Sie sind auf Seite 1von 30

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof.

Tas Bringhenti Amaro Silva

UNIDADE 05: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

1. Introduo: Distino entre contrato administrativo e contrato da administrao


Inicialmente, h de se diferenciar as noes de Contrato Administrativo e Contrato da Administrao. A expresso Contrato da Administrao de sentido mais amplo e abrange todos os contratos celebrados pela Administrao Pblica, independente de serem de natureza pblica ou privada, enquanto a expresso contrato administrativo refere-se para designar tosomente os ajustes que a Administrao, nessa qualidade, celebra com pessoas fsicas ou jurdicas, pblicas ou privadas, para a consecuo de fins pblicos, segundo regime jurdico de direito pblico (Di Pietro). Diz-se que, nos contratos de direito privado, a Administrao se nivela ao particular, ou seja, h horizontalidade, enquanto, nos contratos administrativos (de direito pblico), a Administrao age como Poder Pblico e, portanto, h verticalidade.

2. Ato administrativo X Contrato Administrativo


- Os atos administrativos so praticados em decorrncia das prerrogativas da Administrao, so unilaterais e revestem-se de imperatividade, uma vez que criam obrigaes ao particular independente de sua anuncia. Somente no tero como caracterstica a imperatividade aqueles atos que a Administrao confere somente direitos sem impor deveres (exemplos: autorizao, permisso). - Os contratos administrativos, mesmo que tenham clusulas fixadas unilateralmente, s se concretizaro se houver anuncia do particular. O contratado no titular de mera faculdade outorgada pela Administrao, como ocorre nos atos negociais, mas, ao contrrio, assume direitos e obrigaes perante o poder pblico contratante (Di Pietro). No h aqui imperatividade porque, mesmo que as clusulas sejam fixadas unilateralmente pela Administrao, o particular s ir cumpri-las se concordar com os termos do contrato.

3. Caractersticas bsicas do contrato administrativo (Meirelles Teixeira)

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

a) um acordo voluntrio de vontades, indissoluvelmente ligadas uma outra, reciprocamente condicionante e condicionada, coexistentes no tempo, formando uma vontade contratual unitria; b) os interesses e finalidades visados pelas partes apresentam-se contraditrios e opostos, condicionando-se reciprocamente, uns como causa dos outros; c) produo de efeitos jurdicos para ambas as partes, ou seja, criao de direitos e obrigaes recprocos para os contratantes, da a afirmao de que faz lei entre as partes.

4. Distines entre o contrato administrativo e o contrato de direito privado


Em relao ao regime Administrao podem ser: jurdico, os contratos celebrados pela

- Contratos de direito privado - Contratos administrativos, que se dividem ainda em: a) Tipicamente administrativos: totalmente regidos pelo direito pblico (concesso de servio pblico, obra pblica e uso de bem pblico); b) Com paralelo no direito privado: assemelham-se ao direito privado sem deixarem o direito pblico (mandato, emprstimo, depsito, empreitada). Observao!!! H ainda quem separe os contratos administrativos em: a) contratos tpicos: o Estado possui prerrogativas decorrentes da supremacia do interesse pblico. c) contratos atpicos: o Estado comparece em relao horizontal com o particular, ou seja, no possui prerrogativas de direito pblico. Ex: Administrao como usuria de servio pblico (telefone), contrato de locao de um prdio para a instalao de um rgo pblico, abertura de conta corrente, contrato de seguro. Observe que, neste classificao, os contratos tpicos compreendem os contratos administrativo tipicamente administrativos e com paralelo no direito privado, enquanto os contratos atpicos so o contratos de direito privado celebrados pela Administrao. - Sobre o tema, Di Pietro faz algumas ressalvas e observaes interessantes:

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Por mais que a doutrina diferencie os contratos privados da Administrao dos contratos administrativos, esta distino nem sempre simples porque o regime de direito privado parcialmente derrogado pelo direito pblico. Independente de serem contratos de direito privado ou administrativos, quando celebrados pela Administrao, deve ser aplicado o regime jurdico administrativo que se caracteriza por prerrogativas e sujeies. As prerrogativas conferem poderes Administrao, que a colocam em posio de supremacia sobre o particular; as sujeies so impostas como limites atuao administrativa, necessrios para garantir o respeito s finalidades pblicas e aos direitos dos cidados. (Di Pietro). No que se refere s sujeies (limites impostos), independente de ser contrato privado ou administrativo, os contratos devem obedecer as exigncias de forma (devem ser escritos, salvo a exceo que veremos na sequncia), de procedimento, de competncia e finalidade (finalidade pblica). Ou seja, no h grandes diferenas em o contrato de direito pblico e privado em relao s sujeies/limites; Por outro lado, em relao s prerrogativas, h grande diferena porque, nos contratos administrativos, ela se consubstanciam em clusulas exorbitantes (privilgios, prerrogativas), o que vedado nos contratos privados. Di Pietro define as clusulas exorbitantes como aquelas que no so comuns ou que seriam ilcitas nos contratos entre particulares, por encerrarem prerrogativas ou privilgios de uma das partes em relao outra. Nada impede que algumas dessas clusulas exorbitantes estejam presentes nos contratos de direito privado, desde que sejam devidamente pactuadas, tal como ocorre com a clusula que permite que a Administrao altere unilateralmente o contrato. Por outro lado, algumas dessas clusulas exorbitantes seriam consideradas ilcitas nos contratos privados, como por exemplo, a aplicao de penalidades, a retomada da concesso e a responsabilizao do contratado sem deciso judicial (executoriedade da Administrao) Nos contratos administrativos celebrados pela administrao, mesmo que as clsulas exorbitantes no estejam explicitamente previstas (escritas), elas so implcitas, enquanto, no contrato privado celebrado pela Administrao, elas devem estar explicitamente previstas.

