Sie sind auf Seite 1von 52

SISTEMAS ESTRUTURAIS DE EDIFCIOS

Prof. Dr. Jlio Fruchtengarten

CRITRIOS DE PROJETO
Uma vez escolhido o sistema estrutural e definidos os materiais de piso, cobertura e fechamento, procura-se estabelecer os carregamentos a que a estrutura estar sujeita e os limites de utilizao da mesma.

AVALIAO DAS AES


a) Carga permanente (g) A carga permanente inclui o peso prprio da estrutura e de qualquer elemento permanente vinculado a ela, como pisos, coberturas, fechamentos, equipamentos fixos, etc. O peso prprio da estrutura estimado geralmente por comparao com construes similares, e esta avaliao depende muito da experincia anterior do projetista. Em casos especiais feito um pr-dimensionamento da estrutura principal . O peso prprio da estrutura corresponde, normalmente, a uma pequena parcela das cargas verticais, exceto em edifcios de grandes vos livres. Terminado o projeto, o seu valor calculado e, caso difira muito do valor inicialmente adotado, a estrutura recalculada. O dimensionamento portanto, um processo iterativo, a menos que a avaliao do projetista seja bastante acurada. b) Cargas variveis Cargas de ocupao A norma NB-5 estabelece as mnimas cargas verticais de ocupao, supostas uniformemente distribudas, a serem consideradas em vrios tipos de edificaes. Em edifcios industriais, salvo pocas excees, estas aes no esto normatizadas, e devem ser definidas para cada tipo de ocupao em funo dos requisitos de processo. Ao do vento A ao do vento na estrutura determinada com auxlio da norma NB-599, que estabelece a presso dinmica de vento como funo da velocidade bsica de vento (fornecida a todo o Brasil num grfico de isopletas), da topografia do terreno e da altura acima do mesmo, das dimenses das edificaes, etc. Na maioria das estruturas o vento pode ser considerado, de forma satisfatria, como um carregamento esttico. Em casos especiais, pode ser necessria uma anlise dinmica da estrutura.

Combinao das aes


A estrutura deve ser projetada para a combinao mais desfavorvel das aes permanentes e acidentais. Para tanto so estabelecidas, nos critrios de projeto, vrias combinaes possveis, principalmente em edifcios com pontes rolantes, procurando-se avaliar a possibilidade de ocorrncia simultnea de vrias aes e evitando-se, assim sobredimensionar a estrutura.

Limites de Utilizao
So definidos convencionalmente certos limites aceitveis para a resposta da estrutura, tanto em relao sua durabilidade quanto em relao ao seu desempenho funcional. Estes limites variam de acordo com a utilizao prevista para o edifcio. Os mais freqentes so os seguintes: Deformaes excessivas (elsticas ou no) para a utilizao normal da estrutura; Deslocamentos excessivos (sem perda da estabilidade do equilibrio) que redundam em mau aspecto, trincas nos materiais de acabamento, etc. o caso de flechas em vigas, deslocamento horizontal do edifcio, etc. Vibraes excessivas resultantes de aes dinmicas, que provoquem desconforto aos usurios ou prejudiquem o funcionamento de equipamentos. Conhecida a frequencia de vibrao da fonte excitadora, so impostas restries frequencia natural da estrutura, de modo a limitar deslocamentos a valores tolerveis. Danos indesejveis por oxidao, corroso eletroltica, abraso, etc. Neste caso, so estabelecidas espessuras mnimas de chapas e perfs, escolhidas protees superficiais adequadas (pintura, galvanizao, etc.) e, s vezes adotados aosliga especiais, com alta resistncia corroso.

Projeto executivo (detalhado) do Sistema Estrutural.


Escolhido o sistema estrutural e definidos os critrios de projeto, o projeto entra na sua fase final, da qual resultam as dimenses de todas as partes da estrutura. As alteraes finais e o refinamento do sistema so feitos nesta fase, visando-se otimizar a estrutura no que diz respeito segurana e economia. Tendo em vista que a grande maioria dos sistemas estruturais estaticamente indeterminada, o primeiro passo para se iniciar a anlise o pr-dimensionamento dos elementos, ao menso no que diz respeito rigidez relativa das peas. Em seguida so calculados os esforos solicitantes e dimensionados os perfis. A escolha dos perfis deve ser feita de modo a simplificar as conexes e facilitar a montagem. A padronizao dos tipos de perfis e conexes resulta, geralmente num pequeno acrcimo de peso da estrutura, mas pode proporcionar grande economia na fabricao da mesma. Em seguida, faz-se uma verificao das hipteses admitidas, que se resumem geralmente ao valor do peso prprio da estrutura e rigidez relativa das peas. O dimensionamento final dos perfis um processo iterativo, e apenas a experincia do projetista pode reduzir o nmero de iteraes que, as vezes, pode chegar a apresentar apenas um passo.

43

O projeto apresentado sob formas de desenho unifilares, contendo as dimenses dos perfis, os esforos solicitantes e as conexes e detalhes principais. Em geral, cabe ao fabricante da estrutura estudar os detalhes construtivos e os mtodos e a sequncia de fabricao e montagem. Estas informaes so apresentadas atravs de desenhos detalhados para fabricao e montagem, que so submetidos aprovao do projetista. Cabe ao projetista tambm supervisionar a obra, para assegurar-se de que a mesma est sendo executada de acordo com os desenhos e as especificaes.

Sistemas estruturais de Galpes Industriais. Introduo


apresentado neste item, um roteiro para projeto de construes de um s pavimento, destinadas a cobrir e fechar grandes reas e eventualmente, suportar equipamentos e utilidades ligadas ao uso das mesmas. Por simplicidade de apresentao, a estrutura subdividida em vrios sistemas bsicos (cobertura, fechamento, caminhos de rolamento, etc.) e cada um deles apresentado mostrando-se os vrios esquemas normalmente utilizados em edifcios industriais e os parmetros que condicionam sua escolha.

Cobertura
A escolha entre vrios esquemas de cobertura funo principalmente do custo relativo dos mesmos, embora possa ser condicionada, s vezes, por requisitos estticos de iluminao, ventilao e drenagem.

Nas estruturas de pequenos e mdios vos transversais L1, (at aproximadamente 40 metros) e de pequenos vos longitudinais L2 (at aproximadamente 8 metros), utilizam-se, normalmente coberturas planas constitudas por vigas transversais principais (tesouras) apoiadas ou engastadas nos pilares, e por teras apoiadas sobre as tesouras.

Figura 1 a

44

A inclinao da cobertura para permitir a drenagem de guas pluviais pode ser obtida de vrias formas: Com o uso de vigas de cobertura com declividade na face superior (Figuras 1b e 1c). Com vigas de cobertura horizontais, variando-se o tamanho das teras ou suas elevaes, o que exige diversos tipos de conexo das teras nas tesouras (Figura 1d). Com vigas de cobertura em arco (Figura 1e).

Figura 1 b

Figura 1 c

Figura 1 d

Figura 1 e

45

Embora menos freqente ainda utilizada no Brasil a cobertura denteada (shed), constituda de vigas mestras transversais, apoiadas ou engastadas nos pilares, e de tesouras apoiadas sobre as vigas mestras. As ters so apoiadas sobre as tesouras (Figura 2).

Figura 2

Se o vo longitudinal (L2) entre pilares cresce, o esquema apresentado anteriormente pode se tornar antieconmico. No caso de coberturas planas, acrescentam-se vigas transversais secundrias entre as vigas principais, apoiadas sobre vigas mestras longitudinais (que por sua vez se apoiam em pilares) de modo a reduzir a distancia entre apoios das teras para um vo mximo em torno de 6 metros. A economia obtida nas teras geralmente compensa o custo adicional das tesouras secundrias e vigas mestras (Figura 3).

