Sie sind auf Seite 1von 163

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Boa tarde pessoal, Vamos firmes,

vamos que vamos. Hoje o tema importante e interessante. Hoje, vamos estudar o seguinte:
Aula 04: Licitaes: modalidades, dispensa e

inexigibilidade (Lei n 8.666/1993).

Vamos fazendo nossa parte. Avante, sem moleza. LICITAO A Constituio Federal impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de quando for contratar empreender processo de licitao pblica, ressalvado os casos autorizados por lei, conforme art. 37, inc. XXI, que assim dispe:
Ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusula que estabeleam obrigaes de pagamento, de mantidas as condies tcnica do e efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir exigncias obrigaes. qualificao garantia econmica das indispensveis cumprimento

Devemos lembrar que o art. 22, inciso XXVII, CF/88, prescreve que compete privativamente Unio criar normas gerais sobre licitaes e contratos, conforme o seguinte:
XXVII - Compete privativamente a Unio legislar sobre normas gerais de licitao e contrataes, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 1

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
economia mista, nos termos do art. 173, 1, III.

Observe, assim, que a competncia legislativa para editar norma geral sobre licitaes e contratos da Unio, de modo que Estados, DF e municpios devem seguir os ditames estabelecidos em norma geral cabendo-lhes, no que lhes for especfico, editar suas normas, complementando a norma geral. Pois bem, no sentido de regulamentar o art. 37, inc. XIX, CF/88, e tendo em vista o art. 22, inc. XXVII, a Unio editou a Lei n 8.666/93 que institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica. Portanto, a Lei n 8.666/93 a norma geral sobre licitaes e contratos a ser observada pela Administrao Pblica, direta e indireta, de qualquer esfera de poder, seja da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios. Mas o que licitao? De acordo com Hely Lopes Meirelles, licitao o procedimento administrativo mediante o qual a Administrao Pblica seleciona proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Para a profa. Di Pietro, licitao definida como sendo o procedimento administrativo pelo qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem s condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionar e aceitar a mais conveniente para a celebrao do contrato. Ento, para contratar obras, compras, servios ou alienaes, convoca-se interessados a fim de que apresentem suas propostas e a Administrao possa selecionar e obtenha a mais vantajosa. Cumpre dizer, portanto, que a licitao no um ato,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 2

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO um procedimento em que se conjugam vrios atos, com intuito de permitir o maior nmero de participantes (licitantes) e para a Administrao obter a proposta mais vantajosa. Lembre-se: A licitao um procedimento. No entanto, devemos ter cuidado com o expresso no pargrafo nico do art. 4 da Lei n 8.666/93. que, o referido artigo dispe que o procedimento licitatrio previsto nesta Lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administrao Pblica. Trata-se do princpio do formalismo. E, em que pese essa caracterizao legal, no se deve olvidar que a licitao um procedimento formal. Mas qual a finalidade da licitao? Ento, como se trata de um procedimento prvio contratao, podemos dizer que licitao tem dupla finalidade na medida em que de um lado busca selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e de outro visa propiciar a igualdade de condies para que todos os interessados participem do certame. Contudo, com a edio da MP 495/2010, convertida na Lei n 12.349/2010, que alterou o art. 3 da Lei n 8.666/93, temos mais uma finalidade, qual seja: a promoo do desenvolvimento nacional. Observe o art. 3 na sua nova redao:
Art. 3 A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da e a proposta mais vantajosa para a administrao

promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. (Redao dada pela Lei n 12.349, de 2010)

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 3

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

possvel dizer, portanto, que as finalidades estabelecidas pelo procedimento licitatrio so, conforme disposto no art. 3 da Lei de Licitaes: a) garantir o princpio da isonomia; b) selecionar a proposta mais vantajosa; e, c) promover o desenvolvimento nacional. Princpios importante dizer que a Administrao na realizao de procedimento licitatrio dever observar os princpios gerais administrativos, assim como os princpios especficos da licitao, expressos e implcitos, dentre eles o da vinculao ao instrumento convocatrio, do sigilo das propostas, do julgamento objetivo e da adjudicao compulsria Ento, conforme observado, a Administrao Pblica na conduo do procedimento licitatrio deve se orientar, de acordo com o art. 3 da Lei n 8.666/93, pelos seguintes princpios bsicos:
Art. 3 A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da da impessoalidade, ao instrumento da moralidade, convocatrio, da do igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, vinculao julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. (Redao dada pela Lei n 12.349, de 2010)

Portanto, temos os seguintes princpios:


a) princpio da legalidade; b) princpio da impessoalidade; c) princpio da moralidade; d) princpio da igualdade; e) princpio da publicidade;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 4

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
f) princpio da probidade administrativa; g) princpio da vinculao ao instrumento convocatrio; h) princpio do julgamento objetivo; i) outros correlatos (rol exemplificativo)

Vejamos tais princpios: O princpio da Legalidade (art. 4) estabelece que a Administrao, bem como todos os participantes, deve seguir fielmente o procedimento traado na lei de regncia. Hely Lopes Meirelles entende que se trata do princpio do procedimento formal que determina a fiel observncia dos procedimentos legais, conforme expresso no pargrafo nico do art. 4 da Lei de Licitaes e Contratos, que assim prev:
Art. 4 Pargrafo nico. O procedimento licitatrio previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administrao Pblica.

importante salientar que no se admite formalismo intil, ou seja, o excesso de formalismo. Princpio da impessoalidade corolrio do princpio da igualdade, de modo que a Administrao deve ser imparcial, no fixando regras tendenciosas, pautando-se por critrios objetivos, negando-se favoritismos ou discriminaes por critrios subjetivos, velando pelo acesso amplo aos que tenham ou possam vir a ter interesse. A moralidade impe Administrao e aos participantes em geral a observncia aos padres ticos, agir com lealdade e boa-f, sob pena de responsabilizao administrativa, cvel e penal. Em consonncia ao princpio da moralidade est o princpio da probidade administrativa que estabelece a responsabilizao dos agentes, inclusive terceiros, por atos mprobos

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 5

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO nos termos da Lei n 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), assim como pela aplicao das sanes criminais estabelecidas nos artigos 89 a 99 da Lei de Licitaes. O princpio da igualdade ou isonomia, como abordado, um dos fundamentos da licitao, com envergadura constitucional, eis que a Constituio (art. 37, XXI) firma a necessidade de tratamento isonmico entre os licitantes, vedando-se tratamento discriminatrio, bem como o art. 3, 1, incs. I e II, da Lei de Licitao e Contratos, que assim dispe:
Art. 3. 1 vedado aos agentes pblicos: I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos 5o a 12 deste artigo e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991; (Redao dada pela Lei n 12.349, de 2010) II - estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciria ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agncias internacionais, ressalvado o disposto no pargrafo seguinte e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991.

O princpio da publicidade impe o dever de dar ampla divulgao ao certame, sendo, em regra, vedado o carter sigiloso dos atos, inclusive sendo permitido o acesso aos particulares, tudo com o intuito de se fiscalizar o cumprimento das determinaes legais e afastar condutas ilcitas, impondo-se, ainda, o dever de motivao de todas as decises proferidas em quaisquer das etapas.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 6

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Tais princpios, bom ressaltar, so os que orientam, de forma geral, toda a Administrao Pblica, conforme art. 37, da CF/88. H outros princpios, no entanto, que so mais especficos, ou seja, aplicando-se somente licitao, como o caso da vinculao ao instrumento convocatrio, sigilo das propostas, julgamento objetivo, adjudicao compulsria. Segundo o princpio da vinculao ao instrumento convocatrio o Edital a lei do certame, ou seja, o instrumento para convocar, chamar, dar notcia aos interessados acerca de determinado objeto pretendido pela a Administrao, de modo que inclusive a vincula, como tambm vincula os licitantes que devero observar as condies e requisitos que foram fixados no edital durante todo o procedimento licitatrio e na execuo do ajuste. Assim, prev o art. 41 da Lei de Licitaes que a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada, sendo, pois, o julgamento das propostas realizado com base no que estabelece o instrumento convocatrio.
Art. 41. A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.

O princpio do julgamento objetivo determina que, nas anlises das propostas, sejam observados os critrios objetivamente fixados no edital (denominados tipos de licitao: menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo ou maior lance ou oferta), sem aferies subjetivas ou imprecises, evitando-se apreciaes discricionrias na deciso acerca das propostas, conforme determina os arts. 44 e 45, da Lei n 8.666/93.
Art. 44. No julgamento das propostas, a Comisso levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos por esta Lei. [...] Art. 45. O julgamento das propostas ser objetivo, devendo a

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 7

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle

A doutrina fala, ainda, em princpios licitatrios implcitos especficos ou correlatos, tal como: competitividade, procedimento formal, sigilo das propostas e adjudicao compulsria. A competitividade seria, conforme destaca Celso Bandeira de Mello, a obrigatoriedade de observncia do carter competitivo do procedimento licitatrio, no se permitindo artimanhas ou mecanismos para frustrar tal propsito. O procedimento formal, conforme ressaltei quando da abordagem do princpio da legalidade, a configurao de que a licitao caracteriza-se como ato administrativo formal, ou seja, tem seu rito e frmulas legalmente estabelecidas, alm de ser obrigatrio o registro de seus atos documentadamente. O princpio do sigilo das propostas que, muito embora vigore o princpio da publicidade como regra, prev que as propostas sero realizadas de forma sigilosa, evitando-se o conluio ou a fraude, mantendo-se o carter competitivo, sendo inacessvel at o momento de abertura, que ser realizado em sesso pblica. Finalmente, o princpio da adjudicao compulsria segundo o qual o vencedor do certame tem direito subjetivo a que o objeto da licitao lhe seja atribudo, de modo que veda eventual contratao com outrem, caso a Administrao venha a contratar. de se observar, contudo, que a adjudicao somente garantia de que a Administrao no poder contratar com outrem seno com o prprio vencedor do certame. Modalidades

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 8

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Com efeito, vimos que a licitao um procedimento administrativo no qual a Administrao Pblica convoca os interessados, com qualificao para tanto, para, dentre as propostas apresentadas, selecionar a mais vantajosa. Procedimento, portanto, se caracteriza como um modo ou maneira de proceder, que, nos termos da Lei, denominado de modalidade de licitao. Assim, a Lei n 8.666/93 prev as seguintes modalidades de licitao: concorrncia, tomada de preo, convite, leilo e concurso (art. 20). Outrossim, posteriormente, com base na Lei 10.520/02, foi criada uma outra modalidade denominada prego. n

preciso salientar que a Lei n 8.666/93, em seu artigo 22, 8, veda a criao ou a combinao de modalidades de licitao. No entanto, devemos entender que tal vedao destinada a Administrao na medida em que fora criado o Prego, ou seja, o Legislador poderia, como bem o fez, criar novas modalidades de licitao. Outro dado importante que o Prego, muito embora tenha sido criado por Medida Provisria (MP 2.026/2000), cuja inteno inicial era de ser utilizado apenas pela Unio, o que o tornava inconstitucional j que modalidade de licitao se insere no mbito de norma geral, com a converso da MP em Lei (Lei n 10.520/02), estendeu-se seu uso a todos os entes polticos (Unio, Estados, DF e Municpios). Isso porque, como frisado, trata-se de modalidade de licitao que norma de mbito geral, devendo, portanto, ser aplicada a todos os entes federados, conforme art. 22, inc. XXVII, da CF/88. Ento, repetindo, o prego se aplica a todos os entes federativos (Unio, DF, estados-membros e municpios). Com base nisso, temos as seguintes modalidades de licitao:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 9

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Concorrncia Tomada de preo Convite Leilo Concurso Prego A propsito, tome o devido cuidado com uma situao especfica. Como assim? que a Lei de criao da Anatel (Lei n 9.964/01) estabeleceu mais uma modalidade, restrita quela Agncia, que a CONSULTA. Conforme estabelece a Lei de Licitaes, as trs primeiras modalidades, ou seja, a concorrncia, a tomada de preo e o convite, so definidas pelo valor. A concorrncia, de acordo com o art. 22, 1, da Lei de Licitaes a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. Com efeito, a concorrncia ser utilizada para contrataes de grande vulto, ou seja, para obras e servios de engenharia cujo valor seja superior a 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil) e para outros bens e servios cujos valores sejam superiores a 650.000,00 (seiscentos e cinqenta mil). No entanto, para alguns casos, independentemente do valor, ser obrigatria a utilizao da concorrncia, tal como:
Concesso de servio pblico; Concesses de obras ou servios (Parcerias Pblico-Privadas) Concesses de direito real de uso; Alienao bens imveis (ver art. 19); Licitaes internacionais; Contratos de empreitada integral (art. 6);

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 10

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Assim, por ser procedimento mais complexo, em que, inclusive, se pode verificar claramente todas as fases, no tem limite mximo de valor e, ainda, poder substituir a tomada de preo ou o convite. Como assim? Significa dizer que nos casos em que couber o convite, poder ser utilizada a tomada de preo e, em qualquer caso, a concorrncia, ou seja, seria a concorrncia uma espcie de modalidade superior a tomada de preo e ao convite, conforme prev o art. 23, 4, da Lei de Licitaes:
Art. 23. 4 Nos casos em que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia.

O prazo previsto na lei, denominado intervalo mnimo, ou seja, da abertura do certame at a apresentao das propostas, de 45 (quarenta e cinco) dias, no caso de licitao do tipo tcnica e preo, melhor tcnica, ou ainda, quando for por empreitada integral, e de 30 dias para licitaes tipo menor preo. A tomada de preo a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. (art. 22, 2, Lei n 8.666/93) modalidade utilizada para contrataes de valores intermedirios, ou seja, para contratao de obras e servios de engenharia de valores entre 150.000,00 (cento e cinquenta mil) at 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil), e para outros bens e servios de valores entre 80.000 (oitenta mil) at 650.000 (seiscentos e cinquenta mil). Alm do valor, o que caracteriza a tomada de preo a habilitao prvia, em razo do cadastramento, ou a possibilidade de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 11

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO cadastramento at o terceiro dia anterior data de recebimento das propostas. admitida nas licitaes internacionais, como exceo obrigatoriedade de utilizar a concorrncia, desde que a entidade ou rgo licitante disponha de cadastro internacional de fornecedores e o contrato esteja dentro do limite de valor fixado para essa modalidade. O prazo de intervalo mnimo de 30 dias (critrios de melhor tcnica ou tcnica e preo) e 15 dias (menor preo). O convite , nos termos do art. 22, 3, da Lei de Licitaes, a modalidade utilizada entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas. Percebam que aqui, os interessados sero convidados ou escolhidos pela Administrao Pblica (carta-convite), em nmero mnimo de 3 (trs), mas qualquer cadastrado poder participar desde que manifeste-se at 24 horas da apresentao das propostas. Entretanto, possvel que a carta-convite seja, excepcionalmente, enviada para menos de trs cadastrados ou interessados, quando houver limitao no mercado ou manifesto desinteresse, e, assim, seja impossvel a obteno do nmero mnimo, caso que dever estar devidamente justificado no processo, sob pena de repetio do convite. A propsito, quando houver mais de trs interessados na praa, a cada novo convite para objeto idntico ou assemelhado, dever obrigatoriamente a Administrao estender o convite a, no mnimo, mais um interessado, enquanto existirem cadastrados que no participaram das licitaes anteriores.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 12

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO utilizada para valores menores, nos limites do art. 23, ou seja, at 150.000 (cento e cinquenta mil) no caso de obras e servios de engenharia e at 80.000 (oitenta mil) para outros bens e servios. O prazo de intervalo mnimo ser, sempre, de 5 dias teis, conforme prescreve o art. 21, 2, IV, da Lei de Licitaes. importante ressaltar, novamente, que a cada novo convite, no caso de existirem interessados na praa, preciso renovar ou estender o convite a outros interessados que no participaram do certame anterior. O instrumento convocatrio, nesta modalidade, a carta-convite que deve ser encaminhada aos licitantes convidados e fixada em local acessvel ao pblico no prdio da Administrao, no se exigindo, no entanto, publicao no dirio oficial ou em jornal de grande circulao. Ademais, consoante estabelece o art. 23, 3, Lei n 8.666/93, possvel a utilizao do convite em licitaes internacionais (mais uma exceo concorrncia), respeitados os valores para essa modalidade, quando no houver fornecedor do bem ou servio no Brasil. Ento, podemos assim sintetizar: I) Obras e servios de engenharia
a. Concorrncia b. Tomada de Preo c. Convite [acima de 1,5 milhes] [de 150mil at 1,5 milhes] [at 150mil]

II) Compras e outros servios


a. Concorrncia b. Tomada de Preo c. Convite [acima de 650mil] [de 80mil at 650mil] [at 80mil]

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 13

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Tais valores, no entanto, quando se referirem a consrcios pblicos, formados por at trs entes federativos, ser o dobro e, quando formado por mais, ser triplicado. (8, art. 23) Concurso modalidade de licitao em que se estabelece uma disputa entre quaisquer interessados que possuam a qualificao exigida, para a escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, com a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores (art. 22, 4). O intervalo mnimo a ser observado de 45 dias, devendo ser observado que, nesta modalidade, a lei no estabelece os critrios para julgamento, os quais devero ser fixados em regulamento prprio. A propsito, muita gente acredita que essa modalidade de licitao a que se aplica no caso de processo seletivo para ingresso em cargo pblico. Vejam que muito embora o nome seja o mesmo, CONCURSO, trata-se de institutos distintos. Com efeito, no devemos confundir a modalidade de licitao concurso que utilizada para trabalhos tcnicos, cientficos ou artsticos, com concurso pblico. Concurso pblico procedimento para selecionar pessoal mais qualificado para preenchimento de cargo pblico de natureza efetiva, no sendo, portanto, modalidade de licitao. O concurso licitatrio , em regra, a modalidade utilizada para contratao de servios tcnicos profissionais especializados, ressalvada a hiptese de inexigibilidade. Leilo, conforme art. 22, 5, modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis decorrentes de deciso judicial ou dao em pagamento (art. 19), a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. Observe que no caso do art. 19, bens provenientes de dao em pagamento ou derivado de procedimentos judiciais, a

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 14

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO modalidade poder ser o leilo ou a concorrncia, conforme art. 19, inc. III, Lei n 8.666/93. O prazo de intervalo mnimo de 15 dias, tendo como nico critrio de seleo, o melhor lance. Por fim, o prego modalidade de licitao aplicvel para a aquisio de bens e servios comuns, que so aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado, independente dos valores. O prego independe do valor, cuida de modalidade utilizada para contratao de bens e servios comuns. Foi institudo, inicialmente, pela Medida Provisria n 2.026/00, que estabelecia sua aplicao somente Unio e a seus rgos, muito embora, j houvesse previso na Lei n 9.472/97 (lei das agncias reguladoras) dessa modalidade de licitao, aplicvel somente s agncias. Nascida assim, a lei sobre o Prego, em ambas as hipteses, foi severamente criticada, na medida em que modalidade de licitao disposio que deva estar contida em norma de alcance geral. Por isso, a Lei n 10.520/02 estendeu o alcance da nova modalidade a todos os entes polticos, tencionando afastar a pecha de inconstitucionalidade. O prego est regulamentado, no mbito federal, pelo Decreto 3.555/00, que estabeleceu a possibilidade de utilizao de procedimento eletrnico, o qual se denominou prego eletrnico a fim de se diferenciar do modelo tradicional em que os interessados comparecem diretamente Administrao, chamado de prego presencial. Prazo de intervalo mnimo de 8 (oito) dias teis.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 15

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

As principais caractersticas do prego, que inclusive se deve homenagens, porque moralizadora, a inverso das fases de habilitao e julgamento, sempre utilizao de licitao do tipo menor preo e a viabilizao de sensvel reduo de preos ante a realizao de lances verbais dos participantes. Contratao direta (Dispensa e Inexigibilidade) Observa-se que a regra a obrigatoriedade de licitar, sendo, pois, a licitao um procedimento prvio contratao. No entanto, h hipteses em que a Lei afasta ou permite que seja afastada a licitao, estipulando forma denominada de contratao direta, sendo os casos de dispensa e inexigibilidade. A dispensa de licitao ocorrer quando embora seja possvel a competio algumas razes justificam que se deixe de efetu-la. Em tais casos, importante perceber que seria possvel realizar a licitao, todavia, em razo de alguma situao prevista em norma afastada ou dada permisso para que se afaste a licitao, procedendo-se a contratao sem licitao (contratao direta). Nesse sentido, segundo clssica lio de Hely Lopes Meirelles, dizemos que h duas hipteses de dispensa, sendo: a) Licitao dispensvel que ocorre quando h discricionariedade em se dispensar ou no a licitao. Observa-se a possibilidade de deflagrar o certame, contudo, h a possibilidade de no utiliz-lo, cabendo a Administrao Pblica, motivadamente, dentro das hipteses legais, avaliar se conveniente ou oportuno realizar o procedimento licitatrio, dispensando-o se for o caso, conforme as situaes elencadas no art. 24 da Lei n 8.666/93. Neste caso, a lei autoriza a dispensa da licitao. b) Licitao dispensada aquela em que se vislumbra a possibilidade de se realizar o procedimento competitivo, todavia, a prpria lei determina que se afaste, ou seja, no h margem de escolha

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 16

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO do administrador pblico, pois a prpria lei dispensa a licitao, consoante art. 17 da Lei n 8.666/93. Neste caso, a lei determina a dispensa de licitao. Para entender tais situaes faamos uma singela brincadeira. Imagine que voc esteja em curso, e chegando sala de aula o Professor diga assim: Olha, eu no fao chamada, ento quem tiver interesse e quiser assistir a aula, que venha, quem no, fique em casa. Veja que o Professor quis dizer o seguinte: cabe a voc decidir se assiste ou no a aula, ou seja, que sua presena em sala dispensvel. Significa, para o malsinado Professor, que sua presena indiferente, tanto faz voc comparecer ou no. De outro lado, imagine que outro Professor diga o seguinte: A partir de hoje vocs esto dispensados e s voltem no dia da prova que ser na data tal, quando nos encontraremos novamente. Veja que nesse caso, voc pode at querer ir s aulas, mas foi dispensado, at porque no haver aula alguma. Ento, s uma brincadeira! Mas serve para demonstrar que h sensvel diferena entre licitao dispensada e licitao dispensvel. Na dispensada no h como licitar, isso porque a lei determinou o afastamento do procedimento, muito embora fosse possvel estabelecer uma competio. Na dispensvel possvel licitar, mas cabe ao Administrador, diante das situaes permitidas pela norma, avaliar se conveniente ou oportuno realiz-la. importante destacar, portanto, que os casos de dispensa, ou seja, licitaes dispensveis e dispensadas esto taxativamente previstos na Lei, ou seja, a Lei de Licitaes e Contratos (Lei n 8.666/93) enumerou exaustivamente (numerus clausus) as hipteses em que se admite a licitao dispensvel (art. 24) e quando se aplica a dispensada (art. 17).

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 17

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Ateno, todavia, para ter sempre a lei atualizada, pois sempre so cobradas as alteraes mais recentes. As hipteses de licitao dispensada esto elencadas no art. 17 da Lei n 8.666/93, tambm taxativamente, e em sntese se refere alienao de bens mveis ou imveis, pela Administrao Pblica, de modo que seria exceo regra da licitao por concorrncia ou nos casos do art. 19, por concorrncia ou leilo. Com efeito, os casos de licitao dispensada ocorrem, em regra, em face de alienao, doao, permuta ou venda de bens. Assim, quando se tratar de alienao de bens imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia. No entanto, ser dispensada a licitao nos casos de:
a) dao em pagamento; b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alneas f, h e i; c) permuta, por outro imvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; d) investidura; ( entendese por investidura: I a alienao aos proprietrios de imveis lindeiros de rea remanescente ou resultante de obra pblica, rea esta que se tornar inaproveitvel isoladamente, por preo nunca inferior ao da avaliao e desde que esse no ultrapasse a 50% (cinqenta por cento) do valor constante da alnea "a" do inciso II do art. 23 desta lei; II

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 18

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
a alienao, aos legtimos possuidores diretos ou, na falta destes, ao Poder Pblico, de imveis para fins residenciais construdos em ncleos urbanos anexos a usinas hidreltricas, desde que considerados dispensveis na fase de operao dessas unidades e no integrem a categoria de bens reversveis ao final da concesso). e) venda a outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo; f) alienao gratuita ou onerosa, aforamento, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis residenciais construdos, destinados ou efetivamente social utilizados por no mbito ou de programas da habitacionais ou de regularizao fundiria de interesse desenvolvidos rgos entidades administrao pblica; g) procedimentos de regularizao fundiria de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976; h) alienao gratuita ou onerosa, aforamento, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis de uso comercial de mbito local com rea de at 250 m (duzentos e cinqenta metros quadrados) e inseridos no mbito de programas de regularizao fundiria de interesse social desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica; i) alienao e concesso de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras pblicas rurais da Unio na Amaznia Legal onde incidam ocupaes at o limite de quinze mdulos fiscais ou mil e quinhentos hectares, para fins de regularizao fundiria, atendidos os requisitos legais;

Importante destacar que na alienao de bens imveis pela Administrao Pblica, que foram adquiridos em face de procedimento judicial ou de dao de pagamento, poder ser feito, sem

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 19

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO autorizao legislativa, por ato da autoridade competente, aps prvia avaliao e comprovada a necessidade ou utilidade da alienao, mediante licitao, podendo ser utilizada a modalidade concorrncia ou leilo. A propsito, os imveis doados para outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo, cessadas as razes que justificaram a sua doao, revertero ao patrimnio da pessoa jurdica doadora, vedada a sua alienao pelo beneficirio. A Administrao tambm poder conceder ttulo de propriedade ou de direito real de uso de imveis, dispensada licitao, quando o uso destinarse:
I a outro rgo ou entidade da Administrao Pblica, qualquer que seja a localizao do imvel; II a pessoa fsica que, nos termos da lei, regulamento ou ato normativo do rgo competente, haja implementado os requisitos mnimos de cultura, ocupao mansa e pacfica e explorao direta sobre rea rural situada na regio da Amaznia Legal, definida no art. 1, 2, inciso VI, da Lei n 4.771, de 22 de setembro de 1965, superior a um mdulo fiscal e limitada a reas de at quinze mdulos fiscais, desde que no exceda mil e quinhentos hectares;

Neste ltimo caso, ficam dispensadas de autorizao legislativa, porm submetemse aos seguintes condicionamentos:
I aplicao exclusivamente s reas em que a deteno por particular seja comprovadamente anterior a 1 de dezembro de 2004; II submisso aos demais requisitos e impedimentos do regime legal e administrativo da destinao e da regularizao fundiria de terras pblicas;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 20

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
III vedao de concesses para hipteses de explorao nocontempladas na lei agrria, nas leis de destinao de terras pblicas, ou nas normas legais ou administrativas de zoneamento ecolgicoeconmico; e IV previso de resciso automtica da concesso, dispensada notificao, em caso de declarao de utilidade, ou necessidade pblica ou interesse social.

