Sie sind auf Seite 1von 6

INFORMTICA PARA CONCURSOS Noes de Informtica - Macros Teoria e questes comentadas Fernando Nishimura de Arago http://www.fernandonishimura.

a.com Alguns editais solicitam macros no contedo programtico. Este material foi organizado a pedido de alunos que desejam conhecer os conceitos e as questes de concursos sobre o tema. Adianto que um assunto pouqussimo solicitado em concursos, talvez devido a sua complexidade.

Macros
Introduo As macros podem ser de diferentes naturezas. Em comum, so programaes que definem uma entrada e uma sada esperada. Dentro de documentos do Microsoft Office, possibilitam a automatizao de tarefas. Quando uma tarefa repetitiva, ela poder ser programada para execuo por macros, evitando a repetio constante dos mesmos procedimentos. Atalho A tecla de atalho que aciona o menu de macros Alt+F8.

Na caixa de dilogo, possvel escolher uma macro existente e Executar. Podemos fazer a execuo linha por linha, passo a passo, atravs do boto Passo. E ainda podemos editar a macro existente.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 1

Criao de macros A criao de macros um procedimento simples e intuitito. O usurio define um nome e clica em Criar. A seguir, executa os comandos desejados, at que esta sequncia seja completada. Opcionalmente, o usurio pode programar os comandos desejados.

Macros especiais Quando uma rotina nomeada como AUTOEXEC, esta macro ser executada automaticamente quando o documento for aberto. Para evitar que uma macro AUTOEXEC seja executada, ao abrir o documento, ou planilha, ou apresentao, segure a tecla SHIFT. Devido a esta caracterstica, muitas pessoas criam vrus, vrus de macros, nomeadas como AUTOEXEC, e distribuem os arquivos. Ao ser aberto, a macro ser executada. Uma forma de evitar a execuo automtica de uma macro, mudar a configurao de Segurana para o nvel Alto. Assim, nenhuma macro no assinada digitalmente ser executada. Se deixarmos em nvel mdio, a cada macro, ser solicitada a confirmao de sua execuo. O nvel Baixo o mais inseguro, porque executa a macro associada ao documento, ou planilha, ou apresentao, sem interveno do usurio. O ideal manter em nvel Alto, executando as macros que ns quisermos no momento em que precisarmos.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 2

Vrus de macro As macros podem ser programadas gravando as aes do usurio no teclado/mouse ou ento por comandos em linguagem de programao VBA (Visual Basic for Applications). Ento, caso estes comandos sejam maliciosos, podero ser entendidos como um vrus de macro. O Visual Basic for Applications (VBA) uma implementao do Visual Basic da Microsoft incorporada em todos os programas do Microsoft Office, bem como em outras aplicaes da Microsoft, como o Visio, e que foi tambm incorporada pelo menos parcialmente em outros programas de terceiros como o AutoCAD, Mathcad e WordPerfect. Quase todos os antivrus reconhecem um vrus de macro, presente em arquivos DOC, DOCX, XLS, XLSX, PPT, PPTX, MDB/ACCDB, entre outros documentos do Microsoft Office. Ao ser detectado, a remoo no prejudica o contedo do arquivo, devido a natureza dos vrus. Vrus de computador, assim como o vrus biolgico, precisa de um hospedeiro. Ao ser removido, o hospedeiro permanece com as suas caractersticas originais, que sero restauradas. Preveno O princpio da segurana da informao, onde o usurio deve executar o antivrus em todos os arquivos recebidos, sejam por e-mail ou copiados de um pendrive, se aplicam claramente nesta situao, para evitar que os vrus de macros cheguem ao seu computador, desativem funcionalidades do Word/Excel/PowerPoint/Access, e provoquem transtornos ao usurio. Sintomas da infeco No Word, o modelo de documentos NORMAL.DOT, o primeiro a ser carregado, antes mesmo de seu arquivo, o alvo do vrus de macro. Uma alterao neste modelo e todos os documentos seguintes sero afetados. Um sinal de que seu Microsoft Word est com vrus que, ao tentar salvar um documento, ele no permite a extenso DOC/DOCX e obriga o uso de DOT/DOTX. Todo vrus de computador procura se replicar (multiplicar cpias de si mesmo), e infectando um arquivo essencial como o modelo NORMAL, abre caminho para infectar todos os prximos arquivos criados ou editados naquele computador. Remoo da infeco Ao contrrio do que aparecem em muitas questes de concursos, editores de textos no possuem antivrus, o firewall do Windows no detecta um vrus de macro, entre outras afirmaes. Para remoo de um vrus de macro, como comentado anteriormente, somente com um antivrus.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 3

