Sie sind auf Seite 1von 31

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

7 exemplos de mes da Bblia

O segundo domingo de maio pauta sempre nossas reflexes: o dia das mes.

Como ponto de partida quero citar as palavras de Salomo no Salmo: "os filhos so herana do Senhor" (Sl 127:3). Por crer que estas palavras so absolutamente verdadeiras, ento devo comear entendendo que a maternidade uma bno dos cus. Todos os filhos pertencem a Deus, mas ele os deixa como parte de sua eterna riqueza para que a partir deles sejamos abenoados.

1. Eva, a primeira mulher e me Eva, a primeira mulher, nos faz lembrar a razo de ser mulher Deus criou o homem conforme a sua imagem e semelhana (Gn 1.27): em pureza, inocncia, sabedoria, bondade, verdadeiramente semelhante ao seu Criador. Colocou-o num jardim, que Ele mesmo plantara o den (ou paraso, lugar de deleite).

Depois de algum tempo, aps receber e cumprir uma tarefa especial, isto , dar nomes aos animais criados, Ado sentiu-se s (Gn 2.19-20).

No havia entre todos os animais nenhum sequer que se parecesse com ele, com o qual pudesse dividir seu corao, seus sonhos, seus anseios, projetos; que tivesse sensibilidade para compartilhar os pensamentos de seu corao.

O Senhor, ento, fez Ado dormir o sono da anestesia. Que ele no sentisse dor alguma ao ser retirada uma costela de seu prprio corpo.

E esta seria transformada em doce companheira e ajudadora idnea (G 2.21-22).

Assim surgiu a mulher: foi feita sob medida para o homem. Foi formada da clida matria prima existente: do corpo de Ado.

Eva, a primeira mulher, nos faz lembrar a razo de ser mulher. Eva foi enganada pela serpente e trouxe para as mulheres atuais a mensagem da cobertura e da proteo, por meio da submisso. Terrveis e falsas doutrinas foram fundadas por mulheres que no estavam debaixo de autoridade e se perderam em heresias.

O nome Eva nos fala da maternidade. Do dom excepcional de gerar filhos e deixar a maior contribuio para a humanidade: pessoas bem criadas, equilibradas, felizes e que conhecem a Deus.

Ser me privilgio indescritvel e traz a doce recompensa de um filho sbio, que alegra o corao de Deus e de seus pais.

Que cada me, esposa, filha; que cada mulher de Deus seja fiel ao seu chamado, seja feliz cumprindo o seu digno e especial papel. Ser mulher ser jia preciosa Cujo preo muito excede ao dos rubis.

Ser mulher se vestir da dignidade, Da fora, do amor e da verdade.

viver na humildade do servio, Da misso que a ela confiada, A tarefa mais gloriosa em recompensa: Ser coluna, ser esteio, fortaleza, suster, com alegre mansido, A famlia, com doura e gratido.

Querida irm: cumpra seu papel como mulher de Deus. Seja prestativa, delicada, mansa, obediente ao Senhor.

Deixe que Ele cuide de voc e lhe conduza em seus caminhos, pois so perfeitos.

2. Joquebede a me de Moiss.

Joquebede, exemplo de me Ento lhe disse a filha de Fara: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salrio. A mulher tomou o menino e o criou. (Ex 2:9.)

Joquebede era judia, da tribo de Levi, e viveu no perodo do cativeiro de Israel no Egito.

O povo entrara naquela nao sendo convidado por Fara, na poca de Jos. Ficara no melhor da terra, na terra de Gsen, regio boa para o gado, com muitas pastagens, entre a plancie do delta do rio Nilo.

A Bblia nos diz que, depois da morte de Jos e tambm do Fara que o elevara a governador do Egito, os israelitas comearam a crescer muito naquela terra.

Eles se multiplicaram grandemente e a nova dinastia que assumira o poder no Egito teve medo de seu potencial.

Se continuassem se fortalecendo como nao, poderiam tomar o Egito.

O Fara ento lanou uma estratgia para enfraquecer Israel: baseava-se em matar os bebs do sexo masculino, ao nascerem.

As parteiras foram chamadas presena de Fara e receberam ordens para executar os bebs recm-nascidos. Mas estas mulheres temeram a Deus e no obedeceram s ordens reais.

Elas se desculparam com Fara, dizendo que as mulheres hebrias eram fortes e, que, quando elas chegavam para ajudar no parto, a criana j havia nascido.

