar efeitos nocivos em organismos vivos. O efeito txico geralmente proporcional concentrao do agente txico a nvel do stio de ao (tecido alvo) isto , a intoxicao ocasionada no somente pela exposio a um qumico especfico e sim pela exposio a uma quantidade excessiva do mesmo.

2.3.3 Efeitos txicos


Aps penetrar no organismo, os agentes qumicos podem provocar uma variedade de efeitos txicos, incluindo efeitos imediatos (agudos) ou os efeitos a longo prazo (crnicos), dependendo da natureza do produto qumico e da via de exposio. As partes do corpo mais afetadas so os pulmes, a pele, o sistema nervoso (crebro e nervos), a medula ssea, o fgado e os rins.

2.3.3.1

Classificao dos efeitos:

Irritantes e/ou corrosivos: Provocam alteraes na pele ou mucosas (cimento, cidos, bases); Sensibilizantes: Produzem alergias (nquel, cromo, fibras sintticas); Asfixiantes: Impedem o organismo de obter ou utilizar o oxignio do ar atmosfrico (monxido de carbono (CO), cianetos); Narcticos: Produzem inconscincia (clorofrmio, teres, lcoois, acetonas); Neurotxicos: Produzem alteraes no sistema nervoso (anilina, chumbo, mercrio, benzeno, solventes em geral); Carcinognicos: Produzem tumores malignos (amianto, benzeno, cdmio, cromo); Mutagnicos: Produzem problemas hereditrios (teres de glicol, chumbo, benzeno); Teratognicos: Produzem malformaes no feto (substncias radioativas).

2.3.3.2

Agentes mais comuns

Benzeno O benzeno um hidrocarboneto cclico aromtico, lquido, incolor, voltil, com odor agradvel de ameixa e altamente inflamvel. produzido, principalmente, pela

destilao do petrleo ou na siderurgia (como produto secundrio do coque metalrgico). utilizado nas indstrias qumicas como matria- prima para fabricao de plstico e outros compostos orgnicos e, nas indstrias da borracha e de tintas e vernizes como solvente. A intoxicao humana pelo benzeno pode ocorrer por trs vias de absoro: respiratria (aspirao por vapores), cutnea e digestiva. As intoxicaes agudas caracterizam-se sobretudo pelos seus efeitos narcticos. A exposio prolongada ao benzeno provoca diversos efeitos no organismo humano, destacando-se entre eles a mielotoxidade (leucopenia, anemia), a genotoxidade (alteraes hereditrias) e a sua ao carcinognica (leucemias, linfomas). So conhecidos, ainda, efeitos sobre diversos rgos como o sistema nervoso central, e os sistemas endcrino e imunolgico. Pode ocorrer, tambm, toxicidade para o fgado e para os rins, mas os efeitos sobre o sistema sanguneo so os mais importantes. Solventes Os solventes so substncias ou compostos qumicos capazes de dissolver outro material de utilizao industrial. Geralmente, evaporam facilmente, so muitos inflamveis e produzem importantes efeitos txicos. So utilizados como veculos para aplicar determinados produtos, tais como pintura, vernizes, lacas, tintas e adesivos assim como tambm em processos de eliminao tais como desengraxantes e agentes de extrao. Os solventes mais comuns so o benzeno, tolueno, estireno, xileno, hexano, pentano, clorofrmio, tetracloreto de carbono. lcoois, cetonas, glicis e teres. A maioria das indstrias empregam solventes em algum de seus processos de fabricao, destacando-se entre elas as indstrias alimentcias, siderrgicas, calados, plsticos e borracha, tintas, cosmtica, farmacuticas, madeireira e limpeza a seco, entre outras. Os efeitos dos solventes atingem principalmente o sistema nervoso, o sistema formador de sangue (hematopoitico), o fgado e os rins. Agrotxicos Agrotxicos so substncias qumicas naturais ou sintticas destinadas a combater as pragas que atacam as lavouras. Algumas centenas de compostos qumicos so utilizados como agrotxicos, includos em vrios milhares de formulaes ou produtos comerciais. Alm do uso agrcola, inmeros produtos so tambm utilizados em campanhas de sade pblica (como malria, doena de Chagas, esquistossomose) ou nas residncias (produtos domissanitrios). Do ponto de vista toxicolgico, os agrotxicos podem ser classificados em dois tipos principais: os inibidores das colinesterases (organofosforados e carbamatos) e os neurotxicos (organoclorados e piretrides). Inibidores das colinesterases: Organofosforados e Carbamatos Amplamente utilizados na agricultura como inseticidas e acaricidas. Sua penetrao no organismo humano pode se dar pela via respiratria, por ingesto ou pela pele. Atuam como inibidores das colinesterases, impedindo a atuao destas enzimas sobre a acetilcolina. Ocorre, assim, um grande acmulo de acetilcolina no organismo com o aparecimento de uma sndrome parassimpticomimtica (muscarnica ou colinrgica). Alm da inibio das colinesterases, os organofosforados atuam tambm sobre as placas neuromusculares (sndrome nicotnica) e sobre o sistema nervoso central (sndrome neurolgica). Os sinais e sintomas clnicos comeam a surgir poucas horas aps a absoro do produto qumico e podem atingir o seu mximo, inclusive com morte, dentro de algumas horas ou poucos dias. Os principais sinais e sintomas clnicos so pupila contrada (miose), viso borrada, salivao excessiva (sialorria), suor excessivo (sudorese), tosse, crises asmticas, nuseas, vmitos, clicas, incontinncia urinria e fecal, diarria, falta de ar (dispnia), colapso respiratrio, cimbras, dores musculares, hipertenso arterial, ansiedade, cefalia, tontura, confuso mental, psicose txica, convulses, colapso, depresso dos centros cardiorrespiratrios, coma; alm de neurite perifrica, parestesia e paralisia. No

