Sie sind auf Seite 1von 4

O que so vulces?

Vulces so vlvulas de escape de grandes cmaras subterrneas cheias de magma e gases que se formam sob a superfcie da Terra. Essas cmaras de material incandescente formam-se nas bordas das placas tectnicas que constituem a crosta terrestre. A camada externa do planeta, que contm os continentes e o fundo dos oceanos, possui o aspecto de um grande quebra-cabea cujas peas flutuam abaixo de um mar de magma. A espessura mdia das placas varia de cerca de 7 quilmetros sob os oceanos a mais de 14 nos continentes.

Vulces ativos
Pesquisadores avaliam que existem atualmente entre 500 e 700 vulces ativos no planeta, e mesmo os considerados inativos podem voltar a entrar em erupo a qualquer momento. difcil prever quando um vulco entrar em atividade. As cmaras subterrneas podem acumular presses ao longo de sculos, como se fossem grandes panelas de presso. Essa presso vai empurrando as rochas da superfcie at que elas cedam, expelindo lavas e cinzas pelo ambiente.

Erupo do Kilauea no Hawaii - 12/09/2003 Fotografia de C. Heliker

O que uma erupo vulcnica?


o evento em que uma grande quantidade de magma e gases so liberados pelos vulces. A presena de gua e de silcio no magma regulam a intensidade de uma erupo, que pode ser suave ou violenta, de acordo com a expanso das bolhas de gs. Nem toda lava igual: se o magma que aflora no vulco contiver gua, a erupo mais violenta pelo potencial explosivo da presso do vapor. Em compensao, se o magma for rico em silcio ser mais espesso e a erupo mais lenta e gradual. A formao do terreno tambm influi no tipo de erupo, j que o magma ascendente pode encontrar rochas ricas em silcio e se tornar mais espesso ou encontrar uma camada de gua

provocando sua evaporao. Uma erupo pode ser comparada abertura de uma garrafa de bebida gasosa. Se a erupo for suave, as bolhas sobem lentamente, mas se o gs estiver sob presso o que ocorre quando a garrafa sacudida - ,a erupo violenta porque as bolhas de gs se expandem explosivamente.

Anatomia de um vulco

a - A rocha derretida, vinda do manto terrestre, forma uma cmara a 10 km


abaixo da superfcie. Bolhas de gases expandem a matria derretida. b - As bolhas gasosas exercem presso fornado o magma para cima, do mesmo modo que uma garrafa de champanhe. c - A incontrolvel presso rompe a cratera e o vulco entra numa exploso de cinzas e lava.

Tipos de Vulces
Atualmente podemos distinguir trs tipos de vulces:

Vesuviano ou Vulcaniano: Vulces de formao imponente, que apresentam


um cone de grande altura e um canal principal, conhecido como chamin, por onde flu a lava. Exemplos: Vesvio na Itlia e o Fuji-Yama no Japo.

Vesvio - Itlia

Fuji-Yama - Japo

Havaiano: A lava desses vulces muito fludica e escorre rapidamente de


grandes bolses ou projees vulcnicas. Exemplo: Kilauea no Hawaii.

Kilauea - Hawaii (EUA)

Peleano: Tambm apresentam um cone alto, no entanto, a chamin possui


ramificaes por onde saem gases e lava. Exemplo: Mt Pele na Martinica

Mt Pelee - Martinica

Curiosidades

Maior erupo - Ocorreu entre 5 e 10 de abril do ano 1815 no vulco Tambora na Indonsia. O volume total de matria expelida pelo vulco foi de 150 a 180Km, muito superior aos 20km expelidos pelo Krakatoa, tambm localizado na Indonsia. A energia da erupo do Tambora, que reduziu a altura da ilha de 4.100 metros para 2.850 metros, foi de 8,4 x 1019 joules, formando uma cratera de 8 km de dimetro. Mais de 90.000 pessoas morreram devido erupo e subsequente falta de alimento. Erupo mais violenta - A mais violenta das erupes vulcnicas j documentados ocorreu no vulco Taupo, na Nova Zelndia, em torno do ano 130, onde cerca de 30 bilhes de toneladas de pedras vulcnicas foram expelidas a 700km/h, devastando uma rea de 16.000km. Cerca de 20% das pedras vulcnicas arremessadas ao ar caram a uma distncia de 200km da cratera. Maior fluxo de lava - O maior fluxo de lava de que se tem conhecimento, ocorrido em tempos pr-histricos, foi o fluxo basltico de Roza, na Amrica do Norte, h cerca de 15 milhes de anos. O fluxo tinha um volume de 1.250km e cobriu uma rea de 40.000km e 300km de exteno. Vulco mais ativo - Atualmente, o vulco mais ativo do mundo o Kilauea, no Hawaii (EUA). Ele tem entrado em erupo, continuamente, desde 1983 e sua lava expelida a uma mdia de 5m/s. Maior vulco ativo - Com aproximadamente 4.170 metros de altura, 120km de comprimento e 50km de largura, o Mauna Loa o maior vulco do mundo. Ele possui um volume total de 42.500km, dos quais 84,2% esto abaixo do nvel do

mar. Sua cratera vulcnica, Mokuaweoweo, cobre uma rea de 10,5km e tem de 150 180 metros de profundidade. Enquanto esteve ativo, o vulco Mauna Loa teve, em mdia, uma erupo a cada 4,5 anos de 1843 1984. Mais alto vulco ativo - Ojos del Salado, localizado no Chile e com 6.887 metros de altura, considerado o mais alto vulco em atividade do mundo. Vulco ativo mais setentrional - O vulco ativo mais setentrional o monte Beerenberg, com 2.276 metros de altura. Localza-se na ilha de Jan Mayen, no Mar da Groenlndia. Entrou em erupo em 20 de setembro de 1970 e os 39 habitantes da ilha (todos homens), tiveram de ser retirados imediatamente. Vulco ativo mais meridional - O vulco ativo mais meridional o monte Erebus, localizado a 3.794 metros de altura na ilha de Ross, na Antrtida. Maior cratera vulcnica do mundo - A maior cratera vulcnica do mundo Toba, na Indonsia. A cratera cobre uma rea de 1775km.

Das könnte Ihnen auch gefallen