Deus abenoou as parteiras Sifr e Pu pelo que fizeram ao seu povo, e elas puderam ter filhos tambm.

E o Fara ps em prtica outro golpe para frear o crescimento de Israel. Ele ordenou aos pais hebreus que lanassem seus filhos no rio Nilo, caso fossem do sexo masculino. O terror pairava sobre as famlias de Israel.

Joquebede, nesta poca, j tinha 2 filhos: Miriam e Aro. Ela se casara com o seu sobrinho Anro (x 6.20).

Isto era comum naquela poca, visto que os hebreus, por serem pastores de ovelhas, constituam-se em abominao para os egpcios. No aconteciam casamentos entre egpcios e hebreus normalmente.

Casavam-se primos e parentes entre si nas tribos israelitas. Levar o povo para o Egito foi uma forma que Deus encontrou para que o povo no se misturasse com os cananeus (em cuja terra habitou Abrao, Isaque e Jac) e, assim, se dilusse como nao. Aconteceu de Joquebede ficar grvida do seu 3 filho.

Ela escondeu como pde, a sua gravidez. Com aquela lei em vigor, Joquebede precisava ter cautela e no permitir que algum soubesse do filho que estava para nascer. E, que linda criana ela gerou!

Durante os 3 primeiros meses de vida do menino, ela conseguiu escondlo. Creio que ele era bem alimentado e dormia muito, pois ela deveria mant-lo sem necessidades, para que seu choro no fosse ouvido ou denunciado.

Mas a criana precisaria tomar sol; precisaria aprender a engatinhar, a dar os primeiros passos... Seria impossvel cri-lo sem que os outros o soubessem...

E Deus deu uma estratgia para Joquebede.

Ela fez um cestinho de junco: calafetou-o por dentro e por fora, impermeabilizando-o completamente. E colocou nele o menino.

Cobriu com a tampa o cestinho e ordenou filha mais velha, Miriam, que acompanhasse a trajetria do cestinho pelas guas do rio Nilo. Joquebede revelou ser uma me zelosa.

Ela protegeu seu filhinho da morte ao nascer. Cuidou dele enquanto pde... No sabia o que aconteceria, mas confiava em Deus. Ele protegeria seu pequenino, livrando-o da morte...

O fato de calafetar o cestinho por dentro e por fora nos mostra o cuidado de uma me segundo os princpios da Palavra de Deus.

Ela no permitiria que as guas do mundo entrassem e destrussem seu filho, mesmo que o contexto mundano cercasse sua vida.

Joquebede pediu filha, Miriam, que ficasse vigiando o cestinho. A me zelosa no perde o filho de vista. A qualquer momento ela pode falar onde seus filhos esto; o que esto fazendo e com quem esto.

Desceu a filha de fara a banhar-se no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carrial, enviou a sua criada e o tomou. Abrindo-o viu a criana, e eis que o menino chorava. Teve compaixo dele e disse: Este menino dos hebreus. (x 2.5-6.)

Miriam ofereceu princesa os servios de sua prpria me para cuidar do irmozinho. Joquebede foi escolhida para amamentar o prprio filho, e ainda por cima, recebeu um salrio por seu servio. Que tremendo o plano de Deus para seus filhos!

Cada me tambm recebe determinado salrio para criar seu filho para Deus.

O Senhor nos d sua Palavra para nos ensinar e transmitir ensino aos nossos pequeninos; o seu Esprito Santo para nos dar sabedoria para responder s perguntas deles; os seus anjos acampados ao redor de nossas crianas, protegendo-as e trazendo livramentos... Voc tem ensinado seu filho no caminho do Senhor? Tem orado com ele e por ele? Voc tem

3. A me de Sanso. Chamada consagrao

Porm sua mulher lhe disse: 'Se o Senhor nos quisera matar, no aceitaria de nossas mos o holocausto e a oferta de manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem nos teria revelado tais coisas'. (Jz 13.23).

A Bblia no nos fala o seu nome, mas o de seu marido, Mano. Eles eram da tribo de D e moravam em Zor. Esta mulher era estril, no tinha filhos. O seu relacionamento com o marido era excelente.

Tinham um dilogo aberto e franco.