tratamento da intoxicao por agrotxicos organofosforados utiliza-se o sulfato de atropina e os reativadores da colinesterase (Contrathion, Protopam, Toxogonina). Neurotxicos: Organoclorados e Piretrides o Organoclorados So derivados do clorobenzeno (DDT, TDE ou DDD, metoxicloro), do ciclohexano (BHC, lindano) e do indeno ou ciclodieno (aldrin, dieldrin, endrin, heptacloro e clordano). Seu emprego na agricultura tem sido restringido ou mesmo proibido em muitos pases, inclusive no Brasil, por serem altamente persistentes e poluidores ambientais. Sua penetrao no organismo humano pode se dar pela via respiratria, por ingesto ou pela pele. Atuam sobre o sistema nervoso central, mas o seu mecanismo de ao ainda no est completamente esclarecido. Os sintomas e sinais clnicos so dor de cabea (cefalia), tonturas, nuseas e vmitos, excitabilidade, desorientao, contraes e dores musculares, tremores, convulses, parestesias em lngua, lbios, face e mos, alteraes dos reflexos, depresso respiratria, leses heptica e renais. Outros pontos a serem considerados so os efeitos mutagnicos (produzem problemas hereditrios) e as alteraes no desenvolvimento do trato reprodutivo e na fertilidade masculina. O diagnstico clnico baseia-se na histria ocupacional, no exame fsico e na dosagem do teor de resduos de organoclorados no sangue circulante, utilizando a cromatografia. O tratamento, dirigido especialmente aos fenmenos de excitao neurolgica, baseia-se no uso de diazepnicos. o Piretrides So inseticidas sintticos elaborados a partir das piretrinas naturais, sendo utilizados como produtos domissanitrios, na agricultura e em campanhas de sade pblica. A intoxicao por piretrides provoca uma ao excitatria intensa sobre o sistema nervoso, acarretando hipersensibilidade aos estmulos sensoriais cutneos, tremores, hiperexcitabilidade, salivao excessiva (sialorria), convulses, paralisia. O tratamento envolve basicamente medicao de apoio conforme os sintomas e sinais predominantes, podendo ser utilizados diazepnicos, antihistamnicos, diurticos, hemodilise, entre outros. POPs - Poluentes Orgnicos Persistentes So substncias altamente txicas, formadas por compostos qumicos orgnicos semelhantes aos dos seres vivos. Os POPs esto em todo lugar, no so eliminados pelos organismos com o tempo e so repassados de gerao a gerao, acumulandose no meio ambiente e nos corpos das pessoas, animais e plantas. Por esta razo, so chamados bioacumulativos. Resistentes degradao qumica, biolgica e fotoltica (da luz), afetam a sade humana e os ecossistemas, mesmo em pequenas concentraes. Os POPs produzem uma ampla gama de efeitos txicos em animais e seres humanos, inclusive nos sistemas reprodutivos, nervoso e imunolgico, alm de causarem cncer. Os 12 poluentes, cuja eliminao est sendo atualmente discutida pelas entidades ambientalistas, so: Aldrin, Chlordane, Dieldrin, DDT, Dioxinas, Furanos, Endrin, Heptachlor, Hexachlorobenzeno, Mirex, PCBs e Toxapheno. Estas substncias txicas so geradas em diversos processos industriais, entre eles: o Produo do PVC: plstico utilizado em brinquedos, utenslios domsticos, tubos e conexes, embalagens de alimentos etc; o Produo de papel: atravs do processo de branqueamento com cloro; o Gerao e composio de produtos agrcolas: um grande nmero de herbicidas, inseticidas e fungicidas; o Incinerao de lixo: domstico, industrial e hospitalar; o Processos industriais: todos os que empregam cloro e derivados do petrleo.

2.3.4 Toxicocintica
o estudo da relao entre a quantidade de um agente txico que atua sobre o organismo e a concentrao dele no sangue, relacionando os processos de: Absoro: a passagem de substncias do local de contato para a circulao sangunea. As principais vias de absoro de agentes txicos no organismo so a drmica, oral e respiratria. As vias intramuscular, intravenosa e subcutnea constituem meios normais de introduo de agentes medicamentosos que dependendo da dose e condio do paciente, podem produzir efeitos txicos. Distribuio: Entende-se por distribuio de um agente txico, sua localizao e concentrao em diferentes tecidos do organismo. Portanto, a distribuio no a ao de transportar o toxicante. Por exemplo, quando se diz que uma substncia se distribui nos rgos A, B e C, no se quer dizer como ela se deslocou da superfcie de contato at esses rgos, mas sim que essa substncia aparece nesses rgos com uma concentrao x, y e z, respectivamente. Aps a entrada do agente txico na corrente sangnea, atravs da absoro ou por administrao direta, ele estar disponvel para ser transportado pelo organismo com diferentes destinos. Evidente que quanto maior a irrigao de um rgo, maior ser o contato do agente txico com o mesmo. Dessa forma, rgos como o fgado, os rins e bao, que recebem cerca de do fluxo sangneo do organismo, tendem a acumular os agentes txicos. Armazenamento: As substncias txicas so armazenadas ou concentradas em rgos ou tecidos, dependendo da afinidade qumica e biolgica entre eles. Os principais locais so os ossos, o fgado e os rins. Biotransformao Para reduzir a possibilidade de uma substncia desencadear uma resposta txica, o organismo apresenta mecanismos de defesa que buscam diminuir a quantidade que chega de forma ativa ao tecido alvo assim como, diminuir o tempo de permanncia desta em seu stio de ao. A biotransformao pode ser, ento, entendida como um conjunto de alteraes qumicas que as substncias sofrem no organismo, geralmente, ocasionadas por processos enzimticos, com o objetivo de formar derivados mais polares e mais hidrossolveis. A biotransformao pode ocorrer em qualquer rgo ou tecido orgnico como, por exemplo, no intestino, rins, pulmes, pele, testculos, placenta, etc., no entanto, a grande maioria das substncias so biotransformadas no fgado. Eliminao (Excreo): Os agentes txicos que penetram no organismo so, posteriormente, excretados atravs da urina, bile, fezes, ar expirado, leite, suor e outras secrees, sob forma inalterada ou modificada quimicamente. A excreo pode ser vista como um processo inverso ao da absoro, uma vez que os fatores que interferem na entrada do agente txico no organismo, podem dificultar a sua sada. Basicamente existem trs classes de excreo: o eliminao atravs das secrees, tais como a biliar, sudorpara, lacrimal, gstrica, salivar, lctea; o eliminao atravs das excrees, tais como urina, fezes e catarro; o eliminao pelo ar expirado.

2.3.5 Toxicodinmica
Uma vez que o agente txico alcana o seu alvo em concentrao adequada, ele desencadear alteraes bioqumicas e fisiolgicas que sero responsveis pelo seu efeito maligno.

A Toxicodinmica estuda os mecanismo de ao txica das substncias qumicas, bem como o dano, a leso ou a doena que produzem aps interao com o organismo a fim de prevenir a intoxicao, facilitar o diagnstico e prover os antdotos necessrios para tratar o paciente intoxicado.

2.3.6 Classificao da Intoxicao


A intoxicao manifesta-se por um conjunto de sinais e sintomas que podem ser classificadas quanto: a intensidade dos efeitos o Leve: geralmente reversvel com o trmino da exposio. o Moderada: as leses podem ser reversveis e irreversveis, sem morte ou leso grave permanente. o Grave: h leso irreversvel, podendo levar morte. a durao da exposio O tempo e a freqncia com que o organismo permanece em contato com o agente txico so importantes na determinao e intensidade do efeito txico. o exposio a curto prazo (aguda) quando o contato de curta durao e a absoro do toxicante rpida. A dose administrada pode ser nica ou mltipla num perodo de tempo no superior a 24 horas havendo rapidamente o aparecimento de sinais e sintomas que podem culminar a morte. o exposio a mdio prazo quando as exposies so freqentes ou repetidas num perodo de dias ou semanas (subagudas) um ms ou menos (sobreaguda) ou no perodo de um a trs meses (subcrnica); o exposio a longo prazo (crnica) quando as exposies se repetem durante um longo perodo de tempo (meses, anos ou toda a vida). ao tipo o Intoxicaes locais O efeito txico ocorre no local do primeiro contato da substncia txicas com o organismo. Exemplos: ingesto de um custico, inalao de gases e vapores irritantes, etc. o Intoxicaes sistmicas O efeito txico aparece aps a absoro e a distribuio da substncia txica e os sintomas aparecem em algum sistema do organismo.