5. Legislao bsica administrativos


- Constituio Federal:

aplicvel

aos

contratos

Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: (...) 3

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

XXVII normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) - Lei n. 8666/93; - Lei n. 8987/85 (Dispe sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos previstos no art. 175 da Constituio Federal, e d outras providncias); - Lei n. 11.079/04 (Institui normas gerais para licitao e contratao de parceria pblico-privada no mbito da administrao pblica) - Lei n. 9427/97(Institui a Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL, disciplina o regime das concesses de servios pblicos de energia eltrica e d outras providncias); - Lei n. 9472/97(Dispe sobre a organizao dos servios de telecomunicaes, a criao e funcionamento de um rgo regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional n 8, de 1995); - entre outras.

6. Caractersticas dos contratos administrativos


Passaremos agora abordagem das principais caractersticas dos contratos administrativos (no no sentido amplo, mas sim no sentido restrito, regido sob o regime pblico, derrogatrio e exorbitante do direito comum)/ ou seja, no so caractersticas, em regra, dos contratos privados celebrados pela Administrao). So elas: - Presena da Administrao como Poder Pblico - Finalidade Pblica - Obedincia forma prescrita em lei - Procedimento Legal - Natureza de contrato de adeso - Natureza Intuitu Personae - Presena de clusulas exorbitantes

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

- Mutabilidade Vejamos cada uma em separado: 6.1. Presena da Administrao Pblica como Poder Pblico - A Administrao possui uma srie prerrogativas que a posicionam em supremacia sobre o particular. Estas prerrogativas se expressam nas clusulas exorbitantes ou de prerrogativas que veremos na sequncia. 6.2. Finalidade Pblica Presente em todos os atos e contratos da Administrao, ou seja, em toda sua atuao, mesmo naquelas situaes em que o uso aparentemente s favorece o particular (concesso para sepultura), visto que sempre o interesse pblico sempre o que domina, sob pena de desvio de poder. 6.3. Obedincia forma prescrita em lei/Formalismo - Em razo do princpio da legalidade, essencial que os contratos administrativos sigam forma prevista em lei (formalismo), o que beneficia tanto o interessado quanto Administrao. - A lei n. 8666/93 estabelece algumas normas relativas forma dos contratos administrativos, entre elas: a) com exceo dos contratos envolvendo direitos reais, que se formalizaram por instrumento lavrado em cartrio de notas, os contratos administrativos sero lavrados nas reparties interessadas. Somente sero permitidos contratos verbais para pequenas compras, de valor no superior a 5% do limite estabelecido no art. 23, III, a (limite para convite), feitas sob o regime de adiantamento (art. 60, pargrafo nico); b) os extratos dos contratos (resumo das publicaes) devem ser publicados no Dirio Oficial no prazo mximo de 20 dias (contados da data da assinatura), para que a contratao adquira eficcia. Se no houver publicao no prazo estabelecido, o contrato deixa de adquirir efeitos e perde a validade (art. 61, pargrafo nico); c) O contrato se formaliza por meio de termo de contrato, carta contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio (art. 62)
Art. 62. O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio. (...) o 4 dispensvel o "termo de contrato" e facultada a substituio prevista neste artigo, a critrio da Administrao e independentemente de seu valor, nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais no resultem obrigaes futuras, inclusive assistncia tcnica.

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Obs: P/ entender o conceito de nota de empenho e empenho, verificar os arts. 58 a 61 da Lei n. 4320/64 (Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal): Art. 58. O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964) Art. 59 - O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. (Redao dada pela Lei n 6.397, de 10.12.1976) 1 Ressalvado o disposto no Art. 67 da Constituio Federal, vedado aos Municpios empenhar, no ltimo ms do mandato do Prefeito, mais do que o duodcimo da despesa prevista no oramento vigente. (Pargrafo includo pela Lei n 6.397, de 10.12.1976) 2 Fica, tambm, vedado aos Municpios, no mesmo perodo, assumir, por qualquer forma, compromissos financeiros para execuo depois do trmino do mandato do Prefeito. (Pargrafo includo pela Lei n 6.397, de 10.12.1976) 3 As disposies dos pargrafos anteriores no se aplicam nos casos comprovados de calamidade pblica. (Pargrafo includo pela Lei n 6.397, de 10.12.1976) 4 Reputam-se nulos e de nenhum efeito os empenhos e atos praticados em desacordo com o disposto nos pargrafos 1 e 2 deste artigo, sem prejuzo da responsabilidade do Prefeito nos termos do Art. 1, inciso V, do Decreto-lei n. 201, de 27 de fevereiro de 1967. (Pargrafo includo pela Lei n 6.397, de 10.12.1976) Art. 60. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. 1 Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho. 2 Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 3 permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. Art. 61. Para cada empenho ser extrado um documento denominado "nota de empenho" que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. d) No termo do contrato ou instrumento equivalente, devero ser observadas as condies constantes no instrumento convocatrio da licitao (o edital ou carta-convite a lei da licitao), visto que nenhuma clusula pode ser acrescentada no contrato se no tiver previso no edital/carta-convite, sob pena de nulidade. Ademais, nos casos de dispensa e inexigibilidade, devem obedecer aos termos do ato que autorizou a dispensa ou inexigibilidade (art. 54, 2). e) Nos contratos administrativos, obrigatoriamente devero constar as clusulas previstas no art. 55 da Lei 8666, so as chamadas clusulas necessrias: 6