Havia respeito mtuo e cada um cumpria seu papel como cnjuge. Eles se valorizavam mutuamente, como recomendavam as Escrituras. Ambos tinham f no Deus de Israel e eram pessoas de orao.

O contexto social em que viviam era de opresso do inimigo, o vizinho povo filisteu. Estes mantinham Israel sob ameaas, pagando-lhes altos tributos, e lhes tolhia a liberdade completamente.

Vigiavam seus passos. Matavam sem piedade.

Aquele casal deveria ter o seu culto domstico, o seu momento devocional para orar e buscar a resposta do Deus Todo-poderoso de Israel.

Mano e sua esposa sabiam orar e esperavam em Deus.

Eles sabiam que o Senhor lhes responderia...

E o dia chegou. Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: 'Eis que s estril e nunca tiveste filho; porm, concebers, e dars luz um filho.

Agora, porm, guarda-te, no bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que concebers e dars luz um filho sobre cuja cabea no passar navalha; porquanto o menino ser nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua me; e ele comear a livrar a Israel do poder dos filisteus'. (Jz 13.3-5).

Era maravilhoso o que ela ouvira do Anjo do Senhor. A resposta s suas oraes.

Deus prometera um libertador para Israel. E, mais uma vez na histria de seu povo, uma mulher estril iria conceber um filho da promessa divina, assim como Sarah e Raquel, aleluia!

Entretanto, as orientaes recebidas precisavam da aprovao do marido, de conformidade com os ensinos de Moiss. Se uma mulher fizesse um voto, jejum ou qualquer abstinncia deveria ter a aprovao do marido, caso contrrio, ela no estaria autorizada a cumprir o seu voto.

Aquela mulher foi imediatamente procurar o marido, Mano, e lhe exps o acontecido. Falou-lhe todas as palavras do Anjo.

Mano ouviu, atento e cheio de gratido, e orou ao Senhor, pedindo-lhe que novamente lhes enviasse o Anjo para orient-los quanto ao menino e sua criao. E Deus atendeu o seu pedido. O Anjo retornou e lhes confirmou as mesmas palavras.

Com a esposa de Mano aprendemos lies muito importantes para as esposas.

Ela era uma mulher que valorizava o marido. Ela percebia a importncia de dar ao esposo o lugar de cabea da famlia.

E como isto importante para a educao dos filhos! Como necessrio que os filhos entendam que o pai o lder e respeitado! H mulheres que tm, em primeira mo, uma revelao de Deus e passam a desprezar os maridos, achando que elas so mais importantes que eles... Como isto est errado! A esposa dever compartilhar suas experincias espirituais e ento ambos devero orar pela confirmao de Deus.

Essa mulher sbia nos ensina que a consagrao dos nossos filhos a Deus comea na gravidez e com nossa conduta em santidade.

4. Ana a me do grande Samuel. Depois de orar e se quebrantar na presena do Senhor, Ana recebeu como resposta o nascimento do primeiro filho e o dedicou ao Senhor, como dito nos primeiros captulos de 1 Samuel.

A histria de Ana j mereceria um estudo parte, ela nos demonstra que a melhor atitude a se tomar em relao aos filhos que o Senhor nos d dedic-los inteiramente ao Senhor. E creio que este foi o segredo do sucesso de Samuel!

Ana, mulher que orou

Levantou-se Ana Ela, com amargura de alma, orou ao Senhor, chorou muito. (1Sm 1.9a-10.)

A Bblia nos conta a histria de uma mulher extraordinria, Ana. Ela viveu no perodo dos juzes. Uma poca em que no havia rei em Israel: cada um fazia o que achava mais reto (Jz 21.25). Seu esposo chamava-se Elcana, homem da tribo de Efraim, filho caula de Jos.

Ana e Elcana moravam nas regies montanhosas de Efraim, em RamatainZofim.

Ele era amoroso e procurava sempre agradar sua amada esposa, quer com palavras de nimo, quer por meio de atitudes de honra e confisses de seu amor sincero. Entretanto, Ana tinha uma grande angstia em seu corao: ela era estril. Nunca poderia gerar filhos.

O passar dos anos ia consolidando sua tristeza. Sentia-se incapaz de corresponder ao amor de seu marido, dando-lhe um fruto desse amor: um filho; semente abenoada para perpetuar o nome da famlia e consagrar a unio dos dois.