2.4 Classificao de riscos


O diagrama de Hommel (diamante do perigo ou diamante de risco ) mundialmente conhecido pelo cdigo NFPA 704, uma simbologia empregada National Fire Protection Association, dos Estados Unidos. Neste diagrama so utilizados losangos que expressam tipos de risco em graus que variam de 0 a 4, cada qual especificado por uma cor (branco, azul, amarelo e vermelho), que representam respectivamente riscos especficos, riscos sade, reatividade e inflamabilidade. Quando utilizado na rotulagem de produtos, ela de grande utilidade, pois permite num simples relance, que se tenha

idia sobre o risco representado pela substncia ali contida. Risco Sade (Azul) No apresenta riscos sade, no so 0 necessrias precaues. (Ex. gua,Propilenoglicol) Exposio pode causar irritao, mas 1 apenas danos residuais leves. (Ex.Acetona, Cloreto de Sdio) 1 Precisa ser aquecido sob confinamento antes que alguma ignio possa ocorrer. Ponto de fulgor por volta de 93C (200F) (Ex. leo Mineral) Precisa ser moderadamente aquecido ou exposto uma temperatura ambiente 2 relativamente alta antes que alguma ignio possa ocorrer. Ponto de fulgor entre 38C (100F) e 93C (200F) (Ex. Diesel) Lquidos e slidos que podem inflamarse sob praticamente todas as condies Exposio curta pode causar srios 3 danos residuais temporrios ou permanentes. (Ex. Amnia, cido sulfrico) 3 de temperatura ambiente. Ponto de fulgor abaixo 23C (73F) e com ponto de ebulio por volta ou acima de 38C (100F) ou com ponto de fulgor entre 23C (73F) and 38C (100F) (Ex. Etanol, Benzeno) Ir rapidamente vaporizar-se sob Exposio muito curta pode causar 4 morte ou srios danos residuais. (Ex.Cianeto de hidrognio, Fosgnio) 4 condies normais de presso e temperatura, ou quando disperso no ar ir inflamar-se instntaneamente. Ponto de fulgor abaixo 23C (73F) (Ex. Amnia, ter etlico) 0 No ir pegar fogo. (Ex. gua, Hlio) Inflamabilidade (Vermelho)

Exposio prolongada ou persistente, mas no crnica, pode causar 2 incapacidade temporria com possveis danos residuais. (Ex. ter etlico,Clorofrmio)

Instabilidade/Reatividade (Amarelo) Normalmente estvel, mesmo sob 0 condies de exposio ao fogo, e no reativo com gua. (Ex. gua, Hlio) Normalmente estvel, mas pode tornar1 se instvel sob temperaturas e presses elevadas. (Ex. Propano) W

Risco Especfico (Branco)

OX Oxidante (Ex. Perclorato de potssio)

Reage com gua de maneira incomum ou perigosa. (Ex. Sdio)

Sofre alterao qumica violenta sob temperaturas e presses elevadas, 2 reage violentamente com gua, ou pode formar misturas explosivas com gua. (Ex.Sdio, cido sulfrico) COR

Substncia Radioativa (Ex. Plutnio)

Corrosivo; cido forte ou base (Ex. cido sulfrico)

Capaz de detonar-se ou decompor-se de forma explosiva mas requer uma forte fonte de ignio, deve ser 3 aquecido sob confinamento, reage de forma explosiva com gua, ou ir explodir sob impacto. (Ex. Nitrato de amnio,Nitrometano) ALK Alcalino ACID cido

Instantneamente capaz de detonar-se ou decompor-se de forma explosiva sob 4 condies normais de temperatura e presso. (Ex. Nitroglicerina, Trinitrotolueno)

BIO Risco Biolgico (Ex. Vrus da varola)

CRYO

Criognico

O Diamante de Hommel no informa qual a substncia qumica mas deve qualificar e quantificar todos os riscos que envolvem o produto em questo porm, antes de realizar esta classificao, faz-se necessrio consultar a respectiva FISPQ (Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos) ou MSDS (Material Safety Data Sheet) pois a partir deste documento que obteremos as informaes necessrias para quantificar e qualificar os produtos qumicos

10

3. FISPQ (MSDS)
3.1 Finalidade
A sigla FISPQ significa Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico. Esta ficha contm informaes essenciais sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos qumicos, considerando os aspectos de segurana, sade e meio ambiente. Em alguns pases, essa ficha chamada de Material Safety Data Sheet ou MSDS. As MSDS surgiram nos Estados Unidos na dcada de 80, por determinao da Occupational Safety & Health Administration (OSHA), rgo cuja principal misso prevenir danos e acidentes no ambiente de trabalho, que exigia o desenvolvimento e disseminao de informaes sobre produtos qumicos perigosos usados em indstrias para que sejam manipulados com segurana por seus operrios. A padronizao do documento somente ocorreu em 1994, com a publicao da ISO 11014, que definiu os 16 itens que devem constar das MSDS, seus subitens e formas de apresentao. No Brasil apenas em Julho de 2005, a norma brasileira NBR 14725, apresentou informaes para a elaborao e o preenchimento de uma FISPQ. Baseada na ISO 11014, e elaborada no Comit Brasileiro de Qumica (ABNT/CB-10), pela Comisso de Estudo de informaes sobre Segurana, Sade e Meio Ambiente, este o documento que serve como base para implantao de um sistema de gesto seguro. Apesar de no definir um formato fixo, esta norma estabelece que as informaes sobre o produto qumico devem ser distribudas, na FISPQ, por 16 sees determinadas, cuja terminologia, numerao e sequncia no devem ser alteradas. Para as empresas que trabalham com a fabricao de produtos qumicos a importncia da FISPQ essencial para fornecer clareza e qualidade das informaes sobre o perigo que os produtos qumicos oferecem para quem estiver utilizando-os. No caso de indstrias qumicas ou de qualquer empresa que lide direta ou indiretamente com produtos qumicos o primeiro passo a implantao de um sistema de informao de qualidade, e uma das principais ferramentas necessrias para que este sistema seja implantado efetivamente a FISPQ. Para o preenchimento com qualidade de uma FISPQ, as informaes devem ser extradas e analisadas em bases de dados de alta confiabilidade e as mesmas, devem ser analisadas criticamente utilizando-se do conhecimento toxicolgico. Devido grande quantidade de informaes contidas nas bases de dados sobre determinada substncia ou preparado, o trabalho de interpretao dos dados exige grande conhecimento tcnico e cientfico aliado ao conhecimento das legislaes vigentes. Tais legislaes esto em constante reviso, o que exige dos profissionais uma atualizao peridica para garantir a qualidade dos documentos. A reviso da Ficha de um produto deve ser realizada sempre que a formulao alterada ou quando um novo teste ou aspecto de um de seus componentes conhecido ou ainda quando a legislao ou a norma alterada, como ocorreu recentemente em Agosto de 2009. Nesta poca as empresas tiveram 18 meses para se adequarem a alterao da norma, que hoje possui 160 pginas e esta dividida em 4 partes (terminologia, sistema de classificao GHS, rotulagem e uma parte explicativa sobre o modelo da FISPQ). Uma FISPQ, entre outras coisas, permite selecionar os controles de engenharia apropriados ao ambiente de trabalho, definir os Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) a serem usados pelos operrios, indicar os primeiros socorros em caso de acidente, ou ainda estabelecer procedimentos a serem adotados se ocorrer derramamento acidental, incndio e outros acidentes em que produtos qumicos estejam envolvidos. Vrias outras informaes valiosas constam das FISPQs. Sendo assim, o fornecedor tem o dever de manter as FISPQs sempre atualizadas e tornar disponvel ao usurio a edio mais recente. Por sua vez, o usurio responsvel por agir de acordo com as instrues nelas por tomar as medidas de preveno necessrias numa dada situao de trabalho e por manter os trabalhadores informados quanto aos perigos relevantes

