Sie sind auf Seite 1von 6

om seguran?a mesmo n?o o percebendo.

Cumpra todos os avisos nele constantes escrupulosament


MEMORANDO DE ENTENDIMENTO SOBRE AS CONDICIONALIDADES DE

POLTICA ECONMICA io. ? precisoler.

VERSO ANOTADA PARA GOVERNANTES PSD

Nota: O idioma da verso original e oficial do Memorando em referncia o ingls. A presente verso em portugus corresponde a uma traduo do documento original e da exclusiva responsabilidade do Governo portugus. Em caso de eventual divergncia entre a verso inglesa e a portuguesa, prevalece a verso inglesa.

17 de Maio de 2011 Com referncia ao Regulamento do Conselho (UE) n. 407/2010 de 11 de Maio de 2010, que estabelece o Mecanismo Europeu de Estabilizao Financeira (European Financial Stabilisation Mechanism EFSM) e, em particular, o Artigo 3(5) do mesmo, o presente Memorando de Entendimento descreve as condies gerais da politica econmica tal como contidas na Deciso do Conselho [] de [] sobre a concesso de assistncia financeira da Unio Europeia a Portugal. 1 A Deciso do Conselho especifica que o primeiro desembolso do EFSM fica sujeito entrada em vigor do Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidade de Poltica Econmica (Memorandum of Understanding MoU) e do Contrato de Financiamento. Antes da assinatura deste MoU, Portugal cumpriu as aces prvias (prior actions) fixadas no Memorando de Polticas Econmicas e Financeiras (Memorandum of Economic and Financial Policies MEFP), que esto tambm includas neste MoU. A Deciso faz tambm depender os desembolsos adicionais de uma concluso positiva das avaliaes de condicionalidade, que tero lugar ao longo dos trs anos de durao do programa. Estas avaliaes iro aferir do progresso alcanado em relao aos critrios de poltica da Deciso do Conselho e especificados no MEFP e neste MoU, bem como nas Recomendaes do Conselho, no contexto do Procedimento dos Dfices Excessivos. A primeira avaliao trimestral ser levada a cabo no terceiro trimestre de 2011, e avaliar o cumprimento das medidas a implementar at ao final de Julho. As avaliaes trimestrais seguintes iro avaliar o cumprimento das medidas a ser implementadas at ao final do trimestre anterior. Se os objectivos no forem cumpridos ou for expectvel o seu no cumprimento, sero adoptadas medidas adicionais. As autoridades portuguesas comprometemse a consultar a Comisso Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetrio Internacional (FMI) quanto adopo de polticas que no sejam consistentes com este Memorando. Prestaro tambm Comisso Europeia, ao BCE e ao FMI toda a informao solicitada para a monitorizao da implementao do programa e o acompanhamento da situao econmica e financeira. Antes dos desembolsos, as autoridades portuguesas devero

? do interesse deles. N?o podem voltar a casa sem isso. Caso algo n?o seja cumprido, a
apresentar um relatrio sobre o cumprimento das condicionalidades.

impacto poss?vel. l? para desencorajar medidas propostas por pessoas PSD. escrupulosam e est? aprovado, basta cumprir o que l? est? escrito. Mais nada. do Risco deCumpra derrapagem caso n?

1. Poltica Oramental
Objectivos: Reduzir o dfice das Administraes Pblicas para menos de 10.068 milhes de euros (equivalente a 5,9% do PIB baseado nas projeces actuais) em 2011, para 7.645 milhes de euros (4,5% do PIB) em 2012 e para 5.224 milhes de euros (3,0% do PIB) em 2013, atravs de medidas estruturais de elevada qualidade e minimizando o impacto da consolidao oramental nos grupos vulnerveis; trazer o rcio dvida pblica/PIB para uma trajectria descendente a partir de 2013; manter a consolidao oramental a mdio prazo at se obter uma posio de equilbrio oramental, nomeadamente atravs da conteno do crescimento da despesa; apoiar a competitividade atravs de um ajustamento da estrutura de impostos que seja neutral do ponto de vista oramental.

Poltica oramental em 2011


11.O Governo atingir um dfice das Administraes Pblicas no superior a 10.068 milhes de euros em 2011. [Trimestre 4 (T4) 2011] 12.Durante a restante parte do ano, o Governo implementar rigorosamente a Lei do Oramento do Estado (OE) para 2011 e as medidas adicionais de consolidao oramental apresentadas antes de Maio de 2011. O desempenho ser avaliado atravs das metas trimestrais do dfice (acumuladas) do MEFP, incluindo o Memorando Tcnico de Entendimento (Technical Memorandum of Understanding TMU). [T3 e T4 2011]

Poltica oramental em 2012 13.Na base de uma proposta a estabelecer no momento da primeira
avaliao [final de Julho de 2011] 2, o OE 2012 incluir uma recalibragem do sistema fiscal que seja neutral do ponto de vista oramental, com vista a reduzir os custos laborais e a promover a competitividade [Outubro de 2011]. 14.O Governo atingir um dfice pblico no superior a 7.645 milhes de euros em 2012. [T4 2012] 15.Durante o ano, o Governo implementar rigorosamente o OE 2012. O desempenho ser avaliado atravs das metas trimestrais do dfice (acumuladas) definidas no MEFP, incluindo o Memorando Tcnico de Entendimento (MTE). [T1, T2, T3 e T4 2012] 16.As seguintes medidas sero implementadas com a Lei do OE 2012 [T4 2011], salvo se forem de previstas de outra forma:

e responsavelmente. Caso n?o o saiba fazer, pedir ajuda aos quadros da administra??o p juda tem de ser pedida antes de l? meter malta do PSD.