Alm disso, a Escritura Sagrada relata que Ana tinha uma rival: Penina. Esta era a segunda esposa de Elcana e tinha filhos com ele. Talvez Elcana tenha se casado tambm com Penina exatamente por causa da esterilidade de Ana...

E Penina irritava excessivamente a pobre e sensvel Ana, porque esta possua o amor do marido. No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifcio, dava ele pores deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas.

A Ana, porm, dava poro dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estril (1Sm 1.4-5.)

Todos os anos, por ocasio das festas fixas do calendrio judaico, Elcana subia com sua famlia a adorar ao Senhor, levando seus dzimos e sacrifcios de louvor e gratido, alegrando-se na presena do seu Deus.

Mas Ana no conseguia se alegrar nas festas anuais por causa da irritao de Penina, pelo que chorava e no comia. (1Sm 1.7.)

H muitas mulheres que tm o amor do marido, so honradas por eles, mas no se sentem realizadas por causa de sua esterilidade. Muitas at sentem-se culpadas por no gerarem filhos. A angstia do corao faz adoecer fisicamente.

Outras mulheres experimentam lgrimas dodas, provocadas pela irritao constante da inveja declarada de quem est to perto, no convvio dirio. Irritao que soa como um gotejar contnuo que enlouquece e faz perder a alegria de desfrutar da vida.

So situaes de conflito que amarguram o corao e, ento, no se consegue ver o sol, mas apenas as sombras dos problemas crnicos. O que fazer? Ana nos d a resposta: orar. Orar com intensidade e firmeza.

Orar com perseverana na direo da perfeita vontade de Deus. Arriscar pedir a realizao do sonho de sua vida. Lanar sobre o corao de Deus toda a ansiedade do corao humano e esperar, com f, o que vai acontecer...

Parecia que as palavras doces de Elcana no conseguiam entrar no corao de sua esposa: *...+ Ana, por que choras? E por que no comes? E por que ests de corao triste? No te sou eu melhor do que dez filhos? (1Sm 1.8.)

Ana no poderia trazer preocupaes para seu marido. Ela precisava encontrar a soluo e parar com sua atitude passiva de apenas chorar. Ento, aps terem comido e bebido, antes de retornarem para casa, naquele ano, levantou-se Ana [...] ela, com amargura de alma, orou ao Senhor, chorou muito (1Sm 1.9a-10).

Ela tomou a atitude decisiva de guerrear no mundo espiritual: orar com toda intensidade, com suas lgrimas, com o corao transparente e sincero. Ana se derramou em splicas diante de Deus.

E fez um voto, dizendo: 'Senhor dos Exrcitos, se benignamente atentares para a aflio da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva no te esqueceres, e lhe deres um filho varo, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabea no passar navalha'. (v.11.) Ana conhecia a histria de Sanso, o campeo nazireu de Deus, que falhou por causa de seu pecado, mas ela sabia que Deus precisava de um novo

campeo para ser usado por Ele naquela gerao. Ana se dispunha a dar o seu melhor para Deus e para sua nao.

H duas coisas muito importantes na orao de Ana a serem observadas: aqui, pela primeira vez, Deus chamado nas Escrituras de O Senhor dos Exrcitos, Jav Sabaoh.

Ana sabia que se encontrava em verdadeira batalha espiritual, no mbito familiar e tambm nacional.

Sua nao estava vivendo sob o mau procedimento dos filhos do sacerdote Eli, que deixavam as ovelhas de Israel desprotegidas diante dos inimigos.

E havia guerra tambm dentro da casa de Elcana, com Penina constantemente provocando Ana e espetando-lhe a carne com palavras maldosas.

Ana ento orou ao Senhor dos Exrcitos. Ela creu num Deus que domina sobre todas as coisas. Ela creu que o Senhor ouve o clamor dos fracos, indefesos e angustiados...

muito importante que nos aproximemos de Deus crendo em sua existncia e que Ele galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). preciso saber quem o nosso Deus.

Qual a amplitude do seu poder.

Qual a dimenso do amor que Ele demonstra por seu povo. importante saber que no sabemos orar como convm, mas que o Esprito de Deus nos assiste em nossas fraquezas e intercede por ns, sobremaneira, com gemidos inexprimveis (Rm 8.26), aleluia! preciso orar com f.

Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lbios, porquanto Ana s no corao falava; seus lbios se moviam, porm no se lhe ouvia voz nenhuma; por isso Eli a teve por embriagada. (v.12-13.) Ao orar com toda a intensidade de sua alma, Ana agora iria enfrentar um julgamento falso a seu respeito. Eli a teve por embriagada e chamou-lhe a ateno.

Ela poderia ter-se sentido ofendida e nunca mais querer retornar a Sil, perante o sacerdote Eli.

Mas sua luta no era no campo humano. Sua guerra era espiritual. Sua resposta estava nas mos do Senhor e era para Ele que ela deveria olhar. Somente para Deus.

Porm Ana respondeu: No, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de esprito; no bebi nem vinho nem bebida forte; porm venho derramando a minha alma perante o Senhor.

No tenhas a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso de minha aflio que tenho falado at agora. (v.15.)

Como importante manter os olhos postos no Senhor e no em ns mesmos! Como Ana nos d uma prova de um corao firme e confiante, ao responder com respeito a quem a ofendia... Ela se explicou respeitosamente e no levou em conta o julgamento precipitado de Eli.

Quantos problemas seriam resolvidos de maneira mais fcil, se as pessoas no se sentissem to facilmente ofendidas... Muitas mulheres criam verdadeiros cavalos de batalha com situaes e palavras que no merecem tanta nfase.

A verdade fala por si somente; no preciso se importar com calnias tolas a nosso respeito.

E o sacerdote Eli trouxe uma palavra proftica para Ana: Vai-te em paz e o Deus de Israel te conceda a petio que lhe fizeste. (v.17.)

Era exatamente dessa palavra que Ana precisava: paz e confirmao da vontade de Deus em seu corao. Ela tomou posse da paz, e o texto nos diz que ela, a seguir, seguiu seu caminho e comeu, e j no era triste o seu semblante, aleluia! Ali, naquele momento aconteceu a cura da alma de Ana.

Foi quando se derramou, de corao, diante do Senhor; quando enfrentou incompreenso e calnia e manteve-se firme em seu propsito de buscar a Deus, que Ana experimentou a paz para prosseguir vivendo, crendo e sonhando os sonhos de Deus para si...

Hoje j no mais preciso que algum sacerdote nos diga as palavras de Eli, pois as Escrituras nos garantem que Deus ouve as nossas oraes. O Senhor deseja que lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade porque tem cuidado de ns, aleluia!

A palavra proftica para a nossa vitria em orao j foi pronunciada pelo Senhor Jesus: Pedi e dar-se-vos-... ( Lucas 11.9-13.)

Ana se levanta no Velho Testamento como uma guerreira da orao. Ela recebe a resposta amada do Senhor: um filho, Samuel.

Ela cumpre o voto que fizera, devolvendo seu filho para o servio do Senhor; deixando-o no templo em Sil: Pelo que tambm o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver, pois do Senhor o pedi. (v.28.)

No haveria melhor lugar para seu pequeno Samuel do que na casa do Senhor, no servio do Senhor dos Exrcitos, aleluia!

E Ana com seu marido e o filhinho adoraram ao Senhor.

Ana entoou um belssimo cntico ao Senhor. Muitos anos mais tarde, Maria, iria cantar tambm a glria do Senhor e o cumprimento de sua Palavra, tambm por meio de um cntico semelhante ao de Ana.

5. Lide a me de Timteo.

Numa citao rpida de 2 Timteo, o nome desta serva de Cristo apresentado como algum que soube muito bem educar seu filho nos caminhos e na palavra de Deus. Aqui est um modelo para uma me bem sucedida segundo os padres bblicos: incutir nele a semente do evangelho.

6. Maria a me de Jesus. exemplo de obedincia porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora todas as geraes me consideraro bem-aventurada... ( Lc 1.48.)

Alegra-te muito, favorecida! O Senhor contigo! Saudou a jovenzinha o anjo Gabriel.

Ters um filho. Seu nome: Emanuel. E ser grande, o Filho do Altssimo, Do cu vir, pois santssimo! Receber o trono de Davi, E, para a multido, ser doce Rabi!

Maria ouviu a boa-nova e nela creu, Confiou na promessa, e aconteceu Tudo o que fora pelo anjo prometido.

Mas, nem a famlia, nem Jos, tinham ouvido O que Maria ouvira do Senhor.

Ento, nesse momento delicado, de temor, Jos pensa deixar Maria.

Sabia que, sem ele, ela sofreria, Mas no podia acus-la.

