Sie sind auf Seite 1von 4

REGRAS DE PONTUAO Os sinais de pontuao so empregados na lngua escrita para tentar recuperar recursos especficos da lngua falada, tais

como entonao, jogo de silncio, pausas etc. Diviso e emprego dos sinais de pontuao: 1- PONTO ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. Ex.: Lembro-me muito bem dele. b) separar perodos entre si. Ex.: Fica comigo. No v embora. c) nas abreviaturas Ex.: Av.; V. Ex. 2- VRGULA ( , ) usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou orao, no formam uma unidade sinttica. Ex.: Adelanta, esposa de Joo, foi a ganhadora nica da Sena. Podemos concluir que, quando h uma relao sinttica entre termos da orao, no se pode separ-los por meio de vrgula.

No se separam por vrgula: a) predicado de sujeito; b) objeto de verbo; c) adjunto adnominal de nome; d) complemento nominal de nome; e) predicativo do objeto do objeto; f) orao principal da subordinada substantiva (desde que esta no seja apositiva nem aparea na ordem inversa) A vrgula no interior da orao utilizada nas seguintes situaes: a) separar o vocativo. Ex.: Maria, traga-me uma xcara de caf. A educao, meus amigos, fundamental para o progresso do pas. b) separar alguns apostos. Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui ontem. c) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. Ex.: Chegando de viagem, procurarei por voc. As pessoas, muitas vezes, so falsas. d) separar elementos de uma enumerao. Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras. e) isolar expresses de carter explicativo ou corretivo. Ex.: Amanh, ou melhor, depois de amanh podemos nos encontrar para acertar a viagem. f) separar conjunes intercaladas. Ex.: No havia, porm, motivo para tanta raiva. g) separar o complemento pleonstico antecipado.

Ex.: A mim, nada me importa. h) isolar o nome de lugar na indicao de datas. Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001. i) separar termos coordenados assindticos. Ex.: "Lua, lua, lua, lua, por um momento meu canto contigo compactua..." (Caetano Veloso) j) marcar a omisso de um termo (normalmente o verbo). Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omisso do verbo preferir) Termos coordenados ligados pelas conjunes e, ou, nem dispensam o uso da vrgula. Ex.: Conversaram sobre futebol, religio e poltica. No se falavam nem se olhavam./ Ainda no me decidi se viajarei para Bahia ou Cear. Entretanto, se essas conjunes aparecerem repetidas, com a finalidade de dar nfase, o uso da vrgula passa a ser obrigatrio. Ex.: No fui nem ao velrio, nem ao enterro, nem missa de stimo dia.A vrgula entre oraes utilizada nas seguintes situaes: a) separar as oraes subordinadas adjetivas explicativas. Ex.: Meu pai, de quem guardo amargas lembranas, mora no Rio de Janeiro. b) separar as oraes coordenadas sindticas e assindticas (exceto as iniciadas pela conjuno e ). Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e sa para o trabalho. Estudou muito, mas no foi aprovado no exame.ATENO H trs casos em que se usa a vrgula antes da conjuno e: 1) quando as oraes coordenadas tiverem sujeitos diferentes. Ex.: Os ricos esto cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres. 2) quando a conjuno e vier repetida com a finalidade de dar nfase (polissndeto). Ex.: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria. 3) quando a conjuno e assumir valores distintos que no seja da adio (adversidade, conseqncia, por exemplo) Ex.: Coitada! Estudou muito, e ainda assim no foi aprovada. c) separar oraes subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas orao principal. Ex.: "No momento em que o tigre se lanava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho."( O selvagem - Jos de Alencar) d) separar as oraes intercaladas. Ex.: "- Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em a estar plantando..." e) separar as oraes substantivas antepostas principal. Ex.: Quanto custa viver, realmente no sei. 3- DOIS-PONTOS ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: Ex.: Ento o chefe comentou: - Est timo! b) antes de apostos ou oraes apositivas, enumeraes ou seqncia de palavras que explicam, resumem idias anteriores.