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Art. 55. So clusulas necessrias em todo contrato as que estabeleam: I - o objeto e seus elementos caractersticos; II - o regime de execuo ou a forma de fornecimento; III - o preo e as condies de pagamento, os critrios, data-base e periodicidade do reajustamento de preos, os critrios de atualizao monetria entre a data do adimplemento das obrigaes e a do efetivo pagamento; IV - os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso, de entrega, de observao e de recebimento definitivo, conforme o caso;(ler em conjunto com art. 57)
Art. 57. A durao dos contratos regidos por esta Lei ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, exceto quanto aos relativos: I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais podero ser prorrogados se houver interesse da Administrao e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatrio; II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses; (Redao dada pela Lei n 9.648, de 1998) III - (Vetado). (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) IV - ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, podendo a durao estender-se pelo prazo de at 48 (quarenta e oito) meses aps o incio da vigncia do contrato. V - s hipteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos podero ter vigncia por at 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administrao. (Includo pela Lei n 12.349, de 2010) 1o Os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega admitem prorrogao, mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno de seu equilbrio econmico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo: I - alterao do projeto ou especificaes, pela Administrao; II - supervenincia de fato excepcional ou imprevisvel, estranho vontade das partes, que altere fundamentalmente as condies de execuo do contrato; III - interrupo da execuo do contrato ou diminuio do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da Administrao; IV - aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos por esta Lei;

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

V - impedimento de execuo do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administrao em documento contemporneo sua ocorrncia; VI - omisso ou atraso de providncias a cargo da Administrao, inclusive quanto aos pagamentos previstos de que resulte, diretamente, impedimento ou retardamento na execuo do contrato, sem prejuzo das sanes legais aplicveis aos responsveis. 2o Toda prorrogao de prazo dever ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato. 3o vedado o contrato com prazo de vigncia indeterminado. 4o Em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poder ser prorrogado por at doze meses. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998)

V - o crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classificao funcional programtica e da categoria econmica; VI - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execuo, quando exigidas; VII - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabveis e os valores das multas; VIII - os casos de resciso; IX - o reconhecimento dos direitos da Administrao, em caso de resciso administrativa prevista no art. 77 desta Lei; X - as condies de importao, a data e a taxa de cmbio para converso, quando for o caso; XI - a vinculao ao edital de licitao ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e proposta do licitante vencedor; XII - a legislao aplicvel execuo do contrato e especialmente aos casos omissos; XIII - a obrigao do contratado de manter, durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes por ele assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao.

6.4. Procedimento Legal A lei estabelece determinados procedimentos obrigatrios para a celebrao de contratos e que podem variar de uma modalidade para a outro, compreendendo medidas como autorizao, avaliao, motivao e autorizao pela autoridade competente, indicao de recursos oramentrios e licitao (Di Pietro). Por exemplo, o art. 37, XXI da CF 8

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

exige a licitao para contratos de obras, servios, compras e alienaes. 6.5. Natureza de contrato de adeso - Nos contratos administrativos, todas as clusulas so fixadas unilateralmente pela Administrao. Lembre-se que, no instrumento convocatrio da licitao, a Administrao demonstra aos interessados quais so as condies em que deseja contratar, o princpio da vinculao ao instrumento convocatrio (art. 40, 2). - Importante! O fato de a Administrao fixar unilateralmente as clusulas do contrato administrativo no retira a natureza de bilateralidade/comutatividade do contrato.

6.6. Natureza Intuitu Personae (pessoal) Como regra geral, os contratos administrativos so pessoais, ou seja, a execuo do contrato deve ser levada a termo pela mesma pessoa que se obrigou perante a Administrao. A natureza pessoal dos contratos administrativos decorre principalmente do fato de serem eles celebrados aps a realizao de um procedimento licitatrio em que se visa, no apenas selecionar a proposta mais vantajosa para Administrao, mas tambm a selecionar uma pessoa, fsica ou jurdica, que oferea condies de assegurar a adequada execuo do que foi contratado. (Alexandrino; Paulo) - Esta caracterstica justifica a fase de habilitao da licitao - Por esta caracterstica, a regra que haja extino do contrato com o falecimento da pessoa fsica ou extino da pessoa jurdica. - Por esta caracterstica, em regra no pode haver subcontratao do objeto do contrato (art. 78, VI), exceto nos termos do art. 72, conforme o caso, se autorizado pela Administrao. Ou seja, no uma regra absoluta. - Importante! Se forem servios tcnicos especializados, no pode haver subcontratao (art. 13, 3). 6.7. Presena de clusulas exorbitantes - Tratam-se daquelas clusulas que no so comuns e que seriam abusivas ou ilcitas em contratos privados por permitirem privilgios (prerrogativas) a uma das partes, que, no caso, a Administrao Pblica. - As principais clusulas exorbitantes mencionadas pela doutrina so: Exigncia de garantia Alterao Unilateral Resciso Unilateral 9

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Fiscalizao Aplicao de penalidades Anulao Retomada do objeto Restries ao uso da exceptio non adimpleti contractus

- Vejamos cada uma delas: a) Exigncia de garantia Art. 56. A critrio da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatrio, poder ser exigida prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras. 1o Caber ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) I - cauo em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidao e de custdia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econmicos, conforme definido pelo Ministrio da Fazenda; (Redao dada pela Lei n 11.079, de 2004) II - seguro-garantia; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) III - fiana bancria. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 8.6.94) 2o A garantia a que se refere o caput deste artigo no exceder a cinco por cento do valor do contrato e ter seu valor atualizado nas mesmas condies daquele, ressalvado o previsto no pargrafo 3o deste artigo.(Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 3o Para obras, servios e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade tcnica e riscos financeiros considerveis, demonstrados atravs de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no pargrafo anterior poder ser elevado para at dez por cento do valor do contrato. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 4o A garantia prestada pelo contratado ser liberada ou restituda aps a execuo do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.
*Caso haja resciso contratual por ato do contratado, a Administrao poder reter esta garantia para ressarcimento dos prejuzos e dos valores das multas e indenizaes a ela devidos (art. 80, III)

Art. 80. A resciso de que trata o inciso I do artigo anterior acarreta as seguintes conseqncias, sem prejuzo das sanes previstas nesta Lei:

10

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

I - assuno imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se encontrar, por ato prprio da Administrao; II - ocupao e utilizao do local, instalaes, equipamentos, material e pessoal empregados na execuo do contrato, necessrios sua continuidade, na forma do inciso V do art. 58 desta Lei; III - execuo da garantia contratual, para ressarcimento da Administrao, e dos valores das multas e indenizaes a ela devidos; 5o Nos casos de contratos que importem na entrega de bens pela Administrao, dos quais o contratado ficar depositrio, ao valor da garantia dever ser acrescido o valor desses bens.

b) Alterao Unilateral Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: I - modific-los, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado; e Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: I - unilateralmente pela Administrao:

a) quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos; b) quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei; (...) 1o O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinqenta por cento) para os seus acrscimos. 2o Nenhum acrscimo ou supresso poder exceder os limites estabelecidos no pargrafo anterior, salvo: (Redao dada pela Lei n 9.648, de 1998)

11

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

I - (VETADO) (Includo pela Lei n 9.648, de 1998) II - as supresses resultantes de acordo contratantes. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998) celebrado entre os

3o Se no contrato no houverem sido contemplados preos unitrios para obras ou servios, esses sero fixados mediante acordo entre as partes, respeitados os limites estabelecidos no 1o deste artigo. 4o No caso de supresso de obras, bens ou servios, se o contratado j houver adquirido os materiais e posto no local dos trabalhos, estes devero ser pagos pela Administrao pelos custos de aquisio regularmente comprovados e monetariamente corrigidos, podendo caber indenizao por outros danos eventualmente decorrentes da supresso, desde que regularmente comprovados. 5o Quaisquer tributos ou encargos legais criados, alterados ou extintos, bem como a supervenincia de disposies legais, quando ocorridas aps a data da apresentao da proposta, de comprovada repercusso nos preos contratados, implicaro a reviso destes para mais ou para menos, conforme o caso. 6o Em havendo alterao unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administrao dever restabelecer, por aditamento, o equilbrio econmico-financeiro inicial. 7o (VETADO) 8o A variao do valor contratual para fazer face ao reajuste de preos previsto no prprio contrato, as atualizaes, compensaes ou penalizaes financeiras decorrentes das condies de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotaes oramentrias suplementares at o limite do seu valor corrigido, no caracterizam alterao do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebrao de aditamento. - Em razo desta prerrogativa que faculta, Administrao, a alterao unilateral, podemos dizer que, nos contratos administrativos, no se aplica integralmente o princpio da pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), uma vez que o princpio menos rgido nos contratos administrativos do que nos contratos de direito privado. - E mister destacar somente podem ser alteradas as clausulas regulamentares (referentes ao objeto, forma de execuo, resciso e responsabilidade das partes), mas nunca as clusulas financeiras (porque se referem ao equilbrio econmico do contrato, uma vez que estabelecem o preo e os critrios de reajustamento). c) Resciso Unilateral

12

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: (...) II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei; Art. 79. A resciso do contrato poder ser: I - determinada por ato unilateral e escrito da Administrao, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior; Art. 78. Constituem motivo para resciso do contrato: I - o no cumprimento de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos; II - o cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos; III - a lentido do seu cumprimento, levando a Administrao a comprovar a impossibilidade da concluso da obra, do servio ou do fornecimento, nos prazos estipulados; IV - o atraso injustificado no incio da obra, servio ou fornecimento; V - a paralisao da obra, do servio ou do fornecimento, sem justa causa e prvia comunicao Administrao; VI - a subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, bem como a fuso, ciso ou incorporao, no admitidas no edital e no contrato; VII - o desatendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como as de seus superiores; VIII - o cometimento reiterado de faltas na sua execuo, anotadas na forma do 1o do art. 67 desta Lei;
Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1o O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados.

IX - a decretao de falncia ou a instaurao de insolvncia civil; 13

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

X - a dissoluo da sociedade ou o falecimento do contratado; XI - a alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execuo do contrato; XII - razes de interesse pblico, de alta relevncia e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela mxima autoridade da esfera administrativa a que est subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato; (...) XVII - a ocorrncia de caso fortuito ou de fora maior, regularmente comprovada, impeditiva da execuo do contrato. - Nas hipteses de resciso por conta dos incisos XII e XVII, sem que fique caracterizada a culpa do contratado, haver ressarcimento nos termos do art. 79, 2: Art. 79. (...) (...) 2o Quando a resciso ocorrer com base nos incisos XII a XVII do artigo anterior, sem que haja culpa do contratado, ser este ressarcido dos prejuzos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a: I - devoluo de garantia; II - pagamentos devidos pela execuo do contrato at a data da resciso; III - pagamento do custo da desmobilizao. - Verifica-se, portanto, que a lei assegura a indenizao quanto aos danos emergentes, mas no quanto aos lucros cessantes. - H necessidade que a resciso seja sempre motivada, assegurando-se a ampla defesa e o contraditrio: Art. 78... (...) Pargrafo nico. Os casos de resciso contratual sero formalmente motivados nos autos do processo, assegurado o contraditrio e a ampla defesa. - Aps a resciso unilateral, ocorre o seguinte: 14

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Art. 80. A resciso de que trata o inciso I do artigo anterior acarreta as seguintes conseqncias, sem prejuzo das sanes previstas nesta Lei: I - assuno imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se encontrar, por ato prprio da Administrao; II - ocupao e utilizao do local, instalaes, equipamentos, material e pessoal empregados na execuo do contrato, necessrios sua continuidade, na forma do inciso V do art. 58 desta Lei;
Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: (...) V - nos casos de servios essenciais, ocupar provisoriamente bens mveis, imveis, pessoal e servios vinculados ao objeto do contrato, na hiptese da necessidade de acautelar apurao administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hiptese de resciso do contrato administrativo.