O filho no era seu. Iriam apedrej-la.

Jos no entendia o que aconteceu, E, confuso, pedia a direo ao Senhor seu. Foi ento, que Gabriel lhe apareceu, e, em sonho lhe falou: No pense que Maria te enganou. Ela fiel. Seu beb de Deus. O Emanuel! Ento Jos a recebeu. O casamento enfim aconteceu. E Jos no a conheceu at o momento em que ela deu a luz. Que lindo infante! Seu nome: Jesus! Maria bem-aventurada: exemplo de perfeita obedincia. Que as mulheres todas tenham a cincia: Que obedecer sempre bem melhor! Obedecer faz a beleza das mulheres bem maior. Obedecer proceder, viver; ser favorecida da parte do Senhor!

Maria um dos maiores exemplos de obedincia Palavra de Deus. Ela era ainda uma adolescente, quando recebeu a notcia do anjo Gabriel, que seria a me do Salvador da humanidade.

O Filho prometido na viso angelical era o descendente da mulher (Gn 3.15), que haveria de esmagar a cabea da serpente, destruindo

o poder do pecado e o jugo de satans na vida dos homens. Era grande demais o privilgio que estava diante de Maria.

E ela creu imediatamente. Ela se disps a cumprir imediatamente a vontade de Deus, dizendo: *...+ Eis aqui a serva do Senhor; cumprase em mim conforme a tua palavra... (Lc 1.38).

Ah! quantas mulheres gostariam de estar no lugar de Maria... Mas, na verdade, a situao dela, aps o encontro com o anjo Gabriel, era muito embaraosa. Era uma situao de alto risco para ela.

Qualquer mulher, naquela poca, que estivesse noiva (desposada, comprometida) e que aparecesse grvida, antes do casamento, seria morta por apedrejamento, se o pai da criana no fosse o noivo. Nesse caso deveria acontecer imediatamente o casamento.

Maria assumiu o risco daquela situao. Ela sabia que a vontade de Deus perfeita e nela no h injustia.

Ela poderia confiar no Deus de seu povo. Ele prometera enviar o Messias ao mundo, e uma virgem iria conceber (Is 7.14). O nome da criana seria Deus conosco, Emanuel.

Para Maria era um misto de alegria e temor. Uma notcia radiante, mas cheia de riscos srios e olhares desconfiados e intrigantes seriam colocados sobre ela.

Voc estaria disposta a passar por to grande prova? Estaria

disposto a dar ao Senhor o que h de mais precioso para a mulher, a sua honra? Aceitaria que as outras pessoas pensassem e falassem mal de voc, embora estivesse andando em santidade?

Maria no pensou em si, apenas em obedecer e olhar para a grandeza do presente que o Senhor lhe concedia: entregar-se para ser a me daquele ente celestial que se tornaria homem.

Como homem, Jesus precisaria de uma me. Como homem, o Filho de Deus precisaria ser cuidado e preservado em sua infncia.

Alguns dizem que Maria me de Deus claro que isso tolice e totalmente contra a Palavra de Deus.

Maria criatura como todos ns. Ela cantou a glria do Senhor, declarando-se tambm pecadora e necessitada de salvao (Lc 1.4647): A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu esprito se alegrou em Deus, meu Salvador....

semelhana de Maria, ns tambm carregamos em nosso interior a divina semente.

O Filho de Deus habita em ns por meio de seu Esprito Santo, aleluia! Que privilgio maravilhoso! Mas tambm estamos sujeitas s incompreenses, perseguies, calnias e zombarias por causa de nossa f.

Coragem! Vale a pena ser crist! Vale a pena dar ao Senhor o nosso corao, a nossa honra, pois Ele nos honrar naquele dia glorioso!

Alm de agraciada com a maternidade miraculosa, Maria o exemplo de me porque soube com sinceridade e santa humildade se colocar a disposio de Deus para que Este fizesse nela a sua vontade.

No h atitude que melhor demonstre o modelo bblico de me que uma serva de Deus que est disposta a fazer a vontade do Senhor em todas as suas aes e decises. Fazendo isso, todos os outros exemplos se completam. Maria na sua dedicao se mostrou como a mulher e me cuja atitude deve ser copiada.

Neste dia das mes, que os exemplos bblicos nos serviam como padro e modelo. E que o Senhor nos d mes na estirpe de mulheres como aquelas, para a glria dele.