Figura 3

46

Nas coberturas em Shed acrescentam-se vigas transversais secundrias apoiadas sobre vigas longitudinais, de modo a reduzir a distancia entre apoios das tesouras (Figura 4). Em edifcios com grandes vos longitudinais e transversais, podem ser utilizadas vigas de cobertura contnuas, em forma de grelha, ou estruturas espaciais (tridimensionais) ou atirantadas. Estas estruturas so muito mais complexas que as anteriores, tanto do ponto de vista do projeto quanto de detalhes de fabricao, o que resulta num custo unitrio da estrutura (por tonelada) bastante superior. Esta fato deve ser considerado e discutido com o fabricante e com o montador da estrutura, para verificar se a economia em peso de ao compensa o custo adicional de fabricao.

Figura 4

VIGAS DE COBERTURA Vigas de Alma Cheia As principais vantagens das vigas de alma cheia residem em seu aspecto esttico agradvel, com pequeno nmero de peas de travamento facilidade e baixo custo de limpeza e pintura, quando comparadas com as vigas treliadas, facilidade de fabricao e transporte, rapidez de montagem e simplicidade. A pequena altura das vigas de alma cheia permite, ainda, certa reduo na altura total do edifcio, o que resulta em uma economia de material de fechamento. Este conjunto de vantagens torna-as muitas vezes economicamente competitivas com as estruturas treliadas, principalmente para vos de at, aproximadamente 20 metros. Uma viga de alma cheia pode ser de perfil laminado ou soldado, sendo, este ltimo utilizado para maiores vos. Quando se utiliza perfil soldado, as solues mais leves so obtidas com perfis de seo varivel, como indicado na Figura 5.

Figura 5 a

Figura 5 b

47

Podem ser construdas vigas de seo varivel ou de alma vazada a partir de perfis laminados, como indicado na Figura 6. No entanto, a menos que os perfis sejam repetitivos a ponto de se justificar a produo em massa (automatizada), a economia de material no compensa o custo adicional. Para os perfis I standard (padro americano) atualmente em uso no Brasil, esta soluo jamais vantajosa, devido ao peso elevado e s limitaes de altura dos perfis aqui fabricados.

Figura 6 a

Figura 6 b

Pode-se, tambm obter uma estrutura econmica com o emprego de tirantes, como indicado na Figura 7a para cobertura de duas guas, e na Figura 7 b para um shed. No entanto, para coberturas leves, deve-se levar em conta a possibilidade de a suco do vento suplantar o peso prprio da estrutura e da cobertura, pois os tirantes no resistem a esforos de compresso.

Figura 7a

Figura 7b

Vigas Treliadas As trelias so os elementos mais utilizados como vigas de cobertura devido economia de peso, obtida principalmente em edifcios de grandes vos e pequenas cargas verticais, onde so necessrias peas de grande altura para resistir flexo e reduzir as flechas, nas quais a reduo de material na alma passa a ser significativa. Alem disso, devese considerar a possibilidade de se utilizarem os vazios do espao ocupado por elas para passagem de utilidades (tubulaes, dutos), equipamentos mecnicos, etc. Na Figura 8 esto representados os tipos mais comuns de vigas treliadas de cobertura. A forma da trelia e a disposio das peas so escolhidas em funo de 48

requisitos estruturais, funcionais, estticos e econmicos, mas dependem muito da capacidade de julgamento do projetista, pois no h apenas um determinado tipo de trelia mais adequado para cada condio especfica.

Figura 8 Em vigas mestras de cobertura e em teras treliadas de grandes vos, os banzos superior e inferior so geralmente horizontais em vigas de cobertura, os requisitos de drenagem, ventilao e iluminao so os mais importantes para definir a inclinao do banzo inferior. A altura da trelia funo principalmente do vo e das condies de vnculo nas extremidades, embora, s vezes, possa ser condicionada por aspectos funcionais ou estticos e por problemas de transporte. Em trelias de banzos paralelos, o menor peso geralmente obtido para uma relao altura de trelia-vo de 1/5 a 1/10. A mesma recomendao pode ser feita para altura mxima de trelias trapezoidais (Figuras 8b, 8e, 49

8h). Em trelias triangulares (Figuras 8c, 8f, 8i, 8l) o menor peso obtido para uma relao de altura mxima de trelia para o vo de 1/4 a 1/6. Quando so empregadas trelias de banzos paralelos ou trelias trapezoidais, pode-se obter a continuidade para momentos fletores entre a trelia e o pilar ou outras trelias atravs de conexes de extremidades adequadas (Figura 9a); em trelias triangulares a continuidade s pode ser obtida com o acrscimo de uma pea capaz de resistir a esforos normais (Figuras 9b, 9c).

Figura 9 a

Figura 9 b

Figura 9 c

50

O sistema de diagonais e montantes principais e secundrios elaborado normalmente de modo que as cargas transmitidas pelas teras e por dispositivos de apoio de equipamentos e utilidades estejam aplicadas apenas nos ns das trelias e que, assim, todas as peas sejam submetidas apenas a esforos normais (entende-se por peas secundrias de trelias aquelas que recebem apenas esforos localizados nas suas proximidades ou as que servem de travamento de outras peas). O sistema Pratt, indicado nas Figuras 8a, 8b, 8c, um dos mais eficientes sob o ponto de vista de economia das diagonais e montantes, pois para um carregamento simtrico e com cargas de gravidade, as diagonais, que so os elementos mais longos e mais carregados do treliado, so submetidos trao, ao passo que no sistema Howe indicado nas Figuras 8 d, 8f, as diagonais esto submetidas compresso. No entanto, o mximo esforo de compresso no banzo superior das trelias Pratt maior do que das trelias Howe. Note-se que a inclinao das diagonais nas trelias Pratt triangulares oposta da trelia de banzos paralelos para que as mesmas estejam submetidas trao. Deve-se observar, tambm que nem sempre possvel obter apenas esforos de trao nas diagonais das trelias Pratt. A suco devida ao vento ou um carregamento assimtrico podem acarretar esforos de compresso em algumas diagonais. O sistema Warren, indicado nas Figuras 17 g, 17 h, apresenta diagonais trao e compresso, mas dispensa o uso de montantes; quando utilizados, os montantes so considerados peas secundrias, pois servem apenas de travamento de banzos ou para resistir a esforos localizados. O sistema Fink, indicado na Figura 8i, constitudo por trs tringulos e tem como caractersticas o fato de que as diagonais internas podem ser encaradas como secundrias, j que no recebem esforos quando o banzo superior da trelia carregado. As trelias formadas por qualquer sistema podem ter seus painis subdivididos por diagonais e montantes secundrios, com o objetivo de resisitir a esforos oriundos de teras localizadas fora dos ns principais (Figura 8j, 8L) ou de equipamentos ou utilidades suportadas pelo banzo inferior (Figura 8 L, 8m) e ainda, visando reduzir o comprimento de flambagem das diagonais e dos banzos. Nas trelias em arco (Figura 17 n), o banzo superior tem a forma de um arco de circunferncia ou de parbola, e o treliado pode ter qualquer distribuio, j que os esforos solicitantes no mesmo so geralmente baixos. Em particular, para a trelia com banzo em forma de parbola e submetida a um carregamento uniformemente distribudo, os esforos no treliado valem zero e os banzos superior e inferior esto submetidos respectivamente, apenas compresso e trao. Este tipo de trelia tem, para carregamento uniformemente distribudo, um comportamento semelhante ao do arco atirantado da Figura 8q; para outros carregamentos, o arco deve resistir por flexo parcela do carregamento suportada pela alma da trelia. No entanto os dois esquemas so utilizados com pouca freqncia e s so econmicos para grandes vos (acima de 40 m), dado o elevado custo de fabricao. Para trelias de grande altura, podem ser utilizadas trelis em x com montante (Figura 8 o) ou as trelis em k (Figura 8 p), que reduzem o comprimento de flambagem das diagonais e dos montantes. As trelis em xso mais empregadas quando pode ocorrer inverso no sentido das aes (por exemplo, suco devida ao vento), pois 51

sempre possvel escolher um esquema estaticamente determinado considerando-se apenas as diagonais tracionadas. Clculo Esttico As trelis da cobertura so usualmente calculadas considerando-se que todas as barras so bi-articuladas e que o carregamento aplicado apenas nos ns. Nestas condies, as peas da trelia esto submetidas apenas a esforos normais. Na realidade, usual fabricas os banzos com peas de grande comprimento, compreendendo vrios painis da trelia. Este fato, aliado rigidez natural das conexes, faz com que a trelia se comporte como uma estrutura contnua, sendo introduzidos, portanto, momentos secundrios nas barras. Este fato geralmente desprezado no clculo das trelias, pois as peas so muitos esbeltas e, com a formao de rtulas plsticas, ocorre redistribuio dos esforos, limitando os momentos a valores bastante inferiores aos obtidos na anlise pela teoria elstica. Freqentemente, as trelis so submetidas a carregamentos fora dos ns. Isto ocorre, por exemplo, quando a distncia entre teras muito pequena, de modo que a formao de painis com ns sob as teras torna a trelia anti-econmica, ou quando existem equipamentos ou passadios apoiados no banzo inferior (Figura 10).

