Sie sind auf Seite 1von 11

NDICE

Introduo .....................................................................................................................................2 Breve historial de pontuao .........................................................................................................3 1. Ponto final .................................................................................................................................4 2. Virgula ......................................................................................................................................4 Sobre o emprego da vrgula note-se que erro grave:..................................................................5 3. O Ponto e Vrgula .....................................................................................................................6 4. Os dois pontos ...........................................................................................................................7 5. Reticencias ................................................................................................................................7 6. Aspas .........................................................................................................................................7 7. Parnteses ..................................................................................................................................7 8. Travesso ..................................................................................................................................8 9. Ponto de interrogao ..............................................................................................................8 Concluso....................................................................................................................................10 Bibliografia .................................................................................................................................11

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 1

Introduo

Ao estabelecermos uma anlise comparativa entre a linguagem oral e a escrita, constatamos que ambas so demarcadas por alguns aspectos que as fazem divergir entre si. Entre estes, citamos os sinais de pontuao que, uma vez evidenciados, reproduzem as entonaes e pausas proferidas por meio da oralidade.

Conjuntamente a esta finalidade, h tambm outras atribuies a eles destinadas. Entre tais, destacamos: distinguir determinadas palavras ou frases em um dado contexto lingustico, de modo a conferir-lhes uma nfase maior, como tambm evidenciar graficamente as pausas conferidas mediante a elocuo - consideradas como resultantes da sintaxe estabelecida pelos termos constituintes. A pontuao, ainda constitui um cdigo fundamental para a correcta compreenso da mensagem. Os sinais de pontuao ajudam a entender correctamente os textos. preciso utilizar estes sinais, j que mudar ou suprimir um sinal de pontuao pode variar o significado de toda frase. Um exemplo concreto de como a pontuao pode influenciar na mudana de uma frase, de acordo com um autor desconhecido Digo que no s um mentiroso. Se fazermos o uso correcto da pontuao a frase mudara de sentido. Digo que, no! s mentiroso. Usualmente, os sinais de pontuao que mais se destacam so: ponto-final, ponto e vrgula, ponto de exclamao, interrogao, dois-pontos, travesso, reticncias, aspas, parnteses e vrgula.

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 2

Breve historial de pontuao

Um homem rico estava s portas da morte. Pediu papel e caneta para fazer o seu testemunho e escreveu: Deixo meus bens minha irm no a meu sobrinho jamais ser paga a conta do padeiro nada aos pobres Adaptado e extrado no site www.blogs.asa.pt/portuguesemdia/2009/05 Quando se preparava para colocar pontuao, o homem morreu. O notrio, sem saber o que com aquele texto, convocou cada um dos mencionados no testamento para a tentar resolver a situao. Chegou o sobrinho, leu o texto e, pedindo um lpis, fez a seguinte pontuao: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do padeiro. Nada aos pobres. A segunda a chegar foi irm que, vendo o texto, pediu tambm algo com que escrever e fez a seguinte pontuao: Deixo meus bens minha irm. No a meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do padeiro. Nada aos pobres. Em seguida apareceu o padeiro que, tambm ele, resolveu sugerir uma pontuao alternativa. Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do padeiro. Nada aos pobres. Por fim, chegaram os pobres da cidade. O seu lder pediu para ver o texto e, tirando um pequeno lpis do bolso, rabiscou uma nova pontuao: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do padeiro? Nada! Aos pobres. E agora o que que o pobre notrio vai fazer?

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 3

1. Ponto final

O ponto final indica a maior das pausas e emprega-se no fim do perodo e ainda nas abreviaturas. Exemplos: a) No fim do perodo: Gil Vicente vulgarmente designado como o pai do teatro portugus. b) Nas abreviaturas: Exmo. Sr. D. Nuno Alvares Pereira Segundo a gramtica da lngua portuguesa o ponto final Caracteriza-se por indicar uma pausa maior no discurso, pautando-se pelas seguintes finalidades:

* Indicar o fim de uma frase declarativa. Ex: Os convidados demonstravam-se contentes durante todo o evento.

* Representar as abreviaturas. Exemplos: bibl. = bibliografia C.C. = Cdigo Civil Me. = mestre Ao fazermos estas abreviaes devemos ter em conta que Os smbolos referentes s unidades do sistema mtrico decimal e aos elementos qumicos no so acompanhados do Ponto-Final. Exemplos: Kg, m, cm, Hg, Au, K, Pb, dentre outros.