Essa hiptese s se aplica a imvel situado em zona rural, no sujeito vedao, impedimento ou inconveniente a sua explorao mediante atividades agropecurias, limitandose a reas de at quinze mdulos fiscais, desde que no exceda mil e quinhentos hectares, vedada a dispensa de licitao para reas superiores a esse limite, e poder ser cumulada com o quantitativo de rea decorrente da figura prevista na regularizao fundiria (art. 17, inc. I, alnea g), at o limite de 500 hectares. E, quando se tratar de bens mveis, a alienao depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos:
a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scioeconmica, relativamente escolha de outra forma de alienao; b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica; c) venda de aes, que podero ser negociadas em bolsa, observada a legislao especfica; d) venda de ttulos, na forma da legislao pertinente; e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 21

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe.

Para a venda de bens mveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia no superior ao limite de R$ 650.000 (valor da tomada de preo no caso de compras e outros servio), a Administrao poder permitir o leilo. Por outro lado, atualmente, teramos hipteses que ensejariam a licitao dispensvel:
Art. 24. dispensvel a licitao: I - para obras e servios de engenharia de valor at 10% (dez por cento) do limite previsto na alnea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que no se refiram a parcelas de uma mesma obra ou servio ou ainda para obras e servios da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente; (Redao dada pela Lei n 9.648, de 1998) II - para outros servios e compras de valor at 10% (dez por cento) do limite previsto na alnea "a", do inciso II do artigo anterior e para alienaes, nos casos previstos nesta Lei, desde que no se refiram a parcelas de um mesmo servio, compra ou alienao de maior vulto que possa ser realizada de uma s vez; (Redao dada pela Lei n 9.648, de 1998) III - nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem; IV - nos casos de emergncia ou de calamidade pblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares, e somente para os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e servios que possam ser concludas no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade, vedada a prorrogao dos respectivos contratos;

as

seguintes

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 22

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
V - quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas; VI - quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento; VII - quando as propostas apresentadas consignarem preos manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatveis com os fixados pelos rgos oficiais competentes, casos em que, observado o pargrafo nico do art. 48 desta Lei e, persistindo a situao, ser admitida a adjudicao direta dos bens ou servios, por valor no superior ao constante do registro de preos, ou dos servios; 3 do art. 48) VIII - para a aquisio, por pessoa jurdica de direito pblico interno, de bens produzidos ou servios prestados por rgo ou entidade que integre a Administrao Pblica e que tenha sido criado para esse fim especfico em data anterior vigncia desta Lei, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurana nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da Repblica, ouvido o Conselho de Defesa Nacional; X - para a compra ou locao de imvel destinado ao atendimento das finalidades precpuas da administrao, cujas necessidades de instalao e localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia;(Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) XI - na contratao de remanescente de obra, servio ou fornecimento, em conseqncia de resciso contratual, desde que atendida a ordem de classificao da licitao anterior e aceitas as mesmas condies oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preo, devidamente corrigido; XII - nas compras de hortifrutigranjeiros, po e outros gneros perecveis, no tempo necessrio para a realizao dos processos licitatrios correspondentes, realizadas diretamente com base (Vide

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 23

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
no preo do dia; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) XIII - na contratao de instituio brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituio dedicada recuperao social do preso, desde que a contratada detenha inquestionvel reputao tico-profissional e no tenha fins lucrativos;(Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) XIV - para a aquisio de bens ou servios nos termos de acordo internacional especfico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condies ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Pblico; 8.883, de 1994) XV - para a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade. XVI - para a impresso dos dirios oficiais, de formulrios padronizados de uso da administrao, e de edies tcnicas oficiais, bem como para prestao de servios de informtica a pessoa jurdica de direito pblico interno, por rgos ou entidades que integrem a Administrao Pblica, criados para esse fim especfico;(Includo pela Lei n 8.883, de 1994) XVII - para a aquisio de componentes ou peas de origem nacional ou estrangeira, necessrios manuteno de equipamentos durante o perodo de garantia tcnica, junto ao fornecedor original desses equipamentos, quando tal condio de exclusividade for indispensvel para a vigncia da garantia; (Includo pela Lei n 8.883, de 1994) XVIII - nas compras ou contrataes de servios para o abastecimento de navios, embarcaes, unidades areas ou tropas e seus meios de deslocamento quando em estada eventual de curta durao em portos, aeroportos ou localidades diferentes de suas sedes, por motivo de movimentao operacional ou de adestramento, quando a exiguidade dos prazos legais puder comprometer a normalidade e os propsitos das operaes e desde que seu valor no exceda ao limite previsto na alnea "a" do incico II do art. 23 desta Lei: (Includo pela Lei n 8.883, de 1994) XIX - para as compras de material de uso pelas Foras (Redao dada pela Lei n

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 24

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Armadas, com exceo quando areos de materiais de uso de pessoal manter parecer e a de

administrativo, meios 1994) navais,

houver e

necessidade

padronizao requerida pela estrutura de apoio logstico dos terrestres, mediante comisso instituda por decreto; (Includo pela Lei n 8.883, de XX - na contratao de associao de portadores de deficincia fsica, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por rgos ou entidades da Admininistrao Pblica, para a prestao de servios ou fornecimento de mo-de-obra, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. (Includo pela Lei n 8.883, de 1994) XXI para a aquisio de bens e insumos destinados exclusivamente pesquisa cientfica e tecnolgica com recursos concedidos pela Capes, pela Finep, pelo CNPq ou por outras instituies de fomento a pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim especfico; (Redao dada pela Lei n 12.349, de 2010) XXII - na contratao de fornecimento ou suprimento de energia eltrica e gs natural com concessionrio, permissionrio ou autorizado, segundo as normas da legislao especfica; (Includo pela Lei n 9.648, de 1998) XXIII - na sociedade contratao de realizada mista por com empresa suas pblica ou e economia subsidirias

controladas, para a aquisio ou alienao de bens, prestao ou obteno de servios, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998) XXIV - para a celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998) XXV - na contratao realizada por Instituio Cientfica e Tecnolgica ICT ou por agncia de fomento para a transferncia de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de explorao de criao protegida. (Includo pela Lei n 10.973, de 2004) XXVI na celebrao de contrato de programa com ente da

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 25

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Federao ou com entidade de sua administrao indireta, para a prestao de servios pblicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consrcio pblico ou em convnio de cooperao. (Includo pela Lei n 11.107, de 2005) XXVII na contratao da coleta, processamento e comercializao de resduos slidos urbanos reciclveis ou reutilizveis, em reas com sistema de coleta seletiva de lixo, efetuados por associaes ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas fsicas de baixa renda reconhecidas pelo poder pblico como catadores de materiais reciclveis, com o uso de equipamentos compatveis com as normas tcnicas, ambientais e de sade pblica. (Redao dada pela Lei n 11.445, de 2007). XXVIII - (Vide Medida Provisria n 352, de 2007) XXVIII para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. (Includo pela Lei n 11.484, de 2007). XXIX na aquisio de bens e contratao de servios para atender aos contingentes militares das Foras Singulares brasileiras empregadas em operaes de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preo e escolha do fornecedor ou executante e ratificadas pelo Comandante da Fora. (Includo pela Lei n 11.783, de 2008). XXX - na contratao de instituio ou organizao, pblica ou privada, com ou sem fins lucrativos, para a prestao de servios de assistncia tcnica e extenso rural no mbito do Programa Nacional de Assistncia Tcnica e Extenso Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrria, institudo por lei federal. (Includo pela Lei n 12.188, de 2.010) Vigncia XXXI - nas contrataes visando ao cumprimento do disposto nos arts. 3o, 4o, 5o e 20 da Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, observados os princpios gerais de contratao dela constantes. (Includo pela Lei n 12.349, de 2010) Pargrafo nico. Os percentuais referidos nos incisos I e II do caput deste artigo sero 20% (vinte por cento) para compras, obras e servios contratados por consrcios pblicos, sociedade

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 26

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
de economia mista, empresa pblica e por autarquia ou fundao qualificadas, na forma da lei, como Agncias Executivas. (Redao dada pela Lei n 11.107, de 2005)

Por outro lado, quando h inviabilidade de competio o procedimento licitatrio ser inexigvel, conforme previsto no art. 25, Lei 8.666/93, ou seja, quando no for possvel estabelecer procedimento competitivo poder a Administrao proceder contratao direta por inexigibilidade de licitao. Destaca-se, ademais que a Lei elencou algumas situaes de inexigibilidade, todavia, trata-se de enumerao exemplificativa, pois em qualquer situao, ainda que no descrita na norma, que seja invivel a competio, poder a Administrao proceder contratao direta. Observamos que a inexigilidade ocorre quando h inviabilidade de competio, conforme previsto no art. 25, Lei 8.666/93, assim expresso:
Art. 25. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial: I - para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; III - para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 27

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Dessa forma, a Lei de Licitaes estabelece que haver inexigibilidade sempre que for invivel a competio, especialmente nas seguintes situaes: a) Para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; b) para a contratao de servios tcnicos profissionais especializados, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao;
Art. 25 1 Considera-se de notria especializao o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experincias, publicaes, organizao, aparelhamento, equipe tcnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho essencial e indiscutivelmente o mais adequado plena satisfao do objeto do contrato.

Nesse sentido, dispe o artigo 13 da Lei de Licitaes o que seriam servios tcnicos profissionais especializados, considerando os trabalhos relativos a:
a) estudos tcnicos, planejamentos e projetos

bsicos ou executivos; b) pareceres, percias e avaliaes em geral; c) assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; d) fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; e) patrocnio ou defesa de causas judiciais ou

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 28

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
administrativas; f) treinamento e aperfeioamento de pessoal, e; g)restaurao de obras de arte e bens de valor histrico.

c) Para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Assim, quando no for possvel estabelecer procedimento competitivo, destacando a Lei algumas situaes de forma exemplificativa, ou seja, no exaustiva, ser inexigvel a licitao. Cumpre esclarecer que, nesta situao, e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado Fazenda Pblica o fornecedor ou o prestador de servios e o agente pblico responsvel, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis. V-se, portanto, que as hipteses descritas na lei como situaes configuradoras de licitao inexigvel, no afasta outras hipteses semelhantes em que seja invivel a competio. Procedimento O procedimento licitatrio possui duas fases, uma fase chamada interna e outra externa. Na fase interna, o procedimento de licitao ser iniciado com a abertura do processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, ao qual sero juntados oportunamente todos os atos da administrao e dos licitantes, conforme art. 38, Lei n 8.666/93. Nessa fase elaborada a minuta do contrato, bem como do edital, os quais so submetidos a exame e aprovao por

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 29

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO assessoria jurdica da Administrao. Assim, nessa fase, em regra, sero realizados os seguintes atos: Delimitao o objeto, elaborao de projeto bsico (quando necessrio), realizao estimativa de valor (oramento), previso de recursos oramentrios, apresentao de anlise da viabilidade de competio (juntando-se coleta de preos e identificando se h empresas no ramo), escolha do tipo e modalidade de licitao, definio do cronograma, instaurao e constituio de comisso (se no houver comisso permanente) e, por fim, determinao de divulgao do instrumento convocatrio. Dessa forma, quando publicado o edital ou o instrumento convocatrio (convite= carta-convite) encerra-se a fase interna, e d-se incio a fase externa. A fase externa a fase que se inicia com a divulgao do instrumento convocatrio (edital, em regra, ou a carta-convite). Aps abertura da licitao teremos as seguintes fases: a) habilitao; b) julgamento e classificao; c) homologao; d) adjudicao. Habilitao a segunda etapa da fase externa, conforme expresso no art. 27, e seguintes, da Lei de Licitaes. Tratase de fase em que se exige a comprovao da qualificao do licitante, exigindo-se a seguinte documentao relativa habilitao jurdica, qualificao tcnica, qualificao econmica-financeira, regularidade fiscal e trabalhista, alm do cumprimento do disposto no art. 7, inc, XXXIII da CF/88. a) habilitao jurdica se d com a apresentao dos documentos inerentes ao licitante, conforme art. 28, correspondendo aos seguintes:
Art. 28 I - cdula de identidade; II - registro comercial, no caso de empresa individual; III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 30

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
comerciais, e, no caso de sociedades por aes, acompanhado de documentos de eleio de seus administradores; IV - inscrio do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exerccio; V - decreto de autorizao, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no Pas, e ato de registro ou autorizao para funcionamento expedido pelo rgo competente, quando a atividade assim o exigir.

b) A qualificao tcnica a demonstrao de que o licitante tem capacidade tcnica para executar o objeto licitado, correspondendo aos seguintes documentos, conforme art. 30:
Art. 30. I - registro ou inscrio na entidade profissional competente; II - comprovao de aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e prazos com o objeto da licitao, e indicao das instalaes e do aparelhamento e do pessoal tcnico adequados e disponveis para a realizao do objeto da licitao, bem como da qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos; III - comprovao, fornecida pelo rgo licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informaes e das condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao; IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

c) A qualificao econmica-financeira diz respeito capacidade econmica do licitante de suportar o nus da execuo do contrato e eventuais prejuzos ou responsabilidade por danos, conforme estabelece o art. 31, correspondendo s seguintes documentaes:
Art. 31. I - balano patrimonial e demonstraes contbeis do ltimo exerccio social, j exigveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situao financeira da empresa, vedada a sua

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 31

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
substituio por balancetes ou balanos provisrios, podendo ser atualizados por ndices oficiais quando encerrado h mais de 3 (trs) meses da data de apresentao da proposta; II - certido negativa de falncia ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurdica, ou de execuo patrimonial, expedida no domiclio da pessoa fsica; III - garantia, nas mesmas modalidades e critrios previstos no "caput" e 1o do art. 56 desta Lei, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratao.

d) Por fim, a regularidade fiscal e trabalhista a condio da licitante em relao Fazenda Tributrio, ou seja, em relao ao Fisco, bem como em relao Justia Trabalhista, sendo os seguintes documentos, de acordo com o art. 29:
Art. 29. A documentao relativa regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistir em: de 2011) (Vigncia) (Redao dada pela Lei n 12.440,

I - prova de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC); II - prova de inscrio no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domiclio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto contratual; III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei; IV - prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), demonstrando situao regular no cumprimento dos encargos sociais institudos por lei. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) V prova de inexistncia de dbitos inadimplidos perante a Justia do Trabalho, mediante a apresentao de certido negativa, nos termos do Ttulo VII-A da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. 12.440, de 2011) (Vigncia) (Includo pela Lei n

bom

enfatizar

que

Certificado

de

Registro

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 32

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Cadastral (CRC) substitui os documentos elencados na fase de habilitao, permitindo agilidade do procedimento e uma consulta mais rpida pela Administrao da regularidade do licitante. A entrega de documentao fora do prazo estipulado no dever ser recebida pela Comisso. Em caso de inobservncia dessas exigncias o eventual licitante ser considerado inabilitado. Em caso de pedido de desistncia, este somente ser admitido at o julgamento das habilitaes, aps, no entanto, possvel a desistncia por motivo justificado e se aceito pela Comisso (art. 43, 6) Se todos os licitantes forem inabilitados (licitao frustrada) a Comisso poder conceder o prazo de oito dias para que promovam a regularizao, a fim de se salvar o procedimento. (art. 48, 3), devendo ser observado que no caso do convite tal prazo poder ser reduzido para at 3 dias. A fase de julgamento e classificao ocorre quando se encerra a habilitao. Assim, aqueles que foram habilitados tero abertas suas respectivas propostas, devendo, todos os licitantes e membros da Comisso rubricar tais envelopes, assim como se procede com os envelopes da habilitao. Sero desclassificadas as propostas que no observarem as exigncias estabelecidas no instrumento convocatrio, assim como as consideradas exorbitantes e/ou irrisrias (inexeqveis), nos termos do art. 48. Nesta etapa devem ser utilizados os critrios objetivos definidos no edital, sendo vedada a utilizao de qualquer elemento que no esteja nele previsto e que possa violar a igualdade entre os licitantes. Os critrios para julgamento so: menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e maior lance ou oferta (art. 46 da Lei de Licitaes). Trata-se, na verdade, de tipos de licitao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 33

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

As propostas sero avaliadas e aquelas consideradas incompatveis sero desclassificadas (art. 44, 3 e art. 48). Observe, no entanto, que se todas forem desclassificadas (licitao frustrada) ser concedido novamente o prazo referido (8dias ou 3 dias no convite) para que regularizem suas propostas e reapresentem. A homologao ocorre aps a classificao dos licitantes na ordem de suas propostas, sendo declarado vencedor aquele que apresentar a proposta mais vantajosa, devendo a autoridade competente homologar o certame e declar-lo vencedor. Todavia, pode a Administrao revogar a licitao por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente ou anular o certame tendo em vista algum vcio no procedimento, caso em que no haver obrigao de indenizar (art. 49). Em todo caso, assegura-se o contraditrio e a ampla defesa. Finalmente, a adjudicao compulsria a etapa que finaliza o procedimento, momento em que se atribui ao vencedor do certame licitatrio o objeto perseguido, conferindo ao vencedor o direito de preferncia em relao a qualquer outro em hiptese de contratao do objeto, vinculando-se ao proposto (art. 64, 3). importante dizer que a adjudicao no assegura direito lquido e certo contratao. Significa apenas que o adjudicado o vencedor daquele objeto licitado, que acaso venha a Administrao contratar dever faz-lo com o adjudicado. Dito isso, vamos s questes.

QUESTES COMENTADAS 1. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) A obrigatoriedade de licitao princpio expresso na Constituio Federal de 1988. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 34

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Comentrio: De fato, estabelece a Constituio Federal em seu art. 37, inc. XXI, que Ressalvados os casos especificados na legislao, as obras,
servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusula que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes,

ou

seja,

trata-se

do

princpio

da

obrigatoriedade de licitar. Gabarito: Certo.

2. (ANALISTA ARQUIVOLOGIA MPU CESPE/2010) Os rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios esto subordinados ao regime dessa lei. Comentrio: Conforme art. 1, pargrafo nico, da Lei n 8.666/93, subordinamse ao regime desta Lei, alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas, direta ou indiretamente pela Unio, Estados, DF e municpios. Gabarito: Certo.

3. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Um rgo do Ministrio Pblico estadual, ao realizar determinado certame Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 35

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO licitatrio, subordina-se, no que couber, s normas gerais de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993. Comentrio: Nos termos do par. nico do art. 1, a Lei n 8.666/93 aplica-se aos rgos da Administrao direta. Assim, como o MPE um rgo integrante da estrutura da Administrao direta dos Estados, tambm est subordinado aos ditames dessa Lei. Gabarito: Certo.

4. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) A sociedade de economia mista, diferentemente das empresas pblicas, no obrigada a licitar. Comentrio: Preciso enfatizar que, na atualidade, as bancas examinadoras, sobretudo o CESPE, tm primado por utilizar o entendimento jurisprudencial, especialmente o do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia. E, em alguns casos, chegase ao absurdo de utilizar decises que ainda no so nem mesmo definitiva. De todo forma, preciso estarmos antenados e acompanhando a evoluo jurisprudencial, de modo a no sermos surpreendidos com recentes entendimentos do STJ ou STF. Para tanto indico a leitura semanal dos informativos de ambos os Tribunais, se voc no tem o hbito, no perca mais tempo. No tocante questo, devemos observar o princpio da obrigatoriedade de licitao e a controvrsia que gira em torno de sua aplicabilidade s estatais. Como assim? Explico. Determina a Constituio Federal em seu art. 37, inciso XXI, que ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 36

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica. Nesse sentido, como ressaltei, a Lei n 8.666/93 regulamentou esse dispositivo constitucional e instituiu as modalidades de licitao. Com efeito, logo no pargrafo nico do art. 1 da Lei ficou estabelecido que subordinamse ao regime desta Lei, alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas, direta ou indiretamente pela Unio, Estados, DF e municpios. Vse, pois, que a Lei n 8.666/93 vinculada toda a Administrao Pblica ao princpio da obrigatoriedade de licitar, recaindo tal nus sobre a Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional da Unio, dos Estados, Distrito Federal e Municpios, alm das empresas pblicas e sociedades de economia mista. Portanto, poderamos dizer que esto sujeitos licitao, com base na Lei n 8.666/93: a) Administrao direta; b) Administrao indireta; c) fundos especiais; d) demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo poder pblico. Todavia, devemos lembrar que o art. 21, inc. XXVII, da CF/88 prescreve que compete privativamente a Unio legislar sobre normas gerais de licitao e contrataes, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III. Significa dizer que a prpria Constituio Federal fez distino entre o regime licitatrio a ser seguido pela Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional, que obedecem ao disposto no art. 37, inc. XXI, CF/88, em relao quele que ser adotado nas empresas pblicas e sociedades de economia mista, as quais devem observar o disposto no art. 173, 1, inc. III, da CF/88, assim

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 37

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO dispondo:
Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta

Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: ... III licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica.

Permitiu, portanto, a Constituio que as estatais adotem estatuto jurdico prprio, dispondo, dentre outras situaes, sobre licitaes e contratao. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal, em sede de Mandado de Segurana, concedeu liminar para permitir que a Petrobrs, sociedade de economia mista federal, utilize procedimento simplificado em vez de se submeter s regras da Lei de Licitaes e Contratos (Lei n 8.666/93) na medida em que est submetida a regime concorrencial no exerccio de suas atividades, conforme os seguintes precedentes: Mandados de Segurana 25888, 25986, 26783, 27232, 27743, 27837 e 27796. A controvrsia se estabeleceu porque para o TCU a Petrobrs deveria adequar suas contrataes e procedimentos de licitao s normas estabelecidas pela Lei 8.666/93. No entanto, a Petrobrs alegou que seus procedimentos de contratao no estariam submetidos a esta lei, mas sim ao Regulamento Licitatrio Simplificado aprovado por decreto do Presidente da Repblica.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 38

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Vse que, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal, as empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica e estejam em regime de livre concorrncia, podem estabelecer regulamento licitatrio simplificado, desde que aprovado por Decreto Presidencial. Assim, podemos constatar que em qualquer caso, como regra, haver a obrigatoriedade de licitar. Todavia, no que se refere s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica poder ser utilizado regulamento licitatrio simplificado. No mais, possvel que se afaste a licitao, nos casos e condies previstas na prpria lei, ou seja, nas hipteses de dispensa e inexigibilidade, que excepcionam a regra da obrigatoriedade de licitar. Gabarito: Errado.

5. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2008) Segundo liminar em mandado de segurana deferida PETROBRAS, o Supremo Tribunal Federal abriu a possibilidade para que as empresas pblicas e sociedades de economia mista que atuem em atividades econmicas e tenham regulamentos prprios licitatrios no precisem seguir a Lei n 8.666/1993. Comentrio: Por fora do art. 173, 1, inc. III, da CF/88, e em conformidade com o entendimento do STF, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, exploradoras de atividade econmica em regime de competio, podem utilizar regulamento licitatrio simplificado, desde que aprovado por Decreto Presidencial. Vale lembrar que o STF desde meados de 2008 vem concedendo liminares, em Mandado de Segurana, para permitir que a Petrobrs, sociedade de economia mista federal, utilize procedimento simplificado em vez de se submeter s regras da Lei de Licitaes e

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 39

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos. Gabarito: Certo.

6. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) Licitao o procedimento administrativo pelo qual um rgo pblico convoca interessados para apresentao de propostas para alienao, aquisio, locao de bens, bem como a realizao de obras ou servios. Comentrio: De acordo com o pargrafo nico do art. 4 da Lei n 8.666/93 que estabelece o princpio do formalismo, segundo o qual o procedimento licitatrio previsto nesta Lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administrao Pblica. Implica dizer que a licitao um procedimento formal. Gabarito: Certo.