Figura 10

Nestes casos, admite-se que os banzos sejam vigas apoiadas nos ns (contnuas, se as barras tiverem continuidade nos ns); as reaes de apoio so aplicadas aos ns da trelia e o clculo dos esforos normais efetuado como usualmente. Para efeito de dimensionamento, os banzos devem ser dimensionados flexo composta. A determinao dos esforos pode ser feita manualmente, por mtodo grfico (Cremona) ou analtico (Ritter), embora atualmente seja de uso corrente o clculo por computador.

Nas trelias em x, o clculo dos esforos feito considerando-se apenas as diagonais tracionadas, como no caso de contraventamentos em x.

52

Nos sistemas estaticamente indeterminados, so utilizados mtodos de clculo manual baseados nos Teoremas de Energia ou, o que mais freqente, clculo por computador. O Dimensionamento das Peas O dimensionamento das barras da trelia s pode ser efetuado aps a determinao do comprimento de flambegem das mesmas. Tome-se como exemplo a trelia da Figura 11.

Figura 11

O comprimento da flambagem das barras comprimidas e o comprimento no travado das barras tracionadas pode ser tomado, para efeito de clculo do ndice de esbeltez para deslocamentos no plano da trelia, igual distncia entre ns. O ndice de esbeltez das diagonais, montantes e barras secundrias da alma da trelia para deslocamentos na direo normal mesma calculado com o comprimento real da pea. Assim, para as peas AG, GH, BF, BE, CF, torna-se como comprimento efetivo a distncia entre os ns, ao passo que para a pea DGB, o comprimento efetvo DB. O ndice de esbeltez dos banzos para deslocamentos na direo normal trelia depende da distncia entre travamentos nesta direo. A seo mais utilizada para constituir as peas da trelia a dupla cantoneira de abas iguais ou desiguais (Figura 12 a, 12b, 12 c). A escolha da posio e do tipo de cantoneira deve ser feita de modo a tornar prximos os valores do ndice de esbeltez para deslocamentos no plano da trelia e na direo normal a ela. No entanto, deve-se ter em conta que a variedade de perfis de abas iguais realmente fabricados pelas usinas siderrgicas bastante superior dos perfis de abas desiguais, o que por vezes limita o uso deste ltimos.

Figura 12 a

Figura 12 b

Figura 12 c

53

Figura 12 d

Figura 12 e

Figura 12 f

Figura 12 g

Figura 12 h

Figura 12 i

Figura 12 j

Figura 12 L

Os ns so formados por chapas de ligao (Gussets), s quais as peas so conectadas (Figura 13).

Figura 13

Outros tipos de seo so utilizados com menor freqncia e, apenas, quando h requisitos especiais no projeto. Assim, por exemplo, as sees das Figuras 12e, 12f, 12g, 12h, s so utilizadas quando as peas so submetidas tanto a esforo axial quanto flexo. A seo da Figura 12 d, utilizada nos montantes da trelia quando necessrio conectar outras peas num plano normal mesma, dada a facilidade de ligar chapas em planos ortogonais. As sees das Figuras 12 i, 12 j, 12 L, assim como os perfis de chapa dobrada, so utilizados apenas em trelias de pequenos vos, com esforos reduzidos. Uma vez determinados os esforos solicitantes e o comprimento efetivo das peas e escolhido o tipo de seo, passa-se ao dimensionamento. Detalhes Construtivos Algumas regras prticas para o projeto e o detalhamento de trelias so apresentadas a seguir: Os banzos devem ser fabricados com peas de grande comprimento, envolvendo vrios painis da trelia e com o mnimo de emendas. O desperdcio de material em alguns painis, decorrente do dimensionamento da pea para um esforo que s ocorre em um painel, largamente compensado pela economia que se obtm no custo de fabricao, alm do aspecto esttico melhor. As trelias de mais de 15m de vo devem ter contra-flecha, isto , devem ser fabricadas com uma pequena curvatura, para acima, que compense as flechas resultantes do peso prprio.

54

Deve-se procurar, sempre concentrar ao mximo o trabalho de fabricao e de montagem na oficina; as conexes executadas na oficina devem ser executadas atravs de solda, prevendo-se ligaes parafusadas apenas para as conexes de obra. Este procedimento resulta numa grande economia de peso nas chapas de ligao e uma reduo significativa no tempo de montagem. As trelias de grande altura so inconvenientes sob este aspecto, pois quando ultrapassam as dimenses admissveis para transporte torna-se necessrio fabric-las em peas separadas, e un-las na obra atravs parafusos. O manuseio destas trelias mais trabalhoso, dada a sua pequena rigidez lateral. O plano de emendas deve ser escolhido, na fase de projeto detalhado, em funo das condies de transporte. Tome-se como exemplo a trelia da Figura 14. O esquema da Figura 14 b exige um nmero maior de emendas do que o da Figura 14a, mas permite que a parte principal da trelia tenha uma altura de transporte (H2) menor, quando apoiada sobre o banzo superior.

Figura 14 a

Figura 14 b

O ngulo de inclinao entre as diagonais e o banzo inferior mais vantajoso, sob o ponto de vista de economia de chapas de ligao, est entre 40o e 45o. ngulos muito agudos exigem chapas de ligao muito grandes o que alm de anti-econmico, torna-se mais rgida, afastando-se do modelo de clculo de articulao (Figura 15).

Figura 15 a

Figura 15 b

As sees compostas ( , , etc. ) devem ter seus perfis ligados entre si por presilhas, de modo a reduzir o comprimento de flambagem de cada um dos elementos constituintes da pea isoladamente. As presilhas devem ser posicionadas com intervalos tais que o ndice de esbeltez de cada perfil isolado no exceda o ndice de esbeltez do perfil composto (Figura 16).

55

Figura 16

Os eixos das barras que passam pelo centro de gravidade das sees transversais devem concorrer um mesmo ponto (o n da trelia), considerado uma articulao. No entanto, se as barras so costitudas de cantoneiras, a furao no pode ser feita ao longo do eixo que passa pelo centro de gravidade, pois a porca e a arruela interferem com a curva de concordncia das abas da cantoneira. Neste caso os furos so executados ao longo da linha de gabarito da cantoneira (linha de furao) e, para simplicidade de detalhamento da trelia, as linhas de furao so concorrentes nos ns. Os momentos secundrios e os esforos nos parafusos resultantes desta excentricidade so desprezados para efeito de dimensionamento das barras e das conexes (Figura 17).

Figura 17

A diagonal de extremidade pode ser localizada de modo a coincidir no apoio com o banzo inferior (Figura 18a) ou com o superior (Figura 18b). A posio da Figura 18b mais conveniente sob o ponto de vista de montagem, pois o ponto de suspenso est locado acima do eixo baricntrico da trelia, alm de resultar numa pequena economia de peso da diagonal, que est submetida trao para as cargas de gravidade. No entanto, a posio da Figura 18a mais freqente na prtica, principalmente em trelias engastadas no pilar, pois no h simultaneidade dos esforos cortantes e de trao na mesma conexo.