Ex.: Meus amigos so poucos: Jorge, Ricardo e Alexandre.


c) antes de citao Ex.: Como j dizia Vincius de Morais: Que o amor no seja eterno posto que chama, mas que seja infinito enquanto dure. 4- RETICNCIAS ( ... ) a) indicar dvidas ou hesitao de quem fala. Ex.: Sabe...eu queria te dizer que...esquece. b) interrupo de uma frase deixada gramaticalmente incompleta Ex.: - Al! Joo est? - Agora no se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde... c) ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a inteno de sugerir prolongamento de idia. Ex.: Sua tez, alva e pura como um foco de algodo, tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa... (Ceclia - Jos de Alencar) d) indicar supresso de palavra (s) numa frase transcrita. Ex.: Quando penso em voc (...) menos a felicidade. (Canteiros - Raimundo Fagner) 5- PARNTESES ( ( ) ) a) isolar palavras, frases intercaladas de carter explicativo e datas. Ex.: Na 2 Guerra Mundial (1939-1945), morreu muita gente. "Uma manh l no Cajapi (Joca lembrava-se como se fora na vspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do vero. (O milagre das chuvas no nordeste - Graa Aranha) Dica: Os parnteses tambm podem substituir a vrgula ou o travesso. 6- PONTO DE EXCLAMAO ( ! ) a) Aps vocativo Ex.: Parte, Heliel! ( As violetas de Nossa Senhora - Humberto de Campos) b) Aps imperativo Ex.: Cale-se! c) Aps interjeio Ex.: Ufa! Ai! d) Aps palavras ou frases que denotem carter emocional Ex.: Que pena! 7- PONTO DE INTERROGAO ( ? ) a) Em perguntas diretas Ex.: Como voc se chama? b) s vezes, juntamente com o ponto de exclamao Ex.: - Quem ganhou na loteria? - Voc. - Eu?!

8- PONTO-E-VRGULA ( ; ) a) separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petio, de uma seqncia, etc. Ex.: Art. 127 So penalidades disciplinares: I- advertncia; II- suspenso; III- demisso; IV- cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V- destituio de cargo em comisso; VI- destituio de funo comissionada. b) separar oraes coordenadas muito extensas ou oraes coordenadas nas quais j tenham tido utilizado a vrgula. Ex.: O rosto de tez amarelenta e feies inexpressivas, numa quietude aptica, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crnica de que sofria desde moo se foi transformando em opressora asma cardaca; os lbios grossos, o inferior um tanto tenso (...) " (O visconde de Inhomerim Visconde de Taunay) 9- TRAVESSO ( - ) a) dar incio fala de um personagem Ex.: O filho perguntou: - Pai, quando comearo as aulas? b) indicar mudana do interlocutor nos dilogos - Doutor, o que tenho grave? - No se preocupe, uma simples infeco. s tomar um antibitico e estar bom c) unir grupos de palavras que indicam itinerrio Ex.: A rodovia Belm-Braslia est em pssimo estado. Tambm pode ser usado em substituio virgula em expresses ou frases explicativas Ex.: Xuxa a rainha dos baixinhos ser me. 10- ASPAS ( ) a)isolar palavras ou expresses que fogem norma culta, como grias, estrangeirismos, palavres, neologismos, arcasmos e expresses populares. Ex.: Maria ganhou um apaixonado sculo do seu admirador. A festa na casa de Lcio estava chocante. Conversando com meu superior, dei a ele um feedback do servio a mim requerido. b) indicar uma citao textual Ex.: Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, s pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. ( O prazer de viajar - Ea de Queirs) Se, dentro de um trecho j destacado por aspas, se fizer necessrio a utilizao de novas aspas, estas sero simples. ( ' ' )

Das könnte Ihnen auch gefallen