11

do seu local individual de trabalho. Os empregados devem ser treinados a agir conforme o prescrito nas fichas. Nos EUA, a desobedincia a esta legislao tem implicaes legais e at criminais, se houver, por exemplo, morte de algum funcionrio. Alm disso, a OSHA divulga listas atualizadas das empresas processadas, o que uma propaganda bastante negativa. Embora de grande importncia e mesmo sendo descrita na NBR 14725:2005, no Brasil a obrigatoriedade da utilizao das FISPQs discutvel, uma vez que NBRs so Normas Tcnicas e no definem sanes. Deste modo muitas empresas preparam FISPQs apenas para atender solicitaes de clientes ou exigncias de auditores. Da mesma forma, apenas uma minoria de fabricantes e distribuidores de produtos qumicos treinam seus funcionrios para que coloquem em prtica as recomendaes nelas prescritas. A legislao Brasileira comenta a obrigatoriedade da utilizao das FISPQs porm, assim como muitas outras leis, existem divergncias jurdicas quanto a sua interpretao. O Decreto n 2.657 de 03/07/1998 determina no seu artigo 1 que: A Conveno n 170 da OIT, relativa Segurana na Utilizao de Produtos Qumicos no Trabalho, assinada em Genebra, em 25 de junho de 1990, apensa por cpia ao Presente Decreto, dever ser cumprida to inteiramente como nela se contm. A Conveno n 170 da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), dispe em seu artigo 8 que: FICHAS COM DADOS DE SEGURANA 1. Os empregadores que utilizem produtos qumicas perigosos devero receber fichas com dados de segurana que contenham informaes essenciais detalhadas sobre a sua identificao, seu fornecedor, a sua classificao, a sua periculosidade, as medidas de precauo e os procedimentos de emergncia. 2. Os critrios para a elaborao das fichas com dados de segurana devero ser estabelecidos pela autoridade competente ou por um organismo aprovado ou reconhecido pela autoridade competente, em conformidade com as normas nacionais ou internacionais. 3. A denominao qumica ou comum utilizada para identificar o produto qumico na ficha com dados de segurana dever ser a mesma que aparece na etiqueta. A Lei n 8.078 de 11/09/1990, em seu artigo 39, item VIII, informa: vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas:produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas: VIII. colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes ou, se normas especficas no existirem, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Conmetro). Segundo o descrito acima, podemos entender que, mesmo trabalhadores em comrcios, tais como sales de beleza, devem ser informados sobre a composio e os riscos dos produtos que eles utilizam (esmaltes para unhas, tinturas para cabelos, alizantes, etc.). Deste modo podemos ter uma idia de como ampla a lista de produtos que necessitam desta ficha.

3.2 Elaborando a FISPQ


solicitada nas fichas, a classificao dos ingredientes perigosos em sistemas internacionais de risco. Os mais usados so o do National Fire Protection Agency (NFPA) e do Hazardous Materials Identification System (HMIS). Nas publicaes dessas instituies so encontrados os dados de classificao de risco a serem includos nas FISPQs.

12

A FISPQ deve obrigatoriamente conter 16 sees: 1. Identificao do produto e da empresa O primeiro passo na elaborao de uma ficha de segurana a informao dos dados referentes identificao do produto e da empresa. Equvocos no preenchimento desta seo podem resultar no comprometimento da ficha como um todo, visto que todas as informaes posteriores referir-se-o a um produto distinto. A identificao do produto deve estar em acordo com a rotulagem do mesmo e a presena de um cdigo importante, pois minimiza a ocorrncia de erros causados por semelhana entre produtos, nomes parecidos e formulaes, muitas vezes, idnticas. Dados do fornecedor como nome da empresa, endereo, telefone e e-mail no podem ser omitidos uma vez que qualquer dvida relacionada s informaes deve ser esclarecida pelo fornecedor. 2. Identificao de perigos A classificao final do produto qumico dever ser contemplada na seo 2, que corresponde identificao dos perigos do produto. Nesta seo so apresentados de forma resumida e objetiva os perigos sade humana, perigos fsicoqumicos e ambientais. Sendo assim, esta seo serve como base para o preenchimento de itens subseqentes de forma mais detalhada. H diferentes sistemas de classificao de perigo como o Sistema Europeu de classificao feito com base nas diretivas 67/548/CEE (substncias) e 1999/45/CE (preparados) e o mais recente GHS Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals que surge com o propsito de harmonizar internacionalmente a classificao de produtos qumicos. Os perigos devero ser representados pelas frases de risco no item Perigos mais importantes. Para preenchimento dos demais itens dessa seo, a busca de informaes via bancos de dados, anlises de laudos, entre outras, deve ser feita de forma criteriosa e responsvel. As informaes de efeitos a sade humana devem apontar as alteraes anormais, indesejveis ou nocivas que podem ocorrer aps exposio e/ou contato de um produto. Ex: Depresso do sistema nervoso central (CNS) e distrbios gastrointestinais. Os principais sinais e sintomas devem referir-se s alteraes da percepo normal (sensaes) aps exposio e/ou contato. Ex: dor de cabea, letargia, sonolncia e perda de conscincia. Nuseas, vmitos, diarria e etc. Efeitos ambientais correspondem aos efeitos nocivos das substncias qumicas sobre os ecossistemas, sendo avaliados atravs de testes de ecotoxicidade em espcies indicadoras (Ex: Daphnia magna). Os perigos fsico-qumicos, correspondentes a aqueles provenientes de reaes fsicas ou qumicas que um produto possa sofrer em determinadas condies, tambm deve ser inserido nesta seo, ex: combusto, exploso ou liberao de gases txicos aps aquecimento. Estes perigos devem ser avaliados atravs de ensaios fsico-qumicos adequados. No final desta seo, em caso de produtos que apresentem algum tipo de perigo, deve ser informada uma viso geral de emergncias sendo apresentado de forma direta o aspecto do produto e seu(s) perigo(s) mais importante(s). Ex: Lquido inflamvel e txico. De acordo com a ISO 11014:2009, se um produto classificado pelo sistema GHS a seo 2 deve conter as classes e categorias de perigo assim como os elementos de rotulagem como smbolos ou pictogramas, palavras de sinalizao, frases de perigo e de precauo. Talvez o preenchimento da seo 2 seja a etapa mais complexa e importante do processo de elaborao de uma FISPQ, pois a classificao final do produto serve de alicerce para elaborao de toda a ficha e para que se alcance tal classificao a

13

3.

4.