Figura 18 a

Figura 18 b

56

A Figura 19 apresenta detalhes tpicos de ns em trelias parafusadas e soldadas.

Figura 19 a

Figura 19 b

As diagonais e os montantes so cortados geralmente em ngulo reto em relao aos seus eixos, deixando-se uma folga a> ou = 20mm entre suas extremidades e o banzo (Figura 19). A configurao da chapa de ligao depende basicamente do nmero de parafusos ou do comprimento de solda necessrio para a conexo das peas, e deve ser a mais simples possvel, de modo a minimizar o trabalho de fabricao e evitar perdas de chapas. O ngulo deve ser tal que os esforos possam ser transmitidos pela solda ou plos parafusos para a chapa sem grande concentrao de tenses na mesma. Recomenda-se na prtica um ngulo de aproximadamente 30o . As chapas de ligao (gussets) soldadas devem ser conectadas a ambos os lados do banzo (Figura 19a). Se por razes de projeto (por exemplo fixao de teras ao banzo superior), a chapa no puder ser estendida alm do banzo, o gusset deve ser colocado 5mm abaixo do topo do banzo, e o espao deve resultante deve ser preenchido com solda (Figura 19b). A espessura do gusset depende do esforo mximo nas diagonais e montantes, e geralmente uniforme em toda a trelia. Recomendam-se as seguintes espessuras mnimas: Esforo na Diagonal (KN) Espessura do gusset (mm) At 200 8,0 200 a 450 9,5 457 a 750 12,5 750 a 1650 16,0

As emendas dos banzos da trelia podem ser feitas tanto no n (neste caso o gusset utilizado como parte da chapa de emenda) quanto num ponto intermedirio entre dois ns. Alguns exemplos so apresentados na Figura 20.

57

Figura 20 a

Figura 20 b

Figura 20 c

TERAS DE COBERTURA As teras so elementos submetidos predominantemente flexo e que Tm como funo principal servir tm como funo principal servir de apoio s telhas e s utilidades (calhas, dutos, etc.) e atuar como elemento de travamento das peas em que se apoiam (vigas de cobertura). Seu espamento funo do vo livre permitido pelo material de cobertura, e deve ser escolhido de modo que as telhas, quando fornecidas em tamanhos padronizados, no sofram recortes que aumentem o custo e o tempo de montagem. Os materiais utilizados normalmente em cobertura so: 58

Telhas de Fibrocimento As telhas de fibrocimento possuem seo transversal de diversas formas e dimenses, com alturas de onda variando aproximadamente entre 50mm e 240mm, e vos livres mximos entre teras respectivamente de 2,0 a 7,0m. Embora sejam peas relativamente baratas, so mais pesadas que os demais materiais de cobertura (170 a 250 N/m2 ), o que torna o custo da estrutura mais elevado, em especial, em teras e tesouras. Telhas de Chapa de Alumnio As telhas de chapa de alumnio tm geralmente forma trapezoidal e, devido a seu baixo peso (30 N/m2 ), so de fcil manuseio e montagem. Tem como desvantagem o fato de ser um material mais caro e de exigir um maior nmero de teras, devido aos pequenos vos livres admissveis (at 2,5m), embora no onerem o restante da estrutura. Exigem cuidados especiais de montagem para evitar a corroso eletroltica que ocorre se h contato direto entre as telhas de aluminio e a estrutura de ao. Telhas de Chapas de Ao As telhas de chapas de ao tm geralmente forma trapezoidal e podem ser galvanizadas, pintadas, plastificadas, etc., sendo fornecidas em ao comum ou aos resistentes corroso. So leves (aproximadamente 100 N/m2 ) e vencem grandes vos (at 7,5m), mas o custo do material elevado. A Figura 21 apresenta um esquema tpico de cobertura plana de duas guas.

Figura 21

As teras so constitudas normalmente por perfis laminados C ou I, ou perfis de chapa dobrada. Para grandes vos, podem ser usadas, ainda, as teras treliadas que, embora leves, tm um custo de fabricao e montagem elevado. Como so montadas sobre o banzo superior e com a mesma inclinao deste, o carregamento vertical no coincide com a direo de maior inrcia do perfil, e a tera fica submetida flexo obliqua. Os perfis empregados como teras tm diferena substancial de rigidez segundo as duas direes. Por isso, comum o emprego de tirantes com extremidades rosqueadas para travar as teras na direo de menor inrcia (Figura 22), no meio ou a cada tera parte do vo, dependendo da distncia entre apoios. Estes tirantes (complementados s vezes por barras rgidas) transferem para a cumeeira das tesouras a componente tangencial da carga absorvida nas teras.

59

Figura 22a

Figura 22 b

Figura 22 c

A fixao do tirante tera feita no tero superior do perfil, de modo a restringir a toro devida no conicidncia da linha de ao do carregamento com o centro de toro (Figura 23).

Figura 23

60

Na Figura 24 so ilustrados alguns tipos de ligao de teras ao topo da viga de cobertura.

Figura 24

O momento fletor das teras na direo de menor inrcia calculado para a componente qy = q sen do carregamento, considerando-se que a tera bi-apioada na direo de menor inrcia e que o vo livre Ly igual mxima distncia entre pontos travados (ver Figuras 22 e 23) . Assim: My = qy Ly / 8 = q sen Ly2 / 8 (1)

O momento fletor na direo de maior inrcia calculado para a componente qz = cos do carregamento e depende do esquema estrutural adotado. Embora os perfis laminados tenham comprimento comercial em torno de 12m, as dificuldades de manuseio e de montagem de peas muito esbeltas conduzem via de regra, ao projeto das teras como vigas bi-apoiadas entre tesouras. Neste caso, o momento mximo no meio do vo vale: Mz = qz Lz2 / 8 = q cos Lz2 / 8 (2)

61

Figura 25

A distncia entre as tesouras no permite, em geral, que seja utilizada uma s pea em mais de dois vos. Neste caso, o uso de teras contnuas resulta apenas numa diminuio das flechas, j que o momento mximo que ocorre no apoio dado tambm pela expresso (2). Este problema pode ser contornado projetando-se as teras como vigas Gerber, locando-se as articulaes em pontos convenientes do vo livre das peas (Figura 26). Neste caso, deve-se evitar o uso das teras como peas comprimidas do sistema de travamento horizontal, a menos que as mesmas sejam adequadamente travadas lateralmente nas proximidades da articulao.

Figura 26

A Figura 37 apresenta alguns detalhes tpicos de articulao das teras projetadas como vigas Gerber.

Figura 27

Em casos excepcionais, so utilizadas teras com mos francesas. Este esquema particularmente vantajoso para peas de grandes vos quando se deseja simultaneamente travar o banzo (ou aba) inferior da tesoura (Figura 28). 62

Figura 28

A Figura 29 mostra o sistema esttico de clculo de teras apoiadas sobre mos francesas. Note-se que no vo extremo no colocada a mo francesa, a menos que seja possvel resistir ao esforo horizontal que seria aplicado ao banzo inferior.