III - execuo da garantia contratual, para ressarcimento da Administrao, e dos valores das multas e indenizaes a ela devidos; IV - reteno dos crditos decorrentes do contrato at o limite dos prejuzos causados Administrao. (...) 1o A aplicao das medidas previstas nos incisos I e II deste artigo fica a critrio da Administrao, que poder dar continuidade obra ou ao servio por execuo direta ou indireta. - O poder de controle e acompanhamento da execuo do contrato administrativo prerrogativa inerente atividade administrativa e, em casos extremos, a fim de garantir a continuidade dos servios pblicos essenciais, autoriza a Administrao, a direta ou indiretamente, assumir o objeto do contrato e, para tanto, ocupar provisoriamente as instalaes e utilizar os recursos vinculados a esse objeto, que se encontravam, antes da interveno, sob responsabilidade do contratante faltoso(Alexandrino; Paulo) d) Fiscalizao

Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: (...) III - fiscalizar-lhes a execuo;

15

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1o O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. 2o As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.

e) Aplicao de penalidades - Por meio desta clusula exorbitante, a Administrao Pblica poder, diretamente e sem necessidade (em princpio) de autorizao judicial, aplicar penalidades sobre o contratado quando comer faltas durante a execuo do contrato. Esto previstas nos art. 86 e 87: Art. 86. O atraso injustificado na execuo do contrato sujeitar o contratado multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatrio ou no contrato. 1o A multa a que alude este artigo no impede que a Administrao rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanes previstas nesta Lei. 2o A multa, aplicada aps regular processo administrativo, ser descontada da garantia do respectivo contratado. 3o Se a multa for de valor superior ao valor da garantia prestada, alm da perda desta, responder o contratado pela sua diferena, a qual ser descontada dos pagamentos eventualmente devidos pela Administrao ou ainda, quando for o caso, cobrada judicialmente. Art. 87. Pela inexecuo total ou parcial do contrato a Administrao poder, garantida a prvia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanes: I - advertncia; II - multa, na forma prevista no instrumento convocatrio ou no contrato; III - suspenso temporria de participao em licitao e impedimento de contratar com a Administrao, por prazo no superior a 2 (dois) anos; IV - declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao Pblica enquanto perdurarem os motivos determinantes da punio ou at que seja promovida a reabilitao perante a prpria autoridade que aplicou a penalidade, que ser concedida sempre que o contratado ressarcir a 16

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Administrao pelos prejuzos resultantes e aps decorrido o prazo da sano aplicada com base no inciso anterior. 1o Se a multa aplicada for superior ao valor da garantia prestada, alm da perda desta, responder o contratado pela sua diferena, que ser descontada dos pagamentos eventualmente devidos pela Administrao ou cobrada judicialmente. 2o As sanes previstas nos incisos I, III e IV deste artigo podero ser aplicadas juntamente com a do inciso II, facultada a defesa prvia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias teis. 3o A sano estabelecida no inciso IV deste artigo de competncia exclusiva do Ministro de Estado, do Secretrio Estadual ou Municipal, conforme o caso, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias da abertura de vista, podendo a reabilitao ser requerida aps 2 (dois) anos de sua aplicao. (Vide art 109 inciso III)

f) Anulao - A Administrao Pblica est sujeita legalidade e, em razo do autotutela administrativa, tem o poder de anular seus prprios atos quando estes forem ilegais. - Neste sentido, dispe a Smula 473 do STF: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. - A anulao, contudo, deve respeitar o princpio da ampla defesa e do contraditrio (art. 5, LV, CF) - Lembre-se que a ilegalidade no procedimento de licitao tambm vicia o contrato celebrado.

Art. 59. A declarao de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, alm de desconstituir os j produzidos. Pargrafo nico. A nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

g) Retomada do objeto Para dar continuidade ao contrato, a Administrao pode ainda retomar o objeto e continuar a execuo do servio/objeto: 17

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Art. 80. A resciso de que trata o inciso I do artigo anterior acarreta as seguintes conseqncias, sem prejuzo das sanes previstas nesta Lei: I - assuno imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se encontrar, por ato prprio da Administrao; II - ocupao e utilizao do local, instalaes, equipamentos, material e pessoal empregados na execuo do contrato, necessrios sua continuidade, na forma do inciso V do art. 58 desta Lei; III - execuo da garantia contratual, para ressarcimento da Administrao, e dos valores das multas e indenizaes a ela devidos; IV - reteno dos crditos decorrentes do contrato at o limite dos prejuzos causados Administrao.

h) Restries ao uso da exceptio non adimpleti contractus (exceo do contrato no cumprido) - Diferentemente do contrato privado que, quando uma das partes descumpre sua parte, a outra parte pode descumprir a sua com base na exceo do contrato no cumprido (art. 477, CC), nos contratos administrativos o particular, num entendimento doutrinrio tradicional, no poder interromper a execuo do contrato em razo dos princpios da continuidade do servio pblico e da supremacia do servio pblico. Art. 477. Se, depois de concludo o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuio em seu patrimnio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestao pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se prestao que lhe incumbe, at que aquela satisfaa a que lhe compete ou d garantia bastante de satisfaz-la. - A lei s prev hiptese de resciso unilateral por parte da Administrao. - Esta posio, contudo, de inaplicabilidade total da exceo do contrato no cumprido pelo particular foi atenuada pela Lei n. 8666: Art. 78. Constituem motivo para resciso do contrato: (...) XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao; 18