5.

pesquisa em bancos de dados, interpretao de informaes disponveis e avaliao crtica dos testes realizados so fundamentais. Composio e informaes sobre os ingredientes O preenchimento da seo 3 deve ser realizado de acordo com o tipo de produto qumico devendo ser informado se uma substncia simples ou um preparado. Um produto final composto de diversos ingredientes, o que o caracterizaria como um preparado, pode ser considerado uma substncia simples para elaborao da FISPQ desde que o mesmo possua um registro (nmero CAS) e estudos quanto aos seus perigos tenham sido realizados. Em se tratando de uma substncia simples, deve ser dado o nome qumico comum, um sinnimo (se houver), o nmero de registro no Chemical Abstract Service (CAS) e ingredientes que contribuam para o perigo, acompanhados dos seus respectivos nmeros CAS. O N CAS um nmero de registro nico no banco de dados da Chemical Abstract Service e funciona como uma identidade que minimiza a probabilidade de correlaes errneas. Sua utilizao possibilita uma maior praticidade e confiabilidade no processo de identificao de substncias ou produtos. No caso de um preparado, deve ser informada a natureza qumica do produto e os ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo com suas respectivas concentraes. A concentrao na qual o ingrediente se apresenta no produto determinar se o mesmo ser perigoso ou no, baseado nos valores de corte definidos pelo sistema de classificao utilizado, o qual deve ser referenciado. Os dados contidos em uma FISPQ no so confidenciais. Por isso, informaes sobre os ingredientes podem ser fornecidas de maneira no explcita. Basta que os produtos perigosos e os riscos a eles inerentes sejam indicados, isto significa que o fornecedor deve tornar disponvel ao receptor/usurio uma FISPQ completa para cada substncia ou preparo, na qual esto relatadas informaes relevantes quanto segurana, sade e meio ambiente. Medidas de primeiros-socorros A seo 4 deve conter as principais recomendaes para casos de intoxicao distinguindo-se a via de exposio: contato por inalao, contato com a pele, contato com os olhos e contato por ingesto. fundamental que sejam informadas as medidas bsicas a serem tomadas em casos de intoxicao como, por exemplo, remover a vtima para local arejado aps inalao ou lavar com gua e sabo aps contato com a pele. No entanto, informaes mais especficas como, administrao de carvo ativado ou administrao de antdotos devem ser includas no item Proteo do prestador de socorro e/ou notas para o mdico, desde que sejam oriundas de fontes seguras. Alm disso, o mesmo item deve conter informaes para proteo do prestador de socorro. O profissional responsvel pela elaborao da ficha precisa ter a conscincia de que as informaes presentes nesta seo so de extrema importncia em casos de emergncia podendo salvar a vida de uma vtima de intoxicao. Medidas de combate a incndio Esta seo deve trazer informaes referentes aos meios de extino apropriados e no apropriados, aos perigos especficos no combate, aos mtodos especiais de combate e aos equipamentos de proteo de bombeiros e brigadistas. recomendado um maior detalhamento das informaes para produtos inflamveis. Assim como na seo anterior, devem ser includas na seo 5, as informaes gerais, porm preciso que se tenha certo cuidado com as particularidades de cada produto, por exemplo: um lquido altamente inflamvel pode produzir vapores que, por sua vez, podem se deslocar at alcanar uma fonte de ignio e provocar retrocesso de chama.

14

6.

7.

8.

Medidas de controle para derramamento ou vazamento Em casos de acidente onde haja derramamento ou vazamento de produtos perigosos a seo 6 da FISPQ fundamental devendo esta, conter informaes de como lidar em situaes de tal natureza. Para isso, as informaes podem ser segmentadas em precaues pessoais, precaues ambientais e mtodos de conteno e limpeza. As precaues pessoais devem incluir medidas para preveno da exposio dos indivduos envolvidos no servio de emergncia ou daqueles que estejam, por algum motivo, susceptveis ao contato com o produto. Precaues ambientais visam, basicamente, evitar que o produto derramado ou vazado alcance o meio ambiente, e isso feito atravs de mtodos de conteno. Os mtodos de conteno, como o nome diz, visam impedir que o produto vazado ou derramado atinja reas maiores, ou atinja determinados ambientes que possibilitem riscos secundrios como redes de esgoto. Seria um exemplo de conteno a construo de desvios e diques para interceptar o fluxo de um produto lquido em uma depresso do terreno, ou ainda a construo de barreiras fsicas para impedir sua movimentao no solo. Os mtodos para limpeza, que incluem recuperao, neutralizao e disposio, visam remoo do produto derramado ou vazado do ambiente. Normalmente variam de acordo com o estado fsico do produto, podendo haver algumas medidas mais especficas como o caso da neutralizao de cidos com bases, por exemplo. Erros comuns observados em fichas de segurana decorrem do desconhecimento dos significados de recuperao, neutralizao e disposio. Quando se fala em recuperao deve-se ter a idia de mtodos de coleta e remoo de produtos qumicos que vazaram ou derramaram. Como exemplo de formas de recuperao pode-se citar a suco atravs de bombas de transferncia ou caminhes vcuo e adio de absorventes como areia ou terra aplicados para absoro do produto vazado. A neutralizao consiste na adio de um produto qumico, de modo a normalizar o pH no ambiente atingido pelo vazamento, sendo este procedimento particularmente importante em casos de acidentes envolvendo produtos corrosivos cidos ou bases (CETESB, 2009). E a disposio referente ao destino final que se d ao produto recuperado, devendo esta seguir a legislao e regulamentaes ambientais vigentes. Manuseio e armazenamento Esta seo visa descrever as precaues para manuseio seguro do produto assim como formas adequadas de armazenamento. Quanto ao manuseio sempre importante evidenciar a necessidade de uso de EPIs embora essa questo seja detalhada na seo 8 da FISPQ, indicar medidas que impeam o risco de incndio em caso de produtos inflamveis e qualquer outra forma de manuseio que diminua os riscos de exposio ou de reaes perigosas. Com relao s medidas adequadas de armazenamento, deve-se mencionar as condies adequadas bsicas como manter recipientes bem fechados, afastados do alcance das crianas e afastado de alimentos e condies a evitar como temperaturas elevadas para produtos inflamveis. A existncia de incompatibilidades, ou seja, reaes perigosas que ocorram aps contato com outras substncias ou materiais, deve ser contemplada nesta seo, assim como embalagens recomendadas e inadequadas para este tipo de produto. Controle de exposio e proteo individual A seo 8 estritamente voltada para questes do mbito ocupacional estando diretamente relacionada com a proteo sade do trabalhador. Esta seo deve contemplar parmetros de controle para substncia como os limites de exposio ocupacional e indicadores biolgicos de exposio. Dentre as principais agncias que estabelecem limites de exposio ocupacional esto a ACGIH (American Conference of Industrial Hygienists), NIOSH (National Institute of

15

9.