2. Virgula De acordo com um autor no identificado A vrgula indica uma pequena pausa, um dos sinais mais usados e emprega-se principalmente: a) Para separar os elementos coordenados da mesma orao, que no estejam ligados pelas conjunes e, nem, ou;

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 4

As palavras barco, rede, remo, vela e pescador pertencem ao campo lexical1 de pesca. b) Para separar os vocativos2; Pedro, vai estudar. c) Para separar o aposto; Nuno Alvares Pereira, grande estratega militar, comandou o exrcito portugus que derrotou os castelhanos na batalha de Aljubarrota. d) Para separar as proposies circunstanciais que precedem as principais ou nelas estejam intercaladas; Quando terminar o servio, l estarei. e) Antes da conjuno mas, e para separar as conjunes3 ou locues conjuntivas porem, portanto, pois, por consequncia, etc; Eu vou hoje, mas amanha iras tu. f) Para indicar a omisso de uma palavra, principalmente de um verbo, que se subentende facilmente; A Lara e o Jos Amlcar foram passar frias para o Brasil, a Mariama, para a Costa Rica. g) Para separar os complementos circunstanciais Na Cidade de Nacala, faz muito calor.

Sobre o emprego da vrgula note-se que erro grave:

1 Separar o sujeito do predicado quando seguidos. 2 Separar o verbo do seu nome predicativo. 3 Separar um substantivo do seu complemento determinativo.

Lexical Relativo a palavra, glossrio de termos tcnicos de uma rea especializada de acordo com o dicionrio moderno da lngua portuguesa pp421.
2

Vocativo Palavra ou expresso que serve para chamar algum. de acordo com o dicionrio moderno da lngua portuguesa pp719.
3

A palavra conjuno provm de conjunto. Vejamos a definio do ltimo termo no dicionrio Aurlio: Conjunto: adj. 1. Junto simultaneamente. sm. 2 Reunio das partes dum todo. (http://www.brasilescola.com/gramatica/conjuncao.htm)

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 5

3. O Ponto e Vrgula De acordo com um autor no identificado O ponto e vrgula emprega-se, principalmente, para separar as oraes justapostas, sobretudo se so extensas ou formadas por elementos separados por vrgulas: O jornal um meio de comunicao; d, todos os dias, as noticias dos diversos pontos da terra, informa a opinio Enquanto que para o autor no identificado o ponto e virgula empregue nas frases acima expostas, j a gramtica nos d vrios horizontes acerca da empregabilidade do ponto e virgula, dizendo que: Representa uma pausa maior que a vrgula e um pouco menor que o Ponto Final, sem, contudo, encerrar o perodo. Sua utilizao encontra-se relacionada aos seguintes casos:

* Separar as oraes inerentes a um perodo muito extenso, principalmente se em uma delas j houver a presena da vrgula.

Ex: Dos mais de cem funcionrios daquela empresa, apenas uma pequena percentagem no concordou com as recentes decises; o restante, todos aderiram s novas ideias.

* Separar oraes coordenadas assindticas que exprimam relaes de sentido entre si.

Ex: As queimadas destruram a vegetao; todos os animais silvestres foram mortos.

* Substituir, de modo facultativo, a vrgula em oraes coordenadas sindticas adversativas.

Ex: No concordava com as opinies dos colegas; contudo, respeitava-as.

* Separar oraes coordenadas sindticas conclusivas, sendo que as conjunes se encontram pospostas ao verbo.

Ex: A famlia era responsvel pela garota; precisava, portanto, de proteg-la em todas as circunstncias. * Separar itens de uma enumerao e artigos relacionados a decretos, sentenas, peties, dentre outros.
Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune Page 6

4. Os dois pontos

Os dois pontos empregam-se: a) Antes de uma fala, no discurso directo; Clara voltou a correr para junto da Margarida, bradando-lhe: V, v, no te aflijas. Fruta vendida, e uns acrscimos para tremoos. b) Antes de uma enumerao; Os Factores intervenientes no processo de comunicao so seis: emissor, receptor, mensagem, canal, cdigo e contexto. c) Para introduzir uma orao que explica ou confirma a ideia contida na primeira. Para provar o que dissemos, no necessrio ir longe: temos mo a nossa histria.