Figura 29

SISTEMA DE TRAVAMENTO DA COBERTURA A estabilidade e a rigidez da estrutura principal de cobertura so obtidas com o uso de travamentos horizontais no plano dos banzos superior e inferior e de travamentos verticais entre as trelias e entre os pilares. As funes principais destes travamentos so: Garantir adequada rigidez estrutura, tanto em servio quanto na fase de montagem. Resistir a e distribuir esforos horizontais na cobertura provenientes do vento, pontes rolantes, etc. Assegurar a estabilidade das peas comprimidas. Reduzir a esbeltez das peas tracionadas aos limites recomendados pelas normas. Em geral, mesmo em estruturas simples, o sistema tem um alto grau de indeterminao. No entanto, o clculo terico exato no se justifica, em vista dos esforos nas barras serem bastante baixos. O procedimento usual projetar peas muito esbeltas, dimensionadas apenas por requisitos de rigidez ou de durabilidade, de modo que as mesmas sejam incapazes de resistir a esforos considerveis de compresso. Isto reduz a 63

hiperestaticidade do sistema, pois consideram-se como efetivas apenas as peas tracionadas. Como se ver a seguir, h diversos arranjos do tratamento plos quais as funes acima descritas podem ser cumpridas. Isto torna o projeto do sistema muito difcil, pois depende em grande parte do julgamento do engenheiro, o que gera muitas vezes um exagero no nmero de peas de travamento. Embora o peso dos travamentos seja uma pequena parcela do peso total da estrutura, este exagero aumenta muito o custo de fabricao. Podem tambm, aumentar as interferncias com as utilidades do edifcio, como as descidas de guas pluviais, alm de prejudicar seu aspecto esttico. Dada a dificuldade de se descrever de forma completa os sitemas de travamento dos vrios tipos de estruturas de cobertura, a anlise que se segue considera apenas o caso da cobertura plana da duas guas, embora as concluses apresentadas sejam vlidas para qualquer sistema. A Figura 30 apresenta um esquema tpico da estrutura principal para a cobertura em questo.

Figura 30

a) Travamento no plano do banzo inferior das trelias. A Figura 41 apresenta um esquema tpico de travamento no plano do banzo inferior das trelias para a estrutura da Figura 30 (vermelho).

64

Figura 31

Uma das funes do travamento horizontal longitudinal, colocado de cada lado do edifcio ao longo da linha de pilares, evitar deslocamentos desiguais dos vrios prticos, devido ao de cargas localizadas (como as devidas a pontes rolantes) e distribuio desuniforme do vento ao longo da fachada lateral. Estas trelis horizontais distribuem os esforos por vrios prticos, aumentando a rigidez do edifcio e reduzindo sua deformabilidade.

Figura 32

Os esforos de vento atuantes nas fachadas frintais so absorvidos pelos pilares de fechamento, que os transmitem para a fundao e para o nvel do banzo inferior das trelias. Esta ltima parcela, por sua vez, resistida pelo travamento horizontal transversal, colocado junto s fachadas frontais, atravs do qual se encaminha para os pilares contraventados e da para a fundao. O esquema estrutural e a distribuio dos esforos, desprezadas as diagonais comprimidas, se reduzem ao indicado na Figura 33. Deve-se observar que os montantes das trelias de travamento horizontais devem ser dimensionadas compresso, enquanto que os banzos inferiores das tesouras servem de banzos das trelias de travamento.

Figura 33

65

Em edifcios longos procura-se evitar grande restrio contrao e expanso longitudinal do edifcio devidas a variaes de temperatura. Nestes casos, torna-se inconveniente adotar contraventamentos verticais nos vos extremos, como indicado na Figura 31 b, sendo por, isso, localizados a uma distncia no superior a 50/60m. Embora no seja imprescindvel que os contraventamentos horizontais da cobertura estejam no mesmo vo que os contraventamentos verticais dos pilares, prtica usual que isto ocorra. Em edifcios com grandes esforos horizontais, so utilizados dois vos contraventados (Figura 44), aos quais correspondem os contraventamentos horizontais de cobertura.

Figura 34

Na Figura 34b so utilizados contraventamentos horizontais de fachada, que absorvem os esforos de vento e os transmitem s linhas de pilares, ao passo que na Figura 34a os esforos de vento so transmitidos por compresso dos montantes horizontais at a trelia transversal. Em edifcios com pequenos esforos horizontais, pode-se contraventar apenas um vo, geralmente no centro ou prximo ao centro do edifcio (Figura 35).

66

Figura 35

Deve-se observar que, mesmo que no haja esforos de vento longitudinais no edifcio (por exemplo, num trecho do edifcio entre juntas de dilatao), devem ser colocados contraventamentos transversais, com a funo de auxiliar o alinhamento da estrutura durante a montagem e dar maior rigidez ao edifcio. Outra funo destes travamentos horizontais reduzir o ndice de esbeltez do banzo inferior das tesouras. Embora as trelias transversais travem apenas as tesouras contguas a seu vo, so acrescentadas peas ligando as trelias horizontais (para o exemplo da Figura 31, os montantes no centro do vo) que travam o restante das tesouras. No exemplo de Figura 31, as peas so soicitadas apenas trao pois, independentemente do sentido em que haja tendncia ao movimento de uma determinada tesoura, existe sempre uma linha de montantes solicitados trao que pode conduzir os esforos para uma das trelias transversais. claro que, para maiores vos, podem ser acrescentados mais linhas de travamento, de modo a se reduzir o ondice de esbeltez a valores adequados. Em prticos em que h continuidade entre a tesoura de cobertura e os pilares, o banzo inferior das tesouras fica sujeito a esforos elevados de compresso nas vizinhanas dos pilares (Figura 36), mas o travamento horizontal reduz o comprimento da flambagem na direo normal ao plano da tesoura (Figura 37).

67

Figura 36

Figura 37

b) Travamento no plano do banzo superior das trelias.] Considere-se a estrutura apresentada na Figura 30. Caso no sejam axecutados travamentos adicionais ao nvel do banzo superior, a estabilidade do banzo depende unicamente de sua rigidez flexo pois as teras, embora sejam conectadas a todas as tesouras, apenas garantem que a flambagem do conjunto ocorra como indicado na Figura 38, isto , o comprimento de flambagem do banzo igual ao vo da tesoura.

68

Figura 38

Para se reduzir o comprimento de flambagem na direo normal ao plano das tesouras, so acrescentadas diagonais de travamento que, juntamente com as teras, formam o sistema de travamento do banzo superior. Estes travamentos so localizados geralmente nos painis extremos para que possam resistir aos esforos de vento no trecho superior da fachada, e nos painis em que existem travamentos horizontais no banzo inferior. c) Travamento vertical das trelias (Sway-Frames) Os travamentos verticais entre trelias so colocados geralmente ao menos entre os pilares e no centro do vo, embora seja usual, para vos acima de 20m, acrescentar travamentos a cada 90ry do banzo superior. Em estruturas com tesouras intermedirias, as vigas mestras so utilizadas como travamentos verticais, ao passo que para estruturas sem tesouras intermedirias, como a da Figura 30, so acrescentadas vigas de beiral com esta funo. Os travamentos verticais so colocados nos painis correspondentes aos contraventamentos horizontais (Figura 39) e, juntamente com as trelias horizontais dos banzos superior e inferior e com as prprias tesouras, constituem estruturas espaciais que garantem a rigidez do conjunto.

69

Figura 39

Em alguns casos especiais, em que trechos do banzo inferior junto aos apoios so comprimidos e em que no so colocados travamentos longitudinais, os travamentos verticais podem ter tambm a funo de reduzir o comprimento de flambagem do banzo inferior na direo normal ao plano da tesoura. o que ocorre na estrutura de cobertura da Figura 40, em que as tesouras dos vos vizinhos tm continuidade no pilar (e portanto o banzo inferior comprimido) e existem travamentos longitudinais apenas no contorno. Os travamentos verticais so solicitados apenas trao e trabalham alternadamente de acordo com o sentido em que h tendncia para o deslocamento.

70

Figura 40

Uma utilizao dos travamentos verticais semelhante a esta ocorre em estruturas de cobertura constitudas por vigas de alma cheia. Neste tipo de estrutura, s existe travamento ao nvel da aba superior; a aba inferior (comprimida) das vigas travada lateralmente por peas verticais ligadas s teras (Figura 41).

Figura 41 d)

Detalhes Construtivos

As diagonais e os momentos tracionados do sistema de travamento horizontal devem ser muito esbeltos ( >200), de modo que se possa considerar que praticamente no resistem compresso. Por esta razo, so projetados em cantoneira simples ou em barra redonda. As barras redondas so utilizadas com maior freqncia no travamento do banzo superior das tesouras, onde os esforos devidos ao vento so bastante reduzidos, e no 71

travamento do banzo inferior em edifcios que no possuem pontes rolantes. Cantoneiras so utilizadas nas demais diagonais e montantes. Nos montantes comprimidos utilizam-se, geralmente, perfis em dupla cantoneira. A Figura 42 apresenta alguns detalhes tpicos de ligao das peas de travamento.