Occupational Safety and Health) e OSHA (Occupational Safety and Health Administration). importante ter o conhecimento das nomenclaturas utilizadas por essas agncias. A ACGIH utiliza a sigla TLV Threshold limit value, a NIOSH utiliza a sigla REL Recommended exposure limit, enquanto que a OSHA utiliza a sigla PEL Permissible exposure limit, todas elas so referentes a concentraes limites s quais os trabalhadores podem ser expostos sem que o risco seja considervel. Estes limites so determinados com base em perodos de exposio podendo ser, desta forma, subdivididos em TWA Time weighted average, STEL Short term exposure level e Ceiling. O TLV-TWA a concentrao mdia ponderada no tempo, para uma jornada normal de 8 horas dirias e 48 horas semanais qual se supe que o trabalhador possa estar exposto repetidamente durante toda sua vida laboral sem sofrer efeitos adversos decorrentes da exposio. O TLV- STEL a concentrao a qual os trabalhadores supostamente podem estar expostos por um perodo curto (15 min) sem sofrer efeitos adversos. Enquanto que o TLV C a concentrao que no deve ser excedida durante nenhum momento (ACGIH, 2006). Os indicadores biolgicos de exposio so as substncias ou seus produtos de biotransformao presentes em materiais biolgicos, como sangue e urina que so os materiais mais utilizados na avaliao de exposio ocupacional. Da mesma forma que existem limites de exposio para substncias presentes no meio externo, TLVs, RELs e PELs, existem limites biolgicos de exposio, que so os limites mximos permitidos para concentrao das substncias ou metablitos em amostras biolgicas. A ACGIH apresenta uma lista de BEIs ndices biolgicos de exposio que representam as concentraes de indicadores biolgicos abaixo das quais o trabalhador no deveria apresentar efeitos adverso decorrentes da exposio (ACGIH, 2006). A seo 8 tambm deve contemplar os equipamentos de proteo individual adequados para o tipo de produto ao qual a FISPQ referente, e se possvel, indicar o tipo de material apropriado para cada equipamento. Propriedades fsico-qumicas A ISO 11014:2009 traz uma lista de 14 parmetros fsico-qumicos que devem estar presentes na ficha de segurana e mais 4 parmetros que podem ser fornecidos caso seja aplicvel, no entanto sabe-se que dificilmente todas estas informaes esto disponveis principalmente quando se trata de um produto acabado. Alguns parmetros como estado fsico, cor e odor esto quase sempre presentes nas FISPQs pois no exigem testes especficos para sua determinao ao contrrio do que ocorre com outros parmetros que precisam ser determinados atravs de ensaios. A ausncia de informao nesta seo muitas vezes compromete muito a qualidade do documento. Um exemplo muito claro desta situao a ausncia de ponto de fulgor em um produto que contem ingredientes que confirmadamente so inflamveis. impossvel determinar a inflamabilidade do produto apenas pela concentrao de ingredientes inflamveis, logo, a determinao do ponto de fulgor indispensvel em casos como este. O pH do produto pode ser considerado uma propriedade fundamental em termos de perigo, uma vez que valores extremos tornam esse produto corrosivo, inclusive sistemas de classificao como o Sistema Europeu e o GHS permitem que o produto seja classificado como corrosivo em casos de pH extremo. A importncia dos dados desta seo est no fato de que uma propriedade fsicoqumica pode justificar a toxicidade de um produto, o perigo ao meio ambiente assim como perigos fsico-qumicos. possvel citar alguns exemplos que evidenciam a importncia das informaes fsico-qumicas em uma FISPQ: substncias com elevado coeficiente de octanol/gua tendem a se acumular em tecido adiposo de organismos

16

diversos e persistirem por muito tempo no ambiente; quanto maior a presso de vapor de um lquido mais voltil ele ser e isso resulta em maiores riscos de inalao. As propriedades fsico-qumicas influenciam diretamente em perigos relacionados com reatividade e instabilidade, como o caso do pH, que determina a incompatibilidade entre produtos cidos e bsicos; e produtos com baixo ponto de fulgor que so incompatveis com oxidantes. De fato todas as propriedades fsico-qumicas tm seu grau de importncia, porm devido dificuldade e, muitas vezes, da falta de viabilidade financeira para realizao dos testes estes dados so faltantes em fichas de segurana. 10. Estabilidade e reatividade Nesta seo deve-se descrever a capacidade do produto qumico de produzir ou sofrer reaes perigosas, sendo mais instvel o produto quanto maior a probabilidade de ele reagir de forma perigosa. Estas reaes podem resultar, por exemplo, em exploso, liberao de gases txicos ou corrosivos, inflamao dentre outros perigos. Reaes perigosas normalmente no ocorrem em condies adequadas de manuseio e armazenamento, ou seja, preciso que haja condies que favoream a ocorrncia destas reaes. Como exemplo, pode-se citar exposio de produtos inflamveis a temperaturas elevadas ou de produtos explosivos a choque e vibrao. A incompatibilidade qumica ocorre quando o contato entre produtos ou substncias qumicas diferentes resulta em reao perigosa como o caso de cidos fortes que, em contato com bases fortes resulta em reaes exotrmicas violentas; o contato entre cianetos e cidos gera liberao de gs ciandrico altamente txico e voltil. Abaixo apresentada uma tabela de incompatibilidade das principais substncias utilizadas em laboratrios.

17

11. Informaes toxicolgicas No preenchimento da seo 11, so fundamentais o conhecimento tcnico e cientfico em Toxicologia e o senso crtico no momento da coleta de informaes. Talvez por esses motivos esta seo seja a mais passiva de erros e, na maioria das vezes, a mais negligenciada em uma FISPQ. Nela esto includos os perigos sade humana que devem ser descritos, com base na ISO 11014:2009, nos itens: toxicidade aguda, corroso/irritao da pele, leses oculares graves/irritao ocular, sensibilizao respiratria ou da pele, mutagenicidade em clulas germinativas, carcinogenicidade, toxicidade reproduo, toxicidade sistmica para rgo alvo especfico exposio nica e toxicidade sistmica para rgo alvo especfico exposio repetida e perigoso por aspirao. Antes de qualquer coisa, preciso ter em mente que a seo 11 deve estar em perfeita coerncia com as informaes contidas nos itens Efeitos a sade humana e Principais sinais e sintomas da seo 3. Com base nas informaes da seo 3, o profissional responsvel pela elaborao da ficha deve ter a capacidade de discernir o que ser includo em cada item da seo 11. A partir da, as informaes (oriundas da seo 3) podem ser detalhadas de forma mais minuciosa, de acordo com o que se tem disponvel nos bancos de dados utilizados. A toxicidade aguda a capacidade de uma substncia qumica produzir efeitos nocivos aps uma nica exposio ou exposies mltiplas em um curto perodo de tempo, e tais efeitos surgem de imediato ou no decorrer de alguns dias. Enquanto que na toxicidade crnica os efeitos surgem aps exposies repetidas em um perodo de tempo prolongado. A toxicidade aguda de uma substncia deve ser estimada atravs de parmetros tais como DL50 (dose letal 50) e CL50 (concentrao letal 50) que so as doses ou concentraes, respectivamente, capazes de causar a morte de 50% de uma populao exposta. Estes parmetros so fundamentais para justificar uma classificao de um determinado produto qumico como txico por ingesto, inalao ou