Questes de Concursos
01. Sobre Macros, do Microsoft Office correto afirmar que: I. O objetivo de uma macro automatizar as tarefas usadas com mais frequncia. II. Embora algumas macros sejam simplesmente uma gravao de pressionamentos de teclas ou de cliques do mouse, macros VBA mais potentes so criadas por desenvolvedores que utilizam um cdigo capaz de executar vrios comandos no computador. III. Um usurio mal-intencionado poder introduzir uma macro perigosa atravs de um documento que, se for aberto, permitir que ela seja executada e possivelmente espalhe um Vrus. IV. As macros VBA so consideradas um possvel risco segurana. A sequncia correta : a) Apenas as assertivas I, II e III esto corretas. b) Apenas as assertivas II, e IV esto corretas. c) Todas as assertivas esto corretas. d) Apenas as assertivas III e IV esto corretas. 02. Analise as seguintes afirmaes relacionadas segurana e proteo de documentos no Microsoft Word, em suas verses mais recentes: I. Para proteo contra vrus de macro no necessrio instalar um software antivrus especializado, pois o Word j possui todos os recursos para esse tipo de vrus. II. Para evitar vrus de macro, o Word permite que o usurio assine digitalmente um arquivo ou macros usando um certificado digital. III. No Word, possvel exigir que os usurios abram um documento como somente leitura. Se um usurio abrir um documento como somente leitura e o alterar, essa pessoa no poder salvar esse documento com modificaes, em hiptese alguma. IV. No Word, possvel proteger um formulrio quando ele est sendo usado e, tambm, proteger a verso final para evitar que usurios faam alteraes medida que o preenchem. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 03. Os vrus de macro que danificam documentos do Word podem ser eliminados com a instalao do aplicativo Visual Basic for Applications, do Windows. Certo Errado 04. crescente o nmero de incidentes de segurana causados por vrus de computador e suas variaes. Com isso, as organizaes esto enfrentando o problema com o rigor e cuidados merecidos. Nesse contexto, correto afirmar que a) cavalos de tria so variaes de vrus que se propagam e possuem um mecanismo de ativao (evento ou data) e uma misso. b) vrus polimrficos suprimem as mensagens de erro que normalmente aparecem nas tentativas de execuo da atividade no-autorizada, utilizando, muitas vezes, criptografia para no serem detectados por anti-vrus. c) os vrus de macro utilizam arquivos executveis como hospedeiros, inserindo macros com as mesmas funes de um vrus em tais arquivos. d) softwares anti-vrus controlam a integridade dos sistemas e compreendem trs etapas: preveno, deteco e reao, nesta ordem.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 4

e) vrus geram cpias de si mesmo a fim de sobrecarregarem um sistema, podendo consumir toda a capacidade do processador, memria ou espao em disco, eventualmente. 05. No programa Microsoft Word, o recurso que permite copiar a formatao de um local ou trecho para outro denominado a) autoformatao. b) pincel. c) macro. d) estilo. e) marcador. 06. Ativado quando o disco rgido ligado e o sistema operacional carregado; um dos primeiros tipos de vrus conhecido e que infecta a partio de inicializao do sistema operacional. Trata-se de a) vrus de boot. b) cavalo de Troia. c) verme. d) vrus de macro. e) spam. 07. Acerca de instalao, configurao e suporte de aplicativos, assinale a opo correta. a) Para que o BrOffice.org leia um arquivo gravado originalmente no Microsoft Word, necessrio instalar o plugin writerdoc. b) Caso ocorra um bug no Microsoft Office 2007, necessrio desinstal-lo e instalar novamente o aplicativo para corrigir o problema. c) O BrOffice.org pode ser configurado para ser o editor padro de arquivos DOC (Word), XLS (Excel) e PPT (PowerPoint). d) Ocorrendo vrus de macro no Microsoft Word, necessrio executar o antivrus e, em seguida, o update do Microsoft Office 2007. e) Um dos requisitos para a instalao do Microsoft Office 2007 o tipo de sistema operacional, que deve ser Windows 2000 ou superior. 08. Analise as seguintes proposies e responda ao que se pede: I. Macro um pequeno programa que podemos criar dentro do Word para automatizar tarefas, desde as mais simples, como formatar caracteres, at as mais complexas, como transmitir dados pela internet. II. No Word, o recurso da autocorreo est intimamente ligado ao recurso da correo ortogrfica e gramatical. III. possvel fazer clculos automticos no Microsoft Word, desde que sejam internamente em uma tabela, atravs do comando frmula. IV. Para se selecionar todo o texto do corpo do documento Word, basta se pressionar, concomitantemente, as teclas CTRL + S. Est INCORRETO o disposto em: a) I, III e IV. b) II e IV. c) II, apenas. d) I, II e IV. e) II e III. 09. Arquivos de dados produzidos por sute de aplicativos para escritrio, por ex. Microsoft Office, costumam ser alvo predileto de contaminao por a) trojans. b) worms. c) hijackers . d) vrus de boot. e) vrus de macro. 10. No Microsoft Office Word 2007, macro uma srie de comandos e instrues agrupadas em um nico comando para realizar uma tarefa automaticamente. Assinale a alternativa que indica o atalho de teclado que ativa esse recurso. a) Alt + F10 b) Alt + F8 c) Alt + F6 d) Alt + F4