Figura 42

Fechamento Lateral
Os materiais mais empregados no fechamento lateral de edifcios industriais so: alvenaria blocos de concreto 72

placas pr-moldadas de concreto telhas e painis metlicos (ao, alumnio) telhas de fibrocimento telhas de PVC

Os fechamentos em alvenaria, blocos de concreto e placas pr-moldadas so apoiados normalmente em estruturas de concreto e no transmitem seu peso prprio estrutura, metlica, embora possam exigir a colocao de peas vinculadas estrutura como apoio horizontal. As telhas ou painis metlicos, de fibrocimento ou de PVC so suportadas por longarinas metlicas, cujo espaamento assim como as teras, funo do tipo de material empregado no fechamento. A Figura 43 apresenta um esquema tpico de estrutura de fechamento para fixao de telhas metlicas utilizando longarinas em perfil [.

Figura 43

As longarinas de fechamento resistem tanto aos esforos de vento no plano horizontal quanto ao peso do fechamento do plano vertical, estando, portanto, submetidas flexo obliqua. Os perfis so montados com a direo de maior inrcia no plano horizontal, correspondente ao maio vo livre da longarina (distncia entre pilares), enquanto que na direo de menor inrcia, no plano vertical, so acrescentados tantos tirantes quantos sejam necessrios para que o perfil resista flexo devida ao peso prprio da estrutura de fechamento e das telhas. Os esforos nos tirantes so transferidos para vigas de grande rigidez na direo vertical, ou diretamente para os pilares (Figura 43a). Neste caso, a longarina mais elevada se apoia nos tirantes atravs de uma barra rgida, geralmente em perfil cantoneira.

73

Figura 44 a

Figura 44 b

Um detalhe tpico de fixao das telhas nas longarinas apresentado na Figura 44a. Pode-se observar que, devido posio das telhas, as longarinas so submetidas toro. Quando se utilizam fechamentos leves (por exemplo alumnio), esta toro no significativa, mas pode vir a ser em fechamentos mais pesados (por exemplo cimento amianto). Neste caso so utilizados os perfis caixo, com boa rigidez toro (Figura 44b). Quando o material de fechamento pesado e quando a longarina de fechamento deve vencer grandes vos entre pilares, so utilizadas as longarinas treliadas, como indicado na Figura 46. Neste caso, os esforos horizontais so resistidos pela trelia; as cargas verticais so absorvidas pelo banzo externo, constituido por um perfil [ colocado na direo de maior inrcia (e eventualmente atirantado) e os montantes da trelia, rigidamente ligados ao banzo externo, restringem a toro do mesmo.

Figura 45

Quando o vo do edifcio muito grande, pode-se, tambm acrescentar pilares de fechamento na fachada frontal, como indicado na Figura 43. Estes pilares so submetidos predominantemente flexo devido aos esforos de vento, e transmitem os esforos resultantes em parte para a fundao e em parte para o banzo inferior das trelias. A ligao dos pilares de fechamento no banzo inferior da tesoura est indicada na Figura 46. Pode-se 74

observar que , com a utilizao de furos alongados, as cargas verticais so integralmente transferidas para a fundao, sem restrio aos deslocamentos verticais da tesoura.

Figura 46

PISOS E PLATAFORMAS
Os edifcios industriais so geralmente dotados de pisos, vinculados ou no estrutura principal do edifcio, que se destinam a sanitrios, escritrios, laboratrios, refeitrios, plataformas de manuteno ou de operao, etc. O projeto de estes edifcios funo do arranjo mecnico e do projeto arquitetnico, sendo necessrias para sua definio, informaes quanto locao e dimenses dos equipamentos a serem instalados e das aberturas no piso, carregamentos, reas de circulao, exigncias funcionais, etc. Os pisos de edifcios industriais so executados geralmente com: Laje de concreto convencional solidrias s vigas metlicas para compor um sistema misto ao-concreto (Figura 59b), ou formas de ao preenchidas com concreto colaborante (Figura 59b). Esta soluo utilizada principalmente em escritrios, refeitrios, sanitrios, etc. ou em plataformas de operao em que h necessidade de estanqueidade do piso. Placas pr-moldadas de concreto. Grelhas metlicas e chapa xadrez. Vigamento constitudo por perfis I ou [ laminado ou, para maiores vos e carregamentos, por perfis tipo VS. Quando o piso no rigidamente ligado s vigas ( o caso de placas pr-moldadas, de grelhas metlicas e de chapas xadrez), so acrescentados travamentos horizontais, geralmente em cantoneira, para dar maior rigidez estrutura e para travar as vigas para flambagem lateral.

DECOMPOSIO DA ESTRUTURA PARA ANLISE


A estrutura principal de um edifcio industrial representada normalmente por uma srie de prticos planos nas duas direes, longitudinal e transversal. No entanto, mesmo 75

que a estrutura principal possa ser decomposta em subestruturas analisveis em duas dimenses, deve-se ter sempre em mente que o edifcio como um todo uma estrutura tridimensional, em que ocorre redistribuio dos esforos graas, principalmente, aos travamentos de cobertura. Os esforos obtidos no clculo simplificado das subestruturas planas so apenas uma indicao dos valores reais, embora estejam geralmente a favor da segurana. A considerao do comportamento espacial da estrutura praticamente importante em galpes com um arranjo de pilares no repetitivo, como o da Figura 47.

Figura 47

A prtica usual de se considerar cada prtico absorvendo os esforos correspondentes sua rea de influncia torna os prticos com um nmero menor de pilares antieconmico, pois o contraventamento horizontal de cobertura garante a redistribuio dos esforos para os prticos completos, na proporo de sua rigidez relativa. Alm disso, os esforos solicitantes neste ltimos so subavaliados, em vista desta redistribuio. PRTICO TRANSVERAL Os prticos transversais so formados plos pilares e pelas vigas de cobertura. O comportamento estrutural destes prticos, definido pela escolha do tipo de ns da estrutura, funo das dimenses do edifcio, do tipo de terreno, do valor do carregamento e da deslocabilidade horizontal aceitvel para o edifcio. Se o solo tem baixa resist6encia, caso em que a transmisso de momentos elevados nas bases dos pilares pode tornar a estrutura de fundao antieconmica, utilizam-se placas de base que no restringem a rotao dos pilares. A hipostaticidade do prtico pode ser evitada de diversas maneiras: Engastando-se as vigas de cobertura nos pilares (Figura 48a, 48b). Engastando-se apenas um dos ns viga de cobertura-pilar (Figura 48c). Engastando-se as vigas de cobertura nos pilares e articulando-se um ponto intermedirio das mesmas (Figura 48c). 76

Articulando-se os ns das vigas de cobertura nos pilares, mas transmitindo-se os esforos horizontais, atravs de trelias horizontais de cobertura, para as fachadas frontais (Figura 49). Os esforos so levados fundao plos contraventamentos verticais de fachada.

Figura 48

Figura 49

O sistema mais utilizado o das Figuras 48a, 48b, principalmente para galpes de apenas uma nave. Os esforos horizontais so distribudos, neste caso, para ambos os pilares. Em edifcios de vrias naves, pode ser economicamente vantajoso, engastar apenas um dos pilares s vigas de cobertura. Neste caso, o esforo horizontal absorvido apenas por um pilar, enquanto que os demais ficam submetidos apenas compresso (Figura 48c). A estrutura de Figura 48d utilizada em edifcios de pequenos vos, quando so previstos recalques diferenciais ou rotaes elevadas nas fundaes. Em edifcios de pequeno comprimento e em que as fachadas frontais no tenham aberturas que impeam o uso de travamentos, pode ser utilizado o esquema da Figura 48. 77

Esta soluo muito econmica, pois reduz os momentos fletores nos pilares, mas dificulta ampliaes posteriores da estrutura. Se o solo apresenta boas condies de fundao, os pilares podem ser engastados na base com o uso de placas de base adequadas, o que conduz a um melhor aproveitamento do material e maior facilidade de montagem. Os pilares podem ser engastados ou articulados s vigas de cobertura, como indicado na Figura 50.