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

- Importante! Se o descumprimento partir do contratado, a Administrao sempre poder invocar a exceo do contrato no cumprido ao seu favor. 6.8. Mutabilidade. - A mutabilidade decorre, segundo os doutrinadores, da existncia de clusulas exorbitantes, que conferem Administrao o poder de alterar clusulas e rescindir contratos unilateralmente e tambm da necessidade de manuteno do equilbrio econmico-financeiro. Equilbrio econmico-financeiro: a relao que se estabelece, no momento da celebrao do contrato, entre o encargo assumido pelo contratado e a contraprestao assegurada pela Administrao (Di Pietro). - Vale destacar que esta contraprestao nem sempre paga pela Administrao, haja vista que pode ser paga pelo usurio do servio pblico, em determinados contratos, por meio de tarifa. - No contrato administrativo, ao contrrio do contrato privado, o equilbrio econmico mais dinmico, podendo romper-se com mais facilidade, haja vista que a Administrao Pblica deve ser buscar aquilo que for melhor ao interesse pblico. - Entre as leas (riscos) enfrentadas pelo particular quando contrata com a Administrao, tem-se: - lea ordinria ou empresarial: decorre da flutuao do mercado. Se for previsvel, responde o particular; se imprevisvel, a Administrao. Porm, h quem entenda para os dois lados. - lea administrativa, que abrange a alterao unilateral do contrato, o fato do prncipe e fato da Administrao. - lea econmica: teoria da impreviso. Importante: no direito francs, de onde vieram estas teorias, a lea decorre da Administrao, a responsabilidade recai sobre ela e , quando econmica os prejuzos se repartem. - J, no direito brasileiro, independente de serem administrativas ou econmicas, o art. 37, XXI garante ao contratado o direito manuteno do equilbrio econmico-financeiro. Em relao a concesso e permisso de servios pblicos, h previso na Lei n. 8666, art. 65, II, 5 6. O mesmo ocorre nas hipteses de caso fortuito e fora maior (art. 78, XVII e art. 79, I). - Em todos os casos, a Administrao Pblica responde sozinha pela recomposio do equilbrio econmico financeiro. A invocao das teorias serve apenas para fins de enquadramento jurdico e fundamentao para a reviso das clusulas financeiras do contrato. 19

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

- Quando se tratarem de contratos de parceria pblico-privada, da Lei n. 11079/04, os riscos sero repartidos, inclusive os decorrentes de caso fortuito, fora maior, fato do prncipe e lea econmica. a) lea administrativa: alterao unilateral do contrato - Relaciona-se com o prprio objeto do contrato. - O pode de alterao unilateral dos contratos pela Administrao limitado por dois princpios: a variao do interesse pblico e o equilbrio econmico financeiro do contrato (art. 58, I e art. 65, 6). - H ainda um limite quantitativo para estas alteraes, de 25% a 50%, conforme o caso, do valor do contrato, no podendo os acrscimos implicar alteraes de objeto (art. 65, 1-4). - a prerrogativa de alterar unilateralmente o contrato faz com que o contrato administrativo seja dinmico, ao contrrio do contrato privado que esttico. No contrato privado: a=b No contrato administrativo: a/b= a/b - Nos contratos particulares, a alterao no consentida por ambas as partes caracteriza inadimplemento contratual, respondendo o particular, enquanto, no administrativo, o inadimplemento s ocorre se a mudana decorrer de ato particular, de forma que o particular arcar com o prejuzo. - J quando a Administrao faz a alterao, dentro da legalidade, no h falta contratual, mas sim prerrogativa, assegurada pelo interesse pbico e, tambm, obrigao de restabelecer o equilbrio econmico do contrato. b) lea administrativa: fato do prncipe - Fato do prncipe toda determinao estatal geral, imprevisvel, que impea ou, o que mais comum, onere substancialmente a execuo do contrato, autorizando sua reviso, ou mesmo sua resciso, na hiptese de tornar-se impossvel o seu cumprimento (Alexandrino, Paulo). - Art. 65, II, d, 8666 Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: (...) II - por acordo das partes: (...) c) quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipao do pagamento, com relao ao cronograma financeiro fixado, 20

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

sem a correspondente contraprestao de fornecimento de bens ou execuo de obra ou servio; (...) 5o Quaisquer tributos ou encargos legais criados, alterados ou extintos, bem como a supervenincia de disposies legais, quando ocorridas aps a data da apresentao da proposta, de comprovada repercusso nos preos contratados, implicaro a reviso destes para mais ou para menos, conforme o caso. - O fato do prncipe s se aplica se a medida que inviabilizou o contrato vier de autoridade da mesma esfera que o celebrou, se for diferente, ser teoria da impreviso. - O fato do prncipe est no art. 5, III, Lei n. 11.079/04 (contratos de parceria pblico-privadas): Art. 5o As clusulas dos contratos de parceria pblico-privada atendero ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo tambm prever: (...) III a repartio de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, fora maior, fato do prncipe e lea econmica extraordinria; - Exemplo: significativo e imprevisvel aumento de imposto sobre bens que sejam objeto do contrato ou lei que proba a importao do bem objeto do contrato.

c) lea administrativa: fato da administrao - quando uma ao ou omisso do Poder Pblico, especificamente relacionada ao contrato, impede ou retarda sua execuo (Alexandrino, Paulo). - Diferente do fato do prncipe o ato praticado relaciona-se diretamente ao contrato. - Pode ensejar a resciso judicial do contrato ou ainda a paralisao da execuo do contrato. - As hipteses de fato da administrao esto no art. 78, XIV, XV e XVI da Lei 8666:

Art. 78. Constituem motivo para resciso do contrato: XIV - a suspenso de sua execuo, por ordem escrita da Administrao, por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, salvo em caso de calamidade 21

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspenses que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatrio de indenizaes pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizaes e mobilizaes e outras previstas, assegurado ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspenso do cumprimento das obrigaes assumidas at que seja normalizada a situao; XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao; XVI - a no liberao, por parte da Administrao, de rea, local ou objeto para execuo de obra, servio ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto; - Exemplos: administrao no entrega o local a ser realizada a obra ou o servio, no desapropria ou qualquer ato que impea o trabalho da outra parte. A falta de pagamento por longo tempo tambm pode ser considerada um fato da administrao. - O particular pode invocar exceptio non adimpleti contractus em razo de fato da Administrao? Em regra no, porm h entendimento de que poder ser invocado sim. Um exemplo que o particular pode suspender licitante o contrato o do art. 78, XV (atraso do pagamento superior a 90 dias) - Se h resciso, o particular faz jus indenizao (art. 79, 2) d) lea econmica: teoria da impreviso - todo acontecimento externo ao contrato, estranho vontade das partes, imprevisvel e inevitvel, que causa um desequilbrio muito grande, tornando a execuo do contrato excessivamente onerosa para o contratado (Di Pietro). - A teoria da impreviso consiste na aplicao da clusula Rebus Sic stantibus(a parte no obrigada a cumprir o contrato que no teria firmado se conhecesse as alteraes que o tornariam muito oneroso). - clusula entendida como implcita em qualquer contrato de execuo prolongada. - O fato que permite o restabelecimento do equilbrio econmico-financeiro do contrato, pela aplicao da teoria da impreviso, deve ser: Imprevisvel quanto ocorrncia e conseqncias; Estranho vontade das partes Inevitvel 22