7. (ANALISTA JUDICIARIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) De acordo com a legislao brasileira, a licitao deve seguir, obrigatoriamente, os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. Comentrio: Nos termos do art. 3 da Lei n 8.666/93, a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 40

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. Gabarito: Certo.

8. (TCNICO JUDICIRIO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) O objetivo primordial da licitao garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, sempre selecionando a proposta que apresente o menor preo. Comentrio: Como se v, a licitao um procedimento administrativo utilizado pela Administrao Pblica a fim de selecionar, dentre aqueles que se dispem, a proposta que melhor atenda aos seus interesses. Com efeito, antes da alterao empreendida pela Lei n 12.349/2010, podia-se constatar que a licitao tinha dupla finalidade na medida em que, de um lado buscava selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e de outro, visava propiciar a igualdade de condies para que todos os interessados participem do certame. Todavia, a referida alterao trouxe nova finalidade, qual seja: a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel.
Art. 3o A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. (Redao dada pela

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 41

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Lei n 12.349, de 2010)

Assim, possvel dizer que as finalidades estabelecidas pelo procedimento licitatrio so, conforme disposto no art. 3 da Lei de Licitaes: a) garantir o princpio da isonomia; b) selecionar a proposta mais vantajosa; c) promoo do desenvolvimento nacional sustentvel. Verificase, portanto, que a questo peca na sua parte final, quando estabelece que o objetivo primordial da licitao garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, sempre selecionando a proposta que apresente o menor preo, na medida em que h outras finalidades de igual importncia e, por isso, nem sempre ser selecionada a proposta de menor preo. Gabarito: Errado.

9. (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MPE/RR CESPE/2008) A regra que determina que todas as contrataes da administrao pblica devam ser feitas mediante licitao pblica tem, entre suas funes, a de assegurar o princpio da isonomia. Comentrio: De fato, como vimos, umas das finalidades da licitao oportunizar igualdade de condies aos que se interessarem. importante percebemos que o procedimento licitatrio empreendido no sentido de estabelecer uma competio, permitindo que todos os interessados, desde que atendida a qualificao exigida, tenham as mesmas condies para apresentar propostas Administrao Pblica. Gabarito: Certo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 42

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 10. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Embora o princpio do formalismo no esteja expresso na Lei de Licitaes, todo procedimento licitatrio se caracteriza pela formalidade e solenidade; por essa razo, o desrespeito a esse princpio acarreta a nulidade do certame devido a vcio de forma. Comentrio: Lei, sendo solenidades. De fato, o princpio do formalismo no est expresso na o procedimento caracterizado por formalidades e

Todavia, devemos lembrar que nem todas as formalidades so essenciais, da que se a inobservncia de dada formalidade, no essencial, no causar prejuzo, no haver a nulidade do ato por tal motivo, de modo que fica afastado o excesso de formalismo em razo da finalidade do procedimento. Ilustrativamente:
MANDADO DE SEGURANA. ADMINISTRATIVO. LICITAO. PROPOSTA TCNICA. INABILITAO. ARGIO DE FALTA DE ASSINATURA NO LOCAL PREDETERMINADO. ATO ILEGAL. EXCESSO DE FORMALISMO. PRINCPIO DA RAZOABILIDADE. 1. A interpretao dos termos do Edital no pode conduzir a atos que acabem por malferir a prpria finalidade do procedimento licitatrio, restringindo o nmero de concorrentes e prejudicando a escolha da melhor proposta. 2. O ato coator foi desproporcional e desarrazoado, mormente tendo em conta que no houve falta de assinatura, pura e simples, proposta, mas assinaturas e rubricas excesso fora de do local preestabelecido, o que no suficiente para invalidar a evidenciando claro formalismo. Precedentes. 3. Segurana concedida. (MS 5.869/DF, Rel. Ministra LAURITA VAZ, PRIMEIRA SEO, julgado em 11/09/2002, DJ 07/10/2002, p. 163)

Gabarito: Errado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 43

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 11. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) O licitante dever observar as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio, todavia administrao pblica dado direito de, discricionariamente, no observar o objeto ou as condies contidas no edital, em virtude do seu poder de imprio. Comentrio: Conforme princpio da vinculao ao instrumento convocatrio, o edital a lei de regncia da licitao, devendo tanto a Administrao, quanto os licitantes, observar as condies e requisitos que foram fixados, no podendo descumprir as normas e condies firmadas, s quais se acham estritamente vinculados, sendo, pois, o julgamento das propostas realizado com base no que estabelece o instrumento convocatrio (art. 41, Lei n 8.666/93). Por isso, na sua primeira parte a questo estaria correta (o licitante dever observar as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio), porm, o erro estaria na segunda parte (todavia administrao pblica dado direito de, discricionariamente, no observar o objeto ou as condies contidas no edital, em virtude do seu poder de imprio), j que a Administrao tambm se vincula aos termos do Edital. Gabarito: Errado.

12. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) O princpio do sigilo na apresentao das propostas foi implicitamente revogado com o advento da CF de 1988 e legislao posterior, que determina que o procedimento licitatrio ser regido pelo princpio da publicidade Comentrio: O princpio do sigilo das propostas estabelece que estas sejam apresentadas em envelope lacrado, ou seja, que sejam mantidas de forma sigilosa, evitandose o conluio ou a fraude, mantendose o Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 44

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO carter competitivo, sendo inacessvel at o momento de abertura, que ser realizado em sesso pblica. Ento, em que pese a Constituio Federal estabelecer que a Administrao Pblica deva observar o princpio da publicidade, princpio tambm expresso na Lei de Licitaes, ele ser excepcionado, neste momento, a fim de se garantir o interesse pblico em obter a proposta mais vantajosa e o carter competitivo da licitao. Por isso, o princpio do sigilo na apresentao das propostas NO foi implicitamente revogado pela CF/88 e legislao posterior, que determina que o procedimento licitatrio seja regido pelo princpio da publicidade, na medida em que em ateno finalidade pblica devese respeitar o princpio da competitividade de igualdade entre os licitantes. Gabarito: Errado.

13. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) Segundo o princpio da adjudicao compulsria, a administrao pblica est obrigada a atribuir o objeto da licitao ao vencedor, no sendo mais permitida, nessa fase, a revogao. Comentrio: Segundo o princpio da adjudicao compulsria, a Administrao Pblica atribui ao vencedor do certame o objeto licitado, ou seja, uma vez concludo o procedimento o objeto do certame atribudo a licitante vencedor, impedindo a Administrao a abertura de nova licitao acerca do mesmo objeto enquanto vlida a adjudicao anterior. Garantese assim que, em caso de contratao, a Administrao celebre o contrato com o vencedor da disputa. A propsito, como j disse, no se trata de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 45

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO obrigatoriedade de contratar, pois a Administrao poder no celebrar o contrato em razo de anulao por ilegalidade ou de revogao por interesse pblico superveniente. Tome como exemplo uma licitao para aquisio de papel no STJ, em que se sagrou vencedora a empresa Papel & Papel, porm em razo da adoo de processo eletrnico e da desnecessidade de papel, aps tal informatizao, revogase a licitao em razo do interesse pblico superveniente, de modo que a Administrao ento j no venha mais a contratar. Portanto, ainda que se adjudique o objeto ao vencedor do certame, isto no lhe garante a celebrao do contrato, pois possvel a revogao da licitao por motivo de interesse pblico superveniente, por exemplo. Gabarito: Errado.

14. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) De acordo com o princpio da moralidade, o vencedor da licitao tem direito subjetivo adjudicao do objeto licitado. Comentrio: Conforme ressaltado, o vencedor da licitao tem direito a que o objeto do certame lhe seja imputado. Todavia, no por fora do princpio da moralidade, mas por fora do princpio da adjudicao compulsria. Obviamente que haveria violao ao princpio da moralidade administrativa e tantos outros, tal como legalidade e impessoalidade, em se imputar a outrem seno o prprio vencedor do certame o objeto licitado. Todavia, o princpio que determina que seja imputado, atribudo, o objeto licitado ao vencedor o princpio da adjudicao compulsria.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 46

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Gabarito: Errado.

15. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio destinase exclusivamente a garantir o direito dos licitantes perante a administrao pblica. Comentrio: Perceba que esse princpio abordado com insistncia pelo CESPE. Isso porque se traduz em orientao primordial na conduo do procedimento licitatrio. Estabelece tal princpio que o edital a lei da licitao, devendo tanto a Administrao, quanto os licitantes, observar as condies e requisitos que foram fixados no instrumento convocatrio, ao qual se acham estritamente vinculados, sendo, pois, o julgamento das propostas realizado com base no que critrio fixado no instrumento inaugural (art. 41, Lei n 8.666/93). Vse, por isso, que no s os licitantes, mas a prpria Administrao, tm o dever de observncia das regras fixadas no Edital, de modo que uma garantia para o licitante em face da Administrao e, de igual modo, uma garantia da Administrao no sentido de que o licitante ir cumprir os termos do Edital, durante toda a vigncia do contrato. Gabarito: Errado.

16. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) Conforme o princpio do julgamento objetivo, o julgamento das propostas deve ser feito de acordo com os critrios fixados no instrumento convocatrio. Comentrio: Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 47

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Nos termos do art. 44 da Lei n 8.666/93, a comisso no julgamento das propostas levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos por esta Lei. Assim, conforme o princpio do julgamento objetivo, propostas devero ser julgadas de acordo com os critrios fixados instrumento convocatrio, sendo tais critrios denominados tipos licitao (menor preo, tcnica e preo, melhor tcnica, maior lance oferta). Gabarito: Certo. as no de ou

17. (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MPE/RR CESPE/2008) A fim de comprar carteiras escolares para as escolas do municpio, o prefeito de determinada cidade contratou, sem licitao, uma empresa especializada pertencente a seu amigo. O prefeito alegou que a empresa tem longa experincia no setor de carteiras escolares e que os valores cobrados esto compatveis com o preo de mercado, razo pela qual no seria necessrio o processo licitatrio. Considerando essa situao e os princpios que regem a administrao pblica, julgue: *** A contratao feita pelo prefeito, embora no precedida de licitao, vlida porque atendeu ao princpio da eficincia. Comentrio: Cumpre dizer que a licitao no vlida, seja porque burlou o procedimento licitatrio, seja porque violou princpios administrativos expressos na Constituio. Voc deve recordar o princpio da eficincia, inserido pela EC 19/98, no rol dos princpios constitucionais expressos orientadores da Administrao Pblica (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia), que prima pela busca de resultados, prescrevendo que a Administrao deve atuar de forma a utilizar seus

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 48

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO recursos e esforos gerando os melhores benefcios, resultados, como o menor dispndio de recursos. Com efeito, ainda que parea ser eficiente a conduta do agente pblico, eis que agiu com celeridade e primou por contratar uma empresa experiente e de observar o preo praticado no mercado, no pode tal princpio se sobrepor ao princpio da legalidade a fim de validar certas condutas. Lembremos, verdade, que no h hierarquia entre princpios constitucionais. Assim, o princpio da eficincia no se sobrepe ao da legalidade, nem este quele. No entanto, especialmente neste caso se impe a obrigatoriedade de licitar, nos termos do art. 37, inc. XXI, CF/88, que assim determina:
XXI Ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusula que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

Gabarito: Errado.

18. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STF CESPE/2008) Em procedimentos licitatrios, o princpio da adjudicao compulsria ao vencedor impede que se abra nova licitao enquanto for vlida a adjudicao anterior. Comentrio: Segundo o princpio da adjudicao compulsria, a Administrao Pblica atribui ao vencedor do certame o objeto licitado, ou seja, uma vez concludo o procedimento, o objeto do certame

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 49

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO atribudo ao licitante que dentre as propostas apresentadas foi a selecionada pela Administrao. A adjudicao ato final do procedimento licitatrio, sendo um ato declaratrio da Administrao no sentido de atribuir o objeto licitado ao vencedor do certame. Com efeito, adjudicado o objeto ao vencedor do certame fica impedida a Administrao de proceder abertura de nova licitao acerca do mesmo objeto enquanto vlida a adjudicao anterior. bom repetimos que no h garantia de o vencedor do certame ser contratado, ou seja, no tem direito subjetivo ao contrato acerca do objeto licitado. Todavia, fica assegurado que, em caso de contratao, a Administrao dever celebrar o contrato com o vencedor do certame, no podendo, inclusive, realizar outra licitao enquanto vlida essa adjudicao. Gabarito: Certo.

19. (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MPE/RR CESPE/2008) A fim de comprar carteiras escolares para as escolas do municpio, o prefeito de determinada cidade contratou, sem licitao, uma empresa especializada pertencente a seu amigo. O prefeito alegou que a empresa tem longa experincia no setor de carteiras escolares e que os valores cobrados esto compatveis com o preo de mercado, razo pela qual no seria necessrio o processo licitatrio. Considerando essa situao e os princpios que regem a administrao pblica, julgue: *** Se a empresa realmente for especializada e os preos estiverem compatveis com o preo cobrado pelas concorrentes, a referida contratao ter sido regular, e estar em consonncia com os princpios que regem a administrao pblica. Comentrio: Devemos observar, novamente, que a regra a licitao e

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 50

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO a exceo o afastamento da licitao (contratao direta), conforme determina o art. 37, inc. XXI, CF/88, ao estabelecer que:
XXI Ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo condies de a licitao todos pblica os que assegure com igualdade clusula de que

concorrentes,

estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

Portanto, ressalvados os casos em que h permisso ou autorizao legal para no licitar, a regra a obrigatoriedade de licitao, de maneira que, ainda que a empresa seja especializada e os preos sejam compatveis, necessria a realizao de procedimento licitatrio dando possibilidade de ampla participao e disputa entre os interessados. Desse modo, a no utilizao do procedimento licitatrio no est em consonncia com os princpios que regem a Administrao Pblica, podemos dizer, inclusive, que houve violao da legalidade, impessoalidade e moralidade, no mnimo. Gabarito: Errado.

20. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A adjudicao compulsria ao vencedor da licitao corresponde celebrao do contrato. Comentrio: Como j observamos, O princpio da adjudicao compulsria ato final do procedimento licitatrio, sendo um ato declaratrio da Administrao no sentido de atribuir o objeto licitado ao vencedor do certame.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 51

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Conforme vimos, esse princpio traduzse no dever de a Administrao Pblica atribuir ao vencedor do certame o objeto licitado, ou seja, uma vez concludo o procedimento e sagrandose o vencedor, o objeto do certame atribudo ao licitante que dentre as propostas apresentadas foi a selecionada pela Administrao. Fica impedida, portanto, a Administrao de proceder abertura de nova licitao acerca do mesmo objeto enquanto vlida a adjudicao anterior. Porm, no se traduz em garantia de contratao, sendo mera expectativa. Significa que poder ser contratado caso a Administrao venha realizar o contrato. A adjudicao no corresponde celebrao do contrato, mas simplesmente declarao de quem fora o vencedor do certame. Gabarito: Errado.

21. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Se a administrao pblica iniciar procedimento licitatrio cujo objeto seja bem sem similaridade ou bem de marca, caractersticas ou especificaes exclusivas, a licitao ser invlida, considerando-se que a lei veda, em carter absoluto, a incluso, no objeto da licitao, de bens e servios sem similaridade ou de marcas e especificaes exclusivas. Comentrio: Conforme art. 7, 5, da Lei n 8.666/93, vedada a realizao de licitao cujo objeto inclua bens e servios sem similaridade ou de marcas, caractersticas e especificaes exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificvel, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e servios for feito sob o regime de administrao contratada, previsto e discriminado no ato convocatrio. Gabarito: Errado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 52

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

22. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA STJ CESPE/2008) A concesso de direito real de uso de bens pblicos imveis construdos, destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica, no precisa ser licitada. Comentrio: Conforme art. 17, inc. I, alnea f, da Lei de Licitaes e Contratos, a concesso de direito real de uso de bens pblicos imveis construdos, destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica, no precisa ser licitada, por se tratar de hiptese de licitao dispensada. Gabarito: Certo.

23. (JUIZ DE DIREITO TJ/SE CESPE/2008) A alienao de bens imveis de propriedade de empresas pblicas depende de autorizao legislativa. Comentrio: Os bens das empresas pblicas e sociedades de economia mista so considerados bens privados, por serem tais entidades pessoas jurdicas de direito privado. Por isso, tais bens se submeteriam aos ditames do Direito Civil. Desse modo no se exigiria, para sua alienao, autorizao legislativa, conforme se observa da parte final do art. 17, inc. I, da Lei n 8.666/93, ao estabelecer que quando se tratar de alienao de bens imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 53

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Cuidado que aqui a expresso paraestatal foi cunhada naquela velha viso de Hely Lopes Meirelles, ou seja, compreendendo as sociedades de economia mista e as empresas pblicas. Gabarito: Errado.

24. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) Caso a administrao pblica pretenda vender bens mveis, tal alienao estar subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e de licitao e depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais. Comentrio: Nos termos do art. 17, inc. II, da Lei 8.666/93, a alienao de bens mveis da Administrao Pblica subordinase existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e depender de licitao. Portanto, a alienao de bens mveis da Administrao no depender de autorizao legislativa Gabarito: Errado.

25. (TCNICO JUDICIRIO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) No que tange dispensa de licitao, o rol de casos previstos na Lei n. 8.666/1993 taxativo e, portanto, outras situaes, mesmo que similares s previstas, no ensejam a dispensa. Comentrio: Observamos que a regra a obrigatoriedade de licitar, sendo, pois, a licitao um procedimento prvio contratao. No Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 54

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO entanto, h hipteses em que a Lei afasta ou permite que seja afastada a licitao, estipulando forma denominada de contratao direta, ocorrendo nos casos de dispensa e inexigibilidade. A dispensa de licitao ocorrer quando embora seja possvel a competio algumas razes justificam que se deixe de efetula em nome do interesse pblico. Veja que seria possvel realizar a licitao, todavia, em razo de alguma situao, a lei afasta ou permite que se afaste a licitao, procedendose a contratao sem licitao (contratao direta). Nesse sentido, segundo clssica lio de Hely Lopes Meirelles, dizemos que h duas hipteses de dispensa, sendo: a) Licitao dispensvel ocorre quando h autorizao para se decidir acerca da utilizao ou no do procedimento licitatrio para contratar. Observase a possibilidade de deflagrar o certame, contudo, h a possibilidade de no utilizlo, cabendo ao administrador pblico, motivadamente, dentre as hipteses legais, avaliar se conveniente e oportuno realizar o procedimento licitatrio, dispensando, se for o caso, em razo do interesse pblico, conforme as situaes elencadas taxativamente no art. 24 da Lei n 8.666/93. b) Licitao dispensada ocorre quando, em que pese se vislumbrar a possibilidade de se realizar o procedimento competitivo, a prpria lei determina o afastamento do procedimento, ou seja, no h margem de escolha do administrador pblico, pois a prpria lei afasta a licitao, consoante art. 17 da Lei n 8.666/93. Observe, portanto, que h sensvel diferena entre licitao dispensada e licitao dispensvel. Na dispensada no h como licitar, isso porque a lei determinou o afastamento do procedimento, muito embora fosse possvel estabelecer uma competio. Na dispensvel possvel licitar, mas cabe ao Administrador, diante das situaes permitidas pela norma, avaliar se conveniente e oportuno realizla. importante destacar, portanto, que os casos de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 55

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO dispensa, ou seja, licitaes dispensveis e dispensadas esto taxativamente previstos na Lei, ou seja, a Lei de Licitaes e Contratos (Lei n 8.666/93) enumerou exaustivamente (numerus clausus) as hipteses em que se admite a licitao dispensvel (art. 24) e quando se aplica a dispensada (art. 17). Devo salientar, a ttulo de dica ou aviso, que a Lei poder ser alterada de modo a contemplar novos casos, como vem ocorrendo. Por isso, sempre aconselhvel termos em mos a lei atualizada a fim de que no nos surpreendamos com novas hipteses. Ademais, trata se, certamente, do ponto mais complicado das licitaes na medida em que h um nmero razovel de situaes descritas como licitao dispensvel. As hipteses de licitao dispensada, como dito, esto elencadas no art. 17 da Lei n 8.666/93, tambm taxativamente, e em sntese referemse alienao de bens mveis ou imveis, pela Administrao Pblica. Por outro lado, atualmente, teramos hipteses que ensejariam a licitao dispensvel:

as

seguintes

Para obras e servios de engenharia de valor at 10% (dez

por cento) do limite previsto na alnea "a", do inciso I do artigo anterior (R$ 15.000, ou seja, 10% do valor do convite R$ 150.000), desde que no se refiram a parcelas de uma mesma obra ou servio ou ainda para obras e servios da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente. Para outros servios e compras de valor at 10% (dez por

cento) do limite previsto na alnea "a", do inciso II do artigo anterior (R$ 8.000, ou seja, 10% valor do convite R$ 80.000) e para alienaes, nos casos previstos nesta Lei, desde que no se refiram a parcelas de um mesmo servio, compra ou alienao de maior vulto que possa ser realizada de uma s vez;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 56

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Observemos que nesses dois primeiros casos, quando se tratar de contratao a ser realizada por consrcios pblicos, sociedades de economia mista e empresas pblicas, alm de autarquia ou fundao qualificada como agncia executiva, esse valor ser o dobro, ou seja, obras e servios de engenharia R$ 30.000 e outros servios e compras R$ 16.000.
Nos casos de guerra ou grave perturbao da

ordem; Nos casos de emergncia ou de calamidade

pblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares, e somente para os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e servios que possam ser concludas no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade, vedada a prorrogao dos respectivos contratos; Quando no acudirem interessados licitao

anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas;

Significa, nessa hiptese, que a licitao deserta. Licitao deserta aquela em que no se apresentam interessados, diferentemente de licitao fracassada, quando h interessados, no entanto, so todos inabilitados ou todas as propostas so desclassificadas, impedindo o prosseguimento do certame. Neste caso, licitao fracassada, poder a Administrao fixar o prazo de oito dias teis para que sanem as irregularidades e apresentem nova documentao ou propostas sem vcio. No convite, poder tal prazo ser reduzido para trs dias teis. (art. 48, 3, Lei n 8.666/93)
Quando a Unio tiver que intervir no domnio

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 57

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
econmico para regular preos ou normalizar o

abastecimento; Quando as propostas apresentadas consignarem

preos manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatveis com os fixados pelos rgos oficiais competentes, casos em que, observado o pargrafo nico do art. 48 desta Lei e, persistindo a situao, ser admitida a adjudicao direta dos bens ou servios, por valor no superior ao constante do registro de preos, ou dos servios (cf. 3, art. 48) Para a aquisio, por pessoa jurdica de direito interno, de bens produzidos ou servios

pblico

prestados por rgo ou entidade que integre a Administrao Pblica e que tenha sido criado para esse fim especfico em data anterior vigncia desta Lei, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado; Quando houver possibilidade de comprometimento

da segurana nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da Repblica, ouvido o Conselho de Defesa Nacional; ao Para a compra ou locao de imvel destinado atendimento das finalidades necessidades precpuas de instalao da e cujas

administrao,

localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia; ou Na contratao de remanescente de obra, servio fornecimento, em conseqncia de resciso

contratual, desde que atendida a ordem de classificao da licitao anterior e aceitas as mesmas condies oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 58

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
preo, devidamente corrigido; Nas compras de hortifrutigranjeiros, po e outros perecveis, dos no tempo necessrio para a processos licitatrios correspondentes,

gneros realizao

realizadas diretamente com base no preo do dia; do Na contratao de instituio brasileira incumbida desenvolvimento detenha institucional, inquestionvel ou de instituio tico

regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou dedicada recuperao social do preso, desde que a contratada reputao profissional e no tenha fins lucrativos; Para a aquisio de bens ou servios nos termos de quando as condies ofertadas forem

acordo internacional especfico aprovado pelo Congresso Nacional, manifestamente vantajosas para o Poder Pblico; arte Para a aquisio ou restaurao de obras de e objetos histricos, de autenticidade

certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade. Para a impresso dos dirios oficiais, de

formulrios padronizados de uso da administrao, e de edies tcnicas oficiais, bem como para prestao de servios de informtica pessoa jurdica de direito pblico interno, por rgos ou entidades que integrem a Administrao Pblica, criados para esse fim especfico; Para a aquisio de componentes ou peas de origem

nacional ou estrangeira, necessrios manuteno de equipamentos durante o perodo de garantia tcnica, junto ao fornecedor original desses equipamentos, quando tal condio de exclusividade for indispensvel para a vigncia da garantia;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 59

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Nas compras ou contrataes de servios para o

abastecimento de navios, embarcaes, unidades areas ou tropas e seus meios de deslocamento quando em estada eventual de curta durao em portos, aeroportos ou localidades diferentes de suas sedes, por motivo de movimentao operacional ou de adestramento, quando a exiguidade dos prazos legais puder comprometer a normalidade e os propsitos das operaes e desde que seu valor no exceda ao limite previsto na alnea "a" do inciso II do art. 23 desta Lei (R$ 80.000,00); Para as compras de material de uso pelas Foras

Armadas, com exceo de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronizao requerida pela estrutura de apoio logstico dos meios navais, areos e terrestres, mediante parecer de comisso instituda por decreto; Na contratao de associao de portadores de fsica, sem fins para lucrativos a e de de

deficincia

comprovada idoneidade, por rgos ou entidades da Admininistrao Pblica, prestao servios ou fornecimento de modeobra, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. a Para a aquisio de bens destinados exclusivamente pesquisa cientfica pela e tecnolgica FINEP, com ou recursos outras CAPES, CNPq

concedidos

instituies de fomento a pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim especfico; Na contratao de fornecimento ou suprimento de eltrica e gs natural com concessionrio,

energia

permissionrio ou autorizado, segundo as normas da legislao especfica;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 60

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
ou Na contratao realizada por empresa pblica sociedade de de bens, economia prestao mista ou com suas de

subsidirias e controladas, para a aquisio ou alienao obteno servios, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. Para a celebrao de contratos de prestao de das respectivas esferas de governo, para

servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito atividades contempladas no contrato de gesto. Na contratao realizada por Instituio Cientfica e

Tecnolgica ICT ou por agncia de fomento para a transferncia de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de explorao de criao protegida. Na celebrao de contrato de programa com ente

da Federao ou com entidade de sua administrao indireta, para a prestao de servios pblicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consrcio pblico ou em convnio de cooperao. Na contratao da coleta, processamento e

comercializao de resduos slidos urbanos reciclveis ou reutilizveis, em reas com sistema de coleta seletiva de lixo, efetuados por associaes ou cooperativas formadas exclusivamente materiais por pessoas com o fsicas uso de de baixa renda reconhecidas pelo poder pblico como catadores de reciclveis, equipamentos compatveis com as normas tcnicas, ambientais e de sade pblica. Para o fornecimento de bens e servios, produzidos

ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 61

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Na aquisio de bens e contratao de servios

para atender aos contingentes militares das Foras Singulares brasileiras empregadas em operaes de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preo e escolha do fornecedor ou executante e ratificadas pelo Comandante da Fora. Na contratao de instituio ou organizao,

pblica ou privada, com ou sem fins lucrativos, para a prestao de servios de assistncia tcnica e extenso rural no mbito do Programa Nacional de Assistncia Tcnica e Extenso Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrria, institudo por lei federal. (Includo pela Lei n 12.188, de 2.010) Nas contrataes visando ao cumprimento do

disposto nos arts. 3, 4, 5 e 20 da Lei n 10.973, de 2 de dezembro de 2004, observados os princpios gerais de contratao dela constantes. (Includo pela Lei n 12.349, de 2010)

Concluise, portanto, que se trata de rol taxativo, ou seja, outras situaes, mesmo que similares s previstas, no ensejam a dispensa. Gabarito: Certo.