18

contato drmico inadequado classificar um produto sem apresentar dados de CL ou DL que dem subsdio para tal classificao. O efeito local aquele que ocorre no local do primeiro contato entre o organismo e o agente txico, ao contrrio do efeito sistmico, que requer absoro e distribuio do agente desde seu ponto de entrada at um local distante, onde os efeitos deletrios so produzidos. Os itens corroso/irritao da pele e leses oculares graves/irritao ocular representam os efeitos locais enquanto que os itens toxicidade sistmica para rgo alvo especfico exposio nica e toxicidade sistmica para rgo alvo especfico exposio repetida so adequados para descrio dos efeitos sistmicos agudos e crnicos. O efeito sensibilizante requer uma pr-exposio substncia qumica para ocorrer, ou seja, em um primeiro contato o individuo se torna hipersensvel quela substncia, e da em diante reaes adversas podem ocorrer aps contato com quantidades mnimas daquela mesma substncia. Esta reao tambm conhecida como reao alrgica e mediada imunologicamente. Mutagenicidade corresponde capacidade de uma substncia qumica produzir alterao do material gentico de forma que haja possibilidade de transmisso dessa alterao s clulas descendentes. Um erro muito comum observado em fichas de segurana decorre da falta de conhecimento da distino entre mutagenicidade e genotoxicidade. A diferena est exatamente na transmissibilidade da alterao gentica de clula para clula ou de gerao para gerao. Por exemplo, algumas alteraes tais como troca de cromtides irms e quebra de cadeia de DNA so consideradas genotxicas, no mutagnicas, pois elas no so transmissveis para geraes descendentes. Os ensaios com clulas germinativas de mamferos oferecem a melhor base para avaliao de riscos de danos genticos passveis de transmisso entre geraes. A carcinogenicidade a capacidade de uma substncia induzir cncer ou aumentar sua incidncia. Cncer pode ser definido como uma doena essencialmente gentica, que consiste de uma proliferao e crescimento celular aberrante causado por mutaes genticas ou alteraes no padro de expresso gnica decorrentes de outros fatores que no a mutao (origem epigentica). Quando se fala em carcinogenicidade, a principal referncia a IARC International Agency of Research on Cancer, a qual, a exemplo de outras agncias como EPA e ACGIH, leva em considerao as evidncias em estudos in vitro, com animais experimentais e estudos epidemiolgicos. A classificao da IARC feita com base no peso das evidncias encontradas nos bancos de dados, podendo uma substncia ou mistura se enquadrar no Grupo1 Carcinognico para humanos, Grupo 2 A Provvel carcinognico para humanos, Grupo 2B Possvel carcinognico para humanos, Grupo 3 No classificvel como carcinognico para humanos e Grupo 4 No carcinognico para humanos. Evidncias adequadas em estudos epidemiolgicos corroboradas por resultados positivos em testes com animais experimentais normalmente so suficientes para que a IARC classifique uma substncia no Grupo 1. Havendo evidncia adequada apenas em estudos epidemiolgicos ou apenas em estudos experimentais a substncia classificada como sendo Grupo 2 A ou 2 B respectivamente. Substncias para as quais as evidncias sejam inadequadas para classificao, normalmente so alocadas no Grupo 3 que significa no classificvel como carcinognica. E caso haja evidncia suficiente de que a substncia no seja carcinognica ela classificada como Grupo 4, no carcinognica para humanos.

19

12. Informaes ecolgicas Informaes relativas a possveis efeitos ambientais, assim como ao comportamento do produto no meio ambiente devem ser contempladas na seo 12 da FISPQ, Informaes ecolgicas. Esta seo contem itens como Mobilidade, Persistncia/degradabilidade, Bioacumulao, Impacto ambiental e Ecotoxicidade. O item mobilidade referente ao destino das substncias qumicas no ar, gua e solo e est intimamente relacionado com as propriedades fsico-qumicas de cada substncia. Uma substncia qumica pode, por exemplo, sair da gua por volatilizao assim como um contaminante transportado pelo ar pode movimentar-se para a fase aquosa por dissoluo. Os contaminantes da gua podem adsorver-se sobre as partculas do solo. Ou um contaminante do solo pode ser transportado para o ar circundante pelos processos de volatilizao, dependendo da presso de vapor da substncia qumica e de sua afinidade pelo solo. A persistncia de uma substncia depende da sua estabilidade, que por sua vez, funo das propriedades fsico-qumicas e da cintica de degradao da mesma, e por este motivo que as propriedades persistncia e degradabilidade constituem um mesmo item na seo 12 da FISPQ. Sendo assim, quanto maior a degradabilidade de um produto, menor tende a ser sua persistncia. A degradao pode ser bitica (mediada por microrganismos) e abitica (hidrlise, oxidao, reduo e degradao fotoqumica). Bioacumulao o termo que descreve a capacidade de uma substncia qumica apresentar concentraes biticas mais elevadas do que concentraes ambientais, ou seja, os xenobiticos tendem a ser captados pelos organismos vivos, onde se acumulam. A lipossolubilidade, representada pelo log de Kow (coeficiente de partio octanolgua), freqentemente utilizada para predizer a acumulao de compostos orgnicos na biota. Quanto maior o valor de log de Kow maior tende a ser a capacidade de uma substncia bioacumular ou bioconcentrar. A determinao quantitativa da bioacumulao pode ser feita atravs da frmula: BCF=COrganism/CWater, onde BCF o fator de bioconcentrao. A capacidade de uma substncia qumica produzir efeito nocivo sobre organismos vivos abrangendo os diferentes nveis de organizao, ou seja, incluindo espcies aquticas, terrestres e aves denominada ecotoxicidade. A avaliao da ecotoxicidade feita atravs de ensaios padronizados nos quais organismos-testes so submetidos a diferentes concentraes da substncia qumica estudada, por um perodo de tempo pr-estabelecido. Alguns organismos, como a espcie Daphnia magna, por exemplo, so estudados com maior freqncia e essa escolha baseada em parmetros como a representatividade ecolgica, sensibilidade, facilidade de cultivo e conhecimento cientfico da espcie. Em testes de ecotoxicidade aguda, o endpoint mais comum a morte, embora observaes de comportamentos anormais e efeitos no-letais (imobilizao em Daphnia) sejam ocasionalmente aplicadas. O objetivo dos testes a obteno de valores de CL50 (concentrao letal mdia), CE50 (concentrao efetiva mdia) ou CI50 (concentrao inibitria mdia) os quais so derivados de curvas de concentrao-resposta. A CL50 representa a concentrao da substncia capaz de causar a morte de 50% dos organismos expostos e a CE50 a concentrao que afeta (efeito adverso no-letal) 50% dos organismos expostos durante um perodo de tempo especfico; a CI50 a concentrao que provoca uma determinada inibio (como reproduo) em 50% dos organismos expostos. Os parmetros comumente utilizados para essa classificao so CL50 em peixes, CE50 em Daphnia e CI50 em algas sendo esta classificao feita atravs da comparao com valores de corte determinados pelos sistemas de classificao utilizados.

20

13. Consideraes sobre tratamento e disposio A informao apropriada para esta seo deveria contemplar os mtodos recomendados para disposio do produto e embalagem aps uso. Ocorre que existem legislaes federais e estaduais e rgos responsveis como a CONAMA no Brasil, por exemplo, que determinam os mtodos adequados para disposio de resduos perigosos. Logo, recomenda-se para o preenchimento desta seo apenas um direcionamento, possibilitando ao usurio da ficha recorrer diretamente s legislaes. 14. Informaes sobre transporte O transporte de produtos perigosos regulamentado por um sistema particular de classificao estabelecido pela resoluo n 420 de 12/02/2004 da Agencia Nacional de Transportes Terrestres ANTT. Este sistema, que contempla nove classes de perigo, tem como base o Orange Book, um regulamento modelo estabelecido pelo Comit de Peritos em Transporte de Produtos Perigosos das Naes Unidas. O que se observa normalmente uma grande preocupao por parte dos fornecedores com o preenchimento desta seo pelo fato de que ela a base para elaborao das fichas de emergncia e rotulagem exigidas para transporte de produtos perigosos. Essas fichas so fiscalizadas de forma muito mais rigorosa de modo que autuaes durante o transporte de produtos perigosos so freqentes e acabam gerando gastos desnecessrios para as empresas. Para maiores informaes a respeito da classificao para transporte recomenda-se o acesso a resoluo n 420. 15. Regulamentaes A seo 15 da FISPQ destinada s legislaes aplicadas ao produto qumico, principalmente legislao do pas/regio onde a FISPQ est sendo utilizada. Como exemplo, podemos citar substncias que so listadas pela FDA (Food and Drug Administration) que no podem ser utilizadas em produtos diversos como cosmticos, medicamentos, produtos alimentcios entre outros com o intuito de promover a proteo sade pblica. Produtos formados por mistura de substncias dificilmente so regulamentados, sendo esta seo levada em considerao, na maioria das vezes, quando o produto em questo uma substncia pura e conhecidamente perigosa. 16. Outras informaes De acordo com a ISO 11014 esta seo deve conter qualquer outra informao que seja importante do ponto de vista de segurana, e que no tenha sido contemplada nas sees anteriores. Com base no que comumente observado em fichas de segurana, alguns itens podem ser acrescentados nesta seo de modo a facilitar o entendimento de todas as sees. A apresentao dos significados de siglas ou abreviaes de extrema importncia uma vez que, nem todos tm conhecimento tcnico para entendimento dos significados. Referncias bibliogrficas so fundamentais por, entre outros motivos, aumentar a credibilidade daquilo que est sendo informado na ficha, e permitir o acesso a tais informaes em casos de dvidas que ocorrem com freqncia. Em caso de supresso de alguma informao, pode-se utilizar expresses como N.A. (no aplicvel) ou N.R. (no relevante). A ficha deve ainda conter o nmero de pgina no formato 1 de 9, 2 de 9, etc, data de elaborao e nmero da reviso. A biblioteca da Fundacentro, rgo do Ministrio do Trabalho dedicado sade e segurana ocupacional, tem o maior acervo especializado nas reas de segurana e sade no trabalho da Amrica Latina. Possui mais de 100 mil referncias e fichas toxicolgicas reunidas em bases de dados, alm de livros, teses, normas tcnicas, e peridicos nacionais e estrangeiros. Uma visita a essa biblioteca permite obter vrias informaes necessrias elaborao das FISPQs.