Figura 50

Quando se adotam tesouras em vigas de alma cheia, obtm-se grande economia na estrutura com a utilizao de tirantes, em especial em edifcios de grandes vos (Figura 51).

Figura 51

Em estruturas em que a distancia entre os prticos principais muito grande, pode ser conveniente intercalar entre os mesmos quadros intermedirios totalmente articulados e adequadamente travados no plano da cobertura, de modo que se apoiem lateralmente nos quadros principais (Figura 52). Este procedimento permite certa economia nas teras e travamentos horizontais.

78

Figura 52

Os prticos transversais com alto grau de hiperestaticidade so menos deformveis e permitem o emprego de pilares mais econmicos, devido reduo dos momentos fletores nos mesmos quando da ao dos esforos horizontais. Esta economia pode no ocorrer na cobertura, principalmente se so utilizados vigas treliadas, devido ao maior custo das conexes e necessidade de se dimensionar o banzo inferior para esforos considerveis de compresso quando, devido ao das cargas verticais, est geralmente submetido trao (Figura 53).

79

Figura 53

A Figura 54 apresenta detalhes tpicos de tesouras treliadas articuladas nos apoios. O detalhe da Figura 54b utilizado nos pilares intermedirios de galpes de vrias naves, quando se deseja um banzo inferior retilneo. A excentricidade do parafuso de fixao do banzo superior em relao linha de ao dos esforos permite a rotao da chapa de ligao sem transmitir esforos para o prolongamento do pilar.

80

Figura 54 a

Figura 54 b

A continuidade entre as tesouras resultaria, neste caso, em esforos de compresso elevados no banzo inferior, alm de onerar a conexo do banzo superior, submetido trao. A Figura 55a apresenta um detalhe tpico de uma tesoura treliada engastada no apoio. A diagonal dirigida para baixo (comprimida) e portanto, conectada ao pilar juntamente com o banzo inferior, tambm comprimido. Este acrscimo de contato (compresso) entre a chapa de ligao e a aba do pilar favorvel ligao, ao contrrio do que ocorre na Figura 55b, onde o efeito de alavanca na conexo do banzo superio onera a conexo. Este problema pode ser contornado com a adoo do detalhe indicado na Figura 56.

81

Figura 55 a

Figura 55 b

Figura 56

PRTICO LONGITUDINAL O prtico longitudinal formado pelos pilares e pelas vigas longitudinais que os unem (vigas de beiral, vigas de travamento do caminho de rolamento, etc.). destinado a absorver os esforos horizontais na direo longitudinal, tais como o vento incidente nas fachadas frontais e os esforos decorrentes da movimentao rolante. Os pilares de galpes industriais so colocados de modo que a direo em que t6em maior resist6encia flexo seja a dos prticos transversais. Como a rigidez na direo longitudinal significativamente menor, usual contraventar os quadros longitudinais, reduzindo-se, assim, o comprimento de flambagem e os esforos de flexo nos pilares, assim como a deformabilidade do edifcio. A Figura 57 apresenta alguns esquemas de contraventamento longitudinal.

82

Figura 57

Os contraventamentos em x (Figura 57a) so os mais freqentes e geralmente os mais econmicos, pois so projetados com peas muito esbeltas com baixa resistncia compresso e, portanto, podem ser dimensionados apenas trao. conveniente que as peas sejam realmente muito esbeltas ( > 200), para assegurar que flambem elasticamente e possam resistir trao quanto h inverso no sentido dos esforos externos. Se as peas so pouco esbeltas, no h diferena significativa de comportamento entre a barra tracionada e a comprimida, e ambas devem ser considerados como colaborantes, sendo dimensionadas trao e a compresso. O travamento em x pode ser inadequado quando h necessidade de aberturas nas fachadas, sendo substitudo, neste caso, por um dos demais travamentos indicados na Figura 57. O travamento em K da Figura 57b pode ser dimensionado de duas maneiras: se a rigidez a flexo da viga horizontal desprezvel, as diagonais devem ser dimensionadas trao e compresso (Figura 58a). No entanto, se esta rigidez no desprezvel, as diagonais podem ser projetadas muito esbeltas, de modo que s se considere como colaborante a diagonal tracionada (Figura 58b).

83

Figura 58

Os travamentos das Figuras 57c, 57d, 57e, so adequados para edifcios com grandes aberturas: o da Figura 57c tem um comportamento semelhante ao do travamento em x, enquanto que o da Figura 57d tem um comportamento semelhante ao do travamento em K. O esquema da Figura 57e exige que a viga resista flexo, podendo ser dimensionado de acordo com os modelos das Figuras 58c, 58d. O nmero de travamentos verticais e seu espaamento depende do tipo de estrutura e da intensidade do esforo horizontal a ser transmitido para a fundao. preciso que haja, pelo menos, um travamento entre juntas de expanso, localizado, se possvel, prximo ao centro do edifcio. Quando os esforos horizontais so elevados ou os contraventamentos no podem ser localizados no centro do edifcio, so colocados dois travamentos a uma distncia no superior a 50 ou 60m, para se evitar grande restrio s deformaes trmicas.

IDEIAS GERAIS SOBRE AS ESTRUTURAS DE EDIFCIOS ELEVADOS INTRODUO


So chamados de edifcios elevados ou edifcios de andares mltiplos as construes em que a altura preponderante em relao largura ou comprimento e em que o arranjo do piso repetitivo em vrios nveis ou andares. O esqueleto estrutural representado por uma srie de estruturas planas horizontais compostas de lajes, vigamento principal e vigamento secundrio, que constituim os andares, apoiados sobre um sistema de pilares que, juntamente com as vigas principais de piso e os contraventamentos, constituem os prticos verticais.

84

SISTEMAS ESTRUTURAIS DE PISO


A estrutura de piso, composta da laje e do vigamento, tem como funo principal: Conduzir as cargas verticais para os pilares Transmitir as cargas horizontais de vento atuantes nas paredes externas para os prticos verticais. Enrijecer a estrutura, atuando como diafragma horizontal. Os pisos podem, dentre outros materiais, ser executados com: a) Laje de concreto convencional (Figura 59a). uma soluo simples e que garante grande rigidez ao conjunto, com a desvantagem de ter peso prprio elevado. Por isso, utilizada apenas em edifcios de pouca altura. A laje de concreto e a viga metlica resistem solidariamente ao carregamento, formando um sistema misto ao-concreto. b) Formas de ao preenchidas com concreto colaborante (Figura 59b) O piso funciona como laje mista, da qual a forma metlica constitui a armao. um sistema leve, que permite grande rapidez de montagem e grandes vos. c) Laje celular de ao (Figura 59c) A forma de ao, que o elemento resistente, apenas revestida com concreto no colaborante, resultando num sistema bastante leve. As utilidades so colocadas dentro dos vazios da forma. O que traz uma reduo na altura do piso. d) Chapas xadrez Esta a soluo usual em edifcios industriais. Quando as chapas possuem grandes orifcios e/ou no soldadas s vigas, so acrescentados travamentos horizontais que garantem a rigidez do conjunto. e) Placas pr-moldadas de concreto. Esta soluo usada, tambm em edifcios industriais. Como as placas no so rigidamente ligadas s vigas, preciso acrescentar travamentos horizontais entre as mesmas.