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Causa de desequilbrio muito grande no contrato. - Se decorre da vontade do particular, ele responde sozinho; - se decorre da Administrao, alterao unilateral e fato do prncipe

- Art. 65, II, d, 8666 - A teoria da impreviso no se aplica aos contratos de parceria pblicoprivadas (art. 5, III, 11.079/04) - lea econmica diferente de fora maior. Na lea econmica o fato imprevisvel, estranho a vontade das partes, inevitvel no impede a execuo do contrato, apenas causa desequilbrio econmico, enquanto, na fora maior, h impossibilidade absoluta. - Em relao s conseqncias, tambm h diferenas: - Na lea econmica, pode se aplicar a teoria da impreviso, revendo as clausulas financeiras do contrato, para permitir sua continuidade, se for conveniente ao interesse pblico - Na fora maior, as duas partes so liberadas e nenhum responde pelo inadimplemento (art. 393, CC). Obs: na lei 8666, a fora maior fundamento para resciso do contrato (art. 78, XVII) H ainda interferncias imprevistas de ordem material! Exemplos de Interferncias imprevistas de ordem material: terreno rochoso e no arenoso, como indicado pela Administrao, na execuo de uma obra pblica; ou a passagem de canais ou dutos no revelados no projeto em execuo. Observao importante! H autores que enquadram, dentro da aplicao da teoria da impreviso, a fora maior e o caso fortuito, o fato do prncipe, o fato da administrao e interferncias imprevistas.

5. Resciso do contrato administrativo


Art. 79. A resciso do contrato poder ser: I - determinada por ato unilateral e escrito da Administrao, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior; II - amigvel, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitao, desde que haja convenincia para a Administrao; III - judicial, nos termos da legislao; 23

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

IV - (VETADO)
IV - (Vetado).

(Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994)

1o A resciso administrativa ou amigvel dever ser precedida de autorizao escrita e fundamentada da autoridade competente. 2o Quando a resciso ocorrer com base nos incisos XII a XVII do artigo anterior, sem que haja culpa do contratado, ser este ressarcido dos prejuzos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a: I - devoluo de garantia; II - pagamentos devidos pela execuo do contrato at a data da resciso; III - pagamento do custo da desmobilizao. (...) 5o Ocorrendo impedimento, paralisao ou sustao do contrato, o cronograma de execuo ser prorrogado automaticamente por igual tempo.

- O contratado dever requerer a judicial, j que no tem poder para rescindir o contrato, j a Administrao poder faz-lo unilateralmente nas hipteses dos incisos I a XII e XVII do art. 78. - Resciso amigvel e judicial : art. 78, XIII e XVI, referem-se aos fatos da Administrao. - Nos incisos I a XI e XVIII, do art. 78, a resciso unilateral por culpa do contratado, trata-se do inadimplemento culposo, ficando o contratado sujeito s sanes administrativas cabveis e da assuno do objeto pela administrao (art. 80). - Resciso unilateral por interesse pblico: art. 78, XII e art. 79, 2.

6. Principais Modalidades de Contratos Administrativos 6.1. Contrato de Obra Pblica


- A definio de obra se encontra no art. 6, I, da Lei n. 8666/93: Obra - toda construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao, realizada por execuo direta ou indireta. - O contrato administrativo de obra pblica ser todo ajuste entre a Administrao e o particular que tenha objeto um dos procedimentos acima 24

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

enumerados, relacionado a mvel ou imvel destinado populao em geral ou ao servio pblico (Alexandrino, Paulo). - O contrato de obra pblica limitado no tempo, enquanto o contrato de servio pblico tem o carter da continuidade - Obs 01 : Contrato de obra pblica no sinnimo de contrato de concesso de obra pblica! A principal distino entre eles est no sujeito que remunera o contratado. - O contrato de concesso de obra pblica o contrato administrativo pelo qual o Poder Pblico transfere a outrem a execuo de uma obra pblica, para que a execute por sua conta e risco, mediante remunerao paga pelos beneficirios da obra ou obtida em decorrncia da explorao dos servios ou utilidades que a obra proporciona (Di Pietro), enquanto, no contrato de obra pblica, o contratado diretamente remunerado pela Administrao.

- Obs 02 : A lei n. 8666/93, no trata especificamente de contrato de concesso de obra pblica. - Obs 03 : A Lei n. 11.079/2004 (Parcerias Pblico-Privadas) veda contrato que tenha como nico objeto a mo-de-obra ou de equipamento ou a execuo de obra pblica (art. 2, 4, III): Art. 2o Parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa. (...) 4o vedada a celebrao de contrato de parceria pblico-privada: (...) III que tenha como objeto nico o fornecimento de mo-de-obra, o fornecimento e instalao de equipamentos ou a execuo de obra pblica. - Quanto a forma de execuo da obra pblica, pode se dar diretamente (art. 6, VII), quando realizada pela prpria administrao ou indiretamente (art. 6,VIII), quando realizada por terceiros. - Quando a obra pblica realizada indiretamente, a Lei n. 8666, prev os seguintes regimes de execuo indireta (art. 10, II): Art. 10. As obras e servios podero ser executados nas seguintes formas: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) (...) II - execuo indireta, nos seguintes regimes: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) a) empreitada por preo global; b) empreitada por preo unitrio; c) vetado d) tarefa; 25