5. Reticencias De acordo com um autor no identificado Este sinal emprega-se quando a frase fica suspensa, deixando a imaginao do leitor a interpretao da supresso. Mas tambm dizem que chamou parvo ao guarda. Nunca. Talvez pudesse. Mas ele um guardaSou uma Mulher com quatro filhos e com medo. 6. Aspas De acordo com um autor no identificado Este sinal emprega-se antes e no final de citaes ou transcries textuais que se fazem, e que no pertencem as pessoas que as fazem. Tambm se emprega com qualquer palavra estrangeira que seja citada, ou palavra que no seja de linguagem corrente.

7. Parnteses De acordo com um autor no identificado Este sinal serve para isolar uma frase que esteja

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 7

intercalada e que constitui, por assim dizer, uma explicao ou um pormenor.

8. Travesso De acordo com um autor no identificado O travesso emprega-se principalmente, para indicar a mudana de interlocutor no discurso dialogado, ou para intercalar 4 expresses que queremos destacar. Ganhas vinte mil escudos por semana! Continuou o pai, dando-lhe mais confiana.

9. Ponto de interrogao

Utilizado no final das frases interrogativas directas, indicando tambm outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignao ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto lingustico.

Exemplos: O qu? No trouxe a encomenda que lhe pedi? Por que no compareceu festa de aniversrio?

10. Ponto de exclamao

Usado nas seguintes circunstncias:

* Depois de frases que retratem ordem, indiquem espanto, admirao, surpresa, dentre outros sentimentos.

Exemplos: Nossa! No esperava v-lo aqui.


4

Segundo o Dicionrio online de portugus na pagina www.dicio.com.br/intercalar/ o significado de intercalar adj. Que est intercalado, acrescentado, inserido: folha intercalar.

Diz-se do dia acrescentado ao ms de fevereiro nos anos bissextos (29 de fevereiro). Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune Page 8

Tenha confiana! Obters um ptimo resultado.

* Aps interjeies e vocativos.

Ah! No me venha com este discurso ftil. J sei! Foi voc, garotinho esperto!

* Diante de frases que exprimam desejo.

Guarda-me Senhor! Que Deus o abenoe!

Observaes importantes:

-Quando o sentido proferido pelo discurso prescindir ao mesmo tempo de interrogao e exclamao, podero ser utilizados ambos os sinais.

Ex: Eu falar com ele?! Nem pensar.

Quando se quer enfatizar ainda mais o sentimento ora caracterizado, haver a possibilidade de repetir o ponto de exclamao.

Ex: No!!! J disse que no irei.

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 9

Concluso

A pontuao muito importante nos dias de hoje, como tambm em tempos anteriores. Pois ela imprescindvel no uso de qualquer tipo de texto, documentos, relatrios entre outros. Quando entramos em qualquer tipo de instituio5 (Bancos, Escolas, ect) vemos realmente o uso to importante da pontuao, e que se no prestarmos muita ateno, acaba por ser esta a responsvel da imperfeio de vrios documentos. Vejamos s nesta sinttica concluso, de como e quantas vezes usaram-se as pontuaes? Isto revela o quo ela consumida mesmo sem a querer. Caros leitores devemos ter muito cuidado a partir de agora na ateno da colocao das pontuaes, vimos nos exemplos anteriores do trabalho em aluso de como custou caro para certas pessoas, sobretudo na mudana de sentido da prpria frase,

Instituio Organizao ou estabelecimento de utilidade pblica ou privada de acordo com o dicionrio moderno da lngua Portuguesa na Pagina 395.

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 10

Bibliografia

Gramtica da Lngua Portuguesa., ed. Porto editora,2005, pag.321. Dicionrio moderno da lngua portuguesa, ed. Porto Editora, pp. 76,193, 275, 282,312 Livro da Lngua Portuguesa, autor no identificado. www.dicio.com.br/intercalar/, website acessado no dia 11 de Maro, s 20:3.1 http://www.brasilescola.com/gramatica/conjuncao.html, site visitado no dia 11 de Maro, s 17:18. www.blogs.asa.pt/portuguesemdia/2009/05, website acessado no dia 10 de Maro de 2013. s 17:42.

Trabalho elaboradorado por Abdul Cssimo Arune

Page 11

Das könnte Ihnen auch gefallen