85

Figura 59

O vigamento definido juntamente com a laje, em funo do carregamento, dos vos e da necessidade de passagem dos dutos de utilidades. A altura do vigamento influi na altura total do edifcio, devendo-se avaliar seu efeito no custo de fechamentos, revestimentos, elevadores e pilares. preciso fazer um estudo econmico para definir a melhor soluo, geralmente entre as seguintes: Vigas de pequena altura (e portanto de maior peso) com as utilidades por baixo. Vigas de grande altura com as utilidades passando pela alma das mesmas. Vigas de diferentes niveis. A passagem dos dutos atravs das vigas uma soluo usual quando se trata de grandes vos, em que as vigas t6em naturalmente uma altura maior. As vigas podem ser de alma cheia, com furos reforados na alma (Figura 60a), do tipo colmeia (Figura 60b), ou treliadas em uma ou em ambas direes (Figura 60c, 60d). As vigas secundrias so geralmente feitas com menor altura, permitindo-se, assim, a passagem dos dutos paralelamente as vigas principais.

Figura 60 a

86

Figura 60 b

Figura 60 c

Figura 60 d

A Figura com vigas em diferentes nveis permite a passagem dos dutos entre as mesmas, mas resulta em maior altura total do vigamento, perda do apoio direto do piso sobre as vigas principais e um travamento lateral das vigas principais pela laje menos eficiente (Figura 61).

87

Figura 61

A ligao entre as vigas secundrias e as principais geralmente feita articulada, enquanto que as das vigas principais nos pilares vai depender do esquema estrutural adotado para o prtico. SISTEMAS ESTRUTURAIS DOS PRTICOS VERTICAIS Os principais tipos de sistemas estruturais de edifcios elevados so os seguintes: a) Estruturas em quadro rgido (Figura 62).

Figura 62

As estruturas em quadro rgido so compostas por pilares e vigas de pisos ligados rigidamente, de modo que tanto os pilares quanto as vigas sejam solicitadas flexo quando da ao dos esforos horizontais. O sistema empregado apenas em edifcios de pequena altura (at 20, 30 andares), pois bastante deformvel e onera os pilares e as conexes das vigas principais pela introduo de momentos fletores elevados nos ns. Tm como principal vantagem o fato de no obstruir o espao til, mas s so econmicas em edifcios com grande nmero de pilares. A direo de maior inrcia dos pilares colocada paralela dimenso menor do edifcio, pois a que corresponde a maiores momentos fletores nos pilares. Em edifcios em 88

que os momentos fletores so altos nas duas direes, so utilizados perfis caixo, duplo I ou perfis como os da Figura 63.

Figura 63

Os pilares so fabricados com comprimentos tais que possam ser utilizados em 2 a 3 andares sem emendas. As conexes de emenda so locadas a 50 cm acima dos pisos, de modo a no interferir com as conexes das vigas. b) Estruturas em quadro contraventado (Figura 64). Uma soluo econmica para edifcios de at 60 andares pode ser obtida com a introduo de trelias de travamento certicais. Estas trelias resistem aos esforos horizontais e aumentam a rigidez da estrutura, permitindo, ao mesmo tempo, a execuo de conexes articuladas entre as vigas e os pilares, mais econmicas que as conexes a momento. Os travamentos em k so mais eficientes que os em x, pois reduzem metade o vo das vigas de piso correspondentes e do maior liberdade de uso do espao interno. Embora sejam dimensionados compresso, podem ser mais econmicos que os travamentos em x pois, alm da reduo de peso das vigas, tm comprimento total menor, j que no possuem uma barra no colaborante. Os travamentos verticais so localizados em paredes externas ou em paredes permanentes, de modo a no interferir coma utilizao do edifcio. Uma desvantagem do sistema que concentra a resistncia ao esforo horizontal em apenas alguns pilares, ao invs de distribu-la por todo o edifcio. A eficincia do sistema pode ser melhorada adicionando-se trelias entre alguns andares (Figura 64b), que solicitem os pilares no pertencentes a trelia vertical trao e a compresso, reduzindo, portanto, os esforos axiais nos pilares da trelia. Deve-se observar que, mesmo com a utilizao de trelias entre alguns andares, os esforos horizontais so transmitidos apenas aos pilares que compes a trelia vertical. Este problema pode ser contornado adicionando-se travamentos verticais nos andares inferiores (Figura 64c).

89

Figura 64

Em edifcios de pequena altura, podem ser obtidas estruturas econmicas contraventando-se, apenas, dois planos verticais em cada direo (em casos excepcionais , um plano apenas pode ser suficiente): os esforos horizontais so conduzidos para estas trelias verticais atravs das lajes de piso. Em edifcios de maior altura ou de grande comprimento, podem ser necessrios vrios planos de contraventamento. c) Estrutura com ncleo de concreto (Figura 65). As caixas de escada e de elevadores estendem-se, na mesma posio em planta, por todos os andares e, embora no constituam ncleos fechados por exigirem aberturas para sua utilizao, tm rigidez suficiente para atuar como elementos resistentes aos esforos horizontais em edifcios de at cerca de 60 andares. O sistema estrutural pode ser constitudo, entre outros, por: Ncleo de concreto com pilares metlicos apoiados na fundao, Figura 65a. Ncleo de concreto com vigas em balano (Figura 65b). Pilares metlicos apoiados em balanos do ncleo de concreto (Figura 65c). Pisos suspensos em tirantes apoiados em vigas em balano do ncleo (Figura 65d).

Especial ateno deve ser dada distribuio dos esforos de vento para as paredes de travamento em funo de sua distribuio em planta, levando-se em conta a excentricidade entre a linha de ao da resultante dos esforos e o centro de toro do sistema de travamento.

90

Quando se utilizam pisos suspensos, o nmero de andares limitado pela deformabilidade dos tirantes, sendo necessrio acrescentar vigas em balano de grande rigidez em andares intermedirios, ligadas ao ncleo.

Figura 65

d) Estruturas com trelias entre pisos. (Figura 66).

Figura 66

Neste sistema, os prticos verticais so constitudos por pilares rigidamente ligados a trelias com a altura de um andar, de modo que as vigas de piso so os banzos superior e inferior da trelia. As trelias so colocadas onde existem divisrias permanentes ou fachadas, evitando-se, assim, o emprego de contraventamentos adicionais. Este sistema reduz as flechas e permite grande economia nas vigas de piso, mas no deve ser usado em edifcios de grande altura, devido aos momentos fletores elevados que solicitam os pilares. 91

e) Estruturas tubulares (Figura 67). O sistema convencional de prticos verticais ou paredes de concreto nas direes transversal e longitudinal no suficiente em edifciosmuito altos (acima de 60 andares). Nestes prdios so utilizadas estruturas tubulares, que unem os pilares externos ou internos e as vigas principais nas duas direes, criando um tubo vertical em balano, engastado na fundao. Quando o tubo constitudo apenas pelas paredes externas, o sistema estrutural dos mesmos pode ser Vierendeel ou treliado; em ambos, os pilares internos resistem, apenas, s cargas verticais.

Figura 67

O tubo Vierendeel (Figura 67a) composto de pilares pouco espaados em toda a periferia, ligados a vigas de piso de grande rigidez, formando-se uma malha ortogonal de vigas e pilares. Devido flexibilidade das malhas de fachada em seu prprio plano, assimilveis s distores por cisalhamento (shear lag) em estruturas contnuas, h uma concentrao de esforos normais nos pilares de canto, que torna o sistema antieconmico para edifcios muito altos. Este efeito pode ser atenuado com a utilizao de tubos treliados (Figura 67b, 67c, em que se acrescentam diagonais na fachada ou se substituem os pilares por diagonais. Embora a concentrao de tenses seja menor neste sistema, devido maior rigidez das paredes, as conexes ficam oneradas. O sistema estrutural pode ser constitudo tambm por tubos enrijecidos por travamentos verticais internos (pilares contraventados ou paredes de concreto), tubo dentro de tubo o sistema celular. Neste ltimo o tubo externo enrijecido por diafragmas verticais internos em ambas as direes, de modo que cada clula isolada possa resistir como tubo isolado, sendo, portanto, simplificada a execuo de edifcios com alturas variveis. (Figura 68). 92

Figura 68

93

Das könnte Ihnen auch gefallen