Despesa
1.7. Melhorar o funcionamento da administrao central, eliminando duplicaes, aumentando a eficincia, reduzindo e extinguindo servios que no representem uma utilizao eficaz de fundos pblicos. Tal dever resultar em poupanas anuais de, pelo menos, 500 milhes de euros. Planos pormenorizados sero apresentados pelas autoridades portuguesas e avaliados at ao T1 2012; e os impactos oramentais sero distribudos at 2014. Para este fim, o Governo ir: i. reduzir o nmero de servios mantendo a qualidade na prestao de servio pblico;

ii. criar um servio nico tributrio e promover servios partilhados entre as diferentes reas da Administrao Pblica; iii. reorganizar as administraes local e regional e a prestao de servios da administrao central a nvel local iv. avaliar peridica e regularmente a eficincia e eficcia (value for money) dos diversos servios pblicos que integram as Administraes Pblicas, tal como definido em contabilidade nacional; iv. promover a mobilidade dos trabalhadores administraes central, regional e local; nas

v. reduzir as transferncias do Estado para Servios e Fundos Autnomos; vi. rever as polticas remuneratrias e as prestaes acessrias (fringe benefits) das entidades pblicas e das entidades que estabelecem com independncia os seus regimes de remunerao; vii. reduzir subsdios a produtores privados de bens e servios.

18.Reduzir custos na rea de educao, tendo em vista a poupana de 195 milhes de euros, atravs da racionalizao da rede escolar criando agrupamentos escolares, diminuindo a necessidade de contratao de recursos humanos, centralizando os aprovisionamentos, e reduzindo e racionalizando as transferncias para escolas privadas com contratos de associao. 19.Assegurar que o peso das despesas com pessoal no PIB diminua em 2012 e em 2013 [T2 2012 para a avaliao; T2 2013 para concluir o processo]: i. limitar admisses de pessoal na administrao pblica para obter decrscimos anuais em 20122014 de 1% por ano na administrao central e de 2% nas administraes local e regional. [T3 2011]

ii. congelar salrios no sector pblico, em termos nominais, em

aixo para subs?diocomo de desemprego. N?o cortar maiscortar, do quereduzir, o necess?rio para ? n?o depri as n?o os o aumentar seria normal. N?o significa confiscar. apenas on?rio em caso de d?vidas.

algo. Exemplo: 3 ? superior a 2. Reduzir acima de 2 significa que se aplica apenas ao n?m 2012 e 2013, e limitar promoes.
iii. reduzir o custo oramental global com sistemas de sade dos trabalhadores em funes pblicas (ADSE, ADM e SAD) diminuindo a comparticipao da entidade empregadora e ajustando o mbito dos benefcios de sade, com poupanas de 100 milhes de euros em 2012.

110.Controlar os custos no sector da sade, com base nas medidas detalhadas adiante no ponto sobre Sistema Nacional de Sade, obtendo poupanas de 550 milhes de euros. Reduzir as penses acima de 1.500 euros, de acordo com as taxas progressivas aplicadas s remuneraes do sector pblico a partir de Janeiro de 2011, com o objectivo de obter poupanas de, pelo menos, 445 milhes de euros.

111.Suspender a aplicao das regras de indexao de penses e congelar as mesmas, excepto para as penses mais reduzidas, em 2012. 112.Reformar as prestaes de desemprego com base nas medidas adiante indicadas no ponto sobre Mercado de trabalho e educao, obtendo poupanas de 150 milhes de euros a mdio prazo.

113.Reduzir, em pelo menos 175 milhes de euros, as transferncias para as administraes local e regional, no mbito do contributo deste subsector para a consolidao oramental. 114.Reduzir os custos com Servios e Fundos Autnomos em, pelo menos, 110 milhes de euros. 115.Reduzir custos no Sector Empresarial do Estado (SEE), com o objectivo de poupar, pelo menos, 515 milhes de euros atravs das seguintes medidas: i. assegurar uma reduo mdia permanente de, pelo menos, 15% dos custos operacionais;

ii. restringir sistemas de remunerao e de prestaes acessrias (fringe benefits); iii. racionalizar os planos de investimento a mdio prazo; iv. aumentar as receitas de actividade mercantis .

dos os investimentos, apenas definir prioridades. Ver defini??o de "prioridades" no dicio

117.Reduzir, de modo permanente, as despesas de investimento em 500 milhes de euros, estabelecendo projectos prioritrios de investimento. Intensificar o uso de oportunidades de financiamento providenciadas pelos fundos estruturais da UE, preservando a abordagem de competitividade acordada com a CE, no contexto do actual Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN).

Receita
118.Introduo de uma regra de congelamento em todos os benefcios fiscais, no permitindo a introduo de novos benefcios fiscais ou o alargamento dos existentes. Esta regra aplicarse a todos os tipos de benefcios fiscais, temporrios ou permanentes, seja a nvel das administraes central, regional ou local. 119.Reduo das dedues fiscais e regimes especiais em sede de IRC, obtendose uma receita de, pelo menos, 150 milhes de euros em 2012. Incluemse as seguintes medidas: i. eliminao de todas as taxas reduzidas de IRC; ii. limitao da deduo de prejuzos fiscais contabilizados em anos anteriores, sendo reduzido para trs anos o perodo de reporte aplicvel;

Das könnte Ihnen auch gefallen