21

Seguem abaixo algumas fontes teis para elaborao das fichas: Merck Index; Chemical Safety Data Sheets - coleo de cinco volumes publicada pela inglesa Royal Society of Chemistry; Toxline - banco de dados sobre toxicologia Toxline (acesso gratuito limitato); Manual de emergncias - Associao Brasileira da Indstria Qumica (ABIQUIM); National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) www.cdc.gov/niosh/homepage.html; Biblioteca da Fundacentro; CETESB www.cetesb.sp.gov.br/Emergencia/emergencia.asp; Sigma www.sigmaaldrich.com/Area_of_Interest/The_Americas/United_States/Safety_Info rmation.html; www.saudeetrabalho.com.br.

3.3 Numero do CAS


No item 2, deve constar o nmero CAS do produto (se puro), ou de cada um dos componentes perigosos em caso de misturas (chamadas de preparados pela norma). Muitos profissionais tm dvidas sobre o que o nmero CAS e como obt-lo. Trata-se do nmero de registro no Chemical Abstracts Service, o mais conhecido e abrangente banco de dados na rea qumica. Estima-se que nele estejam resumidas de 70% a 80% de todas as publicaes mundiais na rea qumica, bioqumica, engenharia qumica e cincias relacionadas. Os dados so tirados de cerca de 8 mil peridicos, patentes de rgos oficiais de 29 pases e duas organizaes internacionais, relatrios tcnicos, livros, revises, conferncias e dissertaes. Quando um produto citado pela primeira vez no banco, recebe um nmero de identificao, ou seja, seu nmero CAS. A figura abaixo ilustra a forma de apresentao do cdigo CAS. O Chemical Abstracts impresso pode ser consultado nas grandes bibliotecas pblicas voltadas Qumica, como a do Conjunto das Qumicas da Universidade de So Paulo (USP). O acesso on-line pago e feito via bases de dados, como o Scientific and Technical Information Network (STN). O representante deste ltimo no Brasil a Axonal Servios de Informao Ltda. No havendo uso to freqente que justifique a associao, possvel contratar terceiros para realizao das buscas. O nmero CAS tambm pode ser obtido de forma gratuita em alguns sites, como o www.buyersguidechem.de, um guia de compras organizado na Alemanha. O inconveniente dessas pginas no serem completas, ou seja, pode-se no encontrar neles o produto desejado.

3.4 Exemplo de FISPQ


Abaixo temos um exemplo de uma FISPQ do produto Benzeno, obtida no website da Petrobrs.

22

23

24

25

26

27

28

29

NOTA: EXERCCIOS: FISPQ (FICHA DE INFORMAO DO PRODUTO QUMICO) NOME: DISCIPLINA: PROCESSOS INDUSTRIAIS PROFESSOR: NIVALDO BERNARDO FERREIRA CURSO: TCNICO EM QUMICA 3 ANO VISTO : DATA: ___/___/201__

Produto escolhido pelo grupo:__________________________________________ 1. 2. O produto puro ou um mistura? Em que tem da FISPQ foi obtida esta informao? Ocorreu um acidente e este produto atingiu os olhos do operador. Que providncias devem ser tomadas? Ocorreu um acidente e este produto foi ingerido pelo operador. Que providncias devem ser tomadas? Um tambor deste produto incendiou-se, o que deve ser utilizado para apagar o fogo? Quais precaues devem ser tomadas pelos bombeiros? Houve um acidente com um caminho que carregava vrios tambores deste produto e alguns deles se romperam e vazaram. Que providncias devem ser tomadas? Como devem ser organizados, no estoque da sua empresa, os tambores deste produto? Que EPIs devem ser utilizados pelos funcionrios que manipulam este produto? Uma funcionria gestante deve evitar a manipulao deste produto? Em caso afirmativo justifique? Este produto prejudicial ao meio ambiente?

3.

4.

5.

6. 7. 8. 9.

10. O que deve ser feito com as embalagens vazias deste produto?

30

NOTA: TRABALHO: FISPQ (FICHA DE INFORMAO DO PRODUTO QUMICO) NOME: DISCIPLINA: PROCESSOS INDUSTRIAIS PROFESSOR: NIVALDO BERNARDO FERREIRA CURSO: TCNICO EM QUMICA 3 ANO VISTO : DATA: ___/___/201__

O benzeno um hidrocarboneto cclico aromtico, lquido, incolor, voltil, com odor agradvel de ameixa e altamente inflamvel. produzido, principalmente, pela destilao do petrleo ou na siderurgia (como produto secundrio do coque metalrgico). utilizado nas indstrias qumicas como matria- prima para fabricao de plstico e outros compostos orgnicos e, nas indstrias da borracha e de tintas e vernizes como solvente. A intoxicao humana pelo benzeno pode ocorrer por trs vias de absoro: respiratria (aspirao por vapores), cutnea e digestiva. As intoxicaes agudas caracterizam-se sobretudo pelos seus efeitos narcticos. A exposio prolongada ao benzeno provoca diversos efeitos no organismo humano, destacando-se entre eles a mielotoxidade (leucopenia, anemia), a genotoxidade (alteraes hereditrias) e a sua ao carcinognica (leucemias, linfomas). So conhecidos, ainda, efeitos sobre diversos rgos como o sistema nervoso central, e os sistemas endcrino e imunolgico. Pode ocorrer, tambm, toxicidade para o fgado e para os rins, mas os efeitos sobre o sistema sanguneo so os mais importantes. 1. 2. Descreva o processo de produo do Benzeno Petroqumico e do Benzeno Siderurgico. Utilizando a FISPQ do Benzeno, explique as medidas de prImeiros socorros no caso de: a) inalao; b) ingesto; c) contato com a pele; d) contato com os olhos.

31

Das könnte Ihnen auch gefallen