7. Rispa, a me incansvel Ento Rispa, filha de Ai, tomou um pano de saco, e o estendeu para si sobre uma penha, desde o princpio da ceifa, at que sobre eles caiu gua do cu; e no deixou as aves do cu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite. (2Sm 21.10.)

Rispa era uma mulher forte e de carter firme. Seu nome significa pedra quente. Ela era filha de Ai, cujo nome vem da mesma raiz da palavra intocvel.

Ela foi mulher do rei Saul e teve com ele dois filhos: Armoni e Mefibosete. Talvez por ser uma das esposas de Saul, Rispa e seus filhos se considerassem mesmo intocveis.

Muitas mulheres pensam que sua posio social, sua riqueza, ou mesmo sua capacidade intelectual as colocam em um pedestal intocvel.

Elas tm um peso de responsabilidade e compromisso. No podem ser desfeitas de maneira leviana... Por isso, querida irm, pense muito antes de se casar. Pense muito antes de romper um casamento.

Pense muito antes de fazer uma sociedade com algum. No somente pense, mas ore ao Senhor a respeito dessas decises. Oua a sua voz e no caia em armadilhas, para que, mais tarde, voc no venha a se arrepender.

E Davi teve de escolher sete homens da famlia de Saul para serem enforcados, para que a chuva pudesse novamente cair sobre a terra de Israel. Davi escolheu os cinco filhos de Merabe, netos de Saul, e os dois filhos de Rispa, sua concubina.

A Bblia diz que foram mortos nos primeiros dias da ceifa da cevada. Seus corpos foram esquecidos pelos seus executores; foram deixados no madeiro, ao relento... Ento Rispa, a me de Armoni e Mefibosete, tomou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma penha, desde o princpio da ceifa, at que sobre eles caiu gua do cu (v.10).

Rispa assistiu ao milagre da chuva caindo, aps a execuo do castigo conseqente da ira irrefletida de Saul e de seu zelo pelo Senhor, levado a efeito fora da sua suprema vontade. Rispa pde ver o valor de uma aliana feita diante de Deus... As conseqncias do rompimento de uma palavra empenhada. E ela, que era a pedra quente, firme como uma rocha colocou pano de saco sobre a penha em frente aos cadveres de seus filhos e os ficou

guardando de dia e de noite: e no deixou as aves do cu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.(v.10.)

Ao colocar ali um pano de saco e no um tapete persa, ou uma almofada confortvel, percebe-se a dor de Rispa; sua humilhao diante de Deus em favor de seus filhos.

O pano de saco, na Bblia, sempre teve o significado de arrependimento e humilhao diante do Senhor.

Voc pode imaginar a dor dessa mulher diante dos corpos em decomposio, dia e noite? Pode imaginar o que se passava em seu corao de me? Suas lgrimas e o desejo de v-los com um sepultamento digno, pelo menos?

Ah! quantas mes como Rispa choram por seus filhos que esto mortos em seus prprios pecados... Quantas mes que colocam panos de saco sobre a Rocha, que simboliza a Palavra de Deus e suas promessas, e vigiam seus filhos mortos.

No seus filhos literalmente mortos, mas espiritualmente mortos. Seus filhos nas drogas, nos vcios, na prostituio, no homossexualismo, nas depravaes da imoralidade, nas mais extravagantes seitas exalando o mau cheiro do pecado; decompondo-se dia-a-dia na podrido do mundo.

Mes que oram, crendo no impossvel; que Deus ir ressuscitar seus filhos e lhes dar uma nova e maravilhosa vida. Elas crem que seus filhos recebero o toque de vida do Esprito Santo e sero ressuscitados, aleluia! E, por isso, elas no se cansam dia e noite de vigiar.

E orar... E crer... At que o rei olhe para elas, tenha misericrdia e faa cessar a sua dor. Rispa ficou em seu posto sozinha.

Espantava as aves de dia e as feras de noite. Ela no tinha medo. No saa de sua torre de vigia, mas esperava que o rei se compadecesse e desse um sepultamento digno de nobres aos seus filhos. Ela ficou por muitos dias ali, passaram-se mais de dois meses, e isto foi dito a Davi.

E foi Rispa quem fez a mo do rei Davi trazer a bno novamente sobre Israel.

Das könnte Ihnen auch gefallen