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 5

Gabarito comentado
01. Letra C. 02. Letra E. O item I est errado porque o editor de textos Word no possui um antivrus. O item III est errado porque um documento aberto Somente Leitura no Word, caso no exista uma macro proibindo a ao, poder ser gravado com outro nome (a caixa de dilogo Salvar como... ser aberta). 03. Errado. O Visual Basic for Applications a linguagem de programao usada para criao de macros. Para eliminar um vrus, apenas com o antivrus. 04. Letra D. Na letra A, os cavalos de Tria no so vrus, mas pragas digitais que oferecem um recurso, mas na verdade esto abrindo as portas TCP do computador para novas infeces. Na letra B, os vrus polimrficos usam a estratgia de mudana do seu cdigo, para evitar a deteco. Na letra C, os vrus de macros usam documentos do Microsoft Office como hospedeiros. Na letra E, a praga digital que tem estas caractersticas o worm (verme). 05. Letra B. O recurso de autoformatao usado para pginas e tabelas, aplicando um padro pr-definido pelo aplicativo. O pincel (de formatao) aplica um padro pr-definido pelo usurio. As macros so programaes em VBA para automatizao de tarefas. Os estilos so padres aplicados a fontes e pargrafos definidos pelo aplicativo. Os marcadores podem ser simblicos (Marcadores e Numerao) ou ncoras para hyperlinks dentro do documento. 06. Letra A. Os cavalos de Tria, assim como os vermes (worms) so pragas digitais, detectados e removidos por um anti-spyware, como o Windows Defender. O spam uma forma de disseminao de pragas digitais, mas basicamente o envio de mensagens no solicitadas para vrios remetentes. o famoso lixo eletrnico que enche as nossas caixas de mensagens. O vrus de macro um cdigo criado com VBA Visual Basic for Applications dentro de um aplicativo do Microsoft Office, que pode conter comandos maliciosos que prejudiquem o funcionamento do computador. O vrus de boot fica armazenado na trilha zero, setor zero, na inicializao do disco, e ser carregado quando o computador for ligado. Ao ligar um computador, aps o POST (Power on self test), a BIOS transfere o comando para a controladora de discos, que procura um setor de boot em um dos discos instalados, na ordem que estiver definida no SETUP do computador. 07. Letra C. O BrOffice.org pode ser configurado para ser o editor padro de arquivos DOC (Word), XLS (Excel) e PPT (PowerPoint). A alterao da associao de arquivos poder ser realizada pelo prprio BrOffice, que altera no ambiente Windows. Se for para realizar a alterao no ambiente Windows, no Windows Explorer, em Ferramentas, Opes de Pastas, Tipos de Arquivos. 08. Letra B. A afirmao II est errada porque o recurso de autocorreo no est ligado ao recurso de correo gramatical e ortogrfica. A autocorreo permite a incluso de siglas, e sua substituio por significado em extenso. Por exemplo, posso adicionar sjc na autocorreo, e esta substituir por So Jos dos Campos toda vez que for digitada. Observe que sjc nem est no dicionrio da correo ortogrfica e gramatical, e aceito. Se estivesse intimamente ligado, no seria aceito. O item IV est errado porque no editor de textos Word, para selecionar todo o texto CTRL+T, assim como no Excel para selecionar toda a planilha, e no PowerPoint pode selecionar todos os objetos de um slide (se o cursor estiver no lado direito da rea de edio) ou todos os slides (se o cursor estiver no lado esquerdo, no painel de navegao). 09. Letra E. Trojans so cavalos de Tria, que entregam um presente e abrem portas TCP para novas invases. Worms so vermes que se multiplicam consumindo recursos da rede. Hijackers so sequestradores de arquivos, que atribuem uma senha e exigem pagamento de resgate (na maioria das vezes, crditos de celular). Vrus de boot infectam o setor de inicializao do computador, e a cada vez que o computador ligado, eles so acionados. 10. Letra B. Pouco questionado em concursos, mas presente em todos os editais... Alt+F8 acessa a janela de Macros do editor de textos. Macros so pequenos cdigos que podemos criar dentro do editor de textos, para realizao de tarefas repetitivas. So comandos em VBA (Visual Basic for Applications), mas no exigem conhecimento de programao do operador.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 6

Das könnte Ihnen auch gefallen