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

e) empreitada integral. - Vejamos cada um deles na Lei n. 8666/93: a) Empreitada por preo global Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se: (...) VIII - Execuo indireta - a que o rgo ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) a) empreitada por preo global - quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo e total; b) Empreitada por preo unitrio Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se: (...) VIII - Execuo indireta - a que o rgo ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) (...) b) empreitada por preo unitrio - quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo de unidades determinadas; c) Empreitada integral Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se: (...) VIII - Execuo indireta - a que o rgo ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) (...) e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, servios e instalaes necessrias, sob inteira responsabilidade da contratada at a sua entrega ao contratante em condies de entrada em operao, atendidos os requisitos tcnicos e legais para sua utilizao em condies de segurana estrutural e operacional e com as caractersticas adequadas s finalidades para que foi contratada; d) Tarefa Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se: (...): VIII - Execuo indireta - a que o rgo ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes: (...) 26

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

d) tarefa - quando se ajusta mo-de-obra para pequenos trabalhos por preo certo, com ou sem fornecimento de materiais; Importante! No confundir o contrato administrativo empreitada com o contrato de empreitada do Direito Civil. A empreitada administrativa regida pela Lei n. 8666/93, enquanto o contrato de direito privado regido pelo CC (art. 610 e seguintes, CC)

6.2. Contrato de servios


- A definio de servio consta na Lei n. 8666/93: Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se: (...) II - Servio - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administrao, tais como: demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnico-profissionais; - No que consistem estes servios que podem ser objetos de contrato de servios? Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se servios tcnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: I - estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; II - pareceres, percias e avaliaes em geral; III - assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) IV - fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; V - patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; VI - treinamento e aperfeioamento de pessoal; VII - restaurao de obras de arte e bens de valor histrico. - Quais contratos podem ser celebrados? Os mesmos que podem ser celebrados para execuo indireta da obra pblica (art. 10). 27

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

Obs.: os contratos de servios aqui mencionados se referem a servios privados prestados Administrao e no prestao de servio pblico para a populao em geral. O servio pblico, para populao em geral, deve ser prestados pelo Estado, que poder deleg-lo a particulares por meio de contrato de concesso ou permisso de servio pblico (Lei n. 8987/95).

6.3. Contrato de fornecimento


- Previso legal: Art. 6, III; arts. 15 e 16. - Pode ser de fornecimento integral (quando a coisa entregue de uma nica vez), fornecimento fracionado (quando a quantidade global entregue de forma fracionada em prestaes certas e determinadas) e de fornecimento contnuo (entrega de bens de consumo com habitualidade, prolongando-se no tempo pelo prazo determinado, ou seja, o contrato estipula o tempo de fornecimento e no a quantidade a ser fornecida).

6.4. Contrato de concesso


- Contrato administrativo pelo qual a Administrao confere ao particular a execuo remunerada de servio pblico ou de obra pblica, ou lhe cede o uso de bem pblico, para que o explore por sua conta e risco, pelo prazo e nas condies regulamentares e contratuais(Di Pietro) - Divide-se em 04 espcies: a) Contrato de Concesso de Obra Pblica: J definido, quando diferenciado de contrato de obra pblica anteriormente: O contrato de concesso de obra pblica o contrato administrativo pelo qual o Poder Pblico transfere a outrem a execuo de uma obra pblica, para que a execute por sua conta e risco, mediante remunerao paga pelos beneficirios da obra ou obtida em decorrncia da explorao dos servios ou utilidades que a obra proporciona (Di Pietro) b) Contrato de Concesso de servios pblicos: Encontra sua definio na Lei n. 8987/93: Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se: (...) II - concesso de servio pblico: a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado; III - concesso de servio pblico precedida da execuo de obra pblica: a construo, total ou parcial, conservao, reforma, ampliao ou melhoramento de quaisquer obras de interesse 28

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

pblico, delegada pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realizao, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionria seja remunerado e amortizado mediante a explorao do servio ou da obra por prazo determinado; - Vale destacar que a permisso de servio pblico, diferente da permisso de uso de bem pblico, celebrada por contrato e, se celebrada por contrato, deve ser precedida tambm de licitao. Art. 40. A permisso de servio pblico ser formalizada mediante contrato de adeso, que observar os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitao, inclusive quanto precariedade e revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente. Pargrafo nico. Aplica-se s permisses o disposto nesta Lei. c) Contrato de Concesso de Uso de bem pblico: J estudado na Unidade 01, o contrato administrativo pelo qual a Administrao faculta ao particular a utilizao privativa de bem pblico, para que a exera conforme a sua destinao (Di Pietro). sinalagmtico, oneroso ou gratuito, comutativo e intuitu personae. Este contrato deve ser precedido de licitao (art. 2, 8666) d) Concesso de Direito Real de Uso do Bem Pblico: constitui um direito real, resolvel, pode ser remunerado ou gratuito, por tempo certo ou indeterminado, transfervel por ato intervivos ou causa mortis. Deve ser precedida de licitao (art. 45, 1, IV e art. 17, I, f, 2) CONTRATOS DE PARCERIA PBLICO-PRIVADAS e) Concesso patrocinada: a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado (Medauer) (art. 2, 1, Lei 11.079/04). Ex: construo de rodovias. Art. 2o Parceria pblico-privada o contrato administrativo concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa. de

1o Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. f) Concesso administrativa: o contrato de prestao de servios pblicos de que a Administrao seja usuria direta ou indireta, ainda que envolva a execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens

29

Direito Administrativo II 2012/2 - Prof. Tas Bringhenti Amaro Silva

(Medauer). Ex: parceiro privado constri um presdio. A Administrao usuria indireta e os presos so usurios diretos. 2o Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens.

30

Das könnte Ihnen auch gefallen