26. (ANALISTA JUDICIRIO STM CESPE/2011) A contratao do arquiteto Oscar Niemeyer para realizar um projeto arquitetnico em Braslia um exemplo de situao que enseja dispensa de licitao. Comentrio: Podemos tirar duas concluses. Primeira, a contratao mesmo de Oscar Niemeyer para um projeto arquitetnico qualquer em

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 62

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Braslia, dependeria de licitao, conforme prev o art. 13, 1, Lei de Licitaes. Agora, se for para contrat-lo tendo em vista a natureza do projeto e sua notria especializao, teremos hiptese em que se aplicada a regra prevista no art. 25, inc. II, da Lei n 8.666/93, ou seja, inexigvel a licitao. Gabarito: Errado.

27. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) A dispensa de licitao para a compra de hortifrutigranjeiros por fundao pblica federal permanente. Comentrio: A dispensa para compra de hortifrutigranjeiros no permanente, s deve ocorrer pelo tempo necessrio a se realizar a licitao. Alis, perceba que se a fundao tem necessidade do fornecimento constante, deve fazer licitao contratando empresa para fornecimento regular dos produtos, conforme art. 24, inc. XII, da Lei n 8.666/93.
Art. 24. dispensvel a licitao: XII - nas compras de hortifrutigranjeiros, po e outros gneros perecveis, no tempo necessrio para a realizao dos processos licitatrios correspondentes, realizadas diretamente com base no preo do dia; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994)

Gabarito: Errado.

28. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) De acordo com a lei, dispensada a licitao para a prestao de servios de informtica a pessoa jurdica de direito pblico interno por rgos ou entidades que, criados para esse fim especfico, integrem a administrao pblica. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 63

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Comentrio: No dispensada. dispensvel, conforme o art. 24, inc. XVI, da Lei n 8.666/93. Nesse sentido, dispe que dispensvel a licitao para a impresso dos dirios oficiais, de formulrios padronizados de uso da administrao, e de edies tcnicas oficiais, bem como para prestao de servios de informtica a pessoa jurdica de direito pblico interno, por rgos ou entidades que integrem a Administrao Pblica, criados para esse fim especfico. Gabarito: Errado.

29. (ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JUNIOR CNPQ CESPE/2011) Configura-se hiptese de dispensa de licitao a contratao realizada por instituio cientfica e tecnolgica (ICT) ou por agncia de fomento para a transferncia de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de explorao de criao protegida. Comentrio: De fato, de acordo com o art. 24, inc. XXV, da Lei n 8.666/93, dispensvel a licitao na contratao realizada por Instituio Cientfica e Tecnolgica - ICT ou por agncia de fomento para a transferncia de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de explorao de criao protegida. Gabarito: Certo.

30. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRFIA TJ/ES CESPE/2011) Suponha-se que, diante das fortes chuvas de vero no Sudeste do Brasil, um estado-membro dessa regio resolva decretar estado de calamidade pblica, razo pela qual Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 64

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO passe a ser urgente o atendimento das demandas da comunidade atingida. Nesse caso hipottico, uma obra pblica poder ser iniciada, com dispensa de licitao, independentemente do prazo para a sua concluso. Comentrio: De acordo com o art. 24, inc. IV, Lei n 8.666/93, dispensvel a licitao nos casos de emergncia ou de calamidade pblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares, e somente para os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e servios que possam ser concludas no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade, vedada a prorrogao dos respectivos contratos. Gabarito: Errado.

31. (TCNICO ADMINISTRATIVO MPU CESPE/2010) Considere que o governo de determinado estado-membro da Federao tenha realizado licitao, na modalidade convite, para contratar um escritrio de contabilidade para desempenhar atividades contbeis gerais, mas no tenha havido interessados. Nesse caso, permitida a contratao com dispensa de licitao, desde que observados os requisitos legais. Comentrio: Novamente temos a incidncia do art. 24, inc. V, da Lei n 8.666/93, ou seja, caso de licitao deserta porque no houve interessados.
V - quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 65

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas;

Gabarito: Certo.

32. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/RR CESPE/2008) Em razo de situaes excepcionais, a dispensa de licitao possvel nos casos de guerra ou de grave perturbao da ordem. Comentrio: Vse que a dispensa de licitao questo certa a ser abordada pela Banca Examinadora. Conforme salientando, poder ser afastada a licitao e realizada a contratao direta (dispensa), quando o interesse pblico assim o indicar, dentre os casos permitidos pelo art. 24 da Lei n 8.666/93, que enumerou taxativamente as hipteses de licitao dispensvel. Dentre elas, temse no inc. III do art. 24 da Lei n 8.666/93 a autorizao para dispensa nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. Gabarito: Certo.

33. (TABELIO TJDFT CESPE/2008) dispensvel a licitao em caso de fornecimento de bens ou servios, produzidos ou prestados no pas, desde que envolvam tanto a alta complexidade tecnolgica como a defesa nacional, situao que exige parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. Comentrio: A Lei n 11.484/2007 incluiu no rol das hipteses de Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 66

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO licitao dispensvel, o inciso XXVIII o qual dispe que a licitao ser dispensvel para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. Vse, portanto, que referida hiptese exige, para que se possibilite a dispensa de licitao, que os bens e servios, sejam produzidos ou prestados no Pas e que, cumulativamente, envolvam alta complexidade tecnolgica e defesa nacional. Alm de tudo isso, dever ser designada pela autoridade mxima do rgo licitante comisso especial que ir avaliar tais requisitos, devendo emitir parecer no sentido de estarem presentes tais circunstncias a fim de que possa ento o administrador decidir pela dispensa ou no. Gabarito: Certo.

34. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STJ CESPE/2008) O estado X firmou contrato administrativo de obra pblica, no regime de administrao contratada. Para tanto, foi feita a licitao, sendo vencedora a empresa Y, ficando a empresa Z em segundo lugar. Passados nove meses do incio da execuo da obra, o referido contrato foi rescindido pela contratada. Acerca dessa situao hipottica, dos contratos administrativos e da licitao, julgue: Na hiptese considerada, a administrao poder contratar a empresa Z, segunda colocada na referida licitao, com dispensa de licitao, desde que mantidas as mesmas condies oferecidas pelo licitante vencedor. Comentrio: Estabelece o art. 24, inc. XI, da Lei n 8.666/93 que na contratao de remanescente de obra, servio ou fornecimento, em

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 67

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO conseqncia de resciso contratual, desde que atendida a ordem de classificao da licitao anterior e aceitas as mesmas condies oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preo, devidamente corrigido, poder ocorrer a dispensa a licitao. Obviamente, isso no afasta a responsabilidade da empresa inadimplente que poder sofrer as sanes previstas no edital, no contrato e na prpria Lei. Assim, poder haver a dispensa, observando a ordem de classificao no certame e desde que mantidas as mesmas condies oferecidas pelo licitante vencedor. Gabarito: Certo.

35. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A Unio firmou contrato de obra pblica com a construtora Cimento Forte Ltda., visando construir uma hidreltrica em um grande rio do estado do Par, obra essa que durar cerca de 3 anos, de forma a diminuir o risco futuro de crise de energia eltrica. Para tanto, utilizouse da dispensa de licitao. Nos termos desse contrato de obra pblica, todas as indenizaes por danos causados a terceiros em decorrncia da obra seriam suportadas pela construtora. Com base nessa situao hipottica, julgue: *** A situao descrita caracteriza emergncia, razo por que a contratao por meio de dispensa de licitao foi adequada. Comentrio: considerado, nos termos do art. 24, inc. IV, da Lei n 8.666/93, como casos de emergncia ou de calamidade pblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares, e somente para os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e servios que

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 68

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO possam ser concludas no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade, vedada a prorrogao dos respectivos contratos. Essa hiptese de dispensa ocorre quando o tempo necessrio para a realizao da licitao impede a adoo de medidas indispensveis para evitar o dano. Emergncia quer dizer situao ftica onde h potencial de dano excepcional para a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares, ou seja, significa necessidade de atendimento imediato. Na situao descrita na questo, o eventual dano ser futuro e no certo, ou seja, mero risco, de modo que para tanto se pode adotar o procedimento licitatrio, visto que o prazo estimado razovel para realizao do certame, no sendo, pois, situao de dispensa. Gabarito: Errado.

36. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) Caso a Unio tenha de intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento, a licitao ser dispensvel. Comentrio: Conforme estabelece o art. 24, inc. VI, da Lei de Licitaes, a licitao ser dispensvel quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento Gabarito: Certo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 69

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 37. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) A Unio, ao intervir no domnio econmico para normalizar o abastecimento ou regular preos, pode dispensar a licitao. Comentrio: Mera repetio. Ento, conforme estabelece o art. 24, inc. VI, da Lei de Licitaes, a licitao ser dispensvel quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento Gabarito: Certo.

38. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) A licitao ser dispensvel quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao. Comentrio: Com efeito, conforme salientamos, licitao dispensvel aquela em que h discricionariedade em se dispensar ou no a licitao, cabendo ao administrador pblico, motivadamente, dentro das hipteses legais, avaliar acerca da convenincia e oportunidade em realizla. Dessa forma, as situaes que ensejam a licitao dispensvel esto elencadas no art. 24 da Lei n 8.666/93 taxativamente. Veja que em tais situaes a lei autoriza a dispensa da licitao. Dentre elas, temse a denominada licitao deserta, ou seja, conforme art. 24, inc. V, da Lei n 8.666/93, quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas, haver a possibilidade de dispensa de licitao. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 70

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Novamente, de se destacar que no se deve confundir licitao deserta, quando no se apresentam interessados, com licitao fracassada, quando h interessados, no entanto, so todos inabilitados ou todas as propostas so desclassificadas. Gabarito: Certo.

39. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRAFIA TRE/BA CESPE/2010) Denomina-se licitao deserta quela em que, apesar de terem comparecido interessados, nenhum selecionado em decorrncia da desclassificao do certame. Comentrio: A licitao deserta ocorre quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas, haver a possibilidade de dispensa de licitao, conforme art. 24, inc. V, da Lei n 8.666/93. De outro lado, se todos forem inabilitados ou forem desclassificados a licitao ser fracassada. Gabarito: Errado.

40. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO INCA CESPE/2010) dispensvel a licitao quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao, mantidas, nesse caso, todas as condies preestabelecidas. O processo de dispensa dever ser instrudo com a razo da escolha do fornecedor ou executante e a justificativa do preo. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 71

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO No caso de licitao deserta, ou seja, quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas, ser dispensvel a realizao do procedimento competitivo. No entanto, nessa hiptese, o processo dever ser instrudo com os fundamentos que determinaram a escolha do fornecedor, bem como a justificativa do preo, conforme estabelece o art. 26, pargrafo nico, da Lei n 8.666/93:
Art. 26. As dispensas previstas nos 2 e 4 do art. 17 e no inciso III e seguintes do art. 24, as situaes de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o

retardamento previsto no final do pargrafo nico do art. 8 desta Lei devero ser comunicados, dentro de 3 (trs) dias, autoridade superior, para ratificao e publicao na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condio para a eficcia dos atos. (Redao dada pela Lei n 11.107, de 2005) Pargrafo nico. O processo de dispensa, de

inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, ser instrudo, no que couber, com os seguintes

elementos: I - caracterizao da situao emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II - razo da escolha do fornecedor ou executante; III - justificativa do preo. IV - documento de aprovao dos projetos de pesquisa aos quais os bens sero alocados. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998)

Gabarito: Certo.

41. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) A inviabilidade de competio o principal fundamento para que uma autarquia federal dispense a realizao de procedimento licitatrio para aquisio de material.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 72

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Comentrio: A dispensa no ocorre por inviabilidade de competio, esta o principal fundamento para que ocorra a inexigibilidade. Gabarito: Errado.

42. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Verificase a dispensa de licitao sempre que houver impossibilidade jurdica de competio. Comentrio: Com efeito, frisamos que a dispensa de licitao ocorre quando h viabilidade de se deflagrar o procedimento licitatrio, todavia, a lei autoriza o afastamento (licitao dispensvel) ou a lei determina o afastamento (licitao dispensada). Na dispensa, portanto, h possibilidade jurdica de competio, no entanto, em razo de circunstncias descritas legalmente na lei (hipteses previstas taxativamente) se dispensa o procedimento licitatrio e realiza a contratao direta. Por outro lado, quando se fala em inexigilidade que h inviabilidade de competio, conforme previsto no art. 25, Lei n 8.666/93, ou seja, quando no for possvel estabelecer procedimento competitivo, destacando a Lei algumas situaes, de forma exemplificativa, pois em qualquer situao, ainda que no descrita na norma, que seja invivel a competio, possibilita a contratao direta por inexigibilidade de licitao. Gabarito: Errado.

43. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) As hipteses de dispensa de licitao previstas na Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, so taxativas, no comportando ampliao, Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 73

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO segundo entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro. J em relao inexigibilidade, a referida lei no prev um numerus clausus. No caso de doao com encargo, estabelece o mencionado diploma legal que dever a administrao pblica realizar licitao, dispensada no caso de interesse pblico devidamente justificado. Comentrio: De fato, como j destacamos, os casos de dispensa esto taxativamente descritos na lei, e os de inexigibilidade so apenas exemplificativo. Na hiptese de doao estabelece o art. 17, inc. I, alnea b que quando for para outro rgo ou entidade da administrao pblica de quaisquer esfera de governo, ocorrer por dispensa de licitao. Todavia, quando a doao for com encargo (art. 17, 4) ser licitada e de seu instrumento constaro obrigatoriamente os encargos, o prazo de seus cumprimento e clusula de reverso, sob pena de nulidade, sendo dispensada a licitao no caso de interesse pblico devidamente justificado. Isso ocorre, pois, ao transferir o bem, a Administrao colocar um encargo, de modo que poder haver mais de um interessado, de modo que, salvo interesse pblico devidamente justificado, haver a necessidade de licitao. Gabarito: Certo.

44. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2008) O artigo pertinente da Lei n. 8.666/1993, ao tratar dos casos de inexigibilidade de licitao, d espao ao administrador, dada a redao de seu caput, para enquadrar nessa espcie de contratao direta, outros casos alm dos exclusivamente arrolados nos seus incisos.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 74

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Comentrio: Observamos que a inexigibilidade ocorre quando h inviabilidade de competio, conforme previsto no art. 25, Lei n 8.666/93, de forma exemplificativa, especialmente nas seguintes situaes:
a) Para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante preferncia de comercial marca, exclusivo, a vedada a de devendo comprovao

exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; b) com para a contratao ou de servios de tcnicos notria

profissionais especializados, de natureza singular, profissionais empresas especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao;

Nesse sentido, dispe o artigo 13 da Lei de Licitaes que se considera servios tcnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: a) estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; b) pareceres, percias e avaliaes em geral; c) assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; d) fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; e) patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; f) treinamento e aperfeioamento de pessoal, e; g)restaurao de obras de arte e bens de valor histrico.
c) Para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 75

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
especializada ou pela opinio pblica.

A prpria lei de licitao esclarece o que seja notria especializao, considerando o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experincias, publicaes, organizao, aparelhamento, equipe tcnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho essencial e indiscutivelmente o mais adequado plena satisfao do objeto do contrato. Assim, quando no for possvel estabelecer procedimento competitivo, hipteses que apenas so demonstradas de forma exemplificativa (no exaustiva) na lei, ser inexigvel a licitao. Cumpre esclarecer que, nesta situao, e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado Fazenda Pblica o fornecedor ou o prestador de servios e o agente pblico responsvel, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis. Vse, portanto, que as hipteses descritas na lei como situaes configuradoras de licitao inexigvel, no afastam outras hipteses semelhantes em que seja invivel a competio. Gabarito: Certo.

45. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STF CESPE/2008) A contratao de artistas consagrados pela crtica ou pelo pblico um exemplo de dispensa de licitao. Comentrio: A contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica hiptese configuradora de inexigibilidade de licitao, conforme art. 25, inc. III, da Lei n 8.666/93.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 76

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Devemos nos ater que o poder ser qualquer profissional do setor artstico, contratandose diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, sendo necessrio, no entanto, que seja consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Gabarito: Errado.

46. (TCNICO ADMINISTRATIVO MS CESPE/2010) dispensvel a licitao para a contratao de profissional de qualquer setor artstico, seja diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que o artista seja consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Comentrio: Observem que se trata da mesma questo anterior, ou seja, a banca costuma repetir os mesmos temas. Ento, conforme j verificamos, a contratao de profissional de qualquer setor artstico, seja diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que o artista seja consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica, hiptese de inexigibilidade, conforme art. 25, inc. III, da Lei n 8.666/93. Gabarito: Errado.

47. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRAFIA TRE/BA CESPE/2010) H inexigibilidade de licitao na hiptese de contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 77

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO E a, percebem a repetio. A mesma questo s que cobrada agora de forma correta. Com efeito, nos termos do art. 25, inc. III, da Lei n 8.66/93 inexigvel a licitao para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Gabarito: Certo.

48. (ANALISTA EBC CESPE/2011) inexigvel a licitao para servios de publicidade e divulgao, por tratar-se da contratao de servio tcnico especializado e ser invivel a competio. Comentrio: Conforme dispe o art. 25, inc. II, em sua parte final, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao. Gabarito: Errado.

49. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) inexigvel a licitao para a aquisio, por determinado rgo pblico, de bens destinados exclusivamente pesquisa cientfica com recursos recebidos da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES). Comentrio: Nos termos do art. 24, inc. XXI, Lei n 8.666/93, dispensvel a licitao para a aquisio de bens e insumos destinados exclusivamente pesquisa cientfica e tecnolgica com recursos concedidos pela Capes, pela Finep, pelo CNPq ou por outras instituies de fomento a pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim especfico. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 78

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Gabarito: Errado.

50. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Considere que um rgo pblico tenha contratado, para a locao de imvel destinado ao atendimento de suas finalidades precpuas, determinada empresa, de forma direta, mediante inexigibilidade de licitao. Considere, ainda, que, para a contratao, tenham sido levadas em conta a localizao do prdio e a compatibilidade do valor da locao com o praticado no mercado, de acordo com avaliao prvia. Nessa situao, resta evidenciada hiptese legal de inexigibilidade de licitao, estando o ato em consonncia com a legislao de regncia. Comentrio: De acordo com o art. 24, inc. X. L. 8.666/93, dispensvel a licitao para a compra ou locao de imvel destinado ao atendimento das finalidades precpuas da administrao, cujas necessidades de instalao e localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia. Gabarito: Errado.

51. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) considerada inexigvel a licitao para a aquisio de um produto de marca consagrada e notoriamente preferida no mbito da organizao pblica que realiza a licitao. Comentrio: A singularidade do produto no pode ser definida pela marca. Com efeito, dispe o art. 25, inc. I, que inexigvel a licitao para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 79

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO exclusivo, vedada a preferncia de marca. Gabarito: Errado.

52. (TCNICO DE INFORMTICA MPU CESPE/2010) inexigvel a licitao para fornecimento de bens e servios produzidos ou prestados no pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. Comentrio: No se trata de situao em que no viabilidade competio, de modo que no caso de inexigibilidade. Aqui temos situao descrita no art. 24, inc. XXVIII, da Lei n 8.666/93, ou seja, licitao dispensvel, conforme o seguinte:
XXVIII para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta

complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. (Includo pela Lei n 11.484, de 2007).

Gabarito: Errado.

53. (TODOS OS CARGOS N. SUPERIOR ANEEL CESPE/2010) De acordo com a Lei de Licitaes, inexigvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. Comentrio: Na hiptese, temos licitao dispensvel, conforme art. 24, inc. III, da Lei n 8.666/93.
Art. 24. dispensvel a licitao:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 80

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
III - nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem;

Gabarito: Errado.

54. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Para celebrar o aniversrio da cidade, o prefeito de um municpio brasileiro determinou que fossem tomadas as providncias para a contratao de um cantor consagrado pela crtica especializada e que comps uma famosa msica que enaltece a cidade. A apresentao ocorrer durante jantar em frente prefeitura. Em razo de sua notoriedade, o artista cobrou R$ 200.000,00 para se apresentar durante duas horas. Com base na situao descrita acima, julgue: A contratao do referido artista pode ocorrer por meio de dispensa de licitao, uma vez que a singularidade de sua atuao afasta a competitividade. Comentrio: Conforme ressaltamos, o art. 25, inc. III, da Lei n 8.666/93 dispe que inexigvel a licitao para a contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Repito, para tal hiptese de se observar o seguinte:
a) Profissional de qualquer setor artstico b) Contratao direta ou por empresrio exclusivo c) Consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

De mais a mais, importante dizer que se o profissional tiver vrios empresrios e por qualquer um deles puder ser contratado, possvel se estabelecer uma competio entre tais empresrios, de modo que no seria caso de inexigibilidade, ou seja, a contratao tem que ser diretamente com o artista ou por meio de empresrio exclusivo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 81

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Gabarito: Errado.

55. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Para celebrar o aniversrio da cidade, o prefeito de um municpio brasileiro determinou que fossem tomadas as providncias para a contratao de um cantor consagrado pela crtica especializada e que comps uma famosa msica que enaltece a cidade. A apresentao ocorrer durante jantar em frente prefeitura. Em razo de sua notoriedade, o artista cobrou R$ 200.000,00 para se apresentar durante duas horas. Com base na situao descrita acima, julgue: *** Para essa contratao, necessria a instaurao de processo em que o administrador justifique as razes de sua escolha. Comentrio: A Lei de Licitaes, conforme art. 26, pargrafo nico, exige que os casos de dispensa ou de inexigibilidade sejam devidamente justificados, devendo o processo ser instrudo com: I caracterizao da situao emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II razo da escolha do fornecedor ou executante; III justificativa do preo. IV documento de aprovao dos projetos de pesquisa aos quais os bens sero alocados. Ademais, tais situaes devero ser comunicados, dentro de 3 (trs) dias, autoridade superior, para ratificao e publicao na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condio para a eficcia dos atos. Assim, alm da necessidade de expor fundamentadamente as razes que levaram dispensa ou inexigibilidade de licitao, ainda necessrio submeter autoridade superior para ratificao e publicao, como condio para eficcia dos atos. No entanto, preciso salientar que nem todos os casos de dispensa de licitao exigem a justificao, sendo exigida, conforme a

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 82

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Lei n 8.666/93, na hiptese de concesso de ttulo de propriedade ou de direito real de uso (art. 17, 2) e doao com encargo (art. 17, 4) e na dispensvel, em todos os casos, exceto nas contrataes consideradas de pequeno valor (incs. I e II do art. 24, ou seja, at R$ 15.000 para obras e servios de engenharia e at 8.000 para compras e outros servios). Para todos os casos de inexigibilidade exigida a justificao, ou seja, a exposio dos motivos que fundamentam o afastamento da licitao. Gabarito: Certo.

56. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Para celebrar o aniversrio da cidade, o prefeito de um municpio brasileiro determinou que fossem tomadas as providncias para a contratao de um cantor consagrado pela crtica especializada e que comps uma famosa msica que enaltece a cidade. A apresentao ocorrer durante jantar em frente prefeitura. Em razo de sua notoriedade, o artista cobrou R$ 200.000,00 para se apresentar durante duas horas. Com base na situao descrita acima, julgue: *** Para a contratao do referido artista, no se exige justificativa de preo, pois no existe paradigma apto mensurao de seu trabalho. Comentrio: Em que pese ser o caso de inexigibilidade, por inviabilidade de competio, conforme ressaltamos, a Lei n 8.666/93 exige que, como regra, os casos de dispensa ou de inexigibilidade sejam devidamente justificados, devendo o processo ser instrudo com:
Art. 26. Pargrafo nico. O ser instrudo, no processo que couber, de com dispensa, os de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, seguintes elementos:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 83

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
I caracterizao da situao emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II razo da escolha do fornecedor ou executante; III justificativa do preo. IV documento de aprovao dos projetos de pesquisa aos quais os bens sero alocados.

Gabarito: Errado.

57. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) No processo de dispensa de licitao, dada a singularidade da prestao, o agente pblico no precisa justificar o preo contratado. Comentrio: exatamente igual anterior, percebeu? Fcil no ? Ento, de acordo com o inc. III do pargrafo nico do art. 26 da Lei n 8.666/93, exige-se, nos casos de dispensa ou de inexigibilidade, que se instrua o processo com a justificativa de preo. Gabarito: Errado.

58. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Caso exista apenas um fornecedor de determinado produto ou servio de interesse pblico, deve haver dispensa de licitao. Comentrio: Mais uma vez, estamos diante de situao configuradora de inexigibilidade e no dispensa de licitao, pois invivel a competio, j que o fornecedor exclusivo. Lembramos que a inexigilidade ocorre quando invivel a competio (art. 25, Lei 8.666/93), em especial, dentre outras hipteses, para aquisio de determinado produto ou servio de Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 84

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO fornecedor exclusivo. Nesse sentido, dispe o inc. I do art. 25 que para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes. importante observamos que vedada a preferncia por marcas. Assim, sabemos que a Cocacola fornecedora exclusiva do refrigerante que leva a mesma marca. Dessa forma, no pode a Administrao realizar contrato destinado a contratar fornecedora de refrigerante CocaCola, deve, no objeto, estabelecer contratao de empresa para fornecimento de refrigerantes, sabores tais e quais. No deve colocar no edital Bombril e sim palha de ao. Ademais, a exclusividade deve ser comprovada na localidade em que ocorrer a licitao e atestada pelo o rgo de registro do comrcio (Junta Comercial) do local, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes. Gabarito: Errado.

59. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A inexigibilidade de licitao ocorre sempre que houver impossibilidade jurdica de competio, enquanto a dispensa de licitao tem lugar em contexto de viabilidade jurdica de competio. Comentrio: Verificamos que a dispensa de licitao ocorre quando h viabilidade de se deflagrar o procedimento licitatrio, todavia, a lei

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 85

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO autoriza o afastamento (licitao dispensvel) ou a lei determina o afastamento (licitao dispensada). Na inexigibilidade, por outro lado, h inviabilidade de competio, conforme previsto no art. 25, Lei n 8.666/93, ou seja, quando no for possvel estabelecer o procedimento competitivo. Gabarito: Certo.

60. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJDFT CESPE/2008) Quando houver inviabilidade de competio, como na contratao de um artista consagrado pela opinio pblica, a licitao ser inexigvel. Comentrio: V como depois de certo tempo vai ficando fcil e repetitivo. Pois , no podemos deixar que a Banca nos confunda com tais hipteses. Como destaquei, a dispensa de licitao ocorre quando h viabilidade de se deflagrar o procedimento licitatrio, todavia, a lei autoriza o afastamento (licitao dispensvel) ou a lei determina o afastamento (licitao dispensada). Na inexigibilidade h inviabilidade de competio, conforme previsto no art. 25, Lei 8.666/93. Assim, vale lembrar que: a) os casos de dispensa so exaustivos, ou seja, taxativos, numerus clausus; b) os casos de inexigibilidade so exemplificativo, ou seja, clausus abertus. Gabarito: Certo.

61. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) inexigvel a licitao para fornecimento de energia eltrica e gs natural com concessionrio. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 86

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Comentrio: Novamente estamos diante de uma situao configuradora de dispensa de licitao, conforme art. 24, inc. XXII, em que se estabelece que dispensvel a licitao para contratao de fornecimento ou suprimento de energia eltrica e gs natural com concessionrio, permissionrio ou autorizado, segundo as normas da legislao especfica. Seria hiptese de inexigibilidade acaso tal concessionrio tivesse exclusividade nos servios que lhe foi delegado. Todavia, como no se trata dessa hiptese, observase que caso de dispensa e no inexigibilidade. Gabarito: Errado.

62. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) inexigvel a licitao para a contratao de advogado com notria especializao para acompanhamento de todos os processos judiciais do interesse de empresa pblica estadual. Comentrio: inexigvel a licitao para a contratao de servios tcnicos profissionais especializados, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; Nesse sentido, dispe o artigo 13 da Lei de Licitaes o que seriam servios tcnicos profissionais especializados, considerando os trabalhos relativos a:
a) estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; b) pareceres, percias e avaliaes em geral; c) assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 87

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
ou tributrias; d) fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; e) patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; f) treinamento e aperfeioamento de pessoal; g)restaurao de obras de arte e bens de valor histrico.

Assim, em princpio, poderamos enquadrar a situao no que descreve o art. 13, inc. V, da Lei n 8.666/93 e, com isso, nos termos do art. 25, inc. II, estaramos diante de hiptese de inexigibilidade de licitao. Todavia, preciso tomar cuidado com tais casos. que o fato de o advogado ter notria especializao possibilitaria a inexigibilidade para um ou outro caso especfico em que se demandassem conhecimentos especializados naquele tema. Significa dizer que no ocorrer inexigibilidade em razo da notoriedade do causdico, para cuidar de todo e qualquer processo, ou seja, dos mais simples em que qualquer advogado poderia atuar, aos mais complexos que exija um expert. O sentido de tal hiptese de inexigibilidade permitir que se contrate para uma atuao especfica, em razo dos conhecimentos adquiridos acerca de certo tema, um advogado que tenha notria especializao, e no para todo e qualquer processo. Exemplo: a Caixa Econmica Federal contrata Celso Antnio Bandeira de Mello para atuar em processo junto ao STF no qual se discute direito adquirido a certa gratificao estipulada antes de 1988. No poderia, por exemplo, a Caixa Econmica contratar o mesmo advogado para atuar em todos os seus processos, perante todas as instncias judiciais na medida em que no dependeria, tal atuao, de conhecimentos especializados. Por fim, devemos atentar para o fato de que a inexigibilidade vedada para servios de publicidade e divulgao, devendo, pois, serem licitados. Exemplo: A Administrao quer contratar empresa para realizar sua propaganda institucional,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 88

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO divulgando seus feitos. Assim, dever empreender licitao para tal contratao ou no mximo, verificando alguma situao legal, contratar por dispensa, mas no por inexigibilidade. Gabarito: Errado.

63. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) A Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, prev modalidades diversas de licitao, conforme o valor da contratao a ser feita pela administrao pblica. Apenas no caso de consrcios formados por mais de trs entes da Federao, a referida lei toma por base valores diferentes de contratao para definir a modalidade de licitao cabvel. Comentrio: Verificamos que a Lei estabelece diferentes valores para as denominadas modalidades bsicas, de modo que podemos assim sintetizar:
Obras e servios de engenharia Concorrncia (acima de 1,5 milhes) Tomada de Preo (de 150mil at 1,5 milhes) Convite (at 150mil)

Compras e outros servios Concorrncia (acima de 650mil) Tomada de Preo (de 80mil at 650mil) Convite (at 80mil)

Tais valores, no entanto, quando se referirem a consrcios pblicos formados por at trs entes federativos, ser o dobro e, quando formado por mais, ser triplicado. (8, art. 23) Por isso, no s no caso de consrcios pblicos, mas em qualquer caso de aplicao de tais modalidades (concorrncia, tomada de preo e convite), a distino se far pelo valor fixado para o

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 89

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO contrato. Gabarito: Errado.

64. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) possvel ao gestor pblico realizar concorrncia para aquisio de um bem de valor inferior a R$ 50.000,00. Comentrio: A concorrncia ser obrigatoriamente utilizada para compras e outros servios quando o valor for superior a 650 mil. Contudo, conforme prev o 4, art. 23, da Lei de Licitaes, tal modalidade poder ser usada em substituio tomada de preos e ao convite. Gabarito: Certo.

65. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) O gestor pblico, mesmo visando maior garantia de concorrncia e lisura entre os possveis interessados, no pode combinar as modalidades de licitao existentes para torn-las mais eficientes e eficazes. Comentrio: De fato, conforme determina o art. 22, 8, da Lei 8.666/93, vedada a criao de outras modalidades de licitao ou a combinao delas. Gabarito: Certo.

66. (ANALISTA EBC CESPE/2011) Na escolha da modalidade de licitao para a realizao da compra de material de expediente cujo valor se enquadre na modalidade convite, Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 90

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO cabvel a realizao de tomada de preos, concorrncia ou prego. Comentrio: Observe que a Lei de Licitaes em seu art. 23, 4, dispe que nos casos em que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. Isso ocorre pelo fato de que, em regra, essas modalidades so definidas pelo valor. De outro lado, como o objeto (compra de material de expediente) considerado comum, tambm possvel utilizar o prego. Assim, seria cabvel o convite, a tomada de preo, a concorrncia ou o prego. Gabarito: Certo.

67. (ANALISTA EBC CESPE/2011) Para as licitaes internacionais, a nica modalidade de licitao admitida a concorrncia. Comentrio: De acordo com o 3 do art. 23, Lei 8.666/93, a concorrncia a modalidade cabvel nas licitaes internacionais. Contudo, observados os limites relativo cada modalidade, ser possvel utilizar a tomada de preos, quando o rgo ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando no houver fornecedor do bem ou servio no Pas. Gabarito: Errado.

68. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Para que possa participar de licitao na modalidade concorrncia, o licitante Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 91

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO deve ser cadastrado at trs dias teis antes da habilitao preliminar. Comentrio: Na concorrncia a habilitao ocorrer em fase prpria e no at trs dias teis antes desta fase. Gabarito: Errado.

69. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) A concorrncia a modalidade de licitao cabvel em contrataes de grande vulto, mas h previso legal de que seja observada tambm em determinadas circunstncias que no dependem do valor, e sim da natureza do contrato a ser celebrado. Licitaes com abrangncia internacional, por exemplo, sempre devero adotar a modalidade concorrncia. Comentrio: De fato, a concorrncia no s definida pelo valor, h situaes (circunstncias) que a lei determinou a aplicao dessa modalidade, tal como nas licitaes internacionais. Todavia, mesmo neste caso, a regra no absoluta, ou seja, utiliza-se a concorrncia, porm poder ser utilizada a tomada de preo (quando houver cadastro internacional de fornecedores e o valor for o da TP) ou o convite (quando no houver fornecedor interno), conforme prev o art. 23, 3, que assim dispe:
3 A concorrncia a modalidade de licitao

cabvel, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienao de bens imveis, ressalvado o disposto no art. 19, como nas concesses de direito real de uso e nas licitaes internacionais, admitindo-se neste ltimo caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preos, quando o rgo ou

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 92

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
entidade dispuser de cadastro internacional de

fornecedores ou o convite, quando no houver fornecedor do bem ou servio no Pas. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994)

Gabarito: Errado.

70. (TCNICO ADMINISTRATIVO MS CESPE/2010) Os bens imveis da administrao pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podem ser alienados por ato da autoridade competente, desde que se adote o procedimento licitatrio na modalidade de concorrncia ou tomada de preos. Comentrio: De acordo com o art. 19 da Lei n 8.666/93, os bens imveis provenientes de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento podero ser alienados desde que avaliados previamente, haja a comprovao da necessidade ou utilidade da alienao e por meio de concorrncia ou leilo, conforme assim disposto:
Art. 19. Os bens imveis da Administrao Pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podero ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras: I - avaliao dos bens alienveis; II - comprovao alienao; III - adoo do procedimento licitatrio, sob a modalidade de concorrncia ou leilo. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) da necessidade ou utilidade da

Gabarito: Errado.

71.

(ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Os bens Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 93

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO imveis pertencentes administrao pblica e cuja aquisio tenha derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento no so passveis de alienao. Comentrio: Estabelece o art. 19, Lei 8.663/93, que os bens imveis da Administrao Pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podero ser alienados por ato da autoridade competente, aps avaliao prvia, comprovao da necessidade ou utilidade da alienao, e por meio de procedimento licitatrio, sob a modalidade de concorrncia ou leilo. Gabarito: Errado.

72. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO - INCA CESPE/2010) cabvel a modalidade concorrncia, qualquer que seja o valor de seu objeto, para a compra e alienao de bens imveis e nas licitaes internacionais. Os bens imveis da administrao pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podem ser alienados por meio de leilo. Comentrio: Como j destacado, a concorrncia cabvel nas compras e alienaes de imveis, bem como nas licitaes internacionais. No tocante s licitaes internacionais poder ser utilizado a tomada de preo, no caso de existir cadastro de fornecedores internacionais e o valor se referir ao patamar da tomada de preo. Outrossim, poder ser utilizado o convite, no caso de no existir fornecedores internos. Em relao alienao de imveis, oriundos de deciso judicial ou de dao em pagamento, poder ser utilizado a concorrncia ou o leilo. Gabarito: Certo. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 94

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

73. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/ES CESPE/2011) Como expresso da participao popular no controle da atividade administrativa, a legislao sobre licitaes prev, expressamente, que, nas contrataes de grande valor, obrigatria a realizao de audincia pblica com antecedncia mnima de quinze dias teis da data de publicao do edital. Comentrio: verdade. A Lei de Licitaes considera como obrigatria a realizao de audincia pblica nos casos de licitaes de grande vulto (100 x 1,5milhes = 150.000.000), conforme prev o art. 39, assim expresso:
Art. 39. Sempre que o valor estimado para uma licitao ou para um conjunto de licitaes simultneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alnea "c" desta Lei, o processo licitatrio ser iniciado, obrigatoriamente, com uma audincia pblica concedida pela autoridade responsvel com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias teis da data prevista para a publicao do edital, e divulgada, com a antecedncia mnima de 10 (dez) dias teis de sua realizao, pelos mesmos meios previstos para a publicidade da licitao, qual tero acesso e direito a todas as informaes pertinentes e a se manifestar todos os interessados.

Disso, destaca-se que a prpria lei definiu o que so licitaes simultneas e sucessivas. Sendo, simultneas aquelas com objetos similares e com realizao prevista para intervalos no superiores a trinta dias.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 95

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO E, sucessivas aquelas em que, tambm com objetos similares, o edital subseqente tenha uma data anterior a cento e vinte dias aps o trmino do contrato resultante da licitao antecedente. Gabarito: Certo.

74. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) A venda de bens integrantes do patrimnio pblico pode ser processada por meio de concorrncia, independentemente do valor do bem. Comentrio: De fato, conforme art. 23, 3, da Lei n 8.666/93 a concorrncia a modalidade de licitao cabvel, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienao de bens imveis, ressalvado o disposto no art. 19, ou seja, ressalvando-se os casos de dao em pagamento ou provenientes de procedimentos judiciais, quando tambm poder ser utilizado o leilo. Gabarito: Certo.

75. (JUIZ DE DIREITO TJ/AL CESPE/2008) Licitao entre interessados prvia e devidamente cadastrados ou interessados que atendam a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao, enquadrase na modalidade de tomada de preos Comentrio: A modalidade que se permite a participao de interessados previamente cadastrados ou que atendam as condies para cadastramento at o terceiro dia anterior abertura das propostas, de fato a tomada de preo. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 96

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Gabarito: Certo.

76. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO - INCA CESPE/2010) Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at vinte e quatro horas da apresentao das propostas. Comentrio: De fato, conforme dispe o art. 22, 3, da Lei n 8.666/93, Convite a modalidade de licitao entre interessados do
ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em a nmero qual mnimo em de 3 (trs) pela apropriado, unidade cpia do administrativa, afixar, local

instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas.

Gabarito: Certo.

77. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) Para participar da modalidade de licitao denominada convite, os participantes devem ser prvia e formalmente convidados pela administrao pblica. Comentrio: Embora no convite a Administrao faa a convocao dos licitantes, devemos lembrar que qualquer interessado poder participar, Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 97

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO desde que seja fornecedor cadastrados no mbito da Administrao para a correspondente especialidade e que manifeste seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. Gabarito: Errado.

78. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 5 REGIO CESPE/2008) A autoridade administrativa pode, desde que observados o interesse pblico e a segurana nacional, combinar as modalidades de licitao convite e tomada de preos. Comentrio: No poder a autoridade administrativa combinar modalidades de licitao, tampouco criar novas modalidades. Significa dizer que as modalidades so apenas as previstas em lei e observando cada uma seu procedimento legal. Nestes termos dispe o art. 22, 8 da Lei de Licitaes e Contratos, que vedada a criao de outras modalidades de licitao ou a combinao das referidas neste artigo. Gabarito: Errado.

79. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Na modalidade convite, se existirem na praa mais de trs possveis interessados, obrigatrio o chamamento a todos os interessados. Comentrio: A modalidade convite adotada para contrataes de pequeno vulto em que se escolhe ou convida, no mnimo, trs interessados, cadastrados ou no, estendendo o acesso aos demais Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 98

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO interessados cadastrados que manifestem seu interesse at 24 horas da apresentao das propostas. Devemos, ento, atentar para o fato de que a Administrao dever convidar ou escolher no mnimo trs interessados, sob pena de repetio da licitao, salvo no caso de no existirem tal nmero, fato que devidamente justificado, permitir que se realize a licitao com nmero inferior ao exigido. Entretanto, havendo mais de trs interessados, a cada novo convite, acerca de objeto idntico ou assemelhado, obrigatria a convocao de pelo menos mais um interessado cadastrado que no tenha participado dos certames anteriores. Por isso, no obrigatrio a convocao de todos os interessados e, sim, no mnimo de trs, a cada novo certame. Gabarito: Errado.

80. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJDFT CESPE/2008) Ao organizar uma licitao para realizao de um servio de engenharia no TJDFT, o administrador responsvel poder optar pela modalidade de convite, desde que o valor estimado para a obra seja inferior a R$ 160.000,00. Comentrio: No caso de obras e servios de engenharia, para a adoo da modalidade convite, o valor dever ser inferior a R$ 150.000,00 (cento e cinqenta mil reais), conforme seguinte esquema: Obras e servios de engenharia Concorrncia (acima de 1,5 milhes) Tomada de Preo (de 150mil at 1,5 milhes) Convite (at 150mil) Compras e outros servios

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 99

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Concorrncia (acima de 650mil) Tomada de Preo (de 80mil at 650mil) Convite (at 80mil) Gabarito: Errado.

81. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Em processo licitatrio que objetive alienar imvel pblico, conforme previsto na Lei n. 8.666/1993, poder ser utilizada a modalidade convite, desde que estejam todos os participantes previamente cadastrados. Comentrio: A alienao de imvel pblico depende de autorizao legislativa, avaliao prvia e de licitao na modalidade concorrncia, salvo no caso de imveis derivados de processos judiciais ou de dao em pagamento, em que no necessria a autorizao legislativa, mas deve haver a avaliao e comprovao da utilidade ou necessidade da alienao, podendo ser alienados por meio de concorrncia ou leilo. Nos demais casos, a licitao ser dispensada, conforme art. 17, da Lei n 8.666/93. Vse, portanto, que no se poder utilizar o convite para alienao de bens imveis, que se utiliza da concorrncia ou do leilo, quando no for hiptese de dispensa de licitao. Gabarito: Errado.

82. (ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JUNIOR CNPQ CESPE/2011) Suponha que a Unio pretenda promover a concesso de direito real de uso de bens pblicos imveis para fins residenciais no mbito de um programa habitacional. Nessa situao, dever haver licitao na modalidade de concorrncia ou leilo. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 100

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Comentrio: Nesse caso, trata-se de licitao dispensada, conforme estabelece o art. 17, inc. I, alnea f, da Lei 8.666/93, que assim dispe:
Art. 17. A justificado, alienao ser de bens de da Administrao e Pblica, s

subordinada existncia de interesse pblico devidamente precedida avaliao obedecer seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: [...] f) alienao gratuita ou onerosa, aforamento, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis residenciais utilizados por rgos construdos, no ou mbito entidades destinados de da ou efetivamente desenvolvidos pblica; programas administrao

habitacionais ou de regularizao fundiria de interesse social

Gabarito: Errado.

83. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) A modalidade concurso deve ser escolhida preferencialmente para os contratos de prestao de servios tcnicos profissionais especializados, com estipulao prvia de prmio ou remunerao. Comentrio: Como ressaltado, concurso modalidade de licitao em que se estabelece uma disputa entre quaisquer interessados que

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 101

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO possuam a qualificao exigida, para a escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, com a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores. Os trabalhos considerados como tcnicos profissionais esto elencados no artigo 13 da Lei n 8.666/93, sendo:
I estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; II pareceres, percias e avaliaes em geral; III assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; IV fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; V patrocnio administrativas; VI treinamento e aperfeioamento de pessoal; VII restaurao de obras de arte e bens de valor histrico. ou defesa de causas judiciais ou

Tais trabalhos, ressalvados os casos de inexigibilidade de licitao, devero, preferencialmente, ser celebrados mediante a realizao de concurso, com estipulao prvia de prmio ou remunerao a vencedor, sendo o trabalho cedido Administrao. Gabarito: Certo.

84. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRAFIA TRE/BA CESPE/2010) Acerca das modalidades de licitao, correto afirmar que, nos casos em que couber convite, a administrao pblica pode utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. Comentrio: Essa uma das regras de ouro da licitao. Quem pode mais pode menos, quer dizer que, conforme o art. 23, 4, nos casos

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 102

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO em que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. Gabarito: Certo.

85. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/CE CESPE/2008) Os trabalhos relativos a percias se enquadram entre os servios tcnicos profissionais especializados. Os contratos correspondentes devero, preferencialmente, ser celebrados mediante a realizao de concurso, e o autor dever ceder os respectivos direitos patrimoniais. Comentrio: Percebe como se trata do mesmo tema, praticamente a mesma questo. Pois , ento, mais uma vez lembremos que o artigo 13 da Lei n 8.666/93 estabelece que se consideram servios tcnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:
I estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; II pareceres, percias e avaliaes em geral; III assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; IV fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; V patrocnio administrativas; VI treinamento e aperfeioamento de pessoal; VII restaurao de obras de arte e bens de valor histrico. ou defesa de causas judiciais ou

Assim, conforme inc. II do artigo 13 da Lei, os trabalhos relativos percia so considerados como tcnicoprofissional, de modo que ressalvados os casos de inexigibilidade de licitao, devero, preferencialmente, ser celebrados mediante a realizao de concurso, com estipulao prvia de prmio ou remunerao a vencedor, sendo o

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 103

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO trabalho cedido Administrao. Gabarito: Certo.

86. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Edital o instrumento por meio do qual a administrao torna pblica a realizao de uma licitao; o meio utilizado por todas as modalidades de licitao, exceto pela modalidade convite. Comentrio: As licitaes, em regra, possuem duas fases, uma denomina interna, onde normalmente se realiza todos os trabalhos e estudos de viabilidade e especificao do objeto a ser licitado, e outra externa, que a deflagrao do certame, ou seja, da publicao de edital at a adjudicao, de modo a viabilizar a contratao. Na fase interna, o procedimento da licitao ser iniciado com a abertura do processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, ao qual sero juntados oportunamente todos os atos da administrao e dos licitantes, conforme art. 38, Lei n 8.666/93. Nessa fase elaborada a minuta do contrato, bem como do edital, os quais so submetidos a exame e aprovao por assessoria jurdica da Administrao, bem como os seguintes atos: Delimitao o objeto, elaborao de projeto bsico (quando necessrio), realizao estimativa de valor (oramento), previso de recursos oramentrios, apresentao de anlise da viabilidade de competio (juntandose coleta de preos e identificando se h empresas no ramo), escolha do tipo e modalidade de licitao, definio do cronograma, instaurao e constituio de comisso (se no houver comisso permanente) e, por fim, determinao de divulgao do instrumento convocatrio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 104

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Dessa forma, quando publicado o edital ou o instrumento convocatrio (convite cartaconvite) encerrase a fase interna, e d se incio a fase externa. A fase externa a fase que se inicia com a divulgao do convocatrio (edital, em regra, ou a cartaconvite). publicao do edital, ou seja, abertura da licitao, seguintes fases: a) habilitao; b) julgamento e c) homologao; d) adjudicao.

instrumento Seguindose teremos as classificao;

Com efeito, exceto no convite (cartaconvite), o instrumento convocatrio ser o edital que marca a fase externa do procedimento licitatrio. Gabarito: Certo.

87. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) O edital o ato pelo qual a administrao divulga as regras a serem aplicadas em determinado procedimento de licitao, sendo assegurado apenas aos licitantes o direito de impugn-lo junto a administrao caso contenha algum vcio, embora os cidados tenham a faculdade de representar ao tribunal de contas ou a rgos integrantes de controle interno a ocorrncia de irregularidade, com prazo mximo de quinze dias teis antes da abertura dos envelopes. Comentrio: Nada disso. que, de acordo com o art. 41, 1, Lei n 8.666/93, qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao da Lei, devendo protocolar o pedido at 5 (cinco) dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao, devendo a Administrao julgar e responder impugnao em at 3 (trs) dias teis. Gabarito: Errado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 105

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

88. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO INCA CESPE/2010) Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao da referida lei. Comentrio: Como destacado, qualquer cidado poder impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao da Lei. Tal faculdade de impugnar o edital, no causa prejuzo faculdade de tambm representar ao Tribunal de Contas ou rgo de controle interno, conforme dispe o art. 113, 1, assim expresso:
1 Qualquer licitante, contratado ou pessoa fsica ou jurdica poder representar ao Tribunal de Contas ou aos rgos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicao desta Lei, para os fins do disposto neste artigo.

Gabarito: Certo.

89. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) O procedimento da licitao iniciado com a abertura de processo, que, por excepcionalidade, no ser autuado, protocolado nem numerado. Comentrio: Nos termos do art. 38 da Lei de Licitaes, o procedimento da licitao ser iniciado com a abertura do processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, e ao qual sero juntados oportunamente todos os atos da administrao e dos Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 106

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO licitantes. Assim, dever o processo administrativo conter o devido protocolo e a numerao de suas pginas. Gabarito: Errado.

90. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) As licitaes sero efetuadas no local onde se situar a repartio nelas interessada, salvo por motivo de interesse pblico justificado. Comentrio: A Administrao Pblica sempre destina local prprio para realizao de suas licitaes, ficando, como regra, destinado local para a Comisso Permanente de Licitaes, onde houver a CPL. Observamos, ainda, que mesmo nos casos de Comisso temporria tambm haver de ser fixado local de reunio, que dever constar dos editais e instrumentos convocatrios. Assim, dispe o artigo 20 da Lei n 8.666/93 que as licitaes sero efetuadas no local onde se situar a repartio interessada, salvo por motivo de interesse pblico, devidamente justificado. Gabarito: Certo.

91. (ANALISTA EBC CESPE/2011) Ressalvado motivo de interesse pblico devidamente justificado, as licitaes tero de ser efetuadas no local onde se situar a repartio interessada, circunstncia que no impede a habilitao de interessados residentes em outros locais. Comentrio: Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 107

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

De acordo com o art. 20 da Lei 8.666/93, as licitaes sero efetuadas no local onde se situar a repartio interessada, salvo por motivo de interesse pblico, devidamente justificado. Contudo, isso no impedir a habilitao de interessados residentes ou sediados em outros locais. Gabarito: Certo.

92. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) As licitaes sero realizadas no local onde se situar a repartio interessada, salvo por motivo de interesse pblico, devidamente justificado, sendo vedada a habilitao de interessados residentes ou sediados em outros locais. Comentrio: Como verificado, conforme artigo 20 da Lei n 8.666/93, as licitaes sero efetuadas no local onde se situar a repartio interessada, salvo por motivo de interesse pblico, devidamente justificado. De toda sorte, nos termos do pargrafo nico do art. 20, disposto neste artigo no impedir a habilitao de interessados residentes ou sediados em outros locais. Gabarito: Errado

93. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STF CESPE/2008) A nica modalidade de licitao para a qual no se exige edital o convite. Comentrio: O Edital instrumento no qual a Administrao Pblica d publicidade acerca da realizao de uma licitao. utilizado por todas Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 108

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO as modalidades de licitao, exceto o convite, por utilizar a carta convite. Gabarito: Certo.

94. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 5 REGIO CESPE/2008) Quando permitida, em edital, a participao de empresas em consrcio, haver solidariedade dos integrantes pelos atos praticados em consrcio, tanto na fase de licitao como na de execuo do contrato. Comentrio: Quando for permitida a participao de licitantes por meio de consrcio, dever ser observado o seguinte:
a) comprovao do compromisso pblico ou particular de constituio de consrcio, subscrito pelos consorciados; b) indicao da empresa responsvel pelo consrcio que dever atender s condies de liderana, obrigatoriamente fixadas no edital; c) apresentao dos documentos exigidos para qualificao por parte de cada consorciado, admitindose, para efeito de qualificao tcnica, o somatrio dos quantitativos de cada consorciado, na e, para efeito de de sua qualificao respectiva econmicofinanceira, o somatrio dos valores de cada consorciado, proporo participao, podendo a Administrao estabelecer, para o consrcio, um acrscimo de at 30% (trinta por cento) dos valores exigidos para licitante individual, inexigvel este acrscimo para os consrcios compostos, em sua totalidade, por micro e pequenas empresas assim definidas em lei; d) impedimento de participao de empresa consorciada,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 109

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
na mesma licitao, atravs de mais de um consrcio ou isoladamente; e) responsabilidade solidria dos integrantes pelos atos praticados em consrcio, tanto na fase de licitao quanto na de execuo do contrato.

Com efeito, vale destacar que, no consrcio de empresas brasileiras e estrangeiras, a liderana caber, obrigatoriamente, empresa brasileira, observado as condies de liderana fixadas no edital Assim, o licitante vencedor fica obrigado a promover, antes da celebrao do contrato, a constituio e o registro do consrcio, nos termos do compromisso de constituio. E, por isso tudo, a responsabilidade solidria entre as empresas participantes do consrcio. Gabarito: Certo.

95. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/AL CESPE/2009) A fase da licitao na qual se atribui ao vencedor o objeto da licitao a habilitao. Comentrio: Lembremos que a licitao se processa nas seguintes fases: a) habilitao; b) julgamento e classificao; c) homologao; d) adjudicao, conforme art. 43, assim disposto:
Art. 43. A licitao ser processada e julgada com observncia dos seguintes procedimentos: I - abertura dos envelopes contendo a documentao relativa habilitao dos concorrentes, e sua apreciao; (habilitao) II - devoluo dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que no

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 110

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
tenha havido recurso ou aps sua denegao; III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposio de recurso, ou tenha havido desistncia expressa, ou aps o julgamento dos recursos interpostos; (classificao) IV - verificao da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preos, os quais devero ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificao das propostas desconformes ou incompatveis; V - julgamento e classificao das propostas de acordo com os critrios de avaliao constantes do edital; VI - deliberao da autoridade competente quanto homologao e adjudicao do objeto da licitao.

A habilitao a fase em que se exige a comprovao da qualificao do licitante, exigindose as documentaes relativa habilitao jurdica, qualificao tcnica, qualificao econmica financeira, regularidade fiscal e trabalhista, bem como o cumprimento do disposto no art. 7, inc, XXXIII da CF/88. No entanto, na adjudicao compulsria que se atribui ao vencedor do certame licitatrio o objeto perseguido , conferindo ao vencedor o direito de preferncia em relao a qualquer outro em hiptese de contratao do objeto, vinculandose ao proposto (art. 64, 3). Gabarito: Errado.

96. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Na fase de habilitao de uma licitao, a qualificao tcnica do licitante verificada mediante comprovao da inscrio do licitante no rgo de classe correspondente. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 111

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Prev o art. 30, da Lei de Licitaes, que a documentao relativa qualificao tcnica limitar-se- a:
I - registro ou inscrio na entidade profissional competente; II - comprovao de aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e prazos com o objeto da licitao, e indicao das instalaes e do aparelhamento e do pessoal tcnico adequados e disponveis para a realizao do objeto da licitao, bem como da qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos; III - comprovao, fornecida pelo rgo licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informaes e das condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao; IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

Assim, verifica-se que, na fase de habilitao de uma licitao, a qualificao tcnica do licitante comprovada, dentre outras exigncias, pela inscrio do licitante no rgo de classe correspondente. Gabarito: Certo.

97. (ANALISTA JUDICIARIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) No processo licitatrio, a desistncia de proposta aps a fase de habilitao s permitida por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela comisso de licitao. Comentrio: Conforme art. 43, 6, Lei 8.666/93, aps a fase de habilitao, no cabe desistncia de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comisso.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 112

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Gabarito: Certo.

98. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJDFT CESPE/2008) A comprovao da regularidade para com a fazenda federal, estadual e municipal do domiclio ou sede do licitante integra os documentos relativos qualificao tcnica do interessado em participar de um processo licitatrio. Comentrio: Dever o licitante apresentar a documentao relativa habilitao jurdica, qualificao tcnica, qualificao econmica financeira e regularidade fiscal, ou seja, na habilitao, dentre os documentos exigidos, haver o da qualificao tcnica e o da regularidade fiscal, conforme art. 29 da Lei n 8.666/93. Devemos perceber, portanto, que a qualificao tcnica e regularidade fiscal, devem ser fornecidas pelo licitante, sob pena de inabilitao. Assim, na regularidade fiscal se exigir:
a) prova de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC); b) prova de inscrio no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domiclio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto contratual; c) prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei; D) prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo regular de no Servio (FGTS), dos demonstrando situao cumprimento

encargos sociais institudos por lei.

de se perceber, portanto, que dentre os documentos da

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 113

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO regularidade fiscal, dever ser comprovado: c) prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei; Assim, a exigncia de tais documentos, no se refere qualificao tcnica do interessado, mas de regularidade fiscal. Veja, um daqueles famosos pegas do CESPE! Ateno hein!!! Gabarito: Errado.

99. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/RR CESPE/2008) Obedece aos preceitos da Lei de Licitaes a aquisio de bens feita por responsvel pela aquisio de materiais de escritrio de determinada repartio que, aps processo licitatrio na modalidade convite, do qual participaram dois interessados, adquire os bens com o uso de carto corporativo, nos limites previstos. Comentrio: O carto corporativo utilizado no caso de suprimento de fundos, que concedido para atender despesas de pequeno vulto, sujeito aos limites previstos na Lei n 8.666/93, fixado em 5% sobre o valor do convite. Tais despesas sero realizadas, preferencialmente, por meio de carto corporativo, ou seja, carto bancrio que se assemelha ao carto de crdito, em que um servidor fica responsvel por tais compras, devendo prestar contas dos gastos no final de cada ms. Portanto, eventuais gastos, realizados com objeto de contratao por meio de convite, no podero ser pagos com o carto corporativo, pois extrapolaria seus limites. Outrossim, de se ver que o convite deve participar no mnimo trs cadastrados ou interessados, sob pena de repetio, salvo

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 114

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO no haver interessados na praa, que possibilite o cumprimento do requisito, situao que dever ser devidamente justificada. Gabarito: Errado.

100. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/ES CESPE/2008) abusivo exigir, em edital de licitao, que, na fase de habilitao, as empresas participantes comprovem capital mnimo circulante ou patrimnio lquido de 10% do valor da contratao. Comentrio: Poder a Administrao, nas compras para entrega futura e na execuo de obras e servios, estabelecer, no instrumento convocatrio da licitao, a exigncia de capital mnimo ou de patrimnio lquido mnimo, conforme dispe o art. 31, 2 e 3 da Lei n 8.666/93, que assim dispe:
2 A Administrao, nas compras para entrega futura e na execuo de obras e servios, poder estabelecer, no

instrumento convocatrio da licitao, a exigncia de capital mnimo ou de patrimnio lquido mnimo, ou ainda as garantias previstas no 1o do art. 56 desta Lei, como dado objetivo de comprovao da qualificao econmico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.

3 O capital mnimo ou o valor do patrimnio lquido a que se refere o pargrafo anterior no poder exceder a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratao, devendo a

comprovao ser feita relativamente data da apresentao da proposta, na forma da lei, admitida a atualizao para esta data atravs de ndices oficiais.

A Lei de Licitaes estabelece que o capital mnimo ou o valor do patrimnio lquido no poder exceder a 10% (dez por

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 115

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO cento) do valor estimado da contratao, devendo a comprovao ser feita relativamente data da apresentao da proposta, na forma da lei, admitida a atualizao para esta data atravs de ndices oficiais. Portanto, no abusiva tal exigncia. Gabarito: Errado.

101. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Considere que a Unio, por meio de dispensa de licitao, tenha firmado contrato de prestao de servios de forma continuada com determinada empresa. Firmado o contrato, o rgo da Unio responsvel pelo contrato passou a exigir da referida empresa a comprovao do recolhimento das contribuies previdencirias incidentes sobre o contrato. Diante dessa situao hipottica e acerca da licitao pblica, na forma da Lei n. 8.666/1993, julgue: *** A exigncia de regularidade fiscal, caso ocorra na fase de habilitao, ilegal, pois se trata de contrato firmado por dispensa de licitao. Comentrio: Devemos que lembrar que a habilitao tem por finalidade garantir que o licitante seja o vencedor, tenha condies tcnicas, financeiras e idoneidade para adequadamente cumprir o contrato, conforme o objeto da licitao. Assim, mesmo que se venha dispensar a licitao, obrigatria a apresentao da documentao relativa habilitao, pois se trata de exigncia no s da licitao, mas do contrato, igualmente. E, diante disso, a regularidade fiscal exigncia a ser observada tambm durante a execuo do contrato. Gabarito: Errado.

102. (ANALISTA

JUDICIRIO

JUDICIRIA

STJ

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 116

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESPE/2008) No mbito dos contratos de concesso, o edital pode prever a inverso da ordem das fases de habilitao e julgamento. Nesse caso, quando for encerrada a fase de classificao das propostas ou de oferecimento de lances, dever ser aberto o invlucro com os documentos de habilitao do licitante mais bem classificado, para verificao do atendimento das condies fixadas no edital. Comentrio: Concesso a delegao da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente, por meio de contrato, tendo lei que autorize, mediante licitao, na modalidade concorrncia pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstrem capacidade para prestlo, por sua conta e risco e em nome prprio, com prazo determinado Como ressaltado, sempre precedida de licitao, na modalidade concorrncia. A Lei n 11.196/2005, alterou a Lei n 8.987/95, inserindo o art. 18A, o qual dispe que o edital poder estabelecer a inverso da ordem das fases de habilitao. Assim, o inc. I do citado artigo dispe que encerrada a fase de classificao das propostas ou com o oferecimento de lances, ser aberto o invlucro com os documentos de habilitao do licitante mais em classificado, para verificao do atendimento das condies fixadas no edital. Gabarito: Certo.

103. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO - INCA CESPE/2010) No se admite proposta que apresente preos global ou unitrios simblicos, irrisrios ou de valor zero, incompatveis com os preos dos insumos e salrios de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 117

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO convocatrio da licitao no tenha estabelecido limites mnimos, exceto quando se referirem a materiais e instalaes de propriedade do prprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou totalidade da remunerao. Comentrio: Em conformidade com o princpio do julgamento objetivo, a Administrao ir apreciar as propostas apresentadas, a fim de verificar se esto adequadas ao que fora estabelecido objetivamente no edital, de acordo com o disposto no art. 44 da Lei de Licitaes, verbis:
Art. 44. No julgamento das propostas, a Comisso levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos por esta Lei.

Assim, de acordo com o 3, art. 44, Lei n 8.666/93, no se admitir proposta que apresente preos global ou unitrios simblicos, irrisrios ou de valor zero, incompatveis com os preos dos insumos e salrios de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatrio da licitao no tenha estabelecido limites mnimos, exceto quando se referirem a materiais e instalaes de propriedade do prprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou totalidade da remunerao. Gabarito: Certo.

104. (ANALISTA ARQUIVOLOGIA MPU CESPE/2010) Todos os valores, preos e custos utilizados nas licitaes tm como expresso monetria a moeda corrente nacional, ressalvadas as concorrncias de mbito internacional, para as quais o edital deve ajustar-se s diretrizes da poltica monetria e do comrcio exterior e atender s exigncias dos rgos competentes. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 118

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO De acordo com o art. 5 da Lei de Licitaes, todos os valores, preos e custos utilizados nas licitaes tero como expresso monetria a moeda corrente nacional. Todavia, ressalva-se as concorrncias de mbito internacional, nas quais o edital dever ajustar-se s diretrizes da poltica monetria e do comrcio exterior e atender s exigncias dos rgos competentes, observando o seguinte:
Art. 42. Nas concorrncias de mbito internacional, o edital dever ajustar-se s diretrizes da poltica monetria e do comrcio exterior e atender s exigncias dos rgos

competentes. 1 Quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preo em moeda estrangeira, igualmente o poder fazer o licitante brasileiro. 2 O pagamento feito ao licitante brasileiro eventualmente contratado em virtude da licitao de que trata o pargrafo anterior ser efetuado em moeda brasileira, taxa de cmbio vigente no dia til imediatamente anterior data do efetivo pagamento. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 3 As garantias de pagamento ao licitante brasileiro sero equivalentes quelas oferecidas ao licitante estrangeiro. 4 Para fins de julgamento da licitao, as propostas

apresentadas por licitantes estrangeiros sero acrescidas dos gravames conseqentes dos mesmos tributos que oneram exclusivamente os licitantes brasileiros quanto operao final de venda. 5 Para a realizao de obras, prestao de servios ou aquisio de bens com recursos provenientes de financiamento ou doao oriundos de agncia oficial de cooperao estrangeira ou organismo financeiro multilateral de que o Brasil seja parte, podero ser admitidas, na respectiva licitao, as condies decorrentes de acordos, protocolos, convenes ou tratados internacionais aprovados pelo Congresso Nacional, bem como as normas e procedimentos daquelas entidades, inclusive quanto ao critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a

administrao, o qual poder contemplar, alm do preo, outros

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 119

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
fatores de avaliao, desde que por elas exigidos para a obteno do financiamento ou da doao, e que tambm no conflitem com o princpio do julgamento objetivo e sejam objeto de despacho motivado do rgo executor do contrato, despacho esse ratificado pela autoridade imediatamente superior. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 6 As cotaes de todos os licitantes sero para entrega no mesmo local de destino.

Gabarito: Certo.

105. (TCNICO JUDICIRIO TRE/BA CESPE/2010) Se, em licitao realizada por determinado tribunal, para a contratao de determinado bem de tecnologia da informao por meio de concorrncia, a comisso de licitao, ao abrir o envelope das propostas em sesso pblica, verificar que duas empresas cotaram o mesmo preo, e, nesse momento, o representante de uma dessas empresas manifestar-se no sentido de que pode dar outras vantagens no previstas no edital, o presidente da comisso de licitao agir corretamente ao desconsiderar a vantagem oferecida aps a abertura das propostas. Comentrio: No poder ser aceita qualquer outra vantagem ou proposta que no tenha sido apresentada no momento oportuno, sob pena de violao do prprio procedimento, dando ensejo a nulidade da licitao. Assim, conforme disposto no 2 do art. 44 da Lei n 8.666/93, no se considerar qualquer oferta de vantagem no prevista no instrumento convocatrio, nestes exatos termos:
Art. 44. No julgamento das propostas, a Comisso levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos por esta Lei. 2 No se considerar qualquer oferta de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 120

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
vantagem no prevista no edital ou no convite, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido, nem preo ou vantagem baseada nas ofertas dos demais licitantes.

Gabarito: Certo.

106. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) Menor preo e melhor tcnica so modalidades de licitao. Comentrio: Lembremos que as modalidades de licitao so: concorrncia, tomada de preo, convite, concurso, leilo e prego. (E, ainda, consulta, para as agncias reguladoras). De outro lado, os tipos de licitao, conforme dispe o art. 40, 1, da Lei n 8.666/93, so: a) menor preo; b) a de melhor tcnica; c) tcnica e preo; d) maior lance ou oferta Assim, menor preo e melhor oferta so tipos de licitao e no modalidades. Gabarito: Errado.

107. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Tipo de licitao o critrio de julgamento utilizado pela administrao para seleo da proposta mais vantajosa, enquanto modalidade de licitao procedimento e, portanto, ambos no se confundem. Comentrio: Modalidade de licitao o procedimento adotado, ou seja, o caminho utilizado para a realizao da contratao do objeto pretendido pela Administrao. Por outro lado, tipo de licitao o Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 121

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO critrio adotado pelo Edital ou instrumento convocatrio para proceder ao julgamento objetivo das propostas. Por isso, modalidade (procedimento) no se confunde com tipos (critrio de julgamento) de licitao. Gabarito: Certo.

108. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) O critrio de julgamento aplicvel a uma licitao vinculase ao tipo de licitao. Os tipos de licitao aplicveis a todas as modalidades de licitao so os de menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e maior lance ou oferta. Comentrio: Esses critrios ou tipos de licitao (menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e maior lance ou oferta) so aplicados a todas as modalidades de licitao, exceto o concurso que ter regulamento prprio. Ento, o concurso no utiliza tais critrios ou tipos de licitao, devendo o critrio de julgamento dos trabalhos ser definido no regulamento do concurso que vai dispor acerca do procedimento para a seleo dos trabalhos. Gabarito: Errado.

109. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) A revogao da licitao ato administrativo, exigindo, portanto, a devida fundamentao e motivao (justo motivo para seu desfazimento), assim como o cumprimento das disposies legais. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 122

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Perfeito. De fato, como estabelece o art. 49, Lei n 8.666/93, a autoridade competente para a aprovao do procedimento somente poder revogar a licitao por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anul-la por ilegalidade, de ofcio ou por provocao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. Gabarito: Certo.

110. (ANALISTA EBC CESPE/2011) A anulao de procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera, em regra, obrigao de indenizar. Comentrio: De acordo com o art. 49 da Lei 8.666/93, a autoridade competente para a aprovao do procedimento somente poder revogar a licitao por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anul-la por ilegalidade, de ofcio ou por provocao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. Observe, assim, que a anulao do procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera obrigao de indenizar, ressalvado o disposto no pargrafo nico do art. 59 da Lei, que assim expressa:
Art. 59. A declarao de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, alm de desconstituir os j produzidos. Pargrafo nico. A nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 123

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
declarada e por outros prejuzos regularmente

comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

Gabarito: Certo.

111. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Determinado rgo pblico licitou material de expediente e limpeza e dois dos licitantes deram causa invalidao do procedimento licitatrio, que foi anulado, por motivo de ilegalidade. Nessa situao, a anulao da licitao gera para o referido rgo pblico a obrigao de indenizar os citados licitantes. Comentrio: Nos termos do 1 do art. 49 da Lei 8.666/93, em regra, a anulao do procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera obrigao de indenizar. Gabarito: Errado.

112. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) O ato revogatrio da licitao, quando antecedente homologao e adjudicao, perfeitamente pertinente e no enseja contraditrio. S possvel o contraditrio antecedendo a revogao quando h direito adquirido das empresas concorrentes, o que s ocorre aps a homologao e adjudicao do servio licitado. Comentrio: Com efeito, estabelece o art. 49, 3, que:
Art. 49. A autoridade competente para a aprovao do procedimento somente poder revogar a licitao por

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 124

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
razes de interesse pblico decorrente de fato

superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anul-la por ilegalidade, de ofcio ou por provocao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. 3 No defesa. caso de desfazimento do processo licitatrio, fica assegurado o contraditrio e a ampla

Cuidado, no entanto, e como no poderia deixar de ser, devemos ficar antenados jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia que entende que "a revogao da licitao, quando antecedente da homologao e adjudicao, perfeitamente pertinente e no enseja contraditrio. S h contraditrio antecedendo a revogao quando h direito adquirido das empresas concorrentes, o que s ocorre aps a homologao e adjudicao do servio licitado", conforme o seguinte julgado:
RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. ADMINISTRATIVO. LICITAO. MODALIDADE. PREGO ELETRNICO. REVOGAO. AUSNCIA DE COMPETITIVIDADE. POSSIBILIDADE. DEVIDO PROCESSO LEGAL. OBSERVNCIA. RECURSO DESPROVIDO. 1. Na hiptese dos autos, a Secretaria de Estado da Cultura instaurou prego eletrnico para a aquisio de utilitrios e eletrodomsticos. Aps a habilitao das empresas licitantes, foi realizada a sesso pblica de licitao, tendo sido classificadas as seguintes empresas: (a) Cibrel Comercial Brasileira de Refrigerao Ltda no Lote 1 para a aquisio de mveis e equipamentos; (b) Kastelo Comrcio de Manufaturados Ltda no Lote 2 para a aquisio de persianas. No entanto, o Governador do Estado do Paran homologou apenas o Lote 1 e no aprovou o Lote 2, por entender que no houve competitividade neste ltimo, tendo em vista a presena apenas de um nico licitante. Determinou, a seguir, fosse aberta vista, pelo prazo de cinco dias, empresa interessada, em respeito ao contraditrio e ampla

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 125

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
defesa. Nesse contexto, a recorrente manifestou-se,

requerendo a homologao do procedimento licitatrio de que foi vencedora e, por conseguinte, sua contratao com o Estado. Todavia, seu pedido de reconsiderao foi indeferido. Em seguida, foi revogado o Lote 2 do prego eletrnico, com fundamento no art. 49 da Lei 8.666/93 e nas informaes apresentadas pela Assessoria Jurdica da Casa Civil. 2. No se configurou a alegada violao do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa. Isso, porque a revogao do prego eletrnico ocorreu apenas aps a manifestao da empresa que no obteve aprovao no certame. 3. Ainda que no tivesse sido respeitado o contraditrio, o ato revogatrio no estaria eivado de ilegalidade, porquanto a jurisprudncia desta Corte de Justia, nas hipteses de revogao de licitao antes de sua homologao, faz ressalvas aplicao do disposto no art. 49, 3, da Lei 8.666/93 ("no caso de desfazimento do processo licitatrio, fica assegurado o contraditrio e a ampla defesa"). Entende, nesse aspecto, que o contraditrio e a ampla defesa somente so exigveis quando o procedimento licitatrio houver sido concludo. Assim, "a revogao da licitao, quando antecedente da homologao e adjudicao, enseja antecedendo a perfeitamente S revogao pertinente h quando h e no contraditrio. contraditrio direito

adquirido das empresas concorrentes, o que s ocorre aps a homologao e adjudicao do servio licitado" (RMS 23.402/PR, 2 Turma, Rel. Min. Eliana Calmon, DJe de 2.4.2008). 4. Administrao Pblica, no mbito de seu poder discricionrio, dado revogar o procedimento licitatrio, por razes de interesse pblico. Todavia, ao Poder Judicirio compete apenas avaliar a legalidade do ato, de maneira que lhe vedado adentrar o mbito de sua discricionariedade, fazendo juzo a respeito da

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 126

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
convenincia e oportunidade, bem como acerca da efetiva existncia de interesse pblico. 5. A revogao do certame ato administrativo, exigindo, portanto, a devida fundamentao e motivao (justo motivo 6. O para art. 49 seu da desfazimento), Lei de assim e como o cumprimento das disposies legais. Licitaes Contratos Administrativos prev a possibilidade de revogao do procedimento licitatrio, em caso de interesse pblico, "decorrente conduta". Por sua vez, o art. 18, caput, do Decreto 3.555/2000, o qual regulamenta a modalidade de licitao denominada prego, dispe que "a autoridade competente para determinar a contratao poder revogar a licitao em face de razes de interesse pblico, derivadas de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anul-la por ilegalidade, de ofcio ou por provocao de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado". 7. No caso em exame, o Governador do Estado do Paran revogou o prego eletrnico, de forma fundamentada e com supedneo nos referidos dispositivos legais e em parecer da Assessoria Jurdica da Casa Civil, entendendo pela ausncia de competitividade no certame, na medida em que houve a participao efetiva de apenas uma empresa, o que impossibilitou a Administrao Pblica de analisar a melhor oferta e dar cumprimento ao princpio da proposta mais vantajosa. 8. A participao de um nico licitante no procedimento licitatrio configura falta de competitividade, o que autoriza a revogao do certame. Isso, porque uma das finalidades da licitao a obteno da melhor proposta, com mais vantagens e prestaes menos onerosas para a Administrao, em uma relao de custo-benefcio, de modo que deve ser garantida, para tanto, a participao do maior nmero de competidores possveis. de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 127

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
9. "Falta de competitividade que se vislumbra pela s participao de duas empresas, com ofertas em valor bem aproximado 2.4.2008). 10. Maral Justen Filho, ao comentar o art. 4 da Lei do Prego (Lei 10.520/2002), no entanto, para afirma que o que "poderia no Tal reconhecer-se, sujeitos legislador do prego. ao limite mximo estabelecido" (RMS 23.402/PR, 2 Turma, Rel. Min. Eliana Calmon, DJe de

vislumbrou possvel a hiptese de um nmero reduzido de acorrerem participar pressuposio decorreu da presuno de que o mercado disputaria acesamente a contratao, em vista de versar sobre bem ou servio nele disponvel. Portanto, imaginase que haver um grande nmero de interessados em participar da disputa. Se tal no ocorrer, a Administrao dever revisar a situao para reafirmar se existe efetivamente bem ou servio comum. Dito de outro modo, o problema do nmero reduzido de participantes no a ofensa a alguma vedao expressa Lei, mas o surgimento de indcio de que a modalidade de prego inaplicvel e redundar em contratao pouco vantajosa para o interesse pblico. Deve investigar-se a divulgao adotada e questionar-se o motivo pelo qual fornecedores atuantes no mercado no demonstraram interesse em disputar o contrato" (in Prego - Comentrios legislao do prego comum e eletrnico, So Paulo: Dialtica, 2003, p. 120). 11. Recurso ordinrio desprovido. (RMS 23.360/PR, TURMA, Rel. Ministra em DENISE ARRUDA, DJe PRIMEIRA 17/12/2008) julgado 18/11/2008,

Gabarito: Certo.

113. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/RR CESPE/2008) A modalidade de licitao denominada prego de utilizao exclusiva da Unio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 128

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Comentrio: O prego foi institudo pela Medida Provisria n 2.026/00, que estabelecia sua aplicao somente para a Unio e seus rgos, muito embora, j houvesse previso na Lei n 9.472/97 (lei das agncias reguladoras) dessa modalidade de licitao, aplicvel somente s agncias. Nascida assim, a lei sobre o Prego, em ambas as hipteses, foi severamente criticada, na medida em que modalidade de licitao disposio que deva estar contida em norma de alcance geral. Por isso, a Lei n 10.520/02 estendeu o alcance da nova modalidade a todos os entes polticos, tencionando afastar a pecha de inconstitucionalidade. Est regulamentado, no mbito federal, pelo Decreto 3.555/00, dentre outros decretos. O prego modalidade utilizada para contratao de bens e servios comuns, cujos padres de desempenho e qualidade sejam objetivamente definidos no edital. O intervalo mnimo de 8 dias teis. importante destacar que essa modalidade no adota limite de valor, ou seja, poder ser utilizada para quaisquer valores, desde que estejamos diante de bens e servios comuns. , no entanto, vedada a utilizao de prego para a contratao de obras e servios de engenharia, alienaes em geral, locaes imobilirias, compras e contrataes de bens e servios de informtica e automao. Observao de destaque no sentido de que, na prtica a Administrao Pblica, tem utilizado o prego para compra de computadores, monitores etc, o que vem sendo criticado por alguns. Todavia, em tais casos o objeto simples, o que estaria compreendido em bens comuns.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 129

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Podemos dizer que h duas espcies de prego, o presencial e o eletrnico. O prego eletrnico ocorre por meio de sistema de processamento de dados, em que todos os licitantes so cadastrados e conferido acesso por meio de senha pessoal e intransfervel. A caracterstica mais marcante do prego a inverso das fases de classificao e habilitao. No prego primeiro se aprecia a proposta. Nessa fase, h dois momentos, o da abertura, listando os valores de todos os participantes, com a seleo da de melhor valor e aquelas que estiverem at o limite de 10% desta. Depois disso, passase a fase dos lances verbais em que os selecionados podero disputar o objeto dando os lances que entenderem, o que der o menor preo ser o vencedor. Gabarito: Errado.

114. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) No prego, no se leva em considerao o valor da contratao, mas, sim, as caractersticas dos bens ou servios, que devem ser comuns. Comentrio: Como ressaltei, no prego no se leva em considerao o valor a ser contratado, mas a natureza do objeto, ou seja, se so bens ou servios comuns, considerados aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. Gabarito: Certo.

115. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A modalidade de licitao denominada prego pode ser utilizada para a aquisio de bens e servios de informtica e automao, Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 130

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO considerados como bens e servios comuns. Comentrio: Bens e servios de informtica e automao no so considerados bens e servios comuns, de modo que no podem ser adquiridos por meio do prego. preciso, no entanto, perceber que a aquisio de microcomputadores, impressoras, notebook's poder ser realizada por prego, por serem considerados bens comuns, o que no poder ser realizado equipamentos ou servios de informtica singulares, especiais, que sejam necessria a utilizao de critrio no definido apenas pela valor, ou nos casos em que sejam destinados automao. Com efeito, o Decreto n 3.555/00, regulamenta Lei n 10.520/01, estabelecendo quais so os bens e servios comuns, nos seguintes termos:
BENS COMUNS 1. Bens de Consumo 1.1 gua mineral 1.2 Combustvel e lubrificante 1.3 Gs 1.4 Gnero alimentcio 1.5 Material de expediente 1.6 Material hospitalar, mdico e de laboratrio 1.7 Medicamentos, drogas e insumos farmacuticos 1.8 Material de limpeza e conservao 1.9 Oxignio 1.10 Uniforme 2. Bens Permanentes 2.1 Mobilirio 2.2 Equipamentos em geral, exceto bens de informtica 2.3 Utenslios de uso geral, exceto bens de informtica 2.4 Veculos automotivos em geral 2.5 Microcomputador de mesa ou porttil ("notebook"), monitor de vdeo e impressora

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 131

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
SERVIOS COMUNS 1. Servios de Apoio Administrativo 2. Servios de Apoio Atividade de Informtica 2.1 Digitao 2.2. Manuteno 3. Servios de Assinaturas 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. Jornal Peridico Revista Televiso via satlite Televiso a cabo

4. Servios de Assistncia 4.1. Hospitalar 4.2. Mdica 4.3. Odontolgica 5. Servios de Atividades Auxiliares 5.1. Ascensorista 5.2.. Auxiliar de escritrio 5.3. Copeiro 5.4. Garom 5.5. Jardineiro 5.6. Mensageiro 5.7. Motorista 5.8. Secretria 5.9. Telefonista 6. Servios de Confeco de Uniformes 7. Servios de Copeiragem 8. Servios de Eventos 9. Servios de Filmagem 10. Servios de Fotografia 11. Servios de Gs Natural 12. Servios de Gs Liqefeito de Petrleo 13. Servios Grficos 14. Servios de Hotelaria 15. Servios de Jardinagem 16. Servios de Lavanderia 17. Servios de Limpeza e Conservao 18. Servios de Locao de Bens Mveis

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 132

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
19. Servios de Manuteno de Bens Imveis 20. Servios de Manuteno de Bens Mveis 21. Servios de Remoo de Bens Mveis 22. Servios de Microfilmagem 23. Servios de Reprografia 24. Servios de Seguro Sade 25. Servios de Degravao 26. Servios de Traduo 27. Servios de Telecomunicaes de Dados 28. Servios de Telecomunicaes de Imagem 29. Servios de Telecomunicaes de Voz 30. Servios de Telefonia Fixa 31. Servios de Telefonia Mvel 32. Servios de Transporte 33. Servios de Vale Refeio 34. Servios de Vigilncia e Segurana Ostensiva 35. Servios de Fornecimento de Energia Eltrica 36. Servios de Apoio Martimo 37. Servio de Aperfeioamento, Capacitao e Treinamento

Gabarito: Errado.

116. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) O prego uma modalidade alternativa, para contratao de bens e servios comuns, ao convite, tomada de preos e concorrncia. Comentrio: O prego no uma modalidade obrigatria, uma opo para o Administrador, que poder, discricionariamente, decidir por adotar o prego ou a modalidade correspondente ao valor da contratao, quando se tratar de bens e servios comuns. Nestes termos, o art. 1 da Lei n 10.520/02 estabelece que para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 133

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Vse, portanto, que no se trata de modalidade obrigatria, mas facultativa, que dever ser, conforme a convenincia e oportunidade, utilizada ou no pelo rgo ou entidade quando pretender licitar para contratar bens ou servios comuns. Todavia, cumpre dizer que no mbito da Unio, as contrataes de bens e servios comuns devero obrigatoriamente utilizar o prego e preferencialmente o eletrnico, conforme Dec. 5.540/05. Outrossim, importante ainda sabermos que o Dec. 5.504/05 estabeleceu a obrigatoriedade de utilizao do prego, para a contratao de bens e servios comuns, quando se utilize recursos repassados pela Unio, tal como para Municpios, OS e OSCIP's. Gabarito: Certo.

117. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade prego, ressalvadas as hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao e as restries expressas quanto ao valor da contratao. Comentrio: No prego no h qualquer restrio ao valor, o seu alcance definido pelo objeto que a aquisio de bens e servios comuns, conforme art. 1 da Lei n 10.520/02 que assim dispe:
Art. 1 Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego, que ser regida por esta Lei. Pargrafo nico. Consideram-se bens e servios comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 134

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Gabarito: Errado.

118. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Uma das caractersticas que tornam o prego mais atraente para a administrao a possibilidade de realizar vrias licitaes para a aquisio de bens ou servios da mesma natureza sem que se possa imputarlhe responsabilidade por fracionamento de despesa, ainda que resultante de planejamento inadequado. Comentrio: No prego, o valor da contratao irrelevante, pois, conforme ressaltado, tratase de modalidade definida pelas caractersticas do objeto (bens e servios comuns). Assim, no vedado o fracionamento do objeto. Digase, no entanto, que mesmo nas licitaes ditas comuns (concorrncia, tomada de preo e convite) h uma restrio a fim de evitar a utilizao de modalidade indevida, sendo possvel tal prtica desde que no signifique burla a modalidade de licitao definida em razo do valor do contrato. Com efeito, no prego, bom dizer, pode a Administrao abrir concomitante quantos entender conveniente e oportuno, desde que presentes vantagens de ordem econmica, ou seja, vantajosidade para a Administrao, com a ampliao da competitividade. Gabarito: Certo.

119. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Na modalidade prego, a habilitao dos licitantes fase posterior ao julgamento e classificao. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 135

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Uma das caractersticas que tornam o prego um excelente instrumento para a Administrao Pblica a fim de contratar bens e servios comuns o fato de que suas fases no observam a mesma ordem estabelecida para as licitaes denominadas comuns (concorrncia, tomada de preo e convite). Lembremos que nas licitaes comuns as fases esto definidas de acordo com a seguinte seqncia: abertura, habilitao, julgamento e classificao, adjudicao e homologao. No prego h inverso da fase de julgamento e classificao com a da habilitao, ou seja, primeiro se tem o julgamento das propostas, com debates orais e, aps, sagradose o vencedor que se passa a fase de habilitao. Veja que isso simplifica em muito o trabalho da Administrao na medida em que no ter que verificar os documentos de habilitao de todos os licitantes, mas apenas do vencedor. E, a propsito, se tais documentos no estiverem de acordo com o estabelecido no Edital, sofrer o licitante sanes por agir de mf, uma vez que declarou atender todos os requisitos do edital. Assim, no prego a habilitao fase posterior ao julgamento e classificao. Com efeito, a fase externa do prego ser iniciada com a convocao dos interessados e observar o seguinte:
Convocao dos interessados por meio de publicao de aviso em dirio oficial do respectivo ente federado ou, no existindo, em jornal de circulao local, e facultativamente, por meios eletrnicos e conforme o vulto da licitao, em jornal de grande circulao; Do aviso constaro a definio do objeto da licitao, a indicao do local, dias e horrios em que poder ser lida ou obtida a ntegra do edital;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 136

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Do edital constaro todos os elementos necessrios ao certame, as normas que disciplinarem o procedimento e a minuta do contrato, quando for o caso;

Cpias do edital e do respectivo aviso sero colocadas disposio de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na forma da Lei n 9.755/98;

O prazo fixado para a apresentao das propostas, contado a partir da publicao do aviso, no ser inferior a 8 (oito) dias teis;

No dia, hora e local designados, ser realizada sesso pblica para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificarse e, se for o caso, comprovar a existncia dos necessrios poderes para formulao de propostas e para a prtica de todos os demais atos inerentes ao certame;

Aberta a sesso, os interessados ou seus representantes, apresentaro declarao dando cincia de que cumprem plenamente os requisitos de habilitao e entregaro os envelopes contendo a indicao do objeto e do preo oferecidos, procedendose sua imediata abertura e verificao da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatrio;

No curso da sesso, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preos at 10% (dez por cento) superiores quela podero fazer novos lances verbais e sucessivos, at a proclamao do vencedor;

No havendo pelo menos 3 (trs) ofertas nas condies definidas no inciso anterior, podero os autores das melhores propostas, at o mximo de 3 (trs), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preos oferecidos;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 137

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Para

julgamento

classificao

das

propostas,

ser

adotado o critrio de menor preo, observados os prazos mximos para fornecimento, as especificaes tcnicas e parmetros mnimos de desempenho e qualidade definidos no edital; Examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade; Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro proceder abertura do invlucro contendo os documentos de habilitao do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificao do atendimento das condies fixadas no edital; A habilitao farse com a verificao de que o licitante est em situao regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovao de que atende s exigncias do edital quanto habilitao jurdica e qualificaes tcnica e econmicofinanceira; Os licitantes podero deixar de apresentar os documentos de habilitao que j constem de por do Sistema Sicaf de e Cadastramento sistemas Unificado Fornecedores

semelhantes

mantidos

Estados,

Distrito

Federal ou Municpios, assegurado aos demais licitantes o direito de acesso aos dados nele constantes; Verificado o atendimento das exigncias fixadas no edital, o licitante ser declarado vencedor; Se a oferta no for aceitvel ou se o licitante desatender s exigncias habilitatrias, o pregoeiro examinar as ofertas subseqentes e a qualificao dos licitantes, na ordem de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 138

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
classificao, e assim sucessivamente, at a apurao de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor; Na apreciao das propostas, o pregoeiro poder negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preo melhor; Declarado o vencedor, qualquer licitante poder manifestar imediata e motivadamente a inteno de recorrer, quando lhe ser concedido o prazo de 3 (trs) dias para apresentao das razes do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra razes em igual nmero de dias, que comearo a correr do trmino do prazo do recorrente, sendolhes assegurada vista imediata dos autos; O acolhimento de recurso importar a invalidao apenas dos atos insuscetveis de aproveitamento; A falta de manifestao imediata e motivada do licitante importar vencedor; Decididos os recursos, a autoridade competente far a adjudicao do objeto da licitao ao licitante vencedor; Homologada a licitao pela autoridade competente, o adjudicatrio ser convocado para assinar o contrato no prazo definido em edital; e Se o licitante vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, no celebrar o contrato, aplicar se as sanes legais, passandose s ofertas subseqentes. a decadncia do direito de recurso e a adjudicao do objeto da licitao pelo pregoeiro ao

Gabarito: Certo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 139

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

120. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Atualmente, a modalidade de licitao denominada prego muito utilizada via Internet, caso em que todos os participantes, online, apresentam suas propostas dentro de um prazo de tempo predeterminado. Comentrio: Conforme salientamos, h duas espcies de prego: prego presencial e prego eletrnico. A Lei do Prego estabelece que poder ser realizado o prego por meio da utilizao de recursos de tecnologia da informao, nos termos de regulamentao especfica. Assim, a utilizao do prego eletrnico dever ser regulamentada por cada ente estatal. Em todo caso os participantes por sistema eletrnico tero acesso ao ambiente de licitao (sesso pblica), por meio de chave prpria, adquirida via cadastramento, a fim de enviar suas propostas, em tempo determinado para isso e, posteriormente, dar os lances. Gabarito: Certo.

121. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Somente poder atuar como pregoeiro o servidor que tenha realizado capacitao especfica para exercer a funo, sendo uma de suas atribuies o credenciamento dos interessados em participar da licitao. Comentrio: O pregoeiro dever ser servidor devidamente qualificado Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 140

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO e habilitado para o exerccio da funo, todavia, no cabe ao pregoeiro efetuar o credenciamento dos interessados. Tanto o credenciamento do pregoeiro, quanto dos interessados caber a autoridade competente do rgo ou entidade. Ao pregoeiro caber:
I coordenar o processo licitatrio; II receber, examinar e decidir as impugnaes e consultas ao edital, apoiado pelo setor responsvel pela sua elaborao; III conduzir a sesso pblica na internet; IV verificar a conformidade da proposta com os requisitos

estabelecidos no instrumento convocatrio; V dirigir a etapa de lances; VI verificar e julgar as condies de habilitao; VII receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando

autoridade competente quando mantiver sua deciso; VIII indicar o vencedor do certame; IX adjudicar o objeto, quando no houver recurso; X conduzir os trabalhos da equipe de apoio; XI encaminhar o processo devidamente instrudo autoridade superior e propor a homologao.

Gabarito: Errado.

122. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Os tipos de licitao a serem utilizados na modalidade prego so menor preo e menor lance ou oferta. Comentrio: A licitao na modalidade prego sempre adotar o critrio de julgamento, ou tipo de licitao, de menor preo, conforme art. 4, inc. X, da Lei n 10.520/02, que assim dispe:
X para julgamento e classificao das propostas, ser adotado o

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 141

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
critrio de menor preo, observados os prazos mximos para fornecimento, as especificaes tcnicas e parmetros mnimos de desempenho e qualidade definidos no edital;

Gabarito: Errado.

123. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Na modalidade prego, examinada a proposta classificada em primeiro lugar, caber ao ordenador de despesas decidir motivadamente a respeito da aceitabilidade dessa proposta. Comentrio: No cabe ao ordenador de despesas verificar a aceitabilidade da proposta. Compete ao pregoeiro decidir, motivadamente, a respeito da proposta. Significa dizer que examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade (art. 4, inc. XI, da Lei n 10.520/02). Gabarito: Errado.

124. (AGENTE ADMINISTRATIVO AGU CESPE/2010) Na hiptese de haver desateno s formalidades legais, facultado a qualquer pessoa impugnar, na forma eletrnica, o ato convocatrio do prego, desde que em at vinte e quatro horas antes da data fixada para abertura da sesso pblica. Comentrio: O regulamento do prego, Decreto 3.555/00, em seu artigo 12, determina que:
Art. 12. At dois dias teis antes da data fixada para

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 142

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
recebimento das propostas, qualquer pessoa poder solicitar esclarecimentos, providncias ou impugnar o ato convocatrio do prego.

Gabarito: Errado.

125. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/ES CESPE/2011) O agente pblico que devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio cometer crime. Comentrio: Observe que, o agente pblico que devassar o sigilo de proposta cometer o ilcito penal tipificado no art. 94 da Lei 8.666/93, que assim prescreve:
Art. 94. Devassar devass-lo: Pena - deteno, de 2 (dois) a 3 (trs) anos, e multa. o sigilo de proposta apresentada em

procedimento licitatrio, ou proporcionar a terceiro o ensejo de

Gabarito: Certo. Por hoje isso, pessoal. Vamos fortes e determinados nos estudos. Grande abrao e bons estudos. Prof. Edson Marques

QUESTES SELECIONADAS 1. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) A obrigatoriedade de licitao princpio expresso na Constituio Federal de 1988. 2. (ANALISTA ARQUIVOLOGIA MPU CESPE/2010) Os rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 143

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios esto subordinados ao regime dessa lei. 3. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Um rgo do Ministrio Pblico estadual, ao realizar determinado certame licitatrio, subordinase, no que couber, s normas gerais de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993. 4. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) A sociedade de economia mista, diferentemente das empresas pblicas, no obrigada a licitar. 5. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2008) Segundo liminar em mandado de segurana deferida PETROBRAS, o Supremo Tribunal Federal abriu a possibilidade para que as empresas pblicas e sociedades de economia mista que atuem em atividades econmicas e tenham regulamentos prprios licitatrios no precisem seguir a Lei n 8.666/1993. 6. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) Licitao o procedimento administrativo pelo qual um rgo pblico convoca interessados para apresentao de propostas para alienao, aquisio, locao de bens, bem como a realizao de obras ou servios. 7. (ANALISTA JUDICIARIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) De acordo com a legislao brasileira, a licitao deve seguir, obrigatoriamente, os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. 8. (TCNICO JUDICIRIO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) O objetivo primordial da licitao garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, sempre selecionando a proposta que apresente o menor preo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 144

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 9. (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MPE/RR CESPE/2008) A regra que determina que todas as contrataes da administrao pblica devam ser feitas mediante licitao pblica tem, entre suas funes, a de assegurar o princpio da isonomia. 10. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Embora o princpio do formalismo no esteja expresso na Lei de Licitaes, todo procedimento licitatrio se caracteriza pela formalidade e solenidade; por essa razo, o desrespeito a esse princpio acarreta a nulidade do certame devido a vcio de forma. 11. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) O licitante dever observar as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio, todavia administrao pblica dado direito de, discricionariamente, no observar o objeto ou as condies contidas no edital, em virtude do seu poder de imprio. 12. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) O princpio do sigilo na apresentao das propostas foi implicitamente revogado com o advento da CF de 1988 e legislao posterior, que determina que o procedimento licitatrio ser regido pelo princpio da publicidade 13. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) Segundo o princpio da adjudicao compulsria, a administrao pblica est obrigada a atribuir o objeto da licitao ao vencedor, no sendo mais permitida, nessa fase, a revogao. 14. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) De acordo com o princpio da moralidade, o vencedor da licitao tem direito subjetivo adjudicao do objeto licitado. 15. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio destinase exclusivamente a garantir o direito dos licitantes perante a administrao pblica. 16. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/PI CESPE/2008) Conforme o princpio do julgamento objetivo, o julgamento das propostas deve ser feito de acordo com os critrios fixados no instrumento convocatrio. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 145

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

17. (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MPE/RR CESPE/2008) A fim de comprar carteiras escolares para as escolas do municpio, o prefeito de determinada cidade contratou, sem licitao, uma empresa especializada pertencente a seu amigo. O prefeito alegou que a empresa tem longa experincia no setor de carteiras escolares e que os valores cobrados esto compatveis com o preo de mercado, razo pela qual no seria necessrio o processo licitatrio. Considerando essa situao e os princpios que regem a administrao pblica, julgue: *** A contratao feita pelo prefeito, embora no precedida de licitao, vlida porque atendeu ao princpio da eficincia. 18. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STF CESPE/2008) Em procedimentos licitatrios, o princpio da adjudicao compulsria ao vencedor impede que se abra nova licitao enquanto for vlida a adjudicao anterior. 19. (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MPE/RR CESPE/2008) A fim de comprar carteiras escolares para as escolas do municpio, o prefeito de determinada cidade contratou, sem licitao, uma empresa especializada pertencente a seu amigo. O prefeito alegou que a empresa tem longa experincia no setor de carteiras escolares e que os valores cobrados esto compatveis com o preo de mercado, razo pela qual no seria necessrio o processo licitatrio. Considerando essa situao e os princpios que regem a administrao pblica, julgue: *** Se a empresa realmente for especializada e os preos estiverem compatveis com o preo cobrado pelas concorrentes, a referida contratao ter sido regular, e estar em consonncia com os princpios que regem a administrao pblica. 20. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A adjudicao compulsria ao vencedor da licitao corresponde celebrao do contrato. 21. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Se a administrao pblica iniciar procedimento licitatrio cujo objeto seja bem sem similaridade ou bem de marca, caractersticas ou especificaes exclusivas, a licitao ser invlida, considerando-se que Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 146

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO a lei veda, em carter absoluto, a incluso, no objeto da licitao, de bens e servios sem similaridade ou de marcas e especificaes exclusivas. 22. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA STJ CESPE/2008) A concesso de direito real de uso de bens pblicos imveis construdos, destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica, no precisa ser licitada. 23. (JUIZ DE DIREITO TJ/SE CESPE/2008) A alienao de bens imveis de propriedade de empresas pblicas depende de autorizao legislativa. 24. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) Caso a administrao pblica pretenda vender bens mveis, tal alienao estar subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e de licitao e depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais. 25. (TCNICO JUDICIRIO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) No que tange dispensa de licitao, o rol de casos previstos na Lei n. 8.666/1993 taxativo e, portanto, outras situaes, mesmo que similares s previstas, no ensejam a dispensa. 26. (ANALISTA JUDICIRIO STM CESPE/2011) A contratao do arquiteto Oscar Niemeyer para realizar um projeto arquitetnico em Braslia um exemplo de situao que enseja dispensa de licitao. 27. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) A dispensa de licitao para a compra de hortifrutigranjeiros por fundao pblica federal permanente. 28. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) De acordo com a lei, dispensada a licitao para a prestao de servios de informtica a pessoa jurdica de direito pblico interno por rgos ou entidades que, criados para esse fim especfico, integrem a administrao pblica. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 147

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

29. (ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JUNIOR CNPQ CESPE/2011) Configura-se hiptese de dispensa de licitao a contratao realizada por instituio cientfica e tecnolgica (ICT) ou por agncia de fomento para a transferncia de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de explorao de criao protegida. 30. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRFIA TJ/ES CESPE/2011) Suponha-se que, diante das fortes chuvas de vero no Sudeste do Brasil, um estado-membro dessa regio resolva decretar estado de calamidade pblica, razo pela qual passe a ser urgente o atendimento das demandas da comunidade atingida. Nesse caso hipottico, uma obra pblica poder ser iniciada, com dispensa de licitao, independentemente do prazo para a sua concluso. 31. (TCNICO ADMINISTRATIVO MPU CESPE/2010) Considere que o governo de determinado estado-membro da Federao tenha realizado licitao, na modalidade convite, para contratar um escritrio de contabilidade para desempenhar atividades contbeis gerais, mas no tenha havido interessados. Nesse caso, permitida a contratao com dispensa de licitao, desde que observados os requisitos legais. 32. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/RR CESPE/2008) Em razo de situaes excepcionais, a dispensa de licitao possvel nos casos de guerra ou de grave perturbao da ordem. 33. (TABELIO TJDFT CESPE/2008) dispensvel a licitao em caso de fornecimento de bens ou servios, produzidos ou prestados no pas, desde que envolvam tanto a alta complexidade tecnolgica como a defesa nacional, situao que exige parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. 34. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STJ CESPE/2008) O estado X firmou contrato administrativo de obra pblica, no regime de administrao contratada. Para tanto, foi feita a licitao, sendo vencedora a empresa Y, ficando a empresa Z em segundo lugar. Passados nove meses do incio da execuo da obra, o referido contrato foi rescindido pela contratada. Acerca dessa situao hipottica, dos Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 148

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO contratos administrativos e da licitao, julgue: Na hiptese considerada, a administrao poder contratar a empresa Z, segunda colocada na referida licitao, com dispensa de licitao, desde que mantidas as mesmas condies oferecidas pelo licitante vencedor. 35. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A Unio firmou contrato de obra pblica com a construtora Cimento Forte Ltda., visando construir uma hidreltrica em um grande rio do estado do Par, obra essa que durar cerca de 3 anos, de forma a diminuir o risco futuro de crise de energia eltrica. Para tanto, utilizouse da dispensa de licitao. Nos termos desse contrato de obra pblica, todas as indenizaes por danos causados a terceiros em decorrncia da obra seriam suportadas pela construtora. Com base nessa situao hipottica, julgue: *** A situao descrita caracteriza emergncia, razo por que a contratao por meio de dispensa de licitao foi adequada. 36. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) Caso a Unio tenha de intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento, a licitao ser dispensvel. 37. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) A Unio, ao intervir no domnio econmico para normalizar o abastecimento ou regular preos, pode dispensar a licitao. 38. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) A licitao ser dispensvel quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao. 39. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRAFIA TRE/BA CESPE/2010) Denomina-se licitao deserta quela em que, apesar de terem comparecido interessados, nenhum selecionado em decorrncia da desclassificao do certame. 40. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO INCA CESPE/2010) dispensvel a licitao quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 149

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO repetida sem prejuzo para a administrao, mantidas, nesse caso, todas as condies preestabelecidas. O processo de dispensa dever ser instrudo com a razo da escolha do fornecedor ou executante e a justificativa do preo. 41. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) A inviabilidade de competio o principal fundamento para que uma autarquia federal dispense a realizao de procedimento licitatrio para aquisio de material. 42. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Verificase a dispensa de licitao sempre que houver impossibilidade jurdica de competio. 43. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) As hipteses de dispensa de licitao previstas na Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, so taxativas, no comportando ampliao, segundo entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro. J em relao inexigibilidade, a referida lei no prev um numerus clausus. No caso de doao com encargo, estabelece o mencionado diploma legal que dever a administrao pblica realizar licitao, dispensada no caso de interesse pblico devidamente justificado. 44. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANATEL CESPE/2008) O artigo pertinente da Lei n. 8.666/1993, ao tratar dos casos de inexigibilidade de licitao, d espao ao administrador, dada a redao de seu caput, para enquadrar nessa espcie de contratao direta, outros casos alm dos exclusivamente arrolados nos seus incisos. 45. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STF CESPE/2008) A contratao de artistas consagrados pela crtica ou pelo pblico um exemplo de dispensa de licitao. 46. (TCNICO ADMINISTRATIVO MS CESPE/2010) dispensvel a licitao para a contratao de profissional de qualquer setor artstico, seja diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que o artista seja consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 150

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

47. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRAFIA TRE/BA CESPE/2010) H inexigibilidade de licitao na hiptese de contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 48. (ANALISTA EBC CESPE/2011) inexigvel a licitao para servios de publicidade e divulgao, por tratar-se da contratao de servio tcnico especializado e ser invivel a competio. 49. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) inexigvel a licitao para a aquisio, por determinado rgo pblico, de bens destinados exclusivamente pesquisa cientfica com recursos recebidos da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES). 50. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Considere que um rgo pblico tenha contratado, para a locao de imvel destinado ao atendimento de suas finalidades precpuas, determinada empresa, de forma direta, mediante inexigibilidade de licitao. Considere, ainda, que, para a contratao, tenham sido levadas em conta a localizao do prdio e a compatibilidade do valor da locao com o praticado no mercado, de acordo com avaliao prvia. Nessa situao, resta evidenciada hiptese legal de inexigibilidade de licitao, estando o ato em consonncia com a legislao de regncia. 51. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) considerada inexigvel a licitao para a aquisio de um produto de marca consagrada e notoriamente preferida no mbito da organizao pblica que realiza a licitao. 52. (TCNICO DE INFORMTICA MPU CESPE/2010) inexigvel a licitao para fornecimento de bens e servios produzidos ou prestados no pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. 53. (TODOS OS CARGOS N. SUPERIOR ANEEL CESPE/2010) De Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 151

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO acordo com a Lei de Licitaes, inexigvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. 54. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Para celebrar o aniversrio da cidade, o prefeito de um municpio brasileiro determinou que fossem tomadas as providncias para a contratao de um cantor consagrado pela crtica especializada e que comps uma famosa msica que enaltece a cidade. A apresentao ocorrer durante jantar em frente prefeitura. Em razo de sua notoriedade, o artista cobrou R$ 200.000,00 para se apresentar durante duas horas. Com base na situao descrita acima, julgue: A contratao do referido artista pode ocorrer por meio de dispensa de licitao, uma vez que a singularidade de sua atuao afasta a competitividade. 55. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Para celebrar o aniversrio da cidade, o prefeito de um municpio brasileiro determinou que fossem tomadas as providncias para a contratao de um cantor consagrado pela crtica especializada e que comps uma famosa msica que enaltece a cidade. A apresentao ocorrer durante jantar em frente prefeitura. Em razo de sua notoriedade, o artista cobrou R$ 200.000,00 para se apresentar durante duas horas. Com base na situao descrita acima, julgue: *** Para essa contratao, necessria a instaurao de processo em que o administrador justifique as razes de sua escolha. 56. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Para celebrar o aniversrio da cidade, o prefeito de um municpio brasileiro determinou que fossem tomadas as providncias para a contratao de um cantor consagrado pela crtica especializada e que comps uma famosa msica que enaltece a cidade. A apresentao ocorrer durante jantar em frente prefeitura. Em razo de sua notoriedade, o artista cobrou R$ 200.000,00 para se apresentar durante duas horas. Com base na situao descrita acima, julgue: *** Para a contratao do referido artista, no se exige justificativa de preo, pois no existe paradigma apto mensurao de seu trabalho. 57. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) No processo de dispensa de licitao, dada a singularidade da prestao, o Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 152

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO agente pblico no precisa justificar o preo contratado. 58. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Caso exista apenas um fornecedor de determinado produto ou servio de interesse pblico, deve haver dispensa de licitao. 59. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A inexigibilidade de licitao ocorre sempre que houver impossibilidade jurdica de competio, enquanto a dispensa de licitao tem lugar em contexto de viabilidade jurdica de competio. 60. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJDFT CESPE/2008) Quando houver inviabilidade de competio, como na contratao de um artista consagrado pela opinio pblica, a licitao ser inexigvel. 61. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) inexigvel a licitao para fornecimento de energia eltrica e gs natural com concessionrio. 62. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) inexigvel a licitao para a contratao de advogado com notria especializao para acompanhamento de todos os processos judiciais do interesse de empresa pblica estadual. 63. (ADVOGADO DA UNIO AGU CESPE/2009) A Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, prev modalidades diversas de licitao, conforme o valor da contratao a ser feita pela administrao pblica. Apenas no caso de consrcios formados por mais de trs entes da Federao, a referida lei toma por base valores diferentes de contratao para definir a modalidade de licitao cabvel. 64. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) possvel ao gestor pblico realizar concorrncia para aquisio de um bem de valor inferior a R$ 50.000,00. 65. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) O gestor pblico, mesmo visando maior garantia de concorrncia e lisura entre Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 153

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO os possveis interessados, no pode combinar as modalidades de licitao existentes para torn-las mais eficientes e eficazes. 66. (ANALISTA EBC CESPE/2011) Na escolha da modalidade de licitao para a realizao da compra de material de expediente cujo valor se enquadre na modalidade convite, cabvel a realizao de tomada de preos, concorrncia ou prego. 67. (ANALISTA EBC CESPE/2011) Para as licitaes internacionais, a nica modalidade de licitao admitida a concorrncia. 68. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Para que possa participar de licitao na modalidade concorrncia, o licitante deve ser cadastrado at trs dias teis antes da habilitao preliminar. 69. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) A concorrncia a modalidade de licitao cabvel em contrataes de grande vulto, mas h previso legal de que seja observada tambm em determinadas circunstncias que no dependem do valor, e sim da natureza do contrato a ser celebrado. Licitaes com abrangncia internacional, por exemplo, sempre devero adotar a modalidade concorrncia. 70. (TCNICO ADMINISTRATIVO MS CESPE/2010) Os bens imveis da administrao pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podem ser alienados por ato da autoridade competente, desde que se adote o procedimento licitatrio na modalidade de concorrncia ou tomada de preos. 71. (ANALISTA DE CORREIOS ECT CESPE/2011) Os bens imveis pertencentes administrao pblica e cuja aquisio tenha derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento no so passveis de alienao. 72. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO - INCA CESPE/2010) cabvel a modalidade concorrncia, qualquer que seja o valor de seu objeto, para a compra e alienao de bens imveis e nas licitaes internacionais. Os bens imveis da administrao pblica, cuja Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 154

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podem ser alienados por meio de leilo. 73. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/ES CESPE/2011) Como expresso da participao popular no controle da atividade administrativa, a legislao sobre licitaes prev, expressamente, que, nas contrataes de grande valor, obrigatria a realizao de audincia pblica com antecedncia mnima de quinze dias teis da data de publicao do edital. 74. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) A venda de bens integrantes do patrimnio pblico pode ser processada por meio de concorrncia, independentemente do valor do bem. 75. (JUIZ DE DIREITO TJ/AL CESPE/2008) Licitao entre interessados prvia e devidamente cadastrados ou interessados que atendam a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao, enquadrase na modalidade de tomada de preos 76. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO - INCA CESPE/2010) Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at vinte e quatro horas da apresentao das propostas. 77. (ANALISTA ADMINISTRATIVO PREVIC CESPE/2011) Para participar da modalidade de licitao denominada convite, os participantes devem ser prvia e formalmente convidados pela administrao pblica. 78. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 5 REGIO CESPE/2008) A autoridade administrativa pode, desde que observados o interesse pblico e a segurana nacional, combinar as modalidades de Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 155

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO licitao convite e tomada de preos. 79. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Na modalidade convite, se existirem na praa mais de trs possveis interessados, obrigatrio o chamamento a todos os interessados. 80. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJDFT CESPE/2008) Ao organizar uma licitao para realizao de um servio de engenharia no TJDFT, o administrador responsvel poder optar pela modalidade de convite, desde que o valor estimado para a obra seja inferior a R$ 160.000,00. 81. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Em processo licitatrio que objetive alienar imvel pblico, conforme previsto na Lei n. 8.666/1993, poder ser utilizada a modalidade convite, desde que estejam todos os participantes previamente cadastrados. 82. (ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JUNIOR CNPQ CESPE/2011) Suponha que a Unio pretenda promover a concesso de direito real de uso de bens pblicos imveis para fins residenciais no mbito de um programa habitacional. Nessa situao, dever haver licitao na modalidade de concorrncia ou leilo. 83. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) A modalidade concurso deve ser escolhida preferencialmente para os contratos de prestao de servios tcnicos profissionais especializados, com estipulao prvia de prmio ou remunerao. 84. (ANALISTA JUDICIRIO TAQUIGRAFIA TRE/BA CESPE/2010) Acerca das modalidades de licitao, correto afirmar que, nos casos em que couber convite, a administrao pblica pode utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. 85. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/CE CESPE/2008) Os trabalhos relativos a percias se enquadram entre os servios tcnicos profissionais especializados. Os contratos correspondentes devero, preferencialmente, ser celebrados mediante a realizao de concurso, e o autor dever ceder os respectivos direitos Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 156

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO patrimoniais. 86. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Edital o instrumento por meio do qual a administrao torna pblica a realizao de uma licitao; o meio utilizado por todas as modalidades de licitao, exceto pela modalidade convite. 87. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) O edital o ato pelo qual a administrao divulga as regras a serem aplicadas em determinado procedimento de licitao, sendo assegurado apenas aos licitantes o direito de impugn-lo junto a administrao caso contenha algum vcio, embora os cidados tenham a faculdade de representar ao tribunal de contas ou a rgos integrantes de controle interno a ocorrncia de irregularidade, com prazo mximo de quinze dias teis antes da abertura dos envelopes. 88. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO INCA CESPE/2010) Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao da referida lei. 89. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) O procedimento da licitao iniciado com a abertura de processo, que, por excepcionalidade, no ser autuado, protocolado nem numerado. 90. (TCNICO JUDICIRIO TRT 5 REGIO CESPE/2008) As licitaes sero efetuadas no local onde se situar a repartio nelas interessada, salvo por motivo de interesse pblico justificado. 91. (ANALISTA EBC CESPE/2011) Ressalvado motivo de interesse pblico devidamente justificado, as licitaes tero de ser efetuadas no local onde se situar a repartio interessada, circunstncia que no impede a habilitao de interessados residentes em outros locais. 92. (TCNICO DE CONTABILIDADE MS CESPE/2010) As licitaes sero realizadas no local onde se situar a repartio interessada, salvo por motivo de interesse pblico, devidamente justificado, sendo vedada a habilitao de interessados residentes ou sediados em outros locais.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 157

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 93. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA STF CESPE/2008) A nica modalidade de licitao para a qual no se exige edital o convite. 94. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 5 REGIO CESPE/2008) Quando permitida, em edital, a participao de empresas em consrcio, haver solidariedade dos integrantes pelos atos praticados em consrcio, tanto na fase de licitao como na de execuo do contrato. 95. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/AL CESPE/2009) A fase da licitao na qual se atribui ao vencedor o objeto da licitao a habilitao. 96. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Na fase de habilitao de uma licitao, a qualificao tcnica do licitante verificada mediante comprovao da inscrio do licitante no rgo de classe correspondente. 97. (ANALISTA JUDICIARIO ADMINISTRATIVA STM CESPE/2011) No processo licitatrio, a desistncia de proposta aps a fase de habilitao s permitida por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela comisso de licitao. 98. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJDFT CESPE/2008) A comprovao da regularidade para com a fazenda federal, estadual e municipal do domiclio ou sede do licitante integra os documentos relativos qualificao tcnica do interessado em participar de um processo licitatrio. 99. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/RR CESPE/2008) Obedece aos preceitos da Lei de Licitaes a aquisio de bens feita por responsvel pela aquisio de materiais de escritrio de determinada repartio que, aps processo licitatrio na modalidade convite, do qual participaram dois interessados, adquire os bens com o uso de carto corporativo, nos limites previstos. 100. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/ES CESPE/2008) abusivo Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 158

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO exigir, em edital de licitao, que, na fase de habilitao, as empresas participantes comprovem capital mnimo circulante ou patrimnio lquido de 10% do valor da contratao. 101. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Considere que a Unio, por meio de dispensa de licitao, tenha firmado contrato de prestao de servios de forma continuada com determinada empresa. Firmado o contrato, o rgo da Unio responsvel pelo contrato passou a exigir da referida empresa a comprovao do recolhimento das contribuies previdencirias incidentes sobre o contrato. Diante dessa situao hipottica e acerca da licitao pblica, na forma da Lei n. 8.666/1993, julgue: *** A exigncia de regularidade fiscal, caso ocorra na fase de habilitao, ilegal, pois se trata de contrato firmado por dispensa de licitao. 102. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA STJ CESPE/2008) No mbito dos contratos de concesso, o edital pode prever a inverso da ordem das fases de habilitao e julgamento. Nesse caso, quando for encerrada a fase de classificao das propostas ou de oferecimento de lances, dever ser aberto o invlucro com os documentos de habilitao do licitante mais bem classificado, para verificao do atendimento das condies fixadas no edital. 103. (ASSISTENTE APOIO TCNICO ADMINISTRATIVO - INCA CESPE/2010) No se admite proposta que apresente preos global ou unitrios simblicos, irrisrios ou de valor zero, incompatveis com os preos dos insumos e salrios de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatrio da licitao no tenha estabelecido limites mnimos, exceto quando se referirem a materiais e instalaes de propriedade do prprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou totalidade da remunerao. 104. (ANALISTA ARQUIVOLOGIA MPU CESPE/2010) Todos os valores, preos e custos utilizados nas licitaes tm como expresso monetria a moeda corrente nacional, ressalvadas as concorrncias de mbito internacional, para as quais o edital deve ajustar-se s diretrizes da poltica monetria e do comrcio exterior e atender s exigncias dos rgos competentes. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 159

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

105. (TCNICO JUDICIRIO TRE/BA CESPE/2010) Se, em licitao realizada por determinado tribunal, para a contratao de determinado bem de tecnologia da informao por meio de concorrncia, a comisso de licitao, ao abrir o envelope das propostas em sesso pblica, verificar que duas empresas cotaram o mesmo preo, e, nesse momento, o representante de uma dessas empresas manifestar-se no sentido de que pode dar outras vantagens no previstas no edital, o presidente da comisso de licitao agir corretamente ao desconsiderar a vantagem oferecida aps a abertura das propostas. 106. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) Menor preo e melhor tcnica so modalidades de licitao. 107. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Tipo de licitao o critrio de julgamento utilizado pela administrao para seleo da proposta mais vantajosa, enquanto modalidade de licitao procedimento e, portanto, ambos no se confundem. 108. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) O critrio de julgamento aplicvel a uma licitao vinculase ao tipo de licitao. Os tipos de licitao aplicveis a todas as modalidades de licitao so os de menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e maior lance ou oferta. 109. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) A revogao da licitao ato administrativo, exigindo, portanto, a devida fundamentao e motivao (justo motivo para seu desfazimento), assim como o cumprimento das disposies legais. 110. (ANALISTA EBC CESPE/2011) A anulao de procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera, em regra, obrigao de indenizar. 111. (BIBLIOTECRIO FUB CESPE/2011) Determinado rgo pblico licitou material de expediente e limpeza e dois dos licitantes deram causa invalidao do procedimento licitatrio, que foi anulado, por motivo de ilegalidade. Nessa situao, a anulao da licitao gera Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 160

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO para o referido rgo pblico a obrigao de indenizar os citados licitantes. 112. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) O ato revogatrio da licitao, quando antecedente homologao e adjudicao, perfeitamente pertinente e no enseja contraditrio. S possvel o contraditrio antecedendo a revogao quando h direito adquirido das empresas concorrentes, o que s ocorre aps a homologao e adjudicao do servio licitado. 113. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/RR CESPE/2008) A modalidade de licitao denominada prego de utilizao exclusiva da Unio. 114. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) No prego, no se leva em considerao o valor da contratao, mas, sim, as caractersticas dos bens ou servios, que devem ser comuns. 115. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCU CESPE/2008) A modalidade de licitao denominada prego pode ser utilizada para a aquisio de bens e servios de informtica e automao, considerados como bens e servios comuns. 116. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) O prego uma modalidade alternativa, para contratao de bens e servios comuns, ao convite, tomada de preos e concorrncia. 117. (ANALISTA TCNICO MS CESPE/2010) Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade prego, ressalvadas as hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao e as restries expressas quanto ao valor da contratao. 118. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Uma das caractersticas que tornam o prego mais atraente para a administrao a possibilidade de realizar vrias licitaes para a aquisio de bens ou servios da mesma natureza sem que se possa imputarlhe responsabilidade por fracionamento de despesa, ainda que resultante de planejamento inadequado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 161

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 119. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Na modalidade prego, a habilitao dos licitantes fase posterior ao julgamento e classificao. 120. (TCNICO JUDICIRIO TJ/CE CESPE/2008) Atualmente, a modalidade de licitao denominada prego muito utilizada via Internet, caso em que todos os participantes, online, apresentam suas propostas dentro de um prazo de tempo predeterminado. 121. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Somente poder atuar como pregoeiro o servidor que tenha realizado capacitao especfica para exercer a funo, sendo uma de suas atribuies o credenciamento dos interessados em participar da licitao. 122. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Os tipos de licitao a serem utilizados na modalidade prego so menor preo e menor lance ou oferta. 123. (TCNICO ADMINISTRATIVO ANTAQ CESPE/2009) Na modalidade prego, examinada a proposta classificada em primeiro lugar, caber ao ordenador de despesas decidir motivadamente a respeito da aceitabilidade dessa proposta. 124. (AGENTE ADMINISTRATIVO AGU CESPE/2010) Na hiptese de haver desateno s formalidades legais, facultado a qualquer pessoa impugnar, na forma eletrnica, o ato convocatrio do prego, desde que em at vinte e quatro horas antes da data fixada para abertura da sesso pblica. 125. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/ES CESPE/2011) O agente pblico que devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio cometer crime.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 162

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PERITO E ESCRIVO DE POLCIA FEDERAL MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO GABARITO
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 C C C E C C C E C E E E E E E 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 C E C E E E C E E C E E E C E 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 C C C C E C C C E C E E C C E 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 E C E E E E E E E C E E E C C 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 E E E C C C E E E E E C C C C 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 C E E E E E E C C C C E C E C 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 C E C C E C C E E E E C C C C 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 E C E C C E C E C E C E C C C 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 E E E E C -

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 163

Das könnte Ihnen auch gefallen